Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

O presidente Jair Bolsonaro deve deixar o PSL, partido que foi eleito?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 06:33h
Lava Jato

TRF-4 abre caminho para anular condenação de Lula no Sítio de Atibaia

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4), em Porto Alegre, decidiu anular uma sentença da juíza Gabriela Hardt que utilizava o método copia e cola.

Os desembargadores entenderam que a sentença escrita pela magistrada foi uma cópia exata dos argumentos da Ministério Público, e que ela não desenvolveu sua própria conclusão, o que tornou inválida sua decisão.

Segundo o desembargador Leandro Paulsen “a sentença apropriou-se ipsis litteris dos fundamentos das alegações finais do Ministério Público Federal, sem fazer qualquer referência de que os estava adotando como razões de decidir, trazendo como se fossem seus os argumentos, o que não se pode admitir”.

Outra irregularidade apontada pelos desembargadores foi o uso de um grampo telefônico de um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (que tem prerrogativa de foro).

Mesmo método usado no processo de Atibaia

Nas alegações dos advogados de defesa de Lula, Cristiano Zanin e Valeska Martins, para cancelar o veredicto de Gabriela Hardt no caso do Sítio de Atibaia, as alegações são as mesmas.

Em fevereiro deste ano, eles solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que se anexasse uma perícia do Instituto Del Picchia, comprovando que Hardt também copiou trechos da sentença de Sérgio Moro no...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 06:18h
Bahia

Lula escolhe o Estado em que o PT é mais bem avaliado para visita

 

Não havia local melhor para Lula estar politicamente presente depois de deixar a prisão do que Salvador. Vem para o Estado onde o governo do PT é bem avaliado e traz para junto os governadores do partido, quatro, todos do Nordeste. Vamos ver agora o próximo passo. A visita é hoje à noite, quando a Executiva Nacional do PT faz reunião. (Foto ilustração: Governador Rui Costa e Lula)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 06:17h
Bahia

Reunião da Executiva do PT em Salvador estava marcada desde o início do mês

 

Se engana quem pensa que a vinda de Lula a Salvador, para a reunião da Executiva Nacional do PT, foi combinada. A presidente do partido, Gleisi Hoffaman já tinha definido o local desde o início do mês.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 06:12h
Órgão Estadual

CAR em Feira de Santana será administrada por Guilhermino Vaccarezza

 

A CAR em Feira de Santana tem novo diretor. Assumiu a função o administrador de empresa Guilhermino Vaccarezza (foto ilustração). O mesmo foi diretor de eventos do Centro Industrial Subaé (CIS), órgão extinto no Município.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 06:05h
Bahia

Como fica Dayane Pimentel com fusão entre DEM e PSL

 

A possibilidade do DEM e PSL se fundirem nacionalmente deixa uma incógnita na Bahia. Onde será a influência partidária da deputada federal Dayane Pimentel, que optou por romper com a família Bolsonaro. (Foto ilustração: ACM Neto e Dayane Pimentel)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 05:55h
Prefeito 2020

Ex-prefeito Val de Maninho e as eleições em Conceição da Feira

 

Prefeito entre os anos de 2009/2012 em Conceição da Feira, o petista Val de Maninho está indefinido se concorrerá ao cargo em 2020. É que tem como herança de governo uma dívida de campanha que paga mensalmente, com data que vai vencer no ano de 2022. Em tempo: Nas pesquisas seu nome aparece sempre em primeiro lugar. (Foto ilustração: Val de Maninho e o governador Rui Costa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 05:52h
Antônio Cardoso

Del de Tocos: O nome certo para a regulação do Governo do Estado é "regula crime"

 

A morte de um recém-nascido de Antônio Cardoso, após 13 dias à espera em uma regulação para realizar uma cirurgia cardíaca em Salvador, levou o vereador Delcik Souza Oliveira (PP - foto), também conhecido por Del de Tocos, a criticar o Governo do Estado. Mais precisamente ao governador Rui Costa e o secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas. “Isso é falta de compromisso do Governo do Estado. Uma criança há 13 dias no Hospital da Mulher, o Miguel Souza, precisando de uma cirurgia cardíaca, mas não conseguia internamento em Salvador, mesmo sabendo da existência de três hospitais. Recorremos aos deputados Zé Neto e Robinson Almeida, os dois bem votados no Município, e nada fizeram. Essa regulação tem tirado muitas vidas. Precisamos acabar com essa regulação”, desabafou Del de Tocos.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 05:48h
Dispensa de licitação

Prefeito de Catu é denunciado pelo MP e TJ-BA acata

 

A maré não está nada boa para o prefeito da cidade de Catu, Geranilson Dantas Requião (Foto - Catu Notícias). É que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) recebeu e acatou a denúncia feita pelo Ministério Público (MP-BA) contra o mesmo. A acusação é de dispensa de licitação, incorrendo em crime de responsabilidade, o que causou danos aos cofres públicos. Consta ainda a contratação de bandas musicais sem a exigência de licitação, tendo praticado, inclusive, preços acima dos comuns ao mercado. O pior é que ano que vem tem eleição. (Colaboração de Luciano News).

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 05:44h
Eleição de prefeito

PT deve apoiar vereador Luciano Sérgio em 2020 em Alagoinhas

 

O PT, que tem uma base eleitoral forte na cidade de Alagoinhas, deve marchar com o militante e vereador de terceiro mandato Luciano Sérgio para prefeito em 2020. Em declaração ao Digital News, o deputado federal Joseildo Ramos e o sindicalista Radiovaldo Costa confirmaram o apoio à pré-candidatura do vereador. (Foto ilustração: Joseildo Ramos e Luciano Sérgio)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 05:39h
Feira de Santana

Marcos Carvalhal é nome forte para vereador em 2020

 

Com atuação destacada na subseção da OAB de Feira de Santana, como presidente, o advogado Marcos Carvalhal (Foto ilustração) tem sido lembrado como candidato a vereador em 2020. Cadeira certa, se disputar, Carvalhal tem evitado tratar do assunto, já que tem mandato até 2021 na Ordem.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 05:34h
Disputa eleitoral

Otto Alencar finca o pé em Salvador com nome de Isidório para prefeito

 

A possibilidade de uma aliança com o deputado federal Sargento Isidório em Salvador para prefeito é tudo que o PSD de Otto Alencar quer para fincar de vez o pé eleitoral na capital baiana. Nome para a disputa de governador da Bahia em 2022, o senador Otto Alencar precisa de uma indicação para a disputa de 2020, quando haverá eleição de prefeito e vereador. (Foto ilustração: Otto Alencar e Sargento Isidório)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 05:31h
Feira de Santana

Tourinho diz que há relação promíscua entre Poder Público e empresas de ônibus

 

Diante das reclamações de servidores do Município que deixaram de receber auxílio transporte em dinheiro, juntamente com o salário, para receber através do cartão Via Feira, o vereador Roberto Tourinho (PV) salientou que o Poder Público precisa esclarecer a situação que tem o claro objetivo de beneficiar as empresas de transporte coletivo Rosa e São João. O discurso foi feito nesta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Feira de Santana. “Uma pessoa que tem uma motocicleta ou um automóvel que usava aquele valor para colocar combustível e as empresas receberão desses servidores os valores de passagem que não usarão. Tem sido uma prática aqui na cidade, existe uma relação promíscua entre Poder Público e empresários do transporte coletivo. Esses empresários mandam e desmandam na cidade, fazem o que querem”, criticou.

Resposta do líder

O vereador Marcos Lima (Patriota), líder do Governo, disse já ter conversado com o prefeito Colbert Martins após encontro com esses servidores e que providências serão tomadas. “Entrei em contato com o prefeito, relatei o que está acontecendo, informei que devido ao desconto dos valores do Cartão Via Feira tinha funcionário que estaria ganhando aproximadamente R$ 800 reais, o que é menos que um salário mínimo, e a lei brasileira não permite que nenhum funcionário receba menos que o mínimo. O prefeito concordou e dar&aac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 05:28h
Feira de Santana

Ron do Povo diz que lanchonete de sua propriedade sofreu "arrastão"

 

O vereador Ron do Povo (PDT - foto ilustração) chamou a atenção para a violência no bairro Gabriela. Segundo ele, na tarde desta terça-feira (12) elementos assaltaram os clientes que estavam em uma lanchonete de sua propriedade, fazendo um verdadeiro “arrastão”, levando carteiras e celulares. “Liguei para o 190, policiais amigos meus, mesmo à paisana, não conseguiram encontrar os assaltantes”, contou, pedindo mais viaturas no bairro. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 05:21h
Feira de Santana

Cadmiel Pereira diz que MP que retira serviço social do INSS é "criminosa"

 

O vereador Cadmiel Pereira (PSC - foto ilustração) fez duras críticas ao Governo Federal pela Medida Provisória que retira o serviço social do INSS, que para ele vai prejudicar milhares de brasileiros, especialmente aqueles que têm deficiência, como famílias de autistas e microcefalia. “Medida provisória tacanha, miserável”, definiu o vereador, repudiando a atitude do governo, publicada no dia 2 deste mês. “Não podemos nos calar porque o assistente social fazia o acolhimento ao cidadão”. A vereadora Neinha (PTB) também lamentou a medida e questionou: “Quem vai atender o pobre?” (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.11.2019 05:17h
Feira de Santana

Marcos Lima diz que é estranho nenhum artista se inscrever para festejos municipais

 

Diante da informação publicada no site Bahia na Política de que nenhum artista feirense se inscreveu para participar de festejos populares em 2020 no Município e que o prazo não será prorrogado, o vereador e líder do Governo Marcos Lima (Patriota - foto ilustração) pediu que o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, reveja essa situação. “É estranho nenhum artista participar. Alguma coisa está errada”, disse e avaliou de forma negativa a decisão do secretário de não prorrogar o prazo. “Tenho certeza que o prefeito não concorda com isso”, completou. O vereador Lulinha (DEM) também comentou o assunto. “Os artistas devem estar encontrando alguma dificuldade em se inscrever”, sugeriu. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 17:10h
Câmara Federal

Após 12 horas de reunião, CCJ encerra discussão sobre prisão em segunda instância

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados discutiu nesta terça-feira (12) a Proposta de Emenda à Constituição 410/18, que permite a prisão de réus condenados em segunda instância. Quase 100 deputados se inscreveram para defender argumentos contra e a favor da PEC, mas apenas 43 falaram durante 12 horas de reunião. (Foto ilustração)

O autor da proposta, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), espera que ela seja votada pela CCJ na semana que vem. Para garantir a votação, ele escreveu um texto alternativo que define a segunda instância como o trânsito julgado em um processo.

Na prática, a nova proposta acaba com os recursos especiais extraordinários ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Chamada de PEC paralela, a proposta deve tramitar em conjunto com a PEC 410/18. Cláusula pétrea

A PEC paralela foi apresentada por causa das críticas de deputados de oposição de que a PEC 410/18 altera cláusulas pétreas da Constituição, entre as garantias e os direitos individuais, como a presunção da inocência.

Este é o entendimento do deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE). “Cláusula pétrea não pode ser modificada através de emenda à Constituição, só por outra Assembleia Nacional Constituinte", diferenci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 17:00h
Feira de Santana

Radar de velocidade educativo é instalado na Avenida Presidente Dutra

 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, instalou mais um equipamento educativo para o trânsito da cidade, desta vez, na Avenida Presidente Dutra. O trânsito nesta via, a partir das imediações do cruzamento com a Maria Quitéria até a Rua barão do Rio Branco, tem um fluxo considerado bastante intenso de veículos, bem como de passagem de pedestres, principalmente defronte à estação rodoviária e ao colégio Luiz Eduardo Magalhães. (Foto ilustração)

Nos horários de pico a SMT vem utilizando o serviço dos monitores para que os pedestres possam atravessar com maior segurança nesta região. A função do radar educativo é mostrar a velocidade do veículo, chamando atenção para o limite de velocidade da Avenida Presidente Dutra, que é de 60km por hora.

"Vale salientar que o radar tem apenas o cunho educativo e acima de tudo despertar a consciência de cada motorista para respeitar o pedestre e o limite de velocidade da Avenida, o que vai proporcionar maior segurança, principalmente no que diz respeito à prática de uma direção defensiva, evitando assim acidentes”, comenta o superintendente municipal de Trânsito, Maurício Carvalho.

Iniciativas que proporcionam mais segurança e especialmente educação no trânsito seguem determinação do prefeito Colbert Martins Fil...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 16:45h
Cúpula do Brics

Brasil e China firmam acordos em áreas como política, comércio e saúde

 

Brasil e China assinaram hoje (13) acordos e memorandos de entendimento nas áreas de política, economia, comércio, agricultura, inspeção sanitária, transporte, saúde e cultura. O presidente chinês, Xi Jinping, está em Brasília, para participar da 11ª reunião de Cúpula do Brics e se reuniu na manhã desta quarta-feira com presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Itamaraty. (Foto ilustração)

Em declaração à imprensa, Bolsonaro disse que o governo e o empresariado brasileiro querem ampliar e diversificar o comércio com a China. Para o presidente, os atos assinados dão impulso a essas relações. “Essa relação bilateral em várias áreas, inclusive com aceno do governo chinês em agregar valor naquilo que nós produzimos, tudo isso é muito bem-vindo”, disse.

O presidente Xi Jinping avaliou como positivos os esforços do governo brasileiro para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e disse que a China quer fortalecer a amizade e cooperação, bem como aumentar e melhorar o comércio e os investimentos no país. Segundo ele, os dois países concordaram em intensificar os contatos de alto nível e fazer bom uso da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) e de outros mecanismos bilaterais.

Além disso, a expectativa da China é continuar o alinhamento entr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 16:39h
Extinção do DPVAT

Tesouro terá que "alocar recursos" para compensar fim do DPVAT no SUS, diz Mandetta

 

Na avaliação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (foto ilustração), o orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) não sofrerá impactos com a extinção do Seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). O gestor destacou que o valor mínimo constitucional garantido para a pasta vai impedir que haja redução no atendimento.

“A saúde é financiada pelo que chamamos de mínimo constitucional. Por isso, se perdemos uma fonte como o DPVAT, o próprio Tesouro vai alocar recursos de outras fontes para garantir que esse mínimo seja mantido”, explicou o ministro da Saúde nesta quarta-feira (13), durante participação no 15º Encontro Nacional de Aleitamento Materno e 5º Encontro Nacional de Alimentação Suplementar Saudável, no Rio de Janeiro.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a extinção do DPVAT nesta segunda-feira (11) por meio da Medida Provisória 904. A extinção vale a partir de 2020. (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 16:30h
Crise boliviana

Evo Morales diz que OEA se juntou a golpe de Estado na Bolívia

 

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou hoje (13) que a Organização dos Estados Americanos (OEA) se juntou ao golpe de Estado e a chamou de "neogolpista". As declarações foram feitas em entrevista concedida à W Rádio Colômbia. Morales pediu que militares e policiais não "metam bala no povo". (Foto ilustração)

"Infelizmente, a OEA aderiu a esse golpe de Estado. Eu recomendo aos novos políticos da América Latina cuidado com a OEA. A OEA é neogolpista para mim", disse.

Morales está na Cidade do México desde ontem (12). O país ofereceu-lhe asilo político após ele ter anunciado sua renúncia, no último domingo (10).

Em uma auditoria nas eleições bolivianas, a organização internacional concluiu que houve "graves irregularidades" e solicitou que fosse realizado um novo pleito, com novos representantes no Tribunal Supremo Eleitoral, para que houvesse garantia e isenção.

Apesar de ter convocado novas eleições, Evo Morales disse que o documento tinha "tom político" e questionou a credibilidade da auditoria da OEA. Algumas horas após a divulgação da OEA e tendo recebido a "orientação" por parte das Forças Armadas de que deveria renunciar, Morales anunciou que deixaria o cargo.

Na entrevista de hoje, Morales questionou ta...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 16:22h
Condenado a mais de 13 anos

Fachin mantém prisão de primeiro condenado na Lava Jato pelo STF

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou hoje (13) pedido para soltar o ex-deputado federal Nelson Meurer (PP-PR - foto ilustração), condenado no ano passado pela Corte a 13 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Meurer é o primeiro condenado pelo STF na Operação Lava Jato que vai cumprir pena. 

Na decisão, Fachin negou pedido feito pela defesa do ex-parlamentar para suspender a execução da condenação, que passou a ser cumprida na semana passada, por determinação do ministro. Meurer está preso em um presídio em Francisco Beltrão (PR). 

Em maio do ano passado, o ex-parlamentar foi condenado pela Segunda Turma do STF, acusado de receber R$ 4 milhões em vantagens indevidas oriundas da Petrobras. O filho do deputado, Nelson Meurer Júnior, também foi condenado, mas a uma pena menor, de 4 anos e 9 meses de prisão em regime aberto, e também está preso.

Para a Procuradoria-Geral da República (PGR), que fez a acusação, o dinheiro teve origem em contratos da Petrobras e consistia em repasses por empresas fictícias operadas pelo doleiro Alberto Youssef e por intermédio do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, dois delatores do esquema de corrupção na Lava Jato.

O colegiado também decidiu que Meurer e o filho deverão ressarcir a Petrobras em R$ 5 mi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 16:12h
Cúpula do PT

Lula se reúne com Rui e outros governadores do Nordeste em jantar em Salvador

 

Além de participar da reunião da executiva nacional do PT na quinta-feira (14), em Salvador, o ex-presidente Lula tem marcado um jantar com o governador Rui Costa nesta quarta-feira (13), do qual também devem participar outros governadores petistas do Nordeste. (Foto ilustração: Lula e Rui Costa)

Este será o primeiro encontro entre Rui e Lula após uma polêmica entre o chefe do Executivo baiano e a cúpula do PT.

Em entrevista à Veja, Rui defendeu que o partido não deveria condicionar a formação de alianças à defesa da soltura do ex-presidente.

Na oportunidade, também disse que a legenda deveria ter apoiado a candidatura presidencial de Ciro Gomes (PDT). Houve reação de dirigentes petistas e do próprio Lula. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 16:10h
Belo Horizonte

Unimed terá que realizar cirurgia com urgência após cancelar procedimento que já estava agendado

 

A cooperativa médica Unimed será obrigada a cobrir em caráter de urgência a cirurgia bariátrica solicitada por uma de suas conveniadas.

A empresa havia autorizado o procedimento, mas anulou a autorização dois dias antes da realização da cirurgia. A decisão foi proferida pelo juiz Sebastião Pereira Neto, da 2ª Vara Cível de Belo Horizonte na última segunda-feira (11). As informações são do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Segundo o processo, a conveniada possui obesidade mórbida de grau 3, problemas na pressão arterial, estado pré-diabético, além de outras complicações que não são comuns a uma paciente de 22 anos. (Fonte: Economia - iG @ https://economia.ig.com.br)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 16:00h
Brasília

Bolsonaro repudia invasão da Embaixada da Venezuela

 

O presidente Jair Bolsonaro se manifestou pelas redes sociais no início da tarde desta quarta-feira (13) sobre a invasão da Embaixada da Venezuela, em Brasília, por um grupo de 20 venezuelanos partidários do autoproclamado presidente Juan Guaidó, opositor do presidente Nicolás Maduro. (Foto ilustração)

Bolsonaro afirmou que repudia a interferência de atores externos no conflito do país vizinho. “Estamos tomando as medidas necessárias para resguardar a ordem pública e evitar atos de violência, em conformidade com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas”.

O grupo, que entrou na embaixada por volta das 5h, defende que a indicada por Guaidó para o cargo de embaixadora no Brasil, Maria Teresa Belandria, passe a chefiar a embaixada.

Diante da situação, centenas de apoiadores - tanto do presidente Nicolás Maduro como de seu opositor autoproclamado presidente - se dirigiram à embaixada para acompanhar de perto a situação. Alguns políticos também foram ao local para intermediar as negociações, bem como o coordenador geral de Privilégios e Imunidades do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maurício Correia.

Mais cedo, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) se manifestou sobre o caso e informou, por meio de nota, que “o presidente da República jamais tomou conhecimento e, muito menos, incent...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 15:56h
Feira de Santana

Antonio Miranda e Victor Mascarenhas lançam livros hoje

 

O publicitário e compositor Antonio Miranda e o roteirista e escritor Victor Mascarenhas lançam livros nesta quarta-feira (13), no espaço Seriguela Petiscaria, em Feira de Santana, a partir das 18 horas.

Miranda apresenta seu livro de estreia “O que não me sai da lembrança – Muitas verdades e algumas mentiras em desordem cronológica”. Segundo o autor, a obra apresenta 51 episódios vividos, com floreios e molduras verbais.

O pano de fundo do quinto livro de Victor Mascarenhas, “O som do tempo passando”, é o espírito de contestação e descoberta, típico da época em que os brasileiros recém conquistavam sua liberdade, nos anos 80.
Nesse cenário, quatro garotos formaram uma banda de rock, que acabou junto com suas adolescências, sem fazer sucesso, gravar discos ou fazer shows profissionais.

O espaço Seriguela Petiscaria está situado na Rua Professor Fernando São Paulo, nº 499, no bairro Ponto Central. (Elsimar Pondé )
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 11:20h
Irregularidade em licitação

Prefeitura de Itabela tem contas rejeitadas pelo TCM

 
Foto Reprodução

Na sessão desta terça-feira (12/11), o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou as contas da Prefeitura de Itabela, de responsabilidade do prefeito Luciano Francisqueto, relativas ao exercício de 2018. O relatório das contas apresentou graves irregularidades em diversos processos licitatórios, além de gastos excessivos com combustíveis e admissão de servidores sem concurso público.

O relator do parecer, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. O prefeito também foi multado em R$15 mil.

De acordo com a relatoria, os gastos com combustíveis alcançaram o montante de R$1.925.898,74, o que representa um aumento de 49,08%, em comparação com o exercício anterior. Os argumentos apresentados pelo prefeito para o fato não vieram acompanhados de demonstrativos ou documentos que justificassem o incremento substancial nos custos, razão pela qual a despesa foi considerada excessiva e irrazoável.

Em relação à admissão de servidores sem a realização de concursos público, o gestor não comprovou o atendimento dos requisitos indispensáveis a esse tipo de contratação. Os servidores foram contratados entre os meses de janeiro e abril para trabalhar em diversas secretarias do município, ao custo de R$2.797....

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 10:30h
Garantir fiscalizações

Inmetro, Ibametro e Governo da Bahia renovam convênio até novembro de 2020

 

Nesta terça 12/11, aconteceu a assinatura do termo aditivo ao Convênio entre o Inmetro, Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e Governo da Bahia, representados respectivamente pela Presidente Angela Flores, o Diretor-Geral Randerson Leal e o Vice-Governador do Estado e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Joao Leão. A cerimônia ocorreu no gabinete do Secretário da SDE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. (Foto ilustração)

A renovação do convênio, pelo período até novembro de 2020, confirma o Ibametro como o órgão responsável pelo cumprimento da Política Nacional de Metrologia Legal no âmbito do Estado da Bahia, atuando como órgão regulador de mercado com objetivo de proporcionar relações comerciais justas entre o setor produtivo e consumidores. “Agradeço imensamente ao governador Rui Costa pelo apoio à nossa gestão e à renovação desse convênio, tão importante para o fortalecimento sócio-econômico do nosso Estado”, destacou o Diretor-Geral do Ibametro, Randerson Leal.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 10:19h
Feira de Santana

Neinha critica omissão da Comissão de Saúde e pede desligamento: "estou fora"

 
Foto Ascom

A vereadora Neinha (PTB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (13), para informar que está protocolando o pedido de desligamento da Comissão de Saúde da Câmara e teceu duras críticas aos colegas de comissão pela omissão.

“Estou com um documento em que estou pedindo para sair da Comissão de Saúde. Recebi uma matéria hoje que diz que o presidente da Comissão de Saúde, Zé Curuca, cuida só de Humildes. O vice Luiz da Feira cuida só do shopping popular e Neinha fala no deserto, porque ela precisa do presidente e do vice para acompanhar. Eu não vou pegar o meu nome, vendo pessoas morrerem, e eu não sair para uma inspeção. A função da comissão de saúde é verificar o problema, fazer relatório e ir às autoridades”, afirmou.

Neinha continuou: “continuo sendo vereadora, brigando, indo atrás, apresentando relatórios que me cabem como vereadora, mas como membro da Comissão de Saúde, hoje eu estou fora. A vereadora sabe o que é saúde, aprendeu e sabe o que é responsabilidade. Eu não posso tratar só dos camelôs, não posso colocar só Bonfim de Feira e colocar na minha cabeça porque sou vereadora da cidade. Não serei omissa na saúde nunca, porque aprendi o que é saúde, mas hoje estou fora”, declarou.

Os vereadores Marcos Lima (Patriota) e Lulinha (DEM) ainda pediram para Nei...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 10:00h
Recôncavo da Bahia

Coetrae-BA encontra venezuelanos em trabalho irregular em Santo Antônio de Jesus

 

Participaram da operação órgãos que compõe a Coetrae-BA, entre eles, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), a Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA), o Ministério Público do Trabalho (MPT-BA), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Polícia Federal (PF). (Foto ilustração)

“A situação encontrada no local não é de trabalho análogo ao escravo, no entanto, os trabalhadores encontrados, entre eles dois venezuelanos, estavam sem registros em carteira de trabalho e, consequentemente, sem recolhimento de INSS e FGTS. Isso inviabiliza que seus direitos sejam assegurados, especialmente por se tratar da área de construção civil, onde acidentes de trabalho são mais recorrentes", relatou Admar Fontes, coordenador da Coetrae-BA e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da SJDHDS.

A Força Tarefa inspecionou as condições de trabalho encontradas no canteiro de obra de uma empresa de construção civil e do galpão de armazenamento dos equipamentos de trabalho, este último utilizado como alojamento por um dos trabalhadores venezuelanos. Durante a fiscalização, foi identificada a ausência de equipamento de proteção individual (fardamento, luvas, proteção solar ou touca árabe), além da falta de banheiro para o uso dos trabalhadores.

De acordo com o proprietário da...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 09:40h
Simpatizantes pró Guaidó

Embaixada da Venezuela em Brasília é invadida

 

A embaixada da Venezuela em Brasília foi invadida na madrugada desta quarta-feira, 13, por um grupo de apoiadores de Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino do país sul-americano. Segundo a Polícia Militar, os invasores chegaram por volta das 4h da manhã e tentaram expulsar os funcionários do corpo diplomático. (Foto ilustração)

A PM foi acionada, mas não pôde entrar no local ou retirar as pessoas, por se tratar de uma representação diplomática. A situação ainda não foi resolvida e os simpatizantes de Guaidó permanecem na embaixada.

A invasão foi denunciada nesta manhã por parlamentares brasileiros do PT e PCdoB. Em um vídeo compartilhado pelo senador Humberto Costa, o deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS) afirma na frente da embaixada que uma “milícia foi contratada” para realizar a invasão, que classifica como “uma violação do território venezuelano”.

“No dia do encontro da Cúpula dos BRICs, com presença da China e da Rússia, grupelhos fascistas invadem a embaixada da Venezuela, em Brasília.O ato criminoso pode desencadear uma crise diplomática sem precedentes”, afirmou a deputada Erika Kokay (PT/DF). (veja)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 09:26h
Agronegócio

Conab: Produção de 246 milhões de toneladas garante o recorde da safra de grãos

 

A estimativa da safra 2019/2020 de grãos aponta para um novo recorde, com 246,4 milhões de toneladas, um aumento de 1,8% ou 4,3 milhões de toneladas em comparação à safra 2018/19. Os números são do 2º levantamento divulgado nesta quarta-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A pesquisa de campo foi realizada no período de 28/10 a 1º/11, com mais de 900 informantes em todo o país. (Foto ilustração)

A intenção de plantio sinaliza uma variação positiva de 1,4% quando comparado à área da última safra, chegando a 64,1 milhões de hectares.

A área a ser semeada com soja aponta para um crescimento de 2,3% em relação à safra passada. O plantio no Brasil atinge 56% da área. A produção está estimada em 120,9 milhões de toneladas, mesmo com os problemas climáticos que atrasaram o plantio em Mato Grosso do Sul. (Fonte Conab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 09:10h
Evo Morales renunciou

Governo brasileiro reconhece Jeanine Añez como presidente interina da Bolívia

 

O governo brasileiro reconheceu a senadora Jeanine Añez (foto ilustração) como presidente interina da Bolívia, depois que a parlamentar de oposição a Evo Morales reivindicou o cargo na sequência da renúncia e saída do país do líder boliviano em meio a uma crise política.

"Governo brasileiro congratula a senadora Jeanine Añez por assumir constitucionalmente a Presidência da Bolívia e saúda sua determinação de trabalhar pela pacificação do país e pela pronta realização de eleições gerais. O Brasil deseja aprofundar a fraterna amizade com a Bolívia", disse o Ministério das Relações Exteriores em publicação no Twitter na noite de terça-feira.

Añez assumiu como presidente interina da Bolívia em uma sessão legislativa especial da Assembleia boliviana mais cedo na terça. Ela disse que tinha o direito legal de assumir o cargo, apesar de pouco antes a Assembleia não ter conseguido reunir quórum para a sessão devido à ausência de parlamentares leais a Morales.

Morales, que comandou a Bolívia desde 2006 e denunciou um "golpe de Estado" contra ele, desembarcou também na terça-feira no México, acompanhado por seu vice-presidente Álvaro García Linera e a ex-ministra da Saúde Gabriela Montaño. (Reuters)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 08:30h
Educação

Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulga hoje (13) os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também serão divulgados os Cadernos de Questões, em todas as suas versões. (Foto ilustração)

No total, serão seis gabaritos para cada dia de aplicação e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis. Os participantes podem acessar os gabaritos pelo portal do Inep, na página do Enem ou pelo aplicativo do Enem.

Os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Mesmo com o gabarito em mãos, os participantes ainda não poderão saber qual nota tiraram no exame, isso porque o Enem é corrigido pela chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Pela TRI, não há um valor fixo para cada questão. A pontuação varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item entre os participantes e também de acordo com o desempenho de cada estudante na prova.

O Enem 2019 foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Cerca de 3,9 milhões de estudantes de todo o país compareceram ao menos em um dia de prova.

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados na Página do Participante e no aplicativo do Enem, em janeiro de 2020, a ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 08:15h
Assembleia Legislativa da Bahia

Deputados mantém vetos do governador e aprovam projetos de parlamentares

 
Foto CarlosAmilton/AgênciaALBA

A Assembleia Legislativa manteve os três vetos do governador Rui Costa enviados no final de setembro e que estavam trancando a pauta. As mensagens do Executivo rejeitaram os projetos de lei 21.074, proposto pelo deputado Alex da Piatã (PSD); 21.306, da deputada Fabíola Mansur (PSB), e o 23.217, do deputado Marcelo Veiga (PSB). Ainda na sessão de ontem, foram aprovados, por unanimidade, os Pls 22.719, do deputado Euclides Fernandes (PDT), e 23.090, do Pastor Tom (PSL).

Os projetos objetos de veto foram aprovados na sessão plenária do dia 5 de setembro deste ano, mas o chefe do Executivo considerou que todos traziam inconstitucionalidades que inviabilizavam a sanção. O líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), que encaminhou para que sua bancada votasse o sim, pela manutenção do veto, garantiu que Rui Costa se comprometeu a elaborar projetos com o mesmo teor, sem os fatores que os tornaram inconstitucionais. O petista disse ainda que tais proposições serão relatadas pelo parlamentar que teve a iniciativa original. A primeira mensagem apreciada foi sobre o projeto de Marcelo Veiga, que altera o Estatuto do Servidor. O objetivo da sua iniciativa era incluir a vedação à prática de assédio moral, assédio sexual e discriminação de raça e religião no âmbito da administração pública. “Tais práticas estão cada vez mais presentes no ambiente laboral e são altamente nocivas às pessoas que sofrem esses tipos de assédio e discriminação”, havia defendi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 07:34h
Tribunal de Contas dos Municípios

Contas de Marcionílio Souza são rejeitadas e prefeito é multado

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios reprovou, na sessão desta terça-feira (12/11), as contas da Prefeitura de Marcionílio Souza, de responsabilidade do prefeito Adenilton dos Santos Meira. Esta é a quarta conta anual – desde 2015 – apresentada pelo mesmo gestor que tem parecer pela rejeição aprovado por unanimidade pelos conselheiros do TCM. O relato das contas referentes ao exercício de 2018, foi o conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, que determinou uma multa de R$6 mil, por conta das inúmeras irregularidades identificadas no relatório técnico. Também foi determinada a formulação de representação ao Ministério Público Estadual.

A despesa total com pessoal da prefeitura – principal causa para a rejeição – correspondeu a 61,07% da receita corrente líquida do município, desrespeitando o máximo de 54% – que nunca cumpriu, neste quatro anos – previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Por esse motivo, foi aprovada uma segunda multa, de R$43.200, correspondente a 30% dos vencimentos anuais do prefeito. Também foi considerado como motivo de rejeição o descumprimento de determinação deste tribunal, em face do não pagamento de seis multas aplicadas ao próprio Adenilton Meira.

O balanço orçamentário do município apresentou um deficit de R$3.013.974,17, vez que o município arrecadou recursos no montante de R$ 25.852.421,37 e realizou despesas no total de R$ 28.866.395,54.<...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 07:30h
Estatal do Petróleo

Petrobras vai vender todos os ativos que tem no Uruguai

 

A Petrobras informou ontem (12) que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade de venda de seus negócios de distribuição de combustíveis, lubrificantes e fertilizantes no Uruguai. (Foto ilustração)

Em nota, a companhia explicou ter a finalidade de vender 100% das ações detidas pela Petrobras Uruguay Sociedad Anónima de Inversiones (Pusai), subsidiária da Petrobras, na Petrobras Uruguay Distribuición S.A. (PUDSA), empresa que atua no segmento de distribuição no país.

De acordo com a estatal, “esta operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando a geração de valor para os nossos acionistas. A presente divulgação está de acordo com a Sistemática para Desinvestimentos da Petrobras”. As principais etapas subsequentes do projeto serão informadas oportunamente ao mercado.

Ativos no Uruguai

A Petrobras atua, por meio da PUDSA, no mercado de distribuição de combustíveis e lubrificantes, com um portfólio de ativos que inclui uma rede de 90 estações de serviços, 16 lojas de conveniência, um terminal logístico de lubrificantes, além de uma planta de querosene de aviação, sendo a segunda maior distribuidora de combustíveis do país. Também atua na distribuição ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 07:19h
Feira de Santana

Nenhum artista realizou o credenciamento para eventos artísticos de 2020 e prazo não será prorrogado

 

A Prefeitura de Feira de Santana, através, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) está realizando um credenciamento de bandas, grupos musicais de cultura regional e cantor solo para a maior parte dos eventos promovidos pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho em 2020. Só ficaram de fora da convocação os festejos juninos e o Caminho da Roça, na Expofeira, cujas escolhas das atrações serão feitas na época. (Foto ilustração)

O processo de credenciamento segue até o dia 27 de novembro e, até o momento, nenhuma banda foi até a sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizá-lo.
Os interessados devem acessar o site da Prefeitura Municipal (www.feiradesantana.ba.gov.br) e clicar no banner Credenciamento de Bandas 2020, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, ler todos os detalhes da Portaria 24 e preencher a ficha de inscrição.

“É importante salientar que não iremos prorrogar o prazo. Toda a documentação é bastante simples e já conhecida no meio artístico, igual a exigida no edital de bandas para a Micareta 2019. Não há nenhuma dificuldade”, salienta o secretário Edson Felloni Borges.

Só estão dispensadas do credenciamento as atrações artísticas que tenham comprovada notoriedade nacional. (Secom/Fsa) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:56h
Câmara Federal

Projeto obriga SUS realizar exames e implantes odontológicos

 

O Projeto de Lei 5265/19 obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar exames, atendimento clínico e cirurgias de implante dentário em pessoas parcialmente dentadas ou com ausência total de dentes. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
O atendimento poderá ser feito diretamente pela rede do SUS e por faculdades de odontologia, mediante convênios custeados por Parcerias Público-Privadas (PPPs), incentivos fiscais ou financiamentos públicos com juros reduzidos.

O deputado Nivaldo Albuquerque (PTB-AL), autor do projeto, afirma que o objetivo é combater os altos indicadores de perda dentária no Brasil. Estatística divulgada pelo IBGE em 2015 apontou que o País tem 11% da sua população sem nenhum dente, o que corresponde a 16 milhões de pessoas.

Tramitação

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. (Reportagem - Janary Júnior)


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:51h
Improbidade em Araci

Prefeito de Araci acusado de improbidade administrativa pelo MPF

 

O Ministério Público Federal (MPF) moveu ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Araci (BA), Silva Neto (PDT - foto ilustração), e o diretor de Recursos Humanos do Município, José Washington Ferreira da Silva, no mês passado. Os agentes públicos teriam prestado declarações falsas à Receita Federal, para passar às próximas gestões municipais o recolhimento das contribuições previdenciárias dos servidores municipais entre 2013 e 2018, causando um prejuízo de mais de R$ 36 milhões. Para o MPF, a intenção do prefeito foi colocar dados falsos nas GFIPs para que as contribuições não fossem coletadas, adiando o recolhimento para a próxima gestão e impedindo o recolhimento do Fundo de Participação dos Municípios. (A Tarde – Tempo Presente).

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:49h
Feira de Santana

Momento Experiência com a empresária e professora Ozana Barreto

 

Acontece quinta-feira (21) o 4º Almoço Executivo: Momento Experiência. A palestrante é a empresaria Ozana Barreto e a realização é da CDL Jovem. A mesma vai contar a sua história de sucesso. Formada em Enfermagem pela UCSAL, com quatro pós-graduações, professora da Universidade Católica da Bahia, além de dirigir uma franqueada Boticário há 36 anos, é também proprietária de uma franquia LeBiscuit. Inscrição 75-3602-3636 (Mônica). A organização conta com apoio do CDL, ACEFS, Sicomfs, CIFS e Boticário.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
LADO A LADO COM VOC
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia