Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Deve ser proibido o uso de celular nas escolas?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 09:30h
Sobre a violência na Bahia

Ciro Nogueira, sobre violência na Bahia: "A polícia do PT pode exterminar?"

 

O senador Ciro Nogueira (foto ilustração) questionou o silêncio do presidente Lula e do ministro da Justiça, Flávio Dino, sobre a onda de violência policial que atinge a Bahia, governada pelo PT há 17 anos.

“35 pessoas foram assassinadas em ‘supostos confrontos’ só em setembro com a polícia da Bahia, governada pelo PT. Lula 3 condenou o ‘genocidio’? O ministro da Justiça escrachou? A polícia do PT pode exterminar, Lula? 2 pesos, 2 medidas”, escreveu Ciro.

Segundo levantamento do G1, pelo menos 45 pessoas morreram em confronto com as forças de segurança na Bahia em setembro. A maioria das mortes ocorreu durante operações policiais na periferia de Salvador. (oantagonista)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 09:00h
Movimentos Sociais

Movimento LGBTQIA+ intensifica campanha para barrar proibição de casamento homoafetivo

 

A Aliança Nacional LGBTI+ e a Coalizão Nacional LGBT+ por Cidadania anunciaram uma convocação emergencial para mais de 20 movimentos sociais e entidades da sociedade civil se juntarem em um esforço concentrado para tentar deter o projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados que proíbe a realização de casamentos entre pessoas do mesmo sexo. (Foto ilustração)

A VIII Jornada LGBT+, de acordo com o filósofo Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI+, busca não apenas garantir a presença desses movimentos ao longo das discussões, como também articular junto aos deputados para impedir que o projeto de lei, que atualmente se encontra na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, possa angariar apoio em suas próximas etapas.

“O que nós temos que fazer é unir o centro, e conversar com o pessoal da direita liberal. Inclusive, estaremos conversando com partidos políticos do campo conservador, como o PP e o próprio Republicanos, para que possamos ter maioria tanto nas comissões como no plenário e, se passar, no Senado”, explicou Toni Reis.

A primeira ação prevista na jornada é garantir a participação na audiência pública prevista para acontecer na Comissão de Família nesta terça-feira (26). Paralelamente, Toni Reis busca apoio para barrar o projeto em outros colegiados. “Estaremo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 08:30h
Governo Federal

Governo Lula ignora promessa e mantém extinta Comissão de Mortos e Desaparecidos

 

A três meses do fim do ano, a recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos na ditadura militar continua sem sair do papel. (Foto ilustração)

Criada no governo Fernando Henrique Cardoso como forma de reconhecer vítimas do regime, localizar corpos desaparecidos e indenizar suas famílias, a comissão foi extinta no final do ano passado, no apagar das luzes do governo Jair Bolsonaro (PL), defensor dos militares na repressão.

Procurado, o governo Lula (PT) mantém a promessa de recriar o colegiado e reconduzir titulares que haviam sido dispensados por Bolsonaro, como mostrou reportagem da Folha de março. O que, até o momento, não ocorreu, apesar de ser uma pauta importante para a esquerda brasileira.

Segundo integrantes do governo, há preocupação em não criar uma nova crise com militares em torno de um tema que é considerado sensível por eles.

O ministro José Múcio (Defesa) tem acompanhado a recriação do colegiado e já se reuniu com Silvio Almeida (Direitos Humanos) para tratar do tema –haverá nova reunião nas próximas semanas. Familiares de vítimas já se queixaram ao governo da demora na recriação do colegiado.

O Ministério dos Direitos Humanos, sob o qual deve ficar a comissão, disse à reportagem que já encaminhou toda a documentação e a proposta de decreto p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 08:00h
Interior da Bahia

Alagoinhas: Bahia Beer - Festival da Cerveja de Alagoinhas acontece nos dias 17, 18 e 19/11

 

Em Novembro, todos os caminhos levam a Alagoinhas, a Capital Estadual da Cerveja. Os portais foram abertos nesse sábado (23), com o lançamento do Bahia Beer – Festival da Cerveja de Alagoinhas, uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado e apoio do Governo Federal, via Ministérios do Turismo e da Cultura. (Foto ilustração)

As datas já estão confirmadas: 17, 18 e 19. Nesses três dias, o Parque de Exposições será totalmente adaptado para receber uma programação diversificada, que prevê palestras, gastronomia, concursos e show musicais com artistas renomados. O público também poderá acompanhar, pelas ruas da cidade, um arrastão com trio elétrico. O projeto detalhado foi apresentado pelo Diretor Executivo da Agência Mercado, Thiago Sankey, para a plateia, formada por jornalistas e radialistas, forças empresariais, representantes do polo de bebidas, de sindicatos e associações, secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil.

A pretensão é atrair turistas de todo o país, além de empreendimentos da vasta cadeia produtiva da cerveja, cuja matéria-prima principal é a água. Por sinal, a de Alagoinhas é considerada a segunda melhor do mundo, bioquimicamente.

O lançamento do Bahia Beer aconteceu no Teatro do SESC e contou com a participação do secretário de Turismo da Bahia Maurício Bacel...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 07:45h
190 anos de Feira de Santana

Brasília: cada vereador teve duas diárias mais passagens aéreas

 

Na viagem que fizeram a Brasília, nas comemorações dos 190 anos de emancipação política de Feira de Santana, na Câmara Federal, os 17 vereadores tiveram cada duas diárias no valor de R$ 900,00, mais passagens aéreas. Na delegação várias chefias acompanharam os vereadores, com tudo pago também pela Casa. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Feira de Santana)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 07:30h
Brasília

Desembargadora negra e de origem indígena entra na cotação para o STF

 

Mulher, negra e de origem indígena, a desembargadora Jaceguara Dantas (foto ilustração), do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, entrou na cotação para a vaga de ministra do Supremo Tribunal Federal (STF).

A magistrada não é uma pessoa próxima do presidente Lula, mas tem um perfil que representa pautas defendidas por movimentos sociais.

De Guajará Mirim, Rondônia, Jaceguara Dantas nasceu em família de baixa renda e alcançou posições por mérito pessoal.

Foi cofundadora do Grupo TEZ – Trabalho Estudos Zumbi, primeira entidade do grupo negro do Mato Grosso do Sul e a primeira promotora titular da Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos da comarca de Campo Grande.

Hoje, a desembargadora dirige os trabalhos da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS e é Ouvidora Auxiliar Regional da Mulher da Região Centro-Oeste, designada pela ministra Rosa Weber, como presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Um grupo de magistrados e de mulheres do Centro-Oeste defende o nome da desembargadora. (Eixo Capital/Ana Maria Campos)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 07:15h
Os políticos

Feira de Santana: compromissos pós-eleição em 2024

 

Um experiente político, ao comentar as eleições de 2024, disse que o grande problema de parte dos pré-candidatos são os compromissos pós-eleição. A questão é de credibilidade. (Foto ilustração: Prefeitura Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 07:00h
Recôncavo da Bahia

Estaleiro de Paraguaçu: "Ou a sociedade civil se organiza ou não avança", fala Uberdan sobre audiência pública

 

A Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus realizou neste domingo (24) uma audiência pública para discutir a possibilidade de reabertura do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, localizado no distrito de São Roque do Paraguaçu, no município de Maragogipe.

A audiência pública foi proposta pelo vereador Uberdan Cardoso (foto ilustração) e organizada pela prefeitura de Santo Antônio de Jesus, com apoio da Câmara de Vereadores e da Associação dos Municípios do Recôncavo Baiano (Amrec). O evento contou com a participação de representantes do governo estadual, da Petrobras, da Amrec e da população em geral.

O vereador Uberdan Cardoso, que propôs a audiência, destacou a importância da participação da sociedade civil na retomada do projeto. “Não podemos cruzar os braços e achar que a sensibilidade de Lula e de Jerônimo resolverá o problema… Ou a sociedade civil se organiza ou não avança,” afirmou. “Tivemos aqui o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, o presidente da Federação dos Petroleiros do Brasil, que faz parte da comissão de transição do governo Lula, inclusive é membro do conselho da Petrobras.”

“A retomada do Estaleiro é uma demanda coletiva de todo Recôncavo, Itaparica, Baixo Sul, Vale, ou seja, esse setor leste da Bahia, ele foi alimentado pelo Estaleiro, mais...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 06:30h
Usurpação de competência

"Fomos omissos em relação ao marco temporal", diz Soraya Thronicke sobre Poder Legislativo

 

A senadora Soraya Thronicke (União-MS-Foto), relatora do projeto que institui o marco temporal para a demarcação de terras indígenas na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), disse que faltou ação do Poder Legislativo em relação ao tema.

“O projeto está em tramitação há mais de 15 anos. Quem tem que decidir é o Poder Legislativo. Por causa da nossa omissão, o Poder Judiciário está decidindo. Nós fomos omissos”, disse.

Thronicke mencionou que, quando relatava o projeto, procurou estabelecer um diálogo aberto com o Poder Executivo e destacou a intenção do governo federal de apoiar a indenização não apenas das benfeitorias, mas também da terra nua.

Ela explicou que o projeto de lei foi analisado e deliberado rapidamente na CRA, mas que o texto encontrou obstáculos ao chegar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A senadora abordou a questão da judicialização, esclarecendo que o Poder Judiciário age em resposta a processos judiciais apresentados pela população.

Ela reconheceu que a demora do Poder Legislativo em tomar decisões sobre o assunto contribuiu para a judicialização.

No que diz respeito à constitucionalidade do marco temporal, a senadora expressou seu apoio &agrav...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 06:00h
Norte da Bahia

Juazeiro: Agricultores familiares renovam certificação orgânica no próximo dia 28

 

Cerca de 27 agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Juazeiro, Sobradinho, Uauá, Curaçá e Sento Sé se reúnem, na próxima quinta-feira (28/09), para receber o certificado de renovação de certificação orgânica das suas produções. (Foto divulgação)

A cerimônia acontece às 17h, no espaço da Feira de Orgânicos e Agroecológicos do Armazém da Caatinga, localizada na Vila Bossa Nova (Orla II), de Juazeiro.

O selo participativo que será entregue ao grupo de agricultores que compõe o Pré-Núcleo Sertão do São Francisco é concedido pelo Núcleo de Certificação Orgânica Participativa Raízes do Sertão, que integra a Rede Povos da Mata – única certificadora orgânica participativa credenciada da Bahia.

Para ter direito ao selo de produto orgânico, os agricultores baianos precisaram cumprir uma série de exigências, a exemplo do não uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos na produção, higiene e limpeza no manuseio da produção e no preparo dos alimentos para a comercialização nas feiras locais.

Além disso, o grupo participou de diversas capacitações e, passam por fiscalizações criteriosas no decorrer do ano para assegurar a conformidade da produção de acordo com as diretrizes e ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 05:50h
Recôncavo da Bahia

Muritiba: Enfermeiros vão receber o novo piso retroativo a maio, junho, julho e agosto

 

Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Muritiba têm motivos para comemorar, pois, a Câmara de Vereadores aprovou por inanimidade em primeira e segunda votação, o novo piso salarial para a categoria. (Foto ilustração: Prefeitura de Muritiba)

Além disso, uma notícia ainda mais positiva é que esse aumento será retroativo, cobrindo os meses de maio, junho, julho e agosto.

“Isso representa um reconhecimento importante pelo trabalho essencial que esses profissionais desempenham na área da saúde,” diz o prefeito Danilo de Babão. (diariodanoticia) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 05:40h
Oeste da Bahia

Entidades agrícolas participam de audiência em defesa do produtor rural em Salvador

 

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), com o intuito de defender os interesses de seus associados, foram recebidos em audiência oficial, pela Procuradora Geral do Estado da Bahia (PGE), Dra. Bárbara Camardelli Loi, os procuradores Frederico Bernardes de Castro e Gertha Merícia de Almeida e pelo secretário de Desenvolvimento da Bahia, Dr. Angelo Almeida, em Salvador. (Foto ilustração)

O objetivo do encontro foi tratar sobre a insegurança jurídica trazida aos produtores da região de Correntina, em razão do bloqueio de 342 matrículas do município, determinado pela decisão proferida nos autos de ação judicial discriminatória referente à Gleba Arrojelândia.

O presidente da Aiba, Odacil Ranzi e o advogado representante da Abapa, Dr. Carlos Palmeira, tiveram a oportunidade de ressaltar às autoridades presentes as preocupações do setor do agronegócio do Oeste baiano diante das repercussões negativas que a referida decisão gerou aos produtores da região. A audiência foi concluída com a promessa de que a Procuradoria irá se apresentar rapidamente nos autos do processo no intuito de mitigar os efeitos negativos gerados pela decisão.

Em seguida, os representantes das entidades agrícolas participaram de uma reunião na sede da Superintendência de Desenvolvimento Agrário (SDA), com o d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 05:30h
Recôncavo da Bahia

SAJ: Prefeitura prorrogará vínculo dos contratados no Regime Especial (Reda)

 

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus (BA), representada pelo prefeito Genival Deolino, decidiu prorrogar o vínculo, até o fim de 2024, dos contratados no Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A decisão foi tomada após consulta e aprovação junto a Procuradoria Geral do Município (PGM), e anunciada, na sexta-feira (22), aos representantes da categoria. (Foto ilustração: Prefeitura de SAJ)

Para o prefeito, Genival Deolino, prorrogar o REDA realizado em 2022 trará benefícios para todos. “Estando em concordância com a PGM, não há motivo para realizar um novo processo seletivo, sendo que estamos muito satisfeitos com os serviços prestados por todos que foram selecionados em 2022. Renovar até o fim de 2024 esse vínculo é ter a certeza de que seguiremos por esse tempo com profissionais motivados e prestando excelentes serviços para a educação em nossa cidade”, finalizou Deolino. (Ascom/PMSAJ)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 05:25h
Sul da Bahia

Coaraci: Prefeitura atrasa salários de servidores

 

Os funcionários contratados da prefeitura de Coaraci, no sul do estado estão sem receber salários. Pela lei, o salário tinha que ter pago no quinto dia útil de agosto, mas até agora nada de salário. (Foto ilustração: Prefeitura de Coaraci)

O prefeito Jadson (AVANTE), alega crise financeira, mas a prefeitura fez uma mega festa de Sâo João. E ainda realizou licitação superior a R$ 2 milhões para gastar com combustível de agosto a dezembro deste ano. (Por João Matheus)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 05:20h
Prefeitura de Salvador

Salvador: Maratona supera última edição com quase o dobro de participantes e já tem data para 2024

 

Consolidada no calendário de eventos esportivos da cidade, a Maratona Salvador reuniu este ano cerca de 8 mil atletas amadores e profissionais neste domingo (24), na orla da Boca do Rio, número que representa quase o dobro do registrado em 2022. Presente no local da competição, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, revelou que a próxima edição da corrida já tem data para acontecer e que as inscrições serão abertas a partir desta segunda-feira (25). (Foto ilustração)

“É uma oportunidade que a gente vai dar para que os atletas se planejem. A Maratona Salvador 2024 ocorrerá em 22 de setembro. Certamente, no próximo ano, devemos ter uma competição com mais de 10 mil participantes”, estimou Edington. O gestor acrescentou que a prova foi criada dentro do conceito de fortalecer o turismo esportivo na capital baiana, sobretudo numa cidade que tem a economia criativa como base de sua matriz econômica.

A Maratona Salvador é certificada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e está inserida no calendário nacional de corrida de rua do país, ou seja, ela também agrega em pontuação para atletas de alta performance.

“A capital baiana tem uma infraestrutura invejável. Poucas cidades do Brasil conseguem fazer uma maratona com essa característica, tendo como pano de fundo uma orla que é uma das mais bonitas do país, e ao mesmo tempo com o toque...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 05:15h
Procuradoria-Geral da República

PGR pede depoimento de deputado que alegou que africanos têm QI baixo

 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um depoimento de Gustavo Gayer (PL-GO-Foto). O deputado federal afirmou, durante uma entrevista realizada no final do primeiro semestre deste ano, que africanos não têm “capacidade cognitiva” para viver em um regime democrático.

"Aí você vai ver na África: quase todos os países são ditaduras. Quase tudo lá é ditadura. Democracia não prospera na África. Por quê? Para você ter democracia, é preciso ter o mínimo de capacidade cognitiva para entender o bom e o ruim, o certo e o errado. Tentaram fazer democracia na África várias vezes”, disse o bolsonarista ao podcast Três Irmãos.

Vale lembrar que, durante a conversa, foi dito que as pessoas do continente em questão possuem um quociente de inteligência (QI) baixo. Também houve uma comparação entre africanos e macacos.

Depois do programa, integrantes da Câmara dos Deputados acionaram o STF para que Gayer fosse investigado por racismo.

Em julho, a Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou à PGR uma notícia-crime contra o parlamentar.

A AGU, por sua vez, pediu para a procuradoria avaliar se as falas do deputado “se enquadram no crime previsto no art. 20 da Lei nº 7.716/19 (Lei do Crime Racial), qual seja: ‘praticar, induzir ou incitar a discriminaç&atil...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 05:10h
Ministério dos Direitos Humanos

Ministério rebate notícias mentirosas a respeito de banheiros unissex nas escolas

 

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) rebateu as notícias mentirosas a respeito de uma possível implementação de banheiros unissex nas escolas. (Foto ilustração)

Em nota emtida no sábado (23), a pasta alegou que "repudia e se insurge contra as mentiras que estão sendo espalhadas”.

“Além de ser uma interpretação rasa e errônea do que está previsto na resolução, as insinuações desvirtuam o intuito do texto, que é de orientar e recomendar, e ajudam a espalhar o ódio e o preconceito com as diferenças", completa o texto.

A Advocacia-Geral da União (AGU) já divulgou que estuda eventuais medidas contra Nikolas Ferreira (PL-MG) e Filipe Barros (PL-PR), deputados bolsonaristas que já espalharam desinformações a respeito do Governo Federal. Tvcultura)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 05:05h
Governo do Estado

Implementação de Piso da Enfermagem já pode ser consultada em contracheque

 

A partir da 0h de sábado (23), os servidores estatutários e trabalhadores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) incluídos na Lei nº 14.434/2022, que instituiu o Piso da Enfermagem, poderão consultar o contracheque do mês de setembro contendo os valores referentes ao pagamento do complemento do piso para os meses de maio a setembro. A consulta poderá ser feita no portal do RH Bahia. (Foto ilustração)

Quanto ao repasse às organizações sociais que fazem gestão de unidades estaduais, assim como às entidades filantrópicas e às prestadoras de serviço (com um mínimo de atendimento de 60% de pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS), este será realizado ainda em setembro, para que as instituições implantem o piso para os seus funcionários.

De acordo com a Lei nº 14.434/2022, que institui o piso salarial da Enfermagem (enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras), sancionada em agosto de 2022, cada uma dessas modalidades profissionais receberá um valor mínimo único em todo o país. O Piso Nacional da Enfermagem beneficia aqueles que realizam atividades em instituições de saúde públicas e privadas.

Para os enfermeiros, o valor do piso é R$ 4.750, para os técnicos de enfermagem, é de R$ 3.325, e para os auxiliares de enfermagem e parteiras, de R$ 2.375 por 44 horas de trabalho semanais...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.09.2023 05:00h
Feira de Santana

Prova do REDA para professor teve 3.200 candidatos; Gabarito preliminar é divulgado

 

A aplicação da prova objetiva do Processo Seletivo Simplificado para a seleção de 80 professores temporários, que vão atuar na Educação Municipal, ocorreu em ritmo de normalidade na manhã deste domingo, 24. Os mais de 3.200 candidatos foram distribuídos em dois locais de prova: Unex (antiga FTC) e Faculdade Anísio Teixeira (FAT). (Foto ilustração)

“Gostaria de destacar a organização do processo seletivo hoje, das orientações à avaliação, considerei tudo bem tranquilo e planejado. Estou muito esperançosa e espero ser aprovada”, relatou Rafaela Neris Lima, professora que concorre a uma das vagas.

Os docentes, da área de Pedagogia, serão contratados por tempo determinado em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) e atuarão nas escolas municipais, nas turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais.

O gabarito preliminar será divulgado ainda neste domingo, a partir das 16h, no site da empresa responsável pela realização do certame (www.concursos.msconc.com.br). Já a divulgação do resultado final está prevista para o dia 2 de outubro, disponível no site acima e no Diário Oficial Eletrônico do município.

Uma comissão composta por integrantes das Secretarias de Educação e Administração acompanhou em tempo real a execução do processo seletivo.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 12:40h
Feira de Santana

HDPA recebe novo autoclave e R$ 3 milhões para aparelho de hemodinâmica com emenda de Zé Neto

 

O Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) em Feira de Santana recebeu nesta sexta-feira, 22, o novo autoclave para esterilização de instrumentos cirúrgicos e mais R$ 3 milhões para compra de aparelho de hemodinâmica, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Zé Neto (PT), que vai melhorar a realização de procedimentos de alta complexidade na unidade. (Foto ilustração)

A entrega do equipamento e anúncio da emenda foi feita ao provedor da Santa Casa de Misericórdia, Rodrigo Matos, e a diretora da Central de Serviços Compartilhados, Valdenice Gonçalves.

“O Dom Pedro foi o hospital onde eu nasci e não vou medir esforços para continuar colaborando, assim como fizemos nos últimos dois anos com a destinação de mais de R$ 5 milhões de investimentos, através de emendas parlamentares, além de R$ 45 milhões anuais de convênios pelo Governo do Estado. Com o anúncio dos R$ 3 milhões feito hoje, estaremos chegando a mais de R$ 8 milhões de aporte financeiro para o hospital em apenas dois anos. Nosso agradecimento ao governador Jerônimo Rodrigues e a secretária Roberta Santana pela parceria e compromisso de fortalecer conosco essa importante unidade de saúde do nosso município, da região e do estado“, destacou Zé Neto. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 08:00h
Governo do Estado

Lucro recorde da Embasa supera R$ 585 milhões

 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) atingiu, no 1º semestre de 2023, uma receita operacional líquida anualizada recorde de R$ 3,8 bilhões, em virtude do constante crescimento do número de ligações devido aos avanços nos investimentos rumo à universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. (Foto ilustração)

Como resultado desse empenho no período, a Embasa registrou lucro anualizado recorde de R$ 585,64 milhões em 30/06/2023, superior em 27% quando comparado ao resultado anualizado registrado em 30/06/2022.

Na busca de eficiência dos custos de operação, vale destacar a ampliação para 52% do consumo de energia comprada no mercado livre a preços 35% inferiores ao do fornecedor tradicional e a obtenção de eficiência no processo de tratamento da água por meio da diversificação de produtos químicos e de técnicas inovadoras. No quesito custeio, a centralização da cobrança por meio de inteligência artificial foi uma umas ações que otimizou os custos de exploração dos serviços.

“Estamos colhendo os frutos de uma gestão criteriosa com as despesas e comprometida com a melhoria da prestação dos serviços e a universalização do acesso, visando tanto a sustentabilidade financeira, quanto social e ambiental”, explica o presidente da Embasa, Leona...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 07:54h
Ministra do Meio Ambiente

Derrubada do marco temporal foi ato de justiça, diz Marina Silva

 

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (foto ilustração), disse nesta sexta-feira (22) que a derrubada da tese do marco temporal pelo Supremo Tribunal Federal (STF) foi “um ato de justiça e de reparação”.

“Foi uma vitória dos povos indígenas, do bom senso e da justiça, e uma esperança para o Brasil, fazendo essa reparação. Viva a luta daqueles que resistiram”, disse a ministra, ao participar de uma mesa para discutir a questão da seca e das inundações em um fórum promovido pela Virada Sustentável, no Unibes Cultural, em São Paulo. A mesa contou com a presença do indiano Rajendra Singh, fundador da Tarun Bharat Sangh, ONG ambiental sem fins lucrativos.

Mais tarde, em entrevista a jornalistas, a ministra voltou a falar sobre o julgamento do Supremo em relação ao marco temporal. “A Suprema Corte fez um processo de justiça e de reparação para as comunidades indígenas brasileiras e temos que celebrar isso. Não é uma celebração só dos povos indígenas, é uma celebração de todos nós”.

Segundo a ministra, a decisão do STF também é uma vitória para o meio ambiente. “Oitenta por cento das áreas com florestas do mundo estão sob o domínio dos povos indígenas. Eles são grandes protetores de florestas, de biodiversidade, de recursos hídricos e ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 07:48h
Interior Paulista

Vereador diz que "tomou umas" em discurso na Câmara de Guarujá

 

O vereador do Guarujá Fernando Martins dos Santos (MDB) disse que “tomou umas” e estava “meio doidão” durante pronunciamento em sessão solene na Câmara do município. Em sua fala, o parlamentar afirmou que havia “queimado a largada” e se desculpou aos participantes da reunião. “Se houve algum erro aqui é por conta do teor do álcool”, disse. A sessão ocorreu no dia 14 de setembro, mas o vídeo ganhou repercussão nesta sexta-feira, 22. “O pessoal está meio preocupado aqui porque eu queimei largada e comemorei antes. Tomei umas e tô meio doidão aqui, viu, vocês me perdoem”, disse ele na tribuna aos risos. Depois, no momento em que lia as biografias dos homenageados, o vereador apresentou dificuldades para pronunciar o discurso e novamente se desculpou. “Seu presidente, só quebrando protocolo aqui. Quero pedir desculpa a todos aqui. Se houve algum erro aqui é por conta do teor do álcool, me perdoa”, afirmou. O registro mostra também que ele teve dificuldade em caminhar do púlpito até o espaço onde foram entregues os diplomas aos homenageados. Conhecido como Peitola, o vereador está no segundo mandato, ele recebeu 3.876 votos, e foi o quarto parlamentar mais votado. (Foto ilustração/Jovenpam)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 07:40h
Sul, Extremo-sul e Sudoeste da Bahia

Prefeitos da Amurc vão até Brasília reivindicar a recompensação do FPM

 

Prefeitos associados a Amurc estarão nos próximos dias 3 e 4 de outubro em Brasília, reivindicando a recomposição das perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que recentemente foi anunciado pelo Governo Federal, mas ainda não foi repassado para os municípios. O manifesto em defesa da recompensação urgente do repasse federal foi prontamente assinado pelos prefeitos e secretários de 21 municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano, nesta sexta-feira, 22, durante uma Reunião Extraordinária da Associação. (Foto ilustração)

A crise financeira nos municípios é uma realidade em todo o país, e atualmente, tem sido a grande preocupação dos gestores nos últimos meses desse ano, diante das quedas sequenciais no repasse do FPM. Recentemente, o Governo Federal anunciou a recomposição desses valores aos municípios, após uma grande mobilização de prefeitos em Brasília.

No entanto, até o momento, nenhum recurso foi repassado para recompor essa perda, principalmente entre os municípios menores, onde o FPM é a principal fonte de receita. Durante a reunião da Amurc, os gestores destacaram que a queda nos repasses gira em torno de 20 a 30%, e tem comprometido a manutenção de pessoas contratadas e a realização de serviços essenciais nas cidades.

Em uma análise junto aos prefeitos e representantes dos munic&iacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 07:30h
Costa do Descobrimento

Porto Seguro: Após PSD anunciar Cláudia Oliveira Jânio Natal diz que vai concorrer a reeleição

 

Três dias após a deputada estadual Cláudia Oliveira ser anunciada durante reunião com parlamentares do PSD e o governador Jerônimo Rodrigues, na Assembleia Legislativa como futura candidata a prefeita de Porto Seguro, onde foi gestora por dois mandatos, eis que o prefeito Jânio Natal procurou o site radar.64, nesta sexta-feira, 22, para anunciar que também será candidato à reeleição, e disputará o pleito apostando nos avanços que seu governo promoveu em vários setores do município. (Foto ilustração: Jânio Natal e Cláudia Oliveira)

A convocação de Jânio Natal ao referido site, para tal divulgação, nos parece uma reafirmação de um projeto político que naturalmente já está em pauta nos projetos políticos de todo prefeito ou prefeita, a não ser em casos extremos.

A não ser, que nos bastidores da política da Terra Mater, haja comentários de que ele estivesse abrindo mãos de buscar a reeleição.

Dono de uma das maiores bagagens da política baiana, Jânio dificilmente desistiria de pleitear sua reeleição. Está no mandato. Tem votos. Tem larga experiência e tem seus feitos!

Portanto, se houve conselhos de marqueteiros, assessores, ou se a iniciativa de anunciar o que já está naturalmente estabelecido, foi uma decisão sua, não passou de uma atitude ing&ecir...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 07:15h
Prefeitura de Salvador

Salvador: Prefeitura oferece atendimento personalizado para servidores sobre aposentadoria

 

Nos dias 25 e 26 de setembro, o Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) promoverá o evento "Construindo a sua Aposentadoria" no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, das 8h às 16h. O foco deste encontro será o atendimento personalizado aos servidores municipais que planejam se aposentar nos próximos cinco anos. (Foto ilustração)

O projeto surgiu da necessidade de fornecer alternativas aos servidores ativos da Prefeitura de Salvador que estão próximos da aposentadoria. A iniciativa visa oferecer informações sobre educação financeira, saúde, bem-estar e previdência por meio de palestras. Além disso, o evento proporcionará a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o processo de aposentadoria e incluirá momentos de relaxamento e autocuidado.

"O projeto foi construído para fornecer ao servidor público ferramentas para o planejamento financeiro de sua aposentadoria, por meio de palestras e atendimento individualizado, além de promover a integração com profissionais da área de saúde e colaboradores da diretoria de Previdência. Com o projeto, buscamos também minimizar os possíveis impactos negativos que a interrupção da atividade laboral pode causar", disse Rosana Falcão, gerente de Previdência do Município de Salvador.

Tainá Barros, diretora de Previdência do Município de Salvador, enfatizou a importância do evento. &...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 07:00h
Brasília

PF terá que devolver R$ 4 milhões apreendidos com aliados de Lira

 

Com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de arquivar os inquéritos sobre desvios nos kits de robótica envolvendo aliados de Arthur Lira, a Polícia Federal (PF) terá que devolver mais de R$ 4 milhões apreendidos em Maceió (AL) e outros endereços. (Foto ilustração)

Nesta sexta-feira (22/9), o ministro do STF determinou o arquivamento dos inquéritos envolvendo todos os investigados, excedendo o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que havia solicitado apenas o arquivamento da parte envolvendo o presidente da Câmara dos Deputados, como mostrou o repórter Rubens Valente.

Gilmar determinou a restituição dos bens apreendidos aos “proprietários”, o que envolve R$ 4 milhões em espécie encontrados nas dependências de uma empresa que, segundo apontou a investigação da PF, estaria envolvida no esquema de desvio de dinheiro da União e não tinha capacidade econômica para movimentar os valores.

As fraudes e o superfaturamento, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), geraram prejuízo aos cofres públicos de R$ 8,1 milhões. (Por Natália Portinari)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 06:51h
Procuradoria-Geral da República

PGR pede explicação a Toffoli sobre a Odebrecht após Dino "achar" cooperação

 

A Procuradoria-Geral da República (PGR) entrou com um recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (22) para que o ministro Dias Toffoli (foto ilustração) explique decisão que anulou provas do acordo de leniência da Odebrecht.

A decisão de Toffoli foi embasada por informações do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), do Ministério da Justiça, dirigido pelo ministro Flávio Dino. O órgão inicialmente informou não ter encontrado registros de tratativas para o acordo pelos canais oficiais.

Entretanto, o DRCI corrigiu as informações prestadas ao Supremo e em nova manifestação ao tribunal afirmou ter encontrado um pedido da Lava Jato para fazer uma cooperação internacional.

“Em que pese o pedido de cooperação jurídica internacional não tenha sido realizado no bojo da ação informada originariamente, informa-se que foi enviado pedido para obtenção dos sistemas às autoridades suíças em 03/06/2016. Na data de 28/09/2017 foi encaminhado o pendrive contendo as cópias dos referidos sistemas para a PGR, com o envio das senhas de acesso para este órgão em 02/10/2017. Desta forma, considera-se que, a partir desta data (02/10/2017), as provas em comento foram efetivamente transmitidas às autoridades requerentes“, diz trecho do documento do DRCI remetido a Toffoli. (oant...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 06:44h
Aniversariante do Dia

Jornalista Daniele Oliveira em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 06:40h
Presidente da República

Lula reduz ritmo de agenda e se prepara para cirurgia

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-Foto), que voltou nesta semana dos Estados Unidos e de Cuba, após intensa agenda internacional, recebeu nesta sexta-feira (22) o membro do Comitê Permanente do Politburo e secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista (PC) da China, Li Xi. O encontro ocorreu no Palácio do Planalto.

O Politburo é um comitê político que faz parte da estrutura de governança do PC chinês. No encontro de hoje, Lula e Li Xi falaram sobre a reaproximação entre os dois países e a retomada de investimentos, especialmente na área de tecnologia. Lula destacou a intenção da Embraer de instalar unidade produtiva na China, além das oportunidades de negócios que o governo brasileiro vai oferecer nos projetos de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Antes do fim da tarde, o presidente encerrou o expediente e voltou ao Palácio da Alvorada, residência oficial, onde passa o fim de semana. Na próxima segunda-feira (26), Lula receberá, em Brasília, a visita oficial do primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh.

O ritmo da agenda nos próximos dias deverá ser mais reduzido porque o presidente passará por uma cirurgia no quadril, prevista para ocorrer no dia 29 de setembro. O procedimento será realizado na unidade do Hospital Sírio-Libanês na capital federal.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 06:28h
Ex-juiz da Operação Lava Jato

CNJ abre processo disciplinar contra Moro e desembargadores do TRF4

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu nesta sexta-feira (22) um processo disciplinar contra o ex-juiz da Operação Lava Jato e atual senador Sergio Moro (Pode-PR-Foto). A decisão foi tomada pelo ministro Luís Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, após a conclusão parcial do relatório do CNJ que apontou "gestão caótica" dos valores oriundos de acordos de delação e leniência firmados durante a operação.

Também foram abertos processos disciplinares contra a juíza Gabriela Hardt, que atuou como substituta de Moro na 13ª Vara Federal em Curitiba, e os desembargadores Loraci Flores de Lima, João Pedro Gebran Neto e Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre. O tribunal é a segunda instância da Lava Jato.

Segundo o CNJ, o processo vai apurar a suposta violação do dever de transparência de Moro e Gabriela em decisões que autorizaram repasse de cerca de R$ 2 bilhões oriundos de acordos à Petrobras, entre 2015 e 2019, sem o "devido processo legal". A apuração também vai avaliar se Moro atuou na magistratura com "fins partidários".

Na investigação que trata dos desembargadores, o conselho pretende apurar indícios de "demora na prestação jurisdicional" no julgamento de um recurso da Petrobras contra o repasse de R$ 43 milhões para o fun...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 06:20h
Brasília

Correios aprovam reajuste e benefícios para empregados em 2024

 

Os Correios e os empregados aprovaram acordo que prevê reajuste salarial em 2024 e outros benefícios. O acordo coletivo de trabalho 2023/2024 será assinado na próxima quarta-feira (27) entre a direção da empresa e representantes dos empregados, de acordo com nota divulgada pelos Correios. (Foto ilustração)

Segundo a empresa, o acordo estabelece aumento de R$ 250 para quem ganha até R$ 7 mil e 3,53% de reajuste para funcionários com remuneração superior a R$ 7 mil a partir de janeiro de 2024.

“Isso equivale a um aumento médio de 6,57% para mais de 71 mil empregados (83% do efetivo). Para parte do efetivo, esse aumento representa um reajuste de 12% em relação à atual remuneração”, diz a nota.

O acordo, com 78 cláusulas, prevê ainda reajuste imediato dos benefícios em 3,53%, tíquete extra de R$ 1 mil em dinheiro com a assinatura do acordo, gratificação extra de R$ 1.500 em janeiro de 2024, criação de comissão, com a participação das entidades representativas dos trabalhadores, para avaliar melhorias no plano de saúde e pagamento de 80% de bolsas de estudo.

Sobre a abertura de concurso público, os Correios informaram que irão se reunir com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos para tratar do tema.

Em relação à concess&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 06:10h
Ministério da Educação

MEC envia à Casa Civil PL de alteração do novo ensino médio

 

O Ministério da Educação (MEC) acaba de enviar nesta sexta-feira, 22 de setembro, à Casa Civil minuta de Projeto de Lei (PL) que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 13.415/1996. O documento, disponibilizado de forma exclusiva ao Correio Braziliense (leia aqui), recompõe a carga horária destinada à Formação Geral Básica do ensino médio para 2.400 horas, sendo vedada a oferta desses conteúdos de forma remota ou híbrida. (Foto ilustração)

Toda formação básica deve partir dos seguintes componentes curriculares: língua portuguesa e literatura; línguas estrangeiras, com obrigatoriedade da oferta de inglês e espanhol; artes; educação física; matemática; história, geografia, sociologia e filosofia; e física, química e biologia.

O texto também revoga a organização dos itinerários formativos e estabelece a flexibilização curricular a partir dos chamados percursos de aprofundamento e integração de estudos, que devem articular, ao menos, três áreas de conhecimento ou integrar-se ao ensino profissional.

A minuta trata, ainda, de temas como a oferta de ensino noturno e de modalidades do ensino de jovens e adultos (EJA), educação escolar quilombola e indígena.

A medida é uma vitória de movimentos ligados à educação que ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 06:00h
Ministério de Gestão e Inovaçao

A quase um mês do prazo, só 12 estados emitem nova carteira de identidade

 

O Distrito Federal, São Paulo e outros 13 estados brasileiros têm até o dia 6 de novembro para começar a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). (Foto ilustração)

Com o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país, o documento não tem mais o número do RG (Registro Geral), que deixará de existir.

Segundo o Ministério de Gestão e Inovaçao, até o momento 1.633.618 CINs já foram emitidas em 12 estados. São eles: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A adesão começou em julho de 2022 pelo Rio Grande do Sul.

Inicialmente, o prazo para todas as unidades da federação começarem a ofertar o documento terminava em março. Mas o governo federal prorrogou a data para até 6 de novembro. De acordo com o ministério, esse prazo para adequação dos estados está mantido.

Em São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que está se preparando para a emissão do novo modelo.

"O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, em parceria com a Prodesp (Empresa de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), está desenvolvendo sistema de comunicação com o Mini...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 05:50h
Ex-presidente da República

TSE forma maioria para rejeitar recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria, nesta sexta-feira (22), para rejeitar recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-Foto) contra a decisão que o deixou inelegível por oito anos.

Os advogados de Bolsonaro apresentaram os chamados “embargos de declaração”, tipo de recurso que permite esclarecer eventuais contradições e obscuridades na decisão da Corte.

O tribunal analisa o recurso em sessão do plenário virtual, que começou à meia-noite desta sexta-feira e vai até as 23h59 de 28 de setembro.

No formato, não há debate, e os votos são apresentados em um sistema eletrônico.

Condenação

O TSE condenou Bolsonaro por 5 votos a 2 no fim de junho por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores em julho de 2022 e atacar sem provas o sistema eleitoral. A ação foi apresentada pelo PDT.

Ao recorrer da condenação, a defesa questionou a inclusão da chamada “minuta do golpe” no processo, dizendo se tratar de um “documento novo”. O material foi encontrado na casa do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Anderson Torres.

Ainda segundo os advogados, o ex-presidente teve seu direito à defesa “cerceado” e as questões apresentadas pe...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 05:40h
Setor do Petróleo

Petróleo tem leve queda na semana com preocupações sobre demanda

 

Os preços do petróleo ficaram estáveis nesta sexta-feira, mas fecharam a semana em queda com realização de lucros e à medida que os mercados pesavam as preocupações com a oferta decorrentes da proibição de exportação de combustível da Rússia contra os problemas de demanda decorrentes de futuros aumentos das taxas de juros. (Foto ilustração)

Os futuros do Brent caíram 0,03 dólar, a 93,27 dólares o barril. Recuaram 0,3% na semana, quebrando uma sequência de três semanas de ganhos.

Os futuros do dos EUA (WTI) dos EUA subiram 0,40 dólar nesta sexta-feira, ou 0,5%, para 90,03 dólares o barril, à medida que a contagem de sondas de perfuração de petróleo nos EUA recuou. O índice de referência caiu 0,03% na semana, a primeira queda em quatro semanas.

"Os investidores estão prevendo uma queda na demanda em outubro, à medida que as refinarias entrarem em manutenção e uma taxa de juros mais alta pressionar ainda mais os mercados", disse Dennis Kissler, vice-presidente sênior de negociação do BOK Financial, acrescentando que também houve alguma realização de lucros.

Os contratos subiram mais de 10% nas três semanas anteriores devido a preocupações com a oferta restrita.

Autoridades do Federal Reserve dos EUA alertaram sobre novos aumentos da...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 05:30h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha quase estável com acomodação após Fed, mas tem pior semana desde março

 

O Ibovespa fechou perto da estabilidade nesta sexta-feira, em movimento de certa acomodação do índice após queda de mais de 2% na véspera em razão de perspectivas mais duras para a taxa de juros nos Estados Unidos, o levou o índice a registrar sua pior semana desde março. (Foto ilustração)

Vale e Petrobras foram as maiores alavancas ao índice, enquanto B3 e Weg pesaram negativamente.

Índice acionário de referência da bolsa brasileira, o Ibovespa fechou com variação negativa de 0,12%, a 116.008,64 pontos. O volume financeiro da sessão somou 17,8 bilhões de reais.

Na semana, o índice teve queda de 2,32%, a maior desde a semana encerrada em 24 de março.

A sexta-feira mais morna no mercado veio após o Ibovespa acompanhar uma aversão ao risco global na quinta-feira, um dia depois de o Federal Reserve sinalizar uma política monetária restritiva por mais tempo nos EUA, enquanto, no Brasil, o Banco Central esfriou expectativas mais otimistas de uma eventual aceleração no ritmo de cortes da Selic à frente. (Por Andre Romani)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 05:20h
Moeda norte-americana

Dólar fecha dia perto da estabilidade, mas sobe 1,26% na semana

 

O dólar à vista fechou a sexta-feira perto da estabilidade ante o real, com leve viés de baixa, em um dia de correção após o forte avanço da véspera e sob influência do otimismo com a economia da China e de dados ruins da atividade das empresas nos Estados Unidos. (Foto ilustração)

O dólar à vista fechou o dia cotado a 4,9328 reais na venda, em baixa de 0,06%. Na semana, a moeda norte-americana acumulou alta de 1,26%.

Na B3, às 17:24 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,08%, a 4,9375 reais.

Na quinta-feira, o dólar à vista avançou mais de 1% ante o real, na terceira sessão consecutiva de ganhos, com investidores repercutindo sinalização dura com a inflação do Federal Reserve e a perspectiva de juros altos por mais tempo nos EUA.

Nesta sexta-feira, o dólar sustentou perdas maiores ante o real no período da manhã, com alguns investidores realizando os lucros mais recentes. Além disso, as notícias que vieram da China foram positivas. Os contratos futuros de minério de ferro -- importante produto de exportação brasileiro -- subiram, em meio a relatos de medidas de apoio da China às empresas. (Por Fabricio de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 05:10h
Governo do Estado

Estado faz bloqueio vacinal após caso de catapora em maternidade na capital baiana

 

Foi realizado o bloqueio vacinal e o uso de imunoglobulina humana nos contactantes de uma profissional de saúde do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), que teve o diagnóstico positivo para catapora na última terça-feira (19). Esta é uma doença infecciosa e contagiosa causada pelo vírus Varicela-Zoster, sendo o registro de notificação compulsória. (Foto ilustração)

Também foi recomendada pelas equipes de vigilância do Estado da Bahia e do município de Salvador a seguinte medida sanitária: até 3 de outubro, a unidade deve restringir novas admissões de gestantes de alto risco com indicativo de que seus bebês utilizarão a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo). A medida é exclusiva a esse perfil de paciente a fim de reduzir o risco de possíveis transmissões e eclosão de novos casos com mais efetividade, tendo em vista que este é o setor laboral da profissional com diagnóstico positivo para catapora.

Neste período, a Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto e o Hospital Geral Roberto Santos serão, temporariamente, as unidades de referência para o atendimento às gestantes de alto risco que são atendidas no Iperba.

As gestantes de risco habitual, bem como os serviços de cirurgias eletivas, abortamento legal e atendimentos ginecológicos estão com funcionamento normal, ou seja, sem quaisquer restri&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.09.2023 05:00h
Feira de Santana

Secretários de Feira de Santana participam da 1ª Constru Nordeste em Salvador

 

A Prefeitura de Feira de Santana está sendo representada na 1ª Constru Nordeste, em Salvador - maior evento da Construção do Norte e Nordeste. A iniciativa foi idealizada para unir em um mesmo local todos os segmentos da indústria da construção civil. (Foto ilustração)

O evento apresentará novidades do setor, principais tendências, produtos e as mais modernas soluções em inovação e sustentabilidade. Estão participando da programação secretários municipais de três pastas: Trabalho Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC), Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA).

Nesta quinta-feira (21), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão, destaca a importância da presença de Feira de Santana. "É muito importante a gente chegar em um evento desse e a prefeitura poder participar de forma efetiva, incentivando a indústria regional, como a Multcaixa, a Bellano Vassouras, a G-light e muitas outras empresas", disse.

O evento é uma porta de entrada para a implementação do conceito de neoindustrialização na cidade, que é um conjunto de estratégias para promover a reestruturação produtiva e tecnológica da economia.

"Nós estamos envolvidos em um projeto maior, de inovação. O prefeito sempre tem fal...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2024

2023

2022

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia