Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 06:40h

Butantan recebe autorização da Conep para iniciar testes clínicos da Butanvac

 

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou nesta quinta-feira (1º) o início dos testes clínicos em humanos da Butanvac, vacina nacional contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto Butantan. (Foto ilustração)

Esta primeira etapa de testes deve durar cerca de 17 semanas e ocorrerá no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Mais de 93 mil pessoas se inscreveram para os testes, mas serão selecionados 418 voluntários, todos acima de 18 anos.

Agora, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisa fazer uma autorização final, após solicitar novos documentos ao instituto.

Na terça-feira (29), a agência emitiu nota dizendo que o protocolo de pesquisa clínica do imunizante contra a Covid-19 já está aprovado, mas que ainda faltam dados específicos para iniciar os testes em humanos.

Segundo a agência reguladora, um exemplo dos dados faltantes se refere à inativação do vírus utilizado na vacina. O instituto entregou o material solicitado e agora aguarda a aprovação da Anvisa.

'Preciosismo'

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, avaliou como "preciosismo" a exigência feita pela agência Nacional de realização de teste adicional para que a vacina inicie a t...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 06:35h
Governo Federal

Ministro defende participação do setor privado na contratação de obras

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas (foto ilustração), defendeu ontem (1º) a participação de diferentes setores da iniciativa privada no processo de contratação de obras públicas em um modelo que visaria à desoneração do poder público, maior eficácia de fiscalização e maior segurança. Durante evento organizado pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), ele ressaltou a importância do papel de empresas certificadoras e de bancos nesse processo.

Tarcísio também avaliou que a Lei Federal 8.666/1993 instituiu normas de licitação que precisavam ser atualizadas porque limitava as possibilidade para a contratação de obras. Sancionada em abril deste ano, Lei Federal 14.133/2021 teria contribuído para alterar o cenário.

Segundo o ministro, o Brasil vem se atualizando com práticas que estão em sintonia com o que se observa na Europa e nos Estados Unidos. "As contratações são design-build, ou seja, são contratações integradas, projeto e obra. Isso é interessante porque não dilui responsabilidade. E aí evito problemas como aconteceu na queda do Viaduto Batalha dos Guararapes, em Belo Horizonte. Ele caiu e fica a questão de quem é a culpa. O construtor aponta o dedo para o projetista e o projetista diz que a culpa é do construtor."

O ministro destacou o acompanhamento da elaboração do projeto e de cada e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 06:30h
Bahia

Salvador e Porto Seguro recebem voo inaugural da Ita Transportes Aéreos

 

Guarulhos, Salvador e Porto Seguro estão ligadas pelo novo trecho da ITA Transportes Aéreos, companhia do Grupo Itapemirim que estreou no mercado doméstico. O voo Guarulhos-Salvador-Guarulhos será diário, com escala em Porto Seguro tanto na vinda quanto na volta a São Paulo. Um receptivo da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), composto por baianas e com a presença do secretário do Turismo, Maurício Bacelar, recebeu os passageiros do voo inaugural no Aeroporto Internacional de Salvador, nesta quinta-feira (1º). (Foto ilustração)

Na ocasião, Bacelar destacou que a conectividade é primordial para o desenvolvimento do turismo e que São Paulo é o maior emissor de turistas para a Bahia, seja a negócios ou a passeio. “A concorrência é virtuosa, porque pode ter reflexo no preço dos bilhetes aéreos”.

Para o secretário, a expectativa é de que a Bahia continue recebendo novos voos. “Companhias como a Azul, a Gol e agora a Itapemirim têm colocado muitos voos para Salvador. Nós somos hoje uma capital que tem ligações com todas as outras capitais do Nordeste, com todas as regiões do País, e isso melhora muito a acessibilidade ao nosso estado”, afirmou.

O Grupo Itapemirim atua há 67 anos no mercado de transporte brasileiro, sobretudo no ramo rodoviário, com a Viação Itapemirim, além de investir no segmento ferroviário e em transporte urbano. A regulari...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 06:20h
Balança comercial

País tem superávit comercial recorde no semestre com alta dos preços das commodities

 

O Brasil registrou um superávit comercial recorde no primeiro semestre do ano, quando as exportações atingiram o maior valor para o período da série do governo, iniciada em 1997, impulsionadas pelo aumento dos preços de commodities e pela maior demanda global em meio à retomada da pandemia, mostraram números divulgados pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira. (Foto ilustração)

O superávit comercial foi de 37,5 bilhões de dólares nos primeiros seis meses do ano, um salto de 68% sobre o saldo do mesmo período de 2020, na comparação pela média diária. O recorde anterior havia sido registrado em 2017, de 31,9 bilhões de dólares.

O resultado refletiu uma alta de 36% das exportações, para o valor recorde de 136,7 bilhões de dólares, e um aumento de 27% das importações, a 99,2 bilhões de dólares.

As exportações da indústria extrativa, tendo como principal produto o minério de ferro, foram as que mais cresceram no semestre --77% pela média diária--, alavancadas por um aumento médio de 64,5% nos preços. As exportações agropecuárias, também favorecidas pela alta das cotações, aumentaram 19,7%, enquanto as vendas externas da indústria cresceram 10,2%. (Por Isabel Versiani)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 06:15h
Agronegócio

Exportação de carne bovina em junho registra o melhor desempenho de 2021

 

Os volumes embarcados de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada finalizaram o mês de junho/21 com 140,3 mil toneladas, isso representa uma avanço de 10,73% frente ao total exportado no mês de maio deste ano, que embarcou 126,7 mil toneladas. (Foto nilustração)

O volume exportado em junho deste ano registrou um recuo de 7,64% frente ao total embarcado no mesmo período do ano passado, que embarcou 151,9 mil toneladas. O mês de junho registrou o melhor desempenho deste ano, sendo que o segundo melhor desempenho até o momento foi o mês de março/21 que exportou 133,8 mil toneladas.

A Secretaria de Comércio Exterior (Camex) reportou que a média diária atingiu 6,6 mil toneladas no mês de junho, isso representa uma queda de 7,64% frente a média do total exportado no mesmo período do ano passado, que ficou em 7,2 mil toneladas. (NA) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 06:05h
Feira de Santana

Vacina contra Covid-19 na UniFTC nesta sexta-feira

 

Nesta sexta-feira, 2, data em que é comemorada a Independência do Brasil na Bahia, a vacinação em primeira dose contra a Covid-19 continua em Feira de Santana para pessoas nascidas até 1979. A vacinação acontece na UniFTC, das 8h às 12h, até acabar o estoque de vacinas. (Foto ilustração)

Com a mega operação de vacinação que aconteceu nesta quinta-feira, 1, restaram menos de duas mil doses para serem aplicadas no público-alvo, por isso a vacinação seguirá até durar o estoque de imunizantes. Vale destacar que nascidos antes de 1979 também poderão receber a dose do imunizante.

O fluxo da vacinação é por ordem de chegada. Para ser vacinado é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 06:00h
CPI da Pandemia

Denunciante quase vai preso ao expor negociações do deputado Luís Miranda

 

Na reversão de expectativas em que se transformou o depoimento de Luiz Dominguetti Pereira (foto ilustração), que acusa o ex-diretor de Logística do Ministério de Saúde de lhe pedir propina, o vendedor quase saiu preso por haver exposto um áudio constrangedor do deputado Luis Miranda (DEM-DF), testemunha-chave da CPI da Pandemia, fazendo negócios. O áudio é de 2020 e o já deputado insistia na venda de luvas, um dos equipamentos de proteção individual para hospitais. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A cúpula da CPI, hostil ao governo, saiu em socorro de sua testemunha-chave, confiscando o celular do denunciante e desqualificando o áudio.

Alegaram que o áudio não dizia respeito a vacinas, mas a luvas, como se um deputado federal pudesse fazer negócios de qualquer natureza.

Ao se referir a Miranda, que na CPI virou arauto da moralidade, Pereira disse que ele era “o que mais incomodava”, insistindo em vender.

Figura controvertida, Miranda foi acusado de aplicar golpes em Brasília, mudar-se para Miami e lá também sofrer acusações ainda mais graves. (DP_

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 05:55h
Suprema Corte

Moraes arquiva inquérito que investigava atos antidemocráticos

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto ilustração) decidiu ontem (1) arquivar o inquérito aberto para apurar a realização de atos antidemocráticos. O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

No entanto, o ministro decidiu determinar a abertura de outra investigação para apurar acusações semelhantes envolvendo o suposto cometimento do crime de organização criminosa por meio da internet.

Segundo o ministro, as investigações feitas pela Polícia Federal (PF) mostram a “presença de fortes indícios e significativas provas apontando a existência de uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e politico absolutamente semelhante àqueles identificados com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito”.

O caso começou a ser apurado em abril do ano passado após manifestantes levantarem faixas pedindo a intervenção militar, o fechamento do STF e do Congresso durante atos realizados em Brasília e outras cidades do país. ( Maria Claudia)   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 05:50h
Covid-19

Fiocruz projeta mais 70 milhões de doses da AstraZeneca até fim do ano

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) projeta a produção de 70 milhões de doses da vacina AstraZeneca até o final do ano. A meta é possível graças aos compromissos assumidos entre a instituição brasileira e o laboratório britânico. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (1º) pela Fiocruz. (Foto ilustração)

Depois de terem assinado em junho um contrato para aquisição de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a produção de 50 milhões de doses, um novo acordo, firmado esta semana, permitirá a fabricação de mais 20 milhões de doses.

O anúncio aconteceu em reunião entre a AstraZeneca e o Ministério da Saúde, com participação da Fiocruz. Estiveram presentes o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

“Sabemos o quanto tem sido difícil obter insumo adicional, dado o cenário internacional de escassez de vacinas e insumos. A aquisição do IFA para a produção de mais 70 milhões de doses é resultado do esforço e empenho institucional, bem como da parceria que a AstraZeneca tem tido conosco desde o início”, destacou Nísia.

Outra conquista para o Brasil é o calendário de entrega do insumo. Segundo o compromisso firmado, as novas remessas de IFA pa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 05:40h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em queda com receios sobre cena política

 

O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira, começando o segundo semestre do ano no patamar de 125 mil pontos, enfraquecido pelo momento político mais complicado no país, enquanto BR Distribuidora avançou mais de 7% após a Petrobras vender sua participação na companhia. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,9%, a 125.666,19 pontos, tendo recuado a 124.993,64 no pior momento. O volume financeiro na bolsa somou 32 bilhões de reais.

"O cenário político está entrando de vez no radar dos investidores com as investigações da CPI da Covid", avaliou o analista da Terra Investimentos Régis Chinchila, chamando a atenção para denúncias de irregularidades envolvendo compra de vacinas e como isso pode afetar o presidente Jair Bolsonaro.

O grande risco no momento, na visão de Chinchila, é o governo começar a perder apoio do 'centrão', principalmente no andamento da pauta de reformas, além de potenciais reflexos na corrida presidencial no próximo ano.

Nesse contexto, ocupou a atenção a audiência na CPI de Luiz Paulo Dominguetti, representante da Davati Medical Supply, que afirmou ao jornal Folha de S.Paulo ter recebido pedido de propina de 1 dólar por dose, em troca de assinar contrato de venda de vacinas AstraZeneca com o Ministério da Saúde.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 05:35h
Moeda norte-americana

Dólar tem maior alta desde maio e volta a fechar acima de R$ 5 antes de emprego nos EUA

 

O dólar teve nesta quinta-feira a maior alta em quase seis semanas e fechou acima de 5 reais pela primeira vez em dez dias, a reboque do fortalecimento da divisa no exterior, antes de dados de emprego nos EUA, e de algum incômodo local do lado político. (Foto ilustraçãp)

O dólar à vista subiu 1,37%, a 5,0447 reais na venda, valorização mais forte desde 21 de maio (+1,51%). A cotação variou de 4,9473 reais (-0,58%) a 5,0523 reais (+1,53%).

O patamar de fechamento é o mais alto desde 18 de junho (5,0713 reais). É a primeira vez desde 21 de junho (5,0224 reais) que o dólar termina a sessão no mercado spot acima da linha dos 5 reais.

No Brasil, a moeda passou a primeira hora de negócios entre 4,94 reais e 4,98 reais, mas tomou fôlego na sequência, indo às máximas do dia por volta de 12h30 e mantendo-se em expressiva alta até o fechamento.

Daniel Tatsumi, gestor de moedas da ACE Capital, avaliou que cerca de 20% a 30% do impulso do dólar nesta semana no Brasil decorre da temperatura mais alta do noticiário político. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 05:25h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil tem 2 mil novos óbitos e 65,1 mil novos diagnósticos

 

A atualização do Ministério da Saúde sobre a pandemia de hoje (1º) trouxe 2.029 óbitos registrados em 24 horas. Com isso, o número de vidas perdidas para a pandemia alcançou 520.095. (Foto ilustração)

A quantidade de casos de covid-19 desde o início da pandemia chegou a 18.622.304. Entre ontem e hoje, as autoridades de saúde registraram 65.163 novos casos da covid-19.

O número de recuperados é de 16.931.272 pessoas, o que equivale a 90,9% do número total de infectados.

Outros 3.565 óbitos estão em investigação. O termo designa mortes com suspeitas de que podem ter sido causadas por covid-19, mas com origem ainda sob análise por equipes de saúde.

Até hoje havia 1.170.937 casos em acompanhamento. O nome é dado para pessoas cuja condição de saúde é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves.

A atualização diária do Ministério da Saúde foi divulgada no início da noite desta quinta-feira. O balanço é elaborado a partir de informações levantadas por secretarias estaduais e municipais de saúde.

Estados

O balanço diário do Ministério da Saúde também traz os dados por estado. No alto do ranking de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 05:20h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 3.438 novos casos de Covid-19 e mais 93 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.438 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.912 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (1) também registra 93 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.128.432 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.092.550 já são considerados recuperados, 11.777 encontram-se ativos e 24.105 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.368.427 casos descartados e 234.015 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 50.865 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. *Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.07.2021 05:15h
Feira de Santana

Covid-19: Mais 131 casos e 5 óbitos; total de mortes chega a 861 nesta quinta-feira (01)

 

Feira de Santana supera a marca de 38 mil recuperados da Covid-19. Até agora, são exatamente 38.027 pacientes curados da doença, índice que representa 82% dos casos confirmados. Além disso, nas últimas 24h foram registrados 104 exames negativos para o vírus e 131 casos positivos. (Foto ilustração)

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 20 e 28 de junho que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 147 pacientes internados no município e 7.446 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais cinco mortes - os óbitos mencionados não são referentes a data de hoje e sim de dias anteriores. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (01).  

NÚMEROS DESTA QUINTA-FEIRA 01 de julho de 2021  

Casos confirmados no dia: 131

Pacientes recuperados no dia: 40

Resultados negativos no dia: 104

Total de pacientes hospitalizados no município: 147

Óbitos comunicados no dia: 5

Datas dos óbitos: 13/06, 15/06, 18/06, 28/06 e 28/06

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 16:00h
Senado Federal

Girão defende apuração de supostas irregularidades em compras do Consórcio Nordeste

 

Em pronunciamento nesta quinta-feira (1), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE-Foto) pediu que a sociedade acompanhe de perto os trabalhos da CPI da Pandemia, especialmente a sessão desta sexta-feira (2), quando serão votados requerimentos que vão ajudar na apuração de supostas irregularidades na aquisição de respiradores pelo Consórcio Nordeste.

Segundo o senador, a votação desses requerimentos deveria ter ocorrido nesta quarta-feira (30), mas foi adiada para a sexta. A mudança de data, na opinião do senador, mostra a parcialidade de integrantes da CPI, revelada pelo pouco empenho na investigação de fatos relacionados ao mau uso de dinheiro público destinado a estados e municípios para o combate à pandemia.

— São dois nomes chaves: Bruno Dauster e também a senhora Cristiana Prestes, que é a dona da empresa HempCare, que recebeu antecipadamente o dinheiro desse esquema montado, quase R$ 50 milhões, e não entregou os respiradores para o povo nordestino. Então, amanhã [2], a gente quer saber a verdade.

Girão acrescentou que, quando se fala no Consórcio Nordeste, parte dos integrantes da CPI demonstra nervosismo. E é preciso entender o que está "por trás dessa blindagem estranha", acrescentou.

— Esse escândalo, pra mim, é o símbolo nacional de corrupção nessa pandemia. O calote da maconha, porque foram ad...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 15:30h
Câmara Federal

Comissão aprova linha especial de crédito consignado de até R$ 20 mil durante pandemia

 

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga instituições financeiras públicas e privadas a ofertarem uma linha especial de crédito consignado de até R$ 20 mil a servidores públicos, aposentados, militares e pensionistas. Segundo a proposta, o crédito será ofertado até 12 meses após o fim da emergência em saúde pública de importância nacional decorrente da pandemia de Covid-19. (Foto ilustração)

O empréstimo liberado terá carência máxima de até 120 dias para início do pagamento e taxa efetiva de juros não superior a 2,5% ao ano.

Relator no colegiado, o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) recomendou a aprovação da proposta original, Projeto de Lei 4732/20, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), e do PL 4962/20, apensado, na forma de um substitutivo.

“Somos inteiramente favoráveis ao conteúdo das proposições em exame”, disse. “Os textos oferecem uma proteção justa a esse público e sem desequilíbrios para o sistema bancário”, acrescentou.

Ele observa que originalmente o projeto principal previa a concessão do crédito especial apenas durante a vigência do decreto de calamidade pública (Decreto 6/20), que se encerrou em dezembro de 2020.

Barbosa também decidiu reduzir de 5%...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 14:30h
Aposentadoria compulsória

Marco Aurélio participa de última sessão plenária como ministro do STF

 

O ministro Marco Aurélio Mello (foto ilustração), do Supremo Tribunal Federal (STF), participou hoje (1º) de sua última sessão plenária como membro da Corte. A aposentadoria compulsória do magistrado está marcada para 12 de julho, quando ele completa 75 anos de idade.

Em sessão extraordinária, a última antes do recesso de meio de ano, os demais colegas de Supremo prestaram homenagem ao decano, que ocupou uma cadeira da Corte por 31 anos, tornando-se um dos mais longevos ministros da história.

Como tem sido a praxe durante a pandemia, a sessão foi em formato misto, com a maior parte dos ministros em videoconferência. Quatro deles – Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli - participaram presencialmente do plenário.

Discursando em nome dos colegas, Toffoli destacou o papel de divergência exercido por Marco Aurélio nos julgamentos em plenário, nos quais muitas vezes defendeu entendimentos inicialmente derrotados, mas que acabavam prevalecendo em julgamentos posteriores, algumas vezes anos depois.

“Sempre coerente em seus entendimentos, o ministro Marco Aurélio nunca hesitou em dissentir ou fazer contraponto nas deliberações, incrementando, com isso, a dialética própria do colegiado democrático”, disse Toffoli. “Jamais constrangeu-se em ficar vencido, sustentando suas teses sempre com muita propriedade, convicção e apuro t&eacut...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 14:00h
Mercado de Trabalho

Brasil abre 280 mil vagas com carteira assinada em maio

 

O Brasil criou 280.666 postos com carteira de trabalho no mês de maio, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (1º), pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia. (Foto ilustração)

O quinto resultado positivo consecutivo do indicador ocorre com a diferença entre 1.548.715 admissões e 1.268.049 demissões realizadas no período.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou o resultado e avaliou que o Brasil "está se levantando". "Está confirmada que a recuperação brasileira é bastante abrangente e o ritmo está bastante rápido", apontou.

No acumulado de 2021, o indicador aponta para a abertura de 1.233.372 empregos de empregos formais, número decorrente de 7.971.258 admissões e 6.737.886 desligamentos. O volume corresponde a 38,2% mais contratações e 2,5% menos demissões desligamentos em relação aos mesmos cinco meses iniciais do ano passado.

Com a sequência de contratações, o estoque de empregos celetistas no Brasil passou a ser de 40,6 milhões, valor 0,7% superior ao estoque de abril (40.315.674) e 6,8% maior do que o de maio do ano passado (38.013.159).

A geração de vagas formais surge ao mesmo momento em que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta para o maior nível de desemprego em 11 anos, com 14,7% da populaç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 13:30h
Imbróglio na CPI da Covid

Dominguetti diz que Luis Miranda tentou negociar vacinas; deputado nega

 

O vendedor Luiz Paulo Dominguetti, que depõe nesta quinta-feira (1º) à CPI da Pandemia, afirmou que o deputado federal Luis Miranda (foto ilustração) tentou negociar vacinas com a Davati Medical Supply.

Ele encaminhou à CPI um áudio atribuído a Miranda que será periciado pela Polícia Federal (PF). Segundo Dominguetti, o deputado procurou o CEO da Davati no Brasil, Cristiano Alberto Carvalho.

"Ele [Luis Miranda] não me procurou. O Cristiano me relatou que as vezes tinham parlamentares e ele disse que Luis Miranda foi insistente nesse sentido. Tenho o áudio dele falando disso, inclusive."

Procurado, o deputado afirmou que o áudio exibido Dominguetti não tem relação com a compra de vacinas, mas sim de luvas e é antigo.

Dominguetti diz que Luis Miranda se refere ao irmão, que é servidor da pasta, no áudio exibido. Alguns senadores, no entanto, acham que ele apenas utilizou uma gíria.

Após a exibição do áudio, o vendedor diz que quem pode dizer exatamente do que se tratavam as negociações é o CEO Cristiano Alberto Carvalho.

"Pelo print que veio logo acima [na conversa com Cristiano] se sugestionava o assunto vacina, porém o modus operandi que se sugestiona no áudio ninguém faz prova de vida de vacina, mas como veio sugestionado acima o print e o logo abaixo o &aa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 12:40h
"Vacina boa é vacina no braço"

UPB se une aos municípios para incentivar a população a se vacinar

 

Show de prêmios, carro de som na rua e campanhas de redes sociais são algumas das ações adotadas pelos municípios baianos para incentivar a vacinação da população. Nesta quarta-feira (30), a União dos municípios da Bahia (UPB) reforçou o incentivo com uma campanha para que as pessoas não escolham a fabricante do imunizante. “Vacina boa é vacina no braço” é o mote da propaganda veiculada pelas redes sociais da entidade. (Foto divulgação)

No estado, um total 4,8 milhões de pessoas já tomaram pelo menos uma dose do imunizante contra o coronavírus e a prova do efeito benéfico da vacinação no combate aos casos graves da doença é que a Bahia registrou, segundo a Secretária Estadual da Saúde (Sesab), uma queda de 77% nas internações de pessoas acima de 60 anos, comparando de março a junho deste ano com o mesmo período do ano passado.

Criatividade e conscientização a favor da vacinação

Em Catu, o prefeito Pequeno Sales tomou a decisão de se vacinar com a dose de Astrazeneca para incentivar a população que receava a reação à vacina. O gestor pediu o reforço da Câmara de Vereadores para a conscientização da população. “A gente como agente político tem que dar o exemplo”, conta. No município, a prefeitura também promoveu campanhas com uso d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 11:46h
Feira de Santana

Comércio está autorizado a funcionar nesta sexta 2 de Julho

 
Foto Reprodução

Nesta sexta-feira (2), feriado de Independência da Bahia, o comércio de Feira de Santana está autorizado a funcionar, mediante acordo coletivo da categoria. Ao contrário do que aconteceu no feriado do dia 24 de Junho, São João, a prefeitura e demais repartições municipais não deverão funcionar, ficando mantido o feriado, como aconteceu a nível estadual. O prefeito Colbert Martins deve publicar um decreto ainda hoje, em edição extra do Diário Oficial. Apesar da manutenção do feriado, a venda de bebida alcóolica fica proibida em todo o estado da Bahia.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 11:38h
Economia

Confiança empresarial atinge maior nível desde dezembro de 2013

 
Foto Marcello Casal Jr

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) subiu 4,3 pontos em junho, para 98,8 pontos, o maior nível desde dezembro de 2013. Após a terceira alta consecutiva, a média do segundo trimestre de 2021 superou a do trimestre anterior em 7,2 pontos. O dado foi divulgado hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre).

Segundo o superintendente de Estatísticas do FGV/Ibre, Aloisio Campelo, a alta da confiança empresarial reflete a continuidade da fase de retomada da economia, sob o comando da indústria, que registra desde outubro de 2020 os maiores níveis médios de confiança desde 2011. Outro destaque das sondagens empresariais do FGV/Ibre em junho é o setor de serviços.

"Após a terceira alta expressiva seguida, a confiança do setor alcança o maior nível desde o início da pandemia. Ressalve-se que a recuperação desse setor continua ocorrendo de forma heterogênea, com os segmentos de serviços prestados às famílias avançando mais lentamente e sob influência ainda preponderante das expectativas. A aceleração do programa de vacinação é essencial para a normalização do nível de atividade deste segmento ao longo do segundo semestre", avaliou Aloisio Campelo.

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas sondagens empresariais produzidas pelo FGV/Ib...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 11:14h
Política

Jaques Wagner não vê possibilidade de racha entre PT-PP- PSD

 
Foto Reprodução

Mesmo com a intenção declarada do PP em ter o vice governador João Leão como candidato a governador da Bahia, além do sonho de Otto Alencar de também ser o escolhido do PT, aquele que seria o candidato petista natural, o senador Jaques Wagner (PT), não vê possibilidade de racha entre os partidos da base.

“Tivemos conversas com o PSD de Otto e o PP de Leão e sinceramente não vejo nenhuma ameaça de racha. Temos três partidos maiores e não tenho dúvidas de que vamos nos alinhar e partir unidos para a eleição de 2022. Vamos sentar, conversar e compor uma chapa com vontade ganhar”, disse o senador. (Com informações da Rádio Globo Digital – Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 10:50h
Interior da Bahia

Embasa informa sobre retomada parcial do abastecimento de água em Santo Estevão e região

 
Foto Reprodução

A Embasa finalizou na madrugada de hoje (1) a substituição de parte dos equipamentos afetados por um incêndio ocorrido na estrutura de captação do sistema de abastecimento de Santo Estevão. Com isso, foi possível restabelecer parcialmente a operação do sistema, fornecendo 75% da vazão habitual aos municípios.

As equipes da Embasa continuam trabalhando na substituição do restante dos equipamentos e a estimativa é que o serviços sejam concluídos até o fim do dia. A Embasa recomenda que os moradores mantenham a utilização racional da água disponível nos reservatórios domiciliares até que o fornecimento seja plenamente regularizado.

Áreas afetadas - Municípios de Santo Estevão, Anguera, Ipecaetá, Serra Preta (sedes e localidades rurais) e distritos de Bonfim de Feira e Jaguara (Feira de Santana). (Ascom - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 10:26h
Internacional

Partido Comunista da China comemora 100 anos e reúne milhares em evento em Pequim

 
Foto: Ng Han Guan/AP

Milhares de pessoas se reuniram na manhã desta quinta-feira (noite de quarta-feira em Brasília) na Praça Tiananmen (da Paz Celestial), em Pequim, para comemorar os 100 anos do Partido Comunista da China, que comanda o gigante asiático desde 1949.

O misto de parada militar com séries de apresentações musicais ocorreu em frente à foto de Mao Tsé-Tung na praça onde o governo chinês reprimiu violentamente uma manifestação de estudantes há 32 anos (e ficou célebre a cena de um jovem que desafiou um tanque do Exército).

Em seu discurso, o presidente Xi Jinping afirmou que a ascensão da China, antes colonizada e agora uma potência mundial, é "irreversível". "O tempo em que o povo chinês podia ser pisoteado e oprimido acabou para sempre".

"O Partido Comunista e o povo chinês declaram solenemente ao mundo o seguinte: o povo chinês se ergueu", disse o presidente, comemorando as centenas de milhões de chineses que saíram da pobreza. "O grande renascimento da nação chinesa entrou em um processo histórico irreversível".

"O povo chinês não permitirá nunca que forças estrangeiras o intimidem e o oprimam. Quem tentar, corre o risco de ser aniquilado diante de uma Grande Muralha de aço construída por 1,4 bilhão de chineses", afirmou o presidente chinês. Jinping também afirmou que o partido ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 09:56h
Feira de Santana

Matrícula para o ano letivo 2021 será entre 9 e 20 de agosto

 
Foto: Andreyse Porto

Estudantes que pretendem ingressar na Rede Municipal de Educação, para o ano letivo de 2021, devem matricular-se no período entre 9 e 20 de agosto próximo. Já os estudantes “da casa” – ou seja, que frequentam uma das escolas municipais – terão assegurada a renovação automática da matrícula, desde que sejam aprovados e estejam participando regularmente das atividades pedagógicas não presenciais do ano letivo 2020.

As atividades em curso serão encerradas em 31 de julho, com a conclusão do ano letivo de 2020 por conta do calendário especial, adequado ao contexto da pandemia pela Covid-19. Atualmente, a Rede Municipal atende a 51.618 estudantes.

Para a matrícula, os novos estudantes devem apresentar à Unidade de Ensino pretendida: histórico escolar (original); original e cópia da certidão de registro civil ou da cédula de identidade; CPF; 1 foto 3 x 4 recente do estudante; cópia e original do cartão de vacinação atualizado. Para o estudante beneficiário do programa Bolsa Família, cópia do cartão em nome do pai, mãe ou responsável legal, com o respectivo original.

Para o aluno que deseja renovar a matrícula no turno oposto ao que estuda atualmente, os responsáveis devem informar à escola a intenção, porém a mudança será condicionada à existência de vaga no horário pretendido. Os estudantes que têm alguma p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 09:25h
Economia

Auxílio Emergencial 2021: Caixa libera saques e transferências da 3ª parcela a nascidos em janeiro

 
Foto Reprodução

A Caixa Econômica Federal (Caixa) libera nesta quinta-feira (1) os saques e transferências da terceira parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em janeiro, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 18 de junho.

O pagamento da terceira parcela do auxílio terminou em 30 de junho tanto para esse público quanto para quem faz parte do Bolsa Família.

Os pagamentos da quarta parcela do benefício começam em 19 de julho para o público do Bolsa Família e em 23 de julho para os demais beneficiários.

VEJA QUEM PODE SACAR A PARTIR DESTA QUINTA:

trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família, nascidos em janeiro

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/ (G1 - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 08:52h
Luto na política

Ex-deputado estadual Gerbaldo Avena morre aos 87 anos

 
Foto Reprodução

O ex-deputado estadual Gerbaldo Avena morreu nesta quarta-feira (30), aos 87 anos. A informação foi divulgada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que decretou luto oficial de três dias após receber a notícia.

Gerbaldo Avena deixou a esposa Sônia Pondé Avena e cinco filhos, Soraya, José, Cláudio, Suzana e Ricardo, além de nove netos. O sepultamento dele ocorrerá na quinta-feira (1°), às 11h, no cemitério Jardim da Saudade.

O deputado Adolfo Menezes, presidente do Legislativo, se solidarizou com os familiares e amigos do ex-parlamentar.

O ex-deputado estadual era engenheiro mecânico, empresário e agropecuarista. Ele começou a militância política ainda no curso secundário, quando chegou a representar a Escola de Engenharia Eletromecânica no Festival Mundial da Juventude, em Moscou.

Irmão de Yolanda Pires, esposa do ex-ministro e ex-governador Waldir Pires, Gerbaldo Avena militou politicamente por quase toda a vida, sendo fundador de três dos partidos políticos em que se filiou, o MDB, seu sucedâneo o PMDB, e depois o PDT e o PSB.

Gerbaldo Avena cumpriu um mandato na Assembleia Legislativa e participou da Constituinte Estadual. (G1 - Foto Reprodução - ALBA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 08:08h
Tribunal de Contas dos Municípios

Prefeito de Castro Alves é punido por admissão irregular de servidor

 
Foto Reprodução

Na sessão desta quarta-feira (30/06), realizada por meio eletrônico, conselheiros e auditores da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia consideraram irregular o ato de admissão de pessoal temporário apresentados pela Prefeitura de Castro Alves, da responsabilidade do prefeito Thiancle da Silva Araújo. A contratação foi realizada no exercício de 2020. O auditor Antônio Emanuel Souza, relator do processo, imputou ao gestor uma multa de R$3 mil.

O processo seletivo tinha por objeto o provimento de uma vaga de médico para suprir a necessidade da Secretária Municipal de Saúde. De acordo com o parecer, o prefeito descumpriu o prazo para remessa dos atos de admissão ao TCM, como também não conseguiu justificar a situação excepcional que motivou a contratação temporária.

O Ministério Público de Contas se manifestou, por meio da procuradora Aline Rio Branco, também pela ilegalidade do ato de admissão decorrente da contratação temporária, realizada pelo município de Castro Alves, não merecendo, no seu entendimento, o registro por parte do TCM.

A 2ª Câmara do TCM é presidida pelo conselheiro Paolo Marconi e composta pelos conselheiros Fernando Vita, Raimundo Moreira, e pelos auditores Antônio Carlos da Silva, Antônio Emanuel de Souza e Cláudio Ventin.

Cabe recurso da decisão. (TCM - Foto Reprodução)

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 07:18h
De olho nas eleições

Chapas do PT e DEM seguem caminhos opostos para 2022

 

Enquanto o PT não deve ter novidades na composição da chapa para 2022, sendo candidato a governador o senador Jaques Wagner, a indicação do vice-governador ser do PP de João Leão e a vaga de senador do parlamentar Otto Alencar (PSD), no DEM, que tem como pré-candidato a governador ACM Neto, tudo ainda é uma incógnita. Estão na disputa pelas duas vagas restantes [vice e senador] o Republicanos, PSDB, PDT, PSL e PV. E ACM Neto ainda alimenta ter um nome do PP na vaga de senador. Também quer a vaga o próprio DEM, com o nome do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo. (Foto ilustração: ACM Neto e Jaques Wagner)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 07:15h
Eleição presidencial

ACM Neto não deve apoiar Lula, Bolsonaro e Doria em 2022

 

De olho nas eleições presidenciais de 2022, o presidente nacional do Democratas, ACM Neto (foto ilustração), não quer apoiar Lula (PT), Jair Bolsonaro (sem partido) e João Doria (PSDB). Sua preferência é um nome próprio, o do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ou o do também ex-ministro Ciro Gomes (PDT). (Com informações de Rodrigo Daniel/TB)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 07:13h
Apagão

Nos momentos de crise energética Lula presente na disputa presidencial

 

Em 2002, Lula ganhou para presidente da República. Um ano antes, em 2001, houve o apagão, no governo de FHC. Agora em 2021 voltamos a ter a crise energética, com aumento de valores nas bandeiras e a maior estiagem há 91 anos. Lula novamente é candidato a presidente em 2022. (Foto ilustração: Luiz Inácio Lula da Silva)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 07:11h
Economia

Brasil: A situação econômica e as soluções que não chegam

 

A manter-se os números do desemprego, 14,7%, inflação em alta, previsão de 6,5% até dezembro, e queda na renda do trabalhador, dificilmente vai ser confirmar esse otimismo da economia para 2022. Ainda temos os altos preços de combustíveis, energia elétrica e gás de cozinha. Esses estão ligados diretamente ao dia a dia da população.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 07:04h
Enquete

Rui Costa: 64,20% dos internautas querem candidato a senador

 

A enquete do mês de junho do site Bahia na Política perguntou aos internautas se o governador Rui Costa (PT-foto ilustração) deveria ser candidato ao Senado Federal em 2022. 64,20% disseram que sim contra 35,80% que disseram não. Haverá eleição para o Senado Federal em 2022, sendo que os concorrentes disputarão uma vaga em cada Estado e o Distrito Federal. A chamada Casa Alta do Congresso Nacional renovará um terço dos seus membros, composta de 81 senadores.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 07:02h
Feira de Santana

Vereador tem a inviolabilidade da palavra e não a imunidade

 

Os constantes ataques de vereadores a cidadãos por questões pessoais ou homofóbicas, em Feira de Santana, requer uma reflexão jurídica. É que vereador tem a inviolabilidade da palavra na tribuna e não a imunidade parlamentar, instrumento do parlamento federal. Evidente que o direito a opinião é uma garantia constitucional.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 06:58h
Tudo pelo social

Ipecaetá: Governo mostra o que já fez nos seis meses de administração

 

Nas redes sociais, a Prefeitura de Ipecaetá, que tem como prefeito Junior Piaggio (PSD-foto ilustração) divulgou realizações feitas nos seis meses de administração, concluídos ontem (30). Diz a nota: Depois de 6 meses de governo, a Prefeitura de Ipecaetá vem ampliando os programas de assistência social do município, como a distribuição de leite e cestas básicas para as famílias mais necessitadas, investindo na educação, com a qualificação dos professores, e realizando obras importantes para o município como: recuperação de estradas; requalificação de postos de saúde e ambulância; aração de terras e distribuição de sementes na zona rural; cuidando da limpeza das ruas, praças e da iluminação; além das reformas de prédios públicos como as sedes do CREAS, Conselho Tutelar, Setor de Tributos, Secretaria de Obras e muito mais.

O governo da gente ainda tem um cuidado especial com nossa saúde, tomando todas as medidas necessárias para o combate da pandemia do novo coronavírus. Sua contribuição ajuda a fazer a cidade que a gente quer! Pague seu IPTU até do dia 30/07 e ganhe 20% de desconto na taxa ou pague seu valor integral até o dia 31/08 sem juros. (Ascom)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 06:53h
Super pedido

Parlamentares e entidades querem o impeachment de Bolsonaro

 

Os partidos de esquerda liderados pelo PT, parlamentares de centro e direita, mais entidades de movimentos sociais e sindicais, com a participação também de alguns intelectuais, estão com mais um pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro. É um “super pedido” que conta principalmente com as assinaturas de parlamentares. Hoje já são mais de 120 pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro. (Foto: Deputada federal Glace Hoffman na manifestação de entrega do pedido de impeachment a Câmara Federal)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 06:49h
Feira de Santana

Câmara Municipal: Com nova repaginagem projeto do Fundeb só em agosto

 

Está na Câmara Municipal de Feira de Santana, com outra repaginagem, o projeto de Lei Complementar que trata da regulamentação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Recentemente, a maioria dos vereadores rejeitou a proposta encaminhada pelo Poder Executivo Municipal. Como estamos no mês do recesso, a matéria só deve ser tratada em agosto.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 06:45h
Feira de Santana

Colbert Martins admite criar a Secretaria da Ordem Pública

 

O prefeito Colbert Martins (MDB-foto ilustração), que sonha fazer uma reforma administrativa [suspensa em razão da briga com a Câmara], deu mais uma dica de que terá secretaria nova no projeto. Anunciou o desejo de criar a Secretaria de Ordem Pública. “Desejo trazer para essa secretaria a apreensão de som, hoje na Secretaria de Meio Ambiente”, declarou Colbert Martins (MDB). Está na Câmara Municipal de Feira de Santana, sem previsão de votação, um Projeto de Lei que cria a Secretaria de Mobilidade Urbana.
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.07.2021 06:42h
Feira de Santana

Lulinha diz que Feira de Santana é o único município que não aprovou Conselho do Fundeb

 

O fato de a maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana ter rejeitado o projeto do Executivo que criava o conselho fiscalizador do Fundeb voltou a ser lamentado pelo líder do Governo na Câmara, Lulinha (DEM-foto), que apelou para os vereadores que votaram contra, que possam mudar de ideia e em caso de um novo projeto com o mesmo teor, possam votar favoráveis. “Único município que está inadimplente, 370 municípios já constituíram e em mais de 40 municípios ainda está em tramitação e Feira de Santana rejeitou a criação do conselho”, afirmou, ressaltando que isso pode prejudicar a educação no futuro. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia