Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que haverá segundo turno para presidente no Brasil em 2022?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 13:18h
Feira de Santana

Com 68 anos, prefeito Colbert Martins é vacinado contra Covid 19

 
Foto Secom

O prefeito de Feira de Santana, 68 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid 19, neste sábado (27), no Posto de Saúde da Família, no bairro do Subaé. O gestor feirense mesmo sendo médico e podendo ter sido vacinado como profissional que atua na linha de frente, optou por esperar a sua faixa etária para receber o imunizante. 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 12:28h
Covid 19

Feira de Santana é a 6ª cidade brasileira que mais salva vidas na pandemia

 
Foto Reprodução Exame

O município de Feira de Santana aparece em 6º lugar no ranking de cidades brasileiras que mais salvam vidas, durante a pandemia da Covid 19. A informação foi divulgada pela revista Exame e leva em conta o número de pessoas que morreram de coronavírus até o momento, e aponta a importância das políticas públicas implementadas para o combate ao vírus. A cidade de Petrolina (PE) é a primeira cidade entre as 100 cidades brasileiras com o menor número de mortos vítimas da Covid 19.

Um fato chama atenção, todas as 10 primeiras cidades do ranking são do interior do país, das mais diferentes regiões. Da Bahia, além de Feira de Santana, também aparece o município de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 11:28h
Feira de Santana

Uefs mantém suspensão das atividades presenciais até 7 de abril

 
Foto Reprodução

No dia 23 de fevereiro, a Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), comunicou à comunidade universitária que, todas as atividades presenciais/práticas de graduação, pesquisa e pós-graduação estariam suspensas no período de 25 de fevereiro a 26 de março (hoje). A decisão foi baseada em orientações do Comitê Emergencial de Crise da Pandemia da COVID-19. Na ocasião, o agravamento do quadro pandêmico do Coronavírus - com alto número de casos confirmados, alto número de óbitos e alta taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI - contribuiu para embasar tais orientações.

O cenário continuou em avaliação pelo Comitê, e, diante da constatação de que os indicadores da COVID-19 pioraram, continuam vigentes as orientações de suspensão das atividades práticas/presenciais, e da utilização ao máximo possível de recursos de trabalho remoto mediado por tecnologias digitais. Assim, a Administração Central comunica a prorrogação, até 07 de abril, das medidas restritivas a atividades presenciais, nos âmbitos acadêmico e administrativo.

Caso haja situações de inadiável necessidade de realizar atividades em laboratórios, enquanto durarem as medidas restritivas, deverá ser observada a Instrução Normativa REITORIA 003/2020, autorizando um número máximo de 03 (...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 10:30h
Feira de Santana

Idosos a partir dos 65 anos podem receber a vacina contra Covid-19 apenas este sábado, 27

 

Idosos a partir dos 65 anos podem receber a vacina contra Covid-19 excepcionalmente este sábado, 27. A vacinação acontece em onze Unidades Básicas de Saúde em Feira de Santana das 8h às 13h. (Foto ilustração)

É que, por conta da baixa demanda e para evitar o desperdício de doses, a Secretaria Municipal de Saúde reduziu de 68 para 65 a faixa etária. Aqueles acima dos 68 anos serão atendidos conforme agendamento. Já dos de 65 a 67 anos por demanda espontânea.

É necessário apresentar o documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e caderneta de vacinação. Na segunda-feira, 29, a vacinação volta a ser permitida apenas para os de 68 anos acima.

Os idosos que ainda não agendaram a vacinação contra Covid-19, podem solicitar a familiares ou responsáveis que se dirijam à unidade de saúde mais próxima para fazer o agendamento da vacina.

Veja os locais da vacinação:

UBS Baraúna

UBS Caseb 1

UBS Caseb 2

UBS CASSA

UBS CSU

UBS Irmã Dulce

UBS Jardim Cruzeiro

UBS Mangabeira

UBS Sub...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 08:20h
Eleições 2022

José Ronaldo é o melhor posicionado da oposição para o Senado

 

A pesquisa do Instituto Paraná Pesquisa, ao levantar números para o Senado Federal, com eleições previstas para 2022, trouxe o seguinte cenário: Com 11 nomes, Rui receberia 45,5% dos votos, enquanto Otto seria opção para 9% dos eleitores. Bem próximo ao socialdemocrata estaria o ex-prefeito de Feira de Santana e candidato derrotado ao governo da Bahia em 2018, Zé Ronaldo (foto ilustração), com 7,3%, que é o melhor nome posicionado da oposição ao grupo que lidera o Governo da Bahia.

Demais nomes para o Senado

Cacá Leão (PP), com 4,2%; Leo Prates (PDT), 2,4%; Márcio Marinho (Republicanos), com 2%, Guilherme Bellintani (sem partido), com 1,8%; João Gualberto (PSDB), com 1,7%; Elmar Nascimento (DEM), com 1,6%; Marcelo Nilo (PSB), com 1,3%; e Félix Jr. (PDT), com 1,1%. 2.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 08:18h
Prefeitura Municipal

Pedrão: Vereadores pedem auxílio emergencial por unanimidade

 

A Câmara Municipal de Pedrão, na sessão desta quinta-feira (25) aprovou requerimento assinado por todos os vereadores (9) endereçado ao prefeito Sosthenes Serravalle (PSD), pedindo ao gestor a criação de um auxílio emergencial municipal. O objetivo é atender as pessoas carentes pois, segundo os vereadores, algumas já estão passando fome. Tudo por conta da pandemia com o novo coronavírus.
    

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 08:15h
Campanha eleitoral

Eleições: Centrão fica com quem para presidente em 2022?

 

O centrão, que nos quatro governos do PT esteve ao lado de Lula e Dilma Rousseff na presidência da República, para as eleições de 2022 as apostas são de que é incerto quem vai apoiar, apesar de estarem no governo de Jair Bolsonaro. O certo é esperar. Mas já há uma previsão: Vai ficar com quem estiver melhor.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 08:12h
Ex-presidente da Câmara

Arlindo Chinaglia é escolhido líder da oposição na Câmara Federal

 

A oposição na Câmara Federal, que tem pouco mais de 130 deputados federais, já tem o seu líder. Trata-se do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP-foto ilustração). Ele já foi presidente da Câmara Federal. Esse cargo vai ser muito importante no atual quadro político de muita turbulência e de ano que antecede as eleições presidenciais de 2022.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 08:11h
Aprovado na Câmara

Auxílio Cultural de R$ 1.100 chega em boa hora na capital baiana

 

O auxílio de R$ 1.100 aprovado pela Câmara de Salvador para o pessoal da cultura cai como uma luva, segundo um dos beneficiários. É que muitos agentes culturais vivem dias difíceis, sem nada fazer.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 08:08h
Eleições na Bahia

ACM Neto deve costurar com cuidado sua chapa para 2022

 

A informação veiculada pela imprensa da capital de que o nome de Bellintani é o preferencial de ACM Neto (foto ilustração) para compor a chapa, pode colocá-lo em situação difícil com os seus principais aliados. E aí, claro, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), melhor posicionado para o Senado Federal com 7,3% das intenções de votos.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 08:06h
Crista da onda

João Doria volta ao cenário nacional com a vacina ButanVac

 

Ao anunciar que o país terá uma vacina genuinamente brasileira, feita em São Paulo pelo Instituto Butantã, o governador paulista João Doria (PSDB-foto) volta à crista da onda no cenário nacional e até internacional. Na coletiva de ontem, em São Paulo, o anúncio foi transmitido para todo o mundo através das redes internacionais de TV e agências de notícias. Projeto de 2022 vivo para presidente da República.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 08:03h
Eleição presidencial

PT se aproxima do PSOL e PSB na Câmara de olho em 2022

 

Em um gesto de aproximação com o PSOL e PSB, visando a eleição presidencial de 2022, o PT abriu mão dos principais cargos da oposição na Câmara dos Deputados e apoiou a escolha de nomes das duas legendas. A liderança da minoria será ocupada por Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e a da oposição por Alessandro Molon (PSB-RJ). Com 56 deputados, o PT tem a maior bancada da Casa e, por isso, teria a prerrogativa de escolher nomes do partido para ocupar as duas lideranças. "A ideia é unificar toda a oposição na ação política. Foi um gesto de aproximação em nome da unidade da esquerda", disse ao Estadão o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que participou das conversas e é um dos interlocutores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara. (Estadão)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 08:00h
Feira de Santana

Feira recebe mais 12.630 doses da vacina contra Covid-19

 

Mais 12.630 doses da vacina contra Covid-19 foram recebidas pela Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira, 26. (Foto ilustração)

São 7.440 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, e 5.190 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Os imunizantes serão aplicados nos idosos.

Feira de Santana já aplicou cerca de 89,6% das doses da vacina contra Covid-19 recebidas pela Prefeitura, de acordo com o site da Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab).

O Governo Municipal recebeu, até o momento, o quantitativo total de 88.514 doses. Sendo 64.929 da Coronavac e 23.585 da Oxford/AstraZeneca. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 07:30h
Macro Região Sul da Bahia

NRSSUL recebeu na tarde desta sexta-feira 40.280 doses de vacinas contra o Covid-19

 

O Núcleo Regional de Saúde Sul recebeu na tarde desta sexta feira 40.280 doses de vacinas contra o COVID 19 de dois laboratórios: BUTANTAN E FIOCRUZ referente à 10ª remessa. Com essa remessa foi atingido o total de 152. 710 doses distribuídas da Macro Região Sul para 1ª dose, tendo um total de 134.504 pessoas vacinadas (88,1%). (Foto ilustração)

Doses por região:

Ilhéus: 7.700

Gandu: 6.220

Itabuna: 13.400

Jequié: 12.960

Receberão as doses os municípios que já aplicaram 85% das doses recebidas (acumulado).

Público alvo:

Idosos com 60 anos ou mais de fora escalonada

Pessoas com doença renal crônica em tratamento de hemodiálise

População quilombola. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 07:10h
Costa do Descobrimento

Prefeito de Santa Cruz Cabrália confirma vacinação contra Covid-19 para público acima dos 65 anos

 

O prefeito de Santa Cruz Cabralia, Agnelo Santos, através da Secretaria de Saúde do Município, anunciou nesta sexta-feira, 26, o início da vacinação contra Covid-19, para pessoas com idades acima de 65 anos, neste sábado, 27. (Foto ilustração)

O público morador da Orla Norte da cidade, acima dos sessenta e cinco anos, deve procurar o PSF de Santo Antônio, que atenderá também as pessoas das localidades de Santo André e do Guiau. A vacinação começa às 8 hs e terminará às 14hs.

O prefeito Agnelo Santos, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Costa do Descobrimento, está atento às questões da Saúde Pública da região, o que tem motivado a agregar todos os gestores a aderirem ao Consórcio, embora, os dois principais municipios desta região, até o momento, continuam irredutíveis, fato que tem criado impasses, até medmo para o futuro funcionamento da Policlínica Regional, um dos mais importantes equipamentos de Saúde Pública, a ser implantado no extremo sul, a bem da população regional. (agazeta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 07:00h
Sul da Bahia

Juiz suspende toque de recolher em Itabuna

 

O juiz da 1ª Vara Criminal de Itabuna, Murilo Luiz Staut Barreto, suspendeu o toque de recolher em Itabuna, concedendo um habeas-corpus coletivo. A medida, que é inconstitucional, foi decretada pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Itabuna, proibindo as pessoas de sair de casa depois das 18 horas até 5h do dia seguinte. (Foto ilustração: prefeitura de Itabuna)

Staut considera que existe o risco evidente de "mal grave e de difícil ou impossível reparação". Ele cita o fato de que qualquer pessoa que esteja na rua depois das 18 horas possa ser "detida, multada, presa, autuada ou ter sua liberdade restringida, com a possibilidade de ter registro criminais, ainda que pessoas de bem, trabalhadoras".

O juiz diz que "com base nas disposições constitucionais e legais, havendo indícios de inconstitucionalidade, ilegalidade e da possibilidade de privações de liberdade... " ele concede, liminarmente, habeas corpus coletivo e preventivo, com expedição de salvo-conduto pessoal e coletivo.

Staut observa que sua decisão não interfere nas outras medidas e exigências, como o uso da máscara, o distanciamento social, a não aglomeração de pessoas ou o uso de álcool em gel. Também não inclui casos individuais de quarentena e isolamento dentro da lei. (aregiao)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 06:50h
Ministério da Educação

Resultado final do Enem será divulgado na segunda, após as 18h

 

O Ministério da Educação disponibiliza na próxima segunda-feira (29) as notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão impressa, digital. Os participantes poderão conferir os resultados individuais das provas na Página do Participante ou no aplicativo do exame, após as 18h (horário de Brasília). (Foto ilustração)

De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador da prova, também estarão disponíveis as notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do Governo Federal. Caso o aluno tenha esquecido a senha, o sistema permite recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar no link “Esqueci minha senha”. O sistema apresentará diversas formas para recuperar a conta (validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular). O candidato escolherá uma das opções para receber o código de verificação e, em seguida, gerar uma nova senha.

Além do resultado da redação, que varia de zero a 1000, os participantes também poderão conferir as notas individuais referentes às provas das quatro áreas ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 06:30h
Irregularidades na compra de respiradores

Governador de Santa Catarina é afastado do cargo por até 120 dias

 

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL-Foto), ficará afastado do cargo por até 120 dias, a partir da próxima terça-feira (30). O Tribunal Especial de Julgamento aceitou a denúncia de impeachment por 6 votos a 4. O tribunal ainda irá analisar as provas e marcar o julgamento final do caso.

Carlos Moisés é acusado de crime de responsabilidade por fraude na compra de 200 respiradores, que custaram R$ 33 milhões, com dispensa de licitação, em março de 2020. O caso também envolve um hospital de campanha. A vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), assume o cargo neste período.

O Tribunal Especial foi formado por cinco desembargadores e cinco deputados estaduais. Todos os magistrados e um dos deputados votaram a favor do afastamento de Carlos Moisés. O governador já ficou um mês fora do cargo em 2020 em outro processo de impeachment, mas acabou absolvido.

Dos 200 respiradores comprados pelo governo de Santa Catarina, apenas 11 estão sendo usados, e a gestão tenta recuperar parte do dinheiro investido no negócio. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 06:25h
Sudoeste da Bahia

Proibição da venda de bebida alcoólica na região de Brumado é prorrogada para 5 de abril

 

O novo decreto do Governo do Estado que será publicado no Diário Oficial deste sábado (27) irá prorrogar a restrição da comercialização de bebidas alcoólicas na região de Brumado, no sudoeste baiano. A medida, que estava em vigor até esta sexta-feira (26), agora terá validade até as 5h de 5 de abril. (Foto ilustração: prefeitura de Brumado)

Está vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). A ação visa conter aglomerações e o avanço da pandemia do coronavírus. Os estabelecimentos comerciais deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas.

A região de Brumado inclui os seguintes municípios: Aracatu, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Brumado, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Guajeru, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Malhada de Pedras, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 06:15h
Feira de Santana

Veja os locais de vacinação contra a Covid neste sábado

 

Neste sábado, 27, a Secretaria Municipal de Saúde vai vacinar os idosos com 68 anos ou mais nas Unidades Básicas de Saúde. A vacinação vai ocorrer das 8h às 13h. (Foto ilustração)

As doses da vacina contra a Covid-19 serão aplicadas nos idosos que fizeram o agendamento prévio. Eles devem apresentar o documento de identidade com foto e o comprovante de residência.

Os idosos, que ainda não agendaram a vacinação contra Covid-19, podem solicitar a familiares ou responsáveis que se dirijam à unidade de saúde mais próxima para fazer o agendamento da vacina.

Veja os locais da vacinação:

UBS Baraúna

UBS Caseb 1

UBS Caseb 2


UBS CASSA

UBS CSU

UBS Irmã Dulce

UBS Jardim Cruzeiro

UBS Mangabeira

UBS Subaé

UBS Serraria Brasil

UBS Dispensário Santana. (Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 06:00h
Suprema Corte

Impeachment do ministro Alexandre de Moraes avança no Congresso

 

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) entregou ontem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), o abaixo-assinado com quase de 3 milhões de assinaturas pelo pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes (foto ilustração). Kajuru estava acompanhado dos senadores Styvenson Valenti (RN) e Eduardo Girão (CE), ambos do Podemos. Segundo fontes próximas de Kajuru, a “sensação” é de que o presidente do Senado não engavetará a proposta. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Rodrigo Pacheco prometeu aos senadores do Podemos que enviaria o pedido para análise da consultoria jurídica do Senado.

Caso a assessoria jurídica do Senado dê parecer favorável ao pedido de análise do pedido de impeachment, a proposta segue para a CCJ.

As assinaturas começaram a ser recolhidas na segunda-feira (15), na quarta (17) já havia mais de 2,5 milhões de nomes no pedido. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 05:50h
Brasil

Fiocruz recebe material para produção de mais 12 milhões de doses

 

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) vai receber neste fim de semana mais dois lotes de material vindos da China para produção de vacinas contra a covid-19, em parceria com a Oxford/AstraZenca. A remessa será suficiente para a produção de mais 12 milhões de doses, além de um lote que chegará na próxima semana para cinco milhões de vacinas. (Foto ilustração)

Cada lote tem, em média, 230 litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo). As remessas se somam aos insumos já recebidos nesta quinta-feira (25) e em fevereiro, equivalentes a 15 milhões de doses, e que estão sendo processados em Bio-Manguinhos/Fiocruz (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos). As datas exatas da chegada não haviam sido divulgadas até a noite desta sexta-feira (26).

A Fiocruz iniciou, na última semana, a entrega das vacinas produzidas em Bio-Manguinhos/Fiocruz com o IFA importado e já disponibilizou mais de um milhão de doses ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

Até o final da próxima semana, estão previstas outras entregas, totalizando aproximadamente 3,9 milhões de doses. A previsão é de que em abril sejam entregues mais de 18 milhões de doses. Os lotes de IFA que chegam nas novas remessas de março cobrem as entregas de abril e parte das doses a serem disponibilizadas em maio.

As entregas ao Ministé...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 05:40h
Imbróglio da vacina brasileira

Pesquisador diz que vacina Butanvac foi desenvolvida nos EUA

 

O hospital Mount Sinai, de Nova York, afirmou que a Butanvac, anunciada pelo Instituto Butantan e pelo governo de São Paulo como "100% brasileira", teve a pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos. (Foto ilustração)

A informação foi divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" e confirmada pela CNN.

Peter Palese, diretor de microbiologia do Instituto Icahn, da escola de Medicina do hospital, disse à CNN que a arquitetura científica da vacina foi toda criada nos Estados Unidos e licenciada de graça para o Instituto Butantan, pois os pesquisadores procuravam instituições com condições técnicas e tecnológicas para produzir o imunizante.

O acordo foi feito com instituições na Tailândia e Vietnã, onde já começaram os testes da fase 1 com cerca de 100 pessoas, sem efeitos adversos até agora. Palese disse também que estão sendo pesquisadas possíveis mudanças na vacina para lidar especificamente com a variante brasileira, com resultados nas próximas duas ou três semanas.

A vacina será toda produzida no Brasil, sem precisar que o país receba nenhum tipo de insumo ou produto.

O governo do estado de São Paulo anunciou a criação da Butanvac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida integralmente pelo Instituto ButantanFoto: LECO VIANA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 05:30h
Covid-19

Ministro anuncia desenvolvimento de vacina financiada pelo governo

 

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes (foto ilustração), anunciou ontem (26) que pesquisadores financiados com recursos do governo federal entraram com pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de realização de testes para uma vacina contra a covid-19, batizada de Versamune-CoV-2F.

O imunizante está sendo desenvolvido pelo pesquisador Célio Lopes Silva, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, em parceria com as empresas Farmacore Biotecnologia e PDS Biotechnology Corporation.

A solicitação apresentada na quinta (25) pelo grupo foi para que os pesquisadores envolvidos no desenvolvimento do imunizante possam dar andamento às fases 1 e 2 dos testes clínicos, que envolvem a avaliação em humanos. Marcos Pontes informou que inicialmente serão 360 voluntários.

O anúncio foi feito horas depois de o governador de São Paulo, João Doria, anunciar que o Instituto Butantan está desenvolvendo uma nova vacina totalmente nacional, a Butantanvac, e que o órgão entrará com pedido de autorização na Anvisa para os estudos clínicos.

Perguntado por que o anúncio do governo federal foi no mesmo dia do realizado pelo governo de São Paulo, Pontes disse que é uma “coincidência”. “Não tem nada a ver uma coisa com a outra. E...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 05:26h
Governo Federal

Governo acerta novos voos de Portugal para repatriar brasileiros

 

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou nesta sexta-feira (26) que está previsto um novo voo de repatriação de brasileiros no próximo dia 30, vindo de Lisboa, em Portugal. A viagem será realizada pela companhia aérea Azul, conectando a capital portuguesa ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). No próximo dia 27 de março, também está previsto um voo de repatriação de Lisboa, operado pela Latam, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. (Foto ilustração)

Assim como os quatro voos já realizados desde o início do ano (três da TAP e um da Latam), que transportaram 733 cidadãos brasileiros de volta ao Brasil, as novas operações da Latam e da Azul têm caráter privado. Os interessados devem verificar diretamente com as companhias aéreas a marcação ou eventual reaproveitamento de bilhetes. Segundo o governo brasileiro, tendo em vista o estado de emergência e as restrições vigentes em Portugal, somente poderão ingressar no aeroporto de Lisboa os passageiros com bilhetes confirmados pelas companhias.

Ainda segundo a pasta, a embaixada do Brasil em Lisboa e os consulados-gerais em Porto e Faro poderão prestar assistência aos brasileiros que desejarem retornar. (Claudia Felczak)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 05:23h
Imunizante da Oxford/AstraZeneca

Fiocruz entrega 728 mil doses de vacina contra covid-19

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou ontem (26) que está entregando ao Ministério da Saúde um carregamento de 728 mil doses de vacina de Oxford/AstraZeneca, produzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). (Foto ilustração)

Na próxima semana, a Fiocruz deve entregar mais 2,1 milhões de doses da vacina contra a covid-19, totalizando 3,9 milhões no mês de março.

Insumos

A Fiocruz informou ainda receberá amanhã (27) mais duas remessas do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), insumo usado na produção de vacinas, suficientes para produzir 12 milhões de doses. Na próxima semana, está prevista mais uma carga de IFA para a produção de 5 milhões de vacinas.

Somando-se à remessa recebida ontem, a Fiocruz conseguirá entregar mais 23 milhões de doses da vacina AstraZeneca. As vacinas produzidas com esses insumos deverão ser repassadas ao Ministério da Saúde nos meses de abril e maio deste ano. (Fábio Massalli)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 05:20h
Governo Federal

Decreto regulamenta o pagamento do Auxílio Emergencial 2021

 

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto que regulamenta o pagamento do Auxílio Emergencial 2021, instituído no último dia 18 de março por meio de Medida Provisória. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na tarde desta sexta-feira (26). O apoio financeiro será pago a trabalhadores informais de baixa renda e aqueles inscritos em programas sociais como o Bolsa Família, caso o novo benefício seja mais vantajoso. A previsão é que os pagamentos comecem a partir do dia 4 ou 5 de abril, segundo informou o próprio presidente em sua live semanal nas redes sociais. (Foto ilustração)

A nova rodada do Auxílio Emergencial pagará quatro parcelas com valor médio de R$ 250 cada uma. Esse valor pode chegar a R$ 375, no caso de famílias que tenham apenas a mãe como provedora, ou R$ 150, no caso de família unipessoal (formada por uma única pessoa). Ao longo do ano passado, o auxílio chegou a atingir 68 milhões de pessoas, mas agora o novo programa deve atender, nas projeções do governo, cerca de 45,6 milhões de famílias. Essa redução se dá, segundo o governo, após o cruzamento de dados que concentrou as transferências no público considerado mais vulnerável.

Pelo decreto, as parcelas do auxílio serão pagas independentemente de novo requerimento, desde que o beneficiário atenda aos requisitos estabelecidos na Medida Provisória. O governo vai usa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar fecha a R$ 5,74 e tem maior alta semanal em nove meses

 

Em um dia de bastante volatilidade no mercado financeiro, o dólar subiu para R$ 5,74 e encerrou esta sexta-feira (26) com a maior alta semanal em nove meses. A bolsa de valores subiu 0,91%, embalada pelo desempenho das commodities (bens primários com cotação internacional). (Foto ilustração)

O dólar comercial fechou a semana vendido a R$ 5,741, com alta de R$ 0,071 (+1,25%). A divisa operou perto da estabilidade durante a manhã, mas firmou a tendência de alta ao longo da tarde. A cotação está no maior valor desde o último dia 9, quando tinha fechado a R$ 5,79.

A moeda norte-americana encerrou a semana com alta de acumulada de 4,67%, na maior valorização semanal desde meados de junho do ano passado. Nesta sexta, o dólar subiu perante a lira turca e o peso chileno, mas recuou ante o rublo russo e o peso mexicano.

As tensões do câmbio não contaminaram o mercado de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou esta sexta-feira aos 114.781 pontos, com alta de 0,91%, com ganhos pelo segundo dia seguido.

A valorização das commodities no mercado internacional beneficiou as ações da Petrobras e da mineradora Vale, que são as mais negociadas no Ibovespa. Apesar do desempenho de hoje, o indicador encerrou a semana com queda de 1,24%.

Fatores domésticos e externos criaram tensão no mercado nesta sexta. A aprovação do Orçam...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil bate novo recorde e registra 3.650 mortes em 24 horas

 

O Brasil bateu seu novo recorde de mortes registradas em 24 horas, com 3.650. Este total supera a maior marca anterior, de 3.250, na terça-feira (23). É mais de 50% acima da média móvel da última semana epidemiológica (14 a 20 de março), que ficou em 2.236 óbitos. (Foto ilustração)

A marca ainda não inclui os dados do Ceará, que vem apresentando problemas técnicos para atualizar seus dados de novas mortes e casos. Com a soma de óbitos desse estado, o número deve aumentar.

O total de vidas perdidas para a pandemia alcançou 307.112. Ontem, a soma estava em 303.462 óbitos. Ainda há 3.538 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

O país também teve 84.245 novos diagnósticos confirmados entre ontem e hoje. Ontem, o país teve pela primeira vez mais de 100 mil novos casos confirmados em 24 horas. O total de pessoas que pegaram covid-19 desde o início da pandemia alcançou 12.404.414. Ontem, o total de pessoas infectadas até o momento estava em 12.320.169.

Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada na noite desta sexta-feira (26). O balanço é produzido com as informações coletadas pelas autoridades estaduais e locais de saúde.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

155 mortes: Bahia tem novo recorde de óbitos por Covid-19 registrados em 24 horas

 

Nesta sexta-feira (26) foram registrados 155 óbitos por Covid-19, o maior número desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico sobre a doença. Anteriormente este recorde havia sido no dia 18 de março, quando houve registro de 153 mortes. Apesar de os óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados ontem . (Foto ilustração)

A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 14.786, representando uma letalidade de 1,88%. Dentre os óbitos, 55,79% ocorreram no sexo masculino e 44,21% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,94% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,32%, preta com 15,17%, amarela com 0,51%, indígena com 0,14% e não há informação em 7,92% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 68,08%, com maior percentual de doenças c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra144 casos e 5 óbitos; total de mortes chega a 529 nesta sexta-feira (26)

 

Feira de Santana manteve a marca de 26.217 curados da Covid-19, índice que representa 86,9% dos casos confirmados. Nas últimas 24h, o município registrou mais 345 exames negativos e 144 positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 145 pacientes internados no município e 3.423 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais cinco mortes. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (26).

NÚMEROS DESTA SEXTA-FEIRA 26 de março de 2021

Casos confirmados no dia: 144

Pacientes recuperados no dia: 0

Resultados negativos no dia: 345

Total de pacientes hospitalizados no município: 145

Óbitos comunicados no dia: 5

Datas dos óbitos: 10/10/2020, 06/03/2021, 18/03/2021, 19/03/2021, 20/03/2021

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por Covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacie...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 16:20h
Senado Federal

Covid-19: Pacheco vai levar demandas de governadores a reunião do comitê

 

Interlocutor escolhido para fazer a ponte entre governadores e o comitê nacional criado para enfrentar a crise da covid-19, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto ilustração), disse nesta sexta-feira (26), após o primeiro encontro com os gestores estaduais, que estão na lista de prioridades soluções para questões como insumos da intubação, fornecimento de oxigênio, abertura de leitos e distribuição centralizada e das vacinas. Pacheco levará as reivindicações dos governadores ao comitê que reúne os chefes dos três Poderes e o Ministério da Saúde na primeira reunião do grupo, prevista para segunda-feira (29), no Palácio do Planalto.

Com relação ao Plano Nacional de Vacinação, os governadores defenderam a centralização da distribuição de vacinas nas secretarias de Saúde dos estados. Também pediram uniformização, para que haja equilíbrio entres os estados na vacinação por faixa etária.

— São reivindicações muito justas, mas é preciso sentar, conversar e ter a interlocução necessária para isso. Farei questão de levar ao presidente da República, para que cheguemos a um denominador comum — disse.

Questionado sobre a meta do Ministério da Saúde de vacinar 1 milhão de pessoas por dia a partir de abril, Pacheco avaliou que é possíve...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 15:40h
Câmara Federal

Câmara registra 112 casos de covid-19 em apenas um mês. 21 servidores já morreram

 

A Câmara dos Deputados registrou 112 casos de covid-19 durante o mês de fevereiro. Os números foram fornecidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI) a pedido do Congresso em Foco. Os casos de infectados não são mais divulgados pela assessoria de imprensa da Câmara desde o dia 26 de fevereiro, quando foi questionada pelo site. (Foto ilustração/G1)

De acordo com a informação, as infecções foram registradas durante o período de trabalho semipresencial na Casa, do dia 01/02 ao dia 28/02, quando aconteceram as eleições da Mesa que elegeu o presidente Arthur Lira (PP-AL). Os números do mês de março também foram solicitados, mas a Câmara respondeu que ainda não foram consolidados.

21 secretários parlamentares da Casa - servidores ligados aos gabinetes dos deputados - morreram em decorrência da covid-19 desde o início da pandemia até fevereiro de 2020. Segundo os dados, o mês em que mais morreram assessores foi janeiro passado, quando o departamento médico da Câmara contabilizou oito óbitos.

As atividades na Câmara só foram restringidas após a morte cerebral do senador Major Olimpio (PSL-SP) no dia último dia 18 em decurso do coronavírus. O senador estava participando de atividades presenciais no Senado quando foi diagnosticado com a doença junto com dois senadores que se recuperaram: Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Lasier Martins (Podemos-RS).

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 15:10h
Brasília

Sem cargo no governo definido, Pazuello volta oficialmente ao Exército

 

Sem definição sobre um possível novo cargo no governo federal, o ex-ministro da Saúde e general Eduardo Pazuello (foto ilustração) voltou oficialmente ao Exército.

A oficialização consta em portaria assinada pelo comandante geral do Exército, general Edson Pujol, e publicada nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União.

De acordo com o texto, o retorno de Pazuello será contado a partir da última terça-feira (23), data em que o general foi exonerado do Ministério da Saúde.

A portaria não detalha qual posto Pazuello ocupará. O mais provável é que o general passe a ocupar um cargo de natureza militar no Ministério da Defesa.

Segundo apurou a CNN com fontes da cúpula das Forças Armadas, para Pazuello assumir postos de comando no Exército, seria necessário desalojar outros militares.

Como a CNN vem mostrando, Bolsonaro cogita nomear Pazuello para cargos no governo. Por resistência de outros ministros, porém, o presidente ainda não bateu martelo.

A ideia seria dar um cargo que mantivesse o foro privilegiado do militar no Supremo Tribunal Federal, onde ele respondia a inquérito sobre sua atuação na pandemia.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 14:00h
Feira de Santana

Feira aplica 89,6 por cento de doses da vacina contra Covid e vai receber nova remessa

 

Das 57.960 doses da vacina contra Covid-19 recebidas pela Prefeitura de Feira de Santana, cerca de 89,6% foram aplicadas até esta sexta-feira, 26. A informação consta no site da Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab). Isso indica que o município será abastecido com uma nova remessa. (Foto ilustração)

É uma exigência da Sesab que os municípios apliquem pelo menos 85% das doses recebidas para que seja enviada nova remessa. As doses são fornecidas pelo Governo Federal, repassadas aos municípios pelos Núcleos Regionais de Saúde.

Com mais doses, é possível ampliar a faixa etária e público alvo da campanha de vacinação. (Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 13:10h
Carteira Nacional de Habilitação

Contran prorroga renovação de carteira de motorista em 15 estados

 

O Conselho Nacional de Trânsito(Contran) prorrogou por tempo indeterminado os prazos para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assim como licenciamento, transferência e também para a emissão ou defesa de multas de trânsito em 15 estados. As portarias com as prorrogações começaram a ser publicadas na última quarta-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU). (Foto ilustração)

A medida, tomada em razão do agravamento da pandemia do novo coronavírus, vale para o Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo e poderá ser aplicada a outros estados.

Os prazos de início da prorrogação variam, conforme a unidade da federação. Segundo o presidente do Contran e diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro, a iniciativa visa reduzir os impactos da pandemia.

Prorrogação

“O Contran irá atender todas as 27 unidades da federação que necessitarem da prorrogação dos prazos. Estamos em reunião com os Detrans durante essa semana para ouvir e responder as solicitações e, assim, reduzir os efeitos da pandemia", afirmou.

De acordo com o Contran, os estados poderão solici...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 12:10h
Imunizante contra Covid-19

Anvisa começa análise de novo pedido de uso emergencial da Sputnik V

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu hoje (26) um novo pedido de uso emergencial da vacina Sputnik V. O pedido foi feito pelo laboratório União Química, que representa, no Brasil, o Fundo Russo desenvolvedor do imunizante. Essa é segunda vez que o laboratório brasileiro faz essa solicitação. O pedido anterior, protocolado pela União Química no dia 15 de janeiro, será cancelado. (Foto ilustração)

Prazo

Segundo a Anvisa, a triagem dos documentos presentes no pedido já começou. A conclusão da análise deve ser feita em sete dias úteis. “As primeiras 24h serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e checar se os documentos necessários estão disponíveis. Se houver informação importante faltando, a Anvisa pode solicitar as informações adicionais ao laboratório”, explicou a agência.

O prazo de sete dias úteis não considera o tempo do processo em status de exigência técnica, que é quando o laboratório precisa responder questões técnicas feitas pela Anvisa dentro do processo.

A análise do pedido de uso emergencial é feita por uma equipe multidisciplinar, envolve especialistas das áreas de registro, monitoramento e inspeção. (Lílian Beraldo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 11:45h
Política

Rui Costa alerta que alguém está se passando por ele para aplicar golpes

 
Foto: Reprodução/Instagram

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), fez uma postagem nas redes sociais, na noite de quinta-feira (25), denunciando que alguém está se passando por ele no Whatsapp para aplicar golpes. Na mesma postagem, o governador relatou que, nos últimos dias, tem sido vítima de calúnias e fake news.

"Atenção: estão praticando um golpe com meu nome, usando uma foto minha no Zap em um número que não é meu. Já denunciei à polícia, que vai investigar o caso. Tenho convicção que a autoria será identificada. Nos últimos dias, tenho sido vítima de várias calúnias e fakes news. Por que será?", escreveu o governador.

Na postagem, entretanto, o governador não detalhou como funciona o golpe que está sendo aplicado. (G1 - Foto: Reprodução/Instagram)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 11:30h
Internacional

Argentina diz que restringirá voos do Brasil, Chile e México

 
Foto Reprodução

A Argentina decidiu suspender voos do Brasil, Chile e México a partir deste sábado (27) para evitar que linhagens diferentes do novo coronavírus entrem no país, enquanto se prepara para uma segunda onda de infecções.

Ontem (25), o governo informou, em comunicado, que as medidas, que incluem exames e isolamento obrigatório de cidadãos voltando de outras regiões, entrarão em vigor amanhã.

"Até segunda ordem, voos rotineiros do Chile, Brasil e México serão suspensos", disse o comunicado. Uma diretriz semelhante para voos do Reino Unido já está em vigor.

A Argentina registra 2.278.115 casos de covid-19 e 55.092 mortes. O governo está preocupado com a situação no Brasil, que tem mais de 12 milhões de casos e supera 300 mil mortes.(Agência Brasil - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 11:28h
Manifesto do Agronegócio

Governo pede que Movimento Verde e Amarelo convocado pelo agro seja apenas digital

 

O General Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, o secretário de Assuntos Fundiários da Presidência, Luiz Antonio Nabhan Garcia e o presidente da Aprosoja Brasil, Antonio Galvan, divulgaram o vídeo acima falando sobre a formação de um Manifesto Verde Amarelo pelo agronegócio. (Foto ilustração)

O Movimento, formado por sindicatos e associações rurais, convoca produtores de todo o país para que façam carreatas e tratoraços em 21 de abril. O movimento tem como objetivo mobilizar os diversos agentes e instituições do agronegócio em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e também repudiar as restrições de locomoção determinadas por governadores e prefeitos como estratégia de enfrentamento à pandemia e a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

"Nesse momento eu sugeri um manifesto escrito, para não mobilizar pessoas nesse momento. Estamos no auge de uma pandemia e isso geraria mais atritos que soluções", explicou o General Heleno. A sugestão teve o apoio de Galvan e Nabhan Garcia e por enquanto o manifesto será um compartilhamento de ideias e mobilizações através da internet e de redes sociais.

Em momento oportuno, as mobilizações serão feitas presencialmente, já que o setor agrícola e o governo Bolsonaro possuem fortes laços de cooperação, sendo que o...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
Magno Felzemburg - Consumidor
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia