Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 07:30h
Feira de Santana

Uefs abre seleção para vagas remanescentes de graduação

 

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está ofertando 481 vagas remanescentes em cursos de graduação através do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades são para estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021. As inscrições podem ser feitas entre os dias 31 de janeiro e 05 de fevereiro, no site da Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs, no endereço http://csa.uefs.br/ (Foto ilustração)

O edital prevê vagas para ampla concorrência e ações afirmativas. Há oportunidades para diversos cursos de graduação, como Administração, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Letras, Música, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. Os candidatos convocados precisam enviar a documentação exigida para o endereço daadocs_sisu@uefs.br. Os alunos aprovados iniciarão o semestre letivo 2023.1 no dia 9 de fevereiro. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 06:48h
Feira de Santana

Humberto Cedraz: Não está em meus planos assumir o MDB

 

O ex-deputado estadual Humberto Cedraz (foto ilustração), que foi convidado pelo presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira Lima, para coordenar a legenda nas eleições de 2024, esclarece: “Não vou tomar o partido de ninguém e nem vou assumir a direção do MDB em Feira de Santana”. É que, logo após a divulgação do convite, teve gente torcendo o nariz, achando que Humberto Cedraz iria assumir a direção do partido.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 06:44h
Feira de Santana

Orçamento 2023 ainda não chegou na Prefeitura

 

Aprovado quarta-feira (25) pela Câmara Municipal de Feira de Santana, o Orçamento 2023 ainda não chegou ao Poder Executivo para sua sanção. No Legislativo o argumento é que a Câmara está concluindo a compilação das emendas aprovadas. Deve chegar na Prefeitura entre hoje e segunda-feira. (Foto ilustração: Prefeitura Municipal de Feira de Santana)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 06:41h
Carros elétricos

A fábrica da BYD deve ficar mesmo na Bahia

 

A fábrica de carros elétricos da montadora chinesa BYD deve vir para a Bahia em junho, conforme o protocolo de intenções assinado em outubro com o Governo do Estado. Houve, efetivamente, uma visita recente da montadora chinesa ao Paraná, na qual o governo disponibilizou as instalações da fábrica desativada da Stellantis em Campo Largo. Apesar disso, nada mudou e a fábrica deve vir para a Bahia. Há pendências, já que a Ford quer que a BYD pague por melhorias recentes feias na fábrica e o governo quer a recontratação de antigos funcionários da empresa. Embora a Bahia tenha de abrir os olhos, nada mudou, mas a oferta do Paraná aumentou a capacidade de barganha dos chineses. (Armando Avena)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 06:37h
Bahia

Sebrae empossa dirigentes na próxima segunda-feira

 

Serão empossados na segunda-feira, 30, a presidência do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) e a Diretoria Executiva do Sebrae Bahia, a partir das 18h, no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira). Os representantes eleitos em novembro de 2022 serão empossados para ocupar os cargos diretivos pelos próximos quatro anos. O Conselho Deliberativo da organização será presidido por Humberto Miranda. Para compor a Diretora Executiva, foram reeleitos o diretor superintendente Jorge Khoury e o diretor técnico Franklin Santos. O economista Vitor Lopes foi eleito diretor de Administração e Finanças. (Raio Laser)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 06:34h
Instalação de antenas

Feira de Santana precisa ajustar suas leis do 5G

 

Apesar de Feira de Santana ter leis especificas para a instalação de antenas e demais infraestruturas necessárias à tecnologia 5G, o município precisa adequar a legislação local à Lei Geral de Antenas e à prática de licenciamento que forneçam segurança. Quem informa é a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade.

Ajuste parcial

Estão na mesma condição de Feira de Santana os seguintes municípios brasileiros acima de 500 mil habitantes: Caxias do Sul (RS), Contagem (MG), Duque de Caxias (RJ), Jaboatão (PE), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Niterói (RJ), Ribeirão Preto (SP), Santo André (SP), São Gonçalo (RJ) e Sorocaba (SP).  
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 06:29h
Estatal federal

Codevasf, que atua em 15 estados, é cobiçada pelo PT, PSB e UB

 

A Companhia de Desenvolvimento do vale do São Francisco (Codevasf), estatal federal tão cobiçada pelos políticos, atende a 15 estados brasileiros com obras na área de infraestrutura. PT e PSB estão na queda de braço para ocupar o espaço, que é administrado pelo Centrão. O União Brasil também entrou na briga.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 06:25h
Feira de Santana

Galeguinho doa a casa para mulher que teve a sua incendiada

 

O vereador Galeguinho SPA (PSB - foto ilustração), que no início do mandato começou a doar seu salário para entidades filantrópicas, anunciou mais uma ação voltada para pessoas de baixa renda. Vítima do próprio filho, que ateou fogo na pequena casa onde vivia, uma mulher solteira e evangélica ganhou uma nova residência, no bairro Jussara, através de ação social do vereador. "Era um lugar que sequer sanitário tinha. Precisava atender as suas necessidades no matagal próximo. Bem ou mal, lhe servia, e o incêndio a deixou sem ter onde morar”, informou Galeguinho.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 06:00h
Ministra do Meio Ambiente

Marina: questão ambiental é a base para o desenvolvimento econômico

 

Todas as pessoas do planeta dependem da natureza para sobreviver. E se não formos todos “sustentabilistas”, imediatamente, a natureza vai entrar em um ponto de não retorno que pode significar a extinção da espécie humana.

Com palavras como essas, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (foto ilustração), foi ovacionada na noite desta quinta-feira (26) no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no centro de Porto Alegre, que recebe os principais eventos do Fórum Social Mundial. Marina participou da mesa Fortalecer a Terra, Alimentar o Brasil.

A ministra conversou com a imprensa antes do evento e ressaltou que a questão ambiental é a base para qualquer projeto de desenvolvimento econômico. “Não existe nenhuma atividade econômica que não parte da base natural do desenvolvimento. No caso da segurança alimentar, nós precisamos de terra fértil, nós precisamos de água, nós precisamos dar suporte, de assistência técnica e acesso à terra para os produtores”, afirmou Marina.

Marina destacou também que em um país com 8 milhões de quilômetros quadrados de área, como o Brasil, há espaço para a diversificação da economia, incluindo o agricultor familiar, extrativistas, povos indígenas e também o agronegócio de base sustentável. De acordo com ela, uma parte dos empresários do setor buscam a certifica&c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 05:55h
Estado de Roraima

MPF reitera pedido de retirada de invasores de terras indígenas

 

O Ministério Público Federal (MPF) reiterou ontem (26) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido para desintrusão de sete terras indígenas, entre elas, a Terra Indígena Yanomami, em Roraima. (Foto ilustração)

O pedido de reiteração foi protocolado na ação na qual o ministro Luís Roberto Barroso determinou em 2021 a retirada de invasores dos territórios, como garimpeiros e madeireiros que atuam ilegalmente nas regiões.

No documento, a subprocuradora Eliana Peres Torelly afirma que a divulgação de imagens da desnutrição dos yanomami somam-se à situação de descumprimento de decisões do STF que determinaram a retirada de invasores dos territórios Karipuna, Uru-Eu-Wau-Wau, Kayapó, Araribóia, Mundurucu, Trincheira Bacajá e Yanomami.

De acordo com a subprocuradora, laudos mostram que a retirada dos invasores não foi cumprida.

“Os documentos reforçam o não cumprimento integral das desintrusão nas terras indígenas”, diz Torelly.

Mais cedo, o Supremo informou que foram detectados indícios de descumprimento de determinações da Corte e do envio de informações falsas envolvendo a situação da população indígena yanomami no mesmo processo.

A crise que afeta as comunidades da Terra Indígena Yanomami ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 05:50h
Senador eleito pelo Paraná

Argumento do PL para cassar mandato de Sergio Moro não é válido, diz advogado

 

No pedido feito à Justiça Eleitoral para que o mandato do senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR-Foto) seja cassado, o PL usa o exemplo da ex-senadora pelo Mato Grosso Selma Arruda, afastada do cargo em 2019 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para acusar Moro de ter cometido abuso do poder econômico e uso de caixa dois na campanha eleitoral. No entanto, para o advogado Gustavo Guedes, que defendeu Selma e vai atuar no processo de Moro, as duas situações não são parecidas.

O PL diz que, antes de se lançar candidato ao Senado pelo União Brasil, Moro era membro do Podemos e foi tratado como pré-candidato à Presidência da República. De acordo com o PL, antes do início do período eleitoral, o ex-juiz teria utilizado cerca de R$ 2 milhões quando ainda fazia parte do Podemos em gastos como viagens e segurança privada, mas deixou de declarar esses valores na prestação de contas da campanha.

Para o PL, o uso dos recursos caracteriza pagamento de despesas de campanha em período pré-eleitoral, o que não é permitido pela lei das eleições. Esse argumento levou a Justiça Eleitoral a cassar o mandato de Selma Arruda e dos suplentes dela, Gilberto Possamai e Clerie Mendes, por abuso de poder econômico e arrecadação ilícita de recursos.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, ela teria antecipado a corrida eleitoral ao realizar despesas de campanha, como a contratação de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 05:42h
Brasília

Lula se reúne hoje com governadores para tratar da relação com estados e municípios

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira (27) com os governadores dos Estados e do Distrito Federal. O encontro está marcado para as 9h30 no Palácio do Planalto, em Brasília. (Foto ilustração)

A expectativa é de que um dos principais temas discutidos seja o pacto federativo. No dia 4 de janeiro, poucos dias após o início do novo governo, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o encontro terá como pauta “o retorno das relações federativas da União com estados e municípios”. Ainda durante a campanha eleitoral, Lula havia prometido retomar as relações com os governadores. A expectativa do governo, inclusive, é de que sejam realizadas reuniões periódicas com os chefes dos Executivos estaduais.

O governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi marcado por embates com os governadores, principalmente em razão das restrições definidas pelos estados para tentar conter a disseminação da Covid-19.

Nesta quinta (26), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) confirmou que a principal expectativa do Fórum dos Governadores é pela retomada do pacto federativo.

Ela também destacou a importância da recomposição das despesas dos estados em decorrência do que chamou de “perda brutal” originada pela mudança na legislação do ICMS em 2022, durant...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 05:35h
Previdência Social

INSS regulamenta procedimentos que servirão como prova de vida

 

Anunciado há dois dias pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, o novo sistema de prova de vida de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ontem, (26), com a regulamentação da medida. Entre os procedimentos que podem ser usados para comprovar a situação do beneficiário, estão vacinação, emissão de passaporte e renovação de carteira de motorista. (Foto ilustração)

Esses e outros documentos constam em portaria publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. A partir deste ano, a prova de vida deixará de ser responsabilidade do beneficiário, sendo obtida por meio de cruzamento de bases de dados do governo e dos bancos.

A portaria estabelece uma escala de pontuação a cada procedimento de coleta de dados, conforme a integridade da informação. Os dados serão armazenados por tempo indeterminado e formarão um banco de pontuação.

Como anunciado pelo ministro Carlos Lupi, a partir do mês de aniversário do beneficiário, o INSS terá dez meses para comprovar que o titular está vivo, por meio do cruzamento de dados. Se o governo não obtiver informações suficientes, o segurado receberá uma notificação – pela rede bancária, pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135 – para fazer a prova de vida.

Bloqueio

A partir d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 05:35h
Agronegócio

BNDES reabre linhas e anuncia mais R$ 2,9 bi em crédito rural para safra 2022/23

 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira a reabertura de linhas de crédito rural a partir de 1° de fevereiro e, com isso, prevê a liberação de recursos adicionais de 2,9 bilhões de reais para financiamento da safra 2022/23, conforme comunicado do banco. (Foto ilustração)

A medida veio após suspensão de protocolos e contratações de novas operações de crédito no âmbito dos Programas Agropecuários do Governo Federal (PAGF), no segundo semestre de 2022, em razão do nível de comprometimento de recursos. (Nayara Figueiredo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 05:30h
Setor do Petróleo

Preços do petróleo sobem 2% com dados fortes dos EUA e reabertura da China

 

Os preços do petróleo subiram cerca de 2% nesta quinta-feira, diante de expectativas de que a demanda global se fortalecerá com a reabertura da economia da China, principal importador de petróleo, e dados econômicos positivos dos EUA. (Foto ilustração)

Os futuros do Brent subiram 1,35 dólar, ou 1,6%, para 87,47 dólares o barril, enquanto o petróleo nos EUA (WTI) subiu 0,86 dólar, ou 1,1%, para 81,01 dólares.

A economia dos EUA cresceu mais rápido do que o esperado no quarto trimestre, mas uma medida da demanda doméstica aumentou em seu ritmo mais lento em dois anos e meio, refletindo custos de empréstimos mais altos.

"Os preços do petróleo receberam um impulso inesperado de uma economia dos EUA que não quer quebrar", disse Edward Moya, analista sênior de mercado da empresa de dados e análises OANDA.

Os estoques de petróleo dos EUA aumentaram em 533.000 barris, para 448,5 milhões de barris na semana encerrada em 20 de janeiro, informou a Administração de Informação de Energia dos EUA (AIE). Isso ficou aquém das previsões de um aumento de 1 milhão de barris, embora a AIE diga que os estoques de petróleo estão no nível mais alto desde junho de 2021. (Por Scott DiSavino)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 05:25h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha quase estável e sustenta 114 mil pontos apesar de Petrobras

 

Ibovespa fechou quase estável nesta quinta-feira, após renovar máxima do ano perto de 115 mil pontos, com a queda das ações da Petrobras pesando após eleição do novo presidente da estatal, enquanto os papéis de Vale e siderúrgicas fizeram contrapeso. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,08%, a 114.177,55 pontos. No melhor momento do dia, chegou a 114.835,35 pontos. O volume financeiro da sessão totalizou 22,2 bilhões de reais.

Na visão de Enrico Cozzolino, sócio e chefe de análise da Levante Investimentos, o dia foi relativamente neutro, com o Ibovespa fechando perto da sua abertura, patamar que representa uma resistência técnica.

Ele citou que o grande destaque no noticiário externo foi a divulgação do PIB dos Estados Unidos, que mostrou a economia norte-americana crescendo a uma taxa anualizada de 2,9% no último trimestre de 2022, desacelerando na base sequencial, mas um pouco acima das expectativas. "Foi um copo meio cheio." (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 05:20h
Moeda norte-americana

Dólar fecha em leve queda e acumula 4ª recuo seguido

 

O dólar à vista fechou em leve queda ante o real nesta quinta-feira, sua quarta baixa consecutiva, tendo rondado à estabilidade durante a maior parte do pregão, marcado pela divulgação de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos acima do esperado. (Foto ilustração)

O dólar à vista fechou em baixa de 0,13%, a 5,074 reais na venda. O índice caiu 0,42% (5,0593) na menor cotação do dia e avançou 0,79% (5,1210) na máxima.

A economia dos EUA mostrou expansão a uma taxa anualizada de 2,9% no quarto trimestre de 2022, disse o Departamento de Comércio em sua primeira estimativa nesta quinta-feira, ante previsão de economistas consultados pela Reuters de 2,6%.

"O principal vetor para o crescimento do PIB veio do aumento de estoques, graças à normalização das cadeias de suprimentos no mundo, mas isso não deve perdurar no médio prazo dado a demanda ainda pressionada", disse à Reuters a economista-chefe da Reag Investimentos, Simone Pasianotto. "Ou seja, os EUA estão crescendo, afastando o temor de recessão, mas ainda não por bons motivos", acrescentou ela. (Por Andre Romani)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 05:15h
Coronavírus no Brasi

Covid-19: Após uma semana, média de mortes volta a ficar abaixo de 100

 

O Brasil registrou 86 mortos em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas e, com isso, o país atingiu a média móvel de 83 mortos —abaixo dos 100 após uma semana. (Foto ilustração)

Hoje a variação na média móvel de mortes é de 14% em comparação com 14 dias atrás e, em razão disso, apresenta estabilidade;

Apenas o Nordeste acompanha a tendência nacional de estabilidade, com variação de -11% em comparação com 14 dias;

Outras três regiões do país apresentam queda na média móvel de mortes: Centro-Oeste (-26%), Norte (-19%) e Sul (-16%);

Já o Sudeste apresenta alta de 52%.

Desde o início da pandemia foram 696.722 mortes causadas pela doença.

Não registraram mortes: Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins.

As mortes são referentes aos estados de Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Paraná não atualizou o número de casos.

Piauí só divulga os d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 05:10h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 598 casos de Covid-19 e mais 7 óbitos

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 598 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 0,03%), 646 recuperados (+0,04%) e 7 óbitos. Dos 1.785.325 casos confirmados desde o início da pandemia 1.753.284 já são considerados recuperados, 663 encontram-se ativos e 31.378 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico desta quinta-feira (26) contabiliza ainda 2.086.315 casos descartados e 374.370 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia 71.876 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento a Bahia contabiliza 11.736.931 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.992.156 com a segunda dose ou dose única, 7.712.522 com a dose de reforço e 3.115.870 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.094.943 crianças já foram imunizadas com a primeira dose e 744.162 já tomaram também a segunda dose. Do grupo de 3 a 4 anos, 82.186 tomaram a primeira dose e 38.104 já tomaram a segunda dose. Do grupo de 6 meses a 2 anos, 11.975 tomaram a primeira dose e ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.01.2023 05:00h
Feira de Santana

Idosa com câncer de pulmão e embolia pulmonar aguarda regulação há nove dias

 

Em Feira de Santana, 25 pessoas aguardam por transferência para uma unidade hospitalar nesta quinta-feira (26). (Foto ilustração)

As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Os pacientes estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

Na policlínica do Feira X, um paciente idoso de 73 anos está há 09 dias na sala vermelha aguardando regulação para tratar embolia pulmonar. Na UPA Queimadinha, uma idosa de 68 anos com câncer de pulmão deu entrada há nove dias e está esperando transferência para receber o tratamento adequado para cuidar de pneumonia bacteriana.

Do total, 5 pacientes aguardam regulação na UPA Queimadinha, 4 na UPA Mangabeira e outros 16 distribuídos nas policlínicas municipais: Feira X (2), Tomba (6), George Americo (2), Parque Ipê (1), São José (1) e Rua Nova (4).

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 17:00h
Câmara Federal

Projeto facilita instalação de sistemas de geração distribuída por inscritos no CadÚnico

 

O Projeto de Lei 2953/22 cria um programa para investir na instalação de sistemas de geração distribuída por agricultores familiares e moradores de áreas urbanas inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O texto tramita na Câmara dos Deputados. (Foto ilustração)

Geração distribuída (GD) é o termo dado à energia elétrica gerada pelo consumidor, geralmente através de sistemas de placas fotovoltaicas.

Pela proposta, o Programa de Energia Renovável para Agricultura Familiar e para Consumidores de Baixa Renda (Programa Luz do Sol) vai utilizar recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), espécie de fundo formado por valores arrecadados da conta de luz que financia políticas do setor elétrico.

“Com a proposição, possibilitamos a uma grande parcela da população condições de usufruir dos benefícios proporcionados pela energia renovável”, disse o autor do projeto, deputado Carlos Veras (PT-PE).

Modalidades

A proposta altera duas leis o setor elétrico: 10.438/02 e 14.300/22 (marco legal da geração distribuída - GD).

O Programa Luz do Sol poderá financiar duas modalidades de GD: local (quando o sistema é montado junto ao local de consumo) ou remota compartilhada (possibilita a reu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 16:15h
Brasil

Dívida pública cresce 6% em 2022 e Tesouro vê estoque de até R$6,8 tri no final deste ano

 

A dívida pública federal subiu 6% em 2022 em relação ao ano anterior, para 5,951 trilhões de reais, abaixo da meta estabelecida para o ano, informou o Tesouro Nacional nesta quinta-feira, prevendo que ao final de 2023 o estoque poderá chegar a até 6,8 trilhões de reais. (Foto ilustração)

Em valores absolutos, o crescimento no ano passado foi de 337,8 bilhões de reais. Com isso, o estoque ficou fora do intervalo de 6,0 trilhões a 6,4 trilhões de reais estabelecido como meta no Plano Anual de Financiamento (PAF) do Tesouro para 2022.

Em dezembro sobre novembro, a dívida pública federal aumentou 1,37%. Na mesma base de comparação, a dívida interna subiu 1,48%, somando 5,616 trilhões de reais.

Em 2022, o custo médio do estoque da dívida pública federal subiu para 10,21%, ante 8,91% no encerramento do ano anterior. O custo médio das emissões da dívida interna, por sua vez, atingiu 12,08%, ante 8,49% em dezembro de 2021.

O prazo médio da dívida subiu de 3,84 anos em 2021 para 3,90 anos no fim de 2022. O dado ficou dentro do intervalo de 3,8 anos a 4,2 anos definido no PAF.

A reserva de liquidez da dívida pública ficou relativamente estável, em 1,176 trilhão de reais, ante 1,186 trilhão de reais em 2021.

No fechamento do ano passado, o volume de títulos a vencer e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 15:10h
Ministério da Saúde

Covid: aplicação da vacina bivalente deve começar em 27 de fevereiro

 

O Ministério da Saúde pretende começar a aplicar as doses de reforço com a vacina bivalente para imunização contra a covid-19 a partir do dia 27 de fevereiro. Essas vacinas aumentam a imunidade contra o vírus da cepa original, bem como da variante Ômicron. O anúncio foi feito hoje (26) durante a primeira reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite, na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). (Foto ilustração)

Na primeira fase, a campanha terá foco em pessoas com idade acima de 70 anos, imunocomprometidos e moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Na sequência (Fase 2, com data ainda a ser definida), a campanha será voltada a pessoas com idade entre 60 e 69 anos. Gestantes e puérperas serão o foco da Fase 3; e profissionais de saúde serão o foco da quarta fase da campanha.

Durante a reunião com os integrantes da comissão, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse que a nova gestão da pasta adotará uma política de “cuidado e construção coletiva” e que, nesse sentido, será fundamental o diálogo entre União, estados e municípios. “Hoje, temos alguns desafios muito específicos que representam o retorno de uma pactuação em alto nível, como devem ser as nossas relações”, disse.

“Destaco entre as medidas iniciais, a Política Nacional de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 14:50h
Estatal do Petróleo

Jean Prates é aprovado pelo conselho da Petrobras (PETR4) para ser presidente da estatal

 

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou, segundo fontes, o nome do senador Jean Paul Prates (PT-RN-Foto) para assumir a presidência da empresa brasileira de petróleo e gás na manhã desta quinta-feira (26/1). Agora, o parlamentar deverá ser eleito presidente pelos membros do colegiado, algo esperado para a reunião que ocorre hoje no Rio de Janeiro. Prates deve se encontrar nesta tarde com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.

Na terça-feira (24), Prates teve seu nome aprovado por um comitê interno da empresa encarregado de avaliar a aptidão e a idoneidade de candidatos a cargos de direção. O senador, que é advogado e economista, com especialização na área de petróleo e gás, já questionou a Paridade de Preço Internacional (PPI) em diversas ocasiões. Em dezembro, ao ter a indicação anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele afirmou que pretendia alterar a regra, instaurada pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) em 2016. (Michelle Portela)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 14:00h
Balança Comercial

Contas externas têm saldo negativo de US$ 10,9 bilhões em dezembro

 

As contas externas tiveram saldo negativo de US$ 10,9 bilhões em dezembro do ano passado, informou hoje (26) o Banco Central (BC). No mesmo mês de 2021, o déficit havia sido de US$ 7,7 bilhões nas transações correntes, que são as compras e vendas de mercadorias e serviços e transferências de renda com outros países. (Foto ilustração)

A diferença na comparação interanual se deve ao superávit da balança comercial, que aumentou US$ 405 milhões, enquanto os déficits em serviços cresceram US$ 1,5 bilhão e em renda primária (lucros e dividendos) recuou US$ 2 bilhões.

Em 2022, o déficit em transações correntes é de US$ 55,7 bilhões, 2,92% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país), ante o saldo negativo de US$ 46,4 bilhões (2,81% do PIB) no período equivalente terminado em dezembro de 2021.

Esse aumento, de US$ 9,3 bilhões, deveu-se às ampliações nos déficits de serviços (US$13 bilhões), e de renda primária (US$4,9 bilhões), compensadas parcialmente por aumento de US$8 bilhões no superávit comercial. (Denise Griesinger)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 13:30h
Intriga Política

Ciro: Lula ataca Tebet como "golpista", ao deturpar impeachment

 

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) alertou nesta quinta-feira (26) que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ataca sua própria ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), ao deturpar o processo de impeachment da ex-presidente petista Dilma Roussef, em 2016. Para o ex-ministro da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro (PL), Lula chamar de “golpe” o processo que derrubou Dilma acaba ataca Tebet como “golpista”, porque esta votou favorável ao impeachment. (Foto ilustração: Ciro Nogueira, Lula e Simone Tebet)

A crítica de Ciro Nogueira à narrativa petista foi publicada em seu perfil do Twitter, com trecho de vídeo do discurso de Lula na viagem de ontem (25) ao Uruguai. Na ocasião, o presidente usa o termo “golpista” ao se referir ao sucessor de Dilma, o ex-presidente Michel Temer (MDB).

“O presidente ataca sua ministra do Planejamento chamando-a, por tabela, de ‘golpista’. Tebet votou a favor do impeachment de Dilma. Dividir o governo e o Brasil: o que o país ganha com isso?”, questiona Ciro Nogueira, que apoiou a eleição de Lula, em 2018, exaltando que o petista “foi o melhor presidente deste país, especialmente para o Piauí e o Nordeste”.

‘Golpe? Não. Democracia!’

Ao justificar seu voto pelo impeachment de Dilma, a senadora e agora ministra Simone Tebet ressaltou que o processo legal foi observado. Na sessão do Senado em que foi votado o impeachm...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 13:00h
Governador de São Paulo

Tarcísio encontra Lula pela 3ª vez, avalia ver deputados e insiste em porto de Santos

 

 Pela terceira vez em um mês, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-Foto) se reúne com o presidente Lula em Brasília nesta sexta-feira (27).

Convocado para participar da reunião com governadores, ele também avalia se encontrar pela primeira vez com deputados federais e conversar com o ministro Márcio França (Portos e Aeroportos) sobre o Porto de Santos.

A Lula o aliado de Jair Bolsonaro (PL) vai pedir financiamento para a saúde, como perdão ou renegociação de dívidas de hospitais filantrópicos, e reajuste da tabela SUS, referência para a remuneração do governo a prestadores de serviço.

Em almoço de comemoração ao aniversário de São Paulo na quarta-feira (25), o chefe do Executivo paulista afirmou que o repasse de verbas para a saúde não é uma demanda exclusiva de São Paulo, mas uma preocupação geral dos governadores que se encontrarão com o presidente.

Tarcísio também pedirá apoio para obras de mobilidade. "Vamos falar de trem intercidades, de linha de metrô, de metrô para o ABC, para Guarulhos e de obras na Baixada Santista", disse.

Embora seja uma das prioridades, a desestatização do porto de Santos não deve ser um tema posto à mesa na reunião com Lula. Tarcísio pretende levar novos argumentos a Márcio Fran&ccedi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 11:50h
Feira de Santana

Instalada viga no viaduto do Complexo Miraldo Gomes

 

As obras de reestruturação do Complexo Viário Miraldo Gomes, no bairro Cidade Nova, chegam à metade. Na manhã desta quinta-feira (26) foi colocada a viga principal – esta é uma das mais importantes etapas do serviço de recuperação do equipamento viário que foi iniciado neste mês. O prefeito Colbert Filho acompanhou o trabalho. (Foto ilustração)

O viaduto foi interditado em novembro passado após a terceira colisão de veículo pesado. Após o içamento da nova viga será feita a pré-laje [vai funcionar como uma forma para a concretagem da laje definitiva]. Na sequência dos serviços será instalada a barreira de ney Jersey (proteção lateral) e o recapeamento asfáltico.

O superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey, afirma que os serviços foram antecipados. “O cronograma previa a conclusão da obra para a segunda quinzena de março. Ainda em fevereiro, a rotatória inferior será liberada para o tráfego de veículos e a alça superior no início de março”.

PREVENIR FUTUROS ACIDENTES

Ainda de acordo com o gestor da pasta, por questões de segurança, serão instalados dois pórticos, sendo um na rotatória e outro na via paralela à trincheira e ao viaduto superior.

“O equipamento foi const...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 11:00h
Meio Ambiente

Ibama: Grupo vai fiscalizar fraudes em sistemas de controle florestal

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) criou um grupo especializado para a fiscalizar fraudes contra o sistema de controle florestal. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (26). (Foto ilustração)

De acordo com o texto da portaria, caberá ao grupo especializado “detectar, qualificar e dimensionar a magnitude das fraudes aos sistemas de controle florestal; buscar os dados negados de interesse das investigações das fraudes; identificar, autuar, suspender e adotar as medidas administrativas cabíveis em desfavor de empreendimentos envolvidos com fraudes; e executar ações de fiscalização ambiental e de inteligência integradas com outras instituições envolvidas com a repressão de crimes ambientais sobre o assunto”.

Ele será composto por agentes ambientais federais e agentes de inteligência. A portaria detalha requisitos para a escolha desses profissionais, bem como “características essenciais” desses servidores.

Estão previstos cursos de preparação para o serviço. A participação no grupo não terá acréscimo de remuneração, e será considerado “serviço público relevante”. A portaria começará a vigorar no dia 1º de fevereiro. (Por Pedro Peduzzi)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 10:30h
Oeste da Bahia

Aiba entrega mais de R$ 78 mil em equipamentos ao Hospital do Oeste

 

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), doou 43 equipamentos para diferentes setores, ao Hospital do Oeste, à maior unidade pública de saúde da região Oeste da Bahia, por meio da renda do ingresso solidário da edição da Bahia Farm Show, em 2022. Os objetos foram entregues, pelo presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, à líder geral do HO, Mariana Barbizan. (Foto ilustração)

O montante da última edição destinado à instituição, foi de R$ 78.585,64. Dessa forma, os setores beneficiados receberam melhorias nos serviços de sonorização, comunicação, alimentação e no ambiente das enfermarias devido a aquisição de 25 TVs Smart 40”; 5 TVs Smart 50”; 1 fogão industrial com forno; 1 homogeneizador de amostras; 1 máquina de gelo 35 kg; 5 sonares com Doppler; 1 microondas 30 L; liquidificador industrial; 1 cortador picador de mesa inox; 1 purificador de água; 5 estantes e 1 microscópio.

Nas doações das edições anteriores, o montante doado contribuiu para a aquisição de equipamentos, a exemplo de mesas e cadeiras, aparelhos de ar condicionado e cortina de ar para atender melhor os pacientes e seus familiares, além da reforma do refeitório, do setor de bioimagem, de pediatria, cardiologia e emergência que também foram contemplados com obras e aparelhagem finan...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 10:10h
Ministro da Justiça

Proposta de criação da Guarda Nacional está pronta, diz ministro

 

O governo federal deve apresentar, nos próximos dias, a proposta de criação de uma Guarda Nacional permanente e de segurança pública para proteger os prédios públicos federais em Brasília e atuar em operações especiais em terra indígenas, área de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos estados.

A informação é do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (foto ilustração), em entrevista exclusiva a veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na noite desta quarta-feira (25), em Brasília. Ele disse que a proposta de criação da nova corporação federal foi um pedido do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deve substituir a Força Nacional de Segurança, criada em 2004, no primeiro mandato de Lula.

"Ele [presidente] acha que a Força Nacional, como algo temporário, não cumpre o papel adequado. Ele próprio pediu a redação. Nós redigimos, está pronta. Será uma instituição dedicada à segurança das áreas cívicas, mas poderá atuar em áreas de fronteira, territórios indígenas e unidades de conservação.

Será parecido com a Força Nacional, mas com comando próprio, com cultura, enfim", afirmou.

O ministro...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 09:50h
Benefício Social

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários de NIS de final 7

 

A Caixa Econômica Federal paga hoje (26) a parcela de janeiro do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 7. O valor mínimo corresponde a R$ 600. (Foto ilustração)

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,9 milhões de famílias, com um gasto de R$ 13,38 bilhões. O valor médio recebido por família equivale a R$ 614,21.

A partir deste mês, o programa social volta a ser Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu o gasto de até R$ 145 bilhões fora do teto de gastos neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício.

Em publicação nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu que a manutenção da parcela mínima segue o compromisso estabelecido entre o novo governo e o Congresso Nacional. “Começaremos o pagamento de R$ 600 para famílias beneficiárias. Compromisso firmado durante a campanha e que conseguimos graças a PEC [Proposta de Emenda Constitucional] que aprovamos ainda na transição, já que o valor não tinha sido previsto no orçamento pelo governo anterior”, postou o presidente no último dia 16.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 09:20h
Política

Governadores articulam reunião para pressionar Lula por reforma tributária

 

Governadores articulam uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sexta-feira (27), em Brasília, para pressionar o presidente sobre a reforma tributária. Caso seja confirmado, será o segundo encontro entre o petista e os chefes de Executivo estaduais, que também pretendem apresentar outras demandas. (Foto ilustração)

O Consórcio Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Piauí) se reuniu na última sexta-feira (20) para debater as pautas e reivindicações que serão levadas a Lula.

Os governadores do Nordeste querem que a proposta de emenda à Constituição (PEC) 45 seja aprimorada com a emenda 192 (que altera o Sistema Tributário Nacional), de modo que haja compatibilização para que os estados não percam arrecadação.

"Precisamos contribuir com a formulação do novo modelo de gestão fiscal, da reforma tributária, criando novos instrumentos de políticas públicas para o desenvolvimento regional. Entendemos que é indispensável a criação de um fundo de desenvolvimento regional que substitua os instrumentos vigentes da guerra fiscal que queremos extinguir", afirma o consórcio.

"Para tanto, reafirmamos que a PEC 45 deve ser aprimorada com a emenda 192 e que haja compatibilização para que os estados não percam arre...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 08:40h
Salvador

Após controle de incêndio, Governo determina prioridade em recuperação de danos no TCA

 

O Corpo de Bombeiros Militares da Bahia e os brigadistas do Teatro Castro Alves (TCA) trabalharam conjuntamente na tarde desta quarta-feira (25) para controle do incêndio que atingiu o terraço do equipamento público, no bairro do Campo Grande, em Salvador. O fogo afetou o telhado da estrutura, mas não chegou a invadir as áreas internas do teatro. A determinação do governo estadual é de medidas imediatas para a reparação dos danos causados pelo fogo. (Foto ilustração)

Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros Aloísio Fernandes, o incêndio ficou confinado entre duas proteções do terraço e o acesso dos bombeiros ocorreu pelo telhado do teatro. “Confinamento de incêndio gera muita energia. Então, tinha muito calor. Nós realizamos a abertura na parte superior, fizemos uma ventilação natural, foi reduzido o calor e identificamos os focos. Assim, o combate foi diretamente nos focos e a situação foi controlada”, declarou.

A área atingida ainda passará por uma etapa tática do trabalho do Corpo de Bombeiros, para evitar qualquer possibilidade de reignição e por perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para conclusão da causa do incêndio, até então sem evidências. Para a operação, foram mobilizadas sete viaturas de combate, uma plataforma aérea, um efetivo de 42 bombeiros e duas unidades de resgate para atendimento de possíveis vítimas – que ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 07:50h
Estatal do Petróleo

Conselho da Petrobras deve indicar Prates para a presidência nesta quinta-feira (26)

 

O senador Jean Paul Prates (foto ilustração) deve assumir o comando da Petrobras nesta quinta-feira (26), após ter o aval do departamento de compliance da estatal.

A indicação do senador pelo PT do Rio Grande do Norte, oficializada no dia 12 de janeiro, fez com que a equipe da área de Governança e Conformidade se debruçasse sobre o currículo e as ligações políticas e empresariais do potencial futuro executivo.

Segundo informação confirmada por fontes da Petrobras à CNN, nada foi encontrado que vetasse o nome ao cargo.

A reunião do Conselho de Administração da Petrobras já havia sido marcada no início do mês e será realizada nesta quinta-feira às 9 horas da manhã. É provável que, ao ter o nome aprovado, Prates já tenha a posse no mesmo dia, no fim da tarde, ou logo no dia seguinte.

Integrantes do colegiado ouvidos pela CNN estão divididos sobre a possibilidade de a reunião despertar algum tipo de resistência ao nome do senador. Entretanto, ainda que isso venha acontecer, não devem ser um impeditivo para que o senador seja o eleito.

Passos para posse

Inicialmente, Prates terá de ser eleito para compor o Conselho, na vaga deixada por Caio Mário Paes de Andrade, que assumiu um cargo no governo de São Paulo. Depois, é convidado para participar da reu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 07:38h
Feira de Santana

Governo Municipal vai ter que criar a taxa de lixo

 

Fonte de renda para os municípios de médio e grande portes, a taxa de lixo e remoção vai deixar de ser uma opção dos administradores municipais. O Macro Legal do Saneamento Básico, Lei nº 14.026/20 estabelece que esses municípios deverão ter em lei até 2024 a cobrança da taxa para custear os serviços públicos da área.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 07:26h
De Feira de Santana

Deputados eleitos tomam posse quarta-feira à tarde na AL-BA

 

A posse dos deputados estaduais eleitos em 2022, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), está marcada para as 14h30 de quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023. De Feira de Santana vão tomar posse Pablo Roberto (PSDB), Binho Galinha (Patriota), José de Arimatéia (Republicanos) e Ângelo Almeida (PSB). (Foto ilustração: José de Arimateia, Angelo Almeida, Binho Galinha e Pablo Roberto)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 07:18h
Feira de Santana

Bancada do MDB aprova Humberto Cedraz na coordenação do partido

 

Presente na Câmara Municipal de Feira de Santana, terça-feira (24), o ex-deputado estadual Humberto Cedraz foi surpreendido pela bancada de vereadores do MDB, composta de quatro vereadores. Foi unânime o convite para que Cedraz venha coordenar o MDB, de olho nas eleições de 2024. É que o presidente de honra da legenda na Bahia, Lúcio Vieira Lima, disse ao site Bahia na Política que pretendia convidar Humberto Cedraz para organizar o partido para as próximas eleições. (Foto ilustração: José Carneiro, Edvaldo Lima, Humberto Cedraz, Ron do Povo e Lu de Ronny)


  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 07:16h
Bahia

Oposição deve dar trabalho ao Governo do Estado na AL-BA

 

Quem pensa que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) terá uma administração de sossego na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), se engana. O equilíbrio entre oposição (30) e situação (33) mostra que não vai ter trégua. Evidente que o poder seduz...  (Foto ilustração: Assembleia Legislativa da Bahia)

    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.01.2023 07:07h
Feira de Santana

Colbert Martins conta com o apoio de 13 vereadores e 9 partidos

 

A bancada do governo Colbert Martins, que no início do governo tinha 16 vereadores, passou quase dois anos com 8 integrantes. A nova formação para 2023 deve contar com os seguintes vereadores: José Carneiro (MDB), Ron do Povo (MDB), Edvaldo Lima (MDB), Jurandy Carvalho (PL), Pastor Valdemir (PV), Correia Zezito (Patriota), Lulinha da Conceição (UB), Marcos Lima (UB), Petrônio Lima (Republicanos), Galeguinho (PSB), Paulão (PSC), Zé Curuca (UB) e Fernando Torres (PSD), que diz ser independente, mas tem votado com o governo Colbert Martins. (Foto ilustração)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia