Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

A vacina contra a Covid-19 deve ser obrigatória no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 17:10h
Senado Federal

Quatro senadores disputam a Presidência do Senado em fevereiro

 

Quatro senadores disputam a Presidência do Senado para os próximos dois anos, com eleição prevista para o início de fevereiro. Anunciaram as candidaturas Simone Tebet (MDB-MS), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Novas candidaturas podem ser apresentadas até o dia da eleição. (Foto ilustração)

O MDB lançou no último dia 12 o nome da senadora Simone Tebet para concorrer ao cargo. Atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), se eleita, ela será a primeira mulher a presidir o Senado e o Congresso Nacional. A senadora defende a harmonia entre os Poderes, o fortalecimento das instituições e o papel decisivo do Legislativo.

— Nos momentos mais difíceis da nossa história, o Senado Federal e o Congresso Nacional acharam a saída dentro das instituições, dentro da democracia e do estado democrático de direito e agora não vai ser diferente — afirmou a senadora, que disse receber a missão como um projeto não só do MDB, mas também do Senado e do Brasil.

Nesta terça-feira (19), foi anunciada a organização de uma nova Frente Democrática com Simone Tebet e o deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), que disputa a Presidência da Câmara, com o objetivo de unificar o discurso de candidatos independentes, fazendo com que as bancadas do MDB das duas Casas atuem juntos a partir de agora.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 16:50h
Câmara Federal

Projeto obriga deputados federais e senadores a tomar vacina contra a Covid-19

 

O Projeto de Lei 5610/20 obriga deputados federais e senadores a se submeterem à vacinação contra a Covid-19, ainda que o uso do imunizante no País tenha sido aprovado apenas em caráter emergencial. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo o texto, a dispensa da vacinação obrigatória só poderá ocorrer por motivos médicos devidamente comprovados.

O deputado Alexandre Frota (PSDB-SP-Foto), autor do projeto, critica setores da sociedade que disseminam "uma campanha absurda” para tentar convencer a população de que a vacina pode causar danos irreparáveis.

“Isso inclui o presidente da República, que vem a público, em uma atitude jocosa, dizer que se tomar a vacina poderá ser transformado em jacaré. Não podemos deixar a população se levar por atitudes irresponsáveis de quem quer que seja. Nós, deputados federais, e os senadores da República temos que dar o exemplo nesta campanha de imunização e deveremos, portanto, ser os primeiros a nos imunizar”, diz o deputado. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 16:10h
Produção própria de insumos

Butantan deixará de depender da China a partir de outubro

 

A partir de outubro, a produção da CoronaVac pelo Instituto Butantan deixará de depender de insumos da China. A expectativa do governo vem da construção de uma nova fábrica do Butantan, iniciada em 2 de novembro do ano passado com verba de doações de 23 empresas, arrecadadas em 42 dias, sem contrapartidas. (Foto ilustração)

Atualmente, o governo paulista lida com o atraso no envio de insumos para a produção da CoronaVac. A matéria-prima está pronta e aguarda liberação do governo chinês para ser enviada ao Brasil. Se o material não chegar até o final do mês, o cronograma de vacinação terá de ser alterado não só em São Paulo, como em todo o país, já que a CoronaVac é hoje a única vacina distribuída pelo governo federal aos demais estados. O escritório de São Paulo em Xangai, na China, está negociando a liberação.

O Butantan aguarda a chegada de 5,4 mil litros de matéria-prima até o fim do mês e mais 5,6 mil até o dia 10 de fevereiro. Com o material, é possível produzir 5,4 milhões de doses da vacina. Após a chegada dos insumos, o envase deve ocorrer dentro de cinco ou seis dias. Após o envase, a produção envolve outros processos, como controle de qualidade, por exemplo. A conclusão de todas as etapas leva em torno de 20 dias. (R7)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 15:30h
Vacina contra a covid-19

Lewandowski dá 72 horas para Anvisa informar sobre análise da Sputnik

 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (20) que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envie informações sobre um pedido de uso emergencial da Sputnik V, vacina contra a covid-19 desenvolvida na Rússia. (Foto ilustração)

O ministro deu prazo de 72 horas para a Anvisa prestar os esclarecimentos e confirmar se, de fato, recebeu pedido de uso emergencial da vacina.

As informações serão usadas por Lewandowski para decidir sobre um pedido do governo da Bahia que quer autorização para importar e distribuir vacinas mesmo antes da aprovação da Anvisa, desde que os imunizantes já tenham aval de autoridade sanitária estrangeira ou da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

A Sputnik V já foi aprovada e está sendo utilizada em países como Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela, argumentou o governo da Bahia. No Brasil, representantes da empresa União Química têm se reunido com técnicos da Anvisa para tentar dar prosseguimento ao processo de aprovação.

O pedido da Bahia foi protocolado em seguida a notícias de que a Anvisa recusou um pedido de uso emergencial da Sputnik V. Na segunda-feira (18), o Fundo de Investimento Direto da Rússia divulgou uma nota, por meio da Embaixada da Rússia no Brasil, negando que tenha havido a recusa da Anvisa.

“Co...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 14:40h
Apurar responsabilidades

STJ dá 48h para autoridades do Amazonas se explicarem sobre oxigênio

 

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Jorge Mussi, determinou ontem (19) que o governo estadual e os municípios do Amazonas prestem em 48 horas esclarecimentos sobre o exato momento em que tiveram conhecimento do risco de desabastecimento de oxigênio em unidades de saúde. (Foto ilustração)

O ministro ordenou que os esclarecimentos sejam “detalhados”. Ele também quer ser informado sobre o recebimento e o uso de verbas federais para o combate à pandemia de covid-19. Mussi está responsável pelo plantão do STJ, até o fim de janeiro, e pode decidir nos casos que julgar urgentes.

Mussi recebeu um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) no sábado (16) para investigar a condução da crise no sistema de saúde pelas autoridades estaduais e municipais do Amazonas, sobretudo em relação à falta de oxigênio nas unidades hospitalares.

Ao atender ao pedido da PGR, Mussi requisitou ainda informações sobre as ações adotadas no combate à pandemia; o número de leitos clínicos e de UTI à disposição; o número de profissionais envolvidos nas ações de combate à pandemia, entre outras informações técnicas sobre as ações de saúde pública desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde.

As apurações correrão no âmbito de um inqu&e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 14:00h
Projeto Balcão Único

Governo federal lança sistema para simplificar a abertura de empresas

 

O Ministério da Economia lançou hoje (20) o Balcão Único, um projeto que permitirá aos cidadãos abrirem uma empresa “de forma simples e automática, reduzindo o tempo e os custos para iniciar um negócio no Brasil”. A primeira cidade a aderir ao projeto foi São Paulo, que já disponibilizou o novo sistema no dia 15. A próxima cidade a oferecer a ferramenta será o Rio de Janeiro. (Foto ilustração)

De acordo com o ministério, por meio de um formulário único e totalmente digital, empreendedores podem abrir empresas em apenas um dia e sem necessidade de percorrer vários órgãos públicos.

Tudo poderá ser feito no mesmo ambiente virtual: recebimento das respostas necessárias da prefeitura; registro da empresa; obtenção do número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições fiscais; desbloqueio do cadastro de contribuintes; recebimento das licenças, quando necessárias; e ainda o cadastro dos empregados que serão contratados. O Balcão Único permitirá ainda que os empreendedores possam, no momento da abertura da empresa, realizar o cadastro de empregados pelo e-Social.

Em nota, a pasta explicou que, segundo relatório do Banco Mundial, para abrir uma empresa nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo era necessário cumprir 11 procedimentos – alguns, em órgãos distintos – o que levava, em média, 1...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 13:00h
Previdência Social

INSS: prova de vida de aposentados é suspensa até fevereiro

 

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não terão seus benefícios bloqueados. (Foto ilustração)

A Portaria nº 1.266/2021, publicada hoje (20) no Diário Oficial da União, prorroga a interrupção do bloqueio de benefícios para as competências de janeiro e fevereiro, ou seja, para pagamentos até o fim de março.

A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

Realizada todos os anos, a comprovação de vida é exigida para a manutenção do pagamento do benefício. Para isso, o segurado ou algum representante legal ou voluntário deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício. O procedimento, entretanto, deixou de ser exigido em março de 2020, entre as ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, e a medida vem sendo prorrogada desde então.

Desde agosto do ano passado, o a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiár...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 11:42h
Assembleia Legislativa

Definição de mesa diretora na AL-BA deve ter início na próxima semana

 
Foto Reprodução

A formação da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) deverá começar a ter definições na próxima semana. A oposição terá três cadeiras e a os nomes dos deputados vão ser divulgados na próxima semana. A informação foi confirmada pelo líder da oposição na Assembleia, deputado Sandro Régis (DEM).

Com as eleições para a presidência da Casa para início de fevereiro, o deputado Adolfo Menezes, possível novo presidente, comentou que para a nova formação irá "respeitar a proporcionalidade e as decisões dos partidos".

"É pelo tamanho de cada bancada. A primeira pedida é a nossa, pois sou do PSD e não temos direito a outra vaga na proporção. Em outra eleição houve outros acordos. Segunda é do PT que ainda não manifedtou se é a primeira vice ou primeira secretaria. Aí depois o PP tem a outra pedida e assim sucessivamente", disse Adolfo Menezes ao Bahia Notícias. 

Atualmente a 1ª vice-presidência é ocupada por Alex Lima (PSB), a 2ª por Ivana Bastos (PSD), a 3ª por Fabrício Falcão (PCdoB) e a 4ª por Prisco (PSC). Já nas secretarias, a 1ª secretaria é de Maria del Carmen (PT), a 2ª de Tom Araújo (DEM), a 3ª de Talita Oliveira (PSL) e a 4ª de Euclides Fernandes (PDT). A presidência da AL-BA é do deputado Nelson Leal. (B...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 11:06h
Oeste da Bahia

Furou a fila: Prefeito de Candiba é vacinado mesmo não sendo do grupo prioritário da 1ª etapa

 
Foto Reprodução/ WhatsApp

A atitude do prefeito de Candiba, município baiano de pouco mais de 14 mil habitantes situado na região oeste do estado, causou insatisfação da população. O gestor municipal, Reginaldo Martins Prado (PSD), foi uma das primeiras pessoas vacinadas com a dose da Coronavac, vacina disponibilizada contra a Covid 19. O município recebeu apenas 100 doses do imunizante. O que chama atenção é que Reginaldo tem 60 anos, mas não faz parte do grupo prioritário nesta primeira fase, que são profissionais que atuam na emergência e UTI, ou idosos que vivem em asilos e abrigos. Segundo o Plano Nacional de Vacinação, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, ele teria que aguardar a etapa que vacinará pessoas a partir dos 60 anos. (Com informações do site Achei Sudoeste/ Foto Reprodução/ Whatsapp) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 10:35h
Economia

IPC registra alta de 0,86% na segunda semana de janeiro

 
Foto Antonio Cruz/ ABr

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na cidade de São Paulo, medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou alta de 0,86% na segunda semana de janeiro.

A inflação da alimentação teve uma elevação de 1,98% no período. Os produtos in natura tiveram uma alta de 5,77%, puxados por alimentos como a banana (8,87%) e o tomate (18,14%). A alimentação fora do domicílio registrou aumento de 1,09% nos preços.

Os gastos com habitação apresentaram uma inflação de 0,8% no período. A energia elétrica subiu 5,26% no período.

As despesas com educação registraram alta de 1,07%, com elevação de 4,61% dos custos com educação infantil.

Em saúde, os gastos tiveram elevação de 0,76%. Os contratos de assistência médica apresentaram uma alta de 0,97%.

Os transportes registram uma inflação de 0,74%. O preço do etanol teve alta de 1,9% no período e o da gasolina de 1,23%. (Agência Brasil/ Foto Antonio Cruz/ ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 10:04h
Feira de Santana

Município declara situação de emergência em áreas rurais afetadas pela estiagem

 
Foto Alan Tiago Alves/ G1

Foi publicado no Diário Oficial do Município, desta quarta-feira (20), um decreto que declara situação de emergência em áreas rurais de Feira de Santana afetadas pela estiagem. Segundo a publicação, o decreto reconhece os prejuízos causados pela pouca quantidade de chuvas e a medida permite adotar medidas para ajudar a população rural, como distribuição de água por meio de carro pipa, além de autorizar que órgãos municipais em caso de urgência tenham permissão para entrar nas residências, determinar evacuação assegurando indenização, dentre outras medidas. A Coordenação Municipal de Defesa Civil foi a responsável pelo parecer que culminou na decretação de emergência. (Daniela Oliveira/ Foto Alan Tiago Alves) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 09:40h
Sul da Bahia

Prefeito Marão de Ilhéus aplicou primeira vacina em técnica de enfermagem

 
Foto Reprodução

“Estou muito feliz e honrado em iniciar a vacinação contra a Covid-19 aqui em Ilhéus”, disse o prefeito e médico, Mário Alexandre, na manhã desta terça-feira (19), após imunizar a técnica de Enfermagem do Hospital São José, Ivonete Nascimento, de 59 anos, primeira pessoa a receber a dose da vacina na cidade.

“Salvar a vida das pessoas era o que eu sonhava desde o primeiro dia da pandemia aqui em Ilhéus”, continuou o prefeito, ao enfatizar a importância da chegada da vacina para o combate à Covid-19. “Vamos continuar trabalhando para imunizar a população conforme o planejamento, para o bem de cada ilheense dessa terra que tanto amamos. Minha alegria não cabe no meu coração”, completou o prefeito Mário Alexandre, em um dia histórico para a saúde pública de Ilhéus e de todo o país.

Entusiasmada com o momento, Ivonete não escondeu sua satisfação. “É muito emocionante porque eu, entre muitos, fui a primeira a ser contemplada. Isso é gratificante. Eu espero que muitas pessoas tenham essa mesma oportunidade. A ansiedade é grande para a gente se libertar desse vírus”, disse a Técnica, que agradeceu ao prefeito pela vacina.

O ato, realizado em uma sala do Colégio Fênix, ao lado do CAE III, antigo Sesp, Avenida Canavieiras, deu início à execução da primeira fase do Plano Municipal de Imunização para v...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 09:12h
Política

Bolsonaro participa de evento na Bahia nesta quinta-feira (21)

 
Foto Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro fará, nesta quinta-feira (21), sua primeira viagem após o início da vacinação no Brasil. O chefe da Nação virá ao oeste baiano onde estará presente em Coribe, na cerimônia de entrega de obras de adequação do Lote 4, da BR-135, na Praça da Juventude. Participarão da cerimônia também Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura e o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filhos, além de Fábio Faria, ministro das Comunicações. 

A obra compreende 67 quilômetros no trecho da BR-135, entre os municípios de Jaborandi e Cocos e traz benefícios para o escoamento da produção de grãos da região de Matopiba. (Com informações do Bocão News/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 08:36h
Feira de Santana

Diário Oficial traz nomeação de Victor Braz como secretário Extraordinário de Convênios e Gestão

 
Foto Secom

Nesta quarta-feira (20), a edição do Diário Oficial do Município de Feira de Santana traz uma correção quanto à nomeação do secretário Victor Braz da Silva Azevedo. Na segunda-feira (18) havia sido publicada sua nomeação como secretário de Administração, a edição de hoje traz sua nomeação, de forma corrigida, como secretário da pasta Extraordinária de Convênio e Gestão. (Daniela Oliveira/ Foto Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 08:08h
Política

Em nota, José Ronaldo lamenta atitude de Zé Neto: "politizou" a vacina

 
Foto Reprodução

O ex-prefeito de Feira e ex-candidato ao Governo da Bahia, José Ronaldo, lamentou nesta terça-feira a atitude do deputado federal petista Zé Neto, que realizou uma "cerimônia fechada" entre ele e o diretor da Diretoria Regional de Saúde, no Hospital Geral Clériston Andrade, para abrir a vacinação contra a Covid-19 em Feira de Santana.

"Ao excluir o prefeito Colbert Filho e o secretário de Saúde do Município, médico Edval Gomes, o deputado politizou uma ação que não lhe pertence, mas ao povo da cidade", diz Ronaldo. Zé Neto convidou para estrear a vacina anti-coronavírus em Feira uma correligionária dele, enfermeira e candidata a vereadora em Ipirá, nas últimas eleições.

Em Salvador, o governador Rui Costa esteve ao lado do prefeito Bruno Reis e do secretário de Saúde da capital Léo Prates, no ato que iniciou a importante campanha. Aqui, conforme o ex-candidato a governador pelo DEM, o deputado que perdeu as eleições para prefeito "distorceu tudo, tentando tirar proveito político de uma forma absolutamente inoportuna, como revelam fotografias que ele próprio espalhou nas redes sociais". (Assessoria/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 07:50h
Estados Unidos da América

Joe Biden toma posse como presidente dos EUA em evento virtual

 

Joe Biden assume nesta quarta-feira (20) como o 46º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia com limitações provocadas pela pandemia do novo coronavírus e com segurança reforçada, após o ataque ao Capitólio no início do mês. Acompanhado pela vice-presidente Kamala Harris eles tomam posse às 12h (14h no horário de Brasilia). (Foto ilustração)

Devido à pandemia, a cerimônia de posse do democrata terá poucos convidados e não terá público, ao contrário do que tradicionalmente ocorre.

A equipe de transição de Biden já previa um evento limitado devido à covid-19, que nos Estados Unidos matou mais de 400 mil pessoas, mas o ataque ao Capitólio no dia 6 de janeiro fez com que a prefeitura de Washington reforçasse a segurança da cidade. Na tarde ontem, 25 mil membros da Guarda Nacional aguardavam a chegada de Biden, mais que o dobro do efetivo de cerimônias passadas.

A posse de Biden e Kamala Harris não terá desfile, multidões ou baile, mas estão previstos atos virtuais e televisionados para compensar a falta de público. O atual presidente, Donald Trump, não vai comparecer à posse e será substituído pelo vice, Mike Pence.

O número de convidados será limitado. Além de congressistas e dos membros do governo, estarão presentes os ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 07:15h
Feira de Santana

Câmara Municipal recebe R$ 2,6 milhões de repasse do duodécimo

 

Já está na conta da Câmara Municipal de Feira de Santana o repasse do duodécimo do mês de janeiro de 2021, para pagar os salários dos vereadores, servidores e custeio do Legislativo. De acordo com o tesouro municipal, foram repassados R$ 2.693.831,11, o mesmo valor de dezembro de 2020. A informação que chega ao site Bahia na Política é que a Prefeitura deve fazer o repasse do mesmo valor até que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) informe oficialmente o valor mensal. “Há tendência de queda da receita tributária em 2020 com relação a 2019, por motivos óbvios, assim o repasse mensal para a Casa Legislativa a partir de 2021 tem tendência de diminuição”, explica o secretário da Fazenda Expedito Eloy. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Feira de Santana)
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 07:12h
Covid -19

São Paulo tem o "vacinômetro" e o Governo Federal o "vacilômetro"

 

O governo de São Paulo, para acompanhar a vacinação no Estado em tempo real, criou o “vacinômetro”, que informa a qualquer momento a momento o número de vacinados. No Governo Federal a sugestão é criar o “vacilômetro”, devido ao grande número de erros e equívocos na condução da pandemia com o novo coronavírus no país.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 07:10h
Novo coronavírus

Feira de Santana: Taxa de óbitos é menor do que a da Bahia e do Brasil

 

A Prefeitura de Feira de Santana está divulgando um dado importante sobre os números de óbitos no Município. Feira de Santana está entre as cidades com a menor taxa de óbitos: 1,77%. Salvador está com 2,68%; a Bahia com 1,80% e o Brasil com 2,47%. Esses dados são das secretarias estadual e municipal de Saúde, mais o Ministério da Saúde.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 07:04h
Feira de Santana

Prefeitura recebe apenas 6 mil doses de vacina das 9 mil anunciadas

 

Apesar do anúncio de que Feira de Santana teria 9 mil doses da vacina Coronovac para a prevenção da Covid -19, sob a administração da Prefeitura, diga-se, Secretaria Municipal de Saúde, apenas 6 mil foram entregues pelo Governo do Estado. Acredita-se que as outras 3 mil doses ficaram para o Estado distribuir entre os profissionais da saúde que atuam nos hospitais do Governo do Estado. Em tempo: A Prefeitura de Feira recebeu as 6 mil doses às 11h41 de ontem.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 07:02h
Feira de Santana

Colbert Martins: "Pablo Roberto pode ir para outra secretaria, só depende dele"

 

Sobre a possibilidade de Pablo Roberto (DEM) deixar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o prefeito Colbert Martins (MDB) disse que depende apenas dele para ir para outra secretaria. Pablo, que está nomeado há apenas 14 dias Sedeso, teve seu trabalho elogiado pelo prefeito na pasta, bem como na Seprev. Nos bastidores o seu nome vem sendo cotado para a Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural. (Colaboração: Programa Rotativo News)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 06:59h
Ato civilizado

Ato de vacinação em Feira de Santana não conta com presença do prefeito

 

Diferente de Salvador, onde na primeira vacinação estava presente o governador Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM), em Feira de Santana coube a um dirigente de terceiro escalão regional da área de saúde do Estado a aplicação da primeira dose da vacina Coronovac em duas enfermeiras do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) ao lado de correligionários. O prefeito Colbert Martins (MDB) disse ontem à imprensa que não foi convidado para o ato de vacinação, mas preferiu não polemizar.
     

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 06:57h
Coronovac

Vacina chega a Feira de Santana depois de outras regiões

 

A logística da chegada da vacina Coronovac, para prevenção da Covid -19, em Feira de Santana teve uma estratégia diferente das demais regiões. Apesar de estar a 109 km de Salvador, receberam a vacina primeiro os municípios de Juazeiro, Vitória da Conquista, Barreiras, Ilhéus e Itabuna, logo na madrugada de terça-feira. Já em Feira de Santana a vacina chegou depois das 7h do mesmo dia.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 06:54h
Feira de Santana

Ex-vereador José Marcone é nomeado na Secretaria de Planejamento

 

O ex-vereador em três oportunidades José Marcone Paulo de Sousa (foto ilustração) foi nomeado na Prefeitura de Feira de Santana. Assume o cargo de Oficial de Gabinete, Símbolo DA-03, na Secretaria de Planejamento. Pasta onde já foi secretário no governo de Tarcízio Pimenta.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 06:51h
Vacina contra a Covid-19

Zé Neto e Edy Gomes com a Coronovac repercute nas redes sociais

 

A foto em que o deputado federal Zé Neto (PT) está ao lado do diretor do Núcleo Regional de Saúde, antiga Dires-BA, Edy Gomes dos Santos, exibindo uma dose da vacina Coronovac (foto) repercutiu mal nas redes sociais. Seus opositores deitaram e rolaram, afinal o momento é de solidariedade.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 06:45h
Feira de Santana

Ex-vereadores na expectativa de assumirem vagas na Câmara ou ocuparem cargos de confiança

 

Entre os vereadores que não se reelegeram na base do governo, e que não são poucos, o clima é de apreensão. Tem os que acham que vão ser vereador e os que pensam que vão ter cargo no governo. O mês está chegando ao fim e a folha de pagamento sendo fechada. Agora só em fevereiro.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 06:38h
Coronovac

Fábio Vilas Boas fez as primeiras aplicações das vacinas em Salvador

 

A vacina Coronovac teve as primeiras quatro doses aplicadas em Salvador, ontem pela manhã, em uma enfermeira, uma idosa, um médico e uma índia, pelo secretário de Saúde e médico Fábio Vilas Boas. Bem que poderia ser um profissional de carreira. No fim, tudo é política.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 06:36h
Coronovac

Com 15 milhões de habitantes Bahia vai vacinar 188 mil pessoas

 

A vacina Coronovac, contra a Covid -19, hoje na Bahia, com 376 mil doses, chegarão em duas doses, que deverão atingir inicialmente 188 mil pessoas. Não custa lembrar que o Estado tem 15 milhões de habitantes.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 06:33h
Subsídios dos agentes públicos

Feira de Santana: Prefeito, vice-prefeito e secretários com salários congelados

 

A expectativa após o anúncio de que a Câmara Municipal de Feira de Santana terá os salários de vereadores congelados por um ano é se a medida será válida também para prefeito, vice-prefeito e secretários este mês. Afinal, legalmente está em vigor a lei que fixou os subsídios dos agentes políticos do Município para a legislatura que começou em 1º de janeiro de 2021. A proposta da Mesa da Câmara só deverá ser apreciada em fevereiro. (Foto ilustração: Prefeitura de Feira de Santana)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 06:31h
Câmara Federal

Jair Bolsonaro já é recordista de pedido de impeachment

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já é recordista de pedido de impeachment na Câmara Federal. São 60 em tramitação. O mais recente trata da crise da saúde em Manaus (AM).
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 06:28h
Vacina russa

Judicializada, a vacina Sputnik pode ser a solução de imunização do povo baiano

 

Batalha que já está no STF, a aquisição da vacina Sputnik V, que é da Rússia, pelo governo baiano, pode ser a solução para a imunização do povo. Contrato entre a Bahia e o laboratório russo prevê a compra de 50 milhões de dose da Sputnik V. É relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), onde o Governo da Bahia pede autorização para uso emergencial, o ministro do STF Ricardo Lewandowski. (Foto ilustração: Sputnik V)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 06:00h
Vacina contra o Covid-19

Bula indica que Coronavac é contraindicada para poucas pessoas; saiba quais são

 

A bula da Coronavac mostra que a vacina tem poucas contraindicações e causa reações adversas principalmente em pessoas com alergia a algum componente usado em sua produção. A CNN teve acesso ao documento que é enviado a profissionais de saúde com dados do imunizante. (Foto ilustração)

Um dos pontos destacados na bula diz respeito a quem deve procurar um médico antes de receber a vacina: pacientes com doença aguda, início de enfermidade crônica e histórico de epilepsia ou convulsão.

Caso a pessoa tenha alergia a algum componente da vacina e não saiba até o momento de aplicação, o Instituto Butantan afirma que os pontos de vacinação têm doses de adrenalina para reverter um possível choque anafilático.

Pelo regulamento, o Instituto deve garantir pronto-atendimento por trinta minutos após a aplicação. “A orientação é que, se a pessoa não tem certeza se é alérgica a algum componente ou não, ela fique no local por 30 minutos”, diz Luiz Gustavo de Almeida, microbiologista da USP e coordenador do Instituto Questão de Ciência.

Gestantes e lactantes não devem se vacinar neste primeiro momento, simplesmente, porque as pesquisas e estudos não contemplaram esse grupo.

“Não quer dizer que vai ter problema, mas não temos como garantir que n&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 05:45h
Senado Federal

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) lança candidatura à presidência do Senado

 

O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG-Foto) lançou oficialmente, por meio de nota, nesta terça-feira (19/01), a candidatura à presidência do Senado, afirmando que é preciso buscar a "unificação das instituições" e a "pacificação da sociedade". O parlamentar, que tem o apoio tanto da oposição e como do presidente Jair Bolsonaro, ressaltou a importância de preservar a independência do Senado.

"Reconheço a necessidade de se manterem os méritos e os avanços da gestão atual, e estou ciente de que os novos desafios do Brasil demandarão novas soluções", disse o candidato, em um afago ao atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), seu principal padrinho nessa disputa.

O senador mineiro prometeu "buscar permanentemente a unificação das instituições em torno de um objetivo comum — o bem geral — e a pacificação da sociedade brasileira, sob o manto do diálogo e da busca do consenso, tendo como paradigma a independência harmônica entre os poderes".

Apesar de ter lançado a candidatura oficialmente nesta terça-feira, Pacheco já vinha articulando apoios entre diferentes forças políticas, antes mesmo de sua principal concorrente, Simone Tebet (MDB-MS). Até o momento, ele conta com a adesão de nove legendas — DEM, PSD, PP, PT, PDT, PL, Republicanos, Pros e PSC. Por sua vez, Tebet tem alianças ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 05:32h
Caixa Econômica Federal

13,6 milhões ainda terão saque do auxílio emergencial em janeiro

 

Falta uma semana para encerrar o calendário do auxílio emergencial e um total de 13,6 milhões de beneficiados ainda terão saque liberado neste mês. Nesta quarta-feira (20), 3,5 milhões nascidos em setembro poderão resgatar em dinheiro ou transferir o valor já depositado na conta poupança digital. O pagamento termina na próxima quarta (27), com 3,3 milhões nascidos em dezembro. (Foto ilustração)

Foram creditados R$ 2,4 bilhões para o grupo com saque liberado hoje e que faz parte dos ciclos 5 e 6 de pagamentos. Desse total, R$ 2,16 bilhões são referentes às parcelas do auxílio emergencial extensão, de R$ 300, e o restante, R$ 212,7 milhões, às parcelas do auxílio emergencial de R$ 600.

Esta é a última parcela do benefício que começou em abril de 2020, para minimizar os impactos da pandemia de coronavírus entre os trabalhadores informais e população de baixa renda. Foram cinco parcelas de R$ 600 e quatro de R$ 300, sendo que mães chefe de família tiveram direito em dobro. O auxílio beneficiou 67,9 milhões de pessoas, com R$ 294 bilhões.

Segundo a Caixa, os valores creditados na conta poupança digital e não movimentados no prazo de 90 dias, no caso do auxílio emergencial, ou 270 dias, no caso do auxílio emergencial extensão, são devolvidos à União. Para o público que faz parte do Programa Bolsa Família, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 05:23h
São Paulo

Fiocruz admite possível atraso na produção da vacina

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) admitiu que poderá haver atraso na produção da vacina contra a covid-19 causado pela falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Em nota divulgada nesta terça-feira (19), a Fiocruz explicou que ainda aguarda a confirmação do insumo-base para a fabricação das vacinas. (Foto ilustração)

"Embora ainda dentro do prazo contratual em janeiro, a não confirmação até a presente data de envio do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) poderá ter impacto sobre o cronograma de produção inicialmente previsto de liberação dos primeiros lotes entre 8 e 12 de fevereiro", informou a Fiocruz.

Segundo a fundação, o cronograma de produção será detalhado assim que a data de chegada do insumo estiver confirmada. "Ainda que sejam necessários ajustes no início do cronograma de produção inicialmente pactuado, a Fiocruz segue com o compromisso de entregar 50 milhões de doses até abril deste ano, 100,4 milhões até julho e mais 110 milhões ao longo do segundo semestre, totalizando 210,4 milhões de vacinas em 2021", diz a nota.

A Fiocruz produz a vacina em conjunto com a AstraZeneca. (Fábio Massalli)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 05:18h
Feira de Santana

Secretaria de Saúde dá a largada à vacinação no Hospital de Campanha

 

A primeira pessoa vacinada pela rede municipal de saúde contra a Covid-19 foi a enfermeira Francineth Lobo, de 52 anos. Ela atua no Hospital de Campanha, na linha de frente contra a doença. A profissional faz parte do grupo prioritário que receberá a imunização na primeira etapa da vacinação. (Foto ilustração)

“Me sinto mais segura e aliviada”, falou Francineth, que também é gerente operacional da unidade, logo após receber a primeira dose da vacina CoronaVac, no início da tarde desta terça-feira, 19. “Foram meses de trabalho incansáveis”, completou.

O diretor do Hospital de Campanha, médico Francisco Mota, foi o terceiro vacinado no dia. “A vacinação é a melhor notícia do ano. É a esperança para que as nossas vidas voltem ao normal”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Edval Gomes, acompanhou o ato. “Estamos muito felizes com a chegada da vacina. Iniciamos no Hospital de Campanha, um local simbólico, onde durante o período da pandemia foi ofertado um ótimo suporte de saúde para a população”, pontuou. 40 funcionários foram vacinados.

Feira terá 9 mil doses nesta primeira etapa de vacinação. Serão imunizados, além dos trabalhadores da saúde que atuam em emergência e UTI, idosos acima dos 75 anos – e a partir dos 60 para os que vivem em a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 05:14h
Moeda norte-americana

Dólar sobe com mercado receoso sobre mais gastos fiscais

 

O dólar fechou em alta nesta terça-feira, com o real destoando de pares e mostrando o pior desempenho global nesta sessão, à medida que investidores colocaram nos preços receios fiscais em meio ao agravamento da pandemia. (Foto ilustração)

O dólar negociado no mercado à vista subiu 0,78%, a 5,3461 reais na venda. Na mínima, a cotação cedeu 1,17%, a 5,2429 reais.

No exterior, o índice do dólar frente a uma cesta de moedas caía 0,28%. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil chega a 211,4 mil mortes por covid e 8,57 milhões de casos

 

O Brasil registrou nas últimas 24 horas um acréscimo de 1.192 mortes por covid-19 e 62.094 novos casos confirmados, segundo dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e divulgados pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) nesta terça-feira (19). (Foto ilustração)

Com os números atualizados, o país chega à marca de 211.491 mortes em decorrência da covid-19, além de 8.573.864 casos acumulados desde o início da pandemia. Deste total, o Ministério da Saúde estima que 7.518.846 já se recuperaram da doença, enquanto 843.527 pacientes continuam em acompanhamento.

São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina continuam a ser os estados com maior número de casos confirmados de covid-19.

A média móvel de mortes diárias atingiu hoje o patamar de 972, aumento de 34,6% em relação há 14 dias.

Já a média móvel de novos casos por dia atingiu 54.032, um dos maiores desde o início da pandemia. Na comparação com 5 de janeiro, a alta é de 53,2%. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 4.004 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.004 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 4.534 recuperados (+0,9%). Dos 544.324 casos confirmados desde o início da pandemia, 524.194 já são considerados recuperados e 10.433 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/. (Foto ilustração)

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,31%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.756,27), Muniz Ferreira (8.879,01), Itororó (8.796,98), Conceição do Coité (8.641,09) e Itabuna (8.503,30).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 940.419 casos descartados e 133.940 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilância...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 57 novos casos e 2 óbitos; total de mortes chega 398 nesta terça-feira (19)

 

Feira de Santana está perto de alcançar a marca de 21 mil recuperados da Covid-19. Até agora, são exatamente 20.904 pacientes curados da doença, índice que representa 93% dos casos confirmados. Além disso, nas últimas 24h foram registrados 380 exames negativos para o vírus e 57 casos positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 53 pacientes internados no município e 1.136 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também confirma mais duas mortes. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (19).

NÚMEROS DESTA TERÇA-FEIRA, 19 de janeiro de 2021

Casos confirmados no dia: 57

Pacientes recuperados no dia: 52

Resultados negativos no dia: 380

Total de pacientes hospitalizados no município: 53

Óbitos comunicados no dia: 2

Datas dos óbitos: 09/01 e 15/01

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 1.136

Total de casos confirmados no município: 22.438 (Período de 06 de março de 2020 a 19 de janeiro de 2021)

Total de pacientes em isolamento d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Gutemberg advogado Assessoria
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia