Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2022 05:51h
Enchentes no Sul da Bahia

Defesa Civil do Estado atualiza dados sobre população afetada pelas chuvas na Bahia

 

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde deste domingo (2), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em diversas regiões do estado. São 32.594 desabrigados, 57.451 desalojados, 25 mortos e 517 feridos. O número total de atingidos chega a 661.508 pessoas. (Foto ilustração)

Os números correspondem às ocorrências registradas em 165 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 153 estão com decreto de situação de emergência.

As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2) e Ubaitaba (1). (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2022 05:49h
Brasília

AGU se manifesta contra afastamento de secretário nacional de Justiça

 

A AGU (Advocacia-Geral da União) solicitou ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moares que ele rejeite o pedido de afastamento do secretário nacional de Justiça, Vicente Santini, por suspeita de interferência no processo de extradição do blogueiro Allan dos Santos, apoiador do presidente Jair Bolsonaro. O despacho foi enviado ao Supremo na última sexta-feira (31). (Foto ilustração)

Allan está nos Estados Unidos e o pedido de afastamento foi feito no âmbito do inquérito das fake news. A solicitação foi feita ao STF depois que foi divulgado que servidores do Ministério da Justiça relataram à Polícia Federal supostas pressões da cúpula da pasta para obstruir a extradição do blogueiro. O pedido de afastamento foi feito “como forma de preservar a regularidade da instrução e impedir novas interferências e obstruções”.

Ao STF, a AGU chamou de "absurda" a "tentativa de criminalização e turbação do desempenho de funções inerentes à Secretaria Nacional de Justiça, (...) em sua estrutura administrativa, o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional". A advocacia tentou afastar a ideia de interferência por parte do secretário, e falou sobre 'supervisão'.

"Seria crível argumentar que os magistrados (ou mesmo os Ministros...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2022 05:44h
Brasil

Presidente do BC fará carta para justificar inflação fora da meta

 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (foto ilustração), fará uma carta para justificar a inflação fora da meta no fim de 2021 e explicar como pretende resolver o problema. O texto será divulgado após os resultados consolidados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro, que trarão os resultados consolidados de 2021.

Trata-se de uma regra que obriga os presidentes do Banco Central a dar explicações. A carta será endereçada ao ministro da Economia, Paulo Guedes. Esta será a 6ª carta do tipo escrita por representantes do Banco Central. A primeira foi em 2001, escrita por Arminio Fraga Neto.

Depois, a “tradição” se repetiu em 2002, 2003, 2015 e a última carta, escrita por Ilan Goldfajn, foi divulgada em 2018. Na época, o índice que mede a inflação ficou em 2,95%, muito abaixo da meta, que era de 4,5%. A tolerância era de 1,5 ponto percentual para baixo ou para cima.

Todos os que ocuparam a presidência do BC depois da implementação do regime tiveram que fazer a carta. Esta será a primeira assinada por Roberto Campos Neto, que teve um ano de 2021 turbulento, após a revelação, através da série de reportagens “Pandora Papers” de que tanto ele quanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, possuem empresas em paraísos fiscais no exterior – as chamadas offshores.

Sendo a princ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2022 05:40h
Imunização contra Covid-19

Ministério encerra hoje a consulta pública sobre vacinação de crianças

 

Terminou às 23h59 deste domingo (2) a consulta pública sobre vacinação contra covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é "informar e conhecer as dúvidas e contribuições da sociedade científica e da população" sobre a vacinação das crianças nessa faixa etária. (Foto ilustração)

No dia 16, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do imunizante Pfizer para o público infantil. Já o Ministério da Saúde disse que a vacinação não deve ser obrigatória e, para a aplicação do imunizante nesta faixa etária, deve ser exigida prescrição médica e autorização dos pais ou responsáveis, mediante assinatura de termo de assentimento.

O ministério acrescenta que a inclusão da referida faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação deverá priorizar crianças com deficiência permanente ou comorbidades, bem como aquelas que vivam "em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19". No caso de crianças sem comorbidade, a ordem de prioridade vai das mais velhas para mais novas, iniciando com o grupo com idade de 10 a 11 anos.

Resultado

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a decisão do gover...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2022 05:35h
Feira de Santana

Secretaria de Saúde amplia unidades vacinando até 21h contra a Covid-19

 

A partir desta segunda-feira, 3, as Unidades de Saúde da Família Rua Nova II, III e Barroquinha, serão vinculadas ao Programa Saúde na Hora e irão funcionar das 8h até as 21h. (Foto ilustração)

A medida visa ampliar a aplicação da primeira, segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19. Com essa inclusão , agora são seis unidades abertas durante a noite para imunizar aqueles que não tem a oportunidade de se vacinar durante o dia.

Também são vinculadas ao Programa Saúde na Hora, as Unidades de Saúde na Família (USFs) Videiras I, II e III, na Mangabeira; Campo Limpo I, V e VI; Parque Ipê I, II e III; Liberdade I, II e III e Queimadinha I, II e III - confira o endereço no final da matéria.

Além disso, houve ampliação no horário de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, que passam a atender das 8h às 17. Confira os grupos e locais de vacinação:

PRIMEIRA DOSE PARA MAIORES DE 18 ANOS (NASCIDOS ATÉ 3 DE JANEIRO DE 2004)

A vacinação para esse público deve ser realizada na Unidade de Saúde da Família Parque Ipê I, II e III, vinculada ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.

É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é preciso levar uma...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2022 05:30h
Risco a saúde pública

Covid-19: Anvisa investiga agências que operam cruzeiros por falhas em protocolo

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa) se manifestou na tarde deste domingo (2) sobre notícias divulgadas na mídia, que dão conta do descumprimento de protocolos sanitários pelas embarcações que operam cruzeiros marítimos ao longo da costa brasileira. “A Anvisa irá apurar os fatos e, se constatada irregularidade, os responsáveis serão penalizados nos termos da Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis. Dentre as penas, estão multas e, até mesmo, a suspensão das atividades das embarcações. A Anvisa ainda noticiará aos demais órgãos de controle”, destacou a assessoria de imprensa do órgão em nota. (Foto ilustração)

De acordo com a Resolução da Anvisa, RDC nº 574, de 2021, as atividades das embarcações podem ser suspensas, por determinação da Anvisa, em decorrência da identificação de riscos à saúde pública ou do descumprimento das normas sanitárias vigentes.

Ainda segundo a Anvisa, a embarcação Costa Diadema está com as suas atividades não essenciais proibidas bordo, devendo ser cumpridos os protocolos sanitários de segurança no interior da embarcação até o desembarque de todos os viajantes.

Outro cruzeiro, o MSC Splendida, também teve a sua operaç&ati...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2022 05:25h
Previdência Social

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

 

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos em 2022. A prova de vida voltou a ser obrigatória, após três meses de suspensão. O procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício. (Foto ilustração)

Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida foi suspensa por causa da pandemia de covid-19. O procedimento foi retomado em junho do ano passado, mas suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro.

Calendário

Para evitar aglomerações nas agências bancárias, o órgão estabeleceu um cronograma baseado no mês de nascimento. As datas foram divididas da seguinte forma.

Prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021

Prazo final de recadastramento: janeiro

Prova de vida vencida em julho e agosto de 2021

Prazo final de recadastramento: fevereiro

Prova de vida vencida em setembro e outubro de 2021

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2022 05:20h
Coronavírus no Brasil

Sem dados de três estados e o DF, Brasil registra 28 mortes por Covid-19 em 24 h

 

No segundo dia do ano de 2022, o Brasil registrou 28 mortes por Covid-19, de acordo com dados do Conass (Conselho Regional de Secretarias de Saúde), liberados às 18h deste domingo (2). (Foto ilustração)

Além disso, foram registradas 1.721 novas infecções pela doença.

Vale destacar que, segundo o Conass, Minas Gerais, Roraima, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal não notificaram novos casos e óbitos neste domingo.

Desde o início da pandemia, o país já registrou 619.133 óbitos causados por coronavírus, e 22.293.228 infecções.

A média móvel de casos dos últimos sete dias fica em 7.685 e a de mortes no mesmo período está em 98. (Ingrid Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2022 05:15h
Covid-19na Bahia

Bahia registra 126 casos novos de Covid-19 e mais 3 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 126 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 144 recuperados (+0,01%). O boletim epidemiológico deste domingo (2) também registra 3 óbitos. Dos 1.271.155 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.241.836 já são considerados recuperados, 1.809 encontram-se ativos e 27.510 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.687.868 casos descartados e 262.386 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.696 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 10.722.874 pessoas vacinadas com a primeira dose, 261.199 com a dose única, 8.834.580 com a segunda dose e 1.367.812 com a dose de reforço. (Sesab) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.01.2022 05:10h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 8 novos casos; não houve comunicado de mortes no final de semana

 

Neste domingo (02), Feira de Santana registrou apenas oito casos positivos da Covid-19 e manteve a marca de 48.888 curados da doença, índice que representa 93,8% dos casos confirmados. Enquanto isso, mais 174 exames foram negativos. (Foto ilustração)

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 28 de novembro e 31 de dezembro que estavam aguardando resultado do laboratório.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 12 pacientes internados no município. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

NÚMEROS DESTE DOMINGO 02 de janeiro de 2022

Casos confirmados no dia: 8

Pacientes recuperados no dia: 0

Resultados negativos no dia: 174

Total de pacientes hospitalizados no município: 12

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS  

Total de pacientes ativos: 145 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados no município: 52.124 (Período de 06 de março de 2020 a 02 de janeiro de 2022)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 2.211

Tot...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia