Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 10:10h
Santa Catarina

Irmãos que recusaram vacina morrem de Covid -19

 

Três irmãos que recusaram a vacina contra Covid -19 morreram em um intervalo de oito dias este mês, em São João do Sul, Santa Catarina. Valdir, Deneci e Denilde Carboni Pedro não resistiram aos sintomas do vírus. A prefeitura confirmou que eles não aceitaram a imunização. Os três irmãos, inclusive, foram procurados diversas vezes por equipes de saúde, mas recusaram a vacina em todas. (Correio)
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 10:08h
Feira de Santana

CPI da saúde deve definir membros na próxima semana

 

Está previsto para semana que vem a constituição da CPI da Saúde na Câmara Municipal de Feira de Santana. Quem anunciou foi o presidente do legislativo Fernando Tores (PSD). O processo de escolha deve ser por sorteio. (Foto: Câmara Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 09:44h
Feira de Santana

ACEFS lamenta falecimento de Gercino Alves da Silva

 

Com muito pesar, a Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), por meio do presidente Genildo Melo, informa o falecimento de Gercino Alves da Silva, aos 82 anos, ocorrido nesta sexta-feira (24). Durante mais de três décadas, o feirense de nascimento e de alma teve dedicação exclusiva ao associativismo, atuando na ACEFS e na Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (FACEB). Aos familiares e amigos, a entidade presta solidariedade neste momento de dor.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 09:39h
Pandemia

Ipecaetá: Município há 23 dias sem casos de Covid-19

 

O município de Ipecaetá, cidade distante 53 quilômetros de Feira de Santana, está há 23 dias sem casos de Covid-19. Na Secretaria de Saúde do Munícipio o clima é de otimismo contra esse vírus. Durante a pandemia houve 13 óbitos e 487 casos confirmados de Covid-19.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 09:36h
Feira de Santana

Edvaldo Lima diz que Colbert Martins está isolado no partido

 

Citando matérias publicadas em veículos de comunicação, o vereador Edvaldo Lima (MDB-foto ilustração) afirmou que o prefeito Colbert Martins (MDB) está isolado dentro do partido e que é desconhecido até mesmo de outros nomes da sigla, a nível estadual. “Eu estou totalmente envergonhado com o Poder Executivo eleito nessa cidade, que não governa e transferiu sua responsabilidade para outro administrar. Veja bem o que está acontecendo a nível estadual e nacional, Geraldo Júnior, presidente da Câmara de Salvador, nem sabia da existência de Colbert no partido”, afirmou. Edvaldo Lima disse ainda que o prefeito não tem liderança e anunciou que será encaminhado um ofício à diretoria estadual para que tome providências. “O partido MDB é um partido grande e não pode ter parasita à frente do governo”, pontuou.

A vereadora Lu de Ronny (MDB) também comentou sobre o assunto. “Fui eleita pelo MDB, eu sinto realmente essa falta do acolhimento por parte do partido, mesmo porque quando fomos chamados para ir ao MDB, ao invés de receber orientações, fomos chamados para ser pisoteados e humilhados”, lamentou. (Daniela Oliveira)


      

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 09:32h
Feira de Santana

Dia Internacional da Língua de Sinais é lembrado por Professor Ivamberg

 

Levantando uma reflexão se de fato Feira de Santana é uma cidade acessível, especialmente no que diz respeito à língua de sinais, o vereador Professor Ivamberg (PT) chamou a atenção para o Dia Internacional da Língua de Sinais, comemorado em 23 de setembro. Só em Feira de Santana a estimativa é que 30 mil pessoas tenham alguma deficiência auditiva. “Precisamos fazer uma reflexão acerca disso”, disse, ao anunciar uma live em sua página no Facebook com o tema “Todos têm o direito se comunicar”. (Daniela Oliveira)

    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 09:30h
Feira de Santana

Jhonatas Monteiro destaca situação da Lagoa Chico Maia

 

A situação dos moradores do entorno da Lagoa Chico Maia foi destaque na fala do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL-foto ilustração), em discurso nesta quinta-feira (23), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. “Conheço a área de perto porque acompanho de os desdobramentos de uma ação violenta de demolição de 40 moradias, sob alegação de risco à preservação ambiental, desconsiderando outros direitos da comunidade”, pontuou. De acordo com Jhonatas, desde a demolição, os moradores continuam sofrendo os transtornos que passam comunidades periféricas. “De lá para cá a comunidade resistiu e se refez hoje é uma área urbana consolidada, mas completamente precária, onde para ter o mínimo como calçamento e esgotamento, tem que penar ano após ano”, salientou o vereador. (Daniela Oliveira)

    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 09:27h
Feira de Santana

Paulão pede revogação de lei que dá direito ao passe livre a pessoas com 65 anos

 

Avaliando o projeto como criminoso, o vereador Paulão do Caldeirão (PSC) informou que só em Feira de Santana a idade que é o idoso tem direito ao passe livre no transporte coletivo a partir de 65 anos, enquanto no restante das cidades a idade é 60 anos. “O ex-vereador Humberto Cedraz apresentou um projeto que tirou o direito das pessoas”, afirmou. Os vereadores Galeguinho (PSB) e Eremita Mota (PSDB) endossaram a necessidade de mudar a lei, uma vez que idosos precisam muito do passe livre, inclusive para tratamento médico. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 08:36h
Eleições 2022

Fusão do PSL e DEM fortalece ACM Neto na Bahia para governador

 

A fusão do PSL com o DEM não tem como não refletir na Bahia. Primeiro porque o presidente nacional do DEM é da Bahia, ACM Neto (foto ilustração), que é candidato a governador. E claro, fortalece seu projeto com tempo de rádio e TV, dinheiro do Fundo Partidário e ampliação das alianças. Era tudo que ACM Neto queria. Dar capilaridade ao seu projeto para 2022.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 08:28h
Eleições proporcionais

Candidatos a deputado já podem entrar em campo para 2022

 

Quem esperava a definição das regras eleitorais para as eleições de 2022, já pode colocar sapato e pegar a estrada. É que a lei eleitoral pouco mudou e as coligações nas proporcionais não passou. Agora é definir o partido e buscar o voto.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 08:24h
Brasil

Bruno Dantas: Bolsa Família é 12 vezes mais eficiente para classes de menor renda

 

Relatório do ministro Bruno Dantas (TCU/foto ilustração) revelou que o benefício de um investimento no Bolsa Família é até 12 vezes mais eficiente para classes de menor renda, comparado ao efeito da desoneração da cesta básica. (Cláudio Humberto)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 08:21h
Dia do Radialista

São mais de 3 bilhões de ouvintes de rádio no mundo

 

No Dia do Radialista, 21 de setembro, um registro importante. Segundo o site especializado Statista, há mais de 3 bilhões de ouvintes de rádio em todo o mundo. 100 milhões a mais que 2017.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 08:16h
Salvar Vidas

Semana do Trânsito: "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas"

 

A Semana Nacional de Trânsito, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres para uma boa convivência.

O tema da Campanha Educativa para este ano é a seguinte: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Considerando que os acidentes de trânsito constituem uma das maiores causas de mortes do mundo, a realização da Semana Nacional do Trânsito, visa salvar vidas por meio de ações voltadas para a educação. É necessário, por isso, propor debates e reflexões sobre a responsabilidade de cada um dos atores do trânsito.

Quem aprendeu boas maneiras na família e na escola, quem foi educado a respeitar os direitos dos outros, será sempre um motorista educado e disciplinado. Na responsabilidade e na obediência às leis é que reside o segredo do bom usuário de estradas. Nossa vida e a vida dos outros exigem que o trânsito seja assumido com responsabilidade. (Dom Itamar Vian, Arcebispo Emérito)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 08:13h
Gourmetizou

PTC vai passar a se chamar AGIR em 2022

 

O PTC vai passar a se chamar AGIR. Nada demais, o estatuto é o mesmo. É mais um partido que entra na gourmetização dos nomes das siglas. Antigo PRN, foi por onde se elegeu o alagoano Fernando Collor de Melo a presidente da República em 1989.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 08:09h
Rua Marechal Deodoro

Feira de Santana: Há ou não ruído entre o Executivo e ambulantes?

 

Apesar do Governo Municipal não se pronunciar publicamente sobre a remoção de ambulantes da rua Marechal Deodoro, em Feira de Santana, é visível que há ruído na condução desse processo. Ao que parece tem gente fazendo política e tudo poderá ser perdido no diálogo entre o Executivo e os ambulantes.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 08:00h
Mercado de Trabalho

CNC: comércio terá a melhor contratação de temporários desde 2013

 

O comércio varejista terá a melhor contratação de trabalhadores temporários para o Natal desde 2013, de acordo com a previsão divulgada ontem (24) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). (Foto ilustração)

Segundo o economista sênior da CNC, Fabio Bentes, as contratações no comércio vinham crescendo desde o final de 2016, lentamente, embora sem alcançar o ritmo observado em 2013 (115,5 mil), até que veio a pandemia no ano passado e as contratações despencaram de 91,6 mil trabalhadores, em 2019, para 68,3 mil, em 2020. Esse foi o menor número desde 2015 (67,4 mil).

Para 2021, a expectativa é de mais de 94,2 mil vagas para atender o movimento sazonal de fim de ano. Fabio Bentes disse à Agência Brasil que caso a previsão seja confirmada, essa será a maior contratação de temporários desde 2013. A previsão é de que as vendas deverão crescer 3,8% no Natal.

O economista explicou que apesar do cenário de inflação elevada e juros mais altos, o que está fazendo com que as vendas e, em consequência, as contratações, evoluam, é o aumento da circulação dos consumidores, além do comércio eletrônico que tem registrado aumento de vendas de dois dígitos.

“Desde o final da segunda onda da pandemia, o que se tem observado é...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 07:30h
Associativismo de luto

Nota de Pesar: FACEB lamenta o falecimento do Diretor Financeiro, Gercino Alves da Silva

 

É com profundo pesar que a Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (FACEB) informa e lamenta o falecimento do Diretor Financeiro, Gercino Alves da Silva, aos 82 anos, na manhã desta sexta-feira, 24 de setembro de 2021.

Natural de Feira de Santana, Gercino Alves da Silva, dedicou 35 anos ao associativismo na Bahia, servindo na Associação Comercial de Feira de Santana e parte desse período como Diretor Financeiro da FACEB.

Aos familiares e amigos de Gercino Alves da Silva, a FACEB manifesta a sua solidariedade. (Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 07:15h
"Sem luz no fim do túnel"

Conta de luz para famílias de baixa renda segue com bandeira vermelha 2 em outubro

 

Reflexo da crise que afeta os reservatórios das usinas hidrelétricas no Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (24/9), que a conta de luz das famílias de baixa renda — incluídas na Tarifa Social — continuará com a bandeira vermelha 2. (Foto ilustração)

Com isso, a cobrança adicional na conta de luz é de R$ 9,49 a cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos.

Diferentemente dos outros consumidores, os de tarifa social são isentos de pagar a bandeira escassez hídrica, que entrou em vigor para os demais em setembro e deve permanecer até 30 de abril de 2022. (metropolis)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 07:01h
Pesquisa Datafolha

Oito em cada dez brasileiros acreditam que pandemia está quase ou totalmente controlada

 

A maioria dos brasileiros acredita que a pandemia da Covid-19 está quase ou totalmente controlada no País. (Foto ilustração)

O dado é de uma pesquisa do Datafolha e mostra que 71% dos entrevistados acreditam que o coronavírus está quase controlado em parte, enquanto 9% afirmam que a pandemia passou totalmente.

Somados os dois grupos, temos 80% dos brasileiros avaliam que a situação está controlada total ou parcialmente, aumento de 22 pontos porcentuais em relação ao levantamento de julho.

Apesar disso, 91% dos brasileiros afirmam que a máscara deve continuar obrigatória até que a pandemia esteja totalmente controlada.

Ainda segundo o Datafolha, 20% dos entrevistados acreditam que a situação ainda está fora de controle, índice que estava em 41% há três meses. (band) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 06:50h
Imunizante Oxford/AstraZeneca

Bahia recebe mais de 65 mil doses de vacinas contra Covid-19

 

A Bahia recebeu, no final da tarde desta sexta-feira (24), mais 65.750 doses da vacina Oxford/AstraZeneca, contra a Covid-19. (Foto ilustração)

Além da remessa que chegou nesta sexta, o estado ainda aguarda o recebimento de um novo lote, com 312.840 doses do imunizante da Pfizer. O desembarque no Aeroporto Internacional de Salvador está previsto para às 9h35 deste sábado (25). (Trbn)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 06:40h
Eleições 2022

Moro avalia Presidência, mas tem entraves pessoais

 

O vice-líder do Podemos no Senado, Oriovisto Guimarães, diz que Sergio Moro (foto ilustração) revelou que não são só questões políticas que ele está levando em conta para decidir se será ou não candidato, mas, principalmente, questões pessoais.

“São vários problemas que ele tem que resolver. Ele tem que resolver problemas com a família dele, ele é um homem que depende do salário dele para sobreviver, ele não é um homem que tenha muitos recursos, tá bem de vida, tem um bom salário, mas depende desse salário, teria que fazer um acerto com o empregador dele. Não é uma decisão fácil para ele”, afirma.

Guimarães também diz que Sergio Moro tem como foco uma possível candidatura à Presidência, e nega que ele tenha interesse em concorrer a outras vagas. “Nunca tive nenhuma conversa em que ele manifestasse esse desejo. Nem ao Governo do Estado do Paraná, nem senador. Eu vejo muita especulação sobre isso”, destaca.

O senador, que é um dos principais entusiastas da candidatura de Moro na legenda, reforça que o ex-juiz ainda não decidiu se será ou não candidato. “Ele nunca disse sim, ele nunca confirmou a candidatura, mas ele também nunca disse não, ele nunca disse ‘não serei’. Enquanto ele não disser ‘não serei’, nós continuaremos”. (Marc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 06:30h
Saúde Pública

Ministério da Saúde pede à Economia reforço na verba para santas casas

 

O Ministério da Saúde pediu à equipe econômica reforço na verba para as santas casas e para os hospitais filantrópicos no Orçamento deste ano. O dinheiro poderia vir de créditos extraordinários, fora do teto de gastos, nos meses finais de 2021. (Foto ilustração: Hospital D. Pedro de Alcântara, mantido pela Santa Casa de Feira de Santana)

O tema foi objeto de reunião ontem (24) à tarde entre o ministro substituto da Saúde, Rodrigo Cruz, com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo Cruz, o reforço é necessário porque o custo de insumos hospitalares aumentou 12% recentemente com a alta do dólar e da inflação.

Segundo Cruz, uma possibilidade seria a edição de um crédito extraordinário ao Orçamento deste ano. Ele, no entanto, disse que o encontro terminou sem conclusões e que outras opções estão em análise.

“O Ministério da Economia tem atendido prontamente aos pedidos da Saúde para combater a pandemia”, disse Cruz, ao sair da reunião. Atualmente, as santas casas e os hospitais filantrópicos executam 46% dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em relação ao orçamento da pasta para 2022, Cruz disse que o governo pretende inserir os gastos relacionados à covid-19 na verba corrente da pasta. Em 2020, os gastos com o enfrentamento à pandemia foram registr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 06:10h
Aniversariante do Dia

Jornalista e radialista Florêncio Mattos em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 06:04h
Governo Federal

Caixa lança nova versão do aplicativo Bolsa Família

 

Os beneficiários do Bolsa Família têm à disposição a nova versão do aplicativo do programa. A principal mudança consiste no acesso, que passa a ser realizado com o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e com a senha usada nos aplicativos da Caixa Econômica Federal. (Foto ilustração)

Segundo a Caixa, a nova versão foi baixada mais de 200 mil vezes. O aplicativo pode ser obtido gratuitamente nas lojas App Store (celulares iOS) e Google Play (smartphones Android).

Entre os recursos oferecidos pelo aplicativo estão a consulta de parcelas e o calendário de pagamentos. Os beneficiários que estejam recebendo o auxílio emergencial no lugar do Bolsa Família também podem verificar a situação do benefício.

Todas as informações são relativas aos últimos 12 meses. O aplicativo também permite a consulta a dicas e o esclarecimento de dúvidas por parte do beneficiário.

A senha para acessar o aplicativo Bolsa Família é a mesma usada em outros aplicativos da Caixa, como FGTS, Loterias e Caixa Trabalhador. Os novos usuários podem cadastrar a senha na opção “É novo por aqui? Cadastre-se”.

Caso o usuário esteja cadastrado e tenha esquecido a senha, pode informar o CPF e clicar em “Recuperar senha”. Recursos adicionais são apresentados na opçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 06:00h
Feira de Santana

Covid:19: Hospital de Campanha será desativado no fim do mês

 

O Hospital de Campanha de Feira de Santana vai encerrar as atividades no próximo dia 30, em decorrência da grande redução de internamentos por Covid-19. Nesta sexta-feira, 24, por exemplo, a unidade está com apenas um paciente na UTI e outro na enfermaria. O investimento da Prefeitura Municipal para manter o hospital é de cerca de R$ 3 milhões mensais. (Foto ilustração)

“Até agora, em setembro, a UTI teve uma ocupação máxima de 60% e uma média de 30%. Na enfermaria, a média de ocupação foi de 30%”, explicou o diretor médico do hospital, Francisco Mota.

O Hospital de Campanha de Feira de Santana começou a funcionar no dia 4 de junho de 2020, com 10 leitos de UTI e 50 de enfermaria, mas houve uma variação nesses números em razão de altos e baixos no volume de casos e internações. Logo em julho de 2020 foi ampliado, com a UTI passando para 18 leitos. A unidade chegou em setembro de 2021 com 10 leitos na UTI e 10 na enfermaria.

“É um processo normal, em razão da vacinação e o declínio da pandemia. Em Salvador, o Hospital de Campanha da Fonte Nova já foi desativado. É claro que pacientes que ainda tenham necessidade de internamento não ficarão desassistidos. Vamos torcer para que não ocorra, mas se houver necessidade de retornar o atendimento mais numeroso, podem ter certeza que estaremos prontos para isso”, tranquiliza o prefeito Colbert Mart...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 05:50h
Feira de Santana

Ampliado horário de vacinação contra Covid neste sábado

 

A fim de garantir a vacina a um maior número de pessoas e evitar filas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai ampliar o horário de vacinação contra a Covid, neste sábado, 25, na Unidade Básica de Saúde Caseb I. A imunização vai ocorrer das 7h30 às 12h30. (Foto ilustração)

Serão aplicadas a primeira dose para maiores de 18 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto) e a segunda dose das vacinas Oxford/Astrazeneca e Coronavac para as pessoas que estão no período recomendado.

É obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai, mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

Nos casos em que a residência está no nome do cônjuge ou ex-cônjuge, é necessário apresentar a certidão de casamento ou divórcio. No local da vacinação, equipes de triagem fazem a consulta do cartão SUS para confirmar a lotação em Feira de Santana.

É exigido para as puérperas e gestantes uma prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefícios. Para receber a segunda dose, também é obrigatório levar a caderneta de vacinação, comprovando a aplicação da primeira dose. (Secom) 

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 05:45h
Senado Federal

Pacheco faz cobrança pública para que sabatina de Mendonça ao STF seja pautada "o quanto antes"

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG-Foto), endossou nesta sexta-feira (24) uma cobrança que vem sendo feita por apoiadores do governo federal e fez uma pressão pública para que a sabatina de André Mendonça, indicado por Jair Bolsonaro a uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), seja pautada.

“A sabatina de André Mendonça é tarefa e missão constitucional da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que precisa designar uma data de esforço concentrado para presença física de senadores em Brasília para que possa haver deliberação”, disse Pacheco em visita a São Paulo.

Para ser efetivado ministro do Supremo, Mendonça depende inicialmente do agendamento da sabatina, que depende de Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da CCJ, com quem Pacheco diz estar “se esforçando muito” para que possa “o quanto antes fazer essa sabatina e as outras todas pendentes”. Depois, ele deverá ter sua aprovação votada no Senado. O chefe do Senado ressaltou que, apesar da pandemia da Covid-19, já foram realizadas “muitas sabatinas no primeiro semestre”, incluindo a que reconduziu Augusto Aras ao cargo de procurador-geral da República, também por indicação de Bolsonaro.

Com a demora do agendamento do processo de Mendonça, começaram conversas nos bastidores de que uma indicação do próprio Aras seria mais favorável ao espa&c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 05:40h
Imunizante contra Covid-19

Fiocruz entrega mais de 2 milhões de doses de vacina ao PNI

 

A Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), entregou ontem (24) mais de 2 milhões de doses da vacina covid-19 ao Ministério da Saúde, somando o total de 4,5 milhões de doses entregues nesta semana. Com o novo lote, a fundação alcança aproximadamente 101 milhões de vacinas disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O número foi alcançado em apenas oito meses. (Foto ilustração)

Dois dias antes, a fundação entregou cerca de 1,5 milhão de doses da vacina covid-19 ao Ministério da Saúde. As doses foram liberadas em duas remessas, sendo uma com 50 mil doses para o estado do Rio de Janeiro e as demais para o almoxarifado designado pelo MS, para serem distribuídas aos outros estados.

No início da semana, na segunda-feira (20), a Fiocruz entregou um lote com 937 mil doses de vacina contra a covid-19 produzida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Do total, 50 mil doses ficaram no estado do Rio de Janeiro e as demais seguiram para o Ministério da Saúde (MS), para serem distribuídas às unidades da federação.

Em nota, a fundação informou que “a entrega reforça o PNI e garante a continuidade da vacinação em todo o país. Até o fim deste ano, a Fiocruz prevê entregar ao PNI 6 milhões de doses da vacina contra covid-19 produzidos com Ingrediente ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 05:35h
Câmara Federal

Câmara faz sessão extra de 5 minutos para agilizar votação da PEC dos Precatórios

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL-Foto), marcou uma sessão extra nesta sexta-feira (24) para acelerar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios.

O motivo é o fato da proposta só poder ser analisada na comissão especial depois de 10 sessões plenárias. Com isso, a sessão em questão começou às 10h e durou apenas cinco minutos.

Lira também chegou a comentar que pretende fazer sessões às segundas-feiras.

A PEC dos Precatórios discutida pelos parlamentares pretende parcelar uma dívida de cerca de R$ 89 bilhões do governo. O Palácio do Planto calcula que um total de R$ 40 bilhões desse montante tenha previsão de pagamento no orçamento do ano que vem, cumprindo a regra do teto de gastos. (Mathias Brotero)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 05:30h
Benefício Social

Caixa deposita 6ª parcela do auxílio emergencial a nascidos em mai

 

A Caixa deposita neste sábado (25) a 6ª e penúltima parcela do auxílio emergencial para os trabalhadores informais nascidos em maio, cadastrados pelo CadÚnico ou pelo site e app da Caixa. (Foto ilustração)

Os trabalhadores informais terão o valor primeiro depositado na conta digital e, depois, liberado para saque somente em 8 de outubro. Mas o valor depositado por ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem, para pagamento de boletos e compras

As transferências da sexta parcela vão até 3 de outubro, enquanto os saques serão realizados de 4 a 19 de outubro. Já o pagamento da sétima e última parcela vai de 20 a 31 de outubro, com saques no período de 1 a 19 de novembro.

Os integrantes do Bolsa Família recebem o auxílio emergencial conforme o calendário habitual do programa, de acordo com o número final do NIS. O calendário começou na sexta-feria (17) e vai até o dia 30, para quem tem final 0 do NIS.

O auxílio emergencial neste ano previa quatro parcelas, mas foi estendido com mais três até outubro. Os pagamentos variam de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; mulheres chefes de família têm direito a R$ 375; e pessoas que moram sozinhas, R$ 150. (caixa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 05:23h
Mercado de Capitais

Bolsa fecha em queda com inflação em alta e decisão da China sobre criptomoedas

 

O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, fechou em queda nesta sexta-feira (24), diante de dados que mostram que a inflação continua pressionando os preços, e da decisão da China de declarar ilegais todas as transações financeiras com criptomoedas. (Foto ilustração)

O Ibovespa encerrou o dia em baixa de 0,69%, aos 113.282 pontos. Veja mais cotações.
.
Na quinta-feira, o principal índice da bolsa subiu 1,59%, aos 114.064 pontos. Com o resultado de hoje, a semana na bolsa termina com alta de 1,65%. No mês, a perda é de 4,63%. No ano, é de 4,82%. (g1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 05:20h
Moeda norte-americana

Dólar aproxima-se de R$ 5,35 com preocupações sobre China

 

As preocupações sobre uma possível crise na economia chinesa e a alta da inflação no Brasil provocaram turbulências no mercado financeiro nesta sexta-feira (24). O dólar aproximou-se de R$ 5,35 e fechou no maior valor em mais de um mês. A bolsa de valores caiu pela primeira vez, após três dias seguidos de alta. (Foto ilustração)

O dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 5,344, com alta de R$ 0,034 (+0,64%). A cotação operou em alta durante toda a sessão e fechou no maior nível desde 23 de agosto (R$ 5,382). A divisa subiu 1,17% na semana e acumula valorização de 3,32% em setembro e de 2,99% em 2021.

No mercado de ações, o dia também foi marcado pela tensão. O índice Ibovespa, da B3, fechou a sexta-feira aos 113.283 pontos, com recuo de 0,69%. Apesar da baixa de hoje, o indicador subiu 1,65% na semana, tendo a primeira alta semanal após três semanas de perda.

Evergrande

Os mercados financeiros de todo o planeta foram afetados pelas preocupações em torno da falência da incorporadora chinesa Evergrande, que não pagou US$ 83,5 milhões em títulos que venceriam nesta sexta-feira. Os receios de um eventual colapso no mercado imobiliário da China afetam países emergentes, como o Brasil, que exportam commodities (bens primários com cotação internacional) ao país asiático.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 05:15h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 19,4 mil casos e 699 mortes em 24h

 

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde do Brasil registraram 19.438 casos de covid-19 e 699 mortes em decorrência da doença. Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (24). (Foto lustração )

Com os novos diagnósticos de covid-19 confirmados, o total de pessoas contaminadas desde o início da pandemia chegou a 21.327.616.

Ainda há 407.545 casos em acompanhamento. O nome é dado a casos ativos de pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado e estão sendo atendidas por equipes de saúde ou se recuperando em casa.

Com as novas mortes, a soma de pessoas que perderam a vida para a doença alcançou 593.663 pessoas.

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde do Brasil registraram 19.438 casos de covid-19 e 699 mortes em decorrência da doença. Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (24).

Com os novos diagnósticos de covid-19 confirmados, o total de pessoas contaminadas desde o início da pandemia chegou a 21.327.616.

Ainda há 407.545 casos em acompanhamento. O nome é dado a casos ativos de pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado e estão sendo atendidas por equipes de saúde ou se recuperando em casa.

Com as nova...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 05:10h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 596 novos casos de Covid-19 e mais 31 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 596 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 497 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (24) também registra 31 óbitos. Vale ressaltar que o município de Salvador inseriu um lote adicional de óbitos no Sistema de Informações Sobre Mortalidade. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados ontem. (Foto ilustração)]

Dos 1.231.408 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.201.807 já são considerados recuperados, 2.772 encontram-se ativos e 26.829 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.534.342 casos descartados e 236.981 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 52.022 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 68 casos; pelo terceiro dia consecutivo não houve comunicado de óbitos

 

Feira de Santana vem registrando números importantes no combate à Covid-19. Pelo terceiro dia consecutivo, o município não registra nenhuma morte causada pela doença e atingiu a marca de 46.838 curados, índice que representa 93% dos casos. Enquanto isso, nesta sexta-feira (24), 413 exames foram negativos e 68 positivos. (Foto ilustração)

Os resultados de hoje são dos dias 20 e 22 de setembro que estavam em análise no laboratório. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 29 pacientes internados no município. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  

NÚMEROS DESTA SEXTA-FEIRA 24 de setembro de 2021

Casos confirmados no dia: 68

Pacientes recuperados no dia: 95

Resultados negativos no dia: 413

Total de pacientes hospitalizados no município: 29

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS  

Total de pacientes ativos: 192 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados no município: 50.342 (Período de 06 de março de 2020 a 24 de setembro 2021)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 2.487 Total de recuperados no município: 46.838

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2021 16:50h
Senado Federal

CTFC vota projeto que torna crime coleta virtual de dados para diferenciar preços

 

Projeto de lei que classifica como prática abusiva o uso de dados pessoais coletados na internet para oferecer produtos e serviços a preços diferentes para consumidores está na pauta da reunião de terça-feira (28), às 14h30, da Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC). (Foto ilustração)

Apresentado pelo senador licenciado Ciro Nogueira (PP-PI), atual ministro-chefe da Casa Civil, o PL 97/2020 prevê pena de até um ano de detenção para aqueles que descumprirem a determinação.

O projeto, que será votado em caráter terminativo, também torna obrigatório que o anúncio de produtos e serviços por redes sociais informe claramente o preço. Pelos termos do PL 97/2020, esse preço deverá ser o mesmo para todos os clientes. A regra vale mesmo se a entrega dos dados pessoais tiver sido feita de forma voluntária pelo consumidor. A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 1990).

O relator, senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), acrescentou a diretriz de que o anúncio dos produtos com preço deverá conter, também, o preço da venda fora do ambiente virtual.

Valor sem impostos

Outro projeto (PL 990/2019) na pauta estabelece o dever de o fornecedor informar ao consumidor qual seria o valor dos produtos ou serviços sem o imposto sobre circulação de mercadorias e ser...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2021 16:00h
Câmara Federal

Comissão debate proposta modifica o setor elétrico e prevê portabilidade na conta de luz

 

A Comissão de Minas e Energia debate nesta terça-feira (28) proposta que prevê a portabilidade da conta de luz entre as distribuidoras, alterando o marco regulatório do setor elétrico para criar um mercado livre no País (PL 414/21). O debate foi solicitado pelo deputado Paulo Ganime (Novo-RJ). (Foto ilustração)

“O PL 414/2021 suscita o debate em torno da modernização da legislação sobre o setor elétrico, para o crescimento do mercado, energia renovável, melhor qualidade dos serviços oferecidos e um preço mais justo para a população brasileira”, afirma o parlamentar.

Ganime explica que o projeto que chegou à Câmara após a aprovação pelo Senado foi objeto de amplo debate e o texto apresentado é fruto de consenso no setor elétrico sobre questões importantes como a possibilidade de escolha pelo cidadão do fornecedor que melhor lhe atende, a redução de subsídios, melhores condições de exercício das atividades pelos fornecedores e um ambiente mais propício à entrada de novos fornecedores.

A reunião será realizada às 9h30, no plenário 14.

Foram convidados, entre outros

- o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Enegia, Christiano Vieira; - o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (An...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2021 15:30h
Feira de Santana

Comissão científica define tema e lança edital para a VIII Mostra Integrada de Pesquisa do HGCA

 

Considerando a importância e a necessidade da divulgação do conhecimento científico produzido no Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) torna público o edital de regulamento de submissão de trabalhos para a VIII Mostra Integrada de Pesquisa do HGCA com o tema: “Protagonismo de Cientistas e Profissionais do SUS no Enfrentamento da Pandemia”. Este ano, por conta da pandemia, o evento será realizado de forma virtual através no canal da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no dia 04 de novembro de 2021, pela manhã. (Foto ilustração)

Os trabalhos deverão fazer parte das seguintes áreas temáticas: Gestão e Avaliação em Saúde na Unidade Hospitalar e Produção do Cuidado em Unidade Hospitalar. As inscrições de trabalhos poderão ser feitas no período de 24 de setembro de 2021 a 13 de outubro no mesmo ano, exclusivamente pelo endereço eletrônico mostradepesquisahgca@gmail.com, na forma de resumo.

Esta será a oitava edição da Mostra Integrada de Pesquisa do HGCA, que é realizada pelo Núcleo de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (NUGETS), em parceria com o Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento (NUPED) do HGCA, através da articulação com as instituições de ensino superior. O objetivo é promover e incentivar a divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos trabalhadores de sa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2021 14:30h
De olho na reeleição

Bolsonaro agora descarta golpe, promete não melar eleições e defende urnas eletrônicas

 

Isolado politicamente e em baixa nas pesquisas sobre a avaliação de seu governo e a corrida eleitoral de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido - foto) disse à revista Veja que não existe nenhuma chance de tentar um golpe no país.

"Daqui pra lá, a chance de um golpe é zero. De lá pra cá, a gente vê que sempre existe essa possibilidade", disse o presidente em entrevista à revista Veja.

"De lá pra cá é a oposição, pô. Existem 100 pedidos de impeachment dentro do Congresso. Não tem golpe sem vice e sem povo. O vice é que renegocia a divisão dos ministérios. E o povo que dá a tranquilidade para o político voltar", completou.

Ao falar sobre as eleições de 2022, disse que não irá "melar" a disputa e até elogiou decisões recentes do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

"Olha só: vai ter eleição, não vou melar, fique tranquilo, vai ter eleição. O que o Barroso está fazendo? Ele tem uma portaria deles, lá, do TSE, onde tem vários setores da sociedade, onde tem as Forças Armadas, que estão participando do processo a partir de agora. As Forças Armadas têm condições de dar um bom assessoramento."

"Com as Forças Armadas particip...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.09.2021 13:30h
Economia

IPCA-15 tem maior alta em 27 anos para setembro e vai acima de 10% em 12 meses

 

A alta do IPCA-15 chegou aos dois dígitos no acumulado em 12 meses pela primeira vez desde o início de 2016 depois de a prévia da inflação oficial brasileira ter registrado em setembro alta acima do esperado, e no nível mais elevado para o mês em 27 anos. (Foto ilustração)

Em meio ao intenso movimento de aperto monetário diante das preocupações com a inflação, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu 1,14% em setembro, depois de alta de 0,89% em agosto.

Esse foi o maior resultado mensal para o índice desde fevereiro de 2016 (1,42%) e a taxa mais elevada para um mês de setembro desde 1994, início do Plano Real.

Com isso, o acumulado em 12 meses chegou a 10,05%, alcançando os dois dígitos pela primeira desde os 10,84% registrados em fevereiro de 2016, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira.

A meta oficial para este ano é de 3,75%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, medida pelo IPCA. A forte pressão inflacionária recente levou o Banco Central a elevar a taxa básica de juros Selic nesta semana a 6,25%, no segundo aumento seguido de 1 ponto percentual.

"Com certeza (essa inflação) pressionará o Banco Central até o próximo Copom. O mercado vai pedir alta maior que 1 ponto (percentual na Selic)", afi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia