Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 07:24h
Apoio na infraestrutura

Binho Galinha: Temos que dar dignidade ao Minha Casa Minha Vida

 

Preocupado com as questões sociais, o empresário Binho Galinha (foto ilustração) defendeu maior atenção dos poderes públicos para os condomínios do Minha Casa Minha Vida em Feira de Santana. “O que vemos são moradores carentes de infraestrutura, saúde e educação. Os governos federal, estadual e municipal têm que fazer a sua parte, pois quem está nesses imóveis são pessoas carentes e de baixa renda”, argumentou Binho que é pré-candidato a deputado estadual.
   

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 07:23h
Câmara Municipal

Sem quórum sessão é cancelada. Salário dos vereadores serão descontados?

 

Entre os vereadores presentes ontem pela manhã na Câmara Municipal de Feira de Santana, que acabou não tendo sessão por falta de quórum, um questionamento. Será que vão descontar o dia dos faltosos? Com as presenças de Jerônimo Rodrigues e ACM Neto, as atenções da maioria dos vereadores foram para a política.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 07:22h
Eleições na Bahia

Benito Gama vai tentar o sexto mandato de deputado federal

 

O ex-deputado federal Benito Gama (PP), em contato com o site Bahia na Política, disse que vai tentar seu sexto mandato. Benito, que já presidiu o PTB Nacional, foi secretário da Fazenda na Bahia. O mesmo informa que está com ACM Neto e Cacá Leão nas eleições de 2022.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 07:20h
Feira de Santana

Ronaldistas tem maioria esmagadora no apoio do MDB a ACM Neto

 

Observadores de plantão, e fazedores de intrigas, no ato de apoio do MDB à pré-candidatura a governador de ACM Neto (UB) em Feira de Santana estimaram que 85% dos presentes são ronaldistas. Mesmo o convite partindo do MDB.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 07:17h
Eleições 2022

Conceição do Jacuípe: Juliene será candidata a deputada estadual

 

Ex-candidata a prefeita em 2020, Juliene Vieira (PP-foto) será candidata a deputada estadual pela cidade de Conceição do Jacuípe e região. Vereadora por Berimbau, Juliene disse ao site Bahia na Política quer ser a força da mulher na AL-BA pela sua região.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 07:14h
Feira de Santana

João Leão tem encontro com lideranças e setores da imprensa

 

O vice-governador João Leão (PP), que é candidato a deputado federal, logo após o encontro do MDB, teve almoço com lideranças da região, pré-candidatos a deputado federal e estadual, além de alguns profissionais de imprensa. “Estou feliz aqui com vocês. Vamos ganhar e estaremos todos juntos na vitória. Agradeço a presença de todos”, declarou Leão no almoço.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 07:10h
Feira de Santana

Rei Momo até que insistiu para que ACM anunciasse José Ronaldo como vice

 

O Rei Momo, que não esconde sua admiração pelo ex-prefeito José Ronaldo (UB), ontem pela manhã, ao lado de ACM Neto (UB), fustigou para que o mesmo anunciasse José Ronaldo na vaga de vice. Depois da terceira vez, ACM Neto pediu um tempo. De pronto Rei Momo parou.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 07:07h
ACM Neto

Almoço: Grupos de Rui Costa e ACM Neto congestionaram

 

Com as presenças de Rui Costa (PT) e comitiva e ACM Neto, pela manhã em Feira de Santana, na hora da gororoba, muitos preferiram o mesmo restaurante. João Leão e comitiva, Jerônimo Rodrigues, Geraldo Júnior e comitiva e Evaldo Martins e amigos. Cada qual no seu canto.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 07:01h
Feira de Santana

Em evento do MDB, Colbert alfineta Rui e cobra de Neto Centro de Convenções e Aeroporto

 

Durante pronunciamento no evento do MDB, com a presença do pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil), o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (foto ilustração), alfinetou o governador Rui Costa e cobrou que Neto, se eleito, faça obras não concluídas pela gestão petista. “A Bahia vai voltar ao rumo que nós queremos. O governador está aqui na cidade, mas o vice-governador está aqui ao nosso lado, é necessário que tenhamos consciência disso", disse. O gestor feirense cobrou que, se eleito, ACM Neto faça obras importantes para Feira de Santana. "Que tenhamos esse Centro de Convenções, que o Aeroporto funcione”, disse, citando ainda os grandes índices de violência na cidade e que foram atribuídos à falta de atenção do governo petista com a segurança pública. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 06:59h
Feira de Santana

Lulinha descarta apoiar Eremita Araújo para presidente do legislativo

 

O vereador Lulinha da Conceição (UB), que tem se queixado da vereadora Eremita Araújo (PSDB), de que quando está na presidência do Legislativo atropelar o regimento da Casa, desabafou. “A senhora podia ter até o meu apoio para presidente, mas desse jeito tem não”.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 06:56h
Eleições na Bahia

João Roma pode empurrar ACM Neto para Lula

 

A candidatura de João Roma (foto ilustração) a governador da Bahia só empurra ACM Neto (UB) para apoiar Lula, num eventual segundo turno. É que João Roma pode tirar a vitória de Neto no primeiro turno. Tudo que ACM Neto não quer é disputar duas eleições.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 06:55h
Candidatura própria

Parte do PSDB acha Tebet fraca e parte do MDB já está com Lula

 

Tucanos de grande penagem, que se opõem à aliança com o MDB, citam dois fatores para que o PSDB escolha novo nome para a disputa à presidência: o “fraco” desempenho de Simone Tebet, abaixo de três pontos nas últimas pesquisas, e a falta de apoio da ala veterana do partido que, além de criticar a senadora, está fechada com Lula e Alckmin.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 06:52h
Projeto 2023

João Doria pode ser presidente nacional do PSDB

 

O que o futuro do ex-governador João Doria (PSDB - foto ilustração) lhe reserva. A informação é que o mesmo deseja ser presidente nacional do PSDB. E com isso, se projetar para as eleições de 2026. É jovem, quer ser candidato a presidente do Brasil no futuro.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 06:29h
Feira de Santana

Professor Ivamberg alerta para os problemas que o homeschooling podem causar

 

Com a aprovação do ensino domiciliar, o chamado homeschooling, pela Câmara dos Deputados, o vereador Professor Ivamberg (PT - foto ilustração) demonstrou sua preocupação com o estilo de ensino e os problemas que isso pode acarretar na vida dos estudantes. Ele destacou que no bojo do projeto diz que um dos pais tem que ter ensino superior. “Aqui, principalmente quando vem para o Nordeste, que o nível de desenvolvimento educacional não atingiu sua excelência, vemos muitos pais que não têm ensino superior, mas minhas críticas vêm sob outro aspecto, isso representa primeiro a garantia constitucional de educação”, avaliou. 

Ivamberg citou a necessidade de socialização. “Na escola não apenas se escolariza, mas é o local onde as crianças têm a socialização, o contato com outros alunos, que vem com diversos saberes e conhecimento de suas casas, cada um tem o seu ensinamento, sua forma de criar. A escola para além desse ensino domiciliar cria nessa criança a possibilidade de convivência com outras crianças, para além disso pode cair no abandono intelectual. Como vamos saber que naquela casa os pais têm o conhecimento necessário de desenvolver nos alunos as competências e habilidades necessárias para aquela série que eles estão estudando”, pontuou e disse esperar que o Senado rejeite a proposta. (Daniela Oliveira) 

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 06:19h
Feira de Santana

Correia Zezito chama atenção para projetos iguais a leis já existentes na Câmara

 

A tramitação de projetos com o mesmo teor de leis já aprovadas no passado foi tema do discurso do vereador Correia Zezito (Patriota - foto ilustração), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, citando que tem um projeto de sua autoria, de 2014, e agora está tramitando outro com conteúdo semelhante. “Gostaria que o gerente do Legislativo, Dr. Eduardo Pimentel, que é muito competente, observasse, pois acredito que o Legislativo tem que se atentar para não deixar tramitar projetos já existentes na Casa”, disse. Correia cobrou ainda que a Superintendência de Trânsito faça cumprir seu projeto, que agora é lei aprovada, que entre os semáforos e a faixa de pedestres exista um espaço para motocicletas. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 06:00h
Corrida presidencial

Pesquisa Datafolha para presidente: Lula tem 48%; Bolsonaro, 27%; Ciro, 7%

 

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 27%. As eleições estão marcadas para outubro. (Foto ilustração: Lula e Bolsonaro)

A seguir aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%. O deputado federal André Janones (Avante) e a senadora Simone Tebet (MDB) têm 2%.

Os pré-candidatos Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) ficam com 1%. Os demais não pontuaram.

A parcela dos que dizem que votarão em branco ou nulo representa 7% dos entrevistados. Os indecisos somam 4%.

De acordo com o Datafolha, Lula venceria no primeiro turno com 54% dos votos válidos. Bolsonaro ficaria com 30%.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Foram ouvidas 2.556 pessoas face a face entre quarta-feira (25) e esta quinta (26). A pesquisa, encomendada e divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, foi registrada na Justiça Eleitoral com o número BR-05166/2022. O nível de confiança da pesquisa é 95%.

O Datafolha também testou três cenários de segundo turno. Confira abaixo.

Primeiro turno

Intenção de voto ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 05:40h
Polícia Rodoviária Federal

PRF afasta envolvidos na morte de homem sufocado dentro de viatura

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou ontem (26) o afastamento dos agentes envolvidos na morte de Genivaldo de Jesus Santos, ocorrida durante uma abordagem feita ontem (25) por policiais rodoviários federais na BR-101, em Sergipe. Em nota, a corporação afirmou que instaurou um processo disciplinar “para elucidar os fatos” e os agentes foram afastados das atividades de policiamento. (Foto ilustração)

“A Polícia Rodoviária Federal informa que está comprometida com a apuração inequívoca das circunstâncias relativas à ocorrência no estado de Sergipe, colaborando com as autoridades responsáveis pela investigação. A PRF instaurou processo disciplinar para elucidar os fatos e os agentes envolvidos foram afastados das atividades de policiamento”, afirmou a PRF em nota.

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para apurar o caso e já iniciou as diligências para esclarecer “o mais breve possível” o ocorrido, conforme afirmou em nota.

Por meio de suas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse nesta quinta-feira que determinou que a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal abrissem investigação sobre a ocorrência. “Nosso objetivo é esclarecer o episódio com a brevidade que o caso requer”, escreveu o ministro.

Imagens veiculadas na internet mo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 05:30h
Setor do Petróleo

Petróleo tem máxima de 2 meses com oferta apertada

 

Os preços do petróleo subiram cerca de 3% para uma máxima de dois meses nesta quinta-feira, com sinais de oferta apertada antes da temporada de verão nos EUA. (Foto ilustração)

Enquanto isso, a União Europeia discutia com a Hungria sobre os planos de proibir as importações de petróleo da Rússia como consequência da invasão da Ucrânia.

Os comerciantes também observaram que os preços do petróleo seguiram um aumento nas ações e algum enfraquecimento do dólar americano em relação a uma cesta de moedas, o que torna a commodity mais barata quando comprada em outras moedas.

Os futuros do Brent subiram 3,37 dólares, ou 3,0%, para fechar a 117,40 dólares por barril, enquanto o petróleo dos EUA subiu 3,76 dólares, ou 3,4%, encerrando a 114,09 dólares.

Depois de subir por seis dias consecutivos, o Brent fechou em seu nível mais alto desde 25 de março. O WTI atingiu seu nível mais alto desde 16 de maio. (Por Scott DiSavino)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa sobe mais de 1% com exterior e alívio na curva de juros

 

O principal índice da bolsa brasileira teve firme alta nesta quinta-feira, diante de dia positivo em Wall Street, após uma série de dados econômicos fracos nos Estados Unidos corroborar a leitura de que o banco central norte-americano não deve elevar os juros de modo mais agressivo. (Foto ilustração)

O mercado também foi beneficiado por queda nos juros futuros localmente.

B3 e Itaú Unibanco foram as maiores contribuições aos ganhos do índice, enquanto Cielo disparou após o JPMorgan elevar recomendação para o papel. O setor de energia elétrica caiu em bloco do outro lado.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa subiu 1,31%, a 112.031,57 pontos, no maior fechamento desde 20 de abril. O volume financeiro foi de 24 bilhões de reais. (Por Andre Romani)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar à vista fecha em queda de 1,23%, a R$4,7619

 

O dólar fechou em queda de mais de 1% e no menor patamar em mais de um mês nesta quinta-feira, na casa de 4,76 reais, mais uma vez sob a batuta dos preços de ativos de risco no exterior, que melhoraram na parte da tarde e minaram a atratividade da moeda norte-americana. (Foto ilustração)

O dólar à vista caiu 1,23%, a 4,7619 reais na venda. É o valor mais baixo desde 20 de abril (4,6186 reais).

Na jornada, a cotação variou de 4,8449 reais (+0,50%) a 4,7509 reais (-1,45%).

O real teve neste pregão o maior ganho ante o dólar considerando uma cesta de 33 pares relevantes.

Na parcial da semana, o dólar perde 2,25%, aprofundando a queda no mês para 3,67%. Em 2022, a moeda cede 14,56%. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil teve 33,9 mil novos casos e 143 mortes em 24 horas

 

O Brasil registrou, em 24 horas, um total de 33.910 novos casos de covid-19. No mesmo período, foram confirmadas 143 mortes em decorrência do vírus, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (26) pelo Ministério da Saúde, com base em dados enviados pelas secretarias estaduais e municipais de saúde. (Foto ilustração)

O número total de casos confirmados da doença, desde o início da pandemia, é de 30.880.512, e o de óbitos chegou a 666.180.

Ainda segundo o boletim, 29.917.271 pessoas se recuperaram da doença e 297.061 casos estão em acompanhamento.

O boletim ainda informa que há 3.271 óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em investigação, casos em que pode ser confirmada a morte por covid-19 poteriormente.

Estados

Em número de infecções, São Paulo lidera entre os estados com mais de 5,4 milhões de casos, seguido por Minas Gerais (3,39 milhões), Paraná (2,50 milhões), Rio Grande do Sul (2,41 milhões) e Rio de Janeiro (2,18 milhões).

Entre as mortes por covid-19, o estado de São Paulo com 169.118 casos, seguido por Rio de Janeiro (73.791), Minas Gerais (61.533), Paraná (43.289) e Rio Grande do Sul (39.490). O menor número de mortes foi registrado no Acre (2.002), Amapá (2.133), Roraima (2.152) e Tocantins (4....

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia não registra óbito por Covid-19, em 24h, pelo segundo dia consecutivo

 

O boletim epidemiológico desta quinta-feira feira (26) não registra óbito por Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 389 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 317 recuperados (+0,02%). Dos 1.547.761 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.517.327 já são considerados recuperados, 512 encontram-se ativos e 29.922 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.878.088 casos descartados e 334.563 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quinta. Na Bahia, 63.394 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 11.611.600 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.681.791 com a segunda dose ou dose única, 5.826.300 com a dose de reforço e 192.718 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 933.975 crian&cc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.05.2022 05:00h
Feira de Santana

Festa do Vaqueiro de Ipuaçu desta sexta a domingo

 

Figura marcante na história cultural de Feira de Santana, os vaqueiros serão mais uma vez homenageados pelo Município. A programação entre esta sexta-feira, 27, e domingo, 29, será no distrito de Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), com a realização da 21ª Festa do Vaqueiro. (Foto ilustração)

A abertura das homenagens está prevista para as 17h30 com a tradicional procissão levando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, partindo da casa do vaqueiro Domingos (Dú), na fazenda Umbuzeiro. Logo após haverá a celebração da palavra, e, na sequência, os shows musicais de Jailton Silva, Letícia Brasil e Mania de Paquerar.

No sábado, 28, às 19h, a programação ficará por conta dos shows de Oliveira dos Teclados, Anderson Silva, Moisés Almeida e Roque Salles. Já no domingo, 29, será realizada a cavalgada e desfile do vaqueiro, com concentração às 11h na Praça Pedra da Canoa e saída às 13h. Logo depois subirão ao palco para animar os participantes Rena Boy, A Vaqueirama, Sela Vaqueira e Menina Faceira.

A realização da Festa do Vaqueiro de Ipuaçu é da Prefeitura de Feira de Santana, por meio das secretarias municipais de Agricultura e Cultura, Esporte e Lazer. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 17:17h
Feira de Santana

OAB Feira discute "Direito do Consumidor - desafios e perspectivas"

 
Foto Reprodução

A OAB Subseção Feira de Santana sediou, na noite desta quarta (25), em seu auditório, um evento com o tema "Direito do Consumidor - desafios e perspectivas". Palestraram, na ocasião, a juíza da 6ª Vara Cível, Dra. Regianne Tiba Xavier; o advogado e professor Dr. Josinaldo Leal, e o superintendente do PROCON - Superintendência Municipal de Direito do Consumidor, Maurício Carvalho.

De acordo com Dr. João Gabriel Barbosa, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB Feira, a realização de eventos como este são de suma importância, principalmente, para a sociedade. “Nomes de grande relevância no cenário consumerista do Estado como o da juíza Dra. Regiane Tiba Xavier, engrandecem o trabalho feito pela comissão e ajudam a esclarecer as dúvidas de muitas pessoas, principalmente no mundo de hoje, em que enfrentamos muitos problemas nestes tipos de relações”, declara.

As inscrições do evento foram feitas pelo e-mail para comissaoconsumidor.oabfsa@gmail.com, que está disponível para demais dúvidas, e os participantes receberam certificados de 4 horas. (Assessoria - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 16:00h
Câmara Federal

Lira cria comissões para analisar propostas de emenda à Constituição

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL-Foto), determinou a criação de duas comissões especiais para analisar propostas de emenda à Constituição.

A primeira vai analisar a PEC 39/21, do Senado, que busca limitar os recursos a serem analisados pelo Superior Tribunal de Justiça. Essa comissão terá 34 deputados titulares e igual número de suplentes. O texto teve a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça nesta semana.

A outra comissão criada vai analisar a PEC 169/19, do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), que autoriza o servidor a acumular cargo e professor com cargo de qualquer outra natureza. Hoje, o acúmulo só é permitido para cargos técnicos ou científicos. O colegiado terá 18 titulares e 18 suplentes. Essa proposta foi admitida pela CCJ em novembro de 2019.

A partir do ato de criação, caberá às lideranças partidárias indicar os integrantes das duas comissões para que elas possam ser instaladas. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 15:10h
Governo do Esatado

Governador Rui Costa entrega sistema de abastecimento de água em Feira de Santana

 

Em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, o Governo do Estado entregou, nesta quinta-feira (26), a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município. Foram investidos R$ 44,5 milhões na obra do sistema, que passa a ter capacidade de reservação de mais 24 mil metros cúbicos, beneficiando cerca de 400 mil habitantes da região. (Foto ilustração)

“A entrega faz parte de um investimento seqüencial do Governo do Estado no município, com o objetivo de garantir água potável e de qualidade para a população. Ao todo, somente em reservatórios e reforço para a reservação, são R$ 150 milhões já de obras concluídas”, explicou o governador Rui Costa.

De acordo com a diretora de Empreendimentos da Embasa, Rita Bonfim, o Sistema de Reservação Tomba entregue nesta quinta é a última etapa da macrodistribuição de Feira de Santana. “A entrega inclui ainda a primeira etapa da adutora. Em 2016, inauguramos o sistema de reservação e macrodistribuição da região norte, e, em 2018, da região leste”, explicou.

Mais R$ 143 milhões serão licitados e destinados para outras melhorias que estão sendo realizadas no abastecimento de água da região, com a ampliação do sistema produtor e adutor do SIAA, que irá beneficiar, além de Feira de Santana, os municí...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 14:29h
Feira de Santana

Movimento de resistência do MDB em Feira leva nome de Herzem Gusmão

 
Foto Reprodução

Denominado de "Movimento de Resistência Herzem Gusmão", o MDB de Feira de Santana recebeu o pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), nesta quinta-feira (26), no auditório da CDL, para declarar seu apoio ao democrata. O evento contou com a presença do prefeito de Feira de Santana e principal nome do MDB na cidade, Colbert Martins, além do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, do pré-candidato ao Senado, Caca Leão (PP), e do vice governador e pré-candidato a deputado federal, João Leão.

Neto destacou a importância do apoio da sigla no município, uma vez que o MDB estadual marcha ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT).

"Movimento que mostra que nossa pré-candidatura ultrapassa as barreiras dos partidos políticos, está alicerçada na vontade do povo baiano", destacou.

José Ronaldo disse não se surpreender com a postura do MDB feirense. "A história do partido se confunde com a história de Feira. A posição adotada não é surpresa, aqui existe uma história. Este é um gesto grandioso de democracia", acredita. 

Herzem Gusmão foi o prefeito reeleito de Vitória da Conquista, um dos grandes nomes do MDB na Bahia que apoiava Neto, e faleceu vítima da Covid 19. (Daniela Oliveira - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 14:00h
Imbróglio dos preço dos combustíveis

Guedes rebate governadores sobre ICMS: "São despreparados, ingratos ou militantes"

 

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto ilustração), rebateu as críticas de governadores ao projeto aprovado ontem na Câmara que reduz alíquotas do ICMS para energia e combustíveis. Ao citar que o governo federal repassou cerca de R$ 500 bilhões aos Estados e municípios desde o início da pandemia, o ministro disse que governadores que reclamam do tema são “despreparados, ingratos, militantes ou estão fazendo política”.

“Os Estados receberam uma fortuna fabulosa. Nunca se transferiu tanto para Estados e municípios. Perdemos receita, mas mantivemos e aceleramos receitas para eles (os Estados)”, disse.

Guedes detalhou os repasses e lembrou que foram R$ 260 bilhões via Fundeb, R$ 90 bilhões em diferimento e dívidas, R$ 60 bilhões em recursos livres, como destinado ao transporte urbano, além de R$ 68 bilhões da Lei Kandir e R$ 19 bilhões da cessão onerosa do petróleo. “A história vai nos julgar”.

Ontem, a Câmara aprovou o projeto de lei que estabelece um limite de 17% no ICMS sobre bens e serviços que passam a ser considerados essenciais. A iniciativa é do governo federal e é defendida como maneira de tentar conter preços de combustíveis e energia elétrica. Foram 403 votos a favor e 10 votos contra.

Governadores reclamam da aprovação do texto, ao citar que vão perder dezenas de bilhões de reais em...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 13:00h
Tributos federais

Arrecadação de impostos alcança R$ 195 bilhões em abril, melhor resultado para o mês desde 2000

 

A arrecadação de impostos e contribuições federais no Brasil somou R$ 195,085 bilhões em abril, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (26) pela Receita Federal. O resultado é o melhor para o mês desde 2000. (Foto ilustração)

O montante corresponde a um acréscimo real (acima da inflação), de 10,94%, na comparação com abril de 2021. No período acumulado de janeiro a abril de 2022, a arrecadação alcançou o valor de R$ 743,217 bilhões, também a maior dos últimos 22 anos para os quatro meses.

De acordo com o Fisco, a alta pode ser explicada, principalmente, pelo crescimento dos recolhimentos, sobretudo de IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido), que totalizaram uma arrecadação de R$ 48,104 bilhões em abril.

A arrecadação das receitas federais (administradas pelo Fisco) e de outras receitas recolhidas por Darf ou GPS, porém administradas por outros órgãos, atingiu o valor de R$ 195,085 bilhões no mês de abril de 2022 e de R$ 743,217 bilhões no período de janeiro a abril de 2022.

No mês, a Receita Previdenciária teve arrecadação de R$ 42,613 bilhões, com alta real de 7,69%. O resultado pode ser explicado pelo aumento da massa salarial por meio da criação de postos de trabalho e pelo bom des...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 12:00h
Justiça Eleitoral

TSE aprova formação de federações de PSDB-Cidadania e PSOL-Rede

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (26), a criação de duas novas federações partidárias: uma formada por PSDB e Cidadania, e outra por PSOL e Rede Sustentabilidade. (Foto ilustração)

As legendas de cada federação atuarão como se fossem um partido único no Congresso pelos próximos quatro anos, dividindo recursos do Fundo Partidário, tempo de televisão e unificando o conteúdo programático.

Segundo os ministros da Corte, as legendas cumpriram todos os requisitos exigidos pela Justiça Eleitoral e apresentaram a documentação necessária.

Em um voto breve, o relator do pedido de registro feito por PSDB e Cidadania, Ricardo Lewandowski, defendeu a liberdade de organização partidária.

“O artigo 17 da Constituição da República assegura aos partidos políticos a autonomia para definir sua estrutura interna, de maneira que as previsões estatutárias devem garantir o respeito às deliberações de seus órgãos, nas mais diferentes esferas. Tal posicionamento não colide com a aludida liberdade de organização e deve estar presente nos estatutos das federações”, disse.

Na última terça-feira (24), o TSE aprovou o pedido de criação da federação formada por PT, PCdoB e PV, chamada ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 11:00h
Feira de Santana

Inscrições para instrutores do Pré-ENEM terminam nesta quinta

 

Estudantes de graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que estejam cursando do 5º ao 7º semestre, têm até hoje, 26, para se inscrever concorrendo uma vaga para atuar no Curso Preparatório para Ingresso no Ensino Superior (Pré - ENEM Social). (Foto ilustração)

O candidato interessado deve comparecer à Igreja Evangélica Avivamento Bíblico (Av. Senhor dos Passos, 26, Centro) munido de cópia autenticada do RG, CPF e título eleitoral, com comprovante de quitação junto a Justiça Eleitoral; Declaração de antecedentes criminais; Atestado de sanidade física e mental; Certificado militar para os candidatos do sexo masculino; Comprovante de residência; Guia de matrícula; Foto 3x4 atualizada e comprovante de vacinação do Covid-19 (no mínimo segunda dose).

A seleção será feita através de duas etapas eliminatórias, sendo a 1ª fase por meio de análise curricular e a 2ª fase por avaliação de aula expositiva pela banca examinadora da Sedeso (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social).

Estão sendo ofertadas 16 vagas imediatas e 48 para cadastro reserva, sendo elas para Química, Espanhol, Matemática, Geometria, Geografia Física, Geografia Humana, Física, Redação, Literatura/Interpretação de Textos, Gramática, Biologia, História Geral, História do Brasil, Inglês, Filos...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 10:30h
Operação Falso Positivo

PF faz operações contra estudantes suspeitos de fraude no CadÚnico

 

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (26) 16 mandados de busca e apreensão contra estudantes de medicina suspeitos de falsificar documentos para receberem bolsas integrais em universidade no norte do Rio de Janeiro. A Operação Falso Positivo cumpre mandados em seis cidades do Rio e Espírito Santo. (Foto ilustração)

De acordo com a PF, os estudantes se inscreviam no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal para se passarem por pessoas de baixa renda, com o uso de documentos falsos. Assim, conseguiam receber suas bolsas de estudo.

Além disso, segundo a PF, os alunos ou seus pais receberam, de forma irregular, o Auxílio Emergencial, criado pelo governo federal para enfrentar os efeitos da pandemia de covid-19.

Doze pessoas, entre alunos e pais, já foram indiciadas no decorrer das investigações. Entre as provas usadas pela PF estão movimentações bancárias, obtidas por meio de quebra de sigilo, que seriam incompatíveis com uma pessoa que teria a renda baixa.

Os investigados poderão responder por crimes de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa. Os mandados, expedidos pela 2ª Vara Federal de Campos, estão sendo cumpridos nas cidades fluminenses de Campos, Itaperuna e São Francisco de Itabapoana, além dos municípios capixabas de Linhares, Cachoeiro do Itapemirim e Mimoso do Sul. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 10:07h
Ministério Público Estadual

Alagoinhas: Promotoria de Justiça Regional implanta Secretaria Processual

 
Foto Reprodução

Membros e servidores do Ministério Público estadual se reuniram na terça (24) e quarta (25) para implantação da Secretaria Processual da Regional de Alagoinhas. A adesão às Secretarias Processuais integra o Plano Estratégico 2011/2023, que visa a implementar a iniciativa em todas as unidades do MP a fim de aumentar a produtividade e a eficiência da Instituição.

A Secretaria Processual é uma unidade centralizada de trabalho que tem como objetivo fornecer o serviço técnico e operacional necessário à atuação dos promotores de Justiça na execução de suas atribuições, conforme os fluxos e matrizes mapeados pelo Grupo de Trabalho da Secretaria Processual em conjunto com o Grupo de Diretrizes Gerais.

Estiveram presentes na Regional de Alagoinhas o promotor de Justiça e coordenador da Gestão Estratégica Lourival Miranda de Almeida Júnior, o promotor de Justiça e integrante da Equipe de Diretrizes Gerais da Secretaria Processual Rui Gomes Sanches e os servidores Ana Carla Sales Passos Martins, secretária executiva da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Mônica Leal Brasil Ribeiro, Thiago Sampaio Dantas e Fabio Henrique Kuentzer, integrantes da Unidade de Gerenciamento e Suporte a Processos, que foram recepcionados pela promotora de Justiça Tereza Jozilda Freire de Carvalho e por servidores da regional.

A equipe de implantação realizou, ainda, reuniões com o Coordenador da Regional,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 09:45h
Salvador

Salvador: Professores da rede municipal de ensino decidem manter greve

 
Foto Reprodução

Os professores da rede Municipal de Ensino de Salvador decidiram manter a greve iniciada na última quinta-feira (19). A decisão foi divulgada nesta quarta (25), por meio de nota, após uma votação realizada pela categoria.

Os trabalhadores ainda informaram que autorizaram o Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia (APLB) a apresentar uma contra proposta à prefeitura, com o índice de reajuste de 23% mais duas referências. Até a terça-feira (24), os trabalhadores pediam um reajuste salarial de 33,24%.

Os trabalhadores informaram que farão uma lavagem na Secretaria Municipal da Educação (SMED), na quinta-feira (25), às 9h, e uma nova assembleia com a categoria, no Ginásio de Esportes dos Bancários, na sexta-feira (26), às 8h.

Já o secretário de educação de Salvador, Marcelo Oliveira, afirmou que os professores da rede municipal recebem salários acima do piso nacional e os municípios e estados não são obrigados a conceder 33,24% de reajuste a todos os profissionais da área.

Segundo ele, após decisão do Governo Federal, em fevereiro o piso passou a ser de R$ 3.845. Na capital baiana, ele é de R$ 4,3 mil, quase 12% maior do que o nacional.

Ainda de acordo com o líder da pasta, a atual proposta, com reajuste de 6% e duas progressões de nível, foi um acordo construído ao longo de negocia&cce...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 08:57h
Feira de Santana

Presenças de Rui e ACM Neto em Feira derrubam sessão da Câmara

 

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Feira de Santana, desta quinta-feira (26), foi cancelada por falta de quórum. Para iniciar os trabalhos são necessários, até 8h45, a presença de sete vereadores, até este horário estavam presentes apenas Correia Zezito (Patriota), Eremita Mota (PSDB), José Carneiro Rocha (MDB), Lu de Ronny (MDB), Lulinha (União Brasil) e Professor Ivamberg (PT). A ausência dos vereadores se deu por conta da presença, em Feira de Santana, do governador Rui Costa (PT) e do pré-candidato Jerônimo Rodrigues e de um encontro do MDB com o pré-candidato ACM Neto (União Brasil)

O detalhe é que prevendo o esvaziamento da sessão, o vereador Correia Zezito (Patriota) ontem chegou a propor a suspensão da sessão, sugestão que foi ignorada e nem chegou a ser votada pelo plenário. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 08:44h
Cultura

Começa nesta quinta a 1ª edição do congresso nacional de zouk em Feira de Santana

 

Pré-party, módulo extra para iniciantes, palestra, aulas, bailes temáticos e after estão na programação do Embrazouk Congress a partir desta quinta-feira (26). Até o domingo (29) serão mais de 40 horas com música ao vivo, 23 profissionais nacionais e internacionais, 3 bailes e 8 Deejay's.

Promovido pelos jovens feirenses responsáveis pelo perfil @embrazouk no Instagram, página que expandiu a nível mundial com promoção de eventos e palestras online para dançarinos e simpatizantes da vertente da dança de salão zouk durante a pandemia, esta primeira edição do congresso é um anseio de todo o público como forma de “reencontro dançante”.

“Já está sendo inesquecível realizar nosso primeiro congresso com direito ao toque, ao abraço, à conexão, à sintonia, sobretudo ao reencontro por meio da dança”, declara a gestora de projeto Jocarla Chagas. “Depois de tanto tempo virtualmente é bom poder reunir todo mundo, de todo lugar, aqui, em Feira de Santana, nossa cidade, que tem sido reconhecida pelo empenho e potencial de sempre envolver mais gente e ‘embrazar’ com zouk”, completa o gestor de desenvolvimento Vinícius Araújo.

Aberta ao público, a palestra “um novo olhar sobre a dança de salão”, às 20h da sexta-feira (27), convida todos a refletir e conhecer melhor o papel cultural e promotor de saúde da dan&cc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 08:08h
Sul da Bahia

Ilhéus: Presidente da Câmara desiste de tentar reeleição para a presidência

 
Foto Reprodução

O presidente da câmara de vereadores de Ilhéus, Jerbson Moraes(PSD), desistiu da reeleição. Ele tentou mudar o regimento da casa para viabilizar a reeleição, mas não obteve o apoio dos vereadores.

Na noite de quarta-feira Jerbson Moraes comunicou aos vereadores que estava desistindo da reeleição. Já que um vereador teria retirado a assinatura da proposta para mudar o regimento.

A expectativa é que o prefeito Marão (PSD), vai se reunir com sua base após a sucessão estadual para definir quem será o candidato a presidente. (Políticos do Sul da Bahia - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 07:46h
Feira de Santana

Remanejamento financeiro do São João requer habilidade

 

Se não há boa vontade na oposição em aprovar o remanejamento orçamentário de R$ 1,1 milhão para os festejos juninos, pedida pelo Prefeito Colbert Martins (MDB) à Câmara Municipal de Feira de Santana, falta na liderança do governo habilidade para chegar a um entendimento. É que o vereador petista Silvio Dias (PT) acha que não se deve tirar recursos da Seprev. Está na hora do governo sugerir alternativas para que o remanejamento seja feito, em regime de urgência, já que os festejos acontecem no mês de junho. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 07:42h
Controle partidário

Dayane Pimentel assume controle do União Brasil em Feira

 

A deputada federal Dayane Pimentel, que já foi presidente do PSL na Bahia, após a fusão com o DEM, criando o União Brasil, agora controla a legenda em Feira de Santana. Ficou com a presidência da Comissão provisória Alberto Pimentel, esposo da deputada. O mandato é de 17 de maio a 17 de novembro de 2022. Dayane Pimentel, que é candidata à reeleição, foi candidata a prefeita em 2022 no município, tendo destaque na disputa pelo então PSL. (Foto ilustração: Dayane Pimentel e Alberto Pimentel)

 

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 07:34h
Feira de Santana

Colbert Martins explica José Ronaldo fora do convite do MDB

 

Comentário feito pelo site Bahia na Política, de que achou estranho o nome de José Ronaldo não estar no convite do MDB para o ato de adesão a ACM Neto, pré-candidato a governador, teve resposta. O prefeito Colbert Martins (MDB-foto ilustração) disse que não foi nada demais, pois é um evento do MDB, mas José Ronaldo (UB) terá todas as honras no encontro hoje pela manhã na CDL. “José Ronaldo é um grande líder, de Feira e da Bahia e nós estamos juntos. Ele vai estar lá no encontro e vamos recebe-lo com as honras de grande liderança”, declarou Colbert Martins.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia