Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 08:25h
Oeste da Bahia

Feriado do São João é transferido para outubro em Barreiras

 

A Prefeitura de Barreiras publicou um decreto transferindo o feriado do São João, comemorado no dia 24 de junho, para o dia 11 de outubro deste ano. Portanto, nesta quinta-feira (24), o comércio e demais estabelecimentos poderão funcionar normalmente. (Foto ilustração: Prefeitura municipal de Barreiras)

No entanto, vale ressaltar que o decreto esclarece que a medida é válida somente para o ano de 2021. Embora o motivo para essa decisão não tenha sido explicado no texto, acredita-se que a mudança ocorre provavelmente em função da pandemia de COVID-19, como uma forma de evitar a realização de festas e encontros típicos do São João nessa data, que podem disseminar o vírus causador da doença.

Além disso, com o avanço da vacinação contra COVID-19, é provável que em meados do segundo semestre, o cenário epidemiológico esteja bem mais favorável, com menos casos e óbitos diários em função da doença. (falabarreiras) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 08:11h
Feira de Santana

Câmara Municipal tem ponto facultativo nesta quinta e sexta

 
Foto Reprodução

Ao contrário da Prefeitura Municipal de Feira de Santana que funcionará normalmente no dia 24 de junho, que seria feriado de São João, e na sexta-feira (25), a Câmara Municipal de Feira de Santana concedeu ponto facultativo nos dias 24 e 25, só retornando as atividades normais na próxima segunda-feira (28). O decreto foi publicado nesta quarta-feira (23), no Diário Oficial Eletrônico. (Daniela Oliveira - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 08:00h
Sul da Bahia

Câmara de Itabuna terá novas restrições contra coronavírus a partir de hoje (23)

 

A Câmara de Itabuna publicou na última quinta-feira (17), no Diário Oficial, a Resolução nº 002/2021, com medidas restritivas diante dos altos índices de internação, inclusive em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) por causa da Covid-19. Entre os dias 23 de junho e 20 de julho, o trabalho será eminentemente remoto, devendo os servidores ficarem à disposição por telefone e e-mail. No período, estará vedado o acesso do público às dependências da Casa. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Itabuna)

No expediente da próxima segunda (21) e terça-feira (22), quando ocorrerão a reunião de Comissões Técnicas e a sessão ordinária, será admitida uma quantidade limitada de profissionais, devidamente identificados.

Junto aos funcionários da Casa, três da secretaria parlamentar; dois interpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais); um fotógrafo; um representante da empresa para filmagem e transmissão via internet; dois servidores da assessoria de comunicação; diretor legislativo e um servidor da consultoria Jurídica; um da copa/cozinha e o diretor administrativo. Pelo público externo, três dos canais de televisão e quatro dos demais veículos de comunicação.

O gabinete dos vereadores, neste período, funcionará de forma remota, com e-mails listados na Resolução. (cmvitabuna) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 07:50h
Covid-19: Logística de vacinação

É possível vacinar os adultos até o fim do ano, avalia presidente do Conass

 

Apesar da paralisação da vacinação em algumas capitais e da dificuldade de manter a constância na oferta de doses à população, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula (foto ilustração), considera ousada a meta de vacinar, até o final do ano, toda população com mais de 18 anos, mas assegura que isso é possível. Ao Correio, afirmou que o país verá a aceleração do ritmo de vacinação em julho, medida que considera fundamental, pois, com o início do inverno, aumenta o risco de um recrudescimento no número de óbitos.

Seis capitais suspenderam, ontem, a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19. Mais estados relataram dificuldades?

Creio que esse problema seja ocasional. Teve uma descontinuidade com a vacina da Janssen, que iria ter distribuição na semana passada, e não aconteceu. Acredito, e estou falando isso desde fevereiro, que o ritmo vai acelerar em julho. No cronograma do ministério, a gente consegue avançar bem. É natural que a gente tenha uma aceleração da imunização e, com isso, faltem doses. No curto prazo, isso vai ser solucionado. Vacinar todo mundo até o final do ano é uma meta ousada, mas é possível.

A vacina da Janssen teve prazo de validade ampliado pela Anvisa e chegou ontem. Como ficará a ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 07:40h
Receita Federal

Receita libera consulta a segundo lote de restituição do IR

 

Às 10h de hoje (23), o contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até meados de março poderá saber se acertou as contas com o Leão. A Receita Federal liberará a consulta ao segundo dos cinco lotes de restituição de 2021. (Foto ilustração)

Esse será o maior lote de restituição da história, tanto em valor desembolsado como em número de contribuintes. Ao todo, 4.222.986 contribuintes receberão R$ 6 bilhões.  Desse total, 2.906.310 contribuintes entregaram a declaração até 21 de março.

O restante tem prioridade legal, sendo 97.082 contribuintes idosos acima de 80 anos, 779.763 contribuintes entre 60 e 79 anos, 54.240 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 385.591 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O dinheiro será pago em 30 de junho. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones Android e iOS.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistênc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 07:08h
Câmara Federal

Projeto muda regra para exploração de cascalho utilizado em vias rurais

 

O Projeto de Lei 1574/21 estabelece hipóteses de dispensa e de simplificação do licenciamento ambiental para atividades de lavra de cascalho a céu aberto quando for comprovado pequeno potencial de impacto no meio ambiente. (Foto ilustração)

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei 6.567/78, que trata de regime especial para exploração e aproveitamento das substâncias minerais.

“A escavação de cascalheiras tem baixíssimo impacto ambiental, incomparável com outros tipos de extração mineral”, disse o autor da proposta, deputado Darci de Matos (PSD-SC). “Trata-se de recurso abundante, indispensável à manutenção de vias rurais”, afirmou, realçando a importância para a segurança em estradas vicinais.

Segundo o parlamentar, a falta de regulamentação específica e a necessidade de licenciamento ambiental para o aproveitamento de cascalho no meio rural hoje gera entraves para prefeituras e agricultores, daí a mudança proposta.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 07:02h
Expoente

Eduardo Leite deve assumir o lugar de Dayane Pimentel

 

Principal liderança em Feira de Santana no grupo de Jair Bolsonaro, a deputada federal Dayane Pimentel (PSL), eleita em 2020 com a marca bolsonarista, deve perder o posto para o médico Eduardo Leite. Bolsonarista convicto e um dos ideólogos do grupo, tem tudo para assumir o protagonismo político. (Foto ilustração: deputada Dayane Pimentel e o médico Eduardo Leite)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 06:57h
Feira de Santana

CPI das cooperativas não tem como não chegar a José Ronaldo

 

A proposta do PT e PSOL que se forme uma CPI para apurar possíveis irregularidades nas cooperativas que atuam ou atuaram na Prefeitura de Feira de Santana, deve sim, chegar aos governos do ex-prefeito José Ronaldo. É tudo que a oposição quer...  
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 06:55h
Feira de Santana

Luiz da Feira lamenta as mais de 500 mil mortes por Covid -19 no Brasil

 

O triste número de 500 mil mortes por Covid -19 no Brasil foi lamentado pelo vereador Luiz da Feira (PROS-foto), nesta terça-feira (22), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. Ele lembrou que os números no município também são preocupantes, com o registro de mais de 800 vidas perdidas. “Precisamos que o prefeito Colbert Martins abrace a nossa população, precisamos desse gripário e de atendimento para as pessoas que têm sequelas da doença”, pontuou. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 06:52h
Câmara de Feira

Sessão bem prestigiada, mas sem a presença de Colbert

 

A sessão solene para celebrar os 40 anos de fundação da TV Band Bahia, realizada pela Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta terça-feira (22), foi bem prestigiada por políticos, inclusive o vice-governador João Leão (PP), mas não contou com a presença do prefeito Colbert Martins (MDB), que enviou o vice Fernando de Fabinho (DEM) para representa-lo. Estiveram presentes prefeitos da região, como Eliana Gonzaga, de Cachoeira; Joaquim Neto, de Alagoinhas; e Edifrâncio Oliveira (PSD), de Santa Bárbara. Os deputados feirenses José de Arimateia (Republicanos) e Carlos Geilson (PSDB) também se fizeram presentes, e o deputado federal Zé Neto (PT) foi representado por Aurelino Bento. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 06:49h
Política

João Leão: "É claro que eu sonho ser governador"

 

Com atuação de destaque, exercendo papel importante na condução da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e com muitas viagens pelo Estado, o vice-governador João Leão (PP-foto) deixou claro sua vontade de disputar a eleição de 2022 para o Governo da Bahia. “Qual o vereador não sonha ser prefeito, qual o prefeito da que não sonha ser deputado estadual ou federal, qual o deputado federal que não sonha ser vice-governador ou governador? É lógico que eu sonho ser governador e tenho toda a vontade de sê-lo”, afirmou. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 06:00h
Benefício Social

Caixa deposita 3ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em maio

 

A terceira parcela do auxílio emergencial 2021 será paga nesta quarta-feira (23) para os trabalhadores que nasceram em maio, inscritos no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) ou por aplicativo, por meio de depósito nas contas digitais criadas para movimentar o benefício. (Foto ilustração)

Na conta digital, o beneficiário pode pagar boletos, realizar compras pela internet e em estabelecimentos comerciais.

O dinheiro estará disponível para saque a partir de 8 de julho.

As transferências seguem de acordo com o mês de aniversário até domingo (27), para quem nasceu em setembro e serão finalizadas na quarta-feira (30) para os contemplados dos últimos dois meses do ano.

Com a antecipação dos calendários, os saques começam a partir de 1º de julho para nascidos em janeiro.

Os integrantes do Bolsa Família também estão recebendo a terceira parcela do benefício de acordo com o calendário habitual do programa. Hoje serão contemplados os beneficiários com final 5 do NIS. Em junho, 9,77 milhões de famílias serão contempladas com o auxílio emergencial.

O benefício é pago em quatro parcelas, com valor médio de R$ 250, exceção às mulheres chefes de família, que recebem R$ 375, e as pessoas que moram sozinhas, R$ 150. (r7)<...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 05:50h
Senado Federal

Senado aprova MP que permite maior oferta de oxigênio medicinal

 

O Senado aprovou ontem (22) a Medida Provisória (MP)1.033/2021, que retira o limite de exportação para empresas que comercializam oxigênio medicinal. Segundo o texto, as empresas do ramo localizadas em zonas de processamento de exportação (ZPEs) estão desobrigadas a ter um mínimo de 80% do faturamento obtido com exportações. A ausência dessa obrigação se limita ao ano de 2021. O texto volta à Câmara para nova análise. (Foto ilustração)

As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas direcionadas para a produção de bens a serem comercializados ou destinados exclusivamente para fora do país. Atualmente, no Brasil, existe apenas uma ZPE em efetiva operação. Ela fica localizada em Pecém, no Ceará.

A ideia da MP, em sua concepção, era permitir a elevação da oferta de oxigênio medicinal para abastecer o mercado nacional diante de um cenário de falta de oxigênio em hospitais para atendimento de pacientes internados com covid-19, sobretudo em Manaus (AM).

A área econômica do governo citou o caso da empresa White Martins, que possui uma grande capacidade de produção mas, por estar situada em uma ZPE, tem sua capacidade de abastecer o mercado interno limitada pela legislação atual. (Com informações da Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 05:40h
Previdência Social

STF impede extensão de auxílio-acompanhante para todas aposentadorias

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu vetar a extensão do auxílio-acompanhante para todos os tipos de aposentadorias. Por meio de votação virtual encerrada na sexta-feira (18), a Corte confirmou que benefícios e vantagens da Previdência Social só podem ser criados ou ampliados após aprovação de lei. (Foto ilustração)

O STF julgou recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em 2018, a Primeira Seção do tribunal decidiu que todos os aposentados poderiam ter direito ao auxílio-acompanhante, equivalente ao acréscimo de 25% no benefício mensal, desde que comprovem a necessidade de auxílio permanente de terceiros.

Antes da decisão do STJ, o acréscimo era garantido somente para aposentados por invalidez que precisam de auxílio permanente para pagar um cuidador, por exemplo, conforme está previsto na Lei de Benefícios Previdenciários, norma que específica os benefícios aos quais os segurados têm direito.

Ao analisar o caso, a maioria dos ministros do Supremo seguiu voto do relator, ministro Dias Toffoli. Para o magistrado, o Poder Judiciário não pode criar benefícios previdenciários. Além disso, a criação de benefícios deve respeitar o equilíbrio de sistema previdenciário, sendo precedida de aprovação por lei e indicação de fonte de custeio para ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 05:35h
Feira de Santana

Aplicação da segunda dose nas UBS nesta quarta-feira

 

Com o fim do estoque de pimeira dose da vacina contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde informa que nesta quarta-feira, 23, será aplicada somente a segunda dose do imunizante nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. (Foto ilustração)

É preciso apresentar a caderneta de vacinação, comprovando que recebeu a primeira dose, RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS):

UBS Cassa / Endereço: rua Frei Aureliano Grotamares, S/N, Capuchinhos.

UBS Subaé / Endereço: rua 2ª Travessa Pliteana, S/N, Subaé.

UBS Caseb 1 / Endereço: rua Japão, S/N, Caseb.

UBS Caseb 2 / Endereço: rua São Valentin, S/N, Caseb.

UBS Baraúnas / Endereço: rua Petronílio Pinto, 186, Baraúnas.

UBS Irmã Dulce / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 1.759, Brasília.

UBS Mangabeira / Endereço: avenida Tupinambá, S/N, Mangabeira.

UBS Serraria Brasil / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 297, Brasília.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 05:30h
Governo Federal

Governo informa a Barroso que 72% dos indígenas estão vacinados

 

No início da tarde, o ministro se reuniu por videoconferência com lideranças das comunidades indígenas Munduruku e Yanomami. As comunidades narraram grandes dificuldades e riscos para a segurança em razão da presença de invasores em suas áreas e reforçaram a importância do Supremo Tribunal Federal para a sua proteção. (Foto ilustração)

Depois, o ministro recebeu presencialmente no gabinete no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, da Defesa, general Braga Netto, e o advogado-geral da União, André Mendonça, para tratar do cumprimento das decisões proferidas na ADPF 709.

O ministro da Saúde informou, durante a conversa, que foi adotada toda a proteção possível às comunidades e que 72% dos indígenas de terras homologadas e não homologadas já estão vacinados contra a covid-19, com primeira e segunda dose.

Plano de isolamento

Já o ministro da Defesa esclareceu que questões orçamentárias estavam superadas e que as Forças Armadas darão apoio à Polícia Federal para a execução do plano de isolamento de invasores em terras indígenas (Plano Sete Terras Indígenas).

Após o encontro com o integrantes do governo federal, o ministro Luís Roberto Barroso agradeceu a colaboração dos Ministérios da ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 05:25h
Câmara Federal

Relator pede afastamento de Daniel Silveira por gravação de reunião

 

O relator de uma das representações contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ-Foto) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), pediu nesta terça-feira (22) a suspensão por quatro meses do exercício do mandato parlamentar e de todas as prerrogativas regimentais de Silveira. Um pedido de vista coletivo adiou a votação da recomendação por dois dias úteis.

Neste processo, Silveira responde por ter gravado e divulgado, sem autorização, uma reunião de seu partido, em 2019, quando se discutiu a permanência ou não do deputado Delegado Waldir (PSL-GO) no cargo de líder do partido.

Na avaliação de Leite, a gravação da reunião e sua divulgação não são posturas condizentes com a atuação parlamentar.

“A utilização de gravações clandestinas como instrumento de denúncia ou de arapongagem claramente não se coaduna com o papel de quem tem o dever de zelar pelo estado democrático de direito e de defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal”, afirmou Leite.

Defesa

Daniel Silveira argumentou que a situação é uma questão interna do partido e que reunião não era secreta e que ele apenas recebeu o material. Segundo o deputado, a divulgação do áudio foi ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa recua após BC sinalizar alta mais rápida da Selic

 

O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira, após a ata da última reunião do Copom sinalizar um ritmo mais rápido de normalização monetária no país, embora a alta da Vale e a trajetória positiva em Wall Street tenham atenuado a perda. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa recuou 0,38%, a 128.767,45 pontos, chegando a perder o patamar dos 128 mil pontos no pior momento. O volume financeiro no pregão somou 30,7 bilhões de reais.

De acordo com a ata, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central avaliou na semana passada a possibilidade de acelerar a alta da Selic, embora tenha considerado mais adequado manter o ritmo de aperto em 0,75 ponto percentual. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 05:15h
Feira de Santana

Dólar fecha abaixo de R$5 pela 1ª vez em um ano; mercado avalia quedas adicionais

 

O dólar teve firme queda nesta terça-feira e fechou abaixo da marca psicológica de 5 reais pela primeira vez em um ano, pressionado pela percepção de uma política monetária mais dura no Brasil e mais afrouxada nos Estados Unidos, combinação que pode atrair liquidez para o mercado doméstico. (Foto ilustração)

O dólar à vista caiu 1,12%, a 4,9662 reais na venda. É a primeira vez que a cotação fica abaixo de 5 reais num fechamento desde 10 de junho do ano passado, quando terminou em 4,9398 reais.

A divisa brasileira esteve entre os melhores desempenhos globais nesta sessão, que contou ainda com fraqueza do dólar no exterior após declarações do chair do Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell. O índice do dólar no exterior caía 0,2% no fim da tarde, depois de subir 0,3% mais cedo. (José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Casos vão a 18.054.653 e mortes chegam a 504,7 mil

 

O Brasil ultrapassou a marca de 18 milhões de pessoas infectadas desde o início da pandemia de covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 87.822 novos casos da doença. Com isso, o total de pessoas que pegaram a doença chegou a 18.054.653. O país tem ainda 1.161.089 casos ativos, em acompanhamento. (Foto ilustração)

A quantidade de pessoas que sucumbiram à pandemia chegou a 504.717. Nas últimas 24 horas, foram registradas 2.131 novas mortes por covid-19. Ontem, o número de vítimas que perderam a vida em função de complicações vinculadas à doença estava em 502.586.

Ainda há 3.708 óbitos em investigação. O termo é empregado pelas autoridades de saúde para designar casos em que um paciente morre, mas a causa segue sendo apurada mesmo após a declaração do óbito.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta terça-feira (22). O balanço é produzido a partir das informações sobre casos e mortes recolhidas pelas secretarias estaduais de saúde.

A soma de pessoas que pegaram covid-19, mas se recuperaram desde o início da pandemia subiu para 16.388.847. Isso corresponde a 90,8% do total dos infectados pelo vírus.

Os números são em geral mais baixos aos domingos e segundas-feiras em raz&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 5.046 novos casos de Covid-19 e mais 100 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.046 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 5.071 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (22) também registra 100 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.104.545 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.064.909 já são considerados recuperados, 16.282 encontram-se ativos e 23.354 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.348.971 casos descartados e 232.376 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 50.518 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.06.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 171 casos e 2 óbitos; total de mortes chega a 818 nesta terça (22)

 

Feira de Santana supera a marca de 37 mil recuperados da Covid-19. Até agora, são exatamente 37.061 pacientes curados da doença, índice que representa 82,3% dos casos confirmados. Além disso, nas últimas 24h foram registrados 335 exames negativos para o vírus e 171 casos positivos. (Foto ilustração)

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 07 e 17 de junho que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 7.132 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais duas mortes, ocorridas nos dias 21 e 22 de junho. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (22).  

NÚMEROS DESTA TERÇA-FEIRA 22 de junho de 2021  

Casos confirmados no dia: 171

Pacientes recuperados no dia: 276

Resultados negativos no dia: 335

Total de pacientes hospitalizados no município: 136

Óbitos comunicados no dia: 2

Datas dos óbitos: 21/06 e 22/06  

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim do...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 19:12h
Feira de Santana

Feira de Santana: MP quer ouvir alegações de vereadores que pediram suspensão da CPI da Cesta Básica

 
Foto Reprodução

O Ministério Público do Estado da Bahia, através da procuradora Lucy Mary Thomas, emitiu um parecer a respeito da ação da Câmara Municipal de Feira de Santana que recorreu da decisão da Justiça de suspender a CPI instaurada para investigar a suposta distribuição irregular de cestas básicas durante o período eleitoral em Feira de Santana.

De acordo com a procuradora, antes de emitir um parecer conclusivo se faz necessário intimar a parte agravada e aguardar o prazo para apresentar as contrarrazões, ou seja, os vereadores que entraram com o pedido de suspensão da CPI deverão apresentar suas contrarrazões, por meio do seu advogado de defesa, Guga Leal, antes que ocorra uma decisão definitiva se acata ou não o pedido da Câmara. 

Os vereadores que entraram com o pedido de suspensão da CPI foram Lulinha (DEM), Pedro Américo (DEM), Correia Zezito (Patriota), Pastor Valdemir (PV) e Fabiano da Van (MDB). (Daniela Oliveira – Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 18:11h
Ponto facultativo

Repartições públicas de Salvador ficarão fechadas no feriado de São João

 
Foto Reprodução

As repartições públicas municipais em Salvador, para atendimento ao público, terão o funcionamento suspenso no feriado de São João, na quinta-feira (24), e retomarão as atividades na sexta-feira (25), visto que não haverá ponto facultativo. As informações são da prefeitura da capital baiana.

Já os serviços essenciais, como urgências e emergências de saúde, salvamento marítimo, operações de fiscalização e de segurança serão mantidos para a população.

De acordo com a prefeitura, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), gripários e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) seguem com atendimento à população 24h. Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) terão o funcionamento suspenso na quinta-feira e retomarão os atendimentos na sexta-feira (25).

O transporte terá horário especial, por causa do toque de recolher, previsto em decreto estadual. (G1 - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 16:00h
Política

CPI da Covid: Osmar Terra diz que foi otimista em opiniões sobre a pandemia

 
Foto Edilson Rodrigues - Ag Senado

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) disse hoje (22), à Comissão Parlamentar Inquérito (CPI) da Pandemia, no Senado, que muitas de suas manifestações foram muito otimistas sobre o impacto que a covid-19 teria no país. Segundo o deputado, tais manifestações eram “opiniões pessoais” que tinham como base outras pandemias já ocorridas.

Em diversas oportunidades, Osmar Terra defendeu medidas e medicações que, sem comprovação científica, teriam contribuído, segundo os senadores, para a piora da situação pandêmica em que o país se encontra. Em algumas oportunidades, Terra afirmou que a pandemia se dissiparia rapidamente e com um pequeno número de mortos.

Em outras situações, tanto via redes sociais como em entrevistas, Terra defendeu a chamada "imunidade de rebanho" e fez críticas ao distanciamento social. Vários desses vídeos foram apresentados pelos senadores durante a audiência de hoje.

O deputado reiterou aos senadores algumas posições manifestadas anteriormente. Entre elas, as críticas ao isolamento social enquanto medida eficiente de combate à pandemia. “Se isolamento funcionasse não morria ninguém em asilo. E a maior parte das mortes foi em asilo”, disse o deputado. “As pessoas estão se contaminando em casa”, acrescentou o deputado.

“Aglomeração em ambiente fechado: esse sim &eac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 15:34h
Tribunal de Contas do Estado

TCE/BA desaprova contas de TAC e condena gestor a devolver R$ 89, 9 mil aos cofres públicos

 
Foto Reprodução

Em sua 20ª sessão ordinária de 2021, nesta terça-feira (22.06), a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) desaprovou a prestação de contas do Termo de Acordo e Compromisso – TAC 63/2012  firmado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/Fundo de Cultura da Bahia) com o Grupo de Arte-Educação, Esporte e Cultura (GAEEC), e condenou o proponente do ajuste, Denison Ferreira Cardoso, a devolver R$ 89.998,63 aos cofres públicos (valor a ser atualizado monetariamente e acrescido de juros de mora), pela omissão do dever de prestar contas dos recursos recebidos, bem como pelo não atendimento às notificações do Tribunal. E, pelo atraso na instauração da Tomada de Contas Especial, bem como pelo não atendimento às notificações do Tribunal, a ex-secretária Arany Santana Neves Santos terá que pagar multa de R$ 500. (TCE-BA - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 15:00h
Interior da Bahia

Covid 19: Irará instala barreiras sanitárias para evitar turistas

 
Foto Reprodução

A Prefeitura Municipal de Irará tomou uma medida drástica para evitar turistas durante o período junino. Barreiras sanitárias foram instaladas na cidade a partir desta terça-feira (22) até o dia 3 de julho, para evitar a presença de turistas. Para entrar no município será exigido comprovante de residência, e mesmo para aqueles que residem no local, em caso de febre ou sintomas, o teste de Covid 19 será realizado. O objetivo é evitar que o número de casos aumente no município após os festejos juninos. (Com informações do Bahia Meio Dia) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 14:15h
Tribunal Superior Eleitoral

TSE: Bolsonaro tem 15 dias para apresentar provas sobre fraudes em urnas

 
Foto Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta segunda-feira, 21, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e outras autoridades, têm 15 dias para apresentarem evidências e informações que comprovem as acusações de fraudes nas urnas eletrônicas.

Assinada pelo ministro Luís Felipe Salomão, foi instaurado ainda procedimento administrativo para apurar a existência ou não de elementos concretos que possam ter comprometido o pleito de 2018.

O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender, na última quinta-feira, 17, o voto impresso, e disse, sem apresentar provas, ter informações de que houve fraude na eleição presidencial de 2014, vencida por Dilma Rousseff (PT), e na de 2018, na qual se elegeu.

“O Aécio [Neves] ganhou em 2014. Em 2018, eu ganhei em primeiro turno. Alguns falam: ‘eu nunca vi ganhador reclamar’. Eu tô reclamando, porque eu quero transparência. ‘Ah, vai custar R$ 2 bilhões.’ Eu sempre ouvi que a democracia não tem preço. A gente arranja esse dinheiro aqui”, disse o presidente. (A Tarde - Foto Ag Brasil) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 13:32h
Feira de Santana

Feira de Santana: Dados da Covid estão piores este ano, aponta Melissa Falcão

 
Foto Reprodução

A médica infectologista e coordenadora do Comitê de Enfrentamento da Covid 19, Melissa Falcão, lamentou que os números este ano estejam ainda piores do que no ano passado e demonstrou preocupação com a chegada de mais um festejo junino em meio a uma pandemia.

“Estamos nas vésperas de mais um São João e sem perspectiva de melhora, ao contrário, a previsão é de uma piora. Dados continuam sem ser animadores e temos que estar sempre reforçando do que precisamos fazer no município para tentar frear”, pontuou, citando que espera-se, infelizmente, uma piora na segunda quinzena de julho por conta dos festejos juninos.(Daniela Oliveira - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 12:26h
Feira de Santana

APLB volta a protestar contra corte de salários

 

A APLB Feira de Santana voltou a protestar nas ruas da cidade contra o corte salarial sofrido por professores da rede municipal de ensino, na manhã desta terça-feira (22). O manifesto terminou na frente da Câmara Municipal de Feira de Santana onde encontrou o apoio dos vereadores de oposição Professor Ivamberg (PT), Silvio Dias (PT) e Jhonatas Monteiro (PSOL).

Os professores tem tido redução salarial com o corte de gratificações, sob alegação do Município estar reduzindo gastos por conta da pandemia da Covid 19. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 12:03h
Sul da Bahia

Prefeitura de Itabuna antecipa salário dos servidores

 
Foto Reprodução

Servidores da Prefeitura de Itabuna, a partir dessa terça-feira, dia 22, já poderão sacar o salário referente ao mês de junho. Por determinação do prefeito Augusto Castro (PSD), as secretarias de Gestão e Inovação e de Fazenda e Orçamento vão antecipar créditos bancários da folha salarial em razão do feriado de São João.

A medida, reforçar mais uma vez o compromisso da Administração do prefeito Augusto Castro com o servidor público municipal. Desde o início da gestão, ele tem como meta a valorização da categoria, essencial à prestação de serviços à população. Por isso, mantêm a proposta de pagamento de salários dentro do mês trabalhado nos quatro anos de governo e, além disso, constitui comissão bipartite para a revisão do Plano de Cargos e Salários.

O secretário municipal da Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, lembra que, apesar de as dificuldades por conta da pandemia e da proibição por meio de decretos estadual e municipal de festas e aglomerações, a antecipação do salário possibilita a injeção de recursos na economia local.

“Sabemos que diante da crise que enfrentamos o grande apelo dos órgãos de saúde é que todos fiquem em casa. Mas é fato que, mesmo em casa, todos poderão aproveitar o momento de forma segura consumindo comidas...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 11:34h
Economia

Copom: Inflação persiste, mas economia evolui mais que o esperado

 
Foto Marcello Casal Jr

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) informou hoje (22) que o aumento de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, levou em consideração a “persistência da pressão inflacionária” maior que a esperada, sobretudo entre os bens industriais. Apesar da persistência, o comitê identifica tendência de melhora na economia do país. Na última quarta-feira (16), o Copom elevou a Selic de 3,5% ao ano para 4,25% ao ano.

“Adicionalmente, a lentidão da normalização nas condições de oferta, a resiliência da demanda e implicações da deterioração do cenário hídrico sobre as tarifas de energia elétrica contribuem para manter a inflação elevada no curto prazo, a despeito da recente apreciação do Real”, informou a autoridade monetária ao divulgar a ata da reunião realizada na semana passada pelo comitê.

Apesar da persistência inflacionária apontada, o BC prevê uma “evolução mais positiva do que o esperado” para a economia brasileira, conforme vem sendo identificado nos indicadores recentes que mostram “revisões relevantes” nas projeções de crescimento. Com isso, acrescenta a ata, “os riscos para a recuperação econômica reduziram-se significativamente”.

No cenário externo, a ata registra que estímulos fiscais e monetários em...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 11:00h
Covid 19

Primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen chega a SP

 
Foto Reprodução

O primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen compradas pelo Ministério da Saúde chegou nesta terça-feira (22) ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

De acordo com o Ministério da Saúde, este primeiro lote pode ser usado até agosto. A Janssen pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais.

Até a última semana, o Ministério da Saúde esperava receber um primeiro lote com 3 milhões de doses. Na quinta-feira (17), no entanto, o ministro Marcelo Queiroga informou que a carga não chegaria e apontou "questões regulatórias" dos Estados Unidos como motivo para o atraso. (G1 - Foto Reprodução - TV Globo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 10:46h
Justiça

Operação Faroeste: STJ revoga prisão da desembargadora Lígia Ramos

 
Foto Reprodução - TV Bahia

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), revogou a prisão da desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lígia Maria Ramos Cunha Lima, investigada pela Operação Faroeste, que apura a venda de decisões judiciais no TJ-BA.

A decisão de Og Fernandes foi proferida na segunda-feira (21) e confirmada nesta terça (22) pela defesa de Lígia Ramos. Ainda de acordo com a defesa da desembargadora, ela já deixou o presídio onde estava, em Brasília.

Segundo o advogado João Daniel Jacobina, que defende a desembargadora, na decisão que revogou a prisão de Lígia Ramos, o ministro Og Fernandes decretou as seguintes medidas cautelares alternativas: afastamento do cargo, não comparecer ao TJ-BA e não manter contato com demais investigados.

Na decisão, o ministro ainda autoriza os advogados da desembargadora a ingressar em seu gabinete, no TJ-BA, a fim de acessar documentos que possam ser úteis à defesa dela.

O advogado João Daniel Jacobina afirmou que "a decisão reconhece o que a defesa vem sustentando desde sempre: a prisão é uma medida gravíssima, sem nenhum sentido, haja vista as cautelares alternativas decretadas". (G1 - Foto Reprodução - TV Bahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 10:16h
Feira de Santana

Câmara de Feira: João Leão destaca desenvolvimento da Bahia

 

Apesar de a sessão solene ter como tema o aniversário da TV Band Bahia, o vice-governador João Leão (PP), usou sua fala para destacar o desenvolvimento do estado, especialmente do interior do estado, citando que ele e o governador Rui Costa caminham “para desenvolver o interior da Bahia”. O evento aconteceu nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Feira de Santana.

“Precisamos criar regiões de desenvolvimento econômico para o estado da Bahia. Não tem sentido o Sul da Bahia, onde tem Ihéus, Itabuna, ter apenas 1,7% da receita do Estado. Está errado. Aí criamos a Fiol, a Ferrovia Oeste Leste”, disse, citando o crescimento da região.

João Leão citou ainda obras como a ponte Salvador – Itaparica, a quem chamou de “obra do meu coração”. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 10:00h
Feira de Santana

Covid 19: Jovens estão se internando mais e morrendo mais, diz secretário

 
Foto Secom

Em coletiva semanal a respeito da vacinação da Covid 19 em Feira de Santana, ocorrida nesta terça-feira (22), o secretário municipal, Marcelo Britto, pontuou que a realidade de internamentos no município tem sido de cada vez mais de jovens.

“Pessoas mais jovens estão se internando mais, falecendo mais e por isso a necessidade de baixarmos cada vez mais essa idade”, disse.

Marcelo voltou a justificar o porquê da imunização estar sendo por idade. “Não é que você que é grupo prioritário esteja proibido de tomar a vacina, não é isso. Você vai poder tomar a sua vacina, mas agora estamos vacinando prioritariamente por idade”, explicou.

Segunda dose

O secretário municipal fez um apelo para que as pessoas não deixem de tomar a segunda dose. “Pessoas que tomaram a primeira dose e não tem aparecido para a segunda dose e eu insisto, não adianta tomar uma dose e não tomar a segunda. Há necessidade sim de tomar a segunda dose, não deixe de tomar a segunda dose”, salientou. (Daniela Oliveira - Foto Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 09:41h
Ministério Público Estadual

Digitalização: Jacobina é a primeira sede de Regional do Ministério Público da Bahia 100% digital

 
Foto Reprodução

A partir desta segunda-feira (21), todos os procedimentos extrajudiciais, processos judiciais e inquéritos policiais em curso na Promotoria Regional de Jacobina passam a tramitar eletronicamente, através do sistema interno de informações do Ministério Público do Estado da Bahia, Idea. Com isso, a 16ª Promotoria Regional, com sede em Jacobina, é a primeira 100% digital do MP baiano. A digitalização dos procedimentos extrajudiciais do MP atende o Ato Normativo conjunto 003 de 2021, que determinou que todos os expedientes instaurados na Bahia a partir de 03 de maio de 2021 fossem, obrigatoriamente, em formato eletrônico, devendo todos os autos físicos serem digitalizados e convertidos em eletrônico até 29 de outubro de 2021. A sede da Regional de Jacobina atinge 100% da digitalização quase cinco meses antes do prazo estabelecido.

Segundo o coordenador-suplente da Regional de Jacobina, o Promotor Ambiental Pablo Almeida, “além de representar um ganho de produtividade, eficiência e agilidade dos serviços públicos, a digitalização representa iniciativa fundamental para a sustentabilidade e defesa do meio ambiente, com a redução do uso de papel, diminuições de impressões, minoração dos custos de postagens, bem como do consumo de combustível pelo veículo da regional, com respectivas atenuações de emissões de carbono”. Segundo Pablo Almeida, com a completa digitalização de todas as atividades do MP de Jacobina será possível analisar, com...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 09:06h
Covid 19

Feira de Santana poderá ter unidade do Lacen

 
Foto Reprodução

O município de Feira de Santana poderá ter uma unidade do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). A informação foi passada pelo secretário municipal, Marcelo Britto, que esclareceu que a solicitação já foi feita junto à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab)

"Já disponibilizamos o local e estamos apenas no aguardo da resposta oficial. Dar agilidade e rapidez na realização dos resultados para não ter que mandar carro para Salvador diariamente e aqui conseguiremos de forma imediata obter o resultado e estamos aguardando. Toda documentação já foi entregue e não há nada mais que possamos fazer, a não ser lembrar à Sesab para agilizar essa resposta”, pontuou. (Daniela Oliveira - Foto Reprodução)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 08:30h
Feira de Santana

Agora é oficial: Repartições municipais funcionarão na quinta (24)

 
Foto Reprodução

Depois de tantas especulações envolvendo o feriado de São João, tradicionalmente celebrado no dia 24 de junho, próxima quinta-feira, agora é oficial. De acordo com decreto publicado nesta terça-feira (22), a Prefeitura e demais repartições municipais funcionarão normalmente. O comércio também estará autorizado a funcionar. O objetivo é evitar que as pessoas viagem para festejos juninos, aglomerem e assim aumente o contágio da Covid 19. (Daniela Oliveira - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2021 07:57h
Feira de Santana

Município declara luto oficial pelo falecimento de Mizael Freitas

 

Em publicação extra do Diário Oficial do Município de Feira de Santana, de ontem (21), o prefeito Colbert Martins decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do inspetor da Polícia Rodoviária Federal e ex-secretário municipal, Mizael Freitas. Aos 62 anos, Mizael sofreu um infarto fulminante, no início da noite de domingo (20).

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia