Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você acredita que o presidente Michel Temer será?




Parcial
 
 

Entrevista: Deputado Estadual Ângelo Almeida

“O projeto de 2018 é ganhar e nos reeleger bem”

Vereador, candidato a deputado estadual em 2014 pelo PT, candidato a prefeito de Feira de Santana em 2016, Ângelo Almeida, agora no PSB, assume o mandato de deputado estadual. Em um bate papo no seu gabinete, na Assembleia Legislativa da Bahia, entre um café e outro, ele fala das etapas que teve que passar na vida política eleitoral, do seu projeto de futuro e do PSB, legenda à qual está muito identificado e à vontade com a militância.

Jair Onofre: Qual a lição que ficou em relação à eleição de prefeito que o senhor participou em 2016 em Feira de Santana?

Ângelo Almeida: Olha, uma lição de que a gente tem na política e que nós aprendemos lá dentro do PT, e eu aprendi muita coisa com o PT, e certo feita ouvi do nosso mestre, amigo e companheiro padre Albertino que a política é arte do possível. Nós tentamos fazer uma movimentação inicial e essa movimentação, de cunho político, tinha o objetivo de fortalecer o partido dentro da maior cidade do interior da Bahia. Num determinado momento nós verificamos que não era viável e tentamos até recuar, mas também ficou impossível recuar diante do formato que a questão tinha tomado dentro da direção estadual do partido. Fui convencido pelos companheiros, pelos nossos dirigentes, de que deveria fazer a candidatura e fizemos. Óbvio que a conjuntura da política de 2016 em Feira que eu entendia e em pouco tempo se consolidou depois era de uma eleição cristalizada, ela iniciou cristalizada e terminou do mesmo jeito que começou. Então o aprendizado que fica é de que nós poderíamos ter endurecido no diálogo com a direção estadual, até porque ficou de chegar as contribuições para a campanha e de fato não chegaram. E ao mesmo tempo fica o outro lado da lição, que é a gente ter conhecido com mais profundidade os problemas da cidade e isso para mim é o grande legado que a gente tem, conhecer mais e melhor.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
]

 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2017 06:42h
Presidente da UNE

Marianna Dias: "Defender o caráter público e gratuito da universidade"

 

A feirense Marianna Dias, de 25 anos, que assumiu a presidência da UNE domingo (18), em Belo horizonte, logo no seu primeiro discurso pós-eleita foi logo dizendo para o que veio: “Defender o caráter público e gratuito da universidade vai ser uma das coisas que a UNE não vai abrir mão de falar no próximo período, além de defender programas como o Fies e o Prouni, que a gente não admitirá que sejam retirados, caso haja movimentações para isso”, afirmou a presidente. Marianna disse que sente-se preparada e animada “para enfrentar e encarar esse desafio que é dirigir a UNE, que representa mais de 7 milhões de estudantes universitários no Brasil, uma camada expressiva da sociedade, uma camada que forma opinião”, conforme destacou. (G1)

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2017 06:36h
Aniversariante do Dia

Advogado e dirigente do PC do B Luciano Soares em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2017 06:30h
Reforma fatiada

Congresso pode definir que coligações acabem a partir de 2020

 

Avança a negociação no Congresso que prevê, além da nova fonte de recursos, R$ 3,5 bilhões, podendo ser ampliada para R$ 4 bilhões, para o fundo a ser criado para o financiamento de campanhas em 2018, fim das coligações a partir de 2020 e a aplicação gradual da cláusula de barreira, de 2018 a 2026. (Daniela Lima)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2017 06:28h
Vaga de deputado federal

Colbert Martins preferiu continuar vice de olho no mandato de prefeito

 

O anúncio feito por Colbert Martins (PMDB-foto) ontem de que preferia continuar como vice-prefeito não foi nenhuma novidade. Ele declinou de assumir a vaga de deputado federal, deixada por Antônio Imbassahy, hoje ministro da Secretaria de Governo. Primeiro porque seria um mandato até abril do próximo ano. Segundo que o cargo de vice-prefeito lhe garante quatro anos, podendo até ser prefeito, se José Ronaldo renunciar para ser candidato a algum cargo eletivo em 2018. É bem verdade que Colbert Martins preferiu dizer que se mantém como vice em respeito ao voto do povo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2017 06:27h
Feira de Santana

Entrega de tratores é adiada e equipamentos continuam no Parque de Exposição

 

Marcada para ontem pela manhã em Feira de Santana, a entrega de tratores e implementos agrícolas para municípios da região, fruto de emendas parlamentares dos deputados federais junto à União, acabou não ocorrendo. O ato seria no Parque de Exposição João Martins da Silva e era esperado o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Quem não gostou nada disso foram os deputados federais, que estão à espera da liberação dos equipamentos para suas bases eleitorais.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2017 06:24h
Feira de Santana

Otto fala o óbvio ao anunciar que quem manda no PSD é Fernando Torres

 

O senador Otto Alencar, maior estrela do PSD na Bahia, tendo inclusive a presidência da legenda, declarou recentemente ao programa Linha Direta, da Radio Sociedade AM, que qualquer filiação ao partido em Feira de Santana passa pelo deputado federal licenciado Fernando Torres, atualmente secretário de Desenvolvimento Urbano. Apesar da gentileza, Otto Alencar não falou nada demais. Afinal, Fernando Torres está no segundo mandato de deputado federal, sendo hoje uma das maiores expressões da legenda na Bahia, estando inclusive no primeiro escalão do governo Rui Costa. (Foto ilustração: Fernando Torres e Otto Alencar)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2017 06:19h
Feira de Santana

Câmara Municipal fará terceira Sessão Itinerante do mês

 

Como divulgado pelo site Bahia na Política semana passada, hoje acontece a terceira Sessão Itinerante do mês de junho, realizada pela Câmara Municipal de Feira de Santana. Será no bairro Jardim Acácia, atendendo pedido do vereador Cadmiel Pereira (PSC).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2017 06:17h
Feira de Santana

Câmara pauta seis projetos de lei em Sessão Itinerante

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana, que faz hoje sua penúltima sessão do semestre, só retornando em agosto, tem uma pauta com um Projeto de Lei em segunda discussão e cinco em primeira votação. Destaque para o projeto que dispõe sobre o fornecimento de ingressos gratuitos na porcentagem de 5% nos eventos esportivos e culturais realizados em patrimônios públicos no município, de autoria do vereador Roberto Tourinho (PV-foto), já em segunda votação.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2017 06:14h
França

Suspeita de desvio de recursos deixa quatro fora do ministério de Macron

 

Ao que parece, a corrupção que tem contaminado os países da America do sul, e em especial do Brasil, também chegou à Europa. Na França, por exemplo, quatro ministros renunciaram 48 horas da posse do presidente Emmanuel Macron (foto), por suspeita de desvio de recursos. Na França apenas uma diferença: com suspeita não assume cargo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.06.2017 06:11h
Presidência da República

Joaquim Barbosa diz que preza muito a liberdade para ser candidato

 

O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa (foto) diz que o maior empecilho para ser candidato a presidente da República em 2018 é ele mesmo. Ele diz que preza muito a liberdade e que desde que saiu do STF, há três anos, goza dessa liberdade na sua plenitude, com independência total para fazer e falar o que bem entender. “Isso não tem preço”, destacou.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 17:04h
Senado Federal

Reforma trabalhista entra na última etapa antes da votação no plenário do Senado

 

O Senado deve encerrar nesta semana os debates sobre a proposta de reforma trabalhista nas comissões. Depois dessa etapa, o projeto segue para a fase final que é a votação no plenário da Casa. Segundo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), isso deve ocorrer até a primeira semana de julho. (Foto ilustração)

Na semana passada, após uma reunião tumultuada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Jucá e os senadores de oposição conseguiram fechar um acordo. Os parlamentares concordaram que o relatório do peemedebista fosse apenas lido e que a votação do texto, favorável à constitucionalidade da proposta, ficasse para a reunião desta quarta-feira (28). Antes, porém, a oposição garantiu amanhã (27) a realização de mais uma rodada de audiências públicas com especialistas favoráveis e contrários ao texto. Entre os seis convidados que estão na pauta está o juiz do Trabalho Marlos Melek e o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury.

Também ficou acertado que antes da votação do relatório de Jucá, na quarta-feira, todos os votos em separado se...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 16:38h
Câmara Federal

Comissão inclui em estatuto convênio de SUS para atendimento a idoso

 

A Comissão Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou projeto do deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB-TO) que inclui no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) a permissão para a celebração de convênio entre o sistema público (SUS) e privado de saúde para atendimento ambulatorial ao idoso. (PL 761/15).

A legislação estabelece que a iniciativa privada pode participar do SUS em caráter complementar (Lei 8.080/90) e que a participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público.

A relatora na comissão, deputada Geovania de Sá (PSDB-SC - foto), defendeu a aprovação do texto. Ela citou dados do censo IBGE de 2010, segundo os quais a população está envelhecendo atualmente, 23 milhões de pessoas são idosas no Brasil.

“Esses convênios são possíveis no âmbito do ordenamento jurídico atual. A Constituição Federal de 1988, em seu art. 197, determina que as ações e serviços de saúde poderão ser executadas por pessoas físicas e jurídicas de direito privado”,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 15:30h
Marqueteiros do PT

João Santana e Monica Moura são condenados na Lava Jato a 4 anos e 6 meses por lavagem de dinheiro

 

Os marqueteiros João Santana e Monica Moura foram condenados nesta segunda-feira (26) pelo juiz federal Sérgio Moro a quatro anos e seis meses de reclusão pelo crime de lavagem de dinheiro em ação decorrente de investigações da Lava Jato. Eles foram absolvidos do crime de corrupção. Esta é a segunda condenação do casal na Lava Jato. (Foto ilustração)

A pena inicial seria de sete anos e seis meses de reclusão e cem dias multa, mas como eles confessaram o crime e fecharam acordo de delação premiada, a pena foi reduzida e será aplicada com a restrição de direitos, como o uso de tornozeleira eletrônica.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 15:00h
Empresa Amaggi

Avião interceptado pela FAB com cocaína decolou de fazenda da família de Maggi

 

O avião bimotor interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB) no domingo (25) com 500 quilos de cocaína decolou da fazenda Itamarati Norte, localizada no município de Campo Novo de Parecis (MT), informou, por meio de nota, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica. (Foto ilustração)

A propriedade rural é arrendada pela empresa Amaggi, de propriedade da família do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. 

Ao G1, a assessoria do titular da Agricultura afirmou que a pasta está elaborando uma nota para esclarecer o assunto. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 14:41h
Feira de Santana

IX Conferência Municipal de Saúde será nesta terça, 27

 

Discutir propostas e melhorias para a saúde pública é o objetivo da IX Conferência Municipal de Saúde que acontece nesta terça-feira, 27, com o tema “Planejar é necessário”. O evento será realizado a partir das 13h, no auditório Dr. João Batista Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde. (Foto ilustração)

Durante todo o mês, as Unidades de Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família realizaram Pré-Conferências nos bairros para eleger seus representantes e identificar propostas de melhorias. Assim também o Conselho Municipal de Saúde realizou a eleição de representantes de organizações não governamentais, no dia 14.

Os delegados eleitos irão analisar e discutir demandas que buscam fortalecer os serviços públicos de saúde, gerando benefícios para a comunidade.

A Conferência de Saúde irá subsidiar a confecção do Plano Municipal. (Secom/Fsa.)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 14:14h
Mandato de dois anos

Feirense Marianna Dias assume a presidência da UNE

 

O 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), que encerrou domingo (18), em Belo Horizonte, a estudante de pedagogia da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), Marianna Dias, natural de Feira de Santana, foi eleita presidente da entidade estudantil. Marianna Dias foi presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), e atuou como diretora de Relações Internacionais da UNE na gestão de Carina Vitral, a quem substitui na presidência da entidade, por um mandato de dois anos. (Foto: Vitor Vogel/UNE/Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 14:08h
Brasília

Jovens dançam no plenário da Câmara para comemorar Dia do Quadrilheiro Junino

 

No clima das festas juninas, cerca de 530 jovens dançarinos de quadrilha ocuparam hoje (26) o plenário da Câmara dos Deputados. Usando trajes típicos, eles foram homenageados pelo Dia Nacional do Quadrilheiro Junino, comemorado em 27 de junho. (Foto ilustração)

Os jovens representam 60 grupos de quadrilha do Distrito Federal (DF) e entorno, onde mais da metade da população são imigrantes de estados nordestinos. Durante a sessão solene, os quadrilheiros dançaram no meio do plenário e pediram ao Congresso mais recursos e apoio para manter a tradição. (Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 13:42h
Paralisação na Uneb

Nota de esclarecimento da Secretaria do Educação do Estado da Bahia

 

Esclarecendo matéria publicada na manhã de hoje (26) no site Bahia na Política, sobre a paralização dos funcionários da Uneb, a Ascom da secretaria de Educação do estado enviou a seguinte nota:

“Em relação à mobilização dos trabalhadores das universidades estaduais, o Governo do Estado esclarece que as progressões não podem ser concedidas, em função de o Estado ter extrapolado o limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Portanto, há um impedimento legal para a concessão das progressões.

O gasto com pessoal extrapolou o limite prudencial da LRF em função da contínua queda na arrecadação tributária, o que vem impossibilitando, também, o Governo do Estado de implementar as promoções. Os fatores que levaram a esse cenário são macroeconômicos e fogem ao limite de atuação do Governo do Estado.

Tal situação já foi apresentada e amplamente discutida com representações dos servidores de diversas categorias, inclusive das universidades estaduais. Vale destacar o esforço do Estado no sentido de manter o equilíbrio da...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 13:08h
Aparece 68 vezes

Lula é citado 68 vezes na sentença que condenou Palocci

 

Mesmo não sendo réu na ação penal que condenou Antonio Palocci a 12 anos de cadeia, o nome do ex-presidente Lula é citado 68 vezes na sentença do ex-ministro, seja em trechos destacados pelo juiz Sergio Moro ou nas transcrições dos depoimentos que foram usados como provas para estipular as penas de cada réu. O ex-presidente da República deverá conhecer nos próximos dias sua primeira sentença na Lava-Jato, no caso da compra do tríplex no Guarujá. (Foto ilustração)

Em um dos trechos da sentença, o juiz Moro, ao analisar o conteúdo de e-mails, cuida de identificar o personagem “italiano”, que tinha influência junto ao presidente Lula. “Percebe-se ainda que ‘Italiano’ é a pessoa com acesso ao então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que é também o caso de Antônio Palocci Filho”, escreve o juiz. “Chama ainda a atenção a referência de que, apesar do veto, seriam cogitadas alternativas junto ao então Presidente, “tributárias e ou com a Petrobrás”, para compensar o Grupo Odebrecht, prova da intenção de solicitação de contrapartida ilegal em favor dele por parte do Governo Federal”, diz...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 12:47h
Câmara Federal

Colbert Martins oficializa que não vai ser deputado federal

 

O vice-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (PMDB-foto), hoje pela manhã, no programa Bahia em Debate, que tem como ancora o radialista Wilson Passos, rádio Povo AM, disse que não vai assumir a vaga de deputado federal. Colbert Martins anunciou que já comunicou a decisão da desistência a Mesa Diretora do legislativo e com isso a vaga fica aberta para os suplentes Marcos Medrado (PR), que já disse que também não quer assumir ou do empresário Zé Chico do Democratas. A vaga surgiu com a ida de Tia Eron (PRB) para uma secretaria na prefeitura de Salvador e de Antonio Imbassahy (PSDB) para a Secretaria de Governo do presidente Michel Temer. Na primeira vaga ficou o pastor Luciano Braga (PRB). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 12:14h
Capital paulista

Doria quer modelo de habitação social de Paris e Londres

 

João Doria (PSDB - foto) enviou à Câmara de Vereadores um projeto que pretende criar locações de baixo custo para famílias com renda de até seis salários mínimos. A Locação Acessível Residencial (LAR) deverá consumir, no máximo, 30% da renda dos moradores.

O projeto tem como inspiração inciativas semelhantes já colocadas em prática em cidades como Los Angeles, Paris e Londres. A ideia é que os apartamentos sejam bancados tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada.

É também uma alternativa ao Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, que enfrenta falta de recursos.

“A iniciativa terá um fundo garantidor para quem for investir. Ele será formado pela venda de imóveis que não tenham utilidade social”, explica o vereador José Police Neto (PSD). (Radar Online) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 12:03h
Rio de Janeiro

Rio quer ‘mini Vale do Silício’ para salvar o Porto

 

A prefeitura do Rio montou um plano para atrair empresas de tecnologia para o Porto. A ideia é instalar infraestrutura que permita a troca de informações em altíssima velocidade, o chamado Ponto de Troca de Tráfego (PTT). (Foto ilustralção)

À frente da ideia, a secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho, foi a São Paulo para visitar aceleradoras de start-ups como o Cubo. A ideia é instalar locais como este em galpões reformados.

Ela pretende mandar o projeto para a Câmara de Vereadores ainda este ano. (Ernesto Neves)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 11:45h
Boa Nova

Prefeitura baiana concurso para 89 vagas nesta segunda-feira (26)

 

A Prefeitura de Boa Nova, na Bahia abre nesta segunda-feira (26) as inscrições para 89 vagas – 39 imediatas e 50 para cadastro de reserva - em cargos de nível fundamental e médio. Há vagas para motorista, auxiliar de serviço geral, merendeira, porteiro, auxiliar de cozinha, agente social, auxiliar de ensino, orientador e oficineiro. (Foto ilustração)

Os candidatos podem fazer a inscrição até o dia 7 de julho. As taxas são de R$ 40 e R$ 60. (por Erivaldo Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 11:39h
São Gonçalo dos Campos

São Gonçalo ganha show de Pablo em comemoração ao aniversário da cidade

 

São Gonçalo dos Campos foi presenteado com um show gratuito do cantor Pablo (foto) para as comemorações do aniversário da cidade que acontece no mês de julho. A doação foi realizada pela empresa MP Produções. O show que custa em média 150 mil reais, foi doado pelo empresário Mário Paim após o atraso no show da banda Cavaleiros do Forró, neste sábado, 24.

A banda Cavaleiros do Forró, foi contratada pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos, com apresentação prevista para 01h50, porém um atraso no trajeto entre as cidades de Ibicuí e Santo Antônio de Jesus acabou comprometendo a pontualidade dos shows que o grupo faria durante a madrugada. Devido ao ocorrido, a MP Produções abriu mão da segunda parcela de 50% do valor total do show e doou, sem nenhum custo aos cofres públicos, a apresentação do cantor Pablo. (maisreconcavo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 11:23h
Visibilidade

Redes de hotéis se unem a sites de locação

 

Até grandes redes de hotéis entraram para a locação de imóveis de luxo. No ano passado, o Accor, um dos maiores grupos hoteleiros da Europa, investiu US$ 12,5 milhões no site de casas de luxo Oasis Collections, que pouco depois anunciou a fusão com duas empresas brasileiras do setor, a Sampa Housing, de hospedagem corporativa na capital paulista, e a Exclusive Realty Rentals, que atua em Trancoso, na Bahia. (Foto ilustração)

O grupo hoteleiro também adquiriu a Onefinestay - a maior do setor, que administrava 2,6 mil casas e apartamentos - por US$ 169 milhões.

Este ano, o Airbnb deu o primeiro passo nessa direção, ao comprar a canadense Luxury Retreats, por US$ 300 milhões, e já está de olho em sites brasileiros.

Segundo fontes do setor, a empresa estaria rondando a Mahnai, a maior nacional, que, por sua vez, está expandindo para o exterior desde que recebeu aporte de um investidor-anjo.

Hoje, o Airbnb, o mais famoso dos sites de locação, tem 65 mil propriedades espalhadas pelo mundo, mas segue um conceito mais democrático. O cliente pode alugar, por exemplo, até um quarto dentro de um apartamento.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 11:14h
Volta para casa

Com o grande fluxo de carros e ônibus nas rodovias, o retorno se deu de modo devagar

 

Quem foi curtir o São João fora da capital baiana e resolveu voltar nas primeiras horas do domingo (25) encontrou tranquilidade nos terminais São Joaquim e Bom Despacho, bem como na rodoviária e nas BRs. A movimentação começou a intensificar depois das 16h, sobretudo nas rodovias estaduais e federais, quando foi registrado grande lentidão em diversos pontos. A expectativa é que o fluxo de pessoas retornando pelos terminais fique maior a partir da manhã de hoje (26). (Foto ilustração)

Na BR-324, após o pedágio no município de Amélia Rodrigues, sentido Salvador, os motoristas precisaram ter paciência para enfrentar o grande fluxo de veículos. Acidentes também dificultaram o trânsito, a exemplo da via no km-485, entre os municípios de Rafael Jambeiro e Santo Estevão, que precisou ser interditada após uma carreta tombar na pista.

Conforme informou o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, o trânsito seguiu normal nas BAs 522, 523, 524, 526, 530, 531 e 93, exceto no km 23 da BA-099, devido a um atropelamento com vítima fatal durante a manhã. (TB) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 11:04h
Formosa do Rio Preto

Requerimentos dos professores serão analisados pela Comissão Permanente de Acompanhamento

 

A gestão pública de Formosa do Rio Preto apresentou para os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB –Sindicato) as medidas que estão sendo adotadas para organizar o acolhimento e análise das solicitações dos profissionais do magistério da Rede Pública Municipal de Ensino. (Foto ilustração)

Com a criação do Protocolo Geral pelo governo do prefeito Termosires Neto, as demandas dos servidores públicos municipais estão sendo formalizadas, devidamente encaminhadas e a Procuradoria do município identificou a necessidade de o gestor editar um decreto criando e regulamentando a Comissão Permanente de Acompanhamento (Copea), que embora prevista na lei, nunca foi criada.

Durante a reunião realizada no gabinete do prefeito na quarta-feira (21/6), onde também estiveram presentes a secretária de Educação, Luzinete Oliveira, o procurador Eminon Filho e a assessora técnica da Educação, Marineide Serpa, a presidente da APLB, Maria Janete Serpa, recebeu a minuta do decreto e do regulamento interno da comissão. (correiodooeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 10:46h
Barreiras

Emergência do Hospital Oeste (HO) será reestruturada através de doação de agricultores

 

Pelo quarto ano consecutivo, o Hospital do Oeste (HO), maior unidade de saúde do oeste da Bahia, foi contemplado com a renda do Ingresso Solidário da Bahia Farm Show 2017. A entrega do cheque simbólico foi feita nesta quinta-feira (22), pelo vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), David Schmidt, à diretora do HO, Iranilde Oliveira. (Foto ilustração)

A solenidade de entrega também contou com a presença da coordenadora da Bahia Farm Show, Rosi Cerrato, de produtores rurais e de funcionários do HO. (Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 10:35h
Até sexta

Trabalhadores têm até 30 de junho para sacar abono do PIS/PASEP 2015

 

Mais de R$ 1,083 bilhão estão disponíveis – até a próxima sexta-feira (30) – na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil para trabalhadores e servidores públicos que tenham cumprido pelo menos 30 dias de trabalho em 2015. Cada um pode ter até R$ 937 a receber, o valor de um salário mínimo. No entanto, 1,83 milhão de pessoas ainda não foram reclamar os recursos. Trata-se do abono dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) relativo ao ano-base 2015. Caso o valor não seja sacado por quem de direito até o prazo final, será destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). (Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 10:29h
Rio Grande do Sul

Detento será indenizado em R$ 5 mil por condições degradantes de presídio no RS

 

Por ter de cumprir pena em condições degradantes, um detento do Presídio Central de Porto Alegre será indenizado em R$ 5 mil pelo governo gaúcho. A decisão baseou-se na tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal, em fevereiro, de que é obrigação do Estado reparar os danos, inclusive morais, causados pelas más condições de encarceramento. (Foto ilustração)

O detento, representado pelo advogado Rodrigo Rollemberg Cabral, foi condenado a 14 anos de prisão e cumpre pena no Presídio Central desde 2011. Superlotado e com problemas de saneamento e segurança, o estabelecimento prisional é considerado um dos piores do país. O autor afirmou que as condições degradantes violam sua dignidade. Na ação, o preso disse que a unidade não tem condições mínimas de habitabilidade e que fica exposto a doenças. Citou ainda as ações, na Corte Interamericana de Direitos Humanos e do Ministério Público do RS, que obrigam o governo gaúcho adotar uma série de medidas para adequar a situação do presídio.

O governo estadual reconheceu que as condições do presídio não são ideais. Mas al...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 10:22h
Ibotirama

Prefeito de Ibotirama entrega nova unidade de saúde no bairro Alto do Fundão

 

Mais uma grande obra foi entregue para a população de Ibotirama, na tarde de ontem (23), no bairro Alto do Fundão. A Unidade Básica de Saúde, Dr° Juarez Paulo, que leva este nome, em homenagem a uns dos médicos, que tanto contribuíram com a saúde municipal de Ibotirama. (Foto ilustração)

Outra nova estrutura, que irá beneficiar diretamente a mais de 3500 pessoas dos bairros Ibotiraminha e Alto do Fundão, com um novo espaço, mais arrojado, moderno e com o atendimento de qualidade que a população já conhece.

Na próxima semana, já tem agendada uma nova entrega, das muitas que serão entregues à população até o mês de agosto, sempre inaugurando uma nova estrutura por semana, até o aniversário da cidade, desta vez, no dia 29 de junho (Quinta-Feira), a praça do Cais com Pista de Skate será entregue aos cidadãos, para a alegria daqueles que curtem esportes radicais. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 10:11h
Reunião com bancada

Rui volta a se reunir com líderes da base aliada nesta terça-feira, diz coluna

 

Segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, publicada nesta segunda-feira (26), o governador do estado, Rui Costa (PT - foto), poderá se reunir com os principais nomes de sua base aliada na Assembleia Legislativa da Bahia para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que obriga o governo a transferir emendas a municípios devedores. O projeto é de autoria do presidente da Casa, Angelo Coronel (PSD).

Muitas cidades estão sem receber repasses de emendas parlamentares, o que tem tido um impacto negativo nos deputados estaduais, já que eles não conseguem levar obras para os municípios onde foram votados. Segundo a publicação, os parlamentares têm direito, por ano, a R$ 1,3 milhão.

A PEC de Coronel já tem 34 assinaturas de deputados governistas e oposicionistas.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 10:02h
Paralisação

Servidores da Universidade Estadual da Bahia entram em greve

 

Os servidores técnicos administrativos da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) entraram em greve nesta segunda-feira (26). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest), a paralisação segue até sexta-feira (30) e afeta os 29 departamentos da instituição. (Foto ilustração)
Os servidores reivindicam progressões e promoções relativas ao ano de 2016, além de extensão de carga horária para 40h, aumento do auxílio-alimentação e reajuste dos salários. O Metro1 tentou entrar em contato com a assessoria da Uneb através dos telefones disponibilizados, mas não obteve resposta

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 09:57h
"Auxílio de terceiros"

Moro: soou como "ameaça" Palocci ter dito que podia ajudar a Lava Jato

 

Ao condenar Antonio Palocci a mais de 12 anos de prisão, o juiz federal Sérgio Moro escreveu que as declarações dadas pelo o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil em audiências soaram, na ocasião, mais como “ameaça” para que terceiros o auxiliem "indevidamente" para a revogação de sua prisão preventiva, do que propriamente uma colaboração com a Justiça. (Foto ilustração)

“Suas declarações em audiência, de que seria inocente, mas que teria muito a contribuir com a Lava Jato, só não o fazendo no momento pela 'sensibilidade da informação', soaram mais como uma ameaça para que terceiros o auxiliem indevidamente para a revogação da preventiva, do que propriamente como uma declaração sincera de que pretendia naquele momento colaborar com a Justiça”, escreveu Moro.

No dia 20 de abril, Palocci afirmou, em depoimento ao próprio Moro, que se colocava à disposição do magistrado para apresentar "fatos com nomes, endereços e operações realizadas" que, de acordo com o ex-ministro, poderiam render mais um ano de trabalho.

Na ocasi&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 09:49h
12 anos de reclusão

Palocci é condenado a 12 anos de reclusão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

 

O juiz federal Sérgio Moro – responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância – condenou o ex-ministro Antonio Palocci (foto) a 12 anos, 2 meses e 20 dias de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A sentença é desta segunda-feira (26). Esta é a primeira condenação de Palocci na Lava Jato.

O ex-ministro foi preso na 35ª fase da operação, batizada de Omertà e deflagrada no dia 26 de setembro de 2016. Atualmente, está detido no Paraná. De acordo com o juiz, ele deve continuar preso mesmo durante a fase de recurso.

Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci, foi absolvido dos crimes a ele imputados – corrupção e lavagem de dinheiro – por falta de prova suficiente de autoria ou participação, de acordo com o juiz. (G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 09:30h
Vitória da Conquista

Câmara e Prefeitura Municipal ainda não têm agentes de Bombeiro Civil

 

A área de atuação dos agentes de Bombeiro Civil deverá ser ampliada em Vitória da Conquista. O Projeto de Lei Nº 22/2017 determina que estabelecimentos comerciais deverão ter a presença desses profissionais para garantir vidas das pessoas que recorrem ao consumo. Ainda não foi apresentado, mas os bombeiros civis também deveriam estar dentro do Plenário Vereadora Carmem Lúcia, em Escolas Públicas, Postos de Saúde, Feiras Livres e no Paço Municipal de Vitória da Conquista. Caso essa medida seja acatada, cerca de 3 mil bombeiros poderão ter espaço de trabalho garantido na Capital do Sudoeste Baiano. (Foto ilustração: blogdoanderson)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 09:16h
Dia do Rio

Após proibição ANA exige que irrigantes enviem dados dos medidores de energia semanalmente

 

Na segunda-feira, dia 19, a Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou uma resolução que proíbe a captação de água na bacia do Rio São Francisco às quartas-feiras, exceto para abastecimento humano ou animal. A medida, que leva o nome de Dia do Rio, visa evitar que a represa de Sobradinho, na Bahia, chegue ao volume morto. Sobradinho é o maior reservatório do sistema, com volume útil de 28 bilhões de m³ e capacidade para armazenar 34 bilhões de m³ de água. De acordo com a agência, há sete anos, chove abaixo da média na bacia do São Francisco. (Foto ilustração)

A regra começou a valer a partir do dia, 21 de junho, e vai até 30 de novembro de 2017, quando está previsto o fim do período seco, podendo ser prorrogada de acordo com o início do período de chuvas na região. Com o intuito de acompanhar o cumprimento dessa medida de restrição, a ANA solicitou que os usuários enviem semanalmente informações dos medidores de energia de cada um dos pontos de captação do empreendimento. (geraldojose)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 09:07h
Tarefa árdua

De olho na reeleição, deputado Zó corre trecho na região norte baiana

 

Em seu primeiro mandato como parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado Zó (PCdoB - foto) já aplicou seu slogan nas redes sociais: “Zó – A força do Sertão”.

Zó deverá buscar a reeleição em 2018, e sua caminhada pelo região norte da Bahia só está no começo. O deputado vem correndo trecho, juntamente com outras lideranças, como o ex-prefeito e atual assessor da Prefeitura de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB).

Já se comenta nos bastidores da política local que a missão do deputado será árdua, uma vez que a região terá muitos candidatos de olho na AL-BA.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 08:55h
Amargosa

Homem invade palco, derruba Simaria e leva soco de Simone

 

A dupla Simone & Simaria passou apuros em um show na cidade de Amargosa, Bahia, no domingo, 25. Um homem invadiu o palco e derrubou Simaria. Simone não pensou duas vezes e deu um soco no fã para defender a irmã. Logo vieram os seguranças e tiraram o homem do palco. (Foto ilustração)

“Vocês vão me perdoar, mas na hora que eu vi o cara derrubar a minha irmã no chão eu meti a porrada mesmo. Quem tem irmão sabe, eu dou minha vida pela minha irmã e numa situação dessa meu instinto de irmã falou mais alto. Que coisa absurda, quer beijar? Beija com carinho. Quer cheirar? cheira, miséria, que eu estou cheirosa”, brincou Simone. “E ele ainda pegou no meu braço e me deu uma unhada”, contou (jornalreconcavo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.06.2017 08:51h
Sisu 2017

Convocação de candidatos que ficaram na lista de espera do Sisu começa hoje

 

A partir desta segunda-feira (26), os candidatos que ficaram na lista de espera da segunda edição de 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vão começar a ser convocados. O chamamento dos estudantes para a matrícula será feito pelas instituições de ensino, mas os candidatos devem acompanhar as convocações da lista de espera na instituição pela qual tenha manifestado interesse. (Foto ilustração)

A lista de espera do Sisu foi aberta aos candidatos que não foram selecionados na chamada regular ou que foram aprovados somente para a segunda opção de curso, tendo ou não feito a matrícula. A lista é restrita à primeira opção de vaga do candidato.

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
REVISTAS DIFEL
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia