Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 10:24h
Eleições 2022

Jaques Wagner ao lado de Lula nada pode dar errado

 

A pesquisa Opunos, contratada pelo grupo Metrópole, que coloca Jaques Wagner (PT) com 46% contra 33% de ACM Neto (DEM) para governador da Bahia, quando cola Wagner em Lula, anima os petistas e aliados. Mas, deixa uma questão em aberto. Fica na dependência de Lula para se eleger. Ou seja, nada pode dar errado. (Foto ilustração: Jaques Wagner e Lula)

  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 10:21h
Presidência da República

Bolsonaro revoga decretos de luto de ACM e Luiz Eduardo Magalhães

 

No decreto em que Jair Bolsonaro revoga decretos de lutos oficiais estão os de Luiz Eduardo Magalhães (1998), que foi presidente da Câmara Federal, e de ACM (2007), presidente do Senado Federal. Foram revogados 25 decretos de luto pela presidência da República. (Foto ilustração: Luiz Eduardo Magalhães e ACM)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 10:12h
Não por acaso...

Pablo Roberto vai se filiar no dia 15 e o MDB é 15

 

O pré-candidato a deputado estadual por Feira de Santana, Pablo Roberto, que é do DEM e está de malas prontas para se filiar ao MDB, não escolheu o dia 15 de fevereiro de 2022 por acaso para o ato de filiação. É que o número do MDB também é 15. (Foto ilustração: Pablo Roberto)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 09:06h
Feira de Santana

José Carneiro entrega carta de demissão e se despede da Secretaria de Meio Ambiente

 

O secretário de Meio Ambiente de Feira de Santana, José Carneiro (MDB-foto ilustração), na manhã desta sexta-feira (28) se despediu dos diretores, chefes e funcionários da pasta. Na mesma manhã se dirigiu ao gabinete do prefeito Colbert Martins (MDB) e entregou sua carta de demissão. Conforme acertado previamente com Colbert Martins, José Carneiro retorna à Câmara Municipal terça-feira (1º), quando serão abertos os trabalhos legislativos para o período de 2022. No quinto mandato de vereador, José Carneiro já foi líder do governo (José Ronaldo) e presidente do Legislativo em duas oportunidades.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 09:03h
Feira de Santana

Câmara Municipal ainda não se manifestou sobre restrições em abertura

 

Com sessão de abertura do período legislativo programada para terça-feira (1º), a Câmara Municipal de Feira de Santana não divulgou ainda se haverá restrições de público, distanciamento social e controle no plenário, já que os últimos números de infectados pela ômicron estão a cada dia batendo recordes na cidade. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Feira de Santana)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 09:02h
Poder Executivo

Feira de Santana: Defesa do governo por parte dos secretários tem sido pífia

 

Não tem passado despercebida a ausência de alguns secretários municipais quando o prefeito Colbert Martins (MDB) sofre críticas da população, dos vereadores da oposição e até da imprensa. Muitas vezes assuntos pertinentes às suas respectivas pastas.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 09:00h
Eleições 2022

Ângelo Almeida é a favor do PSB na federação com o PT

 

Em processo de discussão nacional, os partidos PT, PSB, PC do B e PV criaram uma comissão que está trabalhando na formação da federação com os quatro partidos. Questionado pelo site Bahia na Política se é a favor, o deputado estadual Ângelo Almeida (PSB-foto ilustração) disse que sim: “A federação, se ocorrer, deverá ser um forte instrumento de fortalecimento do campo progressista na defesa da democracia, da sua proteção. Combater a extrema direita e o perigo que ela representa para a sociedade é uma tarefa que os partidos que devem compor a federação, estando juntos, farão com mais legitimidade e representatividade. O próximo governo estará mais protegido com a federação”, argumenta Ângelo.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 08:57h
Candidato a deputado

Feira de Santana: Nome de Pablo Roberto dificulta para Wilson Falcão

 

Sempre lembrado dentro do MDB de Feira de Santana para ser candidato a deputado estadual, o empresário Wilson Falcão (MDB-foto ilustração) esbarra no seu projeto com o compromisso do prefeito Colbert Martins (MDB) em apoiar o secretário de Agricultura Pablo Roberto. Colbert não esconde seu reconhecimento a Pablo Roberto na campanha de 2020, quando foi eleito prefeito de Feira de Santana. Wilson Falcão, que já foi vereador em duas oportunidades, é muito ligado à família Martins e sabe que ser de grupo é entender essas anuências.

    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 08:48h
Como testemunha

Radialista Elias Lúcio estranhamente é intimado pela Corregedoria da PM/BA

 

Um fato inusitado foi divulgado ontem na imprensa feirense. A intimação do radialista Elias Lúcio (foto ilustração) para comparecer dia 3 de fevereiro à Corregedoria da PM/BA, na qualidade de testemunha, por ter feito uma entrevista em julho de 2021 com o coordenador da ASPRA Feira de Santana, Paulo dos Anjos, para a rádio Subaé AM. E mais, se não for prestar os devidos esclarecimentos, deverá ser conduzido por um Oficial Militar, podendo ser preso por 15 (quinze) dias, além de multa estipulada pela corporação. Assina Thiago Bastos de Oliveira Santana – Ten. da PM, Oficial Encarregado. É o Estado de Direito Democrático. Elias Lúcio diz que está sendo vítima desse patrulhamento ideológico e que seus advogados Hércules Oliveira e Dalvaro Neto estão tomando as devidas providências jurídicas.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 08:00h
Congresso Nacional

Sessão solene do Congresso dará início ao ano legislativo nesta quarta-feira

 

Uma sessão solene marcada para esta quarta-feira (2) dará início ao ano legislativo no Congresso Nacional. A sessão será realizada às 16h no Plenário da Câmara dos Deputados e contará com a presença dos presidentes da República e do STF, Jair Bolsonaro e Luiz Fux, além dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco. (Foto ilustração)

Também participarão o procurador-geral da República, Augusto Aras, integrantes da Mesa do Congresso Nacional e líderes partidários do Senado e da Câmara. Em razão da pandemia de Covid-19, a sessão será semipresencial – os deputados e senadores poderão participar presencialmente ou por videoconferência.

Mensagem presidencial

Conforme a tradição, a sessão começará com a leitura da mensagem presidencial, na qual Bolsonaro deverá fazer um balanço do ano passado e apontar as prioridades deste ano. Em seguida, discursarão os presidentes do STF, da Câmara e do Congresso.

Se não estiver chovendo, antes da sessão o Hino Nacional será executado pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial, ao mesmo tempo em que serão hasteadas as bandeiras nacionais no Senado e na Câmara e realizada a Salva de Gala (21 tiros de canhão) pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha (Bateria Caiena). Em seguida, o presidente do Senado e do Congresso,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 07:30h
Câmara Federal

Projeto garante a policial mulher o direito de não fazer revista em mulheres trans e travestis

 

O Projeto de Lei 2649/21 garante às policiais militares, civis, penitenciárias, rodoviárias e federais e às guardas municipais do sexo feminino o direito de não realizar abordagem ou revista íntima em mulheres trans ou travestis.

A proposta foi apresentada à Câmara dos Deputados pelo deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA-Foto).

Ele argumenta que forças policiais do País têm recebido recomendações das
defensorias públicas estaduais para que as revistas em mulheres trans e travestis sejam realizadas por policiais mulheres, medida da qual ele discorda.

“Respeito os bons préstimos das defensorias públicas aos brasileiros mais humildes, todavia não cabe a nenhuma instituição de Estado defender princípios da ideologia de gênero, em especial quanto tais elucubrações causam constrangimentos a servidoras públicas no exercício de suas atividades”, afirma Pastor Sargento Isidório.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 07:15h
Governo Federal

Governo detalha plano de ação voltado para crianças e jovens indígenas

 

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, apresentou nesta sexta-feira (28) o Plano de Ação de Defesa das Garantias de Direitos das Crianças e Jovens Indígenas. Ela se reuniu com lideranças indígenas e gestores municipais nas cidades de Barra do Garças (MT) e Dourados (MS). (Foto ilustração)

“Nós detectamos algumas necessidades, por exemplo, o enfrentamento às drogas, ao álcool, ao abuso sexual e ao não acesso à educação”, explicou sobre a iniciativa.

Segundo a pasta, o plano envolve ações integradas entre diversos órgãos do governo federal. Inicialmente, o plano será executado em comunidades indígenas dos estados de Mato Grosso (Xavante), Mato Grosso do Sul (Dourados-Guarani Kaiowá) e Roraima (Yanomami).

A iniciativa é composta por 38 ações e quatro eixos. São eles: capacitações e diagnósticos; ações práticas (para a redução da violência); revisão normativas e projetos de lei e mobilização e participação social.

O plano é fruto de um grupo de trabalho criado pelo governo federal, no ano passado, para tratar sobre direitos e garantias para crianças e jovens indígenas. O Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos informou que parte das ações já estão em andamen...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 07:00h
Brasil

Teto de gastos fecha 2021 com folga de R$ 27,53 bilhões

 

O teto federal de gastos encerrou 2021 com folga de R$ 27,53 bilhões, divulgou ontem (28) a Secretaria do Tesouro Nacional. Do limite de R$ 1,486 trilhão, foram executados R$ 1,458 trilhão, o equivalente a 98,1% do total. (Foto ilustração: Esplanada dos Ministérios)

Na divisão por Poderes, o Executivo gastou 98,2% do limite; o Legislativo, 91,6%; o Judiciário, 97,2%; e a Defensoria Pública da União, 90,4%. Apenas o Ministério Público da União gastou mais que o limite: 100,5%. O órgão, no entanto, informou que teve autorização do Tribunal de Contas da União (TCU) para gastar além do teto e alega que legalmente não descumpriu o limite. Coube ao Tesouro gastar R$ 61,7 milhões a menos para compensar a parte do Ministério Público.

De acordo com o Tesouro Nacional, o enquadramento dos demais Poderes ao teto foi alcançado por meio de ajustes nos gastos de pessoal promovidos pelos próprios órgãos. Ainda segundo o Tesouro, os demais Poderes agora terão mais espaço para investimentos, depois de segurarem os gastos com os funcionários.

Até 2019, o Poder Executivo compensava eventuais estouros do teto de gastos por outros Poderes. Dessa forma, o Tesouro Nacional economizava mais para permitir que o Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública cumprissem cronogramas de reajustes de pessoal estabelecidos antes da emenda constitucional que instituiu o teto...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 06:50h
Crime de homofobia

Youtuber bolsonarista é condenado por associar CoronaVac à homossexualidade

 

O youtuber conservador e bolsonarista Marcelo Frazão (foto ilustração), de 54 anos, foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo pelo crime de homofobia, após gravar um áudio afirmando que o imunizante CoronaVac "poderia alterar o código genético" e causar "síndromes graves" como "câncer" e "homossexualismo".

O áudio viralizou em redes como WhatsApp e Facebook em outubro de 2020. Na gravação, Frazão ainda afirma que a vacina é uma "pauta comunista que tem como objetivo reduzir a população mundial" e que "as pessoas que a tomarem vão passar a ter problemas gravíssimos de saúde".

"Os filhos e os netos vão ter problemas graves porque ela (a vacina) vai alterar o código genético", diz o bolsonarista em áudio. "Quando seu filho for ter o filho dele, ele vai nascer com problema. O menino pode deixar de ser menino, vai virar menina. A menina deixa de ser menina e vira menino."

O autor da fake news pegou 2 anos e 4 meses de reclusão em regime inicial aberto, entretanto, a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade, sendo uma hora de tarefa por dia de condenação.

O TJSP ainda o condenou ao pagamento de indenização por dano moral coletivo de 50 salários mínimos, o equivalente a R$ 60,6 mil. O acusado ainda pode recor...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 06:40h
Ex-juíz da Lava Jato

Moro diz que recebeu US$ 45 mil por mês de empresa dos EUA

 

O pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos-Foto) informou que recebeu US$ 45 mil por mês do escritório Alvarez & Marsal, o equivalente a R$ 242.766,00 mensais. O ex-juiz da Lava Jato afirmou que trabalhou com a empresa por cerca de um ano e recebeu também um bônus de US$ 150 mil. Ao todo, a quantia recebida (salários e bônus) totalizou US$ 690 mil. O valor corresponde a R$ 3.722.412, segundo a Calculadora do Cidadão do Banco Central na cotação desta sexta-feira (28).

"Eu recebia US$ 45 mil por mês, é exatamente o que eu recebia. Somando todos os descontos, impostos, no fundo dava metade, dava uns US$ 24 mil por mês", afirmou Moro, que acrescentou que recebeu bônus de US$ 150 mil.

"Eu não enriquei, eu fui trabalhar lá e recebia um bom salário. Um salário bom para o padrão dos Estados Unidos nessa função, mas longe de ter enriquecido", argumentou.

O TCU analisa se houve conflito de interesses pelo fato de o escritório americano atender empreiteiras investigadas pela Operação Lava Jato. Moro criticou o órgão, que, segundo ele, “está abusando do poder”, e negou a relação.

"Quando eu entrei, eu pedi para colocar uma cláusula contratual dizendo especificamente que eu não prestaria nenhum serviço a empresas envolvidas na Operação Lava Jato", disse.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 06:20h
Agronegócio

Após semana intensa, café arábica encerra com valorização em NY, Londres e BR nesta 6ª feira

 

Depois de uma semana intensa, marcada por sessões de quedas significativas, o mercado futuro do café arábica encerrou a sessão desta sexta-feira (28) com valorização de 1,66% para os principais contratos na Bolsa de Nova York (ICE Future US). (Foto ilustração)

Março/22 teve alta de 385 pontos, negociado por 235,90 cents/lbp, maio/22 registrou valorização de 380 pontos, cotado por 236,45 cents/lbp, julho/22 teve alta de 365 pontos, negociado por 235,60 cents/lbp e setembro/22 teve alta de 355 pontos, valendo 234,50 cents/lbp. Com a recuperação desta sexta-feira, o arábica o acumulado semanal encerra com 0,02% de alta no contrato referência.

Segundo análise do site internacional Barchart, os preços voltaram a subir após nova redução dos estoques certificados nos Estados Unidos. "O Rabobank disse que os estoques de cafés monitorados pela ICE cairiam abaixo de 1 milhão de sacas nos próximos meses em maio a altos custos de frete. O Rabobank também reduziu sua estimativa de produção de café na Colômbia para 12,8 milhões de sacas, ante uma previsão anterior de 14 milhões de sacas", destacou a análise.

No Brasil, analistas continuam projetando cenário de preços firmes para o café até pelo menos o início da colheita. Do lado da produção, a Fundação Procafé destacou em entrevista ao Notícias Agrícolas...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 06:15h
Imbróglio do depoimento na PF

Bolsonaro foi acintoso ao não comparecer a depoimento, diz Ayres Britto

 

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Ayres Britto (foto ilustração) afirmou, em entrevista à CNN nesta sexta-feira (28), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi acintoso ao não comparecer para prestar depoimento no inquérito que apura o vazamento de documentos sigilosos de uma investigação sobre ataques hackers à urna eletrônica.

“Não impugnar os termos da intimação que lhe foi feita pelo relator, Alexandre de Moraes, depois de pedir prorrogação, e na última hora dizer que não vai, foi acintoso. Nem por isso o fígado deve dar as cartas na condução desse caso a partir de agora”, disse Ayres Britto.

Ao não comparecer, Bolsonaro apresentou um agravo regimental ao STF por meio do advogado-geral da União, Bruno Bianco, alegando direito de ausência. No entanto, a medida não foi reconhecida pelo ministro Alexandre de Moraes, que manteve o depoimento do presidente à Polícia Federal (PF).

Na opinião de Ayres Britto, caberá a Moraes decidir os próximos passos do inquérito de maneira monocrática (individual) ou colegiada (conjunta). O ministro aposentado, no entanto, afirmou que tem preferência pela decisão em plenário. “Uma decisão colegiada, sobretudo pelo plenário do Supremo, certamente goza de maior autoridade do ponto de vista psicossocial.”

O ex-p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 06:05h
Ministério da Saúde

Saúde: 53 milhões de brasileiros estão aptos a tomar dose de reforço

 

O Ministério da Saúde informou ontem (28) que 53 milhões de brasileiros estão aptos para tomar a dose de reforço contra a covid-19. O número se refere aos cidadãos acima de 18 anos que concluíram o ciclo vacinal com a primeira e segunda dose dos imunizantes e já podem retornar aos postos de vacinação. (Foto ilustração)

Após o surgimento da variante Ômicron, o ministério reduziu para quatro meses o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço. A medida foi tomada para ampliar a imunização da população e conter o avanço da doença. De acordo com a pasta, 38 milhões de brasileiros tomaram a dose de reforço.

Desde o início da vacinação, o governo federal distribuiu aos estados e ao Distrito Federal mais de 407 milhões de doses. 352 milhões foram aplicadas, sendo 163,3 milhões de primeira dose e 151,2 milhões de segunda dose. (Pedro Ivo de Oliveira) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 06:00h
Benefício Social

Beneficiário que conseguir trabalho não perderá Auxílio Brasil

 

O ministro da Cidadania, João Roma, anunciou nesta sexta-feira (28) que o beneficiário do Auxílio Brasil que for contratado para uma vaga formal de emprego não perderá o benefício nos primeiros dois anos de trabalho. O trabalhador nessa condição receberá os R$ 400 do benefício mais R$ 200. (Foto ilustração)

"Agora quem conseguir uma vaga com carteira assinada não perderá mais o seu benefício mensal. No programa anterior, quem estava empregado deixava de receber. Com o novo Auxílio Inclusão Produtiva, o beneficiário passa a ter R$ 200 a mais, todos os meses, nos seus primeiros dois anos de trabalho", afirmou.

Criado pelo presidente Jair Bolsonaro, o Auxílio Brasil é o programa de transferência de renda que substituiu o Bolsa Família. O benefício de R$ 400 é pago a cerca de 17 milhões de famílias. (Plínio Aguiar)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 05:55h
Suprema Corte

Alexandre de Moraes deve remarcar depoimento de Bolsonaro

 

Fontes do STF (Supremo Tribunal Federal) explicaram ao Blog quais devem ser os próximos passos da polêmica que envolve o depoimento de Jair Bolsonaro. O presidente da República não compareceu ao depoimento marcado pelo ministro Alexandre de Moraes (foto ilustração) e teve um novo recurso recusado pelo ministro do Supremo.

Agora, o STF aguarda a comunicação da Polícia Federal, que vai relatar os argumentos apresentados pelo ministro da AGU (Advocacia-Geral da União). Bruno Bianco compareceu à sede da Polícia Federal. Ao receber essas explicações, Alexandre de Moraes deve remarcar a data do depoimento de Bolsonaro.

Neste processo, o presidente é investigado por divulgar informações sigilosas de um inquérito que investiga um ataque de hackers ao sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Já pelo lado da Advocacia-Geral da União, que faz a defesa do presidente, a expectativa é entrar com outro processo, um habeas corpus ou uma reclamação, para provocar no Supremo uma nova discussão sobre o formato e obrigatoriedade do depoimento do presidente da República. (ABr) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 05:50h
Feira de Santana

Pacientes imunossuprimidos começam a receber quarta dose neste sábado

 

Neste sábado, 29, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá realizar a vacinação contra a Covid-19 incluindo a aplicação da quarta dose para pacientes imunossuprimidos, que tenham tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses. (Foto ilustração)

A imunização acontece na Unidade de Saúde da Família Centro Social Urbano (CSU) e na Unidade Básica de Saúde Cassa, das 7h30 às 12h30. É necessário apresentar a carteira de vacinação e do relatório médico.

Nessas unidades também haverá a aplicação da primeira, segunda e terceira doses da vacina. A primeira dose é destinada a adolescentes de 12 a 17 anos, pessoas maiores de 18 anos - incluindo gestantes e puérperas. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefícios.

Também haverá aplicação da segunda dose da vacina Janssen, destinada a pessoas que receberam a dose única há pelo menos dois meses; segunda dose da Pfizer (aprazamento até 6 de fevereiro); segunda dose da Coronavac e Astrazeneca/Oxford (aprazamento até o dia 6 de fevereiro) e dose de reforço para pessoas maiores de 18 anos (quatro meses após aplicação da segunda dose) e pacientes imunossuprimidos...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 05:45h
Atuação “direta, voluntária e consciente

PF vê indícios de crime e aponta atuação direta de Bolsonaro ao vazar dados do TSE

 

A Polícia Federal (PF) afirmou, em relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que reuniu indícios que apontam para a atuação “direta, voluntária e consciente” do presidente Jair Bolsonaro (PL) no vazamento de um inquérito sigiloso sobre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Foto ilustração)

Para a PF, também há indícios de crime na conduta de Bolsonaro, do tenente-coronel Mauro César Barbosa Cid e do deputado federal Filipe Barros (PSL-PR).

Os três participaram da live em que Bolsonaro divulgou o conteúdo da investigação.

“Em síntese, o conjunto probatório colhido durante esta investigação, em especial as oitivas das pessoas em torno do fato, a análise correicional do inquérito policial divulgado e os demais atos de investigação, permite identificar que houve divulgação indevida do inquérito policial, feita a partir da entrega formal da documentação ao deputado federal Filipe Barros, com a finalidade expressa de sua utilização nas discussões afetas à PEC n° 135/2019”, afirma a PF.

A análise consta em um relatório enviado pela PF ao STF em novembro do ano passado. O documento foi tornado público nesta sexta-feira (28).

A delegada Denisse Ribeiro afirma que há elementos que indicam que tanto Bolsonaro quanto Barros cometeram cr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 05:40h
Governo Federal

Fazenda Nacional arrecadou R$ 31,7 bi em dívidas com a União em 2021

 

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), do Ministério da Economia, arrecadou R$ 31,7 bilhões inscritos em dívida ativa ao longo de 2021. Segundo a instituição, o montante representa um recorde neste tipo de recuperação. (Foto ilustração)

"Esse valor é o que de fato entrou no caixa do Tesouro Nacional, com efeito direto sobre o resultado primário", informou a pasta.

O resultado de recuperação da dívida ativa em 2021 foi R$ 7,2 bilhões maior do que o de 2020, o que representa um crescimento de 29%, destacou a PGFN. O gráfico a seguir mostra o crescimento da arrecadação nos últimos cinco anos:

O valor acumulado nominal nesse período foi de R$ 131,9 bilhões.

Do valor total inscrito em dívida arrecadado em 2021, R$ 6,4 bilhões são resultado dos acordos de transação tributária. Essa estratégia de cobrança representou 20% do total arrecadado pela PGFN e explica o crescimento expressivo da arrecadação no ano passado.

"A transação na dívida ativa se consolidou, ao longo dos dois últimos anos, como importante política pública voltada à superação da crise econômico-financeira intensificada pela pandemia. Prevista há anos no Código Tributário, a transação tributária foi autorizada pela Lei...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 05:35h
Estado da Bahia

Variante Ômicron representa mais de 71% dos casos de coronavírus na Bahia

 

Em nova rodada de sequenciamento genético, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) detectou a variante Ômicron em 71% das amostras coletadas em janeiro deste ano. Do total de 64 sequenciamentos concluidos nesta sexta-feira (28), a Ômicron foi identificada em 46 amostras. Já a variante Delta foi detectada em 16 amostras e uma amostra teve resultado inconclusivo. (Foto ilustração)

Os casos foram identificados em residentes dos seguintes municípios: Alcobaça, Camacan, Candeias, Candido Sales, Castro Alves, Conceição do Coité, Conceição do Jacuipe, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itamaraju, Itambé, Itaparica, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Monte Santo, Mucugê, Mucuri, Pintadas, Poções, Pojuca, Prado, Remanso, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santo Estevão, Serrinha e Ubaitaba. Além destes, turistas de Belo Horizonte (MG), Franca (SP), Hortolândia (SP) e Natal (RN) também tiveram amostras detectadas para Ômicron enquanto visitavam as cidades baianas de Nova Viçosa, Nova Itarana, Serrolândia e Ilhéus, respectivamente. São 27 mulheres e 19 homens, com a faixa etária variando entre 3 e 86 anos.

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alerta que “o avanço da Ômicron tem provocado crescimento expressivo do número de casos ativos, atualmente em 29.670, sendo que ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 05:30h
Mercado de Capitais

Ibovespa no azul apesar da volatilidade, bitcoin no vermelho e imbróglios com FII e Oi

 

Numa semana marcada pela escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia, decisão de juros nos Estados Unidos e um discurso mais hawkish (duro contra a inflação) por parte do presidente do banco central americano, Jerome Powell, o Ibovespa conseguiu, mais uma vez, acumular alta. E as bolsas americanas - pasme - também. (Foto ilustração)

A sexta-feira (28) foi de realização de lucros na bolsa brasileira, após três pregões de alta, e o Ibovespa fechou em baixa de 0,62%, aos 111.910 pontos. O índice, que chegou a ultrapassar os 113 mil pontos nos últimos dias, até tentou buscar novas altas na parte da manhã, mas acabou virando para queda com o dia negativo no exterior.

Mesmo após Nova York ter virado para alta, o principal índice da B3 não teve fôlego para voltar para o azul. Ainda assim, na semana, o Ibovespa acumula alta de 2,72%, com ganho de 6,76% no mês.

Já na Europa, a recuperação dos tombos vistos ao longo da semana não foi completa. Hoje, uma série de indicadores econômicos negativos, com destaque para a retração do PIB alemão, levaram o índice Stoxx 600, que reúne as principais empresas do continente, a cair 1,02%, acumulando baixa de 1,87% na semana. (seudinheiro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 05:25h
Moeda norte-americana

Dólar fecha abaixo de R$ 5,40 pela primeira vez em quatro meses

 

Em mais um dia de forte fluxo de recursos para países emergentes, o dólar voltou a cair e fechou abaixo de R$ 5,40 pela primeira vez em quatro meses. Beneficiada por altas recentes, a bolsa de valores teve um dia de realização de lucros, quando os investidores vendem ações para embolsarem ganhos recentes, mas acumulou a terceira semana seguida de ganhos. (Foto ilustração)

O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (28) vendido a R$ 5,39, com recuo de R$ 0,034. A cotação operou em queda durante toda a sessão. Na mínima do dia, por volta das 10h40, chegou a R$ 5,38.

Com o desempenho de hoje, a moeda norte-americana fechou a semana em baixa de 1,2% e acumula queda de 3,31% em janeiro. A divisa está no menor valor desde 1º de outubro de 2021.

O mercado de ações teve um dia de menos otimismo. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 111.910 pontos, com queda de 0,62%. O indicador chegou a operar em alta nos minutos iniciais de negociação, mas passou a cair, num movimento de correção após três dias seguidos de ganhos. (Com informações da Reuters)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 05:20h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil bate 25 milhões de casos de infectados

 

No terceiro recorde consecutivo de novos casos de covid-19 em 24 horas registrados nesta semana, o Brasil bateu nesta sexta-feira (28) a marca dos 25 milhões de pessoas infectadas desde o início da pandemia. De ontem (27) para hoje (28), foram confirmados 269.968 novos diagnósticos positivos da doença. Com isso, a soma de casos acumulados chega a 25.034.806. (Foto ilustração)

O número de casos em acompanhamento de covid-19 está em 2.246.008. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte.

O total de vidas perdidas para a pandemia alcançou 625.884. De ontem para hoje, as autoridades de saúde notificaram 799 mortes em decorrência da doença. Foi o maior número de novos óbitos em um dia desde setembro do ano passado. Ontem, o sistema de informações contabilizava 625.085 óbitos causados pela covid-19.

Ainda há 3.133 mortes em investigação, que ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores.

Até hoje, 22.162.914 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 88,5% dos infectados desde o início da pandemia.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada nesta sexta-feira. Nela, sã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 05:15h
Covid-19 na Bahia

Bahia atinge 29.670 casos ativos de Covid-19; 28 óbitos são registrados

 

O boletim epidemiológico desta sexta-feira (28) registra 29.670 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Esse é o segundo maior número de casos ativos registrado no estado durante toda a pandemia, atrás apenas do dia 13/07/2020, com 30.221 ativos. (Foto ilustração)

Nas últimas 24 horas também foram registrados 7.991 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,60%), 4.974 recuperados (+0,39%) e mais 28 óbitos. Dos 1.347.375 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.289.811 já são considerados recuperados e 27.894 evoluíram para óbito.

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.726.457 casos descartados e 305.255 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 56.781 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.01.2022 05:10h
Feira de Santana

Covid-19: Em 48h Feira registrou 2.103 casos; não houve comunicado de mortes nesta sexta (28)

 

Nas últimas 48h, Feira de Santana registrou 2.103 casos da Covid-19. Somente nesta sexta-feira (28), 1.168 exames tiveram resultados positivos e quinta-feira foram 935 confirmados. É a maior quantidade de exames divulgados desde o início da epidemia em 06 de março de 2020. (Foto ilustração)

Apesar do crescimento nos casos, Feira de Santana apresenta poucos leitos ocupados, com 12 pacientes internados. O município manteve a marca de 49.389 curados da doença, índice que representa 88,2% dos casos confirmados.

NÚMEROS DESTA SEXTA-FEIRA 28 de janeiro de 2022

Casos confirmados no dia: 1.168

Pacientes recuperados no dia: 1

Resultados negativos no dia: 379

Total de pacientes hospitalizados no município: 12

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 808 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados no município: 57.141 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de janeiro de 2022)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 6.711

Total de recuperados no município: 49.390

Total de exames negativos: 91.669 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de janeiro de 2022)

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.01.2022 16:30h
Câmara Federal

Proposta eleva para 65 anos a idade de classificação como pessoa idosa

 

O Projeto de Lei 5628/19 eleva de 60 para 65 anos a idade da pessoa considerada idosa para efeitos legais. A proposta em análise na Câmara dos Deputados altera o Estatuto do Idoso e a Lei do Atendimento Prioritário.

Autor da proposta, o deputado Bibo Nunes (PSL-RS-Foto) argumentou que, para a Sociedade Italiana de Gerontologia e Geriatria, hoje a pessoa com 65 anos tem as mesmas condições físicas e cognitivas que uma de 40 ou 45 anos tinha há três décadas. “Isso levou a Itália a mudar oficialmente o conceito de idoso para 75 anos”, ressaltou.

“Ainda que o Brasil não tenha o nível de saúde encontrado em algumas nações mais desenvolvidas, temos que admitir que houve avanços significativos para a população idosa no País. A expectativa de vida em 2003, quando foi sancionado o Estatuto do Idoso, era de 71 anos. Em 2017, chegou a 76”, continuou Nunes.

“A manutenção da idade de classificação em 60 anos tem levado a situações de injustiça. Vemos no cotidiano filas preferenciais cada vez maiores e preenchidas principalmente por pessoas entre 60 e 65 anos com boa saúde, prejudicando outras com idade mais avançada ou limitações”, concluiu o parlamentar.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Constituiç&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.01.2022 15:30h
Prescrição do suposto crime

Justiça Federal arquiva caso do triplex contra ex-presidente Lula

 

A juíza substituta Pollyanna Martins Alves, da 12ª Vara Federal de Brasília, decidiu ontem (27) arquivar o caso do triplex no Guarujá (SP), no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era acusado dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, no âmbito da Operação Lava Jato. (Foto ilustração)

A magistrada atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que, em dezembro, solicitou o arquivamento diante da prescrição da pretensão punitiva em função da idade de Lula, que tem 76 anos.

Dessa forma, o ex-presidente não pode mais ser punido em uma eventual condenação. De acordo com a legislação penal, o prazo prescricional cai pela metade quando o acusado é maior de 70 anos. O mesmo raciocínio foi aplicado aos outros dois réus no caso do triplex - Leo Pinheiro, ex-executivo da construtora OAS, e Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula à época dos fatos investigados.

Lula chegou a ser condenado no caso do triplex pelo ex-juiz Sergio Moro e teve a condenação mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). No Supremo Tribunal Federal (STF), contudo, a sentença acabou anulada após Moro ser considerado incompetente para julgar o processo, e depois ser considerado parcial no caso.

Após o pedido de arquivamento apresentado pelo MPF, a defesa ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.01.2022 14:19h
Política

ACM Neto e José Ronaldo participam de evento na Câmara Municipal de Serrolândia

 

O pré candidato a governador do estado da Bahia, ACM Neto, e o ex-prefeito de Feira de Santana prestigiaram, na manhã desta sexta-feira (28), uma cerimônia na Câmara Municipal de Serrolândia. Em seguida participaram de um encontro em Várzea do Poço, Quixabeira e finalizando as visitas foram a Várzea Nova.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.01.2022 14:00h
Inglaterra

Reino Unido deve começar a distribuir pílula da Pfizer contra Covid-19 no próximo mês

 

O Reino Unido irá começar a distribuição da nova pílula da Pfizer contra a Covid-19 para pessoas vulneráveis no mês que vem, anunciou o Ministério da Saúde na sexta-feira, com o objetivo de ajudar no tratamento de pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, para as quais a vacina pode ser menos eficiente. (Foto ilustração)

O ministério britânico disse que o tratamento antiviral da Pfizer, o Paxlovid, uma combinação da pílula da Pfizer com um antiviral mais velho chamado ritonavir, será disponibilizado para milhares de pessoas a partir do dia 10 de fevereiro.

"É uma notícia fantástica a chegada desse novo tratamento, o último medicamento de vanguarda que o NHS irá distribuir através de novas unidades de entrega de medicamentos, estará disponível para ajudar àqueles com mais risco diante da Covid-19", afirmou o diretor médico do Serviço Nacional de Saúde (NHS) Stephen Powis.

"Os estudos mostraram que ela pode reduzir a hospitalização e o risco de morte em 88%, o que significa que estaremos na melhor posição para salvar milhares de vidas."

O Reino Unido encomendou 2,75 milhões de tratamentos com o Paxlovid, e o governo disse que irá estabelecer os detalhes adicionais sobre o acesso ao medicamento em breve, mas que pessoas imunocomprometidas, pacientes de câncer ou aqueles com Síndro...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.01.2022 13:10h
Brasília

Bolsonaro faltará a depoimento na PF e recorrerá com recurso

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL-Foto) se reuniu nesta sexta-feira (28/1) no Palácio do Planalto com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e com o advogado-geral da União (AGU), Bruno Bianco, para avaliar as opções de ele não ter que comparecer presencialmente ao depoimento à Polícia Federal marcado para às 14h, na Polícia Federal, em investigação sobre supostos vazamentos de documentos sigilosos.

A estratégia discutida consistiu em apresentar recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF) e lembrar decisões anteriores da Corte de 2018 que versa que a condução coercitiva é inconstitucional e fere o direito do investigado de ficar em silêncio e não produzir provas contra si. Com isso, o pedido é para que se decida se o presidente pode prestar esclarecimentos por escrito.

O encontro não constou nas agendas das autoridades. A interlocutores do Planalto, o presidente já avisou que não irá à PF. O recurso de Bolsonaro, no entanto, só deve ser julgado pelo plenário do Supremo na próxima semana, quando a Corte retomará as atividades após o recesso de final de ano.

"Enfrentamos também outras atribulações: interferências no Executivo as mais variadas possíveis. Sempre, da nossa parte, jogando com aquilo que nós temos e com aquilo que nós juramos respeitar por ocasião da nossa posse: a nossa Constituição...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.01.2022 11:50h
Covid 19

Anvisa libera venda de autotestes de Covid-19; veja como funciona

 
Foto Reprodução TV Globo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (28) que vai liberar a venda de autotestes de Covid-19 no Brasil.

A decisão não tem efeito imediato: cada empresa interessada em comercializar sua versão do produto precisa pedir o registro junto à agência, que vai analisar cada solicitação.

Resumo da decisão em tópicos:

Anvisa liberou a venda de autotestes, mas empresas precisam pedir registro antes da comercialização em farmácias ou estabelecimentos da área de saúde;

Resultado positivo não será considerado como caso confirmado de Covid-19;

Empresas podem - voluntariamente - criar sistemas com QRCode para registro dos resultados;

Autoteste servirá como triagem: Ministério disse à Anvisa que vai orientar busca por atendimento médico para quem testou positivo;

Resultado do autoteste não servirá para apresentação para viagens ou atestado médico.

A medida vale apenas para os chamados testes de antígenos (feito a partir do swab que coleta o material no fundo da boca e do nariz e busca sinais de anticorpos gerados pelo corpo após a infecção), e não se aplica aos teste RT-PCR (mais preciso, mais demorado e que detecta a presença do material genéti...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.01.2022 11:30h
Distrito Federal

DF já paga piso de R$5.016,53 mensais aos professores, e há pressão por aumento

 

Os professores do Distrito Federal não serão afetados pelo aumento de 33,24% no piso salarial de professores de ensino básico de escolas públicas, porque o governo do DF já lhes paga um mínimo de R$5.016,53 mensais. (Foto ilustração)

Apesar de vir pagando a esses professores quase o dobro do piso nacional, o governo do DF está sob pressão da pelegada do sindicato da classe, alegando que a remuneração da classe estaria “congelada” desde 2015.

A folha de pagamento de professores no DF soma R$570 milhões mensais, o maior valor gasto nessa rubrica em todo o País, em termos proporcionais.

Com isso, o DF paga o piso salarial mais alto do País, de R$5.016,53, para 40h semanais de trabalho. Após o aumento anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro, agora o piso nacional terá o valor de R$3.845.

A lei do piso salarial dos professores, de 2008, foi proposta pelo então senador Cristóvam Buarque (DF) e prevê reajuste anual, em janeiro. O piso Salarial Profissional Nacional do Magistério é calculado com base no crescimento percentual dos valores mínimos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica) de dois anos anteriores. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.01.2022 11:05h
Surto de gripe e Covid

Eduardo Paes sobre carnaval no Rio: "Vai ter de qualquer jeito"

 
Foto Agência Brasil

Com o feriado de Tiradentes (21/04) escolhido como a nova data para a realização do Carnaval no Rio de Janeiro, o prefeito da cidade Eduardo Paes (PSD) , afirmou que "vai ter Carnaval este ano de qualquer jeito”. No entanto, a festa em abril só indica a realização dos desfiles na Marquês de Sapucaí, o Carnaval de rua ainda não tem data confirmada.

Devido ao avanço da variante ômicron da Covid-19 no país, o Rio adiou o Carnaval no final do mês de fevereiro. No dia 21/01, após um encontro virtual entre os prefeitos do Rio e de São Paulo, com os secretários de Saúde e os presidentes das ligas das escolas de samba das duas cidades, os desfiles nos sambódromos foram adiados para abril.

No início de janeiro, Paes decidiu, juntamente com as ligas dos blocos de rua e as autoridades sanitárias, que os desfiles de rua também deveriam ser cancelados .

Na última terça-feira (25), o prefeito da cidade do Rio assegurou que continuará a fazer os repasses para as escolas, que poderão manter seus funcionários trabalhando, com salários em dia e mantendo os ensaios nas quadras. “Eu acredito na ciência”, disse Paes ao programa Bar Apoteose.

Em relação ao combate contra o coronavírus, o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, classificou o atual momento como ”preocupante” por conta da quantidade de pessoas sem o esquema vacin...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.01.2022 10:43h
Feira de Santana

Robinson Almeida critica transporte público e promete acionar MP

 
Foto Reprodução

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) responsabilizou a gestão do prefeito Colbert Martins (MDB) pela crise no sistema de transporte público em Feira de Santana e prometeu acionar o Ministério Público, junto com o deputado federal Zé Neto e os vereadores Sílvio Dias (PT) e Professor Ivamberg (PT) para que haja apuração sobre a precarização, má gestão dos recursos públicos e ausência de qualidade na prestação dos serviços à população.

O parlamentar criticou a retirada das linhas da zona rural, a mudança dos pontos de parada do transporte complementar e o BRT, que classificou como fraude de R$ 100 milhões, "um fantasma que custou uma fortuna mas não funciona na prática, não atende a população, nem cumpre seu papel conceitual e prático".

Almeida participou da Plenaria sobre o Transporte Público e Mobilidade Rural, realizada nesta quinta-feira (27), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (SINTRAF) de Feira de Santana.A plenária pública foi coordenada pela presidente do SINTRAF, Conceição Borges. (Assessoria - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.01.2022 10:26h
Economia

IGP-M: inflação do aluguel fica em 1,82% em janeiro

 
Foto Heloise Hamada/g1

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) ficou em 1,82% em janeiro, após variar 0,87% no mês anterior, informou nesta sexta-feira (28) a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com o resultado, o índice acumula alta de 16,91% em 12 meses. Em janeiro de 2021, o índice havia subido 2,58% e acumulava alta de 25,71% em 12 meses.

A "inflação do aluguel" fechou 2021 com alta de 17,78%. Apesar de desacelerar em 2021, o IGP-M registrou a segunda maior alta anual desde 2002, atrás somente do resultado de 2020.

O IGP-M é conhecido como 'inflação do aluguel' por servir de parâmetro para o reajuste de diversos contratos, como os de locação de imóveis. Além da variação dos preços ao consumidor, o índice também acompanha o custo de produtos primários, matérias-primas, preços no atacado e dos insumos da construção civil.

Desde 2020, o índice tem subido bem acima da inflação oficial do país, medida pelo IPCA. O IBGE divulgou nesta semana que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, acumula alta de 10,20% em 12 meses.

Composição do IGP-M

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que possui peso de 60% na composi&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.01.2022 10:10h
Eleição presidencial

PL está tenso com baixa aprovação de Bolsonaro em pesquisas

 

Depois de trabalhar pela filiação do presidente Jair Bolsonaro, o PL está preocupado com a queda de popularidade que o chefe do Executivo vem enfrentando. A sigla encomendou uma pesquisa para avaliar a opinião do eleitorado sobre a gestão de Bolsonaro, e o resultado veio abaixo da expectativa. (Foto ilustração)

Para completar, a pesquisa divulgada ontem pela XP/Ipespe mostrou que o chefe do Executivo desponta com 64% de desaprovação, a maior desde o início de seu mandato. Na intenção de votos, ele aparece com 24%, bem atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que continua na liderança absoluta, com 44%.

Líderes do PL têm aconselhado o presidente a deixar de lado o negacionismo em relação à pandemia, em especial, o posicionamento contrário à vacinação infantil contra a covid-19, e focar no crescimento da economia.

Em caráter reservado, integrantes do Centrão — bloco de sustentação do Executivo, do qual o PL faz parte — criticam a postura de Bolsonaro. De acordo com um deputado ouvido pela reportagem, "da forma como o presidente está conduzindo o país, em especial com relação à economia e à pandemia, não está certo". O parlamentar destacou que há brigas internas, e, a cada dia, cai mais um aliado. "A maioria dos parlamentares não concorda (com as atitudes do chefe do Executivo). Eu mesmo não posso...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia