Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que a democracia está ameaçada no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 06:59h
Feira de Santana

Fernando Torres fala de impeachment e alerta chega ao governo

 

A disposição do presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Fernando Torres (PSD-foto ilustração) de analisar pedidos de impeachment de Colbert Martins (MDB) acende o alerta no Governo Municipal. É que mesmo não acontecendo, o desgaste político é inevitável. Já o prefeito Colbert Martins diz que está muito tranquilo na forma como tem agido no governo.
   

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 06:51h
Visita a Humildes

José Carneiro quis saber se José Nunes pediu voto para Jerônimo

 

Num tom provocativo, o vereador José Carneiro (MDB) quis saber do colega Zé Curuca (UB) se o deputado federal e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Nunes, na visita que fez ao distrito de Humildes, domingo (19) pela manhã, em discurso pediu votos para Jerônimo Rodrigues (PT). A provocação tinha endereço: Lulinha da Conceição, que teria dito que em Feira de Santana Zé Nunes não pode pedir votos para o candidato petista. Em tempo: Elegante, José Nunes tratou apenas de falar dos benefícios que trouxe para o distrito de Humildes e elogiar seu filho, Gabriel Nunes, que é pré-candidato a deputado federal.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 06:45h
Ideologia

América do Sul tem oito países com governos de esquerda

 


Cresce o número de países na América do Sul que são governados por partidos de esquerda. São eles: Colômbia, que se junta ao Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Venezuela, Guiana e Suriname.

Conservadores

Na América do Sul, são considerados governos conservadores de direita os do Brasil, Equador, Uruguai e Paraguai.

Cenário em 2018

Da última vez que os brasileiros se preparavam para ir às urnas, o cenário no continente era diferente e mais pulverizado. Líderes de oito países se identificavam como direita ou centro-direita (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Guiana, México, Paraguai e Suriname), enquanto outros cinco se declaravam de esquerda ou centro-esquerda (Bolívia, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela).
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 06:43h
Deputado federal

Magno Felzemburg é o bolsonarismo dentro do União Brasil

 

Com o projeto de ser deputado federal pelo União Brasil, o advogado Magno Felzemburg (foto ilustração) tem uma carta na manga para alavancar a sua campanha eleitoral. Ser dentro da legenda o nome de maior identificação com o bolsonarismo. Magno Felzemburg, que é cristão e apoia Jair Bolsonaro para presidente da República, em 2018 foi candidato a deputado estadual pelo PSL, antiga legenda do presidente Jair Bolsonaro, obtendo uma expressiva votação, 15.428 votos, estando atualmente como primeiro suplente da coligação.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 06:39h
Economia

Colômbia: 51% da população vivem na pobreza

 

O futuro presidente da Colômbia, Gustavo Petro, 62 anos, tem um desafio na área econômica. Conter os números da pobreza no país, que hoje atinge 51% da população. E mais, 39,3% na pobreza monetária, sem renda suficiente para comprar uma cesta básica, e 12,2% em pobreza extrema.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 06:36h
Forças Armadas

Ministério da Defesa não é poder, mas parte do Executivo

 

O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, a qualquer momento deve dizer ao ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, que as Forças Armadas não é um poder, mas parte do poder Executivo. É que parte das Forças Armadas, ligadas a Jair Bolsonaro (PL), quer auditar as urnas eletrônicas diretamente. E não vão poder...
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 06:33h
Eleições 2022

PSB disputa governos estaduais contra o PT em sete estados

 

O PSB, que tem o ex-governador Geraldo Alckmin na vaga de vice-presidente da chapa liderada por Luiz Inácio Lula da Silva, quando o assunto é eleição dos governadores nos estados, os socialistas vão para a guerra contra o PT em sete estados.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 06:29h
Feira de Santana

José Carneiro sugere rompimento de contrato com IMAPS se atrasos salariais permanecerem

 

Servidores que atuam na saúde de Feira de Santana, por meio da empresa IMAPS, têm sofrido com os constantes atrasos salariais, mesmo com o repasse antecipado do Município. A informação foi passada pelo vereador José Carneiro Rocha (MDB - foto), que sugeriu que se o problema continuar acontecendo, que o Município rompa o contrato com a empresa. O discurso foi feito nesta terça-feira (21), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. “Uma empresa quando se credencia, uma das questões que tem que ser avaliada é justamente a questão da saúde financeira da empresa”, disse.

De acordo com o governista, em Feira de Santana, a empresa IMAPS tem atrasado mensalmente o salário dos servidores da saúde. “Estamos hoje no dia 21 e o repasse foi feito dia 3, mas não foi feito o pagamento”, salientou Carneiro, citando que o secretário Marcelo Britto não mede esforços para normalizar a situação. José Carneiro sugeriu rompimento de contrato. “Não dá para ficar a prefeitura pagando o pato, repassando os recursos e a IMAPS atrasando os recursos”, pontuou. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 06:24h
Feira de Santana

Jhonatas Monteiro diz que judicialização de emendas impositivas prejudica o povo

 

Acreditando ser uma vingança aos vereadores opositores, o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL - foto ilustração) lamentou que o prefeito Colbert Martins tenha judicializado as emendas impositivas em prol da população de Feira de Santana e que isso precisa ser divulgado. “O prefeito tem desconhecido toda regra, desde a mais básica. Há questões que precisam passar pela Câmara”, disse o vereador, citando que o gestor judicializou as emendas impositivas destinadas por vereadores para entidades, manutenção de vias e um conjunto de melhorias”. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 06:20h
Feira de Santana

Fernando Torres avalia como injusta denúncia contra a Fundação Doutor Jesus

 

Comentando a denúncia feita pela Rede Globo, por meio do programa Fantástico, de maus tratos na Fundação Doutor Jesus, criada e administrada pelo deputado federal Sargento Isidório (Avante), o presidente da Câmara Municipal, Fernando Torres (PSD), avaliou como injusta e destacou como necessário o trabalho desenvolvido no acolhimento e tratamento de dependentes químicos. A denúncia veiculada a nível nacional seria de repressão a orientação sexual, castigos e violência psicológica. “Uma injustiça com o deputado Sargento Isidório. Doeu em meu coração pois acompanhamos o trabalho com aquelas pessoas que saíram do vício, do caminho errado”, disse, inclusive elogiando o governador Rui Costa por apoiar a entidade.

O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) comentou e pediu apuração. “Se tem denúncia tem que investigar, se não tem fundamento, tem que responsabilizar quem divulgou. Temos relatos há algum tempo de denúncias de maus tratos, há cerca de 10 anos, não conheço o local, não estive lá quando foi feita a visita”, pontuou e lembrou que é lamentável que o SUS não tenha uma política pública de auxílio a pessoas dependentes químicas. (Daniela Oliveira)

   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 06:18h
Feira de Santana

Projeto que cria Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres recebe emendas

 

Pautado para a ordem do dia desta terça-feira (21), em regime de urgência, o projeto do Executivo que cria a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres recebeu emendas dos vereadores Lu de Ronny (MDB), Edvaldo Lima (MDB) e Jhonatas Monteiro (PSOL). Com isso, as emendas serão analisadas nas comissões e só assim o projeto retornará para votação. A Secretaria da Mulher atualmente é extraordinária, tendo um prazo limitado de existência. Com o projeto, a pasta passa a existir na composição institucional do Município. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 06:00h
Eleições 2022 - São Paulo

TRE-SP rejeita ação contra mudança de domicílio eleitoral de Tarcísio

 

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo rejeitou nesta terça-feira (21) uma ação do PSOL contra a transferência de domicílio eleitoral do pré-candidato ao governo do estado Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos-Foto).

Com isso, o ex-ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro fica autorizado a concorrer. O PSOL afirma que vai recorrer da decisão.

Segundo o desembargador Silmar Fernandes, a ação foi impetrada pelo partido fora do prazo previsto em lei. O entendimento foi aceito por unanimidade pelo plenário da Corte.

“Não será adotada nenhuma providência (contra a transferência) por questão de intempestividade. Além de não ter sido cumprido o prazo, o pedido tinha que ser instruído com provas com indício sério ou prova acerca da irregularidade do domicílio eleitoral impugnado”, afirmou Fernandes.

Tarcísio conseguiu sua transferência de domicílio eleitoral por meio da 127ª Zona Eleitoral, sediada em São José dos Campos. Segundo o PSOL, o ex-ministro mora em Brasília e não cumpriu o tempo mínimo de vínculo com o suposto novo domicílio, de três meses.

Em 7 de junho, o TRE de São Paulo acolheu um recurso do PT e rejeitou a transferência do domicílio eleitoral de Sergio Moro para o estado. O ex-juiz deve ter que concorrer pelo Paraná. (Renan Porto)

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 05:50h
Setor de energia elétrica

Valores das bandeiras da conta de luz são reajustados em até 63,7%

 

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (21) novos valores das bandeiras tarifárias para o período de julho de 2022 a junho de 2023. A medida foi decidida pela Diretoria Colegiada da agência. A bandeira tarifária de julho será anunciada na sexta-feira (24), já com os novos valores. (Foto ilustração)

A bandeira verde, assim como em anos anteriores, não terá custo para o consumidor e servirá para sinalizar condições favoráveis de geração de energia. Já a bandeira amarela passa de R$ 1,874 para R$ 2,989 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês, um aumento de 59,3%.

A bandeira tarifária vermelha patamar 1 foi atualizada de R$ 3,971 para R$ 6,50 a cada 100 kWh, alta de 63,7%. No caso da bandeira vermelha patamar 2, o valor aprovado pela Aneel aumenta de R$ 9,492 para R$ 9,795 a cada 100 kWh, reajuste de 3,2%. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 05:40h
Aniversariante do Dia

Publicitário Xico Melo em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 05:30h
Brasília

General Villas Bôas é exonerado de cargo de assessor no Palácio do Planalto

 

O general Eduardo Villas Bôas (foto ilustração), de 70 anos, foi exonerado do cargo de Assessor Especial do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. A decisão foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” na tarde desta terça-feira (21).

Villas Bôas tem desde 2016 uma disfunção degenerativa chamada de Esclerose Lateral Amiotrófica, motivo pelo qual não consegue mais caminhar.

Eduardo Dias da Costa Villas Bôas nasceu em Cruz Alta (RS), em 7 de novembro de 1951. É filho de militar e ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em 1967. Nas Forças Armadas, VIllas Boas foi Comandante Militar da Amazônia, Comandante de Operações Terrestres e Comandante do Exército Brasileiro entre os anos de 2015 e 2019. (band) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em baixa com riscos locais minando impulso externo

 

O Ibovespa fechou com queda discreta nesta terça-feira, sem fôlego para acompanhar a trajetória positiva de Wall St e enfraquecido por preocupações com riscos domésticos. Banco do Brasil caiu mais de 4%. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa cedeu 0,17%, a 99.684,50 pontos. Na máxima, mais cedo, chegou a subir a 101.068,71 pontos. No pior momento, à tarde, atingiu 99.166,54 pontos. O volume financeiro na bolsa somou 22,7 bilhões de reais.

Na visão do especialista em renda variável da Blue3 Victor Hugo Israel, a bolsa está refletindo ruídos políticos, que acabam afetado particularmente papéis de estatais, como de BB e Petrobras, mas também adicionam volatilidade a outras ações.

"É um risco bem doméstico", afirmou, chamando a atenção para a trajetória positiva nos pregões nos Estados Unidos e Europa. Em Nova York, o S&P 500 subiu 2,4%.

Um dos principais focos de atenção está voltado para a Petrobras, com escalada da pressão política sobre a companhia, após reajuste dos combustíveis na semana passada e renúncia de presidente na véspera. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar recua ante real fecha a R$ 5,1533 com clima global mais ameno e após ata do Copom

 

O dólar fechou em queda contra o real nesta terça-feira, pausando um rali recente e acompanhando uma melhora no apetite global por risco, sentindo ainda a pressão de sinalização do Banco Central do Brasil de que vai manter os juros elevados por período prolongado. (Foto ilustração)

O dólar à vista recuou 0,67%, a 5,1533 reais na venda.

Na B3, às 17:10 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,80%, a 5,1685 reais.

Apesar da baixa, a moeda norte-americana spot fechou bem acima da cotação mínima intradiária de 5,1175 reais (-1,36%), acompanhando uma devolução de perdas do dólar no exterior. Seu índice contra uma cesta de pares fortes, que havia passado boa parte da sessão em queda, recuperou fôlego e começou a oscilar perto da estabilidade na parte da tarde.

Isso não impediu a valorização de moedas pares do real, no entanto. Pesos mexicano e chileno, rand sul-africano e dólar australiano registraram firmes altas frente à divisa norte-americana no dia. (Por Luana Maria Benedito)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Seguindo aumento de casos, média móvel de mortes de Covid cresce 57% em um mês

 

O Brasil registrou 229 mortes e 64.362 infecções por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundos dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados nesta terça-feira (21). (Foto ilustração)

Com isso, a média móvel de mortes, que considera os últimos sete dias, ficou em 148. Esse número representa um aumento de 57% em um mês. Em 21 de maio o indicador do Conass marcava 94.

Já média móvel de casos chegou a 39.621. Há um mês o número foi menos que a metade e ficou em 13.788 no dia 21 de maio.

Esses números permitem o acompanhamento da situação epidemiológica do país sem eventuais distorções causadas por possível subnotificação aos fins de semana ou problemas no acesso às bases de dados.

Com a nova atualização, o país chegou a 669.161 vítimas fatais da doença e 31.754.465 contaminações pelo coronavírus. (Ingrid Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.06.2022 05:08h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 4.317 casos ativos de Covid-19 e mais 10 óbitos

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.609 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,10%) e 1.032 recuperados (+0,07%). Dos 1.561.006 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.526.689 já são considerados recuperados, 4.317 encontram-se ativos e 30.000 tiveram óbito confirmado. Nas últimas 24h, o estado registrou 10 óbitos. (Foto ilustração)

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico desta terça-feira (21) contabiliza ainda 1.902.723 casos descartados e 339.635 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça. Na Bahia, 63.991 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 11.612.698 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.675.990 com a segunda dose ou dose única, 6.201.040 com a dose de reforço e 549.205 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 964.994 crianç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 17:40h
Brasil

Em 2021, 82% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet

 
Foto Tania Rego

A proporção de domicílios brasileiros com acesso à internet cresceu entre 2019 e 2021. Segundo a pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios brasileiros (TIC Domicílios) 2021, divulgada hoje (21), pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), na média, o percentual de residências aptas a acessar a rede mundial de computadores subiu de 71% para 82% no período de dois anos. Apesar disso, o país ainda contabiliza 35,5 milhões de pessoas sem acesso à internet e o número de domicílios das classes B, C e D/E com computadores caiu no mesmo período.

A variação positiva foi mais significativa entre os domicílios de áreas rurais, segmento que evoluiu de 51%, em 2019, para 71%, em 2021. Entre as residências de áreas urbanas, a proporção foi de 75% para 83% no mesmo período.

“Esta proporção aumentou significativamente entre os domicílios das áreas urbanas em relação à situação pré-pandemia, mas a grande variação ocorreu na área rural, onde foi observado um crescimento de 20 pontos percentuais entre 2019 e 2021”, destacou o coordenador da pesquisa, Fábio Storino.

Segundo Storino, o resultado dos dados coletados presencialmente entre outubro de 2021 e março de 2022 devem ser comparados aos de 2019, e não aos de 2020, quando...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 16:43h
Feira de Santana

Prefeito encara com tranquilidade ameaça de cassação de mandato

 
Foto Secom

"Estou absolutamente tranquilo, porque sempre pautei minha vida em atitudes baseadas na conduta que todo homem responsável deve ter". Assim reagiu o prefeito Colbert Martins, ao saber que o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Fernando Torres, anunciou um processo de cassação do mandato do chefe do Poder Executivo.

"Sempre demonstrei ser um defensor da democracia e do respeito às escolhas populares. Alcancei um mandato de prefeito democraticamente eleito e ele será cumprido de cabeça erguida. Agradar a alguns e desagradar a outros faz parte, principalmente na vida pública", acrescentou.

O prefeito garante também que a declaração de Fernando Torres em nada vai abalar o desempenho da administração, "visto que não nos falta disposição para vencermos os momentos difíceis que naturalmente acontecem". (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 16:04h
Sudoeste baiano

Caetité: Câmara abre CPI para investigar denúncias de improbidade do prefeito

 
Foto Achei Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Caetité, a 100 km de Brumado, apresentou requerimento para criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de investigar fatos envolvendo a contratação direta de serviço do transporte escolar municipal, neste ano de 2022 (veja aqui). As denúncias de improbidade administrativa foram feitas pelo vereador Jorge Magno de Carvalho Ladeia Júnior (PSDB) contra o prefeito Valtércio Neves Aguiar (PDT). A denúncia já foi protocolada no Ministério Público Federal (MPF) de Guanambi. Segundo o parlamentar, a contratação direta, sem a devida licitação, destinou-se a atender projeto político e de poder do gestor. 13 dos 15 vereadores da Casa Legislativa assinaram o requerimento, inclusive membros da própria bancada de situação. Durante a sessão, o vereador José Leonardo Fernandes Monteiro (PDT), o Léo Monteiro disse, em seu pronunciamento na Tribuna Livre, que o prefeito está tomando as providências devidas para sanar as irregularidades. Já o parlamentar autor da denúncia ironizou ao falar que o gestor acha normal a contratação de amigos e parentes. (Achei Sudoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 15:48h
Clima pesou

Suplicy interrompe evento do PT: "Não fui convidado"

 
Foto Reprodução

O ex-senador Eduardo Suplicy (PT), que faz 81 anos nesta terça-feira (21), interrompeu o lançamento do esboço do plano de governo da chapa do PT com outras siglas, no Centro de São Paulo, para dizer que não foi convidado e que teve sua proposta do renda básica de cidadania ignorada pelo partido.

"[Quero] entregar ao Aloizio Mercadante a proposta que não foi considerada ainda, entre os itens principais, a instituição da renda básica de cidadania, aprovada por todos os partidos, sancionada pelo presidente Lula e está no programa do PT há muito anos, todo ano. Ele tem alguma coisa comigo, não me convidou para esta reunião. Você sabe com quem que eu soube da reunião? Ontem a noite; 'Você não vai na reunião do partido?'. Não fui convidado, mas hoje eu estou aqui. E continuarei trabalhando muito para que Lula e Alckmin instituam a renda básica de cidadania enquanto eu estiver vivo ainda", disse o ex-senador de pé, fora dos microfones.

Durante a fala de Suplicy, os participantes riram do ex-senador.

Na sequência, Mercadante, que liderou a criação do esboço do plano de governo e foi o mediador do evento desta terça, agradeceu a proposta e disse que ainda terão chance de a debater.

"Agradeço muito a sua apresentação. Eu, de fato, não tive como acompanhar o convite de todas as pessoas, só olhar o tamanho do plenário, não era a m...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 15:36h
Tribunal de Contas dos Municípios

Prefeitura de Brejões e Jussari têm contas rejeitadas

 
Foto Reprodução

Na sessão desta terça-feira (21/06), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios emitiram parecer recomendando a aprovação com ressalvas, pelas câmaras de vereadores, das contas de mais duas prefeituras baianas, referentes ao exercício de 2020. Esses pareceres englobam as contas de governo e as de gestão.

Foram analisadas e aprovadas as contas das prefeituras de Brejões e Jussari, da responsabilidade dos prefeitos Alessandro Rodrigues Brandão Correia e Antônio Carlos Bandeira Valete.

No caso dessas prefeituras, ambas as contas – governo e gestão – são de responsabilidade dos próprios prefeitos, que atuam concomitantemente como chefe de governo e ordenador de despesas.

Os conselheiros relatores, Nelson Pellegrino e Mário Negromonte, ao final de cada voto, também apresentaram Deliberação de Imputação de Débito – DID, com propostas de multas aos gestores nos valores de R$1,5 mil (Brejões) e R$3 mil (Jussari) em razão das ressalvas indicadas nos relatórios técnicos.

Cabe recurso das decisões. (TCM - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 14:15h
Presidente do STF

Fux se reúne com 12 senadores para discutir relações entre STF e Legislativo

 

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, se reuniu com senadores em um café da manhã na Corte, nesta terça-feira (21), para discutir as relações entre o tribunal e o Senado. Entre os senadores presentes, estavam Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. (Foto ilustração)

Atualmente, existe uma crise entre o governo e o Judiciário em razão de declarações do presidente da República. Bolsonaro chegou a afirmar que o Supremo estaria agindo além do que permite a Constituição. Ele também critica o Tribunal Superior Eleitoral e alega que o sistema eletrônico de votação não é transparente.

Alguns parlamentares da base do governo se envolveram na crise, e foi apresentada na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda à Constituição que permite ao Congresso invalidar decisões do Supremo quando o resultado da votação não for unânime.

Também se reuniram com Fux os senadores Davi Alcolumbre (União-AP), Nilda Gondim (MDB-PB), Weverton (PDT-MA), Izalci Lucas (PSDB-DF), Nelsinho Trad (PSD-MS), Paulo Rocha (PT-PA), Álvaro Dias (Podemos-PR), Marcelo Castro (MDB-PI), Eduardo Gomes (PL-TO) e Eliane Nogueira (PP-PI). (Renato Souza/r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 13:50h
Saúde pública

Farmacêuticos apontam falta de remédios nas redes pública e privada

 

Quase todos os farmacêuticos do estado de São Paulo relatam falta de remédios nos estabelecimentos onde trabalham. Levantamento do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo revela que 98,5% dos profissionais apontam falta de medicamentos nas redes privada e pública de farmácias e estabelecimentos de saúde do estado. (Foto ilustração)

Foram ouvidos 1.152 farmacêuticos em todo o estado entre os dias 19 e 30 de maio. Dentre os profissionais, 82,8% atuam em estabelecimentos privados e 14,4% em unidades públicas ou em parceria com o sistema governamental. Trabalham em outros modelos, como entidades filantrópicas, 2,8%.

Entre os que atuam na rede particular, 899 trabalham em farmácias e drogarias, sendo que 893 disseram enfrentar falta de produtos nas prateleiras. A grande maioria (98,3%) dos 118 profissionais que trabalham em estabelecimentos vinculados diretamente ao Poder Público também denunciou falta de remédios.

Os medicamentos mais em falta são os antimicrobianos, com relatos de escassez por 93,4% dos farmacêuticos. Os mucolíticos, para aliviar os sintomas de infecções respiratórias, estão em segundo lugar, com 76,5% dos profissionais afirmando que há escassez desse tipo de produto. Os anti-histamínicos, usados para alergias, são remédios que faltam nos locais de trabalho de 68,6% dos profissionais, e os analgésicos, em 60,6%.

Falhas dos fornecedores

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 12:01h
Feira de Santana

Prefeitura divulga lista dos alunos selecionados para o curso Pré-ENEM

 

A Prefeitura de Feira divulgou a relação dos candidatos convocados para participar do curso preparatório para ingresso no Ensino Superior, o Pré-ENEM Social. A lista foi publicada nesta terça-feira, 21, em edição do Diário Oficial Eletrônico. (Foto ilustração)

Agora, os alunos selecionados deverão comparecer à Igreja Avivamento Bíblico (Av. Senhor dos Passos, n° 26, Centro) para efetuar a matrícula entre 8h e 11h30 ou 14h e 16h até o próximo dia 30.

Os candidatos deverão apresentar cópia e original dos documentos pessoais (RG e CPF); título de eleitor para maiores de 18 anos e comprovante de quitação com o serviço militar para homens maiores de 18 anos; comprovante de residência (o comprovante deverá constar o nome do estudante ou de seus pais, caso não conste, deverá ser preenchida declaração de residência no local); comprovante de conclusão do Ensino Médio (Ficha 19) ou comprovante de matrícula do 3º ano; comprovante do NIS; uma foto ¾. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 11:45h
Estatal do Petróleo

Petrobras lucrou em 3 meses o equivalente à soma de seis gigantes da bolsa

 

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, mostrou nesta terça-feira (21) que o lucro impressionante da Petrobras nos primeiros três meses do ano corresponde à soma de seis gigantes da bolsa de valores brasileira. (Foto ilustração)

O lucro de R$44,7 bilhões da Petrobras entre os meses de janeiro e março deste ano é mais do dobro do lucro da Vale (R$20,1 bilhões), maior empresa brasileira depois da petroleira,

A Petrobras lucrou 6,3 vezes mais que o maior banco brasileiro, o Bradesco, que no primeiro trimestre de 2022 registrou resultado positio de R$7 bilhões, e 6,7 vezes mais que o Itaú, que lucrou R$6,6 bilhões.

O lucro da Petrobras, de acordo com o quadro comparativo mostrado na Câmara pelo ministro Adolfo Sachsida, equivale à soma dos lucros da Vale, dos dois maiores bancos, da gigante JBS, que lucrou R$6,5 bilhões no mesmo período, a Ambev, do ramo de bebidas, com R$3,4 bilhões nos primeiros noventa dias do ano, e a própria bolsa de valores B3, com R$1,1 bilhão. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 11:31h
Bahia

Governo do Estado investe em infraestrutura, mobilidade e saúde na região Baixo Sul da Bahia

 

Com previsão de conclusão das obras em julho de 2022, o novo Receptivo do Atracadouro da Baía de Camamu é um importante equipamento para o deslocamento marítimo no estado. A obra recebeu investimento de R$ 331 mil do Governo do Estado e compõe uma série de melhorias realizadas na região do Baixo Sul baiano. Executadas pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), as intervenções de requalificação das estradas da região beneficiam turistas e moradores das localidades, com obras que, ao todo, ultrapassam R$ 175 milhões em recursos. (Foto ilustração)

Composta pelos municípios de Aratuípe, Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães, a região Baixo Sul tem diversos atrativos turísticos como praias, trilhas e cachoeiras. Os investimentos realizados nas rodovias visam proporcionar segurança viária para moradores e visitantes. Já as intervenções hidroviárias trazem mais conforto e viabilizam o aumento do fluxo de passageiros.

Recuperação de rodovias

“Dentre os investimentos realizados na região, destacamos a recuperação total do trecho da BA-001, saindo de Nazaré, passando por Valença, Camamu e Itacaré, indo até Ilhéus, só esse trecho somam 220 quilômetros de extens&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 11:20h
Tecnologia da informação

Google anuncia 500 mil bolsas de estudo para jovens

 

O Google anunciou que, até 2026, vai distribuir 500 mil bolsas de estudo para a formação de jovens em “áreas de atuação altamente demandadas pelo mercado de trabalho”. Segundo a empresa, as bolsas serão para a formação de profissionais em suporte de Tecnologia da Informação (TI), análise de dados, gerenciamento de projetos e design UX (User Experience ou experiência do usuário). (Foto ilustração)

A empresa pretende destinar duas mil dessas bolsas a pessoas que se autodeclaram transexuais. A expectativa é de que a medida favoreça a inclusão social deste grupo no mercado de trabalho.

Em nota, a Google informou que os jovens que não estão estudando no momento também poderão disputar as vagas. “O processo de inscrição e seleção ocorrerá através do aplicativo do CIEE ONE (plataforma 100% gratuita), e os escolhidos serão acompanhados por uma monitoria exclusiva, que os auxiliará a concluir as certificações”, explicou a empresa.

Todos os cursos foram criados pelo Google e estão hospedados na plataforma de educação da Coursera. “São cerca de 800 horas de aulas, considerando as quatro titulações juntas, com certificação, visando o preparo dos estudantes para ingresso em postos de trabalho no campo em constante crescimento profissional da tecnologia”, acentuou.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 11:10h
Banco Cetral

Copom: ajuste de 0,5 ponto percentual se deve a ambiente de incerteza

 

O Comitê de Política Monetária (Copom) avaliou que, apesar de “bastante intenso e tempestivo”, o atual ciclo de aperto monetário foi necessário, por causa da defasagem da política monetária. "Mas ainda não se observa grande parte do efeito contracionista esperado, bem como seu impacto sobre a inflação corrente”. É o que diz a ata da última reunião do comitê, divulgada nesta terça-feira (21), em Brasília. (Foto ilustração)

Na semana passada, por unanimidade, o Copom elevou os juros básicos da economia - a taxa Selic, de 12,75% para 13,25% ao ano. Apesar de o aumento de 0,5 ponto percentual estar dentro do previsto, o comitê surpreendeu o mercado ao anunciar que pretende continuar a elevar a taxa nas próximas reuniões. Até então, a maioria dos analistas financeiros apostava que os juros básicos ficariam em 13,25% ao ano até o fim de 2022.

Maior nível

A taxa Selic está no maior nível desde janeiro de 2017, quando atingiu 13,75% ao ano. Este foi o 11ª reajuste consecutivo. Apesar da alta, o BC reduziu o ritmo do aperto monetário. Depois de dois aumentos seguidos de 1 ponto percentual, a taxa foi elevada em 0,5 ponto.

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em maio, o indicador fech...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 10:50h
Minas Gerais

PF cumpre mandados contra quadrilha de migração ilegal para os EUA

 

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva em Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce de Minas, na manhã desta terça-feira (21/06). A ação faz parte de uma operação para combater crimes de promoção de migração ilegal. (Foto ilustração)

Além dos mandados, a Justiça Federal também determinou o bloqueio de ativos financeiros, apreensão e arresto de diversos veículos, imóveis, valores em espécie, bem como de criptoativos destinados à ocultação de valores obtidos ilicitamente.  

Segundo a Polícia Federal, a investigação começou depois de familiares de um emigrante, que morreu em 2021 ao tentar fazer a travessia ilegal entre México e Estados Unidos, denunciou o grupo.  

A PF comprovou que os investigados foram os responsáveis pela tentativa de travessia e apurou, ainda, que cerca de 200 pessoas migraram ilegalmente para os Estados Unidos com a ajuda da organização criminosa.

Além disso, os policiais afirmaram que várias crianças e adolescentes foram utilizados pela organização como método de entrada no país. Neste sistema, as famílias com menores se entregam às autoridades americanas após cruzarem as fronteiras e respondem o processo em liberdade, já que os menores não p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 10:00h
Feira de Santana

Fernando Torres: "Vamos começar a analisar pedido de afastamento do prefeito"

 

Diante da insatisfação com a gestão do prefeito Colbert Martins e a insistência na recondução de Moura Pinho à Procuradoria do Município, o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Fernando Torres (PSD), anunciou, nesta terça-feira (21), que vai analisar os pedidos de afastamento do gestor.

“Eu era contra o impeachment do prefeito Colbert Martins, mas não sou mais. Vamos analisar todos os pedidos de afastamento do prefeito Colbert. Já está chegando o momento de dar entrada no afastamento desse prefeito. Já tenho mais de dez pedidos, vamos passar a analisar junto com a Câmara. A cidade não aguenta mais. A cidade está suja, mal iluminada, iluminação pífia, péssima”, criticou.

Fernando Torres disse ainda que vai chamar o vice-prefeito Fernando de Fabinho para que se comprometa com o povo. “Vamos chamar o vice prefeito Fernando de Fabinho para conversar. Não vamos tirar seis por meia dúzia. Quem entrar tem que ter compromisso com o povo de Feira de Santana. Não adianta tirar um ruim e deixar um pior. Assim que começarmos a analisar o afastamento, vamos chamar o vice e cobrar compromissos, para depois que ele assumir, não dizer que não conhecia os compromissos”, pontuou. (Daniela Oliveira - Foto Ascom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 09:50h
Encontro de presidenciáveis

CNC reúne candidatos à Presidência para evento em Brasília

 

O presidente Jair Bolsonaro e a senadora Simone Tebet (MDB/MS) já confirmaram presença no grande evento, nesta semana, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O encontro será em Brasília, em 22 e 23 de junho, no complexo Brasil 21. Também são esperados o ex-presidente Lula e o deputado federal André Janones (Avante/MG). (Foto ilustração: Bolsonaro e Simone Tebet)

O tema do encontro será a Agenda Institucional do Sistema Comércio – Propostas e Recomendações de Políticas Públicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O material foi entregue a lideranças políticas que foram convidadas a apresentar, individualmente, visões para o setor.

O evento reunirá presidentes das 27 Federações do comércio e de sete Federações Nacionais, além de presidentes de sindicatos de todo o Brasil e empresários que ajudaram a desenvolver o documento.

Nele, são apresentadas propostas e recomendações de políticas públicas que o setor terciário entende serem fundamentais para a economia do país, divididas em macrotemas, tais como: legislações empresarial, tributária, trabalhista, do consumidor e sindical; normalização comercial, acesso ao crédito, infraestrutura, poder público e micro e pequenas empresas (MPEs).

O presidente da CNC, J...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 09:40h
Economia

Cesta básica consome, em média, 55% do salário mínimo no Brasil

 

O preço médio da cesta básica no Brasil, hoje de R$ 663,29, representa cerca de 55% do salário mínimo de R$ 1.212. (Foto iluistração)

As informações são de um levantamento produzido pela CNN com base em dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que levou em conta o valor dos alimentos em 16 capitais do país, desde 1998, e comparou com o respectivo salário mínimo de cada ano.

De acordo com o levantamento, este ano acumula o maior percentual atingido desde 2004, quando a cesta básica consumia uma parcela de cerca de 58% do salário mínimo.

Na época, o rendimento básico era de R$ 260 e os alimentos somavam, em média, R$ 150,72.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que produz o medidor da inflação no Brasil, o IPCA, apontam que o grupo de alimentos e bebidas costuma representar mais de 20% do orçamento doméstico.

Entretanto, o professor Alberto Ajzental, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), explica que para famílias mais pobres, com ganhos entre um e cinco salários, os gastos com alimentação chegam a somar até 35% dos ganhos.

“Quando a alimentação ocupa um espaço maior do salário, significa que estão perdendo poder de compra. Ou seja, elas d&atild...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 09:20h
Previdência Social

Projeto do 14º salário do INSS sofre mudança e deve ficar para 2023

 

A proposta que prevê a concessão em dobro do abono anual, o chamado 14º salário, aos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em caráter excepcional até 2023 não deve ser aprovada neste ano. Após receber parecer favorável na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados, a expectativa era que fosse votada nos próximos dias. (Foto ilustração)

Mas o trâmite foi alterado para que o projeto seja agora discutido por comissão especial. Com isso, a possibilidade de o projeto ser aprovado neste ano ficou mais difícil.

"Infelizmente, em seu último trâmite, um ato nada usual do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), retirou de pauta e submeteu à análise de comissão especial. Esse gesto, por si, mata qualquer possibilidade de análise neste ano. Mas não desistiremos de lutar pelos aposentados e pensionistas", afirma o deputado Ricardo Silva (PSD-SP), relator do texto na CCJ.

O projeto de lei 4367/20 foi apresentado em 2020 para diminuir os impactos da crise econômica sobre os aposentados durante a pandemia de Covid-19. O abono previsto é limitado ao valor de até dois salários mínimos (R$ 2.424), e as parcelas seriam pagas em 2022 e 2023, para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios como os de morte, doença, acidente e reclusão.

De autoria do deputado P...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 09:15h
Brasília

Brasil sedia reuniões entre países latino-americanos e a OCDE

 

O Brasil sediará, de hoje (21) a sexta-feira (24), uma série de reuniões entre países latino-americanos e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo das economias mais industrializadas do planeta. A Semana Brasil-OCDE, realizada no Itamaraty, em Brasília, englobará vários eventos sobre políticas econômicas, educação e produtividade no Brasil e na América Latina. (Foto ilustração)

O encontro será aberto à tarde pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann. Pela manhã, haverá uma reunião fechada para discutir o plano de adesão do Brasil à OCDE, aprovada no último dia 10 em Paris.

O primeiro evento da maratona de reuniões será o Fórum Brasil-OCDE, que pretende discutir, hoje e quarta-feira (22), políticas sobre a agenda de reformas do Brasil. O governo brasileiro apresentará os principais resultados de projetos em curso para que o país cumpra os critérios de adesão à OCDE nos seguintes tópicos: questões e tendências econômicas, governança corporativa, revisões de marcos regulatórios, educação, saúde, governança pública, comércio e agricultura.

Segundo o Itamaraty, durante o fórum haverá o lançamento de um projeto financiado pela União Europeia para apoiar a recuperaç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 09:00h
Norte da Bahia

Juazeiro: Prefeita Suzana recepciona ministros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação

 

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, recepcionou, nesta segunda-feira (20), os ministros da Educação, Victor Godoy, e das Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim. (Foto ilustração)

As autoridades cumpriram agenda nesta terça-feira (21), em Juazeiro, para a entrega do projeto piloto da Política de Inovação Educação Conectada (Piec), evento que foi realizado na Escola Municipal Caic Misael Aguilar, às 11h30.

A prefeita Suzana Ramos, acompanhada da secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, e do assessor especial Wank Medrado, receberam a comitiva do Ministério da Educação no aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE). Além dos ministros, também integram a comitiva que participou do evento em Juazeiro, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte.

A prefeita Suzana Ramos destacou que em um ano e meio de gestão, o município já recebeu ministros de estado representantes das áreas de Cidadania e Infraestrutura e, agora, Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação, áreas extremamente importantes para o progresso da região. "Estamos aderindo a iniciativas e parcerias que fomentam o desenvolvimento da região e que ressaltam as potencialidades do nosso município. São parcerias importantes que fazem com que ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 08:20h
Feira de Santana

Prefeitura efetuou o pagamento antecipado ao IMAPS

 

No dia 3 de junho deste ano, o Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez o repasse de mais de R$ 4 milhões para o pagamento de colaboradores e funcionários da Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Mutuípe (Imaps Saúde), empresa que presta serviços de atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas de Feira de Santana. (Foto ilustração)

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Britto, recebeu com surpresa a denúncia sobre atraso de pagamentos, visto que o órgão realizou uma antecipação do pagamento no terceiro dia útil do mês de junho.

“Estamos fazendo isso durante o ano para que não aconteça nenhum atraso no pagamento dessas pessoas. Se isso está acontecendo, cabe uma ação do Ministério Público do Trabalho para que as providências necessárias sejam adotadas. Lamento muito que isso esteja acontecendo com essas pessoas, que trabalham e devem ter assegurado o seu pagamento”. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.06.2022 08:00h
Recôncavo da Bahia

Cruz das Almas: Câmara suspende Sessão após presidente testar positivo para Covid

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas (BA), Thiago Chagas, testou positivo para Covid-19. Ele apresentou sintomas gripais leves e está em isolamento. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Cruz das Almas)

Por esse motivo houve um acordo entre as bancadas que decidiram em remarcar a 21ª Sessão Ordinária que aconteceria na noite desta segunda-feira, dia 20, para uma nova data a ser divulgada em breve. (tribunadoreconcavo)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia