Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 06:20h
Corte de tributos

Irritado com ação judicial, Bolsonaro adia corte maior no IPI

 

Jair Bolsonaro (foto ilustração) adiou o corte adicional no IPI, de 25% para 33%, depois de se irritar com uma ação judicial do Pros pedindo a suspensão do decreto que aliviou a carga tributária sobre esses bens, relata a Folha.

O governo tem usado o aumento na arrecadação federal para anunciar cortes de tributos neste ano em que o presidente buscará a reeleição.

Prometida por Paulo Guedes, a nova redução do imposto deveria ter sido publicada na quinta-feira (31). Na quarta (30), porém, Bolsonaro avisou a seus auxiliares que não assinaria a medida, diante da tentativa do Pros de derrubar o corte inicial do IPI.

Segundo o jornal paulistano, integrantes do governo atribuem a investida judicial a uma articulação de parlamentares do Amazonas, na tentativa de blindar empresas que produzem na Zona Franca de Manaus.

A redução do IPI tiraria competitividade dos produtos fabricados na região, uma vez que eles já são isentos do imposto e não teriam nenhum benefício adicional. (Oantagonista)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 06:10h
Bastidores da política

ACM Neto ameaça deixar União Brasil; diz jornal

 

Notícias de bastidores no fim da tarde desta sexta-feira, 1º, em Brasilia, apontam um possível processo de fritura do ex-prefeito de Salvador e atual pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (foto ilustração), dentro do seu próprio partido, União Brasil (UB).

Segundo fontes confidenciaram ao A TARDE, estaria em curso um plano do todo poderoso Luciano Bivar, presidente do UB, de impor a candidatura do recém filiado Sérgio Moro à Presidência da República.

Para se blindar de ACM Neto, cujas investidas tentam não referendar a filiação de Moro, outros integrantes do União Brasil, insatisfeitos com a movimentação do Secretário-Geral, estariam dispostos a vetar a candidatura de Neto ao Palácio de Ondina. O objetivo seria uma intervenção no Diretório Estadual e em seguida deixar o ex-prefeito sem legenda.

Todo esse enredo ganha contorno de veracidade, com o grande fato político ocorrido ainda no início da noite de hoje, em que o PSDB, através do presidente do diretório estadual, emitiu uma carta convidando ACM Neto a se filiar ao tucanato. Pela legislação eleitoral, o candidato que pretende concorrer nas eleições do próximo dia 2 de outubro, tem até a meia noite desta sexta-feira para se filiar a um partido.

Não será surpresa se no amanhecer de sábado, dia 02 de abril, ACM Neto já esteja filiado ao PSDB. A ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 06:00h
Intriga na política

Ala do União Brasil ligada ao DEM quer impugnar filiação de Moro

 

Após Sergio Moro  voltar atrás no compromisso de não concorrer à Presidência para se filiar ao União Brasil, uma ala de integrantes do partido egressos do DEM pretende entrar, ainda nesta sexta-feira (1º/4), com pedido de impugnação da filiação do ex-juiz à legenda, ocorrida na última quinta-feira (31/3). (foto olustração)

Na tarde desta sexta-feira, Moro, que abandonou o Podemos e migrou em direção ao partido originário da fusão entre DEM e PSL, voltou atrás e disse que “não desistiu de nada”.

A expectativa é de que o pedido será apresentado "o quanto antes", e o texto já está em construção. A princípio, o documento tem oito assinaturas dos membros da Comissão Instituidora do União Brasil, mas tudo indica que o número deve aumentar.

Estão confirmadas as assinaturas do secretário-geral do União Brasil, ACM Neto (BA), o deputado Efraim Filho (PB), o ex-senador José Agripino Maia (RN), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a deputada Professora Dorinha (BA), o ex-ministro Mendonça Filho, o senador Davi Alcolumbre, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis. Esse grupo é o mesmo que assinou uma nota, na última quinta-feira, na qual diziam que deixavam claro que o eventual ingresso de Moro ao União "não pode se dar na condição de pré-candidato à Presidência da R...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 05:55h
Feira de Santana

Vacina contra Covid no CSU e CASSA neste sábado

 

A vacinação contra Covid continua para todos os públicos neste sábado, 2, na Unidade de Saúde da Família do Centro Social Urbano (CSU) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cassa, das 7h30 às 12h30. (Foto ilustração)

No CSU, será realizada a aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos (11 meses e 29 dias), segunda dose da Pfizer pediátrica para a mesma faixa etária e segunda dose da vacina Coronavac, para crianças de 6 anos completos até 17 anos (11 meses e 29 dias). A dose só pode ser aplicada na presença dos pais ou de um responsável legal.

É obrigatório apresentação de cartão SUS ou CPF, RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação. Os vacinados devem permanecer por pelo menos 20 minutos em observação, sob a supervisão de um médico, na unidade de vacinação.

CASSA

No Cassa haverá a aplicação da primeira, segunda, terceira e quarta doses da vacina. A primeira dose é destinada a adolescentes de 12 a 17 anos e adultos maiores de 18 anos - incluindo gestantes e puérperas. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefícios.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 05:50h
Brasília

Governo federal vai comprar ônibus e caminhões com mais de 30 anos

 

O presidente Jair Bolsonaro lançou, nesta sexta-feira (1º), o Renovar (Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária), por meio do qual o governo comprará caminhões e ônibus com mais de 30 anos. Os caminhoneiros compõem uma das bases eleitorais do presidente, que tentará a reeleição nas eleições deste ano. (Foto ilustração)

De acordo com o Ministério da Economia, o objetivo é retirar os veículos em fim de vida útil e renovar a frota de forma progressiva, além de garantir a economia circular no sistema de mobilidade e logística do país.

Dessa forma, caminhões, ônibus e outros veículos pesados de carga com mais de 30 anos ou em condições técnicas que não atendam aos parâmetros mínimos de rodagem poderão ser retirados de circulação.

Em 2020, havia no país 854.244 caminhões e 75.943 caminhões-trator com mais de 30 anos — ano de fabricação até 1989 —, segundo o Departamento Nacional de Trânsito. O valor pago ao caminhoneiro será usado com recursos oriundos das empresas contratadas para exploração e produção de petróleo e gás natural, segundo informou o Ministério da Economia.

Em contrapartida, o setor privado poderá oferecer produtos e serviços, como crédito cooperativado, seguros e consórcios...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 05:40h
Tribunal de Contas da União

TCU apura se Moro influenciou alvos da Lava Jato a contratarem consultoria de empresas americanas

 

O setor de inteligência do Tribunal de Contas da União (TCU) está elaborando um relatório com indícios de que o ex-juiz Sergio Moro (foto ilustração) teria influenciado empresas investigadas na Lava Jato a contratar empresas americanas de consultoria como condição para homologar acordos de leniência. Entre essas empresas, estaria a Alvarez & Marsal, que contratou Moro após ele deixar de ser juiz federal e, em seguida, o Ministério da Justiça. Em nota, o ex-ministro disse que as acusações são falsas e que tem o objetivo de interferir no processo eleitoral.

A nova frente investigativa do TCU foca também em outras empresas de consultoria que Moro teria ascendência ainda enquanto era juiz da Lava Jato em Curitiba. As suspeitas são investigadas pelo Ministério Público junto ao TCU. Ao fim das apurações, será apresentado um relatório, que poderá ser encaminhado para o Ministério Público Federal e pode acabar no Judiciário.

Aliados de Moro consultados reservadamente pela CNN dizem que o ex-ministro quer priorizar ser eleito neste ano, para garantir direito ao foro especial, caso essas investigações sejam enviadas para o Judiciário. Segundo a Constituição Federal, o foro para investigar e julgar presidente da República, deputado federal ou senador é o Supremo Tribunal Federal (STF).

Na quinta-feira (31), Moro anunciou que estava deixando o partido Podemos e ing...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 05:30h
Governo Federal

Decreto concede desconto no crédito rural de agricultores familiares

 

O presidente Jair Bolsonaro editou nesta sexta-feira (1º) um decreto que concede descontos nas operações de crédito rural de custeio e investimento contratadas por agricultores familiares dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que tenham sido prejudicados pela seca ou pela estiagem em municípios dos estados do Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. (Foto ilustração)

O benefício será destinado aos pequenos produtores rurais da agricultura familiar, sem cobertura do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro ou Seguro, que foram afetados e tiveram perdas em razão de seca ou estiagem no ano agrícola de 2021/2022.

Os recursos para o fornecimento dos descontos aos agricultores familiares virão de crédito extraordinário aberto por medida provisória no valor de R$ 1,2 bilhão.

A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 05:25h
Setor do Petróleo

Preços do petróleo recuam com acordo para liberação de reservas

 

O preço do petróleo fechou em queda nesta sexta-feira, com membros da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) concordando em participar da maior liberação de reservas de petróleo feita pelos Estados Unidos. (Foto ilustração)

Os benchmarks de petróleo Brent e dos EUA caíram perto de 13%, em suas maiores perdas semanais em dois anos depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou na quinta-feira a liberação.

Os contratos futuros do Brent perderam 0,32 dólar, ou 0,3%, fechando em 104,39 dólares o barril. O petróleo dos EUA (WTI) recuou 1,01 dólar, ou 1%, a 99,27 dólares.

Biden anunciou uma liberação de 1 milhão de barris por dia (bpd) de petróleo por seis meses a partir de maio. Ao todo, são 180 milhões de barris, a maior liberação já feita da Reserva Estratégica de Petróleo dos EUA (SPR, na sigla em inglês).

Os países-membros da IEA não concordaram nesta sexta-feira sobre os volumes ou os compromissos de cada país em sua reunião de emergência, disse Hidechika Koizumi, diretor da divisão de assuntos internacionais do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. Ele acrescentou que detalhes adicionais podem ser conhecidos "mais ou menos na próxima semana". (Por Laura Sanicola)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa avança e engata 3ª semana seguida de ganhos

 

O principal índice da bolsa brasileira subiu nesta sexta-feira para o maior fechamento desde agosto, com Vale e ações ligadas ao consumo doméstico alavancando seu desempenho. (Foto ilustração)

Petrobras e setor bancário estiveram no lado oposto.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa subiu 1,29%, a 121.552,81 pontos, no maior nível de fechamento desde 11 de agosto. Na semana, a alta foi de 2,1%, terceiro avanço seguido. O volume financeiro foi de 29,7 bilhões de reais. (Por Andre Romani)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar fecha sessão em queda de 2,02%, a R$4,6668 na venda; na semana, moeda cai 1,69%

 

O dólar começou abril com fraqueza e caiu 2% frente ao real nesta sexta-feira, a uma nova mínima em dois anos, marcando uma quinta semana consecutiva no vermelho e aprofundando suas perdas no ano para mais de 16% diante da contínua percepção de ambiente doméstico atraente para investidores estrangeiros. (Foto ilustração)

A divisa norte-americana à vista caiu 2,02%, a 4,6668 reais na venda, maior desvalorização diária desde 30 de dezembro de 2021 (-2,12%) e menor cotação de fechamento desde 10 de março de 2020 (4,6457 reais). O real teve, com folga, os maiores ganhos globais na sessão, consolidando sua liderança no ano até o momento.

Em relação ao encerramento da última sexta-feira, o dólar perdeu 1,69%, marcando sua 11ª queda semanal entre as 13 semanas de negociação completas de 2022.
No ano, a moeda acumula agora baixa de 16,27%, depois de na véspera já ter fechado seu pior trimestre desde 2009, com queda de 14,55% de janeiro até março. (Por Luana Maria Benedito)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil tem 660 mil mortes e registra 29,9 milhões de casos

 

O Brasil superou as 660 mil mortes causadas por complicações associadas à covid-19. Em 24 horas, foram registrados 245 novos óbitos. Com isso, o total de vidas perdidas para a pandemia chegou a 660.002. Ontem, o sistema de dados contabilizava 659.757. (Foto ilustração)

Ainda há 3.092 mortes em investigação. As mortes em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a causa da morte ainda não foi definida por exames laboratoriais posteriores.

Já a soma de pessoas infectadas pelo coronavírus ao longo da pandemia alcançou 29.975.165. Entre ontem e hoje (1º), foram confirmados 27.270 diagnósticos positivos da doença. Ontem, o total de casos acumulados computados pelas secretarias e pelo Ministério da Saúde estava em 29.947.895.

O número de casos de covid-19 em acompanhamento está em 575.476. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta e não resultaram em morte.

Até hoje, 28.739.687 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 95,9% dos infectados desde o início da pandemia.

Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (1º). Nele, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de saúde sobre casos e morte...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 1.368 casos ativos de Covid-19 e mais 5 óbitos

 

O boletim epidemiológico desta sexta-feira (1º) registra 1.368 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 686 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 674 recuperados (+0,04%) e mais 5 óbitos. Dos 1.533.368 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.502.282 já são considerados recuperados e 29.718 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.814.704 casos descartados e 327.640 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 62.982 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.04.2022 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 3 casos e mais 2 óbitos; total de mortes chega a 1.088 nesta sexta

 

São dois dias consecutivos que o boletim epidemiológico da Covid-19 informa que nenhum paciente está hospitalizado com a doença em Feira de Santana. Nas últimas 24h, três casos foram confirmados. (Foto ilustração)

O município atingiu a marca de 51.757 recuperados da doença, índice que representa 74%.

NÚMEROS DESTA SEXTA-FEIRA 01 de abril de 2022

Casos confirmados no dia: 3

Pacientes recuperados no dia: 31

Resultados negativos no dia: 57

Total de pacientes hospitalizados no município: 0

Óbitos comunicados no dia: 2

Datas dos óbitos: 18/03/2022 e 24/03/2022

Total de óbitos: 1.088

VACINÔMETRO COVID-19

1º Dose 555.837

2º Dose 484.108

3º Dose 202.283

Dose Única 8.606. (Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 16:30h
Câmara Federal

Governo bloqueia R$ 1,7 bilhão em emendas de relator para arcar com aumento de subsídios

 

O Poder Executivo bloqueou R$ 1,722 bilhão em emendas de relator-geral do Orçamento deste ano, classificadas como RP 9. Isso corresponde a quase 11% do total dessas despesas, que somam R$ 16,5 bilhões. (Foto ilustração)

O Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do primeiro bimestre, encaminhado ao Congresso na semana passada, apontou um excesso de R$ 1,72 bilhão no limite do teto de gastos, especialmente por causa de despesas relativas a subsídios e subvenções. Os cortes no Orçamento têm como objetivo cobrir este excesso.

Na Lei Orçamentária de 2022, despesas com subsídios, subvenções e Proagro estavam estimadas em R$ 13,4 bilhões. No relatório do primeiro bimestre, a projeção desses gastos foi aumentada para R$ 18,5 bilhões, uma diferença de R$ 5,1 bilhões a mais.

Apesar do aumento das despesas primárias, o governo estima uma melhora nas contas públicas por causa do aumento na arrecadação. A projeção inicial para este ano era de um déficit de R$ 76,16 bilhões, o que corresponde a 0,8% do PIB. Atualmente, a projeção é de um déficit de R$ 66,9 bilhões (0,69% do PIB).

Órgãos

O decreto de contingenciamento poupou as emendas da Saúde, com R$ 8,25 bilhões. Os órgãos que mais sofreram cortes foram o Ministér...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 16:00h
Eleições 2022 - Bahia

Ex-comandante da PM se filia ao Avante para disputar eleição

 

Ex-comandante da Polícia Militar da Bahia, o coronel Anselmo Brandão se filiou ao Avante para concorrer a deputado federal na eleição de outubro. (Foto ilustração)

Brandão apresenta como sua principal bandeira a melhoria do sistema de defesa social. Natural de Juazeiro, tem forte atuação na região norte do estado, principalmente no Vale do São Francisco.

Comandante da PM por seis anos, foi o coronel com mais tempo na liderança da corporação nos últimos 100 anos. Foi ainda idealizador do modelo de gestão compartilhada dos colégios da Polícia com os municípios e defensor da Polícia Comunitária. (Atarde) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 15:30h
Brasília

Ministério da Economia agenda reunião com servidores nesta sexta (1º/4)

 

Após uma semana recheada de manifestações da categoria do funcionalismo, em busca de uma resposta do governo sobre o reajuste salarial, o Ministério da Economia decidiu marcar uma reunião com os servidores. (Foto ilustração)

Segundo o coordenador do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), Sérgio Ronaldo, a reunião vai acontecer nesta sexta-feira (1º/4), às 16h.

Os servidores estão buscando o reajuste de 19,99%, pois representa o mínimo, apenas uma reposição emergencial referente às perdas de três anos desse governo. De acordo com o sindicato, a categoria não irá abrir mão desse pleito legítimo.

Segundo o Fonasefe, o governo tenta ganhar tempo e empurrar ao máximo as respostas cobradas pelo funcionalismo. "Cabe a nós, servidores e servidoras, ampliar a mobilização e pressão em defesa do que nos é de direito." (Fernanda Strickland/CB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 14:30h
Feira de Santana

Justiça determina desocupação imediata do Paço Municipal

 

O juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, determinou agora há pouco, através de liminar, a desocupação imediata do Paço Municipal e também o desbloqueio da via pública nas imediações da Prefeitura a fim de permitir a livre circulação de veículos e pessoas. (Foto ilustração)

A liminar arbitrou também a multa no valor de R$ 5 mil por hora em caso de descumprimento da decisão.

No documento, o juiz Nunisvaldo dos Santos também autoriza "o uso de força policial para garantir eventual desbloqueio dos prédios e da via pública, de modo a garantir a incolumidade física das pessoas e do patrimônio, bem como o livre exercício das atividades desempenhadas em seus órgãos".

De acordo com a liminar, cabe ao oficial de Justiça, por ordem, requisitar a força policial para o cumprimento da decisão.

Na solicitação, a Procuradoria Geral cita como responsáveis pela atitude ilegal e criminosa o vereador e presidente da Câmara, Fernando Torres, vereadores Silvio Dias, Jhonatas Monteiro, o chefe da ascom do Legislativo, Marcos Valentim, além de Marlede Oliveira. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 13:00h
Presidente do TSE

Fachin diz que democracia está "ameaçada"

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin (foto ilustração), disse que “a democracia está ameaçada” e que as eleições devem ser “turbulentas”. A fala ocorreu durante encontro com os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), nesta sexta-feira (1°).

“A justiça eleitoral está sob ataque. A democracia está ameaçada. A sociedade constitucional está em alerta. Impende, no cumprimento dos deveres inerentes à legalidade constitucional, defender a Justiça Eleitoral, a democracia e o processo eleitoral”, disse o ministro. (Por Geovanna Bispo/JBr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 12:20h
Brasil

IPC-S fecha março com inflação de 1,35%, diz FGV

 

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 1,35%, em março deste ano. A taxa é superior ao 0,28% apurado no mês anterior. Com o resultado, o IPC-S acumula inflação de 9,68% em 12 meses. (Foto ilustração)

Os transportes foram o grupo de despesa com maior alta de preços no mês (2,51%), devido aos aumentos de itens como a gasolina (5,08%) e as taxas de licenciamento e IPVA dos veículos (4,28%). Os transportes tinham apresentado inflação de 0,07% em fevereiro.

Em seguida, aparecem os alimentos, que registraram taxa de 1,99% em março ante uma inflação de 1,20% em fevereiro. O tomate foi o produto com maior impacto na inflação, entre os itens de alimentação, com alta de preços de 22,21% em março.

Outros três grupos de despesa apresentaram alta na taxa de inflação de fevereiro para março: habitação (que passou de 0,33% para 1,23%), vestuário (de 0,33% para 1,04%) e despesas diversas (de 0,08% para 0,39%).

Dois grupos passaram de deflação (queda de preços) em fevereiro para inflação em março: saúde e cuidados pessoais (de -0,12% para 0,22%) e educação, leitura e recreação (de 0,51% para 0,19%).

Entre os grupos de despesa, apenas comunicação...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 11:32h
Política

Federação PSDB e Cidadania se fortalece com chegada de novos quadros

 

Com a confirmação da manutenção do deputado Carlos Geílson (PSDB) e a chegada do jovem Jordávio Ramos, filho da prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, além do empresário Zé Carlos da Cebola e do secretário municipal de Feira de Santana Pablo Roberto, a federação do PSDB / Cidadania se fortalece para as eleições na disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Deputados consultados revelaram que existem conversas em curso e, em breve, novos nomes serão anunciados. "A expectativa é fazer entre 5 e 6 deputados", confidenciou um deles.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 11:23h
Feira de Santana

CPI da Saúde: Edval Gomes prestou depoimento nesta sexta

 
Foto Reprodução

Mais uma oitiva da CPI da Saúde está sendo realizada, na manhã desta sexta-feira (1º), em que ouviu o ex-secretário Edval Gomes e atual diretor médico do Hospital Dom Pedro. Na oportunidade, foram citadas questões relacionadas aos contratos entre a Santa Casa e a Prefeiutra de Feira de Santana. O médico cardiologista ficou apenas dois meses à frente da pasta.

Edval esclareceu sobre sua saída da Secretaria de Saúde. “Minha saída foi por questões pessoais, nada tem a ver com o que possa ser investigado pela CPI”, enfatizou.

O médico ressaltou a importância da Santa Casa para a saúde de Feira. “Santas casas e os filantrópicos estão previstos no SUS, e representam mais de 50% dos leitos SUS de todo o país. A importância dessa instituição e se a gente traz para nossa cidade, não há nenhum hospital municipal ou estadual que faça serviços oncológicos, cirurgias cardíacas somos segundo centro transplantador, e isso é muita coisa”, salientou. (Daniela Oliveira - Foto Reprodução - Youtube) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 11:13h
Feira de Santana

Pablo Roberto deixa Seagri para se dedicar à pré-campanha a Deputado Estadual

 
Foto Reprodução

Cumprindo o prazo eleitoral, Pablo Roberto deixou a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri) nesta sexta-feira (1º), para se dedicar à pré-campanha a Deputado Estadual. A exoneração foi publicada no DIário Oficial Eletrônico de hoje. Pablo foi nomeado na Seagri em janeiro de 2021, após estar à frente de outras duas secretarias municipais: Prevenção a Violência e Desenvolvimento Social.

“Todas as secretarias por onde passei, procurei otimizar um modelo de gestão em que as pessoas pudessem ter mais acesso aos serviços oferecidos. Na agricultura não foi diferente. O desafio foi gigante, mas deixo a secretaria com a sensação de dever cumprido”, diz.

Pablo agradeceu o empenho da equipe. Dentre as ações à frente da secretaria podem ser citadas: o projeto para reestruturação completa do Parque de Exposições João Martins da Silva, reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, dentre outras. (As informações são da assessoria - Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 11:00h
Economia

Produção industrial cresce 0,7% de janeiro para fevereiro

 
Foto Ag Brasil

A produção industrial brasileira cresceu 0,7% na passagem de janeiro para fevereiro deste ano. A alta eliminou apenas parte da perda de 2,2% ocorrida na passagem de dezembro para janeiro. O dado, da Pesquisa Industrial Mensal, foi divulgado hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, a indústria também acumula altas de 0,4% no trimestre e de 2,8% em 12 meses. Na comparação com fevereiro do ano passado, no entanto, houve queda de 4,3%. O acumulado do ano também tem perda de 5,8%.

A alta de janeiro para fevereiro atingiu 16 dos 26 ramos pesquisados pelo IBGE, com destaque para indústrias extrativas (5,3%) e produtos alimentícios (2,4%).

“O setor extrativo teve queda importante em janeiro, por causa do maior volume de chuvas em Minas Gerais naquele mês, o que prejudicou a extração do minério de ferro. Com a normalização das chuvas, houve regularização da produção. Já o setor alimentos teve seu quarto mês positivo de crescimento, acumulando no período ganho de 14%. Em fevereiro, os destaques foram a produção de açúcar e de carnes e aves, dois grupamentos importantes dentro do setor de alimentos”, disse o pesquisador do IBGE André Macedo.

Também tiveram altas importantes os produtos farmoquímicos e farmacêuticos (12,7%), os veículos automotores, reboques e carrocerias (3,2%), a metalurgia (3,3%) e ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 10:21h
Ministério Público Estadual

Muniz Ferreira: Ex-prefeito é acionado por não recolher contribuições de servidores ao INSS

 
Foto Reprodução

Ex-prefeito do município de Muniz Ferreira, Wellington Sena Vieira foi acionado pelo Ministério Público estadual por deixar de efetivar, entre os anos de 2017 e 2020, o repasse de contribuições previdenciárias descontadas da remuneração dos servidores municipais ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Segundo as investigações do promotor de Justiça Leandro Ribeiro Oliveira, o ex-prefeito ocasionou um débito de mais de R$ 2 milhões perante a Receita Federal, o que gerou ao Município a obrigação de pagar juros e multas no valor de R$ 567.014,36.

Na ação civil pública ajuizada ontem, dia 30, o promotor de Justiça registra que a atuação do ex-prefeito configura ato de improbidade administrativa, que importou dano ao erário. Leandro Ribeiro solicita à Justiça que decrete a indisponibilidade dos bens de Wellington Vieira no valor de R$ 567.014,36 para ressarcimento aos cofres públicos. Além disso que o condene à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, se ocorrer esta circunstância, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 12 anos, pagamento de multa civil equivalente ao valor do dano e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 12 anos.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 10:00h
Tribunal Regional Eleitoral

TRE-BA lança cartilha com orientações sobre o registro de candidatura

 
Foto Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou uma cartilha sobre o registro de candidatura para as Eleições Gerais de 2022. O tutorial atende solicitação de partidos e candidatos, diante de dúvidas sobre o procedimento de registros de candidaturas perante à Justiça Eleitoral.

A cartilha “Tutorial Temático” foi elaborada pela Seção de Gerenciamento de Registro de Dados Partidários e de Candidato (SERPAC), em parceria com a Coordenadoria de Autuação, Registros Processuais e Partidários (CORIP) e a Secretaria Judiciária (SJU) do TRE-BA.

O documento foi elaborado para auxiliar candidatos e partidos a realizarem os registros de candidatura com mais lisura e transparência, de modo a evitar problemas e aditamento nos registros. Entre os assuntos abordados na cartilha estão a legislação eleitoral, requisitos do partido ou da federação, convenções partidárias, coligações, abertura de conta bancária, a quantidade de candidatos e os requisitos para que cada pessoa possa se candidatar. A cartilha ainda informa sobre os procedimentos de desincompatibilização, reeleição, número de identificação dos candidatos e legendas, nome dos candidatos nas urnas, documentos para o registro de candidatura.

O tutorial temático, que pode ser baixado diretamente neste link, também explica o processamento do registro, o que pode gerar impugnação ou notíc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 09:15h
Feira de Santana

Professores continuam ocupando prefeitura e Colbert pedirá reintegração de posse

 
Foto Mairan Reis

Um grupo de professores permanece dentro do prédio do Paço Municipal de Feira de Santana, na manhã desta sexta-feira (1º), aguardando diálogo com o prefeito Colbert Martins. A categoria deflagrou greve ontem (31), e alegando a tentativa de marcar uma audiência com o gestor, professores foram ao prédio da prefeitura, onde terminaram trancados. Vídeos publicados em redes sociais mostram agressões de guardas municipais que utilizaram spray de pimenta contra professores e vereadores como Jhonatas Monteiro (PSOL), Silvio Dias (PT) e Fernando Torres (PSD). Jhonatas inclusive passou a noite dentro do Paço Municipal junto com manifestantes.

O prefeito Colbert Martins já se manifestou que não receberá a categoria até que o prédio seja desocupado. “Receber um grupo que acabou de invadir a prefeitura e impedir o funcionamento das atividades?”, disse, citando que atividades da Superintêndencia de Obras e Manutenção, por exemplo, estão suspensas por conta da invasão ao prédio. A sede da Soma é no primeiro andar.

Colbert garante que acionará a Justiça. “Isso tudo nos impede de ter qualquer diálogo. Pedimos reintegração de posse inclusive colocando que algumas pessoas do sindicato levaram velas, em um prédio basicamente construído de madeira”, informou, citando prejuízos à estrutura.

O gestor citou que a negociação permanecerá sendo feita pela secretária de Educaç&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 08:53h
Sudoeste baiano

Vitória da Conquista: Prefeitura decreta situação de emergência por conta da seca

 
Foto Lay Amorim Achei Sudoeste

A Prefeitura de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, decretou situação de emergência por causa da seca na zona rural. A situação perdura desde 2015 e, por isso, o documento tem sido renovado a cada seis meses, desde então. Segundo a Defesa Civil do município, era esperado que chovesse em torno de 400 mm entre os meses de janeiro a março. No entanto, só choveu 225 mm e essa chuva não chegou aos distritos e povoados. Ainda de acordo com o órgão, a previsão é de que essa escassez continue nos próximos meses. Ao todo, 11 distritos da zona rural de Vitória da Conquista não têm água encanada e estão sob escassez de água. O abastecimento nessas áreas é feito por carros pipa e, na maioria das vezes, o volume disponibilizado não é suficiente para a população tomar banho e lavar roupas, por exemplo. A partir do decreto, que deverá ser homologado pelo governo estadual, o poder público tem autorização para destinar capital específico ao abastecimento de água em localidades afetadas por estiagem, pelo prazo de 180 dias. Além disso, é possível ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar metas fiscais previstas para custear ações de combate à seca. (Achei Sudoeste - Foto Lay Amorim)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 08:31h
Política

Deputados têm até hoje para trocar de partido sem perder mandato

 
Foto Antonio Cruz

O prazo para que deputados federais, estaduais e distritais troquem de partido sem perder o mandato se encerra hoje (1º), ao fim do dia, com o término da chamada “janela partidária”, que ficou aberta por 30 dias, desde 3 de março.

Neste ano, um dos partidos que mais recebeu parlamentares foi o PL, ao qual o presidente Jair Bolsonaro se filiou para concorrer às eleições. A legenda recebeu mais de 20 deputados e na véspera do fim do prazo fechou o dia com 69 assentos na Câmara, tornando-se a maior bancada partidária.

A migração para o PL incluiu os descontentes com a fusão entre DEM e PSL, que resultou no União Brasil, partido que no momento da criação chegou a ter 81 deputados, mas que até ontem (31) estava com 52 parlamentares.

Entre os que migraram do União para o PL estão os deputados Eduardo Bolsonaro (SP), Bia Kicis (DF), General Girão (RN), Carlos Jordy (RJ) e Carla Zambelli (SP).

A poucas horas do término da janela partidária, a segunda maior bancada da Câmara continua sendo a do PT, que até o momento registra 53 deputados. Entre as seis maiores bancadas estão também o PP (49), o Republicanos (44) e o PSD (41). Os números ainda podem mudar até o fim do dia.

Entenda

A chamada "janela partidária" se abre por 30 dias a cada ciclo eleitoral, permitindo a mudan&cced...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 07:09h
Eleições na Bahia

Rui Costa diz que em maio Jerônimo passa ACM Neto nas pesquisas

 

O governador Rui Costa (PT - foto ilustração) anunciou quarta-feira (30) que em maio seu candidato a governador, professor Jerônimo Rodrigues, passa ACM Neto, que está na disputa pelo cargo. Experiente, Rui Costa quis animar a militância. Mas há o risco de não concretizar o tento e a derrocada ser pior.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 07:01h
Eleições na Bahia

Aliança PT e MDB reflete a fragilização da composição majoritária

 

A aliança PT e MDB, que resultou na vaga de vice-governador para os emedebistas, com Geraldo Júnior, reflete os constantes erros que levou o grupo do Governo do Estado à fragilidade na composição. Com exceção do senador Otto Alencar PSD), dois ilustres desconhecidos. Geraldo Júnior, que desejava ser candidato a deputado federal e não estava na lista dos possíveis eleitos, mesmo sendo presidente da Câmara Municipal de Salvador. Jerônimo Rodrigues, que espera colar no 13 de Lula, nunca foi nem testado na disputa eleitoral. (Foto ilustração: Geraldo Junior e Jerônimo Rodrigues)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 06:58h
O maior da história

JBS tem lucro de R$ 20,5 bilhões de lucro em 2021

 

Apesar da crise econômica, principalmente em razão da pandemia, tem quem ganhe nesse momento. É o caso da JBS, que teve em 2021 R$ 20,5 bilhões de lucro. O melhor resultado da companhia em toda sua história. (Radar)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 06:54h
PSD com Lula

Petistas sonham com a possibilidade do PSD apoiar Lula no 1º turno

 

Após a desistência de Eduardo leite de migrar para o PSD, petistas próximos ao presidente Lula apostam na aliança com o partido de Gilberto Kassab no 1º turno.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 06:52h
Eleições 2022

Feira de Santana: Ron do Povo apoia ACM Neto para governador

 

Sobre o pré-candidato a governador João Roma (PL) ter palanque em Feira de Santana, o vereador Ron do Povo (MDB) foi questionado pelo site Bahia na Política se seria ele o responsável, que de pronto disse não. “Estou com ACM Neto para governador”, declarou. É que Ron do Povo apoia Roberta Roma (PL), esposa do João Roma, para deputada federal.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 06:48h
Deputado federal

São Paulo: Rodrigo Maia deixa a Secretaria de Projetos e Ações

 

O ex-presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (PSDB-foto ilustração), que está como secretário de Projetos e Ações do Governo de São Paulo, deixou o cargo. Vai disputar a reeleição pelo Estado do Rio de Janeiro.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 06:46h
De olho em 2022

Feira de Santana: PP deve ficar com aliados de José Ronaldo

 

O Partido Progressista (PP) de Feira de Santana, não vai seguir o vice-governador João Leão, que aderiu a ACM Neto e deve ficar com aliados de José Ronaldo (União Brasil). Legenda de peso, tem endereço certo para 2024.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 06:43h
Coisas da política

João Leão e Geddel Lima, de adesista a aliado em 2022

 

João Leão (PP), que foi aliado do PT na Bahia há quase 12 anos, agora é adesista e ligado a Bolsonaro. Já o MDB, que tem Geddel e Lúcio Vieira Lima, são aliados do PT, inclusive na chapa liderada pelo candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT). Coisas da política. Aliados hoje, adversários amanhã. Ou vice-versa. (Foto ilustração: João Leão e Geddel Vieira Lima)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 06:37h
Feira de Santana

Colbert Martins ainda não se manifestou sobre os festejos juninos

 

Mais próximos no calendário de festividades populares, os festejos juninos ainda não tiveram o sinal verde do prefeito Colbert Martins (MDB) em Feira de Santana, para a sua realização. Quando o assunto é aglomeração é bem menor que a micareta, além dos custos financeiros.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 06:33h
Eleições na Bahia

PT, PV e PC do B na disputa para a chapa de federal em 2022

 

Hoje com 10 deputados federais, PT, PV e PC do B, que estão na federação, devem ter dificuldades na Bahia para eleger os respectivos parlamentares. É que não havendo coligação, matematicamente fica praticamente impossível repetir a dose. Vai sobrar alguém, mesmo com muitos votos.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 06:27h
Eleições 2022

Colbert Martins fica com ACM Neto para governador

 

Após anúncio do MDB da Bahia de que vai apoiar o professor Jerônimo Rodrigues (PT) a governador, ficando a legenda com a vaga de vice, indicando o vereador por Salvador, Geraldo Júnior, o prefeito Colbert Martins disse que mantém apoio a ACM Neto. “Não fui consultado. E quem me ajudou na eleição foi ACM Neto. O PT tem é muitos processos contra mim, não posso apoiá-lo”, declarou Colbert.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.04.2022 06:22h
Feira de Santana

José Carneiro lamenta descredenciamento do HTO ao SUS e diz que CPI é infantil

 
José Carneiro Rocha (MDB)

José Carneiro Rocha (MDB)

Citando como informação passada pela diretoria do HTO de que o pedido de descredenciamento do hospital se deve à CPI da Saúde, o vereador José Carneiro (MDB) criticou a Comissão Parlamentar de Inquérito, em discurso nesta quinta-feira (31), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. “A ortopedia no Brasil, na Bahia e em especial em Feira de Santana tem vivido muitas dificuldades, onde o cidadão para conseguir uma cirurgia de fêmur passa 45 dias na fila e às vezes internado no Hospital Geral Clériston Andrade para conseguir qualquer cirurgia na área e a gente lamenta profundamente a iniciativa do HTO em pedir descredenciamento de atendimento ao Sus”, disse.

“O pior de tudo é que o motivo desse descredenciamento é em decorrência do novo diretor, professor Jodilton Souza, entender que a instituição adquirida por ele não pode e não deve colocar o nome de forma que venha denegrir a imagem da instituição. Ele atribui à CPI desta Casa, o pedido de descredenciamento, porque a CPI tem manchado o nome do hospital HTO”, citou Zé Carneiro, que considera a “infantil e tem como objetivo apenas criar factoide”.

Contrapontos

O vereador Professor Ivamberg (PT) defendeu os trabalhos da CPI, da qual é relator. “Não é a CPI que está descredenciando, quem não deve não teme, imputar o descredenciamento do HTO à CPI é irresponsável”, avaliou o...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia