Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 14:30h
Suprema Corte

STF forma maioria para tornar Magno Malta réu por calúnia contra Barroso

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar o ex-senador Magno Malta (foto ilustração) réu por acusar o ministro Luís Roberto Barroso de agredir mulheres. Alexandre de Moraes é o relator do processo.

Na semana passada, Moraes votou contra o ex-parlamentar. Ele foi acompanhado por Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Rosa Weber.

Na prática, Magno Malta é acusado de caluniar o ministro do STF. No voto, Moraes disse que a liberdade de expressão não pode ser confundida com a garantia de propagar discursos mentirosos, agressivos, de ódio e preconceituosos.

Em junho deste ano, o ex-senador afirmou que Barroso batia em mulher e era alvo de processos no Superior Tribunal de Justiça (STJ). O caso é analisado no plenário virtual do STF, com previsão de conclusão até esta sexta-feira (23). (band/uol) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 14:00h
Feira de Santana

Qualifica Feira abre vagas para cursos profissionalizantes pelo SENAI

 

O Programa Qualifica Feira abriu as inscrições para cursos técnicos profissionalizantes do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). As 100 vagas são destinadas para pessoas situação de vulnerabilidade social e inscritos no Cadastro Único. Os candidatos serão selecionados por meio de sorteio. (Foto ilustração)

Os cursos são: produção de sequilhos petiti four; instalação de cerca elétrica; instalação de película automotiva; operador de atendimento delivery e operador de telemarketing.

Os interessados podem realizar a pré-inscrição até o dia 3 de outubro acessando o site da Prefeitura (feiradesantana.ba.gov.br), clicando na aba do Qualifica Feira.

O resultado do sorteio será divulgado no dia 4. Já o período de matrículas será do dia 5 a 10 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 1630, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada avenida Senhor dos Passos, 212, Centro.

Os selecionados deverão levar cópias e os originais dos documentos pessoais (RG e CPF), comprovantes de residência e escolaridade ou atestado/declaração de matrícula e o número do NIS. Quem for menor de 18 anos, deve estar acompanhado de um adulto responsável.

Para mais informações pelo email qualificafeira.sedeso@pmfs.ba.gov.br ou pelo whatsapp (75) 982...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 13:30h
Operação Registro Armado

PF combate fraude na obtenção de Registro do Exército para atiradores

 

A obtenção fraudulenta, por despachantes com atuação no Exército, de Certificado de Registro (CR) para atiradores e caçadores é alvo da Operação Registro Armado, da Polícia Federal, nesta sexta-feira (23). (Foto ilustração)

Na ação, cerca de 30 policiais federais estão cumprindo cinco mandados judiciais de busca e apreensão em Goiânia, expedidos pela 11ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Goiás. “A presente etapa da operação busca localizar, nos endereços de cumprimento dos mandados, computadores, celulares e documentos, que servirão de provas durante as investigações”, informou a PF.

O grupo investigado poderá responder pelos crimes de uso de documentos falsos, além de formação de quadrilha, cujas penas somadas podem alcançar 13 anos de prisão.(ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 12:55h
Eleição presidencial

Pesquisa Ipespe para presidente: Lula tem 46%; Bolsonaro, 35%

 

Pesquisa XP/Ipespe para as eleições presidenciais de 2022, divulgada nesta sexta-feira (23), traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 46% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. (Foto ilustração: Lula e Bolsonaro)

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Em seguida, Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 31 de agosto, Lula subiu três pontos percentuais, acima de margem de erro, indo de 43% para 46%. Bolsonaro manteve 35%. Ciro e Tebet oscilaram para baixo; o pedetista, de 9% para 7%, e a emedebista, de 5% para 4%.

Na pesquisa divulgada nesta sexta, Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Felipe D’Avila (Novo), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Leonardo Péricles (UP) não foi citado por nenhum entrevistado.

Os que dizem que irão votar em branco, anular, não votarão em nenhum candidato ou não vão votar somam 5%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas por telefone entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O levantamento tem 95,5% de confiança.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 11:38h
Vale do São Francisco

Juazeiro volta a receber a Expovale e expectativa é de grande sucesso

 
Foto Reprodução

Uma das maiores potencialidades econômicas da região, a caprinovinocultura, estará em destaque até domingo (25) na orla II de Juazeiro. É a 13ª edição da Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale)/2022, que começou na terça-feira (20) com a recepção dos animais.

O evento é organizado pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) com apoio da Prefeitura de Juazeiro e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI). A exposição reúne cerca de 200 criadores de todo o Brasil. Na programação estão previstos cursos de capacitação, palestras, concursos leiteiros, a Festa Baiana do Anglo-nubiano, 1ª Festa Baiana do Boer, Copa Independência, Leilão Expovale Berro Show, torneio leiteiro, feira de produtos, atrações artísticas, praça de alimentação e muitas outras atividades.

A estimativa dos organizadores é de que, ao todo, 30 mil pessoas visitem a exposição nos seis dias do evento. Um dos pontos altos do evento é o leilão online que promete alavancar as vendas com compradores de todo o país.

Os animais em exposição impressionam os visitantes, o que segundo o criador, Rubens Gonçalves, mostra o potencial do setor. “Nós temos animais reprodutores que podem chegar facilmente a 80 mil reais, a maioria das pessoas nunca pens...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 11:33h
Governo do Estado

Bahia: Licitações para ações de infraestrutura são publicadas no Diário Oficial do Estado

 

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que licitações para obras de pavimentação de rodovias, construção de ponte e requalificação de aeródromos regionais saíram no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (23). Nas regiões do Portal do Sertão e Metropolitana de Salvador, três diferentes trechos de rodovias serão asfaltados. Uma ponte será implantada no Litoral Sul baiano e os equipamentos aeroviários nas regiões do Velho Chico, Irecê e Extremo Sul do estado passarão por requalificação. Após a publicação do aviso, a etapa seguinte é a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na execução dos serviços até 28 de outubro. Segue relação de licitações publicadas no DOE nesta sexta (23): (Foto ilustração)

Portal do Sertão

- Pavimentação das BA’s 402 e 788, em Santa Bárbara. Trechos: BA-402, que liga o entroncamento da BR-116 até o povoado de São Nicolau; BA-788, do entroncamento da BR-116 até o povoado de Sítio das Flores. Extensão Total: 20,2 km.

Metropolitano de Salvador

- Pavimentação de Via Marginal na BA-530, entre a Via Atlântica e Camaçari. Extensão: 1,3 km.

Litoral Sul

- Construç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 11:12h
Ameaça

RJ: Polícia Civil abre investigação de ameaça de morte contra o vereador Chico Alencar

 
Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil do RJ abriu uma investigação sobre a ameaça de morte relatada pelo vereador Chico Alencar (Psol). Segundo o parlamentar, um perfil no Instagram identificado como Vinícius Melo escreveu o seguinte: "Vou mandar matar você. Sei onde você mora".

Nesta quinta-feira (22), a Câmara de Vereadores do Rio acionou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e a Polícia Civil do estado solicitando que os órgãos investigassem a mensagem.

O inquérito foi aberto pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática.

A ameaça de morte foi relatada à Mesa Diretora da Câmara do Rio pelo gabinete do vereador. Em seguida, o legislativo municipal, através de sua Procuradoria, solicitou que a ameaça fosse investigada e o responsável identificado e responsabilizado.

Chico Alencar é candidato a uma vaga de deputado federal, na Câmara dos Deputados, em Brasília, nas eleições de outubro. (G1 - Foto: Reprodução/TV Globo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 11:03h
Ex-governador do Rio

STJ nega suspensão da condenação de Sérgio Cabral por uso de helicópteros

 

Sem a existência de flagrante ilegalidade, não é cabível Habeas Corpus para questionar acórdão proferido em apelação. Tal prática configura "flagrante desrespeito ao sistema recursal vigente no âmbito do Direito Processual Penal".

Assim, o ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça, negou pedido de liminar para suspender o processo no qual o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (foto ilustração) foi condenado por peculato, devido ao uso abusivo de helicópteros do estado para fins particulares.

Cabral recebeu a pena de 11 anos e oito meses de prisão e 58 dias-multa, em função da prática continuada do delito por ao menos 2.281 vezes. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, mais tarde, ainda ordenou o ressarcimento de R$ 10 milhões aos cofres públicos.

No HC, a defesa do ex-governador pediu a nulidade dos julgamentos e a devolução dos autos ao primeiro grau para novo exame das provas. Segundo os advogados, as instâncias ordinárias analisaram somente as provas contrárias ao réu, e 12 das 18 provas favoráveis a ele sequer teriam sido citadas.

Contudo, Mussi apontou que o momento adequado para análise mais detalhada da questão será o julgamento de mérito do HC. "A fundamentação que dá suporte à postulação liminar é idêntica à que dá amparo a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 10:58h
Ministério Público Estadual

Reunião discute política judicial de atenção a pessoas em situação de rua

 
Foto Reprodução

Política pública judicial de atenção a pessoas em situação de rua foi debatida nesta quinta-feira, dia 22, em reunião promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na sede do Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador, com a presença do Ministério Público estadual. O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (Caodh), promotor de Justiça Edvaldo Vivas, participou do encontro, representando a procuradora-geral de Justiça da Bahia e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Norma Cavalcanti.

Na ocasião, foi debatida a Resolução nº 425, de 8 de outubro de 2021, que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a política nacional de atenção a pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades. A normativa traz princípios e diretrizes para sua implementação e prevê, entre outras medidas, a construção de fluxos, para atendimento à população em situação de rua, junto com o Ministério Público e outros órgãos do Sistema de Justiça. A reunião contou com a presença de diversas autoridades, entre eles o presidente do Poder Judiciário baiano, desembargador Nilson Castelo Branco e do conselheiro do CNJ Mário Henrique Goulart Maia, que preside a Comissão Permanente de Políticas Sociais e de Desenvolvimento do Cidadão do Conselho e coordena o Comitê Nacional PopRuaJud. (MP-BA - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 10:44h
Confederação Nacional dos Municípios

Gestores têm até 18 de outubro para conferir dados do Censo Escolar 2022

 
 Foto: Sedu/Governo do ES

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2022 na Portaria 667/2022, publicada no Diário Oficial da União em 16 de setembro. Os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino têm 30 dias para conferir, complementar e, se for necessário, corrigir as informações escolares.

Como o acesso ao Sistema Educacenso foi liberado somente em 19 de setembro para conferência, confirmação ou retificação dos dados escolares apresentados nos relatórios por escolas, o prazo vai até 18 de outubro. A retificação dos dados cadastrados ou inserção de novos alunos no sistema e todas as modificações devem ser feitas no portal Educacenso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os dados apresentados na Portaria referem-se ao total de matrículas nas redes estaduais e municipais, nas áreas urbanas e rurais, em tempo integral ou parcial. Os números disponibilizados nesta etapa foram coletados de 25 de maio a 1º de agosto, conforme cronograma definido pelo Inep, órgão responsável por coordenar o Censo Escolar da Educação Básica.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que os gestores municipais devem acompanhar a ação dos diretores das escolas de sua rede de ensino em relação aos procedimentos para conferência, confirmaç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 10:31h
Dívida milionária

Dinheiro da campanha de Bolsonaro acaba há quase uma semana do 1º turno

 

O jornalista Robson Bonin revelou, em sua coluna da revista Veja, nesta sexta-feira (23), que o dinheiro da campanha de Jair Bolsonaro (PL) a reeleição acabou. Segundo o colunista, o partido do presidente, o PL, não tem “um tostão furado” nos fundos eleitoral e partidário.

A matéria trouxe, ainda, mais uma preocupação para o QG de Bolsonaro: o “cheque voador” do PL na praça já chega a R$ 50 milhões.

Há cerca de 10 dias, Flávio Bolsonaro (PL), coordenador da campanha do pai, utilizou as redes sociais para pedir doações ao projeto de reeleição do presidente. Na ocasião, o senador já reclamava que a falta de dinheiro estava afetando a campanha de Jair Bolsonaro, atrapalhando, inclusive, na escolha dos destinos para viagens eleitorais.

“Informo que doação de qualquer valor é bem-vinda, desde que seja do seu coração. E, sim, estamos precisando”, disse Flávio.

Bonin avalia, ainda, que o maior temor entre a equipe do presidente é que a falência prejudique o último esforço para levar apoiadores às ruas.

A equipe de Bolsonaro avalia promover um megacomício de encerramento da campanha do presidente, em Minas Gerais, nos moldes das festividades do 7 de Setembro. A capital mineira, Belo Horizonte, é por enquanto a favorita para receber o comício do candidato a reeleição. (Bahi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 09:55h
Interior da Bahia

Araci: Juiz proíbe comícios e carreatas de adversários no mesmo dia após "pancadaria"

 
Foto A Voz do Campo

Uma decisão do juiz José Brandão Netto, da 123ª Zona Eleitoral, proibiu a realização de carreatas e comícios de candidatos adversários nos mesmos espaços e horários em Araci e Teofilândia, na região sisaleira. A ordem foi emitida nesta quinta-feira (22).

Em caso de os eventos estarem marcados para o mesmo dia, os partidos terão de comunicar a realização deles à Polícia Militar com um mínimo de 24 horas de antecedência. A situação vale também para caminhadas, passeatas ou motociatas.

O caso ocorreu após duas pessoas ficarem feridas depois de uma briga generalizada em Araci no último dia 16 de setembro. Duas carreatas teriam se encontrado em um ponto da rua José Pinheiro, fato que motivou discussão e depois a briga.

Um vereador, identificado como Leo de Marlúcio (PDT), estava entre os envolvidos e foi acusado de participar das agressões. (Bahia Notícias - Foto A Voz do Campo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 09:39h
Eleições 2022

Eleições: 1 a cada 5 deputados duplica patrimônio em 4 anos

 
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Um em cada cinco deputados federais que tenta um novo mandato este ano dobrou o patrimônio em relação à última eleição, em 2018, mostram dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, 69% declararam ganhos patrimoniais nos últimos quatro anos - um deles passou de R$ 7,8 milhões para R$ 48,5 milhões, uma variação de mais de 500%.

O avanço patrimonial dos parlamentares ocorreu enquanto a população brasileira ficou mais pobre, segundo diversas métricas. O rendimento médio mensal mensurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, atingiu em 2021 o menor valor em 10 anos. Em 2018, ano da eleição, o rendimento era de R$ 2.472 e agora é de R$ 2.265, quase 10% a menos.

O número de pessoas que não tem o que comer também avançou no período. Segundo dados do IBGE de 2018, 10,2 milhões de brasileiros passavam fome no país naquele ano, número que chegou a 33,1 milhões em 2021, de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

Além do salário de R$ 33,8 mil mensais e de uma série de benefícios, que incluem a cota parlamentar (de R$ 30 mil a R$ 45 mil, dependendo do estado do congressista), deputados também podem ser sócios de empresas e ter outros invest...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 09:30h
Propaganda e Marketing

Sinapro-Bahia comemora 35 anos com programação para agências associadas e mercado

 

O Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia), criado em 16 de outubro de 1987, comemora 35 anos de atividade como uma das principais entidades do mercado publicitário baiano, com intensa atuação em todo o estado. A data será celebrada com ações e eventos que terão a participação de convidados nacionais, agências associadas, mercado e o público em geral. O início das comemorações será voltado para os gestores das agências associadas, com a realização do Workshop “Transforma”, no dia 6 de outubro, ministrado pelo consultor Fernando Braga, da Delta Consulting. O “Transforma” vai discutir soluções e tendências de gestão, com abertura do presidente do Sinapro-Bahia, André Mascarenhas (foto ilustração), e a presença do Presidente da Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro), Daniel Queiroz.

A programação comemorativa vai trazer também a nova edição do “Cannes Lions Road Show”, que será realizado em formato presencial, após dois anos. O evento, aberto ao público, traz uma série de conteúdos sobre o maior festival de criatividade do mundo, com apresentação comentada feita por Alexis Pagliarini, fundador da ESG4 e apresentador do Cannes Lions em duas edições. O circuito vai rodar todo o Brasil e acontecerá em Salvador no dia 19 de outubro.

O Sinapro-Bahia vai realizar ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 09:20h
Tribunal de Justiça do DF

Justiça determina retirada de matérias sobre imóveis da família Bolsonaro

 

O desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti, do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, determinou a retirada de matérias do UOL sobre as compras de imóveis feitas pela família Bolsonaro em dinheiro vivo. O magistrado acolheu as alegações da defesa de Flávio Bolsonaro e concedeu uma liminar, revogando a decisão anterior da 4ª Vara Criminal de Brasília. (Foto ilustração)

Para o desembargador, as reportagens a respeito das transações têm informações sigilosas, contidas em inquérito policial que já havia sido anulado pelo Superior Tribunal de Justiça. Os advogados de Flávio alegam que as suspeitas de que os valores empregados nas transações imobiliárias poderiam ser provenientes de operações ilícitas, como rachadinha, basearam-se em uma investigação considerada nula pela Justiça.

“Tais matérias foram veiculadas quando já se tinha conhecimento da anulação da investigação, em 30/08/2022 e 09/09/2022, o que reflete tenham os Requeridos excedido o direito de livre informar. A uma, porque obtiveram algumas informações sigilosas contidas em investigação sigilosa anulada e, a duas, porque vincularam fatos (compra de imóveis com dinheiro em espécie), cuja divulgação lhes é legítima, a suposições (o dinheiro teria proveniência ilícita) não submetidas ao crivo do Poder Judiciário, ao men...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 09:00h
Oeste baiano

Barreiras: Censo do IBGE chega a 50% no município

 
Foto Reprodução

Com 50% dos mais de 52 mil domicílios previstos para serem visitados já recenseados, as equipes do IBGE dão início à fase final do Censo 2022, em Barreiras. São 125 recenseadores devidamente identificados com bonés, crachás e coletes que se revezam nas visitas às residências, aplicando questionários entre a população e coletando dados econômicos, demográficos e sociais. O Censo do IBGE é realizado a cada 10 anos.

“Ainda temos muito trabalho pela frente e para garantir dados reais da população, pedimos a colaboração na hora de receber nossos recenseadores. Utilizamos dois questionários, um mais básico que apura informações sobre arranjo familiar, saúde e grau de instrução. Ele dura entre cinco e sete minutos. O outro, por amostragem, é mais detalhado, mas mesmo assim, o tempo de resposta é de 12 a 15 minutos. Solicitamos que as pessoas contribuam, respondendo às perguntas nestes curtos espaços de tempo”, reforça o coordenador do Censo, João Marcos de Oliveira.

Para colaborar na realização do Censo 2022 a Prefeitura de Barreiras está apoiando o IBGE com a estruturação e cessão de espaço para abrigar os recenseadores com mobiliário e internet, além de veículo para o transporte das equipes. “Este apoio está sendo fundamental para nosso trabalho de campo e de compilação de dados”, descreve João Marcos. Ele destaca que...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 08:32h
Tribunal Regional Eleitoral

TRE-BA alerta eleitores que consultem locais de votação

 

Estamos a menos de dez dias das Eleições Gerais e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) orienta eleitores e eleitoras que consultem seus respectivos locais de votação. A verificação pode ser feita por meio de diversos canais disponibilizados pela Justiça Eleitoral. Confira:

NAVE

Com o auxílio do ChatBot Maia, do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), é possível consultar o local de votação via WhatsApp, por meio do telefone (71) 3373-7000. Para saber onde votar, digite a opção 4 e informe o seu título de eleitor para verificação. Caso não saiba o número, é possível continuar a operação informando outros dados, como o CPF.

e-Título

A versão digital do Título de Eleitor está disponível gratuitamente para sistema Android e IOS e dispõe de diversos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. Com o aplicativo e-Título, é possível consultar o local de votação e seção eleitoral, além de contar com recurso de geolocalização.

Site TRE-BA

No portal da Justiça Eleitoral baiana, na aba “Eleitor e Eleições", a busca pelo local de votação pode ser realizada no link “Título e local de votaç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 08:22h
Precidência Social

Justiça libera R$ 1,7 bilhão em atrasados a beneficiários do INSS

 

O CJF (Conselho da Justiça Federal) liberou R$ 1,73 bilhão em atrasados para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que conseguiram a concessão ou revisão do benefício na Justiça. (Foto ilustração)

O valor corresponde a ações previdenciárias e assistenciais, como revisões de aposentadorias, auxílios-doença, pensões e outros benefícios, de 88.908 processos, que beneficiam 113.780 pessoas.

Os pagamentos são referentes às RPV (Requisições de Pequeno Valor) de agosto deste ano. As RPVs são valores atrasados de até 60 salários mínimos – neste ano, até R$ 72.720 –, pagos em ações propostas no Juizado Especial Federal.

O valor foi repassado aos TRFs (Tribunais Regionais Federais) num total de R$ 2 bilhões para quitar ações de 159.781 processos, com 197.839 beneficiários. Desses, R$ 1,73 bilhão para os segurados da Previdência.

Segundo o CJF, cabe aos TRFs, de acordo com o cronograma de cada um, o depósito dos recursos financeiros liberados. Com relação ao dia em que as contas serão efetivamente liberadas para saque, essa informação deve ser buscada na consulta de RPVs disponível na página do TRF responsável.

A consulta deve ser feita com o advogado responsável pela ação ou no site d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 08:22h
Eleições na Bahia

TSE rejeita pedido de impugnação e defere candidatura a vice de Ana Coelho na chapa de Neto

 
Foto Reprodução

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral Ricardo Lewandowski deferiu, nesta quinta-feira (22), a candidatura a vice-governadora de Ana Coelho (Republicanos) na chapa de ACM Neto (União Brasil). O pedido de impugnação se baseava na tese de que a empresária não havia se desincompatibilizado a tempo da TV Aratu, da qual era sócia, para disputar as eleições; a tese foi recusada pelo ministro.

A ação movida por Leandro de Jesus, que disputa o cargo de deputado estadual pelo PL, alegava ainda, para sustentar a inelegibilidade, que a TV havia celebrado contratos de patrocínio, via publicidade do governo estadual, em períodos próximos ao pleito eleitoral.

Lewandowski então considerou que “os impugnantes não se desincumbiram do ônus de comprovar a tese de que a requerente, na condição de detentora de cargo de gestão de empresa, e sob a sua administração, tenha celebrado contratos públicos com cláusulas não uniformes”.

O ministro continuou: “restringiram-se os impugnantes a afirmar que, por se tratarem de contratos celebrados nas hipóteses de inexigibilidade de licitação, ou considerando a própria natureza do serviço prestado pela empresa contratada, as contratações se perfizeram com cláusulas específicas, não uniformes e ditadas pela contratada”.

O ministro ressaltou ainda que “protocolizada em 24 de agosto e da Répli...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 07:57h
Eleições 2022

Datafolha: Lula oscila para 47% contra 33% de Bolsonaro

 
Foto Reprodução

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida pela Presidência com 47% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 33%.

O levantamento atual demonstra que a diferença entre Lula e Bolsonaro é de 14 pontos. Em agosto, a distância era de 15 pontos e, em julho, de 18. O ex-presidente oscilou positivamente, dentro da margem de erro, que é de dois pontos, nesta pesquisa. Na semana passada ele marcava 45%. O atual mandatário permaneceu com os 33% da pesquisa anterior.

Na pesquisa divulgada no dia 9 de setembro, Lula também aparecia com 45% das intenções de voto. Já Bolsonaro aparecia com 34%. O petista se mantinha com 47% desde as pesquisas do mês de junho e agora voltou a alcançar a porcentagem.

O terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT) aparecia com 8% no levantamento passado. Neste, ele oscilou para baixo, dentro da margem de erro, alcançando 7%. A senadora Simone Tebet (MDB ) se manteve com 5%, ficando empatada tecnicamente o ex-governador do Ceará.

A pesquisa escutou 6.754 pessoas, com entrevistas presenciais entre os dias 20 e 22 de setembro em 343 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O relatório foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04180/2022. (IG - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 07:52h
Sul da Bahia

Porto Seguro: TJ-BA aceita recurso de ex-prefeita em caso de contratações para evento em 2013

 
Foto: Reprodução / Facebook de Cláudia Oliveira

A ex-prefeita de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, Cláudia Oliveira (PSD), teve um recurso atendido pela Justiça. A medida foi publicada nesta quinta-feira (21) após decisão da desembargadora Márcia Borges Faria, do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA).

Oliveira - que concorre neste ano a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA) - tentava anular uma decisão do mesmo TJ-BA que a tornou ré em um processo por fraude em contratações para o “São João Elétrico de Porto Seguro” promovido pelo município 2013.

A denúncia era de que as contratações foram feitas sem licitação, mas várias delas sem critério de reconhecimento por crítica especializada ou público, como manda a Lei de Licitações [8.666/93]. Segundo o Ministério Público do Estado (MP-BA), autor da denúncia, a grade de atrações tinha Gusttavo Lima, Jorge e Matheus e Aviões do Forró, porém todas as outras atrações, à época do evento, não tinham reconhecimento para comprovar a dispensa de licitação.

Os contratos ainda incluíam um decorador, responsável pela ornamentação das ruas centrais da cidade, onde o evento ocorreu. A posição foi contestada pela defesa da então prefeita. Em 2013, as contas de Cláudia Oliveira foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), mas foram aprovadas pel...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 07:37h
Antônio Cardoso

Lu de Gel: Quem vencesse a eleição da Câmara estaria satisfeita

 

A prefeita de Antônio Cardoso, Lu de Gel (PP), que acompanhou na terça-feira (20) à noite a eleição da Mesa Diretiva da Câmara Municipal para o biênio 2023/2024, disse que estava presente porque tinha dois nomes do grupo concorrendo à presidência (Chico Rico e Valdemar da Caboronga). Ao final da eleição, Lu de Gel disse ao site Bahia na Política que saía da sessão satisfeita, pois quem fosse o eleito era do seu grupo. “Estou feliz pelo respeito entre os dois, Chico Rico e Valdemar da Caboronga. Quem ganha com isso é o povo de Antônio Cardoso”, declarou Lu de Gel. Chico Rico (PSD) foi reeleito presidente para mais um mandato.

 

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 07:30h
Eleições na Bahia

Todos os candidatos a governador estarão no debate da TV Bahia

 

Na próxima terça-feira (27), a TV Bahia vai promover um debate com os candidatos a governador. A novidade é a presença de ACM Neto (UB), que vinha evitando os debates promovidos pelas redes de TV no Estado. O programa vai ao ar depois da novela Pantanal, a partir das 22h30.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 07:29h
Eleições 2022

Binho Galinha: Minha vida sempre foi ajudando os mais pobres

 

O candidato a deputado estadual Binho Galinha (Patriota), em visita ao bairro Mangabeira e conjuntos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida na região, ontem à noite, disse que sempre esteve ao lado dos mais pobres. “Vivi minha infância na pobreza, cresci como empresário, mas nunca fiquei sem ajudar os mais pobres”, declarou Binho Galinha à comunidade presente, no final do encontro.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 07:21h
Feira de Santana

Jair Onofre: Há 41 anos era eleito presidente da Casa do Estudante

 

Entidade estudantil de nível médio, a Casa do Estudante de Feira de Santana, apesar de fundada em 1966, só em 23 de setembro de 1981 teve sua primeira eleição direta. Ou seja, feita a escolha de sua diretoria diretamente pelos milhares de estudantes das redes Municipal, Estadual e Particular. Nessa data foi eleito o primeiro presidente, Jair Onofre de Souza (foto ilustração), que estudava na Escola Técnica, o Centro Interescolar Áureo de Oliveira Filho (CIAOF). Hoje, portanto, se completa 41 anos da primeira eleição direta da Casa do Estudante de Feira de Santana.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 07:19h
Feira de Santana

Colbert Martins vai esperar passar as eleições para preencher secretarias

 

Hoje com três secretarias vagas [Governo, Saúde e Comunicação], o prefeito Colbert Martins não dá sinais de que vai nomear seus titulares antes das eleições de 2 de outubro. Vai esperar o resultado, podendo até fazer uma reforma mais profunda.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 07:17h
Datafolha

Jerônimo Rodrigues chega a 31% e PT mostra capilaridade

 

Errou quem esperava que o candidato a govenador Jerônimo Rodrigues (foto ilustração) não iria crescer eleitoralmente. Hoje com 31%, pesquisa Datafolha, ainda há folego para crescimento, pois a máquina, a militância e o candidato Lula ainda têm muito que dar ao candidato petista. O problema é se a candidatura já estiver próxima do teto eleitoral. ACM Neto ao que aprece sim, na casa dos 48%.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 07:16h
Eleições na Bahia

Geddel diz que José Ronaldo o procurou para se filiar ao MDB

 

Na primeira entrevista direta a um veículo de comunicação dada por Geddel Vieira Lima depois da prisão, na manhã desta segunda-feira (19) à rádio A Tarde FM, Feira de Santana foi notícia. Geddel disse que foi procurado por José Ronaldo (UB) para se filiar ao MDB e ser candidato a vice-governador. O mesmo pedido foi feito pelo deputado federal Marcelo Nilo.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 06:00h
Justiça Eleitoral

TSE identifica R$ 605 milhões em potenciais irregularidades em contas de campanha

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira (22) um levantamento que aponta 59.072 casos de doações ou gastos de campanha eleitoral possivelmente irregulares, num total de R$ 605 milhões de recursos. (Foto ilustração)

Os dados foram obtidos a partir de um primeiro cruzamento entre as informações das prestações de contas parciais apresentadas pelos candidatos e de órgãos de fiscalização, como a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

O TSE identificou casos de doadores beneficiários de programas sociais, como o Auxílio Brasil, ou com renda incompatível com o valor doado. O tribunal explicou que detectou 190 casos de doadores desempregados e seis que constam como mortos.

"Ainda despertou o interesse dos analistas 10.296 situações em que um mesmo candidato recebeu numerosas contribuições feitas por diferentes empregados de uma mesma empresa", explicou.

Segundo o TSE, os dados identificados ainda precisam ser apurados com o levantamento de provas e de informações mais aprofundadas. As eleições deste ano possuem 27.344 candidatos aptos, e os partidos e candidatos receberam até então R$ 11,7 bilhões.

De acordo com o tribunal, foram observados indícios de pagamentos irregulares por parte de fornecedores de campanha, quando as empresas possuem um número reduzido de em...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 05:40h
Carteira Nacional de Trânsito

Cerca de 60 milhões de brasileiros já têm carteira digital de trânsito

 

A carteira digital de trânsito (CDT) já é utilizada por cerca de 60 milhões de motoristas brasileiros. A informação foi divulgada ontm (22) pelo secretário nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, Frederico Carneiro, em entrevista ao programa A Voz do Brasil. (Foto ilustração)

O número representa cerca de 77% dos mais de 78 milhões de condutores habilitados em todo o país. O aplicativo, do governo federal, permite que o motorista tenha, em seu celular, cópias digitais da carteira nacional de habilitação (CNH) e o certificado de licenciamento e registro de veículo (CLRV, o documento do veículo).

“É um serviço que traz muitas facilidades, muitos benefícios. Você pode ter sua carteira de habilitação e o documento do veículo em meio digital, além de poder gerenciar eventuais infrações que tenha cometido. Nós temos um sistema de notificação eletrônica que permite que todas as autuações sejam encaminhadas pelo aplicativo, possibilitando que o infrator possa pagar as multas com desconto de 40%”, explicou.

Segundo Carneiro, ao permitir a autuação digital, o aplicativo também garante economia para os órgãos de trânsito, que não precisam pagar pelo envio, por remessa postal, da autuação.

A CDT sofreu uma reformulação e, segundo o secret...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 05:30h
Aniversariante do Dia

Jornalista e repórter do site Bahia na Política Daniela Oliveira em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 05:25h
Setor do Petróleo

Preços do petróleo sobem diante de preocupações com oferta russa em mercado volátil

 

Os preços do petróleo fecharam quase 1% mais altos nesta quinta-feira, reduzindo os ganhos anteriores, com o mercado concentrado nas preocupações com o fornecimento de petróleo russo, na recuperação da demanda chinesa e no Banco da Inglaterra, que elevou as taxas de juros abaixo do esperado. (Foto ilustração)

Os contratos futuros do Brent fecharam em alta de 0,63 dólar, ou 0,7%, a 90,46 dólares, depois de subirem mais de 2 dólares no início da sessão.

O petróleo WTI, dos EUA, fechou em alta de 0,55 dólar, ou 0,7%, a 83,49 dólares, depois de subir mais de 3 dólares no início da sessão.

A Rússia avançou com seu maior recrutamento desde a Segunda Guerra Mundial, levantando preocupações de que uma escalada da guerra na Ucrânia possa prejudicar ainda mais a oferta da commodity.

"A retórica belicosa de Putin é o que está sustentando este mercado", disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC em Nova York.

As restrições de oferta da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) adicionaram mais suporte, disseram analistas.

"As exportações de petróleo da Opep se estabilizaram a partir de um forte aumento no início deste mês", disse Giovanni Staunovo, analista de commodities do UBS. (Por L...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 05:20h
Mercado der Capitais

Ibovespa fecha na máxima desde abril após BC encerrar ciclo de alta da Selic

 

O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira, acima dos 114 mil pontos pela primeira vez desde abril, beneficiado pelo avanço de commodities no exterior e pela decisão do Banco Central de interromper o ciclo de aumentos da Selic. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 2,02%, a 114.200,80 pontos, de acordo com dados preliminares. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar cai para R$ 5,11 com exterior e Copom

 

O dólar caiu acentuadamente contra o real nesta quinta-feira, pressionado pela fraqueza da divisa norte-americana no exterior, pelo patamar elevado dos juros brasileiros e pela recente redução de temores político-fiscais domésticos, embora analistas continuassem cautelosos em relação ao agressivo aperto monetário do Federal Reserve. (Foto ilustração)

A moeda norte-americana à vista recuou 1,12%, a 5,1157 reais, renovando seu menor patamar para encerramento desde o último dia 12 (5,0983 reais). Este foi o terceiro pregão de desvalorização do dólar nesta semana, período em que acumula baixa de 2,76%.

Na B3, às 17:16 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 1,15%, a 5,1240 reais.

O dólar à vista caiu 1,31% na mínima do dia, a 5,1062 reais, depois de mais cedo ter chegado a subir 0,24%, a 5,1863 reais.

Por trás dessa queda, participantes do mercado apontaram a fraqueza do dólar no exterior, principalmente ante moedas de países emergentes ou expostas às commodities, como pesos colombiano e mexicano, sol peruano, rand sul-africano e dólar australiano. (Por Luana Maria Benedito)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 8,7 mil casos e 73 mortes em 24 hora

 

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 685.677 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (22) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 34.616.655. Em 24 horas, foram registrados 8.708 novos casos. No mesmo período, foram confirmadas 73 mortes de vítimas do vírus. (Foto ilustração)

Ainda segundo o boletim, 33.788.724 pessoas se recuperaram da doença e 142.254 casos estão em acompanhamento. O boletim de hoje não traz os dados atualizados dos óbitos em Mato Grosso do Sul.

Estados

De acordo com os dados disponíveis, São Paulo lidera o número de casos, com 6,07 milhões, seguido por Minas Gerais (3,87 milhões) e Paraná (2,74 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (149,6 mil). Em seguida, aparece Roraima (175 mil) e Amapá (178,2 mil).

Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior número (174.567), seguido de Rio de Janeiro (75.659) e Minas Gerais (63.758). O menor número de mortes está no Acre (2.029), Amapá (2.163) e Roraima (2.173).

Vacinação

Até hoje, foram aplicadas 482,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 179,7 milhões com a primeira dose e 161,1 milh&ot...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 466 casos de Covid-19 e mais 2 óbitos

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 466 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%), 348 recuperados (+0,02%) e 2 óbitos. Dos 1.694.803 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.663.407 já são considerados recuperados, 700 encontram-se ativos e 30.696 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (22) contabiliza ainda 2.027.291 casos descartados e 358.372 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quinta. Na Bahia, 68.534 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.655.724 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.817.972 com a segunda dose ou dose única, 7.300.633 com a dose de reforço e 2.207.918 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.043.407 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 676.098 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 e 4 anos, 47.223 tomaram a primeira dose e 7.742 já tomaram a segunda dose. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2022 05:00h
Feira de Santana

Vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra Covid é retomada

 

Após receber uma nova remessa com 750 doses da vacina CoronaVac, a Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, voltará a realizar a vacinação de crianças de 3 e 4 anos e pessoas que precisam desse imunizante, para completar o ciclo vacinal contra a Covid-19, a partir desta sexta-feira, 23. (Foto ilustração)

O abastecimento da vacina CoronaVac, por parte do Ministério da Saúde, estava suspenso no município desde o dia 4 de agosto. Devido ao número reduzido de imunizantes, a vacinação para esse público será concentrada nas Unidades Básicas de Saúde Cassa e Caseb I, das 8h às 17h. na Unidade de Saúde da Família CSU, das 8h às 15h e nas Unidades de Saúde da Família, vinculadas ao Programa Saúde na Hora, Rua Nova e Parque Ipê, das 8h às 20h30.

Em Feira apenas 1.447 crianças nesta faixa etária foram imunizadas com a primeira dose e apenas 20 com a segunda. O índice é considerado baixo pela Secretaria Municipal de Saúde, que estima vacinar 16 mil crianças de 3 a 4 anos.

“Mesmo que o número de imunizantes não seja o ideal para suprir as necessidade do município, a gente pede que os pais procurem as unidades de saúde e vacinem seus filhos, principalmente com a segunda dose do imunizante, para que eles completem o ciclo vacinal”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.09.2022 17:28h
Justiça

STF decide que é dever do Poder Público garantir vaga em creche e pré-escola

 
Foto Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (22) que é dever do Estado garantir vagas em creches e pré-escolas a crianças de 0 a 5 anos de idade.

Essa garantia já é prevista na Constituição. No caso julgado, no entanto, o município de Criciúma (SC) defendia que o poder público deveria cumprir esse papel na medida de suas possibilidades, já que nem sempre há recursos suficientes. Além disso, dizia que o Poder Judiciário não poderia interferir nos planos e metas municipais.

O plenário fixou a tese de que a educação básica é direito fundamental assegurado por normas constitucionais de “eficácia plena e aplicabilidade imediata” e declarou que vagas em creches e pré-escolas podem ser exigidas individualmente por meio de ações na Justiça.

“O poder público tem o dever jurídico de dar efetividade integral às normas constitucionais sobre acesso à educação básica”, entendeu o plenário.

O recurso tem repercussão geral, ou seja, a decisão do STF deverá ser seguida pelas demais instâncias do Judiciário do país.

Na sessão desta quarta (21), seis ministros já haviam votado a favor de confirmar a garantia constitucional – mas ainda havia divergência sobre o estabelecimento, ou não, de condições para o c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.09.2022 17:00h
Recôncavo Baiano

SAJ: Secretário de Saúde vai ter que explicar irregularidades na Pasta

 

Uma denúncia de supostas irregularidades cometidas pela secretaria de Saúde de Santo Antônio de Jesus, na compra do antibiótico azitromicina e na compra de fraldas geriátricas, feitas pelo vereador Uberdan Cardoso (PT), levou a Câmara Municipal da cidade a convidar os servidores envolvidos na suposta fraude, bem como o secretário de Saúde, Leonel Cafezeiro, responsável pela contratação dos servidores.

As denúncias do parlamentar apontam que os dois funcionários, já exonerados, teriam assinado como recebidos o antibiótico azitromicina e uma quantidade de fraldas, porém os produtos não teriam sido entregues a prefeitura. A azitromicina, por exemplo, também não teria ficado à disposição da população.

O Ministério Público foi acionado para investigar o ocorrido.e a Câmara deve pedir celeridade nas investigações. A Casa vai pedir ainda à Secretaria de Saúde, as informações sobre os cadastros das quatrocentas e sessenta famílias, com o objetivo de saber qual foi a periodicidade da retirada das fraldas. ( A Tarde - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.09.2022 16:30h
Economia

Petrobras anuncia nova redução no preço do GLP para as distribuidoras

 

A Petrobras anunciou hoje (22) nova redução no preço de venda de gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha.

A partir de amanhã (23), o preço médio de venda do quilo de GLP para as distribuidoras cairá de R$ 4,0265 para R$ 3,7842, equivalente a R$ 49,19 por botijão de 13kg. A redução média será de R$ 3,15 por 13kg.

Segundo informou a Petrobras, essa redução acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da empresa, “que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio”.

Outros ajustes

Essa é a segunda redução do preço médio de venda do GLP da Petrobras para as distribuidoras em setembro e a terceira do ano. No último dia 13, o preço médio de venda do gás de cozinha passou de R$ 4,23/kg para R$ 4,03/kg, equivalente a R$ 52,34 por 13kg, com redução média de R$ 2,60 por 13 kg.

Em 9 de abril, houve redução de R$ 4,48/kg para R$ 4,23/kg, equivalente a R$ 54,94 por 13kg. A redução média refletida foi de R$ 3,27 por 13kg.

Já em março, houve variação, mas para cima. No...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia