Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da suspensão do uso de máscara em espaço aberto?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 12:10h
Sul da Bahia

Pau Brasil: Câmara suspende sessão sob alegação de risco a integridade física dos vereadores

 

O clima ficou tenso na política de Pau Brasil, o motivo foi um discurso do ex prefeito Antônio Prado, que é Secretário de infraestrutura e marido da atual Prefeita, Babi (PSD). O discurso foi bastante duro, que motivou a suspensão da sessão na câmara de vereadores. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Vereadores de Pau Brasil)

O vereador Nego Elder (PT), apresentou um requerimento pela suspensão da sessão desta terça-feira. O presidente da câmara, Marcio Cardoso(PSD), colocou em votação, e por unanimidade foi aprovado e a sessão foi suspensa por possível risco a integridade física dos vereadores.

” Não nos sentimos a vontade para fazer sessão hoje, nós pedimos ao presidente que encerrasse a sessão para buscar providências legais, o ex prefeito atentou contra a democracia ao atacar o legislativo municipal e, costumeiramente usa os atos públicos para sem dar direito ao contraditório atacar a oposição da cidade, mas agora foi além pois nos atacou” declarou um vereador que prefere não divulgar identidade por temer retaliações. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 11:20h
Brasil

IBGE: desemprego cai 1,6% e atinge em 12,6% no primeiro trimestre

 

A taxa de desemprego atingiu 12,6% no terceiro trimestre deste ano, o que significa queda de 1,6 ponto percentual na comparação com o segundo trimestre de 2021. O número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), foram divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Foto ilustração)

Para a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, o crescimento da ocupação no período foi relevante. “No terceiro trimestre, houve um processo significativo de crescimento da ocupação, permitindo, inclusive, a redução da população desocupada, que busca trabalho, como também da própria população que estava fora da força de trabalho”, observou.

A população fora da força de trabalho é o contingente daqueles que não estão ocupados e nem buscando emprego. Com o crescimento no número de ocupados, o nível da ocupação, que é o percentual de pessoas em idade de trabalhar que estão no mercado de trabalho, subiu para 54,1%, enquanto no trimestre anterior tinha sido de 52,1%. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 11:00h
Nova cepa Òmicron

UE estima aprovar vacina contra nova variante da covid em 3 a 4 meses

 

A Agência Europeia de Medicamento (EMA) disse nesta terça-feira (30) que poderia aprovar vacinas adaptadas para a variante Ômicron do coronavírus dentro de três a quatro meses, se necessário, mas que as vacinas existentes continuarão a oferecer proteção. (Foto ilustração)

Falando ao Parlamento Europeu, Emer Cooke, diretora-executiva da EMA, disse que não se sabe se as farmacêuticas terão que alterar suas vacinas para proteger as pessoas da Ômicron, mas que a agência está se preparando para esta possibilidade.

"Quando houver uma necessidade de mudar as vacinas existentes, poderíamos estar em condição de aprová-las dentro de três a quatro meses", disse.

"Empresas adaptando suas formulações para incluir o novo sequenciamento... terão que mostrar então como o sistema de produção funciona, terão que fazer então alguns testes clínicos para determinar que isto realmente funciona na prática."

O presidente da farmacêutica Moderna provocou novo alarme nos mercados financeiros nesta terça-feira ao alertar que as vacinas atuais dificilmente são tão eficazes contra a variante ômicron, detectada primeiramente no sul da África, quanto são contra a delta.

"Mesmo que a nova variante se torne mais generalizada, as vacinas que temos continuarão oferec...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 10:14h
Feira de Santana

Terça-feira marcada por manifestos populares na Câmara Municipal

 

Se a Câmara Municipal de Feira de Santana é a Casa do Povo, hoje fez jus ao nome. Nesta terça-feira (30), as galerias da Câmara Municipal foram ocupadas por diversos grupos da sociedade civil. Representantes e seguidores de religiões de matrizes africanas se fizeram presentes pedindo respeito ao seu credo, os comerciantes do Shopping Popular voltaram a cobrar uma solução para a cobrança das taxas e a instauração de uma CPI do Shopping Popular, enquanto os professores da rede municipal, juntamente com a APLB Sindicato, cobraram a votação de um projeto a respeito dos precatórios do Fundeb e reclamaram que professores continuam recebendo seus salários de maneira parcelada. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 09:45h
Recôncavo da Bahia

Maragogipe: Projeto que concede 13º salário ao prefeito, secretários e vereadores será votado

 

O Projeto de Lei (PL) n° 37 de 27 de Outubro de 2021, assinado pelo prefeito Valnício Armede, está na pauta para ser votado na próxima Sessão da Câmara Municipal de Maragogipe, no Recôncavo Baiano. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Maragogipe)

O PL institui a fixação de pagamento de 13° salário e férias aos agentes políticos municipais: prefeito, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais entre outros que exercem cargos com status de Secretaria Municipal. Procurador do Município e Controlador Geral também irão receber.

Nas redes sociais munícipes prometem se manifestar no dia da votação. "Recentemente o prefeito baixou um decreto de calamidade pública devido aos estragos que as chuvas fizeram, e agora ele aparece com um projeto desses? Esperamos que os vereadores não aprovem, pois não podemos aceitar isso!", diz um morador do município.

O PL será votado em dois turnos na próxima quinta-feira, 02/12, pela manhã. (diariodanoticia) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 09:25h
Receita Federal

Receita paga hoje restituições de lote residual do IRPF de novembro

 

A Receita Federal paga nesta terça-feira (30) as restituições do lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) do mês de novembro de 2021. O lote inclui também restituições residuais de exercícios anteriores. Segundo a Receita, o crédito bancário para 260.412 contribuintes será no valor total de R$ 450 milhões. (Foto ilustração)

Além de contribuintes que têm prioridade legal, como idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda é o magistério, também estão nesse lote 199.668 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o último dia 9.

Pagamento

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for feito (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

“Caso ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 09:10h
Brasília

Ao manter orçamento secreto, Congresso institucionaliza o toma lá, dá cá

 

O Congresso Nacional aproveitou a exigência da transparência nas emendas de relator como uma desculpa para promover a institucionalização deste dispositivo, à revelia do que realmente decidiu o Supremo Tribunal Federal. A Câmara aprovou, por 268 votos a 31, projeto de resolução do Congresso Nacional que admite a distribuição desproporcional, sem seguir a exigência constitucional de equitatividade, previstas para as emendas individuais e de bancada. Assim, a maioria da Casa reafirmou a intenção de continuar usando o instrumento para barganha política, como o Estadão tem demonstrado ao longo do ano. (Foto ilustração)

O projeto também foi aprovado no Senado. O Legislativo não esperou a decisão de mérito do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade das emendas de relator-geral do orçamento. O plenário do Supremo por 8 votos a 2, determinou a suspensão da execução dessas emendas temporariamente e mandou o Congresso dar ampla publicidade às emendas já distribuídas. Ao aprovar a proposta de resolução, o Congresso faz apenas uma parte do que o Supremo determinou: prever a transparência daqui para a frente. Mesmo assim, há brechas para que o toma lá, dá cá siga oculto.

O texto permite que, na hora de registrar o autor do pedido de repasse, o relator-geral (cargo revezado entre Câmara e Senado anualmente) informe o nome de agentes públicos e até entidades da sociedade civil. As...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 08:35h
Extremo Oeste Baiano

Luís Eduardo: Presidente da Câmara se envolve em confusão e agride parentes de ex-vereador falecido

 
Foto Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, o vereador Fernando Fernandes, nitidamente embriagado de acordo com testemunhas, protagonizou um festival de maus exemplos na madrugada do último domingo,28, quando agrediu, em um bar da cidade, o irmão e o sobrinho do falecido vereador Ondumar Marabá, Mauro Borges e José Mauro,respectivamente.

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o presidente da Câmara Municipal e os seus amigos indo para cima de Mauro Borges e agredindo o filho dele, José Mauro. Os agredidos foram socorridos pelos seguranças do estabelecimento.

Fernando Fernandes parte pra cima do Sr. Mauro a fim de tirar satisfações sobre uma possível filmagem de celular, na qual o vereador Fernandão estaria falando mal do prefeito Junior Marabá.

Ao defender pai, José Mauro também foi agredido de forma covarde pelo grupo. No vídeo, fica claro o momento em que o segurança do estabelecimento contém o vereador Fernando Fernandes, nitidamente alterado, para que ele não continuasse agredindo José Mauro, que recebeu um soco no rosto.

Fratura no rosto

Após ser submetido a exames médicos ficou comprovada a fratura no rosto de José Mauro. “Eles estavam muito descontrolados. Batendo na mesa, gritando e tentando ofender a gente. Meu pai estava tentando se defender e eu só vi o vereador Fernandão partido pra cima dele com mais uns t...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 08:15h
Bahia

Governo aumenta para 5 mil o limite de pessoas em eventos; vacinação será exigida

 
Foto Reprodução

O Governo da Bahia aumentou de três para cinco mil pessoas o limite máximo de público em eventos no estado. O novo decreto foi publicado nesta terça-feira (30), no Diário Oficial. A medida é válida até 10 de dezembro de 2021, e modifica um outro decreto, publicado no último dia 26.

Segundo o governo, a medida vale para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais, em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins; funcionamento de zoológicos, parques de diversões, museus e similares, desde que observados os protocolos sanitários.

Ainda de acordo com o decreto, os espaços culturais, como cinemas e teatros, vão funcionar com o devido controle dos fluxos de entrada e saída nas dependências dos locais para evitar aglomerações.

O decreto ainda prevê que em todos os casos o acesso do público fica condicionado à comprovação de vacinação, mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado COVID, obtido por meio do aplicativo "Conect SUS" do Ministério da Saúde. (G1 - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 08:07h
Economia

Primeira parcela do 13º salário é paga hoje e injeta R$ 232,6 bi na economia

 
Foto Reprodução

O pagamento do 13º salário deve injetar R$ 232,6 bilhões na economia brasileira, segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O montante representa 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Tradicionalmente, o pagamento do 13º salário aquece o comércio e outros setores, principalmente por conta das compras de Natal e viagens de fim de ano.

O valor é pago aos trabalhadores do mercado formal, inclusive aos empregados domésticos; aos beneficiários da Previdência Social e aos aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados e municípios. De acordo com o órgão, 83 milhões de brasileiros serão beneficiados com o rendimento adicional.

Para aqueles que não receberam antecipadamente, a primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta terça-feira, 30 de novembro, e corresponde a 50% do valor total a que o trabalhador tem direito. Já a segunda parcela, paga até dia 20 de dezembro, corresponde ao valor restante menos os encargos — Imposto de Renda e INSS.

O pagamento médio será de R$ 2.539. O valor do 13º salário do setor formal corresponde a R$ 3.087. A maior média deve ser paga aos trabalhadores do setor de serviços e equivale a R$ 3.607; a indústria aparece com o segundo maior valor, equivalente a R$ 3.147; e o menor ficará com os trabalhadores do setor primário da economia (R$ 1.922).

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 07:09h
Feira de Santana

Lista tríplice para Procurador Geral na mesa de Colbert Martins

 

Uma emenda à lei Complementar 02/95 que regulamenta a Procuradoria Geral do Município (art. 100 da Lei Orgânica do Município), aprovada pela Câmara Municipal de Feira de Santana, cria a lista tríplice para escolha do Procurador Municipal. Já está na mesa do prefeito Colbert Martins (MDB-foto ilustração) para sanção ou veto e é motivo de expectativa. É possível que seja mais uma matéria judicializada. O entendimento é que não cabe emenda à Lei Complementar por iniciativa do Legislativo.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 07:07h
De olho em 2022

Dayane Pimentel: "Falo de Moro pelo meu CPF e não pelo CNPJ"

 

Ao afirmar que apoia o nome de Sérgio Moro (Podemos) para presidente, a deputado federal Dayane Pimentel (Foto ilustração) não titubeou ao ser questionada sobre o seu partido União Brasil que ainda não definiu o nome para presidente. “Falo do apoio a Moro pelo meu CPF e não pelo CNPJ do meu partido. Falo pelo meu mandato de deputada federal”, declarou Dayane Pimentel, ao comentar que sua relação com o Sérgio Moro vem desde quando ele era ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro. (Bom Dia Feira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:55h
Novembro 2021

Antônio Cardoso: Lu de Gel paga 2ª parcela do 13º dos servidores

 

A prefeitura de Antônio Cardoso marcou um tento no mês de novembro, quando o assunto é o salário dos servidores municipais. A prefeita Lu de Gel (PP-foto ilustração), além de estar em dia com o pagamento do funcionalismo, pagou a 2ª parcela do 13º. “Apesar das dificuldades que vive o município, é prioridade nossa pagar em dia os servidores, fornecedores e investir na humanização em Antônio Cardoso”, salientou a prefeita.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:52h
Salvador

ACM Neto deve confirmar candidatura a governador quinta-feira

 

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (foto ilustração), deve confirmar quinta-feira (02) sua pré-candidatura a governador pelo Estado da Bahia. Em clima de festa, ACM Neto quer afastar os boatos de que sua candidatura é apenas um balão de ensaio, lembrando as eleições de 2018. O evento será no Centro de Convenções de Salvador e começa a partir de 9h30 da manhã.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:50h
Eleições 2022

Escolha de ACM Neto e expectativa para o nome ao Senado

 

As atenções na política feirense vão estar voltadas para a presença dos líderes do grupo de Feira em Salvador no lançamento da candidatura de ACM Neto a governador, quinta-feira (2). É que José Ronaldo (foto ilustração) é nome para o Senado Federal pelo DEM. Outro assunto: os nomes a deputado no município presentes no evento.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:43h
Covid -19

Variante ômicron é a 15ª letra do alfabeto grego e seu número é 70

 

A variante da Covid que surgiu na África do Sul tem um significado quanto a sua terminologia, ômicron. Ómicron ou Ômicron (Ο ou ο; em grego: όμικρον, transl.: ómikron) é a décima quinta letra do alfabeto grego e tem um valor numérico de 70. Não é usado em funções matemáticas pela sua semelhança com o "o" no seu formato minúsculo e com o "O" e o "0"(zero) no formato maiúsculo.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:40h
Eleições proporcionais

Federação PT, PSB e PC do B pode prejudicar candidatos a federal em Feira

 

A possibilidade da formação de uma federação envolvendo os partidos PT, PSB e PC do B (uma forma de coligação nacional com prazo de quatro anos) pode prejudicar nomes para federal do PSB em Feira de Santana. É que os pré-candidatos a federal Roberto Tourinho e o vereador Galeguinho, ambos do PSB, teriam que ter acima de 80 mil votos para se eleger em 2022. Quando nada são os números avaliados nos bastidores para um eleito pelo PT. (Foto ilustração: Roberto Tourinho e Galeguinho)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:37h
E governador?

PL na Bahia deve mesmo ficar com Jair Bolsonaro em 2022

 

O PL, que teve um acerto com o pré-candidato a governador ACM Neto (DEM), através de seu presidente José Carlos Araújo (foto ilustração), vive um momento de desmanche. É que o partido foi dado a Jair Bolsonaro e na Bahia deve apoiar o ministro da Cidadania João Roma a governador. Interessante é que os três federais do partido, João Bacelar, José Rocha e o pastor Abílio, pouco alteram essa decisão, pois já apoiavam Jair Bolsonaro a presidente. O problema é para governador, pois a legenda tem uma secretaria na prefeitura de Salvador.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:32h
Eleições proporcionais

Feira de Santana: Gerusa Sampaio e Vânia Silva para deputada estadual 2022

 

A menos de 11 meses das eleições, Feira de Santana desponta com dois nomes para deputada estadual com chances de chegar à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). São elas: vereadora Gerusa Sampaio (DEM), que já foi candidata a deputada federal em 2018, e Vânia Silva, esposa do falecido, Irmão Lázaro, que deixou um legado político ainda vivo na memória dos seus seguidores, com destaque para o segmento evangélico. (Foto ilustração: Gerusa Sampaio e Vânia Silva)

    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:27h
Eleições 2022

João Doria diz que seu desejo é ter uma mulher como vice

 

Depois de ser o escolhido nas prévias do PSDB para presidente, o governador de São Paulo, João Doria (foto), ao comentar sobre a vaga de vice-presidente, disse que se pudesse teria uma mulher na chapa. Logo foi interpretado como um convite ao MDB, que tem como candidata a senadora Simone Tebet, hoje pré-candidata pelo partido.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:23h
Na ACEFS

Nova reunião vai tratar sobre aeroporto de Feira de Santana

 

Acontece quarta-feira (01) reunião que mais uma vez vai discutirá a viabilização da ampliação do aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana. O vice-prefeito Fernando de Fabinho fará uma exposição de elementos que demonstram a viabilidade técnica do equipamento, mediante adequações necessárias, indicando perspectivas e alternativas viáveis para atender demandas empresarias. Com abertura prevista para as 18h30, ocorrerá no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS).

Iniciativa

O movimento que visa a ampliação do aeroporto João Durval é de iniciativa das entidades empresariais, ACEFS, CDL, Sindicato do Comércio e CIFS. Já a reunião de quinta-feira (02) é uma promoção da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:18h
Em Salvador

Deputado Bacelar deve receber Sérgio Moro na Bahia

 

A vinda do ex-juiz Sérgio Moro à Bahia, prevista para ainda esse ano, deve entrar no radar das forças que dão sustentação ao Governo do Estado. É que o presidente do Podemos, no estado, deputado federal Bacelar (foto ilustração) já disse que vai receber o candidato de seu partido. Não se pode esquecer que o Podemos apoia o governo do PT e o senador Jaques Wagner (PT) candidato a governador.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:15h
Plano Plurianual

Feira de Santana: Câmara Municipal deve votar o PPA hoje

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana deve votar hoje pela manhã o PPA 2022/2025. Apesar de muitas emendas dos vereadores, apenas duas devem ir ao plenário. Não esquecendo, logo os vereadores vão apreciar o Orçamento Municipal para 2022. No mês de dezembro haverá apenas sete sessões ordinárias na Câmara Municipal de Feira de Santana. (Foto ilustração: Câmara Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:09h
Eleição presidencial

Imbassahy sai fortalecido com escolha de Doria no PSDB

 

Sempre presente na articulação nacional e na Bahia para viabilizar o nome do governador de São Paulo, João Doria, candidato a presidente da República nas prévias do PSDB, sai fortalecido Antônio Imbassahy com a vitória do paulista. A próxima etapa é juntar os cacos dentro da legenda e viabilizar eleitoralmente João Doria, hoje oscilando entre 3% e 4% nas pesquisas de opinião. (Foto ilustração: Antonio Imbassahy e João Doria)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 06:00h
Senado Federal

Senado aprova novas regras para emendas de relator

 

Por diferença de apenas dois votos, o Senado Federal aprovou ontem (29), por 34 a 32, substitutivo do senador Marcelo Castro (MDB-PI) ao Projeto de Resolução do Congresso Nacional (PRN) 4/21 que tem como objetivo dar mais transparência das emendas de relator-geral do Orçamento – conhecidas como orçamento secreto. (Foto ilustração)

A resolução é uma resposta ao Supremo Tribunal Federal (STF), que, no último dia 10, suspendeu as emendas do relator-geral ao Orçamento da União. “Nós estamos fazendo uma modificação pontual, específica para atender uma determinação do Supremo Tribunal Federal”, disse. Segundo ele, há R$ 7 bilhões que ainda não foram usados e muitas prefeituras estão com obras paradas devido à suspensão. “Evidentemente que isso é um prejuízo para a sociedade brasileira.”, disse.

De acordo com o relator, as novas regras poderão ser aplicadas no Orçamento de 2022. “Nós precisamos aprovar essa resolução para que o Orçamento de 2022 já seja feito nas novas nas regras. E que regras são essas? A regra da absoluta e total transparência dos recursos públicos como deveria ter sido desde sempre”, afirmou.

A sessão no Senado começou no início da noite de hoje, após a deliberação da Câmara. Como se trata de resolução do Congresso Nacional, o ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 05:45h
Feira de Santana

Vacinação contra a Covid-19 na UniFTC e nas unidades de saúde nesta terça

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará nesta terça-feira, 30, a aplicação da primeira, segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19 na UniFTC e nas unidades de saúde. (Foto ilustração)

Na UniFTC, a vacinação acontece das 8h às 16h. Serão imunizados adolescentes de 12 a 17 anos, maiores de 18 anos, puérperas e gestantes maiores de 18 anos. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefícios. O adolescente tem que ter 12 anos completos, não sendo possível vacinar quem ainda não completou a idade recomendada pelo Ministério da Saúde.

Também haverá a aplicação da segunda dose das vacinas Coronavac para as pessoas que estão no período recomendado, Oxford e Pfizer para pessoas com aprazamento até o dia 3 de dezembro. Na oportunidade poderão receber a dose de reforço maiores de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose há 5 meses (até 30 de junho de 2021) e pacientes imunossuprimidos, que tenham 28 dias que tomaram a segunda dose (é necessário apresentar relatório médico).

Confira outros grupos e locais de vacinação:

PRIMEIRA DOSE PARA MAIORES DE 18 ANOS, GESTANTES E PUÉRPERAS

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 05:40h
Aniversariante do Dia

Jornalista Rafael Marques em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 05:30h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em alta com recuperação global após tombo por ômicron

 

O Ibovespa subiu nesta segunda-feira, fechando longe das máximas de mais cedo, em meio à recuperação dos mercados globais após temores sobre a variante ômicron do coronavírus na última sessão. (Foto ilustração)

Notícias sobre a situação fiscal do país também movimentaram o pregão, com o mercado atento à PEC dos Precatórios, esperada para ser votada na terça-feira em comissão no Senado. A alta do Ibovespa foi puxada, novamente, por Petrobras e Vale.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa fechou em alta de 0,71%, a 102.954,08 pontos. O volume financeiro foi de 22,3 bilhões de reais. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar à vista fecha em alta de 0,27%, a R$5,6114

 

O dólar fechou em alta nesta segunda-feira, acima de 5,60 reais e no maior patamar em um mês, amparado por renovados temores fiscais no Brasil num dia de força da moeda norte-americana em todo o mundo. (Foto ilustração)

Os mercados globais de forma geral tiveram uma sessão de alívio, com a diminuição dos receios sobre uma nova variante do coronavírus patrocinando uma recuperação dos preços dos ativos. Porém, o dólar também ganhou terreno nesse contexto, uma vez que voltavam à mesa perspectivas de aumento de juros nos Estados Unidos.

No fim da manhã a cotação no Brasil recebeu impulso após notícia da Reuters de que o governo não descarta possibilidade de ter que lançar mão do Orçamento de Guerra mais uma vez para conseguir viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil.

O dólar à vista fechou em alta de 0,27%, a 5,6114 reais na venda, maior patamar desde 1º de novembro (5,6712 reais). A taxa variou de 5,5798 reais (queda de 0,29%) a 5,641 reais (valorização de 0,80%).

Na sexta, a cotação havia subido 0,55%, a 5,5961 reais, na esteira do pânico global com a nova variante ômicron do coronavírus. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra 98 mortes e mais de 3 mil casos em 24 horas

 

O Brasil registrou 98 mortes e 3.843 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Nesta segunda-feira (29), as médias móveis de óbitos e de infecções ficaram em 228 e 9.268, respectivamente. (Foto ilustração)

Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com a atualização, o país tem um total de 614.376 mortes e 22.084.749 infecções confirmadas desde o início da pandemia, em março de 2020. (Lucas Rocha)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 05:05h
Covid-19 na Bahian

Bahia registra 157 novos casos de Covid-19 e mais 13 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 157 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 260 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (29) também registra 13 óbitos. Dos 1.259.483 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.229.138 já são considerados recuperados, 3.008 encontram-se ativos e 27.297 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.629.581 casos descartados e 252.812 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda. Na Bahia, 52.534 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 30.11.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira regista 31 casos e completa 13 dias sem comunicado de mortes

 

Pela primeira vez desde o início da epidemia, em 6 de março de 2020, Feira de Santana não registrou nenhuma morte por Covid-19 nos últimos 13 dias. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que a inclusão dos registros de óbito é feita quando a ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica. (Foto ilustração)

O informativo também indica que o município manteve a marca de 48.684 curados da doença, índice que representa 94,6% dos casos confirmados. Enquanto isso, nesta segunda-feira (29), 31 casos foram positivos e 204 negativos.

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 24 de outubro e 27 de novembro que estavam aguardando resultado do laboratório. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 11 pacientes internados no município.

NÚMEROS DESTA SEGUNDA-FEIRA 29 de novembro de 2021

Casos confirmados no dia: 31

Pacientes recuperados no dia: 0

Resultados negativos no dia: 204

Total de pacientes hospitalizados no município: 11

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS

Total de pa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.11.2021 17:00h
Câmara Federal

Projeto de reajuste de servidores do Judiciário deve ser arquivado por inadequação orçamentária

 

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados concluiu pela incompatibilidade e inadequação orçamentária e financeira do Projeto de Lei 6613/09, do Supremo Tribunal Federal (STF), que concede reajustes salariais para servidores do Poder Judiciário da União. (Foto ilustração)

A votação seguiu recomendação do relator, deputado Kim Kataguiri (DEM-SP). Segundo ele, tanto o projeto como as emendas apresentadas por outros deputados não atendem às exigências da Constituição e da legislação fiscal. Entre elas, a dotação orçamentária prévia para cobrir o reajuste e autorização específica na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Além disso, informou o relator, boa parte dos aumentos pretendidos pela proposta já foram contemplados pelas leis 12.774/12 e 13.317/16. A primeira concedeu reajustes parcelados de janeiro de 2013 a janeiro de 2015. A segunda, de junho de 2016 até janeiro de 2019.

Com a aprovação da incompatibilidade e inadequação orçamentária e financeira, o projeto será arquivado, a menos que haja recurso para votação da proposta no Plenário da Câmara. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.11.2021 16:30h
Governo Federal

Contas públicas fecham outubro com saldo positivo de R$ 28,195 bilhões

 

Com o crescimento da arrecadação e a redução das despesas geradas pela pandemia de covid-19, o Governo Central, formado por Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, registrou superávit de R$ 28,195 bilhões, em outubro. Esse foi o maior resultado positivo para o mês desde outubro de 2016, quando foi registrado superávit primário de R$ 51,756 bilhões (valor corrigido pela inflação). A informação foi divulgada hoje (29) pela Secretaria do Tesouro Nacional. (Foto ilustração: Banco Central)

O resultado primário é formado por receita menos despesas, sem considerar os gastos com juros.

Em outubro do ano passado, o Governo Central registrou déficit de R$ 3,783 bilhões (valor corrigido pela inflação). De acordo com o Tesouro, em outubro de 2021 comparado a igual mês do ano passado, houve um aumento real (descontada a inflação) de 5,9% (crescimento de R$ 8,7 bilhões) da receita líquida e um decréscimo real de 15,4% (menos R$ 23,3 bilhões) das despesas totais.

“A diminuição nas despesas primárias em outubro de 2021 em comparação com o mesmo mês do ano anterior foi influenciada principalmente pela redução nos gastos em resposta aos efeitos socioeconômicos da crise provocada pela covid-19”, diz relatório do Tesouro Nacional.

Os créditos extraordinários e o apoio fina...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.11.2021 15:30h
Feira de Santana

Nascida em Feira, Unicred do Nordeste deve chegar a mais dois estados, no 1º semestre de 2022

 

A Unicred do Nordeste vai ampliar a sua representatividade, no primeiro semestre de 2022, chegando a mais um estado do Nordeste, o Maranhão, e, muito provavelmente, ao Norte do país. A informação é do presidente do Conselho de Administração da cooperativa de crédito, o médico feirense João Batista de Cerqueira. Ele deu a notícia durante uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal na sexta-feira, em homenagem à instituição, que completa 25 anos de atividades, neste 2021. O reconhecimento foi uma iniciativa do vereador Fernando Torres (PSD), presidente da Casa Legislativa, aprovado por unanimidade dos seus pares. (Foto ilustração)

A cooperativa nasceu em Feira de Santana em 15 de agosto de 1996 idealizada por um grupo de 20 médicos ligados à Unimed e aqui mantém a sua sede administrativa. Iniciou a sua expansão pelo Nordeste através da Paraiba. Desde então, "não para de crescer", diz o presidente do Conselho de Administração. Está presente em várias cidades da Bahia e nos estados do Pernambuco, Ceará, Paraiba e Alagoas.

Formaram a Mesa de Honra da sessão solene - além de Fernando Torres e do próprio presidente do Conselho de Administração da Unicred do Nordeste - o médico Francisco Mota, representando o prefeito Colbert Martins Filho; o deputado estadual Carlos Geilson; o vice-presidente da cooperativa de crédito, médico Paulo Andrade e a presidente da Academia de Le...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.11.2021 14:40h
Indicado por Bolsonaro para O STF

Sabatina de André Mendonça é marcada para quarta-feira no Senado

 

Será na próxima quarta-feira (1º) , a partir das 9h, a sabatina do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, André Mendonça (foto ilustração), para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ela será realizada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e terá como relatora a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), indicada pelo presidente da comissão, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

“Vou me pautar por informações e também pela boa técnica legislativa, sem qualquer preconceito político, ideológico e muito menos religioso. O que importa neste momento é o currículo e a capacidade técnica do indicado”, disse a parlamentar.

André Mendonça foi indicado a uma vaga no STF pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 13 de julho. A mensagem com a indicação chegou à CCJ no dia 18 de agosto.

A demora de Alcolumbre em agendar a sabatina foi questionada por diversos parlamentares, fato que gerou incômodo e foi classificado como um “embaraço” pelo presidente da comissão.

Segundo Alcolumbre, a definição sobre a pauta das comissões e do plenário cabe aos presidentes e a escolha não tem a ver com religião ou ideologia. (Com informações da Agência Senado)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.11.2021 14:10h
Cepa Ômicron

Covid-19: BioNTech começa a trabalhar em vacina para combater nova variante

 

A BioNTech informou, nesta segunda-feira (29), que começou a trabalhar em uma vacina para combater a ômicron, a nova variante do coronavírus detectada na África do Sul. Ainda não está claro se a empresa terá que retrabalhar a vacina que desenvolveu em parceria com a Pfizer contra a covid-19. (Foto ilustração)

O desenvolvimento de uma vacina adaptada faz parte do procedimento padrão da empresa para novas variantes, disse a BioNTech, que produz imunizantes junto com a Pfizer, em comunicado.

"Os primeiros passos para desenvolver uma potencial nova vacina se sobrepõem à pesquisa necessária para avaliar se uma nova dose será necessária", acrescentou.

A variante ômicron carrega um risco global muito alto de surtos, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), conforme mais países relataram casos, o que levou ao fechamento de fronteiras.

A BioNTech disse, na sexta-feira (26), que espera mais dados de laboratório nas próximas duas semanas para ajudar a determinar se há necessidade de uma vacina específica para a ômicron. Sua rival, Moderna, informou que está trabalhando em uma reformulação de sua vacina contra a covid-19 para futuras doses de reforço. (Por .Ludwig Burger - Repórter da Reuters – Frankfurt/ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.11.2021 13:45h
Covid-19 na Europa

Recusa vacina por ser testada em animais e morre infectado com Covid-19

 

Um homem de 54 anos, vegano e apaixonado por animais, morreu infectado com Covid-19 após ter recusado a vacina por esta ser testada em animais.

Glynn Steel, de Malvern (foto ilustração), na Inglaterra, morreu após duas semanas lutando contra o vírus. Depois de ser internado na UTI, o homem, dizem os meios britânicos citando a mulher de Glynn, Emma, implorou para que lhe fosse administrada a vacina.

O engenheiro morreu no dia 16 de novembro, dois meses antes de completar 55 anos. A doença em Glynn começou como aquilo que parecia ser uma constipação, mas rapidamente piorou acabando por, dias depois, fazer o teste e dar positivo.

A viúva Emma explica que já tinha ambas as vacinas e inclusive a terceira dose de reforço, mas, ao contrário dela, o marido não estava vacinado porque era vegan e, como a vacina era testada em animais, Glynn era contra.

“Glynn não tinha nenhuma dose da vacina contra a Covid porque era vegano e [a vacina] foi testada em animais. Além disso, ele queria esperar e ver quais eram os efeitos colaterais das vacinas a longo prazo", explica.

Emma afirma que o marido lutava pelos direitos dos animais e era "a alma mais dócil" que conhecia. (NM) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.11.2021 13:20h
Covid-19 na África

Sem voos, brasileiros na África do Sul pedem ajuda a consulado

 

Desde que cientistas sul-africanos identificaram e divulgaram uma nova variante do coronavírus na quinta-feira (25), União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos e outros países recomendaram a suspensão e a proibição de voos provenientes de nações do sul da África. (Foto ilustração: Embaixada do Brasil na África do Sul)

No sábado (27), o Brasil também publicou uma portaria sobre voos internacionais que tenham origem na África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbábue ou passagem por esses países nos últimos 14 dias.

Segundo a portaria, a entrada de estrangeiros procedentes desses países ou com passagem por eles está proibida. A entrada de brasileiros, contudo, não está suspensa. Mas o viajante brasileiro procedente desses países africanos ou com passagem por eles nos últimos 14 dias antes do embarque, ao ingressar no território brasileiro, deverá permanecer em quarentena por 14 dias na cidade do seu destino final.

Mesmo autorizados a voltar para o país, brasileiros que estão na África do Sul não conseguem encontrar voos de retorno. Na manhã deste domingo (28), o brasileiro Rodrigo Hauck, de 36 anos, e sua esposa, Maria Carolina Papadam Hauck, de 33, tentavam encontrar outro voo para regressar pela aérea alemã Lufthansa, uma das poucas que ainda continuavam a operar voos procedentes do aeroporto internacional da Cidade do Cabo, juntamente com a Ethi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.11.2021 12:45h
Brasília

Congresso analisa hoje projeto de Lira e Pacheco para manter o orçamento secreto

 

O Congresso Nacional se reúne hoje para votar um projeto conjunto da cúpula do Senado e da Câmara que propõe a manutenção do pagamento de verbas do orçamento secreto, sem o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para tornar públicos todos os dados dos parlamentares beneficiados. A oposição tenta mudar o texto, mas a base do governo e os parlamentares do Centrão têm maioria para manter a proposta. (Foto ilustração)

O projeto de resolução nº. 4 foi articulado pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), depois que o Supremo suspendeu, no início do mês, o pagamento das verbas que beneficiaram principalmente parlamentares aliados ao governo, e determinou medidas para dar transparência aos recursos já distribuídos.

As emendas de relator-geral do orçamento (RP-9) vêm sendo usadas pelo Palácio do Planalto para conquistar apoio em troca de repasses do Orçamento da União a municípios e Estados em redutos eleitorais. Diferente de outras indicações de gasto feitas no Congresso, como as emendas individuais ou as de bancada, no caso da RP-9 os nomes dos políticos não são amplamente divulgados, diminuindo a possibilidade de controle e fiscalização. O instrumento foi revelado pelo Estadão em maio. PROPOSTAS

A sessão que vai analisar o projeto na Câmara está marcada p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
Meio - Sindicato dos Comerciarios
 
PSL - Fliao Partido
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia