Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 11:30h
Eleições 2022

Partidos burlam lei e promovem presidenciáveis com propaganda na TV

 

Os partidos políticos vão colocar seus respectivos presidenciáveis e demais candidatos no centro da propaganda que começou a ser veiculada nesta semana no rádio e na TV, apesar de a lei vedar a prática. (Foto ilustração: presidenciáveis Ciro, Lula, Bolsonaro e Moro)

A lógica no mundo político é que o possível ganho eleitoral supera em muito a eventual punição prevista na legislação —multa de R$ 5.000, na maioria dos casos, mais a perda de tempo de propaganda no primeiro semestre de 2023, ou seja, em um ano não eleitoral.

Integrantes das principais pré-campanhas ouvidos pela Folha confirmaram a intenção de promover ao máximo seus pré-candidatos nas peças, que serão veiculadas em âmbito nacional, deste sábado (26) até junho.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou neste mês a resolução regulamentando a propaganda, que se dá por meio das chamadas inserções, peças de 30 segundos que vão ao ar nos intervalos comerciais das TVs e rádios —das 19h30 às 22h30, de segunda a sábado.

O artigo 4º, que trata das proibições, diz que “a utilização de tempo de propaganda partidária para promoção de pretensa candidatura, ainda que sem pedido explícito de voto, constitui propaganda antecipada ilícita”.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 11:00h
Economia

Confiança do empresário cai e atinge menor nível desde abril

 
Foto Fernando Frazão

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 0,5 ponto de janeiro para fevereiro deste ano. É a quarta queda consecutiva. Com isso, o ICE chegou a 91,1 pontos em uma escala de 0 a 200 pontos, o menor nível desde abril de 2021 (89,6 pontos).

O indicador consolida os índices de confiança dos quatro setores econômicos pesquisados: indústria, construção civil, comércio e serviços. O Índice da Situação Atual, que avalia a percepção dos empresários sobre o presente, caiu 3,2 pontos e atingiu 88,1 pontos.

O Índice de Expectativas, que mede a confiança dos empresários em relação ao futuro, subiu 1,9 ponto e chegou a 93,3 pontos.

Entre os quatro setores, dois apresentaram queda. A confiança dos serviços cedeu dois pontos e chegou a 89,2 pontos. A indústria recuou 1,7 ponto, mas continua com a maior pontuação entre os segmentos (96,7 pontos).

Ao mesmo tempo, dois setores tiveram alta. A confiança da construção subiu 0,9 ponto indo para a 93,7 pontos. O comércio cresceu 2,1 pontos, mas manteve-se com o pior indicador entre os quatro segmentos (87 pontos). (Ag Brasil - Foto Fernando Frazão)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 10:32h
Feira de Santana

15ª edição da Flifs começa em agosto no formato presencial

 
Foto Reprodução

A 15ª edição da Feira do Livro / Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), evento organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), será realizada entre os dias 30 de agosto e 4 de setembro. Este ano, a Feira vai voltar a ocorrer no formato presencial, depois de duas edições virtuais em decorrência da pandemia da covid-19. As datas e a modalidade foram definidas na última terça-feira (22) em reunião entre a comissão organizadora e as entidades parceiras.

A expectativa dos organizadores da Flifs é que a edição de 2022 seja realizada, como nos anos anteriores à pandemia, na Praça Padre Ovídio. "Tivemos duas experiências que consideramos exitosas, mas a expectativa de voltar a presencialidade é muito grande porque a gente assegura, principalmente, a democratização do acesso com a participação de toda a comunidade", afirmou a pró-reitora de Extensão da Uefs e coordenadora da Flifs, Rita Brêda.

Para a coordenadora do evento, com o retorno das atividades presenciais, a perspectiva é manter uma programação diversificada com atividades para variados públicos. Outra preocupação é com as normas de biossegurança. "A gente sabe que vai ter que trabalhar com muitos protocolos e cuidados para garantir a segurança das pessoas. A ideia é que possamos voltar, mesmo com alguns limites diferentes dos anos anteriores", explicou Rita Brêda.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 10:02h
Educação

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Prouni

 
Foto Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira (25) às 23h59 (horário de Brasília) o prazo para inscrições no Programa Universidade para todos (Prouni) do primeiro semestre de 2022. O Prouni oferece bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em faculdades particulares a estudantes de baixa renda.

Requisitos

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser até três salários mínimos por pessoa. É necessário também que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial.

Este ano, a novidade é que um decreto, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelece que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica. No Enem, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter tirado 0 na redação.

Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para entrar no progr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 09:36h
Região Metropolitana

MP recomenda exoneração de parentes do prefeito de Madre de Deus

 
Foto Reprodução

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recomendou ao prefeito de Madre de Deus, Região Metropolitana de Salvador, Dailton Filho (PSB), após a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que o gestor anule até o próximo dia 22 de abril as nomeações de todos ocupantes de cargo em comissão, função de confiança ou contratados de forma temporária que estejam inseridos na prática de nepotismo. Dailton é acusado de empregar mais de 20 familiares.

De acordo com o documento assinado pela promotora Andréa Lemos e o gestor, esta semana, em caso de descumprimento, a multa aplicada vai ser de R$ 500 por mês, cobrada a autoridade responsável pela nomeação, contratação ou manutenção de servidor em situação de nepotismo.

Com o TAC assinado, Dailton não pode contratar familiares até o terceiro grau ou de servidor investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento a quem deva estar subordinado com exceção para os casos de servidores que comprovem qualificação acadêmica e capacidade técnica para exercer as atribuições do cargo.

O TAC determina também a proibição da prestação de serviços por familiares de agente público vinculado ao município, que se enquadre nas situações enunciadas na súmula vinculante nº 13, por intermédio de empresa contratada ou conveniada com ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 09:14h
Tribunal Regional Eleitoral

TRE-BA se prepara para retomada do atendimento presencial

 
Foto Reprodução

Eleitores de todo o estado poderão, a partir da quarta-feira (3/3), agendar atendimento nos cartórios do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A retomada do expediente presencial nas unidades do órgão foi determinada pela Portaria Nº 100, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe). A medida considera a gradativa diminuição dos casos de Covid-19 registrada no estado. O atendimento virtual será mantido e, conforme orientação do Regional deverá ser utilizada de forma prioritária pelos cidadãos baianos.

Os eleitores impossibilitados de resolver suas pendências por meio dos serviços on-line poderão solicitar o agendamento pelo site do TRE-BA. O link de acesso direto ao serviço é o https://agendamento.tre-ba.jus.br/agendamento/ (disponível a partir de 3 de março).

O TRE baiano lembra que, para acesso do público externo nas dependências do Tribunal e cartórios eleitorais, será exigida a apresentação de certificado de vacinação emitido pelo Ministério da Saúde ou cartão de vacina. A regra á válida para o atendimento de eleitores, de advogados e partes. As pessoas não vacinadas deverão apresentar o teste RT-PCR negativo, realizado nas últimas 72 horas. A medida segue Portaria Nº 535/2021, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), de 8 de novembro de 2021.

Serviços on-line

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 08:44h
Sul da Bahia

Itabuna: Prefeitos da região boicotaram comitiva de Bolsonaro

 
Foto Reprodução

Na última segunda-feira (21) o ministro Tarcísio de Freitas esteve vistoriando os 4 km de obras na BR 415. O curioso é que o evento foi um fiasco, apenas alguns bolsonaristas com bandeiras do Brasil. O evento não contou com presença de prefeitos da região e foi marcado por um protesto de ciclistas. (Políticos do Sul da Bahia - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 08:19h
Política

Randolfe quer reaproximar Lula e Marina Silva

 
Foto Reprodução

Uma das prioridades do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que entrou na coordenação da pré-campanha de Lula, é reaproximar o ex-presidente de Marina Silva (Rede-AC). Ele pretende mediar uma conversa entre os dois nas próximas semanas.

O petista e Marina se afastaram depois que ela pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente, no segundo governo Lula, e passou a fazer oposição ao governo. A ambientalista chegou a ser duas vezes candidata à Presidência da República contra Dilma Rousseff.

A Rede deve formar uma federação com o PSOL, e se juntar em uma coligação de apoio a Lula já no primeiro turno. Marina, no entanto, tem deixado claro que não pretende apoiar Lula já na primeira rodada das eleições. Mesmo assim, Randolfe acha importante que ela e o ex-presidente dialoguem.

“A aproximação de Marina é um sonho acalentado por mim, pelo [ex-senador] Cristovam Buarque, pelo [ex-deputado federal] Maurício Rands, pelo [ambientalista] Pedro Ivo, pela [empresária] Rosângela Lyra, por todos”, diz Randolfe, citando os coordenadores do movimento “Lula no Primeiro Turno”. (Mônica Bergamo/Folhapress - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 07:54h
Internacional

China se opõe às sanções "ilegais" contra Rússia

 
Foto: Alexei Druzhinin/Sputnik/Pool via AP

A China se posiciona contra todas as sanções "unilaterais e ilegais" à Rússia, disse o Ministério de Relações Exteriores do país nesta sexta-feira (25).

O porta-voz do governo chinês reconhece a soberania da Ucrânia. No entanto, os chineses não classificaram o ataque russo à Ucrânia como uma invasão.

O governo chinês acredita que as sanções impostas à Rússia não são uma forma efetiva de resolver a disputa. E reforça que essas medidas podem criar problemas ainda maiores para os países.

O Ministério das Relações Exteriores chinês rebateu críticas de Austrália e EUA por não condenar o ataque e afirma que o país vai manter comércio e cooperação normais com a Rússia, "baseados no mútuo respeito e benefício".

Taiwan apoia sanções do 'mundo democrático' A crise ucraniana é observada de perto pelo governo de Taiwan, que promete se juntar aos "países democráticos" nas sanções à Rússia. "Condenamos duramente tal ato de invasão e nos uniremos aos países democráticos para impor sanções conjuntamente", disse o primeiro-ministro de Taiwan, Su Tseng-chang a repórteres em Taipei.

Território que a China reivindica como parte de seu pró...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 07:14h
Em três anos

Jair Bolsonaro já gastou R$ 29,6 milhões no cartão coorporativo

 

Até o fim do ano passado, Bolsonaro gastou R$ 29,6 milhões com cartões corporativos. No mandato anterior, Dilma Roussef e Michel Temer gastaram R$ 24,9 milhões em quatro anos, o que representa que o atual presidente gastou 18,8% a mais ainda restando um ano para o fim do seu mandato. Não custa lembrar que por questões de segurança nacional as despesas no cartão coorporativo pelo presidente da República não podem ser divulgadas.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 07:12h
Eleições na Bahia

Crescem rumores de que Wagner não será candidato a governador

 

As movimentações políticas envolvendo o governador Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT - foto ilustração) têm levado a imprensa a especular que deverá sim ter alteração na chapa liderada pelo PT na disputa do Governo do Estado. O senador Jaques Wagner, que logo que chegou dos EUA, no início da semana, se reuniu com o ex-presidente Lula. Jaques Wagner ainda tem quatro anos no Senado e pode sim abdicar da disputa eleitoral em 2022. O PT da Bahia não quer nem ouvir falar na desistência, mas o assunto é corrente entre as forças de sustentação do governo.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 07:08h
Enlace

Lula deve casar com a socióloga Janja antes das eleições

 

O ex-presidente Lula, que faz 77 anos em outubro deste ano, anunciou que vai casar antes das eleições presidenciais. A felizarda é a paulista Rosângela da Silva, conhecida também por Janja, 55 anos. A mesma ficou conhecida depois de uma visita à carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), para receber Lula, que saía da prisão em 2019. (CNN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 07:05h
Eleições na Bahia

ACM Neto e Jaques Wagner, quem anuncia a chapa primeiro?

 

As duas principais candidaturas a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil) e Jaques Wagner (PT), que tem problemas na montagem da chapa para a disputa eleitoral de 2 de outubro, trabalham com a possibilidade de divulgar os nomes ainda em março. O governador Rui Costa (PT) chegou a dizer uma data, 13 de março. ACM Neto tem dito que deseja em março, mas que se for em abril ou depois não tem problema. A verdade é que ACM Neto vai esperar o anúncio da chapa liderada pelo PT para ver como vai compor a sua. (Foto ilustração: ACM Neto e Jaques Wagner)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 07:02h
Falas medíocres

Dayane Pimentel diz que Bolsonaro colocou o Brasil ao lado de ditaduras "comunistas"

 

A deputada federal Dayane Pimentel (União Brasil/foto ilustração) que critica a postura do presidente Jair Bolsonaro em relação à crise envolvendo a Rússia e a Ucrânia, com os ataques promovidos pelo presidente Putin ao país vizinho, na madrugada de quinta-feira (24), disse: “Bolsonaro poderia ter escolhido uma postura neutra, sem falas medíocres, mas foi justamente o contrário. Ele foi solidário a uma ditadura e mais uma vez colocou o Brasil na contramão do mundo. Bolsonaro colocou o Brasil ao lado dos países comunistas Rússia, China, Venezuela e Cuba”.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 06:58h
Brasil

Coca Cola quer ter 30% de negros em cargos de liderança até 2030

 

A Coca Cola do Brasil quer elevar a diversidade racial na empresa. E a meta é ter, até 2030, 30% de negros em cargos de liderança. Atualmente são 14%. Já no quadro geral de colaboradores, que hoje são 30% de negros, quer chegar a 45%. (Painel S/A/foto divulgação/Coca Coca)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 06:51h
Eleições 2022

MDB faz convenção e nome de Simone Tebet não é lembrado

 

O MDB do Rio de Janeiro, na sexta-feira (17) passada, fez sua convenção. Durante os discursos dos presentes não houve um só orador que se lembrasse do nome da candidata a presidente da República, Simone Tebet. Não empolgou...

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 06:45h
Propaganda gratuita

PSOL abre a propaganda gratuita de rádio e TV sábado

 

Com data já definida para as inserções da propaganda partidária gratuita, sábado (26), o primeiro partido a utilizar esse instrumento de divulgação será o PSOL. Legenda que tem 9 deputados federais. 
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 06:42h
Feira de Santana

Câmara Municipal: Incidência de vereadores com problemas de saúde pede uma unidade

 

Com o número de vereadores que vêm tendo problemas de saúde durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Feira de Santana, volta a discussão ideia do presidente à época, Ronny Miranda, que queria criar um espaço para atendimento médico na Casa, para vereadores e funcionários. Já há quem defenda que tenha quando nada uma pequena unidade de saúde com uma enfermeira para primeiros socorros. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Feira de Santana)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 06:38h
Meio ambiente

O pulmão do planeta: A floresta azul

 

É muito comum ouvir que a Amazônia é o pulmão do planeta, mas além da floresta verde amazônica existe outra floresta tão ou mais importante, a floresta azul. Através da fotossíntese, algas marinhas e outros organismos planctônicos produzem oxigênio, que é liberado na água, vai para a atmosfera e fica disponível a outros seres vivos. O Fitoplâncton foi responsável pela captura do carbono que tornou o planeta terra habitável, e produziu metade do oxigênio disponível hoje na atmosfera. O oceano ocupa praticamente 71% do planeta Terra e fornece 54% do nosso oxigênio. Ele desempenha um papel fundamental nos principais equilíbrios climáticos. O oceano é um termostato, vive em troca-troca permanente com a atmosfera, armazenando e redistribuindo grandes quantidades de calor ao redor do mundo, graças às correntes marítimas. O oceano abriga uma imensa biodiversidade, em um litro de água existem cerca de 100 bilhões de organismos vivos, de todos os tamanhos, como os plânctons, que representam 95% dos seres vivos no oceano, e é o primeiro elo da cadeira trófica alimentar. (Colaboração: Ivan Euler Paiva e André Abreu)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 06:33h
Feira de Santana

Galeguinho destaca necessidade de UPA para atender animais

 

A necessidade de atendimento médico veterinário gratuito em Feira de Santana foi destacada pelo vereador Galeguinho (PSB-foto ilustração), em discurso nesta quinta-feira (24), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. “Eles têm as mesmas características nossas, sentimento, dor, frio e precisam de um atendimento apropriado”, pontuou, citando que um projeto de sua autoria tramita na Casa e pediu apoio dos colegas. O vereador Correia Zezito (Patriota) rebateu. “Eles [grupo dos aliados] dificultaram a vida do prefeito, perdemos convênios porque votaram contra o Município, hoje ele [Galeguinho] vem com discurso com o prefeito para que faça uma UPA para cachorros. Eu concordo que tenha um atendimento a animais, porque o prefeito é sensível ao trabalho, mas vocês estão engessando o prefeito Colbert. Vocês precisam acordar para a vida, tem que chegar aqui e não fazer o trabalho de oposição, mas fazer o trabalho em prol de Feira de Santana”, destacou. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 06:28h
Feira de Santana

Pedro Cícero à Paulão: "Você fala muita bobagem"

 

Diante da insistência do vereador Paulão do Caldeirão (PSC) em usar o recurso de “pela ordem” diversas vezes e de maneira equivocada, o vereador Pedro Cícero (Cidadania) disparou contra o colega. “Jamais vou ficar camuflado. Se quiser voltar para o Governo volte, mas seja fiel ao grupo que pensa por Feira de Santana”, disse e completou: “Você fala e o povo não entende porque você fala muita bobagem, passa dez minutos falando bobagem. Acho que você está precisando de uma reciclagem de português, eu não tive oportunidade de estudar muito não, mas pelo menos eu presto atenção no que eu tenho para falar”, declarou. (Daniela Oliveira/Foto: Pedro Cicero e Paulão)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 06:23h
Tribuna Livre

Estudantes continuam protestando contra municipalização da Escola Estadual Agostinho Fróes da Mota

 

As manifestações não foram suficientes para barrar a municipalização da Escola Estadual Agostinho Froes da Mota. Com isso, estudantes usaram a tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quinta-feira (24), para apontar as dificuldades que vêm enfrentando com a municipalização da unidade. A estudante Creuzenir Lopes da Silva, conhecida como Kel Lopes (foto), ressaltou que a luta continua. “Os estudantes do Agostinho Fróes da Mota continuam protestando para que tenham êxito. O que querem para nós não é bom, querem nos colocar em escola de difícil acesso e não temos condição de chegar até lá”, lamentou. “Ainda estamos guerreando”, acrescentou. (Daniela Oliveira)

    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 06:20h
Tribuna livre

Agentes de endemias aprovados em concurso de 2009 criticam Reda do Município

 

Aprovados em concurso de 2009 de agentes de endemias reclamam de uma nova seleção do Reda, com prova realizada no último domingo (20). Pessoas classificadas no primeiro processo seletivo e que já atuavam como agentes, foram demitidos recentemente e reclamam que a realização de uma nova seleção é ilegal. Agentes usaram a tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quinta-feira (24). Gleise Nascimento Machado (foto), demitida recentemente, lembrou que segundo a Constituição uma seleção temporária só pode ser feita em caso de epidemia de dengue, porém, o Município teria usado o preceito de estado de pandemia para abrir esse precedente, enquanto o Ministério Público havia sugerido a regulamentação dos agentes que já atuavam.

“Muitos de nós sofremos violência, vocês não sabem o que é entrar em casas de pessoas, nem todas as pessoas são solícitas ou cidadãos de bem. Muitos de nós estamos doentes, mas quando entramos também não nos foi dado o direito de fazer exames admissionais e não temos direito de fazer exames demissionais. Como fica a nossa situação? Não estamos cobrando do Município algo que seja ilegal, não estamos pedindo favor, fomos concursados, passamos por processo seletivo, não somos cargo de confiança e nem quero denegrir quem seja, mas passamos por processo seletivo”, declarou a agente. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 06:16h
Feira de Santana

Câmara retoma discussão da LOA

 

Por conta do prazo para a publicação das emendas, a Câmara Municipal de Feira de Santana retomou a discussão da Lei Orçamentária Anual 2022 nesta quinta-feira (24). Com isso, os vereadores reapresentarão as emendas feitas anteriormente e atualizadas com nova data, para que possam ser publicadas e votadas, provavelmente na próxima semana. O vereador Professor Ivamberg (PT) explicou que toda a discussão foi retomada, por exigência do Regimento. O Orçamento do Município está em torno de R$1,6 bilhão. (Daniela Oliveira/plenário da Câmara Municipal)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 06:12h
Feira de Santana

Fernando Torres: "O Município não está nem aí para o Orçamento"

 

Avaliando como má vontade do governo, o presidente Fernando Torres (PSD-foto ilustração) lamentou que a Câmara Municipal de Feira de Santana esteja sendo responsabilizada por todos os problemas do Município. “Já pedimos diversas vezes que um técnico venha conversar conosco, nos orientar, mas ninguém vem. Não estão nem aí para o Orçamento”, disse e completou avaliando que o Município deixou a LOA “a migué”. Ele citou algumas situações, como o Hospital Municipal. “Não podemos deixar de colocar o recurso para a obra, que foi uma promessa dele (Colbert) mesmo”, disse. O presidente lamentou os ataques que a Câmara vem sofrendo. “Tudo de ruim que acontece em Feira de Santana a culpa é nossa. Daqui a pouco o prefeito Colbert Martins vai culpar a Câmara pela sua incompetência”, afirmou. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 06:00h
Feira de Santana

Vacinação contra Covid nas unidades de saúde e Shopping Popular nesta sexta

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando a vacinação contra a Covid-19. Nesta sexta-feira, 25, haverá a aplicação das quatro doses contra a Covid-19 nas unidades de saúde da sede e dos distritos e no Shopping Popular Cidade das Compras para pessoas acima de 12 anos. (Foto ilustração)

Confira os grupos e locais de vacinação:

PRIMEIRA DOSE EM ADOLESCENTES ENTRE 12 E 17 ANOS

Adolescentes entre 12 e 17 anos podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Shopping Popular das 8h às 12h, nos distritos das 8h às 16h e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, a vacinação será realizada das 8h às 17h.

Também haverá imunização para esse público nas Unidades de Saúde da Família (USFs) CSU, Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI-I e II, Francisco Pinto, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Tomba I e III, Feira IX-I, Viveiros, Feira X- III e IV, das 8h às 16h e nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.

O adolescente deve ter 12 anos completos, não sendo possível va...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 05:50h
Aniversariante do Dia

Radialista Edson Silva, o Bigodinho de Ouro, em Festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 05:40h
Setor do Petróleo

Preços do petróleo superam US$105 o barril após ataque da Rússia na Ucrânia

 

Os preços do petróleo dispararam nesta quinta-feira, com o Brent superando 105 dólares o barril pela primeira vez desde 2014 antes de reduzir ganhos, depois que o ataque da Rússia à Ucrânia exacerbou as preocupações sobre interrupções no fornecimento global de energia. (Foto ilustração)

A Rússia lançou uma invasão total da Ucrânia por terra, ar e mar no maior ataque de um Estado contra outro na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

O presidente dos EUA, Joe Biden, divulgou novas e duras sanções contra a Rússia, impondo medidas para impedir sua capacidade de realizar negócios nas principais moedas do mundo, junto com sanções contra bancos e empresas estatais.

O petróleo Brent avançou 2,24 dólares, ou 2,3%, para fechar em 99,08 dólares o barril, após tocar a máxima de 105,79 dólares. (Por Stephanie Kelly)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 05:30h
Mercado de Capitais

Ibovespa cai a 111.436,86 pontos com ataque da Rússia à Ucrânia, mas fecha longe das mínimas

 

O principal índice da bolsa brasileira recuou nesta quinta-feira, mas longe das mínimas do dia, acompanhando parcialmente a melhora em Wall Street após declarações do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre o ataque russo à Ucrânia. (Foto ilustração)

As praças acionárias norte-americanas tiveram retomada mais robusta e fecharam em forte alta.

Por aqui, o setor financeiro e Petrobras, que reverteu ganhos, foram as principais pressões negativas sobre o índice. SulAmérica escalou após acerto para venda à Rede D'Or.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa caiu 0,51%, a 111.436,86 pontos, depois de recuar a 109.125,24 na mínima. Ainda assim, se confirmado, será o menor fechamento desde 26 de janeiro. O volume financeiro da sessão foi de 37,9 bilhões de reais. (Por Andre Romani)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar volta para R$ 5,10 com ocupação russa na Ucrânia

 

A ocupação da Ucrânia por tropas russas fez o mercado financeiro ter um dia de nervosismo global. O dólar, que ontem (23) tinha fechado R$ 5, teve a maior alta diária desde setembro do ano passado. A bolsa de valores chegou a cair 2,5%, mas recuperou-se perto do fim da sessão e fechou com pequena queda. (Foto ilustração)

O dólar comercial fechou a quinta-feira (24) vendido a R$ 5,105, com alta de R$ 0,101 (+2,02%). No pior momento do dia, por volta das 15h, a cotação chegou a R$ 5,15, mas a alta perdeu força nas horas finais de negociação, após declarações do presidente norte-americano, Joe Biden, de que o ataque militar russo está se desenrolando como previsto pelos Estados Unidos.

Apesar da alta de hoje, a moeda norte-americana acumula queda de 3,79% em fevereiro. Em 2022, a divisa recuou 8,45%.

O mercado de ações teve um dia mais volátil. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 111.592 pontos, com queda de 0,37%. Durante a tarde, o indicador chegou a cair para 109 mil pontos, mas recuperou-se por causa da valorização das commodities (bens primários com cotação internacional), que se refletiu na alta de ações de mineradoras.

De forma geral, o aumento no preço das commodities ajudou a proteger o mercado financeiro de países emergentes das turbulências externas. Além disso, o aumento dos juros em várias economias emergentes ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Saúde registra 647,3 mil mortes e 28,5 milhões de casos

 

As autoridades estaduais e municipais de saúde registraram até agora 647.390 vidas perdidas para a pandemia. Em 24 horas, foram confirmadas 971 novas mortes por complicações associadas à covid-19. Ontem, o painel de dados da pandemia marcava 646.419 óbitos acumulados. (Foto ilustração)

Ainda há 3.125 falecimentos em investigação. As mortes em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demanda exames e procedimentos posteriores.

De acordo com os dados levantados por secretarias municipais e estaduais de saúde, 28.578.647 pessoas pegaram covid-19 durante a pandemia. Nas últimas 24 horas, foram notificados 93.757 diagnósticos positivos de covid-19. Ontem, o painel de informações da pandemia administrado pelo Ministério da Saúde trazia 28.484.890 casos acumulados.

A quantidade de casos em acompanhamento de covid-19 está em 2.029.338. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte.

Até hoje, 25.901.919 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 90,5% dos infectados desde o início da pandemia.

As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira (24). Nele, são consolidada...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia tem 11.426 casos ativos de Covid-19; 53 óbitos são registrados

 

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (24) registra 11.426 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 3.204 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,21%), 4.317 recuperados (+0,30%) e mais 53 óbitos. Dos 1.496.169 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.455.687 já são considerados recuperados e 29.056 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.758.458 casos descartados e 323.916 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 61.868 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 11.383.517 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.334.535 com a segunda dose ou dose única e 3.588.327 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 543.246 crianças já foram imunizadas. (Sesa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.02.2022 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 211 casos e pelo terceiro dia, não houve comunicado de mortes

 

Nesta quinta-feira (24), Feira de Santana registrou 76 pessoas recuperadas da Covid-19, índice que representa 74,4% dos confirmados. Enquanto isso, mais 211 exames tiveram resultados positivos e 229 negativos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 32 pacientes internados no município. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

NÚMEROS DESTA QUINTA-FEIRA 24 de fevereiro de 2022

Casos confirmados no dia: 211

Pacientes recuperados no dia: 76

Resultados negativos no dia: 229

Total de pacientes hospitalizados no município: 32

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 167 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados no município: 66.899 (Período de 06 de março de 2020 a 24 de fevereiro de 2022)

Total de recuperados no município: 49.839

Total de exames negativos: 101.676 (Período de 06 de março de 2020 a 24 de fevereiro de 2022)

Aguardando resultado do exame: 58

Total de óbitos: 1.064. (Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.02.2022 17:01h
Economia

Ministro nomeia novo secretário de Política Econômica

 
Foto Valter Campanato - Ag Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, nomeou Pedro Calhman de Miranda como o novo secretário de Política Econômica. Calhman ocupará o lugar do ex-secretário Adolfo Sachsida, que foi promovido a assessor especial de Assuntos Estratégicos da pasta no início do mês.

Servidor de carreira do Banco Central, Calhman tem experiência no Ministério da Economia. Ele ocupou os cargos de secretário de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (Secap) e de subsecretário de Política Microeconômica e Financiamento da Infraestrutura da própria Secretaria de Política Econômica (SPE).

O novo secretário estudou Economia na Universidade de Brasília (UnB), na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Além de publicar estudos com os efeitos das políticas e das reformas promovidas pelo governo, a SPE elabora as previsões oficiais do Ministério da Economia para variáveis econômicas como Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) e inflação. Essas estimativas são usadas na elaboração do Orçamento e são revisadas a cada dois meses, uma semana antes de o governo anunciar o contingenciamento (bloqueio) ou a liberação de verbas. (Ag Brasil - Foto Valter Campanato)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.02.2022 16:07h
Interior da Bahia

São Gonçalo: Presidente da Câmara abre edital e é único inscrito em eleição da Casa

 
Foto Reprodução

O presidente da Câmara de São Gonçalo, no Portal do Sertão, Josué Oliveira, o Joca (PP), surpreendeu ao divulgar um edital nesta quarta-feira (23). Segundo o Acorda Cidade, o procedimento visava a abertura de inscrições para concorrer à presidência da Câmara e se encerrava no mesmo dia e às 14h.

Com o tempo apertado, o único vereador inscrito para o pleito foi o próprio presidente da Casa. O fato, que gerou surpresa, foi até repercutido pelo prefeito da cidade, Tarcísio Pedreira, que aproveitou para alfinetar o opositor.

"Isso mesmo! Antecipou a eleição, escondeu a publicação e somente escreveu seu próprio nome à presidência da Câmara pela quarta vez", postou Pedreira, em stories no Instagram. A eleição está prevista para o dia 18 de março. (Bahia Notícias - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.02.2022 15:00h
Tribunal de Contas dos Municípios

Cinco prefeituras têm parecer de contas de 2020 pela rejeição

 
Foto Reprodução

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia emitiram, na sessão desta quinta-feira (24/02), parecer prévio recomendando a rejeição – pelas câmaras municipais – das contas de governo e de gestão de cinco prefeituras baianas. Essas contas são relativas ao exercício de 2020 e foram consideradas irregulares, principalmente em razão da ausência de recursos em caixa para pagamento das despesas com restos a pagar no último ano do mandato do gestor, o que viola o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Foram rejeitadas as contas da Prefeitura de Heliópolis, da responsabilidade de Ildefonso Andrade Fonseca; de Itaguaçu da Bahia, Ivan Tiburtino de Oliveira; de Jacobina, Luciano Antônio Pinheiro; de Nova Canaã, Marival Neuton de Magalhães Fraga; e de São José do Jacuípe, Erismar Almeida Souza.

Após a aprovação dos votos, com os pareceres sugerindo a rejeição pelas câmaras de vereadores dessas contas, os conselheiros relatores apresentaram as Deliberações de Imputação de Débito – DID, propondo multa de R$4 mil (Heliópolis); R$8 mil (Itaguaçu da Bahia e Jacobina); R$7 mil (Nova Canaã); e de R$12 mil (São José da Vitória) pelas demais irregularidades apuradas durante as análises dos relatórios técnicos.

Também foi determinada a formulação de representação ao Ministério Púb...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.02.2022 14:33h
Justiça

Moraes nega em definitivo quebra de sigilo telemático de Bolsonaro aprovada pela CPI da Covid

 
Foto Veja

O ministro Alexandre de Moraes, do STF - Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a CPI da Covid extrapolou seus limites e determinou de forma definitiva a suspensão da quebra de sigilo de dados telemáticos do presidente Jair Bolsonaro.

Em novembro, Moraes já havia atendido a um pedido da defesa de Bolsonaro e impedido o acesso aos dados. A CPI da Covid, no entanto, recorreu.

Antes de ser encerrada, a Comissão aprovou no dia 26 de outubro de 2021 um requerimento que pedia ao Supremo a quebra do sigilo telemático de Bolsonaro, o banimento do presidente das redes sociais e uma retratação após ele associar vacinas contra Covid à Aids.

A "fake news" levou Bolsonaro a ser investigado num inquérito no STF.

Ao analisar a ação da defesa de Bolsonaro e o recurso da CPI, Moraes entendeu que, como os trabalhos da CPI foram encerrados, os dados não teriam mais utilidade.

Moraes citou ainda que, se tiver interesse, a Procuradoria-Geral da República (PGR) tem meios próprios para acessar os dados.

Segundo o ministro, não é razoável a adoção de medida que não vai ser aproveitada, já que a CPI foi encerrada. Moraes ressaltou que a PGR tem instrumentos próprios para requerer acesso aos dados eventualmente.

“O ato coator [quebra de sigilo] acabou por extrapolar os limites constitucionais investigat&oacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.02.2022 13:55h
Internacional

"Haverá uma nova Europa após a invasão de hoje", afirma Otan

 
Foto Reprodução

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou hoje (24) que a aliança está "trabalhando com a União Europeia, impondo sanções econômicas severas para demonstrar que será um preço muito alto para a Rússia". Na madrugada de hoje (horário de Brasília), a Rússia invadiu a Ucrânia.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, ao lado de Stoltenberg, afirmou que a Otan e a União Europeia estão unidas em favor da Ucrânia e na aplicação de sanções contra a Rússia. "Vamos apresentar um pacote de novas sanções para que sejam aprovadas pelos líderes europeus. Esse pacote vai limitar fortemente o acesso da Rússia ao mercado financeiro. Já houve pressões contra a Rússia nas últimas semanas e essas pressões vão aumentar", afirmou Von Der Leyen.

Ela disse ainda que as sanções vão suprimir o crescimento econômico da Rússia, aumentar a inflação, propiciar uma fuga de capital, prejudicar a infraestrutura industrial e o acesso do país à tecnologia estratégica. "Nossas medidas vão enfraquecer a posição da Rússia e o presidente [Vladimir] Putin vai ter que explicar isso para os seus cidadãos", disse a presidente da Comissão Europeia.

A preocupação, tanto da Otan quanto da UE, &eac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.02.2022 12:15h
Sul da Bahia

Vereadores de Itabuna aprovam salário de R$ 12,6 mil, que vai à sanção do prefeito

 

Os vereadores de Itabuna aprovaram reajuste dos servidores do legislativo e do próprio salário nesta quarta-feira (23), em última discussão. Cada vereador passará a receber R$ 12.661,12, após sanção do prefeito Augusto Castro (PSD). (Foto ilustração: Câmara Municipal de Itabuna)

O reajuste aprovado foi de 10,06%, o que elevaria os vencimentos de cada um dos edis para R$ 13.651,43. Como ultrapassaria o teto máximo estabelecido pela Constituição Federal, o valor foi revisado em 2,04%, passando para R$ 12.661,12.

A Constituição Federal estabelece que vereadores de municípios de 101 mil a 300 mil habitantes devam receber, no máximo, o equivalente a metade do salário de deputado estadual. Hoje, na Bahia, o vencimento de deputado é R$ 25.322,25. Antes do reajuste, os vereadores itabunenses recebiam R$ 12.403,69. O aumento é de R$ 257,43.

O relator da matéria pelas Comissões de Legislação e Finanças, Sivaldo Reis (PL), comentou sobre a propositura. “Essa revisão contempla 187 agentes públicos, é um direito concedido por lei. Sobre o valor de 200 e poucos reais para os vereadores, deixei claro na relatoria que têm o direito de pegar e fazer uma doação para alguma instituição, caso queiram. Eu vou fazer”, disse ele. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.02.2022 11:50h
Rio de Janeiro

Justiça nega a Witzel pedido para voltar ao cargo de governador do Rio

 

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) negou o pedido de mandado de segurança feito pelo ex-governador do Rio, Wilson Witzel (foto ilustraçãp), para a suspensão da sua condenação pelo Tribunal Especial Misto. O desembargador Luiz Felipe Francisco, que foi relator do pedido de liminar, não aceitou também a solicitação de Witzel para retomar o cargo de governador.

O magistrado nem chegou a analisar o mérito por considerar o pedido extinto já que foi apresentado fora do prazo. Conforme a legislação, o documento teria que ser encaminhado em até 120 dias. No entanto, foi encaminhado no dia 18 de fevereiro, tempo superior, se considerada data de publicação no Diário de Justiça Eletrônico da condenação de Witzel em 13 de maio de 2021.

“No caso dos autos, sem muitas delongas, verdade é que se encontra esgotado o prazo do impetrante para a propositura do presente writ, posto que a impetração aconteceu em 18/02/2022, ou seja, 281 (duzentos e oitenta e um) dias após a ciência do Ato impugnado, que ocorreu em 13/05/2021”, apontou o desembargador no seu despacho.

No pedido, Witzel questionava a suspeição e incompetência do juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Marcelo Bretas, que tinha sido afastado da condução de processos investigatórios que levaram ao seu impeachment.

&ld...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia