Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2022 20:00h
Guerra no leste europeu

Guerra na Ucrânia: Papa alerta para ameaça de conflito global

 

A ameaça de um conflito global desencadeado pela invasão russa da Ucrânia precisa convencer a todos de que chegou a hora de a humanidade abolir a guerra, antes que ela acabe com a humanidade, disse o papa Francisco (foto ilustração) neste domingo.

"Mais de um mês se passou desde a invasão da Ucrânia, desde o início desta guerra cruel e sem sentido que, como toda guerra, é uma derrota para todo mundo, para todos nós", disse a milhares de pessoas na Praça São Pedro, durante sua bênção dominical.

A guerra na Ucrânia está destruindo o futuro do país, disse ele, citando a estatística de que metade das crianças da Ucrânia teve que fugir do país.

"Essa é a bestialidade da guerra, algo que é bárbaro e um sacrilégio", disse ele, incentivando seus ouvintes a não considerar a guerra como inevitável ou algo com que se acostumar.

"Se sairmos disto [guerra] da mesma forma como entramos, todos nós seremos, de alguma maneira, culpados. Diante do perigo da autodestruição, a humanidade precisa entender que chegou a hora de abolir a guerra, de cancelá-la da história do homem antes que ela cancele o homem da história", disse ele.

Desde que a Rússia invadiu o país vizinho, em 24 de fevereiro, o papa Francisco tem falado diversas vezes sobre um possível conflito nuclear. (ABr)...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2022 19:30h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil tem 29,83 milhões de casos e 659 mil mortes

 

O Brasil registra, desde o início da pandemia, 29.832.179 de casos de covid-19 e 678.762 de mortes em decorrência da doença. O número de recuperados é de 28.464.436 e há 798.901 casos em acompanhamento. (Foto ilustração)

Em 24 horas, foram registrados 29.922 casos da doença e 196 óbitos. Os dados não incluem atualizações do número de casos do Distrito Federal e dos estados do Mato Grosso e da Bahia.

Estados

São Paulo é a unidade da Federação com o maior número de casos (5,22 milhões) e de mortes (167,1 mil). No número de casos, o estado do Sudeste é seguido por Minas Gerais (3,31 milhões) e Paraná (2,40 milhões). Os menores números de casos foram registrados no Acre (123.77), Roraima (155.049) e Amapá (160.321).

Em número de mortes, o Rio de Janeiro a unidade da Federação com o segundo maior número de óbitos (72,6 mil), seguido de Minas Gerais (60,7 mil). Os menores número de mortes foram registrados no Acre (1.992), Amapá (2.144) e Roraima (2.144). (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.03.2022 19:00h
Covid-19 na Bahia

Emergências em Saúde / Bahia registra um óbito por Covid-19

 

Nas últimas 24h foi registrado um óbito por Covid-19 na Bahia. Os demais dados da doença não serão divulgados neste sábado (26 ), por conta de problemas na base de dados gerada pelo Ministério da Saúde. (Foto ilustração)

Vacinação

Até o momento temos 11.490.075 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.498.789 com a segunda dose ou dose única e 4.702.523 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 789.376 crianças já foram imunizadas com a primeira dose 114.905 já tomaram também a segunda dose. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 11:01h
De olho no Senado

João Leão diz que depois de ter dois filhos ganhou um "Neto"

 

Revigorado, mais alegre, segundo mais próximos, João Leão (foto ilustração) tem demonstrado muito humor nas suas falas. A mais recente foi quando disse que tinha dois filhos, Felipe e Cacá, e que agora ganhou um “Neto”, numa referência a sua aliança com ACM Neto. Bem ao estilo “bonitão”.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 10:29h
Eleições 2022

Joao Roma deve ter o apoio dos partidos PL, PTB e Pros

 

A tendência é que a chapa de João Roma (foto ilustração) ao governo da Bahia seja formada pelos partidos: PL, PTB e Pros. A filiação de Roma ao PL significa a sua saída do Republicanos, partido que o indicou para assumir o Ministério da Cidadania. A tendência é que o Republicanos apoie a pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao governo da Bahia. (TB)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 10:04h
Feira de Santana

Campanha Feira Pede Paz é alvo de requerimento

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou um requerimento, quarta-feira (23), de autoria da vereadora Eremita Mota (PSDB), em que solicita informações a respeito da campanha Feira Pede Paz, indagando o objetivo da campanha, secretarias envolvidas, o custo gerado, qual dotação utilizada, a agência e contrato realizado. O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) parabenizou a autora pelo requerimento e comentou: “O prefeito Colbert Martins foi à mídia dizer que há uma campanha ‘Feira Pede Paz’. Tem duas coisas erradas: essa campanha é uma solução enganosa para a situação que vivenciamos e foi anunciada sem nenhuma atitude concreta. Como se a violência no nosso município fosse resolvida porque o prefeito resolveu colocar outdoors. É ótimo para quem recebe o dinheiro, mas no sentido resolutivo da questão, não tem solução nenhuma”. O vereador lembrou que foi o mesmo prefeito que vetou um projeto de sua autoria que criava o Mapa da Violência e citou ainda as frequentes agressões a ambulantes, que são totalmente contrárias à ideia de paz.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 09:57h
Feira de Santana

Correia Zezito critica deputado Zé Neto e diz que parlamentar se aproveita de ano eleitoral

 

Algumas atitudes do deputado Zé Neto (PT) foram criticadas pelo vereador Correia Zezito (Patriota) que avaliou como proveito político, a exemplo de mudanças em barracas de lanche situadas nas proximidades do Hospital Estadual da Criança. “O deputado Zé Neto fez um projeto muito bonito, mas os dois barraqueiros mais antigos, inclusive de idade avançada, ficaram de fora e agora apareceram dois novatos. Parabéns, Zé Neto”, ironizou e lembrou que as atitudes foram tomadas só este ano, por ser período eleitoral. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 09:00h
Tribuna Livre

Grupo Teatral Renascer foi à Câmara para destacar 35 anos de fundação

 

Sugerindo a construção de uma área turística específica para apresentações teatrais na cidade, Iza Miranda (foto), diretora do Grupo Teatral Renascer usou a Tribuna Livre, na Câmara Municipal de Feira de Santana, quarta-feira (23). O grupo é feirense e completa 35 anos de fundação este ano. “Nossa trajetória merece, por direito, ser reconhecida como projeto turístico em Feira de Santana, porque sempre conseguimos galgar espaço. Não temos um local isolado, mas estamos presentes onde nos requisitam, com diferentes modalidades, ações, peças e programas voltados para o social, cultural e religioso”, destacou.

Iza salientou que a Paixão de Cristo, apresentado há 35 anos, é o maior espetáculo a céu aberto do Estado da Bahia, que irá se apresentar no município de Santa Bárbara, na Sexta-feira Santa, dia 15 de abril. “Mesmo sendo órfãos do apoio público, faremos esta apresentação”, disse, agradecendo aos vereadores pelo apoio por meio de verba subvenção. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 08:00h
Feira de Santana

Prefeitura promove mutirão de exames neste sábado

 

O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC) e o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurine (CMDI) realizam neste sábado, 26, o mutirão de exames de ultrassonografia transvaginal. A ação acontece das 7h às 13h, atendendo mulheres que fizeram o agendamento pela Central Municipal de Regulação. (Foto ilustração)

A iniciativa é da Prefeitura de Feira, por meio da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, e faz parte da campanha Março Lilás – de combate ao câncer do colo do útero.

Segundo a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, a proposta é diminuir o tempo de espera por exames e promover o diagnóstico de doenças.

“Estamos ampliando a capacidade de atendimento ofertando o mutirão todos os sábados deste mês. A expectativa é alcançar a meta de 700 exames”, afirma.

Ainda de acordo com a diretora-presidente, são feitos cerca de 7 mil exames previamente agendados por mês no CMDI. Somente no ano passado, foram 70.800. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 07:52h
Interior da Bahia

Estado e Prefeitura entregam reforma e ampliação do hospital municipal de João Dourado

 

Com o investimento superior a R$ 4,5 milhões na reforma, ampliação e aquisição de equipamentos do hospital Dr. Benedito Ney Santos, em João Dourado, a secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, representando o governador Rui Costa, entregou nesta sexta-feira (25), a nova unidade à população. Na ocasião, acompanhada pelo prefeito Diamerson Cardoso. (Foto ilustração)

O investimento é fruto de emendas parlamentares e um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura. “Hoje a população passa a ter acesso a uma unidade com enfermarias amplas, humanizadas e climatizadas, além de uma nova emergência com sala de estabilização e acolhimento com classificação de risco, bem como um novo centro cirúrgico e quartos de Pré-parto, Parto e Pós-Parto (PPP)”, ressalta a secretária Adélia Pinheiro.

No que tange à geração de emprego e renda, a unidade conta com 115 colaboradores entre médicos, enfermeiros e uma equipe multiprofissional que envolve psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista, assistente social, dentre outros.

Dentre os novos equipamentos, destaque para ventiladores pulmonares, monitores, desfibriladores, fototerapia para recém-nascidos, incubadora portátil para transporte, além de eletrocardiograma (ECG) e berço aquecido. Com 28 leitos, o hospital Dr. Benedito Ney Santos ganhou ainda uma entrada ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 07:44h
Brasília

Derrotada no Congresso, Bolsonaro volta a ladainha do voto impresso

 

Em aceno à base ideológica, o presidente Jair Bolsonaro (PL-Foto) voltou a defender o voto impresso — projeto derrotado no Congresso — e ironizou ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao chamá-los de "queridos". Ele voltou a colocar em dúvida a lisura das urnas eletrônicas.

"O voto tem de ser contado. Não podemos disputar uma eleição com a mínima suspeição de que algo esteja errado. E podem ter certeza: eu acredito que as eleições sejam limpas no corrente ano, porque só podemos concorrer às eleições dessa maneira. Muitos me acusaram de ser ditador, de querer dar golpe. A gente está fazendo justamente o contrário do que nos acusaram", alegou, durante a cerimônia de lançamento de novas medidas do Programa Renda e Oportunidade, no Palácio do Planalto.

Bolsonaro enfatizou que "vai perder ou ganhar dentro das quatro linhas (da Constituição)''. "Nós queremos eleições limpas, e tenho certeza de que temos como colaborar com nosso prezado TSE, com nosso querido Alexandre de Moraes, com nossos queridos (Luís Roberto) Barroso e (Edson) Fachin, para que isso aconteça. Eu tenho certeza de que, do fundo do coração deles, eles querem isso", ironizou. "Isso é o que quer, no meu entender, grande parte da população brasileira. Aqui, não é uma disputa de campeonato de futebol, em que já vimos uma grande torcida falar: 'Olha, foi gol d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 07:34h
Ministro da Educação

Ministro da Educação pede perícia em áudio em que diz priorizar pedidos de pastores

 

O ministro da Educação, Milton Ribeiro (foto ilustração), pediu uma perícia no áudio em que diz favorecer pastores a pedido do presidente Jair Bolsonaro. Aliados do ministro disseram à CNN, em caráter reservado, que a intenção é identificar se houve algum tipo de manipulação no áudio.

Embora Ribeiro não negue o conteúdo da conversa gravada, o ministro pretende assegurar que o material não passou por eventual edição. No áudio revelado pelo jornal “Folha de S.Paulo”, Ribeiro disse priorizar liberação de verbas de prefeituras cujos pedidos foram negociados pelos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, da Assembleia de Deus Cristo Para Todos.

Na última semana, o jornal “O Estado de S. Paulo” já havia apontado a existência de um gabinete paralelo no MEC, sob o comando dos pastores. Nesta sexta-feira (25), a Polícia Federal abriu um inquérito para apurar a atuação de pastores na liberação de verbas no Ministério da Educação.

A PF vai investigar suspeitas apontadas em um relatório da Controladoria-Geral da União sobre distribuições de verbas do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).

Em outra frente, a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia autorizou, na quinta (24), que a PGR (Procuradoria-Geral da República) abra ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 07:25h
Sul da Bahia

Tribunal de Justiça suspende liminar que reduz tarifa de esgoto em Ilhéus

 

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em decisão proferida na quinta-feira (24), suspendeu a liminar que autorizava a redução da tarifa de esgoto em Ilhéus. A ser cumprida a partir do dia 16 de abril, a decisão revoga liminar da 1ª Vara Dos Feitos de Relações de Consumo Cíveis e Comerciais, no âmbito da ação civil pública interposta pela Defensoria Pública do Estado da Bahia. (Foto ilustração: Estação de tratamento de esgoto, na zona sul da Ilhéus)

Tal ação solicita que a tarifa de esgoto seja cobrada pela Embasa no percentual de 40% do valor cobrado pela água, como definido por lei municipal (nº4.112/2021). No recurso apresentado pela Embasa ao TJ-BA, a empresa alega que a definição da política tarifária não cabe ao poder legislativo municipal.

Além disso, argumenta que a suspensão da cobrança dos atuais 80% da tarifa de esgoto se reverte em “perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão” da 1ª Vara.

Isto porque, uma vez provada a legalidade da cobrança dos 80%, se tornaria impossível realizar o recolhimento retroativo da tarifa, diante do imenso contingente de usuários dos serviços da empresa.

Ao aceitar os argumentos interpostos pela Embasa, o Tribunal de Justiça proferiu decisão que suspende os efeitos da liminar assinada pela Justiça de primeira instância de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 07:20h
Eunápolis

Prefeita Cordélia anunciou nesta sexta-feira a liberação do uso de máscaras nos espaços públicos

 

A prefeita Cordélia Torres, reuniu a imprensa e setores da sociedade, na manhã desta sexta-feira, 25, no auditório do Hotel Portonapolis, para anunciar a liberação do uso de máscaras em espaços públicos no município de Eunápolis. Nos locais fechados a utilização de máscaras ainda é obrigatório. Apesar da liberação, os cuidados devem continuar. O Decreto será publicado no Diário Oficial, nesta sexta-feira. Conforme explicou a prefeita Cordélia, esta decisão teve como base os dados oficiais da Secretaria de Saúde, ressaltando que nesta data, só tem um paciente internado por Covid. (Foto ilustração)

A decisão teve como base os índices epidemiológicos apresentados pela Secretaria de Saúde, juntamente com o cenário epidemiológico estadual.

Os locais privados e públicos serão.l monitorados. Estavam presentes, o promotor de Justiça, João Alves, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Maécio; vereadores, secretários, parte da imprensa, a Polícia Militar e outras autoridades. Técnicos da Secretaria de Saúde fizeram as apresentações sobre os trabalhos realizados durante a pandemia e os avanços obtidos na vacinação contra o Covid. (agazeta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 07:10h
Imbróglio do preço dos combustíveis

Congelamentos de preços não é uma saída, diz ex-presidente da Petrobras

 

Ex-presidente da Petrobras (PETR4), o economista Roberto Castello Branco afirmou nesta sexta-feira, 25, durante transmissão promovida pelo Instituto Millenium, que congelamento de preços “definitivamente” não é uma saída para os combustíveis e lembrou que o Brasil tem “larga experiência” em erros nesse tema, inclusive com a própria Petrobras. (Foto ilustração)

Durante a transmissão, Castello Branco lembrou que a estatal fixou o preço dos combustíveis abaixo do praticado no mercado internacional de 2011 a 2014, resultando em perdas de US$ 40 bilhões para a companhia.

Ele lembrou que o principal acionista da Petrobras é o Estado, o que significa que a sociedade perdeu recursos com a desvalorização do patrimônio da empresa.”A Petrobras perde, a sociedade perde”, disse Castello Branco.

O ex-presidente da empresa afirmou, contudo, que existem “mitos” e “fake news” de que os preços dos combustíveis são muito altos no País.

Ele disse que existiriam de 80 a 90 países com preços mais elevados em uma amostra de 160 países.

E que essa posição se manteria mesmo tratando os preços pelo critério de paridade de poder de compra.

Ele descartou uma “nacionalização” da Petrobras como forma de manter preços baixos....

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 07:00h
Ministro da Infraestrutura

Tarcísio de Freitas: Até o fim de ano, vamos fazer a desestatização do Porto de Santos

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse nesta sexta-feira, 25, que o governo vai realizar a privatização do porto de Santos antes de terminar o mandato. (Foto ilustração)

“Até o fim de ano, vamos fazer a desestatização do Porto de Santos”, assegurou o ministro, após citar investimentos da ordem de R$ 30 bilhões que estão sendo realizados no complexo portuário.

Seguindo o roteiro de inauguração de obras antes de deixar o cargo para concorrer ao governo de São Paulo, Tarcísio esteve na noite desta sexta-feira na capital paulista para participar da entrega do novo sistema de segurança a pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas.

Após apresentações técnicas sobre a tecnologia de blocos de concretos que forçam a desaceleração do avião quando a aeronave sai da pista, evitando acidentes mais graves, Tarcísio fez um discurso breve no qual alternou momentos em tom de despedida, com agradecimentos à sua equipe no ministério, e de exaltação às realizações à frente da pasta.

“O governo está no seu último ano e, com o menor orçamento de todos os tempos, executou muitas obras”, declarou Tarcísio. Só no ano passado, lembrou, foram 108 obras entregues, “sem alardes”.

Também procurou colocar sua gest&at...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 06:50h
Pesquisa de Opinião

70% dos eleitores de Bolsonaro confiam na urna eletrônica, diz Datafolha

 

A crença de que as urnas eletrônicas não são confiáveis, defendida pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL), não é popular entre os próprios eleitores do chefe do Executivo. Uma pesquisa do Datafolha publicada nesta sexta-feira (25/3) aponta que 70% dos apoiadores do mandatário confiam no sistema eleitoral eletrônico. (Foto ilustração)

O estudo ouviu 2.556 pessoas em 181 municípios do Brasil. Com nível de confiança de 95%, a margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em um espectro geral, de eleitores e não eleitores do presidente, a confiança nas urnas aumenta: 82% dos respondentes acreditam na segurança do sistema, contra 17% que não confiam.

O percentual teve um alto índice de aumento em relação ao último levantamento, realizado em dezembro de 2020, pouco depois das eleições municipais. Na época, 69% dos respondentes acreditavam nas urnas e 29% eram céticos.

O grupo dos que defendem a confiabilidade das urnas se divide entre os que confiam muito (47%) e os que confiam um pouco (35%). Em 2020, o montante dos que confiam muito representava apenas 33% dos respondentes.

Apenas 20% dos respondentes querem a volta do sistema de voto em papel

O voto em papel, sistema defendido por Bolsonaro para substituir as urnas eletrônicas, foi fort...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 06:40h
Receita Federal

Operação-padrão da Receita afeta importação de fertilizantes

 

Dados do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais apontam que a operação padrão da Receita Federal está afetando a importação de fertilizantes. (Foto ilustração)

O insumo é essencial para o agronegócio brasileiro e devido à guerra da Ucrânia virou um problema, já que a Rússia é o maior exportador mundial.

Em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, onde há uma unidade aduaneira na divisa com a Bolívia, a liberação da mercadoria tem demorado cerca de 12 a 15 dias. Antes da operação-padrão o prazo era de 4 dias. Corumbá é por onde entra o fertilizante vindo da Bolívia.

Segundo o Sindifisco, o recebimento no local teve um aumento de mais de 600% nos últimos cinco anos. Em 2016, a unidade recebia 33 mil toneladas do produto vindos da Bolívia, já em 2021 recebeu 205 mil toneladas.

A operação padrão ocorre desde o início do ano em protesto da categoria pelo fato de o governo não ter concedido aos servidores do órgão uma antiga reivindicação: uma espécie de bônus por premiação. (Caio Junqueira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 06:32h
Economia

Saque do dinheiro esquecido tem nova repescagem neste sábado

 

As pessoas e empresas que têm dinheiro esquecido em instituições financeiras e perderam o prazo para agendar o saque durante a semana poderão acessar o serviço neste sábado (26). O SVR (Sistema Valores a Receber), do Banco Central, fará repescagem das 4h às 24h. (Foto ilustração)

Serão beneficiados os nascidos a partir de 1984 ou empresas abertas a partir dessa data. Esse grupo teve consulta aberta na última segunda-feira (14), para saber o valor e agendar o resgate do dinheiro.

Na próxima segunda-feira (28), todos aqueles que perderam o prazo e ainda não resgataram seus valores a receber terão nova oportunidade para consultar e agendar o resgate.

O acesso ao SVR (Sistema Valores a Receber), do Banco Central, também ocorrerá de forma escalonada conforme a data de nascimento ou a data de abertura da pessoa jurídica. Entretanto, desta vez, cada grupo terá um dia inteiro para realizar seu agendamento e não somente um turno, como ocorreu no ciclo anterior.

Os sábados continuam sendo dias de repescagem e continua sendo necessário conta gov.br prata ou ouro. Depois desse novo ciclo, o SVR passará por aprimoramentos e voltará no dia 2 de maio.

A partir do dia 17 de abril, o SVR passará por uma reformulação e so voltará a funcionar a partir do dia 2 de maio, com melhorias no serviço, segundo o Banco Central. (r7) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 06:25h
Feira de Santana

Vacinação contra Covid para todos os públicos neste sábado

 

A vacinação contra Covid continua para todos os públicos neste sábado, 26, na Unidade de Saúde da Família do Centro Social Urbano (CSU) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cassa, das 7h30 às 12h30. (Foto ilustração)

A aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos (11 meses e 29 dias) e segunda dose da Pfizer pediátrica para a mesma faixa etária será no CSU. Além disso, haverá vacinação com a Coronavac para crianças a partir de 6 anos e adolescentes até 17 anos. A dose só pode ser aplicada na presença dos pais ou de um responsável legal.

É obrigatório apresentação de cartão SUS ou CPF, RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação. Os vacinados devem permanecer por pelo menos 20 minutos em observação, sob a supervisão de um médico, na unidade de vacinação.

CASSA

No Cassa haverá a aplicação da primeira, segunda, terceira e quarta doses da vacina. A primeira dose é destinada a adolescentes de 12 a 17 anos e adultos maiores de 18 anos – incluindo gestantes e puérperas. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefíc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 06:20h
Tribunal Superior Eleitoral

Telegram assina acordo de adesão a programa do TSE

 

O Telegram assinou nesta sexta-feira (25) termo de adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no Âmbito da Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A parceria tem como objetivo combater os conteúdos falsos relacionados ao processo eleitoral e o sistema eletrônico de votação. (Foto ilustração)

O acordo não tem implicações financeiras entre o Telegram e o TSE. Pelo termo, o aplicativo de mensagens se compromete a manter o sigilo necessário sobre as informações a que tiver acesso ou conhecimento no âmbito do TSE, salvo autorização em sentido contrário do tribunal.

Já participam do programa as plataformas Google, WhatsApp, Twitter, Facebook, TikTok e Kwai, além de agências de checagem, partidos políticos, entre outros.

O programa tem como foco ampliar a divulgação de informações oficiais sobre as eleições de outubro. Outras iniciativas incluem a exclusão de conteúdos manifestamente inverídicos, considerados nocivos ao curso normal do pleito.

Bloqueio

A parceria foi firmada depois de o Telegram ter nomeado seu representante no Brasil, o advogado Alan Campos Elias Thomaz. A medida foi tomada após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter bloqueado o funcionamento do aplicativo no país, sob a justificati...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 06:10h
Guerra no leste europeu

Rússia alerta Ocidente que contas de gás em rublos devem vigorar em poucos dias

 

A Rússia alertou o Ocidente nesta sexta-feira que o faturamento em rublos de bilhões de dólares em exportações de gás natural para a Europa pode estar a poucos dias de acontecer, a resposta mais dura de Moscou até agora às sanções impostas pela invasão da Ucrânia. (Foto ilustração)

Com a economia russa enfrentando sua crise mais grave desde os anos que se seguiram ao desmembramento da União Soviética, o presidente Vladimir Putin revidou na quarta-feira o Ocidente, ordenando que as exportações de gás russo fossem pagas em rublos.

Putin disse que o Ocidente declarou guerra econômica ao congelar ativos russos e, portanto, a Rússia não via mais sentido em receber dólares ou euros pelas exportações russas.

O Kremlin disse na sexta-feira que Putin ordenou que a Gazprom, a maior empresa de gás natural do mundo, que fornece 40% do gás da Europa, aceitasse pagamentos de exportação em rublos, e que tinha apenas quatro dias para descobrir como fazer isso.

"Há uma instrução para a Gazprom do presidente da Federação Russa para aceitar pagamentos em rublos", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres. "Esta informação será levada aos compradores dos produtos da Gazprom."

Os compradores de gás têm buscado orientação s...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 06:00h
Setor do Petróleo

Preços do petróleo sobem após ataque em instalação da Aramco

 

Os preços do petróleo subiram mais de 1%, para mais de 120 dólares o barril nesta sexta-feira, com traders conciliando avaliações do impacto de um ataque a uma instalação de distribuição de petróleo na Arábia Saudita com uma possível liberação de reservas de óleo pelos Estados Unidos. (Foto ilustração)

O petróleo Brent fechou em alta de 1,4%, para 120,65 dólares o barril, e o petróleo bruto dos EUA (WTI) encerrou em alta de 1,4%, para 113,90 dólares. Os dois recuaram 3 dólares mais cedo.

Ambos os benchmarks registraram seus primeiros ganhos semanais em três semanas --o Brent subiu mais de 11,5% e o WTI ganhou 8,8%.

Uma instalação de armazenamento da Saudi Aramco em Jeddah foi atingida por um ataque. A mídia estatal saudita relatou uma série de ataques de drones e foguetes pelo movimento Houthi do Iêmen, alinhado ao Irã, e uma enorme nuvem de fumaça preta foi vista subindo em Jeddah. [nL2N2VS1SQ]

O governo Biden está considerando outra liberação de petróleo da Reserva Estratégica de Petróleo que, se realizada, pode ser maior do que a venda de 30 milhões de barris no início deste mês, disse uma fonte. (Por Arathy Somasekhar)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 05:50h
Mercado de Capitais

Ibovespa encerra estável com alívio na curva de juros e recuo de ações commodities

 

O principal índice da bolsa brasileira fechou estável nesta sexta-feira, com a queda das ações de commodities se contrapondo a ganhos de papéis ligados a consumo, que acompanharam o alívio na curva de juros mesmo após dado de inflação acima do esperado. (Foto ilustração)

Nos Estados Unidos, os principais índices de ações não tiveram direção única.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa teve variação positiva de 0,01%, a 119.066.01 pontos, após sete altas seguidas, acumulando ganhos de 3,26% na semana, a segunda seguida no positivo. O volume financeiro da sessão foi de 28,3 bilhões de reais. (Por Andre Romani)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 05:40h
Moeda norte-americana

Dólar vai abaixo de R$4,75, marca nova queda semanal e amplia perdas em 2022 para quase 15%

 

O dólar caiu pelo oitavo pregão consecutivo nesta sexta-feira, a uma nova mínima desde março de 2020, marcando sua décima semana de perdas no ano e consolidando a posição do real como a moeda que mais ganha no mundo no acumulado de 2022. (Foto ilustração)

Após cair 1,74% nesta sessão, a 4,7469 reais na venda, a moeda norte-americana à vista acumula agora queda de 14,8% no ano. O patamar de encerramento desta sexta-feira foi o menor desde 11 de março de 2020 (4,7207), e refletiu, segundo operadores, desmontes de posições compradas em dólar.

Com esse resultado, a divisa marcou sua maior sequência de desvalorização desde uma série de mesma duração --oito dias-- finda em 5 de março de 2010.

A desvalorização semanal do dólar foi de 5,38%, a quarta consecutiva e décima das 12 semanas de negociação completas deste ano. Também foi a maior perda nessa base de comparação desde a semana finda em 6 de novembro de 2020 (-6,07%).

A divisa norte-americana tem rompido níveis de suporte de maneira sucessiva. Ao longo da semana, cruzou os níveis de 5,00, 4,90, e, nesta sexta-feira, de 4,80 e 4,75 reais. Na mínima intradiária deste pregão, chegou a tocar 4,7439 reais. (Por Luana Maria Benedito)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 05:30h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil tem 29,8 milhões de casos e 658,5 mil mortes

 

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 658.566 mortes de covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (25) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 29.802.257. (Foto ilustração)

Em 24 horas, foram registrados 34.576 casos. No mesmo período, foram confirmadas 256 mortes de vítimas do vírus.

Ainda segundo o boletim, 28.433.713 pessoas se recuperaram da doença e 709.978 casos estão em acompanhamento.

Estados

São Paulo lidera o número de casos, com 5,2 milhões, seguido por Minas Gerais (3,31 milhões) e Paraná (2,40 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (123,7 mil). Em seguida, aparece Roraima (154,9 mil) e Amapá (160,3 mil).

Em relação às mortes, São Paulo tem o maior número de óbitos (167.046), seguido de Rio de Janeiro (72.616) e Minas Gerais (60.717). O menor número de mortes está no Acre (1.992), no Amapá (2.122) e em Roraima (2.144). (Fábio Massalli)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 05:20h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 1.432 casos ativos de Covid-19 e mais 10 óbitos

 

O boletim epidemiológico desta sexta-feira (25) registra 1.432 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.016 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,07%), 1.111 recuperados (+0,07%) e mais 10 óbitos. Dos 1.529.008 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.497.920 já são considerados recuperados e 29.656 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.802.489 casos descartados e 326.575 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 62.871 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2022 05:10h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 6 casos e mais um óbitos; Total de mortes chega a 1.084 nesta sexta (25)

 

O boletim epidemiológico da Covid-19 informa que nenhum paciente está hospitalizado com a doença em Feira de Santana nesta sexta-feira (25). Nas últimas 24h, seis casos foram confirmados. (Foto ilustração)

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais 14 resultados positivos dos laboratórios particulares que realizaram o exame entre 01 de janeiro e 19 de março, que contabilizam 69.830 casos confirmados desde o início da pandemia.

O município atingiu a marca de 51.593 recuperados da doença, índice que representa 73,8%.

NÚMEROS DESTA SEXTA-FEIRA,25 de março de 2022

Casos confirmados no dia: 6

Pacientes recuperados no dia: 101

Resultados negativos no dia: 59

Total de pacientes hospitalizados no município: 0

Óbito comunicado no dia: 1

Data do óbito: 27/02/2022

NÚMEROS TOTAIS  

Total de pacientes ativos: 52 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados no município: 69.830

Total de recuperados no município: 51.593

Total de exames negativos: 105.788

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 16:30h
Senado Federal

Recursos do Fundeb poderão ser movimentados além do BB e da Caixa

 

O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta-feira (25) a alteração na Lei 14.113, de 2020, que trata da nova regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), autorizando a transferência de recursos do fundo para outras instituições bancárias. O objetivo da medida é viabilizar o pagamento de salários, vencimentos e benefícios a profissionais da educação. Na prática, estados e prefeituras não precisarão usar contas no Banco do Brasil (BB) ou na Caixa para executar despesas como o pagamento de salários. (Foto ilustração)

A mudança na Lei 14.113 se dá devido à derrubada pelo Congresso, em 17 de março, do veto do presidente Jair Bolsonaro (VET 69/2021).

Com a mudança na regulamentação do Fundeb, abre-se uma exceção quanto à regra da movimentação de recursos do fundo em outras contas com a finalidade de executar a folha de pagamentos. O dispositivo prevê uma conta específica do Fundeb para processamento da folha de pagamento desses profissionais em outras instituições financeiras, além de atribuir a essas instituições a responsabilidade de disponibilizar permanentemente os extratos bancários referentes às contas específicas do fundo.

Pleito dos prefeitos

Entre as entidades que atuaram no Parlamen...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 16:00h
Câmara Federal

Plenário pode votar proposta que garante financiamento para candidaturas de mulheres

 

Em sessão marcada para as 13h55 da próxima terça-feira (29), o Plenário da Câmara dos Deputados pode votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/21, que constitucionaliza regras de financiamento mínimo de campanhas de mulheres.

Aprovada na última quarta-feira (23) na comissão especial, a proposta do Senado Federal introduz na Constituição regras previstas na Lei das Eleições, na Lei dos Partidos Políticos e em entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o texto da relatora Margarete Coelho (PP-PI=Foto), os partidos devem destinar no mínimo 5% dos recursos do Fundo Partidário a programas de estímulo à participação das mulheres na política, além de aplicarem, pelo menos, 30% dos recursos públicos direcionados às campanhas eleitorais nas candidaturas femininas, com aumento proporcional de acordo com o número de candidatas.

O texto também concede uma anistia aos partidos políticos, quanto a multas, sanções ou retenções de valores do fundo, se eles não seguiram a cota mínima de recursos para as campanhas nos critérios de sexo e raça em eleições ocorridas antes da promulgação da futura emenda constitucional. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 15:30h
Eleições 2022 - Bahia

PROS nega parceria com João Roma para governo da Bahia e indica aliança com Neto

 

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) negou que uma aliança entre a sigla e o pré-candidato a governador da Bahia, João Roma (PL), estaria tomando forma no estado. (Foto ilustração: ACM Neto e Jean Sacramento, dirigente do PROS em Salvador)  

Em nota, a legenda informou que as tratativas para compor uma aliança são com o grupo de ACM Neto, também pré-candidato para o pleito de outubro. "O que há de concreto são conversas avançadas de uma aliança com o pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto", diz trecho do comunicado.  

"O PROS Nacional tem o objetivo de buscar o fortalecimento do partido no Estado, visando trilhar o melhor caminho para realizar uma política partidária séria e com ética", finaliza a nota assinada por Marcus Holanda, presidente nacional do PROS.  

Na última quinta-feira (24), o Bahia Notícias publicou que João Roma tem se movimentado em busca de apoios para cacifar sua candidatura ao governo da Bahia e que as ações tem se intensificado para angariar apoio para a disputa eleitoral, podendo culminar nas alianças com o PROS e o PTB.  

Segundo informações obtidas pelo site, a negociação para o apoio de ambos partidos estão avançadas mas a situação do PROS deve demandar mais atenção. Lideranças apontam que a comissão provisória do diret&oa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 15:00h
Pré-candidato ao governo da Bahia

Ministro da Cidadania, João Roma deixa Republicanos e se filia ao PL

 

O ministro da Cidadania, João Roma (foto ilustração) , anunciou nesta sexta-feira que irá trocar o Republicanos pelo PL, partido do presidente Jair Bolsonaro . Roma é pré-candidato ao governo da Bahia, mas essa candidatura enfrentava resistências dentro do Republicanos.

"Aceitei com entusiasmo o desafio de, junto ao @plnacional_, apresentar à Bahia um modelo que resgate nosso orgulho e protagonismo nacional", escreveu Roma no Twitter. Ele agradeceu a Bolsonaro pela "confiança" e ao presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), "pelo acolhimento e elevado espírito público".

No início do mês, o então presidente do PL na Bahia, José Carlos Araújo, deixou o partido devido à possibilidade de filiação de Roma. Araújo é aliado do ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), que é favorito na disputa ao governo e rejeita a possibilidade de dar espaço em seu palanque para Bolsonaro.

Apesar da saída de Roma, seus colegas ministros Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) devem se filiar ao Republicanos. Tarcísio é pré-candidato ao governo de São Paulo, enquanto Damares ainda avalia a qual cargo concorrer. (ig)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 14:20h
Juizado Especial da Bahia

Eduardo Bolsonaro não compareceu à audiência por ameaça à deputada Dayane Pimentel

 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro faltou a uma audiência processual no Juizado Especial da Bahia, na tarde de quinta-feira (24/03), alegando estar em viagem. O processo corre devido uma ação impretada pela deputada federal Professora Dayane Pimentel (União Brasil) que representou contra o colega de Casa por divulgação de imagem supostamente “assustadora, temerária e ameaçadora”. (Foto ilustração: Eduardo Bolsonaro e deputada Dayane Pimentel)

O filho 03 do presidente da República compartilhou, em setembro de 2021, em seu perfil no Instagram, uma foto de Dayane Pimentel ao lado de Jair Bolsonaro com a legenda “traidora nível hard”. Uma mira foi colocada em cima de seu rosto.

No Twitter, a deputada criticou a falta de Eduardo. “Ontem seria minha audiência contra Eduardo Bolsonaro pelo processo que abri ao me sentir extremamente amaçada por sua postagem. Ele alegou uma viagem e a audiência teve que ser adiada. Aguardo a nova audiência e espero que a justiça seja feita. Detalhe: a audiência seria por videoconferência. Podendo ser realizada de qualquer lugar”, pontuou Pimentel. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 13:50h
Novo Coronavírus

Pela 1ª vez, ocupação de UTIs para Covid está abaixo de 60% em todos estados, diz Fiocruz

 

Pela primeira vez desde julho de 2020, quando a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) passou a monitorar as taxas de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e Covid-19 para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS), todos os estados e o Distrito Federal estão com taxas inferiores a 60% de ocupação. (Foto ilustração)

O índice, classificado pelo Observatório Covid-19 Fiocruz como “verde”, indica um cenário positivo, com todas unidades da federação fora da zona de alerta do levantamento.

O boletim divulgado nesta sexta-feira (25) é referente às semanas epidemiológicas 10 e 11 de 2022, que abrange o período de 6 a 19 de março.

Pesquisadores da Fiocruz destacam que o momento da pandemia exige atenção no que diz respeito às ações de vigilância em saúde e cuidados. “É importante destacar que esta queda encontra-se acompanhada de taxas ainda significativas de [Síndrome Respiratória Aguda Grave] SRAG e incidência de mortalidade por Covid-19”.

Eles atribuem os resultados positivos ao avanço da vacinação no país. Até a manhã desta sexta-feira, pelo menos 410.407.395 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Brasil. As informações são da CNN com base nas secretarias estaduais que divulgaram o balanço preliminar da vacinação.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 13:20h
Conselho Federal de Medicina

Médico estrangeiro deve ter exame de português para atuar no país

 

O Diário Oficial da União (DOU) publicou hoje (25) uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que passa a exigir do médico estrangeiro a certificação de proficiência em língua portuguesa, em nível médio, para poder se registrar junto ao conselho e, consequentemente, obter o registro para exercício da profissão no país. A nova exigência passa a valer a partir desta sexta-feira. (Foto ilustração)

A resolução alterou uma normativa anterior do CFM, de 2018, que trata do exercício da medicina no Brasil para os estrangeiros e também dos brasileiros formados em medicina por faculdade no exterior.

A norma, entre outras regras, determinava que os conselhos regionais de Medicina (CRMs) poderiam cobrar do estrangeiro, além do diploma de medicina obtido no exterior e revalidado por universidade pública, documentações complementares para o registro profissional.

Com a alteração, agora o estrangeiro que quiser obter o registro nos conselhos regionais terão que, obrigatoriamente, comprovar a proficiência em língua portuguesa, apresentando o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) em nível intermediário, expedido pelo Ministério da Educação. (Denise Griesinger)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 11:45h
Feira de Santana

César Cielo fala de suas vivências de campeão olímpico para motivar estudantes de Medicina da UniFTC Feira

 
Foto Bernardo Bezerra

Mais do que uma palestra, a participação do nadador e recordista olímpico César Cielo na programação da primeira semana do curso de Medicina do Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana foi o compartilhamento de vivências de uma história de vida repleta de desafios. Durante a palestra 101%, o medalhista aproveitou para dar um recado para estudantes e professores da instituição: O primeiro passo é cada um ter a noção exata do tamanho de sua vontade.

Querer ser o melhor sempre foi o foco do menino de 13 anos, que chegou aos 35 colecionando medalhas e sonhos – ou seriam resultados? Direcionar o foco, definir a importância do agora e rever limites são alguns passos decisivos para uma grande jornada. Destacando que os conhecimentos sobre competitividade valem para qualquer área, Cielo ensinou que “independente de ter um resultado bom ou ruim, isso deve servir para impulsionar novas tentativas”.

Confiança

“Com o tempo fui descobrindo que o que eu falava e a forma como eu falava para mim tinha um impacto muito grande. Nas competições, ficava mais ou menos confiante”, contou o campeão olímpico que atualmente mantém um instituto que leva o seu nome e promove iniciação para a natação competitiva e de onde já saíram mais de 30 campeões brasileiros individuais. “Nossa ideia é massificar a base, ensinar a esses meninos e meninas que o esporte é uma ferramenta que abre por...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 11:22h
Infância sem racismo

Ação Cidadã da Defensoria lança Selo Escola Antirracista e convoca instituições

 
Foto Divulgação

Como construir uma política educacional de qualidade desprezando as consequências nefastas do racismo estrutural em nossa sociedade? A fim de refletir sobre essa questão e propor ações práticas para a mudança, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA convoca as instituições de ensino públicas e privadas para o lançamento da campanha de intensificação da Ação Cidadã Infância sem Racismo 2022. Com tema Se ninguém nasce racista, me ensina a fazer um futuro diferente?, a campanha será lançada virtualmente neste sábado, 26.

Principal peça de comunicação da Ação Cidadã Infância sem Racismo 2022, um vídeo institucional de 30 segundos será veiculado em canais de televisão da Bahia, ilustrando situações sofridas por crianças negras nas escolas: discriminações a respeito do cabelo, exclusão dos círculos de amizades, entre outras. O objetivo é incentivar as escolas a ensinarem os seus alunos(as) a construir um futuro diferente, um futuro sem racismo.

Além do vídeo institucional, também serão veiculados spots de rádios, busdoor, outdoor e cards educativos nas redes sociais. A Ação Cidadã Infância sem Racismo é coordenada pela Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio das defensoras públicas Laissa Rocha e Gisele Aguiar, além da Especializada de Direitos Humanos, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 10:55h
Interior da Bahia

Anguera: Prefeitura segue distribuindo Kit Semana Santa até dia 11

 
Foto Divulgação

A Prefeitura Municipal de Anguera, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – SMDS, já está distribuindo os tickets do KIT Semana Santa aos anguerenses. A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, e é nela que as famílias se reúnem para juntos celebrarem. O peixe, símbolo profundo na tradição cristã, faz parte da tradição culinária do feriado e com o kit a população carente poderá manter a tradição.

Para ter acesso ao ticket, o beneficiário deve levar os seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência. (As informações são da Ascom - Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 10:23h
Feira de Santana

Inscrições para 11º Festival de Sanfoneiros da Uefs terminam sexta-feira (25)

 
Foto Divulgação

As inscrições para o 11º Festival de Sanfoneiros, evento organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), terminam nesta sexta-feira (25). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no formato virtual no site www.cuca.uefs.br. Os candidatos precisam observar também as orientações técnicas para gravação do vídeo com a execução de uma música de livre escolha. Serão distribuídos R$ 36 mil em prêmios.

Os artistas vão poder concorrer em três categorias: sanfona de até oito baixos, sanfona acima de oito baixos e categoria infanto juvenil, para sanfoneiros com até 14 anos. Os selecionados serão divulgados no próximo mês.

O Festival de Sanfoneiros será realizado no formato presencial no dia 25 de maio, no Auditório Central da Uefs. O edital com as regras para inscrição e gravação do vídeo, além de outras informações sobre o Festival de Sanfoneiros estão disponíveis no site da Uefs. (Ascom Uefs - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 10:00h
Economia

Prévia da inflação oficial fica em 0,95% em março, diz IBGE

 
Foto Marcello Casal Jr

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,95% em março deste ano. Esta é a maior alta de preços para uma prévia de março desde 2015 (1,24%).

Os dados foram divulgados hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa ficou, no entanto, abaixo da observada na prévia do mês anterior (0,99%). O IPCA-15 acumula taxa de 10,79% em 12 meses. O IPCA-E, que mede o IPCA-15 trimestral, ficou em 2,54%.

De acordo com o IBGE, os nove grupos de produtos e serviços tiveram alta de preços, com destaque para os alimentos e bebidas, com taxa de inflação de 1,95%, acima do 1,20% de fevereiro.

Entre os itens com maiores altas, destacam-se a cenoura (45,65%), o tomate (15,46%), as frutas (6,34%), a batata-inglesa (11,81%), o ovo de galinha (6,53%) e o leite longa vida (3,41%).

Outros grupos com impacto relevante na prévia da inflação foram saúde e cuidados pessoais (1,30%), transportes (0,68%), habitação (0,53%) e artigos de residência (1,47%).

No caso da saúde, os itens com altas mais importantes foram higiene pessoal (3,98%), perfumes (12,84%), produtos farmacêuticos (0,83%) e serviços médicos e dentários (0,58%).

No caso dos transportes, os principais impactos vieram da gasolina (0,83%),...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia