Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 09:50h
Feira de Santana

Câmara: Governistas chamam atenção para extinção de cargos na Câmara e Fernando Torres rebate

 
Foto Reprodução

Está na ordem do dia desta quarta-feira (25) um projeto de lei de autoria da Mesa Diretiva que torna extinto alguns cargos de assessores de vereadores. Com isso, o vereador e líder do Governo, Lulinha (DEM) chamou atenção dos colegas.

“Esse projeto será votado para ser tirado o direito de nomeação, independente de qual partido seja. Fazendo parte da Mesa ou não, aliado ou não aliado. Conclamo os colegas vereadores a avaliarem esse projeto, para depois, amanhã não reclamarem”, alertou.

Fazendo um duro discurso, o vereador Jurandy Carvalho (PL) comentou. “Isso de que está economizando, é balela. O que está é tirando do vereador nomear e colocando tudo na Mesa Diretiva, eles que indicam. Está se criando um regime perigoso, porque amanhã será outro presidente, e esse outro presidente como vai ser? Será que de presidente em presidente vai mudando a lei. A gente precisa trabalhar a serviço do povo, os meus assessores trabalham”, pontuou.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Torres (PSD) rebateu às críticas. “A gente faz as coisas de cabeça erguida, consultando a todos. Vamos acabar com cargos de 21 vereadores, estamos acabando com quatro cargos para economizar recursos para a Casa. Vamos criar cargos para a Mesa e para a Corregedoria que antes tinha um cargo e não tem mais. Estamos tratando os recursos da Câmara bem, mas o vereador Lulinha não quer. Graças a Deus que vocês são apenas s...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 09:25h
Esquema de pirâmide financeira

Polícia Federal faz operação contra fraudes com criptomoedas

 

Policiais federais cumprem hoje (25) dois mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão contra suspeitos de fraudes bilionários com criptomoedas. Segundo investigações da operação Kryptos, uma empresa sediada na Região dos Lagos fluminense operava um esquema de Ponzi (pirâmide financeira). (Foto ilustração)

O esquema era baseado na oferta pública de contrato de investimento, sem prévio registro nos órgãos regulatórios. Segundo a Polícia Federal (PF), a empresa especulava no mercado de criptomoedas, com uma previsão insustentável de retorno financeiro sobre o valor investido.

Nos últimos seis anos, a movimentação financeira dessas empresas chegou a cifras bilionárias.

Os mandados, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, estão sendo cumpridos em São Paulo, no Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal. A investigação contou com apoio do Ministério Público Federal (MPF) e da Receita Federal. (Graça Adjuto)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 08:55h
Feira de Santana

Fazenda do Menor será nova escola e complexo poliesportivo, anuncia Rui Costa

 
Foto Reprodução

O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira (24), no Papo Correria, que uma nova escola da rede estadual será construída no prédio onde funcionava a Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana, conhecida como Fazenda do Menor, situada no bairro Aviário. A unidade estava desativada desde 2012. Além da unidade escolar, será construído no local um complexo cultural poliesportivo com equipamentos como pista de atletismo e piscina. (Ascom - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 08:34h
Política

Ex-deputada federal Flordelis é expulsa do PSD

 
Foto Reprodução

A ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza, presa após ter seu mandato cassado por suspeita de ser a mandante do assinassinato do marido, Anderson do Carmo, foi expulsa do Partido Social Democrático, o PSD, de acordo com o jornal O Globo.

A decisão foi tomada pela Executiva Nacional do partido cinco dias após a ex-parlamentar ter o mandato cassado.

O registro público da expulsão de Flordelis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só estará disponível em outubro. (Brasil 247 - Foto Reprodução - TV Globo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 08:02h
Câmara Federal

CCJ aprova projeto que autoriza uso de gás de cozinha em motores em geral

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4217/19, do deputado Felício Laterça (PSL-RJ), que acaba com a proibição de uso do gás liquefeito de petróleo (GLP) – gás de cozinha – em motores em geral, incluindo os de veículos, saunas, caldeiras e aquecimento de piscinas.
A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG). O projeto já foi aprovado anteriormente pela Comissão de Minas e Energia e ainda depende de votação pelo Plenário.

Crime

Atualmente, um dispositivo da Lei 8176/91 considera crime contra a ordem econômica usar o GLP, punível com pena de detenção de um a cinco anos, em motores de qualquer espécie, entre outros fins. O projeto revoga esse dispositivo.
Segundo Freitas, já não existe mais o cenário que restringiu o uso de GLP às cozinhas — aumento internacional do preço do petróleo nos anos 1990 e baixa produção nacional. “Nesse cenário, afigura-se desnecessário manter a proibição de uso de gás liquefeito de petróleo em motores de qualquer espécie, saunas, caldeiras e aquecimento de piscinas, ou para fins automotivos”, argumentou. (Reportagem – Paula Bittar – Agência Câmara)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 07:21h
Sanção ou veto

Feira de Santana: Governo Municipal ainda não se posicionou sobre LDO

 

Aprovada pela Câmara Municipal de Feira de Santana, no início de agosto deste ano, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício 2022 ainda não tem uma definição por parte do Executivo Municipal. A expectativa é quanto a sua sanção com vetos, ou a judicialização da matéria.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 07:14h
Legislativo e Executivo

Feira de Santana: Divergência entre Câmara e Prefeitura não saiu dos poderes

 

Os oito meses de embates entre Câmara Municipal e Prefeitura, parece que não atingiram a aceitação do Poder Executivo junto à comunidade feirense. Os números da pesquisa INFO + mostram que o governo está ótimo/bom para 24,87% e regular para 41,39% da população. A pesquisa foi feita entre os dias entre 5 e 10 de agosto, quando foram ouvidas 1.126 pessoas, em 32 bairros e seis distritos. (Foto ilustração: Prefeitura Municipal de Feira de Santana)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 07:10h
Eleição de governador

Rui Costa só vai tratar da sua sucessão ano que vem

 

O governador Rui Costa (PT-foto ilustração), quando questionado sobre a sua sucessão, não perde a oportunidade para dizer que só trata desse assunto ano que vem. Teme contaminar sua administração, afinal a eleição só acontece em outubro de 2022. Tem o mesmo entendimento o senador Otto Alencar (PSD), que ainda sonha em ser o candidato a governador do grupo liderado pelo PT.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 07:05h
Imunização

Feira de Santana já têm mais de 512 mil vacinados contra a Covid -19

 

A vacinação contra a Covid -19 em Feira de Santana tem avançado, com a quantidade de imunizantes que chegam à cidade. Já foram vacinadas com a primeira dose 357.320 e com a segunda 146.750. Com a dose única foram 7.999. Os números são de segunda-feira (23) e foram informados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 07:02h
Eleições na Bahia

Pragmático, o PDT quer a vaga de vice ou Senado para ficar com ACM Neto

 

Carlos Lupi (foto ilustração), presidente Nacional do PDT, já disse qual a fatura da composição com ACM Neto, candidato a governador da Bahia. Quer a vaga de vice ou senador e o apoio a Ciro Gomes, candidato a presidente da República. Pragmático, o PDT quer estar na chapa. Nada diferente da aliança em Salvador, onde ficou com a vaga de vice-prefeita [Ana Paula Matos] de Bruno Reis (DEM).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 07:00h
Brasil

Caixa Econômica tem lucro de R$ 10,8 bilhões no primeiro trimestre

 

A Caixa Econômica Federal (CEF) teve um lucro recorde de R$ 10,8 bilhões no primeiro trimestre de 2021. O maior da história para o período, segundo divulgou a instituição. Contribuiu para esses números o combate aos desvios de recursos, entrega de 130 imóveis sem uso, cancelamento dos patrocínios de times de futebol, etc. Quem está feliz da vida é o presidente Pedro Guimarães.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 06:56h
PSDB histórico

João Doria sobre Alckmin: "Continuarei admirando ele, mesmo não estando mais no PSDB"

 

João Doria (PSDB-foto ilustração), mesmo admitindo que o ex-governador Geraldo Alckmin vai deixar o ninho tucano, indo para o PSD, disse que Alckmin não vai deixar de ser um homem honrado e sério. “Continuarei admirando ele [Alckmin], mesmo não estando mais no PSDB”, declarou Doria. (Programa Roda Viva/TV Cultura)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 06:54h
São Paulo

Geraldo Alckmin deve mesmo ir para o PSD, de olho em 2022

 

PSDB histórico, sendo o 7º na lista de filiados do partido, na sua fundação, Geraldo Alckmin (foto ilustração) deve mesmo ir para o PSD. Vai construir a sua candidatura a governador de São Paulo, estado que já governou por quatro vezes. João Doria chegou a convidá-lo para ser candidato a senador, mas logo foi descartado por Geraldo Alckmin que também disse que não iria disputar as prévias, previstas para outubro deste ano.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 06:50h
Líder e fundador do PTB

Passa em branco os 67 anos de suicídio de Getúlio Vargas

 

Criado pelo ex-presidente da República Getúlio Vargas (foto ilustração), o PTB não fez nenhuma manifestação ou externou alguma homenagem pública ao maior líder de sua história. É que ontem fez 67 anos da morte de Getúlio Vargas, que suicidou-se com um tiro no coração. Não custa lembrar que o líder atual, Roberto Jefferson, está preso, pela segunda vez. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 06:44h
Interior da Bahia

Feira de Santana: Jurisdições trabalhistas retomam as atividades presenciais

 

As jurisdições trabalhistas de Feira de Santana, Irecê e Guanambi retomaram as atividades presenciais segunda-feira (23) e já podem realizar audiências, preferencialmente para a coleta de prova oral, diante da melhora dos dados epidemiológicos. (Direito & Justiça - Maria Santana)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 06:40h
Feira de Santana

Câmara Municipal vive clima tenso com a possibilidade de três CPIs

 

Com anúncio, ontem, de mais uma CPI, a do transporte coletivo, a Câmara Municipal de Feira de Santana chega à terceira já anunciada com assinaturas. Primeiro foi a da Cesta Básica, em seguida a das Cooperativas. Agora é a vez do transporte coletivo. Ainda em gestação está a do lixo. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 06:35h
Feira de Santana

Câmara estuda reajuste salarial gradual dos servidores efetivos de até 50%

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana está estudando conceder um reajuste salarial aos servidores efetivos da Casa, de maneira gradual, chegando até aos 50%, por meio de Projeto de Lei. O aumento será dividido, 10% a cada ano. O presidente Fernando Torres (PSD-foto) disse que ainda está sendo analisada a possibilidade do reajuste repor também o índice de inflação. “Ainda estamos estudando ainda o aumento do vale alimentação. Os servidores efetivos da Casa ganham muito pouco e estão há muito tempo sem receber reajuste”, pontuou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 06:32h
Feira de Santana

Silvio Dias sobre CPI do Transporte: "Chegou o momento"

 

“O momento chegou, devemos investigar o que vem acontecendo efetivamente no transporte coletivo”. A afirmação é do vereador Silvio Dias (PT-foto), ao avaliar que o transporte público de Feira de Santana não atende minimamente as necessidades da população. Por isso, ele defendeu que não se pode mais esperar para instaurar uma investigação acerca sistema por meio de uma CPI, nesta terça-feira (24), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. O petista ressaltou que diante das dificuldades impostas pela pandemia, a Prefeitura de Salvador tomou providências, enquanto Feira de Santana continua deixando a população à mercê de um transporte ineficiente. Silvio Dias lembrou que é preciso fiscalização para evitar a retirada dos ônibus da cidade, como vem acontecendo e citou a “farra do BRT”. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 06:28h
Feira de Santana

Problemas dos distritos são alvo de denúncias de vereadores

 

Os problemas enfrentados pelos distritos de Feira de Santana, em especial no que tange às estradas, foram abordados por diversos vereadores, na Câmara Municipal, nesta terça-feira (24).

O vereador Galeguinho (PSB-foto ilustração) citou que em visita ao distrito de Bonfim de Feira ouviu as demandas da comunidade, principalmente com relação às estradas. “Clamo ao Poder Executivo que olhe com mais carinho para os nossos distritos, pois são pessoas que vivem em bastante vulnerabilidade”, pontuou. Avaliando o abandono de parques e equipamentos públicos nos distritos, o vereador Pedro Cícero (Cidadania) lamentou. “É dinheiro público, dinheiro nosso jogado sobre os matos”, ressaltou.

Defesa

Em defesa do Município, o vereador e líder do Governo, Lulinha (DEM) destacou o esforço da Superintendência de Manutenção, mas pontuou que as chuvas têm prejudicado o trabalho de melhoria das estradas. (Daniela Oliveira)
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 06:24h
Feira de Santana

Câmara Municipal: Projetos da oposição aprovados por unanimidade nas duas votações

 

Dois projetos dos vereadores de oposição Jhonatas Monteiro (PSOL-foto) e Silvio Dias (PT) foram aprovados, nas duas votações, por unanimidade dos presentes. O primeiro estabelece diretrizes para a oferta de vagas em creches públicas municipais e conveniadas e o segundo assegura a prioridade de acesso à Educação Infantil a crianças de zero a cinco anos de idade, com deficiência. A segunda votação, de ambos os projetos, foi realizada nesta terça-feira (24). Destacando a importância da matéria para a população e dizendo esperar que o prefeito Colbert Martins sancione o projeto, que é um ganho para a população feirense, Jhonatas Monteiro agradeceu aos colegas pela aprovação unânime. “A creche contribui também para que sua vida escolar seja mais longa, para que haja maior possibilidade de sucesso nesse processo de escolarização. A creche tem papel fundamental”, pontuou Jhonatas. Já Silvio Dias salientou o quanto é importante que crianças portadoras de necessidades especiais tenham prioridade na matrícula na educação infantil. (Daniela Oliveira)
     

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 06:18h
Feira de Santana

Câmara realiza sessão especial sobre a Guarda Municipal nesta quarta-feira

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizará, nesta quarta-feira (25), uma sessão especial para debater a situação da Guarda Municipal. A categoria, que já fez uso da tribuna livre destacando a desvalorização dos guardas e a má remuneração, deverá expor suas demandas. A sessão está sendo organizada por uma comissão criada com este intuito, composta por cinco vereadores e presidida pelo vereador Pedro Américo (DEM). (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 06:00h
Benefício Social

Auxílio emergencial é pago para mais de 2 milhões nesta quarta

 

A Caixa Econômica Federal deposita nesta quarta-feira (25) a quinta parcela do auxílio emergencial para os nascidos em junho. Cerca de 2,4 milhões de trabalhadores informais inscritos pelo CadÚnico ou aplicativo da Caixa serão beneficiados, num total aproximado de R$ 497 milhões. O saque para esse grupo será liberado em 10 de setembro. (Foto ilustração)

O calendário de depósitos vai até 31 de agosto, para os nascidos em dezembro. Após todos receberem o crédito em conta, começará o calendário de saque, em 1º de setembro.

O dinheiro depositado na conta poupança digital pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas essenciais, boletos e realização de compras. Além disso, os beneficiários podem fazer transferências instantâneas entre bancos via Pix (exceto para contas de mesma titularidade).

Bolsa Família

Para os integrantes do Bolsa Família, o pagamento da quinta parcela ocorre dentro do calendário normal do programa. Nesta quarta-feira, recebem os beneficiários com NIS final 6. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 05:55h
Feira de Santana

Vacinação continua para nascidos até agosto de 2003 nesta quarta-feira (25)

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu mais 12 mil doses de vacinas contra a Covid-19, na noite desta terça-feira, 24. (Foto ilustração)

Sendo assim, a SMS dará a continuidade à vacinação da primeira dose para nascidos ate 31 de agosto de 2003, hoje (25). A imunização será realizada na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), das 8h às 17h e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h.

Gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto) e nascidos antes de 2003, que ainda não foram vacinados, também estão incluídos na vacinação.

É obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

Nos casos em que a residência está no nome do cônjuge ou ex-cônjuge, é necessário apresentar a certidão de casamento ou divórcio. No local da vacinação, equipes de triagem fazem a consulta do cartão SUS para confirmar a lotação em Feira de Santana.

Para puérperas e gestantes também é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefícios.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 05:50h
Setor do Petróleo

Preços do petróleo sobem 3% após parada de produção em plataforma da Pemex

 

Os preços do petróleo subiram 3% nesta terça-feira, depois que o México sofreu uma grande paralisação de produção devido a um incêndio em plataforma de petróleo e também após aprovação regulatória dos EUA sobre vacinas para Covid-19 . (Foto ilustração)

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 2,30 dólares, ou 3,4%, em 71,05 dólares o barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) subiu 1,90 dólar, ou 2,9%, para fechar a 67,54 dólares.

O petróleo avançou mais de 8% na semana, se recuperando após o recuo de 7,6% da semana passada, na pior queda semanal dos futuros do petróleo em nove meses.

Os investidores ficaram mais otimistas sobre a luta contínua contra o vírus após a Food and Drug Administration dos EUA emitir na segunda-feira a aprovação total para a vacina de duas doses da Pfizer/BioNTech, sendo que havia autorização para uso emergencial em dezembro do ano passado.

Analistas disseram que o aparente sucesso da China na luta contra a variante Delta do coronavírus também impulsionou o sentimento de demanda, sem casos de infecções transmitidas localmente nos últimos dados.

"As preocupações de que não veremos um 'shutdown' mundial devido à variante Delta estão diminuindo", disse Gary Cunning...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 05:45h
Poder Judiciário

CNJ aprova regra para registro de crianças com sexo ignorado

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou uma norma para permitir que crianças sejam registradas na condição de sexo ignorado. A medida vale para casos de nascimentos com a chamada anomalia de diferenciação de sexo, uma malformação na genitália, ocasionando dificuldade na diferenciação entre o sexo masculino e feminino. As regras estão previstas no Provimento 122/2021 e passarão a valer em 12 de setembro. (Foto ilustração)

O registro com sexo ignorado deverá ser feito na Declaração de Nascido Vivo (DNV), que será emitida pelo sistema de saúde após o nascimento. Segundo o CNJ, a família poderá optar por um nome neutro para a criança. Posteriormente, alterações de nomes e designação de sexo poderão ser feitas pelos pais.

Antes do provimento do conselho, os cartórios de registro civil não poderiam emitir certidões de nascimento sem a definição de sexo. Nesses casos, era necessário entrar com uma ação judicial. Dessa forma, até a resolução do processo, a criança ficava sem documentação, impedindo acesso a vários serviços públicos e privados, como matrícula em escolas e plano de saúde. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 05:40h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em alta de mais de 2% com exterior positivo

 

O Ibovespa fechou em alta nesta terça-feira, puxado pelo desempenho positivo de mercados no exterior, particularmente de commodities como o minério de ferro, além de declarações buscando amenizar preocupações com o cenário fiscal no país. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 2,23%, a 120.096,03 pontos, maior alta desde fevereiro, de acordo com dados preliminares. O volume financeiro no pregão somava 27,3 bilhões de reais. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 05:35h
Moeda norte-americana

Dólar tem maior queda desde março fecha a R$ 5,2613 e real é destaque no mundo com alívio interno

 

O dólar fechou em firme queda nesta terça-feira, a mais intensa desde março e que levou a cotação ao menor valor em 11 dias, com o real liderando os ganhos nos mercados globais de câmbio em meio a um alívio em temores fiscais domésticos. (Foto ilustração)

O segundo dia seguido de rali nas commodities deu sua contribuição para a queda do dólar por aqui --e também no mundo--, além do pregão de otimismo nas bolsas de Nova York, mas foram comentários do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que soaram como música para o mercado.

Em evento da XP voltado para investidores, Lira descartou que o Congresso vá aprovar medidas que vão contra a responsabilidade fiscal ou calote no caso dos precatórios, para cujo problema ele garantiu que haverá solução dentro do teto de gastos. O presidente da Câmara também assegurou que nunca ouviu da equipe econômica qualquer proposta para retirada do pagamento dos precatórios do teto --instrumento que limita aumento das despesas públicas.

Nesta terça-feira, o dólar à vista caiu 2,25%, a 5,2613 reais na venda. A desvalorização é a mais forte desde 10 de março (-2,39%). O preço da moeda é o menor desde o último dia 13 (5,2461 reais).

Ao longo do pregão, o dólar variou de 5,3797 reais (-0,05%) a 5,2478 reais (-2,50%). (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 05:30h
Moeda norte-americana

Covid-19: Brasil registra 894 mortes e 30.872 novos casos em 24h

 

Nesta teça-feira (24), o Brasil registrou 894 mortes por covid-19 e 30.872 novos casos diagnosticados, de acordo com os dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). (Foto ilustração)

Com o balanço de hoje, o país contabiliza 575.742 óbitos e 20.614.866 pessoas que já foram diagnosticadas com a doença. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná são os estados com o maior número de óbitos, respectivamente.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 19 milhões de pessoas já se recuperaram da covid-19 no país.

Segundo o Conass, a taxa de letalidade do coronavírus no Brasil é de 2,8% e a taxa de mortalidade por cada 100 mil habitantes é de 274. A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 735, e a média móvel de novos casos é de 28.383, ambas com tendência de queda. (Lucas Pimentel)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 05:25h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 844 novos casos de Covid-19 e mais 20 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 844 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,07%) e 883 recuperados (+0,07%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (24) também registra 20 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.215.884 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.186.362 já são considerados recuperados, 3.215 encontram-se ativos e 26.307 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.485.639 casos descartados e 231.464 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 51.756 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Com 8.315.769 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 75% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informaç&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.08.2021 05:20h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra16 casos e 01 óbito; total de mortes chega a 973 nesta terça-feira (24)

 

Feira de Santana registrou apenas 16 casos positivos da Covid-19 nesta terça-feira (24). Enquanto isso, mais 67 exames foram negativos. O município atingiu a marca de 45.481 curados da doença, índice que representa 91,8% dos casos confirmados. (Foto ilustração)

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 20 e 22 de agosto que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 37 pacientes internados no município. O informativo também confirma mais uma morte, ocorrida em 21 de agosto. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou que o sistema utilizado para o acompanhamento dos pacientes infectados pela Covid-19, em Feira de Santana, não está contabilizando a quantidade correta de pacientes recuperados, ocasionando acúmulo no quantitativo de pacientes em isolamento e ativos.

Até a solução e atualização do sistema, a divulgação dos casos ativos será acompanhada pelos dados da Secretaria do Estado da Bahia (Sesab).  

NÚMEROS DESTA TERÇA-FEIRA 24 de agosto de 2021  

Casos confirmados no dia: 16

Pacientes r...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2021 17:35h
Câmara Federal

CCJ: Juiz terá que consultar cadastros estaduais e nacional em qualquer procedimento de adoção

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga os juízes, antes de adotar qualquer procedimento de adoção, a consultar os cadastros estaduais e nacional de crianças e adolescentes em condições de serem adotados e de pessoas ou casais habilitados à adoção — exceto no caso de crianças e adolescentes indígenas ou quilombolas.

O texto aprovado foi o substitutivo da deputada Margarete Coelho (PP-PI-Foto) ao Projeto de Lei 5547/13, da deputada Flávia Morais (PDT-GO).

Com relação ao texto original, a deputada retirou a determinação de que os jovens fossem inscritos nos cadastros nacional e estaduais em até 48 horas. Também previu a ressalva quanto à adoção de crianças ou adolescentes indígenas ou quilombolas, que, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), devem ser colocados prioritariamente no seio de sua comunidade ou junto a membros da mesma etnia.

O ECA já prevê a inscrição de crianças e pais nos cadastros estaduais e nacional, mas não obriga o Judiciário a consultar o sistema antes do processo de adoção.

Segundo Margarete Coelho, “é louvável a previsão de que o magistrado deverá consultar, obrigatoriamente, os cadastros estaduais e nacional de adoção, com o que poderão ser evitado...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2021 17:14h
Feira de Santana

Proximidade com Salvador dificulta consolidação de voos no aeroporto de Feira, diz Rui Costa

 

O governador Rui Costa justificou na manhã desta terça-feira (24) o porquê do aeroporto de Feira de Santana não estar conseguindo ‘decolar’. Ele disse em entrevista ao Acorda Cidade que a proximidade com o aeroporto de Salvador tem dificultado a consolidação de voos no município. (Foto ilustração:  Aeroporto de Feira de Santana/Acorda Cidade)

“O presidente de uma companhia aérea me disse que mesmo em São Paulo, que é o maior mercado consumidor do Brasil, não é fácil viabilizar aeroporto regional quando se tem outro muito próximo, um grande aeroporto com voos consolidados e quantidade maior de voos. Quem está a mais ou menos 150 quilômetros de outro aeroporto é difícil consolidar um novo destino. Porque as pessoas a essa distância comparam os dias e horários e a tendência é que as pessoas continuem buscando sua comodidade e por isso não é fácil arrancar com um voo de passageiros quando se está próximo de outro aeroporto”, justificou.

De acordo com ele, além da dificuldade em manter voos diários do entreposto, a pandemia aprofundou a crise das companhias aéreas em todo o Brasil.

“Houve um agravante nesse período, que foi a pandemia, que desmoronou todo o sistema de aviação no Brasil e em Salvador durante esse período tivemos o cancelamento de dezenas de voos para o Brasil inteiro. No mundo inteiro se cortou voos, vário...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2021 16:25h
Política

Sobre evento teste, Rui avalia "não ser momento para festa"

 
Foto A Tarde

O governador Rui Costa (PT) afirmou durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, 24, estar preocupado com o movimento de retorno as festas e aglomerações no estado, mesmo com a queda dos índices da Covid-19 na Bahia.

Questionado sobre o evento-teste da prefeitura, que irá ocorrer na próxima sexta-feira, 27, o petista afirmou não se tratar do momento ideal para o retorno dos eventos e pontuou que o estado não tem participação direta na realização do mesmo.

"O evento-teste está sendo realizado pelo município de Salvador, poderá ser realizado por outro município, não tem participação direta do Estado e não quero comentar ou avaliar, isso cabe a cada município. Acho que a gente tem que ter uma mensagem clara à população que não é hora de retomar festas", pontuou o governador, que falou sobre o panorama da vacinação no Brasil em comparação com o observado em outros países.

"O Brasil só tem, me parece, em torno de 27% da população com a segunda dose. Israel tem mais de 80% com segunda dose e está enfrentando explosão de casos de Covid em função da nova variante. França, com mais de 50%, está enfrentando explosão de Covid. EUA também. Rio e Brasília também. Acho que é prematuro falar de festas, aglomerações e criar qualquer sinal trocado, por mais que nossos números estejam cai...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2021 15:53h
Internacional

Espanha acaba com quarentena obrigatória e passa a aceitar brasileiros

 
Foto Reprodução

As regras para entrar na Espanha mudaram a partir desta terça-feira (24). Os brasileiros que viajarem para lá não precisarão mais passar por uma quarentena obrigatória e é permitida a entrada no país de pessoas vacinadas com qualquer uma das vacinas que são ministradas no Brasil —inclusive a CoronaVac.

O viajante precisa ter sido vacinado há pelo menos 14 dias, e precisará mostrar um certificado de vacinação.

Quem foi infectado pelo coronavírus poderá apresentar um certificado de recuperação com tradução em espanhol, ou inglês, francês ou alemão, que mostre que já se passaram 11 dias do último teste de resultado positivo.

Espanhóis ou cidadãos da União Europeia ou pessoas que moram no bloco não precisam provar que foram vacinados, assim como cônjuges de espanhóis.

Quem chegar à Espanha para ir a outro país poderá permanecer na área internacional do aeroporto. Os viajantes que forem seguir para algum outro país do Espaço Schengen (um grupo de 26 países europeus) só podem seguir viajem se estiverem vacinados.

Ao chegar ao aeroporto espanhol, os viajantes precisam passar por exames como o de temperatura e, eventualmente, um teste de antígenos. As autoridades da Espanha podem negar a entrada por motivos sanitários.

Antes mesmo de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2021 15:24h
Sul da Bahia

Itabuna: Associação Comercial comemora retomada do crescimento no comércio

 
Foto Reprodução

O comércio de Itabuna tem dado sinais de retomada do crescimento no primeiro semestre de 2021. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, foi registrado um crescimento de 26,5 % no número de consultas feitas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) no mês de junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2019, quando o comércio estava funcionando.

De acordo com o presidente da CDL, Carlos Leahy, o crescimento mensal de 3,5% a 4 % neste primeiro semestre tem representado muito em relação ao período em que o comércio ficou totalmente fechado, no ano passado. O aumento maior nas vendas foi observado no mês junino, que teve a seu favor a campanha de São João e a decoração temática com a “Vila Junina” na praça Olinto Leone.

“A decoração contribuiu muito para esse crescimento nas vendas durante o mês de junho. Nós conseguimos colocar a decoração 12 dias antes da data do São João, o que atraiu a atenção de consumidores de Itabuna e a região para comprar no comércio da nossa cidade” revelou Leahy.

A expectativa para o segundo semestre, de acordo com o presidente da ACI, Mauro Ribeiro, é de ser melhor que o primeiro, com o apoio das campanhas promocionais, a exemplo da Semana do Brasil e a decoração de final de ano, realizado pela prefeitura de Itabuna, em parceria com as entidades empresariais de Itabuna e a Federaçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2021 14:49h
Tribunal de Contas dos Municípios

Auditoria indica falhas no controle de medicamentos em Candeias

 
Foto Reprodução

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios julgaram procedentes as conclusões da auditoria realizada no município de Candeias, que identificou falta de planejamento, irregularidades e inconsistências nos processos de compra, armazenamento e distribuição de medicamento por parte da prefeitura, no exercício de 2019. O relatório da auditoria foi analisado e julgado na sessão desta terça-feira (24/08), realizada por meio eletrônico.

O conselheiro José Alfredo Rocha Dias, relator do processo, imputou à secretária municipal de saúde, Soraia Matos Cabral, multa no valor de R$5 mil. E advertiu o prefeito Pitágoras Alves da Silva Ibiapina quanto a sua responsabilidade, em função do cargo que exerce, de fiscalizar o cumprimento adequado e eficaz das delegações a secretários municipais, de sua livre escolha e nomeação.

A auditoria temática na área da Saúde foi realizada pelo TCM em 17 municípios baianos – selecionados com base na matriz de risco elaborada a partir de informações dos bancos de dados do próprio tribunal – para averiguar os gastos com a compra de medicamentos que são distribuídos com a população, as condições de armazenamento, validade e instalações físicas das farmácias e dos equipamentos indispensáveis à conservação dos remédios.

Os auditores do TCM constataram que, no período ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2021 14:27h
Economia

Ipea revisa projeção de inflação no ano para 7,1%

 
Foto José Cruz

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) alterou a projeção para a inflação deste ano. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi revisto de 5,9% para 7,1%. Parte da explicação para a mudança é a expectativa de reajustes mais acentuados para a gasolina e a energia elétrica, que remete a uma elevação da projeção de preços monitorados de 9,5% para 11%. Outra pressão vem dos preços dos alimentos no mercado internacional, que devem fechar o ano acima do esperado anteriormente, em particular as proteínas animais. Esse movimento eleva a projeção da inflação dos alimentos de 5% para 6,9%.

Os dados estão na Nota de Conjuntura sobre Inflação com informações até julho e a projeção para 2021, divulgada hoje (24).

“Boa parte dessa revisão grande que a gente fez de IPCA é por conta do que já aconteceu. De fato, o IPCA recente surpreendeu negativamente. Quando a gente fez a última previsão lá atrás, não se esperava reajuste na bandeira. A gente já estava em bandeira nível 2, mas não esperava ter esse reajuste na tarifa e as commodities que continuaram crescendo ao longo dos meses, então, boa parte dessa revisão que a gente fez no IPCA já está muito contratado do que aconteceu”, explicou a autora do estudo e pesquisadora do Grupo de Conjuntura do Ipea, Maria Andréia Lameiras, em entrevista à Agência Bra...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2021 12:00h
Operação "Thémis"

MP e Gaeco cumpre mandado de busca e apreensão em Vitória da Conquista

 

Uma operação com o objetivo de apurar a autoria do crime de ameaça de morte contra um(a) Juiz(a) de Direito de uma das Varas da Comarca de Vitória da Conquista foi realizada hoje, dia 24, pelo Ministério Público estadual, por meio dos Promotores de Justiça de Vitória da Conquista , em atuação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), contando ainda com o apoio do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber). A operação apreendeu tablets, celulares e comprovantes de transações bancárias. (Foto ilustração: Fórum de Vitória da Conquista)

Denominada de “Thémis”, a operação cumpre, em Vitória da Conquista, um mandado de busca e apreensão na residência do principal alvo das investigações, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca do município. São apurados, nesta investigação ministerial, além do crime de ameaça, o cometimento dos delitos de denunciação caluniosa e fraude processual. O alvo da operação, principal suspeito do cometimento dos crimes sob investigação, foi identificado após um esforço investigativo, através de diligências de campo e, ainda, através de medidas judiciais e administrativas na seara cibernética.

Segundo as investigações, as ameaças foram dirigidas a um(a) magistrado(a) por me...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2021 11:34h
Feira de Santana

Feira de Santana: Pedido de CPI do transporte coletivo é aceito e membros serão nomeados nesta quarta

 
Foto Reprodução

O requerimento da oposição que solicita a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o transporte coletivo de Feira de Santana obteve oito assinaturas (o mínimo era de um terço, ou seja, sete assinaturas), e deverá prosseguir. Diante da urgência do assunto, o vereador Silvio Dias (PT) pediu que sejam nomeados os membros da CPI o quanto antes, o que foi acatado pelo presidente do Legislativo, Fernando Torres (PSD) que informou que nesta quarta-feira (25) serão nomeados os integrantes da CPI.

Assinaram o pedido de a abertura de CPI além dos três vereadores de oposição que deram entrada no requerimento (Jhonatas Monteiro (PSOL), Professor Ivamberg (PT) e Silvio Dias (PT)), os vereadores Emerson Minho (DC), Eremita Mota (PSDB), Fernando Torres (PSD), Luiz da Feira (Pros) e Paulão do Caldeirão (PSC).  (Daniela Oliveira- Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2021 11:15h
Ajuda humanitária

Vaticano: Papa envia recursos financeiros ao Haiti, Bangladesh e Vietnã

 

O papa Francisco enviou mais de 350 mil euros em fundos de caridade à sua disposição pessoal como ajuda emergencial para o Haiti, Bangladesh e Vietnã, informou o Vaticano nesta terça-feira (24). (Foto ilustração)

O comunicado diz que 200 mil euros foram destinados ao Haiti, para ajudar na recuperação de danos do terremoto de 14 de agosto que matou mais de 2 mil pessoas.

Cerca de US$ 70 mil foram enviados a Bangladesh para continuar a recuperação dos estragos causados pelo Ciclone Yaas, que deixou dezenas de milhares de desabrigados em maio. Cerca de 100 mil euros seguiram para o Vietnã, onde o abastecimento de alimentos foi prejudicado pela pandemia de covid-19.

O Vaticano afirmou que as quantias são contribuições iniciais e serão administradas por meio de suas embaixadas nos países.

Grande parte do dinheiro de caridade à disposição do papa vem de Peter's Pence, um fundo para o qual os católicos podem contribuir para causas gerais ou específicas.

O fundo subiu para 50 milhões de euros em 2020, de acordo com demonstração financeira consolidada divulgada no mês passado. (Por Philip Pullella - Repórter da Reuters - Cidade do Vaticano)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia