Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 10:14h
Feira de Santana

Ron critica Cintia Machado e Eremita Mota endossa: "Não tem coragem de ir a comunidades pedir voto"

 
Foto Reprodução

Comemorando o anúncio da construção de uma creche escola na Gabriela, o vereador Ron do Povo (MDB) destacou o quanto lutou para que a comunidade fosse contemplada, e criticou que a ex-vereadora e atual secretária de Habitação, Cintia Machado, esteja divulgando a indicação como sendo uma conquista sua, querendo ser “a mãe da criança”. O discurso foi feito nesta quinta-feira (28), na Câmara Municipal de Feira de Santana

Diante da fala insatisfeita de Ron, o que chamou atenção foi a fala da vereadora Eremita Mota (PSDB) em concordância. “Essa ex-vereadora já tem esse costume porque não tem coragem de ir a comunidades para pedir voto. Vai ver ela apoia algum deputado e está fazendo isso, porque coragem de trabalhar pra buscar o voto não tem, tanto é que deixou de ser vereadora”, alfinetou Eremita. (Daniela Oliveira - Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 09:09h
Eleições na Bahia

Com 28,44% Otto Alencar seria reeleito para o Senado, aponta pesquisa Séculus

 
Foto Reprodução

Otto Alencar lidera as intenções de voto e seria reeleito para o Senado Federal se as eleições fossem hoje. Levantamento do Informe Baiano/Séculus realizado entre os dias 20 e 22 de abril e divulgado nesta quinta-feira (28/04), aponta vitória do presidente estadual do PSD com 28,44%. Em segundo lugar aparece o vice-governador João Leão (PP), que tem 16,09%. Em seguida aparecem: Raíssa Soares (PL) com 8,49% e Tâmara Azevedo (PSL) com 1,61%. Nenhum/nulo somam 21,11% e não sabem/não opinaram são 24,26%.

Foram entrevistados 1.526 pessoas com 16 anos ou mais de forma presencial, em 72 municípios baianos, entre os dias 20 e 22 de abril deste ano. A margem de erro da amostragem é de 2,5%, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob nº BA-09727/2022. (Informe Baiano - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 08:00h
Eleições na Bahia

Séculus: Pesquisa traz ACM Neto com 61,54% e Jerônimo com 11,26%

 
Foto Reprodução

Levantamento do Informe Baiano/Séculus realizado entre os dias 20 e 22 de abril e divulgado nesta quinta-feira (28/04), aponta vitória, nos três cenários pesquisados, do pré-candidato ao governo ACM Neto (União). O ex-prefeito de Salvador aparece com mais que o triplo das intenções de voto de Jerônimo Rodrigues e portanto, se a eleição fosse hoje, venceria no 1º turno.

O estudo espontâneo, quando não são apresentados ao entrevistado os nomes, ACM Neto lidera com 39,19%. Jerônimo Rodrigues (PT) soma 9,40% e João Roma (PL) tem 5,21%. Em seguida aparecem Rui Costa 1,99%; Kleber Rosa (PSOL) 0,13%; Giovani Damico (PCB) 0,13%; Davi Salomão 0,06%; Lula 0,06%; e Jean 0,06%. Não sabem/não opinaram 43,31% e Nenhum/nulo somam 0,39%.

No primeiro cenário estimulado (quando são apresentados os nomes dos postulantes), Neto aparece com 61,54% das intenções de voto. Jerônimo, em segundo lugar, pontua 11,26%. Em seguida, aparece o deputado federal João Roma (PL) com 5,47%. Os professores Kleber Rosa (PSOL) e Giovani Damico (PCB) assinalam 0,77% e 0,45%, respectivamente. Nenhum/nulo somam 8,30% e não sabem/não opinaram 11,90%.

No segundo cenário estimulado, quando os nomes de Jerônimo e Roma são associados com apoiadores, há uma mudança significativa. Neto, como candidato independente, tem 56,05%. O segundo colocado é Jerônimo, que com o apoio de Jaques Wagner, Rui Costa e Lula, alcança 19,43%. Jo&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 07:55h
Eleições 2022 - Bahia

Elinaldo se reúne com Dayane Pimentel em busca de mais emendas para Camaçari

 

O prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União Brasil), acompanhado de vereadores do município, participou de uma reunião nesta quarta-feira (27), em Brasília, com a deputada federal Dayane Pimentel (união Brasil). Na oportunidade, foram discutidas as emendas da parlamentar que serão destinadas à cidade. (Foto ilustração)

“A deputada Dayane tem sido uma parceira do nosso município, sempre buscando emendas parlamentares, além de apoiar pautas de interesse da nossa cidade”, afirmou Elinaldo. O gestor está em Brasília, onde participa da XXIII Marcha em Defesa dos Municípios. Este ano, a deputada destinou uma emenda de mais de R$ 5,2 milhões, que será utilizada em investimentos na saúde básica. O recurso está em fase final para empenho e pagamento.

Em 2020 e 2021, a parlamentar já havia destinado emendas para Camaçari, que juntas somaram mais de R$ 6,9 milhões. Elas foram dedicadas às áreas de saúde e educação. “Camaçari é uma cidade muito importante, eu tenho um carinho enorme por essa cidade, tanto que o meu mandato tem Camaçari como prioridade e essa prioridade está refletida através de todas as emendas e todo o trabalho que estamos realizando em prol do município”, concluiu Dayane Pimentel. (politicalivre)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 07:51h
NPJ em Movimento

Evento debate Legislação Argentina sobre aposentadoria de mães

 
Foto Reprodução

O Centro Universitário da UniFTC Feira de Santana promove mais um encontro do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) em Movimento. Desta vez o tema escolhido para ser debatido pelos estudantes da instituição, profissionais de Direito e sociedade feirense será “Contribuintes facultativos com enfoque nas donas de casa e a Legislação Argentina”.

Os interessados devem inscrever-se pelo link https://unif.tc/Inscricaonpjemmovimento para ter acesso às palestras. O evento é presencial, gratuito e aberto ao público, e acontecerá no auditório Profa. Terezinha Mamona, Campus da UniFTC, dia 04 de maio, às 19h, situado na Avenida Artêmia Pires Freitas, s/n, Sim.

Legislação Argentina

Com a nova regra estabelecida desde agosto do ano passado pelo governo da Argentina, as mulheres no país estão conseguindo se aposentar declarando a atividade de mãe como profissão. O Brasil também reconhece o cuidado materno como trabalho? Essas e outras informações serão discutidas pelos palestrantes convidados para movimentar conhecimento no encontro.

Marcarão presença a advogada e professora universitária, Dra. Cristine Emilly Nascimento, pós-graduada em Direito Público e em Direito Previdenciário e Mestre em Direito das Relações Sociais, e o Dr. José Leite de Carvalho Netto, que é presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem do...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 07:34h
Feira de Santana

Vereadores destilam preconceito contra Escola de Samba Grande Rio

 

O enredo vitorioso da Escola de Samba Grande Rio (foto ilustração), do Carnaval do Rio de Janeiro, foi tema de discursos de ódio e preconceito dos vereadores Paulão do Caldeirão (PSC) e Edvaldo Lima (MDB). A escola trouxe a questão da religião de matriz africana, exaltando figuras de orixás, a exemplo de Exu. Repudiando a escola e colocando como “exaltação do diabo”, os dois evangélicos criticaram a escola de samba e Edvaldo chegou a relacionar à Covid -19 com o fato da escola Gaviões da Fiel, no Carnaval de São Paulo em 2020, que trouxe a figura de Jesus Cristo. Defesa

Correia Zezito (Patriota) lamentou as declarações e pediu respeito à religião de matriz africana. O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) avaliou como absurdas as declarações. “Não é simplesmente intolerância religiosa, é ódio racial religioso, é racismo. Porque pessoas religiosas podem ocupar espaço público para a realização de eventos, mas nada que remete à religiosidade afro brasileira pode ocupar esses espaços. Tentativa indevida de identificar Exu como diabo, demônio ou pior, como lixo, como foi dito de modo vergonhoso. Me sinto envergonhado como vereador, como professor e mais, como ser humano”, declarou, enfatizando que Exu não representa o mal. “Exu é movimento, comunicação, um conjunto de outras coisas, o mal que vimos tem nome próprio e ocupa a cadeira da presidência da República&rdqu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 07:31h
Em Salvador

José Nunes toma posse hoje na Secretaria de Desenvolvimento Econômico

 

O deputado federal José Nunes (PSD - foto ilustração) toma posse hoje na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, às 17h, no auditório da secretaria. A curiosidade é saber qual dos quatro vereadores em Feira de Santana que apoiam José Nunes vai estar presente: Zé Curuca (UB), Jurandy Carvalho (PL), Pastor Valdemir (PV) ou Lulinha da Conceição (UB). Afinal, são todos ronaldistas. 
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 07:28h
Eleições na Bahia

Base do governo Rui Costa tem semana infernal

 

A Base do governo Rui Costa (PT - foto ilustração) está tendo uma semana infernal. Tudo começou com a pesquisa do Instituto Paraná, divulgada terça-feira, que dá a ACM Neto 55% contra 16% de Jerônimo. E Lula com 51% para presidente tem menos que ACM Neto para governador. Em seguida a operação da Polícia Federal que apura a compra de 300 ventiladores pulmonares pelo Consórcio Nordeste, na época presidida por Rui Costa, para em seguida a oposição colher 21 assinaturas na Assembleia Legislativa pedindo uma CPI para tratar do mesmo assunto. E por último o PT da Bahia que perde seu guru na campanha eleitoral, senador Jaques Wagner [que já tinha desistido de ser candidato a governador] para assumir a coordenação da campanha de Lula para presidente e o publicitário Sidônio Palmeiras, que vai coordenar o marketing da campanha de Lula. É pouco para uma semana que nem terminou?


  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 07:26h
Feira de Santana

Relatório da CPI da Saúde deverá sair em 15 dias

 

Criada para apurar possíveis desvios na área da Saúde na Prefeitura Municipal de Feira de Santana, a CPI, que já concluiu seus trabalhos, deve apresentar o relatório em 15 dias. Quem informa é o relator, Professor Ivanberg. A ideia é convocar uma coletiva de imprensa para apresentar à sociedade e encaminhar cópias ao MPF, MPE, Polícia Federal e aos vereadores. O relatório deve denunciar envolvidos na área de Saúde para que a Justiça apure e tome as devidas providências.
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 07:22h
Com comércio aberto

Genildo Melo diz que ACEFS, CDL e Sindcofs defendem Micareta no fim de setembro

 

Ainda em fase de discussão e consulta, a Micareta de Feira de Santana tem sido motivo de reunião dos segmentos de eventos, comercial, artístico e de blocos. A ideia é fazer a festa este ano ainda. O presidente da ACEFS, Genildo Melo (foto ilustração) informa que a entidade, em conjunto com a CDL e o Sindicato do Comércio, tem uma posição. Vê com bons olhos a Micareta entre os dias 22 e 25 de setembro. Também defende que o comércio funcione normalmente nos dias da festa, que deve atrair turistas da região e de outros estados. Um bom momento para aquecer as vendas no comércio.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 07:20h
Base do governo

Governista, Arthur Maia assume a CCJ na Câmara

 

O deputado baiano Arthur Maia (UB - foto ilustração) assumiu a presidência da mais importante Comissão da Câmara Federal, a CCJ. Aliado do Governo Federal, deve ter uma posição alinhada ao Centrão.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 07:00h
Ação policial

Violência: A Guarda Municipal aqui e a Polícia Militar lá

 

No mês de março foram noticiadas em nível estadual as agressões sofridas por professores e vereadores na Prefeitura de Feira de Santana, quando a Guarda Municipal foi acusada de truculência. Na terça-feira (26), no Centro Administrativo da Bahia, a Polícia Militar atuou com violência contra os índios acampados no CAB, com cassetetes, gás, spray de pimenta e bombas. Não há muita diferença. (Foto: Marina Silva/CORREIO)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 06:46h
Feira de Santana

Violência contra indígenas no CAB passa desapercebida

 

E por falar na violência policial no Centro Administrativo da Bahia (CAB), terça-feira (26), onde estão 1.800 indígenas acampados, o assunto passou despercebido na Câmara Municipal de Feira de Santana n manhã desta quarta-feira (27). Ninguém falou da polícia de Rui Costa. Diferente da Guarda Municipal de Colbert no episódio da ocupação da Prefeitura Municipal por professores e vereadores que foi explorado pela bancada de oposição.

   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 06:39h
Protesto

Zé Chico condena violência policial contra o povo indígena

 

O empresário Zé Chico (UB - foto ilustração) condenou nas redes sociais o ato de violência praticado pela Polícia Militar contra indígenas, aproximadamente 1.800, que estão alojados no Centro Administrativo da Bahia (CAB) na terça-feira (26). A PM utilizou gás, spray de pimenta e bombas na recepção da Assembleia Legislativa da Bahia. Zé Chico cobrou diálogo e paciência no trato com o povo indígena que está em Salvador participando do 4º Congresso dos Povos Indígenas da Bahia. “Sou contra qualquer ato de violência. E contra os índios pior ainda, pois não têm o apoio, como deveria, das instituições do país”, argumentou Zé Chico. O evento começou segunda-feira (25) e vai até sexta-feira (29).
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 06:36h
Para governador

ACM Neto tem o apoio de 10 dos 13 prefeitos da Região Metropolitana de Salvador

 

Na disputa de apoio para a sua candidatura a governador da Bahia, ontem quem mostrou força na Região Metropolitana de Salvador foi ACM Neto (UB-foto ilustração). Anunciou que tem o apoio de 10 dos 13 prefeitos da região. São eles: Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Mata de São João, São Sebastião do Passé e São Francisco.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 06:32h
Brasil

Jaques Wagner deixa a Bahia para coordenar a campanha de Lula

 

Depois de desistir de ser candidato a governador, o senador Jaques Wagner (PT - foto ilustração) desiste de ser coordenador da campanha de Jerônimo Rodrigues, mesmo informalmente, já que oficialmente é o ex-deputado federal Luiz Caetano. Jaques Wagner, que vai coordenar a campanha de Lula, não era apenas um conselheiro de peso, mas a maior expressão do partido na Bahia.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 06:27h
Feira de Santana

Fernando Torres comenta processo de Marcelo Britto contra ele: "Não vão calar a nossa voz"

 

Avaliando como uma forma de retaliação à forma como a Câmara Municipal de Feira de Santana tem tratado as questões do Município e pela realização da CPI da Saúde, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Fernando Torres (PSD - foto ilustração), comentou um processo que está sofrendo por parte do secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto.

“O ‘delinquente’ do Marcelo Brito me colocou na Justiça. Dizendo que eu xinguei ele, eu não vi isso. Já são oito processos contra mim, já ganhei dois. Sei que a Justiça será feita. A prefeitura nos processa para calar nossa voz, mas vamos continuar falando o que acharmos que devemos. Eles podem colocar 20, 30 mil processos contra mim, eu confio na Justiça”, destacou. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 06:20h
Feira de Santana

APLB diz que Feira recebeu mais recursos do Fundef

 

Além dos R$ 232 milhões já recebidos dos precatórios do Fundef, Feira de Santana receberá mais R$240 milhões. A informação foi passada pela presidente da APLB Sindicato, professora Marlede Oliveira (foto ilustração), durante uso da tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (27). Na oportunidade, Marlede lembrou as demandas da pauta grevista e informou porque o movimento foi suspenso. “A categoria aprovou a suspensão da greve, após uma liminar da Justiça, mas nossa mobilização não parou”, enfatizou.

Dentre as reinvindicações está o pagamento dos precatórios do Fundef. “Os recursos estão sendo utilizados não se sabe como, mas o que sabemos é que os 60% aprovados em lei não recebemos ainda”, alertou. Marlede avaliou ainda que a categoria está sendo “massacrada” pelo Governo Municipal e citou que salários continuam sendo parcelados e que professores que tiveram salários cortados durante a pandemia, referentes ao ano passado, ainda não foram devolvidos. (Daniela Oliveira)


  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 06:16h
Feira de Santana

Projeto muda Lei Orgânica e obriga Município a responder requerimentos

 

Com a maioria dos votos, foi aprovado o projeto de autoria do vereador Fernando Torres (PSD) que modifica a Lei Orgânica do Município, fazendo com que requerimentos aprovados no plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana ou da Mesa Diretiva sejam respondidos dentro do prazo legal de 10 dias úteis no Diário Oficial Eletrônico do Município, exceto quando se tratar de arquivos de mídia incompatível com o diário. Em caso não de poder disponibilizar o acesso imediato, comunicar data, local e forma de realizar a consulta. Caso seja necessário, o prazo poderá ser prorrogado por mais dez dias. O autor da proposta, Fernando Torres (PSD) justificou o projeto. “É uma forma de fiscalizar o gestor”, disse. (Foto ilustração: Prefeitura Municipal de Feira de Santana) Também favorável ao projeto, o vereador Professor Ivamberg (PT) comentou que é uma forma de garantir que os pedidos de informação sejam realmente respondidos. “A função primeira e primordial nossa é fiscalizar e para isso precisamos ter as informações solicitadas ao Município”, destacou. Governista, o vereador Correia Zezito (Patriota) se mostrou contrário. “Parece teia de aranha para que possa gerar o impeachment do prefeito, por isso meu voto é não”, afirmou.

Apesar de discordar do prazo de 10 dias (anteriormente eram 15 dias), o vereador José Carneiro (MDB) avaliou como interessante a ideia de divulgar no Diário Oficial, mas fez uma ressalva. “As pessoa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 06:13h
Feira de Santana

Pastor Valdemir não segue bancada governista em votação de projeto

 

O vereador Pastor Valdemir (PV - foto ilustração) está a um passo de aderir ao grupo dos aliados, comandado pelo presidente da Câmara Municipal, Fernando Torres (PSD). Pelo menos é o que o evangélico tem demonstrado em discursos e na sua postura, inclusive não seguindo a base governista e votando favorável ao projeto de Fernando Torres que modifica a Lei Orgânica e que foi vista pelos governistas como algo direcionado ao prefeito Colbert Martins.

Silvio Dias lembrou que Pastor Valdemir apoia o deputado José Nunes, que atualmente está secretário na gestão do governador Rui Costa e apoia o pré-candidato Jerônimo Rodrigues. A observação feita por Silvio gerou irritação no vereador Lulinha (União Brasil) que também apoia José Nunes, mas apoia para o governo o pré-candidato ACM Neto. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 06:07h
Feira de Santana

Proibição de cobrança de serviço de esgoto incompleto pode ser aprovada

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em primeira discussão, nesta quarta-feira (27), o projeto de autoria do vereador Correia Zezito (Patriota) que dispõe sobre a proibição de cobrança do serviço de esgoto prestado de forma incompleta, ficando proibida a cobrança onde logradouros não tenham captação e rede de esgoto. O vereador justificou seu projeto como um apelo popular, no sentido de garantir que o pagamento só seja cobrado de quem realmente tem o serviço. (Foto ilustração)

Edvaldo Lima (MDB) lembrou que a Câmara Municipal já aprovou uma lei que reduzia a taxa de esgoto e que a Embasa recorreu e a questão está na Justiça, nunca tendo beneficiado a população. Seguindo o mesmo raciocínio, Jhonatas Monteiro (PSOL) lembrou que o prefeito não tem sancionado leis e mesmo quando são promulgadas pela Câmara, não vêm sendo cumpridas. (Daniela Oliveira)


  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 06:03h
Feira de Santana

Dias da Consciência Negra e da Religião de Matriz Africana terão sessões solenes na Câmara

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana vai realizar nos dias 20 de outubro de 2022 e 10 de novembro de 2022, respectivamente, sessões solenes em comemoração ao Dia da Religião de Matriz Africana e do Dia da Consciência Negra. Ambas as sessões foram propostas pelo vereado Silvio Dias (PT) e aprovadas pelos vereadores. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 06:00h
Eleições 2022

Não precisamos de voto impresso para garantir a lisura das eleições, diz Bolsonaro

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL-Foto), declarou, nesta quarta-feira (27), que não é necessário o voto impresso para a garantia da lisura nas eleições de 2022 desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adote as medidas solicitadas pelas Forças Armadas para validar e contar votos no pleito deste ano, caso o sistema eletrônico falhe.

Bolsonaro fez a declaração durante um evento denominado Ato Cívico pela Liberdade de Expressão, junto com parlamentares de sua base de apoio no Palácio do Planalto, em Brasília.

“A gente espera que, nos próximos dias, o Tribunal Superior Eleitoral dê uma resposta às sugestões das Forças Armadas. Porque eles nos convidaram. Nós aceitamos, estamos colaborando com o melhor do que existe entre nós e essas sugestões todas foram técnicas. Não se fala ali de voto impresso, não precisamos de voto impresso para garantir a lisura das eleições”, afirma Bolsonaro.

A informação consta no “Plano de Ação para a Ampliação da Transparência do Processo Eleitoral”, documento com 81 páginas com as contribuições dos integrantes do Comitê de Transparência Eleitoral, colegiado composto por representantes, dentre outros, da Polícia Federal, OAB, academia e Forças Armadas com o objetivo de aperfeiçoar o sistema eleitoral.

O chefe do Executivo alega ser nece...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 05:50h
Câmara Federal

Câmara aprova texto-base de MP e torna permanente Auxílio Brasil de R$400

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o texto principal de medida provisória que torna permanente o pagamento de 400 reais a famílias beneficiárias do Auxílio Brasil. (Foto ilustração)

Originalmente, a MP permitia apenas a concessão de um benefício extraordinário para complementar o Auxílio Brasil de dezembro de 2021 a dezembro de 2022, razão pela qual foi criticada e considerada por alguns como um "Auxílio Eleitoral", devido à proximidade das eleições gerais, em outubro.

O texto foi aprovado com 418 votos a favor e 7 contrários.

O relator da proposta, João Roma (PL-BA), ex-ministro da Cidadania do governo de Jair Bolsonaro, acatou emenda após amplo acordo com líderes e modificou o texto para autorizar o pagamento perene do benefício.

A oposição comemorou a mudança do texto, que ainda precisa ser validado pelo Senado até o dia 16 de maio ou perde a validade, mas lamentou o valor, advogando por um mínimo de 600 reais.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), adiantou, mais cedo, que a MP será levada ao plenário da Casa dentro do prazo e disse ter o entendimento de que ela será aprovada.

Também avaliou que a probabilidade, entre os senadores, é de manutenção do valor, uma vez que há senso de responsabilidade fiscal na Casa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 05:40h
Setor do Petróleo

Preços do petróleo avançam com preocupações sobre a oferta mundial

 

Os preços do petróleo subiram modestamente nesta quarta-feira devido a preocupações contínuas com a oferta mundial apertada, ressaltadas por outra redução nos estoques de derivados e gasolina dos EUA. (Foto ilustração)

O mercado se recuperou no final da sessão depois de perder terreno durante a maior parte do dia, em partes devido à força do dólar e à medida que a China enfrenta novos surtos de coronavírus que estão minando a demanda.

No entanto, a decisão da Rússia de cortar os embarques de gás para dois países europeus aumentou as preocupações gerais sobre o fornecimento de energia apertado.

Os contratos futuros do Brent fecharam em alta de 0,33 dólar para 105,32 dólares o barril, enquanto o petróleo dos EUA fechou com avanço de 0,32 dólar para 102,02 dólares o barril.

A Administração de Informação de Energia (AIE) dos EUA disse que os estoques de petróleo subiram apenas 692 mil barris na semana passada, abaixo das expectativas, enquanto os estoques de derivados, que incluem diesel e combustível de aviação, caíram para o menor nível desde maio de 2008. [EIA/S]

Os mercados de energia em todo o mundo estão lidando com grandes interrupções no fornecimento após a invasão da Ucrânia pela Rússia e as subsequentes san&c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 05:30h
Mercado de Capitais

Ibovespa sobe com Vale, interrompe série de baixas

 

O principal índice da bolsa brasileira voltou a subir após sete sessões nesta quarta-feira, diante do salto de ações ligadas a commodities metálicas e sessão marginalmente positiva em Nova York. Um dado de inflação no Brasil abaixo do esperado pelo mercado, embora em patamares elevados, também influenciou. (Foto ilustração)

Vale disparou antes de balanço e após alta do minério de ferro, que ainda impulsionou siderúrgicas. A Hapvida foi a principal influência negativa ao índice, em meio a expectativas pela divulgação dos resultados do primeiro trimestre.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa subiu 0,88%, a 109.165,81 pontos, após maior sequência de quedas desde 2016. O volume financeiro foi de 24,7 bilhões de reais. (Por Andre Romani)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 05:25h
Moeda norte-americana

Dólar se mantém abaixo de R$5 e cai após três altas com alívio externo

 

O dólar até chegou a renovar máximas em um mês durante o pregão desta quarta-feira, mas os picos além de 5,04 reais chamaram vendas, e a moeda fechou em queda pela primeira vez em quatro sessões, mantendo-se abaixo de 5 reais em dia sem intervenção do Banco Central. (Foto ilustração)

A melhora do humor externo e a tentativa de estabilização de algumas divisas duramente castigadas nas últimas sessões, assim como o real, respaldaram a correção no preço do dólar no Brasil.

Ao fim dos negócios no mercado interbancário, a cotação caiu 0,43%, a 4,9682 reais na venda. O dia foi de vaivém, no entanto, com o dólar indo de alta de 1,03% (para 5,0412 reais, maior nível desde 18 de março) a queda de 1,23% (para 4,9284 reais).

A desvalorização do dólar nesta quarta veio depois de a moeda engatar três pregões de ganhos, ao longo dos quais acumulou salto de 8,04% --o mais forte nessa base de comparação em quase cinco anos. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 05:20h
Coronavírus no Brasil

Brasil registra 245 óbitos em 24 h e soma mais de 663 mil mortes por Covid-19

 

O Brasil registrou 247 óbitos e 20.943 casos de Covid-19 nesta quarta-feira (27), de acordo com dados atualizados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). (Foto ilustração)

Com a nova atualização, o país registra 663.111 óbitos e soma 30.399.004 infecções desde o início da pandemia, em março de 2020.

O Acre foi o único estado que não notificou novos dados por conta de problemas técnicos no acesso à base de informações — por esse motivo, foram mantidos os mesmos números do dia anterior.

A média móvel de óbitos chegou a 100. Da mesma forma, a média móvel de casos atingiu 12.434.

Estes índices consideram os últimos sete dias e servem para acompanhamento dos indicadores da situação epidemiológica no país sem eventuais distorções causadas por subnotificações aos finais de semanas. (Ingrid Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 05:15h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 371 casos ativos de Covid-19 e mais 2 óbitos

 

O boletim epidemiológico desta quarta-feira (27) registra 371 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 534 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%), 497 recuperados (+0,03%) e mais 2 óbitos. Dos 1.542.097 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.511.878 já são considerados recuperados e 29.848 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.845.317 casos descartados e 332.120 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 63.190 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 11.499.130 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.628.515 com a segunda dose ou dose única e 5.409.214 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 879.959 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.04.2022 05:10h
Feira de Santana

Sábado é o dia D de vacinação contra a gripe e o sarampo

 

O dia D de vacinação contra a gripe (influenza) e o sarampo (tríplice viral) será neste sábado, 30, em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural de Feira de Santana. As doses podem ser aplicadas simultaneamente, conforme recomendação do Ministério da Saúde. A aplicação acontece das 7h às 16h - confira a relação dos públicos no final da matéria. (Foto ilustração)

Para receber a vacina é necessário apresentar o documento de identidade, caderneta de vacinação e o cartão SUS. Além disso, aqueles que têm comorbidades devem apresentar relatório médico. No caso dos profissionais que fazem parte do grupo prioritário, é necessário o comprovante de vínculo trabalhista.

Vale destacar que no dia haverá aplicação da vacina contra o sarampo para pessoas de 5 a 59 anos mesmo que tenham sido vacinadas recentemente.

Confira a relação dos grupos prioritários:

GRIPE

Podem ser vacinados contra a gripe: Idosos (+ de 60 anos); Trabalhadores da Saúde; Crianças (6 meses a 5 anos); Gestantes; Puérperas (até 45 dias pós parto); Povos indígenas; Professores; Pessoas com Comorbidades; Trabalhadores do Transporte coletivo; Profissionais da Força Armadas, de Segurança e Salvamento Forças; Funcionários do Sistema de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2022 17:00h
Senado Federal

Aprovada isenção de Imposto de Renda sobre participação nos lucros de empregados

 

Por 13 votos a zero, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 581/2019, do senador Álvaro Dias (Podemos-PR), que aplica à Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) das empresas o mesmo regime jurídico tributário dos lucros ou dividendos distribuídos aos seus sócios ou acionistas. O objetivo é estender a isenção do Imposto de Renda incidente sobre os lucros também aos empregados das empresas. (Foto ilustração)

Como o texto aprovado nesta quarta-feira (27) é terminativo na CAE, vai à análise direto da Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação no Plenário do Senado.

De acordo com Álvaro Dias, apesar de a PLR ter sido um avanço na regulamentação das relações entre capital e trabalho, há injustiça no tratamento dela em comparação aos lucros e dividendos distribuídos a sócios ou acionistas, tendo em vista que esses não são tributados pelo Imposto de Renda, conforme a Lei 9.249, de 1995.

Com o intuito de cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000 — Complementar), o projeto também prevê que o Executivo estimará o montante de renúncia fiscal ocasionado pela proposição e o incluirá em demonstrativo que acompanha o projeto de lei orçamentária, bem como incluirá a renúncia nas propostas ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2022 16:20h
Câmara Federal

Daniel Silveira será titular na CCJ, a mais importante da Câmara; Artur Maia é o presidente

 

Condenado a perder o mandato pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ-foto) será membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Considerado o mais importante da Casa, o colegiado definiu sua composição nesta quarta-feira (27/4), elegendo o deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA) para a presidência.

Apesar da condenação, há, entre os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, um consenso sobre a competência do Congresso Nacional para decidir sobre a perda ou não do mandato. Sendo assim, compete às CCJs das Casas deliberar sobre processos que tratam da exclusão do parlamentar do exercício d0 mandato. Como o titular tem direito a voto, Silveira poderá votar contra a sanção no colegiado.

Antes de chegar à CCJ da Câmara, porém, a sentença imposta a Silveira deverá transitar em julgado. Como ainda há possibilidade de recurso, não há previsão de quando o colegiado poderá deliberar sobre a manutenção ou exclusão do deputado.

Descumprindo decisão

Para além da perda de mandato, o deputado federal também foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ataques a ministros da Suprema Corte. Outra sentença expedida pelos ministros do STF determinou o uso de tornozeleira eletrônica para monitoramento do condenado. Na semana passada, o...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2022 15:30h
Operação Lava Jato

Deputados do PT entram com ação contra Sergio Moro; ex-juiz rebate

 

Os deputados Rui Falcão (PT-SP), José Guimarães (PT-CE), Natália Bonavides (PT-RN) e Paulo Pimenta (PT-RS), ingressaram hoje (27), com ação popular na Justiça Federal, com pedido de reparação e ressarcimento ao erário público, contra o ex-juiz federal Sergio Moro (foto ilustração). Segundo a ação, Moro teria tido condutas atentatórias ao patrimônio e à moralidade administrativa nas suas funções como juiz na Operação Lava Jato, que teriam provocado impactos na economia do país e em sua estabilidade democrática e institucional.

Em um trecho da ação eles afirmam que Moro “utilizou-se de sua posição de magistrado para perseguir seus desafetos políticos e abusar da autoridade que gozava para impulsionar um verdadeiro projeto pessoal, trazendo prejuízos de toda sorte ao país. O conflito de interesses foi a marca de sua atuação pública ao longo dos últimos anos.”

“A pretexto de combater a corrupção Moro corrompeu nosso sistema de justiça e deixou no país um rastro luminoso de destruição e de miséria… com milhares de desempregos e prejuízos incalculáveis. Deve, portanto, responder pelos crimes que cometeu à frente da Lava Jato”, afirma o coordenador do Grupo Prerrogativas, o advogado Marco Aurélio de Carvalho.

A ação popular é assinada pelos a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2022 15:00h
Eleições 2022

União Brasil sinaliza que está fora do "centro democrático", diz site

 

A União Brasil está realmente dando todos os sinais de que vai abandonar o chamado “centro democrático” e lançar chapa-pura. (Foto ilustração: Bivar e ACM Neto)

O Antagonista apurou que a cúpula do partido chegou a confirmar presença em um encontro marcado para esta quinta-feira (28), em São Paulo, com presidentes de MDB, PSDB e Cidadania, mas voltou atrás.

O evento em questão é organizado pelos movimentos Derrubando Muros e Roda Democrática. O tema proposto é justamente a construção da unidade da Terceira Via. A divulgação com a presença da União Brasil já estava sendo feita (veja abaixo).

Um tucano, em reservado, disse a O Antagonista: “A União Brasil pulou fora da aliança. Eles não irão ao evento de amanhã, depois de confirmarem presença. Esperteza pura. Não querem fortalecer a Terceira Via. Querem se posicionar no jogo entre Jair Bolsonaro e Lula”.

A fonte acrescentou:

“Já tivemos duas anti-candidaturas presidenciais importantes na luta pela democracia: a de Ulysses Guimarães e a do general Euler Benites, para demarcar campo contra a ditadura. Agora teremos a anti-candidatura de Luciano Bivar com o objetivo de… sei lá! Para não ter candidato e deixar o terreno livre para cada um fazer o que bem entende na União Brasil. Traição ao grupo consen...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2022 14:30h
Costa do Cacau

Ilhéus: Câmara de vereadores discute demarcação de terras indígenas

 

A Câmara de Vereadores de Ilhéus promove, nesta quinta-feira (28), às 16h, sessão especial do Abril Indígena, com o tema Retomando o Brasil, Demarcar Territórios e Aldear a Política. Requerido pelo primeiro tupinambá do Legislativo ilheense, Cláudio Magalhães (PCdoB), o debate será aberto ao público. (Foto ilustração: Câmara de Vereadores de Ilhéus)

O vereador afirma que a conjuntura política do país é muito desfavorável aos indígenas. “Assim como nos últimos anos, 2022 teve um início dramático para os brasileiros e se mostra especialmente desafiador aos povos indígenas, que permanecem mobilizados na defesa de seus direitos”, diz Cláudio.

Segundo o parlamentar, mais de 800 terras indígenas aguardam demarcação no Brasil, inclusive a do Povo Tupinambá de Olivença, que se estende pelos territórios de Ilhéus, Una e Buerarema. O processo está parado desde 2009. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2022 13:55h
Brasília

Comissão quer ouvir Weintraub sobre supostas irregularidades no FNDE

 

A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta quarta-feira (27) um convite para que o ex-ministro Abraham Weintraub (foto ilustração) esclareça declarações dadas por ele, em março de 2020, quando estava à frente do Ministério da Educação (MEC), sobre um suposto pedido do governo para que "entregasse" o Fundo Nacional de Educação (FNDE) ao Centrão.

“O que estamos percebendo é que se instalou no âmbito do MEC um balcão de negócios. De um lado atuação de lobistas e do outro um processo continuado de fraudes e licitações. Diante da declaração de que isso já foi reivindicado desde muito antes, acho que é importante ouvir Weintraub para que o ex-ministro confirme o que disse publicamente ou traga novas informações sobre os fatos que a comissão tem acompanhado“, justificou o senador Randolfe Rodrigues(Rede – AP), autor do convite.

Em outro requerimento aprovado hoje, a comissão solicita que a Polícia Federal e o Ministério Público Federal enviem ao Senado informações e documentos encaminhados por Weintraub sobre as supostas irregularidades no MEC.

Os senadores também formalizaram requerimento de informações endereçado ao atual ministro da Educação, Victor Godoy, no qual pedem a relação de obras públicas da pasta iniciadas e não concluídas no per&iacut...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2022 12:50h
Eleições 2022

Missão de países de língua portuguesa virá ao Brasil observar eleições

 

Uma missão de observação eleitoral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) virá ao Brasil para acompanhar as eleições de outubro, confirmou hoje (27) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (foto ilustração)

A CPLP possui uma Rede Eleitoral, com representantes dos órgãos eleitorais de Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe. Em reunião administrativa realizada nesta terça-feira (27), o colegiado aprovou o envio da missão ao Brasil.

“Para o TSE, a participação da CPLP como observadora das eleições brasileiras é realmente muito importante. Lembramos que temos como lema paz e segurança nas eleições", disse o ministro Edson Fachin, presidente do TSE, na ocasião.

O TSE havia convidado a CPLP em 12 de abril. Em busca de dar maior confiabilidade ao processo eleitoral deste ano, neste ciclo a Corte Eleitoral intensificou os convites a órgãos internacionais para que participem como observadores do pleito no Brasil.

Também foram convidados recentemente a enviar missões ao Brasil: a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Carter Center, o Parlamento do Mercosul (Parlasul), a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (Ifes) e a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore). “As conversas com esses organismos estão em and...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2022 11:50h
Parabéns Ministro!

Crise? Luiz Fux comemora aniversário com ministros do Supremo

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux (foto ilustração), comemorou 69 anos nesta terça-feira (26/4), com um almoço, em Brasília, na companhia de oito magistrados da Corte. Apenas os ministros Dias Toffoli, André Mendonça e Alexandre de Moraes não participaram do encontro. De acordo com a assessoria do Supremo, o evento foi pago por Fux.

Toffoli não compareceu ao almoço por conta de problemas de saúde, Mendonça estava em São Paulo e Alexandre de Moraes, a caminho da capital paulista. Segundo fontes ouvidas pelo Correio, os ministros evitaram falar sobre a crise institucional entre Judiciário e Executivo, e a situação do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

O convite para o evento partiu do próprio presidente do STF. O cardápio do aniversário foi salada, peixe, carne, legumes e farofa de ovos. A sobremesa servida foram frutas da estação (sem torta de climão). Somente os ministros foram convidados a participar. Ninguém de fora. (Luana Patriolino/CB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2022 11:30h
Governo Federal

Guedes volta a prometer ampliação do corte de IPI, de 25% para 35%

 

O governo brasileiro fará mais uma rodada de redução no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), ampliando o corte de 25% para 35%, disse nesta quarta-feira o ministro da Economia, Paulo Guedes (foto ilustração), após promessas e recuos anteriores sobre a adoção da medida.

Em evento promovido pela Receita Federal, Guedes disse que o Executivo está buscando transformar o algo volume de arrecadação em redução de tributos.

“Acabamos de reduzir em 25% e vamos para mais uma rodada, baixando para 35% a queda do IPI”, afirmou.

A discussão sobre o corte do IPI envolve uma disputa com parlamentares que defendem a Zona Franca de Manaus. Como empresas instaladas na região são isentas de IPI e geram créditos sobre esse tributo, um corte de alíquotas torna a atividade na Zona Franca menos atrativa.

Por isso, ao elaborar a ampliação do corte, o governo chegou a criar o esboço de uma lista de exceção com produtos mais relevantes para a Zona Franca. Ainda assim, a medida travou nas discussões internas do Executivo.

Há duas semanas, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo ainda tentava implementar uma segunda redução do IPI. Naquele momento, estava em avaliação promover um corte de 33% no imposto. (Por Bernardo Caram)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.04.2022 11:20h
Feira de Santana

Enchentes: Mapeamento aponta soluções para as áreas de alagamento em Feira

 

As áreas de risco para alagamentos e inundações em Feira de Santana foram mapeadas e fazem parte do estudo sobre manejo de águas pluviais produzido pela Escola Politécnica da UFBA. O documento também aponta as soluções que deverão ser realizadas pelo Município. (Foto ilustração)

No entanto, para executar as obras a Prefeitura depende que a Câmara autorize o empréstimo na ordem de R$ 246 milhões.

O secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, afirma que o estudo envolve as bacias do Pojuca, Subaé e Jacuípe, levando soluções para bairros como Baraúnas, Gabriela, Mangabeira e Feira X.

“Se o Município não implementar as propostas previstas no projeto, os moradores dessas áreas de risco terão dificuldades durante a vida toda. São problemas graves que afetam a segurança e provocam a perda de bens materiais”, enfatiza.

O titular da pasta ainda ressalta que a construção de canais de redes de drenagem são a solução para enfrentar os períodos chuvosos, evitando problemas à população.

“Esse é um estudo consistente para resolver um problema de mais de 70 anos”, pontua Carlos Brito. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia