Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 07:09h
De olho nas eleições

Expectativa: Pesquisa Datafolha para presidente quinta-feira

 

Uma nova pesquisa Datafolha está sendo esperada para a próxima quinta-feira (28) para presidente da República. Será realizada em dois dias, entre a quarta-feira e a própria quinta-feira. O instituto entrevistará presencialmente 2.556 pessoas acima de 16 anos em todos os estados brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. A última pesquisa Datafolha foi há 35 dias e deu uma frente de 23 pontos percentuais de Lula para Bolsonaro, considerando os votos válidos. (Fonte: Lauro Jardim)
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 07:05h
Eleições 2022

Xexéu será candidato a deputado federal pelo Patriota

 

O Partido Patriota tem um ilustre candidato a deputado federal, conhecido nacionalmente como cantor das bandas Timbalada e Olodum. Trata-se de Alfredo de Souza Cerqueira Filho, também conhecido por Xexéu (foto ilustração). Em 1996, foi considerado cantor revelação do carnaval da Bahia pelos troféus Bahia Folia e Dodô e Osmar.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:56h
Disputa eleitoral

Feira de Santana: O PSDB tem Pablo e Pablo para estadual

 

A eleição de deputado estadual pode ter em Feira de Santana a disputa no PSDB de dois candidatos com o mesmo nome. Trata-se de Pablo Roberto e Pablo Barroso. Apesar de Feira de Santana ser a principal base eleitoral de Pablo Roberto, um grupo trabalha para que o ex-deputado estadual Pablo Barroso tenha votos em Feira de Santana. (Foto ilustração: Pablo Roberto e Pablo Barroso)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:52h
Movimentação

Feira de Santana: Micareta, eleições e Copa do Mundo

 

Feira de Santana terá três momentos importantes em menos de 100 dias, que deverão reunir muitos munícipes. Micareta em setembro, eleições em outubro e Copa do Mundo em novembro. Se esticar, em dezembro tem Natal.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:50h
Cenário imprevisível

Brasil: Ano de 2023 não apresenta um bom cenário

 

Um grande empresário aposta que o presidente eleito não conseguirá governar em 2023, diante do cenário econômico que emendou a pandemia com a guerra Rússia x Ucrânia, que afetará o Brasil a médio prazo. Mas também pelo clima interno e caixa. A mando de Bolsonaro, Paulo Guedes queima boas reservas do Tesouro para reelegê-lo. (Esplanada)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:43h
Apoio a ACM Neto

Solidariedade quer fazer bancadas estadual e federal

 

Agora com 41 candidatos oficiais a deputado federal e 52 a estadual, o Solidariedade Bahia quer eleger bancadas nas duas esferas. O presidente estadual da legenda, Luciano Araújo, afirma que o partido vai caminhar com o pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) e com Cacá Leão (PP) para o Senado. O partido diz apostar na renovação da política e no crescimento da participação feminina. (Raio Laser/foto: Convneção Estadual)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:41h
Primeiro escalão

Lula vencendo, quem da Bahia vai para o governo

 

Uma possível vitória do petista Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República e tudo dando errado na eleição de governador da Bahia para o grupo, três nomes estão na disputa para um cargo do primeiro escalão do Governo Federal: Jaques Wagner, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:37h
Não custa lembrar

Fernando Gomes defendeu a criação do Estado de Santa Cruz

 

O ex-prefeito Fernando Gomes, 83 anos, que faleceu no domingo (23), e que já foi prefeito em cinco oportunidade em Itabuna, além de três vezes deputado federal pela Bahia, foi um dos defensores da divisão do estado. Fernando Gomes foi autor da proposta de criação do Estado de Santa Cruz, uma ideia que pretendia dividir a Bahia. (Foto ilustração: Ex-prefeito Fernando Gomes)

    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:34h
Eleições na Bahia

ACM Neto tem evitado responder provocações de Jerônimo

 

O pré-candidato a governador ACM Neto (UB-foto ilustração), que não perde a oportunidade para provocar o governador Rui Costa (PT), quando provocado pelo também pré-candidato Jerônimo Rodrigues (PT), evita confrontá-lo. A estratégia é tratá-lo com indiferença, se as pesquisas permanecerem lhe favorecendo.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:32h
De olho no MDB

Lula não vê com bons olhos críticas de Dilma e PT a Michel Temer

 

O ex-presidente Lula, que tem feito de tudo para atrair parte do MDB, não está gostando nada das críticas feitas pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e até mesmo pelo PT ao ex-presidente Michel Temer (MDB), que o chamam de “golpista”. Sabe que o MDB pode ser um aliado agora ou no segundo turno.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:30h
Escolha de candidatos

Patriota faz Convenção Estadual segunda-feira

 

O Partido Patriota faz na próxima segunda-feira (01), em Salvador, a sua Convenção Estadual para oficialização de candidatos a deputado federal e estadual, além de apoio para governador e senador. De Feira de Santana devem ser inscritos dois candidatos a deputado federal e cinco a deputado estadual.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:25h
Poço de bondades

Caminhoneiros e taxistas terão bônus com dinheiro do contribuinte

 

Mais de 640 mil caminhoneiros serão beneficiados. Não há, até o momento, informação sobre o número de taxistas que terão direito. Divididos em seis parcelas de R$ 1 mil cada, os auxílios serão pagos a todos os caminhoneiros autônomos cadastrados no sistema da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Não custa lembrar que esse bônus será com o dinheiro do contribuinte.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:19h
Eleição de presidente

Lula trabalha eleição no primeiro turno com apoio do PSDB, PSD, MDB e União Brasil

 

O ex-presidente Lula, que trabalha para se eleger presidente da República no primeiro turno, alimenta apoio nos estados de parte do PSDB, PSD, MDB e União Brasil. Sabe que no segundo turno “será nós contra eles”. (Foto ilustração: Luíz Inácio Lula da Silva)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:17h
Feira de Santana

Luciano Ribeiro pede no ar um encontro com Colbert Martins

 

O ex-vice-prefeito de Feira de Santana Luciano Ribeiro (MDB), ontem pela manhã, quando anunciava seu livro religioso no programa Bom Dia Feira, que tem como âncora o radialista Dilson Barbosa, soube que o prefeito Colbert Martins (MDB) estava ouvindo. E logo, no ar, pediu um encontro com o alcaide para hoje. Para quem não sabe, Luciano Ribeiro é lotado no gabinete do prefeito. (Rádio Princesa FM)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:14h
Em família

Eduardo Cunha e sua filha são candidatos a federal pelo PTB

 

A família do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha vive uma situação curiosa, nestas eleições: ele tentará se eleger deputado federal por São Paulo e sua afilha, Dani Cunha, pelo Rio de Janeiro, ambos pelo PTB. (Cláudio Humberto/foto ilustração: Danielle Cunha e Eduardo Cunha)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:13h
Igreja Matriz

Colbert Martins e Zé Neto juntos na missa de Senhora Santana

 

Disputas eleitorais à parte, o prefeito Colbert Martins (MDB) e o deputado federal Zé Neto (PT) ficaram juntos uma boa parte da manhã desta terça-feira (26). É que os dois sentaram na primeira fila dos bancos da Igreja Matriz de Feira de Santana. Foram à missa de Senhora Santana, padroeira do município, comemorado ontem.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 06:00h
Setor dos Combustíveis

Gasolina caiu 5% em julho e etanol, 8,16%, diz IBGE ao mostrar desaceleração no IPCA-15

 

Os grupos transportes e habitação tiveram o maior peso na desaceleração do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15) de julho, disse o IBGE nesta terça-feira (26), com quedas de 1,08% e 0,78%, respectivamente. (Foto ilustração)

O recuo significativo no grupo transportes foi impulsionado pela queda de 5,01% no preço da gasolina e de 8,16% no do etanol, destaca o instituto, devido à Lei Complementar 194/22, que reduziu as alíquotas de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações.

Com isso, o impacto total do grupo transportes no índice (-0,24) quase anulou o do grupo alimentação e bebidas, que teve o maior impacto total (0,25). Na parte de energia, houve redução de ICMS em várias regiões. Em Goiânia, o ICMS caiu de 29% para 17%, levando o resultado de energia elétrica na área a uma queda de 12,02%. Em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), os recuos nas variações mensais também foram superiores a 10%.

Considerado uma “prévia da inflação oficial”, o IPCA-15 desacelerou para 0,13% em julho na comparação com o mês de junho. Trata-se da menor variação mensal desde junho de 2020.

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 5,79% e, em 12 meses, de 11,39%, abaixo dos 12,04% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores, disse o instituto. Em julho de 2021, a taxa foi de 0,72%. (Ligi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 05:50h
Eleições 2022

Fachin nega pedido de ala do MDB de suspender convenção da sigla

 

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin, não acatou o pedido de uma ala do MDB, liderada pelo senador Renan Calheiros (AL), para anular o ato convocatório de convenção nacional do partido, marcada para esta quarta-feira (27). No evento, a intenção é aprovar a candidatura da senadora Simone Tebet (MS-Foto) à Presidência da República.

O pedido em questão foi feito na segunda-feira (25) por Hugo Wanderley Caju, filiado ao MDB em Alagoas e delegado do partido no estado, que é presidido por Calheiros. Uma ala do partido liderada pelo senador afirma que a candidatura de Tebet não é competitiva e defende o apoio da legenda ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida eleitoral.

No documento, Caju fala sobre irregularidades no edital de convocação. De acordo com ele, como o evento será feito por meio da plataforma digital Zoom, não será possível garantir que o sigilo do voto dos delegados será respeitado.

Na decisão, entretanto, Fachin afirma que o ato convocatório "contempla regra expressa que assegura o sigilo dos votos por meio de sistema a ser utilizado para a realização da reunião". "Há regra expressa no edital de convocação asseverando que será garantido o sigilo do voto; a parte requerente não fez, a essa altura, demonstração suficiente em sentido contrário. Não há prova minimamente robusta de que...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 05:40h
Moedas comemorativas

BC lança moeda colorida para celebrar bicentenário da independência

 

Os colecionadores podem, a partir desta terça-feira (26), comprar duas moedas comemorativas do bicentenário da Independência do Brasil. O Banco Central (BC) lançou uma moeda de prata e outra de cuproníquel (liga de cobre e de níquel) alusivas à data. (Foto ilustração)

A moeda de prata tem valor de face de R$ 5, mas custará R$ 420. Com valor de face de R$ 2, a versão em cuproníquel custará R$ 34. Produzidas pela Casa da Moeda, as peças estão sendo vendidas exclusivamente pelo site Clube da Medalha.

“As duas moedas que lançamos retratam esse momento histórico que trouxe como desfecho a independência do nosso país”, disse o presidente do BC, Roberto Campos Neto, durante o evento de lançamento.

Detalhe colorido

Embora seja mais barata, a versão em cuproníquel trouxe uma novidade. Essa é a primeira moeda da história do Brasil com detalhes coloridos em um dos lados. O anverso (parte da frente) tem uma faixa verde e amarela, acompanhada da primeira estrofe do Hino da Independência e do valor de face de R$ 2. O reverso (parte de trás) traz a cena do grito da independência nos moldes retratado pelo pintor Pedro Américo, no quadro Independência ou Morte.

A versão em prata tem uma bandeira do Brasil na parte da frente, acompanhada do valor de face de R$ 5 e da primeira estrofe do Hino da Independência. A parte de t...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 05:30h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em queda com declínio em Wall St

 

O Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira, sem força para se sustentar acima dos 100 mil pontos, contaminado pelo declínio em Wall Street, além de cautela antes de decisão de juros nos Estados Unidos. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,62%, a 99.646,35 pontos, de acordo com dados preliminares, após ter subido a 100.753,40 pontos no melhor momento e recuado a 99.364,79 pontos.

O volume financeiro na bolsa paulista somava 16,2 bilhões de reais. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar à vista fecha em queda de 0,38%, a R$5,3518

 

O dólar fechou em queda apenas leve nesta terça-feira, mas suficiente para tocar uma mínima em mais de duas semanas e deixar o real entre as divisas mais resilientes do dia, à medida que a força das commodities por expectativas melhores sobre a China deu fôlego à divisa brasileira e amorteceu pressões relacionadas à alta de juros nos EUA. (Foto ilustração)

O dólar negociado no mercado interbancário caiu 0,38%, a 5,3518 reais. É o menor valor para um encerramento desde 8 de julho (5,269 reais).

Ao longo da jornada, a cotação variou entre alta de 0,40%, para 5,394 reais, e baixa de 0,69%, a 5,3354 reais. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil registra 351 mortes por Covid-19 em 24 horas

 

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 351 mortes por Covid-19, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), nesta terça-feira (26). Com a atualização, o país tem 677.489 vítimas fatais da doença desde o começo da pandemia, em março de 2020. (Foto ilustração)

O painel também mostra que os estados notificaram 37.914 novas infecções pelo coronavírus no último dia, chegando 33.659.879 contaminações ao todo.

A média móvel de casos, que considera os últimos sete dias, chegou a 37.438. Já o indicador que marca a média de mortes no período está em 232.

Esses índices servem para acompanhamento dos indicadores da situação epidemiológica no país sem eventuais distorções causadas por subnotificações aos finais de semana. (Ingrid Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 2.161 casos de Covid-19 e mais 19 óbitos

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.161 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,13%), 2.931 recuperados (+0,18%) e 19 óbitos. Dos 1.651.794 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.614.006 já são considerados recuperados, 7.487 encontram-se ativos e 30.301 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico desta terça-feira (26) contabiliza ainda 1.945.872 casos descartados e 357.083 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 67.358 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.646.132 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.752.701 com a segunda dose ou dose única, 6.691.729 com a dose de reforço e 1.326.952 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.002.088 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 800.305 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 4.722 tomaram a primeira dose. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.07.2022 05:00h
Feira de Santana

Exposição e venda de produtos da agricultura familiar nesta quarta-feira

 

Entre esta quarta-feira, 27, e sábado, 30, agricultores vão expor e comercializar produtos cultivados nos distritos de Feira de Santana. A inciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural (Seagri) faz alusão ao Dia do Agricultor (28 de Julho) e vai ocorrer das 9h às 17h, no estacionamento da Prefeitura. (Foto ilustração)

Serão comercializados desde itens alimentícios, como bolos, beijus, a artigos confeccionados de modo artesanal. Também será possível encontrar mudas de plantas frutíferas e ornamentais.

A proposta é dar visibilidade ao trabalho do pequeno agricultor familiar e resgatar as tradições. Já foram confirmados 16 produtores de todos os distritos. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 17:02h
Economia

Preço do leite sobe 22% em julho e acumula alta de 57% no ano

 
Foto Reprodução

O preço do leite longa vida subiu 22% na prévia da inflação de julho e acumula alta de 57% no ano.

O item foi o que mais influenciou o avanço de 0,13% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) deste mês, que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede a inflação oficial oficial do país.

Com isso, os derivados do leite também tiveram aumento, como o requeijão (4,74%), manteiga (4,25%) e queijo (3,22%).

O preço do leite costuma subir durante a entressafra, que vai de abril até junho, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). É quando o clima mais seco prejudica a disponibilidade e a qualidade das pastagens.

Contudo, neste ano, os produtores tiveram mais dificuldades de lidar com a entressafra por causa da alta nos custos de produção e efeitos do fenômeno La Ninã, que provoca uma redução das chuvas no Sul do país e as aumenta no Centro-Norte.

Os insumos que mais estão pesando para o produtor são a ração — por causa da valorização no mercado de grãos, os suplementos minerais, os fertilizantes e o combustível. Além disso, o aumento das exportações de grãos e a queda na disponibilidade interna também pressionam os preços. (G1 - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 16:32h
Evita desperdício

Portaria dispensa prazo de validade em embalagens de vegetais frescos

 
Foto Fernando Frazão

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Leal, defendeu a dispensa da obrigatoriedade da indicação de prazo de validade para vegetais frescos embalados.

Segundo ele, o consumidor tem condições de avaliar visualmente se o produto está ou não em condições de consumo.

A dispensa da indicação de validade foi autorizada por meio da Portaria nº 458, publicada no dia 22 de julho pelo ministério.

De acordo com o secretário, a dispensa evitará o desperdício de alimentos, em especial de frutas que não podiam ser comercializadas após a perda do prazo de validade.

“A validade afixada nas embalagens não guardava relação com a qualidade do produto, uma vez que o próprio consumidor é capaz de observar se um produto hortícola está apto ou não ao consumo apenas pelo aspecto visual”, disse Leal, em nota publicada pelo Mapa.

Guilherme Leal disse que é possível, ao consumidor, identificar se os produtos estão podres, murchos ou com odor, características que indicam que eles não estariam bons para consumo.

De acordo com o Mapa, até a publicação da portaria os produtos com prazo de validade vencido tinham que ser descartados, não podendo ser destinados a outros fins, como ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 16:00h
Afetado pela chuva

Gandu recebe R$ 171 mil do governo federal para obras de recuperação

 
Foto Reprodução

O município de Gandu, sul do estado, receberá um repasse de R$ 171.122,72 da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

A cidade do Sul do estado foi uma das localidades afetadas pelo temporal que aconteceu na Bahia entre o fim do ano passado e o início deste ano.

A prefeitura de Gandu terá o prazo de 365 dias para executar as ações das quais o repasse se propõe, segundo a portaria Nº 2.341 do Diário Oficial da União publicado nesta segunda-feira, 25.

No total, nove municípios brasileiros, incluindo Gandu, receberão verba para obras de reconstrução. São eles Tefé, no Amazonas; Entre Folhas, Medina e Sem-Peixe, em Minas Gerais; Araçoiaba, Cortês e Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco; e Extremoz, no Rio Grande do Norte. (A Tarde - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 15:14h
6 casos no total

Sesab confirma primeiro registro de varíola dos macacos no interior da Bahia

 
Foto Reprodução

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, no início da tarde desta terça-feira (26), o primeiro caso de varíola dos macacos no interior. Ao todo, o estado possui cinco casos da doença. O mais novo paciente é um homem que mora em Ilhéus, na região sul, e tem histórico de viagem para a Europa.

Outros 31 casos suspeitos estão sob investigação, conforme a secretaria. São notificações dos municípios de Barra (01), Ibicaraí (02), Laje (01), Mutuípe (03), Porto Seguro (01), Salvador (15), Santa Cruz Cabrália (01), Santo Antônio de Jesus (03), São Miguel das Matas (01) e Vitória da Conquista (03).

O primeiro registro da doença na Bahia foi no dia 13 de junho, o segundo em 14 de junho e o terceiro na quarta-feira (20). Em todos os casos, as medidas sanitárias de monitoramento dos contactantes próximos, bem como isolamento, são adotadas pelos órgãos de saúde.

Na segunda-feira (25), as secretarias Estadual de Saúde da Bahia e a Municipal de Salvador (SMS) confirmaram mais dois casos confirmados da “Monkeypox” na capital baiana. Ambos os pacientes são do sexo masculino, têm 29 e 34 anos, e tiveram o início dos sintomas em 4 de julho. Nenhum deles precisou ser internado e os dois seguem em tratamento domiciliar, com boa evolução. (G1 - Foto Getty Images)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 15:11h
Tribunal de Contas dos Municípios

TCM suspende licitação em Valente

 
Foto Reprodução

Na sessão desta terça-feira (26/07), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios ratificaram medida cautelar deferida contra o prefeito de Valente, Ubaldino Amaral de Oliveira, que determinou a imediata suspensão de um processo licitatório em andamento no município. O certame tem por objeto a contratação de serviço de consultoria, assessoria e gerenciamento da gestão pública municipal, através do sistema SIGA. O procedimento ficará suspenso até a análise do mérito da denúncia.

A denúncia foi formulada pelo representante da empresa “Venith Consultoria e Tecnologia”, Venilson Pereira de Oliveira, em razão da ausência de disponibilização integral do edital do certame no Diário Oficial do Município, no site oficial do TCM/Ba ou nas páginas oficiais da Prefeitura de Valente, o que, para o denunciante, inviabiliza a participação de empresas interessadas e restringe a competitividade, dificultando a obtenção do menor preço para o serviço.

O conselheiro Francisco Netto, relator do processo, constatou que, de fato, não há disponibilização integral do edital do Pregão Presencial nº 08-050/2022 no Diário Oficial do Município, nos sistemas eletrônicos do TCM/Ba ou nas páginas oficiais da Prefeitura Municipal de Valente, o que “agride os princípios da legalidade, da publicidade e da moralidade, e viola o disposto na Súmula TCM/Ba nº 2”.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 15:05h
Economia

FMI vê alta maior do PIB brasileiro em 2022, mas previsão para 2023 recua

 
Foto Reuters

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou de forma expressiva a estimativa para o crescimento da atividade brasileira, neste ano, apesar das dificuldades enfrentadas pela economia global. Entretanto, passou a ver desempenho mais fraco em 2023.

Na revisão das estimativas em seu relatório Perspectiva Econômica Global, divulgado hoje (26), o FMI passou a estimar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano em 1,7%, bem acima da taxa de 0,8% calculada em abril.

Para 2023, o relatório do FMI indica que a expansão da atividade será de 1,1%, 0,3 ponto percentual a menos do que o previsto em abril.

A estimativa do FMI, no entanto, ainda está um pouco abaixo da do governo, que calcula que o PIB brasileiro deve crescer 2%, neste ano. A previsão do Ministério da Economia para 2023 é de 2,5%.

A melhora do cenário para o Brasil ajudou a impulsionar a projeção para o crescimento da América Latina e Caribe, com o FMI vendo agora aumento do PIB da região de 3% este ano, 0,5 ponto a mais do que no relatório anterior.

Mas da mesma forma, a estimativa para a América Latina e Caribe no ano que vem piorou em 0,5 ponto, para 2%. (Ag Brasil - Foto Reuters)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 11:50h
Oportunidade

Prefeitura de Salvador abre processo seletivo para 89 vagas de estágio em ensino superior

 
Foto Reprodução

A prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), abre nesta terça-feira (26), as inscrições para dois processos seletivos do programa municipal de estágio em ensino superior. O edital completo foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira (25) e está disponível na internet.

São oferecidas 89 vagas e os interessados devem se inscrever a partir das 10h de terça até as 17h de sexta-feira (29), através da internet. A taxa de inscrição é de R$ 25.

As vagas são para as secretarias de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec).

Na Secis, o certame prevê o preenchimento de 15 vagas no âmbito da Defesa Civil (Codesal). Para concorrer, o candidato deve estar matriculado em instituição do ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e conveniada com o CIEE; ter concluído 50% da grade curricular do curso; estar cursando entre o 6º e 7º semestre dos cursos de Arquitetura, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária ou Engenharia civil, ou estar cursando entre o 5º e 6º semestre em Geologia ou Serviço Social.

Já a Semdec oferece 74 vagas, sendo 67 para ampla concorrência e sete para pessoas com deficiência, para atuação no programa Agentes de Empreendedorismo, realizado em parceria com...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 11:30h
Economia

Prévia da inflação oficial cai para 0,13% em julho

 
Foto Marcello Casal Jr

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a prévia da inflação oficial, ficou em 0,13% em julho. A taxa é menor que as de junho deste ano (0,69%) e de julho de 2021 (0,72%).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje (26), no Rio de Janeiro, que essa é a menor taxa mensal do IPCA-15 desde junho de 2020 (0,02%). O indicador acumula inflação de 5,79% no ano e de 11,39% em 12 meses.

O maior impacto da prévia da inflação em julho veio do grupo alimentação e bebidas, com alta de preços de 1,16% no período, acima do 0,25% da prévia de junho.

Entre os alimentos que mais colaboraram com a alta de preços está o leite longa vida, que subiu 22,27% no período. Derivados do leite também tiveram inflação: requeijão (4,74%), manteiga (4,25%) e queijo (3,22%). Outros produtos com destaque foram as frutas (4,03%), feijão-carioca (4,25%) e pão francês (1,47%).

Deflação Os transportes foram os gastos que mais contribuíram para conter a prévia da inflação em julho. Eles registraram deflação (queda de preços) de 1,08% no período. Na prévia de junho, o grupo havia registrado inflação de 0,84%.

O resultado em julho foi influenciado pelas quedas de preços dos combustíveis (-4,88%), em especial a gasolina (-5,01%) e o et...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 11:00h
Quer apoio a Lula

Renan Calheiros manobra para inviabilizar candidatura de Tebet

 
 Foto: Roberto Castello / Ascom Simone Tebet

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi à Justiça para evitar que ocorra a convenção do MDB que deverá sacramentar a candidatura de Simone Tebet à Presidência. O argumento oficial é que a convenção, que será feita por videoconferência, não permitirá o voto secreto.

De acordo com informações da coluna do jornalista Igor Gadelha, da Metrópoles, o movimento do cacique mdebista é uma estratégia para tentar inviabilizar a candidatura de Tebet em benefício da candidatura do ex-presidente Lula (PT).

Como presidente estadual da legenda em Alagoas, Renan publicou, dias atrás, um edital com aviso de convocação para que o partido discuta a distribuição do fundo partidário e o apoio a Lula.

Segundo a coluna, se a Justiça deferir a liminar e cancelar provisoriamente a convenção prevista para esta quarta-feira (27), Renan acredita que o partido não terá tempo hábil para convocar nova convenção em apoio a Tebet, uma vez que, em tese, teria que, antes, reunir-se para discutir a distribuição do fundo partidário e o apoio a Lula.

O prazo para as convenções partidárias termina em 5 de agosto. (Bahia.ba - Foto: Roberto Castello / Ascom Simone Tebet)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 10:53h
Política

STF julgará em agosto recursos da PGR e da AGU que questionam investigações sobre Bolsonaro

 
Foto Valter Campanato/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgará entre os dias 12 e 19 de agosto, em plenário virtual, recursos que questionam investigações que apuram a conduta do presidente Jair Bolsonaro. Os julgamentos foram marcados nesta segunda-feira (25) pelo ministro Alexandre de Moraes.

Os casos serão analisados entre 12 e 19 de agosto. Nesse sistema, os ministros inserem os votos no sistema eletrônico do tribunal. Serão analisados:

Recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra decisão de Moraes que determinou abertura de inquérito para apurar fala de Bolsonaro que ligou vacina contra a Covid ao risco de contrair HIV.

Recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) contra decisão de Moraes que determinou que a Polícia Federal elabore um relatório sobre as mensagens, obtidas após quebra de sigilo, no inquérito que apura o vazamento de dados sigilosos pelo presidente.

Vazamento de dados sigilosos

Em agosto de 2021, o presidente divulgou nas redes sociais a íntegra de um inquérito da Polícia Federal que apura suposto ataque ao sistema interno do TSE em 2018 – e que, conforme o próprio tribunal, não representou qualquer risco às eleições. Por lei, qualquer servidor público tem obrigação de proteger informações sigilosas.

No mesmo mês, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 10:46h
Receita Federal

Começa em agosto prazo para declarar imposto sobre propriedade rural

 
Foto Marcelo Camargo

A partir de 15 de agosto, os proprietários de imóveis rurais devem apresentar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) referente ao exercício de 2022.

De acordo com a Instrução Normativa nº 2.095, publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União de hoje (26), o prazo para a apresentação do documento termina em 30 de setembro.

A obrigação de apresentar o documento vale para pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil ou possuidora de qualquer título, inclusive a usufrutuária.

No caso de condôminos, a declaração deve ser apresentada por um de seus integrantes quando o imóvel rural pertencer simultaneamente a mais de um contribuinte, em decorrência de contrato ou decisão judicial ou em função de doação recebida em comum.

Quando o imóvel rural pertencer a mais de uma pessoa, a DITR deverá ser apresentada por um dos proprietários.

Também devem apresentar a declaração pessoas física ou jurídica que, entre 1º de janeiro de 2022 e a data da apresentação da DITR tenham perdido a posse do imóvel rural, em processo de desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, inclusive para fins de reforma agrária.

&Eac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 10:17h
Oeste baiano

Barreiras: Agricultores recebem capacitação sobre práticas agrícolas e sanidade animal

 
Foto Reprodução

No final de semana, como parte das ações do Programa Vale Produtivo, a Secretaria de Agricultura e Tecnologia promoveu uma capacitação para os produtores do Assentamento Santa Rita de Baixo, localizado a 60 quilômetros da sede de Barreiras. No evento eles puderam tirar dúvidas e conhecer mais sobre o Manejo e Práticas Agrícolas, com o engenheiro agrônomo Inácio Macêdo e Sanidade Animal, com o médico veterinário Diego Barreiros. A criação de aves e suínos e o cultivo de hortaliças, morangos e abóbora são as principais atividades desenvolvidas na localidade.

As cerca de 30 famílias que vivem no assentamento contam com o apoio do Programa Vale Produtivo, da Prefeitura de Barreiras, que garante maiores produtividades no campo graças à oferta de assistência técnica, horas máquina e correção de solo. “Acompanhamos os produtores da localidade e percebemos algumas dificuldades relacionadas ao plantio e criação de animais, daí, a pedido dos próprios agricultores, realizamos esta capacitação levando conhecimento técnico para potencializar a produção agropecuária da comunidade”, explica o agrônomo Inácio Macêdo.

Estas capacitações, sempre que solicitadas pelos agricultores, são realizadas pela Secretaria de Agricultura e Tecnologia. “Garantimos o acompanhamento técnico para as comunidades rurais de Barreiras, levando aos produtores, além dos benef...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 10:00h
Assembleia Legislativa

Viúvas de militares protestam contra projeto de lei que altera pensão na Bahia

 
Foto Reprodução

Viúvas dos militares estaduais que faleceram desde janeiro de 2022 vão realizar um protesto contra o Projeto de Lei 24.532/2022, que estabelece regras para a concessão dos benefícios de pensão de militares baianos, na quarta-feira (27), durante uma audiência pública da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Elas argumentam que o governo determinou que todos os requerimentos administrativos de pensão por morte fossem suspensos, alegando a “inexistência de lei permissiva” para concessão do benefício.

“Apesar dos militares terem contribuído para previdência estadual por longos anos, hoje suas viúvas, filhos e demais dependentes encontram-se desamparados pelo Estado da Bahia. Estima-se que mais de 200 famílias de policiais militares convivem atualmente com total descaso e abandono, passando por dificuldades financeiras, diante da omissão estadual”, diz nota divulgada pela Associação dos Oficiais Militares Estaduais da Bahia (Força Invicta).

A associação aponta que são quase oito meses de espera pelo julgamento do requerimento de pensão por morte, por parte de viúvas, filhos menores e demais beneficiários de policiais militares falecidos este ano. “Sem qualquer perspectiva de análise destes processos, estamos sofrendo muito. Atualmente, conto com a ajuda de parentes e amigos para me alimentar, comprar medicamentos e pagar as demais despesas para conseguir sobreviver”, relata Avani de Jesus, uma das viúvas que ainda não recebeu o bene...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 09:34h
Eleições na Bahia

UB e PT lideram número de filiados na Bahia em 2022; mulheres são 45% das filiações

 
Foto José Cruz l Agência Brasil

Com candidaturas próprias na disputa ao governo da Bahia em 2022, o União Brasil e o Partido dos Trabalhadores (PT) são os partidos com maior número de filiados no Estado. Nascido a partir da fusão entre o antigo Democratas e o PSL, o União Brasil possui 86.676 filiados, enquanto o PT aparece com 86.087. Os dados foram extraídos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através da plataforma de filiação partidária da eleição.

UB e PT devem travar a principal disputa na corrida ao Palácio de Ondina com as candidaturas de ACM Neto e Jerônimo Rodrigues. A expectativa também é que as siglas conquistem bons números na chapa proporcional, com a eleição de deputados federais e estaduais.

Atualizados até o último dia 19, os números apontam o MDB na terceira posição, com 78.376 filiados; o PP com 72.5897; PSDB com 58.069; PTB com 56.504; Republicanos com 54.139 e o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro e João Roma - que também disputa o governo da Bahia -, com 50.384.

Entre os partidos com menor número de filiados, estão o PHS com 19; o PRP com 19; o UP com 157; o PSTU com 247; o PCB com 491; PCO com 538; Novo com 1.476; PMB com 2.366 e Rede com 2.697.

Ainda conforme os dados do TSE, 55% das filiações da Bahia são do gênero masculino (528.798 pessoas) e 45% do gênero feminino (437.832 pessoas). Ao todo, quase 1 milhão de pessoas estão filiadas ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 09:29h
Economia

Inflação da construção cai para 1,16% em julho

 
Foto Fernando Frazão

O Índice Nacional de Custo da Construção–M (INCC-M), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou em 1,16% em julho. A taxa é menor que as de junho deste ano (2,81%) e julho do ano passado (1,24%).

Com o resultado, o INCC-M acumula inflação de 8,44% ano e de 11,66% em 12 meses.

A inflação referente a materiais, equipamentos e serviços caiu de 1,40% em junho para 0,60% em julho. Já o índice da mão de obra variou de 4,37% em junho para 1,76% em julho. (Ag Brasil - Foto Fernando Frazão)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.07.2022 09:13h
Ministério Público Estadual

Casa Nova: MPE aciona município e construtora por obra irregular no Lado de Sobradinho

 
Foto Reprodução

Irregularidades detectadas em processo de licenciamento ambiental e execução de obras do Loteamento Enseada das Dunas I, localizado nas margens do Lago de Sobradinho, no Município de Casa Nova, levaram o Ministério Público estadual a acionar o Município e a Construtora Terra Santa Ltda. Segundo as promotoras de Justiça Heline Esteves Alves e Patrícia Camilo Silva, o empreendimento está sendo construído no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Sobradinho e próximo à área de preservação permanente com relevante supressão de vegetação apesar de ter “falsamente” informado no pedido de licenciamento que não se localizava em área de APA.

Conforme a ação, constam ainda entre as irregularidades identificadas a ausência de anuência prévia da entidade gestora da APA (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) para implantação do loteamento, o que torna a licença ambiental concedida pelo Município nula; a inadequação do procedimento licenciatório empregado em razão do porte e potencial poluidor do empreendimento; a ausência de apresentação de avaliação de impacto ambiental; dentre outros. As promotoras de Justiça relatam que o Centro Integrado de Geoinformação (CIGEO) do MP identificou aproximadamente 10,55 hectares de vegetação suprimida com realização de benfeitorias a aproximadamente 126 metros de distância do lago de Sobradinho e nas proximidades...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia