Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Crianças entre 5 e 11 anos devem tomar vacina contra covid-19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 08:24h
Política

Brasil pode ter feriado em homenagem à Santa Dulce dos Pobres; projeto vai para Câmara

 
Foto: Phael Fernandes/G1 BA

A Comissão de Educação do Senado aprovou um projeto que cria um feriado para celebrar Santa Dulce dos Pobres. De acordo com o projeto do senador baiano Ângelo Coronel (PSD), o novo feriado nacional seria no dia 13 de março.

O projeto, aprovado na última quinta-feira (18), segue para análise na Câmara de Deputados. A data escolhida para o feriado é o dia da morte de Irmã Dulce, que morreu em 1992, em Salvador.

A vida da santa baiana têm vários fatos marcantes com relação com o número 13, incluindo a data em que é celebrada a Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, em 13 de agosto. O relator do projeto no Senado foi o senador Flávio Arns (Podemos-PR).

Em setembro de 2019, o governo da Bahia já havia decretado 13 de outubro como Dia de Irmã Dulce no estado, porém a data não é um feriado. Já a igreja Católica celebra a Santa Dulce em 13 de agosto, dia em que ela se tornou freira. (G1 - Foto: Phael Fernandes/G1 BA)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 08:06h
Política

SP: Cidadania expulsa deputado Fernando Cury por caso de importunação sexual

 
Foto Divulgação/Agência Alesp

O diretório estadual do Cidadania decidiu, por 27 votos a 3, pela expulsão do deputado estadual Fernando Cury nesta segunda-feira (22) após o caso de importunação sexual envolvendo a colega Isa Penna (PSOL) em dezembro de 2020.

Vídeo gravado por câmera da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) mostra Cury passando a mão no seio de Isa Penna durante sessão extraordinária para votar o orçamento do estado. A deputada registrou boletim de ocorrência contra o deputado por importunação sexual.

O Conselho de Ética da legenda já havia recomendado a expulsão do parlamentar, mas ele recorreu ao Judiciário. Cury tem cinco dias, a contar da data de notificação da decisão, prevista para esta terça-feira (23), para recorrer ao Diretório Nacional do partido.

A legenda havia considerado que o episódio de importunação sexual na Alesp foi "desrespeitoso, afrontoso e deve ser combatido". Em abril, a Casa aprovou por unanimidade uma resolução que determinava a perda temporária do mandato de Cury por 180.

Em nota nesta segunda, Cury afirmou que o “processo está, mais uma vez, atropelando o devido processo legal para criar um fato político”, é “antidemocrático” e que não há “o intuito de se fazer justiça pois, caso fosse essa a intenção, aguardariam o término dos prazos dos recursos ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 07:24h
Proporcional

Chapa de federal e estadual só depois do lançamento da candidatura de ACM Neto

 

A informação sobre as indicações de candidatos a deputados estaduais e federais pelo grupo liderado pelo prefeito Colbert Martins e o ex-prefeito José Ronaldo só se dará depois do lançamento da pré-candidatura de ACM Neto a governador, que acontecerá em Salvador, dia 2 de dezembro. A ideia é uma reunião com os pretendentes. (Foto ilustração: Colbert Martins e José Ronaldo)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 06:44h
Feira de Santana

Raphael Pitombo diz que disputa na OAB tem que ser no campo das ideias

 

Candidato a presidente da subseção da OAB Feira de Santana, o advogado Raphael Pitombo (foto ao lado de Lorena Peixoto), chega à véspera da eleição com o sentimento do dever cumprido. “Tenho a convicção de que fiz uma disputa no campo das ideias e da defesa das prerrogativas dos colegas advogados”, declarou Raphael. A eleição da OAB na Bahia acontece amanhã (24) e será das 8h às 17h.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 06:41h
Projeto centro

Feira de Santana: Comerciantes da Marechal Deodoro têm encontro

 

O vice-prefeito Fernando de Fabinho (DEM) deve ter um encontro hoje (23) à tarde com os mais de 100 lojistas da Marechal Deodoro, centro comercial de Feira de Santana. Na pauta o projeto centro que envolve a retirada dos ambulantes para o Shopping Popular. Quem está articulando o encontro é o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Genildo Melo. O evento será no auditório da CDL. (Foto ilustração: Rua Marechal Deodoro)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 06:37h
De olho em 2022

Carlos Geilson está com Eduardo Leite nas prévias do PSDB

 

Questionado pelo site Bahia na Política, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) disse que seu voto nas prévias do PSDB é do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que disputa a indicação para candidato a presidente da República. O mesmo está concorrendo com o também governador, mas por São Paulo, João Doria. Na votação de domingo (21) Carlos Geilson não conseguiu dar o voto pelo aplicativo.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 06:34h
A govenador

Carlos Geilson vai deixar encontro para depois do anúncio da candidatura de ACM Neto

 

O encontro com lideranças que o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB-foto ilustração) ia promover sábado (27) foi adiado. A informação é que vai ficar para depois do anúncio da candidatura a governador de ACM Neto (DEM), que vai ocorrer dia 2 de dezembro.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 06:31h
Feira de Santana

Dayane Pimentel diz que relação com Colbert é institucional

 

A deputada federal Dayane Pimentel (PSL-foto ilustração), que foi candidata a prefeita em Feira de Santana em 2020, disse que sua relação com o prefeito Colbert Martins (MDB) é institucional. “Eu até recebi um ofício que pede a colocação de emendas para Feira de Santana”, declarou Dayane Pimentel. (Acorda Cidade)

  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 06:29h
Partidos de oposição

Adolfo Viana votou em 93% de matérias de interesse de Bolsonaro

 

Na lista dos 10 deputados federais de oposição que mais votam com Bolsonaro, destaque para o baiano Adolfo Viana (PSDB-foto ilustração), que votou em 93% de matérias de interesse do Governo Federal encaminhadas pelo líder do governo na Casa. (Fonte: Plataforma radar do Congresso)

  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 06:18h
Atendimento gratuito

Feira de Santana: Targino Machado inaugura hoje mais um centro médico

 

O ex-deputado estadual Targino Machado (foto ilustração) entrega hoje pela manhã mais um centro médico. Desta vez será no bairro George Américo, onde o mesmo tem uma forte base eleitoral. Recentemente Targino Machado inaugurou um centro médico na região Sul de Feira de Santana. Em tempo: O atendimento à comunidade é gratuito.

  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 06:15h
Eleições 2022

Sérgio Mouro pode ter Mandetta como vice na chapa

 

A cúpula do Podemos e União Brasil tem conversado sobre a possibilidade de apoio conjunto a Sérgio Moro para presidente em 2022. A articulação passaria pela indicação do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta para vice na chapa. Mandetta tem aparecido nas pesquisas de opinião com 3% e 4 %.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 06:12h
Segurança no trânsito

Trânsito matou 30 mil pessoas no Brasil em 2020

 

Os números divulgados de mortes no trânsito no Brasil em 2020 são surpreendentes, conforme divulgado na imprensa. São 30.168 mortes só no ano passado, na sua maioria por imprudência do motorista. São uma média de 2.500 por mês. Álcool e falta de atenção [uso de celular] são determinantes para a ocorrência de acidentes.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 06:00h
Benefício Social

Bahia e São Paulo lideram ranking de beneficiados do Auxílio Brasil

 

Apesar de a Região Nordeste concentrar quase metade dos beneficiários do Auxílio Brasil, três estados do Sudeste estão entre os seis com maior número de famílias que recebem o recurso. O programa, que substituiu o Bolsa Família, começou a ser pago neste mês a 14,5 milhões de pessoas. (Foto ilustração)

O estado da Bahia lidera o ranking, com 1,8 milhão de beneficiários, seguido por São Paulo (1,6 milhão), Pernambuco (1,18 milhão), Minas Gerais (1,12 milhão), Ceará (1 milhão) e Rio de Janeiro (967 mil).

Ao todo, os estados do Nordeste têm 7,1 milhões de famílias contempladas, o que representa 49,1% do total. Já a Região Sudeste registra 3,9 milhões de beneficiários (27,2%), seguida pela Região Norte, com 1,7 milhão (12,2%), Região Sul, com 935,7 mil (6,45%), e Centro-Oeste, 698,4 mil (4,81%).

"O Nordeste é mais pobre, então existe um maior número de beneficiários proporcionalmente ao das outras regiões. Mas isso indica também que é o segmento eleitoralmente importante para o governo do presidente Jair Bolsonaro, que deverá tentar a reeleição em 2022", afirma Josilmar Cordenonssi, professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ele critica a mudança de nome do programa e o pagamento mínimo de R$ 400, que o governo federal pretende implementar em de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 05:50h
Aniversariante do Dia

Radialista Marcos Valentim em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 05:40h
Feira de Santana

Vacinação contra Covid de primeira, segunda e terceira dose continua nesta terça-feira

 

Nesta terça-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua a aplicação da primeira, segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19, nas unidades de saúde da sede e dos distritos de Feira de Santana. (Foto ilustração)

De acordo com dados do Vacinômetro, painel de monitoramento para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a doença no município, 458.130 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Desse total, 358.393 foram imunizadas com a segunda dose. Outras 28.158 pessoas tomaram a dose de reforço e 8.606 a vacina com dose única.

Confira os grupos e locais de vacinação:

PRIMEIRA DOSE PARA MAIORES DE 18 ANOS, GESTANTES E PUÉRPERAS

Pessoas de 18 anos ou mais (nascidos até 23 de novembro de 2003), gestantes e puérperas - também nesta faixa etária - serão vacinadas exclusivamente na Unidade de Saúde da Família Parque Ipê I, II e III, vinculada ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefícios.

PRIMEIRA DOSE EM ADOLESCENTES ENTRE 12 E 17 ANOS

Adolescentes entre 12 e 17 anos podem r...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 05:30h
Mercado de Capitais

Ibovespa cai com exterior e influenciado por tombo de Banco Inter

 

O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, e soma agora cinco baixas nos últimos seis pregões, influenciado pelo cenário externo, diante queda da Nasdaq e do S&P 500, e pela manutenção das incertezas no front doméstico. (Foto ilustração)

Papéis de Banco Inter foram destaque de baixa, em meio à queda generalizada de fintechs e empresas de tecnologia. Do outro lado, Vale e siderúrgicas subiram, na esteira da valorização dos preços de minério e commodities metálicas. TIM também avançou após sua controladora Telecom Italia receber proposta de compra do fundo norte-americano KKR.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa caiu 0,74%, a 102.269,11 pontos.Na mínima da sessão, o índice tocou os 102.138,10, enquanto na máxima alcançou os 104.613,07. (Por Andre Romani)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar à vista fecha em baixa de 0,29%, A R$5,5941

 

O dólar pausou a série recente de altas e fechou em leve baixa nesta segunda-feira, mas ainda muito perto de 5,60 reais, evidência do maior prêmio de risco oriundo de persistentes incertezas locais e da força global da moeda norte-americana. (Foto ilustração)

O dólar à vista caiu 0,29%, a 5,5941 reais na venda, depois de cinco altas seguidas em que somou ganho de 3,84%.

Nesta segunda, a cotação variou de 5,615 reais (+0,08%) a 5,5625 reais (-0,85%).

O real teve um dos melhores desempenhos entre as principais moedas, num dia em que a moeda norte-americana bateu máximas em 16 meses ante uma cesta de rivais. O mercado vê continuidade da redução de estímulos e possível aumento antecipado de juros nos EUA diante da recondução de Jerome Powell à chefia do banco central do país por mais quatro anos. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil registra 123 mortes e 2.594 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 

O Brasil registrou 123 mortes por Covid-19 e 2.594 novos casos em todo o país nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados nesta segunda (22) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). (Foto ilustração)

A média móvel de óbitos, que considera os dados dos últimos sete dias, ficou em 205, e a média móvel de novos casos em 8.443. A média móvel de mortes segue abaixo dos 300 desde o dia 1º novembro, quando o Brasil contou 303 óbitos na média de sete dias, conforme dados do Conass. (Kaluan Bernardo)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 172 novos casos de Covid-19 e mais 11 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 172 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 252 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (22) também registra 11 óbitos. Dos 1.255.653 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.225.692 já são considerados recuperados, 2.720 encontram-se ativos e 27.241 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.614.043casos descartados e 250.117 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.476 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 23 casos completa seis dias sem comunicado de óbitos

 

Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos seis dias. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que a inclusão dos registros de óbito é feita quando a ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica. (Foto ilustração)

O informativo também indica que o município manteve a marca de 48.603 curados da doença, índice que representa 94,7% dos casos confirmados. Enquanto isso, nesta segunda-feira (22), 23 casos foram positivos e 201 negativos.

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 18 de outubro e 20 de novembro que estavam aguardando resultado do laboratório. O boletim epidemiológico contabiliza ainda nove pacientes internados no município.

NÚMEROS DESTA SEGUNDA-FEIRA 22 de novembro de 2021

Casos confirmados no dia: 23

Pacientes recuperados no dia: 0

Resultados negativos no dia: 201

Total de pacientes hospitalizados no município: 9

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 179 (Dados da Sesab)

Tot...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 16:52h
Santo Amaro

ISAS faz mutirão de exames em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul para atender 800 pessoas

 

O ISAS (Instituto de Saúde e Ação Social) está fazendo mais uma ação social no interior da Bahia. Desta vez forão ofertados diversos serviços de saúde, sexta (19) e sábado (20), no município de Santo Amaro, com previsão de atendimento de 800 pessoas. Em alusão às campanhas de prevenção ao câncer de mama (Outubro Rosa) e do câncer de próstata (Novembro Azul) foram ofertados exames como ultrassonografias, preventivos masculino e feminino, raio x e exames de laboratório. Os atendimentos aconteceram no fundo da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, na praça principal de Santo Amaro. (foto)
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 16:30h
Câmara Federal

Ministro de Minas e Energia virá à Câmara falar sobre exploração de petróleo no Nordeste

 

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados recebe nesta sexta-feira (26) o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Ele vai falar sobre o licenciamento ambiental na bacia de Potiguar para exploração de petróleo e os impactos turísticos na região costeira do nordeste brasileiro. (Foto ilustração)

O convite ao ministro foi pedido pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE). Ele lembrou que o aparecimento de manchas de petróleo afetou o meio ambiente e o turismo na região.

"A referida bacia é próxima de dois santuários ambientais, Fernando de Noronha e Atol das Rocas, e esses mesmos santuários são fortes atrativos turísticos do País. Da mesma forma, dado o último vazamento, podemos fazer a ilação que um eventual vazamento pode impactar toda a costa nordestina brasileira", alertou Carreras.

No mês passado, a comissão tentou ouvir o ministro sobre o assunto, mas o debate foi cancelado.

A audiência desta sexta será realizada no plenário 2, a partir das 9 horas. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 16:00h
Intriga política

Mourão nega ter decidido que vai concorrer ao governo do RJ

 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (foto ilustração), negou, nesta segunda (22), que tenha definido sua candidatura ao governo do estado do Rio de Janeiro nas eleições de 2022. No fim de semana, o nome de Mourão foi citado como possível concorrente ao cargo pelo PRTB, partido ao qual é filiado. O vice-presidente tem dito que só decidirá seu futuro na política em março do próximo ano.

“Eu não decidi nada. Quando eu decidir, eu vou comunicar e não serão terceiros que o farão. Não tem nada decidido ainda no momento. Se eu decidir que vou seguir na carreira política, vou informar e vou informar qual o cargo a que eu pretendo concorrer”, disse Mourão.

Ele tem dito que ainda não sabe se vai seguir como vice em uma chapa com o presidente Jair Bolsonaro, na corrida pela reeleição, se vai concorrer a outro cargo ou se vai não vai participar como candidato nas eleições de 2022. Mourão menciona que o Rio precisa de novos nomes e que costumam citá-lo como postulante ao governo do estado, mas que ele tem de avaliar a situação antes de definir seu futuro.

"O Rio de Janeiro tem uma certa carência de lideranças. Pessoal lançou meu nome, tudo bem, é mais um nome ali no liquidificador deste momento que a gente está vivendo. Você não pode ser picado pela mosca azul, você tem que manter os pezinhos no chão. Ainda mais n...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 15:00h
Governo Federal

Presidente sanciona lei que institui o auxílio gás

 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria o Programa Gás dos Brasileiros, o chamado auxílio gás, que vai subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. A medida foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União e ficará em vigor por cinco anos, contados a partir da abertura dos créditos orçamentários necessários. (Foto ilustração)

Cada família beneficiada vai receber, a cada dois meses, o equivalente a 50% da média do preço nacional do botijão de 13 quilos. Esse valor será estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos seis meses anteriores, conforme regras que ainda serão definidas em decreto.

O auxílio será destinado às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que morem na mesma casa de quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ele será concedido, preferencialmente, às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. A preferência de pagamento também será para a mulher responsável pela família.

O governo u...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 14:10h
Sul da Bahia

Itabuna: Lúcio confirma que convidou Isaac Nery para o MDB

 

Na semana passada o ex-candidato a prefeito de Itabuna, Isaac Nery (Republicanos), deu entrevista na rádio Interativa e até criticou parte da imprensa, por ter divulgado que ele teria ido a sede do MDB em Salvador para avaliar convite para se filiar ao partido. (Foto ilustração)

Nesta segunda-feira o ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima, confirmou que esteve com Isaac Nery e fez o convite para ele ser candidato a deputado federal pelo partido:

“ Tivemos uma reunião por mais de duas horas e a conversa foi muito boa. Avaliamos os cenários e reafirmei que ele tem mais chance ser eleito pelo MDB. Tenho total interesse para ele ser candidato a deputado pelo MDB”, declarou Lúcio. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 13:30h
Mercado de Trabalho

Desemprego no Brasil é o 4º maior entre os 44 países mais ricos do mundo

 

A taxa de desemprego no Brasil é a quarta maior dentre uma lista das 44 principais economias do mundo, de acordo com estudo realizado pela agência de classificação de risco Austin Rating. O levantamento revela que o desemprego no Brasil supera em mais de duas vezes a média da mundial. A taxa de brasileiros sem trabalho é ainda a mais alta no grupo das 20 maiores economias do planeta. (Foto ilustração)

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 13,2% no trimestre encerrado em agosto. Isso representa 13,7 milhões de trabalhadores, segundo dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, o desemprego no Brasil é maior porque o país vem de muitos anos de baixo crescimento, e a economia brasileira tem históricos problemas estruturais, como carga tributária e baixa produtividade, fatores que foram agravados recentemente pela elevação da inflação e pelos juros que voltaram a subir.

Segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), o Brasil vai fechar este ano com uma taxa de desemprego de 13,8%, destaca Agostini. Isso posiciona a economia brasileira na 14ª pior posição de mercado de trabalho no mundo.

Mas o economista da Austin Rating destaca que a situação do Brasil deve piorar se o país desacelerar o PIB ano que vem, ou mesmo entrar em recessão, como já preveem alguns bancos. (Por FolhaPress)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 12:50h
Justiça Eleitoral

Em audiências, TSE recebe sugestões para regras eleitorais de 2022

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou hoje (22) uma série de audiências públicas para receber sugestões da sociedade civil sobre as regras eleitorais que devem vigorar nas eleições gerais de 2022. (Foto ilustração)

Além da própria Constituição e do Código Eleitoral e leis correlatas, as eleições são reguladas por resoluções do TSE, que disciplinam detalhes sobre diversos pontos do pleito, como o registro de candidaturas e a propaganda eleitoral, por exemplo.

Todas as audiências podem ser acompanhadas ao vivo no canal do TSE no YouTube. Nesta segunda-feira, o tribunal abriu espaço para a manifestação sobre a resolução que trata da prestação de contas de campanha.

A maior parte dos participantes, até o momento, foi composta por advogados da área eleitoral, que propuseram ajustes em alguns detalhes específicos. Também participaram representantes de partidos políticos e de entidades como a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), entre outras.

“O que nós buscamos com esse diálogo, com essas contribuições, é dar previsibilidade, estabilidade e coerência às regras regulamentadoras das eleições de 2022”, disse o ministro Edson Fachin, vice-presidente do TSE, na abertura dos trabalhos. Ele preside a comissão responsável pela elabor...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 11:48h
Economia

Agências da Caixa voltam ao horário de atendimento pré-pandemia amanhã

 

A partir de amanhã (23), as agências da Caixa Econômica Federal voltam a atender nos horários anteriores à pandemia de covid-19. De acordo com o banco, isso vai acontecer desde que a legislação municipal não determine um padrão diferente do estabelecido anteriormente.

Os horários regulares de abertura e fechamento das unidades variam de acordo com as especificidades e fusos de cada região. Em grande parte do país, o atendimento ao público acontece entre 10h e 16h. Durante a pandemia, as agências funcionaram a partir de 8h, em especial para atender demandas relativas ao pagamento de benefícios como o auxílio emergencial.

A lista com o horário de funcionamento das unidades está disponível no site da Caixa, bem como informações sobre toda a rede de atendimento do banco.

“Priorizando a segurança e o bem-estar de clientes e empregados, o banco vai manter os cuidados necessários para prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da covid-19, como a disponibilização de álcool em gel em todas as unidades”, informou.

A Caixa também disponibiliza aos clientes atendimento remoto e digital por meio do WhatsApp Caixa, no 0800 104 0104, do internet banking e de diversos aplicativos, como Habitação Caixa, DPVAT e Auxílio Brasil.

Por telefone, os clientes contam com a central de atendimento pel...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 11:23h
Ministério Público Estadual

MP institui programa de combate ao racismo institucional

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual instituiu programa de combate ao racismo que visa fomentar a diversidade étnico-racial da população baiana dentro do MP. O ato de publicação do programa foi assinado pela procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, por ocasião do mês em que se celebra a Consciência Negra, e publicado no Diário Oficial de Justiça Eletrônico desta segunda-feira (22).

“O racismo institucional constitui a reprodução da hierarquização racial da sociedade pelas instituições públicas e privadas, perpetuando as desigualdades nas relações étnico-raciais. Tal realidade afeta a legitimidade democrática das instituições do Sistema de Justiça, em especial, a promoção dos interesses/direitos dos grupos discriminados”, destacou o promotor de Justiça Edvaldo Vivas, coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos do MP (CAODH).

Ele complementou que o objetivo do programa é combater a reprodução da hierarquização racial da sociedade e fomentar no MP o combate ao racismo e à intolerância religiosa, além de implementar ações de prevenção ao racismo institucional. O programa visa inserir no planejamento estratégico da Instituição a defesa dos interesses dos grupos étnico-raciais historicamente discriminados; elaborar plano de ação estratégico, transformando o programa em prioridade estraté...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 10:42h
Economia

Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 10,12%

 
Foto Marcello Casal Jr

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 9,77% para 10,12% neste ano. É a 33ª elevação consecutiva da projeção. A estimativa está no Boletim Focus de hoje (22), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC), com a expectativa das instituições para os principais indicadores econômicos.

Para 2022, a estimativa de inflação ficou em 4,96%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,42% e 3,1%, respectivamente.

Em outubro, puxada pelo aumento de preços de combustíveis e alimentos, a inflação acelerou 1,25%, a maior para o mês desde 2002, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o indicador acumula altas de 8,24% no ano e de 10,67% nos últimos 12 meses.

A previsão para 2021 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,25% e o superior de 5,25%. Para 2022 e 2023, as metas são 3,5% e 3,25%, respectivamente, com o mesmo intervalo de tolerância. (Ag Brasil - Foto Marcello Casal Jr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 10:18h
Interior da Bahia

Junior Muniz comemora ordem de serviço para escola em tempo integral em Dias D ávila

 
Foto Reprodução - Facebook

Uma escola de tempo integral que dará a oportunidade a estudantes do município de Dias D’ávila terem melhor infraestrutura para aulas e a prática de esportes. Assim comemorou o deputado estadual Junior Muniz (PP) que participou da ordem de serviço para a construção desta unidade da rede estadual, que contará com 36 salas, campo Society, auditório com capacidade para 175 lugares, refeitório, piscina com arquibancadas e vestiário. O valor destinado é de R$22 milhões.

Em sua página, em uma rede social, o deputado celebrou. “Vocês não imaginam a minha felicidade em poder contribuir com tantos investimentos na nossa Bahia! A alegria de fazer valer a confiança de cada um de vocês é indescritível”, escreveu. (Foto Reprodução - Facebook)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 09:53h
Feira de Santana

Justiça arquiva inquérito que apurava denúncia de distribuição de cestas básicas nas eleições de 2020

 
Foto Reprodução

A Juíza Lina Falcão Xavier Mota, da zona eleitoral 156ª, determinou o arquivamento do inquérito que apurava denúncia de crime eleitoral, praticado a partir da distribuição de cestas básicas por funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Feira de Santana, nas eleições do ano passado.

O site Olá Bahia teve acesso a decisão da juíza eleitoral com exclusividade. A medida já está publicada na edição de hoje (22), do Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral. A decisão de arquivamento cabe recurso.

Segundo a denúncia formulada pelo vereador Paulão do Caldeirão (PSC), a distribuição das cestas teria como finalidade a captação ilícita de votos nas eleições de 2020. A Polícia Federal deverá ser comunicada da decisão do arquivamento do inquérito.

DECISÃO

Na decisão, a juíza Lina Falcão justificou, entre outras coisas, que o Ministério Público Eleitoral também se manifestou pelo arquivamento do inquérito. Segundo ela, em que pese tenha acontecido de fato a distribuição de cestas básicas, de acordo com o conjunto probatório contido nos autos, não restou comprovada a materialidade do crime, pois o ato não ficou condicionado a qualquer tipo de promessa ou contraprestação eleitoral por parte dos benefici&aacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 09:19h
Assembleia Legislativa

Alba: Governo envia projeto que agiliza leilão de veículos apreendidos

 
Foto Reprodução

O governador Rui Costa enviou, para apreciação da Assembleia Legislativa do Estado, o Projeto de Lei nº 24.360/2021, que altera a Lei nº 13.352, de 2 de junho de 2015. Na mensagem endereçada ao presidente Adolfo Menezes (PSD), o chefe do Executivo informou que a proposição tem por objetivo otimizar o procedimento de leilão dos veículos apreendidos em autos de inquérito policial e, posteriormente, abandonados pelos proprietários, que se encontram depositados em unidades da Polícia Civil.

Os valores obtidos em função do leilão desses veículos serão revertidos para o Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol), “de modo a garantir o aprimoramento e a eficiência da atuação da Polícia Civil, contribuindo, assim, para a guarda e zelo da população do Estado”, salientou o governador.

O projeto de lei do Executivo altera o Art. 9º da Lei nº 13.352, que passa a vigorar com a seguinte redação: “Os veículos que se encontrarem depositados em unidades da Polícia Civil, sem identificação dos respectivos autos de inquéritos policiais ou dos boletins de ocorrência, devem ser encaminhados, com declaração da Autoridade Policial atestando esta condição, e leiloados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com base no art. 328 da Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997”. (Alba - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 08:45h
Internacional

Venezuela: Chavismo elege 20 dos 23 governadores e o prefeito de Caracas

 
Foto: Yuri Cortez/AFP

O Chavismo venceu neste domingo (21) as eleições regionais na Venezuela, elegendo 20 dos 23 governadores e o prefeito de Caracas, informou a autoridade eleitoral. Foram às urnas 41,8% dos eleitores aptos a votar.

A oposição, que voltou a participar das eleições após três anos de boicote e apelos à abstenção, venceu em três estados — incluindo Zulia, o mais populoso do país. A oposição também ganhou em Cojedes e Nueva Esparta.

O Partido Socialista da Venezuela (PSUV), do governo, venceu nos seguintes estados: Amazonas, Anzoátegui, Apure, Aragua, Barinas, Bolívar, Carabobo, Delta Amacuro, Falcón, Guárico, Lara, La Guaira, Mérida, Miranda, Monagas, Portuguesa, Sucre, Táchira, Trujillo e Yaracuy.

“Bom triunfo, boa vitória, boa colheita, produto do trabalho, trabalho perseverante, produto de levar a verdade a todas as comunidades”, comemorou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Oposição e observadores de volta Os principais partidos da oposição haviam se recusado a participar da eleição presidencial de 2018, nas quais Maduro foi reeleito, e na legislativa de 2020, em que o partido do governo retomou o controle do Parlamento, denunciando ambos os pleitos como "fraudulentos".

A eleição regional deste domingo marcou só o retorno da oposição às urnas como tamb&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 08:04h
Política

Mourão cogita candidatura ao governo do Rio de Janeiro

 
Foto Divulgação

Escanteado por Jair Bolsonaro (Sem Partido) no governo, o vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), aguarda a filiação do presidente ao PL para pedir apoio para a candidatura ao governo do Rio de Janeiro.

Mourão, que chegou a negociar ida para o PP, de Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, teria acertado a candidatura com Antonio Carlos Santos, presidente do PRTB fluminense, segundo a coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo deste domingo, 21.

Nas redes, a hipotética candidatura ganhou o apoio de Janaína Paschoal, deputada estadual (PSL) em São Paulo, que cogitou até a mudar de estado para trabalhar por Mourão.

Artífice do Impeachment de Dilma Rousseff (PT), e até chegou a ser lançada como vice na chapa de Bolsonaro, Janaína ainda resgatou um antigo slogan irônico do vice: “Cacique Mourão é a solução“. (A Tarde - Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 06:59h
Câmara Municipal

Feira de Santana: Cresce o número de CPIs no Legislativo

 

Depois das CPIs da Cesta Básica, do Transporte e da Saúde, agora há uma proposta da CPI do Shopping Popular. Quem está propondo é o vereador Luiz da Feira (PROS). Já com quatro CPIs na mira, vai faltar é vereador para conduzi-las. Em tempo: A Câmara de Feira tem 21 vereadores.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 06:57h
Filiação

Jair Bolsonaro: Têm chances o PP, Republicanos e até o PRTB

 

Com a suspensão da filiação de Jair Bolsonaro ao PL, voltaram a ter chances o PP, Republicanos e até o PRTB, que tem o vice-presidente Hamilton Mourão como maior estrela. A informação é que Jair Bolsonaro quer definir a legenda à qual vai se filiar nessas duas semanas.
     

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 06:52h
Deputado estadual

Pablo Roberto: Candidatura de deputado será lançada dia 14 de dezembro

 

O secretário de Agricultura, Pablo Roberto (DEM-foto ilustração), já definiu a data de lançamento da sua pré-candidatura a deputado estadual em Feira de Santana. Será dia 14 de dezembro. O mesmo pretende fazer um grande ato, que contará com as presenças de ACM Neto, José Ronaldo e Colbert Martins. Sobre partido, Pablo Roberto diz que ainda continua no Democratas”, futuro União Brasil.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 06:48h
Boa ação

Ajudarmos ao outro gera sentimentos positivos para nós mesmos

 

O ato de ajudarmos ao outro gera sentimentos positivos para nós mesmos, para quem é alvo de nossa ajuda e para quem testemunha essa ajuda. Segundo pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon, quando vemos alguém ajudar o outro (ou alguém) o nosso sistema nervoso simpático entra em ação, e ainda que provoque certo desconforto de início, no momento seguinte nosso sistema nervoso parassimpático é ativado, aliviando esse sentimento e nos proporcionando prazer ao observar a dor amenizada. (Sandra Teschner)

    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2021 06:41h
Eleições 2022

Feira de Santana: Demora de definir nomes pode deixar grupo órfão para federal

 

O analista político e ex-deputado estadual Humberto Cedraz (foto ilustração), questionado pelo site Bahia na Política sobre nomes para deputado federal do grupo liderado pelo prefeito Colbert Martins e José Ronaldo, foi categórico. “A demora vai deixar o grupo órfão de deputado federal mais uma vez. Não é concebível que a essa altura o grupo que tem a Prefeitura de Feira de Santana não tem nomes para deputado federal. Vejo falar que há possibilidade de Zé Chico se candidatar, mas nada concreto. O que há é um grande número de deputados de fora no município e essa indecisão tem muito a ver. O grupo de Rui Costa tem Zé Neto e Dayane Pimentel se firma como nome do PSL ao lado de ACM Neto”, declarou. 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
Site Bahia na Poltica 2022
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia