Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 10:01h
Feira de Santana

Luiz da Feira defende nome de João Leão para governador da Bahia

 

O nome do vice-governador João Leão (PP) para governador da Bahia foi defendido pelo vereador Luiz da Feira (PROS - foto ilustração). Dizendo ser um grande admirador do pepista, o edil apontou a possibilidade de uma candidatura de Leão em 2022 para o Estado da Bahia. “É um nome forte”, assegurou. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 09:47h
Saúde pública

Mourão diz que faltou mídia de conscientização contra a Covid - 19

 

Sempre dando entrevistas equilibradas, o vice-presidente Hamilton Mourão (foto ilustração) cortou na própria carne. Disse que faltou campanha de orientação contra a Covid -19 pelo Governo Federal. E deu no que deu, temos mais de 500 mil mortes pelo vírus.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 09:44h
Feira de Santana

Edvaldo Lima dá a dica que pode deixar o MDB

 

Durante inscrição dos líderes dos partidos, na sessão ordinária desta quarta-feira (23), o vereador Edvaldo Lima (MDB - foto ilustração) deu a dica de que deve deixar o MDB. O vereador, que se juntou ao presidente Fernando Torres (PSD) no grupo dos aliados, sofreu retaliações do prefeito Colbert Martins, tendo membros de sua família que trabalhavam na Prefeitura demitidos. Além disso, o MDB corre o risco de pedir o mandato de Edvaldo, sob alegação de infidelidade partidária. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 08:00h
Bahia

Transporte intermunicipal volta a funcionar com 70% da capacidade neste sábado

 

O transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário voltou a funcionar, em toda a Bahia, a partir das 5h deste sábado (26). A circulação, a saída e a chegada dos transportes estavam suspensas até a próxima segunda-feira (28), mas o Governo do Estado decidiu antecipar o funcionamento para este sábado (26). (Foto ilustração)

Para evitar aglomeração, a ocupação deve ser limitada a 70% da capacidade do transporte até o dia 4 de julho. Não será permitida a disponibilização de transportes extras.

A medida, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (26), vale para qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, assim como ferry boats, catamarãs, lanchinhas e balsas.

A fiscalização do decreto é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba). (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 07:50h
Governo Federal

Imposto de renda de empresas será reduzido para 10% a partir de 2023

 

Na segunda fase da reforma tributária, o governo propôs a redução de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) dos atuais 15% para 10%. A mudança na alíquota deve ocorrer em duas etapas: para 12,5%, em 2022 e para 10% em 2023. O texto da reforma foi entregue hoje (25) ao Congresso Nacional pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. (Foto ilustração)

A medida vale para empresas de todos os setores, com exceção daquelas que aderiram ao Simples Nacional, que têm regime de tributação diferenciado. Além da alíquota geral, hoje as empresas pagam um adicional de 10% para lucros acima de R$ 20 mil por mês. Pelo projeto, esse adicional vai permanecer.

Com a redução dos impostos para empresas, a expectativa do governo é favorecer os investimentos e a geração de novos postos de trabalho.

Pela proposta, deixa de existir a possibilidade de isentar o dinheiro do empresário investido na sua empresa, o chamado juro sobre capital próprio. De acordo com o subsecretário de Tributação e Contencioso do Ministério da Economia, Sandro Serpa, essa possibilidade foi criada em 1996, quando era difícil ter acesso a crédito e as empresas precisavam se autofinanciar com recursos dos sócios.

“Após todos esses anos, foi-se perdendo o objetivo dessa medida, com a quantidade de bancos, fintechs, as várias possibilidade de crédito que as empresas têm, os...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 07:46h
Senado Federal

CPI pode comunicar ao STF crime de prevaricação por parte de Bolsonaro

 

A CPI da Pandemia pode comunicar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o cometimento de crime de prevaricação (retardar ou deixa de praticar ato de ofício para satisfazer interesse pessoal) por parte do presidente Jair Bolsonaro. Após a reunião desta sexta-feira (25), o vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que vai propor essa medida à comissão e que os fatos apontados até agora são suficientes para motivar o impeachment de Bolsonaro. (Foto ilustração)

— Não tem situação mais grave do que a que nós ouvimos hoje. Não há, na história das comissões parlamentares de inquérito, nas duas circunstâncias de impeachment que nós tivemos na história republicana desde 1988, algo tão grave. Basta se reportar aos dois impeachments que já houve nos últimos 30 anos. Não chega a um terço da gravidade do que estamos vendo nesta CPI e do que nós vimos no dia de hoje — apontou o senador.

Os depoimentos desta sexta-feira foram do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e do seu irmão, Luis Ricardo Miranda, servidor concursado do Ministério da Saúde. Juntos, eles reiteraram à comissão a denúncia de suspeitas de irregularidades na compra da vacina Covaxin, da Bharat Biotech. Pressionado por integrantes da comissão, o deputado confirmou que o presidente Jair Bolsonaro citou o nome do deputado Ricardo Barros (PP-PR) como suposto mentor por trás das supostas irregulari...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 07:30h
Câmara Federal

Projeto aumenta pena para venda de drogas nas imediações de templos religiosos

 

O Projeto de Lei 1285/21 determina que os crimes previstos na Lei Antidrogas, como tráfico ou fabricação de entorpecentes, serão aumentados quando praticados nas dependências ou imediações de templos religiosos. O texto tramita na Câmara dos Deputados. (Foto ilustração)

O aumento será de um sexto a dois terços, o mesmo já previsto na lei para os crimes cometidos nas dependências ou imediações de prisões, hospitais e escolas, entre outros locais.

Autor do projeto, o deputado licenciado Carlos Bezerra (MT) afirma que o objetivo é corrigir lacuna legislativa. “Tal correção é necessária, uma vez que crimes como tráfico de drogas, quando praticado dentro de templo religioso, estão deixando de ter a pena agravada porque tal local não consta na lei”, disse.

Tramitação

O projeto será analisado agora na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida, irá para o Plenário da Câmara. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 07:20h
Setor Elétrico

Com crise hídrica, Aneel mantém em julho bandeira vermelha 2, a mais cara

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que vai manter a bandeira vermelha 2 no mês de julho, em meio a uma seca histórica na região das hidrelétricas. (Foto ilustração)

A bandeira vermelha 2 é a mais cara das tarifas extras, e representa atualmente uma cobrança adicional de R$ 6,24 para cada 100 kWh consumidos. No entanto, esse valor irá mudar, segundo a agência, que vai divulgar atualização na próxima terça-feira, dia 29, excepcionalmente. A mudança vem num momento em que os principais reservatórios de água no país estão num nível crítico, devido à falta de chuvas. Esse cenário faz com que o governo tenha que recorrer a usinas térmicas, que têm um custo maior de geração. O custo extra é repassado aos consumidores finais por meio da mudança da bandeira tarifária.

A agência ajustou a bandeira tarifária para a mais alta em junho. Em maio, os consumidores ainda contavam com a bandeira vermelha 1.

"Em junho, as afluências nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) estiveram entre as mais críticas do histórico. Julho inicia-se com mesma perspectiva hidrológica desfavorável, com os principais reservatórios do SIN em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano, o que sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 06:50h
Composto da vacina Coronavac

Butantan recebe neste sábado insumos para 10 milhões de doses

 

O Instituto Butantan deve receber neste sábado (26) mais 6 mil litros do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), que permitirão a produção de cerca de 10 milhões de doses da CoronaVac. A carga vinda da China deve chegar ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), às 16h30. (Foto ilustração)

A remessa anterior chegou no dia 25 de maio, com 3 mil litros, e foi utilizada integralmente. Com o fim do estoque, a fabricação foi novamente suspensa pelo instituto - em maio, o Butantan ficou cerca de 20 dias sem produzir o imunizante por falta de matéria-prima.

A produção das vacinas pelo Instituto Butantan, que prevê processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade, leva cerca de 20 dias. A expectativa do instituto é entregar 100 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde até agosto, conforme o contrato assinado com o governo federal.

De acordo com Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, a expectativa é de que cheguem mais 12 mil litros de insumo em julho e 12 mil litros em agosto, suficientes para uma produção total de 40 milhões de doses da vacina.

Até o momento, 52 milhões de doses da CoronaVac já foram entregues ao Ministério da Saúde para o PNI (Programa Nacional de Imunizações).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 06:40h
CPI da Pandemia

Omar Aziz confirma que deputado Luís Miranda mentiu à CPI

 

O presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz (PSD-AM), acabou confirmando que o deputado Luís Miranda (DEM-DF), um dos depoentes da sessão de ontem, mentiu deliberadamente durante o depoimento. (Foto ilustração)

Miranda disse que, ao informar o presidente Jair Bolsonaro que havia uma suspeita de irregularidade no contrato de importação da Covaxin (vacina indiana), ele teria reclamado, dizendo que era “mais uma” de um determinado deputado.

Questionado diversas vezes pelo relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e pelo próprio presidente da CPI, sobre quem era esse deputado, Luís Miranda disse que não se lembrava.

Durante suas perguntas, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) disse que sabia das intenções do deputado Luís Miranda e que o presidente Omar Aziz também sabia. “Ele nos contou lá atrás (na sala anexa).

Nesse momento, o senador Omar Aziz interrompeu e disse que o deputado Luís Miranda não tinha falado de segundas intenções. “Ele só disse o nome do deputado”, afirmou o presidente. (diariodopoder)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 06:30h
Frutos da Operação Lava Jato

Petrobras soma R$ 6 bilhões recuperados em acordos e delações

 

A Petrobras recebeu ontem (25) R$ 271,1 milhões referentes ao acordo de leniência celebrado pela Technip Brasil e Flexibras (empresas do Grupo Technip). Com esse pagamento, o total de recursos devolvidos para a companhia via acordos de colaboração, leniência e repatriações ultrapassou R$ 6 bilhões. (Foto ilustração)

A estatal do petróleo já havia recebido as duas primeiras parcelas desse acordo, em julho de 2019 e em junho de 2020, que somaram cerca de R$ 578,3 milhões.

O acordo que resultou nesses ressarcimentos foi firmado com a atuação conjunta entre o Ministério Público Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Advocacia-Geral da União (AGU) e Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ).

Operação Lava Jato

Somente este ano, um total superior a R$ 1 bilhão foi recuperado pela companhia em acordos de colaboração, leniência e repatriações. Entre fevereiro e março, a Petrobras já havia recebido ressarcimentos por meio do acordo de leniência da Samsung Heavy Industries, que destinou R$ 705,9 milhões à petrolífera brasileira.

A Petrobras recebe os recursos na condição de vítima em crimes investigados pela Operação Lava Jato. Em nota, a companhia "reafirma seu compromisso de adotar as medidas cabíveis, em busca do adequado ressarcimento dos p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 06:25h
Ajuda humanitária

Brasil receberá doação de 47 mil itens de kit intubação da Irlanda

 

O Ministério da Saúde vai receber uma doação de 47 mil medicamentos utilizados no chamado kit intubação. Os insumos, considerados pela pasta como essenciais para tratar casos graves de covid-19, foram enviados pelo governo da Irlanda. (Foto ilustração)

De acordo com o ministério, foram distribuídos, este ano, mais de 14 milhões de medicamentos hospitalares – incluindo aqueles utilizados para intubação orotraqueal, “garantindo os estoques e o atendimento” a pacientes internados com quadros graves.

Vacinas

Três milhões de doses da vacina da Janssen contra a covid-19, doadas pelo governo norte-americano, desembarcaram nesta sexta-feira (25) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O lote é avaliado em R$ 145 milhões. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 06:20h
Auxílio Emergencial

Governo deposita 3ª parcela do auxílio a mais de 2 milhões hoje

 

A terceira parcela do auxílio emergencial 2021 é paga neste sábado (26) para os trabalhadores que nasceram em agosto, inscritos no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) ou por aplicativo, por meio de depósito nas contas digitais criadas para movimentar o benefício. (Foto ilustração)

No mês passado, 2,4 milhões de trabalhadores informais desse grupo receberam a segunda parcela, totalizando R$ 506,33 milhões.

Na conta digital, o beneficiário pode pagar boletos, realizar compras pela internet e em estabelecimentos comerciais. O dinheiro estará disponível para saque a partir de 13 de julho.

As transferências seguem de acordo com o mês de aniversário e serão finalizadas na próxima quarta-feira (30) para os contemplados dos últimos dois meses do ano.

Com a antecipação dos calendários, os saques começam a partir de 1º de julho para nascidos em janeiro.

Os integrantes do Bolsa Família também estão recebendo a terceira parcela do benefício de acordo com o calendário habitual do programa. Em junho, 9,77 milhões de famílias do programa serão contempladas com o auxílio emergencial.

O benefício é pago em quatro parcelas, com valor médio de R$ 250, exceção às mulheres chefes de família, que recebem R$ 375, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 06:10h
Suprema Corte

Barroso suspende a condução coercitiva de Wizard à CPI

 

O ministro Luís Roberto Barroso (foto ilustração), do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu nesta sexta-feira (25) a condução coercitiva do empresário Carlos Wizard para prestar depoimento à CPI da Covid. A defesa do empresário também pediu a devolução do passaporte, mas o ministro afirmou que vai analisar essa solicitação oportunamente.

Wizard é suspeito de integrar o chamado gabinete paralelo, grupo de pessoas que não compõem o governo Jair Bolsonaro e que estariam propondo ao presidente a adoção de medidas que contrariam consensos científicos no enfrentamento à pandemia de coronavírus.

O depoimento do empresário estava marcado para a quinta-feira (17), mas ele faltou. A Polícia Federal tentou fazer a condução coercitiva do empresário, determinada pela Justiça após pedido da CPI, mas não o encontrou na sua casa, em Campinas. Depois, o ministro Luís Roberto Barroso concedeu a condução coercitiva, além da apreensão do passaporte do empresário, que estava viajando aos Estados Unidos. Wizard passou a integrar a lista de investigados da comissão.

"De fato, tendo em vista que o paciente assumiu o compromisso expresso de comparecer perante a CPI referida, tenho por injustificada e desnecessária, neste exame cautelar da causa, a manutenção da ordem de condução coercitiva do paciente. Quanto ao pedido relativo ao pass...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 06:00h
CPI da Covid-19

Toffoli nega pedido de fabricante de hidroxicloroquina sobre quebra de sigilos

 

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli (foto ilustração) negou, nesta sexta-feira (25), o pedido feito pela defesa da Apsen Farmacêutica -- que pertence a Renato Spallicci, que tem como sócia Renata Spallicci -- para que a Corte suspendesse a decisão da CPI da Pandemia que quebrou os sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático da empresa e seus sócios.

Na última terça-feira (22), o presidente da Apsen Farmacêutica, Renato Spallicci, apresentou ao STF um mandado de segurança no qual pedia que a Corte suspendesse a decisão da CPI da Pandemia que quebrou os sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático dele e da sócia da empresa Renata Farias Spallicci, além dos sigilos bancário e fiscal da companhia.

A quebra dos sigilos de Renato e Renata foi aprovada na comissão na última quarta-feira (16). (CNN) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 05:55h
Aniversariantes do Dia

Ex-vereador e radialista Jorge Oliveira e a jornalista Roberta Costa em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 05:50h
Feira de Santana

Sábado tem segunda dose contra Covid na UBS Caseb I

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue vacinando contra a Covid-19 neste sábado, 26. Desta vez, a aplicação somente da segunda dose, ocorre na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caseb I - localizada na rua Japão, S/N, Caseb. (Foto ilustração)

A imunização acontece das 8h às 12h para aqueles que estão no período recomendado. É preciso apresentar a caderneta de vacinação, com registro de aplicação da primeira dose, RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento de locação. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 05:45h
Cepa de alta transmissibilidade

Lacen-BA identifica aumento da prevalência de circulação da P1 em todas as regiões da Bahia

 

O sequenciamento de 305 genomas do vírus da Covid 19 até o último dia 19 de junho revelou que 23 linhagens diferentes do SARS-CoV-2 circulam de forma concomitante no estado da Bahia ao longo do tempo, com predominância de circulação da P1 em 85% das amostras. A P1 é caracterizada como uma cepa mais agressiva do ponto de vista da transmissibilidade e possibilidade de agravamento mais rápido da infecção. (Foto ilustração)

Durante nove meses, a equipe do LACEN-BA realizou o sequenciamento de genomas completos do SARS-CoV-2, provenientes de pacientes com sintomas de infecção por COVID-19, dos 9 Núcleos Regionais de Saúde da Bahia: Sul, Leste, Norte, Sudoeste, Oeste, Nordeste, Centro-Norte, Centro-Leste e Extremo Sul com amostras de residentes em 121 municípios.

“Os dados sugerem que a mobilidade humana representa um fator crucial para a dispersão do vírus da Covid 19 e das novas variantes, portanto distanciamento social e medida de restrições ainda continuam sendo essenciais para tentarmos minimizar a circulação deste patógeno no Estado e no País” ressalta o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Mais esforços de sequenciamento são necessários para geração de novos dados genômicos que permitirão obter mais informações sobre a dispersão do vírus no Estado.

“Enquanto a remess...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 05:40h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha abaixo dos 128 mil pontos pela 1ª vez no mês com tributação de dividendos

 

O Ibovespa acumulou a terceira perda semanal nesta sexta-feira, determinada pela reação negativa de investidores neste último pregão à proposta do governo federal de tributação sobre dividendos, com alíquota de 20%. (Foto ilustração)

A proposta de reforma do Imposto de Renda (IR), encaminhada à Câmara dos Deputados, prevê redução da alíquota sobre empresas, aumento do limite de isenção a pessoas físicas, além da taxação da remuneração paga pelas empresas a investidores.

Nesta sexta-feira, o Ibovespa recuou 1,74%, a 127.255,61 pontos, acumulando perda de 0,9% na semana. Em junho, ainda sobe 0,82%. No ano, registra elevação de 6,92%. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 05:35h
Moeda norte-americana

Dólar fecha em alta R$ 4,9376 com ruído doméstico, mas cai 2,6% na semana

 

O dólar teve nesta sexta-feira a primeira alta diária da semana, mas ainda se manteve abaixo de 5 reais e acumulou queda de mais de 2% nos últimos cinco pregões, refletindo contínuo ajuste de posições e um ambiente externo positivo. (Foto ilustração)

A alta nesta sexta foi creditada a uma correção ditada pelo mal-estar gerado em outros mercados domésticos (sobretudo o acionário) após virem a público detalhes da segunda etapa da reforma tributária, que trouxe propostas de introdução de imposto sobre dividendos e alterações na taxação de investimentos em renda fixa, fundos e Bolsa.

O dólar à vista subiu 0,64% nesta sessão, a 4,9376 reais na venda, depois de oscilar entre 4,975 reais (+1,40%) e 4,8936 reais (-0,26%).

Na semana, a cotação caiu 2,64%. Em junho, o dólar ainda recua 5,51%, e a moeda perde 4,89% em 2021. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 05:30h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 18,3 milhões de casos e 511 mil mortes

 

A soma de óbitos em decorrência de covid-19 no Brasil subiu para 511.142, informou hoje (25) o Ministério da Saúde. Entre ontem e hoje, foram registradas 2.001 novas mortes. Ontem, o número de pacientes que faleceram em função de complicações vinculadas à doença estava em 509.141. (Foto ilustração)

O número de pessoas que pegaram covid-19 mas se recuperaram desde o início da pandemia subiu para 16.548.159. Isso corresponde a 90,3% do total dos infectados pelo vírus.

Ainda há 3.672 óbitos em investigação. O termo é empregado pelas autoridades de saúde para designar casos em que um paciente morre, mas a causa segue sendo apurada mesmo após a declaração do óbito.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde. O balanço é produzido a partir das informações sobre casos e mortes recolhidas pelas secretarias estaduais de saúde.

A quantidade de pessoas que contraíram covid-19 desde o início da pandemia é de 18.322.760. Em 24 horas, foram registrados 79.277 novos casos de covid-19. Ontem, o painel de dados da pandemia marcava 18.243.483 casos acumulados. O país tem ainda 1.263.459 casos ativos, em acompanhamento.

Os números são em geral mais baixos aos domingos e segundas-feiras em razão da menor quantidade de funcio...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 05:25h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 2.088 novos casos de Covid-19 e mais 89 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.088 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 3.448 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (25) também registra 89 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.114.392 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.075.250 já são considerados recuperados, 15.482 encontram-se ativos e 23.660 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.357.373 casos descartados e 231.063 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta. Na Bahia, 50.664 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2021 05:20h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra180 casos e 4 óbitos; total de mortes chega a 830 nesta sexta-feira (25)

 

Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 201 pacientes recuperados da Covid-19 e atingiu a marca de 37.642 curados da doença, índice que representa 82,5% dos casos confirmados. Enquanto isso, 239 exames foram negativos e 180 positivos. (Foto ilustração)

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 10 e 22 de junho que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 141 pacientes internados no município e 7.150 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais quatro mortes - os óbitos mencionados não são referentes a data de hoje e sim de dias anteriores. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (25).  

NÚMEROS DESTA SEXTA-FEIRA 25 de junho de 2021  

Casos confirmados no dia: 180

Pacientes recuperados no dia: 201

Resultados negativos no dia: 239

Total de pacientes hospitalizados no município: 141

Óbitos comunicados no dia: 4

Datas dos óbitos: 09/04, 26/04, 27/05 e 11/06  

A Secretaria de Sa&uacut...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 16:00h
Senado Federal

Fatos colocam Bolsonaro no centro das investigações da CPI, diz Randolfe

 

Após o compartilhamento das informações pelo Ministério Público sobre possíveis irregularidades na compra da vacina indiana Covaxin pelo governo federal, o presidente da República, Jair Bolsonaro, passa ao centro das investigações, segundo membros da CPI da Pandemia. Na tarde desta sexta-feira (25), a comissão ouve Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, e seu irmão, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), autores das denúncias. (Foto ilustração: Senador Raldolfe e o Presidente Bolsonaro)

Somente nesta sexta, segundo o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o presidente Bolsonaro teria determinado a abertura de inquérito para investigar o caso, o que, para o senador, representa o reconhecimento, mesmo que tardio, de que há indícios de algo errado. Bolsonaro teria sido informado há meses sobre as irregularidades, de acordo com os irmãos Miranda.

— Os fatos trazem o presidente da República para o centro das investigações — disse Randolfe.

Luis Ricardo Miranda é chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde. Ele relatou ao Ministério Público Federal e à imprensa ter recebido pressões para acelerar o processo de compra da Covaxin, da empresa indiana Bharat Biotech.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), disse ser importante também a informaçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 15:00h
Câmara Federal

Conselho de Ética vota parecer pela suspensão de Daniel Silveira na terça-feira

 

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se na terça-feira (29) para discutir e votar o parecer do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), ao processo 16/19 (REP 17/19) por quebra de decoro parlamentar, movido pelo PSL contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ-Foto).

O PSL acusa Silveira de ter gravado e divulgado, sem autorização, uma reunião reservada em que se discutia a disputa pela liderança do partido. O deputado nega as acusações.

Leite recomendou a suspensão por quatro meses do exercício do mandato parlamentar e de todas as prerrogativas regimentais. O parecer foi lido no último dia 22, quando Daniel Silveira voltou a dizer que a reunião não era secreta e que ele não foi o autor da gravação, tendo apenas recebido o material.

Para o relator, no entanto, a gravação de uma reunião restrita ou não, de forma clandestina, fora de casos excepcionais permitidos pelo ordenamento jurídico, não se coaduna com a ética e com a moral. Sobre o fato de uma terceira pessoa ter gravado a reunião, como alegado por Silveira, Leite entendeu que ainda assim a divulgação atentaria contra a ética e o decoro parlamentar.

A reunião para votar o parecer pela suspensão de Daniel Silveira está marcada para as 14 horas, no plenário 11.

Após a votação do parecer de Alexandre...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 14:00h
Feira de Santana

Feira já vacinou contra Covid 200 pessoas em situação de rua

 

O serviço é itinerante. Percorrendo as ruas, praças e viadutos de Feira de Santana, a equipe do programa Consultório na Rua leva a vacina contra a Covid para pessoas em situação de rua, acima de 18 anos. Desde o início da campanha de vacinação no município, foram vacinadas 200 pessoas deste público, sendo que 26 já receberam as duas doses necessárias. (Foto ilustração)

A aplicação da segunda dose ocorre por monitoramento. “Nós temos um cadastro e através dele vamos realizar a busca ativa daquela pessoa para garantir a imunização”, afirma a enfermeira do programa, Darlene Santos.

Conforme o Plano Nacional de Imunização, esse público foi incluído como prioridade no calendário da vacinação, uma vez que protagonizam maior exposição para serem infectados e por consequência, complicações de saúde que levam a óbitos.

O trabalho é realizado em conjunto com o setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde. Além de ter parcerias com comunidades terapêuticas, Creas Pop, também atuam no programa profissionais do Serviço de Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 13:00h
Tributos estaduais

Guedes: arrecadação média dos estados aumentou 22%

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (25) que as receitas dos estados já estão se recuperando dos efeitos da pandemia, com um aumento médio de 22% nas arrecadações nos primeiros meses de 2021, o que, segundo ele, corrobora com a “melhora generalizada” da economia. A afirmação foi feita durante audiência na Comissão Temporária da Covid-19 do Senado Federal. (Foto ilustração)

“Fomos golpeados [pela pandemia], gastamos muito dinheiro, mas fomos recuperando o controle da situação”, disse Guedes. “Afundamos rápido, mas saímos rápido do abismo e já estamos criando empregos. Na segunda-feira (28) devo anunciar um bom número de criação de empregos”, acrescentou o ministro.

Segundo ele, “a situação de melhoria na economia é generalizada, com todos estados tendo aumento de arrecadação. A média está em 22% de aumento de arrecadação nos primeiros meses do ano. Todos setores, regiões e cidades estão criando empregos”, completou.

Guedes destacou que, depois de a pandemia ter provocado necessidade de o país emitir dívidas de curto prazo, já se pode observar emissões com duração de mais longo prazo, na medida em que o país retoma o crescimento.

De acordo com o ministro, o impacto previsto com despesas para o enfrentamento da covid-19 em 2021 é R...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 11:57h
Receita Federal

Nova etapa da reforma tributária aumenta faixa de isenção do IR para pessoa física para R$ 2,5 mil

 
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O governo federal entregou ao Congresso nesta sexta-feira (25) uma nova etapa da reforma tributária, com ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda das pessoas físicas dos atuais R$ 1.903,98 para R$ 2,5 mil.

Na solenidade, o ministro Paulo Guedes, da Economia, explicou os pontos principais do texto. Ele estava acompanhado do ministro Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e da ministra Flávia Arruda (Secretaria de Governo).

Segundo a Receita Federal, mais de 5,6 milhões passarão a ser considerados isentos do Imposto de Renda com a medida.

As medidas fazem parte da reforma tributária, cuja primeira etapa da proposta do governo foi encaminhada no ano passado, com a unificação do PIS e da Cofins (proposta ainda está sendo analisada pelo Congresso).

Outras fases da reforma tributária, já anunciadas pelo governo, como a desoneração da folha de pagamentos e a substituição do IPI por um imposto seletivo, ainda não foram enviadas ao Legislativo pela área econômica. (G1 - Foto Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 11:37h
Economia

Contas externas têm saldo positivo de US$ 3,84 bilhões em maio

 
Foto Marcello Casal Jr

As contas externas registraram saldo positivo de US$ 3,840 bilhões em maio, de acordo com dados divulgados hoje (25) pelo Banco Central (BC). Em maio de 2020, mês já impactado pela pandemia da covid-19, houve um déficit de US$ 519 milhões nas transações correntes, que são as compras e vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda com outros países.

Já em 12 meses, encerrados em maio, foi registrado déficit em transações correntes de US$ 8,367 bilhões, 0,55% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país), ante o saldo negativo de US$ 12,726 bilhões (0,86% do PIB) em abril de 2021 e déficit de US$ 65,155 bilhões (3,85% do PIB) no período equivalente terminado em maio de 2020.

No acumulado do ano, o déficit é de US$ 6,213 bilhões, contra saldo negativo de US$ 21,921 de janeiro a maio de 2020. (Agência Brasil - Foto Marcello Casal Jr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 11:12h
Bahia

Secretário de Saúde acredita que até final de julho chegue a Sputinik V

 
Foto Reprodução

A expectativa por parte do Governo do Estado da Bahia é que a vacina russa contra Covid 19, Sputinik V, esteja disponível até o final de julho. A informação foi passada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas. Anteriormente se falava em início de julho para a chegada dos imunizantes.

"Estamos cumprindo todas as exigências, foram 29 exigências da Anvisa e essa documentação está sendo providenciada pelos russos. O Governo do Estado já fez a reserva do recurso para poder fazer o pagamento, cerca de 90 milhões de dólares serão utilizados para fazer o pagamento e estamos fazendo todo o necessário para cumprir essas 29 exigências da Anvisa. Não foi possível início de julho, mas acredito que até o final de julho teremos essa vacina em solo brasileiro", disse. (Com informações da Secom-BA - Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 10:45h
Sudoeste baiano

Câmara de Brumado: Vereador quer carga horária de 30 horas para profissionais de saúde

 
Foto Lay Amorim Achei Sudoeste

O projeto nº 040/2021, de autoria do vereador Amarildo Bomfim (PSB), estabelece uma jornada de trabalho de 6 horas diárias e 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, integrantes do quadro de servidores da saúde do município de Brumado. O projeto foi retirado da pauta da sessão legislativa desta segunda-feira (21) sob a justificativa de ser encaminhado à Comissão de Justiça da Câmara de Vereadores. Ao site, Bomfim disse que será a primeira vez que um projeto passará pelo crivo da referida comissão. “Queríamos uma Câmara independente, que fosse imparcial, para conseguirmos produzir muitos mais do que estamos produzindo e que a nossa cidade merece”, criticou. Para o parlamentar, a presidência da casa estaria agindo com parcialidade na condução dos trabalhos na câmara. “Os servidores precisam de reconhecimento e valorização. Precisamos diminuir a carga horária dessas pessoas. De maio de 2020 pra cá, a carga horária dessas pessoas triplicou. Não há nada de inconstitucional nessa proposta. É justo”, avaliou. (Achei Sudoeste - Foto Lay Amorim)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 10:14h
Política

José Serra é internado após testar positivo para Covid 19

 
Foto Reprodução

Por meio das suas redes sociais, o senador José Serra (PSDB-SP) informou, por meio de nota da assessoria, que testou positivo para Covid 19, na última terça-feira (22), e nesta quinta-feira (24) foi internado de forma preventiva. De acordo com a nota, até o momento o político não apresenta nenhum sintoma, o que para os médicos é atribuído ao fato de ter sido imunizado com as duas doses da vacina. A internação foi feita para realização de exames e para proteger familiares que ainda não estejam vacinados. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 09:50h
Economia

IPCA-15: prévia da inflação oficial fica em 0,83% em junho

 
Foto Reprodução

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,83% em junho, 0,39 ponto percentual (p.p.) acima da taxa de maio (0,44%), conforme divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, mais de um terço da taxa registrada em junho é derivada das altas na gasolina e na energia elétrica.

No ano, o indicador acumula alta de 4,13% e, em 12 meses, de 8,13%, acima dos 7,27% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. O índice é superior ao teto da meta estabelecida pelo governo para a inflação deste ano, que é de 5,25%.

Pressão da energia elétrica e gasolina Entre os grupos de produtos e serviços analisados para a composição do indicador, a maior variação de preços foi da habitação, que acelerou de 0,79% em maio para 1,67% em junho.

Segundo o IBGE, o aumento foi puxado pela energia elétrica devido à mudança na bandeira tarifária de vermelha patamar 1, que é de R$ 4,169 a cada 100kWh consumidos, para vermelha patamar 2, cujo valor é de R$ 6,243.

A mudança de bandeira ocorre diante da crise hídrica, que tem exigido o acionamento das termoelétricas, de energia mais cara. Os valores extras das bandeiras tarifárias são cobrados a cada 100 kWh consumidos. (G1...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 09:25h
Política

PROS deixa base de Rui e migra para a de ACM Neto

 
Foto Reprodução

O deputado federal Uldurico Jr. perdeu hoje o controle do PROS na Bahia para o grupo do Ouvidor da Prefeitura de Salvador, Jean Sacramento.

A mudança de mãos sacramenta o ingresso da sigla na base do grupo do ex-prefeito ACM Neto (DEM) e de seu sucessor, Bruno Reis (DEM).

Em contrapartida, o partido deixa a base do governador Rui Costa (PT). O comando nacional do PROS está inconformado com Uldurico desde as últimas eleições.

A avaliação que se faz no partido é que, apesar dos recursos disponíveis, Uldurico deu prioridade ao partido apenas em Porto Seguro, seu reduto eleitoral.

Oficialmente hoje no Republicanos, que preside no município, Jean ainda avalia se também migrará para a nova legenda ou manterá apenas representantes no PROS. (Política Livre - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 08:47h
Chapada Diamantina

Vereador do PSB de Iraquara morre por complicações da covid-19 aos 33 anos

 
Foto Reprodução

O número de vítimas fatais por complicações da covid-19 no município de Iraquara, na Chapada Diamantina, sobe para 18 com a morte do vereador José Almir Lopes, o popular ‘Almir de Livan’ (PSB), nesta quinta-feira (24).

Uma nota de pesar foi emitida pela prefeitura municipal, mas sem detalhes sobre o caso. Além disso, foi decretado luto oficial por três dias devido ao falecimento do parlamentar de 33 anos.

“É com muita tristeza e pesar que lamentamos o falecimento do vereador Almir, conhecido como ‘Almir de Livan’, foi um jovem que trouxe muita alegria e contribuição no início do seu trabalho em nosso município e, infelizmente, foi mais uma vítima da covid-19”, aponta a nota da prefeitura em rede social.

O vereador Almir estava internado no Hospital Regional da Chapada, no município de Seabra. Com a piora do quadro de infecção por coronavírus, ele precisou ser intubado, mas não resistiu e faleceu.

Desde o início da pandemia já foram identificados 1.519 casos em Iraquara, sendo que 1.479 conseguiram vencer a infecção e 18 evoluíram para óbito. (Jornal da Chapada – Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 08:19h
Sul da Bahia

Prefeito de Santa Cruz Cabrália é reconduzido ao cargo após decisão judicial

 
Foto Reprodução

O prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos (PSD), foi reconduzido ao cargo após decisão judicial do desembargador federal Ney Bello, Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que cassou os efeitos de decisão prévia que havia determinado o afastamento de gestor.

Agnelo havia sido afastado por 90 dias no âmbito da Operação Fraternos, que investiga o desvio de recursos públicos destinados para a educação nos municípios.

"No caso vertente, verifico que inexistem, nesse momento processual, as condições de manutenção da medida cautelar de afastamento do cargo público - prefeito municipal - notadamente, em face de ausência de contemporaneidade, pois o delito em apuração, segundo noticiam os autos, foi possivelmente cometido há mais de três anos, e, conforme reconhecido por essa Corte Regional, se deu antes da posse no mandato pelo ora paciente, que se deu em 1º de janeiro de 2018", escreveu o desembargador na decisão.

O Desembargador disse ainda que, "Não é de todo razoável manter o prefeito eleito democraticamente afastado do exercício do mandato eletivo se não forem contundentes os indícios de crimes cometidos, haja vista tanto o princípio da ampla defesa quanto a manutenção do princípio democrático."

"Estou a frente da prefeitura de Cabrália pelo meu segundo mandato e temos conduzido com lisu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 08:01h
Eleições presidenciais

Pesquisa Ipec: Lula tem 49%, Bolsonaro, 23%, Ciro, 7%, Doria, 5% e Mandetta, 3%

 

Pesquisa Ipec divulgada no início da madrugada desta sexta-feira (25) mostra os seguintes percentuais para a eleição presidencial em 2022, levando-se em consideração cinco pré-candidatos ao Palácio do Planalto:

• Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 49%
• Jair Bolsonaro (sem partido): 23%
• Ciro Gomes (PDT): 7%
• João Doria (PSDB): 5%
• Luiz Henrique Mandetta (DEM): 3%
• Brancos / Nulos: 10%
• Não sabem / Não responderam: 3%.


O levantamento do Ipec foi feito de 17 a 21 de junho e ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos.

O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política. (G1)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 07:22h
Com apenas uma multa

Câmara Federal aprova possibilidade de candidatura de prefeito que teve as contas rejeitadas

 

Plenário da Câmara dos Deputados aprovou proposta que garante o direito de se candidatar ao gestor público que tenha tido suas contas julgadas irregulares, mas tenha sido punido apenas com multa. Foram 345 favoráveis, 98 contrários e 4 abstenções. O Projeto de Lei Complementar 9/21, do Lúcio Mosquini (MDB-RO), agora segue para o Senado Federal.

Atualmente, é inelegível por oito anos o gestor que tiver contas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.

A proposta aprovada determina que a pena não cabe aos responsáveis que tenham tido suas contas julgadas irregulares, sem imputação de débito, e tenham sido sancionados exclusivamente com o pagamento de multa.

O relator, deputado Enrico Misasi (PV-SP), afirmou que se trata de tornar a Lei Complementar 64/90 compatível com a jurisprudência dos tribunais eleitorais. “Ao analisarem as contas, os tribunais vêem que a pena é desproporcional. São casos de omissão parcial na prestação de contas, divergência com Tribunal de Contas acerca de dispensa de licitação para a realização de algum show, situações de baixíssimo potencial ofensivo em que não há dano ao erário”, disse.

Autor da proposta,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 06:53h
Legislativo feirense

Feira de Santana: Sem votar LDO Câmara pode não ter recesso

 

Tramita na Câmara Municipal de Feira de Santana (foto ilustração) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) exercício 2022. Como o Legislativo só tem duas sessões este mês, terça (29) e quarta (30), a LDO deve ser votada em julho, quando há o recesso. Só que os vereadores não poderão entrar de recesso sem votar a LDO.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.06.2021 06:48h
Eleições 2022

João Leão sobre o PT: "Eles é que vão compor conosco"

 

Nada modesto, o vice-governador João Leão (PP-foto ilustração), quando questionado se o Progressista, legenda que preside na Bahia, vai compor com o PT, disse: “Eles é que vão compor conosco”. A declaração foi na Câmara Municipal de Feira de Santana, terça-feira (22). 
  

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia