Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 367 casos de Covid-19 e mais 6 óbitos

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 367 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%), 548 recuperados (+0,04%) e 6 óbitos. Dos 1.567.421 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.531.477 já são considerados recuperados, 5.925 encontram-se ativos e 30.019 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico desta segunda-feira (27) contabiliza ainda 1.906.055 casos descartados e 341.444 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 64.317 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 11.629.528 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.686.645 com a segunda dose ou dose única, 6.269.528 com a dose de reforço e 635.499 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 967.842 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 28.06.2022 05:00h
Feira de Santana

Audiência eletrônica para elaboração do Projeto da Lei Orçamentária Anual a partir do dia 1º

 

As audiências públicas para elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual – LOA, exercício de 2023, vão ocorrer de forma eletrônica entre os dias 1º e 20 de julho. Representantes de classe, associações da sociedade civil e organizações não-governamentais poderão contribuir com sugestões acessando o site da Prefeitura de Feira (feiradesantana.ba.gov.br). (Foto ilustração)

O cidadão também poderá participar das audiências públicas presenciais entre os dias 5 e 12 de julho, conforme consta no cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento, que foi publicado no Diário Oficial Eletrônico, edição do último dia 21.

Veja o cronograma:

05/07 (terça-feira)

9h - Distrito de Jaguara

Clube Polivalente – sede do distrito

15h - Distrito de Governador João Durval Carneiro – Ipuaçu

Creche Maria de Lourdes Almeida Machado  

06/07 (quarta-feira)  

9h - Distrito de Bonfim de Feira Colégio Municipal Álvaro Pereira Boaventura  

14h - Distrito de Maria Quitéria – São José Sede do CRAS - Rua Padre Epifânio, nº 06  

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 17:10h
Senado Federal

Senado pode votar nesta terça MP que facilita captação de recursos para o setor rural

 

O Senado pode votar nesta terça-feira (28) a medida provisória que permite o uso de Fundos Garantidores Solidários (FGS) para toda operação financeira vinculada à atividade empresarial rural (MP 1.104/2022). Também estão na pauta projetos que tratam de regras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), da Semana Nacional de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e da desjudicialização da execução de títulos. (Foto ilustração)

A permissão para uso do FGS prevista na MP 1.104 inclui as operações resultantes de consolidação de dívidas e aquelas realizadas no âmbito dos mercados de capitais. A medida foi aprovada com modificações feitas pela Câmara e veio para o Senado na forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 16/2022. O relator é o senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Antes da MP, os fundos só podiam garantir operações realizadas por produtores rurais, incluídas as resultantes de consolidações de dívidas. A mudança permite garantir títulos como a Cédula de Produto Rural (CPR) e o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), que apresentam participação crescente no financiamento das atividades do setor rural nos últimos anos.

Os fundos fornecem uma garantia complementar em operações de cr&eacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 16:20h
Câmara Federal

Conselho de Ética reúne-se na quarta para votar sete processos por quebra de decoro

 

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (29) para leitura, discussão e votação de pareceres preliminares. A reunião ocorre às 11 horas, em plenário a definir. Estão na pauta: (Foto ilustração)

- discussão e votação do parecer preliminar do deputado Marcelo Nilo (Republicanos-BA) ao processo referente à Representação 12/22, do PT, em desfavor da deputada Carla Zambelli (PL-SP). O partido acusa a parlamentar de postagem em redes sociais ofensiva ao senador Humberto Costa (SP);

- discussão e votação do parecer preliminar do deputado Júlio Delgado (PV-MG) ao processo referente à Representação 13/22, do PTB, em desfavor da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). O partido acusa a parlamentar de fazer apologia ao regime comunista em postagem em rede social;

- leitura, discussão e votação do parecer preliminar do deputado Alexandre Leite (União-SP) ao processo referente à Representação 1/22, do Novo, em desfavor do deputado Wilson Santiago (Republicanos-PB). O partido acusa o deputado de quebra de decoro por ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República, em 2019, pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva;

- leitura, discussão e votação do parecer preliminar do deputado Pinheirinho (PP-MG) referente às representa&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 15:40h
Sul da bahia

Justiça confirma "Pedrão" em Eunápolis

 

O juiz da da 1ª Vara da Fazenda Pública de Eunápolis, Roberto Freitas, indeferiu, nesta segunda-feira, 27, o pedido de liminar do Ministério Público da Bahia pelo cancelamento da festa das festas juninas. “São João se encontra com Pedrão”. De acordo com a Prefeitura de Eunápolis, a festa está confirmada entre os dias 29 de junho e 03 de julho. (Foto ilustração: Prefeitura de Eunápolis)

Festa tradicional da cidade, o Pedrão tem sido divulgado desde maio e o MP/BA ingressou com uma representação somente no dia 21 de junho.

Na decisão, o juiz alegou que a suspensão da festa “iria causar um grande problema econômico e social”. De acordo com a gestão municipal, a estimativa é que este evento vai injetar cerca de RS 50 milhões na economia do município com o aquecimento do comércio local e a circulação de turistas. A outra expectativa é de uma arrecadação municipal de cerca de RS 5 milhões com os festejos juninos. E a geração de 5 ml empregos temporários.

O comércio, os barraqueiros e o setor hoteleiro local já estão preparados para os festejos e investiram para terem a geração de renda no evento.

Já os hotéis já estão com reservas feitas. Além disso, a maioria dos grandes artistas já tiveram 70% do cachê dos shows pagos. (atarde) 

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 15:00h
Censo populacional

Censo: cai liminar que mandava incluir perguntas de orientação sexual

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje (27) que só comentará a suspensão da liminar que o obrigava a incluir perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero no Censo 2022 após a Advocacia-Geral da União (AGU) ser intimado e ter examinado a decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) da Justiça Federal do Acre, desembargador federal José Amilcar Machado. A decisão foi tomada na sexta-feira (17) e divulgada hoje pelo IBGE. (Foto ilustração)

A inclusão de perguntas sobre o tema no Censo 2022 tinha sido determinada em liminar do juiz federal Herley da Luz Brasil, da Justiça Federal do Acre no dia 3 de junho e, embora fosse local, poderia ser aplicada em todo o país. A liminar atendeu a uma ação civil pública do Ministério Público Federal do Acre.

“O IBGE só vai se manifestar sobre a suspensão da liminar da Justiça Federal do Acre, pelo TRF1, depois que a AGU tiver sido intimada e examinado a decisão”, diz o instituto.

Na decisão, o desembargador destacou justificativas apresentadas pelo IBGE para não incluir perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero nos questionários deste ano. Segundo José Amilcar, o IBGE aponta impacto financeiro importante, especialmente se for necessária alguma mudança metodológica e se as perguntas precisarem ser respondidas i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 14:30h
Feira de Santana

Vacinação contra a gripe é ampliada a toda população acima de seis meses

 

A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) foi ampliada para toda a população acima dos seis meses de idade a partir desta segunda-feira, 27. A imunização visa prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e possível sobrecarga no sistema de saúde, além de evitar mortes. (Foto ilustração)

Em Feira de Santana, 187 mil pessoas já foram vacinadas desde o início da campanha de imunização, em 4 de abril. Vale destacar que aqueles que já foram vacinados nos anos anteriores podem receber a dose novamente. A meta é vacinar 95% do público alvo.

"Temos estoque de vacina suficiente para imunizar a população. Toda a equipe de saúde está trabalhando com o objetivo de contribuir com a interrupção do vírus no país, destacando que a vacina é a melhor maneira de proteção", afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia.

As doses estão disponíveis em 104 salas de vacina, localizadas nas zonas urbana e rural. Para receber a vacina é necessário apresentar o documento de identidade, a caderneta de vacinação e o cartão SUS. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 13:40h
Estatal do Petróleo

Conselho da Petrobras aprova Caio Paes de Andrade para presidir a estatal

 

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o nome de Caio Paes de Andrade (foto ilustração) para presidir a Petrobras após indicação do presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-secretário de Desburocratização do Ministério da Economia foi avaliado pela e estatal na manhã desta segunda-feira (27). A posse deve acontecer nesta tarde.

Para presidente, Paes de Andrade venceu por 7 votos a favor e 2 contrários. Para ser membro do Conselho de Administração, o resultado foi 8 a 2. A reunião do Conselho avalia se o candidato preenche os requisitos técnicos previstos na Lei das Estatais.

O encontro de hoje aconteceu dias após a aprovação de Paes de Andrade pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras, na última sexta-feira (27). A reunião da semana passada entendeu que o indicado do Planalto preenche os requisitos previstos na Constituição e na Política de Indicação de Membros da Alta Administração.

4º indicado de Bolsonaro

Paes de Andrade é o quarto presidente da Petrobras indicado pelo governo Bolsonaro. Ele substitui José Mauro Coelho, que formalizou a demissão do comando da estatal no dia 20 de junho. A renúncia era um desejo do governo e de aliados congressistas, sobretudo após reajustes feitos nos preços da gasolina e diesel no dia 17.

Fernando Borges, diretor de Explora&cced...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 12:30h
Brasília

Mourão diz que CPI do MEC "não vai pra frente": "Todo mundo pensando em eleição"

 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos-Foto), declarou nesta segunda-feira (27) que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar suspeita de corrupção e tráfico de influência no MEC (Ministério da Educação) não deve andar. Para ele, a proximidade da eleição, que ocorre em outubro, é o principal fator para que a comissão não progrida.

“Acho complicado porque está todo mundo pensando em eleição. Mais aí três meses e tem a eleição. Então acho que falta tempo pra isso aí progredir. Acho também que não vai pra frente”, disse o vice.

Mourão também afirmou que a prisão de Milton Ribeiro, ex-ministro da pasta, não deve ter influência negativa na campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela reeleição. Para ele, a decisão de deter o ex-chefe do MEC pode não ter sido adequada.

“Eu julgo que não [vai prejudicar a campanha de Bolsonaro], até porque ela [a prisão] durou pouco tempo e foi algo, na minha visão, um tanto quanto apressada, uma decisão que talvez não fosse a melhor, colocar uma prisão preventiva aí, indícios fracos dos prováveis crimes. [Vamos] guardar o trabalho de investigação que está sendo feito pela Polícia Federal e pelo Ministério Público."

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 11:52h
Justiça

TJ-BA vota proposta de cartório único para os municípios baianos nesta quarta

 
Foto Reprodução

Na quarta-feira (29) acontece no Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a votação de uma pauta muito importante para a população da Bahia. Trata-se da proposta do Cartório Único, o anteprojeto de reestruturação (processo TJADM 2021/09272) do TJ-BA. Caso seja aprovada, a medida propõe que 89% dos municípios baianos tenham um único cartório para todos os serviços. Ou seja, a população só terá um cartório para retirar certidão de nascimento, casamento ou óbito ou para fazer uma averbação de compra e venda ou doação de imóvel.

O projeto, que adota o Cartório Unificado, pode causar um prejuízo irreversível para os municípios baianos, que terão apenas um local para resolução de todas as demandas. A mudança se apresenta como um retrocesso uma vez que, atualmente, a população já desfruta de atendimento diferenciado. A implantação do Ofício Único não é uma prática comum na justiça brasileira.

O Pleno do TJ-BA é composto pelos 66 desembargadores do estado. As vagas de Desembargador são preenchidas por juízes de direito, com base nos critérios de antiguidade e merecimento. Um quinto dos lugares é reservado a advogados e membros do Ministério Público.

A Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia (OAB/BA) formalizou, por meio do Ofício 0379/2022, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 11:46h
Política

Deputada Fabíola Mansur testa positivo para Covid-19 pela 2ª vez

 
Foto Reprodução

A deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) testou positivo para Covid-19, conforme anunciou na manhã desta segunda-feira (27) nas redes sociais.

Segundo ela, está bem e sem sintomas graves causados pela doença. “Amigos, por conta de sintomas gripais leves, fiz o autoteste para Covid-19 ontem e foi positivo”, escreveu.

“Graças a proteção das quatro doses da vacina me sinto bem. Seguirei isolada e em comunicação aqui pelas redes”, continuou. (Política Livre - Foto Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 11:30h
Eleições na Bahia

ACM e Cacá encerram agenda junina com Festa da Carroça em Rio Real

 
Foto: Ascom / Cacá Leão

Pré-candidatos a governador e senador, ACM Neto (União Brasil) e Cacá Leão (PP) encerraram a agenda junina de campanha neste domingo (26), no município de Rio Real, no nordeste baiano, com participação na Festa da Carroça.

“Muito feliz de estar aqui em Rio Real, ao lado do prefeito Carroça, participando dessa linda festa que é bem típica e reflete a tradição não só da cidade, mas de milhares de agricultores da nossa Bahia. Pude ver a alegria das pessoas nas ruas nos recebendo com muito carinho e tenho certeza que foi uma ótima forma de encerrar nossa agenda de São João”, disse Neto, em palanque ao lado do prefeito da cidade, Antônio Alves (PP), conhecido como Carroça.

“Carroça é uma das nossas principais lideranças na região e essa festa aqui é uma tradição que alegra o coração do povo do município, aquece a economia e, este ano, após dois anos sem as festas juninas devido à pandemia da Covid-19, tem um sabor especial”, declarou Cacá.

Homenagem à história de Rio Real, a Festa da Carroça reverencia os vendedores que carregavam produtos rurais, em especial a laranja, fruto típico da região. Hoje a festa que fecha a programação junina conta com desfile de carroças representando escolas, comércios, associações, clubes, bairros e outras entidades.

Além...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 11:26h
Feira de Santana

Vacinação contra a gripe é ampliada a toda população acima de seis meses

 
Foto Raylle Ketlly

A campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) foi ampliada para toda a população acima dos seis meses de idade a partir desta segunda-feira, 27. A imunização visa prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e possível sobrecarga no sistema de saúde, além de evitar mortes.

Em Feira de Santana, 187 mil pessoas já foram vacinadas desde o início da campanha de imunização, em 4 de abril. Vale destacar que aqueles que já foram vacinados nos anos anteriores podem receber a dose novamente. A meta é vacinar 95% do público alvo.

"Temos estoque de vacina suficiente para imunizar a população. Toda a equipe de saúde está trabalhando com o objetivo de contribuir com a interrupção do vírus no país, destacando que a vacina é a melhor maneira de proteção", afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia.

As doses estão disponíveis em 104 salas de vacina, localizadas nas zonas urbana e rural. Para receber a vacina é necessário apresentar o documento de identidade, a caderneta de vacinação e o cartão SUS. (Secom - Foto Raylle Ketlly)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 11:20h
Economia

Confiança da construção cresce 1,2 ponto em junho

 
Foto Fernando Frazão

O Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve alta de 1,2 ponto de maio para junho deste ano. O crescimento veio depois de uma queda de 1,4 ponto, na passagem de abril para maio. Com isso, o indicador chegou a 97,5 pontos, em uma escala de 0 a 200 pontos.

Os dois subíndices que compõem o ICST tiveram alta. O Índice da Situação Atual, que mede a confiança do empresário da construção no presente, subiu 1,4 ponto e chegou a 93,9 pontos.

Já o Índice de Expectativas, que mede a confiança do empresariado da construção no futuro, aumentou 0,9 ponto e atingiu 101,2 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) da Construção subiu 1,1 ponto percentual e chegou a 77,1%. (Ag Brasil - Foto Fernando Frazão)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 11:03h
Sudoeste baiano

Malhada das Pedras: Ampla programação para celebrar 60 anos de emancipação política

 
Foto Lay Amorim Achei Sudoeste

O prefeito Carlos Roberto Santos da Silva (PSD), o Beto de Preto Neto, de Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, confirmou a realização do aniversário de 60 anos do município neste ano. Para comemorar essa data tão importante, o gestor adiantou ao site que o evento terá início na noite de quarta-feira, 06 de julho, com uma feira de animais. Na quinta-feira (07), a feira de animais acontece juntamente com uma Copa de Marcha, que é um campeonato de cavalos marchadores. “Estamos realizando essa disputa pela primeira vez para comemora os 60 anos de Malhada de Pedras”, afirmou. Durante à noite, também haverá uma festa de forró com artistas locais. Na sexta-feira (08), acontecerá a tradicional cavalgada do município. Segundo o prefeito, no dia 11 de julho, véspera do aniversário da cidade, será promovida uma grande festa com o cantor de arrocha Tayrone. “Vamos fechar com chave de ouro comemorando o aniversário e também usufruindo da alegria e felicidade dos malhapedrenses. Estou cumprindo com o meu papel enquanto gestor. Faremos bonito”, declarou. (Achei Sudoeste - Foto Lay Amorim)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 10:58h
Educação

Inscrições para o Sisu começam amanhã

 
Foto Reprodução

Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos às vagas que serão oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior deverão ficar atentos porque o prazo é curto, e terminará no dia 1º de julho.

A consulta para as vagas neste segundo processo seletivo teve início no dia 15, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessá-lo, clique aqui.

Por meio da consulta, é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Exigência Para participar do Sisu será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 10:56h
Governo Federal

Governo quer incluir até subsídio para idosos em pacote dos combustíveis

 

O pacote dos combustíveis, elaborado pelo governo federal para tentar aliviar a pressão inflacionária sobre os consumidores de baixa renda, deve incluir até mesmo subsídio para garantir a gratuidade para maiores de 65 anos no transporte público. (Foto ilustração)

A gestão federal prevê incluir na proposta, cuja expectativa é de que tramite em formato de projeto de lei, um montante de R$ 2,5 bilhões para a criação de um programa de mobilidade para idosos em áreas urbanas.

A ajuda para estados e municípios é prevista no Estatuto do Idoso, estava paralisada na Câmara dos Deputados desde fevereiro e teria validade até o final deste ano. A ideia, ao incluir a iniciativa no pacote dos combustíveis, é justamente agilizar a sua aprovação.

Ao todo, a gestão federal calcula que o pacote dos combustíveis tenha um impacto fiscal de R$ 34,8 bilhões, recursos pagos fora do teto de gastos. A maior parte deles viria da realocação de montante que, inicialmente, seria destinado à compensação das unidades da federação que zerassem ICMS sobre o diesel e o gás de cozinha.

A expectativa é de que o formato final da proposta seja fechado até terça-feira (28) para ser votado ainda nesta semana no Senado Federal. O pacote dos combustíveis deve incluir aumento do Auxílio Brasil para R$ 600, voucher para caminhoneiros de R$...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 10:43h
Política

Planalto monta ofensiva para implodir CPI do MEC

 
Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse ao blog nesta segunda-feira (27) que vai aguardar o requerimento da CPI do MEC para se pronunciar sobre a instalação da comissão que quer apurar um esquema de corrupção na pasta.

Pacheco, que está fora do país, diz que vai discutir o tema a partir de amanhã, quando volta ao Brasil.

“Não vou me precipitar, vamos aguardar o requerimento”.

Pacheco disse que não foi procurado por ninguém do governo para segurar a CPI.

Mas, segundo o blog apurou, o Planalto montou uma ofensiva para retirar assinaturas para a instalação. Os principais alvos, hoje, são os senadores Giordano (MDB-SP) e Eduardo Braga (MDB-AM).

Enquanto isso, Pacheco defendeu que as autoridades investiguem o caso, sem descartar a investigação no âmbito político.

"Espero que os órgãos investiguem e apurem, sempre garantindo direitos constitucionais. E pode ter repercussão política: a Comissão de Educação pode se debruçar; a CPI, que vamos avaliar. Que tudo seja apurado". (G1 - Foto Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 10:24h
Economia

Inflação da construção sobe para 2,81% em junho

 
Foto Reprodução

O Índice Nacional de Custo da Construção-M (INCC-M), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 2,81% em junho deste ano. Ela é superior ao valor de maio (1,49%) deste ano e maior que os 2,30% de julho de 2021.

Com o resultado, o INCC-M acumula inflação de 7,20% no ano e de 11,75% em 12 meses. Em julho de 2021, o INCC-M acumulado em 12 meses era de 16,88%.

Em junho deste ano, a taxa relativa a materiais, equipamentos e serviços ficou em 1,40%, abaixo do 1,55% de maio. Já o subíndice da mão de obra chegou a 4,37% em junho, ante 1,43%, em maio. (Ag Brasil - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 10:03h
Política

Centrão quer liberar nomeação de parlamentares em cargos de embaixadores

 
Foto Reprodução

Políticos do Centrão avançaram nas articulações para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite que parlamentares ocupem cargos de embaixador sem ter de renunciar ao mandato. Revelada pelo Estadão, a PEC recebeu críticas dentro e fora do Itamaraty. Ela estava engavetada, mas voltou a andar neste mês, com apoio explícito de 27 senadores. A intenção é aprovar a mudança antes do recesso parlamentar e das eleições.

De autoria do senador Davi Alcolumbre (União-AP), a proposta apresentada no ano passado põe 185 cargos do serviço exterior em jogo na barganha política entre Planalto e Congresso. Desse total, 53 são de chefia nos chamados “postos A”, as representações do País mais cobiçadas e prestigiadas no Itamaraty, como Washington, Lisboa, Londres e Paris.

Alcolumbre indicou que já tem os votos necessários para aprovar o texto. Uma PEC precisa passar por votação dupla no Senado, com ao menos 49 votos favoráveis, e na Câmara, com 308, em cada turno.

Na atual legislatura, nenhum parlamentar exerce função de embaixador ou cônsul-geral. Hoje, os embaixadores “não diplomatas” nomeados pelo governo Jair Bolsonaro são o general da reserva Gerson Menandro (Tel-Aviv) e o ex-ministro do Tribunal de Contas da União Raimundo Carreiro (Lisboa).

Bolsonaro tentou ter como embaixador na &Aa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 09:49h
Copa Brasil de Águas Abertas

Vereador sofre mal súbito e morre durante prova de natação no Ceará

 
 Gabriel Ribeiro/CMPA - Divulgação

O vereador de Porto Alegre Mauro Zacher (PDT), de 46 anos, morreu ontem, vítima de mal súbito quando participava de uma prova de natação master, em Fortaleza (CE). Ele era casado e pai de dois filhos. Mauro César Zacher estava no quinto mandato na Câmara Municipal, era economista, especialista em gestão estratégia econômica de negócios pela FGV e mestrando em economia na UFRGS.

A prova de natação fazia parte da Copa Brasil de Águas Abertas da Associação Brasileira Masters de Natação (ABMN), com largadas para 1.500 metros, que Zacher disputava com outros 49 atletas inscritos, e para 5 mil metros. Ontem, Zacher postou uma foto ao lado da sua esposa, a contadora e auditora Anete Gilster Zacher, com a legenda: "Com temperatura de 30 graus, com minha gata @zacheranete, na terra de @cirogomes, curtindo o final de semana. Amanhã conto o motivo". Segundo os organizadores da prova, após sofrer o mal súbito, Zacher foi socorrido pelas equipes que acompanhavam a prova e levado à Unidade de Pronto Atendimento da Praia do Futuro, na capital cearense, após todas as tentativas de reanimação. (Uol - Foto  Gabriel Ribeiro/CMPA - Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 09:43h
Interior da Bahia

Alagoinhas: Centro de Cirurgias Eletivas inaugurado nesta segunda-feira (27)

 
Foto Reprodução

Foi inaugurado nesta segunda-feira (27), às 8h da manhã, pela gestão municipal o Centro de Cirurgias Eletivas. O equipamento funcionará no Hospital Maternidade Dr. João Carlos Meireles Paolilo, na rua Elvira Dórea 72, e começa a operar na própria segunda.

Já estão programadas para acontecer cirurgias de Vasectomia, Hérnia Inguinal, Hérnia Umbilical, Hérnia Epigástrica, Laqueadura, Histerectomia e Colectomia por Videolaparoscopia nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho.

“Vamos retomar a realização de cirugias eletivas no nosso município, o que não acontecia há mais de 15 anos. Esse é um marco da nossa gestão, incansável no objetivo de proporcionar o melhor para o nosso povo. Semana passada os novos equipamentos foram montados e agora chegou o momento tão esperado, de atender as pessoas que precisam realizar os procedimentos cirúrgicos”, declarou o chefe do Executivo, Joaquim Neto. (Dircom - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 09:26h
Política

Câmara dos Deputados terá sessões remotas às segundas e sextas até julho

 
Foto Divulgação / Câmara dos Deputados

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados adotou sessões remotas no Legislativo às segundas e às sextas, até o final de julho. A medida visa acelerar a tramitação de duas propostas de emenda à Constituição, cuja tramitação abre prazo de 10 sessões para a apresentação de emendas. São elas as PECs do piso nacional da enfermagem (11/22) e a dos incentivos para biocombustíveis (15/22).

Com os trabalhos acontecendo online nestes dias, a expectativa dos líderes da Casa é ter sessão todos os dias. Nesta segunda, o plenário vai funcionar a partir das 17hs, tendo na pauta 10 propostas.

Os deputados poderão votara Medida Provisória (MP) 1106/22, que autoriza empréstimo consignado aos atendidos pelo Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou pelo Auxílio Brasil, além de ampliar para 40% o percentual da renda que pode ser destinada a essa modalidade de empréstimos. Os parlamentares também vão discutir a MP 1108/22, que regulamenta o teletrabalho e muda regras do auxílio-alimentação. (Bahia.ba - Foto Divulgação / Câmara dos Deputados)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 09:20h
Feira de Santana

Prorrogado para o dia 2 de setembro o credenciamento de mototaxistas

 

A Prefeitura de Feira prorrogou até o dia 2 de setembro o prazo para o credenciamento de mototaxistas. Os interessados vão integrar o Serviço de Transporte Individual Alternativo Complementar de Passageiros (STIAC). A publicação consta em edição do Diário Oficial Eletrônico da última sexta-feira, 24. (Foto ilustração)

São 477 vagas e para concorrer à autorização, o candidato deve ser maior de 21 anos, possuir a Carteira Nacional de Habilitação com categoria “A”, habilitado para conduzir motocicleta há pelo menos dois anos, que não esteja suspensa por infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de apresentar os documentos exigidos.

As documentações [confira o edital em anexo] deverão ser entregues na Divisão de Concessões e Permissões, na Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), entre as 9h e meio-dia. Membros de uma comissão ficarão responsáveis em receber os envelopes de cada um dos interessados – a SMTT está localizada na rua Miranda, nº 655, bairro Mangabeira.

Ainda conforme o edital “não será permitido a participação de interessados que possuam qualquer vínculo empregatícios, especialmente em cargos e empregos públicos em quaisquer das esferas federal, estadual e municipal”.

Vale salientar que será co...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 09:04h
Estado de São Paulo

Governo de SP anuncia redução do ICMS, e gasolina deve ter queda de R$ 0,48 nas bombas

 

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB-Foto), anunciou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) que incide na gasolina de 25%, praticado até então no Estado, para 18%. O comunicado foi feito na manhã desta segunda-feira, 27, em coletiva de imprensa. Ele destacou que a alteração deverá gerar uma redução média de R$ 0,48 nas bombas dos postos de combustíveis para os consumidores. Garcia informou ainda que determinou que o Procon-SP atue na divulgação dos estabelecimentos que estão aplicando a redução, para que ela não se perca na margem de lucro dos empresários e não chegue ao cidadão. O governador ainda destacou não acreditar que a medida deverá resolver o problema dos altos preços e que a Petrobras e o governo federal precisam tomar iniciativas mais robustas para resolver a questão. Após forte pressão do governo Bolsonaro na questão, o Estado de São Paulo é o primeiro a anunciar mudança na cobrança do ICMS.

“É uma decisão que o governo de São Paulo sai na frente e aplica de maneira imediata essa redução [do ICMS] a partir de agora, de 25% para 18%. Faço essa observação sobre a camuflagem do ICMS porque eu sou daqueles que acredita que a gente ‘não trata uma infecção grave como essa só com dipirona, só com antitérmico’. Nós sabemos que nós t...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 08:56h
Eleições na Bahia

Jerônimo completa 13 cidades visitadas no São João e destaca clima de paz no interior

 
Foto Assessoria

O pré-candidato a governador do time de Lula na Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), completou, neste domingo (26), a marca de 13 cidades visitadas desde o início dos festejos do São João no estado. Ontem, o pré-postulante petista esteve em Rafael Jambeiro, no Piemonte do Paraguaçu, e em Tanquinho e Santo Estevão, no Portal do Sertão, cidades administradas por prefeitos e prefeitas do Partido dos Trabalhadores.

“Uma das coisas que mais me chamou atenção nesses últimos cinco dias foi o clima de paz visto nas ruas das cidades do interior da Bahia. Famílias nas portas de suas casas com suas fogueiras, crianças tocando fogos, num clima de total tranquilidade, não só nas pequenas cidades, mas nas de médio e grande portes, onde milhares de pessoas se reuniram nas ruas para acompanhar as apresentações artísticas”, destacou Jerônimo, ao comentar os dados da Coordenação de Documentação e Estatística Policial (CDEP). Até este domingo, os festejos juninos na Bahia não registraram nenhum Crime Violento Letal Intencional (CVLI). Os dados abrangem Salvador, sua Região Metropolitana (RMS), e as 26 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpin).

“Desde o planejamento até a execução das ações das forças de segurança do nosso estado, sob a coordenação do governador Rui Costa e dos Comandos das Polícias Militar e Civil, foram fundamentais para garantir um São João d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 08:43h
Estatal do Petróleo

Petroleiros convocam ato contra indicação de Paes de Andrade para a presidência da Petrobras

 

A FUP (Federação Única dos Petroleiros) convocou para esta segunda-feira (27), às 10h, um protesto contra a indicação de Caio Paes de Andrade à presidência da Petrobras. O ato vai acontecer na porta do Edifício Senado, atual prédio da estatal. (Foto ilustração)

No mesmo dia, o Conselho de Administração da Petrobras deve votar para confirmar ou não Paes de Andrade no cargo. Ele recebeu o aval do Celeg (Comitê de Elegibilidade) e a tendência é que assuma o comando da empresa.

Os petroleiros argumentam que Paes de Andrade não atende aos requisitos, exigidos na Lei das Estatais e acolhidos pela governança da Petrobras, para chefiar a empresa. Ele é formado em Comunicação Social com pós-graduação em administração e, aponta a FUP, não tem experiência executiva ou formação acadêmica relacionada ao setor de petróleo e gás.

Mesmo assim, Paes de Andrade foi avalizado pelo Celeg, que recomendou aprová-lo no cargo em meio à forte pressão do governo federal. Atual secretário de desburocratização do Ministério da Economia, ele foi indicado pela União no início do mês, mas sofreu resistência de alguns conselheiros da estatal.

"Bolsonaro faz nova troca na presidência da Petrobras pela terceira vez só este ano, num ato desesperador para fingir que est&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 08:36h
Eleições 2022

BTG Pactual: Lula tem 43% das intenções de voto contra 33% de Bolsonaro

 
Foto Reprodução

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue liderando as intenções de voto para a Presidência da República, segundo pesquisa BTG Pactual divulgada nesta segunda-feira (27). Apesar da preferência do eleitorado, a diferença para Jair Bolsonaro (PL) caiu para 10 pontos. No levantamento anterior, do dia 13 de junho, a distância era de 12%.

De acordo com a pesquisa, no cenário estimulado, o petista aparece com 43% contra 33% de Bolsonaro. Em seguida vem Ciro Gomes (PDT) que pontua com 8%, Simone Tebet (MDB) 3%, e André Janones (Avante) 2%. Felipe D’Ávila (Novo), José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS) não pontuaram. Os que não votam em nenhum candidato somam 5%, brancos/nulos 1% e não souberam não responderam 2%.

Já quando no quadro espontâneo, quando os candidatos não são apresentados, Lula continua na frente com 39%, seguido por Bolsonaro com 31%. Ciro marca 3%, Tebet 1%, Janones 1%. Os outros candidatos juntos somaram 1%.

A pesquisa foi realizada por telefone, entre os dias 24 e 26 de junho de 2022. Foram entrevistados 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o código BR-05022/2022. (Bahia Notícias - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 08:24h
Luto na política

Ex-prefeito de Nova Viçosa é encontrado morto em casa

 
Foto Reprodução

Márvio Lavor Mendes, ex-prefeito de Nova Viçosa, município do extremo sul da Bahia, foi encontrado morto na manhã deste domingo, 26, na casa onde morava no distrito de Posto da Mata.

O ex-prefeito, que estava prestes a completar 74 anos em agosto, nasceu em São João do Jaguaribe, no Ceará, mas morava em Nova Viçosa desde jovem. Foi vereador pelo município por dois mandatos, nas legislaturas 2005/2008 e 2009/2012. Foi presidente da Câmara Municipal de Nova Viçosa na gestão 2011/2012.

Em 2012, foi eleito prefeito do município com 47,72% dos votos válidos. Em 2016, seis meses antes de concluir o mandato, teve o seu tempo à frente da prefeitura interrompido por força de um julgamento de mérito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base numa ação proposta pela coligação opositora nas eleições de 2012.

Mendes deixou viúva a ex-secretária Municipal de Assistência Social de Nova Viçosa Ana Luiza e três filhos: o médico Márvio Júnior; a enfermeira Irva; e a turismóloga Marília. (A Tarde - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 08:20h
Sudoeste baiano

Aracatu: Vereadores denunciam prática de nepotismo na prefeitura

 
Foto Lay Amorim Achei Sudoeste

Os vereadores da cidade de Aracatu, Nivaldo Balbino da Silva (PSD), o Niva, e Jussimar da Mata Queiroz (PSD), o Teco, entraram com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra a prefeita Braulina Lima Silva (Republicanos) devido à prática de nepotismo.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Balbino denunciou que quase toda a família da gestora e parentes dos vereadores aliados estão empregadas dentro da estrutura do Município. Apesar do nepotismo escancarado, o vereador lembrou que existe uma recomendação do MP, expedida em março de 2021, proibindo a prática no município. “A maioria está empregada em cargos do alto escalão, como secretários e diretores”, apontou. Jussimar da Mata, popular Teco, confirmou as denúncias do colega e disse que ambos estão agindo na defesa dos interesses do povo. “Estamos atrás para que a justiça seja feita. Acredito na Justiça. O nepotismo em Aracatu é uma verdadeira vergonha”, afirmou. Os parlamentares acusaram a prefeita de ignorar a Lei e não cumprir as promessas feitas em campanha para a população, especialmente no que se refere à educação. (Achei Sudoeste - Foto Lay Amorim) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 08:17h
Economia

Custo com energia e gás é mais de 30% do preço do pão, carne e leite

 
Foto Reprodução

Além do que é preciso para fazer funcionarem as lâmpadas, eletrodomésticos, chuveiros, fogões, fornos e aquecedores, os brasileiros consomem energia elétrica e gás natural indiretamente, incorporados na produção das mais diversas mercadorias. O gás que a padaria usa para assar os pãezinhos e bolos, a eletricidade que mantém a carne fresca no frigorífico, e a energia necessária para fabricar calçados e produtos de limpeza, por exemplo, estão embutidos nos preços desses itens, e têm impacto significativo no orçamento das famílias.

No caso do leite, para se ter uma ideia, do preço que o consumidor paga, 31,3% são referentes ao gasto com a energia usada no processo de produção, ou seja, quase um terço do valor total.

Para conhecer o verdadeiro reflexo do preço da energia nos produtos que os brasileiros consomem, a Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres) encomendou o estudo técnico “Os impactos dos preços da energia elétrica e do gás natural no crescimento e desenvolvimento econômico”, à Ex Ante Consultoria Econômica, divulgado nesta terça-feira (14).

O principal interesse da entidade foi verificar o peso do encarecimento da energia elétrica e do gás natural no consumo final das famílias, já que essas são duas importantes fontes de energia usadas na produção de mercad...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 08:13h
Tribunal Regional Eleitoral

TRE-BA promove palestra para partidos políticos sobre registro de candidaturas

 
Foto Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará, no próximo dia 12 de julho, uma palestra para os partidos políticos, com o tema: Registro de Candidatos 2022: Inovações Legais e Sistema CANDEX. O evento - organizado pela Secretaria Judiciária (SJU) do Eleitoral baiano, por meio da Seção de Gerenciamento de Registro de Dados Partidários e de Candidatos (Serpac) - ocorrerá na Sala de Sessões da sede do Órgão, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), das 8h30 às 12h. A participação é livre, sem necessidade de inscrição.

Entre os assuntos abordados, serão destacadas algumas novidades para o registro deste ano: criação de federações partidárias; mudança no cálculo da quantidade de candidatos por partido; o instituto da candidatura coletiva, expectativa da quantidade de registros; entre outras.

O Sistema CANDEX (Módulo Externo do Registro de Candidatos), que é utilizado pelos partidos para solicitação do registro, será demonstrado com todas as suas funcionalidades, a fim de que possam ser elucidadas as dúvidas sobre a sua utilização.

De acordo com Jonas Dias, chefe da Seção de Gerenciamento de Registro de Dados Partidários e de Candidatos (Serpac/SJU), a palestra é voltada àqueles que forem trabalhar diretamente com o registro de candidatos. “O evento é necessário para dirimir as dúvidas em relaç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 08:05h
Sul da Bahia

Uruçuca: Com problemas de coração, prefeito é transferido para hospital em Salvador

 
Foto Reprodução

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite (UB), embarcou para Salvador, neste domingo (26), em um avião particular para se internar em um hospital da capital. Ele apresentou problema de saúde na semana passada e ficou internado.

Segundo informações, Moacyr Leite apresentou problemas no coração na última quarta-feira, depois de ficar internado em um hospital de Ilhéus, ele decidiu seguir de avião particular para Salvador.

O prefeito fez um vídeo antes de embarcar e agradeceu o deputado federal Paulo Azi (UB), por disponibilizar o avião e pediu oração aos moradores da cidade. (Políticos do Sul da Bahia - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 07:50h
Benefício Social

Governo paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 7

 

A Caixa Econômica Federal paga hoje (27) a parcela de junho do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 7. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês. (Foto ilustração)

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas no Auxílio Brasil.

O Auxílio Brasil é coordenado pelo Ministério da Cidadania, responsável por gerenciar os benefícios do programa e pelo envio dos recursos para pagamento pela Caixa. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 06:00h
Ministro do STF

Gilmar Mendes: "Lava Jato era projeto político de viés totalitário"

 

Em entrevista ao Correio Braziliense, o ministro Gilmar Mendes (foto ilustração) afirmou considerar que, em seus 20 anos no Supremo Tribunal Federal, os momentos mais difíceis da Corte envolvem a força-tarefa da Lava Jato. O magistrado disse ainda não ter dúvidas de que a operação foi um projeto político liderado por pessoas com apreço por poder e dinheiro.

Mais, comparou as 10 medidas anticorrupção, de autoria do Ministério Público Federal, ao AI-5.

“Os senhores vão se lembrar, por exemplo, de Curitiba. Sem nenhum menoscabo, mas está longe de Curitiba ser o grande centro de liderança intelectual do Brasil. Não obstante, Curitiba passou a pautar-nos. Tinha normas que praticamente proibiam o habeas corpus. Normas tão radicais quanto a do AI-5. Proibição de liminares e coisas do tipo. A Lava Jato era um projeto que ia para além das atividades meramente judiciais. E (os integrantes) passaram, também, a acumular recursos”, afirmou.

Sobre a tal Vaza Jato, Gilmar Mendes afirmou:

“Aquilo saiu do status de maior operação de combate à corrupção para o maior escândalo judicial do mundo. Mais do que um projeto político, a Lava Jato era um projeto político de viés totalitário: uso de prisão para obter delação e cobrança para que determinadas pessoas fossem delatadas.” (oantagonista)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 05:40h
Rio de Janeiro

Carro de vereador é atingido por dois tiros no Rio de Janeiro

 

O carro do vereador Luciano Vieira, do Avante, foi atingido por dois tiros, no Rio de Janeiro (Foto ilustração)

O vidro do veículo ficou com a marca do disparo, mas como o carro é blindado, o vereador não foi ferido.

O político contou que tudo aconteceu rápido. Dois homens de capacete em uma moto deram os tiros. Ele ligou o alarme do carro e os bandidos fugiram.

Imagens de câmeras de segurança foram recolhidas para tentar apurar a motivação e os autores do crime. (band)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 05:25h
Brasília

Ministro da Justiça diz que não falou de caso Milton Ribeiro com Bolsonaro

 

O ministro da Justiça, Anderson Torres (foto ilustração), publicou em uma rede social, neste domingo (26/6), que não conversou com o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre as investigações da Polícia Federal sobre o caso do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro durante uma viagem para os Estados Unidos no começo do mês.

Torres esteve na comitiva presidencial que voou para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde o presidente da República participou da cúpula das Américas nos dias 9 e 10 de junho e teve um encontro bilateral com o presidente americano Joe Biden.

A declaração de Torres é para tentar esclarecer uma interceptação telefônica feita pela Polícia Federal, justamente no dia 9 de junho. Na ocasião, Milton Ribeiro (ex-ministro da Educação) contou a uma das filhas sobre uma conversa que Bolsonaro teria lhe dito estar com um pressentimento de que a PF poderia investigar o ex-ministro.

Milton Ribeiro foi preso no último dia 22, mas foi solto logo no dia seguinte. Diante do caso, o Ministério Público pediu autorização da Justiça para investigar se Bolsonaro interferiu nas investigações. O caso já foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e está sob relatoria da ministra Cármen Lúcia. (Raphael Felice)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 05:20h
Corrida presidencial

Presidenciáveis adiam escolha de vice e priorizam fortalecer o próprio nome

 

A corrida eleitoral à Presidência da República já tem os principais nomes definidos, mas quase todos os pré-candidatos anunciados até agora ainda não escolheram quem vão ter de vice na chapa. Como o registro oficial deve ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) somente em 15 de agosto, os presidenciáveis querem aproveitar o tempo para consolidar o próprio nome. A escolha do vice, na avaliação da maioria, é preocupação para um momento posterior. (Foto ilustração: Lula Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet)

A exceção até o momento é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lançou chapa com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Ambos apresentaram o plano de governo e têm feito viagens ao longo do país.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que chegou a sinalizar o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto como vice, recuou no anúncio. A equipe que coordena a pré-campanha dele entende que o chefe do Executivo precisa conquistar mais votos do eleitorado feminino, e, por isso, duas ex-ministras do governo surgiram como alternativas. Tereza Cristina tem a preferência no momento, mas Damares Alves também é cogitada pelo presidente.

Os demais pré-candidatos, que aparecem longe de Lula e Bolsonaro nas pesquisas eleitorais, ainda não tratam a escolha do vice com prioridade. Justamente por terem intenções de voto baixas, os presidenciáveis acreditam ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 05:15h
Candidato à reeleição

"Pretendo anunciar nos próximos dias o general Braga Neto como vice", diz Bolsonaro

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na noite deste domingo (26) que pretende anunciar nos próximos dias o nome do general da reserva do Exército Walter Braga Netto como vice em sua chapa que concorrerá à Presidência da República nas eleições deste ano. (Foto ilustração: Bolsonaro e Braga Neto)

Também filiado ao PL, Braga Netto foi ministro da Casa Civil e da Defesa no governo Bolsonaro. Ele deixou o cargo no final de março devido à exigência de não ocupar funções públicas para disputar um cargo eletivo em outubro, como previsto pela legislação eleitoral.

Nos últimos dias, o nome da ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina (PP) também vinha sendo cogitado como vice de Bolsonaro. O presidente, porém, descartou a informação e confirmou o general para o cargo, em entrevista ao Programa 4 por 4.

“Temos outros excelentes nomes, como o da Tereza Cristina. O general Heleno [Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência] quase foi meu vice lá atrás. (…) Vice é só um. Gostaria que pudesse indicar dez, daí não teria problemas”, afirmou.

Bolsonaro ressaltou o currículo do general, dizendo que ele tem uma “vida de 45 anos de serviços na caserna”.

“Foi interventor por um ano aproximadamente no Rio de Janeiro, veio par...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2022 05:10h
Setor da Energia Elétrica

Aneel realiza leilão que prevê até R$ 15,3 bilhões em investimentos

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai leiloar na próxima quinta-feira (30) 13 lotes de linhas de transmissão de energia. As empresas que obtiverem a concessão ficarão responsáveis por construir, operar e manter as linhas, que somam um total de 5.425 quilômetros e uma capacidade de 6.180 mega-volt-ampères (MVA). (Foto ilustração)

O leilão vai ocorrer às 10h, na sede da B3, em São Paulo. Os contratos de concessão estão previstos para ser assinados em 30 de setembro, e as empresas vencedoras terão prazos de 42 a 60 meses para iniciar a operação comercial das linhas de transmissão. A Aneel prevê que os contratos de concessão gerem R$ 15,3 bilhões em investimentos, gerando de 31.697 empregos diretos.

Os lotes dos empreendimentos estão localizados em 13 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

O lote de maior extensão e que deve gerar mais empregos é o de número 2, que corta os estados de Minas Gerais e São Paulo em um percurso de 1,7 mil quilômetros. O lote tem finalidade de expandir a capacidade de transmissão da região Norte de Minas Gerais e, se concretizado, deve empregar 9,8 mil pessoas.

A disputa dos lances se dará pelo valor de Receita Anual Permitida (RAP). Quando houver mais de uma pr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia