Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você votaria nos parlamentares atuais em uma reeleição em 2018?



Parcial
 
 

Entrevista: José Edvaldo Rocha Rotondano

O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, visitou sexta-feira (7), a cidade de Santo Estevão Antonio Cardoso. Foi assinar convenio junto a Prefeituras Municipais para viabilizar a estrutura para que os municípios realize o cadastramento biométrico eleitoral. Minutos antes da solenidade que ocorreu na Câmara Municipal de Antonio Cardoso, o magistrado conversou um pouco com a imprensa presente, puxado pelo site Bahia na Política:

Bahia na Política: Presidente inicialmente, saber do senhor o que lhe traz aqui a cidade de Antônio Cardoso?

Presidente do TRE: Hoje um convênio, um termo de parceria técnica de cooperação técnica a ser assinado entre a prefeitura de Antônio Cardoso e o Tribunal Regional Eleitoral para viabilizar, para incrementar e para alcançar o objetivo do município, do TRE, aliás, que é biometrizar todo eleitorado de Antônio Cardoso e para isso nós contamos com o apoio da prefeitura no sentido de auxiliar o TRE com o pessoal de apoio com espaço e com imóveis dentre outras coisas.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 11:59h
Eleições 2018

Coronel propõe encontro entre Rui e ACM Neto: "Temos que deixar a política para 2018"

 

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel (PSD-BA - foto), criticou a movimentação nos bastidores da política baiana às vésperas das eleições de 2018. Em entrevista ao apresentador José Eduardo no programa Jornal da Bahia No Ar da Rádio Metrópole nesta quarta-feira (16), o parlamentar disse que quer promover um encontro entre o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM), juntamente com a bancada dos deputados federais, para decidir sobre a assinatura de contratos de crédito no valor de 600 milhões de reais entre o Estado da Bahia e União.

"Temos que deixar a política para 2018. Se ficar nessa de um grupo querer prejudicar o outro, quem sairá prejudicado será o povo da Bahia. Falta um ano ainda. Quem está se cansando e se lascando, com o perdão do termo, com essa briga antecipada é o povo da Bahia. Teremos 45 dias de campanha e já anteciparam a campanha. Ninguém quer se unir, fica um xingando o outro. Eu proponho que haja uma reunião do prefeito com o governador, junto com a bancada federal e com o presidente Temer, para deixar a política de lado e liberar o empréstimo", disse Coronel.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 11:48h
Santo Antônio de Jesus

Prefeitura realiza Diagnóstico Social nos Conjuntos Residenciais Minha Casa, Minha Vida

 

Nesta quarta (16) e quinta-feira (17), a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Assistência Social, estará realizando um Diagnóstico Social nos Conjuntos Residenciais Zilda Arns, Vila Viva e Santo Antônio de Jesus III. A partir deste diagnóstico, a Secretaria irá realizar o cadastramento dos moradores no CADÚNICO e outros benefícios, além de atualizar os dados do Programa Bolsa Família e disponibilizar outros informativos para a população.( Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 11:38h
Super salário

CNJ diz que não autorizou pagamento de meio milhão a juiz e pede suspensão de repasses

 

O pagamento de R$ 503.928,79 em julho ao juiz Mirko Vincenzo Giannotte (foto), titular da 6ª Vara de Sinop, do Mato Grosso, não foi autorizado pelo Conselho Nacional de Justiça. O esclarecimento foi feito pelo corregedor nacional de Justiça do CNJ, ministro João Otávio de Noronha, que determinou a abertura de pedido de providências “para suspender qualquer pagamento de passivos aos magistrados até que os fatos sejam esclarecidos”.

Segundo Noronha, não houve aval para nenhum dos 84 pagamentos de valores vultosos feitos a magistrados pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso, referentes a substituições de entrância entre 2005 a 2009

Nessa terça-feira (15), o juiz Mirko Vincenzo Giannotte disse que “não está nem aí” com a repercussão negativa do seu contracheque de meio milhão e que o pagamento foi “dentro da lei”. (em.com.br)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 11:25h
Região Sisaleira

Deputado defende estruturação da produção de sisal na Bahia

 

Membro da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Heber Santana (PSC), defende a prioridade de investimentos na agropecuária, um dos mais importantes segmentos da economia do Estado e do País, e um dos caminhos de saída da crise econômica. "A Bahia possui inúmeras cadeias produtivas importantes que precisam ser estruturadas para gerar emprego e renda e evitar o êxodo rural", afirma Heber, apontando a cadeia do sisal como uma das mais relevantes e que precisa de investimentos e tecnologia. "Não podemos falar da Bahia sem lembrar que o semiárido ocupa 65% do território do estado, que tem o sisal como cultura predominante, envolvendo direta e indiretamente mais de 600 mil pessoas em quase 60 municípios", disse ele. (Foto ilustração)

Heber Santana lembra que a Bahia é o maior produtor de sisal do Brasil, mas tem enfrentando graves problemas, como a seca, que afetam a produção, impedindo a geração de empregos e renda. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
 

Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 11:11h
Santo Estevão

Veículos da prefeitura são incendiados durante a noite no estacionamento do município

 

Seis carros da Prefeitura de Santo Estevão (a 154 quilômetros de Salvador) foram incendiados na noite desta terça-feira, 15. Outros dois, um modelo Corsa e uma Strada, foram atingidos parcialmente pelas chamas. A polícia suspeita de crime premeditado após uma apreensão de motos. (Foto ilustração)

O prejuízo só não foi maior porque voluntários e funcionários da Coordenação de Transportes (Cotran) conseguiram retiram a tempo outros 10 veículos. Os automóveis estavam estacionados no pátio do órgão.

De acordo com assessoria da prefeitura, três suspeitos chegaram em um carro e rederam o vigilante do local. Logo em seguida, despejaram um líquido inflamável e atearam fogo nos veículos, na sua maioria da marca Uno.

Segundo o órgão, a polícia suspeita que o crime esteja relacionado com a apreensão de 67 motos, durante uma blitz realizada no município também terça. Os veículos foram levados para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), em Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 10:55h
Oeste da Bahia

"Tratoraço" contra os impostos abusivos une agricultores na Bahia

 

Mais uma vez, em menos de uma semana, os agricultores do oeste da Bahia, juntamente com os empresários e as entidades do agronegócio da região, fecharam a BR-242, em Luís Eduardo Magalhães, e a BA-225 em Formosa do Rio Preto, em protesto contra os impostos abusivos que atingem o setor, principalmente o Funrural. Durante a manhã de terça-feira (15), as rodovias foram interditadas com tratores, e na BR-242, o congestionamento foi de aproximadamente 10 km. (Foto ilustração)

Segundo o vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Luiz Pradella, ”a mobilização de ontem teeve como objetivo sensibilizar o governo, principalmente os senadores, que votam amanhã, dia 16, a PRS n.º 13/2017 na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal”, destacou Pradella. A PRS (Projeto de Resolução do Senado) 13/2017 é de extrema importância para os produtores rurais, pois suspende a execução de dispositivos da Lei Orgânica da Seguridade Social (Lei 8.212/1991 – LOAS), regulamentadores da cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 10:31h
São Paulo

Presidente do STF diz que, se depender dela, Brasil dará um basta à corrupção

 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia (foto), afirmou ontem (15) que, no que depender dela, o Brasil dará um basta à onda de corrupção no país.

“Eu gosto e confio no Brasil e não quero me mudar do Brasil. Nas condições em que o país está, precisa ser mudado”, disse a ministra, ao encerrar, no fim da manhã desta terça-feira, o encontro Mitos & Fatos, promovido pela rádio Jovem Pan, em São Paulo.
Abordada por uma jornalista quando saía do evento, Cármen Lúcia disse que “não tem nada pautado”, no âmbito do STF, impondo risco de reversão da decisão que possibilitou levar condenados em segunda instância à prisão.

Pouco antes, a ministra se encontrou com o juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, que, ao abrir o encontro, manifestou preocupação com os rumos de medidas que possam não dar sequência aos trabalhos do Ministério Púbico Federal (MPF).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 10:16h
ALBA

Deputado afirma que governador Rui Costa retém emendas parlamentares

 

O deputado Pablo Barrozo (DEM - foto) denunciou nesta terça-feira (15) que o governador Rui Costa não cumpriu a promessa de liberar o repasse de R$ 1,3 milhão de emendas para cada parlamentar, conforme foi aprovado pelo plenário da Assembleia, em maio de 2015. “O que o governador faz é um desrespeito ao Poder Legislativo, uma falta de compromisso com as cidades que nós representamos”, disse o deputado.

De acordo com Pablo Barrozo, o presidente da AL, Ângelo Coronel, se comprometeu a interceder junto ao governador para que as emendas fossem liberadas. “Ele (Ângelo Coronel) conversou com Rui Costa e garantiu que os pagamentos seriam liberados, mas, até agora, tudo ficou na promessa”, acrescentou Pablo Barrozo.

Para o deputado, o governador parece que não entende que as emendas não são para os deputados, mas para os municípios que cada parlamentar representa. “Com exceção de alguns deputados da base, que foram beneficiados pela liberação, o governador simplesmente ignora o que foi acordado e aprovado pelo plenário, num claro desrespeito à Assembleia.” (Ascom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 10:03h
Barreiras

Servidor público desmaia durante sessão da câmara

 

O clima tenso durante a votação dos projetos 09 e 10, que alteram o Estatuto do Servidor, provocou o desmaio do servidor Rogério Tavares. Durante toda a sessão ele berrava, de pleno pulmões, pedindo aos vereadores que não aprovassem os projetos alegando que o fato provocaria grandes prejuízos para a categoria. Num dado momento Rogério tombou desmaiado no Plenário da Casa. Ele foi socorrido pela vereadora Graça e seu filho e também pelo vereador José Barbosa que são médicos. Como ele demorou a se recuperar a sessão foi interrompida e uma equipe do Samu foi chamada as pressas para fazer o atendimento. Rogério foi levado de maca e conduzido para o hospital. Até o fechamento desta matéria não se tinha novas informações sobre o estado de saúde dele. (Foto do servidor sendo atendido, ainda na galeria da câmara)

Um servidor disse ao Mural do Oeste que Rogério Tavares estava na Câmara desde as 11 horas da manhã desta terça-feira participando das manifestações. Provavelmente ele ficou sem se alimentar durante o dia e isso pode ter provocado o desmaio. Há ainda informações de que ele teria sido alvo de spray de pimenta no rosto ao se manifestar contra a aprovação ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 09:49h
Alcobaça

Prefeitura instala urnas para ouvir opinião de pacientes atendidos na rede de saúde

 

Com a iniciativa de ouvir o que pensam os alcobacenses, a Secretaria de Saúde instalou urnas para os pacientes atendidos nas unidades de saúde manifestar suas opiniões. Ao todo, foram instaladas nove urnas, em cada uma das unidades básicas de saúde. (Foto ilustração)

As opiniões depositadas serão avaliadas e discutidas semanalmente pela equipe da Secretaria de Saúde. Os dados serão tabulados e avaliados junto aos responsáveis para encaminhamento e providências.

De acordo com Ravena Dantas (Coordenadora da Atenção Básica), a iniciativa é avaliar o trabalho dos profissionais e toda a rede de saúde que atendem os pacientes do município. (bahiaextremosul)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 09:38h
Ibicaraí

Crédito adicional do Fundeb garante reforma de creches e escolas

 

A Câmara de Vereadores de Ibicaraí aprovou, na sessão na semana passada, o Projeto de Lei nº 11/2017, que autoriza a administração municipal a abrir crédito adicional no valor de R$ 4 milhões. Os recursos, oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), serão destinados, inicialmente, à reforma de algumas unidades escolares, de acordo com o prefeito Lula Brandão. (Foto ilustração)

Com o crédito, afirma o gestor, serão revitalizadas, entre outras unidades de ensino, a Creche Modelo, que foi construída na gestão passada, mas está interditada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por terem sido constatados problemas estruturais. Além disso, receberão melhorias a Creche da Samoleia, os colégios José Tito de Lima, Natércia Kauark, Coaraci Ally e Gilberto Amado. “Essas unidades receberão melhorias no telhado, muros, cozinha, sistemas elétrico e hidráulico”, assegura a vice-prefeita e secretária de Educação, Adriana Assis. (blogdochico)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 09:25h
Sul da Bahia

Ilhéus recebe Programa Estadual de Rastreamento de Câncer de Mama

 

De 17 de agosto a dois de setembro, o Município de Ilhéus recebe o Programa Estadual de Rastreamento de Câncer de Mama – Estratégia Itinerante. O programa, que faz parte do projeto “Saúde sem fronteiras”, conta com o acompanhamento técnico da Diretoria de Projetos Estratégicos das Ações e Serviços de Saúde, órgão vinculado à secretaria estadual de Saúde (Sesab). (Foto ilustração)

O anúncio da escolha de Ilhéus para receber uma unidade móvel especializada, com capacidade para realizar 160 mamografias bilaterais por dia, saiu após a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) com os secretários municipais de Saúde da região, ocorrida no último dia 23.

O exame significa a ação de rastreamento para diagnóstico precoce, já que no Brasil o câncer de mama é a maior causa de óbito entre as mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As interessadas em realizar o exame devem se dirigir ao Centro de Convenções de Ilhéus, localizado na Avenida Soares Lopes, centro da cidade, de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 12 e das 14 &agr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 09:13h
Interior da Bahia

UFSB abre vagas para professor substituto; salário chega a R$ 6,2 mil

 

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) acaba de lançar processo seletivo para professor substituto para os campi de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. São oferecidas 9 vagas para as áreas de conhecimento de Inglês, Matemática e Computação, Libras, Língua Portuguesa, Português/Francês, Ciências Sociais e História. A remuneração pode chegar a R$6.200,00, de acordo com a titulação do candidato. (Foto ilustração)

As inscrições serão abertas nesta quarta (16) e prosseguem até o próximo dia 28, por meio do Portal do SIGRH. A taxa de inscrição é RS 100,00. O candidato poderá solicitar isenção do pagamento da taxa, caso cumpra os requisitos do edital.

O processo seletivo simplificado tem como data provável para ocorrer o dia 14 de setembro, em etapa única, com as provas didática e de títulos. Para mais informações, acesse www.ufsb.edu.br/editais-2017 (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 09:05h
Salvador

TRT suspende licitação para contratar empresa que iria auxiliar servidores em atividades esportivas

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), em Salvador, suspendeu a abertura de licitação que iria contratar uma empresa para auxiliar os magistrados e servidores do órgão em atividades esportivas. A informação foi divulgada pelo órgão nesta terça-feira (15). (Foto ilustração)

Em nota, o TRT5 informou que aguarda um parecer do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) sobre o caso. Segundo o órgão, o projeto é um elemento necessário à promoção de saúde de seu corpo funcional, atendendo à Resolução 207/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata sobre saúde integral no Poder Judiciário. (G1)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 08:45h
Itabuna

Fernando Gomes: "eu apoio Rui Costa, não Wagner"

 

O prefeito de Itabuna, Fernando Gomes (foto), decidiu sair do DEM para ir para base do governador Rui Costa (PT). No último sábado ele foi questionado que apoiaria uma possível candidatura de Jaques Wagner ao governo do estado ou ao senado em 2018:

“eu sou homem de cumprir meus compromissos, mas meu compromisso é com Rui Costa, eu apoio ele, não tenho compromisso com Wagner e nem com o PT, eu voto e apoio Rui Costa”, respondeu o prefeito.

No último governo de Fernando Gomes ele entrou em rota de colisão com o então governador Wagner, o motivo foi o hospital de Base e a obra do Teatro, que o governo do estado embargou na época. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 08:21h
Fatalidade

Vice-prefeito de Urandi morre em acidente envolvendo dois carros em MG

 

O vice-prefeito de Urandi (a 742 km de Salvador), Valmir da Costa Dantas (foto), morreu em um acidente de trânsito na manhã de ontem (15) na MGC-122, em Minas Gerais.

Outras duas pessoas, que viajavam com o político, também morreram na colisão frontal. Elas foram identificadas como João de Mandinha e Maria José.

Segundo informações do blog do Tiago Marques, o motorista de um dos carros com placa de Janaúba (MG) teria perdido o controle do veículo, rodou na pista e colidiu com o carro onde as vítimas estavam.

Conforme o G1 nacional, duas mulheres e um homem, que não foram identificados, ficaram feridos. Eles foram levados para uma unidade de saúde em Monte Claros. Não informações sobre o estado de saúde deles. (Com informações do A Tarde) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 08:07h
TCM

Prefeito de Ibirapitanga deve devolver mais de R$60 mil aos cofres municipais

 

Na sessão desta terça-feira (15/08), o Tribunal de Contas dos Municípios determinou que o prefeito de Ibirapitanga, Isravan Lemos Barcelos, devolva aos cofres municipais a quantia de R$60 mil, com recursos pessoais, por não ter utilizado os recursos para a realização da II Jornada Pedagógica, no exercício de 2015. O relator do processo, conselheiro substituto Alex Aleluia, multou o gestor em R$6 mil. (Foto ilustração)

Segundo a denúncia, a empresa Irlan Silva Bastos foi contratada, por intermédio do Pregão Presencial, para prestar serviços atinentes “à segunda Jornada Pedagógica 2015”, nos dias 28 e 29 de outubro, ao custo de R$60.000,00. Contudo, o evento foi reduzido a um único dia e restrito a uma confraternização, aliás único fato retratado nas imagens apresentadas pelo gestor em sua própria defesa no processo.

“Se a finalidade real pretendida pela administração era enaltecer e prestigiar os profissionais do magistério, não poderia o gestor ter motivado a contratação dos serviços, objeto do pregão, sob o pretexto da realização de uma Jornada Pedagógica.

Desta...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 06:36h
Economia

Governo adia reajuste e limita salários de servidor; veja medidas

 

Os ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Dyogo Oliveira (Planejamento) anunciaram ontem uma série de medidas para reduzir as despesas do governo. Com isso, o governo pretende cumprir as novas metas de déficit primário de 2017 e 2018, elevadas para 159 bilhões de reais.

A maioria das medidas afeta o funcionalismo público, que sofrerá um achatamento da remuneração inicial, aumento da contribuição ao regime próprio de previdência e adiamento do reajuste salarial.

Meirelles afirmou que as medidas anunciadas mostram que o governo está no limite da capacidade de redução de gastos. “São proposta duras, rigorosas, mostrando seriedade do ajuste fiscal do Brasil.”

Em 10 anos, segundo Oliveira, a reorganização de carreiras no funcionalismo deverá gerar uma economia acumulada de 70 bilhões de reais. (Veja)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 06:31h
Terceira vez

Ex-jogador Edílson é preso por não pagar pensão alimentícia

 

O ex-jogador Edílson foi preso nesta terça-feira, em Salvador. O mandado de prisão temporária foi expedido pela 2ª Vara da Família, em Brasília e, segundo a Polícia Civil, o motivo foi falta de pagamento de pensão alimentícia. Pentacampeão mundial com a seleção brasileira em 2002, que também é alvo de investigação por fraude, é detido pela terceira vez

Ainda de acordo com a polícia, o baiano de 45 anos está detido na Polinter, e se não pagar fiança, cujo valor ainda não foi definido, pode ficar até 30 dias preso. (Placar)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 06:21h
Feira de Santana

Proposta de acabar reeleição da Mesa Diretora volta à Câmara Municipal

 

Depois de aprovada no primeiro semestre a reeleição para membros da Mesa Diretora, incluindo o presidente, na manhã de ontem uma nova proposta acabando com a reeleição foi apresentada. Assinada pela maioria dos vereadores, a proposta de emenda à Lei Orgânica, com certeza é fruto da vacância da vaga de presidente do Legislativo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 06:15h
Antônio Cardoso

Grupo liderado por Toinho Santiago presente na plenária de Robinson Almeida

 

A plenária realizada sábado (12) pelo deputado federal Robinson Almeida (PT), hoje na condição de suplente, contou com o peso do PT da cidade de Antônio Cardoso. Do grupo liderado pelo prefeito Toinho Santiago (PT) lá estavam vereadores, secretários e militantes próximos do governo. Pelo visto, Robinson Almeida deve ampliar seus espaços eleitorais no município, já que agora conta com a Prefeitura. (Foto: Robinson Almeida, Toinho Santiago acompanhados de militantes petistas)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 06:07h
Câmara Municipal

Vereadores da oposição estão juntos na eleição de presidente

 

Os dois vereadores oposicionistas, Alberto Nery (PT) e Zé Filé (Pros), têm se mantido juntos no processo de escolha do presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, ao lado do primeiro vice-presidente Ewerton Carneiro (PEN). Alberto Nery tem dito que está sendo coerente com o que foi definido no primeiro momento da escolha de candidatos. Já Zé Filé afirma que fica com Tom ou outro nome do grupo, no caso Beto Tourinho (PV), se o mesmo for candidato. (Foto ilustração: Alberto Nery e Zé Filé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 06:05h
Segmento evangélico

Isaías de Diogo será candidato a deputado federal e espera ocupar o espaço de Irmão Lázaro

 

O vereador Isaías de Diogo (PSC-foto), que sempre tem dito que é candidato a deputado federal em 2018, não nega que pretende ocupar o espaço do deputado federal Irmão Lázaro (PSC) no segmento evangélico em Feira de Santana, já que o mesmo deseja sair candidato a deputado estadual. Isaías de Diogo argumenta que há um vácuo no segmento no município. Na eleição de 2014 Irmão Lázaro teve quase 26 mil votos em Feira de Santana.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 06:04h
Feira de Santana

Data da eleição para presidente da Câmara Municipal ainda indefinida

 

Apesar do falecimento do vereador Ronny Miranda ter ocorrido dia 10 de agosto, até o momento o cargo de presidente ainda não foi declarado vago, quando nada no entendimento do presidente em exercício Ewerton Carneiro (PEN), conhecido como Tom. O mesmo entende que primeiro tem que “arrumar a casa” administrativamente, para depois definir a data. Tom diz que está seguindo o Regimento Interno e que ainda não sabe quando se dará a vacância do cargo. Um grupo liderado pelos vereadores José Carneiro, Marcos Lima e Pablo Roberto tem pressionado para que a eleição seja realizada ainda essa semana.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 06:02h
Lembrança

Câmara de Antônio Cardoso aprova Moção de Pesar em homenagem a Ronny

 

Na noite desta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Antônio Cardoso, por iniciativa do vereador Ozeias Almeida (PT), aprovou Moção de Pesar pelo falecimento do vereador Ronny Miranda, que era presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, ocorrido quinta-feira (10). Na mesma sessão, foi feito um minuto de silêncio em sua homenagem.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 06:01h
Arrumação

Robinson Almeida pode ser chamado para o governo Rui Costa

 

A reforma administrativa que Rui Costa pretende fazer em seu governo pode levar para dentro de sua administração o suplente de deputado federal Robinson Almeida (PT-foto). A informação que chega ao site Bahia na Política é que a costura está sendo feita pelo ex-governador Jaques Wagner. Com certeza, uma forma de manter o PC do B com mais um deputado na Câmara Federal, Davidson Magalhães.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 05:56h
Câmara Municipal

Cíntia Machado e Eremita Araújo em clima de paz

 

Quem viu a relação das vereadoras Cíntia Machado (PMB) e Eremita Araújo (PSDB) em clima de guerra tempos atrás, hoje não terá mais essa oportunidade. As duas têm conversado no plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana com muita desenvoltura. Parabéns pelo bom exemplo de civilidade.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 05:55h
Reforma Política

Funcionários comissionados pagando a conta do fundo partidário

 

Os parlamentares liderados pelo deputado federal André Moura (PSC) defendem que parte dos R$ 3,6 bilhões do Fundo Partidário seja custeada pelos cargos de comissão dos deputados e senadores, além dos próprios. Vai ter grita...

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.08.2017 05:47h
Feira de Santana

Acontece hoje a missa de 7º dia de falecimento de Ronny Miranda

 

Será hoje, às 18h, a missa de 7º dia de falecimento do vereador Ronny Miranda. A celebração ocorrerá na Igreja Nossa Senhora das Graças, que fica na Praça João Havelange, bairro cidade Nova.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.08.2017 17:38h
Reforma Política

Reforma prevê políticos disputando dois cargos na mesma eleição

 

A comissão especial da Câmara que analisa mudanças no sistema eleitoral brasileiro terminou nesta terça-feira a votação dos destaques do projeto de reforma política e manteve a possibilidade de um candidato disputar dois cargos – um majoritário (prefeito, governador, presidente) e outro proporcional (deputado, vereador) – na mesma eleição.

A possibilidade era prevista no relatório do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), mas o PP tentou retirá-la por meio de um destaque, que foi rejeitado pela comissão. Pela proposta, o candidato pode disputar o cargo majoritário e também ter o seu nome na lista de candidatos ao Legislativo a ser apresentada pelo seu partido.

A comissão também aprovou a retirada do artigo que acaba com os suplentes de senador e determina sua substituição pelo deputado federal mais votado do partido – assim, fica mantido o sistema atual, com dois suplentes para cada eleito ao Senado. Com essas votações, o colegiado concluiu a análise do projeto, que agora está pronto para ir ao plenário. Ele precisa ser aprovado até o fim de setembro para valer já nas eleições de 2018.

Um dos pontos mais p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.08.2017 15:20h
Distrito Federal

Governador e equipe técnica discutem parcelamento de salários de servidores

 

Em uma reunião tensa realizada ontem à tarde, no Palácio do Buriti, o governador Rodrigo Rollemberg e integrantes da equipe técnica discutiram a possibilidade de parcelamento de salários dos servidores públicos já a partir de setembro. (Foto ilustração)

No encontro da governança, alguns participantes usaram como exemplo o caso do Governo de Minas Gerais, que tem pago com quase um mês de atraso os vencimentos de funcionários públicos que ganham mais de R$ 6 mil.

O deficit atual é de quase R$ 200 milhões por mês e o rombo no fechamento das contas pode chegar a R$ 1 bilhão até dezembro. Como a arrecadação cresceu menos do que o esperado, técnicos afirmaram que é inevitável parcelar salários ou atrasar o pagamento de aposentadorias. (Helena Mader)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.08.2017 15:00h
Cargo cobiçado

Ministros e presidente do Senado brigam por cargo do Banco do Nordeste

 

A diretoria de Tecnologia da Informação do Banco do Nordeste (BNB) tornou-se alvo de disputa dos ministros palacianos com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). O atual diretor, Nicola Miccione, pode deixar o cargo e ser substituído por Delano Macedo Vasconcelos, indicado pelo deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que se ausentou na votação da denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva. (Foto Eunício Oliveira e Temer)

Os maiores entusiastas para a exoneração de Nicola são os ministros da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco. A Imbassahy interessa premiar um tucano cearense para se contrapor ao presidente nacional da legenda, senador Tasso Jereissatti (CE), defensor da saída de Temer e do desembarque do PSDB do governo.

No caso de Moreira, há uma disputa que acaba também envolvendo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). No auge da crise, Eunício e Maia agiram muito afinados e o Planalto chegou a desconfiar de uma conspiração para a derrubada do presidente. Além disso, Eunício adiantou a data de votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), empurrando para ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.08.2017 14:40h
Reforma política

Comissão conclui votação de relatório e aprova "distritão" e fundo eleitoral

 

A comissão especial da Câmara que analisou nos últimos meses uma proposta de reforma política concluiu nesta terça-feira (15) a votação do relatório que estabelece o "distritão" para as eleições de 2018 e cria um fundo para bancar as campanhas com dinheiro público. (Foto ilustração)

O texto agora seguirá para análise do plenário da Câmara. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição, deve passar por dois turnos e obter em cada um o apoio mínimo de 308 dos 513 deputados. Se for aprovada, a reforma seguirá para o Senado.

Para as mudanças passarem a valer já nas eleições de 2018, precisam ser aprovadas na Câmara e no Senado até 7 de outubro. Por isso, o Congresso corre contra o tempo.

A sessão da reforma política nesta terça começou com 1h30 de atraso. Depois que foi aberta, no entanto, os deputados concluíram a votação do relatório em menos de 15 minutos. Com o texto-base aprovado na última semana, restava apenas à análise de duas sugestões de mudanças na proposta.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.08.2017 14:10h
Feira de Santana

Técnicos do FNDE estão em Feira para monitorar e acompanhar merenda escolar das escolas quilombolas

 

Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de Brasília, estão em Feira de Santana desde esta segunda-feira, 14, a fim de monitorar e acompanhar a merenda escolar oferecida na Rede Municipal, especialmente nas escolas quilombolas. Eles visitam as unidades de ensino até quinta-feira, 17. (Foto ilustração)

Os técnicos vão visitar dez das 26 escolas localizadas nas comunidades quilombolas, que são territórios étnicos predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana. Na manhã desta segunda-feira, 14, eles foram recepcionados pela secretária de Educação, Jayana Ribeiro, e participaram de uma reunião com diretores da pasta. A escolha pelas comunidades quilombolas partiu do próprio FNDE.

Os técnicos vão também realizar um evento de formação para professores, gestores, alunos e responsáveis das escolas situadas naqueles territórios. Acontecerá nesta quarta-feira, 16, das 8h às 12h30, no Teatro Margarida Ribeiro, que fica no bairro Capuchinhos. (Secom/Fsa.)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.08.2017 13:49h
Das Bahamas a Amsterdã

Ministros do TCU passam até um terço do ano viajando com dinheiro público, mostra CBN

 

Órgão responsável pela fiscalização dos gastos do governo federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) tem funcionado como espécie de agência de viagens para os seus ministros. É o que revela reportagem da rádio CBN, que teve acesso à relação de viagens e despesas dos ministros com passagens aéreas e diárias bancadas com dinheiro público. Em média, cada ministro passa 41 dias do ano viajando.

Só em 2017, o ex-presidente do TCU Aroldo Cedraz (Foto) passou 61 dias em viagem, 56 deles no exterior. Foram mais de R$ 72 mil em diárias e passagens. Nesse período, esteve 11 dias nas Bahamas, 17 em Lisboa, 13 em Viena, 12 em Amsterdã e quatro em Bogotá.

Cedraz ficou 12 dias na Holanda para um evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que durou um único dia. Segundo a CBN, ele passou 171 dias no exterior, visitando 17 países, apenas nos últimos dois anos e meio.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.08.2017 13:04h
Gestão temerária

Procurador acusa Joesley de ter ocultado crime no BNDES e quer cobrar R$ 1 bilhão da J&F

 

O procurador Ivan Marx, do Ministério Público Federal (MPF) em Brasília, acusa o empresário Joesley Batista e executivos do grupo J&F de terem ocultado crimes praticados no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Ivan Marx adianta que vai apresentar denúncia pelos delitos apurados e cobrar R$ 1 bilhão a mais da companhia por prejuízos aos cofres públicos. Esse valor, segundo ele, seria acrescido aos R$ 10,6 bilhões que a J&F terá de pagar no acordo de leniência. (Foto ilustração)

O procurador, que é responsável pela Operação Bullish, que investiga negócios do grupo com o BNDES, também critica os termos do acordo de delação premiada firmado entre a Procuradoria-Geral da República e os executivos. “Onde eu digo que eles estão mentindo é no BNDES. A Bullish apontou mais de R$ 1 bilhão de problemas em contratos. Os executivos vão lá, fazem uma delação, conseguem imunidade e agora não querem responder à investigação”, disse ao Estadão.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.08.2017 11:57h
Juazeiro

Prefeitura garante que todos os Postos de Saúde estarão com médicos até este fim de semana

 

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro iniciou a contratação imediata de 12 médicos. Os profissionais vão completar as equipes que compõem as Unidades Básicas de Saúde do município. Os contratos temporários têm a programação inicial de 90 dias. Na segunda-feira (14), oito profissionais foram contratados e, até o fim desta semana, todos os postos estarão cobertos. (foto divulgação)

De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Saúde, Álvaro Pacheco, o contrato emergencial é necessário, visto que todos os médicos aprovados pelo processo seletivo, realizado há menos de um ano, foram convocados, mas muitas vagas não foram preenchidas.

Os médicos contratados irão atender nas unidades do Alagadiço, Novo Encontro, Tabuleiro, CSU, Vila Jacaré, Parque Residencial, Santo Antônio, Residencial São Francisco (população atendida na UBS do Dom José Rodrigues), Residencial Brisas da Serra, Residencial Juazeiro I e II, Palmares e CAJ. (carlosbritto)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.08.2017 11:50h
Interino

Prefeito Paulo Bomfim assume presidência interina da UPB

 

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim (foto), assumiu, na manhã desta terça-feira, 15, em Salvador, a presidência interina da União dos Prefeitos da Bahia, UPB. O gestor municipal integra a atual diretoria e representa o presidente, prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, que está na cidade de Andaraí, na Chapada Diamantina, onde ocorre seção itinerante da UPB. (Foto: Paulo Bomfim, Francisco Borges e o Tenente Coronel Antônio Deiró)

A UPB é um colegiado de gestores municipais que tem como objetivo mediar as solicitações junto às diversas instâncias de poder e outras instituições, além de outras atribuições. Nesta manhã, Paulo Bomfim, recebeu no gabinete da UPB, Francisco Borges, presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Estado da Bahia, que esteve acompanhado do Tenente Coronel Antônio Deiró, um dos criadores da Ronda Escolar. Também se reuniu com o deputado estadual Zó e o assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho. (Ascom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.08.2017 11:35h
Brasília

Maia defende urgência para TLP em caso de obstrução em comissão

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ - foto), afirmou nesta terça-feira que a criação da Taxa de Longo Prazo (TLP), que substituirá a TJLP nos financiamentos do BNDES, é um projeto importante e defendeu que o governo envie um projeto de lei com urgência para sua criação caso haja obstrução na comissão mista que analisa o tema.

Maia disse ainda, em entrevista a repórteres após encontro com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e parlamentares, que a reunião foi positiva para mostrar aos líderes no Congresso os dados sobre as contas públicas, e reiterou a necessidade de se alcançar um texto sobre o Refis que garanta arrecadação próxima aos 13 bilhões de reais estimados originalmente pelo governo. ((Reuters)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.08.2017 11:29h
Não cabe vacilo

"Não é o momento de vacilações", diz Moro em defesa da Lava Jato

 

O juiz Sergio Moro (foto), que conduz os processos da Operação Lava Jato na primeira instância em Curitiba, afirmou nesta terça-feira que este “não é um momento de vacilações” e que se preocupa com retrocessos que podem vir da falta de vontade política dos poderes Executivo e Legislativo em enfrentar a corrupção.

Moro também defendeu a manutenção do efetivo da Polícia Federal para que a Operação Lava Jato continue a todo vapor. Nos últimos meses, integrantes da força-tarefa de Curitiba foram remanejados para outros postos, a equipe foi reduzida e houve um contingenciamento no orçamento destinado à corporação como um todo.

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia