Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que haverá segundo turno para presidente no Brasil em 2022?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 07:03h
Contra a Covid -19

Maioria dos internautas acredita que será vacinada ainda nesse semestre

 

Questionados pelo site Bahia na Política se acredita que será vacinado contra a Covid -19 ainda nesse semestre, 57,14% dos internautas disseram sim. Numa posição equilibrada, 42,86% disseram que não acreditam.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 06:56h
Ministério da Saúde

Secretários de Saúde defendem toque de recolher em todo o Brasil

 

Os secretários estaduais de Saúde vão propor ao Governo Federal que haja um toque de recolher nacional. Seria uma medida radical, coordenada pelo Ministério da Saúde e com o apoio dos demais órgãos do Governo Federal.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 06:54h
Feira de Santana

Câmara Municipal terá sessão ordinária nesta quarta-feira

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana não terá sessão ordinária hoje. Por decisão da Mesa Diretora, as atividades em plenário retornarão quarta-feira (03). O presidente do Legislativo, vereador Fernando Torres (PSD), informa que o público não terá acesso às dependências das galerias, onde permanecerão apenas os profissionais de comunicação que fazem a cobertura dos trabalhos legislativos. Tudo por conta da Covid -19, que já atingiu 15 servidores nos últimos dias.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 06:52h
Governo Federal

Feira de Santana: Quanto terá em emendas ao Orçamento para 2021

 

Encerrou nesta segunda-feira (1º) o prazo para que deputados e senadores indiquem suas emendas ao Orçamento da União 2021 para seus redutos eleitorais. Em Feira de Santana a expectativa é de quanto foi destinado em verbas pelos parlamentares. Com a palavra a Secretaria Municipal de Gestão e Convênio, pasta que acompanha essas ações legislativas.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 06:49h
Saúde pública

Feira de Santana: São 18 leitos de UTI para atender a população de baixa renda

 

Com os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde SOBRE leitos de UTI para atendimento a pacientes de Covid -19, o que podemos ter como certo é que a população de baixa renda do município conta mesmo é com 18 leitos de UTI, que estão no Hospital de Campanha, gerido pela Prefeitura. As vagas do HGCA II, 40 leitos, atende à regulação e estão disponíveis para atender a região. Os leitos da rede privada atendem aos planos de saúde.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 06:00h
Paraná Pesquisa

70% dos brasileiros não querem o direito de escolher vacina

 

Levantamento exclusivo do Paraná Pesquisa para o site Diário do Poder e a coluna Cláudio Humberto revela que a grande maioria dos brasileiros (70,2%) não considera importante o direito de escolher a marca da vacina; apenas 29,8% gostariam de ter opções. (Foto ilustração)

Mas, solicitados a apontar uma vacina confiável, apenas 20,5% se dizem indiferentes. A maioria escolhe a CoronaVac (23,6%), seguida da AstraZeneca (21,2%) e Pfizer (11,3%). A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A vacina da Johnson & Johnson aparece em 4º lugar com 9%. Somadas as outras citações, como as vacinas russas, são 4,1% da preferência.

A vacina AstraZeneca/Oxford é a preferida na faixa etária de 45 a 59 anos e também entre os entrevistados com ensino superior completo.

No Brasil, o governo projeta distribuir 230 milhões de doses de vacinas até julho. Dessas, são 130 milhões só da chinesa Coronavac.

O instituto Paraná Pesquisa entrevistou 2.070 pessoas entre 24 e 26 de fevereiro, em 192 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 05:50h
Acesso Global de Vacinas

Presidente sanciona lei que autoriza União a aderir ao Covax Facility

 

O presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem (1º), com vetos, a lei que autoriza o Poder Executivo federal a aderir ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 , o Covax Facility, e estabelece diretrizes para a imunização da população. (Foto ilustração)

A Covax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Gavi Alliance e da Coalition for Epidemic Preparedeness Innovations (CEPI), que tem como principal objetivo acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a covid-19 a partir da alocação global de recursos para que todos os países que façam parte da iniciativa tenham acesso igualitário à imunização. É uma plataforma colaborativa, subsidiada pelos países-membros, que também visa possibilitar a negociação de preços dos imunizantes.

Bolsonaro vetou, para adequação à constitucionalidade e ao interesse público, o dispositivo que exigia que a Anvisa concedesse autorização temporária de uso emergencial para a importação, a distribuição e o uso de qualquer vacina contra a covid-19 pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, em até cinco dias após a submissão do pedido, dispensada a autorização de qualquer outro órgão da administração pública direta ou indireta e desde que pelo menos uma das autoridades sanitárias e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 05:35h
Preso por ataques ao Supremo

PGR diz ao STF ser a favor de que Silveira deixe a prisão, mas use tornozeleira

 

Em manifestação entregue nesta segunda-feira (1º) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, se disse a favor de que o deputado federal Daniel Silveira (foto ilustração), preso após ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), deixe a prisão.

A decisão aponta também que Silveira deve cumprir medidas cautelares e ser monitorado com o uso de tornozeleiras eletrônicas. Ele só poderia sair de casa para ir ao seu local de trabalho, que é a Câmara dos Deputados.

Apesar de liberar o deputado a comparecer à Câmara dos Deputados, a PGR pede que Silveira seja impedido de se aproximar do STF.

Pedido de análise

O documento enviado pela PGR ao STF nesta segunda-feira traz posicionamento semelhante ao encaminhado à Corte no dia seguinte à prisão do parlamentar.

Na última terça-feira (23), Alexandre de Moraes pediu nova manifestação da PGR sobre crimes cometidos pelo deputado antes de analisar o pedido de liberdade provisória da defesa do parlamentar.

No despacho, Moraes diz que “a ocorrência de diversos fatos supervenientes ao oferecimento da denúncia pode gerar reflexos na instrução processual penal” e que, diante desse cenário, a manifestação da PGR se faz necessária.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 05:25h
Governo Federal

Bolsonaro zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha

 

O presidente da República editou na noite desta segunda-feira (1º) um decreto e uma medida provisória que zera as alíquotas da contribuição do Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a comercialização e a importação do óleo diesel e do gás liquefeito de petróleo (GLP) de uso residencial. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. (Foto ilustração)

Em relação ao diesel, a diminuição terá validade durante os meses de março e abril. Quanto ao GLP, ou gás de cozinha, a medida é permanente. A redução do gás somente se aplica ao GLP destinado ao uso doméstico e embalado em recipientes de até 13 quilos. “As duas medidas buscam amenizar os efeitos da volatilidade de preços e oscilações da taxa de câmbio e das cotações do petróleo no mercado internacional”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, como forma de compensação tributária, também foi editada uma medida provisória aumentando a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras, alterando as regras de Imposto sobre os Produtos Industrializ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 05:20h
Setor do Agronegócio

Nestlé e Embrapa anunciam parceria para pecuária leiteira de baixo carbono

 

A Nestlé e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmaram uma parceria para o desenvolvimento das primeiras fazendas de pecuária leiteira com emissão líquida zero de carbono no Brasil, informou a companhia suíça nesta segunda-feira. (Foto ilustração)

A iniciativa, que prevê que as unidades iniciais "net zero" tenham pilotos ainda em 2021, faz parte de uma parceria mais ampla que promoverá também o desenvolvimento de um protocolo nacional pioneiro para pecuária de leite de baixo carbono.

Segundo a Nestlé, o projeto integra o compromisso global da empresa de neutralizar as emissões de suas operações até 2050, incluindo as cadeias de oferta. A promessa conta com metas intermediárias de redução de 20% até 2025 e 50% até 2030.

"Atualmente, não existe nenhuma ferramenta que consiga mensurar de forma realista e adaptada para a realidade brasileira as emissões geradas em propriedades leiteiras", disse a gerente de Desenvolvimento de Fornecedores e Qualidade da Nestlé Brasil, Barbara Sollero.

"Nosso objetivo, como uma das principais empresas captadoras de leite do Brasil, é justamente... criar um protocolo com diretrizes claras para a produção de leite de baixo carbono", acrescentou.

Dessa forma, além das fazendas de emissão líquida zero, Nestlé e Embrapa pre...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 05:16h
Pagamentos instantâneos

BC iguala limite do Pix ao das transferências eletrônicas

 

Uma mudança promovida pelo Banco Central (BC) fará com que os correntistas movimentem mais dinheiro via Pix, sistema de pagamentos instantâneos que funciona 24 horas por dia. A partir de hoje (1º), os limites máximos do Pix deverão ser iguais aos da transferência eletrônica direta (TED). (Foto ilustração)

Para compras, passará a valer o limite máximo do cartão de débito. Até agora, as instituições financeiras fixavam o teto de envio do Pix com base num percentual do limite diário e mensal para a TED ou para a compra no cartão de débito.

Os valores máximos de movimentação continuarão definidos pela instituição financeira, com base no horário, o dia da semana, o canal usado e a titularidade da conta, com o objetivo de garantir a segurança do usuário. Segundo o BC, os valores máximos continuarão a ser estabelecidos pelos bancos, o que mudou foi a compatibilidade do limite com as quantias fixadas para a TED e a compra no débito.

A partir de 1º de abril, informou o BC, os clientes poderão gerenciar os limites do Pix no próprio aplicativo da instituição financeira. Atualmente, o correntista pode personalizar apenas os limites para a TED e o cartão de débito, procedimento que indiretamente define os limites das operações via Pix.

A qualquer momento, esclarece o BC, o correntista pode pedir para...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 05:12h
Moeda norte-americana

Dólar fecha praticamente estável a R$ 5,60

 

Após as turbulências dos últimos dias, o mercado financeiro iniciou a semana com trégua. O dólar ensaiou uma queda, mas fechou praticamente estável. A bolsa fechou com leve alta. (Foto ilustração)

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira (1º) vendido a R$ 5,601, com recuo de R$ 0,005 (-0,87%). A cotação chegou a cair para R$ 5,55 na mínima da sessão, perto das 13h, mas a queda desacelerou até a divisa fechar próxima da estabilidade.

No mercado de ações, o dia foi parecido. O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 110.335 pontos, com alta de 0,27%. Na máxima do dia, por volta das 14h50, o indicador chegou a subir 2,18%, mas perdeu força até fechar próximo da estabilidade.

No cenário externo, o mercado foi influenciado pela redução dos rendimentos dos títulos de dez anos do Tesouro norte-americano, considerados os investimentos mais seguros do mundo. Depois de atingirem máximas em 12 meses na semana passada, os juros desses papéis começaram o mês em queda. Juros mais baixos dos títulos dos Estados Unidos reduzem a fuga de recursos de países emergentes, como o Brasil.

Paralelamente, o avanço na votação do pacote de estímulos de US$ 1,9 trilhão do governo do presidente Joe Biden deu impulso aos mercados. No sábado, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou o texto, que segue p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil registra mais 35,7 mil casos e 778 mortes por Covid-19

 

O Ministério da Saúde registrou nesta segunda-feira (1º) mais 35.742 casos e 778 mortes por Covid-19. (Foto ilustração)

Ao todo, foram contabilizados 10.587.001 diagnósticos e 255.720 vítimas da doença causada pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

Os números desta segunda estão bem abaixo da média registrada nos últimos sete dias, de 55.977 casos e 1.225 mortes diários. É comum, porém, que as confirmações sejam represadas aos fins de semana e segundas-feiras por conta do funcionamento de laboratórios e secretarias da Saúde.

Nesta segunda, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde divulgou uma carta aberta ao Ministério da Saúde em que pede medidas mais duras para conter o agravamento da pandemia da Covid-19 no país.

Algumas das recomendações são um toque de recolher das 20h às 6h e a suspensão de aulas presenciais em todo o país.

Especialistas ouvidos pela CNN disseram que, sem uma ação coordenada, o Brasil viverá um "cenário de guerra" dentro de duas semanas. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

Boletim epidemiológico registra 2.020 novos casos e 95 óbitos por Covid-19

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 95 óbitos, 2.020 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.580 recuperados (+0,4%). Dos 686.057 casos confirmados desde o início da pandemia, 654.292 já são considerados recuperados, 19.851 encontram-se ativos e 11.914 tiveram óbito confirmado. Para reduzir a pressão na rede assistencial que atende pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19), o Governo da Bahia abriu 27 novos leitos neste final de semana, sendo 17 de UTI nos hospitais estaduais em Santo Antônio de Jesus e Seabra. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.036.616 casos descartados e 158.163 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (1). Na Bahia, 43.018 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.03.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 161 novos casos e 5 óbitos; total de mortes chega a 466 nesta segunda (01)

 

Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 54 pacientes recuperados da Covid-19 e atingiu a marca de 24.488 pacientes recuperados da doença desde o início da epidemia, índice que representa 95% dos casos confirmados. Enquanto isso, 42 exames foram negativos e 161 positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 99 pacientes internados no município e 739 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais cinco mortes. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (01).

NÚMEROS DESTA SEGUNDA-FEIRA

01 de março de 2021

Casos confirmados no dia: 161

Pacientes recuperados no dia: 54

Resultados negativos no dia: 42

Total de pacientes hospitalizados no município: 99

Óbitos comunicados no dia: 5

Datas dos óbitos: 29/12, 19/02, 23/02, 25/02 e 01/03

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 739

Total de casos confirmados no município: 25.773 (Período de 06 de março de 2020 a 01 de março de 2021)

Total de pacientes em isola...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 17:10h
Senado Federal

Proposta tipifica como crime a condição de funcionário público fantasma

 

O Senado analisa projeto de lei que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940) para tipificar como crime a conduta de receber remuneração em razão de ocupar de cargo, emprego ou função pública sem desempenhar de forma habitual atividade laborativa junto à Administração Pública, os chamados funcionários fantasmas. A proposta estabelece pena de reclusão de 2 a 12 anos, e multa, para quem cometer o crime. O tipo penal proposto pune também a autoridade para quem deveria ser prestada a atividade laborativa. O PL 3/2021 foi apresentado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN). (Foto ilustração)

De acordo com o senador, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento do HC 466.378, entendeu que fazer pagamento a funcionário fantasma, embora possa configurar falta disciplinar ou ato de improbidade administrativa, não configura um crime específico. Para o parlamentar, o pagamento de funcionários fantasmas não deixa de ser “um desvio de recursos em favor de poucos, mas em detrimento de muitos, sobretudo da Administração Pública”.

“Não há dúvidas que se trata de conduta ilícita. Em nossa opinião, aliás, trata-se de conduta grave, que deve ser elevada a categoria de infração penal, haja vista os danos diretos e indiretos que ocasiona. Recursos que seriam utilizados em favor da sociedade como um todo, na prestação de serviços públicos voltados, por exemplo, à...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 16:30h
Câmara Federal

Deputados divergem sobre projeto que unifica ICMS de combustíveis

 

Os deputados têm se dividido em relação ao projeto de lei complementar (PLP 16/21), de autoria do Executivo, que unifica em todo o País as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidentes sobre combustíveis. A lista inclui gasolina, diesel, etanol e gás de cozinha, além de vários outros derivados de petróleo. (Foto ilustração)

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados prevê que a cobrança será no local de consumo final em vez do local de origem dos produtos. As alíquotas só poderão variar pelo tipo de produto e serão definidas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária, que reúne os secretários da Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal.

O objetivo do governo é reduzir as oscilações de preços e dar maior previsibilidade ao mercado, como explica o deputado Aluisio Mendes (PSC-MA), que é líder do seu partido.

“Além do preço internacional, da oscilação do dólar, tem a tributação de combustível no Brasil, que é muito alta. E a partir do momento que o governo federal envia um projeto, visando a unificação destes tributos, nós vamos criar uma uniformidade em todo o país sobre o valor do combustível e, mais do que isso, uma transparência ao consumidor do valor real que cada um paga sobre o combustível e sobre...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 15:45h
Efeitos da Pandemia

CNC aponta fechamento de 75 mil lojas em 2020

 

Um levantamento divulgado hoje (1º) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que 75 mil estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios fecharam as portas no Brasil em 2020, primeiro ano da pandemia da covid-19. Esse número é calculado a partir da diferença entre o total de abertura e de fechamento das lojas. (Foto ilustração)

As micro e pequenas empresas responderam por 98,8% dos pontos comerciais fechados. Todas as unidades da federação registraram saldos negativos. Os estados mais impactados foram São Paulo (20,30 mil lojas), Minas Gerais (9,55 mil) e Rio de Janeiro (6,04 mil).

Essa retração anual do comércio é a maior registrada desde 2016, quando 105,3 mil lojas saíram de cena devido à recessão econômica do período. Apesar do alto número de estabelecimentos que fecharam suas portas no ano passado, as vendas no varejo tiveram queda de apenas 1,5%. Esse percentual, segundo a CNC, foi menor do que o esperado para um momento crítico.

De acordo com a entidade, as perdas foram sentidas já em março, mas o mercado começou a mostrar uma reação a partir de maio, afastando expectativas mais pessimistas. O fortalecimento do comércio eletrônico e o benefício do auxílio emergencial, permitindo que a população mantivesse algum nível de consumo, foram listados como fatores que contribuíram para o reaque...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 14:50h
Feira de Santana

Entidades empresariais fazem coletiva com análise sobre lockdown

 

Representantes das principais entidades empresariais de Feira de Santana, Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato do Comércio, farão uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (1), às 18h30, no auditório da Associação Comercial, na Kalilandia, com o objetivo de apresentar uma análise detalhada feita por essas entidades para justificar o posicionamento contrário ao lockdown, imposto pelo governador Rui Costa até às 5 horas da manhã desta quarta (3). (Foto ilustração: Acefs)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 13:50h
Governo Federal

Ricardo Faria é o novo secretário de governança de empresas estatais

 

O servidor federal Ricardo Faria assume hoje (1º) a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), do Ministério da Economia, com a saída de Amaro Gomes do cargo. Mestre em economia do setor público pela Universidade de Brasília (UnB), Faria é servidor público da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. (Foto ilustração)

No Ministério da Economia, atuou na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos e na própria Sest anteriormente, quando exerceu as funções de diretor do Departamento de Governança e Avaliação de Estatais, de assessor especial do secretário e de secretário-adjunto na gestão de Amaro Gomes.

De acordo com a pasta, entre as principais atuações de Faria estão o Relatório Anual das Empresas Estatais Federais (Raio-X das Estatais), divulgado em novembro de 2020, e a coordenação do processo de peer review de governança de estatais junto à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Amaro Gomes deixa o cargo após 13 meses à frente da Sest para assumir funções na iniciativa privada. A decisão é de cunho pessoal e foi informada ao ministério ainda em janeiro. Na ocasião, foi combinado um período de transição de dois meses. (Lílian Beraldo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 12:35h
Feira de Santana

ACEFS justifica posicionamento contrário ao lockdown: "não é a solução"

 
Foto Reprodução

A Associação Comercial de Feira de Santana é contrária ao lockdown, decretado pelo governador Rui Costa até às 5 da manhã de quarta (3) e seguido pelo prefeito Colbert Martins. O presidente da entidade, Marcelo Alexandrino, acredita que esta não é a melhor solução.

“Nosso posicionamento é realmente contra o lockdown, a gente acredita que isso não é a solução. Estamos com uma pesquisa para apresentar para a imprensa que mostra que quando há lockdown os números crescem e quando flexibilizam a economia os números caem. Então, por isso defendemos a abertura do comércio e claro que isso tem uma correlação, mas não tem muito a ver com a ocupação dos leitos, eles precisam ser melhor preparados e abertos e identificar onde está a contaminação”, afirmou.

Alexandrino continuou: “Claro que somos contra festas. O transporte público esse sim é motivador de contaminação, e achar que porque fechou o comércio não vai ter transporte público é uma bobagem, porque vai ter muita gente no transporte público. Se fosse flexibilizar a economia vai ter mais gente em seus postos de trabalho, e até mais seguros que estar em casa, porque a maioria das casas da periferia são casas pequenas e promovem aglomeração e não só dentro de casa, mas nas localidades, nos bairros”, disse.

O presidente da ACEFS concluiu ressaltando ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 12:30h
Intrigas palacianas

Mourão evita polêmica sobre crise de Bolsonaro com governadores

 

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, preferiu não polemizar com o chefe, Jair Bolsonaro, sobre a decisão de prefeitos e governadores de restringir a circulação de pessoas em seus territórios visando controlar a pandemia. Questionado por jornalistas se comunga com o presidente nas críticas a gestores que adotam lockdowns, Mourão afirmou que o "presidente tem a maneira dele de pensar". (Foto ilustração: Bolsonaro e Mourão)

"O presidente tem a maneira dele de pensar. Às vezes, em tempos passados, alguns gestores podem ter se adiantado, a população se cansou antes do tempo, foram para a rua... A situação é complicada", disse o general da reserva do Exército.

Indagado sobre a orientação de especialistas em infectologia, os quais afirmam que a solução no momento para desafogar os leitos hospitalares é o distanciamento social, Mourão disse que a única saída é a vacinação.

"A única saída é vacinar todo mundo, todo o resto é paliativo. Se vacinarmos, vamos ter uma vida normal", disse. E criticou quem promove ou participa de aglomerações indiscriminadamente. "E tem uma parcela da população que não consegue ficar dentro de casa. Os jovens vão para festa, ficam todos aglomerados e depois encontram pai, mãe, avós, os mais novos não têm sintomas e vão t...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 11:30h
Sul da Bahia

Comerciantes de Ubaitaba fecham trecho da BR-101 contra fechamento do comércio

 
Foto Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (1º) está sendo realizada uma manifestação em Ubaitaba. Os comerciantes são contrários ao fechamento do comércio na cidade e realizaram um protesto.

A manifestação começou dentro da cidade, mas os comerciantes decidiram interditar a BR 101. Neste momento o trânsito está totalmente parado. (Políticos do Sul da Bahia/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 10:53h
Economia

Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás

 
Foto Agência Brasil

A Petrobras anunciou hoje (1º) um novo aumento nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de botijão vendidos nas refinarias. A partir de amanhã (2), a gasolina ficará 4,8% mais cara, ou seja, R$ 0,12 por litro. Com isso, o combustível será vendido às distribuidoras por R$ 2,60 por litro.

O óleo diesel terá um aumento de 5%: R$ 0,13 por litro. Com o reajuste, o preço para as distribuidoras passará a ser de R$ 2,71 por litro a partir de amanhã.

Já o gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de botijão ou gás de cozinha, ficará 5,2% mais caro também a partir de amanhã. O preço para as distribuidoras será de R$ 3,05 por quilo (R$ 0,15 mais caro), ou seja R$ 36,69 por 13 kg (ou R$ 1,90 mais caro).

Segundo a Petrobras, seus preços são baseados no valor do produto no mercado internacional e na taxa de câmbio.

“Importante ressaltar também que os valores praticados nas refinarias pela Petrobras são diferentes dos percebidos pelo consumidor final no varejo. Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, no caso da gasolina e do diesel, além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores de combustíveis”, destaca nota divulgada pela empresa. (Agência Brasil/ Fo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 10:25h
Política

Irmão Lázaro continua intubado em UTI, mas responde bem a tratamento

 
Foto Reprodução

O vereador Irmão Lázaro (PL) continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Feira de Santana, por causa de complicações provocadas pela Covid-19.

Segundo boletim médico divulgado neste domingo, Lázaro continua intubado, apresentando saturação e oxigenação melhores ao decorrer do dia, ainda inspirando muitos cuidados para que continue evoluindo com o tratamento. Ele responde positivamente às manobras e com redução de medicações.

Irmão Lázaro já foi deputado federal e, em 2018, concorreu ao Senado, não sendo eleito. Nas eleições de 2020, conseguiu uma vaga na Câmara Municipal de Salvador. Atualmente cantor gospel, Lázaro já foi cantor do Olodum. (Bahia Notícias/ Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 10:00h
Cisma Política

18 governadores rebatem Bolsonaro: "má informação" e "promoção do conflito"

 

Dezoito governadores reagiram nesta segunda-feira (1º) à postagem do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais durante o fim de semana em que ele detalha valores que teria repassado aos estados em 2020. (Foto ilustração)

"Em meio a uma pandemia de proporção talvez inédita na história, agravada por uma contundente crise econômica e social, o Governo Federal parece priorizar a criação de confrontos, a construção de imagens maniqueístas e o enfraquecimento da cooperação federativa essencial aos interesses da população", escrevem os governadores.

A postagem, compartilhada por ministros e apoiadores do presidente, incomodou até mesmo governadores alinhados a Jair Bolsonaro como Ronaldo Caiado, de Goiás, Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, e Ratinho Júnior, do Paraná. Assinam a nota também os governadores de São Paulo, João Doria, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Maranhão, Flávio Dino.

Os gestores estaduais esclarecem que os valores apresentados pelo presidente Jair Bolsonaro são repasses obrigatórios previstos na Constituição e abastecem, por meio de impostos pagos pela população, os Fundos de Participação dos Estados e Municípios, Fundeb, SUS e royalties. No total financeiro, os governadores afirmam ainda que foram incluídos valores utilizados para pagamento do auxílio emergencial, "iniciativa do Congresso Nacional&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 09:20h
Economia

IPC-S registra inflação de 0,54% em fevereiro

 

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) fechou fevereiro deste ano em 0,54%. A taxa de inflação é o dobro da observada em janeiro (0,27%). De acordo com os dados divulgados hoje (1º) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o IPC-S acumula taxa de inflação de 5,42% em 12 meses. (Foto ilustração)

Cinco das oito classes de despesa que compõem o IPC-S tiveram aumento da taxa na passagem de janeiro para fevereiro, com destaque para os transportes, cujo índice subiu de 1,53% para 2,29% no período. Um dos itens que mais contribuíram para esse resultado foi a gasolina, cuja taxa passou de 4,70% em janeiro para 6,90% em fevereiro.

Outros dois grupos tiveram aumento da taxa de inflação: saúde e cuidados pessoais (de 0,19% para 0,29%) e despesas diversas (de 0,23% para 0,24%). Dois grupos passaram de deflação (queda de preços) em janeiro para inflação em fevereiro: habitação (de -0,29% para 0,08%) e vestuário (de -0,39% para 0,03%).

Por outro lado, três grupos tiveram queda na taxa: educação, leitura e recreação (de 0,58% para 0,12%), alimentação (de 0,16% para 0,09%) e comunicação (de -0,02% para -0,07%).

O IPC-S é calculado com base em preços coletados semanalmente em sete capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador. (Graça Adjuto) ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 09:08h
Feira de Santana

"Não podemos simplesmente cruzar os braços", diz Colbert sobre adesão ao lockdown

 
Foto Reprodução/Youtube

Durante coletiva semanal ocorrida nesta segunda-feira (1º), o prefeito Colbert Martins justificou a adesão do decreto estadual que mantém o lockdown até às 5 da manhã desta quarta-feira (3).

“Não podemos simplesmente cruzar os braços. Se a alternativa possível é essa, é a alternativa que estamos tomando. 461 feirenses já morreram, a média móvel do Brasil é de 1200 pessoas morrendo todos os dias, e por isso precisamos fazer o possível”, afirmou.

“Entendo que nesse momento é importante esse sacrifício maior”, justificou.

O prefeito pontuou que mantém diálogo com representantes de entidades comerciais e empresariais. “Nesse momento de guerra é importante que nos protejamos”.

O gestor feirense disse ainda que mais cinco novos leitos de UTI serão abertos no Hospital de Campanha. (Daniela Oliveira/ Foto Reprodução/ Youtube)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 08:35h
Feira de Santana

Melissa Falcão: "pessoas jovens e sem nenhuma outra doença estão morrendo"

 
Foto Reprodução

A infectologista Melissa Falcão, coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Feira de Santana, durante coletiva semana realizada nesta segunda-feira (1º), salientou a mudança do padrão da Covid 19 em todo o município e pediu a compreensão da população quanto a importância de retomar o isolamento social de forma mais incisiva.

“Pessoas jovens, sem nenhuma doença outra e que estão morrendo. Isso nos deu a a noção de que o padrão da doença tinha mudado, e que estávamos perdendo não só idosos, mas também jovens. Todos os profissionais de saúde estão exaustos, os gestores e a população está exausta. É muito tempo lidando com privações”, pontuou.

Melissa ressaltou que as duas últimas semanas têm sido muito difíceis. “As duas semanas que passaram foram as mais difíceis de todo esse período. Começamos a ver mãe, filha morrendo com intervalo de um dia, de horas, famílias inteiras internadas, o que acontecia com muito pouca frequência, agora é comum. O vírus não está mais escolhendo só os fragilizados”, enfatizou.

Segundo a infectologista, até mesmo o acometimento da doença em crianças tem mudado. “O padrão da criança está começando a mudar, começaram a internar criança com padrão de acometimento pulmonar maior do que tí...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 08:25h
Ministro da Saúde

Pazuello diz a presidentes de Câmara e Senado que vai liberar recursos para UTIs

 

Após decisão da ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), que obriga o retorno do financiamento de leitos de UTI (unidade de tratamento intensivo) em três estados, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto ilustração), disse em reunião no Palácio do Alvorada, na noite de domingo (28), que o pagamento será retomado.

"Falamos a respeito da questão dos leitos de UTI, desta questão dos estados que o Ministério da Saúde precisa pagar os estados. Só estava faltando a medida provisória para liberar o recurso, então, o ministro Pazuello disse que este problema também será resolvido", afirmou à Folha o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Segundo Pacheco, o ministro confirmou que as demandas "são obrigações do Ministério da Saúde" que serão cumpridas.

Mais cedo, uma decisão da ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou ao Ministério da Saúde o custeio de UTIs para pacientes de Covid-19 nos estados da Bahia, do Maranhão e de São Paulo. (folhape)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 07:55h
Orçamento Geral da União

Termina hoje prazo para apresentação de emendas ao Orçamento de 2021

 

Termina nesta segunda-feira (1º) o prazo para apresentação de emendas ao Orçamento Geral da União de 2021 (PLN 28/2020) por deputados, senadores e bancadas estaduais. (Foto ilustração)

Pelo cronograma definido pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), a previsão é de que a votação final do texto, pelo plenário do Congresso Nacional, ocorra em 24 de março. Antes disso, na quarta-feira (3), o colegiado deve votar o parecer sobre a receita e o relatório preliminar da proposta. Já os relatórios setoriais da despesa serão votados entre os dias 15 e 19. Na CMO, o relatório geral deve ser votado até o dia 23 de março.

Emendas

De acordo com o texto, o valor total das emendas impositivas individuais por parlamentar é de R$ 16.279.986, distribuídos em até 25 emendas. Pelo menos metade desse valor deve ser destinada à saúde. Já emendas de bancadas estaduais com garantia de execução e contingenciamento proporcional ficam limitadas a R$ 241.460.468 por unidade da Federação.

Cada parlamentar poderá apresentar emendas individuais impositivas ao Orçamento no total de R$ 16.279.986, divisível em até 25 sugestões, todas de execução obrigatória. O cálculo foi feito ainda no ano passado pelas consultorias de Orçamento do Congresso Nacional.

Atraso

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 07:45h
Assembleia Legislativa

Covid-19: Alba adota atividades remotas até quarta-feira (3)

 
Foto: Reprodução/TV Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) adotou atividades remotas até a quarta-feira (3). A medida foi tomada após a determinação do governador Rui Costa, que prorrogou as medidas restritivas no estado, para evitar o colapso da rede de Saúde.

Assim como na restrição para a Bahia, as medidas remotas da Alba valem até as 5h de quarta. A determinação foi feita pelo presidente da casa, o deputado Adolfo Menezes. As atividades da Alba serão feitas à distância, pela internet, em home office.

Nesta segunda-feira (1º), a Bahia tem 84% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tanto adultos quanto pediátricos. No domingo (28), 3.133 novos casos da Covid-19 foram registrados.

Além disso, 90 mortes foram contabilizadas. Apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados no boletim de domingo. (G1/ Foto: Reprodução/TV Bahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 07:20h
Novo Coronavírus

Pesquisa brasileira avalia estresse em pacientes com covid-19

 

Pesquisadores da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizaram uma pesquisa para avaliar os efeitos do estresse oxidativo em pacientes com quadro grave de covid-19. Após analisarem 77 pessoas, o estudo concluiu que a gravidade da doença não é fator determinante para provocar mudanças no sistema de defesa antioxidante. (Foto ilustração)

Segundo a PUC, a pesquisa é a primeira a apontar para essa conclusão. No entanto, o posicionamento não é definitivo, pois outras pesquisas sugerem que o estresse oxidativo pode sim agravar várias doenças.

Durante a pesquisa, os pacientes, que estavam internados em um hospital em Curitiba, foram divididos entre os grupos com quadro de saúde moderado e com situação grave. No período avaliado concluiu-se que as pessoas com alta contagem de leucócitos e altos índices de PCR (Proteína C-reativa) permaneceram internados por mais tempo. Contudo, não foi encontrada relação entre a gravidade do quadro e o nível de estresse oxidativo.

O estresse oxidativo ocorre a partir do desequilíbrio entre a formação de radicais livres, moléculas responsáveis por enfermidades, e a capacidade antioxidante (proteção) das células. Dessa forma, são formados mais radicais do que antioxidantes, causado danos às células e provocando o desenvolvimento e o agravamento de várias doenças.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 07:09h
Alagoinhas

Prefeitura inicia nesta segunda-feira drive-thru da segunda dose para idosos com 90 anos

 

A Prefeitura de Alagoinhas, inicia, nesta segunda-feira (01), a aplicação da segunda dose da CoronaVac em idosos com 90 anos ou mais, que foram vacinados no drive-thru, nos dias 03, 04, 05 e 06 de fevereiro. A segunda dose para idosos acamados acontece em domicílio, mediante agendamento, através do número (75) 9 9933-8966. (Foto ilustração)

O objetivo é complementar a imunização contra a Covid-19 e, assim atingir o potencial máximo da vacina, que, segundo o Instituto Butantan, possui eficácia global de 50,38% e previne em até 78% os casos de internação hospitalar.

Local: drive-thru e ponto fixo para pedestres no Estádio Carneirão

Horário: de 08h às 16h

Documentação necessária: RG, CPF, cartão de vacinação e cartão SUS (se tiver). (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 07:03h
Brasil

PT vai para a nona campanha presidencial com candidatura própria

 

Tudo caminha para que o PT tenha a sua nona candidatura à presidência da República, em 2022. Com a primeira eleição em 1989, quando Lula disputou contra Fernando Collor de Mello e perdeu, o PT sempre teve um nome concorrendo e sendo bem votado. O partido ganhou quatro eleições presidenciais, sendo duas com Lula (que disputou cinco vezes) e duas com Dilma Rousseff. Em 2018 foi a vez de Fernando Haddad (foto ilustração) disputar, perdendo no segundo turno para Jair Bolsonaro. Haddad é de novo nome do PT para a disputa em 2022.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 07:00h
Feira de Santana

Comissão que trata dos direitos da mulher é composta só de homens

 

A comissão que trata dos direitos da Mulher na Câmara Municipal de Feira de Santana tem um dado curioso. Os três membros são do sexo masculino (Jhonatas Monteiro, Galeguinho e Petrônio Lima), apesar de terem sido eleitas para o Legislativo três mulheres (Gerusa Sampaio, Eremita Araújo e Lu de Ronny)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 06:56h
Feira de Santana

Petrônio Lima diz que terá uma ação efetiva em defesa da igualdade racial

 

Membro da Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Petrônio Lima (Republicanos-foto ilustração) pretende ter uma participação ativa nas ações da mesma, principalmente na questão da igualdade racial e fortalecimento do movimento negro. “Quero contribuir em busca de uma relação de respeito e igualdade entre as pessoas”, declarou Petrônio.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 06:55h
Câmara Municipal

Comissão de Saúde vai aos Hospitais de Feira de Santana

 

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana está visitando os hospitais do Município. Está vendo as estruturas, custos e atendimento. Lidera a Comissão o vereador Paulão do Caldeirão (PSC), que pretende apresentar um relatório ao Legislativo e à imprensa. Deve ter surpresas nessas visitas. Afinal, a crítica da população é que não há atendimento satisfatório.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 06:54h
Bahia

Marcelo Nilo admite ser candidato a senador ao lado de ACM Neto

 

Surpreendeu o deputado Marcelo Nilo (PSB-foto ilustração), sexta-feira (26) pela manhã, ao declarar que se convidado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) para a vaga de senador admite conversar. “Se chamado, eu vou avaliar”, afirmou o parlamentar, ressaltando que foi muito maltratado pelo governo do PT. “Gosto muito de Jaques Wagner e Rui Costa é um bom governador, mas vou avaliar”, declarou. Marcelo Nilo disse que foi convidado no passado por ACM Neto para uma vaga de senador ao lado de Paulo Souto ou de Geddel Vieira Lima. (Metrópole FM)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 06:51h
Câmara Federal

Marcelo Nilo: Metade da bancada do PSB é bolsonarista

 

O deputado federal baiano Marcelo Nilo (PSB) disse que metade da bancada e seu partido na Câmara Federal é bolsonarista. “Eles são mais bolsonaristas que a turma do PSL”, declarou, lembrando que o PSL foi o partido que elegeu Jair Bolsonaro. O PSB elegeu 30 deputados federais em 2018.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
Magno Felzemburg - Consumidor
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia