Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que haverá segundo turno para presidente no Brasil em 2022?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 06:50h
Norte da Bahia

Juazeiro acolhe determinação do Governo, fica fora do lockdown; segue toque de recolher

 

Em reunião virtual extraordinária que aconteceu na noite deste domingo (28), o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Covid-19 em Juazeiro decidiu acatar a nova determinação do Governo da Bahia, que prorrogou até o dia 7 de março o toque de recolher em todo o estado das 20h às 5h. Quando está proibida a circulação de pessoas e veículos em vias públicas, exceto em caso de urgência comprovada. (Foto ilustração)

Além disso, o pronunciamento de Rui Costa que ocorreu neste domingo, nas redes sociais oficiais do governador informou ainda a extensão do lockdown por mais 48 horas para algumas regiões do Estado.

Para as regiões Oeste, Nordeste e Norte, onde Juazeiro está localizada, não há determinação para o fechamento das atividades não essenciais. Nesse caso, Juazeiro segue com o toque de recolher das 20h às 5h, sem proibição de abertura do comércio em geral.

O Comitê aguarda ainda a publicação do decreto estadual para uma nova reunião, onde os detalhes da nova determinação de enfrentamento a covid-19 serão discutidas. (redegn/Ascom PMJ)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 06:20h
Oeste da Bahia

Prefeitura de Barreiras desliga mais de 500 servidores da educação

 

A Prefeitura de Barreiras demitiu mais de 500 servidores da educação na última semana. Sexta-feira (27) foi o último dia de trabalho desses profissionais no município. Para explicar o motivo dessas demissões, a Secretária de Educação de Barreiras, Cátia Alencar, concedeu uma entrevista exclusiva ao canal do Fala Barreiras no Youtube e comentou o assunto. (Foto ilustração: prefeitura de Barreiras)

Servidores da educação estavam com contratos vencidos De acordo com Cátia Alencar, os contratos dos servidores da educação que foram demitidos venceram no dia 31 de dezembro. A Prefeitura de Barreiras ainda prorrogou a validade desses contratos até fevereiro, para atender a demanda que surgiria a partir do retorno das aulas presenciais.

Como essa modalidade de ensino continua suspensa e as funções exercidas por esses servidores não são necessárias, como é o caso das meren deiras e monitoras de creches, não foi possível garantir a prorrogação desses contratos.

“O município segurou os contratos e processos seletivos por um ano, em atividade suspensa, em aula suspensa, em atividade remota suspensa. Então chegou ao ponto que a gente não conseguiu mais dar legalidade ao pagamento de contratos”, explicou Cátia Alencar.

No entanto, a Secretaria de Educação, a Prefeitura de Barreiras vai abrir um novo processo seletivo na segunda-...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 06:08h
Sul da Bahia

Presidente da CDL de Itabuna diz que prorrogação de decreto é "palhaçada"

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), Carlos Leahy (foto ilustração), atacou a decisão do governador Rui Costa de prorrogar o fechamento, por mais dois dias, das atividades econômicas não essenciais em 381 municípios:

– A coisa não pode ser feita dessa forma. A partir de amanhã vamos prorrogar mais dois dias. Domingo, oito horas da noite? Se é para ter lockdown por 3, 4, 5 dias, decreta logo 5 dias e não ficar com essa palhaçada, do jeito que está aí, de uma hora para outra, domingo, 20 horas, anunciar que vai ser prorrogado – disse ele em áudio enviado a filiados à CDL.

Leahy disse ainda que o anúncio da prorrogação na noite de domingo pode levar a aglomeração de trabalhadores nas portas das lojas na manhã desta segunda (1º), pois os comerciantes não teriam tempo suficiente para avisá-los da não abertura nos próximos dois dias. O dirigente lojista também falou que se houver repressão das forças de segurança haverá protesto dos comerciantes.

TOM AMENO APÓS LIGAÇÃO DO PREFEITO

O tom do dirigente da CDL somente mudou após ligação do prefeito Augusto Castro, quando ele explicou que os lojistas iriam respeitar a medida e disse que o gestor do município teria concordado que o anúncio da prorrogação das medidas restritivas ocorreu sem planejament...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 06:00h
Recôncavo da Bahia

Cruz das Almas: Câmara de Vereadores altera horário da próxima sessão

 

O Poder Legislativo de Cruz das Almas publicou no Diário Oficial, na tarde deste domingo, 28, a Portaria Nº 46 que dispõe sobre a alteração no horário de início da próxima Sessão Ordinária. Ficou definido que, por conta dos decretos estaduais que impõem o ‘Toque de Recolher’, a sessão acontecerá às 16h desta segunda-feira, 01. (Foto ilustração)

Em decorrência do momento atípico, os munícipes, por medida preventiva, devem evitar a presença física, devido ao aumento de casos confirmados de Coronavírus em todo território nacional. Portanto, a população em geral poderá acompanhar os trabalhos Legislativos através de transmissão ao vivo que será realizada nas páginas oficiais nas redes sociais: @camaramunicipalcruz no Facebook e Câmara Municipal Cruz no Youtube. (fortenanoticia)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 05:50h
Brasília

Pacheco e Lira esperam que Bolsonaro não vete projeto que facilita compra de vacinas

 

Os presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Arthur Lira (PP-AL), respectivamente, fizeram uma ponderação ao presidente Jair Bolsonaro para evitar vetos às propostas em vias de votação que facilitam a aquisição de vacinas, como forma de agilizar os procedimentos. (Foto ilustração)

Vacinação contra Covid-19 foi o tema central da reunião de Bolsonaro com Pacheco e Lira, com a participação dos ministros Paulo Guedes (Economia), Eduardo Pazuello (Saúde), Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Governo).

Proposta de iniciativa do próprio presidente do Senado altera a lei de maneira a proteger o gestor público que assine contrato com o laboratório Pfizer, por exemplo, que exige ser previamente isentado de responsabilidade no caso de eventuais efeitos colaterais de sua vacina.

A reunião também tratou da pauta de votações no Congresso, como o próprio presidente Bolsonaro divulgou em seu Twitter. Os presidentes do Senado e da Câmara manifestaram otimismo em relação à aprovação da PEC Emergencial.

O grupo também discutiu a aprovação do novo auxílio emergencial e de projetos envolvendo estímulo ao emprego. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 05:35h
Receita Federal

IR 2021: contribuinte pode enviar sua declaração a partir desta 2ª

 

Foi dada a largada para a entrega da declaração do IR (Imposto de Renda) 2021. O contribuinte que já pode enviar o documento para a Receita Federal a partir desta segunda-feira (1º). (Foto ilustração)

Quem já separou os comprovantes ou preencheu o documento assim que a Receita liberou o programa, no dia 24 de fevereiro, tem grande chance de conseguir um lugar nos primeiros lotes de restituição.

O Programa IRPF 2021 (clique aqui) pode ser baixando no site da Receita Federal nas versões Windows, Linux, MacOS e Multiplataforma. Também há opção de acessar o programa pelo celular nas versões iOS e Android.

Quanto mais cedo o contribuinte enviar a declaração, mais chance ele tem de receber a restituição nos primeiros lotes.

Por lei, o primeiro lote deve atender prioritariamente idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores (que tem o magistério como sua maior fonte de renda).

São esperadas 32 milhões declarações totalizando R$ 19,6 bilhões, similar à previsão do ano passado.

Quem atrasar a entrega terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido. (R7)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 05:27h
São Paulo

Butantan finaliza entrega de 3,9 milhões de doses da Coronavac à pasta da Saúde

 

O Instituto Butantan enviou, na manhã deste domingo (28), uma nova remessa de 600 mil doses da Coronavac, produzida em parceria com a Sinovac, para o Ministério da Saúde. A pasta será responsável por distribuir os imunizantes para os estados e municípios nesta semana. Com este carregamento, o Instituto finaliza a entrega de 3,9 milhões de doses em fevereiro. (Foto ilustração)

Os envios começaram a ser feitos na terça-feira (23). Para garantir celeridade no processo, o Butantan dobrou seu quadro de funcionários, e a fábrica está trabalhando todos os dias para dar conta da demanda.

Novas entregas já estão previstas para a primeira semana de março. De acordo com o cronograma divulgado pelo próprio Instituto, 1,7 milhão de doses da vacina serão entregues nos próximos dias. O objetivo é que até 30 de abril sejam enviadas 46 milhões de doses, segundo o primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde.

Até 30 de agosto, a expectativa é que o Instituto Butantan consiga entregar 54 milhões de doses, de acordo com o segundo contrato. Ou seja, ao todo, serão enviadas 100 milhões de doses que participarão do Plano Nacional de Imunização.

A Coronavac responde por 90% dos imunizantes que estão sendo utilizados no combate à pandemia no Brasil.

O Ministério da Saúde elaborou...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 05:26h
Distrito Federa

Em frente à casa de Ibaneis, manifestantes pedem fim do lockdown em Brasília

 

Um grupo de empresários e comerciantes do Distrito Federal realizou um ato contra o lockdown em frente à casa do governador Ibaneis Rocha (MDB) neste domingo (28.dom.2021). (Foto ilustração)

As novas restrições impostas pelo governo distrital começaram a valer à 00h01 deste domingo (28.fev.2021) e terão a duração de 15 dias.

O decreto foi alterado no último sábado (27.fev), o governador Ibaneis ampliou a permissão de estabelecimentos que podem continuar funcionando. Ao todo, 32 setores são autorizados a funcionar.

Eventos estão proibidos e a venda de bebida alcoólica depois das 20h também. Bares e restaurantes seguem barrados. O setor de alimentos operará só em esquema de delivery.

Os manifestantes exibiram cartazes com dizeres “não suportamos outro lockdown”, “governador, o comércio sangra”, “a fome e o desemprego também matam” e entoaram gritos como “cadê o dinheiro?”.

Participaram também da manifestação as deputadas federais Bia Kicis (PSL-DF) e Paula Belmonte (Cidadania), além da deputada distrital Júlia Lucy (Novo).

“Manifestação por leitos de UTI e emprego c/ isolamento em Brasília. Presença das deputadas federais @Biakicis, @paulambelmonte e distrital @julialucydf, além de representantes de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 05:23h
Educação

Prouni abre inscrições para lista de espera nesta segunda-feira

 

Interessados em entrar na lista de espera de bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) devem acessar a página de inscrição, com seu número e senha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente nesta segunda (1º) e terça-feira (2) e manifestar interesse em participar do processo. (Foto ilustração)

Diferentemente da segunda chamada, a espera não é automática. A inclusão na lista é exclusiva aos candidatos que participaram daquele processo seletivo do Prouni 2021 e não está aberta a novos inscritos.

O Prouni acontece sempre duas vezes por ano, para ingresso no primeiro e no segundo semestre. Quem não for chamado em lista de espera, cujo resultado será divulgado em 5 de março, tem que esperar até a edição seguinte para tentar novamente. Essa etapa comporta todas as vagas não preenchidas dentre as 162 mil oferecidas durante primeira e segunda chamadas desta edição do Prouni.

Comprovação

No caso de candidatos pré-selecionados em lista de espera, o período para comprovar as informações declaradas no ato da inscrição é de 8 a 12 de março. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salário...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 05:15h
"Fechar comércio é um desastre"

Bolsonaro fala de falta de UTI em 2015 para criticar lockdown

 

O presidente Jair Bolsonaro (foto ilustração) voltou a usar suas redes sociais neste domingo (28) para criticar os lockdowns e se posicionar contra as medidas sanitárias de distanciamento social promovidas por prefeitos e governadores para conter a disseminação do novo coronavírus.

O post faz referência a uma notícia divulgada no 3 de março de 2015 quando falta de leitos em UTI (Unidades de Terapia Intensiva) preocupavam o país. Na mesma publicação, Bolsonaro questiona: "O que aconteceu em março de 2015? A saúde no Brasil sempre teve seus problemas. A falta de UTIs era um deles e certamente um dos piores". Ele continua afirmando que "hoje, ao fecharem o comércio e novamente te obrigar a ficar em casa, vem o desemprego em massa com consequências desastrosas para o país".

Mais cedo o presidente já havia compartilhado um vídeo gravado por uma empresária que critica a decisão do governo do Distrito Federal de adotar lockdown, alegando que "lockdown mata!". Na legenda do post, o presidente escreve "O povo quer trabalhar" e "Brasília/DF".

Nas imagens, a empresária faz um depoimento dirigido ao governador Ibaneis Rocha (MDB) que condena o fechamento de comércio e serviços, falando "em nome dos meus funcionários e da minha empresa". "Tivemos um ano difícil e agora que estamos alavancando novamente o senhor vem e fecha tudo. Não faça isso governador...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 05:11h
Estados Unidos da América

Painel do CDC dos EUA aprova vacina da J&J contra a covid-19

 

Um painel consultivo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, da sigla em inglês) dos Estados Unidos votou neste domingo (28) pela recomendação de uso amplo da vacina da Johnson & Johnson contra a covid-19, o que representa a aprovação final, depois de o imunizante ter conseguido o aval pelos reguladores dos EUA no sábado (27). (Foto ilustração)

As autoridades estaduais e locais de saúde pública usarão as orientações da FDA (agência federal dos EUA que supervisiona a qualidade de medicamentos a alimentos) e do CDC ao administrarem as primeiras 4 milhões de doses.

O governo federal, por meio do parceiro de distribuição McKesson Corp, planeja enviar as primeiras doses na noite deste domingo ou na manhã de segunda-feira (1°).

O Comitê Consultivo em Práticas de Imunização (CCPI) desempenhou um papel importante na orientação dos Estados sobre como alocar doses escassas, embora os próprios entes federativos tenham a palavra final na distribuição das injeções.

Estudos comparativos

Um dos membros do painel observou durante uma apresentação neste domingo que ainda não há estudos comparando a vacina da J&J diretamente com os imunizantes da Pfzier-BioNTech e da Moderna Inc (já aprovados), mas que todas as vacinas foram altamente eficazes na reduçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 05:10h
Suprema Corte

STF aceita pedido de SP, MA e BA para Saúde pagar UTI de pacientes com Covid-19

 

Ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber (foto ilustração) acolheu um pedido feito pelas Procuradorias dos Estado de São Paulo, do Maranhão e da Bahia para que o Ministério da Saúde volte a financiar leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) destinados a pacientes com Covid-19.

No dia 8 de fevereiro o governo do Maranhão apresentou uma ação no STF para que o Ministério da Saúde reabilitasse leitos de UTI custeados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e destinados a pacientes com Covid-19. Dois dias depois foi a vez do governo de São Paulo apresentar uma ação para reverter decisão de desabilitar leitos privados de UTI. Já a Procuradoria-Geral do Estado da Bahia protocolou a ação no dia 18.

No começo do mês, o Ministério da Saúde havia informado que não havia nenhum ato administrativo de desabilitação de leitos de UTI para Covid-19.

Segundo o governo de São Paulo, o Ministério da Saúde chegou a custear um total de 3.822 leitos de UTI em São Paulo no decorrer da pandemia, mas reduziu esse financiamento e “passou a subsidiar o funcionamento de apenas 564 leitos em 2021”, informou em nota. O governo estadual diz que, com a decisão, o Ministério da Saúde terá que arcar com um total de 3.258 leitos de UTI no estado.

De acordo com a Procuradoria-Geral paulista, a decisão do STF "é uma g...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 05:06h
Coronavírus no Brasil

Brasil atinge 10,5 milhões de casos de covid e 254,9 mil mortes

 

O Brasil registrou nas últimas 24 horas um acréscimo de 721 mortes por covid-19 e 34.027 novos casos confirmados, segundo dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e divulgados pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) neste domingo (28). (Foto ilustração)

Com os números atualizados às 18h, o país chega à marca de 254.942 mortes em decorrência da covid-19, além de 10.551.259 casos acumulados desde o início da pandemia. Deste total, o Ministério da Saúde estima que 9,3 milhões já tenham se recuperado.

São Paulo, Minas Gerais e Bahia se mantêm como os estados com maiores números de casos confirmados.

A média móvel de mortes diárias atingiu o patamar recorde de 1.205, aumento de 9,3% em relação ao registrado há 14 dias.

Já a média móvel de novos casos por dia é de 54.726. Na comparação com 14 de fevereiro, houve alta de 23,2%. (web)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 05:04h
Covid-19 na Bahia

Boletim epidemiológico registra 90 óbitos por Covid-19 e governo abre 17 leitos de UTI

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 90 óbitos, 3.133 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.119 recuperados (+0,5%). Dos 684.037 casos confirmados desde o início da pandemia, 651.712 já são considerados recuperados, 20.506 encontram-se ativos e 11.819 tiveram óbito confirmado. Para reduzir a pressão na rede assistencial que atende pacientes graves com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19), o Governo da Bahia abriu 27 novos leitos neste final de semana, sendo 17 de UTI nos hospitais estaduais em Santo Antônio de Jesus e Seabra. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.035.483 casos descartados e 158.727em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (28). Na Bahia, 42.954 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Ontem 28, foram registradas 90 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.819representando uma letalidade de 1,73%. Dentre os óbitos, 56,52% ocorreram no sexo masculino e 43,48% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,03% corresponderam a parda, seguidos por branca com ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 50 novos casos; não houve cominado de morte neste domingo (28)

 

Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19, nas últimas 24h. Até agora são exatamente 24.434 pacientes recuperados, índice que representa 95,4% dos casos confirmados. Enquanto isso, oito exames foram negativos e 50 positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 99 pacientes internados no município e 739 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde neste domingo (28).

NÚMEROS DESTE DOMINGO 28 de fevereiro de 2021

Casos confirmados no dia: 50

Pacientes recuperados no dia: 30

Resultados negativos no dia: 8

Total de pacientes hospitalizados no município: 99

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 739

Total de casos confirmados no município: 25.612 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2021)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 640

Total de recuperados no município: 24.434

Total de exames negativos: 37.060 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de fevereiro de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
Magno Felzemburg - Consumidor
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia