Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 09:37h
Ministério Público Estadual

Itagimirim: Falta de pagamento de salários de servidores motiva MP a acionar Município

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Dinalmari Mendonca, ajuizou ação civil pública contra o Município de Itagimirim em razão de falta de pagamento do salário dos servidores referente ao mês de dezembro e o 13º salário de 2020.

Na ação, o MP requer, em caráter liminar, que a Justiça determine o bloqueio da quantia de R$ 318.390,68 dos recursos municipais, provenientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Licença de Funcionamento (TLF) e outras receitas municipais, para viabilizar o pagamento dos salários atrasados dos servidores municipais.

‘Esses bloqueios devem ser feitos na proporção de 60% das receitas entrantes nos bancos’, destacou o promotor de Justiça. (MP-BA - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 09:20h
Norte da Bahia

Juazeiro: Prefeitura requalifica o Samu e garante mais recursos do Ministério da Saúde

 

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), requalificou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município, que voltou a ser considerado pelo Ministério da Saúde como qualificado para receber um aporte de mais de R$ 1,4 milhão por ano. (Foto ilustração)

A portaria do Ministério da Saúde nº 1.527, de 6 de julho de 2021, confirma o novo patamar do serviço de urgência.

A Prefeitura de Juazeiro perdeu a qualificação do Samu e os recursos em janeiro de 2020, por deixar de cumprir alguns requisitos. Esse patamar de qualificação exige equipamentos e capacitação dos profissionais que o município precisa atender, e Juazeiro ficou alguns anos sem cumprir essas exigências.  

A Secretaria de Saúde começou em janeiro de 2021 a fazer as adequações para requalificar o Samu com capacitação dos profissionais, equipamentos e ações administrativas e operacionais que envolvem o serviço. A Sesau fez todas as adequações e em 21 de janeiro de 2021, o Ministério da Saúde voltou a considerar o Samu de Juazeiro como qualificado para receber recursos anuais.

"Foi um grande esforço da equipe e eu pedi ao Ministério da Saúde a agilidade na liberação dos recursos, com um olhar diferenciado para Juazeiro. Isso é parte da reestruturação geral ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 09:02h
Assembleia Legislativa

Deputado quer tornar obrigatória vacinação de funcionários públicos

 
Foto Reprodução

O deputado Fabrício Falcão (PC do B) quer tornar obrigatória a vacinação dos servidores públicos da Bahia, para que as repartições públicas voltem a atender à população, observando as regras de prevenção e as demais normas de segurança - uso de máscaras e álcool em gel.

Projeto de lei apresentado por ele, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), prevê que a obrigatoriedade da vacinação deverá ser comprovada aos gestores ou superiores hierárquicos, através da apresentação do cartão de vacinação, devidamente preenchido com as duas doses da vacina e assinado por órgãos de saúde.

O servidor que, ao final da execução de todas as etapas do Plano Nacional de Vacinação e no Plano de Vacinação contra Covid-19 no Estado da Bahia, não tenha se imunizado, sofrerá as penalidades administrativas disciplinares previstas no art. 187 do Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia, da Lei nº 6.677, de 26 de setembro de 1994.

Ao justificar a medida, Fabrício apontou como principal motivo a politização da vacina. “Notícias falsas e negacionismos de toda ordem, influenciam muitos baianos a não se imunizar ou a buscar escolher vacinas e até a recusá-las, pontuou ele, no documento.

Para o líder da bancada do PC do B na Assembleia, os servidores públ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 08:53h
Confederação Nacional de Municípios

Repasse da Cfem atrasado tem previsão para agosto

 

Em razão do atraso de dois meses do repasse da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) entrou em contato com a Agência Nacional de Mineração (ANM), solicitando informações quanto a esse atraso, e conforme declaração da Agência, o recurso que geralmente é repassada aos Municípios até o dia 15 de cada mês, está atrasado. Por conta da necessidade de uma revisão anual que está prevista na legislação para o período de apuração de maio de 2021 a abril de 2022, que serão distribuídos com base em dados da produção mineral de 2020 para os Municípios afetados pela atividade de mineração e para os gravemente afetados pela perda da receita da Cfem, conforme a Lei 8.001/1990. (Foto ilustração)

Segundo a ANM, os dados estão sendo analisados, porém, em virtude da complexidade do procedimento e da reduzida equipe de pessoal da Agência e dos diversos efeitos da pandemia da Covid-19, ainda não foi possível concluir o procedimento de revisão.

A previsão é de que no mês de agosto seja divulgada a relação de Municípios beneficiários e os respectivos percentuais de participação e, em seguida, providenciado o repasse dos valores acumulados a partir de maio de 2021.

A ANM se prontificou em publicar em seu portal in...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 08:41h
Feira de Santana

Feira de Santana: Julho tem redução de 50% de mortes de Covid 19

 
Foto Secom

O mês de julho está chegando ao fim com a  redução de cerca de 50% nas mortes por Covid 19, em Feira de Santana. A informação foi passada durante a coletiva realizada, nesta terça-feira (27), pelo prefeito Colbert Martins para tratar do assunto no município.

Comparado ao mês de junho de 2021 que registrou 98 mortes, julho está chegando ao fim com 40 óbitos pela doença, até o momento. Quanto ao número de casos em junho foram 4.147 casos; enquanto em julho foram 2.427, até hoje, o que representa uma queda de 58%.

Segundo dados da Sesab e do Ministério da Saúde, a taxa de óbitos por Covid 19 em Salvador é de 3,10%; no Brasil é de 2,91%, no Nordeste 2,36%, na Bahia 2,31% e Feira de Santana ainda está entre as menores taxas com 1,90%. (Daniela Oliveira – Foto Secom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 08:22h
Feira de Santana

Melissa Falcão: Redução de casos de Covid 19 mostra a eficácia da vacina

 
Foto Reprodução

Durante coletiva sobre a Covid 19 em Feira de Santana, nesta terça-feira (27), a médica infectologista e coordenadora do Comitê de Combate à Covid 19, Melissa Falcão, analisou o momento vivido pelo município, no que diz respeito à pandemia do coronavírus e ressaltou a importância da vacina para a redução de casos.

“Estamos agora final de julho de 2021 diferente do julho de 2020, estamos tendo uma redução do número de casos. Todas as expectativas eram de que tivessemos um aumento no número de casos pós São João e de óbitos em agosto. Isso é uma surpresa boa e mostra a eficácia da vacina. A vacina está tendo um resultado melhor, até mais do que as expectativas”, ressaltou.

Melissa salientou que a vacina tem gerado um efeito de proteção individual e que tem interferido na transmissão comunitária. “Efeito na comunidade é protetor individual para adoecimento grave e para morte é importante. Vão existir pessoas que mesmo com a vacina podem adoecer e morrer vão, mas é exceção. Isso é a importância de se vacinar e não cabe mais questionar a eficácia da vacina ou o risco”, pontuou.

Apesar da queda dos números, a infectologista salientou que é preciso manter os cuidados, que as transmissões continuam acontecendo e que os cuidados precisam ser mantidos para não haver uma volta no aumento de casos. (Daniela Olive...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 08:18h
Oeste da Bahia

Barreiras: Vereadora apura denúncias contra empresa terceirizada contratada pela prefeitura

 

Trabalhadores contratados e cooperados pela UniBrasil fizeram inúmeras denúncias no gabinete da vereadora Carmélia da Mata, sobre a situação laboral e falta de repasse dos descontos de INSS dos profissionais de saúde alocados na Prefeitura de Barreiras. (Foto ilustração)

A vereadora barreirense esteve na manhã de quinta-feira (22), no escritório da cooperativa Unibrasil solicitando informações para esclarecimento das denúncias sobre a falta do repasse previdenciário correto aos cooperados.

Ao ser atendida pelo representante do conselho fiscal, Léo Miranda, e o coordenador, Neto, foi acordado que será agendada uma “auditoria”, com a participação da assessoria jurídica e contábil da vereadora, para averiguar todas as documentações, descontos de INSS, insalubridade e cálculo de produtividade dos cooperados.

“Esperamos agendar o mais rápido possível essa audiência, levantando toda documentação para solucionar esses problemas e desgastes, que os cooperados estão passando. Além disso, minha preocupação com esses cooperados está por vir futuramente, já que provavelmente a cooperativa não intermediará mais a mão de obra da saúde no município. Seguiremos atentos na defesa dos direitos dos nossos trabalhadores e de toda população barreirense”, finalizou Carmélia. (seligabarreiras)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 08:11h
Tribunal de Contas dos Municípios

Curso para gestores terá aula sobre contratos administrativos

 
Foto Reprodução

O diretor de Assistência aos Municípios do TCM/Ba, Alessandro Macedo, inicia nesta segunda-feira (26/07) mais um ciclo do curso de “Gestão e controles para o aperfeiçoamento da governança municipal”. Os gestores, controladores e servidores municipais baianos serão capacitados, nesta etapa, para a elaboração de contratos administrativos. A aula será transmitida a partir das 14 horas pelo canal do TCM/Ba no Youtube. Esse módulo – que é composto por duas aulas – será encerrado na próxima quarta-feira (28/07).

O curso para o aperfeiçoamento da governança municipal é um projeto da Escola de Contas do TCM/Ba e teve início no dia 28 de junho. O objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho da administração pública municipal, disseminando conhecimentos sobre planejamento e aspectos gerenciais que possam gerar maior produtividade e melhor prestação de serviço à sociedade. Com 70 horas/aula, a capacitação é composta por 10 módulos e realiza, em média, duas aulas por semanas. Todas estão disponíveis – de forma gratuita – no canal do TCM/Ba no Youtube.

O treinamento será finalizado no dia 20 de agosto com um seminário integrativo, que terá acesso restritos aos participantes inscritos no curso. (TCM - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 07:50h
Jogos Olímpicos de Tóquio

Olimpíadas: Ítalo Ferreira usou isolamento na pandemia em preparação para ouro

 

Baía Formosa, litoral do Rio Grande do Norte. Foi nesse pequeno município, com pouco mais de 8 mil habitantes, onde o campeão olímpico Ítalo Ferreira nasceu e escolheu ficar boa parte de 2020 por causa da pandemia de Covid-19. (Foto ilustração)

Se o isolamento social atrapalhou os treinos da maioria dos atletas que se preparavam para as Olimpíadas de 2020, Ítalo se diz privilegiado por não ter se prejudicado.

“Os bombeiros e os policiais conseguiram controlar a entrada e a saída das pessoas, então, não teve muitos casos de Covid em Baía Formosa. A cidade é realmente um paraíso, com muita natureza. Onde eu moro consegui montar academia, consegui estar próximo das ondas, ir e voltar o tempo todo para surfar, para treinar", afirmou, em entrevista à CNN antes de embarcar para o Japão.

O surfista, que além de medalhista de ouro é o atual campeão mundial de surfe – título conquistado em 2019, já que em 2020 o circuito mundial foi cancelado por causa da pandemia – disse que durante o isolamento social teve uma rotina parecida com a que tinha durante a infância.

“A gente ficava surfando o dia inteiro na praia que não tem ninguém. A gente tem esse privilégio de poder surfar num lugar que não tem trânsito, que não tem pessoas com barraquinha. A gente surfa, pega o carro e volta, vai surfar de novo, então, sou abençoado...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 07:13h
Câmara Federal

Projeto prevê perda de habilitação para agressores de mulheres

 

O Projeto de Lei 2003/21 institui como requisito para a habilitação para conduzir veículo automotor não estar cumprindo pena relacionada a crime praticado com violência contra a mulher.

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto também estabelece a inabilitação para dirigir veículo como punição para crime de trânsito praticado com violência ou grave ameaça contra mulher, salvo se comprovada a participação do agressor em programa de educação contra violência.

Autor da proposta, o deputado José Guimarães (PT-CE) destaca que muitas mulheres são vítimas de agressões e preconceito no trânsito. "As agressões são várias, passando por xingamentos e gestos obscenos até a ocorrência de vias de fato, com lesões corporais e mesmo perseguições e ameaças", disse.

Segundo ele, muitas punições para esses crimes encontram previsão na legislação, como a injúria, a difamação, a ameaça e o dano, tipificados no Código Penal, bem como crimes e infrações administrativas constantes do Código de Trânsito.

A intenção do parlamentar, com o projeto, é "apresentar mais um instrumento para reprimir e prevenir a violência ou grave ameaça cometidas contra mulheres". (Reportagem - Lara Haje/Agência Câmara de N...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 07:03h
PT/PP/PSD

No grupo de Rui Costa todo mundo quer ser governador

 

O que era para ser consenso, como Jaques Wagner (PT) vem pregando, a união do PT, PSD e PP, está ficando difícil. Quando nada na imprensa. João Leão se lança candidato a governador, senador Ângelo Coronel (PSD) lança seu colega Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner está em campanha. Não seria injusto se dizer que há uma torre de babel no entorno do governador Rui Costa, o líder desse grupo, onde ninguém entende nada.(Foto ilustração: Jaques Wagner, João Leão e Otto Alencar)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 07:02h
Eleições na Bahia

Jaques Wagner diz que ninguém quer mais voltar ao passado

 

O senador Jaques Wagner (PT), ao comentar sobre as eleições de 2022, disse que ninguém quer mais voltar ao passado. Numa referência à época de ACM, com certeza. Não custa lembrar que o governo do PT caminha para 16 anos no poder é busca mais quatro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 06:58h
Deputado Estadual

Nome de José de Arimateia ao lado de Carlos Geilson e Pablo Roberto

 

Sobre os dois possíveis nomes do grupo liderado por José Ronaldo (DEM) e Colbert Martins (MDB) para deputado estadual, Carlos Geilson (PSDB) e Pablo Roberto (DEM), foi sugerido ao site Bahia na Política a ampliação da lista com o nome do deputado estadual evangélico José de Arimatéia (Republicanos - foto ilustração). Posso até colocar na lista, mas Arimatéia não é besta, sabe que a eleição dele está na IURD, ou seja, na Igreja Universal do Reino de Deus.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 06:54h
Subemendas

Feira de Santana: Câmara Municipal tem sessão hoje para discutir a LDO

 

Hoje tem sessão na Câmara Municipal de Feira de Santana. Os vereadores voltam a discutir a LDO. No caso as subemendas, 11, de autoria do bloco governista, composto de 7 vereadores. Difíceis de aprovar, já que não tem votos suficientes. Mas vai fazer muita zoada. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 06:51h
Eleições na Bahia

ACM Neto diz que até o final do ano anuncia sua candidatura a governador

 

O presidente nacional do DEM, ACM Neto (foto ilustração), já deu a dica para quem não acredita na sua candidatura a governador da Bahia. Vai anunciar sua pretensão até o final do ano. Alega que espera melhorar o quadro de pandemia na Bahia.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 06:48h
Eleições na Bahia

PT não vai abrir mão da vaga de governador em 2022

 

A tão disputada vaga de governador no grupo liderado por Rui Costa tem uma máxima que deve ser observada. Primeiro que espaço se conquista, para em seguida dizer que fazer concessão não é uma prática de quem está no poder, no caso, o PT. Para refelxão do PP e PSD que cobiçam a vaga de governador. 
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 06:00h
Benefício Social

Caixa retoma pagamento da 4ª parcela do auxílio emergencial

 

A Caixa Econômica Federal retoma nesta terça-feira (27) os depósitos da 4ª parcela do auxílio emergencial. Serão beneficiados hoje mais 2,4 milhões de trabalhadores informaias nascidos em setembro, inscritos pelo CadÚnico ou aplicativo do banco, que terão um total de R$ 506 milhões creditados. (Foto ilustração)

O saque para esse grupo será liberado em 13 de agosto. Até lá, o valor pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem, em pagamentos de boletos e compras pela internet ou pelas maquininhas de estabelecimentos comerciais. Além disso, os beneficiários podem fazer transferências instantâneas entre bancos via PIX (exceto para contas de mesma titularidade).

Os integrantes do Bolsa Família também estão recebendo a quarta parcela do benefício de acordo com o calendário habitual do programa. Nesta terça-feira, serão contemplados os beneficiários com final 7 do NIS (Número de Identificação Social). Em julho, 9,48 milhões de famílias deste grupo serão contempladas com o auxílio emergencial.

O benefício que previa quatro parcelas agora foi prorrogado com mais três, ou seja, ao todo serão sete pagamentos até outubro, mas os valores foram mantidos. O pagamento médio continua de R$ 250, exceção às mulheres chefes de família, que recebem R$ 375, e as pessoas que moram sozinhas, R$ 150.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 05:50h
Participação nos lucros

Verdadeira "caixa preta" esconde regalias no BNDES

 

Banco sem concorrentes, o BNDES usa recursos do Tesouro Nacional sem piedade e se lambuza sem acanhamento. O dinheiro público que o alimenta (e a suas “caixas pretas”) paga salários de marajá. É a maior média salarial dos bancos federais: o quádruplo do Banco do Brasil e o triplo da Caixa. E paga inacreditável “participação nos lucros”, segundo relatório devastador do próprio governo, elaborado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais, do Ministério da Economia. (Foto ilustração)

Dinheiro nosso, lucro deles

Se o BNDES dá prejuízo, ninguém cobra. Em 2020 teve “lucro líquido” de R$20 milhões, mas pagou “participação nos lucros” de R$247,7 milhões.

Meu pirão primeiro

Indiferente à crise em tempos de pandemia, o BNDES gasta R$2 bilhões com salários de até R$76.790 mensais, com média salarial de R$31.070.

Plano de saúde ‘perpétuo’

O BNDES usa dinheiro público para bancar os próprios privilégios, como plano de saúde perpétuo, 100% bancado pelos cidadãos que usam SUS.

Caixa preta a sete chaves

Bolsonaro prometeu “abrir a caixa preta” do BNDES, mas a corpora&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 05:40h
Eficácia de imunização

Níveis de anticorpos gerados pela CoronaVac caem após 6 meses

 

Os anticorpos gerados pela CoronaVac, vacina contra covid-19 do laboratório chinês Sinovac, caem para um patamar inferior seis meses após a aplicação da segunda dose na maioria das pessoas, uma terceira dose possa ter um importante efeito de reforço, de acordo com um estudo realizado em laboratório. (Foto ilustração)

Em publicação, pesquisadores chineses relataram as descobertas obtidas em um estudo de amostras de sangue coletadas de adultos saudáveis de idade entre 18 e 59 anos, mas ainda não revisada por outros cientistas.

De acordo com a publicação, para os participantes que receberam duas doses, com intervalo de duas ou quatro semanas entre elas, somente 16,9% e 35,2% respectivamente ainda tinham um nível de anticorpos neutralizantes acima da marca considerada importante seis meses após a segunda dose.

Essas leituras se basearam em dados de dois grupos envolvendo mais de 50 participantes cada, enquanto o teste aplicou uma terceira dose em 540 participantes no total.

Quando participantes de alguns grupos receberam a terceira dose, cerca de seis meses após a segunda, os níveis de anticorpos neutralizantes depois de um período adicional de 28 dias cresceram entre 3 e 5 vezes na comparação com os patamares vistos quatro semanas após a segunda dose, mostrou o estudo.

O estudo foi realizado por pesquisadores da autoridade de controle de doenças da provín...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 05:30h
Ministério da Saúde

Saúde diz que intervalo entre doses da Pfizer vai ser de 21 dias

 

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, disse que o intervalo entre as doses da vacina da Pfizer vai diminuir de 3 meses para 21 dias como estabelece a própria bula. No Brasil, a pasta sempre estendeu o tempo com a justificativa de que ajudaria a vacinar mais pessoas com a primeira dose em um intervalo de tempo menor contrariando, assim, a bula do imunizante. (Foto ilustração)

“Precisa ver qual é o melhor timing disso, mas que vai diminuir, vai. A gente está só vendo com CONASS e CONASEMS, na tripartite, para gente ver qual é a melhor data para diminuir o prazo de 3 meses para 21 dias. Então, encurtando o prazo ficando o mínimo pontuado pela Pfizer”, explicou Rodrigo Cruz à imprensa. Ele afirmou que o laboratório também está sendo ouvido para a decisão considerar o abastecimento e os cronogramas de chegada e de distribuição. (Anna Gabriela Costa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 05:25h
Exportação

Movimentação de cargas no Porto de Santos atinge recorde de 76,3 mi t no 1º semestre

 

A movimentação de cargas no Porto de Santos (SP) atingiu 76,3 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano, o que representa um novo recorde para o período, superando em 7,9% a marca registrada em 2020, informou a autoridade portuária local nesta segunda-feira. (Foto ilustração)

De acordo com a Santos Port Autorithy (SPA), foram embarcados 55,3 milhões de toneladas nos seis primeiros meses deste ano, avanço de 7,3% frente ao primeiro semestre de 2020, enquanto o volume de descargas atingiu 20,9 milhões de toneladas, crescimento de 9,5% na mesma base de comparação.

A autoridade destacou em nota que os granéis sólidos foram responsáveis pela movimentação de 38,7 milhões de toneladas no período, o que também representa um recorde para a categoria, com alta de 4,7% no ano a ano. (Por Gabriel Araujo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em alta com setor de mineração e siderurgia

 

O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira, apoiado principalmente no desempenho de ações de mineração e siderurgia, com Vale <VALE3.SA> subindo mais de 2% na esteira do avanço dos preços do minério de ferro na China. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,76%, a 126.003,86 pontos, tendo ultrapassado os 126 mil pontos no melhor momento do dia. O volume financeiro totalizou 22,6 bilhões de reais.

Na visão do responsável pela mesa de trading de equities da Western Asset, Naio Ino, parte do movimento pode ser um ajuste ao movimento da última semana, quando a bolsa brasileira descolou de pregões no exterior.

Na semana passada, o Ibovespa acumulou queda de 0,72%, enquanto o norte-americano S&P 500 avançou quase 2%. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar segue exterior e fecha em queda R$ 5,1748 com atenções voltadas ao Fed

 

O dólar fechou em queda nesta segunda-feira, com as vendas da moeda no exterior se estendendo às operações locais num dia de retomada de apetite por risco e na antevéspera da decisão de política monetária nos Estados Unidos. (Foto ilustração)

De forma geral, o mercado doméstico de câmbio segue instável, enquanto investidores se preparam também para a decisão do Copom na próxima semana.

O dólar à vista fechou em baixa de 0,68%, a 5,1748 reais na venda. A moeda oscilou de 5,231 reais (+0,40%) a 5,1522 reais (-1,11%).

Lá fora, o dólar cedia 0,3%, com um bom número de moedas de perfil semelhante ao do real ganhando terreno. Indicando maior demanda por ativos arriscados, as bolsas de valores nos EUA [.NPT] subiram, o ouro caía e o petróleo fechou em alta.

O foco total dos agentes financeiros está nas sinalizações a serem dadas pelo Federal Reserve (Fed, BC dos EUA) na quarta-feira, especialmente num momento em que o mercado enfrenta renovados temores da pandemia e potencial impacto sobre uma economia que produz números mais altos de inflação. (Reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil chega a 550 mil mortes causadas pela Covid-19; 578 foram nas últimas 24 h

 

O Brasil registrou nesta segunda-feira (26) a marca de 550 mil mortes causadas pela Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram 578 mortes e 18.999 novos casos da doença, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). (Foto ilustração)

Com a atualização dos dados da pandemia, o país passa a ter 550.502 óbitos e 19.707.662 de infectados pelo novo coronavírus.


A marca de 550 mil óbitos mantém o Brasil como o segundo país do mundo com mais mortes causadas pela doença, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que têm atualmente 611 mil óbitos.

Sete estados brasileiros já ultrapassaram a marca de 1 milhão de contaminados pelo novo coronavírus: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Santa Catarina e o Rio de Janeiro.

São Paulo lidera em número de mortes e de casos, já são 137 mil óbitos e 4 milhões de contaminações pela Covid-19. (web) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 774 novos casos de Covid-19 e mais 36 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 774 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.284 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (26) também registra 36 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.186.213 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.152.877 já são considerados recuperados, 7.796 encontram-se ativos e 25.540 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.427.010 de casos descartados e 230.643 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda. Na Bahia, 51.331 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra mais 34 casos nesta segunda-feira (26)

 

Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19, nas últimas 24h. O município atingiu a marca de 42.213 curados da doença, índice que representa 86,8% dos casos confirmados. Enquanto isso, 36 exames foram negativos e 34 positivos. (Foto ilustração)

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 13 e 19 de julho que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 93 pacientes internados no município. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (26).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou que o sistema utilizado para o acompanhamento dos pacientes infectados pela Covid-19, em Feira de Santana, não está contabilizando a quantidade correta de pacientes recuperados, ocasionando acúmulo no quantitativo de pacientes em isolamento e ativos.

Até a solução e atualização do sistema, a divulgação dos casos ativos será acompanhada pelos dados da Secretaria do Estado da Bahia (Sesab).  

NÚMEROS DESTA SEGUNDA-FEIRA 26 de julho de 2021  

Casos confirmados no dia: 34

Pacientes recuperados no dia: 188

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 17:10h
Câmara Federal

PL define piso de R$ 22 mil para indenizar jornalista por dano moral no exercício da profissão

 

O Projeto de Lei 2068/21 estabelece o piso de 20 salários mínimos (R$ 22 mil, atualmente) para indenizações judiciais pagas a jornalistas que sofrerem dano moral no exercício da profissão. O texto tramita na Câmara dos Deputados. (Foto ilustração)

Segundo a proposta, de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), além do pagamento da indenização, o ofensor também ficará obrigado a publicar em redes sociais pedido de desculpas ao jornalista.

Ressaltando que a profissão de jornalista é fundamental para a democracia, Frota critica “fanáticos que querem reprimir ou intimidar pessoas que exercem a profissão”.

“Já demos entrada em projetos de lei que elevam as penas para crimes cometidos contra jornalistas, agora resta-nos dar uma satisfação mínima pecuniária para que estes ataques aos jornalistas cessem. Há quem diga que a pior pena é aquela que dói no bolso”, diz o autor.

Tramitação

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 16:30h
Governo Federal

Descoberto novo site falso que rouba dados de servidores públicos

 

Pela segunda vez em poucos dias, o Ministério da Economia pediu a suspensão de um site falso registrado no exterior que rouba informações de servidores públicos federais. A página captura usuários e senhas do aplicativo SouGov.br. (Foto ilustração)

O alerta foi publicado hoje (26) pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia. O endereço falso é servidor.sougovbr.online.

Lançado em maio, o SouGov.br substituiu o aplicativo Sigepe Mobile. A ferramenta tem cerca de 30 serviços disponíveis aos servidores federais, como fornecimento de contracheque, consultas de prévia de salário, envio de atestados médicos e prova de vida para aposentados e pensionistas .

A secretaria do Ministério da Economia orienta os servidores federais a digitar o login e a senha do SouGov.br somente no aplicativo baixado da loja virtual oficial do governo. Caso alguém tenha inserido os dados no site falso, o órgão pede a troca imediata da senha do Portal Gov.br e dos sistemas Sigac/Sigepe.

Em caso de dúvidas, os servidores públicos devem entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão ou com a Central de Atendimento Sipec, no telefone 0800-978-9009. A central também pode ser acessada pela internet.

Este foi o segundo alerta emitido nos últimos dias pelo órgão. Na sexta-feira (23), a sec...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 16:00h
Sul Baiano

Itabuna: Câmara Municipal anuncia licitação para agência de publicidade

 

A Câmara de Itabuna realizará, no próximo dia 23 de agosto, a sessão de abertura da licitação para contratação da agência de publicidade e propaganda que prestará serviço à Casa. A Tomada de Preço, conforme aviso (nº 001/2021) no Diário Oficial do dia 21 de julho), ocorrerá a partir das 8h30min, na sala das Comissões Técnicas. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Itabuna)

Para o devido conhecimento dos interessados, é possível acessar a publicação através do Portal da Transparência da Câmara Municipal de Itabuna através do link: http://cmitabuna-ba.portaltp.com.br/.

O documento, com exposição de todos os critérios legais, também se encontra à disposição no site https://cmvitabuna.ba.gov.br/portal/, pode ser também solicitado pelo e-mail licitacao@cmvitabuna.ba.gov.br, de segunda a quinta-feira, das 08h00min às 18h00min e na sexta-feira, das 08h00min às 14h00min.

Cabe reiterar, ainda, que as condições da referida licitação, do tipo Técnica e Preço, atendem às Leis Federais nº 12.232/10, nº 4.680/65 e nº 8.666/93. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 15:30h
Sul da Bahia

Eunápolis: Vereadores insatisfeitos ameaçam abandonar base de apoio da prefeita Cordélia

 

Insatisfeitos com os rumos da gestão da prefeita de Eunápolis Cordélia Torres, e com a falta de compromisso da mesma, os vereadores Valterlan, Fábio Arruda, Marcão do Salão, Adriano Cardoso e Adeilson do Açougue, estão dispostos a abandonar a base de apoio na Câmara Municipal, por não verem seus pleitos de interesse da população serem ao menos ouvidos. Apontam que Cordélia tem se esquivado de recebê-los, dando sempre como resposta, o famoso "não", ou empurrando as problemas para o seu esposo e secretário da Casa Civil resolver. (Foto ilustração: vereadores Valterlan, Fábio Arruda, Marcão do Salão, Adriano Cardoso e Adeilson do Açougue)

Desapontados com os seis meses de mandato, os parlamentares no exercício dos mandatos com responsabilidade e transparência, não querem causar transtornos, e fazer barulho desnecessário, mas se colocarem vigilantes ao bom uso dos recursos públicos, como fez nesta segunda-feira, 26, o vereador e líder do governo na Câmara, Adriano Cardoso, ao se dirigir ao Tribunal de Contas dos Municípios, onde solicitou informações sobre todos os pagamentos, transferências, e contratos realizados pela Prefeitura no governo da prefeita Cordélia Torres.

"Estamos exercendo nossos mandatos vigilantes ao uso do dinheiro do povo. Para isso fomos eleitos", disse Adriano.

Os vereadores querem que suas solicitações de interesse das c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 15:00h
Estado da Bahia

Últimos dias para placas de final 9 e 0 pagarem IPVA com 5% de desconto

 

Vence nessa semana o prazo para os proprietários de veículos com placas de final 9 e 0 aproveitarem o desconto de 5% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021, em cota única. Os prazos se encerram nos próximos dias 29 e 30 de julho, respectivamente. As datas podem ser consultadas na tabela do IPVA 2021 do Estado da Bahia, disponível no www.sefaz.ba.gov.br, Canal Inspetoria Eletrônica. (Foto ilustração)

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) alerta ainda que os proprietários de veículos com placas de final 5 e 6 têm também até os dias 29 e 30 de julho, respectivamente, para pagar o IPVA em cota única e sem desconto. Caso o proprietário não regularize o imposto e o licenciamento, o automóvel ficará com a documentação irregular. As placas de final 1, 2, 3 e 4 já perderam o prazo para quitação do imposto.

O contribuinte pode fazer o pagamento em uma agência, um caixa eletrônico ou um aplicativo do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. Para quem estiver elegível, o desconto de 5% no IPVA é calculado automaticamente no momento da transação.

Parcelamento

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 9 e 0 podem optar ainda por dividir o IPVA em três parcelas, sem o desconto. Para isso, basta observar os vencimentos das cotas...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 14:30h
Novo Ministro da Casa Civil

Problema em voo adia reunião entre Bolsonaro e Ciro Nogueira

 

A reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que estava marcada para esta segunda-feira (26) foi adiada e deve ocorrer somente na terça-feira (27). O encontro foi agendado para acertar os últimos detalhes da posse do parlamentar como ministro-chefe da Casa Civil. (Foto ilustração: Bolsonaro e Cid Nogueira)

Ciro Nogueira estava em viagem internacional - em recesso parlamentar, descansava no México - e o seu voo teve um problema que adiou o retorno do parlamentar ao Brasil. A agenda com Bolsonaro estava prevista para ocorrer na tarde desta segunda, mas acabou cancelada.

Somente após a reunião entre o chefe do Planalto e o novo ministro é que se definirá, por exemplo, a data da posse de Nogueira no cargo. A expectativa é que ela ocorra na quarta-feira (28).

Na semana passada, o presidente anunciou uma "pequena reforma ministerial" que inclui, além da indicação de Ciro Nogueira, a transferência de Onyx Lorenzoni para a pasta do Ministério do Trabalho e Previdência, a ser recriada, e de Luiz Eduardo Ramos para a Secretaria-Geral da Presidência. (R7/com informações da Agência Estado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 14:00h
Setor da Construção Civil

Indústria da construção civil deve crescer 4% este ano, prevê CBIC

 

Mesmo com a pandemia de covid-19 e desafios impostos por escassez e aumento nos custos do aço, a expectativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para o crescimento do setor em 2021 subiu de 2,5% para 4%. (Foto ilustração)

A projeção é do estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção do 2º Trimestre de 2021, realizado pela CBIC.

O setor da construção começou 2021 com expectativa de crescer 4% no ano. Com os desafios decorrentes da pandemia e a continuidade dos aumentos nos custos dos materiais, a previsão foi reduzida para 2,5%, em março. E agora voltou para 4%, o maior crescimento desde 2013.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, disse que a estratégia do setor para enfrentar a falta ou o custo de matéria-prima para os empresários da construção será “um choque de oferta por meio da importação de produtos”.

Ele acrescentou que a demanda consistente por imóvel, as baixas taxas de juros e o incremento do crédito imobiliário vão continuar ao final de 2021 e em 2022. Para Martins, com os juros baixos, a prestação pode até ser inferior a um aluguel.

"Um ponto em relação à pandemia é que as pessoas ficaram atualmente mais em casa e perceberam a importância da residência e de ficar junto dos familia...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 13:30h
De origem chinesa

Covid-19: Anvisa recebe pedido para uso de novo imunizante

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, nesta segunda-feira (26), uma nova solicitação de autorização temporária de uso emergencial para vacina contra covid-19. Dessa vez, o pedido foi feito pelo laboratório chinês Sinopharm e apresentado pela empresa Blau Farmacêutica, que representa o imunizante no Brasil. (Foto ilustração)

Tecnologia

A vacina da Sinopharm é produzida a partir de um vírus inativado. O imunizante é aplicado em duas doses, com um intervalo de três a quatro semanas entre elas. O produto é recomendado para pessoas acima de 18 anos de idade, de acordo com os dados conhecidos até o momento.

“O desenvolvimento da vacina não teve estudos clínicos conduzidos no Brasil, o que não impede a submissão do pedido de autorização para uso emergencial ou registro na Anvisa. As pesquisas foram desenvolvidas em países como Argentina, Peru, Emirados Árabes, Egito e China”, explicou a Anvisa em nota.

Em maio, esse imunizante foi aprovado para uso emergencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Análise e prazos

Segundo o protocolo da Anvisa, as primeiras 24 horas serão utilizadas para fazer uma triagem do processo e verificar se os documentos necessários para avaliação estão disponíveis. Se houver inf...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 13:00h
Brasília

Cúpula da CPI da Pandemia define primeiros depoentes para volta de recesso

 

A cerca de uma semana do retorno aos trabalhos no Senado, a cúpula da CPI da Pandemia definiu os primeiros depoentes do novo período da comissão, e manteve foco nas investigações sobre denúncias de possíveis irregularidades e propinas na aquisição de vacinas contra a Covid-19. (Foto ilustração)

O roteiro foi definido em reunião por videoconferência na tarde do domingo (26) entre os membros da cúpula da CPI e senadores do chamado G7, o grupo de parlamentares independentes.

Para a terça-feira (03), devem ser votados novos requerimentos e, em sequência, os senadores ouvirão o reverendo Amilton Gomes de Paula, apontado por representantes da Davati Medical Supply como um "intermediador" entre empresas que ofertavam vacinas e o governo federal.

O caso chegou à CPI após um Luiz Dominghetti, um policial militar que atuaria como "revendedor" da Davati, afirmar ter recebido um pedido de propina do ex-diretor do Departamento de Logística da Saúde, Roberto Ferreira Dias, na negociação de 400 milhões de doses da AstraZeneca.

Líder de uma organização não-governamental, o reverendo Amilton chegou a ser convocado para depor antes do recesso parlamentar, mas sofreu de um problema renal que o impediu de ir à comissão. Ele apresentou um atestado médico de 15 dias na ocasião.

Já na quarta-feira (04...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 12:40h
Ministério da Saúde

Ministério distribui 10,2 milhões de doses de vacina a partir desta 2ª feira

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto ilustração), anunciou nesta segunda-feira (26) o início da distribuição de mais 10,2 milhões de doses de vacina contra covid-19 para todos os Estados.

De acordo com post do ministro nas redes sociais, serão distribuídas a partir desta segunda-feira aos Estados 4,8 milhões de doses da AstraZeneca, a vacina mais aplicada no País, 3.3 milhões de doses da Coronavac e 2,1 milhões de doses da Pfizer.

O ministro também destacou, em sua mensagem, o fato de já terem sido distribuídas 164 milhões de doses para todos os Estados.

Até agora, das vacinas distribuídas, foram aplicadas nos brasileiros 133.139.145, incluindo 4.054.829 doses únicas da vacina Janssen, segundo dados da plataforma independente de monitoramento vacinabrasl.org. O Ministério da Saúde adquiriu 33 milhões de doses da Janssen. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 12:25h
Saúde

Governo amplia lista de produtos médicos cuja exportação é proibida

 
Foto Reprodução

Decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União de hoje (26) amplia a lista de produtos médicos, hospitalares e de higiene cuja exportação está proibida, por serem considerados “essenciais ao combate à epidemia de coronavírus no Brasil”.

A inclusão de novos produtos na lista foi possível graças à alteração da lei 13.993, aprovada pelo Congresso Nacional em março de 2020 e sancionada, em abril do mesmo ano, pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em vigor enquanto durar o estado de emergência em saúde pública, a lei, em seu formato original, proíbe a exportação de ventiladores pulmonares mecânicos e circuitos; camas hospitalares; monitores multiparâmetros e equipamentos de proteção individual (EPIs) de uso na área de saúde, como luva látex, luva nitrílica, avental impermeável, óculos de proteção, gorro, máscara cirúrgica e protetor facial.

Os produtos agora incluídos na lista são: solução de cloreto de sódio 0,9%, em frasco/ampola com volume igual ou inferior a 10 ml; seringas, sem agulha, de plástico, com capacidade de 1 ml; seringas, sem agulha ou com agulhas de 22 Gx1", 23 Gx1" ou 24 Gx3,4", de plástico, com capacidade de 3 ml; e agulhas hipodérmicas de aço inoxidável, com dimensão de 22 Gx1", 23 Gx1" ou 24 Gx3,4".

Confo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 11:49h
Ensino semipresencial

Volta às aulas na rede estadual tem movimento tímido nesta segunda (26)

 
Foto Reprodução

Se foi a chuva, o medo de pegar covid ou a ameaça dos professores de não comparecer as aulas não se sabe, mas o movimento nas escolas está sendo tímido em Salvador, nesta segunda-feira (26). Depois de um ano e quatro meses fechados os colégios estaduais reabriram hoje para receber os estudantes do ensino médio, ensino profissionalizante e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mas o movimento foi fraco pela manhã, pelo menos em Salvador. Em Feira de Santana, por conta do feriado municipal, só se pode observar a movimentação nas escolas nesta terça-feira (27). (Com informações do Correio - Foto Arisson Marinho)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 11:43h
Política

Câmara aprova uma centena de urgências no primeiro semestre e agiliza discussão de projetos

 
Foto Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou mais de uma centena de requerimentos de urgência no primeiro semestre sob o comando do presidente Arthur Lira (PP-AL). Na prática, a aprovação do regime de urgência encurtou o debate e agilizou a análise de projetos importantes que tramitavam na Casa.

O levantamento do G1 identificou 102 requerimentos de urgência aprovados no período. Os dados constam no registro de matérias analisadas em cada sessão e disponibilizadas no site da Câmara..

No mesmo período do ano passado, quando a Casa era comandada por Rodrigo Maia (sem partido-RJ) e já sentia impactos da pandemia, foram aprovados 73 requerimentos do tipo.

O requerimento de urgência, se aprovado pela maioria dos deputados, permite que uma matéria pule etapas de sua tramitação – podendo ser votada diretamente em plenário, sem análise de comissões temáticas.

Embora Lira não seja o responsável direto pela aprovação do regime de urgência, é prerrogativa do presidente da Câmara definir a pauta de votações e colocar os requerimentos em votação. (G1 - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 11:14h
Educação

Prouni: comprovação para primeira chamada termina nesta quarta-feira

 
Foto Reprodução

Até a próxima quarta-feira (28), os candidatos selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) deverão comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição junto à instituição em que foi pré-selecionado.

Segundo o Ministério da Educação, é de responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a conferência das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do candidato.

Segunda chamada O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 3 de agosto, com período para comprovar as informações de 3 a 11 de agosto.

Lista de espera Candidatos não selecionados na primeira e segunda chamadas poderão manifestar interesse pela lista de espera, nos dias 17 e 18 de agosto.

Bolsas De acordo com o MEC, nesta edição foram ofertadas 134.329 bolsas. São 69.482 bolsas integrais e 64.847 parciais, em 10.821 cursos ministrados em 952 instituições de ensino superior da rede privada.

Critérios Para concorrer a bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. No caso de bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia