Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 17:00h
Senado Federal

Governadores e prefeitos deverão prestar informações à CPI das ONGs

 

A CPI das ONGs aprovou nesta terça-feira (27) requerimentos para obrigar todos governadores e prefeitos de capitais da Região Norte a prestarem informações sobre contratos e parcerias feitas com organizações da sociedade civil entre 2002 e 2023. (Foto ilustração: Marcio Bittar, relator, e Plínio Valério, presidente da CPI das ONGs)

Os requerimentos foram feitos pelo senador Marcio Bittar (União-AC), que é o relator da comissão. Bittar explicou que as solicitações são semelhantes aos requerimentos aprovados na terça-feira passada (20) para prestação de informações por órgãos como Tribunal de Contas da União (TCU), Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Controladoria-Geral da União (CGU).

Meio ambiente

O colegiado analisará os documentos contratuais, sigilosos ou não, sobre temas relacionados à preservação do meio ambiente, mudanças do clima ou populações indígenas que foram firmados com organizações não governamentais (ONGs) ou organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips). As mesmas informações deverão ainda ser fornecidas pelos governos dos estados do Maranhão e Mato Grosso, que se somarão a informações do Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Bittar também ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 15:40h
Ministério Publico

MP combate crime organizado em Feira de Santana, Juazeiro e Porto Seguro

 

Três operações contra o crime organizado na Bahia foram realizadas pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), da capital, e das unidades no norte (Gaeco Norte) e sul do estado (Gaeco Sul). As ações foram deflagradas em Feira de Santana, Juazeiro e Porto Seguro, desarticulando esquemas e organizações criminosas, respectivamente, de fraude em licitação, tráfico de drogas e pirataria digital e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão naqueles municípios. (Foto ilustração) Para a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, a deflagração de três operações em um único dia reflete o investimento realizado nos últimos anos no fortalecimento da estrutura do MP baiano para enfrentar o crime organizado, como também o trabalho de articulação entre as instituições de segurança pública. Todas as ações de hoje foram realizadas por diversos órgãos, abrangendo também os estados do Ceará e Pernambuco. Desde 2020, o MP da Bahia já deflagrou mais de 90 operações de enfrentamento ao crime organizado. Apenas neste ano, foram 22. "Em alguns meses, devemos chegar ao marco de 100 operações. Isso mostra nosso compromisso no combate ao crime organizado, bem como com a melhoria do quadro da segurança pública no estado da Bahia", afirmou a PGJ. Operação Opulenc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 15:00h
Suprema Corte

Toffoli decide por nova anulação de provas colhidas da Odebrecht na "lava jato"

 

Reiterando decisões recentes no mesmo sentido, o ministro Dias Toffoli (foto ilustração), do Supremo Tribunal Federal, declarou imprestáveis as provas colhidas a partir dos sistemas Drousys e My Web Day B, no âmbito do acordo de leniência da Odebrecht, na ação penal que tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba e envolve Mario Aldeu Ildeu Miranda, ex-executivo da Petrobras.

Miranda fora denunciado pelo Ministério Público Federal após uma operação da "lava jato" que apurava suposta lavagem de dinheiro, por meio da offshore Tech Trade Corporation, que teria o ex-funcionário da petroleira como beneficiado.

Ele foi condenado pela 13ª Vara e, posteriormente, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), colegiado responsável pela "lava jato".

"Verifica-se, sem margem para interpretação, que os elementos extraídos dos sistemas Drousys e My Web Day protagonizaram importante papel tanto na formação da opinio delicti por parte do Ministério Público quanto na formação da culpa, vide a sentença condenatória e o acórdão confirmatório", escreveu a defesa de Miranda no pedido a Toffoli.

O ministro, que acabou assumindo uma série de pedidos semelhantes (declaração de nulidade de provas do acordo de leniência firmado entre Odebrecht e Ministério Público Federal) a partir da aposentado...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 14:30h
Feira de Santana

14ª Conferência de Assistência Social nos dias 5 e 6 de julho

 

A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social ocorrerá nos dias 5 e 6 de julho, na Igreja do Avivamento Bíblico, na avenida Senhor dos Passos. O tema principal é "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos". (Foto ilustração: Sedeso)

O objetivo central da conferência é realizar uma avaliação abrangente e propor diretrizes para a implementação da Política de Assistência Social no município. O primeiro dia será aberto às 14h e seguirá até as 16h30, enquanto o segundo dia terá início às 8h e se estenderá até as 16h30.

Durante o evento organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Feira de Santana, também serão debatidas propostas e estratégias visando aprimorar a prestação de serviços e benefícios no campo da assistência social.

O secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, ressalta que a Conferência da Assistência Social se configura como um espaço democrático, destinado à discussão e formulação de políticas públicas voltadas para essa área.

Devem participar profissionais da área, gestores públicos, representantes de organizações sociais e demais interessados. "Esse encontro fortalece as discussões e os trabalhos em rede para garantir o bem-es...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 14:00h
Ministro da Fazenda

Haddad vê como positiva ata do Copom e confirma expectativa de corte da Selic em agosto

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT-Foto), avaliou que a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central — divulgada nesta terça-feira (27) — foi mais positiva do que o comunicado do colegiado publicado feito logo após a reunião da semana passada.

“Estou vendo a repercussão de como os analistas estão vendo ata. Penso que o item 19 é o mais importante para nós neste momento, analisar como estão os rumores. Mas penso que há um consenso em relação à trajetória próxima das taxas de juros”, disse a jornalistas na saída do Ministério da Fazenda.

O ponto 19 da ata trata da divergência do Comitê para a sinalização em relação aos próximos passos da condução da política monetária.

A decisão do Copom, na última reunião, realizada na semana passada, foi pela manutenção da taxa básica da economia brasileira, a Selic, em 13,75%.

No entanto, segundo a ata do encontro, a maioria dos integrantes do Copom avaliou que o processo de queda da inflação poderá possibilitar uma queda dos juros a partir da próxima reunião do colegiado, que será no começo de agosto.

Parte dos membros do Copom, no entanto, avaliou que ainda é cedo para estimar início da redução da Selic. Para esse grupo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 13:30h
Comitê de Política Monetária

Copom acena com possibilidade de queda dos juros a partir de agosto

 

A ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta terça-feira (27) pelo Banco Central, informa que a “avaliação predominante” manifestada durante a última reunião foi de uma expectativa de maior confiança para uma queda da taxa de juros a partir de agosto. A reunião do Copom ocorreu nos dias 20 e 21. (Foto ilustração)

O Copom manteve a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano, sob a justificativa de que “é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”.

A taxa está nesse nível desde agosto de 2022, e é a maior desde janeiro de 2017.

De acordo com o documento divulgado nesta terça-feira, “a avaliação predominante foi de que a continuação do processo desinflacionário em curso, com consequente impacto sobre as expectativas, pode permitir acumular a confiança necessária para iniciar um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”.

A ata informa ainda que os membros do comitê foram unânimes na ponderação de que os passos futuros da política monetária dependerão de fatores relativos à evolução, expectativas e projeções da inflação.

Na avaliação manifestada pelo comitê...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 12:50h
Brasília

PF sinaliza pressão por aumento salarial se deixar de fazer a segurança de Lula

 

Em meio à disputa entre a Polícia Federal e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) pela missão de fazer a segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a partir do mês que vem, a PF tem externado insatisfação com a possibilidade de deixar de executar o serviço. Membros da corporação cogitam protestar caso sejam "descartados" pelo presidente e retomar a pressão por reajuste salarial e reestruturação das carreiras do órgão. (Foto ilustração)

A segurança de Lula, no momento, está a cargo da Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República (Sesp), criada a partir de um decreto assinado por ele em janeiro, após os atos de vandalismo em Brasília do dia 8.

Esse órgão, no entanto, deixa de funcionar na próxima sexta-feira (30). De acordo com o decreto que instituiu a secretaria, após essa data as atividades exercidas pelo órgão serão de competência privativa do GSI.

A Sesp é composta de ao menos 400 servidores, a grande maioria deles policiais federais. Segundo avaliação da corporação, o órgão desempenhou um bom papel desde a sua criação, e a segurança de Lula em nenhum momento ficou em risco, seja em Brasília, seja nas agendas do presidente fora do país.

Dessa forma, integrantes da PF entendem que nã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 11:50h
Brasil

Prévia da inflação oficial fica em 0,04% em junho, diz IBGE

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, registrou alta de preços de 0,04% em junho deste ano. A taxa é inferior a 0,51% de maio deste ano e 0,69% de junho do ano passado. (Foto ilustração)

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 acumula taxa de 3,16% no ano e 1,12% no segundo trimestre (IPCA-E). Em 12 meses, a taxa acumulada é de 3,40%, abaixo dos 4,07% acumulados até maio.

O principal responsável pela alta de preços na prévia de junho é o grupo de despesas habitação (0,96%). O resultado foi influenciado por reajustes nas taxas de água e esgoto em quatro capitais, o que provocou um aumento médio de 3,64% no país, e de tarifa de energia elétrica residencial também em quatro capitais, o que resultou em uma alta média de 1,45%.

Outros cinco grupos tiveram alta de preços, entre eles vestuário (0,79%). Os três grupos que registraram deflação (queda de preços) foram transportes (-0,55%), alimentação e bebidas (-0,51%) e artigos de residência (-0,01%).

Em transportes, a deflação foi puxada pelos combustíveis (-3,75%): gasolina (-3,40%), óleo diesel (-8,29%), etanol (-4,89%) e gás veicular (-2,16%). Já a queda de preços dos alimentos foi influenci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 11:20h
Feira de Santana

ACEFS elege nova diretoria para biênio 2023/2025 na próxima terça-feira

 

Os membros da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS) estão sendo convocados para eleger a nova diretoria da entidade, para o biênio 2023/2025. O presidente Genildo Melo é candidato à reeleição, encabeçando uma chapa com mais 15 nomes, dentre os quais Adauto Franco Júnior, na condição de vice-presidente. O grupo conta ainda com quatro mulheres empreendedoras e representantes de dirigentes de outras entidades do setor produtivo do município. A eleição acontecerá na próxima terça-feira (4), na sede da ACEFS, localizada no Largo São Francisco, bairro Kalilândia, das 8h às 17h. 

CHAPA

GENILDO MELO – Presidente

ADAUTO FRANCO JÚNIOR – Vice-Presidente

KLEISON MELO – Diretor de Comércio

EDISON VIRGÍNIO – Diretor de Indústria

LAÊMIA GONDIM – Primeiro Secretário

MAURO RICARDO – Diretor Financeiro

JOSEMIR CARVALHO SANTOS – Segundo Diretor Financeiro

MARCO ANTÔNIO S. DA SILVA – Diretor de Administração de Patrimônio

EDNELSON DE C. MENDES JR. – Diretor de Expansão Social e Eventos

BRENO SILVA CAIRES – Diretor de Tec...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 10:50h
Governo do Estado

SEI lança Info Territórios com síntese de dados dos 27 Territórios de Identidade da Bahia

 

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) acaba de lançar a atualização do Info Territórios, um panorama em formato de infográficos de dados socioeconômicos dos 27 Territórios de Identidade (TI) da Bahia. Os dados estão agrupados em quatro dimensões: informações gerais, Produto Interno Bruto (PIB), atividades por setores econômicos e informações sociais (saúde, segurança pública e educação). (Foto divulgação)

São encontradas, por exemplo, informações sobre a distribuição populacional do TI por municípios, as principais atividades econômicas, seja na agropecuária, na indústria e no setor de comércio e serviços, bem como dados sobre a oferta de saúde pública no território, indicadores de criminalidade e violência e de educação básica.

O objetivo da publicação é disponibilizar para toda a sociedade um compêndio de dados e informações que possibilitem uma rápida visualização do perfil de cada um dos Territórios de Identidade da Bahia.

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) acaba de lançar a atualização do Info Territórios, um panorama em formato de infográficos de dados socioeconômicos dos 27 Territórios de Identidade (TI) da Bahia. Os dados estã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 10:20h
Sudoeste da Bahia

Jequié: Prefeitura abre 500 vagas em processos seletivos; salários chegam a R$ 10 mil

 

A Prefeitura de Jequié, no sudoeste da Bahia, está com inscrições abertas para dois processos seletivos que visam a contratação de 506 trabalhadores, além de cadastro de reserva. Há oportunidades para candidatos que possuem níveis fundamental, médio, técnico e superior. (Foto ilustração: Prefeitura de Jequié)

Os candidatos têm até o dia 24 de julho para se inscrever pelo site da banca organizadora (veja os editais no final da matéria). A taxa de inscrição varia de R$ 65,00 a 90,00, conforme o cargo. Para as vagas ofertadas no edital 01, as provas serão aplicadas nos dias 27 de agosto e 3 de setembro, a depender do cargo. O processo do edital 02 será composto de avaliação de títulos e prova prática.

De acordo com os editais, os aprovados serão lotados nas secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e de Saúde. O maior número de vagas são para a função de apoiador escolar da educação especial (150) e apoiador dos anos iniciais do ensino fundamental (100), com lotação na Secretaria de Educação.

SALÁRIOS CHEGAM A R$ 10 MIL

Para lotação na Secretaria de Saúde, há vagas para profissionais como condutor socorrista do Samu (19), motoristas (10), operador de rádio (4), técnico auxiliar em regulação médica (12), técnico de en...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 10:00h
Tribunal de Contas dos Municípios

IRB promove aulão sobre a Nova Lei de Contratações Públicas

 

“Descomplicando as Licitações: oportunidades e práticas da Nova Lei de Contratações Públicas” é o tema do aulão que será realizado no próximo dia 29 de junho (quinta-feira), das 14h às 17h, na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília-DF; com transmissão simultânea pelo canal do Instituto Rui Barbosa (IRB), no YouTube. (Foto divulgação)

A capacitação será ministrada pelos Professores Doutores Alessandra Sales (TCM-SP), Ana Carla Bliacheriene (USP), Luciano Vieira de Araújo (USP) e Márcia Walquiria Santos (UNESP). As inscrições já estão disponíveis no link: http://www.taqui.online/descomplicanllc.

O momento faz parte do cronograma de atividades referentes ao Curso Completo de Capacitação Técnica da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC), que está sendo ofertado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e a sua Escola Superior de Gestão e Contas Públicas (EGC), na modalidade virtual, com inscrições e acesso imediato.

O curso completo de capacitação técnica da NLLC conta, ainda, com o apoio dos Tribunais de Contas dos Estados do Amapá (TCE-AP), do Maranhão (TCE-MA) e de Minas Gerais (TCE-MG); Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de G...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 09:30h
Feira de Santana

Vistoria do transporte escolar privado em Feira começa dia 3 de julho

 

A primeira vistoria deste ano para veículos que fazem o transporte escolar em Feira de Santana será realizada na próxima semana, entre os dias 3 e 7 de julho. (Foto ilustração)

A execução é em caráter obrigatório e credencia o veículo para a prestação do serviço. A portaria consta em publicação no Diário Oficial Eletrônico do Município.

Os autorizatários devem enviar digitalmente a documentação exigida até esta sexta (30) através do endereço eletrônico https://feiradesantana.1doc.com.br. Este protocolo é condição necessária para o veículo ser vistoriado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

O proprietário do veículo precisa ao acessar a plataforma de protocolo eletrônico do Município clicar em Central de Atendimento e, em seguida, selecionar a opção protocolos, escolher a forma de autenticação (login) e a solicitação de Vistoria do Transporte Escolar 2023.

O passo a passo envolve ainda o preenchimento do requerimento online, anexar os documentos obrigatórios e confirmar a solicitação, no qual será gerado um número de protocolo. Os autorizatários devem comparecer à Divisão de Concessões e Permissões para retirar o DAM e efetuar o pagamento até o dia 30.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 09:00h
Sudoeste da Bahia

Felipe Duarte: Um dia para ficar na história, sobre início de voos diretos de Guanambi para Salvador

 

O deputado estadual Felipe Duarte (PP) usou as redes sociais, nesta segunda-feira (26), para comentar sobre o início dos voos diretos, partindo da cidade de Guanambi em direção à capital baiana. O parlamentar classificou o início da nova rota aérea como “um dia para entrar na história” da cidade. (Foto ilustração)

Além disso, Felipe relembrou o fato de ter o pleito atendido, uma vez que a iniciativa ajudará no desenvolvimento econômico e turístico da região. “Me sinto orgulhoso em ter contribuído para a viabilidade desta nova rota, que irá transformar a economia e turismo da nossa região”, afirmou.

“Guanambi, assim como todo o sertão baiano, é uma rota cultural e histórica do nosso país. Estes voos irão abrir portas para que novas companhias aéreas comecem a operar em nossa cidade”, completou.

A nova rota aérea, sob responsabilidade da Voepass, vai atender mais de 500 mil pessoas. Inicialmente serão cinco voos semanais, sendo que nos domingos a decolagem ocorrerá às 21h05, nas segundas às 20h25, quartas às 19h25, quintas às 20h55 e nas sextas às 20h25. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 08:22h
Feira de Santana

O Poder Legislativo pode muito, mas não pode tudo

 

O mandado de segurança com pedido de liminar feito por servidores da Câmara Municipal de Feira de Santana, na 2ª Vara da Fazenda Pública, concedendo a suspensão de “todos os efeitos da Portaria nº 011/2023”, no Processo n° 8013666-65.2023.8.05.0080, “bem como de todos os atos praticados pela Comissão por ela instaurada ou dela decorrentes”, demonstra que a presidente Eremita Araújo (foto ilustração) pode muito, mas não pode tudo. Havia sido instaurado Processo Administrativo Disciplinar para investigar ato da servidora Ana Amélia de Melo Leite, visando a apuração de lançamento indevido de empenho ao Sistema Contábil da Câmara Municipal.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 08:10h
Feira de Santana

Indignados: Inscritos estão revoltados com anulação de concurso da Câmara

 

Os inscritos em um concurso para a Câmara Municipal de Feira de Santana estão revoltados com a anulação do certame. Até agora nem sinal da devolução do dinheiro das inscrições. Pelo circo que virou a Casa Legislativa de Feira de Santana, nada mais surreal pode se esperar de lá. Falar nisso, será que o filho da presidente se meteu nessa história? Se continua dando as cartas por lá, é provável que sim. (As informações da coluna Carrasco/jornal A Tarde/foto: Câmara Municipal).
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 08:01h
Para militares

Grupo Wagner tem 400 mercenários na Venezuela

 

Mercenários russos que têm como denominação “Grupo Wagner” têm hoje quase 50 mil adeptos. Atuam na África, Síria e no apoio aos russos contra a Ucrânia, com 20 mil homens. Na América do Sul, tem 400 homens na Venezuela. Objetivo: dar proteção a Nicolas Maduro e treinar militares aliados do mesmo. (Globo News)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 07:50h
Na Europa

Zé Neto deve ter encontro com embaixador em Portugal

 

O deputado federal Zé Neto (PT - foto ilustração), que está na Europa, tem feito um misto de passeios com encontros políticos. Fica em Roma (Itália) quatro dias e depois segue para Portugal, onde terá encontro com o embaixador brasileiro no país. Só lembrando, Zé Neto coordena a Frente Parlamentar do Comércio Exterior na Câmara Federal.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 07:40h
Feira de Santana

Wilson Falcão: Ainda repercute sua indicação para secretaria

 

Indicado pelo prefeito Colbert Martins (MDB) para a Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, semana passada, o nome do empresário e ex-vereador Wilson Falcão ainda repercute no segmento empresarial. O presidente da CDL, Luiz Mercês, externou que Wilson é uma pessoa comprometida com o desenvolvimento empresarial. “É comprometido com a geração de emprego e renda. Tem competência para exercer o cargo”, avalia Luizinho. Já o ex-presidente da ACEFS, Marcelo Alexandrino, disse ser Wilson Falcão um excelente nome. “Político experiente, empresário de vários segmentos, tem conhecimento e capacidade para realizar um excelente trabalho de fomento da economia de nossa cidade. O foco é a implantação da Região Metropolitana de Feira de Santana, que vem ao encontro de um desejo antigo e também objetivo do Instituto Pensar Feira. Vamos trabalhar juntos para o desenvolvimento de nossa cidade”, avaliou Marcelo. (Foto ilustração: Luiz Mercês e Marcelo Alexandrino)
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 07:30h
Expofeira

Captação de recursos vai se dá 60 dias antes da festa

 

Está marcada para o dia 10 de julho a licitação para contratar empresa especializada em captação de patrocínio para a Expofeira 2023. Interessante é que a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2023) vai ocorrer entre os dias 3 e 10 de setembro. Ou seja, serão 60 dias para captação. E não custa lembrar que a Expofeira não acontece há três anos, quando tivemos o início da pandemia da Covid – 19. Sucesso na captação de recursos, diferente do que aconteceu na Micareta 2023.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 07:20h
Ponto de Vista

Franklin Maxado: Feira e o 2 de julho

 

Não foi só Cachoeira a responsável pela expulsão dos militares portugueses da Bahia. Diversas outras localidades tomaram parte ativa nas lutas como Caetité, Pedrão, Saubara, Santo Amaro, São Félix, Muritiba, Itaparica e mais outras. Todavia, Cachoeira leva a fama porque foi a sede do “Exército Libertador” e, por isso, há o decreto que em todo 2 de julho, aquela cidade deve se tornar simbolicamente a capital do Estado.

O atual Município de Feira de Santana era, em 1823, o arraial de Santana da Feira e pertencia ao Município de Nossa Senhora do Porto de Cachoeira. Também pertencia à Freguesia de São José de Itapororocas como toda a região. Assim, todo o seu esforço para a luta é creditado a Cachoeira.

Entretanto, deve-se destacar que no arraial de Santana da Feira, o comandante general Pedro Labatut sediou o quartel general das suas tropas antes de descer para Cachoeira, Era vice-comandante do “Exército Patriótico” o senhor de engenho Manoel da Paixão Bacelar e Castro, proprietário do Engenho Carrapato, o qual ficava perto de Conceição do Jacuípe, em terras pertencentes a Santo Amaro, atualmente Município de Coração de Maria.

Pedrão também pertencia a Santo Amaro e deu o famoso batalhão de vaqueiros, o chamado “Encourados”. Da Freguesia de São José, vieram muitas provisões e de onde saiu a heroína Maria Quitéria. Além dela,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 07:10h
De olho em 2026

Cândido Vaccarezza: Aldo tem capacidade administrativa e condições para ser presidente da República

 

O ex-deputado federal e médico Cândido Vaccarezza, em artigo publicado no início de junho, defendeu o nome do ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara Federal, Aldo Rebelo, candidato a presidência da República em 2026. “Aldo tem experiência política, capacidade administrativa e condições para ser presidente da República. Deputado federal por 6 mandatos, Ministro de Estado de 4 pastas foi também presidente da Câmara. Porém, este debate ainda não está posto, o governo do presidente Lula inicia o seu 6º mês, ainda temos mais de 3 anos pela frente e o processo eleitoral de 2024, quando serão eleitos os prefeitos e vereadores. O que está posto é a criação de uma corrente política que supere a atual polarização, um projeto para o Brasil centrado na questão nacional, na educação de qualidade e na infraestrutura para garantirmos o desenvolvimento do país com redução das imensas desigualdades sociais e regionais”, destaca Vaccarezza. (Foto ilustração: Aldo Rebelo e Candido Vaccarezza)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 07:01h
Legenda tucana

PSDB, pai do plano Real, completou 35 anos de fundação

 

O PSDB, legenda que elegeu FHC presidente da República em duas oportunidades, pai do Plano Real e da Lei de Responsabilidade Fiscal, completou domingo (25) 35 anos de fundação. Em 25 de junho de 1988, com a presença de 1.178 congressistas, era fundado o PSDB, depois de um racha com o PMDB. Em Feira de Santana a legenda possui um deputado estadual, Pablo Roberto, recém-filiado, e a vereadora Eremita Mota Araújo, que está no segundo mandato pelo partido.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 06:50h
De olho em 2024

Alagoinhas: Paulo César deve disputar a prefeitura em 2024

 

Vereador, prefeito e deputado estadual por Alagoinhas, Paulo César (SSD - foto ilustração) está disposto a ser candidato a prefeito. Questionado pelo site Bahia na Política diz que é pré-candidato. E mais: “Se Deus permitir sim [candidato a prefeito]. Sobretudo também a vontade do povo”, externa Paulo César, que tem como trunfo ter contribuído para o desenvolvimento industrial e administrativo de Alagoinhas quando foi prefeito.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 06:40h
Governo Federal

Félix Mendonça sobre Lula: Temos uma relação de independência

 

O deputado federal e presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça (foto ilustração), ao comentar sobre a relação do partido com o governo Lula, externou: “Temos uma relação de independência. O PDT não é subordinado a ninguém. Votamos a favor do que é bom para o país”. (TB)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 06:33h
Direita organizada

PL de Bolsonaro focado nas eleições de 2024

 

O PL, que tem como maior estrela política eleitoral o ex-presidente Jair Bolsonaro, se movimenta pelo país de olho nas eleições de 2024, quando serão eleitos prefeitos e vereadores. O PL está promovendo em cada estado, a começar por São Paulo, encontros com as bancadas federal e estadual. Jair Bolsonaro será presença certa.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 06:30h
Cargos e emendas

Lula vai ter que fazer o toma lá dá cá no seu governo

 

Tão criticada nos governos dos presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), pela esquerda liderada pelo PT, a prática do toma lá dá cá será utilizada também no governo Lula. Não tem como manter aliados os partidos MDB, PSD, União Brasil e, possivelmente, o PP e Republicanos, sem cargos e emendas parlamentares pagas. Portanto, com o argumento da governabilidade, nada diferente no governo no PT.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 06:28h
Câmara Federal

Rui Costa deve ser convocado pela CPI do MST

 

O chefe da Casa Civil, Rui Costa (foto ilustração), deverá ser convocado para prestar esclarecimentos na CPI do Movimento Sem Terra (MST) na Câmara Federal. A oposição, que tem maioria e ainda conta com o apoio do PSOL na CPI, quer ouvi-lo. E a base pró- MST também não anda satisfeita com Rui Costa.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 06:26h
Senado Federal

Jaques Wagner lembrado para a articulação política de Lula

 

Atual líder do governo no Senado Federal, Jaques Wagner (PT – ilustração) tem sido lembrado para assumir a pasta da Articulação Política, hoje com Alexandre Padilha. Jaques Wagner tem dito que prefere continuar no Senado.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 06:22h
Feira de Santana

Empresário Edson Piaggio e a Comenda Maria Quitéria

 

O empresário Edson Piaggio (foto ilustração) deverá receber em breve a Comenda Maria Quitéria, maior honraria da Câmara Municipal de Feira de Santana, que é concedida a ilustres pessoas que deram ou estão dando sua contribuição pelo desenvolvimento da Princesa do Sertão. O Decreto Legislativo foi publicado no Diário Oficial Eletrônico na sexta-feira (23). É autor da homenagem o vereador Luiz Augusto (UB), conhecido também por Lulinha.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 06:00h
Presidente do STF

CPMI do 8 de Janeiro: Weber barra pedido para compartilhar inquérito do STF sobre fake news

 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber (foto ilustração), barrou o envio de resposta a oito requerimentos feitos pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro sobre provas não sigilosas de inquéritos da Corte relacionados à invasão aos Três Poderes. No ofício, o argumento da magistrada é de que há “diligências em curso”, o que inviabilizaria o compartilhamento. Sete desses requerimentos são relacionados a inquéritos abertos para investigar condutas do 8 de Janeiro e um deles é anterior – o inquérito das fake news, de 2019. Os pedidos foram feitos pelo deputado Rogério Correia (PT-MG). Todos estão sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Cinco são públicos e podem ser consultados por qualquer cidadão. Três estão em segredo de Justiça: o das fake news, o que apura quem são os financiadores do 8 de Janeiro, e o que investiga Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, ao lado de Anderson Torres, que era secretário de Segurança Pública na época dos ataques.

A resposta foi enviada pelo STF na quinta-feira passada, 22, e recebido na CPMI sexta, 23. Os requerimentos do deputado petista foram aprovados na reunião que a CPMI fez no dia 13 de junho. Nessa mesma reunião, o colegiado aprovou o requerimento de oitiva de 36 pessoas, de militares a ex-ministros e condenados por atos terroristas. Também foram aprovados os pedidos de depoimento de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 05:50h
Receita Federal

Imposto de Renda 2023: Nova tabela aumenta isenção para quem aluga imóvel; entenda

 

A mudança na tabela do Imposto de Renda, implementada em maio deste ano, viabiliza a redução de pagamento mensal para quem recebe aluguel. Isso porque a mudança alterou a faixa de isenção de R$ 1.903,98 para R$ 2.640. (Foto ilustração)

Dessa forma, quem recebe aluguel de até R$ 2.640 está isento do pagamento mensal de IR pelo Carnê Leão. Locadores pessoa física precisam apurar mensalmente o IR, estando sujeitos a juros e multas em caso de não cumprimento.

Com as mudanças, além do aumento na faixa de isenção, àqueles que excedem a faixa pagarão um valor menor, visto que houve mudanças na base de cálculo, veja:

Nos casos em que o locatário recebe valor de aluguel de R$ 2.700, imposto cai de R$ 59,90 para R$ 4,50 (considerando a dedução de R$ 528);

Nos casos em que o locatário recebe valor de aluguel de R$ 3.700, imposto cai de R$ 200,20 para R$ 105,40 (considerando a dedução de R$ 528);

Nos casos em que o locatário recebe valor de aluguel de R$ 4.500, imposto cai de R$ 376,37 para R$ 241,97 (considerando a dedução de R$ 528).

Entenda as mudanças na tabela do Imposto de Renda

O governo mudou o cálculo do tributo, que passará a valer a partir da combinação de duas medidas:

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 05:40h
Câmara Federal

Câmara cancela votações e enforca a semana em meio às festas de São João

 

A Câmara resolveu enforcar esta semana. A maioria dos deputados deve ficar em suas bases eleitorais. Parlamentares sobretudo do Nordeste vão acompanhar os festejos juninos, tradicionais em seus estados. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), reservou para as duas semanas seguintes as principais votações, como a do arcabouço fiscal, que volta do Senado após as mudanças feitas pelos senadores, e a reforma tributária. (Foto ilustração)

A pauta está trancada desde quarta-feira (21) passada para análise do projeto de lei (2384/2023) que recria o voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), que tramita em regime de urgência. A proposta, inicialmente tratada como medida provisória pelo governo, foi convertida em projeto de lei a pedido dos deputados. Por tramitar em regime de urgência, o texto tem prioridade nas votações porque decorreu o período de 45 dias.

Com o voto de qualidade, a União é dada como vencedora no julgamento dos processos administrativos por dívidas tributárias no Carf. O governo federal espera elevar a arrecadação em R$ 50 bilhões este ano com a medida. (CeF)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 05:30h
Ministro da Defesa

Múcio Monteiro diz que militares envolvidos em atos golpistas serão punidos

 

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que todos os militares envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro serão punidos rigorosamente, dentro dos limites da lei. Ele ressaltou que os processos, conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estão andando e, assim que concluídos, todas as providências serão tomadas. “As Forças Armadas apoiam as investigações e a punição dos envolvidos (na tentativa de golpe)”, assinalou, após participação no painel “O papel das Forças Armadas no Estado Democrático de Direito”, no XI Fórum Jurídico de Lisboa. (Foto ilustração)

Para o ministro, as Forças Armadas não podem ser julgadas pela indisciplina de alguns de seus integrantes. “Num jogo de futebol, se um jogador é indisciplinado, ele é retirado do jogo e o time continua jogando”, disse. “Tudo será averiguado, pois não podemos conviver sem que isso seja absolutamente esclarecido”, destacou.

A punição deverá valer, inclusive, para os militares que tramavam um golpe, com intervenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anulação da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e manutenção de Jair Bolsonaro no poder. Esse roteiro golpista foi encontrado no celular do coronel Mauro Cid, ex-ajudante de Ordens do ex-presidente, em troca de mensagens com o coronel Lawand Júnior.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 05:25h
Politica Externa

Lula quer linha abrangente para exportações com Argentina e defende moeda de referência

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-Foto) afirmou nesta segunda-feira, após reunião com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que o Brasil trabalha em uma linha abrangente para exportações ao país vizinho.

O presidente brasileiro voltou a defender uma moeda de referência para o comércio entre os dois países.

"Hoje adotamos um ambicioso Plano de Ação para o Relançamento da Aliança Estratégica", disse Lula, citando que quase 100 ações constituem o projeto de desenvolvimento conjunto.

"Estamos trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente das exportações brasileiras para a Argentina", afirmou, dizendo-se "muito satisfeito com as perspectivas positivas de financiamento do BNDES à exportação de produtos para a construção do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner".

Lula e Fernández vêm defendendo o desenvolvimento de uma moeda regional para o comércio internacional. O presidente brasileiro também vem trabalhando pela integração da América do Sul.

"Precisamos avançar nessa direção, com novas e criativas soluções que permitam maior integração financeira e facilitem nossas trocas. Entre as opções está a adoção de uma moeda de referência espec&iacut...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em queda em mais uma sessão de ajustes, mas Petrobras atenua perda

 

O Ibovespa fechou em baixa nesta segunda-feira, ainda refletindo movimentos de correção principalmente em papéis cíclicos domésticos, enquanto Petrobras ofereceu contrapeso, fechando em alta de cerca de 2%. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,63 %, a 118.228,71 pontos, de acordo com dados preliminares. O volume financeiro somava 17,4 bilhões de reais.

A queda vem após o Ibovespa acumular até a última sexta-feira um ganho de quase 10% em junho, em boa parte apoiado no fluxo de capital externo para as ações brasileiras, que está positivo em 6,87 bilhões de reais no mês até o dia 22.

Os movimentos de realização de lucros no pregão também ocorreram diante de divulgações relevantes na cena brasileira previstas para a última semana do semestre, que devem ajudar a balizar apostas para os próximos passos do Banco Central. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar à vista cai ante real após oscilar em margens estreitas

 

O dólar à vista fechou em queda a R$ 4,76 depois de ter oscilado em margens bastante estreitas durante a sessão, com investidores repercutindo o noticiário externo e em meio a uma visão ainda favorável ao real, que vem segurando as cotações. (Foto ilustração)

O dólar à vista fechou o dia cotado a 4,7662 reais na venda, com baixa de 0,24%.

Na B3, às 17:23 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,51%, a 4,7700 reais.

Pela manhã, a moeda norte-americana ensaiou uma alta ante o real, com as cotações repercutindo a turbulência na Rússia. Na sexta-feira, o país acusou o chefe mercenário Yevgeny Prigozhin, do grupo Wagner, de convocar um motim armado. Ainda no fim de semana, o motim foi aparentemente debelado, mas o evento ainda influenciava os negócios na manhã desta segunda-feira.

“Por um tempo achamos que a Rússia faria preço, mas o motim foi rapidamente debelado. Então, a previsão da S&P para o crescimento da China permeou um pouco os negócios”, comentou Fernando Bergallo, diretor da assessoria de câmbio FB Capital. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 05:10h
Imunizante contra Covid

Anvisa aprova registro definitivo de vacina bivalente da Moderna contra Covid-19

 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta segunda-feira (26) o registro da vacina bivalente da Moderna contra a Covid-19. É o primeiro imunizante desse estilo a receber o registro definitivo no país. (Foto ilustração)

A vacina é indicada para crianças a partir de seis anos e adultos como dose de reforço. Então, ela só pode ser aplicada para quem está com a imunização em dia.

De acordo com a própria Anvisa, o imunizante da Moderna tem proteção contra a cepa original do coronavírus e também contra a ômicron do tipo BA4 e BA5.

Ajudaram na análise do pedido as Sociedades Brasileira de Imunologia, Pediatria, Infectologia, de Imunizações e de Pneumonia e Tisiologia.

O próximo passo é a definição do preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e a análise da Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias no SUS. Com esses documentos, será possível saber se existirá a incorporação do medicamento pelo sistema público de saúde.

Vale lembrar que essa mesma vacina já está autorizada em 38 países. (cultura/uol)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 05:05h
Governo do Estado

Unidades do Hemoba encerram Junho Vermelho com atendimento em Salvador e Candeias

 

Na programação do Junho Vermelho, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para incentivar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue, as unidades móveis de coleta da Hemoba estão funcionando com novos roteiros. Na semana de encerramento da campanha, o Hemóvel I estará na Estação Nova Lapa, em frente à entrada do Metrô, nesta segunda e terça-feira, dias 26 e 27/06, das 8h às 17h, e em Candeias, de 28 a 01/07, no estacionamento da Praça Gualberto Dantas Fonte, das 8h às 16h. Já o Hemóvel II atenderá no Shopping Barra (Estacionamento E5), de 27 a 30/06, das 8h às 17h. (Foto ilustração)

Os atendimentos nos Hemóveis acontecem de forma espontânea, por ordem de chegada, com interrupção das atividades por uma hora para almoço da equipe. O horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. A unidade móvel possibilita a coleta de sangue de potenciais doadores em locais de grande fluxo de pessoas, como shoppings, centros das cidades e estações de transbordos. O objetivo é reforçar o estoque estratégico da Hemoba para atender com segurança os pedidos das unidades de saúde e hospitais, além de sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.

O Hemóvel é um ônibus totalmente adaptado e com toda a infraestrutura básica de uma unidade fixa da ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2023 05:00h
Feira de Santana

Mais de 30.800 diabéticos recebem assistência da rede municipal de saúde

 

Nesta segunda-feira (26), celebra-se o Dia Nacional de Controle do Diabetes. Em Feira de Santana, mais de 30.800 feirenses portadores da doença recebem assistência gratuita oferecida pela rede municipal de saúde. (Foto ilustração)

Além das consultas com uma equipe multidisciplinar, os pacientes têm acesso a insulina, glicosímetro, fitas para aferição de glicemia e medicamentos orais.

Raimundo Santos, aposentado, é um dos pacientes diabéticos acompanhados na Unidade Básica de Saúde da Serraria Brasil. Para ele, o monitoramento realizado pela equipe é indispensável.

"Aqui, eu recebo os remédios que preciso tomar, e o médico também avalia minha situação. Sou muito bem acolhido por toda a equipe do posto. O atendimento é excelente", ressaltou.

A diabetes mellitus é uma doença incurável caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue de forma permanente. Segundo Carla, enfermeira referência técnica, a condição pode ser classificada em tipos 1, 2 e gestacional.

"O tipo 1 ocorre devido à redução ou falta de produção de insulina devido a uma falha no sistema imunológico. Essa forma da doença é mais comum em crianças e jovens. No tipo 2, que afeta 90% dos diabéticos, há resistência à insulina, e os sintoma...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia