Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 10:23h
Chuvas na Bahia

Rui anuncia linha de crédito para comerciantes que tiveram prejuízos com enchentes

 
Foto Reprodução

Ao retomar as reuniões de avaliação e comando no centro de apoio logístico de resgate e socorro, em Ilhéus, na manhã desta segunda-feira, o governador Rui Costa anunciou uma linha de crédito com juro zero para os comerciantes que tiveram prejuízos por causa das enchentes nas regiões atingidas pela chuva nos últimos dias em diferentes regiões da Bahia.

"Vamos imediatamente começar o trabalho de reconstrução. Vamos começar replicar o que fizemos há três semanas no Extremo Sul de apoio a todos os seguimentos, rurais, urbanos e aos comerciantes quando oferecemos linha de crédito através do Desenbahia, sem juros, para que eles possam recomeçar", informou Rui. (As informações são da Secom - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 10:14h
Economia

Auxílio-gás começa a ser pago a 108 mil famílias nesta segunda (27)

 
Foto Reprodução - ANP

O governo federal começa a pagar nesta segunda-feira (27) o auxílio-gás a 108.368 famílias integrantes do Auxílio Brasil. São pessoas residentes em cem municípios que decretaram estado de calamidade por causa das chuvas deste mês na Bahia e em Minas Gerais. O valor do benefício é de R$ 52 e corresponde a 50% da média do preço do botijão de 13 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP).

As famílias serão informadas pelos aplicativos do Auxílio Brasil e do Caixa Tem. Elas receberão o depósito na conta do programa social. Os municípios contemplados tiveram o estado de calamidade decretado em publicação no Diário Oficial Estadual.

As demais 5.471.632 famílias elegíveis para o auxílio-gás receberão seus benefícios retroativamente a partir de 18 de janeiro, seguindo o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil. (R7 - Foto Reprodução - ANP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 09:55h
Gasto indevido

Ministério da Defesa gasta verba da Covid com filé mignon e picanha, diz TCU

 
Foto Reprodução

Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) constatou que o Ministério da Defesa gastou recursos destinados ao enfrentamento da Covid-19 para a compra de filé mignon e picanha. De acordo com o levantamento obtido pela Folha, foram usados R$ 535 mil em itens considerados de luxo. As informações são da Folha de S.Paulo.

O levantamento sigiloso foi feito pela Selog (Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas) em auditoria aberta para investigar supostas irregularidades na aquisição de gêneros alimentícios desde 2017.

Os gastos das Forças Armadas durante em pandemia em 2020 chamaram a atenção dos técnicos do órgão. Isso porque não foi cumprida a expectativa da redução de gastos dos militares, apesar do teletrabalho na época. No entanto, o Ministério da Defesa aumentou as suas defesas.

A auditoria então constatou que dentre os órgãos superiores dos três Poderes, a Defesa foi o que mais gastou recursos para compra de itens considerados não essenciais, como bacalhau, salmão, camarão e bebidas alcoólicas. Filé mignon e picanha foram comprados com ação orçamentária volta para custear políticas públicas de saúde de combate à Covid.

"Ressalte-se que, dos recursos destinados ao combate à pandemia Covid-19 utilizados indevidamente para aquisição de itens não e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 09:38h
Eleições 2022

Nome de Damares é cotado para ser vice de Bolsonaro

 
Foto Reprodução - Facebook

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já estuda nomes para compor a chapa pensando na eleição à presidência em 2022. Bolsonaro cogita incluir o nome da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, para ser vice na chapa, com o objetivo de avaliar a popularidade da dupla.

Damares é vista como uma das mais "populares" entre os bolsonaristas. A ministra deve concorrer a um cargo no próximo ano, mas ainda não há definição sobre qual, nem por qual estado. Dentre as opções estaria o Senado ou a Câmara dos Deputados por São Paulo, Goiás ou Distrito Federal.

Forte aliada

Em outubro deste ano, Damares, defendeu o veto de Jair Bolsonaro à distribuição gratuita de absorventes para mulheres. Ela comentou sobre a decisão do presidente durante um evento.

"Hoje, a gente tem que decidir. A prioridade é a vacina ou é o absorvente? As mulheres pobres sempre menstruaram nesse Brasil e a gente não viu nenhum governo se preocupar com isso. E agora o Bolsonaro é o carrasco, porque ele não vai distribuir esse ano", disse a ministra. (IG - Foto Reprodução - Facebook)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 09:25h
Agronegócio

Agro repudia propaganda "ignorante" do Bradesco contra consumo de carne

 

Produtores rurais do Movimento Brasil Verde e Amarelo divulgaram nota de repúdio contra uma propaganda do Bradesco em defensa “anticientífica e ignorante” da redução do consumo de carne como forma de combater a emissão de gases do efeito estufa. (Foto ilustração)

Assinada pelo coordenador do Movimento em Santa Catarina, Jeferson da Rocha, produtor rural, a nota de repúdio ao Bradesco

O Bradesco divulgou “carta aberta” em que “reafirma seu apoio” ao agronegócio brasileiro e sua “crença indelével” no setor como vetor de crescimento do país.

No comunicado, o Bradesco diz que a posição manifestada por “influenciadores digitais” em relação ao consumo de carne bovina é “descabida”, mas reconhece que, “lamentavelmente”, acabou associada à empresa.

“Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo da carne bovina. Pelo contrário. O Bradesco acredita e promove direta e indiretamente a pecuária brasileira e por conseguinte o consumo de carne bovina”, diz a carta. O documento reitera ainda que o conteúdo foi retirado de qualquer ambiente público e foram adotadas “ações administrativas internas severas”.

Propaganda ignorante

“O Brasil &ea...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 09:17h
Economia

Mercado financeiro reduz estimativa de inflação e também a previsão de alta do PIB em 2021

 
Foto Reprodução

Os economistas do mercado financeiro voltaram a reduzir a estimativa de inflação para 2021 e mais uma vez fizeram uma previsão de alta menor para Produto Interno Bruto (PIB).

As informações constam do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Banco Central (BC). Os dados foram colhidos na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

Conforme o BC, a projeção dos analistas para a inflação de 2021 recuou de 10,04% para 10,02%. Foi a terceira semana seguida de queda do indicador.

Caso a previsão se confirme, será a primeira vez desde 2015 que a inflação chega a dois dígitos. Na oportunidade, a inflação foi de 10,67%.

O centro da meta de inflação em 2021 é de 3,75%. Pelo sistema vigente no país, será considerada cumprida se ficar entre 2,25% e 5,25%. Portanto, a projeção do mercado equivale a mais que o dobro da meta central de inflação.

Para 2022, o mercado financeiro manteve em 5,03% a estimativa de inflação. A previsão de inflação segue acima do teto do sistema de metas para o ano que vem (5%).

A meta central de inflação para 2022 é de 3,50% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar entre 2% e 5%. (G1 - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 09:04h
Covid-19 no Brasil

Brasil tem 24,6 milhões de pessoas com dose de reforço

 

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 no Brasil chegou neste domingo, 26, a 160.952.162, o equivalente a 75,45% da população total. Nas últimas 24 horas, 4.522 pessoas receberam a primeira aplicação da vacina, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. Ao todo, 14 Estados e o Distrito Federal não divulgaram os dados de imunização do período. (Foto ilustração)

Entre os mais de 160 milhões de vacinados, 142.548.160 receberam a segunda dose ou o imunizante de aplicação única, o que representa 66.82% da população total.

Nas últimas 24 horas, 5.804 pessoas receberam a segunda dose e outras 11 receberam o imunizante produzido pela Johnson & Johnson.

Neste domingo, 9.151 pessoas ainda receberam a dose de reforço, que já foi aplicada em 24,6 milhões de brasileiros. Ao todo, o Brasil administrou 19.488 imunizantes nas últimas 24 horas.

Além do Distrito Federal, os 14 Estados não divulgaram os registros de vacinação neste domingo, são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

São Paulo tem 82% da população total vacinada ao menos com uma dose contra o coronavírus, e 78,21% com o esquema vacinal comple...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 09:00h
Política

Félix garante que PDT não vai "entrar à força" na chapa de ACM Neto ao governo

 
Foto Reprodução

Presidente do PDT na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior garantiu, em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia divulgada nesta segunda-feira (27), que o seu partido não irá pressionar o pré-candidato ao governo, ACM Neto (DEM), para integrar a chapa.

“A gente não vai emparedar ou discutir, ou tentar fazer alguma coisa desse tipo assim para entrar à força, para participar de uma chapa forçado. Então, a gente vai ter o diálogo”, disse o pedetista.

Félix apoiou a decisão de ACM Neto de não ter um só candidato a presidente da República em 2022. “[Ele] Vai ter um palanque múltiplo. Se tiver uma chapa majoritária com ACM Neto, e ter um candidato [a presidente] do União Brasil, vai ter um palanque para o União Brasil. Se tiver um Republicanos, vai ter um palanque para o Republicanos”, contou.

“Se tiver do PDT, vai ter um palanque do PDT. Então, ele não vai fixar com um. É natural. Desde o início das conversas com o PDT, ele não mudou a conversa. Ele sempre disse a possibilidade de termos aqui na Bahia um palanque múltiplo para presidente”, ressaltou.

O presidente do PDT ainda minimizou as pesquisas que apontam o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro, em terceiro lugar, tirando o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) desta posição.

“Eu não vejo ainda consolidação. Eu vi alguém faland...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 08:49h
Assembleia Legislativa

Alba aprova Comenda 2 de Julho para Dom Zanoni

 
Foto Reprodução

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o projeto de resolução de autoria do deputado Angelo Almeida (PSB), para concessão da Comenda 2 de Julho ao arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro. A homenagem será realizada em 2022.

A honraria é a mais alta da Casa e, para Angelo, uma forma de reconhecer a dedicação do arcebispo aos projetos sociais e luta pela manutenção dos princípios democráticos, colocando a Bahia em destaque no cenário nacional. “Estou muito feliz com essa aprovação por tudo que Dom Zanoni representa na luta pela defesa dos direitos sociais e compromisso com a democracia e liberdade”, comemorou o deputado.

Nascido dia 23 de janeiro de 1962, em Vitória da Conquista, Dom Zanoni foi ordenado padre em 1986. É formado em filosofia, teologia e mestre em teologia sistemática. Sua ordenação episcopal aconteceu 2007, em Vitória e, no mesmo ano, sucedeu a Dom Aldo Gerna na diocese de São Mateus, no Espírito Santo. Por determinação do Papa Francisco, foi nomeado, em 2014, arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Feira de Santana. Em 2015, com a renúncia do então arcebispo Dom Itamar, que completará 75 anos, assumiu a função na qual segue, com reconhecimento social.

No Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Zanoni foi escolhido como bispo referencial para a 6ª Semana Social Brasileira e membro do Grupo de Trabalho da ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 08:35h
Tribunal Regional Eleitoral

Balanço processual: TRE-BA encerra 2021 com êxito nas metas do CNJ

 
Foto Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) obteve sucesso no cumprimento de metas para o ano de 2021 estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O cumprimento das metas demonstra a constante atenção dada à melhoria da prestação jurisdicional pelo Regional baiano. Os valores foram registrados antes do final do prazo.

O êxito no alcance das metas estabelecidas pelo Conselho foi comemorado pelo Presidente do Eleitoral baiano, Desembargador Roberto Maynard Frank, que considerou o sucesso fruto de uma estratégia adotada pelo Tribunal para a valorização da área judiciária. “Promover celeridade na prestação jurisdicional faz parte dos compromissos estratégicos desta gestão. Dessa forma, investimos na criação da Secretaria Judiciária Remota de 1º Grau, o que nos aproximou das zonas eleitorais, entendendo suas necessidades e desafios do dia a dia e, assim, contribuiu para resolução de quantidade expressiva de processos. Esse balanço muito nos orgulha e nos instiga a buscar metas ainda mais desafiadoras, com investimento em mais tecnologia, a exemplo do Janus, reconhecido nacionalmente pelo TSE, sendo referência para outros tribunais”.

No 1º Grau de Jurisdição, a Meta 1 foi atingida em 100,80%, até a entrada do recesso judiciário. Neste ano, nas unidades eleitorais de 1º grau, foram julgados 46.566 processos que integram os glossários das Metas do CNJ. Os casos são referentes a novos processos apresentados neste ano e às...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 08:31h
"Ele perdeu o partido"

De saída para o Podemos, Alexis Fonteyne critica Amoêdo: "o partido novo andou muito para trás"

 

Deputado de primeiro mandato e empresário, Alexis Fonteyne (Novo-SP) costuma reiterar no início das entrevistas que fala o que acredita, sem rodeios. Ao longo de 2021, inúmeras vezes o político, que preside a Frente Parlamentar Mista Brasil Competitivo, avaliou que as chances de reformas estruturantes e de propostas como privatizações avançarem no Congresso eram tímidas. (Foto ilustração: Alexis Fonteyne e João Amoêdo)

Fonteyne aguarda apenas o início da janela partidária, em 3 de março, para trocar o partido Novo pelo Podemos. “Eu vou falar o que eu gostaria e o que eu acredito que vai acontecer”, anunciou ao ser questionado pelo Congresso em Foco sobre o que seria possível “salvar” das inúmeras e robustas discussões sobre reformas que empacaram no Legislativo.

É praxe que em anos eleitorais, como 2022, a pauta do Congresso fique mais “acanhada”, com propostas que possam desagradar eleitores ficando na geladeira. Na avaliação de Alexis Fonteyne, não há qualquer força ou energia por parte do Congresso para tentar avançar na agenda de reformas no ano que vem, mesmo que no primeiro semestre. Até porque, afirma, nem mesmo o próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, parece convencido ou acreditar na reforma tributária ampla (PEC 110/2019) que tramita no Congresso.

Nesse ritmo, a frente parlamentar coordenada pelo deputado tenta “comer pelas beiradas” e avanç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 08:15h
Feira de Santana

OAB Feira arrecada donativos para desabrigados

 
Foto Reprodução

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Feira de Santana está realizando, nesta segunda (27) e terça (28), uma campanha de arrecadação de donativos para as famílias desabrigadas após as fortes chuvas que tem caído no Sul, Extremo Sul e Sudoeste baianos.

Os interessados em contribuir poderão deixar doações de roupas, alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de limpeza e higiene pessoal, na sede da instituição.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 08:03h
Política

Deputados petistas foram os que mais pediram informações ao governo em 2021

 
Foto Marina Ramos - Câmara dos Deputados

A bancada do PT foi a que mais protocolou requerimentos de informações na Câmara dos Deputados destinados a ministérios, empresas e demais órgãos do governo federal. Do total de 1.502 pedidos, 289 foram feitos por petistas.

PSB (220), Republicanos (173), PSOL (155) e PDT (143) completam o ranking dos cinco partidos com mais pedidos. Os dados são do portal da Câmara.

O PSC e o Patriota, com um requerimento protocolado cada, estão nas últimas colocações, que têm ainda Avante (2), Rede (2) e Pros (4).

O único pedido do PSC foi do deputado Paulo Eduardo Martins (PR), que em março quis saber do Ministério da Saúde os motivos do atraso no fornecimento de vacinas pela Fiocruz.

No Patriota, o único pedido foi do deputado Dr. Frederico, que no último dia 17 de dezembro questionou Marcelo Queiroga sobre a autorização da Anvisa para aplicação de vacinas em crianças entre 5 e 11 anos. (Painel/Folhapress - Foto Marina Ramos - Câmara dos Deputados)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 07:55h
Meio Ambiente

PV também vai ao STF contra garimpo na "Cabeça do Cachorro" na Amazônia

 

O Partido Verde entrou com ação no Supremo Tribunal Federal contra a autorização de atividades de garimpo na área da Amazônia conhecida como “Cabeça do Cachorro”, que concentra diversas terras indígenas e unidades de conservação na cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. (Foto ilustração)

A legenda pede a suspensão liminar dos atos expedidos pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, na condição de secretário-executivo do Conselho de Defesa Nacional, de assentimento prévio para extração de ouro na região. As informações foram divulgadas pelo STF.

Trata-se da segunda ação impetrada no STF sobre o tema, sendo que a primeira delas foi ajuizada pelo partido Rede Sustentabilidade. Ambos os processos estão sob relatoria do ministro Nunes Marques.

O Partido Verde alega que não cabe ao chefe do GSI, na condição de Secretário-Executivo do Conselho de Defesa Nacional, autorizar a exploração de minério em terras indígenas. A legenda diz que as comunidades afetadas não foram ouvidas sobre o assunto e sustenta que vulneração causada pela atividade garimpeira em áreas intocadas e integrantes da Amazônia Legal fere a Constituição.

Segundo o PV, os atos que permitem a instalação de garimpos de ouro na região vã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 07:54h
Após acidente de moto

Pazuello segue internado em hospital no RJ

 
Foto O Antagonista

O ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro e general do Exército Eduardo Pazuello, de 58 anos, segue internado no Hospital Central da força armada, no Rio de Janeiro. O militar sofreu um acidente de moto na noite da véspera de Natal, na última sexta-feira, e permanece com quadro de saúde estável. A queda aconteceu quando ele desviou de um carro, na Avenida Paulo de Frontin, na altura da Praça da Bandeira, na Zona Norte da cidade.

Com a queda, Pazuello teve fratura na clavícula direita e em arco costal (as costelas). O socorro foi feito pelo Corpo de Bombeiros, que o encaminhou para o hospital militar para atendimento e tratamento. O Exército informou na manhã de ontem, que o general tinha quadro de saúde estável e estava internado, cenário que segue sem alteração.

A unidade não informou sobre a perspectiva de alta ou a que tipo de tratamento Pazuello foi submetido. O médico e professor livre docente, chefe da disciplina de traumatologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP Fernando Baldy dos Reis explica como acontecem lesões no corpo nesse tipo de queda. Segundo ele, sem um quadro de complicações, o tempo de internação, em média, é de três a quatro dias. Já o tempo de recuperação total, para o fim das dores e volta dos movimentos com auxílio de fisioterapia, pode variar de 45 a 60 dias.

O acidente

Equipes do Quartel Central dos Bombeiros, na Pra&cced...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 07:48h
Melhora nos reservatórios

Custo da conta de luz deve seguir elevado em 2022

 
Foto R7

Mesmo com a melhora do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e com o menor acionamento das termelétricas, as contas de luz devem se manter com valores elevados nos próximos anos, projetam especialistas consultados pelo g1.

Somente as medidas emergenciais adotadas para evitar um racionamento de energia neste ano e para socorrer o setor elétrico durante a pandemia deixaram uma conta de, ao menos, R$ 69 bilhões a serem pagos pelos consumidores nos próximos cinco anos, distribuídos da seguinte maneira:

Conta-Covid: empréstimo feito em 2020 para socorrer o setor elétrico dos efeitos da pandemia. Cerca de 60 distribuidoras aderiram ao financiamento, que totalizou R$ 14,8 bilhões. O valor está sendo pago pelos consumidores, através de um encargo embutido na conta de luz. As parcelas serão cobradas mensalmente até dezembro de 2025. A taxa de juros total da operação foi 3,79% + Certificado de Depósito Interbancário (CDI, taxa próxima à Selic);

Conta Escassez Hídrica: novo empréstimo, a ser realizado no início de 2022, para bancar os custos extras para garantir o fornecimento de energia neste ano, quando o país precisou importar energia da Argentina e do Uruguai e acionar todo o parque térmico disponível. O empréstimo deve ficar em torno de R$ 15 bilhões, valor do déficit que deve ser deixado pela crise energética. Valor será pago também pelos consumidores ao longo de cinco anos, com...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 06:00h
Eleições 2022

Auxílio Brasil não melhora resultado eleitoral de Bolsonaro, segundo Datafolha

 

Apontado como uma das apostas do presidente Jair Bolsonaro (foto ilustração) para o ano eleitoral, o Auxílio Brasil ainda não teve resultado esperado, de acordo com a pesquisa do Datafolha.

O presidente tem a preferência de 18% dos eleitores que declararam ser beneficiários do programa, percentual menor do que os 22% obtidos no resultado geral. O ex-presidente Lula alcança 61% neste grupo.

O auxílio começou a ser pago no dia 10 e a pesquisa foi feita entre os dias 13 e 16 de dezembro. Ele é apontado pela oposição como um programa eleitoreiro para melhorar o desempenho do presidente entre eleitores mais pobres. (folhapress)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 05:50h
Ministério da Saúde

Aplicativo Conecte SUS volta a ficar fora do ar neste domingo (26)

 

O aplicativo Conecte SUS, que reúne dados da saúde dos brasileiros, inclusive sobre a vacinação contra a Covid-19, voltou a ficar fora do ar neste domingo (26). O portal do sistema, entretanto, funciona normalmente. (Foto ilustração)

Usuários reclamaram no Twitter dos problemas do aplicativo. “O Conecte SUS continua quengado”, escreveu um. Outro questionou se o serviço não funcionava para iOS, enquanto outro avaliou o programa como “lixo”. "Entrei hoje e não passa daquela tela inicial, raiva", acrescentou.

A reportagem também testou o serviço, que apresentou problemas em ao menos dois celulares. O Ministério da Saúde foi questionado, mas ainda não informou o motivo do aplicativo estar novamente fora do ar. (Plínio Aguiar)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 05:40h
Feira de Santana

Vacinação contra a Covid nas unidades de saúde nesta segunda-feira

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua a aplicação da primeira, segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 27, nas unidades de saúde - da sede e dos distritos. Confira os grupos e locais de vacinação: (Foto ilustração)

PRIMEIRA DOSE PARA MAIORES DE 18 ANOS (NASCIDOS ATÉ 27 DE DEZEMBRO DE 2003)

A vacinação para esse público deve ser realizada na Unidade de Saúde da Família Parque Ipê I, II e III, vinculada ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefícios.

PRIMEIRA DOSE EM ADOLESCENTES ENTRE 12 E 17 ANOS

Adolescentes entre 12 e 17 anos podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nos distritos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 16h e nas Unidades de Saúde da Família, vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.

Também haverá imunização para esse público nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Centro Social Urbano (CSU), Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 05:30h
Aniversariante de Dia

Jornalista Andréa Trindade em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 05:25h
Região Sul da Bahia

Balanço parcial de vítimas das enchentes é divulgado pela Defesa Civil da Bahia

 

De acordo com os dados repassados pelos municípios e totalizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16 mil e um (16.001) desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. A divulgação dos números ocorreu durante reunião de monitoramento e alinhamento, realizada na base de apoio às vítimas das chuvas, montada em Ilhéus, na região Sul, no fim da tarde deste domingo (26). (Foto ilustração)

O número de feridos (286) não foi alterado, em relação ao boletim anterior, por falta de informações atualizadas. A população total afetada é estimada em 430.869 pessoas. Participaram da reunião o governador Rui Costa, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, o superintendente da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Miguel de Almeida filho, e outras autoridades e representantes dos órgãos de apoio e socorro às cidades afetadas.

A Bahia tem, neste momento, 72 municípios em situação de emergência reconhecida pelo Governo do Estado. Até ontem, 25 cidades faziam parte da lista, mas hoje o governador Rui Costa reconheceu outras 47 nesta condição. Do total de 72 cidades, 58 delas estão também em situação de crise por conta das enchentes. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 05:20h
Setor dos Combustíveis

ANP: termina amanhã prazo para novas inscrições para Oferta Permanente

 

Termina hoje, (27), o prazo para inscrições de novas empresas interessadas em participar do 3º Ciclo da Oferta Permanente de blocos exploratórios e áreas com acumulações marginais de petróleo e gás natural. (Foto ilustração)

As interessadas devem preencher o formulário, enviar os documentos e pagar a taxa de inscrição para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), de acordo com as instruções do edital da Oferta Permanente.

A modalidade de licitação consiste na oferta contínua de campos devolvidos ou em processo de devolução, de blocos exploratórios ofertados em licitações anteriores e não arrematados ou devolvidos, além de novos blocos exploratórios em bacias terrestres em estudo na ANP.

De acordo com a agência reguladora, a Oferta Permanente oferece vantagens como a oferta contínua de blocos e áreas com acumulações marginais; taxa de participação com valor reduzido e inscrição única; taxa de acesso ao pacote de dados técnicos opcional e por setor; redução da garantia financeira para o Programa Exploratório Mínimo; redução do bônus de assinatura para bacias maduras; redução do patrimônio líquido mínimo para não operadores; e royalti...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 05:15h
Governo Federal

Aplicativo de compras do governo foi baixado mais de 20 mil vezes

 

O aplicativo Compras.gov.br já foi baixado por 20.450 fornecedores desde que foi lançado pelo governo federal, em outubro. A ferramenta permite o credenciamento de empresas no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e o acompanhamento das oportunidades disponíveis para fornecimento de produtos e serviços ao governo. Desde a data de divulgação, mais de 1.650 empresários já fizeram sua habilitação pelo aplicativo. O credenciamento no Sicaf é uma fase obrigatória para a participação nas licitações realizadas no sistema Compras.gov.br. (Foto ilustração)

Os novos usuários podem inserir as suas linhas de fornecimento e as regiões de interesse. Assim, o aplicativo faz a notificação de todas as oportunidades de venda para a administração pública, permitindo, inclusive, que o fornecedor salve essas ações e promova integração com soluções de calendário.

Com o aplicativo, houve a simplificação do cadastro de fornecedores pois o app Compras.gov.br identifica automaticamente o que você precisa fazer a partir do CPF ou do CNPJ de sua empresa. Após esse primeiro passo, a solução encaminha um e-mail orientando sobre a finalização do processo no Sicaf.

O credenciamento é aberto a empresas ou a pessoas físicas que atuam como profissionais autônomos ou liberais. O aplicativo Compras.gov.br está dispon...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Sem dados de 8 estados e DF, Brasil registra 24 mortes por Covid-19 em 24 horas

 

O Brasil registrou 24 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados neste domingo (26). Também foram reportados 4.810 novos casos confirmados da doença. (Foto ilustração)

O número de óbitos é o menor em 2021 e desde 30 de março de 2020. Entretanto, oito estados (Maranhão, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins), assim como o Distrito Federal, não enviaram dados atualizados.

Considerando o período desde o início da pandemia, o Brasil soma 618.448 óbitos confirmados devido à Covid-19, e 22.239.436 casos reportados.

No sábado (25), o Ministério da Saúde informou que o Brasil registrou 2.625 mortes de pessoas com até 19 anos desde a confirmação do primeiro caso da doença no país até o dia 6 de dezembro. Isso equivale a uma média de quatro óbitos por dia.

Por causa desses números, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou um manifesto pedindo urgência na imunização das pessoas da faixa etária entre 5 e 11 anos, que já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 16. (João Pedro Malar)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 05:05h
Covod-19 na Bahia

Covid-19: Bahia registra 4 mil casos acumulados; sistema esteve fora do ar por 17 dias

 

Como consequência dos 17 dias de interrupção nos sistemas e bancos de dados do Ministério da Saúde referentes a Covid-19, ocorreu um acúmulo de notificações. Deste modo, neste domingo (26), a Bahia registrou 4.065 casos de coronavírus, sem óbitos notificados nas últimas 24 horas. A última vez que a Bahia ficou 24 horas sem registrar óbitos foi em 12 de abril de 2020. (Foto ilustração)

Desde o início da pandemia, o boletim epidemiológico contabiliza 27.464 óbitos, 1.268.869 casos confirmados, tendo 1.239.833 curados e 1.572 casos ativos. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade dos sistemas do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 10.678.446 pessoas vacinadas com a primeira dose, 260.483 com a dose única, 8.749.309 com a segunda dose e 1.257.532 com a dose de reforço. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 29 casos e completa 12 dias sem comunicado de mortes

 

Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos 12 dias e confirmou 29 casos positivos neste domingo (26). O município manteve a marca de 48.887 curados da doença, índice que representa 93,8% dos casos confirmados. Enquanto isso, mais 94 exames foram negativos. (Foto ilustração)

Os resultados de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 21 de novembro e 24 de dezembro que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda nove pacientes internados no município. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

NÚMEROS DESTE DOMINGO 26 de dezembro de 2021

Casos confirmados no dia: 29

Pacientes recuperados no dia: 0

Resultados negativos no dia: 204

Total de pacientes hospitalizados no município: 9

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 0 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados no município: 52.083 (Período de 06 de março de 2020 a 26 de dezembro 2021)

Total de pacientes em isolamento domicilia...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2021 11:29h
Coronavírus no Brasil

Sem dados de 7 estados, Brasil registra 32 mortes por Covid-19 em 24 horas

 

O Brasil registrou 32 mortes provocadas pela Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados informados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde) no início da tarde deste sábado (25). Ao todo, o país contabiliza 618.424 óbitos relacionados à doença desde o início da pandemia. (Foto ilustração)

De acordo com o Conass, o balanço deste sábado foi feito sem os dados de sete estados, que não enviaram suas informações a tempo. São eles: Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Em relação ao número de novos casos, o Brasil registrou 3.889 contaminações pelo coronavírus em 24 horas. Ao todo, já foram contabilizadas 22.234.626 infecções no país.

Também neste sábado, o Ministério da Saúde informou que o Brasil registrou 2.625 mortes de pessoas com até 19 anos desde a confirmação do primeiro caso da doença no país até o dia 6 de dezembro. Isso equivale a uma média de quatro óbitos por dia.

Por causa desses números, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou um manifesto pedindo urgência na imunização das pessoas da faixa etária entre 5 e 11 anos, que já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último dia 16.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2021 11:00h
Sul e Extremo-sul da Bahia

Sul da Bahia tem 4,2 mil desabrigados por chuvas

 

Os números de desabrigados e desalojados no sul da Bahia por causa das chuvas que começaram na última quinta-feira (23) vêm aumentando. (Foto ilustração)

A Defesa Civil do estado e as prefeituras das cidades atingidas informaram no sábado (25) que são quase 4,2 mil desabrigados e mais de 11,2 mil desalojados. Os feridos são 286 e 17 morreram nas enchentes. A população atingida chega perto de 380 mil pessoas de 66 municípios, como Ilhéus, Porto Seguro, Prado e Vitória da Conquista.

No Twitter, muitos moradores publicaram relatos e vídeos das inundações. E o alerta sobre a região deve continuar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região sul da Bahia continua com status de Perigo e Perigo Potencial para chuvas intensas.

Mais chuvas

Nas áreas mais graves, existe a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora.

De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Defesa Civil Nacional já liberou R$ 17,5 milhões aos municípios baianos afetados pelas chuvas para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2021 10:30h
Covid-19 na Bahia

Bahia segue há 16 dias sem dados do MS; estado registra 1 morte por Covid

 

Com os sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde fora do ar há 16 dias, o boletim epidemiológico tem sido divulgado apenas de forma adaptada. O problema é consequência do ataque de hackers sofrido pelo Ministério em 10 de dezembro. (Foto ilustração)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foi registrado 1 óbito confirmado por Covid-19. Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.464. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

Para acessar o boletim infográfico adaptado, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2021 10:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 8 casos positivos; não houve comunicado de mortes neste sábado (25)

 

Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos 11 dias e confirmou apenas oito casos positivos neste sábado (25). O município manteve a marca de 48.887 curados da doença, índice que representa 93,9% dos casos confirmados. Enquanto isso, mais 94 exames foram negativos. (Foto ilustração)

Os resultados de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 20 de novembro e 23 de dezembro que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda nove pacientes internados no município. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

NÚMEROS DESTE SÁBADO 25 de dezembro de 2021

Casos confirmados no dia: 8

Pacientes recuperados no dia: 0

Resultados negativos no dia: 109

Total de pacientes hospitalizados no município: 9

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 153 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados no município: 52.054 (Período de 06 de março de 2020 a 25 de dezembro 2021)

Total de pacientes e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2021 14:50h
Feira de Santana

Reitor da Uefs faz balanço das atividades de 2021

 
Foto Reprodução

O reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Evandro do Nascimento, fez um balanço das atividades da instituição em 2021 e apontou expectativas e perspectivas para 2022, especialmente com o retorno das aulas 100% presenciais a partir do dia 21 de fevereiro. De acordo com o reitor, os desafios do segundo ano da pandemia da covid-19 foram enfrentados de forma positiva. Além disso, a retomada presencial no próximo ano está sendo elaborada para garantir os protocolos de biossegurança da comunidade acadêmica.

Apesar das dificuldades e do cenário de incertezas da pandemia, o professor Evandro do Nascimento ressaltou que a Uefs conseguiu promover diversas atividades em 2021. "Mantivemos dois semestres realizados de forma remota, o que permitiu aos nossos alunos terem um fluxo nos cursos de graduação para que possam se formar. Nós mantivemos as atividades de pesquisa e extensão. Fizemos investimentos para manutenção do campus universitário e preparação para o retorno das atividades presenciais".

As pesquisas realizadas por professores e estudantes da universidade tiveram destaque nacional. Segundo o reitor, os estudos realizados na Uefs já são referências nacionais e trazem contribuições importantes para a sociedade. "Mesmo com a pandemia, as pesquisas não cessaram. A exemplo da pesquisa sobre a ocorrência de covid-19 em pessoas assintomáticas. Isso se tornou uma referência para várias cidades realizarem monitoramento da covid da mesma forma&quo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2021 14:45h
Eleições 2022

Pesquisa: Doria e Bolsonaro empatam em rejeição

 
Foto Reprodução

Uma pesquisa do instituto PoderData - divulgado nesta sexta-feira (24) - mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), são os pré-candidatos à corrida ao Planalto mais rejeitados pelo eleitorado. Ao todo, 60% dos brasileiros não votariam de jeito nenhum em nenhum dos dois.

Já o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), político que lidera as intenções de voto, possui o menor índice de rejeição entre os demais nomes para 2022. O petista é rejeitado por 39% dos eleitores. Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) aparecem na sequência com 51% e 53% de rejeição entre os eleitores. 

Eleições 2022: Doria e Bolsonaro empatam em rejeição, diz pesquisa Reprodução Eleições 2022: Doria e Bolsonaro empatam em rejeição, diz pesquisa Uma pesquisa do instituto PoderData - divulgado nesta sexta-feira (24) - mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), são os pré-candidatos à corrida ao Planalto mais rejeitados pelo eleitorado. Ao todo, 60% dos brasileiros não votariam de jeito nenhum em nenhum dos dois.

Já o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), político que lidera as intenções de voto, possui o menor índice de rejeição entre os demais nomes para 2022. O petista é rejeitado por 39% dos eleitores. Sergio Moro (Podemos) e Ciro ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2021 14:36h
Sudoeste baiano

Brumado: MP funcionará em regime de plantão durante recesso

 
Foto Lay Amorim Achei Sudoeste

O expediente do Ministério Público do Estado da Bahia está suspenso desde a última segunda-feira (20), até 6 de janeiro de 2022 em razão do recesso forense, que ocorrerá no mesmo período. Procuradores e promotores de Justiça trabalharão em regime de plantão, conforme escala publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE). No período, os prazos processuais ficarão suspensos. As unidades administrativas com atuação durante o recesso forense funcionarão das 9h às 15h, nos dias 27, 28 e 29 de dezembro de 2021, bem como nos dias 3, 4, 5 e 6 de janeiro de 2022. (Achei Sudoeste - Foto Lay Amorim)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2021 14:34h
Imunização Covid 19

Estados não exigirão prescrição médica para vacinar crianças

 
Foto Reprodução

Secretários de Saúde do estado, no Brasil, reagiram à decisão do governo de Jair Bolsonaro de exigir prescrição médica para vacinação contra Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos.

Eles decidiram conjuntamente que não vão exigir nenhum documento para aplicar imunizante. A informação é da coluna Painel, da Folha de São Paulo.

Nos bastidores, alguns deles afirmam que Marcelo Queiroga (Saúde) atua apenas em função da base bolsonarista.

As ações do ministro à frente da pasta têm sido duramente criticadas pelos secretários.

O presidente do conselho, Carlos Lula, chegou a dizer em entrevista à Folha, em outubro, que Queiroga tinha perdido as condições de gerir o ministério.

A vacinação de crianças virou alvo de Jair Bolsonaro desde quando o tema começou a ser discutido. A exigência de prescrição médica foi anunciada pelo ministro em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 23, à noite.

"A nossa recomendação é que essa vacina não seja aplicada de forma compulsória. Ou seja, depende da vontade dos pais. E essa vacina estará vinculada a prescrição médica, e a recomendação obedece a todas as orientações da Anvisa", disse Queiroga. (A Tarde - Foto Reproduç&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2021 13:27h
Economia

Caixa lança linha de antecipação de frete para caminhoneiros

 
Foto Tomaz Silva

A partir de 24 de janeiro, as empresas de transporte rodoviário de carga poderão antecipar os fretes na Caixa Econômica Federal. O banco lançará uma linha de operação de capital de giro para o setor, com os recursos caindo diretamente na conta dos transportadores autônomos.

A linha terá juros a partir de 1,99% ao mês. Segundo o banco, a taxa máxima de juros dependerá do perfil de cada empresa, baseado no histórico de crédito do tomador.

As empresas que contratam serviços de frete a prazo poderão pedir à Caixa que antecipe o pagamento diretamente para o transportador autônomo, que receberá o valor à vista na conta-corrente, caso seja correntista da Caixa, ou na conta poupança digital, caso use o aplicativo Caixa Tem.

Só poderão ser antecipados os fretes com registro no sistema da Secretaria de Fazenda local, com base no Manifesto Eletrônico Fiscal, documento com informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte. O empréstimo será amortizado em parcela única, com vencimento na data do pagamento do frete estipulada no MDF-e.

Assim que a linha começar a operar, as empresas de transporte de cargas deverão pedir a habilitação do limite de crédito em qualquer agência da Caixa, mediante avaliação de crédito. Após a aprovação do limite, as empresas poderão contratar os empréstimos ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2021 13:12h
Acumulada

Sesab pede que União suspenda envio de doses da Pfizer

 
Foto Reprodução

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) solicitou que o Ministério de Saúde suspenda temporariamente o envio de imunizantes da Pfizer para o estado.

O pedido ocorre em razão do alto número de pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em atraso - atualmente mais de um milhão.

Com imunizante acumulado em Salvador e municípios do interior, ao todo, mais de 1,4 milhão de doses estão armazenadas. Só da Pfizer, são 959 mil doses represadas.

“A gente faz a entrega conforme levantamentos dos municípios a fim de que eles possam manter uma gestão melhor dos seus estoques de imunizantes. O que estamos incentivando é que os municípios realizem a busca ativa dos faltosos para que, de fato, a gente possa aumentar a proteção da nossa população”, afirma a coordenadora de imunização da Sesab, Vania Vanden Broucke. (A Tarde - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2021 12:11h
Interior da Bahia

Alagoinhas: Fábrica de piscina constrói sede própria e emprega 450 pessoas

 
Foto Reprodução

Devido aos resultados positivos da fábrica de piscinas IGUI, em Alagoinhas, a empresa que funcionava em um galpão alugado, decidiu construir uma sede própria no município, no valor de 5 milhões de reais, às margens da BR 101 . O prefeito Joaquim Neto, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Bruno Fagundes e o subsecretário de Governo André Barros visitaram as novas instalações, nesta quinta-feira (23), onde foram recepcionados pelos sócios Christian Coelho e Bruno Januário.

“Com a construção da sede própria, pudemos ter a garantia de que as 450 pessoas que a empresa emprega no estado terão seus empregos mantidos, dando segurança às famílias nesse final de ano”, declarou o prefeito Joaquim Neto. Ainda segundo o gestor, a decisão da IGUI revela que Alagoinhas tem se tornado cada vez mais atrativa para novos investimentos, o que se demonstra na chegada da fábrica de refrigerantes Dore e na vinda da Arezzo.co, assim como na ampliação da Heineken, Itaipava e Ardagh.

A IGUI é responsável por fornecer piscinas pré-fabricadas aos estados da Bahia, Sergipe e Pernambuco, com 50 postos de vendas. Em média, são produzidas, na nova fábrica, 500 piscinas por mês, podendo chegar a seiscentas, a depender do ritmo de produção.

Presente em 55 países, a IGUI é a maior fabricante de piscinas de fibra do mundo. Em Alagoinhas, a estimativa de novos investimentos gi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2021 11:30h
Política

Ministro do STF tenta implodir aliança entre União Brasil e Moro

 
Foto Reprodução - Youtube

A aliança entre os partidos União Brasil e Podemos corre risco de não sair do papel. De acordo com o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, um ministro do STF procurou pessoalmente alguns dos envolvidos na negociação entre os partidos para apresentar argumentos contra a chapa.

Trata-se de uma das figuras mais críticas a Moro no Supremo, no entanto, o ministro não teve o nome revelado.

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro vem tentando ter o apoio do União Brasil em sua candidatura, o que daria ao jurista mais tempo de tela nas campanhas e mais estrutura ao rodar o país.

A direção do partido prepara uma ofensiva para convencer Moro a aceitar a indicação de um vice do partido a pré-candidatura com ele. A aposta seria Luciano Bivar (PSL). (Bahia Notícias - Foto Reprodução - Youtube)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2021 11:23h
Sul da Bahia

Itabuna: Prefeito Augusto Castro sanciona lei que combate pobreza menstrual

 
Foto Reprodução

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), sancionou a Lei nº 2.570, de 21 de dezembro passado, que inclui na Política Municipal da Saúde da Mulher, capítulo voltado para a conscientização e combate à Pobreza Menstrual de mulheres, adolescentes e meninas, com a garantia da distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas unidades básicas de saúde e escolas públicas do município. A lei está sendo publicada hoje, dia 23, no Diário Oficial eletrônico.

A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, já havia destacado a importância desta iniciativa da vereadora Wilmacy Oliveira (PCdoB), autora do Projeto de Lei, tendo colocado a Semps como parceira para a execução deste projeto.

“A falta de acesso a produtos de higiene menstrual é tema importante e recente, que mobiliza lideranças femininas no Brasil. Apoiamos e seremos parceiros na execução dessa importante política pública, já que no município temos 30% de cidadãs que enfrentam dificuldades para comprar o próprio absorvente, um item básico e não podemos deixar de assistir a essa parcela da comunidade”, declarou.

A partir de agora, de acordo com a lei aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, o Poder Executivo Municipal, além da inclusão da conscientização e combate à Pobreza Menstrual da Mulher, a Política Municipal de Saúde d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2021 10:49h
Sem lavagem

Festa do Senhor do Bonfim será realizada sem tradicional lavagem de escadarias

 
Foto: Reprodução/TV Bahia

A festa do Senhor do Bonfim, uma das maiores celebrações religiosas do Brasil, será realizada sem a tradicional lavagem de escadarias pelo 2° ano consecutivo, em 2022, por medidas de segurança contra o coronavírus.

No dia da lavagem, milhares de pessoas se reúnem na Basílica da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, e caminham cerca de 8 km até a Basílica do Bonfim, na Colina Sagrada, onde é realizada a lavagem das escadarias da igreja.

Este ano, sem cortejo de fiéis, a festa ao Senhor do Bonfim teve apenas o desfile de imagem peregrina pelas ruas de Salvador.

No próximo ano, mesmo com a suspensão da lavagem, missas e novena serão realizadas. Segundo a Arquidiocese de Salvador, a partir de 7 de janeiro de 2022, os fiéis poderão fazer homenagens ao Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada. No dia em que seria a lavagem, em 13 de janeiro, a igreja ficará fechada e será aberta às 18h para a novena.

O dia do Senhor do Bonfim, em 16 de janeiro, contará com a missa solene, que será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha.

A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim adaptou a programação festiva para que os fiéis possam prestar as homenagens e louvores com segurança. As celebrações serão realizadas dentro da Basílica, com o acesso por ordem de chegada e trans...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia