Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 10:23h
Primeiro escalão

Antônio Cardoso: Força feminina no poder em seis secretarias

 

Eleitas em 2020 para prefeita e vice em Antônio Cardoso, Lú de Gel (PP) e Nadja Paulino (PSDB), na formação do secretariado, o chamado primeiro escalão, a força da mulher é visível. Das 9 secretarias 6 são administradas por mulheres. São elas: Jucicleyde Alves do Nascimento Figueiredo (Secretaria de Governo); Nadja Paulino (Ação Social); Guiomar Figueiredo (Agricultura); Lilia Nilo (Obras); Jamile Paulino (Saúde); e Elivane Almeida (Administração). (Foto ilustração: Lu de Gel e Nadja Paulino)

  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 10:19h
De olho em 2022

Petrônio Lima: Márcio Marinho vai buscar o melhor para a Bahia

 

“Sobre o apoio do Republicanos na eleição de governador, acredito que a legenda deve ficar com ACM Neto (DEM). Quando nada é o que tem dito o presidente do partido, deputado federal Márcio Marinho. Conheço e sei que é um homem integro. É o vice-presidente nacional do Republicanos e goza de prestígio nacional. Márcio Marinho não esconde, é ACM Neto na Bahia e Jair Bolsonaro no Brasil e ele vai buscar o melhor para a Bahia”. Declaração do vereador Petrônio Lima (Republicanos - Foto ilustração). 
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 10:12h
Câmara Federal

Comissão aprova proposta que obriga uso de cães farejadores na vigilância sanitária de aeroportos

 

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26), proposta que torna obrigatório o uso de cães farejadores nas ações de auditoria fiscal agropecuária realizadas em portos, aeroportos e postos de fronteira internacional.

Pelo texto, regulamento estabelecerá a quantidade de cães farejadores a ser empregada em cada porto, aeroporto e posto, bem como os prazos para o cumprimento da medida. As despesas correrão à conta das dotações consignadas na lei orçamentária anual ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), ao Projeto de Lei 6028/19, do deputado Neri Geller (PP-MT). Segundo Moreira, muitos passageiros insistem em trazer irregularmente em suas bagagens produtos de origem animal como carnes, queijos, peixes e outros, provocando "risco de introdução no território nacional de doenças exóticas que podem levar à perda da condição sanitária requerida para exportações brasileiras de produtos de origem animal''.

O relator destaca que, no Brasil, o Sistema Vigiagro, do Ministério da Agricultura, já tem equipes de cães farejadores atuando no Aeroporto de Curitiba (PR), no Centro de Encomendas Internacionais dos Correios em São José dos Pinhais (PR) e no Centro Nacional de Detecção em Bras&iac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 10:08h
Feira de Santana

Professor Ivamberg comemora vacina contra Covid para estudantes da área de saúde

 

Odontologista e professor, o vereador Ivamberg (PT-foto ilustração) comemorou que após tanta luta do seu mandato, os alunos da área de saúde, em especial de Odontologia, estejam recebendo a vacina contra a Covid -19. O petista explicou que alunos que estão se formando já atendem a pacientes em estágios e é fundamental que estejam imunizados para não apresentar riscos de contaminação, já que o paciente fica sem máscara durante o atendimento. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 10:06h
Feira de Santana

Paulão diz que não representa mais a imprensa: "agora é fogo cruzado"

 

Demonstrando sua chateação por ter recebido críticas por parte da imprensa, o vereador Paulão do Caldeirão (PSC) usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quinta-feira (27), para declarar que não representa mais os profissionais de comunicação no Legislativo. “Peço desculpas aos meus colegas por ter caído no erro de ter dito que representava a imprensa. Fiquei triste quando fui covardemente apunhalado pelas costas e não tive o apoio. Prefiro ficar independente e a partir de agora é fogo cruzado”, disparou. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 08:00h
São Paulo

Zambelli e Doria batem boca em evento em SP por causa de Bolsonaro

 

A deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), bateram boca nesta sexta-feira (28), durante a inauguração de unidades habitacionais na capital paulista. Uma das mais ferrenhas defensoras de Jair Bolsonaro, Zambelli viu seus elogios ao presidente serem interrompidos pelo governador de seu estado. (Foto ilustração)

Um vídeo gravado dá conta da cena: Zambelli lê um discurso onde tece elogios à postura do presidente durante a pandemia:

"Bolsonaro não fechou comércios. Bolsonaro não decretou lockdown. Bolsonaro não fez toque de recolher e também não destruiu empregos", diz a deputada. Sentado ao fundo, Doria inicia seu protesto aos gritos.

"Destruiu vidas! Destruiu vidas, foi isso que fez o Bolsonaro", exasperou-se o governador, sendo aplaudido por alguns na plateia. Nenhum dos que acompanhavam Doria, entre eles o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), esboçaram nenhuma reação. "Destruiu vidas! Destruidor de vidas! Genocida!", vociferou o governador.

A deputada, então, chama o governador de "deselegante", e diz que Doria teria garantido o tempo de fala dela. "Não se faz isso com uma mulher que está ao microfone", advertiu.

Em outro momento, Zambelli reage à provocação: "É natural vindo de um governador que já mandou eu engraxar botas de milit...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 07:50h
Sudoeste da Bahia

Estado amplia centro cirúrgico e implanta serviço de neurocirurgia no Hospital Regional de Guanambi

 

A partir desta sexta-feira (28), o Hospital Regional de Guanambi ampliará em até 33% o quantitativo de cirurgias, com a inauguração do novo centro cirúrgico e a implantação do serviço de neurocirurgia. Além disso, a unidade passa a ter seis leitos de PPP (pré parto, parto e pós parto) e cinco leitos do tipo UCINCa, que é uma Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, onde o recém-nascido fica alojado juntamente com a mãe, recebendo assistência de forma especializada e humanizada. Representando o governador Rui Costa, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, fez a inauguração das novas áreas e serviços. (Foto ilustração)

Para se ter a dimensão da importância do novo serviço, o secretário explica que “de janeiro a maio deste ano, a Central Estadual de Regulação transferiu 93 pacientes da região de Guanambi que precisavam de avaliação e internação neurocirúrgica para outras localidades, como Vitória da Conquista, Salvador, Ilhéus e Itabuna. Agora está disponível esse recurso para todos os pacientes no hospital regional, evitando assim, o deslocamento aéreo ou terrestre para outras regiões”. Vilas-Boas também pontuou que esta é mais uma demonstração do compromisso do governador Rui Costa de ampliar e descentralizar a assistência à saúde.

Outra boa notícia para a regiã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 07:40h
Covid-19

Em novo boletim, Fiocruz alerta que "normalidade" acelera terceira onda

 

A retomada precoce das atividades em praticamente todo o Brasil é a principal causa da nova onda de covid-19 em formação. A avaliação é do novo Boletim InfoGripe, divulgado ontem, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com a normalização da mobilidade diante de números ainda muito altos de casos e mortes, o novo coronavírus voltou a circular com intensidade. Assim, tornou-se praticamente inevitável o recrudescimento da pandemia. Há mais de 75% de chances de que essa piora ocorra em 11 unidades da Federação (incluindo São Paulo) e de 95% em outras três, segundo o levantamento. (Foto ilustração)

O novo Boletim InfoGripe alerta para tendência de crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Atualmente, 96% dos casos de SRAG são provocados pelo novo coronavírus. A expansão atinge a maioria dos estados, capitais brasileiras e Distrito Federal. A análise se refere à semana epidemiológica 20 (de 16 a 22 de maio). “O estudo sinaliza que o cenário atual está associado à retomada das atividades de maneira precoce”, afirmou o pesquisador da Fiocruz Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe. “Tal situação manterá o número de hospitalizações e óbitos em patamares altos, como tendência de agravamento nas próximas semanas”.

O boletim mostra, também, que, mesmo nos estados nos quais houve estabilização, ela se deu e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 07:30h
Feira de Santana

Aplicação da segunda dose será no Caseb I neste sábado

 

A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 neste sábado, 29, será realizada exclusivamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caseb I, das 8h às 12h. (Foto ilustração)

A imunização é para aqueles que estão no período recomendado para tomar a segunda dose da vacina.

Para receber a aplicação é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

Também é preciso apresentar a caderneta de vacinação, comprovando que recebeu a primeira dose. (Secom)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 07:20h
Brasília

Provas do Concurso para o Itamaraty são suspensas

 

Nesta sexta-feira (28/5), o Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) divulgou um comunicado em que suspende a realização da prova objetiva do concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2020. O exame estava marcado para o próximo domingo (30/5). (Foto ilustração)

Segundo a banca organizadora, a decisão de adiar a prova do concurso ocorreu devido à pandemia de covid-19. Esta é a segunda vez que o certame é adiado.

Em março, a prova passou do dia 11 de abril para o próximo domingo.

O novo cronograma será anunciado posteriormente.

Leia abaixo o comunicado na íntegra:

“O Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES) torna pública a suspensão da prova objetiva da primeira fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2020, prevista para o dia 30 de maio de 2021, em vista da publicação do Decreto do Estado de Pernambuco nº 50.752, de 24 de maio de 2021, do Decreto Municipal da cidade de Curitiba-PR nº 940, de 28 de maio de 2021, do Decreto do Estado de Alagoas nº 74.511, de 26 de maio de 2021, e do Decreto do Estado do Maranhão nº 36.531, de 3 de março de 2021 (texto consolidado, publicado em 26 de maio de 2021, conforme Diário Oficial do Estado do Maranhão), no contexto da situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia COVID-19.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 07:00h
Sul da Bahia

Juiz autoriza prática de esportes coletivos em Itabuna

 

O juiz de Direito Murilo Luiz Staut Barreto, da 1ª Vara Criminal de Itabuna, concedeu habeas corpus coletivo que autoriza, de forma preventiva, a prática de esportes coletivos em todo o município de Itabuna. Para o magistrado, o decreto municipal 14.424/2021, que proíbe esse tipo de atividade em função da pandemia de Covid-19, tem fortes indícios de inconstitucionalidade e ilegalidade. (Foto ilustração: prefeitura de Itabuna)

Proferida nesta sexta-feira (28), a decisão, a qual o PIMENTA teve acesso, é um salvo conduto coletivo, ou seja, ela impede que qualquer atividade esportiva seja interrompida com base no decreto municipal e outros que eventualmente o sucederem.

O magistrado vê paradoxo nas decisões do governo municipal ao estabelecer as medidas de combate à pandemia, já que a Prefeitura de Itabuna autorizou o funcionamento de bares, restaurantes e escolinhas de futebol, além da realização de eventos com até 100 pessoas, mas proibiu esportes coletivos amadores.

O juiz também ressaltou a delimitação específica dos efeitos da sua decisão, restringindo-os às atividades esportivas. “Esclareça-se que esta ordem não desobriga a todas as demais medidas de combate ao Covid-19, na medida do possível”, escreveu.

Na fundamentação do habeas corpus, Murilo Barreto também aponta a falta de referências a estudos científicos, no decreto mu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 06:50h
Tribunal de Contas dos Municípios

Prefeito de Buerarema sofre representação ao MPE

 

O Tribunal de Contas dos Municípios determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann Oliveira (foto ilustração), para que seja apurada a prática de ilícito na contratação irregular da “Pousada Sulamérica” e do “Hotel Royal”, ambos localizados no município de Itabuna, sem apresentação de qualquer justificativa plausível para tanto. Foram gastos, no exercício de 2017, R$73 mil em serviços de hospedagem. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, imputou ao gestor multa no valor de R$7 mil. A decisão foi tomada na sessão dessa quinta-feira (27/05), realizada por meio eletrônico.

A denúncia, foi formulada pela vereadora Riviane Barbosa Martins. Ela argumentou que, embora a Buerarema tenha diversos hotéis, o gestor optou – sem qualquer justificativa lógica – por contratar empresa de hotelaria em cidade diversa. A vereadora também afirmou que a administração municipal “tem contratado – o que chama a atenção – diversas empresas de consultoria e assessoria, todas, vinculadas ao grupo Dinâmica”. Entre elas cita a contratação de empresas para “terceirização de mão de obra, de aluguel de software, de assessoria de gestão tributária, contábil, entre outras, que burlam a realização de concorrência pública”.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 06:30h
Congresso Nacional

Senado e Câmara lançam portal conjunto para informar tramitação de projetos

 

As secretarias-gerais das Mesas do Senado e da Câmara dos Deputados lançaram nesta sexta-feira (28) o portal Simplificou, onde é possível consultar o estado da tramitação de proposições legislativas nas duas Casas. (Foto ilustração)

O portal exibe para o usuário o caminho esquematizado do projeto, com ícones indicando onde ele se iniciou, em qual estágio de tramitação se encontra, qual foi a conclusão de cada etapa (aprovação, rejeição, sanção, veto) e quais são os próximos passos. Também traz os links para as páginas detalhadas dos projetos em cada Casa, onde há informações adicionais sobre cada um.

Ele reúne as informações sobre projetos de lei ordinária (PLs) e complementar (PLPs), propostas de emendas constitucionais (PECs) e projetos de decreto legislativo (PDLs). Medidas provisórias (MPs) e projetos de lei do Congresso (PLNs) continuam na página do Congresso Nacional.

O Simplificou é mais uma etapa do trabalho de padronização das informações sobre o processo legislativo, que começou em 2019, quando a nomenclatura e numeração de projetos foi unificada — antes, cada Casa tinha seu próprio modelo, e um projeto mudava de tipo e número quando se movia de uma para outra.

Transparência

O secretári...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 06:20h
Suprema Corte

Ministro Dias Toffoli não votou para anular delação que o citava

 

O ministro Dias Toffoli (foto ilustração), ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), foi alvo da desinformação outra vez, esta semana. Ao contrário do noticiário, ele não votou pela anulação da delação do ladrão Sérgio Cabral, que o menciona. Aliás, ele nem sequer é citado no caso julgado nesta quinta-feira (27), a partir de recurso da Procuradoria Geral da República de março de 2020. Cabral cita Toffoli em uma segunda delação, aliás, já rejeitada pelo ministro Edson Fachin no último dia 14. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O agravo da PGR julgado na quinta é contra a decisão que homologou o acordo de delação, muito anterior a qualquer referência a Toffoli.

A crítica a Toffoli por “ter votado” o que não votou provocou reações indignadas de advogados como Eduardo Toledo, ex-diretor-geral do STF.

Toledo apontou má-fé ou absoluto desconhecimento de críticos, sendo mais grave para quem tem formação jurídica: “Fala sobre o que não leu.” (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 05:50h
Queda de braço

Em reação a Biden, China diz que pandemia de Covid-19 pode ter começado nos EUA

 

O ministério das Relações Exteriores da China acusa o Fort Detrick, laboratório americano de pesquisa biomédica, de estar relacionado à origem do novo coronavírus. Nesta sexta-feira (28), o país oriental pediu a abertura de uma investigação internacional. (Foto ilustração)

"São mais de 200 laboratórios biológicos americanos espalhados pelo mundo. Quantos segredos escondem?", questionou o porta-voz do governo chinês, Zhao Lijian, sem oferecer evidências para as acusações. A declaração vem como resposta a Joe Biden, que pediu apuração sobre os primeiros casos de coronavírus na China.

Detrick é um laboratório de ponta que fica no estado de Maryland, próximo da capital norte-americana, e onde o Exército dos EUA desenvolve toxinas e anti-toxinas, sistemas de defesa para pragas e doenças.

Em agosto de 2019, o laboratório recebeu uma ordem do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) para encerrar operações e pesquisas com vírus e bactérias perigosos por questões de segurança. Segundo o CDC, havia um problema de descarte de materiais usados em pesquisas, que poderiam contaminar o solo e água da região.

Para contestar a versão de que o coronavírus possa ter vazado de um laboratório de Wuhan, Pequim contra-ataca os EUA. O preside...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 05:45h
Setor da Energia Elétrica

Aneel aciona bandeira vermelha 2 para o mês de junho

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na noite desta sexta-feira (28) que a bandeira vermelha, no patamar 2, será acionada no mês de junho. Isso representa um custo de R$ A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,06243 para cada quilowatt-hora kWh consumido, fazendo com que as contas de luz fiquem mais caras. (Foto ilustração)

Segundo nota da Aneel, o mês de maio foi o primeiro da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) e registrou "condições hidrológicas desfavoráveis". Nesta sexta-feira, o Sistema Nacional de Meteorologia emitiu um alerta conjunto de emergência hídrica para a área da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

O mês de junho vai começar com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos do que o ideal para esta época do ano, o que tende a significar redução da geração de energia por hidrelétricas e o aumento da geração por termelétricas, o que encarece o custo da produção.

"Essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da Bandeira Vermelha. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada&quo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 05:40h
CPI da Covid-19

Bahia integra ação com outros Estados contra convocação de governadores em CPI

 

O Estado da Bahia também é signatário de uma ação conjunta com outros 16 estados, que foi protocolada nesta sexta-feira (28), no Supremo Tribunal Federal (STF), para suspender as convocações dos seus respectivos governadores pelos membros da CPI da Covid. O objetivo é uma definição jurídica do STF, inclusive porque vários governadores, entre eles o da Bahia, não foram convocados pela CPI. (Foto ilustração: governador da Bahia, Rui Costa)

Segundo a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), a finalidade é “buscar impedir que o Poder Legislativo federal convoque Chefes do Poder Executivo estaduais para depor em CPIs, haja vista que tal medida viola inegavelmente o pacto federativo e o princípio da separação dos poderes. Assim, a pertinência temática revela-se evidente, já que a convocação de governadores pelo legislativo federal repercute na esfera de interesses dos Estados-Membros, na medida em que vulnera a autonomia dos entes federados”. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 05:35h
Feira de Santana

Prefeitura apura irregularidades envolvendo servidores da Sedeso

 

A Prefeitura de Feira de Santana vai apurar, por meio de sindicâncias, possíveis irregularidades apontadas por órgãos de controle externo, a exemplo do Tribunal de Contas do Município (TCM), envolvendo 12 servidores lotados na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso). (Foto ilustração:prefeitura municipal de Feira de Santana)

A primeira delas, já publicada ontem, 27, em Diário Oficial (Portaria nº 006/2021), cria a comissão para apurar irregularidades no órgão municipal junto ao Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.

Nesta, a comissão é formada por Carlito Moreira de Menezes - nomeado presidente - além de Iguaracy Caribe Simões Santana e Eliane Brito de Azevedo.

Ainda, o secretário Antônio Carlos Borges Júnior afirma que outra portaria será publicada para abertura de processo administrativo disciplinar. A nova sindicância vai apurar fatos específicos a supostos recebimentos indevidos do benefício do Auxílio Emergencial e também acúmulo de vínculo formal de trabalho de servidores no setor público.

"A determinação do prefeito Colbert Filho, desde o início, é que tudo seja devidamente apurado no rigor da lei a fim de preservar os princípios da moralidade na administração pública", ressalta o secretário.

Os servi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 05:30h
Oeste da Bahia

Fundo internacional pela soja sustentável investe em projetos no oeste baiano

 

Responsável pela produção de 5,8 milhões de toneladas de soja por ano, segundo dados da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), o Oeste da Bahia receberá uma série de investimentos em favor de práticas agrícolas sustentáveis pelo Land Innovation Fund - fundo internacional criado com aporte de US$30 milhões (cerca de R$150 milhões de reais) da Cargill que acaba de anunciar os primeiros projetos contemplados para financiamento no país. Coordenadas por três diferentes parceiros – SENAI CIMATEC, Solidaridad Brasil e AIBA, juntamente com o Instituto AIBA – as iniciativas funcionarão em sinergia e fomentarão soluções inovadoras em prol de uma cadeia produtiva da soja sustentável, com foco no produtor rural, causando impacto econômico e socioambiental positivos na região. (Foto ilustração)

O Oeste da Bahia integra o bioma Cerrado, o segundo maior da América do Sul, e um dos focos de atuação do Land Innovation Fund, juntamente com o Gran Chaco e a Amazônia. Ocupando 22% do território brasileiro, o Cerrado reúne algumas das maiores bacias hidrográficas do mundo e é uma região de fundamental importância para a biodiversidade do planeta. A combinação de terras férteis, disponibilidade de água e relevo plano também faz do Cerrado – em especial do Matopiba, fronteira agrícola entre os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Oeste da Bahia – uma região com eleva...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 05:25h
Aniversariante do Dia

Jornalista Andrea Trindade em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em alta e renova máximas históricas com Petrobras

 

O Ibovespa fechou em alta de 1% nesta sexta-feira, renovando máximas históricas, apoiado principalmente no salto de Petrobras após o JPMorgan elevar recomendação para 'overweight', enquanto Sabesp capitaneou as perdas em meio a comentários do governo de São Paulo sobre a companhia. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,04%, a 125.656,02 pontos, acumulando na semana acréscimo de 2,5%, de acordo com dados preliminares. Na máxima da sessão, chegou a 125.697,58 pontos. O volume financeiro nesta sexta-feira somava 27,5 bilhões de reais.

Com a performance desta sexta-feira, o Ibovespa superou os recordes anteriores de 125.323,53 pontos no intradia e de 125.076,63 pontos no fechamento, ambos registrados em 8 de janeiro deste ano. Também caminha para fechar maio no azul, com alta até o momento de 5,7%. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar fecha em queda de 0,77%, a R$ 5,2148

 

O dólar emendou a terceira queda nesta sexta-feira e fechou no menor patamar desde janeiro frente ao real, com os mercados ainda embalados por um maior otimismo visto recentemente com a economia brasileira, enquanto a fraqueza da moeda norte-americana no exterior e novo dia positivo nas praças acionárias deram respaldo às compras de ativos domésticos. (Foto ilustração)

O clima positivo com o Brasil ficou explícito pelo comportamento dos mercados locais na semana.

O dólar caiu 2,63%, mais do que anulando a alta de 2,44% das duas semanas anteriores. O Ibovespa fechou em máxima recorde nesta sexta, em alta de 2,4% na semana. E o spread entre as taxas de juros futuros dos vértices janeiro 2027 e janeiro 2023 caiu quase 17 pontos-base na semana, maior recuo desde meados de março. (André de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil registra 16,4 milhões de casos e 459 mil mortes por covid-19

 

O número de casos de covid-19 subiu para 16.391.930 no país. Nas últimas 24 horas, foram registrados 49.768 diagnósticos positivos da doença. Ontem, o painel de informações do Ministério da Saúde trazia 16.342.162 casos acumulados. O país tem ainda 1.121.619 casos ativos, em acompanhamento. (Foto ilustração)

Já o total de vidas perdidas para a covid-19 foi para 459.045. Entre ontem e hoje, foram confirmadas 2.371 mortes em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Ontem, o número de mortes estava em 456.674.

Ainda há 3.760 falecimentos em investigação. O termo é empregado pelas autoridades de saúde para designar casos em que um paciente morre, mas a causa segue sendo apurada mesmo após a declaração do óbito.

O número de pessoas que pegaram covid-19 mas se recuperaram desde o início da pandemia totalizou 14.811.266. Isso corresponde a 90,4% do total de pessoas que foram infectadas com o vírus.

Os números estão no balanço diário do Ministério da Saúde sobre a pandemia, divulgado na noite desta sexta-feira (28). A atualização é produzida a partir das informações disponibilizadas pelas secretarias estaduais de saúde.

Hoje o Ministério da Saúde também publicou novo boletim epidemiológico da covid-19 em que mostra um crescim...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia ultrapassa marca de um milhão de casos de Covid-19

 

A Bahia ultrapassou, nesta sexta-feira (28), a marca de um milhão de casos confirmados de Covid-19. Com as 4.060 confirmações das últimas 24h, o Estado alcançou 1.003.523 casos do novo coronavírus. A taxa de crescimentos das últimas 24h foi de +0,4%. O boletim epidemiológico desta sexta-feira também registra 5.546 recuperados (+0,6%) e 115 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.003.523 casos confirmados desde o início da pandemia, 965.804 já são considerados recuperados, 16.748 encontram-se ativos e 20.971 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.267.035 casos descartados e 223.306 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 49.075 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra mais 227 casos e quatro mortes nesta sexta-feira (28)

 

Feira de Santana supera a marca de 34 mil recuperados da Covid-19. Até agora, são exatamente 34.035 pacientes curados da doença, índice que representa 85,5% dos casos confirmados. Além disso, nas últimas 24h foram registrados 324 exames negativos para o vírus e 227 casos positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 149 pacientes internados no município e 5.030 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais quatro mortes - os óbitos mencionados não são referentes a data de hoje e sim de dias anteriores. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (28).  

NÚMEROS DESTA SEXTA-FEIRA 28 de maio de 2021  

Casos confirmados no dia: 227

Pacientes recuperados no dia: 47

Resultados negativos no dia: 324

Total de pacientes hospitalizados no município: 149

Óbitos comunicados no dia: 4

Datas dos óbitos: 10/05, 18/05, 19/05 e 21/05  

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por Covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 15:30h
Câmara Federal

Comissão discute apoio de bancos oficiais ao esporte

 

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (1º) para discutir o patrocínio de bancos oficiais ao esporte. A reunião atende a requerimento dos deputados Felipe Carreras (PSB-PE), Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) e Luiz Lima (PSL-RJ). (Foto ilustração)

O debate será no plenário 6, às 14 horas, e poderá ser acompanhado de forma interativo pelo e-Democracia.

Confirmaram presença no debate o ministro da Economia, Paulo Guedes; o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães; o presidente do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro; e representante da entidade Atletas pelo Brasil e medalhista olímpico, o velejador Lars Grael.

O deputado Felipe Carreras disse que, além da discussão dos patrocínios dos bancos oficiais ao esporte, é preciso rever a necessidade da isenção tributária aos equipamentos esportivos adquiridos por entidades esportivas. "Já tivemos a exitosa experiência da Lei 10451/02, que retirava a carga do IPI e do Imposto de Importação sobre os materiais esportivos para atletas brasileiros", observou. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 15:00h
Ministério da Saúde

Covid-19: Saúde vai antecipar vacinação de profissionais da educação

 

O Ministério da Saúde informou que vai antecipar a vacinação contra a covid-19 para os profissionais da educação. A orientação da pasta é a de priorizar os trabalhadores que atuam em creches e, de maneira escalonada, ir ampliando a vacinação para os que trabalham em pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e educadores de jovens e adultos. Na sequência, os vacinados serão os trabalhadores da educação do ensino superior. (Foto ilustração)

Segundo o ministério, a priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela covid-19, associados à necessidade de volta às aulas presenciais. “As creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de brasileirinhos como também garantem a segurança alimentar das crianças”, justificou.

Na mesma nota, divulgada hoje (28), o ministério informa que, paralelamente, autoriza o início da vacinação para a população geral, entre 18 e 59 anos, nos estados e municípios que relataram demanda diminuída dos grupos elencados no plano de vacinação.

“Esse grupo poderá começar a ser imunizado de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabeleci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 14:20h
Setor dos Combustíveis

CNC questiona obrigatoriedade de painel com valor de tributos em postos de combustíveis

 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) ajuizou no Supremo Tribunal Federal uma a ação direta de inconstitucionalidade contra dispositivo do Decreto 10.634/2021, da Presidência da República, que obriga os postos de combustíveis a informar os valores estimados de tributos das mercadorias e dos serviços oferecidos por meio de painel afixado em local visível. O relator da ação é o ministro Ricardo Lewandowski. (Foto ilustração)

A entidade alega que, de acordo com a Lei de Transparência Fiscal (Lei 12.741/2012), essa informação deve constar dos documentos fiscais emitidos nas vendas ao consumidor e que pode ser apresentada em painel afixado no estabelecimento. Assim, o decreto transformou em obrigatória uma previsão que a lei estabeleceu como faculdade.

Segundo a CNC, o dispositivo questionado, ao criar obrigações não previstas em lei, viola os incisos IV e VI do artigo 84 da Constituição Federal e contraria o princípio da separação de poderes ao inovar sobre a legislação federal, usurpando a competência legislativa do Congresso Nacional. Com informações da assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal. (Consultor Jurídico)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 13:50h
Região nordeste da Bahia

Governo adota medidas mais restritivas em 15 municípios do Nordeste do estado

 

Apenas os serviços essenciais devem funcionar em 15 municípios da região Nordeste da Bahia, a partir deste sábado (29). Fica determinada também a restrição de locomoção noturna das 19h às 5h. As medidas, que têm o objetivo de conter a disseminação da Covid-19 na região, foram publicadas em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (28). (Foto ilustração: cidade de Adustina)

As restrições valem até o dia 4 de junho, nos municípios de Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Sítio do Quinto.

Nesses 15 municípios, fica proibida também a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery) ou em depósitos e distribuidoras, até as 5h de 4 de junho. Restaurantes, bares e congêneres poderão operar somente de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery), até as 24h.

Já os estabelecimentos que funcionem como mercados poderão comercializar apenas gêneros alimentícios, bebidas não alcoólicas e produtos de limpeza e higiene, sendo vedada a venda de bebidas alcoólicas. Os estabelecimentos devem isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostos os...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 13:10h
Logística de estocagem de imunizante

Anvisa autoriza novas condições de armazenamento de vacina da Pfizer

 

Profissional da saúde com doses da vacina Pfizer; imunizante começou a ser distribuído no Brasil no início de maioFoto: Divulgação/Ministério da Saúde. (Foto ilustração)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta sexta-feira (28) as novas condições de armazenamento e conservação para a vacina contra Covid-19 da Pfizer.

Antes restrito a capitais por conta das dificuldades no armazenamento de baixa temperatura, o imunizante agora poderá ir para municípos que ficam distantes em até 2h30 de viagem.

O novo texto da bula estende de 5 para 31 dias o tempo em que a vacina pode ficar refrigerada em temperaturas de 2 a 8ºC. A decisão atende a um pedido da farmacêutica, que apresentou estudos que mostraram que o fármaco se mantém estável em temperaturas mais altas por mais tempo.

O Ministério da Saúde já havia anunciado que cidades fora das capitais poderiam receber a vacina, pois estavam se adequando às particularidades do armazenamento dela, que requer temperaturas baixíssimas.

Atualmente, no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Grande São Paulo, as doses ficam armazenadas na temperatura de -90°C a -60°C, em freezers instalados. Os estados recebem o imunizante entre -25°C e -15°C.

O Mi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 12:50h
Operação Palude

PF: operação investiga fraude com verbas de combate à covid em Sergipe

 

Com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta sexta-feira (28), a Operação Palude. As investigações começaram depois que a Polícia Federal recebeu informação sobre fraudes no procedimento adotado para a contratação de empresas responsáveis pela sanitização e desinfecção de espaços públicos e privados, por causa da pandemia de covid-19, na cidade de Pacatuba (SE). (Foto ilustração)

Segundo levantamento da CGU as contratações suspeitas e a execução dos serviços chegam a R$ 1,07 milhão.

“Foram detectados indícios de conluio entre as empresas e entes participantes, com o objetivo de vulnerar a lisura e o caráter competitivo do certame, a exemplo da confecção conjunta de propostas. Também foram identificados indícios de superfaturamento e de possível inexecução do objeto contratado”, informou a PF, em nota.

Considerando que os repasses do Fundo Nacional de Saúde ao município sergipano para o combate a pandemia, no ano de 2020, foram de aproximadamente R$ 1,6 milhão, as fraudes investigadas correspondem a 65% do total das verbas recebidas.

Para a ação, a 9ª Vara da Justiça Federal em Sergipe expediu 23 mandados de busca e apreensão para serem cumpridos em Aracaju (SE), Cedro de São João (SE), Nossa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 12:00h
Política

Bolsonaro sanciona lei que amplia penas para crimes cometidos por meio eletrônico

 
Foto Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira (5) uma lei que endurece as punições previstas no Código Penal para crimes cometidos por meio de dispositivos eletrônicos.

A lei torna mais graves os crimes de violação de dispositivo informático, furto e estelionato cometidos de forma eletrônica ou pela internet.

Com a nova legislação, a pena para o crime de invasão de dispositivo informático passou para de um a quatro anos de reclusão e multa. Anteriormente, a punição é detenção de três meses a um ano e multa.

A pena de reclusão é aplicada a condenações mais severas, o regime de cumprimento pode ser fechado. Já a detenção é aplicada para condenações mais leves e não admite que o inicio do cumprimento seja no regime fechado.

Se houver prejuízo econômico, o texto prevê que a pena pode aumentar de um a dois terços.

Se a invasão do dispositivo levar ao acesso de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas, ou ao controle remoto não autorizado do dispositivo invadido, a pena imposta pode variar de dois a cinco anos de reclusão. (G1 - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 11:27h
Sudoeste baiano

Guanambi endurece medidas restritivas para buscar frear o avanço da Covid 19

 
Foto Reprodução

A Prefeitura de Guanambi, a 141 km de Brumado, publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (27), o Decreto Municipal nº 299, que endurece as medidas contra a propagação do coronavírus na cidade. Nos últimos dias, foi registrado um aumento assustador de casos, com índices piores que no mês de março, onde o Pronto Atendimento (PA Covid), porta de entrada do sistema, bateu recordes diários seguidos de atendimentos. De acordo com a publicação, fica determinada a restrição de locomoção noturna, vedado a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 05h, de 27 de maio até 03 de junho de 2021. Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período (19h30), de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências. Já restaurantes, bares, pizzarias e lanchonetes deverão encerrar o seu atendimento presencial, às 19h30, permitidos os serviços de entrega de alimentação em domicílio (delivery), até às 24h. Ainda de acordo com o decreto, fica vedada: a venda de bebida alcóolica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 19h30 de 28 de maio até às 5h, de 31 de maio de 2021; funcionamento de toda e qualquer atividade econômica ou não, das 19h30 do dia 28 de maio até às 5h do dia 31 de maio de 2021, em todo o territ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 11:05h
Feira de Santana

Silvio Dias chama de "bode expiatório" vereadores que acionaram Justiça para suspender CPI

 
Foto Reprodução

Vice presidente da CPI da Cesta Básica, o vereador Silvio Dias (PT), chamou o grupo de vereadores que acionou a Justiça e obtive liminar par suspender a CPI por meio de mandado de segurança de “bode expiatório”. Para ele, os vereadores acionaram no lugar do “verdadeiro interessado” em suspender as investigações. Apesar de entender que a suspensão das atividades da comissão só deveriam acontecer após notificação oficial da Justiça, os membros, inclusive Silvio, optaram por seguir a orientação do presidente da Casa da Cidadania, Fernando Torres (PSD), e suspenderam o depoimento de Denise Freitas, que estava acontecendo na manhã de hoje (28).

Os vereadores que acionaram a Justiça são membros da bancada governista: Lulinha (DEM), Pedro Américo (DEM), Correia Zezito (Patriota), Fabiano da Van e Pastor Valdemir (PV)(Daniela Oliveira - Foto Reprodução - Instagram) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 10:11h
Feira de Santana

Durante sessão suspensa, depoente conversa com Pedro Américo

 

Nossa reportagem flagrou uma longa conversa, no estilo "amigos de longa data", entre a depoente na CPI da Cesta Básica, Denise Freitas Silva e o vereador Pedro Américo (DEM), durante suspensão das atividades da CPI para reunião da comissão. Denise é diretora da Escola Municipal Carlos Alberto do Carmo, no conjunto Feira IX, apontado como um dos locais em que houve a possível distribuição irregular de cestas básicas, assunto este que motivou a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito pela Câmara.

Durante depoimento, Denise Freitas admitiu ter apoiado o então candidato, hoje vereador, Pedro Américo (DEM). (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 09:55h
Feira de Santana

Fernando Torres pede suspensão de sessão da CPI mesmo sem notificação oficial da Justiça

 

Durante o depoimento da diretora da Escola Municipal Carlos Alberto do Carmo, no conjunto Feira IX, Denise Freitas Silva, o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Fernando Torres (PSD) interrompeu e informou não ter recebido nenhuma notificação, mas por precaução pediu que as atividades fossem encerradas.

“Acredito que a Casa deveria ser citada, mas por precaução e zelar pelo dinheiro público que segundo a imprensa tem multa de R$100.00. Gostaria de pedir a suspensão desta sessão”, declarou e completou “a CPI é de vocês, eu estou sendo zeloso como gestor da Casa e gostaria que ficasse registrado em ata”, disse.

Torres continuou: “Assim que formos notificados vamos recorrer porque eu nunca ouvi falar em a Justiça suspender CPI. Deve ter tido alguma razão, vamos corrigir algum erro que por ventura tenha acontecido, e vamos manter a CPI”, informou.

A sessão foi suspensa por 10 minutos para que a comissão se reúna e decisa se irá encerrar o depoimento de hoje remarcando para nova data. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 09:55h
São Paulo

Prefeito de Guarulhos pede fechamento do principal aeroporto do país

 

O prefeito Gustavo Henric Costa (PSB) solicitou ao governo federal o fechamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o mais importante ponto de voos internacionais e o maior do Brasil. (Foto ilustração)

Segundo a Prefeitura de Guarulhos, o pedido consiste em impedir a entrada de passageiros estrangeiros, durante período determinado, para evitar a proliferação de variantes da Covid-19 no estado de São Paulo.

O prefeito apresentou a solicitação, na última quarta-feira (26), em videoconferência com Ministério da Saúde, a Prefeitura de São Paulo, o Ministério Público Federal, a Anvisa e a administradora do aeroporto GRU Airport.

Na ocasião, Gustavo Henric informou que, “seria o tempo para garantirmos uma maior imunização de nossa população e dos possíveis contactantes de quem chega ao Brasil por Guarulhos. Depois disso, poderíamos reabrir nosso aeroporto”. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 09:02h
Feira de Santana

Presidente da CPI Emerson Minho ainda não foi comunicado sobre decisão da Justiça

 
Foto Reprodução

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Emerson Minho (DC), informou que manterá os depoimentos agendados para esta sexta-feira (28), até que seja notificado oficialmente da decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, que determina a suspensão das atividades da comissão.

“Ainda não fui notificado oficialmente. Vou manter até que haja notificação oficial”, informou à reportagem do site Bahia na Política. (Daniela Oliveira – Foto Ascom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 08:42h
Feira de Santana

Feira de Santana: Justiça determina suspensão da CPI da Cesta Básica

 
Foto Reprodução

Uma decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira Santana determinou por meio de liminar, nesta sexta-feira (28), a suspensão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada pela Câmara Municipal de Feira de Santana, para investigar a suposta distribuição de cestas básicas durante período eleitoral. Com o mandado de segurança, impetrado pelos vereadores Lulinha (DEM), Pedro Américo (DEM), Pastor Valdemir (PV), Fabiano da Van (MDB) e Correia Zezito (Patriota), entendendo a CPI como ilegal e abusiva. Com isso, o documento solicita a suspensão dos trabalhos da CPI em virtude da existência de vício na apuração dos fatos e determinando o envio do DVD apresentado durante oitivas, no prazo de 24 horas, sob pena de multa de R$100.000. (Daniela Oliveira - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2021 08:28h
Economia

Senado aprova medida provisória que fixou salário mínimo em R$ 1,1 mil em 2021

 
Foto Reprodução

O Senado aprovou nesta quarta-feira (26) a medida provisória que fixou o salário mínimo em R$ 1,1 mil para 2021. Na véspera, a matéria tinha sido aprovada pela Câmara.

Com a decisão dos senadores, a medida segue para a promulgação pelo Congresso, uma vez que o texto encaminhado pelo Executivo em 31 de dezembro de 2020 não sofreu alterações, nem na Câmara nem no Senado.

No ano passado, o salário mínimo era de R$ 1.045.

Para o reajuste, o governo usou uma previsão de alta de 5,22% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), estimativa do fim do ano passado.

Contudo, em meados de janeiro, o INPC oficial de 2020 fechou com aumento de 5,45%, o que reajustaria o salário mínimo para R$ 1.102. (G1 - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia