Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 07:32h
Eleições na Bahia

ACM Neto diz que é oposição ao governo federal e agrada Lula

 

O pré-candidato a governador ACM Neto (UB-foto ilustração) declarou pela primeira vez, ontem à tarde, que é oposição ao governo federal, mesmo tendo apoio de aliados de Jair Bolsonaro, como o PP e Republicanos. Gosta de Lula, mas desagrada o PT da Bahia, que tem Jerônimo Rodrigues como pré-candidato a governador.

  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 07:29h
Eleição de senador

Cacá Leão precisa conversar com as bases de ACM Neto

 

Na mira da campanha de ACM Neto, o pré-candidato ao Senado Cacá Leão (PP-foto ilustração) precisa chegar aos dois dígitos até a Convenção Partidária. E aí é consenso, ou Cacá Leão faz uma campanha paralela à chapa ou seu nome vai continuar com números pífios. Está na hora de Leão e Cacá fazerem o corpo a corpo para buscar apoios. Afinal, Otto Alencar está nadando de braçada.
   

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 07:28h
Brasil

Cidadania se antecipa e diz que está com Simone Tebet

 

O Cidadania, partido que está na federação com o PSDB, se antecipou. Está com a senadora Simone Tebet para presidente. Roberto Freire entende que há um acordo de apoio, após desistência de João Doria (PSDB) da disputa.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 07:22h
Rio de Janeiro

Direita e esquerda ideologiza assassinato de 25 pessoas

 

A operação da Polícia Militar na região da Penha, na favela da Vila do Cruzeiro, no Rio de Janeiro, em que foram assassinadas 25 pessoas, acabou sendo ideologizada pelas forças de direita e esquerda. A direita apoia a ação dos policiais e as de esquerda, contra o massacre, defendem uma apuração rigorosa do MP e dos Direitos Humanos. (Foto ilustração: Vila Cruzeiro - operação policial)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 07:21h
Eleições 2022

Encontro de Colbert para receber ACM Neto acirra relação com MDB

 

O anúncio do prefeito Colbert Martins (MDB) de que seus aliados no MDB em Feira de Santana vão apoiar ACM Neto (UB) para governador só acirra a relação com os Vieira Lima na Bahia.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 07:19h
Eleições presidenciais

Roberto Freire defende conversas com União Brasil e Podemos

 

O presidente do Cidadania, experiente Roberto Freire (Foto ilustração) quer ampliar o centro democrático, hoje com PSDB, MDB e Cidadania. Quer trazer novamente o União Brasil mais o Podemos. Construir uma ampla frente de centro.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 07:14h
Na política

Com Rui e ACM Neto, a Bahia se volta para Feira de Santana

 

A vinda de Rui Costa (PT) e ACM Neto (UB) para Feira de Santana, hoje pela manhã, traz as atenções do estado para o município na área política. É que tanto Rui Costa quanto ACM Neto devem tratar da questão política e administrativa no estado.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 07:07h
Movimento estudantil

Feira de Santana: Casa do Estudante faz hoje 56 anos de fundação

 

Entidade que já teve seus momentos memoráveis, a Casa do Estudante de Feira de Santana, fundada em 26 de maio de 1966, completa hoje 56 anos de existência. E 42 anos da primeira eleição direta (1981/1982) quando foi eleito presidente pelos estudantes das redes públicas e particular Jair Onofre de Souza, na época estudante da Escola Técnica, também conhecida como Centro Interescolar Áureo de Oliveira Filho. (Foto ilustração: Carteira de Estudante do ano de 1982 em Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 07:00h
Estadual e federal

Antônio Cardoso: Lu de Gel está com Eduardo Alencar e Negromonte Jr.

 

A prefeita de Antônio Cardoso, Lú de Gel (PP), recebeu semana passada, na localidade do KM 28, os deputados estadual Eduardo Alencar (PSD) e federal Mário Negromonte Jr. “Recebo com muito carinho e tranquilidade os deputados porque têm serviços prestados em Antônio Cardoso. Vamos dar uma boa votação aos dois no município, em retribuição ao que já fizeram pela cidade”, declarou Lu de Gel, que está no primeiro mandato de prefeita. (Foto: Eduardo Alencar, Lu de Gel, Chico Rico e Mário Negromonte)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 06:56h
Feira de Santana

Vereadores poderão escolher hoje entre ACM Neto e Jerônimo

 

Com a confirmação das agendas de Rui Costa (PT), ao lado de Jerônimo Rodrigues (PT), e ACM Neto (UB) em Feira de Santana, hoje pela manhã, os vereadores poderão escolher quem vão acompanhar. Tudo caminha para a pouca presença dos vereadores na sessão legislativa desta quinta-feira (26). (Foto ilustração: ACM Neto e Jerônimo Rodrigues)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 06:36h
Feira de Santana

Lulinha convida para evento do MDB e vereadores da sigla rebatem: "Não tem nem diretório"

 

Do União Brasil, o vereador Lulinha (União Brasil - foto) tem usado a tribuna para convidar para um evento do MDB em Feira de Santana, nesta quinta-feira (26), no auditório da CDL, que contará com a presença do pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil). A fala do líder do Governo gerou resposta dos vereadores do MDB, a exemplo de Lu de Ronny (MDB) e Edvaldo Lima (MDB). “Estive com o presidente do MDB estadual, Feira de Santana não tem nem diretório. Em relação ao convite foi por educação, porque política é conversa. Respeito os pré-candidato ACM Neto, Jerônimo Rodrigues e estamos vivendo aqui uma democracia”, disse Lu, citando que “cada vereador seguirá sua ideologia”. Edvaldo Lima também se manifestou: “MDB em Feira de Santana só existe nas figuras dos quatro vereadores nesta Casa, não existe diretório nem trabalho do MDB que não seja desses quatros vereadores”, salientou.

Contraponto

O vereador José Carneiro (MDB) respondeu ao colega Edvaldo Lima. “Vossa Excelência esqueceu que temos um prefeito do MDB e não está sendo feita uma convocação e sim um convite. Se é um convite vai quem quer, não vejo nada demais em convidar”, afirmou. (Daniela Oliveira)

 

   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 06:32h
Feira de Santana

Vereadores criticam Pec que autoriza cobrança de mensalidade em universidades federais

 

Demonstrando preocupação com o Projeto de Emenda à Constituição (Pec) nº 206, de autoria do deputado General Peternelli (União- SP), que autoriza a cobrança de mensalidade em universidades federais, os vereadores Professor Ivamberg (PT-foto) e Jhonatas Monteiro (PSOL), usaram a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (25), para criticar a proposta.

“Se nós formos observar a história hoje, as universidades públicas levam aos que menos têm a possibilidade de fazer cursos nunca pensados. Hoje podemos fazer o curso que quisermos dos filhos dos ricos porque o presidente Lula possibilitou, com a construção de mais universidades, como a UFRB aqui na Bahia, programas como Universidade Para Todos, algumas políticas públicas que tentam diminuir a disparidade”, pontuou, avaliando que mais uma vez o governo quer diminuir a oportunidade dos que menos têm, fazendo com que permaneçam no subemprego.

O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) também se manifestou. “Felizmente a pressão popular impediu que a CCJ levasse à frente a análise da Pec 206, de autoria de um tal General Peternelli com relatoria de um sujeito chamado Kim Kataguiri, ambos do União Brasil, que na verdade é uma união para destruir o Brasil. É algo que nem na década de 90 quando se pretendeu privatizar as universidades abertamente, foi feito”, criticou.

Jhonatas citou que se a alegação é que torn...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 06:29h
Minha Casa, Minha Vida

Luiz da Feira chama atenção para abandono dos empreendimentos

 

A quantidade de demandas não atendidas que os moradores dos empreendimentos Minha Casa, Minha Vida têm enfrentado foi tema do discurso do vereador Luiz da Feira (Avante/foto ilustração), em discurso nesta quarta-feira (26), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. Lembrando que o prefeito Colbert Martins, durante as eleições em que buscava reeleição, trouxe o deputado e cantor Igor Kanário para fazer um show em um bairro periférico, Luiz pediu que esse mesmo gestor tenha atenção com essas pessoas.

“O povo está com a mão na cabeça: iluminação, limpeza, coleta de lixo, posto de saúde, quadra esportiva, cursos profissionalizantes para os jovens e para as mães de família”, cobrou e citou que tem vários requerimentos e indicações com demandas da comunidade e que não foram atendidos. O vereador Galeguinho (PSB) também se manifestou. “Mais uma vez a população da periferia foi enganada. Trouxeram Igor Kanário para Feira de Santana que era o voto da renovação, e tudo está igual. Certo dia tirei do meu próprio bolso o valor para limpar um empreendimento do Minha Casa, Minha Vida porque o pedido de limpeza não foi atendido”, lamentou. (Daniela Oliveira)


  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 06:26h
Feira de Santana

Jurandy Carvalho destaca lançamento do projeto Qualifica Zona Rural

 

Saudando o homem do campo pela passagem do seu dia, o vereador Jurandy Carvalho (PL-foto ilustração) destacou o lançamento do programa Qualifica Zona Rural e comemorou a iniciativa do Governo Municipal em parceria com entidades privadas. O discurso foi feito nesta quarta-feira (25), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. “Quero saudar ao sertanejo, ao cara corajoso que muitas vezes perde sua safra com sol ou chuva e está firme e forte em produzir alimento para o povo brasileiro”, avaliou. Jurandy contou que esteve no Teatro Margarida Ribeiro, ao lado do vereador licenciado e secretário de Agricultura Pedro Américo para lançar o projeto Qualifica Zona Rural, parceria com o Senar, Fundação Bradesco e Associação dos Agricultores. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 06:25h
Feira de Santana

Sessões vão registrar dias de Controle ao Câncer de Mama e de Combate ao Câncer de Próstata

 

Dentro da programação do Outubro Rosa e Novembro Azul, em alusão à conscientização ao câncer de mama e ao câncer de próstata, respectivamente, serão realizadas na Câmara Municipal de Feira de Santana sessões solenes nos dias 6 de outubro e 17 de novembro. As sessões foram propostas pelo vereador Pastor Valdemir (PV), por meio de requerimentos, aprovados nesta quarta-feira (25). (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 06:00h
Câmara Federal

Deputado Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara

 

O deputado Lincoln Portela (PL-MG-Foto) foi eleito ontem (25) novo vice-presidente da Câmara dos Deputados. A eleição ocorreu dois dias após decisão do presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), que tornou vagos os cargos de 1º vice-presidente, 2º secretário e 3º secretário, após a mudança de partido dos então titulares.

Também foi eleito para vaga na 2ª Secretaria -designada ao PT - o deputado Odair Cunha (PT-MG). Não houve candidaturas avulsas para esse lugar na Mesa. Os deputados também elegeram a deputada Geovania de Sá (PSDB-SC) para vaga de 3º secretário. O cargo caberia ao PSDB e a deputada foi a candidata única do partido ao cargo.

Deixou o cargo de vice-presidente o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), a 2ª Secretaria, a deputada Marília Arraes (Solidariedade-PE) e na 3ª secretaria, a deputada Rose Modesto (União-MS).

Mudanças

Para se manter no cargo, à época da mudança de legenda, o deputado Marcelo Ramos entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conseguiu uma liminar a seu favor. Mas a decisão foi revogada pelo ministro Alexandre de Moraes, que permitiu que o Legislativo decida sobre a composição da Mesa Diretora.

As deputadas Marília Arraes e Rose Modesto também foram destituídas da Mesa. Marília trocou o PT pelo Solidariedade e Rose, o PSDB pel...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 05:40h
Aniversariante do Dia

Jornalista Lorenna Nascimento em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 05:30h
Mata de São João

Ex-presidente da Câmara denuncia "farra das diárias" em viagem de vereadores ao exterior

 

O que era para ser apenas uma brincadeira em rede social se transformou no assunto mais comentado nas rodas de conversa em Mata de São João. O ex-presidente da Câmara de Vereadores, Agnaldo Cardoso (MDB-Foto), denunciou o que ele chama de “farra das diárias”.

Agnaldo Cardoso fez a revelação em sua rede social, durante interação com seus seguidores. Segundo ele, a Câmara de Vereadores de Mata de São João custeou uma viagem ao exterior para quatro vereadores, sem a devida transparência.

“Quase ninguém soube dessa viagem. Os vereadores viajaram para Portugal com todos os custos pagos pela Câmara de Vereadores. O presidente da Casa, vereador Neném de Dadinho, precisa revelar os motivos da viagem e o custo com as diárias”, cobrou Agnaldo Cardoso.

CUSTOS DA VIAGEM

O ex-presidente da Câmara de Vereadores revelou que a assessoria dele apurou os custos da viagem. O valor pago em diárias foi de R$ 100.588,80. Cada um dos quatro vereadores recebeu a quantia de R$ 25.147,20.

“Além dos quatro vereadores, também descobrimos [já que não teve nenhuma transparência] foi que o vice-prefeito de Mata de São João, Bira da Barraca, fez parte da comitiva que esteve em Portugal. Por que nenhum vereador postou nada em suas redes sociais? Acho tudo muito estranho”, disse Agnaldo Cardoso.

Apesar de procurado,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha estável após Fed reafirmar mensagem em ata

 

O principal índice da bolsa brasileira encerrou praticamente estável nesta quarta-feira, apagando perdas após o Federal Reserve reiterar em ata de reunião política monetária os discursos recentes de seus membros, reduzindo temores de uma postura mais agressiva do que o precificado no mercado. (Foto ilustração)

Petrobras e Vale subiram, enquanto o setor financeiro cedeu na ponta contrária e ajudou a limitar uma recuperação maior do índice.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa subiu 0,05%, a 110.639,16 pontos, o que seria o quinto fechamento seguido no azul. O volume financeiro foi de 21,4 bilhões de reais. (Por Andre Romani)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar à vista fecha em alta de 0,17%, a R$4,821

 

O dólar fechou com leve ganho contra o real nesta quarta-feira, longe das máximas da sessão, após a ata da última reunião de política monetária do banco central norte-americano apenas confirmar expectativas do mercado, evitando adicionar sinalizações sobre eventual endurecimento do ritmo de alta de juros. (Foto ilustração)

O dólar à vista subiu 0,17%, a 4,821 reais na venda.

Ainda pela manhã, quando a tônica era mais defensiva, a cotação bateu a máxima do dia, de 4,8653 reais, alta de 1,09%.

Entre altos e baixos o dólar chegou em alta de 0,6% pouco antes da divulgação da ata do Fed. Após forte volatilidade inicial, a moeda se acomodou em tom mais fraco na sequência da ata, até por volta de 16h30 (de Brasília) tocar a mínima intradiária de 4,8055 reais, queda de 0,16%. Até o fechamento alguns compradores reapareceram, devolvendo a divisa ao terreno positivo.

No exterior, o dólar subia 0,38% ante uma cesta de pares. A visível melhora de direção nos mercados de ações norte-americanos [.NPT] após a ata do Fed também ajudou a amenizar as cotações do dólar por aqui. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 9,7 mil casos e 132 mortes em 24 horas

 

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 9.787 novos casos de covid-19. No mesmo período, foram confirmadas 132 mortes em decorrência da doença, segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (25). O levantamento é feito com base em dados enviados pelas secretarias estaduais e municipais de saúde. (Foto ilustração)

Desde o início da pandemia, o Brasil acumula 30.846.602 casos confirmados da doença e 666.037 óbitos.

Ainda segundo o boletim, 29.895.469 pessoas se recuperaram da doença e 285.096 casos estão em acompanhamento.

O boletim informa ainda que há 3.265 óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em investigação.

Estados

O estado de São Paulo lidera o ranking de mortes por covid-19, com 169.053 casos, seguindo por Rio de Janeiro (73.791), Minas Gerais (61.520) e Paraná (43.284). O menor número de mortes é registrado no Acre (2.002), Amapá (2.133), Roraima (2.152) e Tocantins (4.157).

Vacinação

A página do Ministério da Saúde que atualiza os dados da vacinação estava indisponível na tarde desta quarta-feira. Até ontem (24), haviam sido aplicadas 432 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 176,8 milhões de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24h

 

O boletim epidemiológico desta quarta-feira (25) não registra óbito por Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 298 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 270 recuperados (+0,02%). Dos 1.547.372 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.517.010 já são considerados recuperados, 440 encontram-se ativos e 29.922 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.876.160 casos descartados e 334.536 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta. Na Bahia, 63.379 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 11.611.389 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.681.563 com a segunda dose ou dose única, 5.821.273 com a dose de reforço e 188.477 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 933.893 criança...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2022 05:00h
Feira de Santana

Secretaria de Saúde convoca população para tomar a terceira dose contra a Covid

 

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apontam que 169.791 pessoas ainda não tomaram a terceira dose da vacina contra a Covid-19 até esta quarta-feira, 25, em Feira de Santana. (Foto ilustração)

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto, afirma que a procura pela vacina foi positiva no início, e considera que devido à diminuição no número de casos da doença houve uma queda na imunização.

“A população precisa entender que o vírus continua circulando. Teremos festejos juninos no próximo mês, previsão de Micareta em setembro e essas pessoas precisam ser imunizadas para se protegerem e também proteger o próximo”, enfatiza.

Dados do vacinômetro indicam que 561.874 pessoas receberam a primeira dose da vacina; 501.549 a segunda dose; 243.041 foram imunizadas com a terceira dose e 6.884 com a quarta imunização. Desse total foram vacinadas 48.815 crianças – 34.671 com a primeira dose e 13.811 com a segunda dose.

A vacina está disponível para crianças (de 5 a 11 anos), adolescentes (de 12 a 17 anos), adultos e idosos de segunda a sexta-feira em todas as 104 unidades de saúde, localizadas nas zonas urbana e rural. Também acontece às quartas e sextas imunização no Shopping Popular Cidade das Compras, das 8h às 17h. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 17:31h
Senado Federal

DataSenado: candidatas são discriminadas por serem mulheres

 

Três em cada dez candidatas nas eleições de 2020 foram discriminadas por serem mulheres. O dado é da segunda edição da pesquisa Equidade de Gênero na Política, realizada pelo DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência. (Foto ilustração)

De acordo com o levantamento, ao responderem à pergunta “Você já foi discriminado(a) no ambiente político por causa do seu gênero?”, 32% das candidatas entrevistadas responderam positivamente, contra 10% dos candidatos do sexo masculino entrevistados.

O relatório completo dessa pesquisa será divulgado durante o seminário Mais Mulheres na Política, que acontecerá no Plenário do Senado no dia 30 de maio, a partir das 14h (com transmissão ao vivo pela TV Senado e pelo portal e-Cidadania).

A primeira edição da pesquisa, realizada em 2016, analisou os candidatos às eleições de 2012.

Baixa representatividade

O levantamento investigou os motivos da baixa representatividade feminina em cargos eletivos, além da presença de violência política em ambos os gêneros. Entre 22 de março e 13 de abril de 2022, foram entrevistados 2.850 candidatos, que foram questionados sobre suas motivações para entrar na política, a influência da família e a responsabilidade em relação às ativid...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 16:40h
Câmara Federal

Ministro Fábio Faria é convidado para falar sobre suposto acordo para internet na Amazônia

 

As comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Fiscalização Financeira e Controle; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados realizarão no dia 8 de junho uma reunião conjunta para ouvir o ministro das Comunicações, Fábio Faria (foto ilustração). Ele foi convidado para falar sobre o eventual uso da rede de satélites Starlink, do empresário Elon Musk, para conectar 19 mil escolas em áreas rurais e monitorar a Amazônia. Faria, Musk e o presidente Jair Bolsonaro reuniram-se na semana passada.

Os deputados Ivan Valente (Psol-SP), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Vivi Reis (Psol-PA) pedem esclarecimentos. “Os termos dessa parceria devem ser publicizados, primando o controle social na administração pública, o que permite identificar eventuais irregularidades ou qualquer situação que possa ensejar o confronto entre os interesses públicos e privados”, disse Valente, em requerimento aprovado nesta quarta-feira (25).

“Chama a atenção inicialmente o fato de esse projeto não ser objeto de licitação formal e nem ter ainda um contrato de cooperação”, acrescentou Perpétua Almeida. “Preocupa especialmente a questão da soberania nacional e o controle e supervisão das informações coletadas por esta rede de satélites”,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 15:00h
Governo Federal

Bolsonaro assina decreto que autoriza junção das estatais Valec e EPL

 

 

Promessa feita no início do governo Bolsonaro (foto ilustração), e que ficou na geladeira nos últimos anos, a junção das estatais Valec e Empresa de Planejamento e Logística (EPL) pode virar realidade nos últimos meses do mandato do presidente Jair Bolsonaro, que busca a reeleição.

O Executivo publicou nesta quarta-feira, 25, decreto que autoriza a incorporação da EPL pela Valec, e a previsão, segundo o Ministério da Infraestrutura, é que a empresa resultante da junção, denominada Infra S/A, seja constituída em até seis meses.

A EPL foi criada originalmente para desenvolver o trem-bala. Já a Valec, que foi historicamente comandada por apadrinhados do PL de Valdemar Costa Neto, chegou a ser palco de operação da PF e investigada por suspeitas de corrupção. Hoje, entre suas atividades está a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

A nova estatal resultante da fusão ficará responsável pelo planejamento e estruturação de projetos para o setor de transportes, papel que a Valec e a EPL já exercem atualmente. Segundo o governo, com a medida, a previsão é que sejam economizados R$ 90 milhões em custos operacionais por ano.

O anúncio vem no momento em que o discurso liberal do governo Bolsonaro está ainda mais fragilizado, depois que ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 14:30h
Eleições 2022 - Bahia

Presidente do MDB da Bahia declara apoio a Tebet

 

 

O presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB - Foto) na Bahia, Alex Futuca, anunciou apoio à pré-candidata à presidência da República do seu partido, Simone Tebet, em vídeo publicado em sua página no Twitter.

Além de dizer que reconhece as qualidades da senadora sul-mato-grossense, Futuca elogiou o presidente nacional da sigla, Baleia Rossi, que é deputado federal por São Paulo. “O MDB da Bahia reconhece todo o esforço que tem sido feito pelo presidente, Baleia Rossi, para fortalecer o partido, agindo sempre de forma democrática. Respeitando as realidades regionais como historicamente o MDB tem feito”, disse.

O MDB da Bahia é aliado do Partido dos Trabalhadores (PT) desde que migrou para a base de Rui Costa, com a integração de Geraldo Júnior como vice da chapa encabeçada por Jerônimo Rodrigues. O presidente da Câmara Municipal de Salvador, inclusive, já declarou seu apoio a Lula na pré-campanha para a presidência da República e esteve no lançamento de sua pré-candidatura, em São Paulo. Anteriormente, o MDB baiano estava ligado ao grupo de ACM Neto. (atarde) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 14:05h
Economia

De Magazine Luiza (MGLU3) a Natura (NTCO3): Veja os maiores prejuízos do 1º trimestre

 

Com o peso da economia, o varejo liderou os prejuízos no primeiro trimestre, mostra levantamento da Economática. (Foto ilustração)

O setor conta com quatro empresas na lista. Já o setor de petróleo e gás tem três e os setores de construção, energia elétrica e transportes e serviços têm duas empresas cada.

A BRF (BRFS3) teve maior prejuízo com R$ 1,57 bilhão, valor inferior ao do ano de 2021 quando registrou lucro de R$ 24 milhões. Invepar registra o segundo maior prejuízo com R$ 732 milhões.

Quatorze empresas têm prejuízo acima de R$ 100 milhões.

Entre os destaques, o Magazine Luiza (MGLU3) viu prejuízo de R$ 165 milhões, enquanto a Natura (NTCO3) obteve prejuízo de R$ 643 milhões. Ambos foram classificados como números fracos. (moneytimes)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 13:50h
Imbróglio dos preços dos combustíveis

Relator finaliza texto e Lira pretende votar nesta quarta-feira projeto de lei do ICMS

 

O relator do projeto de lei que estabelece um limite de 17% no ICMS de combustíveis e energia, Elmar Nascimento, encaminhou já manhã desta quarta-feira (25) a versão final do projeto após as negociações feitas com o governo. (Foto ilustração)

O presidente da Câmara, Arthur Lira, disse à CNN na noite de terça-feira (24) que essa versão deverá ser apreciada nesta quarta.

Fontes da Economia informaram à CNN na manhã desta quarta-feira que o texto é aceitável, mas que ainda pode haver ajustes. A pasta ainda passa um pente-fino na versão final para evitar danos a União.

Procurado, o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal, o Comsefaz, ainda não se manifestou.

O texto do relator prevê que “os combustíveis, o gás natural, a energia elétrica, as comunicações e o transporte coletivo são considerados bens e serviços essenciais e indispensáveis”, o que na prática impõe um teto de alíquota de ICMS a ser aplicado pelos estados, uma vez que se trata de um tributo estadual.

Um dos principais pontos do texto é a compensação financeira para estados caso eles percam arrecadação.

O texto estabelece dois caminhos. Os estados que j&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 13:10h
Show judicializado

MP investiga show de Gusttavo Lima com cachê de R$ 800 mil pago por prefeitura de Roraima

 

O Ministério Público de Roraima informou nesta quarta-feira (25) que instaurou um inquérito para investigar a contratação de um show do cantor Gusttavo Lima no valor de R$ 800 mil pela Prefeitura de São Luiz. A apresentação está prevista para acontecer em dezembro, na 24ª edição da vaquejada na cidade, e também terá as participações da dupla Cesar Menotti e Fabiano e da cantora Solange Almeida. (Foto ilustração)

Com população de cerca de 8 mil habitantes, São Luiz tem o segundo menor PIB do estado de Roraima, avaliado em R$ 147,6 milhões. A promotoria quer saber como os recursos foram arrecadados para pagar o evento e se haverá algum tipo de retorno para o município. No total, a vaquejada deve custar R$ 3 milhões aos cofres municipal. A Executivo local tem dez dias para enviar as respostas ao Ministério Público.

O sertanejo Gusttavo Lima tem o cachê mais alto do Brasil, chegando a cobrar até R$ 1 milhão por show. A contratação do artista repercutiu no Twitter, com um dos posts sobre o assunto alcançando 79 mil curtidas em 24 horas. "Cada habitante pagou cerca de 100 reais para o show acontecer. Idosos, bebês, todos pagaram. Claro que não precisam de Lei Rouanet", destaca um perfil que compartilhou a notícia do evento.

Procurada, a Prefeitura de São Luiz ainda não se manifestou sobre a repercussão do evento. A assessoria de Gust...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 12:05h
Tribunal Superior do Trabalho

TST lança cartilha para ajudar trabalhadores e empresas na conciliação

 

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) publicou uma cartilha para ajudar trabalhadores e empresas na conciliação, de forma a resolver processos que tramitem na Justiça do Trabalho. De acordo com o TST, o objetivo é encontrarem uma solução “mais rápida e prática” para o conflito. (Foto ilustração)

A cartilha Conciliação Trabalhista - Um guia para buscar um acordo em seu processo foi lançada em meio às comemorações da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2022, e pode ser acessada na página da Corte trabalhista.

De acordo com o TST, a cartilha “busca, em linguagem simples e didática, explicar como funciona esse mecanismo efetivo e célere de solução das disputas judiciais. O guia informa, por exemplo, que mesmo sendo o ramo mais célere do Poder Judiciário, um processo trabalhista pode durar em média 2 anos [entre decisões, recursos e tramitação nos três graus de jurisdição]. Ao optar pela conciliação, a solução do processo acontece no mesmo dia”.

Ainda segundo o tribunal, a cartilha apresenta uma lista de dez motivos para a conciliação e detalha quem pode solicitar a conciliação, quando ela pode ser feita no processo trabalhista e como funciona uma audiência na Justiça do Trabalho. Além disso, indica os contatos dos centros de conciliação distribuídos em todas as...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 11:20h
Rio Grande do Sul

Associação de empresários do RS cancela evento com Luiz Fux após protestos

 

Evento com a presença inédita de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em Bento Gonçalves foi cancelada após empresários anunciarem boicote a patrocinadores do evento. Luiz Fux (foto ilustração), presidente do STF, viria a Bento no dia 3 de junho palestrar sobre “Risco Brasil e Segurança Jurídica”.

O que era para ser uma oportunidade única de questionar e dialogar com o líder do Judiciário brasileiro tornou-se uma dor de cabeça para o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Isso porque, a entidade divulgou extraoficialmente à vinda do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STF), ministro Luiz Fux, para um jantar-palestra na entidade, no dia 3 de junho, com o tema “Risco Brasil e Segurança Jurídica”.

A vinda do líder do Judiciário repercutiu rapidamente e de forma negativa entre parte dos associados e, inclusive, patrocinadores. Em aplicativos de mensagens e também em redes sociais, empresários promoveram um boicote a empresas que financiariam o evento. Ao longo desta manhã de terça-feira, 24/05, muitos representantes tentaram explicar para seus clientes que não tem interferência na escolha dos palestrantes e que a cota de patrocínio é para todos os eventos realizados pela entidade e não somente para a do ministro. Após os protestos, o CIC-BG enviou um comunicado a quem recebeu os convites para o jantar anunciando o cancelamento da palestra. “CI...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 10:50h
Feira de Santana

Projeto que pede suplementação de recursos para São João recebe emendas e é adiado

 
Foto Reprodução

O projeto do Executivo que pede suplementação de recursos no valor de um milhão e cem mil reais, com o objetivo de realizar os festejos juninos, previsto para ser  votado nesta quarta-feira (25), recebeu emendas, o que adiou a votação. A matéria prevê relocação de recursos da Secretaria de Prevenção a Violência (Seprev) para a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Autor de uma emenda, o vereador Silvio Dias (PT) deixou claro que se essa é a única forma de se realizar os festejos juninos, que ele é a favor da suplementação, mas apresentou emenda para retirada de recursos de outras áreas e não da Seprev. Com a apresentação de emendas, o projeto retorna para que as comissões avaliem as emendas, concedendo o parecer. A previsão é que o projeto retorne para a ordem do dia desta quinta-feira (26). (Daniela Oliveira - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 10:48h
Corrida presidencial

Pesquisa CNN/RealTime Big Data: Lula tem 40%; Bolsonaro, 32%; e Ciro, 9%

 

Pesquisa CNN/RealTime Big Data para as eleições presidenciais de 2022, divulgada em primeira mão pela CNN nesta quarta-feira (25), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 40% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%; e por Ciro Gomes (PDT), com 9%. (Foto ilustração: Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes)

Depois aparecem André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2%; e Luciano Bivar (União Brasil), com 1%.

Este é o cenário com mais pré-candidatos e sem o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), que desistiu de disputar a Presidência na segunda-feira (23).

Não pontuaram os pré-candidatos Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC).

Os que dizem votar em branco ou nulo somam 9%. Os indecisos e os que não responderam correspondem a 5%.

Foram ouvidas por telefone 3 mil pessoas entre segunda-feira (23) e terça (24). A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa tem 95% de confiança. Ou seja, se 100 pesquisas fossem realizadas, ao menos 95 apresentariam os mesmos resultados dentro desta margem.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 10:35h
Redes Sociais

WhatsApp não dá prazo e diz que lançará comunidades no Brasil após avaliação "cuidadosa"

 

O WhatsApp respondeu a um ofício do Ministério Público Federal nesta segunda-feira (23). O mensageiro informou que ainda não tem data para o lançamento do recurso de comunidades no Brasil, mas que o serviço será implementado assim que ocorrer uma avaliação “cuidadosa e criteriosa” do melhor momento. (Foto ilustração)

Assim como já havia comunicado anteriormente, a empresa garantiu ainda que a atualização, que conta também com os chamados “supergrupos”, não chegará em território nacional antes do segundo turno das eleições presidenciais, em novembro deste ano. O WhatsApp alega preocupações com o possível compartilhamento de fake news durante o pleito com a nova ferramenta.

A resposta do WhatsApp veio após um questionamento do MPF sobre como o mensageiro pretende combater a desinformação durante as eleições. De acordo com o G1, o órgão deve enviar um novo ofício para o mensageiro questionando a data em que o serviço vai chegar no Brasil.

Em nota, o MPF ainda sugeriu mudanças na política de privacidade do WhatsApp. Entre os principais pontos está um cuidado maior com os dados compartilhados com outras redes da Meta, como o Facebook, e uma política mais clara para excluir dados de usuários que desejarem.

Comunidades no WhatsApp

A funçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 10:10h
Feira de Santana

Prefeitura convoca mais 200 professores temporários para contratação imediata

 

A Prefeitura de Feira convocou mais 200 professores substitutos, via Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para atuar nas escolas municipais. A relação dos candidatos selecionados consta em edição do Diário Oficial Eletrônico, publicado nesta quarta-feira, 25. A contratação é imediata. (Foto ilustração)

Todos os docentes convocados são da área de pedagogia. Eles têm o prazo máximo de 15 dias corridos, contados da data da publicação, para comparecer ao Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração.

Os convocados deverão apresentar os documentos listados no edital, além de providenciar os exames laboratoriais e complementares solicitados. Caso o candidato não cumpra os requisitos do edital, no prazo estabelecido, ou não apresente a documentação elencada, perderá o direito à contratação.

Até o momento foram convocados 861 professores, destes 376 já estão contratados e atuando em uma das 209 unidades de ensino do município. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 10:00h
Estatal do Petróleo

Novo comando da Petrobras pode mudar estatuto para segurar preços

 

O novo comando da Petrobras vai trabalhar para segurar os reajustes de combustíveis e dar mais “previsibilidade” de preços em tempos de guerra na Ucrânia, e isso pode levar até mesmo à mudança no estatuto da estatal para que a União não precise bancar prejuízos por uma mudança da política de preços. O presidente Jair Bolsonaro quer reduzir a frequência dos reajustes, como mostrou o Estadão. O governo não descarta suspender a paridade de preços com o mercado internacional em momentos de crise. (Foto ilustração)

A demissão de José Mauro Coelho da presidência da empresa e a possibilidade de mudanças derrubaram na terça-feira, 24, as ações ordinárias da Petrobras, que fecharam em queda de 2,85% na B3, após recuo de mais de 4% no início do dia. Já nos Estados Unidos, as ações chegaram a cair 13,6% na negociação pré-mercado, antes da abertura, e fecharam com queda de 3,8%.

A barreira da Lei das Estatais, que obriga qualquer estatal a ser gerida como empresa privada, pode ser contornada na avaliação de integrantes do governo. Um dos argumentos de auxiliares do presidente é de que o risco de imagem para a companhia também é levado em conta pelas empresas privadas em momentos de crise.

Outra justificativa é que a Petrobras é tão dominante no mercado que poderia ser mais “sensível” ao impacto qu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 09:45h
São Desidério

Prefeitura adere a cursos da Escola Federativa para servidores públicos municipais

 

Com o objetivo de nivelar o conhecimento dos servidores públicos em relação às principais atividades do município, a prefeitura de São Desidério firmou Termo de Adesão com a Escola Federativa da Presidência da República para oferecer cursos via EAD aos servidores públicos municipais. Serão disponibilizados cursos de várias temáticas ligadas à Gestão Pública. Inicialmente estão com matrículas abertas cursos nas áreas de Gestão da Informação e Documentação, Políticas Públicas e Governo Local, Noções Introdutórias de Licitação e Contratos Administrativos, Gestão Orçamentária e Financeira, Ética e Serviço Público. (Foto divulgação)

“Essa trilha dará aos servidores, a oportunidade de conhecerem as atividades de um município, os princípios e valores que as regem, considerando que se trata de um momento de crescimento pessoal e profissional será feita a certificação de todos os participantes”, disse o coordenador do Núcleo da Escola Federativa de São Desidério, Maglon Ribeiro.

As matrículas estão abertas pelo site da Escola Federativa no link: www.gov.br/secretariadegoverno/escola-federativa

Acessado o site da Escola Federativa, o interessado encontrará a Trilha de Conhecimento Básica. Clique no 1° Passo, “Gestão da ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 09:10h
Oeste da Bahia

Luís Eduardo Magalhães: Bahia Farm Show libera vendas antecipadas de ingressos online

 

Para quem está na expectativa para visitar a maior feira de tecnologia agrícola do Norte Nordeste, a organização liberou a venda antecipada de ingressos para a 16ª edição da Bahia Farm Show. Os interessados em conferir as novidades para o campo, podem se programar e comprar os tickets diretamente no site: https://bahiafarmshow.byinti.com/.

Ao adquirir de forma antecipada o ingresso, no valor de R$ 20,00, os visitantes terão acesso ágil e sem filas ao complexo da Bahia Farm Show, sendo exigida somente a apresentação do QR Code (digital pelo celular ou impresso previamente) que deverá ser apresentado nas catracas eletrônicas. Esta é uma das inovações da feira agrícola, que terá início na próxima terça-feira (31), e ocorrerá até o dia 4 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 08:54h
Oeste baiano

Barreiras: Lançamento da TV Câmara marca aniversário da cidade

 
Foto Reprodução

Na semana do seu aniversário, a Capital do Oeste passa a contar com mais uma diversificada programação de comunicação que trará informações, conteúdos jornalísticos e prestação de serviço para toda a população. Na segunda-feira (23), estreou a programação ao vivo da TV Câmara de Barreiras pelo canal 40.3. A Rede Câmara conta com uma equipe de 20 profissionais que produzirão conteúdos para 4h30 minutos de programação, desenvolvida com o objetivo de aproximar os munícipes do Legislativo, com uma linguagem acessível, didática e foco na transparência. O estúdio panorâmico traz uma visão privilegiada das avenidas Antônio Carlos Magalhães, Dr. Clériston de Andrade e da BR-242.

Estreando o quadro de entrevistas, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, foi o convidado juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira, dentro do programa Câmara Agora e bateu um papo com o jornalista Jordhan Araújo, destacando a abertura das comemorações alusivas aos 131 anos de emancipação política da Capital do Oeste e o início da FLIB 2022.

“Hoje é um dia emocionante, logo pela manhã, realizamos a abertura oficial da Festa Literária Internacional de Barreiras, que este ano traz grandes nomes da literatura brasileira e internacional como Bráulio Bessa, Marcia Andrade, Elena Belmont, Kamba Lemba, Vicentini Gomez, Pedro Bandeira, dentre outros. Agrad...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia