Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 10:13h
Auxílio a motoristas

Prazo para autodeclaração de caminhoneiros é prorrogado para dia 12

 
Foto Reprodução

O prazo para que transportadores autônomos de carga (TAC) façam a Autodeclaração do Termo de Registro, documento necessário para o receber as parcelas referentes a julho e agosto do Benefício Caminhoneiro foi prorrogado até o dia 12 de setembro.

Devem fazer a autodeclaração os profissionais com cadastro ativo no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas que não tiveram registro de operação de transporte rodoviário de carga neste ano.

“Todos os profissionais nessa situação estão com uma notificação nos sistemas do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). E poderão utilizar esses mesmos canais para fazer a autodeclaração. O acesso pode ser feito pelo Portal Emprega Brasil, utilizando o login do Gov.br, no link serviços, ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O documento dará mais segurança e transparência à utilização dos recursos públicos”, explica o ministério.

O recebimento deverá ocorrer junto com o pagamento da terceira parcela do benefício (referente a setembro), no dia 24 de setembro. “Assim, aqueles que preencherem a autodeclaração após 18h30 do dia 29 de agosto até 12 de setembro poderão receber as parcelas 1, 2 e 3 no próximo dia 24 de setembro”, informou o Ministério do Trabalho e Previdên...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 10:10h
Feira de Santana

Fernando Torres diz que pode ser candidato a prefeito em 2024

 

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador Fernando Torres (PSD), deixou clara a possibilidade de ser candidato a prefeito de Feira em 2024. Segundo declaração pública, durante lançamento do comitê de campanha de Luiz da Feira (Avante) para deputado estadual, Torres lançará este projeto caso seus candidatos Jerônimo Rodrigues (PT) a governador, Luiz a estadual e Otto Filho (PSD) a federal sejam eleitos. Para ele, as eleições deste ano são uma preparação para o pleito municipal de 2024. (As informações são da assessoria – Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 09:20h
Aplicou multa

TSE acata pedido de Tebet e suspende propaganda de Bolsonaro com Michelle

 
Foto Reprodução

Após ser acionado pela campanha de Simone Tebet (MDB), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, nesta quinta-feira (1º), a suspensão de propaganda política do presidente Jair Bolsonaro (PL) na qual a primeira-dama Michelle aparece por tempo superior ao permitido pela lei eleitoral.

Em sua decisão, a ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE, também estabeleceu uma multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento e remeteu o caso ao plenário da Corte, a quem caberá avaliar se mantém a sentença.

“Na espécie, tenho para mim, em sede cautelar, que a utilização da imagem da primeira-dama Michelle Bolsonaro possui potencialidade de proporcionar inequívocos benefícios ao candidato representado, agregando-lhe valores inquestionáveis, de sorte que sua posição no material ora impugnado jamais poderia ser equiparada à de mera apresentadora, ou seja, de pessoa que se limita a emprestar sua voz e imagem, sem, no entanto, qualquer aptidão de transferência de prestígio ou atributos a um dos candidatos em disputa”, afirmou a magistrada na decisão.

“Isso significa, portanto, que, ao meu olhar, Michelle Bolsonaro qualifica-se tecnicamente como apoiadora do candidato representado, e sua participação, embora claramente legítima, não poderia ter ultrapassado os 25% do tempo da propaganda na modalidade inserção, que foi ao ar no dia 30.8.2022, considerado o limite objetivo previsto na legislação”, acre...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 08:56h
Ministério Público Estadual

Vitória da Conquista: Justiça determina exoneração de procuradores e assessores jurídicos

 
Foto Reprodução

Os cargos comissionados de procurador e assessor jurídico do Município de Vitória da Conquista foram considerados mais uma vez inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que reafirmou, em acórdão publicado na quarta, dia 31, o entendimento em favor da ação direta de inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pelo Ministério Público estadual contra a existência dos cargos. Com a determinação, 14 procuradores e quatro assessores devem ser desligados da Procuradoria-Geral municipal. A decisão foi proferida em face de recursos de embargos de declaração impetrados pelo Município.

Foi determinado que a exoneração dos 18 servidores ocorra em um prazo de seis meses, a contar da publicação do acórdão. Conforme a decisão, devem ser mantidos os 12 advogados públicos concursados que atualmente representam o Município judicialmente e prestam consultoria e assessoria às diversas secretarias municipais. Em agosto de 2021, o TJ já havia se posicionado pela inconstitucionalidade dos referidos cargos. A sessão em que esse entendimento foi reafirmado ocorreu no último dia 24 de agosto. (MP-BA - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 08:15h
Eleições 2022

Datafolha: Lula tem 45%, Bolsonaro mantém 32% e Ciro vai a 9%

 

A nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (1º), mostrou o ex-presidente Lula (PT) com 45% das intenções de voto no primeiro turno. O candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL), mantém a segunda posição, com 32%.

Ainda no cenário estimulado, quando o nome dos candidatos são apresentados aos entrevistados, o pedetista Ciro Gomes aparece com 9%. Simone Tebet, do MDB, tem 5% das intenções de voto.

Soraya Thronicke (União Brasil), Pablo Marçal (PROS) e Felipe d’Avila (NOVO) marcaram 1% na pesquisa. Os outros candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 4%, enquanto 2% não souberam responder a pesquisa.

Em relação à rodada anterior da pesquisa, divulgada no último dia 18 de agosto, Lula oscilou dois pontos para baixo, Bolsonaro se manteve estável, Ciro oscilou dois pontos para cima e Tebet cresceu três. A emedebista foi a única candidata a variar para além da margem de erro.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 40% das intenções de voto; e Bolsonaro, com 28%. Ciro foi citado por 2%; e Simone Tebet, por 1%.

2º turno

Em um eventual segundo turno entre os líderes da pesquisa, Lula tem 53% das intenções de voto (-1), enquanto Bolsonaro aparece com 38% (+1). No cenário, 8% ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 07:53h
Defensoria Pública Bahia

Posse de defensores públicos da Bahia com atendimento à população na Lapa hoje

 
Foto Reprodução

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA promoverá nesta sexta-feira, 2, a Posse Popular dos(as) novos(as) defensores(as) públicos(as). O evento será realizado às 9h, na Estação Nova Lapa, em frente ao Terminal do Metrô. Na programação, após a entrega dos certificados pela sociedade civil, haverá atendimento jurídico à população.

Uma tradição na Instituição e que é sempre realizada em locais de grande circulação de pessoas na cidade, a Posse Popular acontece na Bahia desde 2015 e reafirma, ainda mais, o compromisso de aproximar a Defensoria dos usuários dos seus serviços. Além disso, o momento marca a apresentação à sociedade destes novos reforços, que, a partir da próxima semana, já serão designados para atuar, de acordo com o Plano de Expansão, nas unidades da DPE/BA no interior.

“A Posse Popular marca o início de um ciclo e o começo de outro: o curso de formação chega ao fim e, a partir de agora, estes novos defensores públicos e defensoras públicas estão prontos para atuar na garantia dos direitos da população que tanto precisa de nós. Receber o certificado de posse das mãos do povo, que é a razão de nosso trabalho, é muito simbólico”, contou o diretor da Escola Superior da Defensoria – Esdep e idealizador da iniciativa, Clériston Cavalcante de Macêdo, lembrando das sete ed...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 07:49h
Eleições 2022

Datafolha em São Paulo: Haddad tem 35%, Tarcísio, 21%, Rodrigo, 15%

 
 Foto: Celso Tavares/g1

Pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela Globo e o jornal "Folha de S.Paulo" e divulgada nesta quinta-feira (1º) revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador de São Paulo. O candidato do PT, Fernando Haddad, mantém a liderança na disputa pelo primeiro turno com 35% das intenções de voto, mas viu sua distância para os adversários cair, na comparação com a pesquisa anterior, quando tinha 38%.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) cresceu de 16% para 21%, e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), que disputa a reeleição, subiu de 11% para 15% (veja abaixo).

A preferência por Haddad caiu principalmente nas faixas etárias de 25 a 34 anos (de 42% para 30%) e de 35 a 44 anos (de 40% para 31%), entre eleitores com escolaridade média (de 38% para 32%), entre os mais ricos, com renda superior a dez salários (de 41% para 30%) e no eleitorado que se declara de cor preta (de 48% para 39%). No interior, o petista recuou de 34% para 28% e, na região metropolitana, se manteve com 43%.

Tarcísio avançou em todos os segmentos sociais e demográficos, com destaque para quem tem entre 25 e 34 anos (de 15% para 24%), entre quem tem escolaridade superior (de 18% para 26%) e na faixa de renda de 5 a 10 salários (de 23% para 35%).

Rodrigo teve alta mais homogênea entre os segmentos sociais e demográficos, e os destaques estão na faixa de 35 a 44 anos (de 10% para 19%), entre pardos (de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 07:40h
Vice-presidente da Argentina

Cristina Kirchner sofre atentado em Buenos Aires; suspeito é brasileiro e está detido

 

A vice-presidente Cristina Kirchner (foto ilustração), sofreu um atentado na porta de sua casa em Buenos Aires, por volta das 21h desta quinta-feira (1).

De acordo com a Polícia Federal Argentina, um homem brasileiro, identificado como Fernando André Sabag Montiel, de 35 anos, foi detido. Ele é apontado pela polícia como o autor da tentativa de disparo.

Vídeos das pessoas que estavam próximo à aglomeração ao redor da vice-presidente flagraram o momento em que um homem aponta a arma para a cabeça de Cristina e atira. Ela chega a levar as mãos para a cabeça, mas a arma falha.

egundo o presidente da Argentina Alberto Fernández, a pistola .380, tinha cinco projéteis e não disparou apesar de ter sido acionada.

Centenas de pessoas se reuniram próximo da casa de Cristina para demonstrar apoio. A vice-presidente está em meio a um julgamento por corrupção.

Fernández declarou feriado nacional em solidariedade à Kirchner. Ainda disse que o ataque “merece o mais enérgico repúdio de toda a sociedade argentina. De todos os setores políticos. De todos os homens e mulheres da república, porque esses fatos afetam nossa democracia”

O ministro da Economia do país, Sergio Massa, em seu perfil no Twitter chamou o incidente de “tentativa de assassinato”.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 07:03h
Feira de Santana

Colbert Martins deve esperar resultado da eleição 2022

 

O bom senso recomenda que o prefeito Colbert Martins (MDB-foto ilustração) espere o resultado da eleição de governador, que deve sair daqui a 31 dias, para arrumar sua equipe de primeiro escalão, hoje com três secretarias vagas, Governo, Saúde e Comunicação. É possível que o resultado deva influir no Legislativo feirense, seu calcanhar de Aquiles.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 07:00h
Feira de Santana

Lúcio reafirma que Lu de Ronny é quem preside o MDB

 

O ex-deputado federal Lúcio Vieira Lima (MDB – foto ilustração), que esteve em Feira de Santana domingo (28), participou do quadro Pra Quem você Tira o Chapéu, com Silvério Silva, na rádio Sociedade News. Aproveitou para reafirmar que é a vereadora Lu de Ronny quem preside o MDB e que não há dois MDBs no município.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:57h
Feira de Santana

Colbert Martins ainda não se manifestou sobre a vinda de Tebet

 

O prefeito Colbert Martins (MDB,) que apoia a senadora Simone Tebet (MDB) à presidência da República, ainda não se manifestou sobre a vinda da mesma a Feira de Santana, prevista para a próxima quinta-feira (8).

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:53h
Eleições 2022

Santo Estevão: Carlinhos do LM tem registro de deputado indeferido

 

O empresário Carlinhos do LM (PP - foto ilustração), que já foi candidato a prefeito em Santo Estevão em duas oportunidades, teve seu registro para deputado estadual indeferido pela Justiça Eleitoral. A informação é que teve várias impugnações nas eleições de 2016. Interessante é que Carlinhos do LM já tinha R$ 400 mil declarados na sua conta de campanha. Ainda cabe recurso.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:51h
Economia

Jair Bolsonaro abaixou os combustíveis em julho de 2022

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está dizendo na propaganda eleitoral gratuita que abaixou o preço dos combustíveis em 2022. Verdade, mas a partir do meio de julho deste ano. Ou seja, a menos de dois meses.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:48h
Feira de Santana

Colbert Martins não dá sinais de mudanças em secretarias e PGM

 

O prefeito Colbert Martins (MDB) não dá sinais de que vai fazer as substituições em cargos vagos no seu governo. Destaque para as secretarias de Governo, Saúde e Comunicação, mais a PGM. Está focado nos problemas domésticos, diga-se a Câmara Municipal.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:43h
Força eleitoral

Feira de Santana: José Ronaldo terá que eleger Zé Chico e três estaduais

 

Certo de que terá uma forte presença no governo ACM Neto (UB), caso o mesmo seja eleito governador, o ex-prefeito José Ronaldo (UB - foto ilustração), que hoje é o coordenador geral da campanha, chegará mais forte se eleger Zé Chico (UB) federal e no mínimo três estaduais. Manda quem pode...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:40h
Feira de Santana

Luiz da Feira se afasta da Câmara e ficará sem a remuneração

 

O vereador Luiz da Feira (Avante - foto ilustração), que vai ficar fora da Câmara Municipal de Feira de Santana por 60 dias, ficará sem remuneração na sua ausência na Casa Legislativa. Receberá o salário o líder comunitário Hélio Barreto (PROS).
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:36h
Eleições 2022

Oposição deu tiro no pé sobre Ana Coelho como vice de ACM Neto

 

Sobre o pedido de impugnação da candidatura da vice-governadora Ana Coelho (foto ilustração) na chapa de ACM Neto (UB), promovida por Kleber Rosa, do PSOL, que é candidato a governador, já tem o indeferimento da Procuradoria Eleitoral. Na documentação apresentada por Ana Coelho consta que na TV Aratu ela exerceu o cargo de secretária executiva, o que a afasta de “função de direção, administração ou representação em pessoa jurídica”, portanto não exigindo desincompatibilização para disputar a eleição. A defesa de Ana é feita pelo advogado da coligação Pra Mudar a Bahia, Ademir Ismerim. Um tiro no pé desnecessário dado pela oposição, que além da fraca argumentação jurídica levou Ana Coelho à vitimização, dando 15 minutos de fama, tão importante numa campanha eleitoral.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:35h
Eleição 2022

Presidenciáveis de olho nos eleitores indecisos

 

Eleitores indecisos na disputa presidencial de 2022 estão entre 25% e 33%. Os candidatos estão de olho nesse filão eleitoral. Com a disputa apertada, esses eleitores podem decidir o pleito em 2 de outubro.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:31h
Indecisos

Crescimento dos presidenciáveis do PDT e MDB fortalece ACM Neto

 

Na Bahia, o crescimento eleitoral dos presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), conquistando os indecisos, só fortalece ACM Neto (UB). Na coligação liderada pelo PT, só o presidenciável Lula interessa, mesmo tendo o apoio do MDB. (Foto ilustração: Ciro Gomes e Simone Tebet)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:28h
Eleições 2022

Bahia terá três pesquisas de opinião para governador

 

Para quem gosta de acompanhar a política baiana, entre quarta-feira (31) e domingo (4) teremos três pesquisas de opinião para governador do Estado. São os primeiros números passados os 10 primeiros dias da mídia gratuita no rádio e na TV.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:23h
Tribuna Livre

Setembro Surdo: Avanços e lutas da comunidade surda são destaques na Câmara

 

Os avanços e as necessidades da comunidade surda foram temas da Tribuna Livre, da Câmara Municipal nesta quinta-feira (1º), Elaine Figueiredo (foto), presidente da Associação dos Surdos de Feira de Santana, salientou a necessidade de mais escolas bilingues e mais oportunidades no mercado de trabalho. “Setembro é um mês relevante para a comunidade surda. Lutamos o ano todo, mas a data é um marco histórico na comunidade surda”, pontuou, destacando a importância de se conquistar mais escolas bilingues e espaço no mercado de trabalho. A importância da autonomia da pessoa surda é fundamental, além da educação que ainda é uma barreira. “Como as crianças surdas serão educadas? Se elas ficam em escola comum há a necessidade de comunidade bilingue, professor surdo ou pessoa ouvinte que saiba a linguagem de sinais”, defendeu.

Elaine Figueiredo ressaltou que mesmo com a legislação que inclui essas pessoas no mercado de trabalho, ainda são poucos os surdos que estão formalmente empregados. “A maioria dos surdos estão desempregados, entregam seus currículos às empresas, há uma legislação que nos beneficia sobre isso, mas esses currículos nem sempre são aproveitados, ficam guardados, engavetados”, observou. (Daniela Oliveira)


  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:18h
Feira de Santana

Professor Ivamberg destaca importância da inclusão de surdos na sociedade

 

Alertando para a importância de se ter sensibilidade quanto à inclusão de pessoas surdas na sociedade, o vereador Professor Ivamberg (PT-foto ilustração) defendeu a educação inclusiva e citou a Central de Intérpretes de Libras. O discurso foi feito nesta quinta-feira (1º), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. “Às vezes, nós que somos ouvintes, não temos a sensibilidade de saber que algumas coisas são importantes para os surdos”, disse, citando uma situação bem comum: “Um surdo disse ter vontade de assistir um filme em português. Nós ouvintes vamos para o cinema e assistimos um filme nacional tranquilamente, mas um surdo não tem como ver porque não tem uma tradução de sinais, algo que nos parece simples”.

Ivamberg ressaltou o avanço com a Central de Libras, mas enfatizou a importância de melhorias na educação. “Agora um surdo pode ir ao médico, ao Fórum, a qualquer departamento e ser atendido por uma central, daí vemos a importância de uma central que possa estar diuturnamente ajudando as pessoas surdas em suas atividades”, disse, mas ressaltou: “Muitas crianças surdas estão perdendo o direito de serem alfabetizadas em duas línguas, as escolas bilingues estão aí para que as crianças possam ser alfabetizadas no português e na Língua Brasileira de Sinais”. São mais de 5 mil pessoas surdas em Feira de Santana, que está vivendo uma programaçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:11h
Feira de Santana

Silvio Dias sobre Projeto Centro: "Obras que não acabam nunca"

 

Voltando a criticar as obras inacabadas em Feira de Santana, o vereador Silvio Dias (PT-foto ilustração) discursou nesta quinta-feira (1º), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, sobre o assunto. “Aqui em Feira as obras nunca terminam. Para a surpresa de todos, mais um buraco foi aberto na JJ Seabra. O secretário foi a público dizer que as obras do Projeto Centro já estavam concluídas. Será que quando andamos na cidade vemos uma obra concluída? As obras da rua Francisco Dias estão lá abandonadas e a prefeitura vem à Câmara pedir aprovação de empréstimo para termos mais obras inacabadas na cidade”, lamentou. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:10h
Feira de Santana

Importância de regularização fundiária é destaque na Câmara

 

A realização de uma sessão na Câmara Municipal de Feira de Santana para tratar da regularização fundiária no município foi destacada pelo vereador Pastor Valdemir (PV). Segundo ele, no período de campanhas eleitorais muitos dizem que vão resolver e depois de eleitos nunca mais aparecem. “Vamos puxar esse cordão para motivar que essa situação seja resolvida”, disse.

O vereador Silvio Dias (PT) também comentou que o problema é antigo. “Tema importantíssimo para a população da Rua Nova, por exemplo, que busca sua tranquilidade com a escritura”, afirmou, lembrando que no passado, na época do governo do pai do atual prefeito, criou-se uma expectativa, mas a população continua apenas com a esperança da escritura do seu imóvel. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 06:05h
Feira de Santana

Câmara concederá Comenda Maria Quitéria ao governador Rui Costa

 

Governador da Bahia por duas gestões, Rui Costa (Foto ilustração) será homenageado pela Câmara Municipal de Feira de Santana com a maior honraria existente na Casa que é a Comenda Maria Quitéria, por serviços prestados ao Município. A homenagem, de autoria do vereador Paulão do Caldeirão (PSC), foi aprovada por unanimidade dos presentes, nesta quinta-feira (1º).

Favorável ao projeto, José Carneiro (MDB) fez uma ressalva: “Voto favorável, embora reconhecendo que Rui Costa não gosta de Feira”, disse. Seguindo a mesma linha de justificativa, Pedro Cícero (Cidadania) também se manifestou. “Mesmo tendo algumas objeções quanto a sua administração, como ter recomendado que as pessoas ficassem em casa na pandemia e o Centro de Convenções que até agora não saiu do papel, eu voto favorável”, afirmou.

Já Silvio Dias (PT) destacou a importância da homenagem. “Governador que muito trabalhou em prol da nossa cidade, prova disso são obras que aconteceram e estão acontecendo, como três grandes escolas, uma e policlínica e uma Upa”, enumerou. Autor da homenagem, Paulão (PSC) elogiou o gestor estadual, “por sua honradez, seu caráter e pela sua forma de administração e gostar de gente”, conforme ressaltou. (Daniela Oliveira)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 05:55h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em alta com apoio de Petrobras e PIB acima do esperado

 

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira, após dados mostrando que a economia brasileira cresceu acima do esperado no segundo trimestre, e também com apoio da Petrobras apesar da queda do petróleo no exterior. (Foto ilustração)

Índice de referência da bolsa brasileiro, o Ibovespa subiu 0,81%, a 110.405,3 pontos, encerrando na máxima da sessão. O volume financeiro da sessão alcançou 28,4 bilhões de reais.

No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve alta de 1,2% na comparação sequencial, após avanço de 1,1% entre janeiro e março, no quarto trimestre seguido de taxas positivas.

O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa de Reuters, de expansão de 0,9%.

Após os dados, várias instituições financeiras melhoraram suas estimativas para o PIB em 2022, entre elas o Bank of America, que agora projeta crescimento de 3,25%.

"O PIB acima das expectativas demonstra que a economia segue em recuperação e deve tornar cada vez mais o Brasil como ótima opção para o capital estrangeiro", disse o analista Leandro De Checchi, da Clear Corretora. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 05:50h
Moeda norte-americana

Dólar fecha em R$ 5,23 em dia de disparada global da moeda

 

Em um dia de instabilidade global no mercado financeiro, a moeda norte-americano aproximou-se de R$ 5,25 e fechou no maior valor em quase um mês. O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (1º) vendido a R$ 5,238, com alta de R$ 0,037, ou seja, uma alta de 0,71%. (Foto ilustração)

A cotação começou o dia em baixa, após a divulgação de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,2% no segundo trimestre. No entanto, disparou após a abertura do mercado norte-americano.

A moeda norte-americana está no maior valor desde 3 de agosto, quando tinha fechado a R$ 5,27. Em 2022, a divisa acumula queda de 6,06%. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 05:40h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 182 mortes e 14,8 mil casos em 24h

 

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 14.821 novos casos de covid-19 na últimas 24 horas em todo o país. De acordo com os órgãos, foram confirmadas também 182 mortes por complicações associadas à doença no mesmo período. (Foto Ilustração)

Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta quinta-feira (1º), com exeção do estado de Mato Grosso do Sul, que não enviou as informações. Com as novas informações, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia já soma 34.444.674.

O número de casos em acompanhamento de covid-19 está em 265.465. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta e nem resultaram em óbito.

Com os números de hoje, o total de óbitos alcançou 683.965, desde o início da pandemia. Ainda há 3.174 mortes em investigação. As ocorrências envolvem casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demanda exames e procedimentos complementares.

Até agora, 33.495.062 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a pouco mais de 97% dos infectados desde o início da pandemia.

Estados

Segundo o balanço do Mini...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 05:35h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 679 casos de Covid-19 e mais 11 óbitos

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 679 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%), 611 recuperados (+0,04%) e 11 óbitos. Dos 1.686.670 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.655.333 já são considerados recuperados, 683 encontram-se ativos e 30.654 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (01) contabiliza ainda 2.005.756 casos descartados e 359.289 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 68.338 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.680.154 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.852.084 com a segunda dose ou dose única, 7.156.662 com a dose de reforço e 1.979.014 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.033.545 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 654.649 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 37.255 tomaram a primeira dose. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 02.09.2022 05:30h
Feira de Santana

Potencial da Bacia do Rio Jacuípe é destaque em fórum

 

Estratégias para requalificar a Bacia do Rio Jacuípe e seus afluentes com vistas a explorar o potencial turístico e fomentar a prática de esportes náuticos no Lago Pedra do Cavalo e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento econômico na região estão sendo traçadas pela Prefeitura de Feira, sociedade civil e instituições parceiras. (Foto ilustração)

Na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, durante o terceiro encontro do Fórum de Discussões e Encaminhamentos, o diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, voltou a ponderar a necessidade de ações conjuntas para combater a poluição da Bacia do Rio Jacuípe.

Ele defende que atividades sejam implementadas o quanto antes, sendo elas palestras educativas com professores e alunos das escolocas localizadas na região, limpeza dos riachos e a instalação de redes de seda, que demanda mais tempo e planejamento.

"Foi constatado visualmente e cientificamente, através da análise dos parâmetros da água, que o rio está poluído. Este grave problema é gerado, principalmente, pelas ocupações ilegais", aponta.

Segundo o diretor do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Bacia do Rio Jacuípe é alimentada por vinte riachos dentro da zona urbana de Feira de Santana.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2022 17:41h
Economia

Balança comercial registra superávit de US$ 4,16 bilhões em agosto

 
Ricardo Botelho

A queda do preço internacional do ferro e o encarecimento de fertilizantes e petróleo fizeram o superávit da balança comercial encolher em agosto. No mês passado, o país exportou US$ 4,165 bilhões a mais do que importou -- queda de 48% em relação ao registrado em agosto do ano passado.

De janeiro a agosto deste ano, a balança comercial acumula superávit de US$ 44,054 bilhões. Isso representa 15,8% a menos que o registrado de janeiro a agosto do ano passado. Apesar do recuo, o saldo é o segundo melhor da história para o período, perdendo apenas para os oito primeiros meses de 2021, quando o superávit tinha fechado em US$ 52,039 bilhões

No mês passado, o Brasil vendeu US$ 30.84 bilhões para o exterior e comprou US$ 26.675 bilhões. Tanto as importações como as exportações bateram recorde em agosto, desde o início da série histórica, em 1989. As exportações subiram 18,4% em relação a agosto do ano passado, pelo critério da média diária. As importações, no entanto, aumentaram em ritmo maior: 31,5% na mesma comparação.

No caso das exportações, o recorde deve-se mais ao aumento dos embarques que dos preços internacionais das mercadorias do que do volume comercializado. No mês passado, o volume de mercadorias exportadas subiu em média 8% na comparação com agosto do ano passado, enquanto os preços médios au...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2022 17:37h
Ministério Público Estadual

Guanambi: MP convoca audiência pública sobre acessibilidade de pessoas com deficiência

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Tatyane Caires, convocou a audiência pública de tema “A (In)acessibilidade das pessoas com deficiência no Município de Guanambi: direitos assegurados, principais problemas enfrentados e possíveis soluções”, a ser realizada no dia 14 de setembro, às 15h, no auditório da Câmara de Vereadores do município.

A audiência Pública terá como objetivos debater os direitos da pessoa com deficiência, discutir as principais dificuldades enfrentadas no Município de Guanambi, buscar soluções e fomentar a adoção de políticas públicas, visando assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, possibilitando, assim, a sua inclusão social e cidadania.

Estão previstas as participações do prefeito e o vice-prefeito da cidade e representantes da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, do Poder Judiciário da Comarca de Guanambi (1ª Vara Cível); da Defensoria Pública do Estado da Bahia; Ordem dos Advogados do Brasil; Câmara de Vereadores de Guanambi; Associações de Pessoas com Deficiência de Guanambi; Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Guanambi; Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social de Guanambi; e coordenações do CREAS, CRAS, CREIO e UPA.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2022 16:55h
Economia

Governo pode prorrogar estado de calamidade para manter Auxílio de R$ 600 em 2023

 
Foto Carolina Antunes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (1º) que, para garantir a manutenção do Auxílio Brasil no valor de R$ 600 em 2023, o governo pode optar por prorrogar o estado de emergência que está em vigor.

A aprovação do estado de emergência, justificada pelo impacto econômico da disparada nos preços dos combustíveis devido à guerra entre Rússia e Ucrânia, foi a saída encontrada pelo governo e pelo Congresso para criar uma série de benefícios em ano eleitoral, o que é proibido pela lei.

Essa solução permitiu o aumento do Auxílio Brasil, de R$ 400 para R$ 600, além da criação de benefícios para caminhoneiros e taxistas. Entretanto, essas medidas valem apenas até o fim de 2022.

O Auxílio Brasil tem sido tema recorrente da campanha eleitoral e candidatos à presidência têm prometido manter o benefício em R$ 600 no ano que vem. Entretanto, especialistas têm apontado dificuldades orçamentárias para que isso seja feito.

A proposta de orçamento de 2023 prevê um benefício médio de R$ 405. O presidente Jair Bolsonaro, porém, tem afirmado que manterá o valor em R$ 600.

Em evento no Rio de Janeiro nesta quinta, Guedes afirmou que a prorrogação do estado de emergência seria uma "solução temporária" para viabiliz...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2022 16:12h
Eleições na Bahia

Justiça Eleitoral obriga Jerônimo a aparecer nas suas próprias inserções na TV

 
Foto Reprodução

A Justiça Eleitoral determinou nesta quinta-feira (1º) que o candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) apareça nas suas próprias inserções na propaganda na TV, dentro do tempo previsto pela legislação. A decisão do desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro obriga que a campanha do petista suspenda a exibição dos programas eleitorais que superam o limite de 25% de aparição dos apoiadores nas peças, sob pena de multa de R$ 1.000 por inserção irregular publicada.

“Analisando a propaganda em questão, prima facie, entendo que os depoimentos dos apoiadores, somado ao depoimento do candidato à majoritária, ultrapassaram o total destinado aos representados à propaganda eleitoral televisiva”, diz o desembargador. Segundo ele, a propaganda de Jerônimo, nos moldes em que foi exibida, configura deturpação do horário reservado à publicidade.

O deputado federal Paulo Azi, presidente do União Brasil na Bahia, ironizou o “sumiço” de Jerônimo na propaganda. “Com uma semana do início da propaganda eleitoral na TV, ainda procura-se o candidato a governador do PT. Precisou a Justiça Eleitoral obrigar ele a aparecer, porque no programa só quem participa são os apoiadores. Só para se ter uma ideia, em um dos programas, ele só aparece em 5% do tempo. Está se escorando nos padrinhos”, disse.

O advogado da coligação ‘Pra Mudar a ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2022 16:10h
Economia baiana

Gás de cozinha fica 6,1% mais barato na Bahia a partir desta quinta (1º)

 

O gás de cozinha (GLP) fica 6,1% mais barato na Bahia a partir desta quinta-feira (1º), confirmou a Acelen, que gerencia a Refinaria de Mataripe, no estado. O botijão está custando de R$ 125 a R$ 130.

A empresa destaca que os valores dos produtos são definidos seguindo critérios de mercado levando em conta variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete. Todo início de mês, os preços costumam ser revistos.

Segundo o Sindicato dos Revendedores de Gás (Sindigás), o dissídio da categoria está previsto para acontecer na semana que vem, o que deve trazer um novo reajuste nos valores, dessa vez para mais caro. Em agosto, o GLP ficou 8,2% mais caro no estado, contabilizando os reajustes. (Correio - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2022 16:05h
Tribunal de Contas dos Municípios

Acumulação de cargos por servidor gera multa em Paulo Afonso e em Glória

 
Foto Reprodução

Na sessão desta quinta-feira (01/09), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia se manifestaram pela procedência de termo de ocorrência lavrado contra os prefeitos de Glória e Paulo Afonso, David Cavalcanti e Luiz Barbosa de Deus, respectivamente, pelo acúmulo ilegal de cargos por servidor público, no exercício de 2018. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, imputou a cada gestor multa no valor de R$2 mil.

O termo de ocorrência foi instaurado pela Diretoria de Controle de Atos de Pessoal do TCM, em face do acordo de cooperação celebrado entre o Tribunal de Contas da União – TCU, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, o Instituto Rui Barbosa – IRB e Tribunais de Contas dos Estados e dos Municípios, objetivando o controle conjunto de acumulação de cargos, empregos e funções públicas e pagamento de remuneração de pessoal acima do teto constitucionalmente estabelecido.

Neste caso, os auditores do TCM constataram o acúmulo ilegal do cargo de “Motorista”, nas Prefeituras de Glória e Paulo Afonso, pelo servidor Cícero Amâncio Taveira Neto, na medida em que esse cargo não se enquadra nas exceções de acumulação previstas na Constituição. Também foi constatado o descumprimento da jornada de trabalho pelo servidor. O servidor foi admitido pela Prefeitura de Glória em 01/03/2012 e, após quatro anos, foi contratado pela Prefeitura de Pa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2022 11:50h
Minas Gerais

Ministro do Meio Ambiente anuncia repactuação de acordo de Mariana

 

O ministro do Meio Ambiente (MMA), Joaquim Leite, reafirmou que está em fase final de negociação a repactuação do acordo para compensar os danos ambientais e econômicos decorrentes do rompimento da barragem de Mariana (MG), ocorrido em novembro de 2015. Entre as principais medidas estão a criação de dois fundos. (Foto ilustração)

Um dos fundos terá caráter estadual e será mantido pelos governos de Minas Gerais e do Espírito Santo. O foco será em infraestrutura, especialmente saneamento básico: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana.

O outro fundo será federal – o Fundo Rio Doce Empreendedor, coordenado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – e será voltado ao fomento do empreendedorismo verde na região, com juros zero e prazo de pagamento e carência muito superiores aos de mercado. O foco será no desenvolvimento econômico. A Caixa também vai atuar com foco no micro e pequeno empresário em projetos de pagamento por serviços ambientais, tratamento de lixo e reciclagem, créditos de carbono, energia limpa, hidrogênio verde e bioeconomia.

Segundo o ministro, as reuniões ocorrem no Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Leite garantiu que as negociações caminham bem e a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2022 11:28h
Feira de Santana

Hélio Barreto assume vaga de Luiz da Feira na Câmara Municipal

 

Tomou posse nesta quinta-feira (1º), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o suplente do vereador Luiz da Feira (Avante), Hélio Barreto dos Santos (Pros). Agente administrativo, Hélio tem 54 anos, e recebeu 2.511 votos nas eleições de 2020.

Assumindo a vaga, Hélio se manifestou. “É uma expectativa muito grande, como qualquer um que coloca seu nome para apreciação”, disse. Questionado se foi uma surpresa assumir a vaga na Câmara Municipal, Hélio explicou: “Quando o vereador se filiou ao Pros ele me prometeu que me daria alguns meses de mandato”, informou.
Hélio Barreto promete ser um vereador ativo e inclusive disse já ter projetos em vista para ser apresentados e apreciados na Câmara Municipal.

Luiz pediu licença, sem vencimento, durante dois meses para se dedicar a sua campanha política, uma vez que é candidato a deputado estadual. (Daniela Oliveira - Na foto Hélio Barreto e Luiz da Feira) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2022 11:20h
Estatral do Petróleo

Petrobras reduz em R$ 0,25 o preço do litro da gasolina nas distribuidoras

 

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (1º) a redução de 7,08% no preço médio de venda de gasolina para as distribuidoras a partir de amanhã (2). Com a determinação, o valor cobrado pelo combustível passará de R$ 3,53 para R$ 3,28 por litro, uma redução de R$ 0,25. (Foto ilustração)

Considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 2,57, em média, para R$ 2,39 a cada litro vendido na bomba.

O anúncio corresponde ao quarto corte no preço da gasolina em um mês e meio, após os reajustes realizados em nos dias 20 (-4,9%) e 29 de julho (-3,88%) e 16 de agosto (-4,85%). Com as reduções, o valor cobrado pelo litro do combustível nas distribuidoras desabou quase 20% (R$ 0,78) no período, de R$ 4,06 para os R$ 3,28 a serem cobrados a partir de amanhã.

De acordo com a Petrobras, a redução acompanha a evolução dos preços de referência e "é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio".

Na última semana, o valor médio cobrado pelo litro d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 01.09.2022 11:00h
Brasília

7 de setembro: Governo suspende expediente na Esplanada na terça (6/9)

 

Servidores que trabalham na Esplanada dos Ministérios terão um feriado prolongado neste 7 de Setembro. Em portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (1º/9) o Governo Federal suspendeu o expediente das unidades administrativas dos órgãos e das entidades da administração pública federal localizadas na Esplanada dos Ministérios na terça-feira (6/7). (Foto ilustração: esplanada dos Ministérios)

A decisão, assinada pelo Ministro da Economia Paulo Guedes, aponta que a medida é necessária para garantir a segurança na área em função do desfile de 7 de Setembro. A portaria nº 7.870, de 31 de agosto, também destaca que as atividades essenciais devem ter o funcionamento garantido.

“Cabe aos dirigentes dos órgãos e entidades, nas respectivas áreas de competência, assegurar a integral preservação e o funcionamento dos serviços considerados essenciais ou estratégicos, inclusive os relacionados à realização do evento ‘Desfile Cívico-Militar por ocasião das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil’”, acrescenta.

Mobilidade

O desfile de 7 de Setembro também causará algumas mudanças no trânsito e nos locais de estacionamento para quem for acompanhar a festividade. A Esplanada será fechada a partir da alç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia