Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 08:30h
Presidente da Câmara

CPI do MST deve ser instalada na Câmara nesta semana, diz Arthur Lira

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que a CPI sobre invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deve ser instalada nesta semana. A Frente Parlamentar do Agropecuária pressiona para que a investigação ocorra diante das ações recentes do MST. Lira fez a declaração depois de participar de convenção do Republicanos na noite desta segunda-feira (24). (Foto ilustração)

O MST invadiu, somente em abril deste ano, ao menos 11 locais. Entre os alvos das ações dos militantes em diversos estados estão fazendas, propriedades, áreas públicas e órgãos, como prédios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O pedido de abertura da CPI foi protocolado em 15 de março na Câmara dos Deputados. O requerimento ultrapassou o número mínimo de assinaturas — 171 — e chegou a 172 nomes.

"Precisamos investigar com todo o rigor quem está financiando o terror no campo", afirmou, à época, o deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), autor do pedido de abertura. De acordo com o requerimento de criação, a CPI do MST seria composta de 27 titulares e 27 suplentes, com prazo de até 120 dias.

Projetos

A bancada ruralista também quer acelerar a trami...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 08:10h
Câmara Federal

Deputados poderão ter janela partidária para as eleições de 2024

 

Um grupo de parlamentares do União Brasil apresentou Projeto de Lei para alterar a “janela partidária” para uma fresta a cada eleição (biênio). Neste caso, derrubariam a necessidade de fidelidade para deputados que desejam disputar eleições municipais, sem risco de perder o mandato. A ideia, bem-vinda já em outros partidos, prevê a “janela” de 30 dias antes do prazo de filiação, em março de 2024.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 07:51h
Festejos juninos

Colbert Martins quer São João na sede, além de Maria Quitéria e São Pedro de Humildes

 

O prefeito Colbert Martins anunciou que deve fazer um São João forte na sede do município de Feira de Santana. Mesmo tendo os festejos dos distritos de Maria Quitéria [São João] e Humildes [São Pedro], para atrair aqueles que passam pela cidade. Também ratificou a realização da Expofeira em setembro e o Natal Encantado em dezembro.
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 07:30h
Micareta 2023

Colbert Martins lamentou a ausência de uma cervejaria

 

O prefeito Colbert Martins (MDB), na avaliação feita à TV Subaé da Micareta 2023, ontem ao meio dia, lamentou que não houve uma cervejaria patrocinando a festa. Espera fazer um projeto antecipado para convencer a presença de uma fábrica em 2024. 
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 07:10h
Feira de Santana

Jerônimo Rodrigues presente na Micareta em três momentos

 

A presença do governador Jerônimo Rodrigues foi o fato mais importante na Micareta de Feira de Santana esse ano. Veio à festa quarta-feira (19), na saída do bloco Zero Hora, participou da abertura da festa, quinta-feira (20) à noite, e sábado (22) à noite visitou camarotes institucionais e da imprensa. Portanto, em três oportunidades na Princesa do Sertão. (Foto ilustração: Vereador Silvio Dias, deputado federal Zé Neto, deputado estadual Binho Galinha, governador Jerônimo Rodrigues e vereador Ivanberg)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 06:38h
Feira de Santana

Binho Galinha: Tivemos uma Micareta de paz e grandes atrações

 

O deputado estadual Binho Galinha (Patriota - foto), que esteve todos os dias na avenida Presidente Dutra, circuito da |Micareta 2023, avaliou que a festa foi um sucesso. “Tivemos uma Micareta de paz e grandes atrações. O povo foi para a rua e brincou na pipoca. Estou feliz”, declarou Binho Galinha.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 06:34h
Feira de Santana

Felipe Freitas: Zé Neto ainda é o melhor nome da oposição

 

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas (foto ilustração), que esteve na quarta-feira (19) à noite no bloco Zero Hora, questionado sobre a sucessão de Colbert Martins (MDB), que vai ocorrer em 2024, disse que ainda é Zé Neto o melhor nome para disputar as eleições ano que vem. “Não se criou alternativas viáveis”, justificou Felipe.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 06:29h
Micareta 2023

Colbert Martins diz que em 2024 terá novamente o dia do arrastão

 

O prefeito Colbert Martins (MDB-foto), presente no arrastão da Micareta 2023, ontem pela manhã, confirmou que será mantido ano que vem e com Tiago Aquino. Informou também que tinha o desejo de ter Carlinhos Brown, criador do arrastão do carnaval de Salvador presente em 2024.
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 06:26h
Feira de Santana

Em alta na Micareta, governo tem a oportunidade de fazer a reforma

 

Com o sucesso da Micareta 2023, o prefeito Colbert Martins (MDB) tem uma boa oportunidade para fazer a reforma administrativa tão desejada. É oxigenar o governo de olho nas eleições de 2024, com uma forte base na Câmara Municipal e uma equipe conectada com a população. Vamos esperar...  (Prefeitura Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 06:22h
Presidente do PT

Gleisi Hoffmann deu uma sumida da mídia nacional e Lula agradece

 

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (foto ilustração), combinado ou não com o Palácio do Planalto, deu uma sumida da mídia. Vinha criando muitos embaraços para o governo petista, em especial na área econômica, com os seus “pitacos”.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 06:19h
Novena em Brasília

Ex-presidente maranhense José Sarney completou 93 anos

 

O ex-presidente maranhense José Sarney (MDB - foto ilustração) completou 93 anos ontem (24), quando recebeu seleto grupo de amigos e a família para uma novena em Brasília. Sarney, a despeito de se afastar da política, notou que a política não se afastou dele. Tem sido conselheiro de caciques partidários.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 06:16h
2024 começou...

Polarização Lula x Bolsonaro vai prevalecer nas grandes cidades

 

Presidente do Instituto Paraná Pesquisas, que acertou muitos cenários eleitorais em 2022, Murilo Hidalgo deu o pontapé nas sondagens para as prefeituras de capitais. Ele acredita que a polarização Lula x Bolsonaro vai prevalecer nas grandes cidades, todavia vai se arrefecer no interior. Também indica que o ex-presidente, que precisa de mídia, deve gravar mais rádio e TV para os candidatos. (Esplanada/foto ilustração: Lula e Jair Bolsonaro)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 06:15h
Boa convivência

Feira de Santana: Micareta foi de trégua entre estado e município

 

Na Micareta 2023 de Feira de Santana, nos seus quatro dias, o que se viu foi uma trégua política entre os governos estadual e municipal. Do governador Jerônimo Rodrigues (PT) ao prefeito Colbert Martins (MDB), era só elogios na condução da festa.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 06:13h
Economia

Brasil tem 66 milhões de pessoas endividadas

 

Números do SPC Brasil mostram que há 66 milhões de pessoas inadimplentes no Brasil. As principais dividas são com bancos (32,08%) e concessionárias de água e energia (15,79%). 23,84% são pessoas com idade entre 30 e 39 anos. Dos 66 milhões de endividados, 54% são por impulso nas compras.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 06:05h
Micareta 2023

Feira de Santana: deputados presentes no circuito da festa

 

Os principais deputados que representam Feira de Santana tiveram presença efetiva na Micareta 2023. Destaque para o federal Zé Neto (PT) e os estaduais Binho Galinha (Patriota), Pablo Roberto e Robinson Almeida (PSB). O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida também foi presença no circuito.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 06:00h
Vandalismo em Brasília

STF começa a julgar situação de mais 200 denunciados por atos extremistas em Brasília

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar à 0h desta terça-feira (25) a situação de mais 200 denunciados pela participação nos atos extremistas de 8 de janeiro, em Brasília. A análise vai até 2 de maio e ocorre no plenário virtual. (Foto ilustração)

Na semana passada, em uma primeira análise, oito ministros do Supremo votaram para tornar réus os cem primeiros denunciados pelos atos extremistas.

No julgamento virtual, os ministros votam por meio do sistema do STF. Se houver pedido de vista, o julgamento é suspenso. Caso ocorra um pedido de destaque, a decisão é levada ao plenário físico do tribunal.

Os investigados dos atos extremistas podem responder por associação criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, ameaça, perseguição e incitação ao crime.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao Supremo 1.390 denúncias nos inquéritos que tratam dos atos extremistas. Entre as investigações em análise, estão a do planejamento e da responsabilidade intelectual dos atos.

Outra ação investiga os participantes da invasão que não foram presos em flagrante durante a depredação das sedes dos Três Poderes, Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supre...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 05:50h
Previdência Social

INSS precisa de recursos para reduzir filas, diz Carlos Lupi

 

A Previdência Social precisa de recursos para reduzir as filas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), disse nesta segunda-feira (24) o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Ele reuniu-se com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para pedir verbas para cumprir a promessa de campanha eleitoral de acabar com as filas na concessão de aposentadorias, auxílios e pensões. (Foto ilustração)

De acordo com Lupi, para zerar as filas do INSS, o governo precisa fazer uma suplementação orçamentária (remanejamento de verbas) para conceder até 900 mil benefícios a mais que o previsto e zerar a fila em 2023.

“Para o que está sendo previsto de crescimento vegetativo, de 1,1 milhão [de beneficiários] por ano, que todo ano cresce, os recursos estão previstos e orçados. Além desse crescimento vegetativo, de cerca de 1 milhão, teremos de 800 mil a 900 mil [beneficiários] a mais. Então, nós temos também que encontrar uma solução para o pagamento”, declarou Lupi.

O ministro da Previdência disse não ser possível prever o impacto dos benefícios adicionais sobre o Orçamento. Além de o valor dos benefícios variar, informou Lupi, é necessário verificar o peso de cada benefício na fila. Ele também citou a carência de médicos peritos como motivo para a demora nas filas.

“Essa não é...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 05:40h
Câmara Federal

Câmara pode votar urgência do PL das fake news nesta semana

 

A Câmara dos Deputados pode votar na quarta-feira (26) a urgência e o mérito do projeto que trata do combate às fake news e regulamenta as redes sociais. O texto, que tramita desde 2020, está em negociação com o relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). (Foto ilustração)

Ele trata, por exemplo, de responsabilização, transparência, monetização e impulsionamento de conteúdo. Na prática, a proposta fala em moderação: pretende ampliar a lista de conteúdo que deve ser retirada do ar antes de uma determinação judicial, segundo o coordenador do Grupo de Trabalho sobre Regulação de Plataformas do Comitê Gestor da Internet, Henrique Faulhaber.

"Quando se fala em regulação de plataformas, agora, é para criar uma lista maior de temas que o provedor deve, com o chamado dever de cuidado, fazer intervenções, moderando conteúdo, mesmo antes da ordem judicial. O que teria que ser incluído seria incitação ao ódio, terrorismo e ataques à democracia".

O projeto estabelece o que é uma conta identificada ou uma inautêntica (aquela que simula a identidade de outra pessoa para enganar o público), rede de distribuição artificial ou uma conta automatizada (gerida por programa de computador, robôs) e também define a respeito de encaminhamento em massa de mensagens (enviadas por mais de cinco usuários no intervalo de até...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 05:30h
Brasil

Número de transações mensais via Pix supera marca de 3 bilhões

 

Principal meio de pagamento dos brasileiros, o Pix bateu recorde em março. Segundo números divulgados na última quarta-feira (19) pelo Banco Central (BC), ocorreram 3,003 bilhões de operações no mês passado. (Foto ilustração)

Essa foi a primeira vez em que o sistema registrou mais de 3 bilhões de transações mensais. O valor movimentado também bateu recorde, com R$ 1,28 trilhão transferidos em março.

O crescimento ocorre após dois meses seguidos de queda na utilização do Pix. Em janeiro e fevereiro, a quantidade de transferências ficou em torno de 2,5 bilhões. O recorde anterior tinha sido registrado em dezembro, quando ocorreram 2,873 bilhões de operações.

Os números comprovam a popularização de modalidade que, desde março de 2021, se tornou o principal meio de pagamento dos brasileiros. Nesta quarta-feira, o BC divulgou pesquisa que mostra que o Pix é o segundo sistema de transferências instantâneas mais usado no mundo, só perdendo para a Índia. (Juliana Andrade)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 05:25h
Feira de Santana

Abastecimento de água será suspenso nesta terça-feira (25) no distrito de Humildes

 

A Embasa informa que, para possibilitar um entroncamento na rede de distribuição, o fornecimento de água será suspenso temporariamente amanhã, 25/04, no distrito de Humildes, pertencente a Feira de Santana, e na localidade de Magalhães, em São Gonçalo dos Campos. O abastecimento será interrompido a partir das 8h e deve ser retomado no final da tarde desta terça-feira, após a conclusão dos serviços. (Foto ilustração)

Em função da movimentação de maquinário pesado e dos serviços referentes ao entroncamento, o fluxo de veículos será suspenso em das faixas da BR 101, Km 176, no distrito Sergi. A Embasa recomenda o uso econômico da água até a completa normalização do abastecimento, o que deve ocorrer em até 48h. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 05:20h
Mercado de Capital

Ibovespa cai com peso de Vale e à espera de dados econômicos

 

O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, diante de forte recuo das ações de Vale após desvalorização do minério de ferro, enquanto investidores aguardam por dados econômicos nesta semana que podem definir o trajeto dos juros no Brasil e, em especial, nos Estados Unidos. (Foto ilustração)

Os papéis de Petrobras subiram e ajudaram a limitar as perdas do índice, acompanhando desempenho positivo do petróleo.

O Ibovespa caiu 0,40%, a 103.946,58 pontos. Na máxima, subiu a 104.821,97 pontos, e, na mínima, recuou a 103.247,04. O volume financeiro somou 19,7 bilhões de reais.

Para Anand Kishore, gestor de renda variável da Daycoval Asset, a influência do noticiário corporativo e setorial foi mais decisiva na sessão do que as pautas macroeconômicas.

A expectativa no mercado é pela agenda econômica carregada que virá nos próximos dias, com decisões de juros no Brasil e nos EUA na primeira semana de maio, bem como balanços corporativos. (Por Andre Romani)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar à vista cai ante real fecha a R$ 5,04 em sintonia com o exterior

 

O dia de agenda esvaziada no Brasil deixou o dólar livre para seguir a tendência vinda do exterior, onde a moeda norte-americana se mantinha em queda ante outras divisas de exportadores de commodities, na esteira de dados econômicos mais fracos nos Estados Unidos. (Foto ilustração)

Pela manhã, o Federal Reserve de Chicago divulgou seu índice de atividade nacional, que cedeu 0,19 em março, a mesma queda registrada em fevereiro, enquanto as expectativas do mercado eram de uma baixa de 0,20. Já o Fed de Dallas divulgou seu índice de manufatura, que atingiu 0,9 em abril, numa queda inesperada ante os 2,5 de março.

Os indicadores deram suporte à visão de que não haveria tanto espaço para o Fed manter a taxa de juros em patamares elevados por muito tempo, o que trouxe um viés de baixa para o dólar ante outras divisas de exportadores de commodities.

O dólar à vista fechou o dia cotado a 5,0403 reais na venda, em baixa de 0,39%. (Fabrício de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 05:10h
Bahia tem 303 vagas

Gestores têm até esta terça para aderirem ao Programa Mais Médicos

 

Gestores municipais de saúde têm até esta terça-feira (25) para fazerem a adesão ou renovação da adesão com a seleção do quantitativo de vagas ofertadas no Programa Mais Médicos para cada Município através do sistema e-gestor. Os gestores dos locais indicados no edital do programa devem indicar quantas vagas pretendem preencher. As 303 vagas destinadas para a Bahia estão distribuídas em 170 municípios. (Foto ilustração)

O Ministério da Saúde pede prioridade no direcionamento dos profissionais a equipes de atenção básica que não têm médicos, ou que atendam populações que dependam exclusivamente do SUS e ainda a populações de ribeirinhos, quilombolas, assentados e indígenas.

Para adesão ao programa ou renovação, o gestor local dos municípios listados deve preencher o Termo de Adesão e Compromisso. Para isso, deverá acessar eletronicamente o Sistema de Informação e Gestão da Atenção Básica (e-Gestor AB). Os municípios que participaram anteriormente do Mais Médicos precisam manter o cadastro atualizado.

Como obrigações, as prefeituras devem garantir moradia ao profissional do projeto, alimentação e água potável, além de transporte adequado e seguro para o médico se deslocar ao local de trabalho que tiver difícil acesso.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 05:05h
Salvador

Semana de Promoção à Saúde e Segurança do Trabalhador 2023 começa hoje e vai até dia 28

 

Na próxima semana, entre os dias 25 e 28 de abril, acontece a Semana de Promoção à Saúde e Segurança do Trabalhador 2023: Riscos Psicossociais Associados ao Trabalho. O evento, realizado pela Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), vinculada à Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (Superh), terá abertura às 10h desta terça-feira (25), de forma remota, com participações da superintendente de recursos humanos da saúde, Janaína Peralta, e do diretor de gestão do trabalho e educação na saúde, Luciano Moura. (Foto divulgação)

Em seguida, haverá uma roda de conversa sobre riscos psicossociais associados ao trabalho, com presença da enfermeira do trabalho Paula Haun Teixeira Moura (CSSTS/DGTES), da assistente social Ana Cláudia Caldas de Menezes (SIAST Matricial) e do psicólogo Breno Holanda (SIAST Matricial).

Na tarde de hoje (25) e ao longo dos outros três dias de evento, vão acontecer atividades de pilates, auriculoterapia, consciência corporal, cranioacupuntura, meditação, entre outras. Elas ocorrerão no Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST), na sede da Sesab. A participação na Semana de Promoção à Saúde e Segurança do Trabalhador 2023 só poderá ser realizada com inscrição prévia, por meio do ramal 58427. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2023 05:00h
Feira de Santana

Prefeito anuncia ampliação do circuito e outras novidades para a próxima Micareta

 

A Micareta 2024 começa ser planejada no próximo dia 15 maio. Ampliação do circuito em mais 600 metros [neste ano, foram 300 a mais] e atração de peso na grade de programação pela manhã são medidas que foram anunciadas pelo prefeito Colbert Filho, na manhã desta segunda-feira (24), minutos antes do arrastão com o cantor Thiago Aquino invadir o Circuito Maneca Ferreira. (Foto ilustração)

Para o próximo ano o arrastão será mantido. E além de Thiago Aquino, o prefeito informou que irá convidar Carlinhos Brown, idelizador do arrastão do Carnaval de Salvador.

Conforme o gestor municipal as decisões referentes à folia do próximo ano serão discutidas por um grupo que deverá ser formado por pessoas ligadas à área, donos de camarotes, representantes dos segmentos culturais e empresários.

Colbert Filho avaliou que a ampliação do circuito neste ano em 300 metros e a mudança das barracas de bebidas para as ruas laterais à avenida Presidente Dutra foi super positiva para a organização e sucesso da festa.

"Isso funcionou bem e onde houver algum tipo de problema a gente corrige. Quanto à questão de horário, nós deveremos colocar uma atração mais forte por volta de meio-dia para poder atrair mais pessoas à rua", afirmou o prefeito.

A instalaç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 17:00h
Senado Federal

Empresas que aderiram ao Pronampe terão 6 anos para quitar empréstimo

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.554, que aumentou de 4 para 6 anos o prazo de pagamento dos empréstimos do Pronampe, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPEs). A nova lei também estabelece uma carência de 12 meses para o início destes pagamentos das MPEs. (Foto ilustração)

O dinheiro dos empréstimos no âmbito do Pronampe pode ser usado para investimentos, como a compra de equipamentos e a realização de reformas; para despesas operacionais, como o pagamento de salários dos funcionários, o pagamento de contas e a compra de mercadorias. É proibido o uso dos empréstimos visando a distribuição de lucros.

A nova regulamentação do Pronampe é fruto da MP 1.139/2022. Essa MP foi aprovada no final de março no Senado, quando a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) foi a relatora.

— Sua edição auxilia a preservação das empresas afetadas pelas medidas de combate à covid-19; preserva empregos; reduz a demanda de amparo por trabalhadores desempregados; e corrige tempestivamente distorções nos critérios de distribuição dos recursos e no socorro às empresas endividadas no âmbito do Pronampe — disse Zenaide durante a aprovação da MP no final de março de 2022.

As micros e pequenas empresas são hoje 99% das 20 milhões de empre...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 16:30h
Câmara Federal

Projeto altera regras do Fundo de Participação dos Municípios

 

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 139/22 estabelece período de transição em repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para os municípios que tenham perdas financeiras em razão dos resultados do Censo Demográfico. Por lei, essa contagem populacional nacional deve ser realizada a cada dez anos. (Foto ilustração)

O PLP, em análise na Câmara dos Deputados, foi apresentado pelo ex-deputado e hoje senador Efraim Filho (União-PB) e resulta de reivindicação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A entidade aponta risco fiscal para prefeituras em razão de mudanças no coeficiente de participação de cada localidade no FPM.

Atualmente, a repartição do FPM, formado por recursos oriundos do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), considera a população de cada município e a renda per capita do estado a que pertence a localidade. Os coeficientes são calculados anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Neste ano, haverá alteração nos coeficientes do FPM, com a divulgação de nova contagem populacional, a partir do Censo Demográfico feito em 2022. Segundo a CNM, pelo menos 779 municípios serão afetados pelo último Censo – a queda no total de habitantes deverá resultar, para eles, em coeficientes menores de FPM.

Como a diminuiçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 16:10h
Setor da Telefonia Celular

Portabilidade de celular passa a exigir confirmação por SMS

 

A partir desta segunda-feira (24), as pessoas físicas que moram sul do estado de Goiás podem fazer a portabilidade do número de celular com mais segurança. O processo passou a ter uma etapa a mais de confirmação, por meio de uma mensagem de SMS. (Foto ilustração)

A mudança começou pelos celulares com DDD 64 e será gradualmente expandida para outros DDD.

O usuário deverá responder o SMS em até 30 minutos para que a portabilidade seja concluída. Caso contrário, o processo é paralisado. Quem não responder à mensagem terá de entrar em contato com a operadora para a qual pediu a portabilidade e pedir o envio de um novo SMS.

Existente desde 2008, a portabilidade numérica permite que o usuário mude de operadora telefônica, mas mantenha o número. A efetivação ocorre até três dias úteis após o pedido, a menos que o usuário peça um prazo maior.

Mesmo o cliente que tenha respondido ao SMS de confirmação pode desistir de concluir a portabilidade. Nesses casos, basta ligar para a central de atendimento da operadora para a qual pediu a portabilidade e pedir o cancelamento do processo em até um dia útil antes da data prevista para a migração.

Segundo a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), de setembro de 2008 a 31 de dez...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 16:00h
Salvador

Falta um mês para o início da Bahia Expo & Negócios 2023

 

Faltam 30 dias para a abertura da segunda edição da Bahia Expo & Negócios, maior feira de negócios e capacitação empresarial do estado. O evento, que será realizado no Centro de Convenções de Salvador, de 18 a 21 de maio, é uma realização do Sebrae, em parceria com o Senac, com apoio da Fecomércio/BA e FIEB, e patrocínio do Senar. (Foto divulgação)

Na primeira edição, a feira atingiu a marca de mil visitantes e o superintendente Jorge Khoury celebra as expectativas para que o encontro deste ano seja ainda mais grandioso. “Nesta nova edição, a Bahia Expo & Negócios reafirma a vocação do Sebrae e da Bahia em promover grandes eventos. Vamos alcançar ainda mais empreendimentos, ampliando em 30% o espaço físico e a rede de expositores, para assim contemplar os principais segmentos econômicos da Bahia, como Alimentos, Moda e Cosméticos”, afirmou Khoury, durante o lançamento, em 11 de abril.

A programação da Bahia Expo & Negócios 2023 vai oferecer aos empreendedores acesso a ampla agenda de capacitações e encontros de negócios.

Inscrições e acesso

Com foco em micro e pequenos negócios, mas aberta à visitação de todo o público que desejar conhecer e consumir produtos e serviços dos empreendedores baianos, a Expo trará produtores de Chocolate e C...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 15:40h
10º Prêmio Sebrae de Jornalismo

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

 

Estão abertas as inscrições para o 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). Com tema central “A importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”, a premiação contempla quatro categorias principais na edição estadual (Áudio, Texto, Vídeo e Foto). Na etapa nacional, este ano, as matérias poderão concorrer ainda ao prêmio especial, caso abordem a temática do empreendedorismo social. As inscrições podem ser feitas de forma rápida e fácil pelo site www.premiosebraejornalismo.com.br. (Foto divulgação) O jornalista responsável pela Agência Sebrae de Notícias (ASN) Bahia, Pedro Soledade, evidencia o potencial inspirador e transformador das reportagens inscritas no PSJ. "Mais que uma premiação, o Sebrae há 10 edições valoriza, reconhece e fortalece o jornalismo parceiro do empreendedorismo e dos pequenos negócios, trazendo pautas que impactam positivamente neste universo que responde por cerca de 98% do tecido empresarial do país e da Bahia", afirmou. O PSJ se tornou referência no fomento ao jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. Na 9ª edição, realizada em 2022, o prêmio recebeu mais de 1,1 mil inscrições de todo o Brasil e premiou 86 trabalhos já na primeira etapa, que ocorreu em 21 estados, além de prestigiar os vencedores nacionais. A Bahia foi o estado do Norte/Nordeste com o maior número de trabalhos inscritos, totalizando 62 nas quatro categorias. Veja ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 15:20h
Inglaterra

Arcturus: Nova variante da Covid-19 faz cinco mortes no Reino Unido

 

Cinco pessoas morreram no Reino Unido devido à Arcturus, a mais recente variante da Covid-19 e para a qual a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou na semana passada. (Foto ilustração)

Segundo a imprensa britânica, foi em 17 de abril que o Reino Unido identificou casos da variante também denominada XBB.1.16. Entre esses casos, ocorreram cinco mortes, segundo confirmou a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido.

Destaca-se, contudo, que, segundo a OMS, não há indícios de que a Arcturus, que se caracteriza por ser muito contagiosa, podendo ser responsável por um aumento de casos, seja mais grave do que as demais variantes.

A XBB.1.16 foi detectada pela primeira vez em janeiro de 2023. A sintomatologia não é diferente das restantes variantes da Covid-19. Em maio, o Comité de Emergência vai reunir e relatará a avaliação da trajetória da pandemia e a existência ou não de uma emergência de saúde pública de interesse internacional. (noticiasaominuto) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 15:00h
Brasília

Presidente da Emprapa destaca foco na segurança alimentar

 

O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti (foto ilustração), disse nesta segunda-feira (24) que o foco da empresa para os próximos anos seguirá no contexto da segurança alimentar, com a adaptação de culturas para as regiões tropicais, com tolerância à seca e maior resistência a eventos climáticos extremos, a pragas e doenças, de maneira sustentável. A afirmação foi feita durante entrevista coletiva sobre os 50 anos da empresa, que serão comemorados na próxima quarta-feira (26).

“A tendência [para o futuro] é a questão da adaptação e mitigação das mudanças climáticas, e a Embrapa já vem trabalhando em uma série de projetos e pesquisas com o foco em promover a adaptação e resiliência dos sistemas de produção agrícola, pecuária e florestal”, disse.

Segundo Moretti, a empresa vai intensificar as pesquisas nas áreas de biotecnologia (com destaque para a edição genômica), nanotecnologia (como, por exemplo, uso de nanopartículas bioestimulantes para melhorar o desempenho de culturas agrícolas e controlar doenças em animais), insumos biológicos, na intensificação dos sistemas integrados de lavoura, pecuária e floresta.

Atualmente, o Brasil possui em torno de 18 milhões de hectares ocupados por sistemas integrados de lavoura...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 14:50h
Lisboa

Quatro anos depois, enfim, Chico Buarque recebe o Prêmio Camões

 

Depois de quatro anos do anúncio da condecoração, o cantor, compositor e escritor brasileiro Chico Buarque de Holanda recebeu, nesta segunda-feira (24/4), o Prêmio Camões, um dos mais importantes do mundo. A demora se deveu à recusa do então presidente Jair Bolsonaro de assinar o documento que garantia a honraria. Brasil e Portugal são responsáveis pela premiação, de 100 mil euros (R$ 560 mil). A cerimônia de condecoração ocorreu no suntuoso Palácio Nacional de Queluz, onde nasceu e morreu o imperador Dom Pedro I. (Foto ilustração)

Chico, como a maioria dos artistas, era visto como inimigo pelo governo passado, além de ser apoiador de primeira hora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante as últimas eleições, ele gravou vídeos em que dizia que era importante eleger o petista como forma de garantir a democracia do Brasil, combater a onda de ódio e eliminar a pobreza. "Mesmo quem não gosta do Lula deve votar nele, pois Bolsonaro é muito pior", afirmou à época.

A entrega da honraria foi das mais concorridas, com a presença de políticos, ministros e ex-ministros, acadêmicos, artista e escritores, como o moçambicano Mia Couto. Tudo foi acertado pessoalmente entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em viagem a Portugal, e o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Presente na cerimônia, a cantora Fafá de Belém foi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 14:40h
Governo do Estado

SEC orienta famílias beneficiárias do Bolsa Presença para atualização do CadÚnico

 

A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) orienta as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Presença para que façam a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A medida é necessária devido às normativas sobre averiguação e revisão cadastral, exigidas pelo governo federal e publicadas no Diário Oficial da União, no dia 12 de abril de 2023. (Foto ilustração)

Caso a família esteja com os dados desatualizados há mais de dois anos e saia da base do CadÚnico, automaticamente será desabilitada do Bolsa Presença, programa do Governo do Estado. “Um dos critérios para acesso ao Bolsa Presença é a inscrição no CadÚnico, identificando a condição de vulnerabilidade socioeconômica das famílias dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino. Por isso, é fundamental que as famílias fiquem atentas e façam a atualização para não se surpreenderem com a suspensão do programa, cujo crédito é realizado no dia 15 de cada mês”, afirmou o superintendente de Gestão da Informação Educacional da SEC, Rainer Guimarães.

Como fazer – Para atualizar o CadÚnico é necessário comparecer a um posto de cadastramento do município, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou a uma Prefeitura Bairro e apresentar a documentação exig...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 14:25h
Feira de Santana

Thiago Aquino atrai uma multidão de "inimigos do fim" pra curtir o final da Micareta de Feira

 

Quando aparentemente o folião não teria mais gás pra curtir a avenida depois de quatro dias intensos da Micareta de Feira, os “inimigos do fim” apareceram atrás do trio elétrico do fenômeno musical Thiago Aquino puxando a multidão que aproveitava os últimos minutos de festa no Circuito Maneca Ferreira. (Foto ilustração)

O primeiro arrastão da história da folia momesca começou às 11h da manhã desta segunda-feira, 24, em clima de alegria geral. Ao som do arrocha romântico do cantor feirense, que é revelação nacional, a multidão tomou conta dos dois lados da avenida Presidente Dutra.

Uma turma de amigos, todos de virote, aguardavam ansiosos por Thiago Aquino. Para essa turma animada que curtiu o domingo de Micareta tudo valia a pena para aproveitar o arrastão e fechar a folia com chave de ouro. “A gente não quer que acabe não”, disse Maria Clara, de 18 anos.

Thiago Aquino mais uma vez provou pra multidão que valeu a pena cada segundo dos instantes finais da Micareta. Nem parecia uma manhã de segunda-feira, quando em um só coro os foliões cantavam "Chip Novo", "Casamento Cancelado" e "Erro Que Dá Certo", entre outras músicas que estão na boca do povo.

Na véspera, Thiago Aquino puxou a maior pipoca da Micareta 2023, consagrando seus sucessos e sua estreia na festa em grande estilo. "Eu sou o erro q...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 14:15h
Sul da Bahia

Camacan: rompimento entre prefeito Paulo e ex-prefeito Oziel

 

O que o site postou em janeiro aconteceu na semana passada. O prefeito de Camacan Paulo do Gás (POD), rompeu com o ex-prefeito Oziel (PSD). (Foto ilustração: Paulo do Gás e o ex-prefeito Oziel)

O prefeito decidiu exonerar Ana Clébia, esposa de Oziel da secretaria de assistência social. Após a exoneração, o casal foi para rede social fazer denúncias contra o governo do prefeito Paulo do Gás.

O prefeito reagiu:

“Oziel bem sabe tudo o que fiz por ele, inclusive ajudar a chegar a prefeitura. Quando teve doente, e eu todos os dias orava e visitava ele, pois não desejo para nenhum pai de família o que ele passou[…]sei que Clébia fez um bonito trabalho, mas teve uma hora que nossas ideias não batiam mais, pois é preciso haver respeito, vou me defender das acusações. “, declarou. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 14:00h
Vandalismo em Brasília

Governo está preparado para embate político sobre 8 de janeiro no Congresso, diz Padilha

 

O ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta quinta-feira que o governo federal está preparado para o embate político no Congresso sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília, em resposta à divulgação de novos vídeos sobre o ocorrido no fim de semana. (Foto ilustração)

Em entrevista à Globonews, Padilha afirmou que o governo destruirá a "narrativa terraplanista" de que vítimas dos ataques às sedes dos Três Poderes são responsáveis pelos atos, em meio à difusão entre membros da oposição sobre a corresponsabilidade de autoridades governamentais. (Por Eduardo Simões)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 13:50h
Ministro da Fazenda

Haddad: Julgamento do STJ pode render metade do orçamento do Bolsa Família

 

O ministro Fernando Haddad (PT-Foto), da Fazenda, participou de uma reunião com o ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta segunda-feira (24), para tratar de julgamento com potencial para elevar a arrecadação federal.

No âmbito do que Haddad vem chamando de “jabutis tributários”, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá julgar na próxima quarta-feira (26) se incentivos fiscais do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) devem integrar a base de cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a medida está “corroendo a base fiscal brasileira” e causando “insegurança jurídica”.

“A primeira providência que pedem é não contratar médicos e reajustar salário mínimo enquanto uns poucos se beneficiam de emendas aprovadas sabe deus como, sem critério, sem estudo técnico e que perduram indefinidamente. São centenas de milhões de reais de prejuízo ao erário. O orçamento inteiro do MEC [Ministério da Educação] não chega ao valor em julgamento. É metade do orçamento do Bolsa Família”, afirmou Haddad após a reunião, nesta segunda.

Al&eacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 13:40h
Receita Federal

Receita recebe 4,6 mil doações diretas para fundos sociais, via IR

 

A Receita Federal registrou, nos primeiros 15 dias de entrega da declaração do Imposto de Renda, 4.655 doações diretas para os fundos sociais voltados a promover cidadania para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social. De acordo com o Fisco, essas doações correspondem a quase R$ 3,4 milhões que terão, como destino, os fundos sociais. (Foto ilustração)

Essas doações diretas na declaração do Imposto de Renda só podem ser feitas a fundos municipais, estaduais, distrital e nacional da criança e do adolescente e da pessoa idosa. Para isso, no momento da declaração, basta o contribuinte preencher a ficha Doações Diretamente na Declaração e pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) até o prazo final de entrega da declaração, que neste ano é 31 de maio.

De acordo com o Fisco, do total arrecadado até o momento, R$ 2,21 milhões serão repassados a fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente; e R$ 1,18 milhão a fundos dos Direitos da Pessoa Idosa, “conforme a atitude solidária de contribuintes que entregaram sua Declaração de Imposto de Renda no mês de março”.

A previsão da Receita é que o maior volume de declarações seja apresentado em maio, que é o último mês para o envio.

Cidadani...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2023 13:30h
Bahia

Na busca por mais poder, deputados da Bahia miram prefeituras nas eleições de 2024

 

Pelo menos 13 deputados da Bahia são cotados para disputar as eleições municipais em 2024. Parlamentares do PT e do PSD representam quase metade do grupo, cada sigla com três possíveis candidatos, seguidos pelo PCdoB, com dois. No total, são nove deputados estaduais e quatro federais. (Foto ilustração)

Entre as cidades visadas pelos deputados, Salvador é a principal: os nomes de quatro parlamentares aparecem entre as especulações - os federais Lídice Da Mata (PSB) e Bacelar (PV) e os estaduais Olívia Santana (PCdoB) e Hilton Coelho (Psol). Em seguida, está o município de Barreiras, no oeste baiano, com candidaturas esperadas de Eures Ribeiro (PSD) e Antônio Henrique Júnior (PP).

Os titulares de cargos legislativos podem se candidatar a outras funções sem a necessidade de desincompatibilização. Assim, os deputados podem permanecer no exercício de seus mandatos caso percam as eleições. Em caso de vitória, os suplentes (candidatos mais bem votados do partido ou da coligação logo depois daqueles que foram eleitos no último pleito) assumem a função.  

Veja quem são os deputados cotados para 2024:

Salvador:

Lídice Da Mata (PSB) - federal

Bacelar (PV) - federal

Hilton Coelho (Psol) - estadual

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia