Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 08:33h
Sudoeste baiano

Jequié: Prefeitura emite alerta após volta de registros de casos de Covid em UTI

 
Foto: Reprodução / Blog do Marcos Frahm

A prefeitura de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano, emitiu alerta na noite desta terça-feira (24) sobre o aumento de casos de Covid-19. A medida ocorreu após o município ter zerado os casos da doença no final de abril e pacientes serem hospitalizados com a virose em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A pandemia da Covid-19 não acabou! Mantenha os protocolos preventivos e não vacile”, afirmou a gestão municipal.

No último boletim divulgado pela prefeitura, foram registrados mais sete novos casos positivos nas últimas 24 horas. No município há 22 casos ativos da doença, ou seja, que podem contaminar outras pessoas.

Ao longo da pandemia, Jequié registrou 22.637 casos confirmados da enfermidade, com 443 mortes provocadas. A taxa de ocupação na UTI é de 20%. (Bahia Notícias - Foto Reprodução / Blog do Marcos Frahm)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 08:11h
41 anos no Ar

Radialista J Vieira completa 41 anos de Rádio nesta quarta-feira (25)

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 08:08h
Assembleia Legislativa

Alba: Deputados apreciam hoje projetos de iniciativa do Executivo e de parlamentares

 
Foto Ascom

O Projeto de Lei 22.845/2018, de autoria do deputado Zó (PT), volta ao plenário nesta quarta-feira (25), para ser apreciado na sessão extraordinária convocada pelo presidente Adolfo Menezes (PSD) para começar às 15h. Na semana passada, embora os líderes Rosemberg Pinto (PT), da maioria parlamentar, e Sandro Régis (UB), da oposição, tivessem alcançado o entendimento para votar a matéria, alguns setores resistentes terminaram provocando o adiamento.

Fora essa proposição, que dispõe sobre penalidades administrativas a serem aplicadas pela prática de atos de discriminação em razão de orientação sexual e identidade de gênero, além de outras providências, a pauta é praticamente a mesma da última sessão e as dificuldades também as mesmas. Os líderes continuam conversando, mas há uma indisposição grande de votar os PL 24.311/2022, PL 24.512/2022 e PL 24.513/2022, todos oriundos do Poder Executivo.

Dois deles tratam de propostas de alienações de bens imóveis do Estado. Vários parlamentares da minoria afirmaram até serem favoráveis ao mérito, mas consideram inadequado o momento de fim de governo. Antes deles, o plenário vai se debruçar sobre o PL 22.511, que disciplina a participação de secretários de Estado e agentes públicos em conselhos ou entidades assemelhadas, constituídos sob a forma de pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 06:58h
Abastecimento de água

Rui Costa inaugura novo Centro de Reservatórios na quinta-feira (26), em Feira de Santana

 

O governador Rui Costa (PT - foto ilustração) vai inaugurar nesta quinta-feira (26), às 9h, o Centro de Reservação do Tomba, um conjunto com três grandes reservatórios com capacidade de armazenar oito milhões de litros de água/cada que faz parte das obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Feira de Santana (SIAA). Com um investimento da ordem de R$ 44,6 milhões, as obras do CR Tomba envolveram, além da construção dos reservatórios, a instalação de mais de 18 km de novas adutoras e redes distribuidoras para aumentar a capacidade de reservação e, assim, melhorar a operação do sistema e a prestação de serviços no sistema de abastecimento como um todo.

Nova adutora

Também estão em andamento as obras da nova adutora de água tratada que vai abastecer a região. Com extensão de 27 km e 1.400 mm de diâmetro, a nova adutora representa um investimento de R$ 143 milhões. A obra já se encontra com 81% do cronograma de execução concluído e deve ser entregue no ano que vem. (Ascom)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 06:51h
Feira de Santana

Edvaldo Lima volta a fazer discurso preconceituoso contra homossexuais

 

“Dissimulados e desrespeitosos”. Assim o vereador Edvaldo Lima (MDB) definiu os homossexuais, ao proferir mais um discurso de ódio, nesta terça-feira (24), citando que os mesmos querem casar na igreja. “O meu protesto vai para todas aquelas pessoas que têm comportamento sexual diferenciado que querem colocar ‘goela abaixo’ sua opção. A Constituição é muito clara naquilo que fala, não cabe mais em pleno século XXI os homossexuais forçando a barra para querer casar em igrejas evangélicas, onde eles sabem muito bem que não podem, segundo a Bíblia Sagrada”, disse.

Fazendo um contraponto, o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) pediu cuidado ao colega. “Quando o vereador sobe à tribuna ele tem que ter o cuidado de não generalizar, existe também uma diversidade entre as diferentes denominações evangélicas e nem todos compactuam com essa posição, tanto é que existem igrejas, pastores, ministérios que realizam casamento com pessoas do mesmo sexo. É importante que ele entenda isso”, afirmou. (Daniela Oliveira)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 06:47h
Feira de Santana

Lulinha sobre visita de ACM Neto: "A CDL vai ficar pequena"

 

A presença do pré-candidato a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), em Feira de Santana, na próxima quinta-feira (26), foi comemorada por seus colegas de partido, como Lulinha (UB - foto ilustração) e Zé Curuca (União Brasil). O evento será realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Quinta-feira a CDL vai ficar pequena com a presença do futuro governador da Bahia, ACM Neto, e o candidato a senador Cacá Leão. Estamos no aguardo que possa ser escolhido como vice nosso querido José Ronaldo”, disse Lulinha, em discurso. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 06:40h
Feira de Santana

Petrônio destaca importância de festejos juninos para movimentar economia local

 

Destacando o quanto os festejos juninos movimentam a economia local, o vereador Petrônio Lima (Republicanos - foto ilustração) voltou a cobrar a realização dos mesmos, em discurso nesta terça-feira (24), na Câmara Municipal de Feira de Santana. “Sabemos que a classe artística, bandas, cantores e todo o segmento ficaram fora por dois anos, e com a volta de eventos porque não ajudar artistas locais?”, questionou. O vereador disse ainda que a festa contempla também outros segmentos, como segurança comércio de comidas e bebidas típicas da época. “Eventos privados, mesmo que com público restrito, foram realizados, mas os eventos abertos não, e tem muitas pessoas que dependem daqueles eventos”, ressaltou.

Os vereadores José Carneiro (MDB) e Lulinha (União Brasil) também comentaram a questão. “Compartilho dessa ideia. Há dois anos que não se realiza São João, o prefeito optou por realizar a Micareta em setembro, nada contra, mas não podemos deixar de cobrar a realização do São João, mesmo com artistas da terra”, disse Carneiro. “Que faça com artistas locais, nos distritos que sempre realizou, a população sobrevive dessas festas e isso vai ser importante”, completou Lulinha. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 06:38h
Feira de Santana

Requerimento questiona processos que aguardam publicação

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, nesta terça-feira (24), um requerimento de autoria do vereador Fernando Torres (PSD) que questiona a Secretaria de Administração sobre quantos processos estão aguardando publicação, uma vez que há a denúncia de que profissionais aguardam desde 2018 a publicação de mudança de referência e enquadramento, sendo esta demora uma prática indevida. (Daniela Oliveira/Foto ilustração: Prefeitura de Feira de Santana)  
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 06:35h
Feira de Santana

Aprovado requerimento que pede presença do secretário da Fazenda Expedito Eloy

 

A convocação do secretário da Fazenda, Expedito Eloy (foto ilustração), para comparecer à Câmara Municipal no dia 9 de junho, foi aprovada, nesta terça-feira (24), por meio de requerimento de autoria do vereador Professor Ivamberg (PT). A presença do secretário é para esclarecer dúvidas sobre o pagamento dos precatórios do Fundef, quanto já foi recebido pelo Município, quanto já rendeu e de que forma os 40% permitidos para serem usados na estrutura das escolas foi de fato usado. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 06:33h
Feira de Santana

Situação dos estagiários da Educação é alvo de requerimento

 

De autoria do vereador Silvio Dias (PT), foi aprovado um requerimento nesta terça-feira (24), que questiona a situação dos estagiários contratados pela Secretaria Municipal de Educação. O autor justificou que há um número imenso de estagiários e há informações de atrasos constantes na bolsa estágio e muitos estariam atuando de forma irregular, regendo classe. O requerimento questiona quantos contratos de estágio estão vigentes, quais cursos de graduação são contemplados, se há monitores acompanhando o trabalho desses estagiários, quais as funções exercidas, se há casos de estagiários assumindo classes e qual valor da bolsa estágio, dentre outras questões. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 06:29h
Feira de Santana

Dia da Polícia Militar e Dia do Agente Comunitário de Saúde serão comemorados na Câmara

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana vai comemorar, nos dias 21 de junho e 4 de outubro, respectivamente, o Dia da Polícia Militar e Dia do Agente Comunitário de Saúde. Ambas as iniciativas, aprovadas nesta terça-feira (24), são de autoria do vereador Paulão do Caldeirão (PSC). (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 06:00h
Eleições 2022 - 3ª via

Cidadania e MDB confirmam apoio a Tebet e emparedam executiva do PSDB

 

Após o ex-governador João Doria desistir de disputar o Palácio do Planalto, as executivas nacionais de Cidadania e MDB reafirmaram hoje seu apoio à candidatura da senadora Simone Tebet (MS-Foto) à Presidência da República.

Assim, os dois partidos emparedaram o PSDB para chancelar, o quanto antes, o nome da parlamentar como opção da chamada Terceira Via. O partido tinha uma reunião marcada para hoje, mas o encontro foi adiado pela cúpula tucana.

Na semana passada, os presidentes das três agremiações – Baleia Rossi (MDB), Roberto Freire (Cidadania) e Bruno Araújo (PSDB) – decidiram apoiar a candidatura de Tebet, mas o posicionamento ainda carecia de confirmação de dirigentes e militantes das três siglas. Hoje, MDB e Cidadania endossaram a candidatura da senadora.

Com esse movimento, MDB e Cidadania pressionam uma ala do PSDB, liderada pelo deputado federal Aécio Neves (MG), que é contrária a apoiar a candidatura de Tebet. Araújo é a favor da candidatura da senadora e busca emplacar o vice na chapa presidencial.

Hoje, dois tucanos são apontados como possíveis vices: o senador Tasso Jereissati e o ex-governador gaúcho Eduardo Leite.

Aécio, por sua vez, acredita que o PSDB deve encabeçar a chapa e trabalha para que a senadora do MDB desista da disputa.

Como mostramos mais cedo, o preside...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 05:50h
Benefício Social

Saque de até R$ 1.000 do FGTS é liberado para nascidos em agosto

 

A Caixa Econômica libera nesta quarta-feira (25) o Saque Extraordinário de até R$ 1.000 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para profissionais nascidos em agosto. O valor total que pode ser retirado soma R$ 2,5 bilhões. (Foto ilustração)

Os pagamentos, que seguem até 15 de junho, para quem faz aniversário em dezembro (veja o calendário abaixo), devem beneficiar ao todo 42 milhões de pessoas e injetar R$ 30 bilhões na economia.

O valor é depositado de forma automática, em nome do trabalhador, na conta poupança social digital, que é movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Todos os trabalhadores que têm conta do FGTS com saldo disponível terão direito ao saque extraordinário.

Os recursos já podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem. Na plataforma, além de transferir a grana para uma conta-corrente, é possível pagar contas essenciais, boletos e realizar compras em estabelecimentos comerciais. Também é possível efetuar saque nos terminais de autoatendimento da Caixa e nas casas lotéricas.

Neste ano, cada trabalhador poderá retirar até R$ 1.000, independentemente do número de contas que tenha no fundo. A grana ficará disponível até 15 de dezembro. Se o resgate não for realizado, os recursos voltarão para a conta vinculada do FGTS.

Confira o calendário<...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 05:45h
Saúde Pública

Varíola dos macacos: Anvisa esclarece que não recomendou isolamento

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota nesta terça-feira (24) esclarecendo as recomendações feitas pela agência para retardar a entrada do vírus da varíola dos macacos no Brasil. Segundo a Anvisa, foi apenas reforçada a adoção das medidas que já estão em vigência em aeroportos e em aeronaves e que são destinadas a proteger “o indivíduo e a coletividade não apenas contra a covid-19, mas também contra outras doenças.” (Foto ilustração)

Na nota, a Anvisa esclarece que não recomendou o “isolamento” como uma medida para o enfrentamento à varíola dos macacos.

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a varíola do macaco pode ser transmitida aos seres humanos através do contato próximo com uma pessoa ou animal infectado, ou com material contaminado com o vírus. O vírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama”, diz a nota.

A Anvisa informou que atua consoante com as ações das agências internacionais e de organismos mundias de saúde e que permanece monitorando a evolução dos casos da varíola dos macacos, mantendo um contato constante com o Ministério da Saúde. “Tão logo se justifique, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 05:40h
Câmara Federal

Votação de proposta de cobrança de mensalidade em universidades públicas é adiada na CCJ

 

Em reunião acompanhada por representantes dos estudantes, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados debateu proposta que permite que universidades públicas cobrem mensalidades de alunos (PEC 206/19). (Foto ilustração)

A proposta estava prevista para votação nesta terça-feira (24), mas foi retirada de pauta por causa da ausência do relator, deputado Kim Kataguiri (União-SP).

Após muito debate, os deputados, por acordo, aprovaram um requerimento para a realização de uma audiência pública sobre o tema. Apenas depois da audiência, ainda sem data marcada, a proposta deverá retornar à pauta.

A Proposta de Emenda à Constituição determina que as universidades públicas deverão cobrar mensalidades dos alunos. A gratuidade será mantida apenas para estudantes comprovadamente carentes, definidos por comissão de avaliação da própria universidade, com base em valores mínimo e máximo estabelecidos pelo Ministério da Educação. Os recursos devem ser geridos para o próprio custeio das universidades.

Segundo a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), existem formas mais justas de garantir dinheiro às universidades públicas brasileiras.

“Nós precisamos especializar a tributação no país, taxar as grandes fortunas. Mas n&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 05:35h
Política Externa

Assessor especial da Casa Branca se reúne com presidente do Brasil

 

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta terça-feira (24), em Brasília, com o assessor especial do governo dos Estados Unidos (EUA) para a 9ª Cúpula das Américas, Christopher Dodd. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto e durou cerca de uma hora. (Foto ilustração)

Horas após a reunião, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil distribuiu um comunicado de Dodd, um ex-senador do Partido Democrata, para informar sobre a conversa. Segundo ele, a visita foi para reforçar o convite para que Bolsonaro participe da cúpula.

"Nesta manhã, em meu encontro com o presidente Bolsonaro, reiterei o nosso desejo de que o Brasil seja um participante ativo da Cúpula, pois reconhecemos a responsabilidade coletiva de avançar para um futuro mais inclusivo e próspero", afirmou o norte-americano.

A Cúpula das Américas será realizada entre os dias 6 e 10 de junho em Los Angeles (EUA). O evento reúne líderes de quase todos os países das Américas. O Palácio do Planalto não se pronunciou sobre a reunião entre Dodd e Bolsonaro. Se decidir ir à Cúpula, o presidente brasileiro poderá ter seu primeiro encontro com o presidente dos EUA, Joe Biden, que assumiu o cargo em janeiro do ano passado.

Ainda em seu comunicado, Christopher Dodd citou os temas principais que serão discutidos durante o evento e reforçou a importância da presença do Brasil. "A C&u...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 05:30h
Brasil - Censo 2022

IBGE faz concurso para contratar agentes para censo deste ano

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu ontem (24) processo seletivo para contratação temporária de 133 profissionais que trabalharão no Censo 2022. As vagas são para agente censitário de administração e informática, distribuídas em 114 municípios de 14 estados. (Foto ilustração)

Para se inscrever, é preciso ter ensino médio completo. O valor mensal da remuneração é de R$ 1.700, com direito a auxílio-alimentação e auxílio-transporte. A jornada de trabalho é 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. A contratação tem duração de até cinco meses, podendo ser prorrogada.

As inscrições podem ser feitas pelo site do IBGE até o dia 31 deste mês. Não será cobrada taxa de inscrição.

O processo seletivo consiste na análise da titulação acadêmica dos candidatos. Das 133 vagas, 14 são reservadas para pessoas pretas ou pardas e três, para pessoas com deficiência.

Mais informações sobre o processo seletivo simplificado podem ser encontradas no portal do IBGE. (Por Marina Burck)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 05:25h
Settor do Petróleo

Petróleo fecha quase estável; EUA não descartam restrição a exportações

 

Os preços do petróleo fecharam quase estáveis nesta terça-feira, após uma sessão volátil, já que as preocupações com a oferta apertada compensaram temores com uma possível recessão e as restrições por Covid-19 na China. (Foto ilustração)

O petróleo Brent subiu 0,14 dólar, fechando em 113,56 dólares o barril. O petróleo nos EUA caiu 0,52 dólar, para 109,77 dólares por barril.

O petróleo disparou este ano, com o Brent atingindo 139 dólares em março, o maior valor desde 2008, depois que a invasão da Ucrânia pela Rússia exacerbou as preocupações com a oferta.

Os preços caíram na terça-feira, depois que a secretária de Energia dos EUA, Jennifer Granholm, disse que o presidente dos EUA, Joe Biden, não descartou adotar restrições à exportação para aliviar a disparada dos preços domésticos dos combustíveis.

“Inicialmente, a suposição é que vai reduzir os preços dos produtos nos Estados Unidos”, disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group.

Também pesou sobre os preços as preocupações com as ameaças à economia global, um tema principal da reunião de Davos esta semana.

Pequim está intensificando os e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 05:20h
Agronegócio - Café

Cafeicultura sustentável é realidade no Brasil e lideranças debatem principais ações da cadeia

 

É unanimidade entre as principais lideranças do setor cafeeiro do Brasil: sustentabilidade é destaque e realidade país que é o maior produtor e exportador de café do mundo, e que a cada ano avança de forma sólida também com o consumo interno. (Foto ilustração)

Em comemoração ao Dia Nacional do Café, celebrado nesta terça-feira, 24 de maio, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) promoveu um encontro online com as lideranças do setor para debater as principais ações que estão sendo tomadas pelo setor no país.

Apesar de cada instituição tomar sua própria decisão em prol da cafeicultura brasileira, também é unanimidade entre as lideranças de que o setor precisa caminhar de mãos dadas para, cada vez mais, avançar em termos de produtividade, sustentabilidade econômica, social, ambiental, promoção de imagem e avanço da qualidade do café produzido no Brasil.

Celírio Inácio da Silva, diretor executivo da ABIC destacou que o objetivo do encontro foi justamente conectar todos os elos da cadeia cafeeira do Brasil. A ABIC vem, há alguns anos, realizando um forte trabalho educativo com o consumidor brasileiro, mas ressalta a importância de entender todas as pontas do agronegócio café para que as ações sejam de fato efetivas.

A missão da ABIC ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 05:15h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha estável com reação no final; Petrobras cede com troca de comando

 

O principal índice da bolsa brasileira encerrou próximo da estabilidade nesta terça-feira, apagando na última hora as fortes perdas de mais cedo. (Foto ilustração)

A Petrobras teve fortes perdas, após decisão do governo federal de mudar novamente o presidente da empresa. Papéis ligados ao consumo doméstico também cederam depois de dado de inflação acima do esperado e alta dos juros futuros. Vale e bancos subiram e fizeram contraponto.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa fechou com variação negativa de 0,01%, a 110.330,42 pontos, após três sessões seguidas de alta. O volume financeiro foi de 25,9 bilhões de reais. (Por Andre Romani)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 05:10h
Moeda norte-americana

Dólar à vista fecha em alta de 0,11%, a R$4,813

 

O dólar oscilou entre perdas e ganhos expressivos e acabou encerrando as operações no mercado à vista com apenas modesta alta nesta terça-feira, conforme a moeda manteve sua consolidação no exterior um dia antes de o banco central norte-americano emitir nova sinalização de política monetária. (Foto ilustração)

O dólar subiu 0,11%, a 4,813 reais.

Ainda pela manhã, a cotação foi à mínima do dia --de 4,776 reais, queda de 0,66%-- antes de subir para 4,855 reais, alta de 0,99%, na máxima.

O real negociou alinhado com um índice de moedas emergentes calculado pelo JPMorgan, que subia 0,1% no fim da tarde.

O mercado de moedas sentiu mais cedo o mau humor importado das bolsas de valores de Nova York --onde o Nasdaq chegou a cair 3,8%. Mas ao longo da tarde o sinal de preço melhorou e, embora ainda tenha fechado em queda, o índice de tecnologia reduziu as perdas para 2,35%, enquanto o Dow Jones fechou em alta de 0,15% após cair 1,6% no pior momento. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 05:05h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 32,8 mil casos e 239 mortes em 24h

 

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, um total de 32.820 novos casos de covid-19. No mesmo período, foram confirmadas 239 mortes em decorrência do vírus, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (24) pelo Ministério da Saúde, com base em dados enviados pelas secretarias estaduais e municipais de saúde. (Foto ilustração)

O número total de casos confirmados da doença, desde o início da pandemia, é de 30.836.815, e o de óbitos chegou a 665.905.

Ainda segundo o boletim, 29.885.580 pessoas se recuperaram da doença e 285.330 casos estão em acompanhamento.

Aos sábados, domingos e segundas-feiras, o número registrado diário tende a ser menor pela dificuldade de alimentação dos bancos de dados pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde. Às terças-feiras, o quantitativo, em geral, é maior pela atualização dos casos acumulados nos fins de semana.

O boletim ainda informa que há 3.276 óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em investigação.

Estados

O estado de São Paulo lidera o número de mortes por covid-19, com 169.012, seguindo por Rio de Janeiro (73.789), Minas Gerais (61.478) e Paraná (43.282). O menor número de mortes é registrado no Acre (2.002), Amapá (2.152), Roraima (2.152) e Tocanti...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2022 05:00h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 412 casos ativos de Covid-19 e mais 2 óbitos

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 317 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%), 266 recuperados (+0,02%) e mais 2 óbitos. Dos 1.547.074 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.516.740 já são considerados recuperados, 412 encontram-se ativos e 29.922 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico desta terça-feira (24) contabiliza ainda 1.874.469 casos descartados e 334.259 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça. Na Bahia, 63.365 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 11.640.959 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.678.636 com a segunda dose ou dose única, 5.801.031 com a dose de reforço e 183.388 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 931.727 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 461.908 já tomaram tamb&ea...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 17:27h
Sudoeste baiano

Conquista: Justiça cassa mandato de vereador por denúncia de fraude em eleição

 
Foto Reprodução - Redes Sociais

Um vereador de Vitória da Conquista, no Sudoeste, teve o mandado cassado pela Justiça Eleitoral. A medida afasta o vereador Orlando Filho, já que cassa a candidatura de todos os postulantes do PRTB que participaram das eleições de 2020 no município.

A decisão tomou como base uma denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) que acusou o PRTB conquistense de fraudar a conta de candidaturas de mulheres, que exige o mínimo de 30%. Ainda cabe recurso da decisão.

Conforme a Justiça Eleitoral, via G1, o também pastor Orlando Filho teve envolvimento com as candidaturas fantasmas de Jaqueline Rocha dos Santos e Fabiana Lima Lopes, que tiveram o “intuito deliberado de burlar a cota de gênero estabelecida pela lei eleitoral”.

Ainda na decisão, a Justiça descreveu que as duas mulheres não se portavam como candidatas, não faziam propaganda eleitoral em benefício próprio, mas sim em benefício de outros candidatos, sem interesse em manifestar as próprias candidaturas. (Bahia Notícias - Foto Reprodução Redes Sociais)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 16:38h
Eleições 2022

TRE-BA lança série para anunciar os cargos que disputam as eleições deste ano

 
Foto Reprodução

“O que faz um deputado estadual? Qual a área de atuação de um senador?”. Dúvidas como estas acompanham alguns cidadãos no momento da escolha de um representante político. Com o objetivo de falar desse assunto de forma descomplicada, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lança a série “Cargos Eleitorais”, que - a partir desta semana - apresentará os cargos em disputa nas Eleições Gerais 2022 e suas respectivas atribuições.

Em 2022, os eleitores votarão nas Eleições Gerais para os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República. As atribuições de cada um desses cargos serão esclarecidas pelo analista judiciário do Eleitoral baiano Jaime Barreiros Neto que, ao longo da série, esclarecerá sobre as atribuições de cada um desses cargos. Na matéria de abertura, fica em destaque o papel do deputado estadual.

Os esclarecimentos de Jaime Barreiros Neto, que - além de servidor do TRE-BA, é mestre em Direito Público e doutor em Ciências Sociais - você acompanha na série “Cargos Eleitorais”. A matéria sobre as atribuições do deputado estadual será publicada nesta quarta-feira (25/5), no site do Eleitoral baiano (www.tre-ba.jus.br). Na sequência, a série trará outras quatro matérias, com informações sobre o papel do deputado federal, do senador, do governador e do presidente da República.<...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 16:09h
Política

"Que tenha o direito de defesa que eu não tive com ele", diz Lula sobre Moro réu

 
Ricardo Stuckert/Marcelo Camargo/Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse esperar que o ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) tenha o "direito de defesa e a presunção de inocência" ao ser julgado por sua condução na extinta Operação Lava Jato, em que o petista foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão. Nesta segunda-feira, 23, o juiz Charles Renaud Frazão de Morais, da 2ª Vara Federal Cível da Justiça Federal do Distrito Federal, recebeu uma ação popular impetrada por deputados do PT contra Moro cobrando indenização aos cofres públicos. O ex-ministro chamou o processo de "risível".

"O que eu quero que aconteça com o Moro é o que eu quero que aconteça com qualquer um desse País: que ele tenha um julgamento decente, digno, respeitoso e com direito a presunção de inocência, que eles possam provar as coisas que eles fizeram e o que não fizeram", disse Lula nesta terça-feira, 24, em entrevista à Rádio Mais Brasil News. "Que ele tenha o direito de defesa e a presunção de inocência que eu não tive com ele."

Lula ainda defendeu que o ex-juiz cometeu um "crime" com a condução da Lava Jato. "Os prejuízos que esse País teve com o carnaval que Moro protocolou foi muito grande", disse. Para o petista, o dinheiro direcionado para a investigação deveria ter sido investido em políticas públicas. O pré-candidato do PT ainda cito...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 15:02h
Tribunal de Contas dos Municípios

Contas da prefeitura de Monte Santo são rejeitadas

 
Foto Reprodução

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia rejeitaram, na sessão desta terça-feira (24/05), as contas da Prefeitura de Monte Santo, da responsabilidade do ex-prefeito Edivan Fernandes de Almeida, relativas ao exercício de 2020. Após a aprovação do voto, o conselheiro Fernando Vita, relator do parecer, apresentou a Deliberação de Imputação de Débito – DID, propondo multa de R$6 mil para o gestor, pelas demais irregularidades apuradas durante as análises dos relatórios técnicos.

O principal motivo apresentado pelo conselheiro para o parecer prévio que recomenda a rejeição das contas pela Câmara Municipal foi a abertura de créditos adicionais sem a indicação dos recursos correspondentes. Foi determinada, desta forma, a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, para que seja apurada a prática de ato ilícito.

O município de Monte Santo teve – em 2020 – uma receita arrecadada de R$150.248.560,87, enquanto as despesas foram de R$129.173.850,56, revelando um superávit orçamentário expressivo, da ordem de R$21.074.710,31. Em relação aos restos a pagar, os recursos deixados em caixa foram suficientes para cobrir despesas de curto prazo, cumprindo o disposto no artigo 42 da LRF.

Em relação às obrigações constitucionais, o gestor aplicou 26,65% da receita resultante de impostos, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 14:32h
Cultura

Cantora e compositora Thathi apresenta o 3º álbum da carreira: "Tudo que já Estava Escrito"

 
Foto Reprodução

Foto Reprodução

“O amor será sempre o guia”, a frase que inspirou a composição de “O Amor Em Nós”, uma das faixas do novo álbum “Tudo que já Estava Escrito”, que chega nas plataformas digitais na sexta-feira, 20, foi também uma dose de esperança que a cantora e compositora Thathi encontrou para continuar produzindo no período de isolamento social.

Ao todo, o novo trabalho traz 12 canções, sendo cinco inéditas, e algumas participações especiais. “Não Sei Se Te Contei”, por exemplo, conta com a presença de Herbert Vianna (Os Paralamas do Sucesso), sendo o primeiro feat de um dos maiores compositores do país em mais de 20 anos.

A parceria é fruto de um encontro inusitado em uma loja de instrumentos musicais no Rio de Janeiro. Herbert ouviu um riff de guitarra, que até então a desconhecida Thathi improvisava ali, e se aproximou. A conexão foi imediata!

Os dois conversaram e tocaram por aproximadamente duas horas, com direito a Jimi Hendrix e outras referências na Jam Session. O sentimento desse encontro resultou em uma parceria no estúdio, com direito a frase de Dona Canô (mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia) na letra.

Em “Por Mais”, Thathi convida uma das suas principais influências musicais: Flavio Venturini. Juntos, passam a mensagem de que é necessário amar e acreditar cada vez mais naquilo que fazemos.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 14:00h
Câmara Federal

Câmara dos Deputados elege amanhã novos integrantes da Mesa Diretora

 

O plenário da Câmara dos Deputados vai escolher, nesta quarta-feira (25), os novos nomes que vão compor a Mesa Diretora da Casa. (Foto ilustração)

A eleição foi motivada pela decisão que tornou vagos os cargos de 1º vice-presidente, 2º secretário e 3º secretário, após a mudança de partido dos então titulares: Marcelo Ramos (PSD-AM), Marília Arraes (Solidariedade-PE) e Rose Modesto (União-MS), respectivamente. Segundo a convocação feita pelo presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), a sessão, marcada para as 13h55, terá votação exclusivamente presencial.

O deputado federal Marcelo Ramos foi destituído ontem do cargo de vice-presidente da Casa. O parlamentar trocou o PL pelo PSD.

Para se manter no cargo, à época da mudança de legenda, o deputado entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conseguiu uma liminar a seu favor. Mas ontem, o ministro Alexandre de Moraes revogou a decisão e permitiu que o Legislativo decida sobre a composição da Mesa Diretora.

As deputadas Marília Arraes e Rose Modesto também foram destituídas da Mesa. Marília trocou o PT pelo Solidariedade e Rose, o PSDB pelo União Brasil.

Registro de candidaturas

As cabines para as votações já estão sendo montadas no Pl...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 13:20h
Estado da Bahia

Publicada instruções e normas para veiculação de publicidade institucional no período eleitoral

 

Foi publicada, na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial do Estado (DOE), a instrução normativa que orienta sobre as vedações à publicidade dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado da Bahia durante o período eleitoral. O documento estabelece regras que passam a vigorar no dia 2 de julho e se estendem até 2 de outubro deste ano, podendo ser prorrogadas até 30 de outubro caso haja segundo turno para a eleição de governador do Estado. (Foto ilustração)

As secretarias estaduais de Comunicação Social (Secom) e da Casa Civil, em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), foram responsáveis pela elaboração e assinam a instrução normativa.

Além de proibir a veiculação, exibição, exposição ou distribuição de peças e materiais de publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas de iniciativa de órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Estadual durante o período eleitoral, a instrução também estabelece em que hipóteses e de que forma a publicidade será permitida por lei nos meses que antecedem as eleições.

Também estão presentes no texto determinações sobre o funcionamento de sites institucionais, publicações impressas ou em meio digital, e de perfis oficiais dos órgãos públicos nas rede...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 12:01h
Receita Federal

Portaria da Receita restabelece o trabalho presencial

 

A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) a portaria restabelecendo o trabalho presencial dos servidores. A norma determina que o retorno ocorrerá no dia 6 de junho. (Foto ilustração)

O retorno ocorre após o governo determinar, no dia 6 de maio, a retomada das atividades presenciais dos servidores e empregados públicos que atuam na administração pública.

Apesar da determinação, os servidores podem continuar no regime remoto, desde que façam o pedido de acordo com o programa de gestão da Receita. No regime de teletrabalho, os servidores terão que cumprir metas da unidade em que trabalham. (Fernando Fraga)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 11:30h
Câmara Federal

Lira cumpre ordem de Bolsonaro, diz Ramos sobre destituição da vice-presidência da Câmara

 

Destituído nessa segunda-feira (23) do cargo de vice-presidente da Câmara, o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) acusou Arthur Lira (PP-AL) de cumprir ordens do presidente Jair Bolsonaro. O deputado amazonense disse ao Congresso em Foco Insider que, a partir de agora, está rompido com Lira. (Foto ilustração: Marcelo Ramos e Lira)

“Eu não tenho conversa com um presidente da Câmara que recebe ordem do presidente da República por live. O presidente Bolsonaro deu uma ordem ao Arthur para ele destituir o vice-presidente da Câmara, e ele cumpriu. Isso é absurdo para o sistema democrático brasileiro”, protestou.

Ramos foi afastado do cargo após o ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dar aval a Lira para realizar nova eleição para o cargo em razão de o deputado ter trocado de partido.

Em sua live semanal, no último dia 12, Bolsonaro já havia sinalizado que haveria mudança na vice-presidência da Câmara. “Eu sou de um partido, o PL. Eu pedi [ao TSE] pelo partido porque o vice-presidente da Câmara mudou de partido. Uma vez mudando de partido, está no regimento interno que ele tem que sair da Vice-Presidência porque aquele cargo pertence ao PL”, disse o presidente. Ramos deixou o PL após Bolsonaro anunciar sua filiação. O deputado é opositor do presidente.

Marcelo Ramos considera que seus crescentes atritos com o governo foram a verdadeira causa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 10:50h
Economia

Prévia da inflação oficial fica em 0,59% em maio

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou taxa de 0,59% em maio deste ano. A taxa é inferior ao 1,73% de abril, mas superior ao 0,44% de maio de 2021. (Foto ilustração)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a maior variação do IPCA-15 para um mês de maio desde 2016 (0,86%). Com o resultado o IPCA-15 acumula taxas de inflação de 4,93% no ano e de 12,20% em 12 meses.

Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em maio, com destaque para transportes, com inflação de 1,80%. Entre os itens que puxaram a alta de preços do segmento estão passagens aéreas (18,40%), combustíveis (2,05%) seguro de veículo (3,48%), táxi (5,94%), metrô (2,17%) e ônibus urbano (0,17%).

O segundo principal impacto para o IPCA-15 veio dos alimentos e bebidas, que apresentaram variação de 1,52% na prévia de maio, com destaque para itens como leite longa vida (7,99%), batata-inglesa (16,78%), cebola (14,87%) e pão francês (3,84%), além das refeições fora do domicílio (1,02%).

Saúde e cuidados pessoais tiveram a maior taxa na prévia do mês (2,19%), devido principalmente à alta de preços dos produtos farmacêuticos (5,24%). Habitação foi o único grupo com deflaçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 10:30h
Eleições 2022 - Santa Catarina

Disputa para o governo de SC tem empate técnico entre três candidatos

 

Pesquisa de intenções de voto para o governo de Santa Catarina divulgada nesta terça-feira (24) pelo Real Time Big Data mostra que três candidatos estão tecnicamente empatados no primeiro lugar.

Segundo o levantamento, na pesquisa estimulada, em que é apresentada a lista de candidatos aos eleitores, o atual governador, Carlos Moisés (Republicanos-Foto), lidera a disputa, com 18% das intenções. Ele é seguido pelo senador Jorginho Mello (PL), que tem 14%, e pelo ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (União Brasil), que tem 12%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

De acordo com a pesquisa, dividem o quarto lugar o senador Espiridião Amin (PP) e o ex-deputado federal Décio Lima (PT), com 9% cada. Completam a lista o senador Dário Berger (PSB) e o ex-prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli (MDB), ambos com 4%; o ex-deputado estadual Gelson Merísio (Solidariedade), com 3%; Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (Pros), com 2% cada um.

Na pesquisa espontânea, sem que os eleitores sejam informados sobre os candidatos, há empate técnico entre Carlos Moisés (8%), Jorginho Mello (6%), Décio Lima (3%) e Gean Loureiro (2%). Nesse levantamento, Espiridião Amin tem 1% dos votos.

Corrida para o Senado

O Real Time Big Data ainda fez uma projeção da corrida eleitoral para o Senado. Dois cenários for...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 10:10h
Feira de Santana

Jhonatas critica veto do prefeito a projeto que prevê assistentes sociais e psicólogos em escolas

 
Foto Reprodução

Avaliando como mais um ataque à educação municipal, o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), em discurso nesta terça-feira (24), na Câmara Municipal de Feira de Santana, lamentou que o prefeito Colbert Martins tenha vetado integralmente o projeto que prevê a presença de assistente social e psicólogos.

“Tomei ciência de mais uma atitude do prefeito Colbert Martins contra a educação pública de Feira de Santana. Vetou integralmente o projeto que prevê profissionais de assistência social e psicologia nas escolas, depois de todo um debate em torno da necessidade desse projeto”, lamentou.

O vereador pontuou a necessidade desses profissionais. “Todo mundo que conhece o dia a dia de uma escola, principalmente de uma escola pública, sabe que ao fechar o portão da escola, os vários problemas sociais encontrados e que atravessam os portões da escola. Tem a questão da fome, poderia citar vários outros, como psicossocial, como adoecimento psíquico, depressão, ansiedade, uma série de questões que interferem no processo de ensino aprendizagem. Não são máquinas, não sentam lá e aprendem como se pudessem esquecer tudo o que se passa em suas vidas, pontuou”.

O vereador Marcos Lima (União Brasil) fez um contraponto e defendeu a posição do prefeito. “Entendo que o projeto tem um bom sentido, mas de forma inconstitucional. Primeiro porque se faz um projeto para contratar dois profissionais em cada ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 10:02h
Norte da Bahia

Cidades do Norte da Bahia são finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor nesta terça (24)

 

Com os municípios de Juazeiro e Sobradinho entre os 25 finalistas, o Vale do São Francisco, no Norte baiano, está representado na 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com solenidade marcada para esta terça-feira (24), às 18h, na sede do Sebrae Bahia, em Salvador. O município de Juazeiro concorre na categoria Desburocratização e Sobradinho nas categorias Inovação e Sustentabilidade e Marketing Territorial e Setores Econômicos. (Foto ilustração)

O prêmio contempla sete categorias e serão premiados gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

A solenidade terá a presença do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, dos diretores Franklin Santos e José Cabral, secretários de estado e representantes do Ministério Público da Bahia (MPBA), Tribunal de Contas do Município (TCM), União dos Municípios da Bahia (UPB), além de outras instituições. (redegn)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 09:50h
Eleições 2022 - Bahia

Ibicuí: Rone Morais declara apoio a ACM Neto, Cacá e Leur Lomanto Jr

 

Em visita a Salvador, a liderança política de Ibicuí, Rone Morais declarou o apoio a pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao Governo da Bahia, o nome de Cacá Leão (PP) para o Senado e de Leur Lomanto Jr (União Brasil) para deputado federal. Rone é uma forte liderança de Ibicuí, onde foi candidato a prefeito na última eleição, obtendo expressiva votação. (Foto ilustração)

No encontro, ele conversou sobre os problemas da cidade e destacou a confiança em um novo projeto, liderado por ACM Neto, Cacá e Leur para levar ações a Ibicuí.

“Neto, Cacá e Leur com certeza irão trabalhar juntos para levar mais desenvolvimento a Ibicuí. Neto governador oferece a expectativa de mais investimentos e ações em prol da população de nossa Ibicuí. Estamos juntos”, afirmou.

O pré-candidato a governador agradeceu o apoio e ressaltou que irá retribuir com muito trabalho em favor do município em parceria com Rone Morais. Leur Lomanto Jr. também enfatizou que Rone será um suporte muito importante para o grupo, em Ibicuí. “Agradecemos imensamente a confiança de Rone. Ibicuí pode ter certeza que juntos vamos trabalhar para levar melhorias ao município”, afirmou. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 09:30h
Recôncavo da Bahia

SAJ: Empréstimo de R$ 46 milhões é aprovado pela Câmara

 

O empréstimo de R$46 milhões de reais solicitado pelo município de Santo Antônio de Jesus (BA) para a reforma da feira livre foi aprovado pela Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira, dia 23. (Foto ilustração: Câmara Municipal de SAJ)

O empréstimo vinha dividindo opiniões, e foi motivo de diversas discussões na Câmara. Votaram contra a aprovação os vereadores Luciano Cuiuba, Ito da Kanal Mix, Uberdan Cardoso, Délcio Mascarenhas e Mourão.

Para Uberdan, o empréstimo representa uma ação de irresponsabilidade da gestão de Genival Deolino. “O município não tem condições de arcar com este custo. Agora é cômodo para o prefeito contrair um empréstimo que quem vai pagar são os outros. Prejudicando o município em um ato de total irresponsabilidade”, disso o petista. (tribunadoreconcavo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 09:20h
Benefício Social

Caixa paga Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 5

 

A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (24) a parcela de maio do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. (Foto ilustração)

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas.

Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.

Podem receber o benefício famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

Benefício permanente

Na semana passada, o presidente da ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2022 09:05h
Justiça Eleitoral

MP eleitoral rejeita ação contra Moro por domicílio eleitoral

 

O Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela regularidade da transferência de domicílio eleitoral de Sergio Moro (foto ilustração) e pelo indeferimento da impugnação feita pelo PT. Segundo a Procuradoria, os requisitos do artigo 55 do Código Eleitoral foram atendidos.

Documentos juntados aos autos comprovam a permanência superior a 3 meses em São Paulo.

“Tais elementos de prova são suficientes para comprovar o vínculo de forma satisfatória com a municipalidade para a qual pretende transferir o seu domicílio eleitoral, não tendo os argumentos trazidos pelos recorrentes o condão de obstar a transferência já deferida”, diz o MP.

Moro comemorou a análise técnica. “Foi desmascarada a manobra eleitoral do PT que me teme como candidato em São Paulo.” (Claudio Dantas)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia