Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 08:40h
Tribunal Regional Eleitoral

Salvador: Justiça Eleitoral realiza plantão de atendimento neste sábado (23)

 
Foto Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza, neste sábado (23/4), plantão de atendimento ao público da capital baiana. Os cartórios eleitorais de Salvador vão funcionar das 8h às 14h, sem a necessidade de agendamento. Para ser atendido, será necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência. O objetivo é ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral e garantir a emissão do título e a regularização do documento antes de 4 de maio, data-limite para realizar as solicitações.

Antes de sair de casa, o eleitor deve verificar sua situação cadastral, o que pode ser feito pelos canais virtuais de atendimento do TRE-BA. Para isso, o cidadão pode contar com o auxílio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), disponível pelo site do Eleitoral baiano (www.tre-ba.jus.br) e pelos aplicativos de mensagem instantânea Telegram (@maiatrebot) e WhatsApp (71 3373-7000). A consulta também pode ser feita pelo aplicativo Título Net e pela Central Telefônica, que funciona no número oficial do TRE-BA (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. (TRE - BA - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 08:37h
Sudoeste baiano

Guanambi: Empresa de assessor parlamentar vence licitação

 
Foto Reprodução

A empresa de propriedade do assessor parlamentar do deputado federal Arthur Maia (União Brasil), Edilvande Vieira de Aquino, bem como da esposa Valnice A. de Aquino, foi a vencedora de uma licitação no município de Guanambi, centro-sul da Bahia, para serviços de segurança que envolvem dipositivos de videomonitoramento.e alarmes.

O serviço vai atender repartições e áreas públicas com o contrato no valor de R$ 1.438.564,00. A empresa foi a única a participar do processo, que foi homologado pelo prefeito Nilo Coelho (União Brasil), nesta quarta-feira, 20. A impossibilidade de outras empresas participarem do certame se deu pelo valor previsto no contrato, que foi considerado alto.

No total vão ser 820 câmeras alocadas em 112 pontos. No término do contrato, o material disponibilizado no serviço vai poder ser retirado, já que se trata de um contrato de empréstimo conhecido como "comodato".

Com essa empresa, os gastos para o município vão aumentar pelo menos vinte vezes em relação aos últimos serviços deste segmento na cidade. (A Tarde - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 08:34h
Educação

UESC publica edital de concurso para professor

 
Foto Reprodução

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) publicou o edital de abertura de inscrições para o concurso público para o provimento de cargos de professor auxiliar e assistente nível A. As inscrições serão realizadas de 2 de maio a 2 de junho de 2022, no site da universidade (www.uesc.br/concurso).

Além da UESC, o governo da Bahia também autorizou a realização de concursos públicos para professores, com regimes de 20 e 40 horas, nas demais universidades estaduais da Bahia: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Nas quatro universidades são ofertadas 286 vagas, sendo 161 para professor auxiliar e 125 para professor assistente. Deste total, o maior contingente – 134 professores auxiliares – será direcionado para a UNEB. Para a UESB estão previstos 89 profissionais, sendo 21 professores auxiliares e 68 assistentes. A UESC irá contar com 49 professores novos, sendo quatro auxiliares e 45 assistentes. As 14 vagas para docentes da UEFS serão divididas em duas para professor auxiliar e 12 para assistente.

Conforme o edital da UESC, das vagas oferecidas por áreas de conhecimento/matérias, 30% deverão ser reservadas aos candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos, desde que a fração obtida deste cálculo seja igual ou superior a um, observando o disposto no Decreto n° 15.353 de 08/08/2014, que regulamenta o Artigo 49 da Lei n° 13.182, de 06/06/2014.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 08:32h
Recôncavo Baiano

Cruz das Almas inaugura centro de acolhimento para cães de rua

 
Foto Reprodução

É difícil andar pelas ruas e não encontrar um cachorro abandonado e, muitas vezes, ferido. Uma grande conquista para o mundo animal seria ter um centro de acolhimento para todos os bichinhos que precisam de ajuda. Em Cruz das Almas, município no Recôncavo da Bahia, esse sonho virou realidade e o espaço tem capacidade de acolher até 80 cães. O Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal Adson Pereira de Almeida está localizado ao lado da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seama). Com o novo serviço para cuidar dos animais de rua, a cidade passa a ser reconhecida como um município referência na proteção aos animais. A Seama conta com outras ações que, a partir de agora, serão realizadas em conjunto com o Centro de Acolhimento, como o Samu Pet. O serviço, que atende pelo número 3621-1096, é uma ambulância adaptada para o resgate de animais machucados, atropelados, em situação de perigo, soltos nas ruas e que estejam colocando o trânsito de veículos ou pessoas em risco ou que sofreram maus-tratos.

Os animais resgatados são cuidados no Centro de Acolhimento e Bem-Estar Animal e, após recuperação, passam por castração e são colocados para adoção por meio do projeto Adota Pet. O Samu Pet foi inaugurado em abril de 2021 e, desde lá, já realizou 154 resgates de animais de rua, 23 já foram microchipados, 16 castrados e 74 adotados. Atualmente, 62 animais estão em tratamento. A cidade ainda não possui um centro de acolhimento pa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 08:00h
Senado Federal

Após trocas, MDB mantém maior bancada do Senado

 

Depois da recente janela partidária, diversos deputados e senadores mudaram de partido político. Além disso, houve uma grande fusão partidária entre DEM e PSL, que resultou no partido União Brasil. Mesmo após essas mudanças, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) manteve o posto de maior bancada partidária do Senado, com 12 senadores. Atualmente, estão representados na Casa 16 dos 32 partidos políticos regularmente registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Foto ilustração)

A segunda maior bancada do Senado é a do Partido Social Democrático (PSD), com 11 senadores. O Partido Liberal (PL) tem 9 senadores. Podemos e União Brasil, 8 cada um.

Progressistas (PP) e Partido dos Trabalhadores (PT) têm cada um 7 representantes, seguidos de Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com 6 e Partido Democrático Trabalhista (PDT) com 4.

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) têm 2 senadores cada. Cinco partidos contam com apenas um representante cada no Senado: Cidadania, Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Social Cristão (PSC), Rede Sustentabilidade e Republicanos.

Entretanto, os senadores podem mudar de sigla a qualquer momento, ao contrário dos deputados federais, como lembra o consultor legislativo do Senado Gilberto Guerzoni. Segundo a legislação, senadores não perdem o mandato no caso de mudança de sigla a qualquer tempo, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 07:30h
Feira de Santana

SAMU atende pelo 3625-7201 temporariamente

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Feira de Santana está atendendo temporariamente pelo número (75) 3625-7201. (Foto ilustração)

A medida foi adotada para manter o fluxo de atendimento porque a rede de telefonia parou de funcionar devido uma manutenção realizada pela operadora nesta sexta-feira, 22. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 07:10h
Câmara Federal

PL determina que Defesa Civil inspecione moradia em área de risco para autorizar ligações de água e luz

 

O Projeto de Lei 819/22 torna obrigatórias, em áreas de risco, a aprovação prévia de órgão da Defesa Civil para ligação de novos usuários de serviços públicos e a inspeção de segurança nas instalações existentes. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei Geral das Concessões.

Pela proposta, concessionárias e permissionárias poderão ser multadas em R$ 10 mil por infração cometida, além da responsabilização civil e criminal. Quando as inspeções concluírem pela necessidade de adequações nas moradias, os usuários terão até dois anos para as obras, caso contrário os serviços serão suspensos.

“A averiguação prévia das instalações de redes elétricas e de água pode ser um importante instrumento para verificação da adequação das construções situadas em locais de maior risco, como terrenos de elevado aclive, evitando acidentes graves”, afirmou o autor da proposta, deputado Ricardo Barros (PP-PR-Foto).

“Órgãos da Defesa Civil possuem expertise para verificar a conformidade dos projetos aos normativos vigentes, inclusive para impedir que uma edificação em estado deletério receba condições de habitabilidade decorrentes do início do fornecimento de águ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 07:00h
Suprema Corte

Rosa Weber arquiva inquérito sobre prevaricação de Bolsonaro no caso Covaxin

 

Após pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, a ministra do STF Rosa Weber (foto ilustração) decidiu arquivar o inquérito instaurado para apurar a suspeita de crime de prevaricação envolvendo Jair Bolsonaro (foto) na compra da vacina indiana Covaxin.

As investigações tiveram como ponto de partida os depoimentos à CPI da Covid do funcionário do Ministério da Saúde Luís Ricardo Miranda e do irmão dele, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), no ano passado.

Como mostramos com exclusividade, o deputado federal Luís Miranda esteve pelo menos duas vezes com o presidente da República, ainda no fim de janeiro, e fez o alerta sobre indícios de irregularidades na compra da Covaxin em duas ocasiões.

Após as investigações da CPI da Covid, o governo federal cancelou a compra do imunizante fornecido pelo laboratório Bharat Biotech.

Em julho de 2021, a ministra havia determinado a instauração de inquérito para investigação das denúncias apresentadas à CPI da Covid, que indicam que Bolsonaro não tomou providências diante de suspeitas de ilegalidades na compra de um lote de 20 milhões de doses da vacina indiana.

Em sua manifestação ao STF, Aras alegou que não havia provas suficientes do crime para prosseguir com a investigação. Assim, coube a Rosa Weber apenas ac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 06:50h
Imbróglio do indulto presidencial

Michel Temer sugere que Bolsonaro anule perdão a Daniel Silveira

 

O ex-presidente da República Michel Temer (MDB-Foto) aconselhou nesta sexta-feira (22) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) revogue o decreto concedendo perdão ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). “O momento pede cautela, diálogo e espírito público”, diz Temer em nota enviada à imprensa.

O parlamentar bolsonarista foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira (20), a oito anos e nove meses de prisão e à perda do mandato e dos direitos políticos por igual período. O entendimento de juristas ouvidos pelo Congresso em Foco é que o indulto do presidente livra o deputado da prisão, mas não afasta os efeitos secundários, como a cassação e a inelegibilidade.

Para Michel Temer, o decreto assinado pelo presidente Bolsonaro, anterior ao trânsito em julgado, pode aumentar a crise já existente entre a Presidência da República e o Poder Judiciário. Temer, além de político, é uma das maiores autoridades do país em Direito Constitucional. Em seu Twitter, o presidente Bolsonaro compartilhou uma notícia sobre a sugestão de Temer e apenas disse “não” ao conselho, devendo manter sua decisão. (Tércio Amaral)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 06:40h
Corrida presidencial

Em carta, Eduardo Leite diz que irá apoiar candidatura de Doria ao Planalto

 

O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) afirmou, em carta divulgada nesta sexta-feira (22/4), que irá apoiar a candidatura do ex-governador de São Paulo João Doria ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano. O tucano ainda frisou que o partido deve ter candidato próprio ao cargo. (Foto ilustração: Eduardo Leite e Doria)

“O PSDB deve ter candidato a presidente e liderar o centro democrático. Hoje este nome é João Doria, por decisão dele e das prévias — das quais nunca se buscou tirar legitimidade. Qualquer caminho diferente dependeria de entendimento com o próprio candidato escolhido. Assim, me coloco ao lado do meu partido e desta candidatura, na expectativa de que a união do PSDB contribua com a aguardada unificação dos atores políticos do centro daqui até a eleição de outubro”, escreveu. (Cristiane Noberto/CB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 06:30h
Eleições 2022

Pesquisa Ipespe: Lula tem 45%; Bolsonaro, 31%; Ciro, 8%; Doria, 3%; Janones e Tebet, 2%

 

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (22) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 31%. As eleições estão marcadas para 2 de outubro. (Foto ilustração)

Em relação à última pesquisa Ipespe, publicada em 6 de abril, tanto Lula quanto Bolsonaro oscilaram um ponto para cima, mudança que está dentro da margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A seguir aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 8%, e o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 3%. O deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) têm 2%.

Luiz Felipe d’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa.

Votos em branco, nulo, eleitores que dizem que não iriam votar ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 7%. Eleitores que não sabem ou não responderam representam 2% dos entrevistados.

O Ipespe também testou cinco cenários para segundo turno. Na sondagem que coloca Lula contra Bolsonaro, o petista tem 54%, contra 34 – ambos oscilaram um ponto para cima em relação à última pesquisa do instituto, de 6 de abril. Votos em branco, nulo e eleitores indecisos somam 12%.

Foram ouvidas 1.000 ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 06:20h
Justiça Eleitoral

TSE já recebeu 127 mil urnas para uso nas eleições deste ano

 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já recebeu 127 mil novas urnas eletrônicas para as eleições de 2022, informou a Corte. Outras 4,5 mil estão em trânsito, ou seja, a caminho dos depósitos da Justiça Eleitoral. Em dezembro do ano passado, o TSE informou que 225 mil novos equipamentos seriam entregues até julho deste ano. (Foto ilustração)

Ao todo, serão 577.125 urnas à disposição nas próximas eleições – quase metade é do modelo novo, com novos dispositivos de segurança. As mais antigas receberam um hardware para torná-las mais seguras — elas poderão executar apenas programas desenvolvidos pela equipe do tribunal.

Os equipamentos novos foram adquiridos pelo TSE por meio de uma licitação. A empresa Positivo Tecnologia, responsável por fabricar as novas máquinas, foi escolhida em outubro do ano passado. A mudança ocorreu para incluir medidas de segurança e de celeridade.

De acordo com levantamento feito pela Corte, a pedido do R7, outras 16 mil urnas serão entregues antes do primeiro turno das eleições. Ao todo, 577 mil peças serão distribuídas aos estados para as eleições de 2022. Dessas, 225 mil fazem parte da nova remessa e são do modelo EU2020. As alterações em relação aos modelos anteriores estão na placa-mãe do equipamento eletrônico.

O processado...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 06:10h
Vaticano

Papa Francisco suspende atividades por um dia para exames médicos

 

O papa Francisco (foto ilustração), que tem tido dificuldades para andar por conta de dores nas pernas e joelhos, suspendeu suas atividades nesta sexta-feira (22) para a realização de exames médicos, informou o Vaticano.

Os exames estão acontecendo nas instalações médicas do Vaticano, disse o porta-voz Matteo Bruni, explicando o porquê de não haver atividades ou audiências listadas no calendário público de Francisco no dia.

O papa, que tem 85 anos de idade, sofre de dores ciáticas na perna direita e recentemente teve crises de dor em seu joelho direito, que fizeram que ele mancasse mais pronunciadamente durante algumas atividades.

Ele leu a maior parte de seu pronunciamento do domingo de Páscoa sentado na varanda da Basílica de São Pedro. No dia anterior, ele compareceu, mas não presidiu o serviço de vigília de Páscoa, ficando sentado pela maior parte do tempo. (ABr)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 06:00h
Governo Da Bahia

Sefaz-BA terá US$ 44,5 milhões para modernização da gestão fiscal com apoio do BID

 

Dotada de um dos mais avançados parques tecnológicos do país, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) acaba de assegurar novos recursos para ampliação dos investimentos na área ao assinar contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para implantação da segunda etapa do Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal do estado da Bahia – Profisco. (Foto ilustração)

O contrato foi assinado pelo representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, e pelo secretário da Fazenda do Estado da Bahia, Manoel Vitório. Os recursos previstos para o Profisco II, que tem prazo de cinco anos para ser concluído, somam US$ 44,5 milhões. Destes, US$ 40 milhões correspondem a financiamento do BID, e US$ 4,5 milhões a contrapartida do Estado.

“No cenário atual de contínua evolução tecnológica, a segunda etapa do Profisco vai continuar dando suporte para que o processo de modernização do fisco baiano possa avançar”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. Além de melhorar a performance da administração tributária e o relacionamento desta com o contribuinte, “a modernização do fisco, constitui, ao lado do controle de gastos e do combate à sonegação, os pilares de uma estratégia fundamental para que o governo da Bahia preserve o equilíbrio fiscal, mantenha a plena operacionalização dos serviço...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 05:55h
Brasília

Para PF, trocas de diretorias não precisam de aval da Justiça

 

A Polícia Federal afirmou em ofício enviado ao (STF) Supremo Tribunal Federal ser contra o pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) que as trocas de delegados em diretorias estratégias da corporação só sejam feitas com o aval do Judiciário. (Foto ilustração)

O requerimento do senador foi apresentado no inquérito sobre a suposta tentativa de interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal. De acordo com o pedido do senador, alterações na cúpula da corporação só poderiam acontecer com autorização judicial até que sejam concluídos inquéritos que envolvem autoridades com foro privilegiado.

A manifestação da Polícia Federal sobre o pedido atende à determinação do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação no Supremo. De acordo com o diretor-geral da PF, delegado Márcio Nunes de Oliveira, impor a autorização da Justiça como condição para alterações na cúpula da PF violaria o princípio constitucional da separação dos Poderes.

No ofício enviado ao STF, o delegado argumenta que é natural e desejável, ante o princípio republicano da temporariedade, "que sejam trocados os titulares de cargos em comissão, permitindo que o dirigente máximo possa contar com pessoas de sua confiança durante sua gestão, comprometidas com o seu projeto de ge...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 05:50h
Setor do Petróleo

Preços do petróleo recuam e marcam queda de quase 5% na semana

 

O petróleo caiu nesta sexta-feira, registrando uma perda semanal de quase 5%, diante da perspectiva de crescimento global mais fraca, taxas de juros mais altas e lockdowns por Covid-19 na China prejudicando a demanda, mesmo com a União Europeia considerando uma proibição sobre a commodity russa que apertaria ainda mais a oferta. (Foto ilustração)

O petróleo Brent fechou em queda de 1,68 dólar, ou 1,6%, a 106,65 dólares o barril. O petróleo dos EUA (WTI) caiu 1,72 dólar, ou 1,7%, para 102,07 dólares.

O benchmark global Brent atingiu 139 dólares o barril no mês passado, a máxima desde 2008, mas ambos os benchmarks de petróleo caíram quase 5% nesta semana devido a preocupações com a demanda.

O Fundo Monetário Internacional, que cortou sua previsão de crescimento econômico global, pode rebaixar ainda mais a perspectiva se os países ocidentais ampliarem suas sanções contra a Rússia pela guerra contra a Ucrânia, e os preços da energia subirem ainda mais, disse uma autoridade da agência. (Por Arathy Somasekhar)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 05:48h
Mercado de Capitais

Ibovespa derrete 4,4% na semana e atinge a menor pontuação em mais de um mês

 

Os investidores já sabiam que esta semana não seria fácil para o Ibovespa. Com a liquidez reduzida por mais um feriado e o ambiente externo desafiador, a sexta-feira (22) não era favorável a ganhos elevados. (Foto ilustração)

O que eles não imaginavam, porém, é que a volta do feriado traria uma deterioração ainda maior para o cenário global e marcaria o retorno triunfal de um velho conhecido dos brasileiros: o risco político.

Falas de importantes autoridades monetárias, incluindo os presidentes dos bancos centrais dos Estados Unidos e Europa, voltaram a acender o alerta para os riscos da inflação. Com isso, as bolsas norte-americanas encerraram o dia em quedas de 2,5% a 2,8%.

Por aqui, o presidente Jair Bolsonaro deu mais combustível para a aversão ao risco do mercado ao voltar a elevar a temperatura de sua interminável queda de braço com o Supremo Tribunal Federal (STF).

O resultado da combinação entre os temores globais e locais foi uma queda de 2,86% do Ibovespa. O principal índice acionário da B3 por pouco não encerrou a sessão abaixo da linha dos 111 mil, terminando o dia em 111.077 pontos, menor nível desde 16 de março. O tombo chega a 4,39% na semana. (Larissa Vitória)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 05:45h
Moeda norte-americana

Dólar à vista fecha em alta de 4,07%, a R$4,8065

 

O dólar disparou nesta sexta-feira, registrando a maior alta percentual diária desde o começo da pandemia de Covid-19, em março de 2020, em sessão em que chegou a flertar com a cotação de 4,84 reais. (Foto ilustração)

O dia foi de forte ajuste de posições no câmbio, movimento ditado pelo nervosismo global que catapultou o dólar lá fora a máximas em mais de dois anos, por receios de um aperto monetário ainda mais acelerado nos EUA.

Preocupações com a economia chinesa --principal destino das exportações brasileiras-- também pesaram, e tampouco ajudou renovado ruído político-institucional no Brasil, que, no entanto, investidores avaliaram como tendo impacto limitado no desenrolar do pregão desta sexta.

O dólar já estava em patamar elevado no começo da tarde, mas seguiu galgando novas máximas, o que deixou o real em posição ainda pior em relação a seus pares. A contínua escalada foi resultado do acionamento de uma série de ordens de contenção de perdas ("stop-loss") por operadores.

A moeda, então, tocou 4,8395 reais, alta de 4,78% e cotação máxima do dia. Foi então que o Banco Central entrou em cena e anunciou o primeiro leilão de venda de dólar spot do ano. O Bacen colocou no mercado à vista 571 milhões de dólares, o que ajudou a manter o d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 05:40h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: país tem 30,3 milhões de casos e 662 mil mortes

 

O Brasil contabiliza a 662.557 mortes em decorrência da covid-19, informou hoje (22) o Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas foram confirmados 51 óbitos e 8.068 diagnósticos positivos da doença, totalizando 30.338.697 pessoas infectadas pelo novo coronavírus (covid-19) desde o início da pandemia. Ontem (21), o painel de informações da pandemia administrado pelo ministério trazia 30.330.629 casos acumulados. (Foto ilustração)

A quantidade de casos em acompanhamento está em 323.308. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte.

Ainda há 3.126 mortes em investigação. As mortes em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a apuração sobre a causa ter sido a covid-19 continua em andamento.

Até hoje, 29.352.832 pessoas se recuperaram da covid-19, segundo os dados oficiais. O número corresponde a 96,8% dos infectados desde o início da pandemia.

Os números de novos casos e mortes em geral são menores aos domingos, segundas-feiras e nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes po...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 05:35h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 422 casos ativos de Covid-19 e mais 6 óbitos

 

O boletim epidemiológico desta sexta-feira (22) registra 422 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 36 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,00%), 88 recuperados (+0,01%) e mais 6 óbitos. Dos 1.540.547 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.510.294 já são considerados recuperados e 29.831 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.840.762 casos descartados e 331.032 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta. Na Bahia, 63.157 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 11.489.703 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.621.616 com a segunda dose ou dose única e 5.356.219 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 868.475 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 298.474 j...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.04.2022 05:30h
Feira de Santana

Vacina contra Covid no CSU e CASSA neste sábado

 

A vacinação contra Covid continua para todos os públicos neste sábado, 23, na Unidade de Saúde da Família do Centro Social Urbano (CSU) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cassa, das 7h30 às 12h30. (Foto ilustração)

No CSU, será realizada a aplicação da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos (11 meses e 29 dias), segunda dose da Pfizer pediátrica para a mesma faixa etária e segunda dose da vacina Coronavac para crianças de 6 anos completos até 17 anos (11 meses e 29 dias). A dose só pode ser aplicada na presença dos pais ou de um responsável legal.

É obrigatório apresentação de cartão SUS ou CPF, RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação. Os vacinados devem permanecer por pelo menos 20 minutos em observação, sob a supervisão de um médico, na unidade de vacinação.

CASSA

No Cassa haverá a aplicação da primeira, segunda, terceira e quarta doses da vacina. A primeira dose é destinada a adolescentes de 12 a 17 anos e adultos maiores de 18 anos - incluindo gestantes e puérperas. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefícios.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 16:00h
Câmara Federal

Câmara recorre de decisão de Roberto Barroso sobre perda de mandato de deputado

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso (foto ilustração) extinguiu no último dia 8 uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) ajuizada em fevereiro de 2018 pela Mesa da Câmara dos Deputados, na qual a Casa sustenta que a perda do mandato parlamentar em caso de condenação criminal não é automática e depende de decisão do Plenário. A ADPF foi ajuizada em razão de decisão da 1ª Turma do STF, que determinou a perda automática do mandato do então deputado Paulo Feijó (RJ) em 2017.

Na última quarta-feira (20), a Câmara ajuizou no STF um agravo regimental contra decisão de Barroso. Para o ministro, a ADPF perdeu o objeto porque Paulo Feijó não é mais deputado federal. No recurso, a Câmara pede a revisão da decisão e defende que a ADPF é abstrata e não trata especificamente do mandato de nenhum deputado, devendo ser analisada pelo STF.

A arguição da Câmara se baseia no artigo 55, parágrafo 2º, da Constituição Federal. Segundo essa norma, “a perda do mandato será decidida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por maioria absoluta, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa”. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 15:30h
Eleições 2022 - Bahia

Prefeito de Boa Nova do PSD declara apoio a ACM Neto: "Nossa esperança é grande"

 

O prefeito de Boa Nova, Adonias Rocha (PSD-Foto), declarou nesta sexta-feira (22) apoio à pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao Governo da Bahia. O ex-prefeito de Salvador visita o município nesta sexta e é recepcionado pelo prefeito e pelo grupo político na cidade, em evento com a presença do vice-governador João Leão (PP), parlamentares e lideranças locais e estaduais.

De acordo com o prefeito, o governo do PT no Estado ‘não deu a atenção devida às necessidades de Boa Nova’. “Quando ACM Neto despontou e fez a gestão que fez em Salvador, ele criou a esperança de que a gente voltaria a participar do Governo da Bahia como instituição, para que o município de Boa Nova voltasse novamente a ser beneficiado pelo Estado, tivesse de fato como parceiro. É isso que a gente almeja, que a gente precisa. A gente vê as carências no município que perduram por décadas e que não têm melhorado, não têm avançado”, disse Adonias, que é filiado ao PSD, um dos maiores partidos da base do PT na Bahia.

O prefeito disse que, pelo histórico e pela vontade, Neto ‘. “Até pelo momento como ele começou a se apresentar para nós, pedindo opinião, procurando saber das potencialidades do município, das necessidades, das carências do município. Isso nos deu ainda mais confiança de que de fato ele está interessado em fazer um governo voltado paraas principais ne...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 14:30h
Economia

BC estará pronto para elevar mais os juros e segurar a inflação, diz Campos Neto

 

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, afirmou que o Copom (Comitê de Política Monetária) estará pronto para ajustar o tamanho de seu ciclo de aperto no caso de choques inflacionários maiores ou mais persistentes do que o esperado. (Foto ilustração: Banco Central)

Em apresentação em reuniões com investidores organizadas pelo Bank of America e pela XP Investimentos, Campos Neto disse que o Copom "reconhece que o momento exige serenidade para avaliar o tamanho e a duração dos choques atuais", e que "persistirá em sua estratégia até que o processo de desinflação e a ancoragem das expectativas em torno de suas metas se consolide".

Ele, que está em Washington para reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, também repetiu previsões anteriores de que o Banco Central elevará a taxa Selic em 1 ponto percentual em sua próxima reunião, ante patamar atual de 11,75%.

"O Copom ressalta que seus futuros passos de política monetário poderão ser ajustados para garantir a convergência da inflação para suas metas e dependerá da evolução da atividade econômica, no balanço de riscos e nas expectativas e projeções de inflação para o horizonte relevante à política monetária", afirmou.

Campos Neto já havia indicado recen...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 13:00h
Ministério da Saúde

Covid-19: Queiroga assina portaria que encerra emergência sanitária

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou, nesta sexta-feira (22/4), uma portaria para encerrar a Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), imposta pelo surgimento da covid-19. A medida passa a vigorar daqui a 30 dias e não atende o pedido feito pelos secretários de saúde, que solicitaram 90 dias para fazer essa transição. O texto deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Foto ilustração)

O texto da portaria indica que a pasta orientará os estados, o Distrito Federal e municípios sobre a continuidade das ações do plano de contingência nacional para infecção humana pelo novo coronavírus. (Maria Eduarda Cardim)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 11:44h
Feira de Santana

Santa Casa faz mutirão de cirurgias e deve atender a mais de 300 pacientes

 
Foto Reprodução

A Santa Casa de Feira de Santana iniciou nesta quinta-feira, 21, um mutirão de cirurgias eletivas para atender a pacientes do Sistema Único de Saúde, SUS.

Apesar do feriado, várias cirurgias foram realizadas ontem. Entre os principais procedimentos estão hérnia umbilical e histerectomia total. Mas também estão elencados para os próximos dias laqueadura e vasectomia.

“Temos capacidade técnica e operacional para realizar procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidades que atendem às demandas da comunidade de Feira de Santana e região”, destaca o provedor da instituição, Rodrigo Matos, que acompanhou presencialmente o início dos procedimentos.

“Esse mutirão só mostra que a Santa Casa, apesar da crise financeira, está totalmente disponível para colocar suas instalações, recursos e equipes à disposição dos gestores da saúde e da população”, ressalta o provedor.

O mutirão segue esta sexta-feira, 22, e também na próxima semana, com a expectativa de atender a mais de 300 pacientes cadastrados na lista única, conforme portarias estaduais de números 163 e 164 e edital de credenciamento. (Ascom - Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 11:17h
Segurança Pública da Bahia

Emanuele Pilger apresenta trabalho cientifico no I Congresso Internacional de Segurança Pública

 
Foto Reprodução

Foto Reprodução

A jornalista e docente Emanuele Pilger apresenta o artigo intitulado: As Ações da Promotoria de Justiça LGBT+ da Bahia no I Congresso Internacional de Segurança Pública da Bahia. A apresentação será transmitida no dia 27 de abril às 11:30 com transmissão no Youtube pelo canal da Secretária de Segurança Pública do Estado (Seprev). O trabalho foi orientado pelo Professor David Sousa Garcês Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia – PPGA pela Universidade Federal da Paraíba.

Emanuele Pilger é jornalista e radialista com 23 anos de atuação na Comunicação Radiofônica, Pesquisadora no Grupo de Pesquisas a História dos Partidos e Movimentos de Esquerda na Bahia (POLITIZA/UFBA), participou como avaliadora externa em Banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Pesquisadora da temática, apresenta nessa produção seu olhar sobre os dados e ações da Promotoria destacada ao público LGBTQ IA+ e suas contribuições para esta coletividade.

O evento é gratuito, totalmente virtual e será transmitido pelo canal do YouTube da SPREV Bahia, cujo link também está no site. Durante o Congresso serão debatidos assuntos de interesse na área, com um time de especialistas.

Link do site:
http://sprev.softdrive.com.br (Ascom- Marcone Reis - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 11:00h
Sul da Bahia

Porto Seguro: Bolsonaro é esperado para festa de 522 anos da cidade

 
Foto Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve retornar à Bahia nesta sexta-feira (22). Mais precisamente à cidade de Porto Seguro, no extremo sul, onde participará da cerimônia em homenagem aos 522 anos da chegada dos portugueses ao Brasil. Cerimônia é prevista para ás 15h. A presença de Bolsonaro consta na agenda oficial do presidente. De acordo com a divulgação, ele deverá sair do Rio de Janeiro para Porto Seguro no final da manhã, retornando para Brasília no final da tarde.

A programação oficial divulgada pela prefeitura local prevê a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, às 16h. a Fumaça comparecerá com os sete aviões A-29 Super Tucano pintados com as cores da Bandeira do Brasil. De acordo com o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, será um prazer retornar a cidade demonstrando com os Super Tucanos ainda não vistos no céu de Porto Seguro.

No campo político, a presença de Bolsonaro na cidade também prevê a realização de uma "motociata". Esta, no entanto, não consta na agenda presidencial. Motoqueiros de do sul da Bahia já lotam hotéis de Porto Seguro e região.

Porto Seguro é administrada por Jânio Natal (PL). O extremo sul da Bahia é a área em que se concentra o maior número de apoiadores do presidente. (Correio - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 10:50h
Eleições 2022

Heloisa Helena deverá invocar "cláusula de divergência pública" para não apoiar Lula

 

Oficializada a federação entre a Rede e o Psol, um provável passo seguinte na união dos dois partidos será definir-se por apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, à Presidência. Uma opção, porém, que não deverá ser seguida por uma das estrelas da Rede, a ex-senadora alagoana Heloisa Helena, que sairá candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro. (Foto ilustração: Heloisa Helena e Lula)

Por enquanto, ainda não há definição sobre quais serão as posições oficiais do Psol e da Rede. A federação está decidida, mas ainda precisa ser homologada pelos dois partidos e depois pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Unidos em federação, Rede e Psol tomarão a sua decisão sobre a eleição presidencial. Mas o Congresso em Foco apurou que dificilmente os dois partidos não se definirão por apoiar Lula já a partir do primeiro turno. O coordenador da campanha de Lula, Randolfe Rodrigues (AP), é senador pela Rede.

Uma opção, porém, que não deverá ser seguida por Heloísa Helena, que deverá manter apoio à candidatura de Ciro Gomes, do PDT. Para tanto, ela pretende se valer de um dispositivo que irá constar do estatuto conjunto da federação formada pela Rede e pelo Psol, batizado de “cláusula de divergência pública”.

De acordo com a regra da federa&c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 10:30h
Benefício Social

Caixa paga hoje Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 5

 

A Caixa Econômica Federal paga hoje (22) a parcela de abril do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) com final 5. O valor mínimo do benefício é de R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês. (Foto ilustração)

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões de famílias foram incluídas no Auxílio Brasil.

Auxílio Gás

O Auxílio Gás também é pago hoje às famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 5. O benefício segue o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, o programa beneficiará 5,5 milhões de famílias, até o fim de 2026, com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, conforme valor calculado p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 10:11h
Feira de Santana

Uefs inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027

 
Foto Reprodução

A Universidade Estadual de Feira de Santana através da Assessoria Técnica e de Desenvolvimento Organizacional (Asplan-Uefs) lançou a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027), com a realização de palestra para discutir a gestão universitária e a utilização do PDI para a tomada de decisão. O evento aconteceu no anfiteatro do módulo 2, às 9h da manhã, e recebeu a comunidade universitária em geral, como gestores da administração central, docentes, servidores, estudantes e representantes dos departamentos da Uefs.

O reitor Evandro do Nascimento abriu o evento saudando os presentes e colocando a importância de se planejar as ações da casa. "Há um conjunto de ações que precisam trilhar a prática da gestão universitária, para que esta universidade possa estar em sintonia com nossos tempos modernos"; ele ainda comentou que o planejamento pode passar por intercorrências diversas como a conjuntura externa das universidades e as Políticas Públicas que estão em âmbito federal e estadual, e que acabam afetando a gestão da universidade.

O lançamento contou com a participação de Lídia Boaventura, Pró-Reitora de Planejamento da Uneb, graduada em Administração de Empresas pela Unifacs e doutora em Educação pela Ufba, que palestrou sobre suas experiências com as ações e estratégias na administração universit&aacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 09:46h
Política

Ciro, Moro e Doria reagem contra perdão de Bolsonaro a Daniel Silveira

 
Foto Alan Santos - PR

O indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira nesta quinta (21) é alvo de críticas de prováveis oponentes dele nas eleições deste ano, além de outros políticos.

Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB) e Sergio Moro (União Brasil) se manifestaram sobre o assunto em suas redes sociais.

Ciro chamou a decisão de Bolsonaro de "ato espúrio de favorecimento absurdo e imoral a Daniel Silveira". Ele afirmou que o seu partido entrará, na sexta (22), com uma ação no Supremo Tribunal Federal para tentar anular a medida.

Moro afirma que "o confronto entre o presidente e o STF é preocupante". "Quem perde é o país pela instabilidade", complementa o ex-juiz e ex-ministro.

Mas ele pondera que "não há como ignorar graves erros de parte a parte: seja em ameaças ao STF de um lado ou em julgados que abriram caminho para a impunidade da corrupção".

O tucano publicou mensagem dizendo que se ele for eleito presidente "não haverá indulto a condenados pela Justiça".

"Também vou acabar com a "saidinha de presos". A sociedade não aguenta mais a impunidade", escreveu o ex-governador paulista.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) chamou o presidente da República de "golpista que atenta contra os po...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 09:21h
Corrida presidencial

Exame/Ideia: Lula tem 42% no 1º turno; Bolsonaro, 33%; e Ciro, 10%

 

Pesquisa Exame/Ideia divulgada pela revista Exame na noite desta quinta-feira (21/4) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 42% das intenções de voto para o primeiro turno das eleições deste ano, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 33%. É a primeira pesquisa da revista após a saída do ex-juiz federal e ex-ministro Sergio Moro (União-SP) da corrida ao Planalto. (Foto ilustração: Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes)

Em relação à pesquisa divulgada em março, a distância entre os dois caiu de 13% para 9%. Na ocasião, Lula tinha 40% e Bolsonaro, 29% no primeiro turno.

De acordo com o levantamento, Ciro Gomes (PDT) aparece com 10% das intenções de voto no primeiro turno. Em nota divulgada à imprensa, a assessoria do pré-candidato à Presidência disse que Ciro Gomes é o nome mais competitivo “para romper a polarização entre Lula e Bolsonaro”.

Veja os resultados abaixo:

Primeiro cenário (com Doria)

Luiz Inácio Lula da Silva: 42%

Jair Bolsonaro: 33%

Ciro Gomes: 10%

João Doria: 3%

Simone Tebet: 1%

André Janones: 1%

Sofia Manzano: 1%

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 09:04h
Tribunal de Contas do Estado

Abertas inscrições para I Seminário Regional de Controle Interno da Chapada Diamantina

 
Foto Reprodução

Numa ação conjunta entre a União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib), o TCE/BA, o TCM/BA e suas respectivas Escolas de Contas, será promovida, nos dias 5 e 6 de maio, das 8h às 17h e 8h às 12h, respectivamente, o I Seminário Regional de Controle Interno – Chapada Diamantina. A ação tem por objetivo capacitar a sociedade civil organizada, servidores e administradores públicos municipais e estaduais sobre temas relacionados à gestão e ao controle das políticas públicas. O evento integra edição presencial do TCE em Campo e ocorrerá no município de Andaraí, no Teatro Municipal Ariadna Fernandes, Praça São Francisco, s/n, bairro Alto do Ibirapitanga. As inscrições podem ser feitas no www.tce.ba.gov.br/eventos.

Os palestrantes serão o presidente da União das Controladorias Internas do Estado da Bahia (Ucib), o controlador geral de Itaberaba, Maike Oliveira; o especialista em licitações e contratos, Ricardo Luiz Souza Santos; o auditor estadual de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Daniel Arruda; o conselheiro substituto do TCM, Ronaldo Sant ́Anna; o auditor federal de Finanças e Controle da CGU, Rodrigo Giudice; o mestre em Ciências Contábeis, Marcus Vinícius; contador e especialista em e-Social, Heleno Rocha.; e advogado, parecerista e professor de Direito Administrativo e Ética, André Malheiros.

Os painéis vão abordar os temas: Controladoria Forte e imagem do G...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 08:40h
Sul da Bahia

Itapetinga: Presidente da Câmara desiste de antecipar eleição

 
Foto Reprodução

O presidente da câmara de Itapetinga, Valquirão (PSD), se aliou a oposição e decidiu antecipar a eleição para a mesa diretora da câmara. A eleição estava marcada para o dia 22.

Valquirão se uniu a bancada de oposição e decidiu lançar o edil Tiquinho (PDT), como candidato a presidente. Mas o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), entrou no circuito e lançou a candidatura de João de Deus (MDB).

Com a movimentação de Rodrigo Hagge ficou inviável a eleição de Tiquinho, já que a maioria dos vereadores decidiram apoiar João de Deus. Com medo da derrota, Valquirão “arregou” e cancelou a eleição. (Políticos do Sul da Bahia - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 08:38h
Oeste da Bahia

LEM: Bahia Farm Show 2022 confirma ocupação de 100% dos espaços comercializados

 

A menos de 45 dias para o seu início, a Bahia Farm Show confirma a ocupação de 100% dos espaços comercializados, se consolidando como o melhor lugar para fechar negócios. O resultado surpreende, de forma positiva, a organização da feira, que desde dezembro passado, começou a ampliar a estrutura do evento em 33%, e vai apresentar, de forma presencial, 320 empresas expositoras que vão levar tecnologia em maquinário e implementos agrícolas, softwares e soluções inteligentes para facilitar o dia a dia do produtor no campo. A Bahia Farm Show será realizada entre os dias 31 de maio e 04 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA). (Foto ilustração)

Com a ampliação, a área construída do Complexo Bahia Farm passará de 144 mil m² para 190 mil m². “Em junho do ano passado, por causa da pandemia da Covid-19, fizemos a primeira feira digital, de cunho mais técnico, transmitido ao vivo, e em dezembro, o lançamento da feira. Os dois eventos transmitidos ao vivo e online pela internet e televisão, levaram a uma grande procura por parte das empresas que queriam estar presentes conosco nesta edição presencial da feira. Apesar de 100% dos espaços comercializados, ainda temos uma lista de espera com empresas interessadas em fazer negócios na Bahia Farm”, afirma Alan Malinski, diretor executivo da Bahia Farm Show. (Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 08:12h
Política

Recurso de Boulos contra Arthur do Val é negado pelo TSE

 
Foto Reprodução

Uma denúncia feita pelo deputado federal, Arthur do Val (União Brasil) e pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil) contra Guilherme Boulos (PSOL) prosperou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A queixa foi feita no último dia 11 de abril.

De acordo com o jornal Estado de S.Paulo, o ministro Mauro Campbell rejeitou recurso de Boulos - que vai tentar uma vaga na Câmara dos Deputados - contra uma multa por ter divulgado uma pesquisa, sem registro oficial, na campanha para prefeito de São Paulo em 2020. (A Tarde - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 07:53h
Sudoeste baiano

Guanambi: Colheita do algodão tem início antecipado e perspectiva para safra é boa

 
Foto Lay Amorim Achei Sudoeste

Graças às mudanças climáticas, a colheita do algodão na região de Guanambi começou antes do esperado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Segundo a entidade, as chuvas ajudaram no desenvolvimento da safra e pararam antes do previsto, favorecendo o início da colheita. Hoje, o Sudoeste Baiano responde por 5,94 mil hectares de um total de 307,65 mil. Para a safra 2021/2022, a associação acredita em boa produção e produtividade. Na região, prevalece o cultivo dos pequenos produtores. O município de Guanambi é um dos polos tradicionais da cotonicultura. Presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi informou que a manutenção e o fortalecimento da cotonicultura na região é uma das prioridades da entidade. “Através de programas de apoio aos pequenos produtores, disponibilizamos tecnologia e orientação técnica e monitoramento, que têm sido essenciais para o incremento da produtividade nas lavouras regionais”, destacou. (Achei Sudoeste - Foto Lay Amorim) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 07:24h
Feira de Santana

Fernando Torres não esconde arrependimento em devolver R$ 2,4 mi a Prefeitura

 

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Fernando Torres (PSD - foto ilustração) não esconde seu arrependimento em ter repassado R$ 2,4 milhões do duodécimo, em 2021, economizado no legislativo, para a Prefeitura Municipal. Até hoje não foi informado em que foi investido. Esse ano pensa diferente, vai investir na própria Câmara Municipal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2022 07:19h
Ida a Antônio Cardoso

Mario Negromonte: "A prefeita Lu de Gel (PP) me apoia para federal"

 

O deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP) minimizou a foto feita ao lado de governistas e reforçou seu apoio às pré-candidaturas de Neto e Leão. “Estive nas comemorações dos 60 anos do município de Antônio Cardoso, que a prefeita Lu de Gel (PP) me apoia para federal. Fiz uma foto, por cortesia, com o prefeito de Tanquinho (PT), município vizinho, que também me apoia”, declarou.  “Mas isto não muda nada, não altera minha felicidade com a aliança do PP com o União Brasil. E eu me orgulho de estar ajudando a construir esse grande projeto com ACM Neto e João Leão”, defendeu o parlamentar. (Foto ilustração)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia