Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 11:40h
Operação Não Seja um Laranja!

PF e Febraban deflagram ação contra quem cede contas para golpistas

 

Com a ajuda da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Polícia Federal deflagrou hoje (2), em 13 estados e no Distrito Federal, a operação Não Seja um Laranja! (Foto ilustração)

A finalidade é apreender bens de pessoas que cederam contas pessoais para receber recursos desviados de golpes e fraudes contra clientes bancários.

Segundo a Febraban, é a primeira vez que é feita uma operação de caráter nacional para coibir esse tipo de crime. A entidade acrescenta que as ações terão continuidade, e que elas decorrem do “Convênio Tentáculos”, um acordo de cooperação técnica assinado em 2017 pelas duas instituições, visando o combate a fraudes bancárias eletrônicas.

Crimes

“Entre as ações criminosas que serão punidas com a lei estão as fraudes através de transações digitais, além de golpes, como o da clonagem do WhatsApp, do falso funcionário de banco (quando o fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário de uma instituição financeira), e os golpes de phishing (quando criminosos tentam obter dados pessoais do usuário através de mensagens e e-mails falsos que o induzem a clicar em links suspeitos)”, explicou a federação.

A legislação brasileira prevê pu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 11:20h
Feira de Santana

Mais de 40 pacientes aguardam por regulação em Feira

 

Em Feira de Santana, 43 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais esperando a transferência para uma unidade hospitalar até esta segunda-feira, 1º – na última semana eram 30. (Foto ilustração)

Na UPA da Mangabeira, a paciente A. M. C. B., 66 anos, aguarda há 13 dias para tratar complicações decorrentes da diabetes. Na mesma unidade, o paciente J. F. F. dos S, 50 anos, aguarda por regulação há 11 dias para tratar problemas neurológicos.

No total, 22 pacientes estão na UPA Queimadinha, 8 na UPA Mangabeira. Outros 13 pacientes estão distribuídos nas policlínicas municipais – (6) Parque Ipê, (3) Tomba, (1) Feira X, (1) Rua Nova, (1) George Américo e (1) São José.

A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal fazendo com que as unidades fiquem lotadas. Ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 11:00h
São Paulo

Bolsonaro e opositores se encontram na Avenida Paulista no dia 11

 

O dia 11 de agosto, escolhido por 8 entidades de oposição para manifestações públicas e por signatários de duas cartas abertas em defesa da democracia, virou alvo de preocupação dos responsáveis pela área de inteligência e segurança do Planalto. Para a mesma quarta feira está prevista a participação do presidente Bolsonaro em uma série de encontros com presidenciáveis promovidos pela Fiesp — a Federação das Indústrias de São Paulo, com sede na Avenida Paulista, centro nervoso das manifestações. (Foto ilustração: Sede da Fiesp)

Até o momento está mantida a participação do presidente no encontro em que a elite dos industriais do estado pretende entregar um documento com as propostas do setor, batizado de “Diretrizes Prioritárias Governo Federal 2023-2026”, com o foco em 13 áreas, a começar pelo “ambiente econômico” e “reforma tributária”.

Em aviso aos participantes, a Fiesp registra que a data de participação de Bolsonaro “foi antecipada para o dia 11, a pedido do candidato”.

A Fiesp é a promotora da carta dos empresários em defesa de democracia, já endossada pela Febraban e outras entidades. Os candidatos que compareceram ao encontro foram convidados a assiná-la. Estiveram na Fiesp até o momento Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Felipe D’Ávila (Novo).<...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 10:42h
Feira de Santana

Propaganda do Município citando a Câmara Municipal repercute entre vereadores

 

Sem dúvidas, o assunto que tomou conta do Legislativo feirense, nesta terça-feira (2), primeira sessão ordinária pós recesso, além dos vetos do prefeito à LDO, foi a propaganda institucional do Governo Municipal em que cita o apoio da Câmara Municipal. A mídia veiculada não repercutiu positivamente, ao contrário, foi duramente criticada.

A vereadora Eremita Mota (PSDB), por exemplo, foi enfática: “Eles divulgam, fazem a propaganda, gastando dinheiro público sem o projeto estar aqui? Ele [o prefeito] está gastando dinheiro público sem ter nada em vista?”, alertou.

Edvaldo Lima (MDB) também se manifestou. “Não tenho conhecimento deste projeto, que não está na Casa”, disse. O assunto também foi tema do discurso do vereador Emerson Minho (DC). (Daniela Oliveira - Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 10:40h
Sul da Bahia

Eleições: Ilhéus e Itabuna estão entre as cidades que vão receber voto em trânsito em outubro

 

Itabuna e Ilhéus estão entre as 13 cidades baianas habilitadas para voto em trânsito. A lista com os locais de votação disponíveis na capital e no interior já pode ser consultada no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Os eleitores que estiverem fora de seus domicílios têm até o próximo dia 18 para solicitação do voto em trânsito. (Foto ilustração)

Para se habilitar, o eleitor precisa comparecer a qualquer cartório eleitoral e informar o local em que pretende votar. O pedido pode ser feito para o primeiro turno (2/10), para o segundo turno (30/10) ou para os dois casos. A opção pode ser escolhida, presencialmente, pelo eleitor em situação regular.

O TRE-BA disponibilizará 89 locais de votação em Salvador. Já no interior, 233 locais de votação funcionarão em 12 cidades. Além de Itabuna e Ilhéus, os municípios habilitados para o voto em trânsito são Jequié, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Porto Seguro, Feira de Santana, Alagoinhas, Camaçari, Lauro de Freitas e Teixeira de Freitas. Acesse aqui para acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 10:20h
Costa do Descobrimento

Eunápolis: Vice-prefeito Wanderson Barros lança oficialmente o seu nome para deputado estadual

 

O vice-prefeito de Eunápolis, Wanderson Barros (UB-Foto) soltou um anúncio nas redes sociais nesta segunda-feira, 01, colocando oficialmente o seu nome como pré-candidato a deputado estadual pelo partido União Brasil.

Acompanhando o anúncio com sua foto em destaque, Wanderson também postou uma mensagem dizendo que, "ao aceitar a disposição de colocar o seu nome como pré-candidato a deputado estadual reafirma sua dedicação, determinação e seriedade para representar Eunápolis e região na Assembleia Legislativa.

O pré-candidato tomou esta decisão de se candidatar a deputado estadual, no dia 02 de maio, quando manteve reunião com o candidato ao governo da Bahia, ACM Neto e o deputado federal Leur Lomanto, na capital do estado, onde também esteve conversando com outras lideranças políticas.

"Estou colocando meu nome para deputado estadual, apoiando ACM Neto, certo de que estarei trabalhando pelo interesses de nossa região e desta sociedade", concluiu Wanderson. (agazeta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 09:27h
Interior da Bahia

Morro do Chapéu: Justiça considera ilegal processo seletivo da Prefeitura

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julgou inconstitucionais vários pontos de uma lei da Prefeitura de Morro do Chapéu – cidade distante 108 quilômetros de Jacobina, que tinha formalizado um processo seletivo para contratação temporária de funcionários. A decisão é desta segunda-feira (1°/8). Acatada pelo Pleno do TJ-BA, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) foi proposta pelo Ministério Público do Estado (MP-BA).

Conforme a decisão, os itens da Lei Nº 1.238/2021 são “excessivamente genéricos” e trazem hipóteses de contratação temporária para atividades essenciais e permanentes de regular atuação da administração pública.

Assim, os incisos não descrevem situações excepcionais e transitórias – como seria o caso de calamidade pública, surtos endêmicos que tenham atingido os profissionais da educação, demissões ou exonerações em massa, situações de greve dos profissionais da educação que perdurem por tempo irrazoável ou de greve que tenha sido considerada ilegal pelo Poder Judiciário etc – o que não se coaduna com as exigências constitucionais.

O processo seletivo foi anunciado em janeiro do ano passado. (Bahia Notícias - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 09:14h
Política

Senado pode votar MP do Teletrabalho na quarta-feira (3)

 
 Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Três medidas provisórias (MPs) poderão ser votadas pelo Plenário do Senado na sessão de quarta-feira (3), a partir das 16h. A definição da pauta ainda depende da aprovação das matérias na Câmara dos Deputados. As MPs 1.108/2022, que regulamenta o teletrabalho, e 1.109/22 – que autoriza regras trabalhistas diferenciadas em situações de calamidade – caducam no dia 7 de agosto se não forem aprovadas antes.

A primeira medida define teletrabalho (ou trabalho remoto) como a prestação de serviços fora das dependências da empresa, de maneira preponderante ou híbrida, que, por sua natureza, não pode ser caracterizada como trabalho externo. A proposta recebeu 158 emendas de deputados e senadores.

Entre as mudanças autorizadas pela MP 1.109/2022 está a possibilidade de empresas cortarem ou suspenderem temporariamente jornadas e salários dos trabalhadores. A matéria também trata de concessão de férias coletivas, do aproveitamento e da antecipação de feriados e do uso do banco de horas. O texto soma 148 emendas.

Com validade até setembro, a MP 1.116/2022 insitui o Programa Emprega + Mulheres e Jovens. A medida provisória busca incentivar meios para inserção e manutenção desse público no mercado de trabalho. O texto já recebeu quase 300 emendas. (Bahia.ba - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 08:40h
Ministério Público Estadual

MP da Bahia adere à campanha nacional "Ministério Público nas Eleições 2022"

 
Foto Reprodução

O Ministério Público do Estado da Bahia aderiu à campanha "Ministério Público nas Eleições 2022", veiculada nesta segunda-feira, dia 1º, nas mídias digitais e redes sociais das unidades do MP brasileiro, federal e estaduais. A campanha foi desenvolvida pelo MP de Mato Grosso do Sul, com adesão do Conselho Nacional do Ministérios Público dos Estados e da União (CNPG) e do Ministério Público Federal (MPF). O lançamento oficial ocorreu às 15h em Campo Grande.

As peças estão sendo publicadas desde ontem nas redes sociais do MP baiano. Elas reforçam o papel fiscalizador dos Ministérios Públicos na votação e apuração do pleito, bem como o de recebimento de denúncias e reclamações durante o processo eleitoral. A campanha também está sendo veiculada em emissoras de rádio e televisão que têm convênios com os MPs. Iniciativa do MPMS, a campanha foi aprovada durante a última reunião do CNPG ocorrida em Manaus, após ser apresentada pelo procurador-geral de Justiça do Mato Grosso do Sul Alexandre Magno, que preside o Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (Gnace) do Conselho. Na ocasião, os procuradores-gerais debateram a atuação do Ministério Público brasileiro nas eleições de 2022.  (MP-BA - Foto Reprodução)    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 08:05h
Feira de Santana

Câmara Municipal realiza Sessão Solene em comemoração aos 55 anos do MOC

 
Foto Reprodução

Na próxima sexta-feira, 05, às 08h30, a Câmara Municipal de Feira de Santana vai realizar uma Sessão Solene em comemoração aos 55 anos do Movimento de Organização Comunitária- MOC, requerimento de autoria do vereador Professor Ivamberg.

O MOC tem uma trajetória de luta iniciada em 1967, a partir do trabalho social da igreja católica em bairros periféricos do município. O objetivo central foi e continua sendo despertar as pessoas para que descubram a força da sua organização na luta por seus direitos e, assim, exerçam sua cidadania.

Essa celebração só tem sentido com ativa e efetiva participação das pessoas, com quem o MOC vem construindo sua história. (Assessoria - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 07:37h
Eleições 2022

Feira de Santana: MDB terá três candidatos a federal e dois estaduais

 

Quem pensava que o MDB de Feira de Santana não teria candidatos a deputado nas eleições de 2022 se enganou. Estão aprovados em Convenção Estadual, realizada dia 30 de julho, os seguintes nomes para deputado federal: Leda Cigana (foto ilustração), Edcarlos Silva Santos e Vanuzia Alves. Já para deputado estadual são os seguintes nomes: José de Souza Santiago e Nelson Alves Ribeiro.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 07:34h
Federais e estaduais

Feira de Santana: 20 estaduais e 15 federais nas eleições 2022

 

Apesar de ainda termos convenções estaduais até sexta-feira (5), já podemos dizer que Feira de Santana deve ter mais de 20 nomes na disputa para deputado estadual e mais de 15 nomes para deputado federal. O site Bahia na Política deve divulgar na próxima semana os números exatos de candidatos a deputado estadual e federal.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 06:39h
Feira de Santana

Horácio Amorim que discutir real situação do Sindesp

 

O servidor público Horácio Amorim (foto ilustração) não anda nada satisfeito com a perpetuação da direção do Sindicato dos Servidores Públicos de Feira de Santana (Sindesp), diga-se Hamilton Ramos. O mesmo tem questionado sobre o real papel da entidade. “Não consigo entender qual a lógica utilizada por um sindicato que impede a categoria de sindicalizar-se. Recentemente tivemos conhecimento que aproximadamente 10 servidores públicos do Munícipio de Feira de Santana fizeram queixas no Ministério Público, porque estão sendo impedidos de sindicalizar-se. A mesma dificuldade estou enfrentando para me filiar ao Sindesp”, argumenta Horácio Amorim.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 06:35h
Número do PT

ACM Neto faz convenção e anuncia que terá apoio de 13 partidos

 

Depois das convenções estaduais que homologaram as candidaturas a governador da Bahia de João Roma (PL), Jerônimo Rodrigues e Kleber Rosa (PSOL), sexta-feira (5) será a vez de ACM Neto (UB – foto ilustração). Coincidência ou não, terá o apoio de 13 partidos coligados. O mesmo número do PT.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 06:32h
Brasil

Parlamentares retornam aos trabalhos legislativos

 

A 60 dias das eleições em que serão eleitos presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais, começaram ontem (1º) os trabalhos legislativos no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais mais o STF e TSE. O momento é de cautela, dada a efervescência política eleitoral.
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 06:31h
Eleições 2022

União Brasil está mesmo é de olho no segundo turno para presidente

 

O União Brasil, que rifou o nome do ex-juiz Sérgio Moro a presidente, até o momento está sem candidato para a disputa. É que o presidente da legenda, Luciano Bivar, que queria ser candidato ao cargo, vai mesmo é disputar a reeleição de deputado federal por seu estado, Pernambuco. Sem se preocupar com as pesquisas de opinião, o União Brasil deve ter um nome apenas para dizer que tem na disputa presidencial. Todos estão é de olho no segundo turno.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 06:28h
Poder legislativo

Feira de Santana: Câmara Municipal começa hoje seus trabalhos

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana começa seus trabalhos ordinários hoje (2). Até aqui sem novidades. O governo do prefeito Colbert Martins (MDB) sem maioria e Fernando Torres (PSD) dando as cartas no Legislativo. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 06:26h
Eleições na Bahia

Ronaldistas ainda alimentam possibilidade de José Ronaldo ser vice de ACM Neto

 

Os ronaldistas, em especial os que residem em Feira de Santana, ainda alimentam a possibilidade de o vice na chapa do pré-candidato a governador ser José Ronaldo de Carvalho (UB). Acreditam que a trajetória de José Ronaldo o credencia, além da importância de Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral da Bahia.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 06:17h
Eleições 2022

Magno Felzemburg: Jair Bolsonaro vai ganhar na Bahia

 

O advogado Magno Felzemburg (UB - foto ilustração), que também é pré-candidato a deputado federal, ao comentar as pesquisas de opinião na Bahia, disse que tem uma só certeza: a de que Jair Bolsonaro (PL) vai ganhar no estado. “Eu tenho andado, tenho visto o povo na rua e não tenho dúvida da vitória de Jair Bolsonaro”, comentou Magno, que não esconde sua posição bolsonarista desde a campanha de 2018.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 06:09h
Eleições na Bahia

ACM Neto vai aos debates, afirma Lúcio Vieira Lima

 

O ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB-foto ilustração) acredita que o pré-candidato a governador ACM Neto (UB) vai aos debates e justifica: “Como ele vai cair nas pesquisas para Jerônimo e Roma, vai ter que ir. Hoje ele acha que está na frente e que não é verdade. As pesquisas vão mostrar a queda e ele vai querer estancar e o debate será a oportunidade que ele terá”.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 06:06h
Especulação

Ângelo Coronel vai a convenção e anuncia apoio a Jerônimo e Otto

 

Depois de muita especulação, o senador Ângelo Coronel (PSD) esteve presente na convenção da coligação que reúne os partidos PT, PCdoB, PV, PSD, PSB, MDB, Patriota e Avante, no Parque de Exposições de Salvador, sábado (30). Em discurso, Coronel disse que em nenhuma hipótese estaria em lado oposto do senador, Otto Alencar (PSD), que é candidato à reeleição. A imprensa sempre especulou a possibilidade de Ângelo Coronel apoiar ACM Neto (UB), oposição ao Governo do Estado. (Foto: Jerônimo Rodrigues e Ângelo Coronel)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 06:02h
Eleições 2022

João Roma deve perder o apoio do PROS para governador

 

Uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) restituiu, domingo (31), a presidência do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) ao seu fundador, Eurípedes Jr. A suspensão do afastamento foi assinada pelo vice-presidente da corte, ministro Jorge Mussi. À decisão ainda cabe recurso. Com o retorno de Eurípides, o diretório estadual do partido também tem Jean Sacramento novamente na presidência, o que altera as articulações políticas no estado. A primeira mudança no âmbito local foi a retirada do apoio formalizado pela então presidente estadual, Tatiana Santana, ao candidato a Governador João Roma (PL - foto ilustração), que já não tinha muitos apoios partidários. Ficam agora com João Roma o PL e o PMB.

Adesão ao União Brasil

Jean Sacramento é coordenador de campanha de ACM Neto, trabalhou oito anos no gabinete do então prefeito de Salvador e vai caminhar com o candidato do União Brasil.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 06:00h
Corrida presidencial

Em prisão domiciliar, Roberto Jefferson lança candidatura à Presidência

 

Em convenção realizada nesta segunda-feira (1º/8), o PTB formalizou a candidatura à Presidência da República do ex-deputado federal Roberto Jefferson (foto ilustração), que está em prisão domiciliar por ter publicado vídeos em que ameaçava a democracia brasileira. Durante o evento, o novo presidenciável aproveitou a oportunidade para elogiar o presidente e também candidato, Jair Bolsonaro (PL). “Ofereço meu nome para disputar a eleição. Preso fui, preso estou. Sou fã das ideias de Bolsonaro. Ele defende os mesmos valores e bandeiras do nosso PTB”, disse Jefferson em uma gravação da convenção do partido.

O ex-deputado federal ainda afirmou que não será adversário de Bolsonaro neste pleito e sim que sua candidatura, na verdade, é um reforço à direita política nas eleições presidenciais, já que há muitas opções da esquerda, que se apresentam como um “polvo de muitos tentáculos”, disse.

Outras personalidades políticas que fizeram presença na convenção do PTB, apoiando a candidatura de Roberto Jefferson, foram o deputado federal Daniel Silveira, que foi lançado pelo partido como candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro. Entretanto, Silveira, que recebeu graça constitucional do presidente Jair Bolsonaro, está inelegível. Ele foi condenado por praticar e estimular atos considerados antidemocráticos e por ataques a mini...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 05:45h
Suprema Corte

STF concede liminares para SP e PI sobre compensação da perda de ICMS

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu nesta segunda-feira (1º), liminares aos estados de São Paulo e Piauí que permitem a compensação financeira pela perda na arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). (Foto ilustração)

Uma lei federal que entrou em vigor no mês de junho reduz o ICMS, que é um imposto estadual, em diversos setores considerados essenciais como combustíveis, gás natural e energia elétrica, por exemplo.

As liminares foram concedidas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele justificou a decisão alegando que a medida causa profundo desequilíbrio nas contas dos estados e que podem comprometer, de modo grave ou irreversível, a continuidade de políticas públicas ou a prestação de serviços essenciais à coletividade.

Essa compensação financeira para os estados será feita por meio de abatimento das dívidas dos estados com a União.

Maranhão e Alagoas também conseguiram liminares no STF que permitem a compensação financeira. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 05:40h
Eleições 2022

TSE recebe os primeiros registros de candidatura a presidente

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a receber ontem (1º) os registros de candidatura à Presidência da República para as eleições deste ano. Os dois primeiros registros que o tribunal recebeu foram dos candidatos Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB). (Foto ilustração)

As convenções partidárias estão ocorrendo desde o dia 20 de julho. É na convenção que os filiados ao partido aprovam o nome de determinado pré-candidato à corrida presidencial. Após a convenção, os partidos enviam os nomes dos candidatos a um sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral exclusivamente para o registro de atas de convenções partidárias e de pedidos de registro de candidaturas.

O calendário eleitoral de 2022 define o dia 15 de agosto como a data-limite para que partidos políticos, federações e coligações solicitem o registro de candidatas e candidatos aos cargos de presidente da República, governador e senador, bem como às vagas de deputados federais, estaduais e distritais.

O cidadão pode acompanhar os registros pelo sistema DivulgaCandContas, do TSE. Ele traz informações referentes detalhadas sobre candidatas e candidatos, tais como certidões criminais e declaração de bens. O sistema também permite consultar a prestação de contas com a arrecadação e gastos durante a campanha.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 05:30h
Aniversariante do Dia

Jornalista Antonildes dos Santos em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 05:25h
Comércio Exterior

Balança comercial registra superávit de US$ 5,44 bilhões em julho

 

O encarecimento do preço de vários itens importados, especialmente fertilizantes e petróleo, fez o superávit da balança comercial encolher em julho. No mês passado, o país exportou US$ 5,444 bilhões a mais do que importou, queda de 22,7% em relação ao registrado no mesmo mês de 2012. (Foto ilustração)

Nos sete primeiros meses do ano, a balança comercial acumula superávit de US$ 39,751 bilhões. Isso representa 10,4% a menos que o registrado de janeiro a julho do ano passado. Apesar do recuo, o saldo é o segundo melhor da história para o período, perdendo apenas para os sete primeiros meses de 2021, quando o superávit tinha fechado em US$ 44,38 bilhões

No mês passado, o Brasil vendeu US$ 29,955 bilhões para o exterior e comprou US$ 24,511 bilhões. Tanto as importações como as exportações bateram recorde em julho, desde o início da série histórica, em 1989. As exportações subiram 20% em relação a julho do ano passado, pelo critério da média diária. As importações, no entanto, aumentaram em ritmo maior: 31,6% na mesma comparação.

O recorde das importações e das exportações, no entanto, deve-se ao aumento dos preços internacionais das mercadorias. No mês passado, o volume de mercadorias exportadas subiu em média apenas 4,7% na comparação com julho do ano passa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em queda com ações de commodities; RD avança após balanço

 

O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, com ações de commodities entre as maiores baixas, enquanto RD, dona das bandeiras Drogasil e Droga Raia, figurou entre os destaques positivos após resultado trimestral robusto. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa cedeu 0,91%, a 102.225,08 pontos, tendo recuado a 101.764,38 pontos na mínima e avançado para 103.317,48 pontos na máxima da sessão.

O volume financeiro nesta somou 23,4 bilhões de reais.

Tal desempenho ocorreu após o Ibovespa assegurar na sexta-feira o maior ganho semanal desde março de 2021, apoiado pela sinalização mais "dovish" do Federal Reserve e disparada das ações da Petrobras.

Nesta sessão, na visão do diretor de Investimentos da Reach Capital, Ricardo Campos, o tom foi ditado pela queda de papéis ligados ao setor de commodities, após dados mais fracos sobre atividade na China, Europa e EUA, refletidos em PMIs. (Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar fica estável, fecha a R$ 5,18 nesta segunda (01)

 

O dólar fechou em alta de 0,09%, a R$ 5,177, após oscilar entre variações positivas e negativas. (Foto ilustração)

A moeda teve um desempenho fraco no exterior, enquanto o mercado manteve apostas em um ciclo de alta de juros menos agressivo nos Estados Unidos. Além de passar um movimento de leve ajuste ante o real após cair mais de 5% na semana anterior.

Ao longo desta semana, o foco dos investidores será a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que começa na próxima terça-feira (2).

A expectativa é que a taxa básica de juros, a taxa Selic, suba 0,5 ponto percentual, para 13,75%, com os dirigentes do Banco Central indicando o fim do ciclo de elevação de juros no Brasil conforme a inflação dá sinais de queda. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil acumula 678.715 mortes por covid-19 desde o início da pandemia

 

Em 24 horas, foram registrados 22.064 novos casos. No mesmo período, foram confirmadas 201 mortes de vítimas do vírus. (Foto ilustração)

Ainda segundo o boletim, 32.421.379 pessoas se recuperaram da doença e 755.870 casos estão em acompanhamento. No levantamento de hoje, não consta atualização dos dados de óbitos em Mato Grosso do Sul.

Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras ou nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral, há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.

Estados

De acordo com os dados disponíveis, São Paulo lidera o número de casos, com 5,92 milhões, seguido por Minas Gerais (3,82 milhões) e Paraná (2,69 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (144,1 mil). Em seguida, aparece Roraima (172,8 mil) e Amapá (176,6 mil).

Em relação às mortes por covid-19, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior número (172.947), seguido de Rio de Janeiro (74.840) e Minas Gerais (62.958). O menor número de mortes está no Acre (2.018), Amapá (2.151) e Roraima (2.158). (Aline Leal)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 72 casos de Covid-19 e mais 6 óbitos

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 72 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,004%) e 754 recuperados (+0,05%) e mais 6 óbitos. Dos 1.660.656 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.625.635 já são considerados recuperados, 4.659 encontram-se ativos e 30.362 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico desta segunda-feira (01) contabiliza ainda 1.956.420 casos descartados e 357.849 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 67.690 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.644.837 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.801.669 com a segunda dose ou dose única, 6.777.802 com a dose de reforço e 1.428.304 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.007.435 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 614.370 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 8.564 tomaram a primeira dose. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.08.2022 05:00h
Feira de Santana

Fila dupla e estacionamento irregular continuam hábitos comuns no trânsito

 

Nos últimos oito meses, as notificações de autuação pelo videomonitoramento da Central de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura de Feira flagrou 16.782 infrações de trânsito. Todos os condutores foram notificados. Contudo, ainda há aqueles motoristas que insistem em desrespeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). (Foto ilustração)

Os dados do Departamento de Operações da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) registraram 7.175 notificações por estacionamento com o veículo em ângulo, em desacordo à posição na vaga, sendo o correto ao longo do meio-fio.

A segunda infração mais cometida pelos motoristas imprudentes em Feira de Santana está relacionada a estacionamento em local/horário e paradas proibidas pela sinalização com 3.124 ocorrências. Este ranking ocupa a mesma posição quando comparado ao período de janeiro a dezembro do ano passado.

As filas duplas, estacionamento em passeios e o trânsito de veículos de carga em local e horário não permitidos pela regulamentação continuam como hábitos comuns do condutor feirense no balanço da SMT, sendo que juntos ultrapassam 3.900 ocorrências.

O coordenador de Educação para o Trânsito, Adelmo Amorim, destaca que os agentes de trânsito realizam o trabalho de orientação nas ruas e av...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2022 17:00h
Santo Amaro

TCM julga recurso de vereador Professor Marcos contra aprovação de contas de Flaviano Bomfim

 

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julga, nesta terça-feira (2), recurso proposto pelo vereador Marcos Antônio Guimarães Ribeiro (Professor Marcos, PSD-Foto) contra a decisão que aprovou, com ressalvas, as contas do ex-prefeito de Santo Amaro, Flaviano Rohrs da Silva Bomfim. A decisão do TCM foi referente a 2020 - último ano do mandato.

O recurso vai ser levado ao plenário nesta terça-feira. O documento entregue ao TCM conta com 46 páginas e nele o vereador e líder de Governo, Professor Marcos, aponta uma série de irregularidades na gestão do ex-prefeito de Santo Amaro. O recurso será analisado pelo conselheiro Fernando Vita.

As contas do ex-prefeito Flaviano Bomfim foram julgadas pelo TCM em maio deste ano. Apesar de o Ministério Público de Contas pugnar pela rejeição das contas, o conselheiro relator do processo, Raimundo Moreira, apresentou voto pela aprovação, porém com várias ressalvas.

Em seu recurso, o vereador Professor Marcos destacou a atuação do MP de Contas, especialmente, nos anos de 2017 e 2020. Nesses dois períodos, o órgão fiscalizador emitiu parecer pela rejeição das contas do ex-prefeito.

IRREGULARIDADES

Várias irregularidades foram apontadas pelo líder de Governo neste novo recurso. Ele descreve, principalmente, o parecer do MP de Contas que relata, entre outras coisas, a burla ao deve...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2022 16:00h
Eleições 2022 - Caléndário

Calendário eleitoral começa neste mês com registro de candidatos e propaganda

 

Veja a seguir as datas mais importantes que devem ser observadas por partidos e candidatos: (Foto ilustração)

5 de agosto - último dia para realizar convenções pelos partidos políticos e federações para decidir sobre a escolha de candidatos. 

15 de agosto - último dia para partidos políticos e federações requererem registro de candidatos a presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

16 de agosto - início da propaganda eleitoral, incluindo na internet e por meio de alto-falantes, caminhada, carreata ou passeata.

26 de agosto - início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

9 de setembro - partidos e candidatos devem começar a prestar contas parciais da movimentação financeira ocorrida desde o início da campanha.

12 de setembro - último dia para pedir substituição de candidatos.

15 de setembro - TSE divulgará a prestação de contas parcial da campanha de candidatos, partidos e doadores.

17 de setembro - a partir desta data, nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.

27 de setembro - a partir desta data, nenhum eleitor poderá ser preso, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2022 15:30h
Operação Restituere

Operação da PF investiga fraude na aquisição de armas, em Teresina

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje (1º) a segunda fase de uma operação voltada para apurar fraudes em processos administrativos para aquisição de armas de fogo, pela superintendência de PF no Piauí. Os policiais cumprem um mandado de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de afastamento das funções, em Teresina e Caxias (MA). (Foto ilustração)

Batizada de Restituere, a primeira fase da operação foi deflagrada em setembro de 2021, quando foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Teresina. Nesta segunda-feira, os policiais federais foram aos endereços dos investigados com o objetivo de prender preventivamente a despachante responsável pelas fraudes administrativas constatadas.

Os policiais também realizam busca para apreensão das armas de fogo adquiridas ilegalmente com base em documentos falsificados. Já os mandados para os afastamentos das funções dizem respeito a um contador, dois instrutores de tiro e uma funcionária terceirizada.

"Os suspeitos poderão responder pelos crimes de falsificação e uso de documentos falsos, corrupção ativa e passiva, além de posse ou porte ilegal de arma de fogo descrito no Estatuto do Desarmamento e associação criminosa", informou a PF.

De acordo com a PF, o nome da operação, significa “restituir por inteiro”...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2022 15:00h
Concurso da Embasa

Abertas inscrições para concurso público da Embasa

 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou, na edição de sábado (30 de julho) do Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de abertura do concurso público, sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que prevê o preenchimento de 930 vagas distribuídas entre funções de nível médio, técnico e superior. As inscrições estão abertas a partir de hoje (1º de agosto) até as 23h59min (horário de Brasília) do dia 30 de agosto e serão realizadas somente via internet no site da organizadora do certame, Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br). O edital de abertura, quadro de vagas, requisitos e atribuições dos cargos e conteúdos programáticos também estão disponíveis para consulta no site da organizadora. (Foto divulgação)

Ao todo, o edital contempla 19 funções para as 930 vagas, distribuídas em 167 municípios baianos. Para o nível médio, as oportunidades são para as funções de Agente Administrativo, Agente Operacional e Operador de Processos de Água e de Esgoto. No nível técnico, as vagas são para Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico Operacional (formações em Técnico em Automação e Controle Industrial, Técnico em Edificações/Saneamento e Técnico em Química).

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2022 14:00h
Zona Franca de Manaus

Bancada do Amazonas voltará a contestar redução de 35% no IPI

 

O Ministério da Economia (ME) publicou o Decreto nº 11.158, na sexta-feira (29/7), reduzindo em 35% o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) de diversos itens fabricados no Brasil. A publicação excluiu a Zona Franca de Manaus (ZFM) da decisão. Entretanto, a bancada do Amazonas na Câmara dos Deputados passou a denunciar a manobra como uma forma de reduzir a competitividade da região e promete ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a nova decisão. (Foto ilustração)

O governo aponta que o decreto dá segurança jurídica à redução do IPI e cumpre decisão judicial (ADI 7153), proferida pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, que determinou que medidas relativas ao IPI deveriam preservar a competitividade dos produtos da ZFM. Atualmente, o imposto se aplica a mais de 4 mil itens nacionais ou importados.

A medida também abrange a produção de automóveis, que tiveram redução adicional do IPI de 18% para 24,75%. “A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”, diz o ME.

Ex-presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM) afirma que a nova medida representa mais uma manobra do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que visa prejudicar a Zona Franca de Manaus. “Nesse decreto, retira vários produtos, que geram empregos e nós vamos perder esses empregos, essas indústrias i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2022 13:00h
Eleições 2022 - Distrito Federal

Ministro do STJ volta a proibir ex-governador Arruda de concorrer nas eleições

 

O ministro Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), revogou a decisão que suspendia a inelegibilidade do ex-governador José Roberto Arruda (PL-Foto). A decisão foi proferida no início da tarde desta segunda-feira (1º). Com a medida, ele volta a ficar proibido de concorrer em eleições.

Arruda teve os direitos políticos cassados devido a condenações, em segunda instância, por improbidade administrativa, referentes à época em que ele esteve à frente do governo do DF. Em 6 de julho, durante o plantão judiciário, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, concedeu uma liminar devolvendo os direitos políticos ao ex-governador.

Questionada pelo g1, a defesa de Arruda não tinha se manifestado até a última atualização desta reportagem.

Com o fim do recesso, o pedido voltou para análise do ministro Gurgel de Faria, que revogou a ordem. Segundo a assessoria de imprensa do STJ, o ministro entendeu que já havia rejeitado os mesmos argumentos apresentados pela defesa de Arruda, em um outro pedido apresentado anteriormente. Até o início da tarde, a íntegra da decisão não tinha sido publicada pelo tribunal.

No domingo (31), Arruda participou da convenção conjunta do MDB, PP e PL, em Brasília. Ele discursou no palco. A mulher do ex-governador, Flávia Arruda (PL), foi lançada na disputa ao Senado, na chapa que tem o govern...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2022 12:00h
Estatal do Petróleo

Preço da gasolina pode voltar a patamar de junho de 2021 nesta semana, diz Petrobras

 

O preço médio da gasolina no Brasil pode voltar ao patamar de junho de 2021 nesta semana. O motivo é a nova redução aplicada pela Petrobras na venda do combustível às distribuidoras de R$ 0,15 por litro. (Foto ilustração)

A variação nos postos de combustíveis deve ser de R$ 0,11 por litro, a partir da conta proporcional considerando a mistura com etanol.

O cálculo é feito pela própria Petrobras.

No levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) divulgado na última sexta-feira (29), o valor médio do litro do combustível estava em R$ 5,74.

O levantamento é feito por uma empresa contratada pela ANP, que fotografa as placas de preços e produz relatórios. São analisados mais de 5,5 mil postos.

De acordo com a metodologia da ANP, “a frequência da coleta é semanal e, como regra geral, os preços à vista são coletados nos três primeiros dias úteis de cada semana com envio por meio eletrônico dos resultados”.

Isso significa que o último levantamento, divulgado na sexta-feira, não foi capaz de detectar ainda as variações de preço depois do desconto que foi divulgado no dia anterior.

Se for, ao menos parcialmente, aplicado pelos postos de combustíveis, o desconto pode fazer o...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.08.2022 11:39h
Economia

Após quatro altas consecutivas, Confiança Empresarial cai 0,3 ponto

 
Foto Tania Rego

O Índice de Confiança Empresarial (ICE), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), caiu 0,3 ponto em julho, indo para 98,5 pontos, após quatro altas consecutivas. Em médias móveis trimestrais, o indicador mantém a tendência ascendente.

Na avaliação do superintendente de Estatísticas do Ibre/FGV, Aloisio Campelo Jr., a queda do ICE em julho é “suave demais” para sinalizar uma mudança na tendência de alta iniciada em março. Segundo ele, enquanto o ritmo de atividade corrente parece inalterado no mês, a piora das expectativas nos quesitos que miram os seis meses seguintes sugere preocupação das empresas com uma possível desaceleração no último trimestre do ano.

“Entre os fatores que podem estar influenciando esta cautela estão o aperto monetário interno, as perspectivas de desaceleração da economia mundial e a baixa confiança do consumidor. No sentido contrário à média, o setor de serviços continua mostrando pujança e atinge o maior nível de confiança dos quatro grandes segmentos pesquisados, algo que não ocorria desde maio de 2012”, disse, em nota.

Causas Segundo a pesquisa, a ligeira queda da confiança empresarial foi determinada pela piora das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 0,3 ponto, para 100,3 pontos, maior...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia