Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 11:04h
Governo Federal

Bolsa Atleta contempla 80% da delegação brasileira em Tóquio

 

Nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, que começaram na última sexta-feira (23), 242 competidores brasileiros são bolsistas integrantes do programa Bolsa Atleta. Eles representam 80% dos 302 atletas que compõem a delegação do Brasil nos Jogos. (Foto ilustração)

Criado em 2005 pelo governo federal, o Bolsa Atleta é considerado um dos maiores programas de patrocínio individual de atletas do mundo. Em 18 das 33 modalidades que o Brasil vai disputar no Japão, 100% dos atletas são bolsistas do programa. Seis praticam tênis de mesa; oito, vôlei de praia; quatro, saltos ornamentais; cinco, ciclismo (levando em conta mountain bike e BMX); sete, ginástica artística; e três, taekwondo. Já no atletismo, 48 dos 51 esportistas fazem parte do programa e, dos 26 atletas da natação, 25 integram o Bolsa Atleta.

Aos 45 anos, Jaqueline Mourão é a representante nacional no ciclismo mountain bike e está em sua sétima edição de Jogos Olímpicos, somando sua participação em edições de verão e de inverno. Mourão também é uma das atletas que recebem Bolsa Atleta há mais tempo no país. O benefício tem sido fundamental para sua dedicação esportiva. “É a base que a gente tem, a segurança que eu tenho pra poder continuar me dedicando ao meu esporte. Sem esse incentivo, eu não teria conseguido minhas sete participações olímpicas&rdquo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 10:55h
Defensoria Pública Bahia

Prova objetiva da 1ª fase do concurso para defensor será dia 1º de agosto

 
Foto Agência Brasil

Está confirmada a realização das provas da primeira etapa do VIII concurso para seleção de defensores e defensoras públicas do estado da Bahia no próximo dia 1 de agosto. A ratificação foi deliberada em reunião da Comissão responsável pelo certame nesta sexta-feira, 23. A Comissão foi instituída pelo Conselho Superior da Defensoria para deliberar sobre todas as questões referentes ao processo. Também serão divulgados, em breve, os protocolos que devem ser seguidos no dia do concurso.

A reunião da Comissão tratou também dos últimos processos pendentes para realização desta primeira fase do concurso e definiu como será sua atuação no momento das provas. “A Comissão tem dedicado cuidado e atenção especial ao processo e estará à disposição dos candidatos(as) no próximo fim de semana. Estamos confiantes que tudo transcorra bem”, comentou o defensor-geral, Rafson Ximenes, membro nato da Comissão.

Os 8.802 candidatos(as) inscritos foram convocados para a realização da prova em publicação no Diário Oficial Eletrônico da Defensoria na terça-feira, 20. Os portões serão abertos às 8h e o início das provas ocorrerá às 9h (horário local). A avaliação, neste primeiro momento, é composta por 100 questões, com 5h de duração e o tempo permanência mínima do candidato em sal...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 10:42h
Feira de Santana

Vacinação para segunda dose retorna nesta terça-feira

 
Foto Secom

Nesta segunda-feira, 26, não acontece a vacinação contra a Covid-19, devido ao feriado municipal. A imunização para a segunda dose retornará amanhã, 27, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na zona rural e distritos e em 21 Unidades de Saúde da Família (USFs).

Para receber a segunda dose é preciso apresentar a caderneta de vacinação com registro de aplicação da primeira dose, RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento de locação. (Secom - Foto Secom PMFS)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 10:31h
Política

PT quer reforçar segurança de Lula contra atentados na campanha de 2022

 
Foto Reprodução

O PT está discutindo um reforço na segurança de Luiz Inácio Lula da Silva durante a campanha eleitoral que o ex-presidente quer disputar para tentar voltar ao Palácio do Planalto em 2022.

O tema é debatido discretamente, por suas implicações óbvias, embora a motivação seja relativamente evidente: a radicalização presumida no ambiente político e a natureza de alguns apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Não é segredo para ninguém que uma parcela expressiva da base bolsonarista é entusiasta de armas como o presidente e, em alguns casos, preconiza o uso da violência. Além disso, as relações do grupo político com milicianos e setores mais radicais de polícias estaduais é notória.

Não é uma preocupação só à esquerda, claro. O próprio Bolsonaro foi ferido a faca em 2018 por um ex-integrante do PSOL que foi diagnosticado como doente mental.

O atentado contra o então candidato é visto como um marco para as campanhas eleitorais no pós-redemocratização, que no Brasil sempre tiveram no corpo a corpo um fator essencial para a construção imagética da associação entre a candidatura e a população.

Segundo a Folha ouviu de dirigentes petistas, a ideia era de fazer o reforço já agora, na pré-campanha, mas Lula vetou a hip&oa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 10:23h
Interior da Bahia

Alagoinhas: Escolas se preparam para retomada das aulas

 
Foto Reprodução

A partir da previsão de retorno do funcionamento das instituições de ensino de Alagoinhas, públicas e privadas, a partir do dia 9 de agosto, a Prefeitura, representada pelas Secretarias de Educação e Saúde, elaboraram um checklist que contempla medidas de biossegurança contra a Covid-19 e que habilitam ou não a reabertura da instituição.

“Entendemos a importância dessa retomada, assim como os riscos que ela traz. A equipe da Vigilância Sanitária e a Secretaria de Educação estão atentas para orientar e fiscalizar as escolas, cursos técnicos e faculdades, a fim de minimizar os riscos de proliferação do novo coronavírus entre os estudantes e suas famílias”, explica Rusely de Almeida, servidora municipal, farmacêutica e coordenadora da Vigilância em Sanitária.

As instituições de ensino devem fazer o download do checklist, adotar as medidas propostas para se evitar a contaminação pelo novo coronavírus, quando os estudantes estiverem em aula presencial, e devem devolver o documento para a Vigilância Sanitária, declarando o cumprimento das orientações da Prefeitura.

A Secretaria de Saúde fará uma inspeção sanitária em uma amostragem nas escolas, cursos técnicos e faculdades para verificar se elas estão aptas a funcionar nesta etapa de flexibilização. De acordo com a secretária de Saúde, Laína Passos, a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 09:51h
Tribunal Regional Eleitoral

TRE-BA: Contas de candidatos e partidos políticos podem ser consultadas na internet

 
Foto Reprodução

A origem e o destino dos recursos empregados por candidatos são os assuntos que mais despertam o interesse de jornalistas de cidadãs e cidadãos que acessam o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o período eleitoral. Da mesma maneira, é crescente a fiscalização da sociedade civil sobre a forma com que os partidos políticos gastam o dinheiro público que recebem todos os anos por meio do Fundo Partidário.

O TSE dá máxima transparência a essas movimentações financeiras por meio do Repositório de Dados Eleitorais (RDE), uma ferramenta da página de estatísticas do Tribunal na internet que reúne dados brutos sobre todas as eleições brasileiras de 1945 até hoje.

Criado em 2009 e constantemente aprimorado desde então, o RDE disponibiliza no formato de planilhas as informações completas sobre candidatos e candidatas, eleitorado, resultado de eleições, comparecimento e abstenções, partidos, pesquisas eleitorais, prestação de contas eleitorais e partidárias e a produção jurisdicional da Corte Eleitoral.

A proposta do RDE é garantir o livre acesso ao banco de informações eleitorais do TSE e, assim, dar autonomia a jornalistas e demais pessoas que buscam os dados, o que permite que consigam encontrar o que buscam por conta própria de forma rápida e direta. A ferramenta pode ser acessada por meio do menu “Eleitor e Eleições” ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 09:22h
Bahia

Covid-19: Secretário de Saúde anuncia chegada de mais de 610 mil doses de vacina

 
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, anunciou a chegada de 613.060 doses de vacina contra a Covid-19. Divididos entre primeira e segunda aplicações, os imunizantes começarão a chegar a partir das 7h20 de terça-feira (27).

Vacina contra Covid-19 em Salvador: Veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer
Segundo o secretário, a chegada do imunizantes está distribuída da seguinte forma:

Covax: 63.600 imunizantes (destinados à segunda dose) – previsão de chegada às 7h20 de terça;

CoronaVac: 250.600 imunizantes (para serem divididos entre primeira e segunda doses) – previsão de chegada às 7h20 de terça;

Butantan monodose: 4.700 imunizantes (para serem divididos entre primeira e segunda doses) – previsão de chegada às 7h20 de terça;

Fiocruz: 150.250 imunizantes (destinados à segunda dose) – previsão de chegada às 19h15 de terça;

Pfizer: 143.910 imunizantes (para serem divididos entre primeira e segunda doses) – previsão de chegada às15h de quarta-feira (28).

As vacinas devem desembarcar no aeroporto de Salvador e depois serão encaminhadas para os municípios da Bahia, conforme determinação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). (G1 - Foto Reprodução - Redes Sociais)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 09:00h
Sudoeste baiano

Brumado: Uso indevido de carro legislativo pode culminar na perda do mandato parlamentar

 
Foto Lay Amorim Achei Sudoeste

Um veículo oficial da Câmara de Brumado foi flagrado na quinta-feira (22) transportando membros de uma empresa para participar de uma licitação na cidade de Caetité. O vereador Wanderley Amorim da Silva (DEM), o Nem, realizou a solicitação de uso do carro à presidência da casa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o advogado eleitoral Manoel Nunes destacou que a situação pode ensejar, de forma concomitante, três tipos de responsabilização ao agente político: uma infração político administrativa no próprio parlamento, um processo judicial por ato de improbidade administrativa e um processo criminal, a depender das nuances do caso concreto.

Segundo Nunes, o parlamentar pode perder o mandato político em qualquer das instâncias. “A Câmara não pode, sob pena de prevaricação, se eximir de apurar o possível fato infracional”, pontuou. A presidência da Câmara Municipal deverá esperar o retorno do recesso parlamentar no dia 2 de agosto para abrir uma sindicância com a finalidade de apurar os fatos. (Sudoeste Baiano - Foto Lay Amorim)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 08:39h
Política

Zé Dirceu retoma articulações e prega que esquerda não vai resolver as coisas sozinha

 
Foto Reprodução

O ex-ministro José Dirceu retomou as articulações políticas e tem realizado encontros com sindicalistas, prefeitos e caciques partidários.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, nos últimos meses, o petista se reuniu com a cúpula da Força Sindical, com o ex-presidente José Sarney (MDB), com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e com o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, entre outras lideranças.

Dirceu, que está com os direitos políticos suspensos por causa das condenações judiciais que o enquadram na Lei da Ficha Limpa, participou de atos contra o presidente Jair Bolsonaro em Brasília e em São Paulo.

O ex-ministro da Casa Civil do governo Lula não tem mais o capital político que já teve dentro do PT, mas ainda é considerado uma figura respeitada internamente e exerce certa influência em posições assumidas pelo partido. No fim do ano passado, quando tentava obter o apoio dos petistas par sua candidatura à Presidência da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) o procurou.

Dirceu afirmou que faz “visitas para agradecer o apoio e solidariedade” que recebeu no período em que esteve preso. “Não tenho mandato nem sou da direção do PT e não tenho delegação para tanto”, afirmou ao diário.

Na conversa com a cúpula da Força Sindical, em São Paulo, no dia 13, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 08:37h
Morte de jornalista

Sepultamento do jornalista Jackson Soares será nesta segunda-feira, às 15h, no cemitério São Jorge

 

Será nesta segunda, às 15 horas, no cemitério São Jorge, o sepultamento do jornalista Jackson Soares (foto ilustração). O velório está acontecendo na Pax Cristo Rei do bairro Kalilândia. Ele morreu ontem, diante de complicações por doença degenerativa, que enfrentou ao longo de mais de uma década. Por um equívoco de informação da parte de um familiar, foi divulgado que ele havia sido sepultado no domingo. Cumprindo-se os protocolos de segurança contra a transmissão Covid-19, colegas profissionais de imprensa e outros amigos do jornalista poderão lhe prestar uma última homenagem, comparecendo ao enterro logo mais.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 08:15h
Centro Sul Baiano

Cantor Xangai é o novo secretário de Cultura de Vitória da Conquista

 
Foto Reprodução

Foto Reprodução

O cantor Xangai é o novo secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do município de Vitória da Conquista. Ele substitui o atual chefe da pasta, o músico Adriano Gama.

Segundo Xangai, o novo desafio é uma missão:

"Uma missão, sempre é uma missão. Um desafio e o que eu posso lhe dizer é que estou à disposição e com disposição de apaziguar a cultura geral daqui, daqui de Conquista, do município, e buscar forças e se deve ter sabedoria, desvendar esses mistérios, conseguir a quem de direito a quem possa nos auxiliares para dar conta dessa missão, desse recado. Como não sou covarde eu enfrento com coragem e com harmonia", declarou em entrevista ao Blog do Anderson.

Xangai apoiou o ex-prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão e participou da campanha eleitoral. O destino de Adriano Gama ainda está indefinido. (A Tarde - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 07:54h
Feira de Santana

Morre ex-secretário de Habitação Gilberto Ruy

 
Foto Reprodução

Morreu neste domingo (25), o ex-secretário de Habitação de Feira de Santana, Gilberto Ruy Rocha, aos 60 anos. Ele estava internado no Hospital Geral Clériston Andrade desde o dia 23 de junho quando foi atropelado por um motociclista, na avenida Fraga Maia.

Ruy Rocha, como era mais conhecido no meio evangélico, era bispo da Igreja Ágape e foi secretário na gestao do ex-prefeito Tarcízio Pimenta. (Daniela Oliveira - Foto Reprodução - Redes Sociais)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 07:49h
Mundo televisivo e política

Carlos Bolsonaro sobre "aglomeração" de Bruna Marquezine: "Genocídio?"

 

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) usou as redes sociais, neste domingo (26/7), para reagir a uma foto da atriz Bruna Marquezine com uns amigos em um iate. Nas imagens, Bruna está com Rafa Kalimann. (Foto ilustração)

Ambas são críticas do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pai do vereador.

“Genocidio? Acho que não”, disse o político nas redes sociais.

Nas imagens, é possível ver uma aglomeração com cerca de 10 pessoas. Bruna e Rafa não usaram máscaras, equipamento de proteção contra COVID-19.

Essa não é a primeira vez que Carlos troca farpas com Bruna. Ele já chegou a denunciar a atriz para a polícia após ela fazer diversas postagens pedindo o impeachment de Bolsonaro pela má condução da pandemia.

Em março, Bruna usou as redes para chamar o chefe do Executivo federal de “monstro genocida”.

Ela também já chamou Bolsonaro de “desgraçado” ao comentar falas do presidente que ironizavam as mortes no Brasil. (em.com.br)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 07:34h
Economia

Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 6

 
Foto Marcello Casal Jr

Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 6 recebem hoje (26) a quarta parcela do auxílio emergencial 2021. Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.

O recebimento dos recursos segue o calendário regular do programa social, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. Os pagamentos são feitos a cada dia, conforme o dígito final do NIS.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150. O programa se encerraria neste mês, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para as parcel...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 07:19h
Feira de Santana

Aniversário do Pastor Joeser Santana reúne lideranças políticas de Feira

 

Um culto em celebração ao aniversário de 72 anos de vida e 21 como pastor de Joeser Santana, realizado na última sexta (21), reuniu diversos nomes da política feirense na Igreja Assembleia de Deus. Um dos nomes foi o do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, além do prefeito Colbert Martins, dos vereadores Fernando Torres (PSD), presidente da Câmara, Edvaldo Lima (MDB), a vereadora de Salvador Débora Santana e o deputado Ubaldino Santana. Se fizeram presentes ainda o presidente estadual das Assembleias de Deus, pastor Valdomiro Pereira e o presbítero e ex-vereador Cadmiel Pereira. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 07:00h
Interior da Bahia

Prefeitos decidem criar consórcio para acompanhar e fiscalizar o andamento das obras da Fiol e BR-030

 

Um encontro de prefeitos, realizado em Jequié, no Sudoeste baiano, na sexta-feira (23), com a presença do vice-governador João Leão, debateu o andamento das obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e da BR-030. Juntos, os dois empreendimentos vão viabilizar o escoamento da produção de grãos e minérios de ferro na Bahia, possibilitando um acréscimo de até 25% à receita do estado. Durante o evento, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), os prefeitos decidiram criar dois consórcios para acompanhar e fiscalizar o andamento das obras nos municípios do traçado da ferrovia e da rodovia. Outro encaminhamento foi a elaboração de uma carta a ser entregue ao Ministério da Infraestrutura, demonstrando a importância econômica do projeto. (Foto ilustração)

O presidente da UPB, Zé Cocá, prefeito anfitrião do evento que reuniu gestores de 33 cidades, destacou a necessidade de um planejamento conjunto das ações dos municípios na defesa da Fiol e BR-030. Ele ressaltou que a criação do consórcio favorece a organização dos prefeitos e a articulação para o andamento da obra, que permitirá a interiorização do desenvolvimento no estado. “Precisamos de um marco, um consórcio para que a gente leve a Fiol à frente. Precisamos avançar mais e nos unir. Não estamos falando de uma simples passagem de trem, mas de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 06:10h
Brasília

Joice levanta suspeita contra deputado, e marido nega agressão

 

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) afirmou, neste domingo (25), que entregou às polícias Legislativa e Civil e ao Ministério Público Federal dois nomes que considera suspeitos de serem os autores das agressões físicas que ela relata ter sofrido. “Um deles é deputado, o outro não”, disse a parlamentar em entrevista coletiva concedida em seu apartamento funcional, ao lado do marido, o médico neurocirurgião Daniel França. “Falei quem e por quê”, acrescentou a deputada, ressaltando que seus principais adversários hoje são ligados ao governo. (Foto ilustração: deputada Joice e seu esposo Daniel)

Segundo Joice, um dos suspeitos tem acesso “muito fácil” ao bloco em que ela mora, na Asa Norte, em Brasília, e o outro “tem acesso aonde quiser”. A deputada afirmou que não vai revelar os dois nomes porque as investigações correm sob sigilo e porque não quer incorrer em injustiça.

Daniel rechaçou as ilações levantadas de que ele teria agredido a esposa. “Jamais. Nunca agredi ninguém. Nunca dei um tapa ou murro. Não tenho motivo. Jamais faria isso”, afirmou o médico. Durante toda a coletiva, que durou quase uma hora, os dois permaneceram de mãos dadas.

Joice disse que acordou no domingo passado (18) em uma poça de sangue, com ferimentos no queixo e dois dentes quebrados. Ela conta que não se recorda do que ocorreu antes. Os dois n&at...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 06:00h
Distrito Federal

Governador Ibaneis Rocha dá entrada em hospital particular de Brasília

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (foto ilustração), deu entrada no Hospital DF Star, em Brasília, na noite deste domingo (25/7). De acordo com fontes na unidade de saúde, ele passa por exames médicos.

Ibaneis estava de férias e deve retornar ao trabalho nesta semana. Até então, quem está na gestão do governo na capital é o vice-governador, Paco Brito.

Ibaneis passou férias no Piauí, região onde passou a infância. Nascido em Brasília, se mudou para a cidade de Corrente (PI) ainda bebê. Procurada pelo Correio, a assessoria do governador ainda não se manifestou sobre o assunto. Ibaneis não respondeu às mensagens enviadas para o celular dele. (CB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 05:46h
Cepa da Covid-19

Variante Delta avança no Brasil, mas Gama ainda preocupa mais

 

 A variante Delta é a grande preocupação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e de pelo menos 25 países do mundo, onde a cepa já é predominante entre os infectados pela covid-19. No Brasil, o número de casos de doentes com o vírus que surgiu na Índia não para de crescer. Porém, a Gama, variante que apareceu pela primeira vez no Amazonas, continua sendo predominante no país. (Foto ilustração)

De acordo com o Ministério da Saúde, a variante Delta já foi identificada em 135 pessoas, de oito estados e do Distrito Federal. O site World in Data, ligado à Universidade de Oxford, do Reino Unido, aponta que nas últimas duas semanas, 93,55% dos sequenciamentos genéticos feitos no Brasil foram da Delta.

Mesmo com números significativos, o infectologista Renato Kfouri, diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), ressalta que o número de análises feitas é baixo e pode não refletir a realidade da pandemia.

"Não dá para falar em número de casos, não é para ser contado. Nós sequenciamos e testamos muito pouco, então não adianta contar os casos de infectados com a Delta. Não dá para perceber qual é a ponto do iceberg que estamos vendo. Temos que, por amostragem, saber se ela está desbancando a nossa P.1 [variante Gama, que surgiu no Amazonas]. Porque a cepa que apareceu na Índia chegou em lugares onde...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 05:30h
Imprensa feirense enlutada

Morre o jornalista Jackson Soares, que marcou época na reportagem policial em Feira de Santana

 

Foi sepultado neste domingo, aos 61 anos de idade, após mais de uma década lutando contra uma doença degenerativa, o jornalista feirense Jackson Soares (foto ilustração). Deixou dois filhos.

Ele construiu uma bonita história na imprensa local, marcando época como editor de Polícia do antigo jornal Feira Hoje. Também fez jornalismo policial com grande destaque no extinto diário Tribuna Feirense. Passou ainda pelo Folha do Estado. Iniciou na Folha do Norte.

Jackson ingressou no jornalismo, como tantos outros de sua geração a exemplo de Conceição Lobo (também falecida), Madalena de Jesus e Valdomiro Silva, após ter concluindo o curso técnico de Redação, no Colégio Estadua, época em que ainda não havia ensino superior em Comunicação Social nesta cidade. Além da mídia impressa, atuou no rádio de Feira de Santana.

"Foi um dos meus mestres. Com muita honra, fui monitorado por ele, quando cumpri estagio na Editoria de Esportes do Feira Hoje, área em que também atuou", diz Valdomiro, que mais tarde o contratou para o Tribuna.

O repórter-fotográfico Jorge Magalhães, que formou dupla com Jackson por vários anos, em jornais da cidade, destaca a qualidade do texto, a ética profissional, a seriedade e o compromisso com o trabalho, do seu colega. (Colaboração: jornalista Valdomiro Silva) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 05:25h
Governo Federal

Governo notifica empresa sobre cancelamento de contrato da Covaxin

 

O Ministério da Saúde notificou na manhã deste domingo a Precisa Medicamentos para se manifestar sobre o interesse da pasta de romper o contrato para a aquisição de vacinas Covaxin. (Foto ilustração)

A notificação é o primeiro passo para o cancelamento do contrato pela pasta, antecipado na sexta-feira pela CNN. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, decidiu rescindir o contrato após o anúncio feito na sexta-feira pela manhã pela Bharat Biotech, fabricante da Covaxin, de que a Precisa não era mais sua representante no Brasil em razão da adulteração em documentos entregues ao ministério para que o contrato fosse celebrado.

Na notificação encaminhada neste domingo, o Ministério da Saúde apresentou à empresa as justificativas para a rescisão e pede que ela se manifeste sobre o assunto. Foi a forma encontrada para dar segurança jurídica ao cancelamento. (Por Caio Junqueira/CNN) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 05:20h
Feira de Santana

Unicred Nordeste faz intercâmbio com Unicred União, de Santa Catarina

 

Fortalecer os laços, transferir tecnologia, compartilhar conhecimentos. Com esses objetivos, estiveram presentes em Feira de Santana, na sexta (23), para um encontro com dirigentes da Unicred Nordeste, representantes da Unicred União, de Santa Catarina. Aqui estiveram o diretor executivo da instituição financeira catarinense, Marcelo Vieira Martins, e o executivo Eduardo Itanauer. Eles dialogaram sobre um modelo de atendimento que satisfaça as necessidades dos clientes face à pandemia, crise que acelerou os procedimentos digitais, para acompanhar uma forçada mudança de hábitos da população. (Foto ilustração)

Na reunião, realizada na sede da instituição, também participaram os diretores executivos Breno Lessa, superintendente, Ângelo Borges, diretor de negócios, que foram acompanhados pela gerente administrativa, Alessandra Cabral, a assessora Ana Paula Silva; o coordenador da unidade digital, Ruan Costa, e a gerente da Agência Kalilandia, Ana Paula Bastos.

Autor do livro “Feito à mão – as pessoas no centro das transformações”, Marcelo Martins conta a história do cooperativismo no país. Ele comandou a equipe que tornou real o conceito de Agência Mais, implantada pela Unicred União, experiência compartilhada em Feira de Santana pela Unicred Nordeste.

O diferencial da Agência Mais é o atendimento humanizado, feito por meio de chat, videochamadas, whatsApp ou telefone, pelo n&uac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 05:15h
Mercado externo

Exportações brasileiras de rochas ornamentais sobem 44% no 1º semestre

 

As exportações brasileiras de rochas ornamentais registraram, no primeiro semestre de 2021, um faturamento de US$572 milhões. Trata-se de um aumento de 43,83% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado, quando os negócios foram impactados pela pandemia de covid-19. É também o melhor desempenho dos últimos cinco anos, superando o faturamento de US$ 566 milhões entre janeiro e junho de 2017. (Foto ilustração)

Os dados foram divulgados pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), entidade que reúne 101 empresas do setor. O Brasil é atualmente o quinto maior exportador mundial de rochas ornamentais. A região Sudeste responde por 93% dos negócios do país. Espírito Santo (82%) e Minas Gerais (11%) se destacam como os maiores estados exportadores, seguidos pelo Ceará (2%) e Bahia (1%).

No recorte por tipo de produto, o maior crescimento no faturamento foi observado entre os blocos de mármore e similares, que chegou a 70,63%. As variações também são influenciadas pela alta de preços no mercado internacional já que, em volume exportado, o crescimento foi de 20,42%: saiu de 928,4 mil toneladas no primeiro semestre de 2020 para 1,12 milhão de toneladas entre janeiro e junho desse ano.

Mercado internacional

De acordo com o relatório do Centrorochas, os três maiores consumidores das rochas brasileiras nos primeiros seis meses de 2...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil registra 19,68 milhões de casos de covid-19 e 549,92 mil mortes

 

O Brasil já tem oficialmente registradas 549.924 mortes em decorrência da covid-19 e 19.688.663 casos notificados. Desse total, 18.349.436 pessoas se recuperaram da doença. Os dados foram divulgados no início da noite deste domingo (25) pelo Ministério da Saúde, tendo como base informações disponibilizadas pelas secretarias estaduais de Saúde. Nas últimas 24 horas foram contabilizados 476 óbitos e 18.129 novos casos de pessoas contaminadas. (Foto ilustração)

De acordo com o balanço, há 789.303 casos sendo acompanhados, e 3.427 óbitos em investigação.

Nos estados

São Paulo se mantém como a unidade federativa com maior número tanto de óbitos (137.236) quanto de casos (4.001.078). Em segundo lugar vem Minas gerais com 49.832 óbitos oficialmente registrados; seguido do Paraná, com 34.308 mortes; e Rio Grande do Sul, com 33.046 óbitos.

Vacinação

O Brasil já distribuiu 164,478 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para os estados e o Distrito Federal, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Foram aplicadas 131,895 milhões de doses, sendo 94,734 milhões da primeira dose e 37,161 da segunda dose ou dose única. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 1.125 novos casos de Covid-19 e mais 19 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.125 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.806 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico deste domingo (25) também registra 19 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.185.439 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.151.593 já são considerados recuperados, 8.342 encontram-se ativos e 25.504 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.425.786 de casos descartados e 231.204 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 51.323 profissionais de saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2021 05:00h
Feira de Santana

Feira registra 81 casos e 2 óbitos; total de mortes chega a 930 neste domingo (25)

 

Feira de Santana supera a marca de 42 mil recuperados da Covid-19. Até agora, são exatamente 42.025 pacientes curados da doença, índice que representa 86,4% dos casos confirmados. Além disso, nas últimas 24h foram registrados 323 exames negativos para o vírus e 81 casos positivos. (Foto ilustração)

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 13 e 19 de julho que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 93 pacientes internados no município. O informativo também confirma mais duas mortes. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde neste domingo (25).

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou que o sistema utilizado para o acompanhamento dos pacientes infectados pela Covid-19, em Feira de Santana, não está contabilizando a quantidade correta de pacientes recuperados, ocasionando acúmulo no quantitativo de pacientes em isolamento e ativos.

Até a solução e atualização do sistema, a divulgação dos casos ativos será acompanhada pelos dados da Secretaria do Estado da Bahia (Sesab).

NÚMEROS DESTE DOMINGO 25 de julho de 2021

Casos confirmados no dia: 81

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 11:40h
Câmara Federal

Proposta determina oferta de álcool 70% nas cabines de pedágio

 

O Projeto de Lei 2083/21 exige a afixação de dispensadores e a disponibilização de álcool na concentração de 70% nas cabines de pedágio por concessionárias de rodovias. O texto está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Conforme o texto, o dispensador de álcool 70% deverá ser instalado próximo à abertura da cabine pela qual o condutor faz o pagamento do pedágio usando cédulas ou cartões. Além disso, estão previstos avisos com orientações aos motoristas e informações educativas sobre doenças, como Covid-19 e similares.

Em caso de descumprimento, a concessionária será advertida e ficará sujeita às sanções contratuais. Caberá às empresas arcar com os custos dessas medidas, vedado o repasse às tarifas. A fiscalização caberá aos órgãos de saúde pública.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Reportagem – Ralph Machado/Fonte: Agência Câmara de Notícias)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 10:36h
Feira de Santana

Secretário Marcelo Brito agradece a Zé Neto por unidade de tratamento pós-Covid

 

O secretário de Saúde, Marcelo Brito (foto ilustração), quando anuncia que Feira de Santana terá uma unidade de tratamento pós-Covid, não perde a oportunidade para agradecer ao deputado federal Zé Neto (PT). É que os recursos financeiros foram provenientes de emenda do parlamentar. Marcou ponto...

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 10:31h
Bahia

Antônio Cardoso sem mortes por Covid- 19 em julho

 

Números divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia trazem alento para o município de Antônio Cardoso, referentes aos óbitos por Covid -19. Nesse mês nenhuma vítima. Na Bahia 200 municípios vive a mesma situação. (foto ilustração: Centro de Antonio Cardoso)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 10:28h
Eleição de governador

Feira de Santana: quatro do grupo dos aliados devem apoiar Wagner ou Otto para governador

 

Hoje, quando nada quatro vereadores do grupo dos aliados, que tem 11 integrantes, estarão no apoio ao candidato do Governo do Estado, seja os senadores Jaques Wagner (PT) ou Otto Alencar (PSD). São eles: Fernando Torres (PSD), Galeguinho (PSB), Luiz da Feira (PROS) e Emerson Minho (DC). Os demais, só Deus sabe...
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 10:23h
Disputa eleitoral

Tarcízio Pimenta: cada dia mais distante da vida pública

 

O que é a política: o médico Tarcízio Pimenta (foto ilustração), hoje sem qualquer envolvimento na política em Feira de Santana, já teve seus momentos áureos na vida pública estadual e municipal. Vereador mais bem votado em sua época, 1992, Tarcízio Pimenta (PMDB) logo se elegeu deputado estadual, ficando por quatro mandatos representando Feira de Santana. Em 2008 foi eleito prefeito da Princesa do Sertão em primeiro turno. Sua queda política começou em 2012, quando não conseguiu se reeleger prefeito, tendo apenas 18 mil votos. De lá para cá tem sido cada vez mais difícil chegar a uma vitória eleitoral. Sua última tentativa foi em 2018, para deputado estadual, sem êxito. Vida que segue...

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 10:20h
De olho nas eleições

Senador Ciro Nogueira na Casa Civil é tudo ou nada para 2022

 

Ao indicar o senador Ciro Nogueira (PI-PP) para a Casa Civil do governo, Jair Bolsonaro deve ter refletido, ao ver divulgado as recentes pesquisas de opinião, a condução da CPI a Covid – 19, a aprovação no Senado Federal do nome de André Mendonça para o STF, e ainda os 130 pedidos de Impeachment do presidente. Ou seja, faltando apenas 1 ano e três meses para as eleições, é tudo ou nada.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 10:17h
Eleições 2022

Projeto Bolsonaro: João Leão governador ou ao lado de João Roma

 

A possível saída do PP de João Leão (foto ilustração) do grupo liderado pelo governador Rui Costa (PT) nas eleições em 2022, dificilmente ganharia o apoio automático ACM Neto (DEM). O possível será João Leão governador ou o apoio a João Roma (Republicanos), nome de Jair Bolsonaro na Bahia.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 09:40h
Eleição presidencial

Ciro Gomes não é visto como 3ª via para o PSDB, MDB, PSD, PSL, DEM entre outros

 

Apesar de ser o nome fora Lula e Jair Bolsonaro, melhor posicionado nas pesquisas de opinião para presidente, Ciro Gomes (PDT-foto ilustração) não é nome natural para terceira via. Quando nada para partidos como o PSDB, MDB, DEM, PSD, PSL, Cidadania e Solidariedade. No DEM quem ainda alimenta Ciro Gomes é o seu presidente, ACM Neto. 
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 08:20h
Senado Federal

CPI provocou fim de contrato de laboratório indiano com a Precisa, dizem senadores

 

O encerramento de contrato entre o laboratório indiano Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin, e a empresa Precisa Medicamentos, que atuou como intermediária junto ao governo brasileiro, repercutiu nesta sexta-feira (23) entre os senadores. Eles viram a decisão como resultado da CPI da Pandemia, que investiga denúncias de corrupção na venda da vacina. O laboratório indiano apontou como falsos documentos apresentados pela intermediária. A Precisa, cuja diretora Emanuela Medrades já depôs à CPI, voltou a negar irregularidades. (Foto ilustração)

Reportagem do portal de notícias G1 reproduziu comunicado da Bharat que, apesar de não explicitar o motivo do rompimento, diz que Precisa apresentou documentos falsos ao Ministério da Saúde. Um dos documentos apresenta a empresa brasileira como representante legal e exclusiva da Bharat, e o outro declara a inexistência de fatos impeditivos à habilitação da Precisa para contratos com o Ministério. “Gostaríamos de afirmar enfaticamente que esses documentos não foram emitidos pela companhia ou seus executivos e, portanto, negamos veementemente os mesmos”, diz a nota do laboratório indiano.

Na nota, a Bharat Biotech declara que não recebeu pagamentos antecipados nem forneceu vacinas ao Ministério da Saúde. Diz ainda que continua trabalhando com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aprovação da Covaxin.

Em...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 08:00h
Câmara Federal

Projeto proíbe cobrança por acesso a notícias de caráter público na internet

 

O Projeto de Lei 2029/21 proíbe a cobrança de assinatura mensal ou diária para acesso a notícias de caráter público na internet. A proposta acrescenta a medida ao Marco Civil da Internet. O texto, do deputado Bosco Costa (PL-SE-Foto), tramita na Câmara dos Deputados.

O parlamentar lembra que, entre os princípios que regem a rede de computadores, estão a acessibilidade, a universalidade e a igualdade, além da justiça social. Daí a importância de garantir o livre acesso a informações relativas aos direitos dos cidadãos.

Bosco Costa observa que recentemente, entretanto, a leitura de jornais online tem sido condicionada ao pagamento de assinatura, assim como blogs e revistas eletrônicas.

“A cobrança de valores associados a uma notícia pode ser viável, desde que o conteúdo não integre informações de natureza pública, como campanhas de vacinação, políticas de recadastramento de idosos e programas para regularização de documentos”, exemplifica o autor.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 07:50h
Chapada Diamantina

Policlínica Regional em Itaberaba já é a 20ª unidade entregue na Bahia

 

A população de 23 municípios baianos passa a ser atendida pelos serviços da Policlínica Regional de Saúde em Itaberaba. Esta é a 20ª unidade entregue pelo governador Rui Costa, que nesta sexta-feira (23) esteve acompanhado do senador Jaques Wagner e do vice-governador João Leão durante o evento de inauguração. A mais nova policlínica contou com investimento de R$ 29,2 milhões e atenderá mais de 402 mil baianos dos municípios consorciados. (Foto ilustração)

Com a abertura da unidade em Itaberaba, 367 dos 417 municípios baianos passam a ter a cobertura das policlínicas regionais. A previsão do governador é de que, até o final do ano, 100% dos municípios baianos sejam atendidos pelos serviços de policlínicas. “Até dezembro deste ano, estarão entregues todas as 25 policlínicas do projeto. O povo baiano já é apaixonado por esse modelo. Posso afirmar que essas unidades estão em pé de igualdade com qualquer clínica particular do Brasil. Estamos entregando, gratuitamente, serviços de alto padrão e de primeiro mundo para a população de diversas regiões, levando, assim, mais saúde para o povo pobre, da periferia e da zona rural”, ressaltou.

Ainda de acordo com Rui Costa, o Governo do Estado pretende instalar a 26ª policlínica regional no município de Ilhéus para ampliar a oferta desses serviços na região sul da Bahia. “T...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 07:40h
Governo Federal

Ministério da Saúde vai rescindir contrato com a Precisa Medicamentos

 

O Ministério da Saúde vai rescindir o contrato com a Precisa Medicamentos em razão do descredenciamento da empresa feito pela farmacêutica Bharat Biotech na manhã desta sexta-feira (23). (Foto ilustração)

A decisão foi tomada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e deverá ser oficializada neste domingo, quando está prevista uma reunião do ministro com o secretário-executivo Rodrigo Cruz. Com isso, será também cancelada a nota de empenho de R$ 1,6 bilhão que estavam reservados para o negócio.

O governo, porém, não pretende fazer negócio com a Bharat Biotech e portanto a vacina Covaxin não entrará no Plano Nacional de Imunização, ainda que a farmacêutica indiana encontre outro representante no Brasil.

A ideia é usar os recursos para comprar mais vacinas das que já estão sendo utilizadas no país: Coronavac, Jansen , Astrazeneca e Pfizer. (CNN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 07:30h
Imunizantes contra Covid-19

Fiocruz entrega mais 3,8 milhões de AstraZeneca e Butantan 1 milhão de Coronavac

 

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) entregou nesta sexta-feira (23) mais 3,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Com a nova remessa, o total de doses liberadas pela fundação chega a 74,2 milhões. Incluídas as doses de AstraZeneca importadas pela Fiocruz, o total desse imunizante entregue ao Ministério da Saúde chega a 78,2 milhões de doses (Foto ilustração)

Já o Instituto Butantan entregou também hoje mais 1 milhão de doses da vacina, totalizando até o momento 58,6 milhões de doses do imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac.

Nessa “corrida” do bem, a Fiocruz entregou ao PNI 19,6 milhões de doses de vacina a mais que o Butantan.

Com sede no Rio de Janeiro, Bio-Manguinhos vai liberar 197 mil doses da entrega desta semana diretamente para o governo fluminense, enquanto as demais seguem para o almoxarifado do Ministério da Saúde.

O total de vacinas já liberado pela Fiocruz se aproxima de 75% das 100,4 milhões de doses previstas no acordo de encomenda tecnológica assinado com a farmacêutica anglo-sueca. Segundo o contrato, Bio-Manguinhos receberá ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado para produzir as doses.

Outro acordo assinado com a empresa europeia prev&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.07.2021 07:20h
Fundo de Garantia

Saques emergenciais causaram perda de R$ 45 bilhões ao FGTS

 

As liberações de recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) realizadas nos últimos três anos resultaram em uma perda de R$ 44,6 bilhões à principal reserva financeira dos trabalhadores. A projeção foi feita pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) a pedido da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal). (Foto ilustração)

Conforme os números, somente o chamado saque imediato, que destinou até R$ 500 por conta ativa do trabalhador, retirou R$ 27,9 bilhões do FGTS. De janeiro de 2020 até maio deste ano, outros R$ 16,74 bilhões foram subtraídos do fundo por meio do saque-aniversário.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, alerta que a saída de recursos é preocupante por comprometer a sustentabilidade do fundo e retirar valores que poderiam ser investidos em moradia popular.

"O Fundo de Garantia tem uma importante função social e no desenvolvimento do país, com investimentos principalmente nos setores de habitação, saneamento e infraestrutura", destaca Takemoto.

O estudo também apurou as arrecadações e retiradas do FGTS no período entre 2017 e 2020. De acordo com o levantamento, houve uma arrecadação líquida negativa de R$ 58,3 bilhões. O resultado é fruto do depósito de R$ 522,7 ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia