Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 17:55h
Covid 19

Comitê do Rio decidirá sobre fim do uso obrigatório de máscaras na 2ª

 
Foto Governo

O Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), junta de especialistas que assessora a prefeitura do Rio, discutirá na próxima segunda-feira a queda de todas as medidas de proteção contra o coronavírus em vigor . Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, os cientistas vão bater o martelo sobre o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras e avaliar o estabelecimento de uma meta de cobertura vacinal da dose de reforço para o fim do “passaporte da vacina”.

A revisão do protocolo do uso de proteção facial foi debatida no último encontro do grupo, que preferiu, contudo, adiar a discussão para meados de março, para observar se os indicadores da pandemia se manteriam em nível baixo. A nova reunião dos especialistas estava marcada para o próximo dia 14, mas foi adiantada para o dia 7 a pedido do prefeito Eduardo Paes. Até lá, contudo, as máscaras segem obrigatórias em locais fechados.

— Com a redução do número de casos de Covid e do número de solicitações de novas interações hospitalares, o prefeito solicitou que a gente antecipasse essa discussão — disse Soranz. — Estamos discutindo a desobrigação do uso de máscara inclusive com a Secretaria de Estado de Saúde, para que a mudança aconteça de maneira coordenada.

Segundo o secretário, a Covid-19 representa menos de 1% das hospitaliza&ccedi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 16:28h
Política

Para Caetano, prioridade não é escolher candidato do PT para o Governo

 
Foto Reprodução

Com a desistência do senador Jaques Wagner, o secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Luiz Caetano, viu seu nome ser cogitado para encabeçar a chapa governista que concorrerá às eleições de 2 de outubro.

O ex-deputado agradeceu a lembrança, que o surpreendeu, mas disse que o nome do candidato ao Governo surgirá de um grande consenso do grupo liderado pelo governador Rui Costa, pelos senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, e pelo vice-governador João Leão, além dos demais partidos, a exemplo do PSB, PC do B e Avante.

“Não acredito que a prioridade seja a escolha de um nome do PT. Pelo contrário, é essencial e indispensável que a decisão seja consensual entre os integrantes da nossa coalizão vitoriosa. Enxergo que, com a retirada da candidatura natural do senador Wagner, por questões pessoais, o nome mais forte é o do também senador Otto Alencar. Esse ponto de vista, por sinal, é o mesmo que tem sido externado pelo ex-presidente Lula”, afirmou o secretário. (Ascom - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 15:32h
Política

Ministro Marcos Pontes deixará governo em março e disputará eleição para deputado federal

 
Foto: Ricardo Custódio / EPTV

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, deixará o governo Bolsonaro neste mês de março para disputar as eleições deste ano.

Ele tentará uma vaga de deputado federal por São Paulo, pelo PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro.

O blog confirmou a informação com o ministro e assessores que o acompanham em viagem à Espanha.

A confirmação da saída de Pontes dá a largada a uma série de baixas no primeiro escalão do governo.

Pelo menos 10 ministros devem deixar os cargos para buscar um cargo eletivo em outubro, entre eles Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), que deve disputar o governo de São Paulo; e a ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), que deve tentar o Senado por São Paulo ou Amapá.

Outros ministros que podem deixar o governo para disputar as eleições são Tereza Cristina (Agricultura), Marcelo Queiroga (Saúde), João Roma (Cidadania), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Milton Ribeiro (Educação), Gilson Machado (Turismo), Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência Social), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Braga Netto (Defesa) e Anderson Torres (Justiça).

Pela legislação eleitoral, os ministros que pretendem disputar as eleições devem deixar o governo até 2 de abril. (G1 - Foto: Rica...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 14:40h
Eleições 2022

Mesmo sem biometria, eleitor poderá votar em 2022

 

É falsa a afirmação de que será exigido cadastro de biometria para votar nas eleições gerais de 2022. Publicações com variações dessa mensagem têm sido divulgadas por perfis no Twitter, no Facebook e também por WhatsApp, sugerindo a existência de um “complô” do TSE com a mídia tradicional para ocultar essa informação dos apoiadores do atual presidente, impedindo que votem por sua reeleição. (Foto ilustração)

As postagens alertam que em 4 de maio se encerraria o suposto prazo para registrar a biometria. A data, na verdade, se refere ao prazo para regularizar o título de eleitor.

Um texto sobre o boato no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que o cadastro biométrico está suspenso desde 2020 devido à pandemia de Covid-19 e que “nenhuma eleitora ou eleitor que não realizou o cadastramento será proibido de votar”.O Comprova procurou o autor de uma postagem com mais de 4 mil interações no Twitter por e-mail, WhatsApp e perfis no Facebook, mas não obteve resposta até a publicação desta verificação.

O conteúdo foi classificado como falso porque apresenta uma mentira, sem fundamento na realidade, para gerar confusão sobre o processo eleitoral.

Como verificamos?

O Comprova iniciou esta checagem buscando as informações em canais of...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 14:10h
Meio Ambiente

Plástico corresponde a 48,5% dos itens encontrados no mar do Brasil

 

Um diagnóstico feito pelo programa Lixo Fora D’Água, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mostrou que os resíduos plásticos correspondem a 48,5% dos materiais que vazam para o mar. Segundo o levantamento, os 15 itens mais encontrados nas análises representam 80,3% dos resíduos que vão parar na costa brasileira. (Foto ilustração)

Depois do plástico, a guimba (ou bituca) de cigarro e o isopor aparecem em segundo e terceiro lugares entre os itens mais encontrados. Os outros 19,7% abrangem artigos como roupas e apetrechos de pesca, entre outros. Todos fazem parte de uma amostra que soma 16.733 itens retirados da areia, da praia e de manguezais.

O levantamento faz parte de um trabalho feito pela Abrelpe desde 2018 em 11 cidades da costa onde vivem 14 milhões de habitantes. O programa iniciou as ações de monitoramento, prevenção e combate ao lixo no mar e nos demais corpos hídricos na cidade de Santos (SP) e atualmente abrange os municípios de Balneário Camboriú (SC), Bertioga (SP), Fortaleza (CE), Ipojuca (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), Manaus (AM), Serra (ES) e municípios da Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro.

Metodologia

A metodologia desenvolvida no âmbito do projeto Lixo Fora D’Água também está presente no Caribe, sendo aplicada em cidades da Costa Rica, Colômbia e Rep&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 13:40h
Mercado Financeiro

Rússia fecha Bolsa de Valores de novo, sem previsão de volta

 

As medidas de punição econômica à Rússia pela invasão da Ucrânia têm mostrado sucesso no esforço de estrangular a atividade no país, mas o mercado financeiro ao redor do mundo também é afetado pelo tranco inesperado. Nesta terça-feira (1º), a Bolsa de Valores russa está fechada, pelo segundo dia consecutivo. O bloqueio dos negócios deve perdurar também nesta quarta (2), sem previsão de retomada. (Foto ilustração)

A justificativa do banco central russo para o fechamento da Bolsa é a “situação atual” – uma alusão ao contexto de guerra, sem contudo utilizar a palavra, vetada pelo governo Putin.

O turbilhão de problemas econômicos provocado pelas sanções busca pressionar o governo Putin por várias frentes: além de inviabilizar boa parte da operação financeira do país, impacta a opinião pública e colabora para desidratar o apoio político a Putin. “Existe outra Rússia para além de Putin, e nós estendemos a mão para esse outro lado da Rússia, que tem nosso apoio”, declarou nesta terça a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Ao redor do planeta, a queda nas Bolsas é impulsionada pelo cenário de forte incerteza e pela falta de horizonte na solução para a guerra. Esta segunda-feira foi de queda generalizada nas Bolsas da Europa, epicentro da crise....

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 13:10h
Fugindo da Guerra

Reino Unido pode receber mais de 200 mil refugiados ucranianos

 

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson (foto ilustração), alertou hoje (1º), em Varsóvia, sobre a crescente crise humanitária decorrente da invasão russa da Ucrânia, dizendo que o número de refugiados pode chegar a milhões, e se ofereceu a receber 200 mil deles em seu país.

"Tornaremos mais fácil para os ucranianos que já vivem no Reino Unido trazerem seus parentes para o nosso país. Embora os números sejam difíceis de calcular, eles [refugiados] podem ser mais de 200 mil", disse Johnson. Os critérios de reunião de familiares para os ucranianos estão sendo ampliados para permitir que as pessoas que vivem no Reino Unido tragam pais, irmãos, filhos e filhas adultos e avós, disse o porta-voz de Johnson.

Menos de uma semana depois que Moscou lançou uma invasão em grande escala da Ucrânia, os líderes ocidentais estão procurando maneiras de ajudar os milhares de ucranianos que deixaram sua terra natal.

Polônia

A Polônia estimou que cerca de 350 mil pessoas cruzaram sua fronteira da Ucrânia desde quinta-feira passada (24), enquanto a União Europeia enfatizou a necessidade de se preparar para milhões de refugiados que entram no bloco.

"Quando falei com o presidente (dos EUA) (Joe) Biden na noite passada, nos concentramos na emergência humanitária que está começando agora. A invas...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 12:50h
"Boas relações com todos"

México rejeita impor sanções contra a Rússia

 

O México não aplicará sanções econômicas contra a Rússia pela invasão à Ucrânia, afirmou o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador (foto ilustração) nesta terça-feira, também criticando o que chamou de censura à mídia estatal russa pelas empresas de redes sociais.

“Não vamos aplicar nenhum tipo de represália econômica porque queremos ter boas relações com todos os governos do mundo”, disse López Obrador em uma entrevista coletiva rotineira.

A posição de López Obrador contrasta com as sanções internacionais que a Rússia está enfrentando pelas ações do presidente Vladimir Putin, que esfacelaram a paz pós-Guerra Fria na Europa.

A Shell foi a mais recente empresa ocidental a anunciar sua saída da Rússia. As sanções e o isolamento financeiro global já tiveram um impacto devastador à economia da Rússia, com o rublo em queda livre e russos fazendo filas no lado de fora dos bancos para salvar suas poupanças.

“Eu não concordo com o fato de que a mídia da Rússia ou de qualquer outro país seja censurada”, disse López Obrador. (Reportagem de Anthony Esposito e Ana Isabel Martinez/reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 12:00h
Agronegócio - Açucar

Com alta do petróleo, açúcar sobe quase 2% nesta terça-feira

 

Os contratos futuros do açúcar operam com valorização expressiva para os principais contratos em Nova York e em Londres. O dia está sendo marcado por nova tensão no setor financeiro e o adoçante tem suporte na alta do petróleo, que voltou a disparar neste pregão. (Foto ilustração)

Por volta das 10h35 (horário de Brasília), o açúcar tipo branco tinha valorização de 960 pontos, o equivalente a 1,94% e era negociado por US$ 505,60 a tonelada. Em Nova York, o tipo branco avançava 0,89% e era negociado por 18,09 cents/lbp.

O mercado do açúcar tem suporte no avanço dos preços do petróleo nesta manhã. As cotações avançam à medida que a União Europeia estuda novas sanções à Rússia.

Os Estados Unidos, assim como outras nações consumidoras estão considerando liberar 60 milhões de barris. "Isso seria equivalente a menos de seis dias d eprodução russa, e os traders estão avaliando o impacto potencial", acrescenta a agência de notícias Bloomberg. (Por: Virgínia Alves) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 11:52h
Feira de Santana

Câmara suspende ponto facultativo e realiza sessão nesta quarta

 

Diferente da Prefeitura Municipal que terá expediente a partir do meio dia, a Câmara Municipal de Feira de Santana funcionará normal nesta quarta (2), inclusive com realização de sessão ordinária. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Fernando Torres (PSD), no término da sessão de hoje.

Hoje o projeto chegou a ser colocado em votação, em sessão extraordinária, porém, com o pedido de vista do vereador Professor Ivamberg (PT), presidente da Comissão de Educação, o projeto foi adiado, mas deve iniciar votação nesta quarta (2). (Daniela Oliveira - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 11:45h
Ex-presidente da Câmara

Incêndio atinge apartamento de Rodrigo Maia no Rio

 

Um incêndio atingiu um apartamento que pertence a Rodrigo Maia (foto ilustração), secretário de Projetos e Ações Estratégicas do governo de São Paulo, em São Conrado, Zona Sul do Rio. Segundo o Corpo de Bombeiros, o quartel da Gávea foi acionado às 22h 41 para o local e não há vítimas. Por volta das 23h o fogo já estava controlado e os bombeiros faziam o trabalho de dispersão da fumaça.

Ex-presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia é deputado federal pelo Rio de Janeiro mas está licenciado do cargo desde agosto de 2021, quando passou a integrar o secretariado do governo João Dória. (Fonte: oglobo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 11:34h
Justiça Eleitoral

TRE-BA se prepara para retomada do atendimento presencial

 

Eleitores de todo o estado poderão, a partir da quarta-feira (3/3), agendar atendimento nos cartórios do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A retomada do expediente presencial nas unidades do órgão foi determinada pela Portaria Nº 100, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe). A medida considera a gradativa diminuição dos casos de Covid-19 registrada no estado. O atendimento virtual será mantido e, conforme orientação do Regional deverá ser utilizada de forma prioritária pelos cidadãos baianos. (Foto ilustração)

Os eleitores impossibilitados de resolver suas pendências por meio dos serviços on-line poderão solicitar o agendamento pelo site do TRE-BA. O link de acesso direto ao serviço é o https://agendamento.tre-ba.jus.br/agendamento/ (disponível a partir de 3 de março).

O TRE baiano lembra que, para acesso do público externo nas dependências do Tribunal e cartórios eleitorais, será exigida a apresentação de certificado de vacinação emitido pelo Ministério da Saúde ou cartão de vacina. A regra á válida para o atendimento de eleitores, de advogados e partes. As pessoas não vacinadas deverão apresentar o teste RT-PCR negativo, realizado nas últimas 72 horas. A medida segue Portaria Nº 535/2021, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), de 8 de novembro de 2021. (tre/ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 11:20h
De olho no Palácio do Planalto

Na TV, Ciro Gomes diz que Brasil precisa ter voo de águia, não de galinha

 

Em inserção de TV que vai ao ar nesta terça-feira (1º) à noite, o pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT-Foto) diz que o Brasil precisa ter um voo de águia na economia, e não de galinha, como tem ocorrido nos últimos anos. “Ano após ano, o Brasil quer mudar de rumo, mas o convencem a seguir pelo mesmo caminho. Ele vai e cai no buraco. Às vezes, cresce um pouquinho, mas é só um voo de galinha”, afirma Ciro, que é apresentado na propaganda como vice-presidente nacional do PDT.

As propagandas partidárias haviam sido extintas em 2017, mas foram recriadas em lei aprovada pelo Congresso Nacional. Em tese, elas se destinam a divulgar mensagens das siglas, e não pedir votos para candidaturas específicas. Na prática, as legendas contornam essas restrições exibindo seus pré-candidatos como se fossem apenas dirigentes partidários.

No caso de Ciro, a propaganda, de 30 segundos, é novamente feita pelo publicitário João Santana, contratado para cuidar da pré-campanha do pedetista. Santana tem buscado modernizar a imagem de Ciro, amenizando sua fama de pavio curto e aproximando-o do eleitorado mais jovem.

“O país não cresce e não gera bons empregos porque há mais de 30 anos segue a mesma receita. É hora de mudar. Já é tempo de o nosso país ter um voo de águia”, afirma o pré-candidato na propaganda, enquanto uma ave levanta voo do seu bra&cce...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 11:10h
Tarifa Social de Energia Elétrica

Aneel mantém Bandeira Verde para inscritos na Tarifa Social em março

 

As contas de luz para beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica seguem em bandeira verde em março, informou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Os demais consumidores continuarão a pagar a conta com o acréscimo da Bandeira Escassez Hídrica, que acrescenta R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. (Foto ilustração)

São beneficiários da Tarifa Social as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único ou que tenham entre seus membros pessoas que recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Segundo o governo federal, são 24 milhões de famílias nessas condições.

A Tarifa Social prevê um desconto de 10% a 65% na conta de luz, de acordo com o consumo mensal de cada família. O maior abatimento de valor é para quem consome até 30 kWh (65% do preço total da conta). De 31 kWh a 100 kWh, o desconto é de 40%. A redução é de 10% para quem utiliza de 101 kWh a 220 kWh de energia.

Esses beneficiários também pagam os adicionais previstos nas bandeiras tarifárias, exceto a Bandeira Crise Hídrica. A taxa com o acréscimo é divulgada mensalmente. As tarifas sociais seguem os mesmos percentuais de descontos estabelecidos por faixa de consumo (entre 10% e 65%, de acordo com a utilização).

Para as famílias que desejam se inscrever no Tarifa Social, um de seus integrantes deve comparecer &...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 11:00h
Guerra no Leste Europeu

Otan não enviará tropas para lutar ao lado dos ucranianos

 

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg (foto ilustração), voltou a afirmar, hoje (1º), que os 30 países que integram a aliança militar multinacional condenam o ataque russo à Ucrânia, mas que a organização não enviará tropas para lutar ao lado das forças de resistência ucranianas. A Ucrânia não faz parte da Otan, embora seja considerada um país-parceiro e, há anos, venha sinalizando a intenção de participar da aliança – movimento combatido pelo governo russo, que teme o aumento da influência dos Estados Unidos no leste europeu.

“Os [países] aliados da Otan fornecem diferentes tipos de apoio militar [ao governo ucraniano]: material, armas antitanque, sistemas de defesa aérea e outros tipos de equipamento militar, além de ajuda humanitária e também apoio financeiro, mas a Otan não deve fazer parte do conflito e não enviará tropas ou aviões para a Ucrânia”, disse o secretário-geral, esta manhã, após visitar uma base aérea polonesa na companhia do presidente da Polônia, Andrzej Duda.

Stoltenberg disse que o presidente russo Vladimir Putin “destruiu a paz na Europa” ao atacar a Ucrânia de forma “inaceitável”, e que, por isto, a Otan acionou, pela primeira na história, sua Força de Resposta militar, cujo efetivo já está sendo mobilizado por terra, ma...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 10:49h
Indústria da música

Ecad estima queda de 62% na arrecadação no carnaval

 

O relatório O que o Brasil ouve, elaborado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), revela que a suspensão de eventos e de blocos carnavalescos terá forte impacto para a indústria da música, resultando em queda de mais de 60% na arrecadação de direitos autorais. (Foto ilustração)

A previsão do Ecad é arrecadar R$ 6 milhões no período do carnaval, o que representa redução de 62% no valor arrecadado em 2020, antes da pandemia da covid-19. Até o final do mês de janeiro, foram arrecadados 41% dessa estimativa, que se refere a eventos já licenciados e pagos previamente.

Segundo o Ecad, o prejuízo financeiro e cultural também será grande para a indústria da música, principalmente para aqueles que vivem da música e do direito autoral. No carnaval de 2020, foram pagos R$ 24 milhões em direitos autorais para mais de 14 mil compositores e demais artistas, pelas músicas tocadas durante o período.

A superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, lembra que este ano o carnaval ainda não vai voltar a todo vapor. “Diversas capitais já anunciaram o cancelamento de shows e eventos, o que vai impactar a arrecadação e distribuição de direitos autorais de música. A instabilidade do cenário pode levar a uma arrecadação ainda menor que a prevista no início do ano”, disse. (Por Alana Gandra)&nb...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 10:40h
Ministro da Economia

Paulo Guedes manifesta otimismo sobre economia brasileira: "surpresa positiva"

 

Em entrevista à TV Bloomberg, em Nova York, o ministro da Economia, Paulo Guedes (foto ilustração), manifestou otimismo sobre a economia brasileira, apesar dos efeitos negativos que a guerra entre Rússia e Ucrânia devem provocar em todo o mundo. Segundo ele, o país deve crescer neste ano e apresentar uma taxa de inflação "menor que a dos Estados Unidos".

Ao falar dos impactos inflacionários para a economia mundial do conflito entre Rússia e Ucrânia, Guedes afirmou que "estamos apenas começando a nos recuperar da pandemia. Não é bom para o mundo". Para ele, a economia mundial passa por um processo sincronizado de desaceleração do crescimento, enquanto a inflação está subindo em vários países.

As consequências da guerra só podem agravar esses efeitos e, segundo ele, uma dos desdobramentos imediatos da guerra na Ucrânia podem ser pressões sobre os preços internacionais de alimentos, grãos, fertilizantes e energia.

Guedes ponderou, no entanto, que o Brasil está "fora de sintonia" com a economia mundial, pois está crescendo. "O Brasil está em outra direção", afirmou. "Até o fim do ano, teremos US$ 200 bilhões em compromissos de investimento, em contratos já assinados de investimentos privados", disse. O ministro citou ainda que são recursos para portos, concessões de rodovias e setor elétrico, que el...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 10:28h
Presidente da Rússia

Tamanho da riqueza de Putin é incerto, mas pode ultrapassar US$ 200 bilhões

 

Os Estados Unidos e seus aliados europeus anunciaram na sexta-feira (25) novas sanções ao presidente russo, Vladimir Putin (foto ilustração), em um raro movimento visando a riqueza pessoal de um líder estrangeiro.

Mas o impacto dessas sanções pode ser amplamente simbólico. Embora se acredite que Putin detenha bilhões de dólares em riqueza pessoal, pouco se sabe sobre a quantia exata ou onde ela possa estar.

Putin não deixou quase nenhum rastro em papel para seus ativos – principalmente propriedades – que estão escondidos atrás de esquemas financeiros complexos organizados por seus confidentes, de acordo com um relatório de 2016, “Panama Papers”, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos.

Entre os luxos ligados aos amigos e familiares de Putin, mas nunca diretamente a ele, estão um megaiate de US$ 100 milhões e um palácio do Mar Negro supostamente construído para uso pessoal do presidente.

No papel, o líder russo parece um humilde burocrata. Em 2018, Putin apresentou uma declaração de renda oficial que mostra que ele possui um apartamento de 74 metros quadrados em São Petersburgo, junto com dois carros da era soviética e um caminhão off-road.

O Kremlin diz que sua renda anual é de cerca de US$ 140 mil – um valor não tão modesto na Rússia, embora que dificilmente poderia manter Put...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 10:22h
Feira de Santana

Silvio Dias: "Desculpa do prefeito para não tapar buracos é a guerra da Ucrânia"

 
Foto Ascom

Tecendo duras críticas ao prefeito Colbert Martins, o vereador Silvio Dias (PT) lamentou que o gestor municipal tenha dito que a guerra da Ucrânia será responsável por atrasos ou não realização de melhorias nas vias públicas da cidade. O discurso foi feito nesta terça-feira (1), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana.

“A desculpa do prefeito é que não vai tapar os buracos por conta da guerra da Ucrânia", afirmou e completou: "O prefeito vir a púbico dizer que não pagou o funcionalismo público por casa da LOA? Ele não pagou porque não quis, porque é insensível e deixou o funcionalismo sem dinheiro no carnaval”, disparou.

Citando um vídeo recente publicado pelo prefeito a respeito da violência na cidade, Silvio continuou: “Parece que não vivemos em uma cidade escura, onde não tem iluminação pública, não tem creche, não tem escola, não tem saúde. Uma cidade onde os agentes da Guarda Municipal precisam comprar sua própria farda”, criticou, afirmando que ele coloca o Governo do Estado como único culpado pela violência. (Daniela Oliveira - Foto Ascom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 09:32h
Bahia

Acréscimos salariais vão proporcionar ganhos acumulados de até 24,4% a servidores estaduais

 

Depois de receber o pagamento do reajuste linear de 4% na folha do último mês de janeiro, servidores do Estado terão um novo ganho na folha de março, cujo pagamento ocorre nos dias 30 (para ativos) e 31 (para inativos) do referido mês, conforme tabela de pagamento anual publicada no dia 16 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado (DOE). (Foto ilustração)

Somados, o reajuste e os acréscimos terão um impacto de R$ 1,9 bilhão na folha de pagamento do Estado em 2022, proporcionando ganhos acumulados de até 24,4% para o funcionalismo público.

O Governo do Estado irá acrescentar ao vencimento básico de aposentados e pensionistas R$ 200 ou R$ 300. Esses valores possuem efeito cascata que impacta diretamente em ganhos nas remunerações dos servidores, à medida que o vencimento básico é usado como referência na geração de gratificações (Regência, CET, Avanço Horizontal, adicionais de insalubridade/periculosidade, etc.), anuênios e outras vantagens.

A medida contempla um total de 156 mil servidores. O acréscimo de R$ 300 ao vencimento básico – com ganhos maiores à remuneração – beneficiará 121.955 servidores que integram carreiras das áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública, incluindo policiais civis e militares, agentes penitenciários, profissionais da Saúde e professores dos mais diversos níveis da Edu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 09:20h
You Tube diz não a gurrra

YouTube anuncia bloqueio dos canais russos RT e Sputnik em toda Europa

 

O YouTube bloqueou os canais russos RT e Sputnik em sua plataforma em toda Europa “devido à guerra na Ucrânia”. (Foto ilustração)

“Bloqueamos os canais YouTube da RT e Sputnik em toda Europa, com efeito inmediato. Nossos sistemas precisam de um pouco de tempo para ser completamente operacionais. Nossas equipes monitoram a situação 24 horas por dia para agir o mais rápido possível”, afirmou o YouTube.

Na segunda-feira, o Facebook, que pertence ao grupo Meta, decidiu bloquear nos países da União Europeia (UE) os conteúdos da rede RT e da Sputnik, considerados parte da imprensa estatal russa.

“Recebemos pedidos de vários governos e da União Europeia para tomar medidas adicionais em relação aos meios de comunicação controlados pelo Estado russo”, escreveu o vice-presidente da Meta, Nick Clegg, no Twitter, justificando a suspensão pela “natureza excepcional da situação”.

Os anúncios estão em sintonia a proibição dos dois meios de comunicação decretada no domingo pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que considerou que ambos são culpados de vender “mentiras para justificar” a guerra iniciada pelo presidente Vladimir Putin contra a Ucrânia. (Agence France-Presse)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 08:35h
Assembleia Legislativa

Robinson apresenta Pec para desburocratizar serviços de transporte intermunicipal

 
Foto Ascom

O deputado Robinson Almeida Lula (PT) apresentou uma proposta de emenda à Constituição do Estado da Bahia para a alteração do artigo 11, inciso X. A PEC visa possibilitar a elaboração e execução do plano viário estadual, o exercício da polícia viária e a execução de serviços de transporte intermunicipal por meio de autorização. Neste sentido, o termo “autorização” foi incluído na redação da proposta, passando a constar como hipótese ao lado da concessão e permissão. A alteração visa desburocratizar o trâmite para a execução dos serviços do transporte intermunicipal.

Segundo Almeida, a Constituição baiana de 1989 atribuiu ao estado a competência para executar os serviços públicos de transporte intermunicipal, diretamente ou por delegação à iniciativa privada, cabendo-lhe, ainda, a elaboração do plano viário estadual, a teor do que prescreve o Art. 11, X, do texto constitucional vigente. Corroboram esta assertiva as disposições do Art. 21, XII, “e”, da Constituição Federal, que fixa a competência da União para a exploração do transporte rodoviário de passageiros interestadual e internacional, sugestionando aos estados federados a responsabilidade de regulamentação no âmbito dos seus respectivos territórios.

Nesse contexto é que a Bahia, tal qual os...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 08:34h
Norte da Bahia

Juazeiro: Prefeitura paga retroativos de gratificação aos agentes de transito de 2016 a 2020

 

Mais uma boa notícia para os servidores efetivos nos cargos de agentes de trânsito e fiscais de transporte que trabalham na Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) como condutores de veículos no município. A partir deste mês, será pago em quatro parcelas, o retroativo da gratificação dos quais têm direito com base na Lei municipal 2.605/2016, art° 36 – observados os casos específicos que estavam sem repasse pelo período de 2016 a 2019 ou 2020. (Foto ilustração: Prefeitura de Juazeiro)

De acordo com o agente de trânsito, Antonio Carlos Nunes Bomfim, “Mesmo com a lei, alguns passaram de 2016 até 2019 sem receber nada, e agora, na gestão Suzana Ramos, ela automaticamente resolveu pagar o que é direito aos servidores das duas categorias que se enquadrem na lei”, ressaltou.

“Queremos reforçar aos servidores da CSTT e à população, que a gestão municipal está atenta e buscando melhorias para as categorias que fazem parte do seu quadro. Exemplo disso, é que conseguimos buscar este recurso, que estava quase perdido, tendo em vista que outras gestões não se empenharam em resolver, para que os agentes de trânsito e os fiscais de transporte pudessem receber a gratificação prevista em lei”, disse o diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho.

Os valores serão depositados automaticamente na conta bancária dos servidores efetivos dos dois cargo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 08:18h
Política

Joaquim Barbosa cogita se candidatar à Presidência, diz coluna

 
Foto  Nelson Jr./ SCO/ STF

Em conversa com amigos, segundo informações da coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa tem dito que ainda cogita se candidatar à Presidência da República.

Segundo a publicação, Barbosa já havia deixado no ar a possibilidade em uma entrevista concedida a Daniela Pinheiro há algumas semanas, mas recentemente tem expressado a vontade de concorrer ao Planalto de forma mais objetiva.

O ex-ministro estaria avaliando que no meio deste ano haverá espaço para que um novo nome possa crescer nas pesquisas. Para que ele seja essa figura, entretanto, precisa entrar em um partido até o dia 2 de abril, que é o prazo para filiação de quem planeja disputar cargo nas eleições deste outubro. (Bahia.ba - Foto  Nelson Jr./ SCO/ STF)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 08:16h
Sul da Bahia

Ilhéus: Sebrae oferece cerca de 600 vagas para capacitação gratuita

 
Foto Ascom

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece mais de 600 vagas para capacitações gratuitas na cidade de llhéus, no sul da Bahia.A programação inclui cursos, palestras e seminários, destinados a diferentes perfis de empreendedores, mas com destaque para o empreendedorismo feminino.

Entre as áreas abordadas estão gastronomia, exposição e oficina para artesãos, oficina de fotografia para aumento de vendas, e ainda encontro dos donos de pequenos negócios da região, que vai reunir empreendedores e empresários atendidos pelo Sebrae.

De acordo com o gerente regional adjunto do Sebrae em Ilhéus, Michel Lima, o objetivo da ação é "promover qualificação e desenvolvimento, além de apoiar os pequenos negócios, estimulando o empreendedorismo, aumentando competitividade e promovendo a sustentabilidade das empresas".

Informações sobre as atividades estão disponíveis na Central de Relacionamento do Sebrae através do número 0800 570 0800. (G1 - Foto Ascom Sebrae)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 08:10h
Sul da Bahia

Cacique Babau comemora aprovação de tupinambás em universidades públicas

 

Rosivaldo Ferreira da Silva, o Cacique Babau, está orgulhoso do desempenho de estudantes do Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro, em Buerarema, no sul da Bahia. Na semana passada, três jovens egressas do colégio garantiram vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). (Foto ilustração: Stephany e Michelle jovens tupinambás aprovadas em universidades)

Segundo o cacique, a alegria é de toda a comunidade. “São jovens que nasceram e cresceram aqui e sempre estudaram na escola indígena. Isso é ótimo. Recebemos notícias de vários parentes de outros povos que também tiveram seus representantes com acesso à universidade. Isso nos enche de orgulho e alegria e é um sinal de que os nossos jovens, além da formação dos seus povos, vão se fortalecer com o conhecimento universitário, assim como trazer benefícios para suas aldeias e para a luta pela causa indígena”, disse Babau, doutor honoris causa pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Aprovada em Medicina na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Sthefany Tupinambá afirma que a conquista dos estudantes indígenas ajuda e desmitificar preconceitos sobre a capacidade intelectual dos povos originários. “Estamos aqui pra mostrar que isso não é real”.

A estudante disse que lutou muito para atingir seu objetivo. “Mas, não desisti, pois meu p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 08:00h
Sudoeste baiano

Brumado: Vereadores chamados de analfabetos pela filha do prefeito ganham indenização

 
Foto Lay Amorim Achei Sudoeste

A filha do prefeito de Brumado, Camila Cunha Vasconcelos Cabaleiro, foi condenada pelo juiz Rodrigo Souza Brito a indenizar os vereadores Alberto Elizeu de Jesus (PSB), o Beto Bonelly, e Amarildo Bomfim Oliveira (PSB), em R$ 3 mil cada, após tê-los chamado de analfabetos em publicação nas redes sociais. O magistrado entendeu que a publicação foi ofensiva e extrapolou o real interesse público da informação, gerando assim direito à indenização por danos morais no valor de R$ 3 mil, além de pedido público de desculpas. “Não restam dúvidas de que a ré desbordou do direito de informar, afastando-se do interesse público e social, ao se voltar diretamente contra o autor de maneira ofensiva e não substanciada em fatos. Não se trata de mera opinião a ser incondicionalmente protegida com base no fundamento da liberdade de expressão, mas de declarações contra alguns políticos, atribuindo-lhes adjetivações capazes de ofender a sua honra e imagem. Desse modo deve ser a ré condenada a pagar a parte acionante indenização por danos morais”, sentenciou na última quinta-feira (24). Os parlamentares comemoraram a decisão. “A justiça mais uma vez foi feita”, disseram. (Achei Sudoeste - Foto Lay Amorim)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 07:54h
Feira de Santana

Após triplo homicídio, prefeito Colbert faz pronunciamento e pede paz

 
Foto Secom

Após o assassinato de uma família inteira no bairro em Feira de Santana, no Campo do Limpo, inclusive a filha do casal de apenas 11 anos, o prefeito Colbert Martins realizou um pronunciamento virtual, nesta terça-feira (1), pedindo paz.

Confira na íntegra o pronunciamento do gestor:

“Uma família foi assassinada em Feira de Santana. Jéssica Souza da Cruz, de 28 anos; Pedro José Correia dos Santos, de 36 anos; e a filha, Mayla da Cruz Correia, de 11 anos. Os três, mortos a tiros, quando estavam dentro de casa. Eles não estavam numa farra, não estavam no Carnaval, não estavam de madrugada vagando pelas ruas. Estavam no lugar que a gente considera mais seguro: dentro de casa!

Este ano, além de Mayla, outra criança foi assassinada em Feira de Santana: Kethellen Mayane Bispo França, de dois anos e cinco meses, no bairro Aviário.

O que fizeram Mayla e Kethellen para serem assassinadas tão brutalmente? É claro que não fizeram nada pra merecer tamanha brutalidade. Eram apenas duas crianças que não vão mais conviver com o pai, com a mãe, com os amiguinhos. Duas crianças que não terão mais futuro nenhum.

Essas duas crianças, três adolescentes e mais oito mulheres foram assassinadas em Feira somente este ano. Apenas nos dois primeiros meses de 2022, 50 pessoas já foram mortas em Feira de Santana. Em 2021 foram 370 homicídios. Somente domingo e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 07:45h
Distrito Federal

Ibaneis anuncia que STF cassou recomendação do MP para não vacinar crianças em escolas

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-Foto), anunciou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (28), que o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou a “recomendação” do Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) que suspendia a imunização de crianças em escolas.

Ibaneis, que também é advogado, disse que a decisão do ministro Ricardo Lewandowski determina ainda que o MPDFT “se abstenha de divulgar notícia falsa em relação a vacinação infantil”.

O Ministério Público encaminhou documento à Secretaria de Saúde do DF em 18 de janeiro “orientando” que as escolas públicas da capital não deveriam ser utilizadas para cumprir o calendário de vacinação pediátrica.

Após a recomendação do MPDFT, o Governo do Distrito Federal suspendeu a aplicação de vacinas contra a Covid-19 nas unidades de ensino.

Nas redes sociais, Ibaneis Rocha ainda lamentou a tentativa de aproveitamento político-eleitoral com base em informação falsa:

– “É triste ver que políticos não procurem a verdade para exercer os seus mandatos. Preferem tentar enganar o eleitor.”

O governador do DF informou ainda que nenhum ato de sua administração foi questionado, nem na ação impetrada, qua...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 06:00h
Organização das Nações Unidas

Brasil deve apoiar França e México em nova resolução do Conselho de Segurança

 

O Brasil se prepara para endossar mais um projeto de resolução na Organização das Nações Unidas (ONU) condenando a invasão da Rússia na Ucrânia. (Foto ilustração)

Trata-se de uma proposta de cunho humanitário apresentada pela França e pelo México ao Conselho de Segurança para “exigir o fim das hostilidades, a proteção dos civis, um acesso humanitário seguro e desimpedido para atender às necessidades urgentes da população”.

O colegiado se reúne ainda nesta segunda-feira (28) para discutir ajuda humanitária a Ucrânia, mas ainda não é certo que a proposta será apreciada.

De qualquer forma, a diplomacia brasileira deverá referendar o projeto quando ele for votado. Será, nesse sentido, o quarto movimento formal do Itamaraty em alinhamento com os países ocidentais contra a Rússia.

O primeiro foi o discurso do embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho, criticando os ataques. O segundo ocorreu quando o Brasil referendou o projeto de resolução apresentado pelos Estados Unidos condenando os ataques.

A leitura na diplomacia brasileira é de que com essas posições o Brasil reconhece oficialmente perante o mundo que houve um ato de agressão por parte da Rússia e mostra que alguns princípios internacionais são incontornáveis, como o de res...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 05:41h
Ajuda humanitária

Brasil permitirá acesso de ucranianos a passaporte humanitário

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta segunda-feira (28) que o Brasil vai fazer uma portaria para garantir o acesso de ucranianos ao passaporte humanitário brasileiro. O anúncio foi feito em entrevista à rádio Jovem Pan e retransmitida nas redes sociais do presidente. “Nós faremos todo o possível para receber o povo ucraniano”, destacou. (Foto ilustração)

Segundo Bolsonaro, a portaria que vai regulamentar a entrada de ucranianos por meio do passaporte humanitário deverá ser publicada nos próximos dias. O presidente disse que o Brasil vai continuar com a postura neutra em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia que teve início na última semana.

Nos últimos dias, o presidente já havia falado sobre o assunto, quando destacou que o Brasil tem sido claro sobre sua posição “em defesa da soberania, da autodeterminação e da integridade territorial dos Estados”.

Sanções

O presidente afirmou que não há previsão de imposição de sanções do Brasil para a Rússia em decorrência do conflito. Conforme Bolsonaro, o Brasil possui uma “dependência enorme” dos fertilizantes da Rússia e, em caso de sanções, o agronegócio seria “seriamente afetado”. “Acredito que essas sanções dificilmente prosperam”, disse.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 05:35h
Eleições 2022 - Bahia

Jaques Wagner comunica ao PT que não será candidato ao governo

 

O senador Jaques Wagner comunicou que não será candidato nas eleições para o governo do estado. A decisão aconteceu nesta segunda-feira, 28, durante reunião extraordinário do Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-BA). (Foto ilustração)

"A retirada da minha candidatura não implica na retirada da candidatura do PT. Quem decidirá se terá candidatura ou não, não sou eu, será o Partido", afirmou Wagner, que falou sobre a importância da união dos partidos na Bahia para as eleições deste ano.

Encontro aconteceu com a presença de lideranças da sigla partidária, além de deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e dirigentes. Com isso, o Diretório Estadual precisará debater uma nova tática eleitoral.

O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, comentou a reunião e garantiu respeitar a decisão de Wagner. No entanto, ele ratifica que a retirada da candidatura não foi recebida com alegria.

Os dirigentes petistas reafirmaram decisão do sétimo Congresso do PT que aponta para a presença do Partido encabeçando a chapa majoritária.

"Nossa decisão será fruto do debate interno, mas também do imprescindível diálogo com os demais partidos e lideranças da base, como Otto, Leão, Lídice e PCdoB", ressaltou Éden. (at...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 05:30h
Quebra de decoro

Deputado suspeito de sequestro de jornalista é cassado em Roraima

 

A Assembleia Legislativa de Roraima cassou o mandato do deputado Jalser Renier (Solidariedade-Foto) em sessão extraordinária nesta segunda-feira (28). O parlamentar é acusado de ser o mandante do sequestro do apresentador e jornalista Romano dos Anjos, da TV Imperial, afiliada da Record TV. Jalser Renier foi afastado da função por quebra de decoro.

Ao todo, 19 deputados estiveram presentes à sessão. Apenas um deles, Jânio Xingu (PSB), se absteve. Renier perdeu o posto de deputado na Assembleia Legislativa após quase três décadas ocupando a cadeira. Foram 27 anos de mandato.

A sessão da cassação foi marcada por protestos fora da casa e uma grande comemoração de opositores de Jalser. O resultado da votação foi comemorado dentro da assembleia. Os deputados votaram o Projeto de Resolução Legislativa nº 004/2022, que “declara a perda do mandato do deputado estadual Jalser Renier Padilha, por conduta incompatível com o decoro parlamentar”.

Jalser Renier chegou a ser preso de forma preventiva em outubro de 2021, na cidade de Boa Vista (RR). O caso pelo qual ele está sendo acusado é de outubro de 2020. Na ocasião, o jornalista Romano dos Anjos teve a casa invadida, foi feito refém ao lado da esposa e sequestrado.

No dia seguinte, ele foi encontrado em uma região rural de Boa Vista, com ferimentos no braço. O deputado suspeito do crime foi detido na Operaçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 05:25h
Câmara Federal

Deputado Marcelo Ramos propõe que apps de mensagem sejam obrigados a ter sede no Brasil

 

O 1º vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PSD-AM), apresentou um projeto de lei para obrigar empresas que prestem serviços digitais no Brasil, como aplicativos de mensagem, a ter um representante legal no país para poder oferecer o seu produto. Na semana passada, ele antecipou essa informação ao R7. (Foto ilustração)

O principal objetivo da proposta é impedir que empresas como o Telegram continuem funcionando no Brasil sem ter filial no país, o que dificulta o cumprimento de decisões judiciais estabelecidas contra as companhias. Ramos diz que "a superveniência de uma rede social ou aplicativo que não disponha de representação legal no Brasil implica negar a soberania jurisdicional do Estado brasileiro sobre o seu território, tendo em vista que decisões judiciais e administrativas dos poderes públicos não terão eficácia nesses ambientes digitais".

Segundo o projeto de Ramos, empresas que tenham aplicativos com pelo menos 5 milhões de usuários no país "deverão ter representante legal no Brasil com poderes, inclusive, para receber citações, intimações ou notificações, em quaisquer ações judiciais e procedimentos administrativos, principalmente fiscais, e responder perante órgãos e autoridades governamentais, do poder Judiciário e do Ministério Público".

O parlamentar pondera que muitos aplicativos de mensagens em opera&cce...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 05:20h
Feira de Santana

Em Feira, 26 mil crianças vacinadas e aplicação continua nesta terça-feira

 

Feira de Santana alcançou a marca de 26.072 doses aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. O objetivo é imunizar 56 mil crianças contra a Covid-19. (Foto ilustração)

Nesta terça-feira, 29, a vacinação continua com a primeira e segunda doses da vacina Coronavac para crianças a partir de 5 anos e adolescentes até 17 anos.

A criança e o adolescente só podem ser vacinados na presença dos pais ou de um responsável legal. Para isso, é obrigatório a apresentação do cartão SUS, CPF, RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação.

Confira os grupos e locais de vacinação:

PRIMEIRA DOSE PFIZER: CRIANÇAS DE 5 ANOS (11 MESES E 29 DIAS)

Crianças de 5 anos serão vacinadas exclusivamente nas Unidades de Saúde da Família, vinculadas ao Programa Saúde na Hora, Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III, Rua Nova II e III e Barroquinha, das 8h às 21h.

Nessas unidades também haverá a imunização em primeira dose para crianças de 6 a 11 anos.

Os vacinados devem permanecer por pelo menos 20 minutos em observação, na presença do médico, nas unidades de vacinação.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 05:15h
Reflexo ga guerra

Com portos do leste europeu fechados, trigo permanece em máximas e pode chegar a US$ 10

 

Nesta sexta-feira (28) o trigo permaneceu em suas máximas históricas, sendo negociado acima de US$ 9 dólares nos principais vencimentos. Os contratos para maio 22 chegaram a US$ 9,34, um ganho de 74,25 pontos e o julho 22 encerrou em US$ 9,17, com 67 pontos de ganho. Os preços do trigo tem alçado patamares cada vez mais altos nos últimos dias, em decorrência da guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Como os dois países são grandes exportadores de grãos, tendo em destaque o trigo, é possível que a commodity venha a atingir o patamar de US$ 10 / bushel. (Foto ilustração)

Essa possibilidade está cada vez mais próxima, já que a reunião entre Rússia e Ucrânia não chegou a um acordo de paz. As tensões continuam e muitos portos da região estão fechados ou com suas logísticas extremamente debilitadas. Os preços de insumos agrícolas na região já estavam tendo uma guinada, já que a Bielorrússia foi alvo de duras sanções econômicas em decorrência de sua política extremista.

Com as novas sanções e bloqueios internacionais atingindo diretamente a Rússia, a comercialização e o escoamento da safra da região, que começa entre março e abril, se complica cada dia mais, tendo em visto que a paz entre os dois países não deve ocorrer tão cedo.

O mercado do milho também viu o dia terminar...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil chega a 28,7 milhões de casos de covid-19 e 649,3 mil mortes

 

O Brasil chegou a 649.333 mortes em decorrência da covid-19, informou ontem (28) o Ministério da Saúde. Em 24 horas, foram confirmados 199 óbitos e 19.516 diagnósticos positivos da doença, totalizando 28.787.620 pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia. Neste domingo (27), o painel de informações da pandemia administrado pelo ministério trazia 28.768.104 casos acumulados. (Foto ilustração)

A quantidade de casos em acompanhamento está em 1.801.914. O termo é usado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte.

Ainda há 3.116 mortes em investigação. As mortes em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a apuração sobre a causa ter sido a covid-19 continua em andamento.

Até ontem (28), 26.336.373 pessoas se recuperaram da covid-19, segundo os dados oficiais. O número corresponde a 91,5% dos infectados desde o início da pandemia.

Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras e nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados.

Ontem (28), o Mato Grosso não atualizou as informações, e a Paraíba enviou apenas o número de mortes.

Estados

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia tem 7.741 casos ativos de Covid-19; 34 óbitos são registrados

 

O boletim epidemiológico desta segunda-feira (28) registra 7.741 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 727 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 1.422 recuperados (+0,10%) e mais 34 óbitos. Dos 1.502.168 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.465.246 já são considerados recuperados e 29.181 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.763.907 casos descartados e 324.703 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 62.059 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.03.2022 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra188 casos e 4 óbitos; total de mortes chega a 1.069, nesta segunda (28)

 

Nesta segunda-feira (28), Feira de Santana confirmou 188 casos positivos da Covid-19 e registrou quatro mortes causadas por complicações da doença. O número de pacientes internados reduziu de 28 para 16. O município atingiu a marca de 50.030 curados da doença, índice que representa 74,4% dos confirmados. (Foto ilustração)

NÚMEROS DESTA SEGUNDA-FEIRA 28 de fevereiro de 2022

Casos confirmados no dia: 188

Pacientes recuperados no dia: 114

Resultados negativos no dia: 239

Total de pacientes hospitalizados no município: 16

Óbitos comunicados no dia: 4

Datas dos óbitos: 24/01/2022, 09/02/2022, 11/02/2022 e 11/02/2022

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 140 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados no município: 67.174 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2022)

Total de recuperados no município: 50.030

Total de exames negativos: 102.030 (Período de 06 de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2022)

Aguardando resultado do exame: 37

Total de óbitos: 1.069. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia