Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 08:35h
Covid 19

Em pronunciamento, Queiroga pede que brasileiros tomem 2ª dose da vacina

 
Foto Reprodução

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pediu em um pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira (28) que os brasileiros que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid procurem os postos de saúde para completar, na data correta, a imunização contra o coronavírus.

"Dirijo-me em especial aos brasileiros que estão com a segunda dose em atraso. Peço que busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose, pois a sua imunização só estará completa após a conclusão do esquema vacinal", disse Queiroga. O ministro também informou a previsão de que toda a população adulta receba a primeira dose até setembro, e a segunda, até dezembro.

A maior parte das vacinas já desenvolvidas e autorizadas em todo o mundo para o enfrentamento à Covid é administrada em duas doses – até agora, apenas a vacina da Janssen é de dose única.

Governos e cientistas de diversos países analisam a necessidade de aplicar doses extras, ao fim dessa primeira rodada de vacinação, como um "reforço" na proteção. Ainda não há uma conclusão sobre essa necessidade de uma terceira dose.

"Hoje, podemos nos orgulhar do sucesso da nossa campanha de vacinação. Cem milhões de brasileiros tomaram ao menos uma dose. [...] Com mais de 63% da população adulta vacinada com a primeira dose, regist...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 08:03h
Tribunal de Contas dos Municípios

TCM admite registro de admissão de temporários em Castro Alves

 
Foto Reprodução

Na sessão desta quarta-feira (28/07), realizada por meio eletrônico, conselheiros e auditores da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia concederam registro aos atos de admissão de pessoal temporário apresentados pela Prefeitura de Castro Alves, da responsabilidade do prefeito Thiancle da Silva Araújo. A contratação foi realizada no exercício de 2020. O auditor Antônio Carlos da Silva, relator do processo, em função de algumas inconsistências no processo, imputou ao gestor uma multa de R$1 mil.

O processo seletivo teve por objeto o provimento de duas vagas de médico para suprir necessidade da Secretária Municipal de Saúde. A relatoria apontou, como ressalvas, o atraso na entrega da documentação e a inadequada justificativa para a contratação temporária de médicos.

O Ministério Público de Contas se pronunciou pela concessão do registro dos atos de admissão de pessoal, mas sugeriu aplicação de multa e advertência.

A 2ª Câmara do TCM é presidida pelo conselheiro Paolo Marconi e composta pelos conselheiros Fernando Vita, Raimundo Moreira, e pelos auditores Antônio Carlos da Silva, Antônio Emanuel de Souza.

Cabe recurso da decisão. (TCM - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 07:52h
A conta gotas

Feira de Santana: Colbert Martins começou a nomear cargos na zona rural

 

O prefeito Colbert Martins (MDB-foto ilustração), mesmo a conta gotas começou a nomear os agentes distritais na zona rural. Os primeiros são do distrito de Humildes. A prioridade de indicações deve ser de vereadores mais votados nos distritos. É o que desejam os vereadores eleitos. Colbert Martins queria fazer uma reforma e mudar a filosofia administrativa na sede e zona rural, mas a relação hostil com a Câmara Municipal vai atrasar o projeto.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:52h
Ministério

Centrão está no Governo Federal com PP, PSD, PL e Republicanos

 

O centrão, que já tinha ministros indicados pelo Republicanos, PSD e PL, agora tem o do PP. Trata-se do senador Ciro Nogueira, nomeado para a Casa Civil. Ciro Nogueira é o principal líder do centrão.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:48h
Está no jogo

José Ronaldo diz nunca ter declarado que não será candidato em 2022

 

Sobre a possibilidade de não ser candidato a cargo majoritário na chapa liderada por ACM Neto (DEM), em 2022, o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM-foto ilustração) disse que nunca deu essa declaração no município. E é verdade, mas a notícia saiu foi no jornal A Tarde, coluna do jornalista Levi Vasconcelos.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:47h
Agora é Bolsonaro

Centrão já apoiou FHC, Lula, Dilma e Temer na presidência

 

O centrão, que agora é aliado de Jair Bolsonaro, é o mesmo que já esteve ao lado de FHC, Lula, Dilma e Temer. Todos já foram presidentes do Brasil. Portanto, falar do centrão tem que ser pensado antes de criticar.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:45h
Pra quem você tira o chapéu

Feira de Santana: Moura Pinho dá nota 10 para Executivo e Legislativo

 

O Procurador Geral do Município, Moura Pinho (foto), entrevistado do quadro Pra quem você tira o chapéu, programa Silvério Silva, deu nota 10 para o Poder Executivo e a Câmara Municipal de Feira de Santana. Ao Legislativo fez questão de dizer que o 10 foi para a instituição.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:41h
Feira de Santana

Tom diz que vai ser candidato a deputado pelo grupo de José Ronaldo

 

O ex-deputado estadual Ewerton Carneiro (foto ilustração), conhecido também por Tom (sem partido) vai ser candidato a deputado estadual em 2022. E pelo grupo liderado pelo ex-prefeito José Ronaldo (DEM). “Sempre estive ao lado de José Ronaldo e nunca deixei o grupo. Tenho a palavra de José Ronaldo de que serei reconhecido”, declarou o evangélico Tom. Ao site Bahia na Política Tom disse que seu tempo tem sido dividido nas ações policiais, já que é militar, e a dedicação à igreja, onde tem forte apoio.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:31h
Aniversariante do Dia

Empresário e desportista Zé Chico em festa hoje, em Feira de Santana

 

Quem está comemorando data natalícia hoje (29) é o empresário e desportista Zé Chico (foto ilustração). Nome sempre cotado para deputado federal, até o momento não sinalizou se vai concorrer ao pleito em 2022.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:25h
Base aliada

Rui Costa diz que prefeitos podem deixar o PP se Bolsonaro entrar no partido

 

O governador Rui Costa (PT - foto ilustração) já deu a senha para o PP liderado por João Leão, se for apoiar o presidente Jair Bolsonaro à reeleição em 2022. Muitos prefeitos da legenda deixarão o partido. (TB)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:23h
Apoio federal

Cacá Leão diz que não sai do PP se Bolsonaro se filiar

 

O deputado federal e líder do PP na Câmara Federal, Cacá Leão (foto ilustração), já deu a senha. Não vai deixar o partido se Jair Bolsonaro se filiar. Sabe que o Governo Federal é importante tal qual o Governo Estadual. (TB)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:22h
Eleições 2022

O PP é a porta de entrada de Jair Bolsonaro no Nordeste

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem pouca densidade eleitoral no Nordeste, precisa de uma base forte para a sua candidatura na região. O PP é a porta de entrada. E a Bahia é a sala de estar.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:19h
Fundo eleitoral

Zé Neto: A cifra do fundão é, no momento, "imoral"

 

O deputado federal Zé Neto (PT-foto ilustração) criticou a proposta do Fundo Eleitoral de quase R$ 6 bilhões para 2022. O petista defendeu o financiamento público de campanhas, mas afirmou que a cifra do fundão é, no momento, “imoral”, devido à pandemia da Covid -19, que “empobreceu” grande parte dos trabalhadores. Para Zé Neto, os valores do fundo eleitoral “devem permanecer como estão”. A declaração foi feita terça-feira (27), na rádio A Tarde FM. (Cássio Santana)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:17h
Eleições

Bahia: Jair Bolsonaro no PP tem sim problemas para 2022

 

Apesar do governador Rui Costa (PT) minimizar a possibilidade de Jair Bolsonaro entrar no PP, haverá sim estrago na aliança com os progressistas na Bahia. Até porque deputados baianos do PP e PSD, legendas que também têm parlamentares no centrão, estão com Jair Bolsonaro na Câmara Federal. Afinal, todos estão voltados para as eleições de 2022.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:12h
Serviços Públicos

Feira de Santana: Pedro Cícero agradece por limpeza no conjunto Viveiros

 

A limpeza que está sendo feita pelo Município, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, no conjunto Viveiros foi elogiada pelo vereador Pedro Cícero (Cidadania - foto), que inclusive destacou que o secretário Eli Ribeiro tem feito “o dever de casa” ao atender à comunidade.

“Foi um pedido nosso, juntamente com o vereador Petrônio Lima (Republicanos), que inclusive acompanhou os trabalhos em pleno feriado. Temos que mostrar que estamos aqui para trabalhar e para fiscalizar o Poder Público. É muito importante quando acompanhamos de perto os trabalhos”, destacou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:09h
Feira de Santana

Petrônio Lima destaca inauguração de escolas: "para quem diz que o prefeito não está trabalhando"

 

A inauguração de duas escolas na zona rural de Feira de Santana é a demonstração de que o prefeito Colbert Martins está trabalhando. Essa foi a análise feita pelo vereador Petrônio Lima (Republicanos - foto), terça-feira (27), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana.

“O prefeito esteve inaugurando duas escolas semana na passada, uma na área de Humildes, outra em Maria Quitéria. Em Humildes a Escola Municipal Eurides Oliveira e em Maria Quitéria a Escola Municipal Antônio Borges. Para quem diz que o prefeito Colbert Martins não trabalha", sinalizou. O vereador destacou a importância dos investimentos na educação a construção de tudo e o prefeito tem se empenhado e o investimento na educação. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 06:00h
Benefício Social

Auxílio emergencial é liberado para nascidos em novembro

 

A Caixa Econômica deposita nesta quinta-feira (29) a quarta parcela do auxílio emergencial para os beneficiários do programa nascidos em novembro. Os recursos disponibilizados no aplicativo Caixa Tem podem ser utilizados para efetuar compras e realizar pagamentos. (Foto ilustração)

O saque em dinheiro para o grupo será permitido a partir do dia 17 de agosto. Até lá, a grana pode ser utilizada para o pagamento de boletos e compras pela internet ou pelas maquininhas de estabelecimentos comerciais. Além disso, é possível fazer transferências instantâneas entre bancos via Pix (exceto para contas de mesma titularidade).

Também acontece nesta quinta-feira, o pagamento da quarta parcela do benefício aos integrantes do Bolsa Família com NIS (Número de Identificação Social) final 9, conforme o calendário habitual do programa Neste mês, cerca de 9,5 milhões de famílias deste grupo serão contempladas com o auxílio emergencial. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 05:50h
Reforma tributária

Ministro diz que Simples Nacional será isento da taxação de dividendos

 

Todas as micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional continuarão isentas da taxação de dividendos, disse ontem (28) o ministro da Economia, Paulo Guedes (foto ilustração). Segundo ele, a proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso pretende fazer com que os super-ricos paguem mais impostos.

Guedes confirmou a isenção para as empresas de menor porte em rápida entrevista na portaria do Ministério da Economia nesta quarta-feira. No fim da manhã, ele se reuniu com o deputado Celso Sabino (PSDB-BA), relator da segunda fase da reforma tributária na Câmara dos Deputados.

O ministro também negou que haja mudanças em relação ao fim da dedução dos Juros sobre Capital Próprio (JCP) do Imposto de Renda Pessoa Jurídica. Ao enviar a proposta ao Congresso, a equipe econômica havia informado que o benefício fiscal se mostrou ineficaz para capitalizar empresas e estimular investimentos.

“Há 25 anos, os cidadãos mais ricos do Brasil não pagam o Imposto de Renda sobre lucros e dividendos, então nós justamente colocamos esse imposto. Então, nós estamos dizendo: os super-ricos vão pagar esses impostos e nós vamos justamente aliviar 32 milhões de assalariados contribuintes que pagavam e estão pagando menos. Os super-ricos pagam mais”, afirmou o ministro.

Os dividendos são a parcela dos lucros que...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 05:45h
Efeitos colaterais

Segunda dose da AstraZeneca não aumenta risco de coágulos sanguíneos, diz estudo

 

A segunda dose da vacina da AstraZeneca não aumentou os casos de coágulos sanguíneos raros com plaquetas baixas, mostra um estudo que foi divulgado nesta quarta-feira (28), diminuindo algumas preocupações sobre os efeitos colaterais da vacina. (Foto ilustração)

Dados publicados no periódico The Lancet mostram que a taxa estimada de trombose com síndrome de trombocitopenia (TTS) após a segunda dose da vacina foi de 2,3 por milhão, comparável à taxa típica observada naqueles que não foram vacinados, disse a AstraZeneca em comunicado. Essa taxa foi de 8,1 após a primeira dose, acrescentou.

A pesquisa, liderada e financiada pela AstraZeneca, avaliou casos relatados ocorridos em até 14 dias após a administração da primeira ou segunda dose em 30 de abril, usando o banco de dados de segurança global da farmacêutica anglo-sueca.

"A menos que o TTS tenha sido identificado após a primeira dose, esses resultados apoiam a administração do esquema de duas doses da Vaxzevria (nome dado a vacina), conforme indicado, para ajudar a fornecer proteção contra Covid-19, incluindo contra variantes de preocupação", disse o executivo sênior da AstraZeneca, Mene Pangalos. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 05:40h
Mercado de Capitais

Com aval do Fed, Ibovespa fecha em alta sessão cheia de balanços; Weg dispara

 

O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira cheia de balanços corporativos, com destaque para Weg, enquanto o Fed animou ao afirmar que a recuperação econômica dos EUA segue nos trilhos e que ainda é cedo para retirar os estímulos. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,34%, a 126.285,59 pontos. O volume financeiro da sessão somou 31,8 bilhões de reais.

"Com o avanço das vacinações e o forte suporte de política monetária, indicadores da atividade econômica e de emprego continuaram a se fortalecer", disse o banco central dos Estados Unidos após reunião em que decidiu manter os juros perto de zero, bem como seu programa de compra de títulos.

"A economia fez avanços" na direção de ganhos no mercado de trabalho, que o Fed diz querer ver antes de reduzir as compras mensais de títulos de 120 bilhões de dólares, afirmou o documento.

De acordo com o presidente da plataforma de análises independentes Ohmresearch, Roberto Attuch, o Fed sinalizou que continua dependente de dados e que ainda não atingiu seus objetivos para começar o 'tapering'. "O mercado gostou", disse. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 05:35h
Moeda norte-americana

Dólar fecha no menor patamar em duas semanas com Fed mantendo estímulos

 

O dólar fechou com a maior queda e no menor patamar em duas semanas nesta quarta-feira, sofrendo vendas na parte da tarde depois de o banco central dos Estados Unidos indicar que manterá estímulos monetários por mais tempo. (Foto ilustração)

O dólar à vista caiu 1,26%, a 5,1104 reais. A baixa percentual é a mais forte desde 14 de julho, quando o dólar recuou 1,87%. O patamar é o menor desde a mesma data, em que a moeda encerrou em 5,0855 reais. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 05:30h
Coronavírus no Brasil

Com média móvel de casos em alta, país tem 46.162 novas contaminações por Covid

 

O Brasil registrou nesta quarta-feira (28) o total de 1.344 mortes e 48.013 novos casos de Covid-19, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) referentes às últimas 24 horas. (Foto ilustração)

Com a atualização dos dados da pandemia, o Brasil passa a ter 553.179 mortes e 19.797.086 de infectados pelo novo coronavírus.

A média móvel de mortes vem apresentando queda desde o mês de junho, entretanto, a média móvel de contaminações demonstra crescimentos nos últimos dias.

Nesta quarta-feira a média móvel de contaminações ficou em 46.162 e de óbitos está em 1.082. A média é referente ao índice de casos e mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. (Anna Gabriela Costa) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 05:25h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 1.417 novos casos de Covid-19 e mais 36 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.417 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.697 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (28) também registra 36 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.188.967 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.156.633 já são considerados recuperados, 6.704 encontram-se ativos e 25.630 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.431.659 casos descartados e 232.019 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 51.356 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.07.2021 05:20h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 23 casos e 7 óbitos; total de mortes chega a 941 nesta quarta (28)

 

Nas últimas 24h, Feira de Santana registrou mais 72 pacientes recuperados da Covid-19 e atingiu a marca de 42.473 curados da doença, índice que representa 87,2% dos casos confirmados. Enquanto isso, 317 exames foram negativos e 23 positivos. O número de pacientes internados reduziu de 93 para 87. (Foto ilustração)

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 18 e 24 de julho que estavam aguardando resultado do laboratório.

O informativo também confirma mais sete mortes - a maioria dos óbitos mencionados não são referentes à data de hoje e sim de dias anteriores. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (28).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou que o sistema utilizado para o acompanhamento dos pacientes infectados pela Covid-19, em Feira de Santana, não está contabilizando a quantidade correta de pacientes recuperados, ocasionando acúmulo no quantitativo de pacientes em isolamento e ativos.

Até a solução e atualização do sistema, a divulgação dos casos ativos será acompanhada pelos dados da Secretaria do Estado da Bahia (Sesab).  

NÚMEROS DESTA QUARTA-FEIRA 28 de julho de 2021  

Casos c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 17:10h
Senado Federal

Eliane Nogueira assume mandato no lugar do filho Ciro Nogueira

 

Tomou posse na tarde desta quarta-feira (28) a senadora Eliane Nogueira (PP-PI- Foto ilustração), suplente e mãe do titular do mandato, Ciro Nogueira (PP-PI). Por conta do recesso parlamentar, a cerimônia de posse ocorreu na Sala da Presidência do Senado, conduzida pelo 2º secretário da Mesa, senador Elmano Ferrer (PP-PI).

Ciro se afastou do mandato para assumir a Casa Civil da Presidência da República, em substituição ao general Luiz Eduardo Ramos. Este será o primeiro mandato político de Eliane e Silva Nogueira Lima, 72 anos, natural de Teresina (PI). Empresária, ela compôs a chapa de Ciro, eleita em 2018. O segundo suplente é Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano, também do PP, que, em 2020, foi eleito prefeito de Picos (PI).

A senadora disse que dar continuidade ao trabalho realizado pelo filho é "uma grande honra e muita responsabilidade". Ela ressaltou que o amor pelo Piauí e a dedicação aos menos favorecidos vão nortear a sua atuação no Senado.

Segundo a Lei das Inelegibilidades (Lei Complementar 64, de 1990), a indicação de parentes à suplência das chapas que concorrem ao Senado não é ilegal. No ano passado, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) apresentou o PLP 253/2020, que visa proibir a eleição de suplentes que sejam cônjuges, companheiros ou parentes dos candidatos. O projeto ainda não foi analisado. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 16:00h
Câmara Federal

Lira espera votar reformas tributária e política na volta do recesso

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL-Foto), declarou nesta quarta-feira (28), em entrevista à imprensa, que espera votar as reformas tributária (PL 2337/21) e política (PEC 125/11) com a volta dos trabalhos após o recesso legislativo, que vai até o dia 31. O presidente da Câmara ainda afirmou que a agenda legislativa inclui a privatização dos serviços postais (PL 591/21) e a reforma administrativa (PEC 32/20), que segundo ele deve entrar na pauta do Plenário até novembro.

Arthur Lira disse que a reforma tributária pode ser votada com "muita tranquilidade", pois segundo ele o assunto já se encontra bem amadurecido entre os líderes partidários. "A Câmara, com muita tranquilidade, transparência e paciência, deixou o projeto por mais 15 dias do recesso para que sofresse críticas construtivas e recebesse propostas para melhorar o ambiente de negócios com um imposto mais justo", explicou.

Lira destacou a importância de baixar o Imposto de Renda do setor produtivo. "No Brasil nós temos que nos acostumar com impostos mais justos, pagar mais quem ganha mais", disse. Ele apontou para a necessidade das reformas e privatizações para ajustar a máquina pública, tornando-a mais simples, mais ágil e mais moderna. "Que o Brasil possa precificar o serviço público, sem retirar de nenhum servidor nenhum direito adquirido." (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 15:00h
Lote com 1,1 milhão de doses

Após falas de Queiroga, Rússia suspende envio da Sputnik V para o Nordeste

 

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) decidiu suspender o envio da vacina Sputnik V ao Consórcio Nordeste, que negocia com a Rússia para obter o imunizante. O lote, contendo 1,1 milhão de doses, chegaria ao país nesta quarta-feira (28). (Foto ilustração)

A suspensão se deu após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falar publicamente no último dia 14 que o Brasil não precisa da vacina russa Sputnik V e nem da indiana Covaxin. Agora, não se sabe se a Rússia enviará o lote ao Consórcio Nordeste. Uma reunião entre governadores de estados nordestinos e o Ministério da Saúde russo está marcada para esta quarta (28). A informação é do jornal O Globo.

O Consórcio Nordeste negocia para receber as doses e utilizá-las no Brasil amparado pelo mecanismo chamado importação excepcional e temporária, que permitiria que a vacina fosse aplicada em 1% da população de cada estado do consórcio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia autorizado a importação em junho.

Ainda de acordo com O Globo, o Fundo Russo espera uma definição se o governo brasileiro vai ou não incluir a Sputnik V no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Atualmente, integram o PNI os imunizantes AstraZeneca, Coronavac, Pfizer e Janssen. (jornaldebrasilia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 14:00h
Ministro da Cidadania

MP com novo programa social sai no início de agosto, diz ministro

 

Uma medida provisória com a reestruturação dos programas sociais do governo, que devem ser unificados num único programa, será publicada no início de agosto, afirmou hoje (28) o ministro da Cidadania, João Roma (foto ilustração).

Mesmo com a publicação da reformulação, contudo, um valor médio para os pagamentos do novo programa de transferência de renda do governo ainda não foi definido.

“A questão do ticket médio e do valor desse programa será eventualmente tratada com a área econômica mais à frente”, disse João Roma. “Pretendemos que esse valor seja o máximo possível”, acrescentou.

Nesse primeiro momento, devem ser promovidas mudanças operacionais para o funcionamento do novo programa. “Existe toda uma operacionalização que precisa ser feita, fazer ajustes com Dataprev, com a Caixa Econômica Federal”, disse o ministro.

Roma já havia dito, no início do mês, que os primeiros pagamentos do novo programa de transferência de renda devem ocorrer em novembro, após o fim do auxílio emergencial.

O novo programa deve englobar, além do Bolsa Família, o programa nacional de aquisição de alimentos e iniciativas de capacitação e microcrédito, disse Roma, após ser questionado por jornalistas sobre quais progra...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 11:53h
Bahia

Partiu Estágio: Rui Costa anuncia convocação de 899 estudantes universitários

 
Foto Reprodução

O programa Partiu Estágio vai convocar 899 estudantes universitários inscritos no Edital 01/2021 para atuar em secretarias, órgãos e empresas do Governo do Estado, na capital e no interior. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (27), durante a transmissão do Papo Correria nas redes sociais. Outro destaque do programa foi a confirmação da contratação de 214 professores da educação profissional e tecnológica do estado aprovados na seleção Reda. As publicações serão feitas no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta quarta-feira (28).

“Além desses convocados, aproveitando a retomada das atividades escolares no modelo híbrido, vamos incluir nessas vagas de estágio oportunidades para dar aulas de educação física, matemática e português para os universitários que estão cursando esses cursos. E também, vagas em administração e contabilidade para atuar nas secretarias das escolas. Também vamos ampliar o programa Primeiro Emprego para que sejam ocupadas vagas que existem nas escolas”.

Os universitários convocados pelo Partiu Estágio serão informados da convocação por e-mail e mensagem de celular, de acordo com os dados cadastrados na plataforma no momento da inscrição. A lista dos selecionados poderá ser consultada nesta quarta-feira (28) no site institucional da Secretaria da Administração (Saeb), disponível no endere&cced...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 11:31h
Tribunal de Contas do Estado

TCE/BA condena dois ex-prefeitos a devolver R$ 130, 9 mil aos cofres públicos

 
Foto Reprodução

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), em sessão ordinária desta terça-feira (27.07), condenou dois ex-prefeitos, dos municípios de Soure Soares e Nova Fátima, a devolver aos cofres públicos o total de R$ 130.999,92 (valor que será acrescido de juros de mora e correção monetária), em razão de graves irregularidades na execução de convênios firmados com órgãos da administração estadual. Os ex-prefeitos punidos são Cássio Cleber Evangelista de Araújo (Souto Soares), no valor de R$ 80.999,92, e Manoel Santos de Oliveira (Nova Fátima), quantia de R$ 50 mil.

O convênio 243/2010, que teve como convenentes a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Prefeitura Municipal de Souto Soares, visou à cooperação técnica e financeira para a pavimentação e drenagem superficial com área de 6.727 metros quadrados, e as contas foram desaprovadas em virtude de irregularidade na aplicação dos recursos estaduais repassados e execução parcial do objeto pactuado. O ex-prefeito Cássio Cleber Evangelista de Araújo, além de devolver o valor referente à terceira parcela do convênio, irá pagar multa de R$ 4 mil, enquanto a Prefeitura terá que devolver R$ 595,93 ao erário estadual.

O convênio 110/2010, firmado pela Prefeitura Municipal de Nova Fátima também com a Conder, teve como objeto a cooperação t&eacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 11:19h
Economia

FGV diz que confiança da indústria atinge maior patamar desde janeiro

 
Foto Reprodução

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), cresceu 0,8 ponto de junho para julho deste ano e atingiu 108,4 pontos, em uma escala de zero a 200. Essa foi a terceira alta consecutiva do indicador, que atingiu o maior valor desde janeiro deste ano (111,3 pontos).

A alta foi puxada principalmente pelo Índice de Expectativas, que mede a confiança do empresariado da indústria brasileira em relação ao futuro e que subiu 0,9 ponto. Com essa, que foi a terceira alta consecutiva, o indicador chegou a 104,9 pontos.

O Índice da Situação Atual, que apura a percepção do empresariado sobre o presente, subiu 0,5 ponto e chegou a 111,8 pontos.

Faltam insumos

Apesar da alta do ICI, houve uma desaceleração em relação ao crescimento de junho (3,4 pontos). “As empresas ainda enfrentam um cenário de escassez de insumos, possibilidade de racionamento energético e alta incerteza econômica, fatores que tendem a limitar uma alta mais expressiva da confiança nos próximos meses”, disse a economista da FGV, Claudia Perdigão.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada subiu 0,7 ponto percentual, indo para 80,1%, maior valor desde novembro de 2014 (80,3%). (Agência Brasil - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 11:00h
Tribunal Regional Eleitoral

TRE-BA prioriza serviços online em retomada do expediente presencial

 
Foto Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) retomou, de forma gradativa, o expediente presencial desde segunda-feira (26/7). Conforme portaria publicada pela Presidência do Órgão, pelo menos 50% do quadro de servidores e colaboradores deverão retornar às atividades em suas respectivas unidades. Já o atendimento ao eleitor permanecerá sendo realizado, prioritariamente, por meio dos serviços online, disponibilizados no site do Eleitoral baiano. O acesso aos cartórios eleitorais e secretarias do Tribunal, quando necessário, ocorrerá mediante agendamento.

A retomada do expediente presencial de servidores da Justiça Eleitoral da Bahia considera a Recomendação Nº101 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A determinação leva também em conta estudo científico formalmente realizado pelo serviço médico do Tribunal. O estudo destaca o avanço da vacinação contra a Covid-19 dos grupos de risco de agravamento da doença e por idade no Estado da Bahia, o que já abrange boa parte do quadro funcional do Órgão.

Conforme Portaria Nº369, publicada nesta sexta (23/7), a retomada das atividades presenciais ocorrerá de forma gradual, em esquema de rodízio, com alternância semanal. Estão dispensadas do retorno as servidoras gestantes, que deverão permanecer em serviço exclusivamente remoto. O documento prevê ainda que servidores com comorbidades também deverão permanecer em home office até que seja finalizado ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 10:34h
Ministério Público Estadual

MP recomenda à Secretaria de Administração Penitenciária fiscalização de serviços de saúde nas unidades prisionais

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual recomendou à Secretaria Estadual de Adminiatração Penitenciária e Ressocialização (Seap) que fiscalize a execução do contrato prestado pelo Instituto ISAS, responsável pelos serviços de saúde nas unidades prisionais, nomeando um fiscal para o contrato nesses locais.

A recomendação foi enviada para os diretores das seguintes unidades: Casa do Albergado e Egresso; Cadeia Pública de Salvador; Central Médica Penitenciária; Centro de Observação Penal; Conjunto Penal Feminino; Colônia Penal Lafayete Coutinho; Hospital de Custódia e Tratamento; Penitenciária Lemos Brito; Presídio Salvador; e Unidade Penal Extraordinária (criada para receber internos com coronavírus).

O contrato entre o Instituto ISAS e a Seap prevê que compete ao contratante a fiscalização dos serviços in loco sob o aspecto quantitativo e qualitativo, nomeando, através da diretoria da unidade prisional, o fiscal para o contrato para a fiscalização sistemática, prestação do cumprimento da escala mensal, frequência diária dos prestadores de serviços e declaração de execução dos serviços contratados’, destacou a promotora de Justiça Andréa Ariadna, autora da recomendação.

No documento, o MP recomendou ainda que seja fiscalizada a assiduidade dos profissionais da empresa terceirizada prestadora de se...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 10:08h
Política

Medida provisória que cria Ministério do Trabalho é publicada no DOU

 
Foto Marcelo Camargo

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (28) a medida provisória (MP) que cria o Ministério do Trabalho e da Previdência. A MP prevê a transferência de competência e órgãos do Ministério da Economia para o novo ministério. Prevê também a “possibilidade de transformação de cargos em comissão e funções de confiança” para a nova pasta.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explica que a MP 1.058 prevê regras de transição e informa que caberá à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional dar apoio jurídico para a atualização de estruturas, enquanto feitas via decreto, bem como para a transição de servidores.

O novo ministério será composto pelas áreas de previdência, política e de diretrizes que visam geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador, além das relativas a política e diretrizes para a modernização das relações de trabalho e de fiscalização do trabalho.

“O novo ministério também contempla os conselhos relacionados a Trabalho, Previdência e Previdência Complementar”, acrescenta, na nota, a secretaria da Presidência. A criação do novo ministério está sendo feita por meio de alterações na Lei nº 13.844, de 18 de junho de 2019. (Agência Brasil - Foto Marcelo Camarg...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 09:56h
Interior da Bahia

Morre Paulo Freitas ex-presidente da Câmara Municipal de Anguera

 
Foto Reprodução

Morreu nesta terça-feira (27), o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Anguera, o médico Paulo Freitas. A Prefeitura Municipal de Anguera comunicou com muito pesar o falecimento, decretou luto oficial de três dias e se solidarizou com seus familiares, ressaltando as grandes contribuições deixadas por ele para o município. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 09:43h
Sudoeste baiano

Covid-19: TJ-BA rejeita recurso de secretário de Igaporã acusado de furar a fila de vacinação

 
Foto Achei Sudoeste

O desembargador Paulo Alberto Nunes indeferiu o pedido para suspender ação de improbidade administrativa em que o secretário de saúde de Igaporã, Márcio Fagundes Fernandes, é acusado de furar a fila de vacinação contra a Covid-19. Em fevereiro deste ano, o Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou a ação a partir da denúncia que apontou que o secretário não fazia parte do grupo prioritário de imunização naquele momento.

Na peça judicial, o promotor solicitou à justiça que Fagundes fosse impedido de tomar a segunda dose, bem como se retratasse publicamente. Além disso, requereu que como multa fosse determinada a indisponibilidade de R$ 50 mil em seus bens. Na época, o secretário justificou que se vacinou para frequentar ambientes de risco e organizar ações de enfrentamento à pandemia. (Achei Sudoeste) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 09:30h
Oportunidade

Inscrições para concurso do Banco do Brasil com 4.480 vagas são prorrogadas

 
Foto Reprodução

O Banco do Brasil prorrogou as inscrições do concurso público para o total de 4.480 vagas até o dia 7 de agosto. São 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva, para todos os estados e o Distrito Federal. A seleção é para o cargo de escriturário, com os nomes de relacionamento de agente comercial e agente de tecnologia.

As inscrições, previstas para encerrar nesta quarta, agora podem ser feitas pelo site da Cesgranrio até as 23h59 de 7 de agosto, e têm valor de R$ 38,00.

A divisão das vagas é a seguinte:

2 mil vagas para Escriturário - Agente Comercial, mais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios em todos os estados e no Distrito Federal;
240 vagas de Escriturário - Agente de Tecnologia, e outras 240 para cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI, para vagas somente no Distrito Federal. (G1 - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 09:02h
Feira de Santana

Embasa reativa o atendimento via Whatsapp

 
Foto Divulgação

A Embasa reativou o Canal de Atendimento via WhatsApp. Através do aplicativo os usuários dos serviços da empresa podem consultar débitos, emitir segunda via de conta, solicitar o código de barras, pagar com cartão de crédito, comunicar vazamento de água e de esgoto, informar falta d'água, pedir revisão de conta e consultar o status das suas solicitações. O atendimento é totalmente automatizado, sem a necessidade de intervenção humana, oferecendo muito mais comodidade aos clientes.

Para ter acesso ao Whatsapp da Embasa, basta salvar na lista de contatos do celular o número (71) 99717-0999. Para solicitar os serviços é necessário informar o CPF/CNPJ do titular ou o número da matrícula da ligação do imóvel, que consta no canto superior esquerdo da conta. Esse atendimento está disponível em toda área de atuação da empresa, que abrange 368 municípios baianos, e está disponível 24 horas.

Além do contato via WhatsApp, os clientes continuam contando com a central de atendimento telefônico (0800 0555 195) e o aplicativo e site Agência Virtual Embasa (https://agenciavirtual.embasa.ba.gov.br/). “Este é mais um canal para recepcionarmos as demandas dos usuários e podermos agilizar o atendimento à população”, afirma a gerente comercial da Embasa em Feira de Santana, Salen Brito. (Assessoria - Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 08:48h
Região Metropolitana

Camaçari: Secretaria do Desenvolvimento Urbano intensifica ações para novas definições do PDDU

 
Foto Reprodução

Ações de ordenamento do solo e proteção ambiental na Costa de Camaçari foram intensificadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUR), visando novas definições no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) no município da Região Metropolitana de Salvador. A limpeza nas dunas de Jauá, com a retirada de restos de demolição decorrentes da intervenção da pasta no local, é uma das realizações com este objetivo.

A equipe técnica responsável pela remoção está utilizando duas retroescavadeiras e cinco caçambas, sob coordenação de um fiscal e suporte de cinco apoios, para garantir a retirada do entulho com o mínimo de dano possível. A previsão é de que a operação de limpeza, iniciada nessa terça-feira (27), por meio da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização (SUOFS), seja concluída até o início da próxima semana, com a área sendo recomposta ao poligonal de proteção do Parque Municipal das Dunas de Jauá.

O vereador Gilvan Souza, que está acompanhando as novas definições do PDDU e defende a regulamentação das políticas ambientais do município, destacou a importância do ordenamento. “A SEDUR, hoje, está preparada para criar um marco regulatório de desenvolvimento urbano e crescimento sustentável. Com esse planejamento, toda a cidade ganha. O foco não &e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.07.2021 08:22h
Política

Bolsonaro nomeia Ciro Nogueira para a Casa Civil e recria ministério para Onyx

 
Foto Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o senador Ciro Nogueira (PP-PI) ministro chefe da Casa Civil. A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira (28) do "Diário Oficial da União" (DOU).

Ciro Nogueira ocupa agora a vaga que era de Luiz Eduardo Ramos, transferido e nomeado também nesta quarta como ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Essas mudanças também alteraram o rumo de Onyx Lorenzoni no governo. Ele era ministro da Secretaria-Geral da Presidência e foi nomeado, também nesta quarta e no mesmo DOU, ministro do recém-criado Ministério do Trabalho e Previdência.

As mudanças integram a minirreforma ministerial mais simbólica da gestão Bolsonaro. Pela primeira vez, o Centrão comandaria um dos ministérios mais importantes do governo. O objetivo das mudanças é conter a vulnerabilidade de Bolsonaro no Congresso e tentar frear também a onda desfavorável provocada pela CPI da Covid.

Ciro Nogueira aceitou oficialmente o convite de Bolsonaro na terça (27). O próprio presidente já havia antecipado, na semana passada, que o senador iria para a Casa Civil.

"Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbri...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia