Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 09:38h
Eleições 2022

Rui assina decretos com orientações para servidores nas eleições

 
Foto Reprodução

Decretos assinados pelo governador Rui Costa e publicados nesta sexta-feira, 25, no Diário Oficial do Estado, criam dois comitês e apresentam normas de conduta para agentes da Administração Pública Estadual para garantir a igualdade de oportunidades entre os candidatos nas eleições 2022.

O Comitê Interinstitucional de Acompanhamento e Controle (CIAC) se encarregará de propor e fiscalizar medidas de garantia de cumprimento das normas financeiras, contábeis, administrativas e eleitorais no último ano de mandato do chefe do Poder Executivo Estadual.

O comitê terá reuniões semanais e será formado pelos secretários de Fazenda, Administração, Planejamento, Comunicação, da Casa Civil e pelo Procurador Geral do Estado, ou seus representantes. Entre os aspectos que devem ser observados estão a execução do orçamento estadual e os processos que envolvam as despesas públicas, os convênios e repasses de verbas, o recebimento de doações, etc.

Já o Comitê de Articulação e Monitoramento (CIAM) tem a finalidade de propor medidas que viabilizem a proteção dos bens e serviços públicos e seus agentes, no exercício de suas funções, contra abuso ou manipulação de dados e informações que possam causar danos individuais ou coletivos por meio da utilização das redes sociais e de serviços de mensagem privada através da Intern...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 09:07h
Feira de Santana

Lentidão em processos é tema de reunião da OAB Feira e Comissão de Juizados

 
Foto Reprodução

Dificuldade em atendimentos virtuais e a grande quantidade de processos aguardando decisão foram alguns dos temas discutidos em reunião da diretoria da OAB Subseção de Feira de Santana com advogados membros da Comissão de Juizados e a juíza da 2ª Vara dos Juizados Especiais, Dra. Jaqueline Moreira Kruschewsky.

A lentidão no andamento dos processos foi justificada pela juíza como possíveis erros de movimentações dos processos, por conta do Mutirão de Conciliação realizado no ano passado. Identificado algum equívoco, o advogado deve entrar em contato com o cartório ou explicar presencialmente no juizado para que a questão seja sanada.

Entre os advogados, a Vara do Juri da juíza Marcia Simões Costa está entre os destaques pela celeridade, bem como a 2ª Vara da Fazenda Pública com Nunisvaldo Santos. Já a 4ª Vara Cívil está entre as mais lentas e alvo de críticas dos profissionais da área. (Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 08:38h
Sul da Bahia

Itajuípe: Prefeito vai renunciar para candidatar-se a deputado estadual

 
Foto Reprodução

Durante a inauguração da Casa do Parto, o prefeito de Itajuípe Marcone Amaral (PSD), fez um discurso bastante emocionado e declarou que seria o último discurso como prefeito: “ A decisão está tomada, estou fazendo o último discurso como prefeito da cidade, pois serei candidato a deputado estadual”, declarou.

Marcone Amaral foi reeleito em 2020 com mais de 56% dos votos. Seus seis anos de governo foi marcado com austeridade fiscal e muitas obras. (Políticos do Sul da Bahia - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 08:07h
Eleições 2022

Datafolha: Lula tem 43% no primeiro turno, contra 26% de Bolsonaro

 
Foto Reprodução

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022.

O Datafolha testou quatro cenários. No primeiro, apresentou como pré-candidatos: Lula, Jair Bolsonaro, Sergio Moro, Ciro Gomes e João Doria, André Janones, Vera Lúcia, Simone Tebet, Felipe D'Ávila e Leonardo Péricles. Não incluiu Eduardo Leite.

Pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno

Cenário A Com João Doria. Sem Eduardo Leite.

Lula (PT): 43% Jair Bolsonaro (PL): 26% Sergio Moro (Podemos): 8% Ciro Gomes (PDT): 6% João Doria (PSDB): 2% André Janones (Avante): 2% Vera Lúcia (PSTU): 1% Simone Tebet (MDB): 1% Felipe D'Ávila (Novo): 1% Leonardo Péricles (UP): 0% Em branco/nulo/nenhum: 6% Não sabe: 2%

Cenário B

Com Eduardo Leite. Sem João Doria.

Lula (PT): 43% Jair Bolsonaro (PL): 26% Sergio Moro (Podemos): 8% Ciro Gomes (PDT): 7% André Janones (Avante): 3% Vera Lúcia (PSTU): 1% Eduardo Leite (PSDB): 1% Simone Tebet (MDB): 1% Felipe D'Ávila (Novo): 0% Leonardo Péricles (UP): 0% Em branco/nulo/nenhum: 7% Não sabe: 3%

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 07:52h
Tribunal de Contas dos Municípios

Contas da prefeitura de Água Fria e mais três municípios são rejeitadas

 
Foto Reprodução

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendaram a rejeição – pelas Câmaras de Vereadores – das prestações de contas referentes ao exercício de 2020 das Prefeituras de Água Fria, Apuarema, Cafarnaum e Mucuri, de responsabilidade de Manoel Alves dos Santos, Raival Pinheiro de Oliveira, Sueli Fernandes Novais e José Carlos Simões, respectivamente. Os pareceres – que englobam tanto as contas de governo como as de gestão – foram analisados e julgados na sessão desta quinta-feira (24/03).

Água Fria

No município de Água Fria, as contas do ex-prefeito Manoel Alves dos Santos foram reprovadas por uma série de irregularidades, entre elas a ausência de recursos em caixa para pagamento das despesas com restos a pagar no último ano do mandato do gestor – o que viola o artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal; abertura de créditos adicionais suplementares sem autorização legislativa; não aplicação do percentual mínimo exigido nas ações e serviços de saúde; e o não recolhimento de multas impostas pelo TCM em processos anteriores.

Após a aprovação do voto, o conselheiro relator José Alfredo Rocha Dias apresentou a Deliberação de Imputação de Débito – DID, propondo multa de R$5 mil pelas irregularidades apuradas durante a análise do relatório técnico. Também f...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 07:14h
Eleições na Bahia

Evaldo Martins está na lista do MDB para deputado federal

 

O ex-deputado federal e liderança maior do MDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima confirmou ao site Bahia na Política que o empresário e pecuarista Evaldo Martins (foto ilustração) está na lista do partido para deputado federal em 2022. “O nome dele está aqui [o site teve acesso à lista], mas ele é que vai decidir se quer ser candidato ou não. A vaga está guardada”, declarou Lúcio Vieira.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 07:12h
Eleições proporcionais

Humberto Cedraz alerta para as listas de candidatos a deputado

 

O ex-deputado estadual Humberto Cedraz (foto ilustração), que está na organização de grupos de candidatos a deputado estadual e federal na Bahia, alerta os pretensos nomes para as famosas listas partidárias. É que tem nomes que estão em vários partidos, mas que só poderão, ao final do prazo de filiação, 2 de abril, estar apenas em um. “Estão prometendo o céu e a terra, mas depois que encerrar o prazo, todos ficarão na terra”, afirma Humberto Cedraz.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 07:10h
Aniversariante do Dia

Vereador José Carneiro em festa hoje, em Feira de Santana

 

Ex-líder estudantil, vereador pela quinta vez, José Carneiro Rocha (MDB-foto ilustração) completa idade nova hoje (25). Na Câmara Municipal de Feira de Santana foi presidente em duas oportunidades e mais recente secretário de Meio Ambiente do Município.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 07:04h
Feira de Santana

Emenda à Lei Orgânica deve ser promulgada pela Câmara Municipal

 

Na manhã de terça-feira (22), quando era votado o projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM), de iniciativa de Luiz da Feira (Pros) e autoria de diversos vereadores, que garante o acesso de servidores que exercem a atividade de agentes comunitários de saúde e agentes no combate às endemias contratados a qualquer título e selecionados por lei federal, nos quadros de cargos e salários, o vereador Edvaldo Lima (MDB) disse: Vou votar a favor e se o prefeito Colbert Martins (MDB) vetar, vamos derrubar o veto. Edvaldo Lima, que está no terceiro mandato, não sabe que Emenda à Lei Orgânica aprovada não vai a sanção do prefeito e sim promulgada pelo Legislativo. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Feira de Santana)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 07:01h
América Latina

Apenas no Uruguai e Chile os profissionais da imprensa têm atividade plena

 

A atividade plena da imprensa na América Latina traz um dado importante para a segurança dos profissionais da área. Dos 22 países pesquisados, apenas dois têm atuação plena dos profissionais da imprensa com segurança: Uruguai e Chile. No ranque mundial o Brasil é o 111ª entre os 180.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 06:59h
De olho nas eleições

Câmara Federal: PL, PT e União Brasil com o maior número de parlamentares

 

A nove dias do prazo para filiação ou mudança de partido político para aqueles que desejam ser candidato nas eleições de 2022, os três principais partidos na Câmara Federal são os seguintes: PL (63); PT (54) e União Brasil (52).
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 06:55h
Eleições 2022

Ex-secretário Fábio Vilas-Boas ainda sem definição partidária

 

O ex-secretário de Saúde do Estado da Bahia Fábio Vilas-Boas (foto ilustração), que é pré-candidato a deputado federal em outubro próximo, continua sem partido. Seu desejo é o MDB, mas espera uma definição da legenda para governador. O MDB está dividido entre ACM Neto e Jerônimo Rodrigues.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 06:53h
Eleição presidencial

Lula ganha na região Sudeste mas perde na região Sul

 

O ex-presidente Lula (foto ilustração), que é candidato a presidente da República, na região Sudeste [São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo] ganharia em todos os quatro estados, se a eleição fosse hoje. Em compensação perde nos três estados da região Sul [Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná]
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 06:50h
A Bahia entre os 100 maiores

Feira de Santana está entre os maiores PIBs do Brasil

 

A Bahia tem três municípios entre os 10 maiores PIBs do país: Salvador, em 7º lugar, Camaçari e Feira de Santana. E esses municípios são também os três maiores PIBs do setor de serviços, com Salvador ocupando a 10ª posição e a segunda no Nordeste. Quando o assunto é agropecuária, a Bahia tem oito municípios entre os 100 maiores PIBs do país, com destaque para São Isidério, que ocupa o 1º lugar, seguido de Formosa do Rio Preto, Barreiras, Luiz Eduardo e outros da região Oeste. Na indústria, a Bahia tem três municípios entre os 100 maiores: Camaçari (que era o 12º e hoje é o 16º), Salvador e São Francisco do Conde, por causa da Refinaria. (Armando Avena)

 

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 06:46h
Feira de Santana

Edvaldo Lima volta a defender fim da obrigatoriedade da máscara: "acabar com a frescura"

 

Avaliando que é “frescura” impor obrigações ao cidadão, o vereador Edvaldo Lima (MDB) voltou a defender o fim da obrigatoriedade do uso de máscara, em discurso nesta quinta-feira (24), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. “Meu projeto é o uso facultativo, as pessoas continuem usando se quiserem, mas que tire a obrigatoriedade. Acabar com a frescura de tanta obrigação”, pontuou. Edvaldo disse ainda que o governador liberou público, nos estádios, na hora de entrar pede cartão de vacinação e máscara e depois que entra todo mundo tira a máscara. “Não é hipocrisia? Adianta o que? Mesmo vacinada a pessoa não pode pegar Covid? Há vários casos notificados”, indagou.

Contraponto

Fazendo um contraponto ao que foi dito por Edvaldo, o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) chamou a atenção para a necessidade de se levar em conta questões técnicas. “Precisa ter amparo técnico, até porque cada município não é uma ilha, isolada. O caso de Feira de Santana é ainda mais evidente, por ser o maior entroncamento rodoviário do país. Então, se é para tomar medidas a respeito da pandemia, e o uso da máscara faz parte disso, é preciso observar a taxa de vacinação, índice de transmissão, a questão da internação, que é muitas vezes é o critério mais evidente”. (Daniela Oliveira)...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 06:43h
Feira de Santana

Lu de Ronny: "Reduto eleitoral não é local particular"

 

Deixando claro que não há curral eleitoral e que vereadores foram eleitos em prol da cidade toda, a vereadora Lu de Ronny (MDB-foto) afirmou, nesta quinta-feira (24), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, que é preciso que os colegas tenham essa consciência. “Fomos eleitos para ajudar Feira de Santana independente de reduto. Reduto não é nosso local particular, ali pertence a Feira onde também requer o nosso olhar enquanto vereador e enquanto fiscalizador que somos. Tem vereadores que não deixam outros adentrar redutos, como se fossem locais particulares. A partir do momento que fomos eleitos temos que fiscalizar Feira como um todo”, afirmou e completou: “Meus votos foram pulverizados, então eu tenho voto na cidade toda”, salientou. Lu mandou recado aos colegas: “Vereador que não tem visão política precisa entender que reduto não é curral.” (Daniela Oliveira)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 06:39h
Feira de Santana

Pastor Valdemir esclarece sobre sugestão de mudança de nome da cidade

 

Foi apenas uma sugestão e uma fala dentro de um contexto. Esta foi a explicação do vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Pastor Valdemir (PV-foto ilustração), sobre a sua manifestação pela mudança do nome de Feira de Santana. Ele lamentou as críticas que vem recebendo, em discurso nesta quinta-feira (24), na tribuna da Câmara Municipal. “Falei por cinco minutos a respeito das nossas nascentes que estão arrebentadas na cidade, invadidas por construções ilegais, da omissão do Município e do Estado e todos aqueles que cruzam os braços para as nossas nascentes. E se apegaram a um trecho da minha fala”, disse. “Ignoraram tudo que eu falei e pegaram um vídeo cortado para dizer que não tenho o que fazer”, salientou e completou: “Vejam o vídeo completo e vocês não vão me ver dizer que tenho um projeto, eu apenas sugeri e fiz uma provocação do que estão fazendo com as nossas lagoas”, enfatizou.

Participando do assunto, o vereador Jurandy Carvalho (PL) comentou. “Feira de Santana sempre foi conhecida como Feira de Santana dos Olhos D’água, o senhor não falou nada demais. Nunca disse que tinha um projeto, apenas sugeriu aumentar o nome do município”, pontuou. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 06:36h
Feira de Santana

Vereador de Lauro de Freitas Gabriel Bandarra visita Câmara de Feira

 

Conhecido como “Tenóbio – Caçador de sapequices”, o vereador de Lauro de Freitas Gabriel Bandarra (foto), vai aos municípios em busca de denúncias e problemas envolvendo a educação. Em visita à Câmara Municipal de Feira de Santana, o político enfatizou a grande quantidade de denúncias que vem recebendo de problemas na educação feirense. Tenóbio usou a tribuna livre, por alguns minutos, para cumprimentar os vereadores. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 06:32h
Feira de Santana

Sessão especial discute projeto de privatização da Embasa

 

O projeto de privatização da Embasa foi tema de sessão especial na Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quinta-feira (24), proposta pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) com o tema “Água Direito de Todos, não à privatização”. O autor da proposta enfatizou que a sessão, realizada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sindae), visa mostrar os prejuízos que poderão ser causados pela privatização. “Não admitiremos retrocesso, não à privatização, água é direito de todos”, disse.

O coordenador do Sindae, Grigório Maurício Rocha (Foto), lembrou que a Embasa é mais de 90% pública, o que torna possível medidas que beneficiam a população de baixa renda, a exemplo das tarifas sociais, o que não seria possível com uma privatização. “O que temos é o novo modelo de privatização. Vivemos em um estado muito pobre economicamente e a Embasa consegue manter o serviço, mesmo nas cidades onde as pessoas são muito pobres, por meio dos chamados subsídios cruzados, que se possa garantir a tarifa social da população de baixa renda e se manter subsídios aos municípios, onde tem população com renda mais baixa e um sistema que para ele se sustentar precisa de aporte financeiro”, disse.

Embasa ausente

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 06:25h
Economia

ICMS dos combustíveis deve ser unificado pelo maior percentual

 

O ICMS dos combustíveis deverá ser unificado no Brasil e o Conselho de Secretários Estaduais da Fazenda já se reuniu para tratar do assunto. A gasolina o ICMS varia entre 12% e 18% e o diesel entre 22% e 34%. A proposta é unificar o imposto dos combustíveis pelo maior percentual.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 06:00h
Conselho Monetário Nacional

BC lança open finance, com mais serviços que open banking

 

O compartilhamento de informações e de serviços entre bancos, chamado de open banking, será ampliado para as demais instituições financeiras e passará a chamar-se open finance. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem (24) resolução que cria um novo marco regulatório para a troca de dados. (Foto ilustração: Banco Central)

A principal diferença está na abrangência da iniciativa. Até agora, o open banking era restrito a dados e a serviços relacionados a produtos bancários tradicionais. O open finance prevê o compartilhamento de informações sobre outros serviços financeiros, como credenciamento, câmbio, investimentos, seguro e previdência.

Um primeiro passo para a implementação do open finance foi anunciado na última terça-feira (22), quando o Banco Central autorizou o compartilhamento de dados do crédito rural. Além dos bancos que fornecem crédito aos produtores rurais, a troca de informações abrangerá setores como agências de classificação de risco, empresas de auditoria, certificadoras e mercado de capitais (empresas que operam no mercado de ações e de derivativos).

Para consolidar a migração do open banking para o open finance, o Banco Central e o CMN editaram resolução conjunta para atualizar a nomenclatura usada na regulamentação atual. Em nota, o BC informou que discute, com a ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 05:50h
Feira de Santana

Vacinação nas unidades de saúde e Shopping Popular nesta sexta

 

Nesta sexta-feira, 25, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá realizar a aplicação das quatro doses da vacina contra a Covid nas unidades de saúde da sede e dos distritos e no Shopping Popular Cidade das Compras para pessoas acima de 12 anos. (Foto ilustração)

Até o momento, 553.247 pessoas foram vacinadas com a primeira dose em Feira de Santana. Do total, 477.845 com a segunda dose e 186.661 com a dose de reforço. Além disso, 8.606 pessoas tomaram a dose única.

Confira os grupos e locais de vacinação:

PRIMEIRA DOSE EM ADOLESCENTES ENTRE 12 E 17 ANOS

Adolescentes entre 12 e 17 anos podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid no Shopping Popular das 8h às 12h, nos distritos das 8h às 16h e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, a vacinação será realizada das 8h às 17h.

Também haverá imunização para esse público nas Unidades de Saúde da Família (USFs) CSU, Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI-I e II, Francisco Pinto, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Rocinha II, Tomba I e III, Expansão do Feira IX-I, Viveiros, Feira X- III e IV, das 8h &agr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 05:40h
Imbróglio dos combustíveis

Estados fixam R$1,0060 para ICMS do diesel e confirmam congelamento para combustíveis

 

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou nesta quinta-feira o valor fixo de R$ 1,0060 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o litro do óleo diesel S10, de uso mais difundido, após aprovação de lei pelo Congresso que determinou a definição de um valor uniforme do tributo pelos Estados. (Foto ilustração)

De acordo com o Comitê Nacional de Secretários da Fazenda dos Estados e Distrito Federal (Comsefaz), o convênio foi aprovado em reunião extraordinária do Confaz, que também prorrogou o congelamento das alíquotas sobre gasolina, etanol e gás de cozinha por mais 90 dias, até 30 de junho.

De acordo com a entidade, além da cobrança de valor fixo para o diesel, o convênio também prevê um subsídio de ajuste de equalização de carga que não ultrapassará a arrecadação em vigor. O objetivo é evitar que parte dos Estados aumente a tributação vigente hoje para atingir o valor fixo.

“Para que isso não ocorresse, os técnicos dos Estados trabalharam num modelo para chegar à proposta do Convênio ICMS hoje celebrado. [...] Ressalte-se que a arrecadação da média sugerida pela Lei Complementar e a do convênio será rigorosamente a mesma”, diz a nota. (Por Wellton Máximo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 05:30h
Mercado de Capitais

Ibovespa acompanha alta em Wall Street com juros em foco

 

A bolsa de valores de São Paulo acumulou uma sétima alta seguida nesta quinta-feira, impulsionada por desempenho positivo em Wall Street e em meio a alívio na curva de juros local. (Foto ilustração)

Mais cedo, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reiterou sinais de que a instituição pretende encerrar o ciclo de alta dos juros em maio.

Vale e Magazine Luiza foram as principais contribuições positivas ao índice, enquanto a operadora de saúde Hapvida ficou na ponta oposta.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa subiu 1,25%, a 118.928,17 pontos, o que seria o maior patamar de fechamento desde 1º de setembro. O volume financeiro da sessão foi de 27,9 bilhões de reais. (Por Andre Romani)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 05:20h
Moeda norte-americana

Dólar cai pela sétima vez seguida e fecha a R$ 4,83

 

Os juros altos no Brasil e o clima mais favorável nos mercados externos fizeram o mercado financeiro ter mais um dia de alívio. O dólar caiu pela sétima vez seguida e está cada vez mais perto de R$ 4,80. A bolsa de valores teve forte alta e fechou no nível mais alto em quase sete meses. (Foto ilustração)

O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (24) vendido a R$ 4,832, com recuo de R$ 0,012 (-0,25%). A cotação chegou a cair para R$ 4,76 na mínima do dia, por volta das 11h30, mas uma movimentação de compra por causa do preço baixo fez a moeda retornar para acima de R$ 4,80.

A moeda norte-americana está no menor nível desde 13 de março de 2020, quando estava sendo vendida a R$ 4,81. A divisa acumula queda de 6,28% em março e de 13,34% em 2022. (Denise Griesinger)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 05:15h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 29,7 milhões de casos e 658 mil óbitos

 

O Ministério da Saúde divulgou hoje (24) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil acumula 29.767.681 casos confirmados da doença e 658.310 mortes registradas. (Foto ilustração)

Em 24 horas, o ministério contabilizou 37.690 casos e 312 óbitos por covid. O total de pacientes recuperados da doença somam 28.407.457 (95,4% dos casos).

Estados

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia: 5,2 milhões, além de 166,9 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (3,3 milhões de casos e 60,6 mil óbitos), Paraná (2,4 milhões de casos e 42,8 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,2 milhões de casos e 38,9 mil óbitos). (ABr) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 05:10h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 1.537 casos ativos de Covid-19 e mais 11 óbitos

 

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (24) registra 1.537 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.165 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,08%), 1.059 recuperados (+0,07%) e mais 11 óbitos. Dos 1.527.992 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.496.809 já são considerados recuperados e 29.646 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.800.262 casos descartados e 326.337 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 62.844 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2022 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra apenas 2 casos; não houve comunicado de óbitos nesta quinta

 

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais 33 resultados positivos dos laboratórios particulares que realizaram o exame entre 20 de janeiro e 15 de fevereiro, que contabilizam 69.810 casos confirmados desde o início da pandemia. (Foto ilustração)

O município atingiu a marca de 51.492 recuperados da doença, índice que representa 73,7%. O boletim epidemiológico informa que um paciente está hospitalizado com Covid-19.

NÚMEROS DESTA QUINTA-FEIRA 24 de março de 2022

Casos confirmados no dia: 2

Pacientes recuperados no dia: 29

Resultados negativos no dia: 54

Total de pacientes hospitalizados no município: 1

Óbito comunicado no dia: 0  

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 54 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados no município: 69.810

Total de recuperados no município: 51.492

Total de exames negativos: 105.703

Total de óbitos: 1.083 VACINÔMETRO COVID-19

1º Dose 554.126

2º Dose 479.917

3º...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2022 18:00h
População brasileira

IBGE decide divulgar pela primeira vez dados sobre orientação sexual da população

 
Foto Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu fazer uma divulgação inédita de dados sobre orientação sexual da população brasileira.

A decisão foi tomada após o órgão ter sido acionado na Justiça pelo Ministério Público Federal. O MPF questionou o fato de o Censo Demográfico de 2022 não ter incluído perguntas sobre a população LGBTQIA+.

Os dados sobre a orientação sexual serão divulgados em 25 de maio, quando será apresentada a Pesquisa Nacional de Saúde. O levantamento foi feito em 2019 em parceria com o Ministério da Saúde e não previa a divulgação dos dados sobre orientação sexual.

Procurado, o IBGE informou que o Censo Demográfico não é a pesquisa adequada para o tema porque o levantamento permite que um morador do domicílio responda pelos demais.

A Pesquisa Nacional de Saúde trata da saúde da população e impactos nos serviços de saúde do país. Esta será a segunda edição do levantamento, que agora introduziu novos temas. "Entre eles, a pergunta sobre orientação sexual das pessoas com idade igual ou superior a 18 anos", diz o IBGE.

Ação do MPF sobre o tema

Quando acionou a Justiça Federal, o procurador...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2022 16:08h
Interior da Bahia

Tanquinho: Rui autoriza construção de novo colégio no valor de R$ 18 milhões

 
Foto Manu Dias

Na manhã desta quinta-feira (24), em visita ao município de Tanquinho, o governador Rui Costa anunciou um pacote de obras em diversas áreas. Na Educação, Rui autorizou a licitação para construção de nova unidade escolar para sediar o Colégio Estadual Novis Filho, escola onde recebeu dos professores e alunos diversas homenagens. A obra da nova unidade será realizada através da Conder, com investimento de mais de R$ 18 milhões. O colégio, que terá o modelo de Educação Profissional e Educação em Tempo Integral, contará com 12 salas de aula, seis laboratórios, campo society, quadra coberta e teatro.

"É um grande investimento. O novo colégio contará com todos os equipamentos educacionais, esportivos e culturais. Estamos apostando muito na educação para transformar a vida das pessoas", destacou o governador. Rui também firmou convênio para reforma e aquisição de equipamentos para as escolas Monsenhor Trabuco, Professora Áurea Cordeiro, Grupo Escolar Wilson Falcão e a creche Pro Infância Jovino Tavares.

Segundo o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, "com uma agenda de investimento de quase de R$ 30 milhões, o governador vai requalificar a educação em Tanquinho, reformando escolas municipais e modernizando uma creche. Quero destacar também que, hoje, a rede estadual está no segundo dia dos jogos estudantis do estado, um grande campeonato que acontece no inte...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2022 15:18h
Política

Dilma e Dirceu não aceitariam trabalhar no seu governo, diz Lula

 
Foto Gustavo Miranda

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou não ver espaço para figuras históricas do partido caso volte a ocupar o Palácio do Planalto pela terceira vez.

De acordo com ele, Dilma Rousseff, José Dirceu e José Genoíno não participariam de seu eventual governo porque não aceitariam o convite.

" Não tem sentido uma ex-presidente da República trabalhar de auxiliar em outro governo. A Dilma tem uma competência técnica extraordinária, mas tem muita gente nova que nós vamos colocar. Essas pessoas que têm experiência podem em ajudar com palpite, conversando", disse o pré-candidato à presidência da República em entrevista na rádio Super Notícia, de Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira, 24.

Além de ex-presidente da República, Dilma foi ministra chefe da Casa Civil entre 2005 e 2010, pegando dois mantados de Lula na presidência. Dilma sucedeu a José Dirceu, que ficou no cargo entre 2003 e 2005. José Genoíno foi deputado federal desde a década de 80 e também presidiu o Partido dos Trabalhadores. (A Tarde - Foto Gustavo Miranda)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2022 14:32h
Ministério Público Estadual

Simões Filho: MP e Município firmam acordos para qualificação da gestão pública

 
Foto Reprodução

O Município de Simões Filho firmou dois Termos de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público estadual comprometendo-se a adotar medidas de qualificação da gestão pública. Em até 90 dias, o Município deverá encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei para regulamentar a prestação do serviço de táxi. Também nos próximos 120 dias, um outro projeto de lei deverá ser apresentado ao Legislativo local para adequar a legislação municipal relativa à guarda municipal às normas federais, prevendo inclusive o preenchimento dos cargos efetivos de guardas municipais através de concurso público.

No acordo, assinado pelo prefeito Diógenes Tolentino Oliveira e pela promotora de Justiça Paola Roberta Estefam, o Município se comprometeu a encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei que estabeleça Plano de Cargos e Salários dos Guardas Municipais, Regimento Interno Específico e o Código de Conduta próprio da profissão. Além disso, garantiu que realizará concurso público sempre que houver necessidade de preenchimento dos cargos vagos de guardas municipais.

Com relação à exploração do serviço de táxi, o Município se obrigou ainda a fixar normas gerais e condicionantes para concessão de alvarás e para a prestação do serviço definindo alguns requisitos; e a promover constante fiscalização e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2022 13:47h
Economia

Caixa reduz taxa de juros para financiamento imobiliário

 
Foto José Cruz l Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (24) que vai reduzir em 0,15 ponto percentual a taxa de juros do crédito imobiliário na modalidade poupança. Com a redução, as novas taxas partem da Taxa Referencial (TR) + 2,80% ao ano, somadas à remuneração da poupança. Segundo o banco, as contratações com as taxas reduzidas começarão a ser feitas partir do dia 28 de março.

Linha de crédito para PcD O banco informou ainda que lançou linha de crédito para reforma e adaptação de imóveis próprios destinados a Pessoas com Deficiência (PcD), no âmbito do programa Casa Verde e Amarela. A nova linha também começará a ser operada a partir do dia 28 de março e vai oferecer o crédito com recursos do Fundo e Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O crédito será disponibilizado para quem tem renda bruta mensal de até R$ 3 mil e o limite de crédito será de até R$ 50 mil, limitado a 80% do orçamento da obra apresentado. O prazo para o pagamento do financiamento será de 240 meses.

Novas condições O banco também informou que, a partir de 12 de abril, passarão a valer as novas condições para financiamento às famílias com renda entre R$ 2.000,01 e R$ 2.400,00 do Programa Casa Verde Amarela, entre elas estão: a redução da taxa de juros de 0,5 ponto percentual no financiamento habitacional; e o aumento dos subs...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2022 12:20h
Feira de Santana

Prefeitura abre vagas para estágio de professor auxiliar nas escolas municipais

 

A Prefeitura de Feira abriu vagas para professores auxiliares nas escolas municipais. As vagas são para as áreas de Educação Infantil e Educação Especial. Para se candidatar ao estágio remunerado, é necessário ser aprovado na seleção, que acontece em duas etapas: virtual e presencial. (Foto ilustração)

Para estágio na Educação Infantil, o critério é estar cursando pedagogia. Já para a Educação Especial, poderão se candidatar estudantes de Pedagogia, Psicologia e Licenciatura em Letras. Ambos cursando a partir do 3º semestre.

Na primeira etapa, o candidato deverá cadastrar-se no portal do estagiário (portaldoestagiariofsa.com.br/) e preencher todas as informações solicitadas. O interessado vai atuar em uma das 209 escolas municipais.

Após a conclusão, deve se dirigir à Secretaria de Educação (Seduc), das 8h às 12h ou 14 às 17h, munido de documento de identidade com foto. A Seduc fica localizada na Avenida Getúlio Vargas, 3183, Parque Getúlio Vargas - entrada na rua lateral entre o Corujão e a Caixa Econômica Federal. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2022 11:50h
Corrida presidencial

Lula tem 40%, Bolsonaro, 29%; Ciro e Moro empatam em 9%, aponta Exame/Ideia

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando as intenções de voto para a Presidência, segundo pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira, 24. De acordo com o levantamento, o petista tem 40% da preferência no cenário estimulado, contra 29% de Jair Bolsonaro (PL). (Foto ilustração: Lula e Bolsonaro)

Assim como tem ocorrido em outras pesquisas, os pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos) aparecem empatados em terceiro lugar. Ambos têm 9%. Eduardo Leite, possível pré-candidato do PSD, tem 2%, e João Doria (PSDB), que saiu vitorioso nas prévias dos tucanos, 1%. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) também têm 1%.

No cenário espontâneo, aquele em que os entrevistados expressam sua preferência sem dispor de opções, a distância entre Lula e Bolsonaro é menor. O petista tem 34,6% das intenções, enquanto o atual chefe do Executivo tem 25%. Ciro Gomes e Sérgio Moro empatam novamente, desta vez em 4%.

A pesquisa Exame/Ideia fez 1.500 entrevistas por telefone entre os dias 18 e 23 de março. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. O código de registro na Justiça Eleitoral é BR-04244/2022. (Uol) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2022 11:30h
Economia

BC diz que 2022 deve fechar com inflação de 7,1%

 

O Banco Central (BC) elevou a estimativa de inflação para este ano. A revisão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,7% para 7,1%, ficando acima da meta definida para 2022: 3,5%. A nova estimativa consta do Relatório de Inflação divulgado hoje (24), em Brasília, pelo BC e aponta que a probabilidade de estouro da meta varia de 88% a 97%. (Foto ilustração: Banco Central)

Segundo a publicação, o banco trabalha com dois cenários. No primeiro, considerado "de referência", as projeções de inflação para 2022 ficam em torno de 10,6% nos dois primeiros trimestres do ano, caindo para 7,1% no fim do ano e para 3,4% em 2023. Esse cenário tem a probabilidade de estouro da meta de 97% e prevê que a taxa básica de juros, a Selic, feche o ano em 12,75%, caindo para 8,75% ao ano em 2023.

Já o segundo cenário, considerado alternativo, prevê que a inflação feche 2022 em 6,3%, caindo para 3,1% em 2023. Esse ambiente considera a hipótese de uma queda no preço internacional do petróleo, diminuindo o impacto do produto na alta dos preços no país. Nesse aspecto, o BC adota a premissa na qual o preço do petróleo segue aproximadamente a curva futura de mercado até o fim de 2022, terminando o ano em US$ 100 o barril e passando a aumentar 2% ao ano a partir de janeiro de 2023. A probabilidade de furar a meta é de 88%.

Conflito na Europa

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2022 10:50h
Ministério Público da Bahia

MP-BA envia à ALBA proposta de reajuste dos salários dos servidores

 

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), um projeto de lei com o objetivo de reajustar os vencimentos e gratificações dos servidores, funções de confiança e cargos em comissão da estrutura do órgão. De acordo com a proposição assinada pela procuradora-geral de Justiça, Norma Angélica Reis Cavalcanti, o aumento linear será de 4%, retroativo a de 1º de janeiro de 2022, acompanhando o reajuste concedido pelo Executivo aos servidores dos seus quadros. (Foto ilustração)

Além do reajuste, o PL propõe a formação da atividade de instrutoria interna, a ser desempenhada por integrantes dos quadros, “à guisa de investimento na capacitação dos agentes institucionais, pois visa o desenvolvimento e aprimoramento de competências voltadas para o alcance de resultados institucionais, sem prejuízo do exercício das atividades do cargo ou função que ocupem”.

No Artigo 3º, a matéria explica que a instrutoria interna consiste na docência eventual desempenhada por integrantes do órgão em eventos de capacitação, presenciais ou à distância, que tenham como finalidade o aprimoramento de competências voltadas para o alcance de resultados institucionais.

Em outro trecho, no Artigo 6º, o projeto de lei propõe modificar o Anexo V da Lei nº 8.966 de 22 de dezembro de 2003. O objet...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2022 10:30h
Brasília

Randolfe Rodrigues protocola pedido de impeachment de Milton Ribeiro

 

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou, nesta quarta-feira (23), um pedido para o impeachment do ministro da Educação, Milton Ribeiro. A ação foi encaminhada para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, devido as denúncias de que o ministro atuava em favor de pastores evangélicos nos repasses de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). (Foto ilustração: Randolfe Rodrigues e Milton Ribeiro)

A representação aponta que Milton Ribeiro cometeu crime de responsabilidade e corrupção passiva. Além do afastamento, a ação também pede a quebra do sigilo telefônico e que seja realizada uma busca e apreensão no gabinete e na residência do ministro para colher evidências. (Caio Matos)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2022 10:06h
Feira de Santana

Câmara: José Carneiro ironiza que tempo do MDB seja usado para falar mal do partido

 

Líder do MDB, o vereador Edvaldo Lima (MDB) faz uso do tempo do partido todos os dias, na Câmara Municipal de Feira de Santana, inclusive, na maioria, com discursos de críticas ao Governo Municipal, o que foi ironizado pelo vereador José Carneiro (MDB).
“Parabéns senhores diretores do MDB, porque todo o tempo do MDB é usado pelo líder do MDB para bater do próprio MDB”, ironizou Carneiro. (Daniela Oliveira - Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.03.2022 09:55h
Distrito Federal

DF: Fraude em concursos: servidores que compraram vagas são alvos de operação

 

Investigados por fraudar concursos federais, servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), do Ministério Público da União (MPU), da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério das Cidades foram alvos da operação Panoptes, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na manhã desta quinta-feira (24/3). (Foto ilustração)

Os servidores teriam ingressado nos quadros das instituições em concursos promovidos entre 2015 e 2017. A oitava fase da operação é conduzida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e mobilizou cerca de 125 policiais, entre delegados, agentes e escrivães, além de membros das Polícias Civis dos Estados de Goiás, Minas Gerais e Ceará que prestam apoio.

No total, são cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em residências de servidores situadas na capital e em cidades de GO e MG. Segundo as investigações, o objetivo das buscas é apreender materiais que possam subsidiar as investigações em curso. Os nomes dos investigados não serão divulgados, uma vez que as diligências ainda estão em andamento.

Máfia dos concursos

As três primeiras fases da operação Panoptes, deflagradas a partir de 2016, foram responsáveis pela prisão dos membros do grupo que executava as ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia