Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 12:30h
Economia

Mercado financeiro eleva projeção de inflação para 2023

 

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 5,76% para 5,64% para este ano. Para 2023, a projeção da inflação ficou em 5,23% contra 5,17% na semana passada. Para 2024 e 2025, as previsões são de inflação em 3,6% e 3,2%, respectivamente. (Foto ilustração)

A estimativa consta na edição de hoje (26) do Boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

A previsão para 2022 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional, de 3,5% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. O limite inferior seria de 2% e o superior, de 5%.

Da mesma forma, a projeção do mercado para a inflação de 2023 também está acima do teto previsto. Para 2023 e 2024, as metas fixadas são de 3,25% e 3%, respectivamente, também com os intervalos de tolerância de 1,5 ponto percentual. Ou seja, para 2023 os limites são 1,75% e 4,75%.

Puxado pelo aumento de preços de combustíveis e alimentos, em novembro, a inflação subiu 0,41%. Com o resultado, o IPCA acumula alta de 5,13% no ano e 5,90% em 12 meses, segund...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 11:55h
Distrito Federal

Polícia encontra materiais explosivos em área de mata no DF

 

A Polícia Militar do Distrito Federal informou que encontrou, na tarde do último domingo (25), artefatos explosivos em uma área de mata na região administrativa do Gama, que fica a cerca de 35 km do centro de Brasília. (Foto ilustração)

Segundo a PMDF, os policiais chegaram ao local após uma denúncia. A área foi isolada e o esquadrão de bombas do Batalhão de Operações Especiais da PMDF foi acionado para confirmar se o material era de fato explosivo. Os artefatos foram detonados pelos agentes.

Além dos explosivos, também foram encontrados coletes à prova de balas e cinco capas de coletes durante a operação. Os materiais apreendido foi encaminhado ao Instituto de Criminalística da Polícia Civil, onde vão passar por perícia.

Esse foi o segundo chamado no DF envolvendo materiais explosivos em pouco mais de 24 horas.

No sábado (24), as equipes do esquadrão de bombas desativaram um explosivo encontrado próximo ao Aeroporto de Brasília. O artefato estava em um caminhão que transportava querosene, segundo informou a polícia. O suspeito, um homem de 54 anos do Pará, foi preso no dia seguinte pela Polícia Civil do DF. (Gabriela Bernardes)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 11:35h
Brasília

Manifestantes com faca, radiocomunicadores e estilingues são detidos próximo ao STF

 

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deteve, neste domingo (25), um grupo de dez pessoas que se preparava para uma manifestação no Supremo Tribunal Federal (STF) com estilingues, uma faca e radiocomunicadores. Os manifestantes são contra a manutenção da prisão do indígena José Acácio Serere Xavante. (Foto ilustração)

De acordo com a PMDF, a abordagem foi por volta das 21h30, por militares da Rotam, na via S2, que leva ao STF. O grupo foi levado para a 5º Delegacia de Polícia, na Asa Norte, por porte de arma branca, e foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Mais cedo, outro grupo de indígenas fez um protesto pacífico na área de segurança externa ao STF. Eles pediam a liberação de Serere Xavante, que integrava o acampamento feito por pessoas insatisfeitas com o resultado das eleições de outubro.

Militares da PMDF ficaram um do lado do outro, para fazer uma barreira, na porta do Supremo, a fim de garantir a segurança. De acordo com a polícia, a manifestação da tarde foi pacífica.

Cacique Serere foi preso sob suspeita de fazer manifestações antidemocráticas em vários locais de Brasília. Ele também teria feito diversas ameaças ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pedido que pessoas armadas impedissem a posse de Lula.

O nome ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 11:00h
Feira de Santana

Prorrogada prova de vida para aposentados e pensionistas remanescentes

 

Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS) que não realizaram a prova de vida tiveram prazo para o recadastramento prorrogado até o dia 6 de janeiro. A relação dos beneficiários com a situação irregular foi divulgada em edição do Diário Oficial Eletrônico no último sábado (24). Aqueles que não cumprirem o procedimento terão o benefício suspenso. (Foto ilustração)  

Desta forma, os beneficiários listados devem se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, conforme horário de atendimento do banco, e apresentar documento de identidade com foto.  

A prova de vida dos pensionistas menores de 18 anos deve ser realizada pelo representante legal. Neste caso é exigida a presença do menor. Os beneficiários portadores de moléstia grave, que tenham dificuldade de locomoção, residentes do município, podem efetuar o procedimento por meio de pesquisa externa, previamente agendada na sede do Instituto de Previdência Municipal.  

Para isso, deve ser informado no requerimento o endereço do titular do benefício e comprovar a dificuldade de locomoção por atestado médico ou declaração emitida pelo hospital.

O Instituto de Previdência disponibilizou os números (75) 99818-1621 (WhatsApp) ou (75) 3623-5991 para o esclarecimento de dúvid...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 09:15h
Santa Catarina

Complexo Portuário de Itajaí registra movimentação de 1,3 milhão de toneladas em novembro

 

O Complexo Portuário de Itajaí registrou 1.312.201 toneladas na movimentação de cargas em toneladas no mês de novembro. Este número gerou um acúmulo de 15.975.385 toneladasna movimentação anual, nos 11 primeiros meses de 2022. (Foto ilustração)

No último mês, o complexo movimentou 118.220 TEUs de exportação e importação, o que elevou o total para 1.400.004 TEUs desde o início deste ano.

Novembro registrou 80 navios operados, dos quais 22 na área arrendada do porto de Itajaí (APM Terminals) e Cais Público – elevando a 253 escalas.

Na APM Terminals e Cais Público foram movimentadas 266.943 toneladas em novembro, com 3.961.853 toneladas acumuladas no ano.

Passaram pela Portonave em novembro 52 navios, elevando a movimentação acumulada do terminal para 577 escalas no ano. O terminal registrou 982.730 toneladas na movimentação de cargas, com acumulo de 11.680.825 toneladas do mês de janeiro a novembro de 2022. Na movimentação em TEUs, 95.939 em novembro e acumulo de 1.065.205 TEUs.

No terminal Braskarne foi registrada uma escala, elevando o número de navios operados no ano para 17 escalas. Na movimentação de cargas em novembro 23.676 toneladas, elevando para o total de 71.053 toneladas até novembro.

No terminal Teporti houve o registro de quatro escalas, que ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 09:10h
Custo de Vida

Confiança do consumidor sobe em dezembro e fecha ano o com saldo positivo

 

A confiança dos consumidores brasileiros subiu em dezembro após dois meses de queda, refletindo um aumento do otimismo em relação aos próximos meses, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta segunda-feira. (Foto ilustração)

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV subiu 2,7 pontos, para 88,0 pontos, e fechou 2022 com saldo positivo, zerando perdas acumuladas nos últimos dois anos.

O Índice de Situação Atual (ISA) se manteve estável ao variar 0,1 ponto, para 70,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 4,3 pontos, para 100,3 pontos, alcançando o melhor resultado desde dezembro de 2019.

O quesito que mais contribuiu para uma alta do ICC no mês foi a situação financeira das famílias nos próximos seis meses, que avançou 12,5 pontos, para 105,0 pontos, maior patamar desde fevereiro de 2019 (105,0 pontos).

"O ano fecha com um saldo positivo e zera as perdas acumuladas nos últimos dois anos mas é necessário um grande caminho para que a confiança volte superar o nível neutro estimulando o consumo”, afirmou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens, em nota.

Em dezembro de 2021, o ICC ficou em 75,5 pontos. (Por Isabel Versiani)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 09:00h
Brasília

Presidente Jair Bolsonaro divulga mensagem de Natal

 

O presidente Jair Bolsonaro (foto ilustração) divulgou nas redes sociais neste domingo (25) uma mensagem de Natal.

Na mensagem, reproduzindo um vídeo do Tik Tok em outras redes sociais, Bolsonaro deseja "feliz Natal com muita paz ao lado daqueles que vocês mais amam". (Fábio Massalli)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 08:50h
Salvador

Canal da Prefeitura no YouTube transmitirá Festival Virada Salvador ao vivo

 

Quem estiver fora da capital baiana ou não puder acompanhar os shows do Festival Virada Salvador presencialmente terá a oportunidade de assistir todas as atrações ao vivo. O canal da Prefeitura no YouTube (@PrefSalvador) realizará a transmissão do evento durante os cinco dias da programação, com início na próxima quarta-feira (28), prolongando-se até 1º de janeiro de 2023. (Foto divulgação)

Serão transmitidos shows do palco principal, com início a partir das 17h. A programação no local contará com a presença de mais de 30 artistas e bandas nacionais, dos mais variados ritmos, a exemplo de Bell Marques, É o Tchan, Ivete Sangalo, Gusttavo Lima, Alok, Simone Mendes, Xand Avião, Jorge & Mateus, Durval Lélys, Xanddy Harmonia, Psirico, Léo Santana, Claudia Leitte, João Gomes, Zé Vaqueiro, Saulo, Olodum, Timbalada e Daniela Mercury, entre outros.

O canal da Prefeitura também exibirá em tempo real momentos dos shows do palco Brisa – uma das novidades desta edição -, onde também subirão dezenas de atrações. A transmissão do festival será conduzida pelos apresentadores Dinho Júnior, Tay Lai e Driele Veiga, em um estúdio montado na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, palco dos festejos. Os apresentadores ficarão responsáveis por realizar entrevistas com os artistas e celebridades, além de acompanhar toda a euforia do público presente.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 08:40h
Desempenho político

Datafolha: 26% reprovam trabalho de deputados federais e senadores; 20% aprovam

 

Pesquisa do Instituto Datafolha publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo" no final da noite deste domingo (25) aponta que 26% dos brasileiros reprovam o trabalho dos senadores e deputados federais nesta reta final da legislatura, enquanto 20% aprovam o trabalho dos congressistas. (Foto ilustração)

O Datafolha registrou o seguinte resultado ao avaliar o trabalho do Congresso:

Ótimo ou bom: 20% (12% em setembro de 2022; 10% em dezembro de 2021; 13% em setembro de 2021; 14% em julho de 2021; 17% em agosto de 2020; 18% em maio de 2020; 14% em dezembro de 2019; 16% em agosto de 2019; 16% em julho de 2019; e 22% em abril de 2019)

Ruim ou péssimo: 26%(39% em setembro de 2022; 41% em dezembro de 2021; 44% em setembro de 2021; 38% em julho de 2021; 37% em agosto de 2020; 32% em maio de 2020; 45% em dezembro de 2019; 35% em agosto de 2019; 38% em julho de 2019; e 32% em abril de 2019)

Regular: 48% (45% em setembro de 2022; 45% em dezembro de 2021; 40% em setembro de 2021; 43% em julho de 2021; 43% em agosto de 2020; 47% em maio de 2020; 38% em dezembro de 2019; 45% em agosto de 2019; 42% em julho de 2019; e 41% em abril de 2019)

Não sabe: 5% (4% em setembro de 2022; 4% em dezembro de 2021; 3% em setembro de 2021; 5% em julho de 2021; 4% em agosto de 2020; 4% em maio de 2020; 3% em dezembro de 2019; 4% em agosto de 2019; 4% em julho de 2019; e 5% em abril de 2019)

A pesquisa foi realizada em 19 e 20 de dezembro, com 2.026 eleitores de 126 municí...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 08:35h
Presidente do Congresso Nacional

Rodrigo Pacheco promulga aumento salarial de quase 40% para parlamentares

 

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG-Foto) promulgou o reajuste salarial para parlamentares e o presidente da República. A promulgação foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União.

Com o novo salário, parlamentares e o presidente da República vão receber R$ 46.366,19 e deve ocorrer de forma escalonada.

R$ 39.293,32 a partir de 1º de janeiro de 2023;

R$ 41.650,92 a partir de 1° de abril de 2023;

R$ 44.008,52 a partir de 1° de fevereiro de 2024;

R$ 46.366,19, a partir de 1º de fevereiro de 2025.

Os parlamentares aproveitaram a votação e também aprovaram aumento salarial para servidores e comissionados da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O reajuste também será escalonado:

6% a partir de 1º de fevereiro de 2023;

6% a partir de 1º de fevereiro de 2024;

6,13% a partir de 1º de fevereiro de 2025. (Rodrigo Vilela)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 08:30h
Aniversariante do Dia

Líder evangélico Léo Amorim em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 08:30h
Interior da Bahia

Potiraguá: Rodovia parcialmente interditada

 

A forte chuva provocou erosão abaixo do asfalto nas duas cabeceiras da ponte na BA-670, trecho Potiraguá/entroncamento da BA 130. Foi liberado o trânsito apenas para veículos de passeio. (Foto ilustração)

já a BA-680, trecho POTIRAGUÁ/BR-101, houve deslizamento de terra à margem da rodovia, danificando o asfalto em uma das laterais, com possibilidade de parte da via ceder. (Por João Matheus)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 08:20h
Estado da bahia

Governo do Estado atualiza dados em municípios afetados pelas chuvas

 

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde deste domingo (25), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em regiões do estado. Até a situação atual, são 1.740 desabrigados, 20.262 desalojados e 166.094 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados sete feridos e um óbito. O número total de atingidos chega a 188.104 pessoas. (Foto ilustração)

Os números correspondem às ocorrências registradas em 92 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 69 estão com decreto de Situação de Emergência (SE), são eles: Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Barra do Choça, Barro Preto, Belo Campo, Boa Nova, Brejões, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Firmino Alves, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapuã, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó , Jiquiriça, Jucuruçu, Jussari, Lafaiete Coutinho, Maiquinique, Medeiros Neto, Mirante, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Piripá, Planalto, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, S...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 08:00h
Posse do presidente eleito

Bolsonaro não vai passar faixa a Lula e deve viajar para resort nos EUA

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve passar a faixa presidencial na cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ocorre no dia 1º de janeiro de 2023. A informação é da colunista Thaís Oyama, do site UOL. (Foto ilustração: Boilsonaro e Donald Trump)

Bolsonaro teria afirmado a amigos que vai passar uma temporada em uma das propriedades do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. O condomínio Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, um resort de luxo. (noticiasaominuto)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 07:40h
Suprema Corte

Indígenas fazem manifestação na área de segurança externa do STF

 

Um grupo de indígenas fez um protesto na área de segurança externa ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde deste domingo (25). Os manifestantes invadiram o lugar e estariam pedindo a libertação do cacique José Acácio Serere Xavante, que integrava o acampamento feito por pessoas insatisfeitas com o resultado das eleições de outubro. (Foto ilustração)

Os militares da Polícia Militar do DF ficaram um do lado do outro, fazendo uma barreira, na porta do Supremo, para garantir a segurança. De acordo com a polícia, a manifestação segue pacífica.

Cacique Serere foi preso suspeito de fazer manifestações antidemocráticas em várias Brasília. Ele também teria feito várias ameaças ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pedido que pessoas armadas impedissem a posse de Lula.

O nome do indígena esteve envolvido nas manifestações violentas registradas em 12 de dezembro, em Brasília, que deixaram rastros de vandalismo em alguns pontos da capital. Os atos aconteceram em protesto à prisão de Serere. Eles tentaram invadir a sede da Polícia Federal, incendiaram ao menos sete veículos e deixaram quatro ônibus queimados. Os manifestantes pediam a libertação do suposto cacique. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 06:10h
Setor da energia limpa

Banco do Brasil inaugura 4 usinas solares gerando energia para 365 agências

 

Em vigor desde 2020, a geração própria de energia solar pelo Banco do Brasil (BB) ganhou impulso neste mês, com a inauguração de quatro usinas de energia fotovoltaica. Os empreendimentos ficam em Xique-Xique, na Bahia, Rio Paranaíba, em Minas Gerais, Loanda, no Paraná, e Lins, em São Paulo, e foram construídos pela empresa do setor energético EDP. (Foto ilustração)

Segundo o BB, as novas usinas podem gerar até 23 megawatt pico (MWp), unidade que representa a capacidade máxima instalada em condições climáticas favoráveis e gerarão economia de R$ 102,5 milhões em 15 anos de contrato. As quatro plantas compensarão o consumo energético de 365 agências e farão o banco deixar de emitir cerca de 3 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera por ano.

Com as novas plantas, o BB já opera sete usinas de energia solar. As duas primeiras foram inauguradas em 2020, em Porteirinhas, Minas Gerais e em São Domingos do Araguaia, no Pará. Outra usina foi inaugurada neste ano em Naviraí, Mato Grosso do Sul.

O projeto continuará em expansão nos próximos anos. O BB tem mais 22 usinas fotovoltaicas em fase de contratação ou em construção. Segundo a instituição financeira, quando todas as 29 plantas estiverem em operação, a energia gerada compensará o consumo de cerca de 1,4 mil agências.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 05:50h
Novo governo federal

Lula negocia ministérios com partidos de centro e anuncia novos nomes nesta semana

 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT-Foto) articula para acomodar integrantes de partidos de centro na Esplanada dos Ministérios e deve anunciar nesta semana os nomes dos futuros ministros. A nova lista deve contemplar as legendas que apoiaram o petista nas eleições deste ano.

Lula deve anunciar futuros ministros de ao menos quatro partidos: MDB, PSD, Rede e União Brasil. Há, ainda, 16 pastas cujos titulares não foram indicados. Lula anunciou 21 nomes até o momento e foi alvo de críticas pela falta de diversidade no primeiro escalão.

A principal dificuldade envolve a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP). Lula passou os últimos dias em reuniões e deve se reunir novamente nesta segunda-feira (26) com integrantes dos dois partidos em busca de solução.

Lula deve indicar Marina para comandar novamente o Ministério do Meio Ambiente, de acordo com fontes ouvidas pela reportagem. A medida ocorre após a deputada federal eleita recusar o convite feito pelo petista, na sexta-feira (23), para ocupar o cargo de Autoridade Nacional de Segurança Climática.

Na reunião, Marina argumentou que a função, a ser criada pelo novo governo, precisa ser desempenhada por um técnico e não por alguém de perfil político. Diante do impasse, Lula chamou mais uma vez Tebet, com quem tinha conversado horas antes, na tentativa de encontrar uma saída.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 05:45h
Composição do governo Lula

Presidente eleito escolhe senador Carlos Fávaro para Agricultura

 

O senador Carlos Fávaro (PSD-MT-Foto) será o ministro da Agricultura do governo Luiz Inácio Lula da Silva. A nomeação, que já era a mais cotada entre os candidatos ao posto, foi confirmada ao Estadão por membros da cúpula do governo petista. Há previsão de que o deputado Neri Geller (PP-MT) seja seu secretário executivo na pasta, mas isso ainda não foi fechado.

Fávaro é conhecido pelo trabalho que desempenhou, nos últimos anos, à frente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), trabalho que o projetou para o mundo político e que acabou por elegê-lo senador em 2018.

Hoje, a Aprosoja-MT faz oposição a seu nome, dizendo que o ruralista que decidiu apoiar o governo Lula “não tem legitimidade para representar o setor como interlocutor em Brasília”.

A escolha de Fávaro para o ministério foi possível, porém, depois de o futuro ministro superar um problema político delicado, relacionado à suplente que assumirá o seu posto no Senado, quando der início à sua gestão no Ministério da Agricultura. Margareth Buzetti (PP-MT) é apoiadora do presidente Bolsonaro e chegou a fazer campanha nas ruas no segundo turno das eleições com o grupo de “Mulheres com Bolsonaro”.

A reportagem confirmou que Margareth Buzetti se desfiliou do PP e deixaria de apoiar Bolsonaro....

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 05:40h
Posse do Presidente eleito

Posse de Lula será reavaliada, diz Flávio Dino

 

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (foto), disse à Folha que os procedimentos sobre a posse de Lula serão revistos após a ameaça de atentado a bomba na véspera do Natal. (Foto ilustração: Lula e Flávio Dino)

“Tudo vai ser revisto, tudo repassado, passo a passo, para fortalecer a segurança do presidente e da posse. Estamos diante de um fato novo muito grave, envolvendo um homem com fuzis e bombas, que afirma não ter agido sozinho.”

De acordo com Flávio Dino, não estão descartadas mudanças nos horários dos eventos no dia 1º de janeiro.

“Estamos em outro patamar, de terrorismo”, acrescentou o futuro ministro. (oantagonista)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 05:35h
Aniversariante do Dia

Gestora da Fundação Hospitalar Gilberte Lucas em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 05:30h
Ministro da Justiça de Lula

"Incubadoras de terroristas", diz Flávio Dino sobre "acampamentos patriotas"

 

O senador Flávio Dino (PSB-MA) se manifestou no Twitter na manhã deste domingo (25/12) sobre os artefatos explosivos encontrados no último sábado (24/12) próximo ao Aeroporto de Brasília e a prisão de um homem com armas de fogo e motivações políticas. "Os graves acontecimentos de ontem em Brasília comprovam que os tais acampamentos 'patriotas' viraram incubadoras de terroristas. Medidas estão sendo tomadas e serão ampliadas, com a velocidade possível", anunciou Dino na rede social. O parlamentar foi anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Justiça do próximo governo. (Foto ilustração)

Com o suspeito, identificado como George Washington de Oliveira Sousa, foram apreendidos um fuzil, duas espingardas, revólveres, mais de 1 mil munições e artefatos explosivos. "O armamentismo gera outras degenerações. Superá-lo é uma prioridade", declarou Flávio Dino, no Twitter.

O futuro ministro reconheceu o trabalho da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) no caso, mas afirmou que "autoridades federais constituídas que também devem agir, à vista de crimes políticos". Dino classificou os acontecimentos ainda como "inaceitável terrorismo" e disse que o futuro diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, está acompanhando o caso em nome da equipe de transição. "Não há pacto político possível e n...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 05:25h
Indulto presidencial

MP considera inconstitucional indulto de Natal de Bolsonaro e aciona PGR

 

O Ministério Público de São Paulo considerou inconstitucional o decreto do último indulto de Natal do presidente Jair Bolsonaro (foto ilustração), publicado no Diário Oficial da União de (23/12).

Segundo o decreto deste ano, o perdão de penas vale para crimes praticados há mais de 30 anos. O MP informou que a decisão vai beneficiar os policiais militares condenados pelo massacre do Carandiru.

A representação foi assinada pelo Procurador-Geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo, e enviada ao Procurador-Geral da República (PGR), Antônio Augusto Aras.

O ofício enviado para a PGR destaca que a concessão do indulto se incompatibiliza com esses dispositivos da Convenção Americana de Direitos Humanos promulgada pelo Decreto n. 678, de 06 de novembro de 1992.

O documento ressalta que esta seria “a razão pela qual requer a Vossa Excelência a tomada de providências urgentes em face dos preceitos impugnados por incompatibilidade com o art. 5º, § 3º, da Constituição Federal, e as normas acima indicadas da Convenção Americana de Direitos Humanos, por ação direta de inconstitucionalidade ou arguição de descumprimento de preceito fundamental”.

O trecho do decreto de Bolsonaro que se enquadra às condenações pelo massacre do Carandiru diz que “será concedido indulto...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 05:20h
Distrito Federal

Empresário é preso no DF após tentativa de atentado

 

Um empresário foi preso na noite de sábado (24) com um arsenal de armas e bombas na capital federal e confessou ter colocado uma bomba em um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília. Em coletiva à imprensa, o delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Robson Cândido, informou que o preso é um empresário do Pará, de 54 anos, que faz parte do grupo acampado em frente ao Quartel General do Exército e confessou que pretendia cometer um atentado na capital federal para chamar atenção do movimento de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que quer impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República. (Foto ilustração)

"Ele confessou que realmente tinha a intenção de fazer um crime no aeroporto, que seria destruir um porte ou algo do tipo para causar o caos e o objetivo dele era justamente chamar atenção para o movimento que eles estão empenhados", disse Cândido.

O homem foi preso após tentativa de explodir um caminhão-tanque, que estava próximo ao aeroporto de Brasília. A prisão ocorreu após denúncia à polícia da presença de um artefato explosivo, que logo em seguida foi detonado. O caso aconteceu da tarde de sábado.

"Ele é morador do Pará e veio justamente para participar de manifestações no QG [Quartel General do Exército]. Ele faz parte desse movimento de apoio ao atual presidente...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 05:15h
Setor aeroviário

Aeronautas aprovam proposta de empresas e encerram greve

 

Os aeronautas aceitaram a terceira proposta apresentada pelas empresas aeroviárias e decidiram encerrar a greve que tinha sido suspensa neste fim de semana. A categoria votou, de forma virtual, entre as 6h de sábado (24) e o meio-dia de ontem (25), em pleito aberto no site do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Dos 5.834 votos, 70,11 % foram a favor da proposta, 28,8% rejeitaram e as abstenções atingiram 1,09%. (Foto ilustração)

Para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da aviação regular, as empresas propuseram 6,97% de reajuste pelo INPC nos salários fixos e variáveis. O percentual inclui 1% de ganho real e vai incidir também nas diárias nacionais (R$ 94,96), além de vale-alimentação no valor de R$ 495,50, piso salarial, seguro e multa por descumprimento da convenção. Os reajustes propostos não incidem nas diárias internacionais.

Em relação à reivindicação da categoria relacionada ao respeito às escalas de trabalho, a proposta define o horário de início das folgas e indenização por descumprimento por parte das empresas, como também a possibilidade de início de férias em sábados, domingos e feriados. Os aeronautas concordaram com uma multa de R$ 500 por mudança de escala que invada o dia de folga do tripulante.

Quando a greve começou na segunda-feira passada (19), a categoria queria recomposição ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil tem média de 154 mortes diárias por Covid, diz consórcio

 

O consórcio de veículos de imprensa que acompanha os dados da Covid junto às secretarias estaduais de Saúde registrou neste domingo 48 mortes em razão da doença no Brasil. (Foto ilustração)

A média móvel de mortes (números dos últimos sete dias, divididos por sete) fechou em 154 por dia. O número registrado é 49% maior que cálculo de duas semanas atrás.

Segundo o “pool” da imprensa, o total de mortos por Covid no Brasil desde o início da pandemia chegou a 692.934.

O país registrou hoje 8.391 casos da doença. Já o total de infectados subiu para 36.171.154. (web) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 162 casos de Covid-19 e mais 1 óbito

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 162 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%), 1.146 recuperados (+0,07%) e 1 óbito. Dos 1.763.971 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.726.945 já são considerados recuperados, 5.865 encontram-se ativos e 31.161 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico deste domingo (25) contabiliza ainda 2.072.004 casos descartados e 370.895 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste domingo. Na Bahia, 71.187 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

O sistema de registro da aplicação de vacinas está em atualização. Os dados estarão disponíveis em https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.12.2022 05:00h
Feira de Santana

SAMU atendeu mais de 17 mil casos de urgência e emergência por telefone

 

Em meio a carros e motos, a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Feira de Santana (SAMU) enfrenta o trânsito para socorrer os pacientes com maior agilidade. O que pouca gente sabe é que nem sempre para realizar o atendimento é necessário se deslocar. Ligando para o 192, a população pode acionar órgão e seguir as instruções do médico do outro lado da linha. (Foto ilustração)

Somente entre janeiro e novembro deste ano, o órgão realizou 17.671 atendimentos por telefone em casos de urgência e emergência. Os atendentes fazem a triagem com perguntas básicas e em seguida direcionam a ligação para o médico regulador que avalia a necessidade de enviar uma ambulância.

De acordo com a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo, todo o procedimento segue as orientações do Ministério da Saúde.

“Os questionamentos são importantes para conhecer a gravidade do caso. Desde informações básicas até mais detalhes para entender o cenário do acidente, quantas vítimas são, idade e afins”, explica Maiza Macedo.

Entre os atendimentos classificados como urgência e emergência estão: ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; intoxicação exógena e envenenamento; queimaduras graves; crises convulsivas; acidentes/traumas com vítimas; e tentativa de s...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 09:07h
Feliz Natal

Nós que fazemos o Bahia na Política, desejamos Um Feliz Natal!

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 08:30h
Aniversariante do Dia

Advogado Manoel Carneiro em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 08:00h
Ameaça com arma de fogo

Jornalista perseguido por Carla Zambelli vai processar deputada

 

Um jornalista que foi perseguido na rua pela deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP) vai processá-la nas esferas cível e criminal. O episódio ocorreu às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, em São Paulo. (Foto ilustração)

Na ocasião, a parlamentar foi filmada correndo pelo bairro dos Jardins, com uma arma em punho. Posteriormente, ela disse ter reagido após ter sofrido agressão física e verbal.

Em petição apresentada ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), os advogados do jornalista Luan Araújo manifestam interesse em responsabilizar Zambelli pelos crimes de ameaça, racismo, risco à vida e constrangimento com uso de arma de fogo. As informações foram obtidas pelo jornal O Globo.

Na terça (20), Gilmar Mendes determinou a suspensão do porte de armas de Zambelli e deu prazo de 48h para que a deputada cedesse voluntariamente a pistola e a munição com as quais perseguiu um homem em outubro.

Em resposta, a deputada federal afirmou que é "impossível cumprir" a determinação.

“Impossível cumprir determinação para devolver minha arma em 48 horas. Estou em missão oficial fora do país e só retorno no dia 23 (sexta-feira). Portanto, nem que quisesse eu conseguiria”, declarou.

A equipe jur&iacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 07:30h
Ex-prefeito de Salvador

ACM critica aumento de ICMS e novos cargos comissionados criados por Jerônimo

 

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil-Foto), criticou na tarde desta sexta-feira (23) o aumento do ICMS, o anúncio da criação de mais de 200 cargos comissionados para o Governo da Bahia na gestão que começa em 2023 e o aumento, em quase 50%, do salário do governador.

Para Neto, essas ações são incompatíveis com as expectativas dos baianos e a realidade vivida no estado. ACM Neto enfatizou que durante a campanha deste ano, uma das promessas feitas pelo PT foi a de barrar qualquer tipo de aumento dos impostos.

“O aumento da alíquota do ICMS vai fazer com que vocês, todos nós, baianos, paguemos mais caro por vários produtos em nosso estado. Eu lembro que na campanha eles disseram que não fariam isso”, apontou.

Hoje, a Bahia é líder no número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Além disso, também é o estado com maior número de desempregados em todo o país. “No momento em que o desemprego aumenta e que nós temos um estado, infelizmente, com maior número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, a decisão do governo é aumentar impostos”, ponderou em vídeo.

Neto citou ainda os valores que serão gastos pela gestão para custear o novo pagamento, com dinheiro dos cofres públicos, do salário do próximo governador do estado. “Também temos a decisão de aumento em quase 50...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 07:20h
"Barrada no baile"

Jovem Pan é vetada de participar da cobertura da posse de Lula

 

A Jovem Pan foi barrada e não poderá transmitir a posse de Lula no dia 1º de Brasília. A decisão foi tomada após reunião entre a equipe de transição e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). (Foto ilustração)

Segundo o jornalista Tiago Vasconcelos, do “Diário do Poder”, a Jovem Pan, conhecida por seus posicionamentos contrários ao petista, ficou de fora do 'pool' de emissoras oficiais que transmitirão a posse.

Ela se posicionaria em um local na Esplanada e produziria as imagens por conta própria. Entretanto, o espaço onde ficaria a emissora foi cedido para a EBC.

O espaço da Esplanada dos Ministérios é dividido entre as diversas emissoras do pool, cada uma delas seus equipamentos e equipes jornalísticas, que se integram em uma transmissão única.

A EBC foi fundada durante o governo do PT e era conhecida como a “TV Lula”. A posse é transmitida em pool de emissoras desde Fernando Collor, em 1990. (atarde)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 07:10h
Estatal do Petróleo

Equipe de Lula recomenda fim de processo de privatização de Petrobras

 

O relatório final apresentado nesta quinta-feira, 22, pela equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva trouxe a indicação de que empresas de controle estatal que podem ter seus processos de privatização cancelados em 2023. (Foto ilustração)

A recomendação é interromper os planos para privatizar a Petrobras, os Correios, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural (PPSA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). "A proposta é de revisão da lista de empresas que se encontram em etapas preparatórias e ainda não concluídas de processos de desestatização. Sugere-se que o Presidente da República edite despacho orientando os Ministérios responsáveis", afirma o documento.

Cada uma dessas estatais está em um diferente estágio do processo de privatização - alguns nem foram iniciados - e a ordem, agora, é paralisar tudo. Lula já frisou, em mais de um discurso, que seu governo vai acabar com os planos de privatização e que as empresas estrangeiras são bem-vindas, desde que venham investir no País, e não comprar as estatais nacionais.

"Vai acabar privatizações neste País. Já privatizaram quase tudo mas vai acabar e vamos provar que algumas empresas p&uacut...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 07:00h
Governo Lula

PSB quer emplacar Paulo Câmara em cargo estratégico no Nordeste

 

O PSB quer ampliar seus espaços de poder em posições estratégicas na região Nordeste no novo governo do presidente Lula (PT). O partido do vice-presidente Geraldo Alckmin disputa o comando de empresas e autarquias como Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), além do Banco do Nordeste (BNB). Essas empresas têm forte capital político na região ao tratar de temas que vão desde o abastecimento de água até o financiamento de grandes e médios empreendimentos.

Para esses espaços, está sendo colocado à disposição o nome do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB-Foto), que deixa o cargo no final deste ano. “Ele pode ser aproveitado como técnico competente [auditor concursado do Tribunal de Contas de Pernambuco]. Não descartamos a participação dele no governo. Hoje, ele não seria ministro, mas está no jogo. Ele pode compor em espaços regionais, nessas autarquias e empresas estratégicas do governo no Nordeste. Lula vai precisar quadros com o perfil [técnico] dele”, disse um integrante do PSB ao Congresso em Foco, em reserva.

Partido ganhou força

Na avaliação do partido, a legenda ganhou força com o vice Geraldo Alckmin e pode conquistar outras posições importantes. Internamente, o comando nacional da leg...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 06:50h
Brasília

Congresso blinda Bolsonaro de ficar inelegível

 

A Comissão Mista de Orçamento do Congresso aprovou os gastos do governo de Jair Bolsonaro (foto ilustração) em 2020 e 2021, dando uma salvaguarda para os repasses relacionados ao orçamento secreto, informa o Estadão.

No início desta semana, o STF declarou a inconstitucionalidade do mecanismo, que consiste no pagamento de emendas de relator —sem transparência— em troca de apoio político.

A decisão, acrescenta o jornal paulistano, “pode blindar o atual presidente de processos na Justiça após deixar o cargo e afasta o risco de Bolsonaro ficar inelegível por oito anos em função das contas de governo”.

Também hoje, a CMO decidiu aprovar as contas de 2014 e 2015 de Dilma Rousseff, mesmo após o Tribunal de Contas da União se posicionar pela rejeição usando argumentos que serviram de base ao impeachment da ex-presidente petista. (oantagonista)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 06:40h
Brasil

52% dos brasileiros querem trabalho remoto ou híbrido; 45% preferem presencial, diz Datafolha

 

Se pudessem optar por uma forma de trabalho, 24% dos brasileiros escolheriam o modelo remoto, trabalhando em casa. Outros 28% preferem o sistema híbrido, trabalhando tanto em casa quanto na empresa. É o que mostra a pesquisa Datafolha realizada nos dias 19 e 20 de dezembro. (Foto ilustração)

Os dois grupos que optam pelas formas de trabalho que se destacaram desde o início da pandemia representam 52% dos entrevistados. Há ainda 45% que defendem a jornada somente presencial, e 3% que não opinaram.

A opção pelo home office é maior entre mulheres (28%) do que entre homens (21%). Também aumenta de acordo com a idade, começando em 15% dos entrevistados na faixa de 16 a 24 anos até chegar a 36% entre aqueles com mais de 60 anos. A adesão entre trabalhadores com ensino fundamental (32%) é o dobro da registrada no grupo com ensino superior (16%).

O híbrido encontra praticamente o mesmo apoio no público feminino (28%) e masculino (27%). Nesse caso, a preferência é maior entre os mais jovens (44%) e cai gradativamente conforme aumenta a idade –está em 12% entre aqueles com mais de 60 anos. Também é maior entre trabalhadores com ensino superior (43%) do que no grupo com o fundamental (12%).

A escolha pelo somente presencial é maior entre homens (48%) do que entre mulheres (41%). Por idade, o número fica próximo de 40% nas faixas de 16 a 34 anos, sobe para 49% de 35 a 59, e cai para 41% naqueles a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 06:30h
Composição do governo Lula

Coronel recusa cargo no governo Lula após críticas por ligação com Carandiru

 

O escolhido pelo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), para comandar a Secretaria Nacional de Políticas Penais, o coronel da Polícia Militar de São Paulo, Nivaldo Restivo (foto ilustração), anunciou ter recusado o convite feito pelo ex-governador do Maranhão na tarde desta sexta-feira (23).

Em nota, o policial afirma "gratidão exaustiva", e justifica a recusa devido às “circunstâncias”. A recusa de Restivo ocorre após críticas do Gabinete de Transição, que apontou um suposto envolvimento do coronel com o massacre do Carandiru - chacina, ocorrida em 1992, que resultou na morte de mais de cem presidiários.

“Agradeci exaustivamente o honroso convite para fazer parte de sua equipe. Em que pese a motivação e o entusiasmo para contribuir, precisei considerar circunstâncias capazes de interferir na boa gestão”, disse Restivo, que esteve com Dino na última sexta-feira (21).

O coronel — hoje chefe da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo — também destacou questões pessoais para justificar o declínio do convite.

“A principal delas é a impossibilidade de conciliar a necessidade da dedicação exclusiva ao importante trabalho de fomento das Políticas Penais, com o acompanhamento de questões familiares de natureza pessoal”, comunicou. “Assim, reitero ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 06:15h
Previdência Social

Com aumento do salário mínimo, teto do INSS vai subir para R$ 7.718,69

 

Com a aprovação do Orçamento 2023 pelo Congresso Nacional na última quinta-feira (22), o salário mínimo vai passar para R$ 1.320 a partir de janeiro. O reajuste de 8,91% em relação ao atual valor de R$ 1.212 traz um aumento real (acima da inflação) de 2,7%, e vai impactar também os ganhos de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). (Foto ilustração)

A previsão era de um aumento de R$ 1.302, de acordo com medida provisória editada pela Presidência da República no último dia 12 de dezembro. Mas o valor maior foi viabilizado após a promulgação da PEC do estouro, que eleva o teto de gastos no próximo ano em R$ 145 bilhões e permite um investimento de R$ 23 bilhões, fora da regra fiscal, quando houver excesso de arrecadação.

Com isso, o teto do INSS — valor máximo que o trabalhador pode receber de aposentadoria — saltará dos atuais R$ 7.087,22 para R$ 7.718,69. Para aqueles que recebem remuneração mensal de um salário mínimo e meio (R$ 1.818), o novo salário para R$ 1.980.

A correção anunciada para o salário mínimo considera uma variação estimada de 5,81% para o INPC no período de janeiro a dezembro de 2022, acrescida de um ganho real de 2,7%. O valor é aplicável a todos os trabalhadores, do setor público e privado, como também para as aposentadorias e pens&oti...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 06:00h
Persona non grata

Impedido de entrar no Brasil, Maduro não virá à posse de Lula

 

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não virá ao Brasil para a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2023. De acordo com a assessoria do governo de transição, Lula e sua equipe desistiram de encontrar meios para que Maduro compareça à cerimônia como chefe de Estado. (Foto ilustração: Maduro e Lula)

O político venezuelano foi convidado, assim como todos os chefes de governo da América do Sul. No entanto, está impedido de entrar no Brasil, em razão de uma portaria editada pelo governo federal em 2019. A medida, que ainda está em vigor, é assinada pelos ex-ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

Nas últimas semanas, o presidente eleito e sua equipe procuraram meios para revogar o texto, mas não houve acordo com o governo do presidente Jair Bolsonaro. A avaliação é que os motivos que ocorreram para decretar a proibição da vinda de Maduro e de altos funcionários do governo da Venezuela, como acusação de fraude nas eleições e supressão de direitos civis, ainda não foram sanados.

Para vir ao país, Maduro precisaria que Lula revogasse a portaria. Mas o presidente eleito só poderia fazer isso no dia da posse, o que impede a vinda em tempo hábil. O governo venezuelano informou, em comunicado oficial, que pretende restaurar o diálogo ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.12.2022 05:50h
Bahia

Governo do Estado atualiza dados em municípios afetados pelas chuvas

 

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde desta sexta-feira (23), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorrem em regiões do estado. Até a situação atual, são 1.005 desabrigados, 14.217 desalojados e 153.746 outros afetados em decorrência dos efeitos diretos do desastre. Também foram registrados sete feridos e um óbito. O número total de atingidos chega a 168.976 pessoas. (Foto ilustração)

Os números correspondem às ocorrências registradas em 86 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 67 estão com decreto de Situação de Emergência (SE), são eles: Aiquara, Alagoinhas, Alcobaça, Arataca, Baixa Grande, Baixa do Choça, Barro Preto, Belo Campo, Brejões, Buerarema, Cachoeira, Canavieiras, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Dário Meira, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Firmino Alvez, Ibicaraí, Ibicuí, Ibipeba, Ibirapuã, Iguaí, Ilhéus, Inhambupe, Ipiaú, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itarantim, Itororó, Jiquiriçá, Jussari, Lafaiete Coutinho, Medeiros Neto, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São Féli...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia