Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que haverá segundo turno para presidente no Brasil em 2022?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 11:10h
Distrito Federal

Ibaneis antecipa para esta sexta, às 14h, a vacinação de pessoas de 67 e 68 anos

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decidiu antecipar para esta sexta-feira (26), a partir das 14h, o início da vacinação de pessoas de 67 e 68 anos de idade. A vacinação dessa faixa etária estava prevista para amanhã, sábado (27). (Foto ilustração)

A nova fase de vacinação foi definida após a confirmação de chegada, nesta sexta, de mais 45.800 doses enviadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

O processo de vacinação deste fim de semana inclui também os grupos de profissionais da saúde.

Até agora, já foram aplicadas 309.136 doses de vacina no Distrito Federal, das quais 237.417 foram primeira dose e outras 71.719 já em segunda dose.

Desde o início da pandemia, há um ano, o DF registrou 335.153 casos de covid-19, dos quais 313.620 – correspondentes a 93,5% do total – são considerados curados. Os óbitos somam 5.610 pessoas. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 11:07h
Feira de Santana

Governo exonera Elcio Franco do cargo de secretário-executivo do Ministério da Saúde

 
Foto: TV Brasil/Reprodução

O governo federal exonerou o Secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco. A decisão, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, foi publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (26).

Ainda não houve a nomeação de um substituto. Nesta terça-feira (23) o médico Marcelo Queiroga assumiu o comando do Ministério da Saúde em uma cerimônia discreta. A expectativa é que ele realize trocas na equipe da pasta.

Franco foi nomeado secretário-executivo do Ministério da Saúde logo após Eduardo Pazuello assumir o cargo de ministro interino da Saúde.

Anteriormente, o coronel ocupou o cargo de secretário-executivo adjunto quando Pazuello foi indicado para o cargo de secretário-executivo. Na época, Franco substituiu Carlos Alberto Andrade e Jurgielewicz no cargo.

Mudança no ministério O médico Marcelo Queiroga, que assumiu a gestão do Ministério da Saúde nesta terça-feira (23), é Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e o quarto ministro da Saúde desde o começo da pandemia da Covid-19, há pouco mais de um ano.

Antes de Queiroga, comandaram o ministério o médico e ex-deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS); o médico Nelson Teich; e o general do Exército Eduardo Pazuello.

Em dezembro do ano passado, Queiroga foi ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 10:47h
Feira de Santana

Ex-prefeito José Ronaldo é vacinado contra a Covid 19

 
Foto Reprodução

Foto Reprodução

O ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, 69 anos, recebeu nesta quinta-feira (25), a primeira dose da vacina contra a Covid 19. Em Feira de Santana já estão sendo vacinados idosos a partir de 68 anos.

O prefeito Colbert Martins, de 68 anos, apesar de médico e no primeiro grupo de prioridade da vacinação, optou por aguardar sua faixa etária para receber o imunizante, o que deve acontecer nos próximos dias, já que Colbert Martins tem 68 anos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 10:22h
Feira de Santana

IPTU 2020 foi de 83% do arrecadado em 2019, diz secretário

 
Foto Reprodução

O município de Feira de Santana sofreu uma queda na arrecadação relacionada ao IPTU em 2020. A informação foi passada pelo secretário da Fazenda, Expedito Eloy, durante audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamentos, da Câmara Municipal, nesta sexta-feira (26).

“Foi arrecadado em 2020, 83% do que arrecadou em 2019”, informou Expedito, citando uma queda na receita própria.

Apesar da queda na arrecadação, o Município tem um nível de endividamento satisfatório. “O nível de endividamento do Município é das coisas mais importantes. É importante que a gente procure não se endividar tanto. Nosso nível hoje é de 16% da nossa receita corrente líquida, ou seja, todo dinheiro que entra para o erário. Eu saí pesquisando, fiz uma pesquisa minuciosa, dificilmente vai ter um município no Brasil, do porte de Feira de Santana, com nosso nível de endividamento. Nosso nível é muito baixo e é importante que se mantenha baixo para ter como fazer investimentos”, destacou. (Daniela Oliveira - Foto Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 09:50h
Bahia

Leilões online do Detran-BA oferecem 865 veículos e sucatas

 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) promove durante a Semana Santa dois leilões online, para a comercialização de 865 veículos conservados e sucatas aproveitáveis e inservíveis. Os eventos prometem ser oportunidades de bons negócios neste período de pandemia da Covid-19 e crise econômica. (Foto ilustração)

Na próxima segunda-feira (29), serão oferecidos 424 lotes que estão custodiados em Salvador e Jequié, a partir das 9h. Os lances já estão abertos no site www.rjleiloes.com.br, onde é possível conferir fotos dos veículos e locais de visitação.

A segunda rodada acontece na terça-feira (30), quando estarão disponíveis 441 lotes custodiados em Barreiras e Vitória da Conquista, com início às 9h. Os interessados no leilão já podem registrar lances no site www.ckleiloes.com.br, com acesso aos detalhes sobre evento.

Os editais dos leilões com as regras para os participantes podem ser consultados no site do órgão de trânsito. “É importante ler com atenção o edital, para entender como funciona o processo e os requisitos exigidos. Assim, o interessado não corre o risco de perder a chance de adquirir um veículo em bom estado, por preço atrativo e livre de dívidas anteriores”, explicou a presidente da Comissão de Leilão do Detran-BA, Júlia Sanches. (Ascom/Detran)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 09:38h
Sul da Bahia

Ação pede cassação do prefeito reeleito de Jussari

 
Foto Reprodução

O Prefeito Antônio Valete reeleito no município de Jussari-BA com mais de 74% dos votos válidos, foi surpreendido com um processo que pede Impugnação do Mandato Eletivo, por Abuso do Poder Político e Econômico.

A ação foi movida pelo Ex- Vereador e Candidato a Prefeito da oposição Erisvaldo Moraes (PT), com o apoio de três funcionários públicos, entre eles, a representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Lidiane das Neves.

De acordo com a denúncia o prefeito antecipou salário de parte dos servidores, contratou centenas de funcionários e até recebeu doações diretas de simpatizantes contratados. A denúncia conta ainda com um quadro sinótico com o nome de alguns desses contratados e, em trinta e sete deles a observação “há indícios de que recebe Auxilio Emergencial”, a soma das doações apontadas como irregulares são de R$: 170,00

No processo, o autor relata que o município não teve uma explosão de casos de COVID, o que não justificava possíveis contratações.

Procurado, o prefeito Antônio Valete não se furtou a nenhum dos questionamentos sobre o processo, informando que essa é mais uma tentativa infundada de macular a imagem de uma gestão pautada no trabalho e respeito aos cidadãos, que deram a resposta nas urnas com recorde de aprovação a gestão. &l...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 09:07h
Imunizante Nacional

SP projeta fabricar 40 milhões de doses e aplicar ButanVac em julho

 

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou, nesta sexta-feira (26), que o Instituto Butantan terá condições de oferecer 40 milhões de doses da ButanVac, imunizante produzido integralmente no país, para iniciar a vacinação a partir de julho deste ano. O anúncio ocorreu em coletiva de imprensa realizada na sede do Instituto Butantan nesta manhã. (Foto ilustração)

"Essa é uma vacina prioritariamente para o Brasil e brasileiros, depois atenderemos outras nações que também sofrem com a covid-19. A produção vai iniciar em maio com autorização do governo de São Paulo e do Instituto Butantan", disse Doria. O governador informou ainda, que na tarde desta sexta-feira, no horário do Brasil, será protocolado um pedido junto à OMS para que o órgão possa acompanhar a testagem das fases 1, 2 e 3.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o desenvolvimento da nova vacina começou no ano passado. "De lá para cá, um esforço intenso de toda a equipe do ponto de vista das negociações internacionais e nacionais", disse. "Hoje temos lotes suficientes para iniciar um estudo clínico que deverá ser muito claro. Hoje deveremos avançar na Anvisa com o DDCM, um dossiê clínico, e vamos dialogar para que, em dois meses e meio, terminar essa fase cínica e começar a produção."

D...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 08:35h
Assembleia Legislativa

Deputado Hilton sugere auxílio emergencial específico para mulheres em situação de vulnerabilidade

 
Foto Reprodução

O deputado Hilton Coelho (Psol) solicitou ao governador Rui Costa e ao prefeito de Salvador, Bruno Reis, que, em razão da pandemia do coronavírus, criem programas de auxílio emergencial destinado a parcelas carentes da população feminina. Em indicação endereçada ao chefe do Executivo da Bahia, o parlamentar definiu as famílias chefiadas por mulheres como público-alvo do programa. Em outro documento, encaminhado a Bruno Reis, ele diz que o auxílio tem como foco as mulheres em situação de vulnerabilidade social, como as trans, marisqueiras, pescadoras e catadoras de resíduos sólidos.

De acordo com Hilton, a pandemia escancarou problemas sociais enraizados na sociedade. “O Brasil é um dos países mais desiguais no mundo e neste contexto de pandemia, as diferenças de acesso dos brasileiros e brasileiras à proteção social, serviços públicos de saúde e trabalho que possibilitem a geração de renda, ficaram ainda mais evidentes e acentuou a urgência de uma renda mínima como preservação da subsistência”, explicou.

O legislador argumentou que, com o objetivo de reduzir os impactos financeiros à população em vulnerabilidade social, a sociedade civil pressionou e conquistou o auxílio emergencial federal, que foi encerrado em dezembro de 2020, deixando milhões de pessoas desamparadas. “O auxílio conquistado teve papel essencial para preservar minimamente as condições de vida de boa parte...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 08:05h
Tribunal de Contas dos Municípios

TCM multa prefeito de Santa Cruz Cabrália por acumulação de cargos de servidores

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios julgou parcialmente procedente o termo de ocorrência formulado contra o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Silva Santos Júnior, pelo acúmulo ilegal de cargos por servidores públicos, no exercício de 2018. O relator do processo, conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, multou o gestor em R$10 mil. Também determinou o desligamento do serviço público de todos os servidores públicos em situação irregular.

Para a relatoria, apesar de decorridos dois anos entre a notificação do gestor e a última análise técnica da Diretoria de Atos de Pessoal do TCM, alguns dos processos administrativos disciplinares não foram concluídos. Mesmo porque somente foram instaurados em julho do ano passado, o que comprova que a administração municipal não agiu e continua a se omitir sobre as ilegalidades.

A relação dos servidores com acúmulo ilegal de cargos é a seguinte: Adjair Rodrigues de Souza, Alexsandro Silva, Carla Maria Rezny Magalhães, Celsilene Alves dos Santos, Cláudio Melo dos Santos, Cristian Dantas Sena, Djalma Brito Pontes, Eliane Gonzaga Sobrinho, Francisco Marcelo Santos Silva, Helane Cristina Guedes Pereira, Jackson Azevedo Nascimento, Jaime Sampaio de Macedo, Joanira Couto Prado, Juvenal Dias Sabino, Malvina Christina Blanc Nascimento, Maria das Dores Florêncio de Jesus, Maria José Santos, Ney da Silva Oliveira, Oldack Piedade Lyrio, Rita Soraia Pereira Alves Santos, Roberto Siqueira Campos, Ruidalvo do Esp&i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 07:48h
Operação Camarote

PF faz operação para investigar denúncia de vacinação ilegal de empresários do transporte em BH

 

A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta sexta-feira (26), buscas em endereços ligados à Viação Saritur, em Belo Horizonte. A corporação investiga se empresários do setor do transporte foram vacinados ilegalmente contra a Covid-19. (Foto ilustração)

Antes das 6h, policiais saíram da sede da PF, na Região Oeste de Belo Horizonte. Um dos locais onde os policiais cumprem mandados é a garagem da empresa, no bairro Caiçara, na Região Noroeste, onde teria ocorrido a vacinação. Imagens internas de segurança serão recolhidas para tentar comprovar o episódio.

A Operação Camarote objetiva apurar a suposta importação e administração irregular de vacinas. A suspeita é de que houve importação irregular de doses da Pfizer e receptação, segundo a PF.

Ao todo, quatro mandados de busca e apreensão foram expedido pela 35ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte para que sejam recolhidas provas relativas ao caso.

A PF investiga se houve importação de mercadoria proibida, caso a eventual importação das doses tenha ocorrido antes a aprovação da lei que trata sobre a compra de vacinas por pessoas jurídicas, de descaminho, caso tenha sido após aprovação da lei, ou ainda se houve falsificação ou adulteração de produto destinado a fins terapêuticos...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 07:39h
Eleições na Bahia

Bellintani vira opção de ACM Neto para chapa de 2022

 

O presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, voltou a ser especulado para ser candidato na eleição do próximo ano. Segundo apurou a Tribuna, o dirigente esportivo é hoje uma opção do ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, para a chapa ao governo da Bahia em 2022. Aos aliados, Neto disse que Bellintani pode ser um nome para competir pelo Senado Federal.

O democrata soteropolitano tem dito ainda aos correligionários que talvez tenha que “construir uma chapa toda de gente jovem” para o embate eleitoral. ACM Neto e Bellintani estão na faixa dos 40 anos, e disputariam os pleitos contra os septuagenários Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD). Se Bellintani vier a ser candidato mesmo, ele pode ingressar no PDT. A avaliação de ACM Neto, segundo os aliados, é de que a chapa precisaria também sinalizar para os eleitores da centro-esquerda. A sigla, que é comandada pelo deputado federal Félix Mendonça Júnior, se aproximou do grupo democrata no ano passado, quando indicou Ana Paula Matos para ser a vice na composição de Bruno Reis (DEM) à prefeitura de Salvador. (TB/ Foto ilustração: Bellintani e ACM Neto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 07:03h
Eleições 2022

Michel Temer presidente sonha ter MDB, PSDB e DEM

 

O ex-presidente da república Michel Temer (MDB-foto ilustração), com a possibilidade de João Doria (PSDB) ir à reeleição, não descarta ser candidato a presidente em 2022, tendo o apoio do seu partido o MDB, mais PSDB e DEM. Como em política tudo é possível...
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 07:02h
Encontro no Palácio do Planalto

Frente Nacional de Prefeitos repudia Jair Bolsonaro

 

O encontro de quarta-feira (24), no Palácio do Planalto, entre os representantes dos três poderes, que contou com a presença de sete governadores para tratar do triste momento que o Brasil vive com a Covid -19, que já fez mais de 300 mil mortos, teve reação da Frente Nacional de Prefeitos. É que não foram convidados para o encontro. A direção da FNP alega que, na ponta, quem cuida da pandemia são os mais de 5,5 mil municípios no país.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 07:00h
Feira de Santana

Galeguinho terá posição de independência na Câmara Municipal

 

A posição do vereador Galeguinho (PSB-foto ilustração), que anunciou que será vereador independente na Câmara Municipal de Feira de Santana, deixa o seu partido, o PSB, em xeque. É que o ex-vereador Roberto Tourinho foi candidato a prefeito em 2020 pelo partido, tendo uma postura de oposição ao Governo Municipal. Com a palavra os socialistas.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 06:49h
Bahia

Haroldo Lima, ao lado de Chico Pinto e Mário Kertész, criou a Tendência Popular

 

Na década de 80, mais precisamente em 1985, quando era sugerido o nome do ex-governador Waldir Pires pelo PMDB para a disputa das eleições em 1986, e que foi eleito, surgia dentro do partido a Tendência Popular, idealizada pelos líderes na época do PMDB: Haroldo Lima, Chico Pinto e Mário Kertész. A ideia era fazer frente à ala conservadora do partido, que teria dado as três vagas para as forças dissidentes do carlismo liderada por Luiz Viana, Jutahy Magalhães, Nilo Coelho e Rui Bacelar na chapa da “Mudança” liderada por Waldir Pires. (Foto ilustração: Haroldo Lima, Chico Pinto e Mário Kertész)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 06:45h
Covid -19

Diminui o número de idosos em unidades clínicas e UTIs

 

A vacinação de idosos no combate ao Covid -19 já começa a funcionar. Nos hospitais caem os atendimentos, prevalecendo pessoas com menos de 50 anos nas unidades clínicas e UTIs.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 06:43h
De olho em 2022

Feira de Santana: Um dia triste para Dayane

 

A deputada federal Dayane Pimentel (PSL) bateu forte na decisão que julgou o ex-juiz Sérgio Moro parcial no julgamento de Lula. “É um dia triste para quem crê na Justiça e feliz para quem crê na inocência de corruptos”, declarou. Mas em Feira de Santana, onde ela apoiou Zé Neto (PT) no segundo turno, antes adversário, dizem que o dia mais triste dela virá em 2022. Dayane se elegeu no rastro de Bolsonaro, de quem hoje é inimiga. (Credito: Levi Vasconcelos/A Tarde)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 06:41h
Combate à Covid -19

Feira de Santana: Nível de isolamento chega a 45,5%

 

Apesar dos esforços dos governos do estadual e municipal, em Feira de Santana o nível de isolamento não tem sido satisfatório. Quarta-feira (24) a cidade atingiu apenas 45,5%, enquanto Salvador chegou a 51,4% e o Estado da Bahia 53%.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 06:34h
Feira de Santana

Paulão sugere que produtos com validade próxima de 30 dias ganhem prateleira em destaque

 

A necessidade de uma maior fiscalização dos órgãos de Vigilância Sanitária e de defesa do consumidor para o prazo de validade dos produtos será tratada em um projeto de autoria do vereador Paulão do Caldeirão (PSC-foto ilustração). A informação foi passada pelo próprio autor da proposta, em discurso nesta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Feira de Santana. “Quantas pessoas estão doentes em Feira de Santana por comprar medicamentos e alimentos vencidos por falta de conhecimento? Com esse projeto o estabelecimento terá que informar ‘produtos a vencer nos próximos 30 dias’ e não deixar que o consumidor compre produtos vencidos”, explicou. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 06:31h
Feira de Santana

Jhonatas Monteiro pede atenção para os portadores de anemia falciforme

 

Doença hereditária, sem cura e que causa muitas dores, a anemia falciforme foi o tema tratado pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL-foto ilustração), que ressaltou a dificuldade que as pessoas portadoras da doença têm enfrentado em Feira de Santana, especialmente no que diz respeito ao atendimento nas unidades de saúde. “A situação é extremamente delicada. A doença afeta principalmente a população nega e nosso estado é de maioria negra. Está associada a dores crônicas”, esclareceu o vereador, que lamentou que o atendimento a essas pessoas tenha piorado com a pandemia do coronavírus. “Se o atendimento já era difícil, no quadro que passamos desde 2020 com a pandemia, piorou. Jhonatas lembrou que não tem mais atendimento no Hospital Dom Pedro de Alcântara, além da falta de compreensão de profissionais que acham que as pessoas estão “inventando a dor”. Citando relatos que mostra a recorrência do descaso, o vereador disse ter recebido a informação de uma gestante com anemia falciforme que morreu, junto com o bebê, no Hospital Estadual da Criança (HEC).

Sem assistência

Presidente da Comissão de Saúde, o vereador Emerson Minho (DC) reiterou as informações passadas por Jhonatas. “O que acontece é que o Dom Pedro tinha tratamento especializado para eles e não tem mais”, lamentou. (Daniela Oliveira)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 06:29h
Feira de Santana

Pedro Américo parabeniza Município por Roda de Conversa sobre retomada das aulas

 

A realização de rodas de conversa online pela Secretaria Municipal de Educação, para debater com professores e pais de alunos a retomada das aulas na rede municipal de ensino, foi elogiada pelo vereador Pedro Américo (DEM). Ele salientou que tem certeza que as dificuldades serão superadas para que o ensino seja retomado, mantendo assim a base educacional de crianças e adolescentes do de Feira de Santana. (Daniela Oliveira)

    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 06:26h
Rede Municipal

Professor Ivamberg cobra nomeação de professores concursados

 

Com o anúncio da realização de um concurso para preenchimento de 300 vagas temporárias de professor na rede municipal de ensino, por meio de Reda, o vereador Professor Ivamberg (PT-foto ilustração) cobrou que sejam convocados e nomeados os aprovados no concurso de 2018, realizado pelo Município. Segundo ele, das 300 vagas anunciadas, a secretária da pasta, Anaci Paim, informou que 170 são reais, enquanto 39 aprovados já entregaram inclusive documentação em dezembro de 2020, mas ainda não foram nomeados. “Vaga temporária eu até aplaudo, mas vaga real é para ser preenchida por concursado”, afirmou, questionando qual a dificuldade em convocar os aprovados no último concurso. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 06:00h
Auxílio Emergencial

Nascidos em setembro podem atualizar Caixa Tem nesta sexta

 

O calendário para a atualização do aplicativo Caixa Tem libera a partir desta sexta-feira (26) os nascidos em setembro. Os usuários poderão atualizar os dados cadastrais durante o mês de março. Segundo a Caixa, a ação tem o objetivo de oferecer mais segurança, vantagens e praticidade aos clientes. (Foto ilustração)

O aplicativo é usado para movimentação e pagamento do auxílio emergencial, que será retomado a partir de abril, com quatro parcelas de R$ 250 em média. Segundo a Caixa, a atualização do aplicativo vai impedir as fraudes.

O procedimento é feito totalmente pelo celular e não é preciso ir até uma agência do banco. Basta acessar o aplicativo e seguir as orientações.

O aplicativo é usado para movimentação e pagamento do auxílio emergencial, que será retomado a partir de abril, com quatro parcelas de R$ 250 em média. Segundo a Caixa, a atualização do aplicativo vai impedir as fraudes.

O procedimento é feito totalmente pelo celular e não é preciso ir até uma agência do banco. Basta acessar o aplicativo e seguir as orientações. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 05:40h
Congresso Nacional

Congresso aprova Orçamento da União para 2021

 

O Senado referendou a votação ocorrida na Câmara, durante a sessão do Congresso Nacional realizada nesta quinta-feira (25), e aprovou o projeto de lei do Orçamento da União para 2021. A Lei Orçamentária Anual (LOA) indica a estimativa da receita e a fixação de quanto pode ser gasto, apresentando a política econômica e financeira e o programa de trabalho do governo. (Foto ilustração)

No Senado, o Projeto de Lei do Orçamento teve 60 votos a favor, 12 votos contra e uma abstenção. Agora, o texto segue para sanção presidencial. Pela Constituição, o projeto deveria ter sido aprovado em dezembro, mas um impasse político na instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e a pandemia de covid-19 afetaram os trabalhos.

Meta fiscal

O Orçamento aprovado pelo Congresso tem como meta fiscal um déficit de R$ 247,1 bilhões para o governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência). A estimativa das receitas ficaram em R$ 4,324 trilhões, o que representa um acréscimo de R$ 32,2 bilhões em relação ao original apresentado do Executivo. As despesas foram fixadas em mais de R$ 2,576 trilhões, fora o refinanciamento da dívida e as empresas estatais.

O teto dos gastos é de R$ 1,486 trilhão, conforme a Emenda Constitucional 95. Porém, esse valor ficará na prática em R$ 1,480 trilhão, porq...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 05:35h
Poder Judiciário

Juiz autoriza importação privada de vacinas sem doação para o SUS

 

O juiz de primeira instância Rolando Valcir Spanholo, da 21ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, autorizou que o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e a Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo importem imediatamente vacinas contra a Covid-19 e imunizem seus associados sem necessidade de doar as doses para o SUS, como determina lei aprovada neste mês no Congresso. (Foto ilustração)

A decisão desta quarta-feira (25) é de um juízo de primeira instância e pode ser derrubada em instâncias superiores. A Advocacia-Geral da União (AGU) deve recorrer da decisão no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

A Lei nº 14.125, de 2021, autoriza a compra de vacinas pela iniciativa privada, mas determina que todas as doses devem ser doadas ao SUS até que os grupos de risco tenham sido plenamente imunizados em todo o país.

Para o juiz Rolando Valcir Spanholo, a doação obrigatória dos imunizantes "viola as previsões constitucionais". “Obrigar pessoas jurídicas do direito privado a doarem parte das vacinas por elas adquiridas viola as previsões constitucionais que tratam de confisco, tributação regular, requisição administrativa, desapropriação e doação voluntária”, disse o magistrado.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 05:30h
Previdência Social

Bolsonaro: 1ª parcela do 13° de beneficiários do INSS pode sair semana que vem

 

A primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas deverá ser paga assim que o Orçamento de 2021 for aprovado pelo Congresso Nacional, confirmou o presidente jair Bolsonaro nesta quinta-feira (25). (Foto ilustração)

"Caso o Orçamento seja aprovado hoje, como está previsto, poderemos já na próxima semana, talvez nesta, antecipar a primeira parcela do 13° a aposentados e pensionistas do INSS", disse ele em evento, onde foram apresentadas ações para apoiar as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do país. Pedro Guimarães, presidente da Caixa, também participou da solenidade.

Essa primeira etapa de pagamentos equivale, segundo Bolsonaro, a aproximadamente R$ 50 bilhões.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia afirmado hoje que, assim que for aprovado o Orçamento, o governo federal iria antecipar os pagamentos do 13°. "Ou seja, R$ 50 bilhões vem de dezembro para agora", disse durante audiência pública virtual da Comissão Temporária de Covid-19, no Senado Federal.

O texto-base do Orçamento deste ano foi aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) nesta tarde. Mas ainda faltam ser analisados pelos parlamentares os destaques que podem mudar o parecer do relator-geral.

A expectativa é que, um vez aprovado pela comissão, o Orçamento possa ser votado por deputados ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 05:25h
Moeda norte-americana

Dólar fecha em R$ 5,67 em meio a preocupações com pandemia

 

Num dia de preocupações globais com o avanço da pandemia de covid-19, o dólar voltou a aproximar-se de R$ 5,70 e fechou no maior nível em duas semanas. A bolsa de valores, no entanto, recuperou-se da queda dos últimos dias e fechou em alta. (Foto ilustração)

O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (25) vendido a R$ 5,67, com alta de R$ 0,031 (+0,55%). A divisa operou próxima da estabilidade durante boa parte do dia, mas firmou a tendência de alta ao longo da tarde. A cotação está no maior valor desde 9 de março, quando tinha fechado em R$ 5,797.

Apesar das tensões no mercado de câmbio, a bolsa de valores teve um dia de ganhos. O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 113.750 pontos, com alta de 1,5%. Essa foi a primeira alta no indicador depois de três quedas consecutivas.

A moeda norte-americana subiu em todo o planeta, fechando nos maiores valores nos últimos quatro meses em relação às principais divisas internacionais. Com o agravamento da pandemia de covid-19 em diversos países da Europa, os investidores externos passaram a procurar o dólar.

Fatores internos também pressionaram o mercado. As expectativas em torno do texto final do Orçamento Geral da União de 2021, que deve ser votado hoje, influenciaram as cotações. A preocupação com a inclusão de gastos de última hora que elevem as despesas do governo causou receios em ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 05:22h
Covid-19

Bahia receberá nova remessa de vacinas nesta sexta-feira

 

Mais 347 mil doses de vacina contra Covid-19 chegarão à Bahia nesta sexta-feira (26). O voo comercial trazendo a nova remessa tem previsão de pouso no aeroporto de Salvador por volta das 10h. Do total de doses, 141 mil foram produzidas pela Fiocruz e 206 mil pelo Butantan. Com esta carga, a Bahia totalizará 2.039.947 doses de imunizantes recebidos desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa. (Foto ilustração)

Com 1.213.020 vacinados contra a Covid-19, dos quais 303.015 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta quinta-feira (25), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Na última terça-feira (23) a Bahia ultrapassou a marca de 1 milhão de baianos vacinados com a primeira dose da vacina contra o a doença. Na avaliação do secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “o número de mais de um milhão de baianos vacinados representa uma esperança para a sociedade e, em breve, com a chegada da vacina Sputnik V adquirida pelo governador Rui Costa, avançaremos mais rápido na imunização”, ressalta o secretário.

As vacinas serão enviadas para o interior da Bahia em aeronaves do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e da Casa Militar do Governador (CMG), após a organização das doses feita pela equipe da coordenação de imunização do estado. Elas serão encaminhadas para as centrais regionais no interior da Bahia e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 05:19h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 100,1 mil casos e 2,7 mil mortes em 24 horas

 

O Brasil passou dos 100 mil casos de covid-19 registrados em 24 horas. Com 100.158 novos diagnósticos confirmados, o total de pessoas atingidas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia alcançou 12.320.169. Ontem, o total de pessoas infectadas estava em 12.220.011. (Foto ilustração)

O número de mortes registradas entre quarta e esta quinta-feira (25) foi de 2.777. A soma de pessoas que não resistiram subiu para 303.462. Ontem, o Brasil passou a marca das 300 mil mortes por covid-19, com 300.685 óbitos. Ainda há 3.530 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

A nova marca está na atualização diária do Ministério da Saúde, publicada na noite desta quinta-feira (25). O balanço é produzido com as informações coletadas pelas autoridades estaduais e locais de saúde sobre casos e mortes provocados pela covid-19.

O número de pessoas recuperadas chegou a 10.772.549. Já a quantidade de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.244.158.

Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (69.503), Rio de Janeiro (35.563), Minas Gerais (22.571), Rio Grande do Sul (17.941) e Paraná (14.750). Já as Unidades da Fed...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 05:15h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 4.237 novos casos de Covid-19 e mais 139 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.237 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.247 recuperados (+0,6%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (25) também registra 139 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 783.558 casos confirmados desde o início da pandemia, 752.934 já são considerados recuperados, 15.993 encontram-se ativos e 14.631 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.106.734 casos descartados e 182.663 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 45.098 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 14.631, representando uma letalidade de 1,87%. Dentre os óbitos, 55,85% ocorreram no sexo masculino e 44,15% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,88% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,30%, preta com 15,19%, amarela com 0,51%, indígena com 0,14% e não há informação em 7,98% dos óbitos. O percen...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2021 05:10h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 258 casos e 7 óbitos; total de mortes chega a 524 nesta quinta-feira (25)

 

Feira de Santana manteve a marca de 26.217 curados da Covid-19, índice que representa 87,3% dos casos confirmados. Nas últimas 24h, o município registrou mais 109 exames negativos e 258 positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 140 pacientes internados no município e 3.284 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais sete mortes. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (25).

NÚMEROS DESTA QUINTA-FEIRA 25 de março de 2021

Casos confirmados no dia: 258

Pacientes recuperados no dia: 0

Resultados negativos no dia: 109

Total de pacientes hospitalizados no município: 140

Óbitos comunicados no dia: 7

Datas dos óbitos: 14/03, 17/03, 21/03, 21/03, 23/03, 24/03 e 24/03

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por Covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2021 18:35h
Eleições 2022

Pesquisa aponta que Rui venceria para o Senado e Otto seria reeleito

 
Foto Reprodução

O atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), lidera as intenções de voto para a única vaga disponível para o Senado em 2022. O petista tem cinco vezes mais intenções de votos do que o segundo na corrida, o atual senador Otto Alencar (PSD), que deve ser candidato à reeleição. O petista, todavia, teria garantido a aliados que não pretende disputar uma cadeira no Senado no próximo ano.

Em um cenário pulverizado, com 11 nomes, Rui receberia 45,5% dos votos, enquanto Otto seria opção para 9% dos eleitores. Bem próximo ao socialdemocrata estaria o ex-prefeito de Feira de Santana e candidato derrotado ao governo da Bahia em 2018, Zé Ronaldo, com 7,3%.

Esse levantamento ainda avaliou nomes como Cacá Leão (PP), com 4,2%; Leo Prates (PDT), com 2,4%; Márcio Marinho (Republicanos), com 2%, Guilherme Bellintani (sem partido), com 1,8%; João Gualberto (PSDB), com 1,7%; Elmar Nascimento (DEM), com 1,6%; Marcelo Nilo (PSB), com 1,3%; e Félix Jr. (PDT), com 1,1%. Para 15,6%, nenhum desses nomes receberia votos, percentual que inclui também brancos e nulos; 6,4% não souberam ou não responderam.

Com a saída de Rui da disputa, Otto Alencar seria reeleito para o Senado com 24,3% dos votos. A segunda colocação seria ocupada por Zé Ronaldo, com 14,2%. Cacá Leão é citado por 8,6% dos eleitores, Márcio Marinho por 4,5%, Marcelo Nilo por 3,9%, Elmar Nascimento por 3,1% e Félix Jr. por 2,8%.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2021 18:25h
Eleições 2022

ACM Neto tem dobro de votos de Wagner na disputa para governador, diz pesquisa

 
Foto Alô Bahia

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera todos os cenários testados para o governo da Bahia em um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias. O presidente nacional do DEM foi testado em um cenário com até sete nomes e também em uma disputa direta com o ex-governador Jaques Wagner (PT) em 2022. ACM Neto tem percentual de intenções de voto entre 49,3% e 56,5% na corrida para governador.

O primeiro cenário testado foi pulverizado, trazendo também nomes como o senador Otto Alencar (PSD) e o vice-governador João Leão (PP), dois caciques partidários e que eventualmente podem disputar o Palácio de Ondina. O ex-prefeito de Salvador tem 49,3%, enquanto Wagner tem menos que a metade, 21,4%.

A secretária de Saúde de Porto Seguro, Raíssa Soares, que é citada como um potencial nome do bolsonarismo na disputa pelo governo da Bahia aparece com 3,9% das intenções de voto, mesmo percentual do senador Otto Alencar. João Leão aparece abaixo, como opção para 2,5% dos eleitores. Completam a lista estimulada o vereador Alexandre Aleluia (DEM), com 0,6%, e ex-vereador Marcos Mendes (PSOL), com 0,5%. Brancos e nulos somam 12,5% e apenas 5,3% não souberam ou não responderam.

Em um cenário mais reduzido, mantida a coalizão do grupo político do governador Rui Costa em torno da candidatura de Wagner, ACM Neto também tem mais do que o dobro de votos do petista. O ex-gestor da capital ba...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2021 16:23h
Política

Após alertas do Congresso, Planalto busca nome para vaga de Ernesto Araújo

 
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Pressionado por diversos setores da sociedade e após alerta do Congresso, interlocutores do presidente Bolsonaro estão em busca de um nome para a vaga de Ernesto Araújo no comando do Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o blog apurou, Araújo não conta com apoio nem dentro do governo – apenas a ala ideológica, como o assessor Filipe Martins e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, gostariam de sua permanência no cargo.

Na quarta-feira (24), Araújo foi ao Senado, onde ouviu diversos pedidos para que ele deixe o cargo. Não bastasse isso, Filipe Martins – o assessor da presidência que é um dos últimos esteios do chanceler no Planalto – fez gestos que foram considerados obscenos, e virou alvo de um pedido de investigação feito pelo presidente da Casa. 

Para tentar reverter a sua situação, o ministro tentou explicar no que estava trabalhando durante a pandemia para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na manhã desta quinta-feira (25), em conversa na residência oficial da Câmara.

A conversa – relatada a parlamentares – não convenceu Lira, que, assim como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), está às voltas nos últimos dias com reuniões com embaixadores de outros países em busca de soluções para o atraso das vacinas. (G1 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado )

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2021 16:11h
Internacional

Pfizer e BioNTech iniciam teste de vacina contra covid-19 em crianças

 
Foto Reprodução

A Pfizer e a parceira alemã BioNTech começaram a testar sua vacina contra covid-19 em crianças menores de 12 anos na esperança de ampliar a vacinação a esta faixa etária até o início de 2022, informou o laboratório nesta quinta-feira.

Os primeiros voluntários do teste de estágio inicial receberam as primeiras doses na quarta-feira, disse a porta-voz da Pfizer, Sharon Castillo.

A vacina da Pfizer/BioNTech foi autorizada por agências reguladoras dos Estados Unidos no final de dezembro para pessoas acima de 16 anos. Quase 66 milhões de doses da vacina já foram administradas no país até a manhã de quarta-feira, de acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

A vacina também obteve registro no Brasil concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O teste pediátrico, cujos participantes mais jovens são crianças de seis meses, foi lançado na esteira de um semelhante iniciado pela concorrente Moderna na semana passada.

Apenas a vacina Pfizer/BioNTech está sendo usada em jovens de 16 e 17 anos nos EUA, enquanto a vacina da Moderna foi liberada para pessoas de 18 anos ou mais. Nenhuma vacina contra covid-19 foi autorizada para crianças mais novas.

Inicialmente, a Pfizer e a BioNTech planejam averiguar a segurança de sua vacina de duas doses em tr&ec...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2021 16:00h
Tribunal de Contas dos Municípios

Contas de Jequié, Taperoá e Camamu são rejeitadas

 
Foto Reprodução

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios rejeitaram as contas do exercício de 2019 das prefeituras de Jequié, Taperoá e Camamu, da responsabilidade dos prefeitos Luiz Sérgio Suzart Almeida, Rosival Lopes dos Santos e Ioná Queiroz Nascimento (de 01/01 a 30/06) e Enoc Souza Silva (de 01/07 a 31/12), respectivamente. Os processos foram analisados e julgados na sessão desta quinta-feira (25/03), realizada por meio eletrônico.

Jequié

Em Jequié, as contas do prefeito Luiz Sérgio Suzart Almeida foram reprovadas em razão da extrapolação do limite para gastos com pessoal. As despesas alcançaram o montante de R$216.441.013,53, o que representou 62,73% da receita corrente líquida de R$345.028.632,36, superando, assim, o percentual máximo de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Pela irregularidade, o gestor foi multado em R$72 mil, que corresponde a 30% dos seus subsídios anuais.

Também foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa, diante do não recolhimento das contribuições à Previdência Social e das retenções feitas sobre a remuneração dos segurados, no montante de R$3.555.679,00. Ele ainda sofreu uma segunda multa, no valor de R$30 mil, pelas inúmeras irregularidades apontadas no relatório técnico.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2021 15:23h
Tribunal Regional Eleitoral

Posse de Mário Hirs no TRE-BA ocorrerá na próxima segunda (29)

 
Foto Reprodução

Eleito na manhã desta quarta-feira (24/3) pelo Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para vaga no Eleitoral baiano, Mário Alberto Hirs tomará posse na próxima segunda-feira (24/3). A cerimônia ocorrerá de modo virtual e está marcada para 17h. O desembargador cumprirá o biênio 2021-2023. Esta é a terceira vez que o magistrado integrará a Corte do Regional.

O presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, comemorou a escolha do colega: “volta ao TRE-BA o desembargador Mário Hirs, que conhece bem a Casa, fato que facilitará a sua missão de manter a Corte Eleitoral da Bahia no lugar de destaque que hoje ela ocupa”, disse.

Eleição

No pleito realizado pelo TJ-BA, Hirs obteve 24 votos. O desembargador José Cícero Landim ficou em segundo lugar, com 19 votos, e Baltazar Miranda foi a escolha de 8 dos seus colegas. Não houve votos brancos e nulos. Dos 61 desembargadores, 51 participaram da votação.

A eleição estava prevista para acontecer no dia 14 de abril, mas foi antecipada em razão do fim do mandato do atual presidente do TRE baiano, desembargador Jatahy Júnior, que ocorre no próximo dia 28.

Sobre Mário Hirs

Mário Hirs diplomou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) em 1976. Foi professor de Direito Penal na UCSAL, substituindo o Pro...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2021 14:37h
Economia

Guedes diz que, após aprovação do Orçamento, governo deve antecipar benefícios de aposentados

 
Foto Reprodução

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (25) que, após o Congresso aprovar o Orçamento, o governo deve “disparar imediatamente” a antecipação de benefícios de aposentados e pensionistas.

O ministro falou nesta quinta à comissão temporária do Senado que acompanha as medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19. A antecipação de benefícios, segundo o ministro, faz parte de um conjunto de medidas para auxiliar a população em situação de vulnerabilidade a lidar com os efeitos da pandemia.

“Aprovado o Orçamento, se os senhores aprovarem o Orçamento hoje [quinta-feira, 25], podemos disparar imediatamente a antecipação dos benefícios de aposentados e pensionistas. Mais R$ 50 bilhões vem de dezembro para agora. Vamos proteger os mais vulneráveis, e os idosos, nessa segunda grande guerra contra o coronavírus”, afirmou Guedes.

O ministro disse que a medida não causará impacto fiscal, porque se trata de antecipação do pagamento já previsto.

Ele citou também o adiamento na cobrança de impostos, para auxiliar pequenos empresários durante o momento mais grave da pandemia.

“Da mesma forma, ontem [quarta] anunciamos o diferimento dos impostos do Simples, são milhões e milhões de empresas e trabalhadores que foram atingidos brutalmente com o recrudescimento d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2021 12:45h
Governo Federal

Contas externas devem ter "ligeiro superávit" de US$ 2 bilhões, diz BC

 

O Banco Central (BC) melhorou a projeção para o saldo das contas externas neste ano. A previsão para as transações correntes, que são as compras e vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda do Brasil com outros países, passou de déficit de US$ 19 bilhões para um “ligeiro superávit” de US$ 2 bilhões. (Foto ilustração: Banco Central)

A estimativa para 2021 corresponde a 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país). A previsão está no Relatório de Inflação, publicação trimestral do BC, divulgado hoje (25).

Segundo o BC, a revisão foi ocasionada principalmente pelo aumento do saldo comercial, elevando de US$ 53 bilhões para US$ 70 bilhões a estimativa para o superávit da balança comercial neste ano.

“Apesar de terem começado o ano em nível deprimido, espera-se que as exportações aumentem a partir de março, impulsionadas pelo escoamento da boa safra de soja, pelo patamar elevado para preços de commodities e pela recuperação da demanda internacional. Nesse contexto, as exportações devem atingir US$ 256 bilhões, valor que se equipara ao recorde da série histórica atingida em 2011”, diz o relatório.

As importações também devem ser maiores que anteriormente projetado, apesa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2021 11:53h
Prefeito de Salvador

Bruno Reis anuncia auxílio de até R$ 1,1 mil para trabalhadores do setor cultural e de eventos

 
Foto Reprodução

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (25), que o município vai pagar um salário mínimo através do programa SOS Cultura, que deverá ser apreciado pela Câmara Municipal de Salvador nesta quinta.

Segundo Bruno Reis, o programa vai beneficiar os trabalhadores do setor de cultura e de eventos da cidade com um valor de um pouco mais do que um salário mínimo.

“Foi a categoria que parou primeiro e deve ser a última a voltar. Quando estávamos nos livrando da primeira onda e com a chegada da vacina, tínhamos a perspectiva de retomar o calendário de eventos, mas vocês sabem que, em fevereiro, em virtude das novas cepas, os números mudaram e diminuem a perspectiva de retomada desses eventos, principalmente em curto prazo. Diante dessa indefinição do governo federal sobre o calendário de vacinas, entendemos que seria necessário dar um apoio emergencial a esse setor”, contou.

Segundo Bruno Reis, o valor será de até R$1.100, sendo que metade será bancado pela prefeitura e outra parte do parceiros. Beneficiários de outros programas sociais não vão ter acesso ao benefício.

"Esse benefício é para um público de seis mil pessoas. São mais de 6 mil", disse.

De acordo com o prefeito, o benefício será dado para trabalhadores das áreas de arte de rua, artes vi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
Magno Felzemburg - Consumidor
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia