Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 07:30h
UPA da Mangabeira

MP pede e Juiz extingue processo contra José Ronaldo e cooperativas

 

A Justiça Estadual da Bahia, mais precisamente a 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, que tem como titular o Juiz Nunisvaldo dos Santos, arquivou Ação Civil de Improbidade Administrativa movida pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo de Carvalho (União – foto ilustração), mais a Coofsaúde Cooperativa de Trabalho e Coopersade que acusa de dano ao erário, violação dos princípios administrativos na contratação de pessoal diretamente sem processo seletivo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Mangabeira, implicando a incidência no art. 11, I da Lei nº 8.429/1992. Interessante é que o MP foi quem pediu desistência da Ação junto à 2ª Vara da Fazenda Pública, com o argumento de que a “Lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, e que levou em consideração a nova Lei de Improbidade Administrativa, a nº 14.230/2021 que alterou a Lei Federal nº 8.429/1992. A publicação da decisão de extinguir o processo 0508713-50.2017.8.05.0080 é de 15 de agosto de 2023.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 07:20h
De olho nas eleições

Feira de Santana: oposição tem nomes para a disputa em 2024

 

Se na base do governo Colbert Martins (MDB) há cinco nomes disponíveis para a disputa de prefeito em 2024 (José Ronaldo, Pablo Roberto, Wilson Falcão, Anacy Paim e Sérgio Carneiro), na oposição também há opções. Destaque para o deputado federal Zé Neto (PT), o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) e Carlos Medeiros (Novo). Ainda na disputa o deputado estadual José de Arimatéia (Republicanos), que se define como independente. (Foto ilustração: Zé Neto, Jhonatas Monteiro, Carlos Medeiros e José de Arimateia)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 07:10h
Feira de Santana

Pastor Tom fará encontro com chapa de candidatos a vereador

 

O presidente do Solidariedade, ex-deputado estadual Pastor Tom (foto ilustração), fará reunião hoje (22) em Feira de Santana. Reunirá um grupo de candidatos a vereador, de olho nas eleições de outubro de 2024. Pastor Tom, que é secretário de Relações Institucionais tem dito que faz parte de um grupo e que trabalhará para o fortalecimento do mesmo. A reunião será na rua Platina, 285, bairro Rua Nova – Feira de Santana.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 07:01h
Eleições 2024

Salvador: Candidatura única para prefeito pode não vingar

 

Com a dificuldade de compor a chapa com um nome único da base do Governo do Estado para as eleições de prefeito em Salvador, já há quem defenda que todos que desejarem saiam candidatos e se encontrem no segundo turno. Aí pela vontade do povo. (Foto ilustração: Prefeitura Municipal de Salvador)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 06:50h
Argentina

Lula fez campanha para Massa e agora quer Milei paz e amor

 

O presidente Lula, que é do PT e mandou três marqueteiros para a campanha a presidente de Sérgio Massa e facilitou acordos bilaterais com a Argentina do presidente amigo Alberto Fernández, liberando recursos financeiros, diz que Javier Milei não precisa ser amigo dele, mas ter uma boa relação com o Brasil. Milei que, chamou Lula de corrupto e comunista, não está entendendo o comportamento do presidente brasileiro.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 06:40h
Eleições 2024

Pancadinha prefeito, é pastor Tom na Assembleia Legislativa

 

Quem esteve em Feira de Santana no final de semana passado foi o deputado estadual Pancadinha (SDD). Veio prestigiar o aniversário do seu colega Binho Galinha (PRD). Pancadinha, primeiro colocado nas pesquisas de opinião para prefeito em Itabuna, se eleito em 2024 assume a vaga o feirense Pastor Tom. (Foto ilustração: Pancadinha e Pastor Tom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 06:30h
Segundo pesquisa Atlas

Lula tem avaliação de governo negativa maior que a positiva

 

O presidente Lula acendeu o sinal “amarelo” de alerta na sua administração, quando o assunto é avaliação de governo. É que sua avaliação positiva, 43%, é menor que a negativa, 45%. Quem divulgou foi a Atlas Intel, que avaliou os 11 meses de governo do presidente petista, entre os dias 17 e 20 de novembro. Foram ouvias 5.211 pessoas, com margem de erro de 1%. (Foto ilustração)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 06:20h
Força econômica

Brasil assume em dezembro a presidência do G 20

 

O G 20, que tem atualmente a Índia na presidência, no próximo mês deve assumir por um ano o Brasil do presidente Lula. Passado o período brasileiro, assume a África do Sul. O G 20 reúne os 20 maiores países economicamente do mundo.

O que é o G 20

Tendo surgido como resposta às crises econômicas da década de 1990, o G20 tem como objetivo o fortalecimento da economia internacional e a discussão de temas fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico global, como comércio internacional, agricultura, fontes de energia e meio ambiente.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 06:10h
De olho nas eleições

Olindina: Tucunaré vai disputar vaga de vereador em 2024

 

Rafael Jesus Silva, conhecido por Tucunaré (foto ilustração), disputará sua primeira eleição de vereador por Olindina. Nome da oposição, tem influência eleitoral junto à juventude e moradores da periferia. “Com fé em Deus, vou disputar a eleição para contribuir com a minha cidade”, disse Tucunaré, que deve se filiar ao Avante.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 05:55h
Supremo Tribunal Federal

Moraes manda soltar 4 presos do 8/1 após morte de réu

 

O ministro Alexandre de Moraes (foto ilustração), do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu revogar, nesta quarta-feira, 22, a prisão de quatro réus envolvidos nos atos ocorridos em 8 de janeiro.

A medida vem em resposta aos pedidos da Procuradoria-Geral da República (PGR), que aguardavam análise desde agosto e outubro. Essa decisão surge apenas dois dias após um dos réus ter falecido por mal súbito no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

Os réus beneficiados pela revogação são Jaime Junkes, Jairo Costa, Tiago Ferreira e Wellington Firmino. A PGR já havia manifestado concordância com a soltura desses indivíduos, porém, até então, não havia sido feita uma análise por parte do ministro Moraes.

O caso de Cleriston Pereira da Cunha, que faleceu na última segunda-feira, 20, também apresentou uma situação semelhante. A PGR já havia concordado com o pedido de liberdade feito pela defesa do réu, mas ainda não havia uma decisão proferida por Moraes.

Após o óbito de Cunha, o ministro determinou que a direção do presídio envie informações detalhadas sobre o caso. Nesta quarta-feira, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, lamentou o ocorrido e expressou solidariedade à família. (oantagonista) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 05:50h
Brasília

Governo recua e suspende portaria que restringe trabalho em feriados

 

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) suspendeu, no fim da tarde desta quarta-feira (22/11), a portaria que obriga um acordo coletivo para o trabalho aos domingos e feriados. Será criado um grupo de trabalho para um acordo entre o setor de comércio e serviços e entidades sindicais para que o texto entre em vigor a partir do dia 1º de março.

A suspensão aconteceu depois de forte pressão do setor produtivo e parlamentares, que ameaçaram votar um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para derrubar o texto. O ministro do trabalho, Luiz Marinho (foto ilustração), disse ter estranhado a rápida reação do Congresso, que aprovou nesta terça-feira (21/11) o regime de urgência para a pauta. “Nem entenderam o assunto e repudiaram a decisão”, declarou.

A portaria foi editada no último dia 15 pelo Ministério do Trabalho e alterou uma regra publicada em 2021, que facilitava o funcionamento de comércios nesses dias. De acordo com a pasta, a medida "corrige uma ilegalidade" ao alterar uma portaria do governo passado que alterava o que era previsto em lei.

A União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) avaliou que a determinação seria um “cerco à manutenção e criação de empregos”. Segundo o setor, a abertura do comércio aos domingos e feriados favorece não somente o consumo e a geração de empregos, mas também a populaçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 05:40h
Aniversariante do Dia

Radialista Marcos Valentim em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 05:30h
Senado Federal

Eduardo Girão anuncia ação contra ministro dos Direitos Humanos na PGR

 

Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (22), o senador Eduardo Girão (Novo-CE-Foto) anunciou que, junto a outros senadores, solicitou à Procuradoria-Geral da República (PGR) a abertura de inquérito civil para investigar o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida. O pedido, explicou o senador, visa apurar práticas de improbidade administrativa, notícia-crime comum e de responsabilidade, com o objetivo de embasar um pedido de impeachment do ministro.

O senador destacou a “perplexidade nacional” diante da confirmação de reuniões entre Luciane Barbosa de Farias (esposa de Clemilson dos Santos Farias, apontado como líder do Comando Vermelho no Amazonas) e autoridades do ministério. Segundo Girão, além de Silvio Almeida, Luciane também se reuniu com dois secretários e diretores do Ministério da Justiça e Segurança Pública em um período de três meses. Ele ainda apontou a falta de registro dos encontros nas agendas oficiais do governo.

— Estão querendo perseguir o jornal O Estado de S. Paulo pelo furo jornalístico que mostrou quem ela é, condenada e transitando, serelepe, com muita desenvoltura pelos ministérios do governo Lula — disse.

Além disso, segundo o parlamentar, foi feito pagamento de passagens aéreas e diárias de hotel com dinheiro público para que Luciane participasse do evento organizado pelo Comitê Nacional de Prevençã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 05:25h
Setor do Petróleo

Petróleo fecha em queda após sessão volátil com adiamento de reunião da Opep+

 

Os preços do petróleo fecharam em queda de quase 1% após uma sessão volátil nesta quarta-feira, quando os produtores da Opep+ adiaram inesperadamente uma reunião sobre cortes de produção, levantando questões sobre a oferta global de petróleo. (Foto ilustração)

Os futuros do petróleo Brent fecharam em baixa de 0,49 dólar, a 81,96 dólares o barril, depois de cair mais de 4%, para uma mínima de 78,41 dólares, mais cedo.

Os futuros do petróleo West Texas Intermediate dos EUA recuaram 0,67 dólar, a 77,10 dólares, após cederem mais de 5%, para uma mínima da sessão de 73,79 dólares durante o pregão.

A Opep+ adiou reunião originalmente marcada para 26 de novembro para 30 de novembro, em um movimento surpreendente que levou os preços a uma queda acentuada no início do pregão. Esperava-se que o grupo discutisse a possibilidade de expandir os cortes na produção de petróleo.

Os preços se recuperaram após notícias de que um desacordo estaria relacionado com os países africanos, que estão entre os pequenos produtores do grupo, e não com os principais exportadores de petróleo.

Alguns traders também apontaram para a baixa liquidez antes do feriado de Ação de Graças nos EUA. (Por Nicole Jao)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha com alta discreta; Cemig desaba

 

O Ibovespa fechou com um acréscimo discreto nesta quarta-feira e distante da máxima do dia, quando se aproximou de 127 mil pontos, sendo pressionado pelo declínio das ações da Vale e da Cemig, que desabou com preocupações sobre uma eventual federalização da empresa. (Foto ilustração)

Mesmo titubeando, no final prevaleceu na bolsa paulista o viés positivo que tem marcado as últimas semanas, apoiado principalmente na perspectiva de que o Federal Reserve não subirá mais a taxa de juros nos Estados Unidos.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,14 %, a 125.799,49 pontos, de acordo com dados preliminares. Na máxima do dia, chegou a 126.875,11 pontos (+0,99%), maior nível intradia desde 16 de julho de 2021. Na mínima, marcou 125.439,03 pontos, em queda de 0,15%.

O volume financeiro somava 24 bilhões de reais antes dos ajustes finais. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar fica perto da estabilidade fecha a R$ 4,90 antes de feriado nos EUA

 

O dólar à vista fechou a quarta-feira perto da estabilidade ante o real, com investidores mantendo posições antes do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, em um dia de alta para a moeda norte-americana no exterior, enquanto no Brasil repercutiram comentários do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre a política monetária. (Foto ilustração)

O dólar à vista fechou o dia cotado a 4,9021 reais na venda, em alta de 0,08%. Em novembro, a moeda acumula queda de 2,75%.

Na B3, às 17:22 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,02%, a 4,9030 reais.

No início da sessão, o dólar chegou a cair ante o real, com investidores ainda repercutindo a ata do último encontro de política monetária do Federal Reserve, publicada na tarde de terça-feira, e à espera da divulgação de novos dados sobre a economia norte-americana. (Fabrício de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 05:10h
Ministra da Igualdade Racial

Anielle Franco afirma ter entregue a Lula lista com nomes de mulheres negras para vaga no STF

 

A ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) afirmou nesta quarta-feira (22) que entregou, junto com a primeira-dama Janja, uma lista de nomes de juízas negras ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo é que uma delas possa ocupar o lugar de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). (Foto ilustração: Anielle Franco e Lula)

“A Janja tem sido uma parceira de caminhada, no ponto de chegar e falar: ‘Olha, a gente tem esses nomes. Se o senhor quiser tem aqui essa lista tríplice’. A gente sempre chega e fala, mas tem esse limite de ele chegar e dizer: ‘Tudo bem, eu entendo, obrigado. A gente vai pautar. Ainda não decidi nada’”, disse Franco.

A declaração foi dada durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. Ela não especificou quando a lista foi entregue ao presidente.

Há uma pressão de parte do eleitorado de Lula, incluindo movimentos sociais, para que uma mulher negra ocupe uma vaga no STF. A ministra afirmou que, sempre que possível, toca no assunto com o presidente.

“Sempre que possível chegava e falava, por isso eu também trouxe a Janja. Se tem alguém que defende muito a pauta de gênero dentro do governo é ela”, completou.

Lula já afirmou que não pretende adotar gênero ou cor como critério de escolha para vagas no STF ou na Procuradoria-Geral da República (PGR). El...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 05:05h
Governo do Estado

Hospital Roberto Santos realizou o VII Simpósio da Residência Multiprofissional

 

Nesta quarta-feira (22), ocorreu a sétima edição do Simpósio de Residência Multiprofissional em Saúde (Siremu) do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), que tem por objetivo expandir os horizontes na assistência do hospital. (Foto ilustração)

O evento, organizado pelos residentes do HGRS, aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia e reuniu profissionais das diversas áreas e programas. De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Jorge Motta, eles discutiram temas atuais, apresentaram suas experiências exitosas e tiveram outras vivências que vão contribuir para uma assistência cada vez mais qualificada para os pacientes do HGRS.

Ele ainda acrescentou que todos os anos são oferecidas 48 novas vagas para os nove programas de residência, em áreas como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, dentre outras. Motta acrescentou que participam profissionais de toda a Bahia e até de outros estados, que têm “nos nossos programas a oportunidade de uma formação completa”.

André Durães, coordenador de Ensino e Pesquisa do HGRS, ressaltou que a Coremu é a maior residência multiprofissional da Bahia, além de ser a primeira: “E este simpósio já é tradicional, onde se faz o fechamento (do ano) e onde se faz a atualização sobre os temas relevantes para estes profissionais”.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.11.2023 05:00h
Feira de Santana

Fila da regulação com 22 pacientes nesta quarta-feira

 

Em Feira de Santana, 22 pessoas aguardam transferência para uma unidade hospitalar nesta quarta-feira, 22. As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. (Foto ilustração: UPA da Queimadinha)

Os pacientes também estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

Na UPA Queimadinha um homem de 66 anos deu entrada há sete dias e espera a transferência para receber o tratamento adequado para AVC.

Do total, 11 pacientes aguardam regulação na UPA Queimadinha, seis na UPA Mangabeira e cinco distribuídos nas policlínicas municipais: George Américo (1), Parque Ipê (3) e Rua Nova (1).

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 17:00h
Senado Federal

CCJ aprova PEC que regula eleição no comando dos tribunais de Justiça

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (22) a proposta de emenda à Constituição (PEC) 26/2022, que regula a eleição dos órgãos diretivos dos tribunais estaduais de Justiça. A matéria relatada pelo senador Weverton (PDT-MA-Foto) segue para o Plenário.

De acordo com o texto, a regra vale para tribunais estaduais compostos de mais de 170 desembargadores em efetivo exercício. Nesse caso, a eleição deve se dar entre os membros do tribunal pleno, por maioria absoluta e voto direto e secreto. O mandato dos eleitos é de dois anos, admitida apenas uma recondução sucessiva.

“Trata-se do ramo do Judiciário com competência mais abrangente, além de ser o mais pulverizado no território nacional, com unidades judiciárias localizadas em municípios menores. Por sua competência abrangente e sua enorme capilaridade, a Justiça estadual tem uma importância direta e inquestionável na vida do jurisdicionado”, afirma Weverton no relatório. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 16:00h
Câmara Federal

Comissão discute mudanças nas regras de aposentadoria de servidores municipais

 

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados discute na quinta-feira (23) proposta que altera regras de aposentadoria dos servidores públicos municipais. A reunião será realizada no plenário 8, às 9 horas. (Foto ilustração)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/23, do deputado Gilson Daniel (Podemos-ES) e outros, estabelece que os municípios deverão aplicar em seus regimes próprios de Previdência Social as mesmas normas de benefícios válidas para a União.

O texto permite, no entanto, que as prefeituras implantem regras mais rigorosas se isso for necessário para solucionar seus déficits orçamentários.

Os autores da PEC afirmam que até hoje apenas 31% dos municípios brasileiros implementaram seus próprios regimes previdenciários. Isso comprovaria o insucesso da Emenda Constitucional 103, de 2019, que deu autonomia a esses entes para elaborarem suas reformas da Previdência.

"O déficit previdenciário está esgotando a capacidade daqueles que não conseguiram aprovar suas reformas de investirem e, com isso, gerarem emprego e renda adicionais", argumentam os autores, no texto que acompanha a proposta.

Críticas

Já para os deputados Rogério Correia (PT-MG), Denise Pessôa (PT-RS) e ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 15:00h
Ministério da Saúde

Saúde quer vacinar 6,6 milhões de pessoas contra a gripe no Norte

 

Com o início do Inverno Amazônico, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe na região, o Ministério da Saúde inicia nesta quarta-feira (22) uma ação de mobilização para incentivar a vacinação contra a influenza na Região Norte. (Foto ilustração)

A ação segue até o dia 15 de dezembro, com o Dia D previsto para o próximo sábado (25). A estimativa da pasta é que 6,6 milhões de pessoas sejam imunizadas. Foram enviadas 7 milhões de doses da vacina trivalente, que protege contra as três cepas que mais circulam no Brasil.

Em nota, o ministério reforçou que a vacina contra a gripe pode ser administrada junto a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre cada uma.

Podem se vacinar:

- crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

- crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;

- trabalhadores da saúde;

- gestantes;

- puérperas;

- professores dos ensinos básico e superior;

- povos indígenas;

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 14:30h
Receita Federal

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

 

O contribuinte que caiu na malha fina em 2023 ou em outros anos e resolveu suas pendências pode consultar a partir desta quinta-feira (23) se está no lote residual de restituição do Imposto de Renda. (Foto ilustração)

A Receita Federal abre a consulta às 10h em seu site. Para isso, é preciso informar o número do CPF, a data de nascimento e responder às perguntas feitas pela instituição.

O pagamento será feito no dia 30 de novembro a 358.737 contribuintes, em um total de R$ 762.906.928,68, sendo que mais de R$ 524,8 milhões serão destinados a pessoas que estão na lista de prioridade.

- 5.774 contribuintes idosos acima de 80 anos;

- 58.060 contribuintes entre 60 e 79 anos;

- 6.654 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;

- 14.863 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;

- 129.019 contribuintes que usaram a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix.

Além dos prioritários, o lote residual terá 144.367 contribuintes não prioritários, que somam mais de R$ 238,1 milhões.

O depósito do valor será feito na conta bancária informada no momento da declaraçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 14:00h
Feira de Santana

Filarmônica 25 de Março classificada para o Festival Dois de Julho - Filarmônicas da Bahia

 

A Sociedade Filarmônica 25 de Março foi classificada para o Festival Dois de Julho - Filarmônicas da Bahia. O evento acontece entre os dias 9 e 10 de dezembro no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. (Foto ilustração)

A Filarmônica 25 de Março ocupa a segunda colocação de doze candidatos classificados no concurso promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e da Fundação Cultural do Estado (Funceb).

"A nossa instituição obteve uma ótima classificação, o que nos dá a certeza de que o trabalho quando é realizado com seriedade os resultados aparecem. A Fundação Senhor dos Passos continua dando bons frutos para a comunidade da Feira de Santana", considera o presidente da Fundação Senhor dos Passos, Carlos Brito. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 13:20h
Prefeito de Salvador

Apesar de rusgas entre ACM Neto e Roma, Bruno diz que decisão sobre PL cabe a ele

 

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil-Foto) vem dando afagos ao PL, com vistas para 2024, mesmo que não admita abertamente que será candidato à reeleição. O gestor municipal também já assumiu que “na hora certa” vai procurar o presidente estadual da sigla, João Roma, para tratar sobre o pleito eleitoral.

O temor desta relação, no entanto, recaí por parte do cacique do União, ACM Neto, que mantém um conflito político contra o chefe da legenda bolsonarista, após o pleito de 2022, quando Roma também se lançou candidato a governador da Bahia, rompendo relações com o amigo-irmão. Questionado como intermediará o diálogo entre os políticos, Reis pediu cautela e afirmou que a decisão sobre o tema cabe somente a ele e não ao ex-prefeito de Salvador.

“Gente, cada dia com a sua agonia. Eu ainda vou procurar o PL para tratar sobre apoio do PL, e o candidato se vier ser, tomando essa decisão, serei eu. Graças a Deus tenho uma boa relação com eles”, frisou o gestor municipal, na manhã desta quarta-feira (22), durante a abertura 2ª edição do Festival Salvador Capital Afro, que acontece no Espaço Cultural da Barroquinha.

Em outubro, o PL iniciou a aproximação com o ex-aliado. Na ocasião, Reis admitiu a existência das conversas e a possibilidade de um futuro apoio dos liberais em 2024. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 12:40h
Governo do Estado

SSP e Seap deflagram megaoperação com abordagens em presídios da Bahia

 

O combate ao crime organizado foi reforçado nesta quarta-feira (22), com uma megaoperação deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), através da Polícia Militar (PM-BA), e pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), em presídios na Bahia. O principal objetivo é retirar do sistema prisional celulares, carregadores, chips, facas artesanais, drogas, anotações do crime organizado, entre outros itens ilícitos. (Foto ilustração)

Equipes especializadas da PM-BA e da Seap realizam ações simultâneas em dezenove unidades na capital baiana, na Região Metropolitana de Salvador e no interior do estado. (Ascom/SSP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 12:00h
Tribunal Contas dos Municípios

TCM promove encontro de técnicos do controle externo

 

Começa nesta quarta-feira (22/11) o encontro anual dos auditores que formam o corpo técnico do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, responsáveis pelos trabalhos de campo do controle externo das administrações dos 417 municípios baianos. No encontro, que se estenderá até a próxima sexta-feira (24/11), será feita uma avaliação dos trabalhos realizados ao longo de 2023 e aprovado o plano de trabalho para o próximo ano, com base no Planejamento Estratégico. (Foto ilustração)

A abertura do encontro será feita pelo conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, presidente do TCM, que deverá reafirmar as prioridades nas ações fiscalizatórias, especialmente no acompanhamento das ações relacionadas às políticas públicas voltadas para a educação e saúde. Está previsto também uma manifestação do conselheiro Nelson Pellegrino, diretor da Escola de Contas, sobre o processo de modernização e renovação tecnológica dos processos de auditoria. E também da auditora Marilene Ribeiro Marques, superintendente de Controle Externo do TCM, sobre os planos de trabalho para 2024.

O conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo, vice-presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, é convidado para a palestra de abertura do encontro, que este ano terá como tema “O novo papel dos Tribunais de Contas”. Na abordagem, o enfoque principal será na “gover...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 11:40h
Governo Jerônimo Rodrigues

Após Sérgio Brito, Afonso Florence deixa Casa Civil e reassume mandato na Câmara Federal

 

O secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence (PT-Foto), foi exonerado nesta quarta-feira (22) para reassumir o mandato de deputado federal. Segundo o Diário Oficial de hoje, o chefe de gabinete, Carlos Mello, passa ao comando da pasta.

Com o retorno de Florence à Câmara, o suplente Josias Gomes (PT) deixa o mandato. Tudo indica que o petista irá para Brasília para tratar de emendas parlamentares. No último dia 17, inclusive, o secretário de Infraestrutura da Bahia e também deputado federal licenciado, Sérgio Brito (PSD), se exonerou com a justificativa de que precisava resolver questões burocráticas relacionadas às emendas e “buscar recursos” para o estado. (politicalivre)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 11:20h
Estatal do Petróleo

Petrobras (PETR4) divulgará plano estratégico 2024-2028 na sexta-feira (24)

 

O plano estratégico 2024-2028 da Petrobras (PETR3; PETR4) será divulgado na sexta-feira (24), disse o presidente-executivo da companhia, Jean Paul Prates. (Foto ilustração)

A Reuters informou no início deste mês que o plano envolverá cerca de US$ 100 bilhões em investimentos, acima dos US$ 78 bilhões projetados no plano anterior 2023-2027.

Durante evento nesta quarta-feira (22), o executivo afirmou ainda que a Petrobras é parte “importantíssima” do plano do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Brasil na agenda da transição energética, e que a companhia vai cumprir à risca o que Lula definir dentro de regras e ritos. (Por Giovana Leal)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 11:00h
Pesquisa Genial/Quaest

Rejeição a Lula aumenta e agora, só 9% do mercado tem avaliação positiva do governo

 

Se dependesse do voto apenas dos eleitores que atuam no mercado financeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva dificilmente seria reeleito. (Foto ilustração)

Isso porque a popularidade do petista, que nunca foi das maiores na região da Faria Lima, caiu ainda mais, de acordo com pesquisa da Genial/Quaest.

A proporção do mercado financeiro que avalia positivamente o governo caiu 3 pontos porcentuais entre setembro e novembro, de 12% para 9%.

Enquanto isso, a avaliação negativa subiu 5 pontos porcentuais, de 47% para 52%.

No mesmo período, a avaliação regular oscilou dois pontos para baixo, de 41% para 39%, ainda de acordo com o levantamento.

Além de Lula, avaliação de Haddad piora

Os números refletem uma piora na avaliação sobre o desempenho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Nesta leitura, os que consideram positivo o trabalho do ministro diminuíram de 46% para 43%.

Já a avaliação negativa de Haddad aumentou de 23% para 24%. A regular avançou de 31% para 33%, no mesmo período.

Para 39 entrevistados, a força de Haddad está menor que há dois meses, após a tensão fiscal diante do aumento da pressão dentro do governo pela alteração da meta de déficit zero para 2024.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 10:50h
Câmara Federal

Relator da LDO impõe prazo para pagar emendas e planeja sacrificar PAC para bancar eleições

 

Relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o deputado Danilo Forte (União-CE-Foto) esticou a corda com o Palácio do Planalto e confirmou a inclusão em seu parecer de um cronograma para pagamento obrigatório de emendas parlamentares pelo Executivo. Ele ainda avalia tirar dinheiro do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), uma das principais vitrines do governo, para abastecer o fundo eleitoral que financiará as campanhas municipais do ano que vem. Em outra frente, o Congresso prepara novas derrotas para Luiz Inácio Lula da Silva na apreciação de vetos presidenciais amanhã. Um deles é relativo ao marco temporal para terras indígenas, que deve ser derrubado.

O prazo para a liberação das emendas parlamentares, planejado por Forte, inclui as individuais e de bancadas estaduais. Essas modalidades são impositivas, ou seja, seu pagamento é obrigatório, mas o Executivo dita o ritmo de liberação dos recursos. Isso permite que o governo use a execução desses recursos para negociar votações com o Congresso. O montante total atrelado ao calendário é de R$ 37,6 bilhões.

Para o relator, a falta de um cronograma provoca o toma lá dá cá de emendas em votações importantes para o Planalto.

— Ficamos muito à mercê do governo de plantão — afirmou o deputado.

As datas e detalhes do cronograma ainda nã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 10:40h
Mercado de Trabalho

Desemprego cai de 8% para 7,7% no país no terceiro trimestre do ano

 

A queda na taxa de desemprego no país, de 8% no segundo trimestre para 7,7% no terceiro trimestre deste ano, foi puxada principalmente pelo recuo do indicador em São Paulo. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), a taxa no estado recuou de 7,8% para 7,1% no período. (Foto ilustração)

“A queda no Brasil não foi um processo disseminado nos estados. A maior parte das unidades da Federação mostra tendência de redução na taxa de desocupação, mas apenas três estados registram queda estatisticamente significativa, principalmente por causa da redução da desocupação. E São Paulo tem uma importância dado o contingente do mercado de trabalho, o que influencia bastante a queda em nível nacional”, explica a pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy.

Além de São Paulo, apresentaram queda significativa na taxa de desemprego os estados do Maranhão (de 8,8% para 6,7%) e Acre (de 9,3% para 6,2%).

Em 23 unidades da Federação, a taxa manteve-se estatisticamente estável. Apenas em Roraima houve crescimento da taxa de desemprego,, ao passar de 5,1% para 7,6%.

No terceiro trimestre deste ano, as maiores taxas de desemprego foram observadas na Bahia (13,3%), em Pernambuco (13,2%) e no Amapá (12,6%). As menores taxas ficaram com os estados de Rondônia (2,3%), Mato Grosso (2,4%) e Santa Catarina (3,6%).

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 10:20h
Brasília

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro é exonerado do cargo

 

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (foto ilustração), foi exonerado do cargo. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial da União. Segundo o decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a demissão foi a pedido de Fávaro, que é senador e deve retornar ao posto para participar de votações na Casa.

O Senado está discutindo a proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita poderes individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A votação foi adiada para esta quarta-feira (22).

Além disso, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado tem na pauta desta quarta a votação das propostas sobre a regulamentação das apostas esportivas e a taxação dos super-ricos. A análise ocorre após adiamento por pedido de vista de 24 horas concedido nesta terça (21). Ambas as medidas são tidas como essenciais para que o governo cumpra as metas fiscais de 2024.

Em fevereiro deste ano, Fávaro já havia sido exonerado com outros 12 ministros com cargos legislativos para reforçar a votação dos candidatos do governo à presidência da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O ministro foi eleito para o Senado em 2020. Desde abril daquele ano, ele já ocupava o cargo interinamente. A vaga foi deixada pela ex-senadora...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 10:00h
Política

Zé Neto e Jerônimo se reúnem para alinhar entrega de obras e mais ações para Feira e região

 

O deputado federal Zé Neto (PT) se reuniu nesta terça-feira, 21, com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para alinhar a entrega de importantes obras e mais ações para Feira de Santana e região, e traçar um planejamento de ações para 2024. O encontro, que ocorreu na Governadoria, em Salvador, foi compartilhado pelo próprio chefe do Executivo estadual em suas redes sociais. (Foto ilustração: Jerônimo e Zé Neto)

Entre os assuntos, o andamento das obras do Centro de Convenções da cidade; entrega de novas escolas de Tempo Integral; abastecimento de água; duplicação da BA-502, que liga Feira à São Gonçalo dos Campos; e as emendas parlamentares que serão destinadas por Zé Neto e a bancada baiana do PT, no Congresso.

“Zé Neto é um dos que colaboram e muito para que essas emendas possam vir à ajudar a gente, no estado da Bahia inteiro, na saúde, na educação, na infraestrutura, na segurança pública. Mas hoje aqui, além disso, teve o tema Feira de Santana, que nós vamos tratar amanhã[hoje] em Brasília, para que possamos beneficiar o município e a região de Feira. Já, já eu volto à Feira porque temos que olhar a obra do Centro de Convenções, tem entregas de escolas, tem água, tem aquela pista ali do Tomba na direção da 101[BR], coisas boas“, disse o governador, em vídeo publicado no story do Instagram.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 09:30h
Benefício Social

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

 

A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (22) a parcela de novembro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. Pelo segundo mês seguido, o benefício tem um adicional para mães de bebês de até 6 meses de idade. (Foto ilustração)

Chamado de Benefício Variável Familiar Nutriz, o adicional corresponde a seis parcelas de R$ 50 para garantir a alimentação da criança. Com o novo acréscimo, que destina R$ 16,8 milhões a 349 mil mães neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informa que está concluída a implementação do novo Bolsa Família.

Além do novo adicional, o Bolsa Família paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos de idade e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos de idade.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 677,88.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,18 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,26 bilhões.

De 11 a 15 de outubro, ocor...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 09:00h
Feira de Santana

Coordenador da PC visita o CCO para tratar sobre instalação de novas câmeras de monitoramento

 

Na segunda-feira (20), o coordenador regional da Polícia Civil, Yves Correia, esteve presente no Centro de Controle e Operações (CCO) em Feira de Santana para discutir a instalação de novas câmeras de videomonitoramento em vários pontos estratégicos da cidade e zona rural. Ele foi recebido pelo secretário municipal de Prevenção à Violência, Moacir Lima. (Foto ilustração)

O Centro de Controle realiza monitoramento 24 horas com mais de trezentas câmeras de videomonitoramento, captando imagens em tempo real. As principais vias de acesso à Feira de Sanrana, como BR 116/Sul e a 324, também estão sob monitoramento. Todas as câmeras contam com a tecnologia OCR (Optical Character Recognition), permitindo o reconhecimento facial de infratores e a leitura de placas de veículos, auxiliando na identificação de automóveis roubados ou com placas adulteradas.

O coordenador da Polícia Civil destaca a eficácia do monitoramento na prevenção de crimes. "O monitoramento não é só feito pelo centro de controle, como também pelo próprio Cicom, órgão do governo do estado. Esse trabalho integrado entre o governo estadual e municipal é extremamente relevante. Estamos empenhados em resolver as demandas da região e responder eficientemente às ocorrências porque a sociedade feirense merece", afirmou Yves.

"Estamos buscando estratégias para insta...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 08:40h
Sul da Bahia

Itacaré: Prefeito denuncia descaso do Hospital Costa do Cacau

 

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio (PT-Foto), está bastante irritado com a direção do hospital Costa do Cacau, em Ilhéus.

Segundo o alcaide, o seu sogro sofreu AVC e se encontra internado no hospital, mas conseguiu uma vaga para o hospital Vida, em Ilheus:

“A vaga no outro hospital foi viabilizada, mas o Costa do Cacau não fez a transferência ainda. Ligaram para a família ir as 7 da manhã, mas até as 17 horas nada de transferir. Se um prefeito está sofrendo com esse descaso, imagine o que a população não passa?”, declarou o prefeito. (Por João Matheus)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 08:20h
Brasília

Lula tem até amanhã para sancionar desoneração; veto põe em risco 1 milhão de empregos

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-Foto) tem até esta quinta-feira (23) para decidir sobre o projeto de lei que prorroga até o fim de 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia brasileira. Caso não seja estendida, a medida termina em dezembro deste ano. Empresas, centrais sindicais e trabalhadores pressionam pela sanção do texto, sob risco de perda de cerca de 1 milhão de empregos.

A matéria foi protocolada em 1º de novembro no Palácio do Planalto, e o prazo para análise é de 15 dias úteis. Caso Lula não publique o projeto até esta quinta (23), o texto é sancionado automaticamente e é promulgado pelo petista ou pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Pelo projeto, em vez de o empresário pagar 20% sobre a folha do funcionário, o tributo pode ser calculado com a aplicação de um percentual sobre a receita bruta da empresa, que varia de 1% a 4,5%, conforme o setor.

A contribuição não deixa de ser feita, apenas passa a se adequar ao nível real da atividade produtiva do empreendimento. Em outras palavras, as empresas que faturam mais contribuem mais. Com isso, é possível contratar mais empregados sem gerar aumento de impostos. Cálculos demonstram que a perda de arrecadação para a Previdência Social sem a desoneração seria de R$ 45,7 bilhões entre 2018 e 2022. (Ana Isabel Mansur e Bruna Lima) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 08:01h
Câmara Federal

Projeto permite funcionamento de comércio aos domingos e feriados

 

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 411/23, da deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), permite o funcionamento de 12 setores do mercado varejista aos domingos e feriados. Para isso, a proposta suspende os efeitos da Portaria 3.665/23, do Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo essa norma, publicada em 13 de novembro, as lojas desses setores só podem abrir se forem autorizadas em convenção coletiva e por lei municipal.

Any Ortiz destaca a importância do comércio para movimentar a economia e gerar emprego e renda. O Brasil conta com 5,7 milhões de empresas de comércio. “É fundamental garantir o crescimento e fortalecimento da economia com a geração de empregos, movimentando o mercado e fazendo a máquina pública girar", defende Any. Tudo isso, ressalta, respeitando os direitos dos contribuintes e evitando arbitrariedades por parte do empregador e empregados.

"O projeto garante que a justiça econômica seja feita e o trabalhador respeitado”, resume Any Ortiz.

Setores atingidos pela portaria

Os 12 setores afetados pela norma são:

1) varejistas de peixe; 2) varejistas de carnes frescas e caça; 3) varejistas de frutas e verduras; 4) varejistas de aves e ovos; 5) varejistas de produtos farmacêuticos (farmácias, inclusive manipulação de receituário); 6) comércio de artigos regionais nas estâncias hidrominerais; 7) comércio em porto...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.11.2023 07:40h
De olho em 2024

Colbert Martins e as opções dentro governo e do grupo para prefeito

 

O prefeito Colbert Martins (MDB), que tem evitado tratar das eleições de prefeito em Feira de Santana, tem um leque de opções para a disputa que deve ocorrer em outubro de 2024. Guindados dentro do governo os nomes de Wilson Falcão (Desenvolvimento Econômico), Anacy Paim (Educação) e Sérgio Carneiro (SMTT). Já dentro do grupo estão José Ronaldo (União) e Pablo Roberto (PSDB). (Foto ilustração: José Ronaldo, Pablo Roberto, Wilson Falcão, Anacy Paim e Sérgio Carneiro)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia