Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 08:40h
Chuvas na Bahia

Tonho de Anízio prefeito de Itacaré: Municípios afetados por enchentes vão processar a CHESF

 

O prefeito de Itacaré, Antônio Damasceno, Tonho de Anízio (PT-Foto), afirmou que os municípios prejudicados pela enchente do Rio de Contas vão mover ação judicial contra a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chefs), responsável pelas barragens das usinas de Pedra e do Funil. Segundo o mandatário, a Companhia não tem plano de ação para orientar e auxiliar as prefeituras das cidades afetadas pelo aumento brusco da vazão das barragens, como ocorreu neste final de semana.

– A Chesf tem tido uma irresponsabilidade muito grande nessa questão das enchentes. Ela não tem um plano de contingência para auxiliar os municípios. As águas chegaram de forma imediata, pegando a todos de surpresa. É uma grande irresponsabilidade da Chesf. Nós, enquanto Consórcio do Território Litoral Sul, vamos entrar com uma ação judicial contra a Chesf, para poder haver o enquadramento legal – declarou Tonho de Anízio nesta segunda-feira (26).

A pedido do site, o prefeito detalhou o objetivo do processo. “Vamos pedir pra sentar à mesa com a Chesf, porque até hoje não teve uma reunião [sobre o problema das enchentes]. Itacaré pediu, o Consórcio pediu, e eles não dão uma satisfação. Eles soltam a água na hora que acham que tem que liberar, sem preparar os municípios para receber esse volume”.

Com um plano de contingência, continuou o p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 08:10h
Brasília

Sedes dos três poderes reforçam segurança para o dia da posse

 

Órgãos de segurança pública do Distrito Federal e forças federais estão em alerta para o dia 1º de janeiro, quando ocorre a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice, Geraldo Alckmin (PSB). As ações foram reforçadas após uma tentativa de ataque a bomba ao Aeroporto de Brasília. (Foto ilustração: Esplanada dos Ministérios)

No Senado Federal, fica proibida a entrada de visitantes. Até mesmo entregadores de alimentos e motoristas de aplicativo estão impedidos de entrar no prédio. Apenas servidores, assessores, colaboradores e estagiários estão autorizados a ingressar nas dependências da casa até 1º de janeiro.

No Supremo Tribunal Federal (STF), a segurança já estava reforçada, com o fechamento de acessos ao prédio e o posicionamento de barreiras de metal para impedir a aproximação de pessoas e veículos não autorizados. Os acessos à Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, foram fechados pelo Governo do Distrito Federal.

Como a corte está em recesso, em 1º de janeiro não haverá magistrados no prédio, mas eles devem participar da posse do presidente da República. No dia do evento, o esquema de segurança será o mesmo usado no 7 de Setembro, com tropas policiais posicionadas nas redondezas do palácio, além do uso de sistemas antidrones.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 07:18h
Feira de Santana

Eremita Araújo diz que conversa com Colbert Martins, mas se for chamada

 

A vereadora Eremita Araújo (PSDB - foto ilustração) tem dito que não se refuta a conversar com o prefeito Colbert Martins (MDB), assim que assumir a presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana, a partir de 2 de janeiro de 2023. Mas só se for chamada. (Fonte: Rádio Geral)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 07:08h
Educação

Feira de Santana: Quem deve fazer o transporte escolar

 

Na Câmara Municipal de Feira de Santana já está engatilhado um requerimento para início de 2023, que deseja saber quantos ônibus escolares doados pelo Governo Federal vão transportar estudantes na zona rural. O vereador, que prefere não se identificar no momento, vê nas licitações de transporte escolar um meio para favorecer empresários do segmento. (Foto ilustração)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 07:06h
Feira de Santana

Colbert Martins quer criar o Distrito Industrial Municipal

 

No passado conhecido como Centro Industrial Subaé (CIS), o prefeito Colbert Martins (MDB - foto ilustração) quer recriar a autarquia que viria como Distrito Industrial Municipal (DIM). Feira de Santana já teve seu CIS sob administração dos governos do Município e do Estado. A proposta está na Câmara Municipal para avaliação dos vereadores.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:58h
Apoio ao Governo

Lula não terá unanimidade no MDB, PSD e União Brasil

 

O presidente Lula (foto ilustração), que tenta atrair partidos de centro, MDB, PSD e União Brasil, sabe que não terá unanimidade nas bancadas. Há deputados e senadores que são aliados de Jair Bolsonaro (PL) e vão ficar na oposição.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:56h
Rádio Geral

Humberto Cedraz recebe o prefeito Colbert Martins em programa de rádio

 

O ex-deputado estadual e radialista Humberto Cedraz recebeu na manhã desta segunda-feira (26), no programa Rádio Geral Web, o prefeito de Feira de Santana Colbert Martins (MDB) acompanhado do procurador Geral do Município, advogado Guga Leal. Sabatinado, Colbert Martins aproveitou para desejar um feliz ano novo aos ouvintes. (Foto: Humberto Cedraz, Colbert Martins e Guga Leal)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:49h
Feira de Santana

Aliados de Eremita Araújo querem votações só em 2023

 

Os mais próximos da vereadora Eremita Araújo (PSDB) na Câmara Municipal de Feira de Santana não escondem a estratégia nesse final de mês. É empurrar tudo que puder para ser votado na gestão da futura presidente. O poder de fogo é outro...
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:47h
Governo Federal

Geraldo Alckmin: "há 16 mil obras paradas no país"

 

O grupo de transição do futuro governo Lula, que tem como coordenador o futuro vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB - foto ilustração), no anúncio do seu nome para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio expôs o governo Jair Bolsonaro (PL). Disse que há 16 mil obras paradas pelo país. Michel Temer, quando assumiu o governo deixado por Dilma Rousseff (PT), anunciou que encontrou 1,6 mil obras paradas.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:44h
Câmara Federal

Zé Chico quer dois anos como deputado federal pelo União Brasil

 

O empresário Zé Chico (UB - foto ilustração), que tem tido especulada a sua saída do União Brasil, partido onde é terceiro suplente de deputado federal, pode continuar na legenda. O mesmo defende ter um período de dois anos no mandato. Zé Chico diz que não tem a fórmula, mas que a legenda lhe deve esse pleito. (Repórter Elias Lúcio)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:40h
Feira de Santana

Câmara Municipal: Governistas têm sido determinantes para a falta de quórum

 

Os vereadores Jurandy Carvalho (PL) e Pastor Valdemir (PV), que são da base governista, mesmo negando, têm contribuído para a falta de quórum nas votações de matérias de interesse do Governo Municipal. Os demais governistas têm ficado enfurecidos. (Foto ilustração: Jurandy Carvalho e Pastor Valdemir)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:36h
Feira de Santana

Governo não consegue mobilizar base para votar matérias

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana vive uma nova modalidade de falta de quórum. A da hora da votação de projetos. É que para que se coloque em discussão matérias na Ordem do Dia tem que ter 11 dos 21 vereadores presentes na sessão. Diferente da abertura dos trabalhos, que é de apenas sete vereadores, um terço da Casa. O Governo Municipal tem matérias precisando ser apreciadas, mas não consegue mobilizar sua bancada.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:32h
Brasília

Bahia presente no cenário nacional com nomes petistas

 

O PT baiano não pode se queixar da representação política do partido no núcleo central da política nacional, em Brasília. Temos o governador Rui Costa (PT) na Casa Civil do governo Lula e Jaques Wagner na liderança do governo petista no Senado Federal. (Foto ilustração: Jaques Wagner e Rui Costa)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:24h
Interstícios

Feira de Santana: Votação da LOA 2023 vai mesmo para janeiro

 

Apesar de ter a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Feira de Santana, o Governo Municipal não consegue votar o orçamento 2023 esse ano. É que apesar da proposta estar na Casa desde setembro, só esse mês começou a tramitar. A maioria dos vereadores não quer suprimir os interstícios regimentais. A proposta ser apreciada na gestão de Eremita Araújo (PSDB), a partir de 1º de janeiro de 2023, é tudo que o governo não queria.

 

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:20h
Brasília

Bahia: Posse será cedo para todos estarem com presidente Lula

 

O futuro governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT - foto ilustração), deseja tomar posse domingo (1º) cedo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). É que no mesmo dia todos os caminhos levam a Brasília, onde, no início da tarde, Luiz Inácio Lula da Silva toma posse na presidência da República.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:19h
Governo petista

Governo Federal: São 9.587 cargos comissionados

 

O governo petista, que assume o poder central dia 1º de janeiro de 2023, terá para funções de chefia 9.587 mil cargos comissionados. Desses, 60% têm que ser preenchidos por servidores de carreira e 40% de livre indicação do chefe do Poder Executivo. E mais: 31.185 funções por servidores efetivos em nível federal. Esses receberão um adicional nos salários para fazer um trabalho diferente daqueles para o qual foram contratados.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:16h
Feira de Santana

Fernando Torres a quatro dias de deixar a presidência da Câmara

 

O presidente do Legislativo feirense, Fernando Torres (PSD - foto ilustração), está a quatro dias de deixar a presidência da Câmara Municipal. Lá, tem vereador contando os dias.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 06:00h
Governo Federal

Itamaraty receberá R$ 4,6 bi para pagar dívida com órgão internacional

 

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou ontem (26) que receberá R$ 4,6 bilhões para fazer o pagamento de contribuições a organismos internacionais e bancos de fomento. A verba será liberada pelo Ministério da Economia. (Foto ilustração: Palácio do Itamaraty)

Segundo o Itamaraty, o recurso permitirá pagar quase a totalidade da dívida que o Brasil tem com entidades internacionais e fortalecerá a “posição do país no sistema multilateral e na comunidade internacional”.

“O governo brasileiro não poupou esforços para equacionar a irregularidade crônica de pagamentos e a dívida acumulada desde períodos anteriores. O Itamaraty realizou inúmeras gestões a fim de que fossem assegurados os recursos necessários para fazer frente às obrigações vinculantes assumidas pelo Brasil na seara internacional e internalizadas, com aprovação do Congresso Nacional, ao ordenamento jurídico brasileiro”, declarou o ministério.

No início do mês, o coordenador do Gabinete de Transição, o ex-senador Aloizio Mercadante (PT), afirmou que o governo brasileiro devia R$ 5 bilhões a organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial do Comércio (OMC) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ainda segundo ele, não havia espa&ccedi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 05:50h
Viagens internacionais

Polícia Federal normaliza emissão de passaportes em todo o país

 

A Polícia Federal informou que a emissão de passaportes foi normalizada depois que o governo federal repassou os recursos necessários para a continuidade dos serviços. De acordo com a corporação, neste momento estão sendo emitidos os documentos solicitados até o dia 24 deste mês. (Foto ilustração)

Os pedidos mais recentes serão entregues à medida que as solicitações que estão represadas forem atendidas. A PF informou que a prestação desse tipo de serviço está ocorrendo normalmente em todas as unidades da corporação pelo país.

A suspensão da emissão de passaportes foi anunciada no dia 18 de novembro, quando os recursos para a atividade se tornaram insuficientes em razão de cortes realizados no orçamento.

A corporação informou que "a solução da situação, após a liberação orçamentária, foi fruto dos esforços conjuntos com a Casa da Moeda, que empenhou todos os recursos disponíveis para a retomada da confecção dos passaportes".

"A entrega dos documentos de viagem será gradual, de forma que os requerentes deverão consultar o status da solicitação e apenas se dirigir ao posto se o passaporte estiver disponível para entrega", comunica o texto divulgado pela Polícia Federal. (Renato Souza)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 05:40h
Tesouro Nacional

Vendas do Tesouro Direto superam resgates em R$ 805 milhões

 

As operações de investimentos em títulos do Tesouro Direto atingiram R$ 3,59 bilhões em novembro deste ano. No mesmo mês, os resgates foram de R$ 2,79 bilhões. Assim, a emissão líquida dos títulos atingiu R$ 805 milhões. Os números foram divulgados ontem (26), em Brasília, pelo Tesouro Nacional. (Foto ilustração)

No período, o Tesouro Selic foi o título mais procurado por investidores, totalizando R$ 1,84 bilhão e representando 51,3% das vendas. Os investimentos em títulos indexados à inflação, como Tesouro IPCA e Tesouro IPCA+, representaram 32% das vendas (R$ 1,15 bilhão).

Títulos pré-fixados e com juros semestrais significaram 16,7% das vendas, totalizando R$ 599,3 milhões.

Resgates

No caso dos resgates de títulos, 60,9% (R$ 1,63 bilhão) foram de títulos indexados à taxa Selic. Ainda de acordo com o levantamento, o total de investidores ativos no Tesouro Direto atingiu 2.109.570, aumento de 7.257 pessoas no mês. ((Kleber Sampaio) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 05:30h
Aniversariante do Dia

Jornalista Andréia Trindade em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 05:25h
Chuvas na Bahia

Estado monitora regiões afetadas pela chuva e envia equipes de apoio aos municípios

 

Em Jequié, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), por meio do 8° Grupamento de Bombeiros Militar, resgatou 268 pessoas e 25 animais atingidos pelas chuvas que inundam a região. As localidades do Centro, Ceavig, Mandacaru, João Romão, Curral Novo e Jequiezinho são as mais afetadas com o maior número de ocorrências. (Foto ilustração)

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer-PMBA) trabalha com equipes para levar água, comida, fraldas, remédios e roupa até os moradores isolados pela água. Entre os distritos que receberam os suprimentos estão Barreiros e Areião, localizados no município de Mirante, na região de Jequié.

Em atendimento à Situação de Emergência, o CBMBA dispõe de 50 bombeiros militares atuando na cidade de Jequié, além de outros 16, em Ipiaú. Embarcações e viaturas são utilizadas para o resgate de pessoas e animais em áreas alagadas. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado por meio do número de telefone 193.

Infraestrutura

Devido às chuvas na madrugada desta segunda-feira (26), em Jequié e região, alguns trechos de estradas e vias estão com tráfego interrompido, como a Ponte sobre o Rio de Contas, na BA-650, entre Ipiaú e Itagibá, onde o nível da água invadiu a pista.

A cabeceira da ponte sobre o Rio de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em queda dia de ajustes sem Wall St

 

O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, corrigindo eventuais exageros da última semana, em sessão marcada por volume financeiro reduzido sem o referencial dos principais mercados no exterior, principalmente Wall Street. (Foto ilustração)

Investidores que não emendaram o fim de semana do Natal com o Réveillon seguiram avaliando o cenário político, na expectativa da finalização da equipe ministerial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,68%, a 108.947,92 pontos, de acordo com dados preliminares, após subir 6,65% na semana passada.

O volume financeiro somava apenas 8,7 bilhões de reais, contra uma média diária de 30,7 bilhões de reais em dezembro. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar avança em sessão com menor liquidez e mercado atento a anúncios ministeriais de Lula

 

O dólar subiu frente ao real nesta segunda-feira em sessão com volume reduzido devido ao feriado prolongado de Natal no exterior, que fechou os mercados dos Estados Unidos e Europa, e com atenções voltadas à esperada divulgação dos últimos anúncios do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua equipe ministerial. (Foto ilustração)

No mercado à vista, o dólar, subiu 0,87%, a 5,2105 reais na venda.

Segundo Anilson Moretti, chefe de câmbio da HCI Invest e planejador financeiro pela Planejar, os movimentos da moeda nesta segunda-feira seguiram o esperado para uma sessão de fim de ano, mas destacou que o fluxo estrangeiro segue positivo. (Por Victor Borges)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil registra 66 mil novos casos de covid-19 em 24 horas

 

O Ministério da Saúde divulgou ontem (26) novos números da pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil registrou, em 24 horas, 66 mil novos casos da doença e 226 óbitos. (Foto ilustração)

Desde o início da pandemia, o país acumula 36,1 milhões de casos confirmados da covid-19 e 692,9 mil mortes registradas. O número de pacientes recuperados soma 34,8 milhões.

O estado de São Paulo tem o maior número de registros de covid-19 e de mortes em consequência da doença – 6,2 milhões de casos e 177,2 mil óbitos. Em seguida, aparecem Minas Gerais (4 milhões de casos e 64,3 mil óbitos); Paraná (2,8 milhões de casos e 45,6 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,8 milhões de casos e 41,4 mil óbitos).

Vacinação

Segundo o vacinômetro do Ministério da Saúde, 497,6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas no país, sendo 181,4 milhões da primeira dose e 163,8 milhões da segunda, além de 102,3 milhões da primeira dose de reforço e 39,9 milhões do segundo reforço. (Lílian Beraldo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 50 casos de Covid-19 e mais 17 óbitos

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 50 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,00%), 860 recuperados (+0,05%) e 17 óbitos. Dos 1.764.021 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.727.805 já são considerados recuperados, 5.038 encontram-se ativos e 31.178 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico desta segunda-feira (26) contabiliza ainda 2.072.052 casos descartados e 370.921 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 71.189 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.714.099 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.891.836 com a segunda dose ou dose única, 7.736.270 com a dose de reforço e 2.982.801 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.081.617 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 738.405 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 a 4 anos, 75.166 tomaram a primeira dose e 32.255 já tomaram a segunda dose. Do grupo de 6 meses a 2 anos, 5.672 tomaram a primeira dos...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.12.2022 05:00h
Feira de Santana

Secretaria de Cultura divulga calendário de feiras de artes para 2023

 

Com o objetivo de estimular os artistas, artesãos e comerciantes destes segmentos, a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer realiza três feiras de artes e artesanato rotineiramente: Arte na Avenida, Feira de Antiguidades e o Lá Na Rua. Todos os eventos obtiveram resultados positivos este ano, e já estão com calendário definido para o primeiro semestre de 2023. A programação já está sendo divulgada pela SECEL. (Foto ilustração)

O Arte na Avenida, que é realizado no canteiro central da avenida Getúlio Vargas, no trecho entre as ruas Frei Aureliano e São Domingos, é realizado uma vez ao mês. Em janeiro a programação será no dia 15; em fevereiro, dia 05; em março dia 05; em abril dia 02; em maio dia 07; e em junho no dia 04. No local é possível encontrar artigos criativos e feitos à mão, como panos de pratos e crochê, plantas, peças em madeira, livros, imãs, moedas antigas, além de compotas e geleias. A exposição inicia às 7h30 e encerra às 13h.

Já a Feira de Antiguidades, que acontece no Espaço Marcus Moraes, também na avenida Getúlio Vargas, estará á disposição do público em um final de semana de cada mês. Conforme a programação acontecerá em: 21 e 22 de janeiro; 11 e 12 de fevereiro; 11 e 12 de março; 15 e 16 de abril; 20 e 21 de maio; 17 e 18 de junho. Nesta Feira é possível adquirir muitas peças de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 17:00h
Senado Federal

Projeto que classifica cristianismo como "manifestação cultural nacional" chega ao Senado

 

Projeto de lei (PL 4.168/2021) que classifica o cristianismo como "manifestação cultural nacional" chegou ao Senado. De autoria do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), a proposta foi aprovada em Plenário da Câmara dos Deputados no dia 7 de novembro e aguarda despacho da Mesa. (Foto ilustração)

O autor do projeto lembra dados do Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 86,6% dos brasileiros se declaram seguidores da religião cristã. Desse total, 64,6% se declaram pertencentes à Igreja Católica e 22,2% se dizem evangélicos.

Em justificativa, o deputado diz que "não há quem possa negar que o Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa em função da miscigenação cultural e, sob a ótica da história, não se pode deixar de reconhecer o papel que teve o cristianismo desde os primórdios de nossa colonização".

Ainda não foi designado relator para a matéria no Senado. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 16:00h
Câmara Federal

Comissão aprova proposta que transforma guardas municipais em órgãos de segurança pública

 

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto que confere status de órgão de segurança pública às guardas municipais. O texto altera o Estatuto Geral das Guardas Municipais e o Estatuto do Desarmamento. (Foto ilustração)

Foi aprovado o substitutivo elaborado pelo relator, deputado Jones Moura (PSD-RJ), ao Projeto de Lei 10291/18, do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), e um apensado. “Precisamos avançar”, disse Moura ao lembrar que guardas municipais integram o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) desde 2018.

Entre outros pontos, o texto aprovado define que as guardas atuarão na proteção municipal preventiva, elimina regra que limitava o efetivo a critério populacional, permite a atuação compartilhada das corporações em consórcios municipais, e exige cursos de formação e treinamento oferecidos em estabelecimento próprio.

O substitutivo regulamenta ainda o porte de armas funcionais e particulares por integrantes das guardas municipais e determina a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição, pelos municípios, de armas, veículos e outros itens destinados à atuação das guardas na segurança pública.

“Com a edição do Estatuto Geral das Guardas Municipais houve inegável avanço, mas v&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 15:30h
Nordeste do Brasil

Operação Carro-Pipa:Verbas não chegam e cidades permanecem sem abastecimento de água

 

Apesar de ter liberado R$ 21,4 milhões para normalização da Operação Carro-Pipa, o governo federal não enviou o dinheiro para a continuidade do programa. Em razão disso, 259 cidades do Nordeste aguardam recursos para continuidade do abastecimento, temporariamente suspenso em 57 municípios da região. (Foto ilustração)

O programa foi implementado há mais de 20 anos por meio de cooperação técnica e financeira entre os ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Defesa.

A operação, de caráter emergencial, é feita pelo Exército em parceria com pipeiros particulares e atende 461 cidades afetadas pela seca no Nordeste e no Norte de Minas Gerais com oferta de água potável à população.

Reportagem da "Ínicio de 2023 é de incertezas para familias de agricultores que precisam da Operação Carro Pipa em Juazeiro e Petrolina", clique REDEGN (Veja aqui) havia destacado a aflição das familias de agricultores em Juazeiro e Petrolina. ""Essa semana a água termina, quando acabar não sei onde buscar”, diz um agricultor.

 O Jornal Nacional destacou que A falta de dinheiro público paralisou a Operação Carro-Pipa, que leva água para regiões afetadas pela seca no Nordeste.

O bem mais precioso da família é guardado na sala de cas...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 15:00h
Brasília

Transição de Lula pede a prisão de ao menos 20 bolsonaristas acampados

 

O governo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já pediu a prisão de ao menos 20 apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) acampados em quartéis. A avaliação interna é de que há omissão por parte dos órgãos que deveriam coibir a atuação de atos de bolsonaristas. (Foto ilustração)

Na tentativa de atentado desse sábado (24/12), por exemplo, a percepção de pessoas envolvidas na segurança de Lula é de que há uma "falha clara" por parte do Exército, a quem compete fiscalizar os chamados produtos controlados, categoria na qual se inserem os explosivos de posse de George Washington de Oliveira Sousa.

De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal, foi encontrada uma grande quantidade de explosivos e armamento na residência do bolsonarista.

Segundo relatou em depoimento, o gerente de posto de gasolina é do Pará e em 12 de novembro dirigiu-se a Brasília em uma caminhonete com "duas escopetas calibre 12, dois revólveres calibre .357, três pistolas, sendo duas Glocks e uma CZ Shadow, um fuzil Springfield calibre .308, mais de mil munições de diversos calibres e cinco bananas de dinamite".

Além disso, um dos integrantes do Grupo de Trabalho de Justiça e Segurança Pública da transição afirma haver conivência por parte das Forças Armadas ao perm...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 14:40h
Covid-19 no Brasil

Covid-19 deixou 40 mil crianças e adolescentes órfãos de mãe no Brasil

 

As mortes causadas pela pandemia de covid-19 deixaram 40.830 crianças e adolescentes órfãos de mãe no Brasil, segundo estudo publicado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (Foto ilustração)

Para os autores da pesquisa, divulgada hoje (26) pela Fiocruz, houve atraso na adoção de medidas necessárias para o controle da doença, e isso provocou grande número de mortes evitáveis.

Os resultados obtidos pelos pesquisadores podem ser consultados em artigo publicado em inglês, em 19 de dezembro. As fontes de dados utilizadas foram o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), em 2020 e 2021, e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) entre 2003 e 2020.

Coordenador do Observatório de Saúde na Infância, iniciativa da Fiocruz com a Faculdade de Medicina de Petrópolis do Centro Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), Cristiano Boccolini alerta que essas crianças e adolescentes necessitam, com urgência, da adoção de políticas públicas intersetoriais de proteção.

"Considerando a crise sanitária e econômica instalada no país, com a volta da fome, o aumento da insegurança alimentar, o crescimento do desemprego, a intensificação da precarização do trabalho e a crescente fila para o ingresso nos programas sociais, é urgent...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 14:30h
Senado Federal

Senado proíbe a entrada de visitantes depois de atos de violência no DF

 

A Secretaria de Polícia do Senado Federal decidiu restringir o acesso de visitantes às dependências da Casa depois dos atos de violência em Brasília, e da prisão de um empresário que queria explodir um caminhão com combustível perto do aeroporto da capital federal. (Foto ilustração)

As medidas foram tomadas também visando aumentar a segurança para a posse de Lula (PT), no dia 1º de janeiro.

De acordo com informações apuradas pela coluna, apenas os 81 senadores, servidores e profissionais terceirizados com crachá de identificação poderão entrar no Senado.

Os gabinetes dos senadores, que podem autorizar a entrada de visitantes, não poderão fazer isso no período. Exceções deverão ser comunicadas com antecedência à segurança, que terá a prerrogativa de permitir ou não a entrada.

Além disso, os servidores deverão passar por um detector de metais antes de ter acesso ao prédio.

Eles hoje são dispensados da vistoria, mas vão ter que se submeter a ela no período de preparativos para a posse.

“É obrigatório que todas as pessoas passem pelos pórticos de raio-X e detectores de metal para adentrar nas dependências do Senado Federal. A medida direciona-se a servidores, funcionários terceirizados e prestadores...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 14:20h
Distrito Federal

Após deixar governo Bolsonaro, Torres voltará à Secretaria de Segurança do DF

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), confirmou nesta segunda-feira a volta do atual ministro da Justiça, Anderson Torres (foto ilustração), à frente da Secretaria de Segurança Pública do distrito federal (SSP-DF).

Torres foi secretário de Segurança do DF de 2019 a 2021, antes de ser cedido ao governo Bolsonaro para chefiar o Ministério da Justiça.

O atual secretário da pasta, Júlio Danilo Souza, seguirá no cargo até início de janeiro, quando retornará ao posto de delegado da Polícia Federal. (Vanessa Lippelt)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 14:15h
Capital Federal

Polícia identifica segundo suspeito de tentar explodir aeroporto em Brasília

 

A Polícia Civil do Distrito Federal identificou outra pessoa que teria participado da tentativa de explosão próximo ao Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, preso que confessou participação no plano terrorista, cita o nome de “Alan” em seu depoimento. (Foto ilustração: Aeroporto Juscelino Kubitschek)

A polícia identificou a pessoa como “Alan Diego Rodrigues”. Ele está sendo procurado. A suspeita é de que o homem já tenha saído de Brasília.

O bolsonarista preso na noite do último sábado (24), por colocar uma bomba próximo ao aeroporto na véspera de Natal, disse em depoimento que seu objetivo era induzir “intervenção das Forças Armadas” e a “decretação de estado de sítio para impedir o comunismo no Brasil”.

“Eu resolvi elaborar um plano com os manifestantes do QG do Exército para provocar a intervenção das Forças Armadas e a decretação de estado de sítio para impedir instauração do comunismo Brasil. No dia 22/12/2022, vários manifestantes do acampamento conversaram comigo e sugeriram que explodíssemos uma bomba no estacionamento do Aeroporto de Brasília durante a madrugada e, em seguida, fizéssemos denúncia anônima sobre a presença de outras duas bombas no interior da área de embarque”, disse em depoimento &a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 14:00h
Governado eleito por São Paulo

Em SP, Tarcísio pode inaugurar até 34 estações de trem e metrô após atrasos

 

Os atrasos constantes em obras de metrô durante os governos tucanos em São Paulo vão gerar uma herança inédita para o governador eleito, Tarcísio de Freitas (Republicanos): a possibilidade de inaugurar cerca de 37 km de trilhos nos próximos quatro anos. A conta é da gestão João Doria/Rodrigo Garcia (PSDB), que pouco avançou na ampliação da rede, marcada mais recentemente por problemas operacionais do que avanços, mas que deixa 34 estações em andamento. (Foto ilustração)

Ao assumir o governo em janeiro e o comando do transporte metropolitano paulista, Tarcísio poderá visitar canteiros de cinco linhas há tempos aguardadas pelos paulistanos, como a 6-Laranja, a 15-Prata e a 17-Ouro - monotriho da zona sul que deveria ter sido entregue a tempo da Copa do Mundo de 2014. Atrasados por motivos variados, os três projetos têm potencial para, juntamente com as extensões das linhas 2-Verde e 9-Esmeralda, ampliar a malha atual em 40%.

Antes de colocar o capacete e faturar politicamente com a herança, no entanto, Tarcísio terá de se posicionar rapidamente sobre o que se tornou hoje o maior problema do transporte sobre trilhos no Estado: a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, da CPTM. Após sucessivas falhas técnicas e transtornos causados aos usuários, o Ministério Público do Estado sugeriu ao governo Garcia suspender o contrato de concessão homologado em junho de 2021 pela gestão Doria.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 13:49h
Brasília

Medida provisória dá mais 180 dias para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)

 

Uma medida provisória (MP 1.150/2022) publicada nesta segunda-feira (26) amplia o prazo para que proprietários rurais peçam adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Mantido por União, estados e Distrito Federal, o PRA é um conjunto de ações para promover a adequação ambiental das propriedades. (Foto ilustração)

De acordo com a MP 1.150/2022, a adesão deve ser requerida pelo proprietário ou possuidor do imóvel rural no prazo de 180 dias, contado da convocação pelo poder público. Esta é a quinta vez que o tempo para adesão ao PRA sofre alterações. O texto original dava prazo de um ano, contado da implantação do programa de regularização.

Segundo a Lei 12.651, de 2012, a adesão ao PRA depende da inscrição do imóvel rural no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os proprietários e possuidores dos imóveis rurais inscritos no CAR até 31 de dezembro de 2020 têm direito à adesão ao PRA.

A MP 1.150/2022 deve ser votada até o dia 2 de abril de 2023. O prazo para apresentação de emendas vai até 3 de fevereiro. A matéria entra em regime de urgência a partir do dia 19 de março. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 13:36h
Bancos Estatais a "cereja do bolo"

Tebet sinaliza assumir Planejamento turbinado com bancos públicos

 

A senadora Simone Tebet (MDB-Foto) sinalizou a aliados que só aceita o ministério do Planejamento se vier “turbinado” com bancos públicos como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.111

O Planejamento é uma das poucas pastas que restaram para acomodar a senadora, que ficou em terceiro lugar na disputa presidencial e cujo apoio se tornou fundamental para a vitória de Lula.

As negociações estão sendo feitas entre Alexandre Padilha, futuro ministro das Relações Institucionais, e Baleia Rossi, presidente do MBD. Tebet chega a Brasília na noite desta segunda-feira (26).

Aliados de Tebet pedem ainda que o Plano de Parceira Público Privada (PPI) venha para o Planejamento. Pelo desenho atual da nova Esplanada, essa área fica na Casa Civil, sob comando de Rui Costa.

Outra alternativa seria encaixar a senadora no ministério das Cidades, mas a vaga é pleiteada pelo MDB da Câmara e não chegou a ser oferecida a Tebet. Segundo aliados, emissários de Lula sinalizaram com os ministérios do Meio Ambiente, que deve ficar com Marina Silva, e com o Turismo, que a senadora rejeitou.

Hoje Banco do Brasil e Caixa estão sob o guarda-chuva do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A expectativa é de que ambos os bancos sejam comandados por mulheres, que foram escolhidas por indicação do presidente eleito Lula, conforme apurou à CNN.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 13:20h
Chuvas no interior da Bahia

Bahia: Água potável e energia elétrica são prioridades para socorrer municípios inundados

 

O governador em exercício, Adolfo Menezes, o governador eleito, Jerônimo Rodrigues, e o vice-governador eleito, Geraldo Júnior, se reuniram na manhã desta segunda-feira feira (26), virtualmente, com os prefeitos dos municípios localizados nas regiões afetadas pelas chuvas. (Foto ilustração)

Entre as prioridades estão levar água potável e comida, além de restabelecer o fornecimento de energia elétrica para os moradores das áreas isoladas. Para Adolfo Menezes, a hora é de muito trabalho e solidariedade: “nosso objetivo é dar as mãos e salvar vidas. Em seguida, vamos iniciar o trabalho de recuperação da infraestrutura”.

Jerônimo Rodrigues reforçou o apoio aos prefeitos e à população. “Nesse momento, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, as escolas, a Defesa Civil, tanto do Estado quanto dos municípios, estamos todos de mãos dadas para que a gente possa sair dessa situação. Vamos sentar com os prefeitos e, de perto, ver o que podemos fazer”, enfatizou.

Ficou definido, ainda, que dois decretos serão publicados hoje (26), no Diário Oficial do Estado, com outras medidas para mitigar os efeitos dos alagamentos. Um dos decretos estabelece, de forma unilateral, situação de emergência nos municípios afetados, o que facilita o acesso a recursos e a outros tipos de apoio à população. O segundo decreto reativa o Comitê Multi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 13:00h
Política Externa

Política externa de Lula buscará reconstruir pontes com sul-americanos

 

A política externa está entre as prioridades do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que assume o cargo no dia 1º de janeiro. Um dos desafios da pasta das Relações Exteriores, sob o comando do embaixador Mauro Vieira, será retomar o protagonismo no enfrentamento às mudanças climáticas. (Foto ilustração: Palácio do Itamaraty)

O primeiro passo nesse sentido ocorreu dias depois do segundo turno das eleições, quando Lula, já como presidente eleito, foi ao Egito para participar da COP27, a Conferência do Clima das Nações Unidas. Na ocasião, Lula disse que o Brasil está “de volta” e propôs que uma nova conferência climática tenha a Amazônia como sede.

Também está na mira do novo governo o fortalecimento de mecanismos como o Mercosul e o Brics, grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A defesa de uma reforma estrutural da Organização das Nações Unidas (ONU) e a conquista de um assento no Conselho de Segurança da entidade são outros desafios da política externa.

O fortalecimento de parcerias comerciais estratégicas, como a da China, também é prioridade. O país asiático respondeu pela maior participação nas exportações brasileiras em 2021: 31,28% do total, ou US$ 87,7 bilhões.

Agenda internacional

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia