Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 08:19h
Fraude na cota de gênero

TSE cassa mandatos de dois vereadores de Ipirá

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu, nesta terça-feira, 23, a prática de fraude na cota de gênero nas eleições para o cargo de vereador no município de Ipirá (BA), em 2020. Por unanimidade, os ministros deram provimento a recurso do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), para decretar a nulidade de todos os votos recebidos pelo Partido Progressistas (PP) e pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) naquele pleito e cassar os registros e diplomas dos candidatos vinculados. Sendo assim, os vereadores Rafael Teixeira e Ernesto Lima Alves, conhecido como Ernesto da Nova Brasília, ambos do PP, tiveram os mandatos cassados.

Também foi determinado o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Por fim, foi declarada a inelegibilidade de Ivete Francisca da Silva Matos (PP) e Fabrícia dos Santos Dunda (PSB), candidatas lançadas pelas agremiações com o intuito de simular o cumprimento do percentual mínimo de 30% para cada gênero. A decisão deverá ser cumprida imediatamente, independentemente da publicação do acórdão.

Na origem, o PT ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) alegando que as candidaturas de Ivete e Fabrícia eram fictícias, já que ambas não receberam votos, nem incentivo financeiro das agremiações pelas quais concorreram no pleito de 2020.

Ao examinar o conjunto de provas apresentadas, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) refo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 08:07h
Sul da Bahia

Itacaré: Prefeitura realizará fechamento definitivo do lixão

 
Foto Reprodução

A Prefeitura de Itacaré juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Cooperação Brasil Alemanha realizarão o fechamento do lixão de Itacaré. O ato acontecerá na próxima quinta-feira (25), às 14h. Seguindo o roteiro: cerimônia de abertura no Auditório do Ecoporan Hotel. Logo após, acontecerá o fechamento definitivo do lixão; em seguida a inauguração da Estação de Transbordo e por fim, a inauguração do Centro de Triagem e Econegócios.

Segundo o prefeito Antônio de Anízio este é um grande marco para o município, que vai impactar todo o Brasil, servindo de exemplo para outras cidades. “Itacaré é conhecida mundialmente por suas belezas naturais, praias, comida, sua cultura e seu povo. Mediante tudo isso, não poderíamos deixar um lixão, como se fosse uma chaga em nossa cidade. O fechamento completo do lixão é uma das grandes conquistas da nossa cidade “, enfatizou o prefeito.

Na cerimônia se farão presentes várias autoridades, dentre elas: o Prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio e outros prefeitos da região; a Câmara de Vereadores, autoridades civis e militares locais, e integrantes da sociedade civil e da Associação de Catadores Vitória; o Ministro de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira; o Secretário Nacional de Saneamento, Pedro Maranhão; a representante da Embaixada Alemã no Brasil e a imprensa em geral...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 07:26h
De olho nas eleições

Colbert Martins anuncia os candidatos a deputado do grupo

 

Na noite desta terça-feira (23), no espaço Kilo Grill, em reunião com auxiliares, o prefeito Colbert Martins (MDB - foto ilustração) ao lado do seu vice-prefeito, Fernando de Fabinho, anunciou seus candidatos a deputado federal e estadual em Feira de Santana. Para federal Zé Chico (UB), Álvaro Rios (PROS), Neto 10 (Solidariedade) e Isaias de Diogo, e para deputado estadual José de Arimatéia (Republicanos), Carlos Geilson (Solidariedade), Tom (Solidariedade), Binho (Patriota), Pablo Roberto (PSDB), Lulinha da Conceição (UB), Vania (PP), Bartola e Niel. O ex-prefeito José Ronaldo que estava prevista sua presença, não compareceu.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 07:23h
Feira de Santana

Audiências entre Colbert Martins e vereadores da base sem data

 

Sempre realizadas às quintas-feiras, as audiências do prefeito Colbert Martins (MDB) com os vereadores da base não vêm acontecendo. Contribuiu a pandemia, mas já passou. A grita é de vereadores da base, composta de oito vereadores.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 07:17h
Economia

Cinco bancos concentram lucro com Lula ou Bolsonaro

 

A informação divulgada pelo Banco Central de que cinco bancos concentram 78% do lucro total do setor, só se confirma que não importa se o PT de Lula ou o PL de Jair Bolsonaro estão no Governo Federal, o segmento tem mantido a hegemonia na área.

Dados do BC

Dos R$ 132 bilhões de lucro líquido registrado no sistema bancário brasileiro em 2021, 78% ficaram com os cinco maiores bancos do país: Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 07:14h
Conversa política

Feira de Santana: Eliana Boaventura visita a Câmara Municipal

 

A ex-deputada estadual Eliana Boaventura esteve na Câmara Municipal de Feira de Santana, ontem pela manhã. Disse que foi conversar com o presidente do Legislativo Fernando Torres (PSD), sobre a campanha do senador Otto Alencar (PSD), candidato a reeleição, em Feira de Santana. Também teve encontro com os vereadores José Carneiro (MDB) e Silvio Dias (PT). Com os dois tratou de amenidades. (Foto: Eliana Boaventura, José Carneiro e Silvio Dias)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 07:06h
Entrevista no JN

Jair Bolsonaro: Um candidato nas cordas

 

A entrevista no jornal mais visto do país tem que ter o objetivo de atrair eleitores que não votam no candidato. Nesse aspecto, Jair Bolsonaro fracassou. No JN, ele voltou a levantar dúvidas sobre as urnas eletrônicas, defendeu a cloroquina, criticou o Ibama por ter destruído equipamentos de criminosos ambientais, defendeu, como padrão de ministro, Ricardo Sales, que chegou a ser investigado pela polícia americana, e negou que tivesse havido o escândalo no MEC, pelo qual Milton Ribeiro foi derrubado. E pior, manteve seu compromisso com a ameaça às eleições, dizendo que reconhecerá o resultado, “se as eleições foram limpas”. O que se viu foi um homem entrincheirado em sua realidade paralela, que confirma o que os seus seguidores querem ouvir, mas não constrói pontes para além dos que hoje, em torno de 30%, estão dispostos a votar nele. E mais uma vez mantém a dúvida se respeitará o resultado das eleições. (Miriam Leitão)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 07:02h
Mesmo partido

Lula declarar apoio a Jerônimo Rodrigues fez o óbvio eleitoral

 

A imprensa da capital divulgou release da assessoria petista com euforia a gravação de um depoimento dado pelo ex-presidente Lula em apoio ao candidato do PT ao Governo do Estado, professor Jerônimo Rodrigues. Notícia seria o contrário. Afinal, os dois são do PT e a legenda controla o Governo do Estado há quatro eleições. E mais, diferente de outros estados [Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro], Lula só tem um candidato a governador. (Foto ilustração: Lula e Jerônimo Rodrigues)
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 06:55h
Sensação no Piauí

Candidata chama Alexandre Moraes de "cabeça de ovo"

 

Toda eleição no Brasil tem candidatos com nomes engraçados nas urnas, para chamar a atenção. Mas desta vez a sensação vem dos debates nas TVs. Trata-se da professora Lourdes Melo (PCO), que disputa o Governo do Piauí. Ela esquece nomes dos adversários, interpela mediador com provocações e chama o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, de “cabeça de ovo”. Não ganha, mais diverte. (Esplanada)


  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 06:48h
Se eleito

Zé Chico defende Hospital Veterinário em Feira de Santana

 

O candidato a deputado federal Zé Chico (UB - foto ilustração), em pronunciamento no ato de adesão do vereador José Carneiro (MDB) a sua eleição, disse que se eleito vai defender a construção de um Hospital Veterinário em Feira de Santana. “Vejo uma carência no município e vamos lutar que seja construído” declarou Zé Chico.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 06:46h
Eleições 2022

Candidatos declaram bens imóveis aquém do valor de mercado

 

Parte dos candidatos às eleições de outubro próximo tem declarado valores de bens imóveis bem aquém dos valores de mercado. Pode, se declarado o valor venal. No mais é omitir seu patrimônio a Justiça Eleitoral. E consequentemente ao eleitor. 

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 06:41h
Feira de Santana

Ron diz que Binho Galinha é quem melhor representa a periferia

 

O vereador de segundo mandato Ron do Povo (MDB), em ato de apoio à candidatura de deputado estadual Binho Galinha (Patriota), em Feira de Santana, ocorrido segunda-feira (22) à noite, disse para centenas de liderados que Binho é quem representa melhor a periferia. “Binho Galinha é do povo, humilde e vai nos representar na Assembleia Legislativa. Binho é a cara da periferia”, declarou Ron.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 06:38h
Necessária

Feira de Santana: Secretariado deverá ter uma reforma antes do final do ano

 

Crescem as especulações de que o prefeito Colbert Martins (MDB), passadas as eleições de outubro, deverá fazer uma reforma no seu secretariado. Está na mira a nova administração na Câmara Municipal de Feira de Santana, que terá a partir de 2 de janeiro de 2023 Eremita Mota Araújo (PSDB) como presidente. (Foto ilustração: Prefeitura Municipal de Feira de Santana)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 06:36h
De olho em 2024

Feira de Santana: Crescem os subgrupos na Câmara Municipal

 

Composta de 21 vereadores, a Câmara Municipal está dividida em vários subgrupos. A bancada dos aliados, que tinha 11 componentes, hoje está subdividida, 2 liderados por Fernando Torres e 8 por Iuri Guimarães [filho da vereadora Eremita Araújo]. Há também a bancada de oposição, que tem dois vereadores do PT e 1 do PSOL. Já na bancada governista tem o grupo liderado pelo vereador Jurandy Carvalho (PL) que conta o pastor Valdemir (PV) e mais o grupo dos 6, também com vereadores da base do prefeito Colbert Martins (MDB).

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 06:27h
Feira de Santana

Professor Ivamberg: "No Nordeste quase 54% dos alunos têm na merenda escolar sua única refeição"

 

A merenda escolar na rede municipal de Feira de Santana será tema de audiência pública, na Câmara Municipal de Feira de Santana. A informação foi passada nesta terça-feira (23), pelo vereador Professor Ivamberg (PT - foto ilustração), que é presidente da Comissão de Educação.

“Participamos junto com a APLB de um seminário sobre a descentralização da merenda escolar, que é um assunto de suma importância porque a merenda escolar no município de Feira de Santana é centralizada, adquirida pela prefeitura através de licitação, mas quando chega aos depósitos, até ela ser transportada às escolas tem atraso, e nós estamos vendo alunos sem merenda”, disse, citando que a descentralização economizaria até mesmo no valor gasto em aluguel dos depósitos para guardar os itens da merenda, além do valor destinado ao transporte.

O vereador salientou que a merenda escolar é fundamental para os estudantes feirenses e apresentou dados nacionais. “No Nordeste, quase 54% dos alunos têm na merenda escolar sua única refeição”, informou enfatizando ainda a necessidade de que o valor seja suplementado pela Prefeitura, concedendo assim um valor maior a ser destinado para este fim, como já faz o Governo do Estado. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 06:24h
Feira de Santana

Postos de saúde não têm medicação básica, denuncia vereadora

 

Pacientes de Feira de Santana que precisam de atendimento têm recorrido a Upas e hospitais por não encontrarem o atendimento básico nas unidades de saúde. O relato foi feito pela vereadora Lu de Ronny (MDB - foto), nesta terça-feira (23), na Câmara Municipal, após visita a vários postos de saúde. “Em nossas andanças vimos muitos postos de saúde sem medicamento para diabetes, pressão alta e também falta de médicos e de faltam vacinas”, enumerou, destacando que a saúde está vivendo um caos. “O Programa de Saúde da Família deixa de prestar seus cuidados em evitar que uma grande quantidade de pessoas procure os hospitais”, enfatizou. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 06:19h
Feira de Santana

Petrônio Lima dispara: "Teto vazando, elevador abandonado, isso é valorizar o dinheiro público?"

 

Diante de mais um discurso do presidente, vereador Fernando Torres (PSD), em que enfatizou seu compromisso com o dinheiro público na administração da Câmara Municipal, o vereador Petrônio Lima (Republicanos - foto ilustração) reagiu, na tribuna da Casa, nesta terça-feira (23). “A manutenção da Casa está zero, falta até tinta de impressora. É bom economizar o dinheiro sim, mas mantendo o serviço e a ordem dentro da Casa. O teto vazando água, o elevador abandonado, isso é valorizar o dinheiro público?”, indagou.

O vereador continuou com as críticas: “Se é no prédio anexo da Câmara é uma vergonha usar um banheiro daqueles, isso quando está funcionado, sem contar com o elevador que está desde o ano passado sem funcionar. Eu não preciso do elevador, porque posso usar a escada, mas quem não consegue fica sem ter acesso aos gabinetes”, lamentou. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 06:09h
Feira de Santana

Votação dos vetos é mais uma vez adiada pela Câmara

 

Foi adiada mais uma vez a votação dos vetos do prefeito Colbert Martins a três projetos que dizem respeito à Lei de Diretrizes Orçamentárias (vetada parcialmente) e outras duas leis aprovadas pela Câmara, que, respectivamente, reajustam o salarial do servidor municipal em 11,34% e o piso salarial a professores e profissionais de educação. A votação está prevista para a próxima quinta-feira (25). Esta é a segunda vez que a votação dos vetos é adiada. (Daniela Oliveira)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 06:00h
Eleições 2022

TSE confirma tempo dos candidatos à Presidência no horário eleitoral

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou ontem (23) a proposta de distribuição de tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para os candidatos à Presidência da República. A propaganda começa no dia 26 de agosto e vai até 29 de setembro. (Foto ilustração)

A apresentação do tempo destinado à campanha do primeiro turno foi apresentada na semana passada durante audiência pública promovida pelo TSE. O tempo é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.

Conforme o cálculo, a distribuição do tempo diário dos candidatos nos blocos de propaganda ficou estabelecida assim:

- Luiz Inácio Lula da Silva (3 minutos e 39 segundos) - Coligação Brasil da Esperança, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), Federação PSOL/Rede, Solidariedade, PSB, AGIR, Avante e Pros

- Jair Bolsonaro (2 minutos e 38 segundos) - Coligação Pelo Bem do Brasil (PL, PP e Republicanos);

- Simone Tebet (2 minutos e 20 segundos) - Coligação Brasil para Todos (MDB e Federação PSDB-Cidadania e o Podemos;

- Soraya Thronicke (2 minutos e 10 segundos) - União Brasil;

- Ciro Gomes (52 segundos) - PDT

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 05:45h
Aniversariante do Dia

Jornalista Adilson Simas e o repórter fotográfico Washington Nery em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 05:30h
Presidenciável pelo PT

Lula promete volta do PAC e do Minha Casa Minha Vida

 

Candidato à Presidência da República pelo PT, Lula se reuniu com empresários da construção civil em São Paulo. Ele recebeu um documento com propostas para estimular o crescimento do setor de habitação e afirmou que retomará dois programas criados na época em que era presidente da República, o Minha Casa Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). (Foto ilustração)

“O PAC foi uma coisa extraordinária porque não foi um projeto de construção de infraestrutura pensado a partir do gabinete para Presidência da República. Ele foi construído com empresários, governadores e prefeitos. E é o que eu pretendo retomar, se a gente ganhar as eleições, a partir do dia 1º de janeiro [de 2023]”, disse Lula.

Aos empresários, Lula também afirmou sua disposição em retomar o Minha Casa, Minha Vida, programa habitacional voltado às camadas de baixa renda e que foi substituído em 2021 pelo programa Casa Verde Amarela. “A primeira coisa que eu quero dizer para vocês é que o Minha Casa Minha Vida vai voltar a ser um programa de governo”, afirmou o candidato. “O Estado precisa se cercar de possibilidade econômica, de usar seus bancos para ajudar, ou através do Orçamento da União, ou através de financiamento, a gente garantir que as casas possam ser construídas”.

Pacto Federativo

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em alta de mais de 2% com ações de commodities e varejo em destaque

 

O Ibovespa fechou em forte alta nesta terça-feira, após dois pregões seguidos de baixa, com Vale e Petrobras endossando a reação, enquanto Americanas voltou a disparar ainda sob efeito do anúncio da mudança no comando da varejista. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 2,13%, a 112.857,10 pontos após acumular queda de 2,9% nas últimas duas sessões. O volume financeiro somou 23,6 bilhões de reais.

De acordo com Victor Hugo Israel, especialista em renda variável da Blue3, a bolsa paulista descolou dos pares no exterior, puxada particularmente por ações de empresas relacionadas a commodities e de varejo.

Em Wall Street, por sua vez, o S&P 500 encerrou com declínio de 0,22%, com investidores concentrados em dados que mostraram uma economia em desaceleração, enquanto aguardam uma reunião do Federal Reserve nesta semana, em Jackson Hole. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar cai para R$ 5,09 e fecha no menor valor em uma semana

 

O dólar registrou a maior queda percentual e o menor patamar em mais de uma semana, após a divulgação de indicadores econômicos norte-americanos mais fracos, que na leitura de investidores podem servir de argumento para o banco central dos Estados Unidos amenizar o tom duro nas comunicações sobre inflação e alta de juros. (Foto ilustração)

A moeda negociada no mercado interbancário caiu 1,26%, a 5,0988 reais na venda. O declínio percentual é o mais intenso desde 12 de agosto (-1,66%), e a cotação é a mais baixa para um encerramento desde o último dia 15 (5,0926 reais).

O real esteve entre as moedas de melhor desempenho nesta sessão, junto com pares também correlacionados às perspectivas para as commodities, que vêm melhorando por expectativa de maior demanda chinesa em meio à seca e à onda de calor que têm afligido lavouras no país.

Lá fora, o índice do dólar afundou 0,85% na mínima do dia, contra queda de cerca de 0,2% imediatamente antes da divulgação dos números nos EUA. O euro chegou a superar a paridade, antes de voltar a ficar abaixo de 1 dólar. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 20,2 mil casos e 203 óbitos em 24 horas

 

O Brasil registrou, em 24 horas, 20,2 mil novos casos da doença e 203 óbitos. Segundo levantamento do Ministério da Saúde divulgado ontem (23), o país acumula 34,3 milhões de casos confirmados e 682,8 mil mortes registradas desde o início da pandemia. Os casos de recuperados somam 33,2 milhões (97% dos casos). (Foto ilustração)

O boletim não trouxe os dados atualizados de Tocantins.

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados e de mortes, com 6 milhões e 173.970, respectivamente. Em número de casos, os índices mais altos estão em Minas Gerais (3,8 milhões de casos e 63,4 mil óbitos); Paraná (2,7 milhões de casos e 44,9 mil óbitos), Rio Grande do Sul (2,6 milhões de casos e 40,7 mil óbitos) e Rio de Janeiro (2,7 milhões e 75.319).

Os menores índices estão no Acre (148.591 casos e 2.027 mortes), Roraima (174.403 casos e 2.167 óbitos) e Amapá (177.991 casos e 2.158 mortes).

Vacinação

Conforme os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 475 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas, sendo 179 milhões da primeira dose; 160,2 milhões da segunda dose, além de 105,8 milhões da primeira dose de reforço e 20 milhões da segunda dose de reforço. (Fábio Massalli) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 934 casos de covid-19 e 14 mortes em 24h

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 934 casos de covid-19, 988 recuperados e 14 óbitos. Os dados são do boletim epidemiológico desta terça-feira (23). (Foto ilustração)

Dos 1.681.527 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.649.981 já são considerados recuperados, 944 encontram-se ativos e 30.602 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim contabiliza ainda 1.992.415 casos descartados e 359.439 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 68.232 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.672.254 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.844.761 com a segunda dose ou dose única, 7.071.799 com a dose de reforço e 1.852.313 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.027.677 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 641.534 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 29.534 tomaram a primeira dose. (correio24horas)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.08.2022 05:00h
Feira de Santana

Procura pela quarta dose contra Covid é baixa em Feira de Santana

 

A procura pela quarta dose da vacina contra a Covid ainda é baixa em Feira de Santana. Apenas 16% do público-alvo destinado a tomar a dose compareceu às unidades de saúde até esta terça-feira, 23. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde. (Foto ilustração)

No momento, a aplicação está destinada para pessoas com 40 anos ou mais, além de trabalhadores de saúde que receberam a terceira dose há pelo menos quatro meses.

“Observamos a redução dos casos da Covid, não apenas na nossa cidade, mas também ao redor do mundo e devemos isso ao aumento da população vacinada. É importante que todos tenhamos o cuidado de manter o ciclo vacinal completo para continuar controlando os índices, bem como os casos mais graves da doença”, destaca a secretária interina de Saúde, Fernanda Botto.

Ainda de acordo com a secretária interina, a ampliação do público-alvo depende do abastecimento de doses feito pelo Ministério da Saúde.

Para receber o imunizante é preciso, além de estar no período recomendado pelo Ministério da Saúde, apresentar RG, CPF, cartão do SUS, caderneta de vacinação (com registro das três doses) e comprovante de residência.

De segunda a sexta-feira a aplicação das doses é realizada nas Unidades B&aacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 18:20h
Interior da Bahia

TSE determina cassação de cinco vereadores do PSB em Muquém do São Francisco

 
Foto Reprodução

Os cinco vereadores do PSB em Muquém do São Francisco, no oeste da Bahia, tiveram seus mandatos cassados por uma decisão do ministro Mauro Campbell Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última sexta-feira (19), após ação movida pelo PL.

De acordo com o ministro, relator do caso, o PSB teria fraudado a cota de gênero – que determina um número mínimo de candidatas femininas para cada chapa ao legislativo – ao incluir como candidaturas fictícias, que seriam os casos das representadas por Cristiane Gomes de Santana, Iranete do Nascimento Oliveira e Adriana Pereira da Silva.

Como provas de que essas candidaturas eram fictícias, o magistrado apontou que, apesar de a campanha ter sido realizada durante a pandemia, as candidatas recorridas não promoveram suas candidaturas em postagens na internet.

Além disso, Cristiane, Iranete e Adriana teriam sido as únicas que receberam kits de campanha em evento realizado pelo partido.

“Não houve efetiva postulação a cargo eletivo, o que se evidencia pela ausência ou quase inexistência de atos de campanha pelas candidatas para elas mesmas, chamando atenção os fatos de terem pedido votos para outros candidatos, de terem obtido votação zerada e de terem apresentado prestação de contas padronizada”, afirmou Campbell Marques.

Pela decisão, foram declarados nulos todos os votos recebidos pelo PSB ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 18:00h
Eleições 2022

Participação de candidaturas jovens cai pela primeira vez desde 1994

 
Foto Reprodução

A participação de candidatos com até 29 anos caiu em relação ao total pela primeira vez desde a redemocratização. São 1.286 postulantes a um cargo eletivo nas eleições deste ano, o que representa 4,49% do total.

Desde 1994, a participação de candidatos jovens vinha crescendo. Naquele ano, eram 252 dos 6.647, ou seja 3,79% do total. Na eleição seguinte, em 1998, representavam 4,50% dos 15.092 postulantes e, em 2002, 4,65% dos 18.109.  

O percentual de 2022, portanto, é a terceira menor da história, de acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No auge, em 2014, foram 1.671 candidatos até 29 anos, ou 6,37% do total.  

A queda também é em números absolutos, considerando as últimas duas eleições gerais. Em 2018 eram 1.612 e em 2014, 1.671.  

Neste ano, a candidata mais nova é Pamela Mendes (PMN-PE), de 18 anos, que disputa uma vaga à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Há ainda três de 20 anos: Gleyciane (Cidadania-AC), Chiara Biondini (PP-MG) e Nicolly Salustiano (Republicanos-RR), todas concorrendo como deputadas estaduais.  

A redução contrasta com o movimento inédito do eleitorado jovem para a regularização do título de eleitor. Entre janeiro e abril, um total de 2.042.817 jovens de 16 a 18 anos emitiram título para estarem aptos a participar do pleito de outubro...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 16:56h
Saúde

Projeto que amplia rol da ANS deve ser votado na próxima terça-feira

 
Foto Marcello Casal Jr

Senadores, representantes do governo, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), dos planos de saúde, de médicos e familiares de pacientes discutiram em uma audiência pública temática do Senado, nesta terça-feira (23), o Projeto Lei 2.033/22, que altera a legislação atual para estabelecer hipóteses de cobertura de exames ou tratamentos de saúde que não estão incluídos no rol de procedimentos e eventos em saúde suplementar.

Sob a relatoria do senador Romário (PL-RJ), o texto, já aprovado pelos deputados, obriga os planos de saúde a cobrirem procedimentos terapêuticos e tratamentos fora da lista estabelecida pela Agência Nacional de Saúde (ANS). A polêmica surgiu a partir de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, em junho, decidiu que as operadoras só devem cobrir o que está na lista da ANS.

A expectativa é que a matéria seja pautada no plenário da Casa na próxima terça-feira (30). “Não podemos negar a essas pessoas o direito de uma existência digna e com menos sofrimento. Muitos brasileiros e brasileiras pagam caro por planos de saúde para garantir o melhor tratamento a suas famílias”, disse Romário.

Pacientes Para as associações ligadas a pacientes que utilizam remédios e procedimentos ainda não incorporados à lista, a adoção do rol taxativo significa deixar os doentes sem tratamento.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 15:26h
Ministério Público Estadual

Salvador: MP e prefeitura assinam termo de cooperação para fomentar projetos de aprendizagens a jovens

 
Foto Humberto Filho

O Ministério Público estadual e o Município de Salvador assinaram na manhã de segunda-feira (22) um termo de cooperação interinstitucional para fomentar ações nos projetos ‘Sinaleira’ e ‘Cidadão Aprendiz’. O primeiro visa o desenvolvimento de estratégias para ofertar a adolescentes em situação de risco social, decorrente do trabalho infantil, a formação profissional como aprendizes. Já o segundo tem como foco o desenvolvimento de ações para ofertar a adolescentes em situação de acolhimento institucional, que cumprem medida socioeducativa em meio aberto, semiliberdade e egressos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), a possibilidade de participar de formação profissional como jovens aprendizes. “Enquanto promotora de Justiça na área de entorpecentes vi jovens que perderam suas vidas no tráfico com menos de 23 anos. Por isso, o que pretendemos com esses projetos é oferecer cidadania plena aos adolescentes de Salvador, dando oportunidades de estudo e qualificação para o trabalho. Assim, tiraremos esses jovens de um possível ingresso no crime e no tráfico”, destacou a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti.

 

Na ocasião, o prefeito Bruno Reis agradeceu ao MP pela parceria e destacou a importância e capacidade dos projetos para melhorar a vida dos jovens em situação de vulnerabilidade social. “Esses projetos têm essa função d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 14:53h
Economia

Vendas no pós-pandemia foram mais intensas na Região Norte

 
Foto Valter Campanato - Ag Brasil

Os estados da Região Norte estão entre as unidades da federação que responderam nos últimos meses, de forma mais intensa, pela aceleração do ritmo de recuperação do volume de vendas no varejo pós-pandemia. Foi o que apontou um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base no cruzamento de dados públicos de diversas fontes.

Conforme o estudo, cinco das sete unidades da federação que compõem a região avançaram acima da média nacional, que ficou em 1,6%. A pesquisa mostrou que os primeiros no ranking de crescimento nacional são Roraima, com 17,1%; Pará, com 15,7%; Amapá, com 14,6%; Amazonas, com 6,2%, e Rondônia, com 3,2%.

A CNC informou que os estados da Região Norte se destacaram na análise sob a ótica da circulação de consumidores com relação à recuperação do nível de atividade do comércio de rua. Dados do Google Mobility indicaram que “o fluxo de pessoas em estabelecimentos voltados para a venda de bens ou serviços praticamente se normalizou em relação ao início de 2020”.

Segundo a entidade, no fim de julho, a defasagem era de 1% na comparação com o período entre 3 de janeiro e 6 de fevereiro de 2020, considerado como base para a pesquisa.

E-commerce nacional

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 14:00h
Feira de Santana

Mais de 350 mulheres vítimas de violência foram atendidas no HGCA nos últimos 2 anos

 

No mês em que se celebra a campanha "Agosto Lilás”, instituída para promover uma conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), através do sistema de informação da Vigilância Epidemiológica (VIEP/HGCA), apresenta dados alarmantes de mulheres vítimas de diversos tipos de violências atendidas na unidade. A campanha Agosto Lilás, faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, que neste ano completou 16 anos. (Foto ilustração)

Conforme evidencia os dados, de janeiro a 10 de agosto do corrente ano, o HGCA notificou e investigou 203 casos de violência, sendo que 142 casos (70%) foram violência contra a mulher. Lamentavelmente, 80% sofrida por mulheres solteiras, onde 60% dos casos ocorreram em domicílio. Os cônjuges correspondem a 15% das agressões, 12% estão relacionadas a namorado (a), 5% ex-cônjuge e 3% por ex-namorado. No mesmo período do ano passado 204 mulheres deram entrada na unidade vítima de violência.

Segundo Gerusa Che, coordenadora da VIEP/HGCA, os números mostram que 35% dos casos de violência contra a mulher estão associados a autores com algum tipo de vínculo emotivo com a vítima. “Em relação ao tipo de violência praticada, 100% dos casos notificados e investigados tiveram como informação a prática de violência físic...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 13:45h
Tribunal de Contas dos Municípios

Prefeita de Lauro de Freitas é multada por irregularidade

 
Foto Reprodução

Na sessão do pleno desta terça-feira (23/08), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios acataram denúncia movida pelo cidadão Lindeval Siqueira da Costa Júnior contra a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Isabel Passos Gramacho, em razão de irregularidades na compra de peças para veículos, no exercício de 2017. O conselheiro relator, Fernando Vita, aplicou multa de R$2 mil à prefeita.

De acordo com a denúncia, o Lote VII do edital do pregão eletrônico n° 001/2017 era destinado a aquisição de peças para o conserto do veículo “Fiorino 2008 sem ar e direção”, todavia as peças listadas eram específicas para veículos com ar condicionado. Além disso, foi identificada a aquisição de “Sensor de ré”, o que não seria plausível – na opinião do denunciante –, vez que o carro possuía mais de nove anos de uso. Considerou também que o valor de R$41.990,00 era desproporcional para o conserto de um carro em más condições, de modo que seria mais razoável a compra de um veículo novo.

O conselheiro relator, Fernando Vita, concluiu pela existência de irregularidades no procedimento adotado, com a consequente necessidade de punição da gestora. Para ele, restou claro e evidente que a peça “correia do ar condicionado” não seria necessária para o veículo especificado no Termo de Referência, vez que o mesmo n&atild...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 13:20h
Eleições 2022

São Paulo: Jair Bolsonaro tem 40,3% contra 35,5% de Lula

 
Foto Reprodução

Levantamento do Paraná Pesquisas para a corrida presidencial feito com eleitores do estado de São Paulo, divulgado nesta terça-feira (23), mostrou o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 40,3% das intenções de voto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em seguida com 35,5%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparecia em terceiro, com 7,6% e a senadora Simone Tebet (MDB) estava em quarto, com 3,6% das intenções de voto. Os demais candidatos pontuaram abaixo de 1%.

Bolsonaro e Lula também tinham mais intenções de voto na pesquisa espontânea, quando as opções de candidatos não são apresentadas ao eleitor entrevistado. O presidente foi citado por 29,6% e o petista, por 24,5%. Também foram citados Ciro (2,5%), Simone (1,4%), Pablo Marçal (0,3%) e Felipe d'Avila (0,2%).

Pesquisa para Presidência do Brasil em São Paulo

Estimulada (quando uma lista de candidatos é apresentada ao entrevistado)

Jair Bolsonaro (PL) - 40,3%

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 35,5%

Ciro Gomes (PDT) - 7,6%

Simone Tebet (MDB) - 3,6%

Pablo Marçal (Pros) - 0,6%

Felipe d'Avila (Novo) - 0,3%

Vera Lúcia (PSTU) - 0,3%

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 13:10h
Intriga na politica alagoana

Lira e Renan trocam acusações de corrupção nas redes sociais

 

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), trocaram farpas nesta segunda-feira (22) por meio do Twitter. Os parlamentares alagoanos acusaram-se mutuamente de corrupção. (Foto ilustração: Renan e Lira)

De manhã, Renan compartilhou a notícia da prisão do prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, que é acusado de desviar recursos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) e do SUS (Sistema Único de Saúde).

Renan mencionou o nome de Lira e o que ficou conhecido como “orçamento secreto”.”A prisão do prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, é a primeira do orçamento secreto. É uma advertência às demais cidades e aos métodos de Arthur Lira que, cinicamente, continuou a liberar recursos para o “beco da propina” e outros escândalos”, escreveu o senador.

Pouco mais de uma hora depois, Lira respondeu a acusação de Renan, lembrando que ele renunciou à presidência do Senado em 2007 como estratégia para evitar ter seu mandato cassado. Ele era alvo de uma série de denúncias, incluindo o uso de “laranjas” para compra de empresas de comunicação em Alagoas.”O senador Renan Calheiros continua sendo uma figura nefasta na política brasileira. Ele não lembra o motivo pelo qual foi obrigado a renunciar à presidência do Senado?”, disse Lira. ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 12:00h
Senado Federal

Senado publica editais para concurso com salário até R$33,4 mil

 

Foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira (23) os editais para o concurso do Senado Federal. São 22 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva, a depender do cargo escolhido. (Foto ilustração)

São ofertadas vagas para analista legislativo/diversas especialidades (11 vagas); analista legislativo/registro e redação parlamentar (1 vaga); advogado (1 vaga); consultor/diversas áreas (2 vagas); e técnico legislativo/policial legislativo (7 vagas).

O processo seletivo será feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e as inscrições poderão ser feitas no site da instituição no período de 23 de agosto (esta terça), a partir das 16h, até 21 de setembro de 2022.

As provas objetiva e discursiva serão realizadas em todas as capitais, e as demais fases, em Brasília. No dia 6 de novembro, ocorrerão as provas objetiva e discursiva para técnico e analista, e somente objetiva para advogado e consultor. No dia 27 de novembro, será a vez da prova discursiva para advogado e consultor.

A taxa de inscrição custa R$ 55 (técnico legislativo), R$ 73 (analista legislativo) e R$ 94 (advogado e consultor). Os salários vão de R$ 19.427,79 a R$ 33.461,68.

Os candidatos aos cargos deverão ter ensino superior completo, realizado em instituição de ensino re...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 11:20h
Eleições 2022 - Rio de Janeiro

RJ: Castro amplia vantagem sobre Freixo, diz Real Time Big Data

 

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), aparece à frente nas intenções de voto para as eleições de outubro, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (23) pela Real Time Big Data. Castro ampliou a distância sobre o candidato do PSB, Marcelo Freixo, em relação à pesquisa anterior. Agora, o governador tem dez pontos percentuais de vantagem. (Foto ilustração: (Cláudio Castro e Marcelo Freixo)

A pesquisa da Real Time Big Data foi feita para a Record TV. Foram ouvidos 2.000 eleitores de todo o Rio de Janeiro entre o sábado (20) e a segunda-feira (22). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número RJ-06275/2022.

No cenário estimulado, em que o nome dos candidatos é apresentado aos entrevistados, Castro tem 32% das intenções de voto, enquanto Freixo tem 22%. Há um mês, Castro tinha uma vantagem de seis pontos percentuais. O governador aparecia com 30%, e Freixo, com 24%, o que configurava um empate técnico no limite da margem de erro. Veja os números da pesquisa publicada nesta terça:

Cláudio Castro (PL): 32%

Marcelo Freixo (PSB): 22%

Rodrigo Neves (PDT): 8%

Wilson Witzel (PMB) e Paulo Ganime (Novo): 3%

Cyro Garci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 11:00h
Feira de Santana

Convênio entre a Prefeitura de Feira e Sebrae vai impulsionar os pequenos negócios

 

Os empreendedores de Feira de Santana receberão incentivo por meio de convênio entre a Prefeitura de Feira e o Sebrae. O programa de apoio aos pequenos negócios foi apresentado no final da tarde desta segunda-feira, 22, para representantes da administração municipal, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial. (Foto ilustração)

Os diálogos acerca da parceria tiveram início no passado, quando o Governo Municipal começou a traçar as estratégias de retomada econômica após a pandemia da Covid-19. Feira possui 59 mil empresas, sendo que 97,2% são micro e pequenos negócios.

O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sebastião Cunha, considerou que essa parceria representa um grande avanço.

“É um novo marco para os negócios de Feira de Santana. O Sebrae tem larga experiência, inclusive em assessoramento e gerenciamento empresarial para as micro e pequenas empresas”, afirma.

Sebastião Cunha informa ainda que será feita análise mais detalhada do perfil dos empreendedores do Calçadão da Sales Barbosa e do Shopping Popular Cidade das Compras, cujos trabalhos serão iniciados já no início do próximo ano.

O superintendente do Sebrae, Isailton Reis, destaca que serão executados cinco projetos por meio do convênio com a Prefeitura, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 10:40h
Eleições 2022 - São Paulo

Paraná Pesquisas: Haddad tem 32, seguido de Tarcísio (23%) e Garcia (15%) em SP

 

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) lidera a disputa pelo governo de São Paulo, segundo nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (23). O candidato do PT aparece com 32,4% das intenções de votos contra 23,4% do ex-ministro Tarcísio Freitas (Republicanos), no cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada aos entrevistados. (Foto ilustração: Haddad, Tarcísio e Garcia)

No atual levantamento, Rodrigo Garcia (PSDB) tem 15,6%, seguido de Vinicius Poit (Novo), com 0,9%, Carol Vigliar (Unidade Popular), 0,6%, Elvis Cezar (PDT), 0,5%, Altino (PSTU), 0,3%, Gabriel Colombo (PCB), 0,3% e Antonio Jorge (DC), 0,2%.

Os eleitores que não sabem ou não responderam são 12%, enquanto os que não votaram em nenhum, em branco ou nulo são 13,7%.

A pesquisa foi feita entre 18 e 22 de agosto, com 1.880 eleitores. A margem de erro é de 2,3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-05386/2022.

Pesquisa estimulada – 1º turno

Haddad (PT): 32,4%

Tarcísio (Republicanos): 23,4%

Rodrigo Garcia (PSDB): 15,6%

Vinicius Poit (Novo): 0,9%

Carol Vigliar (Unidade Popular): 0,6%

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.08.2022 10:20h
"Perseguição judicial e midiática"

Dilma sai em defesa de Kirchner e fala em "perseguição judicial"

 

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi às redes sociais nesta terça-feira (23) para manifestar solidariedade à vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner. (Foto ilustração: Dilma e Cristina Kirchner)

Conforme noticiado por este jornal digital, a peronista é acusada de corrupção e fraudes contra o Estado argentino, o que levou o Ministério Público do país a pedir 12 anos de prisão em um processo criminal.

No entanto, para Dilma, a colega é alvo de “perseguição judicial e midiática” e “seu direito de defesa foi violado”, além de ser “vítima de um ato brutal”.

“É o método que a extrema direita adota no continente para interditar líderes que vivem no coração do povo. Receba meu apoio e meu carinho, companheira Cristina Kirchner”, escreveu a ex-presidente.

“O povo argentino e o povo latino-americano estarão ao seu lado e confio que a Corte Suprema do seu país não acolherá caso tão escandaloso de abuso judicial”, acrescentou Dilma.

“Manifesto minha mais incondicional solidariedade à vice-presidenta da Argentina e presidenta do Senado deste país irmão, @CFKArgentina

Cristina Kirckner é vítima de mais um ato brutal de lawfare e de perseguição política. (segue o fio)” ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia