Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acha que Sérgio Moro deve aceitar ser ministro de Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Senador Otto Alencar

“Se extinguir metade dos órgãos de Brasília não vai fazer falta a ninguém”

Manhã de clima bom, em um condomínio fechado, o senador Otto Alencar (PSD), que também é presidente estadual do PSD, entre o primeiro e o segundo tempo do jogo Brasil e Sérvia, concedeu uma entrevista ao site Bahia na Política. Falou sobre assuntos ainda em evidência e fatos que ficarão registrados no tempo. Otto Alencar já foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), vice-governador, governador e agora senador da República.

Senador o senhor pode fazer uma avaliação geral da situação que vive o país nesse momento?

O momento é conturbado. Desde que se instalou no Brasil a Operação Lava Jato, vários processos que estavam embaixo do tapete foram levantados, o que resultou na prisão de senador, deputado federal, ministro, ex-ministro e de alguma forma desses últimos anos para cá, e isso começou no fim do ano de 2014 e maio de 2015, o Brasil está quase passando a limpo, do ponto de vista das falhas morais dos seus principais dirigentes, da elite política. E chegamos agora nas eleições com uma indefinição muito grande de quem será aquele brasileiro que está capacitado e treinado para tirar o Brasil da crise, porque a crise não se acaba quando Temer deixar o governo, ela se amplia quando Temer deixar o governo e vai deixar com uma situação muito ruim, com o déficit fiscal altíssimo, agora neste ano a previsão é em torno de R$140 bilhões e, consequentemente, aquele que assumir vai ter que ajustar as finanças do país, fazer uma lei de reordenamento administrativo grande e profunda.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 08:50h
Ex-ministro de Dilma

"A Lava Jato se perdeu em situação de arbítrios"

 

O ex-ministro da Justiça e ex-advogado geral da União, José Eduardo Cardozo (foto), disse que lhe causa “desesperança” o futuro governo de Jair Bolsonaro (PSL), que inicia em janeiro do próximo ano, e criticou algumas medidas adotadas pelo presidente eleito, como a que culminou no fim do programa “Mais Médicos”. Além disso, condenou a “incontinência verbal” da futura equipe presidencial. José Eduardo Cardoso disse que ficou “estupefato” com a decisão de Sérgio Moro, que pediu exoneração do cargo de juiz federal para ser ministro da Justiça no governo de Bolsonaro.

O ex-ministro também criticou o que chamou de “arbítrios” da operação da Lava Jato. “É fato que o juiz Sérgio Moro tem posturas muito arbitrárias. Muito se discutia se essas posturas arbitrárias eram desafio à lei e ao conceito ou se era efetivamente um projeto político. Ele dizia que não [era um projeto político]. Que eram as convicções dele. Ao aceitar o ministério, mostrou que houve manipulação para um projeto político. Não quero dizer que ele fazia campanha há anos para Jair Bolsonaro, mas era claro que ele tinha um projeto político de negação de um segmento ideológico”, afirmou. José Eduardo Cardozo defendeu, ainda, a união das oposições sem brigas por espaço. (Trbn). 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 08:40h
Curitiba

Exoneração de Moro é publicada em Diário Oficial

 

A exoneração do juiz federal Sérgio Moro foi publicada em Diário Oficial nesta segunda-feira (19). Ele deixa o cargo que exerce na 13ª Vara Federal de Curitiba para compor o governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, como ministro da Justiça e Segurança Pública. (Foto ilustração: Juíza Hardt e Sérgio Moro).

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, recebeu e assinou o ato de exoneração do juiz federal na última sexta-feira (16).

A Lava Jato com a saída de Moro

Com o afastamento de Moro dos processos da Lava Jato, a operação é comandada, temporiamente, pela juíza Gabriela Hardt — substituta da 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná.

Hardt fica à frente dos processos da Lava Jato até que seja escolhido um novo juiz titular — ela não pode assumir em definitivo porque é juíza substituta, mas pode sentenciar. Essa seleção será de responsabilidade do TRF-4.

Na última quarta-feira (14), foi ela quem interrogou o ex-presidete Luiz Inácio Lula da Silva na audiência referente a um processo da Operação Lava Jato que apura reformas feitas no sítio de Atibaia.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 08:30h
PGR

Por falta de afinidade com Bolsonaro, Dodge não deve ganhar novo mandato

 

Faltando quase 10 meses para o final do mandato da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, integrantes do Ministério Público Federal (MPF) já começam a debater a sucessão da PGR e a força da lista tríplice para a próxima indicação. Pelo sistema da lista, qualquer membro do MPF em atividade e com mais de 35 anos de idade pode se candidatar ao cargo. A partir daí, os três nomes mais votados pelos procuradores compõem o documento, que é encaminhado ao presidente da República. Com o crivo do chefe do Executivo, o nome escolhido é levado ao Senado Federal, onde precisa ser aprovado pela maioria dos parlamentares. Criada em 2001, a lista só não foi seguida em sua primeira edição. Desde 2003, todos os chefes de Estado têm acompanhado as escolhas dos procuradores. (Foto ilustração: Raquel Dodge e Bolsonaro).

Caso tenha interesse, Dodge poderá tentar a recondução ao cargo para mais um período de dois anos. Porém, o histórico de garantia de escolha pela lista pode estar prestes a mudar. Membros da carreira do MPF ouvidos pelo Correio, que não quiseram se identificar, acreditam que são grandes as chances de Dodge não entrar em um segundo mandato por falta de afinidade com o novo presidente. Em abril deste ano, a procuradora-geral denunciou Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) por racismo e manifestação discriminatória contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs. A 1ª turma do STF rejeitou a den&ua...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 08:10h
Economia

Estimativa do mercado para inflação cai pela quarta vez seguida

 

A estimativa de instituições financeiras para a inflação este ano caiu pela 4ª vez seguida. De acordo com pesquisa do Banco Central (BC), divulgada hoje (19), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar em 4,13%. Na semana passada, a projeção estava em 4,23%. (Foto ilustração).

Para 2019, a projeção da inflação foi ajustada de 4,21% para 4,20%. Não houve alteração na estimativa para 2020: 4%. Para 2021, passou de 3,95% para 3,90%.

A meta de inflação, que deve ser perseguida pelo BC, é 4,5% este ano. Essa meta tem limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2019, a meta é 4,25% com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%.

Já para 2020, a meta é 4% e 2021, 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para os dois anos (2,5% a 5,5% e 2,25% a 5,25%, respectivamente). (Talita Cavalcante/ab).

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 08:00h
Estatal do petróleo

Roberto Castello Branco aceita convite para presidir Petrobras

 

A assessoria do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou nesta segunda-feira (19) que o economista Roberto Castello Branco (foto ilustração) aceitou o convite para presidir a Petrobras no governo de Jair Bolsonaro.

Castello Branco tem pós-doutorado pela Universidade de Chicago e ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale. Passou pelo Conselho de Administração da Petrobras e é diretor no Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ao longo da campanha presidencial, o economista esteve próximo de Guedes e Bolsonaro e faz parte da equipe de transição.

Castello Branco deve substituir o atual presidente da estatal, Ivan Monteiro, que permanece no cargo até a nomeação do economista.

Monteiro assumiu a Petrobras em junho com a saída de Pedro Parente. Atualmente no comando da BRF, Parente deixou a estatal após greve dos caminhoneiros, que questionou a política de reajuste dos preços dos combustíveis.

Segundo o blog do Valdo Cruz, Monteiro foi sondado para presidir o Banco do Brasil. (G1).

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 07:50h
Salvador

Sem Wagner e Coronel, Rui reúne hoje conselho político

 

O governador Rui Costa (PT - foto) reúne hoje, às 9h da manhã, o conselho político. De acordo com aliados ouvidos pelo Metro1, o encontro servirá para balizar as negociações sobre a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

A expectativa é de que o petista, e os líderes dos partidos, estabeleçam critérios objetivos para o sucessor de Angelo Coronel (PSD), que se elegeu senador.

A reunião vai acontecer sem o atual chefe da AL-BA, que ainda não voltou ao Brasil. Quem também está fora do país é o senador eleito Jaques Wagner. O petista foi aos Estados Unidos e ainda não voltou. (m1). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 07:40h
Aniversariantes do Dia

Jornalistas Sérgio Augusto e Roberto Kuelho em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 07:30h
Suprema Corte

STF reage contra antecipação de aposentadoria pedida por bolsonaristas

 

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) consideram que a investida de aliados do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na Câmara dos Deputados para revogar a medida que adiou a idade de aposentadoria compulsória dos ministros da Corte de 70 para 75 anos é um tiro no pé. Mesmo se a medida for aprovada pelo Congresso, a mudança só se aplicaria aos próximos indicados. (Foto ilustração).

Como apurado pela coluna 'Painel' da 'Folha de S. Paulo', os ministros do STF têm apoio dos colegas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também são contra a mudança nas regras da aposentadoria. Para membros do STJ, a revogação da chamada PEC da bengala teria efeito no funcionalismo dos estados e criaria uma confusão nas regras.

Ministros do STF disseram à coluna que para adiar a aposentadoria compulsória seria necessário, primeiro, criar uma regra de transição para os magistrados que já completaram 70 anos. (noticiasaominuto).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 07:20h
Feira de Santana

8º Encontro de veículos antigos Princesa do Sertão

 

Chegando a sua 8ª edição, o ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS PRINCESA DO SERTÃO promete ser o maior já realizado, onde aproximadamente 280 relíquias serão expostas para um público estimado de 50mil pessoas. Dos conversíveis a utilitários, do ônibus da década de 60 ao fusca Herbie, os apaixonados por veículos poderão apreciar carros que virão de diversas partes do país, e os colecionadores terão no América Outlet o pátio ideal para expor seus mimos, além de poder ser um excelente local para comercialização, compra de peças e acessórios, já que estarão presentes expositores do mercado de “pulgas”, e ainda terá um mix de empresas do segmento automotivo, que vai desde serviços a concessionárias. (Foto ilustração).

O Encontro de Veículos Antigos é uma iniciativa do Clube da Ferrugem que busca divulgar e incentivar a cultura do antigomobilismo em Feira de Santana e Região. Essa edição terá organização e gestão da Feira da Praça, que já se fez presente nas duas últimas edições levando seu mix de expositores, com diversidade gastronômica e muita diversão. Não sendo diferente nesse 8º Encontro, a Feira da Praça está preparando um evento para toda família, com excelentes opções também para criançada.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 06:20h
Médicos cubanos

Prefeitos devem conversar com Temer sobre mudanças no Mais Médicos

 

O presidente Michel Temer participa hoje (19) à tarde do Encontro dos Municípios Brasileiros - Avanços da Pauta Municipalista, na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília. Participam também ministros, parlamentares e prefeitos. Uma das principais preocupações dos prefeitos e secretários municipais de Saúde são as mudanças no Programa Mais Médicos. (Foto ilustração).

A CNM, na semana passada, divulgou notas em que demonstrou preocupação com a saída dos profissionais cubanos do programa. Segundo a nota de sexta-feira (16), foi feito um apelo ao Ministério da Saúde e à Presidência da República para novas medidas sejam apresentadas até sexta-feira (23).

A entidade protocolou ofício na Embaixada de Cuba solicitando a permanência dos profissionais cubanos até o fim do ano, bem como a abertura de negociação com a confederação e o governo brasileiro para que busquem alternativas para garantir o atendimento à população brasileira.

De acordo com a nota do CNM, entre os 1.575 municípios que têm somente médico cubano do programa, 80% possuem menos de 20 mil habitantes. O receio é que a ausência dos profissionais de Cuba leve à desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas.

O presidente eleito Jair Bolsonaro reiterou ontem (1...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 06:10h
Capital Federal

No DF, onde Bolsonaro teve grande votação 72,7% acham que o País vai melhorar

 

A expectativa de melhoria do País no governo Jair Bolsonaro, entre os eleitores de Brasília, atinge 72,7%, segundo levantamento do instituto Exata OP. As primeiras escolhas do presidente eleito também foram aprovadas pelo mesmo percentual, 72,7%. O otimismo em relação ao futuro é forte: 59,6% acham que haverá melhoria significativa no padrão de vida. O Exata ouviu 1.528 eleitores de todas as regiões, idades, classes sociais, religiões e também grau de escolaridade. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração).

O otimismo dos brasiliense chega a 82% entre os que têm mais de 60 anos. Entre jovens de 16 a 26 anos, 60% acham que tudo vai melhorar.

Os dados revelaram queda substancial de pessimistas e apenas 10,8% dos entrevistados acreditam que a situação do País vai piorar.

De acordo com a pesquisa, 28,8% confiam “plenamente” em Bolsonaro e 25,6% “parcialmente”. Há 29,2% ainda em dúvida.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 06:00h
3º turno?

Ao lado de Gleisi Hoffmann, dirigente da CUT diz que não reconhece eleição de Bolsonaro

 

O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, apareceu, em um vídeo que viralizou nesta semana, declarando que não reconhece Jair Bolsonaro (PSL) como presidente eleito. Freitas é o mesmo dirigente da CUT que ameaçou colocar o povo armado nas ruas caso o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff se efetivasse. (Foto ilustração).

“Bolsonaro foi eleito com menos de 30% do povo brasileiro. Mancomunado com Moro, com a mídia, mudaram (sic) o resultado da eleição. Todos sabem que Lula seria eleito em 1º turno e por isso está preso”, afirma Freitas. “Logo, fique muito claro que nós não reconhecemos o senhor Bolsonaro como presidente da República. Vamos às ruas defender os direitos dos trabalhadores e a democracia, vamos libertar Lula, fazer caravanas pelo Brasil inteiro e colocar os fascistas no lugar deles”, discursou.

No vídeo, gravado em ato de apoio a Luiz Inácio Lula da Silva realizado em Curitiba no dia 14, o presidente nacional aparece ao lado de Gleisi Hoffmann, liderança institucional máxima dentro do PT.  (BN). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 05:55h
Campanha milionária

Haddad declara dívida de R$ 3,8 milhões de campanha ao TSE

 

O candidato derrotado no segundo turno da eleição presidencial de 2018, Fernando Haddad (PT - foto), encerrou a campanha com uma dívida de R$ 3,8 milhões, de acordo com a prestação de contas final apresentada pelo ex-prefeito de São Paulo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo os dados informados pelo ex-prefeito de São Paulo, a campanha arrecadou cerca de R$ 35,4 milhões, e as despesas somaram R$ 39,2 milhões, dos quais apenas R$ 33,6 milhões foram efetivamente pagos.

Em um documento anexado à prestação de contas, o Diretório Nacional do PT afirma que o partido irá “assumirá as dívidas contraídas e não quitadas pela campanha” e que elas serão pagas “via fundo partidário ou através de recursos que serão depositados na conta bancária específica de campanha, observados os requisitos da lei eleitoral”.

O prazo para a entrega das prestações de contas de candidatos que disputaram o segundo turno das eleições terminou neste sábado. (bahia.ba).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 05:50h
Ilhéus

Prefeitura começa nesta segunda triagem para Mutirão de Cirurgia de Catarata

 

A Secretaria de Saúde de Ilhéus informa que, durante esta semana (dias 20, 21, 22 e 23 de novembro), será realizada a triagem de pacientes a partir dos 60 anos que deverão ser selecionados para o Mutirão de Cirurgia de Catarata disponível para a população até o dia 15 de dezembro. (Foto ilustração).

Os interessados devem comparecer à Faculdade Madre Thais, localizada na Avenida Itabuna, das 7 às 17 horas, munidos dos seguintes documentos: cópia do cartão SUS, RG e comprovante de residência.

A meta é atender 150 pessoas por dia. O mutirão é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus.

O prestador do serviço é o Day Horc – Hospital de Olhos e a avaliação para a necessidade da cirurgia será realizada por uma equipe de profissionais oftalmológicos no Hospital Costa do Cacau. (Ascom).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 05:45h
Itabuna

Professores retornam as salas nesta segunda feira

 

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho em Salvador, Maria de Lourdes Linhares Lima de Oliveira, em audiência que ainda está em andamento, acabou de proferir decisão favorável à Prefeitura Municipal de Itabuna relativa ao dissídio coletivo de greve. Pela decisão, a paralisação, que já vinha se arrastando desde o dia 3 de setembro, será interrompida em caráter liminar e os professores da Rede Municipal de Ensino terão de retomar as suas atividades imediatamente. (Foto ilustração).

A informação foi confirmada pela secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Santos Gonçalves, que disse que as atuações do procurador público do município Luiz Guarnieri e do diretor financeiro da Secretaria Municipal da Educação (SME), Fabio Bittencourt, foram preponderantes na análise dos argumentos que foram oferecidos ao tribunal. (vermelhinhoba).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 05:40h
PP de olho na presidência

Jabes rebate ataques de Otto sobre a Alba

 

O secretário-geral do PP na Bahia, Jabes Ribeiro (foto), afirmou a reportagem que “mesmo não tendo sido consultado ou mesmo avisado, o PP compreendeu e preservou as relações fraternas com os partidos aliados”.

Depois de esperar o final do segundo turno, o PP se reuniu e resolveu indicar Nelson Leal para a presidência da Alba. “Antes de tornar pública a decisão, coube ao presidente do PP, João Leão, dar conhecimento do pleito ao governador Rui Costa”.

“Conquistamos o apoio do PCdoB, PDT, PRP além de outros em andamento. Chegou a hora de reunir com o PT , PSD e outros partidos, sob a liderança do governador, e construir o melhor caminho para uma chapa de unidade que preserve o equilíbrio entre as forças aliadas”.

Jabes Ribeiro considera que é preciso garantir a sustenção do projeto que os baianos elegeram nas urnas e preservar a unidade da base aliada, “maior razão do sucesso do projeto liderado por Rui, Wagner, Leão e Otto”.

“Nelson é um parlamentar experiente, já exerceu vários mandatos, conhece o funcionamento da Casa, tem liderança e capacidade de articulação, bem relacionado com os seus pares, comprometido em zelar da imagem do Poder Legislativo, avalia. (web).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 05:35h
Potiraguá

Prefeitura vai apurar supostas irregularidades em empréstimos consignados

 

A prefeitura de Potiraguá instaurou um processo administrativo para apurar concessões de empréstimos consignados além dos 30% permitidos conforme termo de convenio assinado entre o Município e o Bradesco. (Foto ilustração).

Segundo o setor jurídico da prefeitura, teve casos que os funcionários comprometerem seus salários em até 70% : “ o que além de comprometer o salário do servidor, tal fato interfere diretamente no exercício do cargo dos servidores públicos, pois tira o estimulo de exercer suas atividades laborativas, sabendo que ao final do mês receberá somente de 40 a 60 % de seus vencimentos”, declarou o prefeito Jorge Cheles. (politicosdosuldabahia).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 05:30h
Educação

Estudantes poderão renovar o Fies até dia 23 de novembro

 

Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem renovar os contratos até o dia 23 de novembro. O prazo, que terminaria no sábado (16), foi prorrogado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Devem fazer o aditamento aqueles que contrataram o Fies até 31 de dezembro de 2017. Neste semestre, cerca de 890 mil contratos devem ser renovados, de acordo com o FNDE. (Foto ilustração).

A renovação do contrato é feita pelo sistema SisFies. Segundo o FNDE, o prazo foi estendido para que nenhum estudante com contrato a ser renovado fique de fora. “Em virtude do feriado, decidimos dar mais prazo para que todos consigam concluir o processo de aditamento no sistema”, diz o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, em nota enviada pela autarquia. (Fonte: FNDE).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 05:25h
Programa Mais Médicos

Prefeito que apoia Jair Bolsonaro lamenta saída de cubanos do Mais Médicos

 

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS – foto), que apoiou o presidente eleito Jair Bolsonaro nas eleições deste ano, lamentou o anúncio da saída de médicos cubanos do programa Mais Médicos. A cidade deve perder 60 dos 80 profissionais que trabalham atualmente nas unidades de saúde locais. No entanto, o prefeito não chegou a citar Bolsonaro e atribui a decisão sobre a saída dos médicos ao governo federal cubano.

“Essa decisão de cuba pegou todos de surpresa. É uma situação grave para nosso país, mas principalmente para as cidades do interior. No caso de Ponta Grossa, a situação ainda é mais grave porque nós temos 60 médicos atendendo a população”, avaliou Rangel. Bolsonaro fez várias críticas ao programa e disse que iria mudar os termos de colaboração da iniciativa. (Com informações do: infosaj).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.11.2018 05:20h
Muritiba

III Encontro regional do EJA Recôncavo acontece dia 29 de novembro

 

A Prefeitura Municipal de Muritiba, através da Secretaria de Educação informa e convida a todos para o III (Terceiro) Encontro Regional da EJA do Recôncavo. (Foto ilustração).

O encontro regional para profissionais que atuam na modalidade e estudantes do EJA (Educação para Jovens e Adultos) tem como principais objetivos promover momentos de reflexão, estudos e contribuição para educação de jovens, adultos e idosos com qualidade social e proposições para o contínuo exercício de fortalecimento da modalidade.

O evento contará com as presenças de palestrantes Mestres em educação e EJA, para uma rica e aprofundada conversa sobre o tema, além de apresentações culturais. (Ascom).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 08:01h
Dia do Policial Federal

"Melhor acordar às 4h do que ser acordado às 6h", diz homenagem aos policiais federais

 

No dia 16 de novembro é comemorado o “Dia do Policial Federal”. Circula em grupos do WhatsApp uma homenagem bem-humorada a esses profissionais tão requisitados: “Melhor acordar às 4h do que ser acordado às 6h”. Em outras palavras: melhor prender do que ser preso.(Expresso - Por Murilo Ramos)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:58h
Aniversariante do Dia

Cantor e compositor Paulo Bindá em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:44h
Mais Médicos

Oito médicos de Cuba deixarão de atender em Feira de Santana

 

Com a quebra de convênio no Programa Mais Médico entre os governos cubano e brasileiro e o imediato retorno de mais de 8 mil médicos para a ilha comunista, Feira de Santana deixará de ter 8 profissionais. Quem informa é a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas (Foto).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:41h
Governo Federal

Ministério de Jair Bolsonaro até aqui sem presença das forças políticas no Congresso Nacional

 

Já com oito ministros dos possíveis 18 que comporão o governo de Jair Bolsonaro, até o momento sua composição não passou pelas forças políticas do Congresso Nacional. Vamos ver se vai ser assim até o fim.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:37h
Exercício 2017

Contas da Prefeitura de Tanquinho aprovadas pelo TCM

 

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou semana passada as contas do Município de Tanquinho, relativas ao exercício 2017. O prefeito Luedson Soares (Podemos) disse que houve uma ressalva técnica e que o setor contábil vai recorrer.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:36h
Brasil

Cara do governo Jair Bolsonaro terá forte influência liberal

 

A formação da equipe econômica de Jair Bolsonaro, liderada por Paulo Guedes, anunciada até aqui, demonstra que haverá uma forte influência liberal. Ou seja, o Estado deverá intervir menos na economia com o viés para a desestatização.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:34h
Governo Federal

Temer diz que fez o dever de casa e deseja sorte a Jair Bolsonaro

 

No seu pronunciamento em cadeia de rádio e TV, quinta-feira (15), o presidente Michel Temer (MDB) disse que deixa a casa arrumada e que a transição está sendo feita com tranquilidade e transparência. Quanto a Jair Bolsonaro, desejou que faça mais que ele pelo país.
                                           

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:32h
Junção nacional

PRP deverá ser incorporado ao Patriota em razão da cláusula de barreira

 

No processo de acomodação dos partidos que não conseguiram atender a clausula de barreira nas eleições de outubro, o PRP deverá se incorporar ao Patriota. Tem um ditado que diz: “Farinha com farinha só da farofa”.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:29h
Segundo turno

Candidatos têm até hoje para apresentar prestação de contas junto ao TSE

 

Os candidatos que disputaram o segundo turno têm até hoje para prestar contas à Justiça eleitoral sobre os gastos de campanha. Na disputa de 28 de outubro participaram candidatos a governador em 13 estados mais o Distrito Federal, mais os candidatos à presidência da República. (Foto ilustração: Fernando Haddad e Jair Bolsonaro)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:26h
Feira de Santana

Escola de Música, uma necessidade para os jovens da Princesa do Sertão

 

Apenas querendo contribuir para o fortalecimento da nossa cultura musical e respeitando o esforço do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) e o espaço do Maestro Miro, está na hora de Feira de Santana ter a sua escola de música. Será uma grande contribuição para a formação de futuros instrumentistas e músicos da Princesa do Sertão.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:25h
Evento cultural

Festival Afro Bahia e Musa 2018 em São Gonçalo dos Campos

 

Acontece em São Gonçalo dos Campos o Festival Afro Bahia e Musa Afro 2018. O evento será dia 25, no Espaço Cultural Alegria da Criança.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:21h
Partido do presidente

PSL ainda sem um ministério no governo de Jair Bolsonaro

 

O PSL, partido de Jair Bolsonaro, está inquieto. Com 52 parlamentares, esperava um tratamento melhor do presidente, que até agora ignorou a legenda na composição de seu futuro governo. Quem tem o presidente da República não precisa de ministério.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:20h
Centro esquerda

Frente pode ser formada com PDT, Rede, PSB e talvez o PSDB

 

Uma frente com o PDT, Rede, PSB e possivelmente o PSDB está sendo articulada no Senado Federal. A proposta é atrair o ex-presidente FHC para convencer os tucanos, que têm 29 deputados federais e oito senadores.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.11.2018 07:18h
Câmara Federal

Rodrigo Maia e a possibilidade de ir para o terceiro mandato

 

Rodrigo Maia  (DEM - Foto ilustração), que busca ser o candidato de consenso para presidente da Câmara Federal e com isso ir para o seu terceiro mandato, tem a simpatia do PT e PC do B, conta com o centrão e pode ter apoio do grupo de Jair Bolsonaro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2018 17:10h
Saúde pública

Ministro propõe que médicos oriundos do Fies substituam cubanos

 

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi (foto), disse hoje (16) que vai sugerir à equipe de transição, na próxima semana, substituir as vagas abertas com a partida dos cubanos, no programa Mais Médicos, por profissionais formados com recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo ele, o tema foi analisado por técnicos e deve ser agora debatido em nível político.

“Uma das propostas que nós vamos apresentar é essa, como outras propostas que estamos trabalhando não só na questão do Programa Mais Médicos, mas também de outras questões do Ministério da Saúde”, disse Occhi ao participar da cerimônia de inauguração das instalações do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O ministro não detalhou a proposta que será apresentada à equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro. O Fies é um fundo de financiamento para estudantes de baixa renda. Um período depois de formados, os estudantes passam a pagar as mensalidades que foram financiadas. Os valores variam de acordo com a negociação prévia feita no momento da matrícula. (Sabrina Craide)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2018 16:40h
"Notícia falsa"

Kakay desmente fake news e nega ser advogado de esfaqueador de Bolsonaro

 

Um dos advogados mais renomados do país, Antônio Carlos de Almeida Castro (foto) – mais conhecido como Kakay – gravou vídeo em que nega ser advogado de Adélio Bispo de Oliveira, homem que esfaqueou o então candidato Jair Bolsonaro (PSL).

“De forma maldosa, uns canalhas estão espalhando fake news dizendo que sou advogado do ex-presidente Lula e eu não sou. Não sou advogado do criminoso que fez o atentado contra o presidente eleito. É bom que não se divulgue fake news. Como disse Nelson Rodrigues: ‘os idiotas perderam a modéstia’”, afirmou. (m1). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2018 16:00h
1º Festival de Cinema Móvel

Filmes feitos com celular e tablets são tema de festival em Brasília

 

Começa hoje (16) o Filmaê – 1º Festival de Cinema Móvel de Brasília, que abre espaço para trabalhos feitos por meio de dispositivos móveis como celulares e tablets. (Foto ilustração).

O evento vai até domingo (18) com exibição de filmes no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, mas pode ser acompanhado pelo site www.filmae.com.br de qualquer lugar do país. Todas as atividades e sessões do festival têm entrada franca.

Participam do Filmaê 65 curtas-metragens. A mostra competitiva conta com 45 produções nacionais entre filmes de ficção, documentários, reportagens, videoclipes e produções experimentais nacionais. Também serão exibidos 20 filmes estrangeiros na mostra não competitiva.

Os internautas podem assistir aos filmes com antecedência e votar pelo júri popular nas categorias de melhor filme, direção, atuação, edição, trilha sonora e fotografia. Também estão disponíveis no site do evento os 82 curtas pré-selecionados.

Os vencedores, de cada categoria e área de atuação, serão premiados com programas de edição e um troféu estilizado do Filmaê. (Nádia Franco/AB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2018 15:30h
Feira de Santana

Copa de Bairros, Interdistrital e Olimpíada Estudantil no final de semana

 

Os jogos das semifinais da Copa de Bairros 2018 serão realizados no Estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, no próximo domingo, 18. A primeira disputa é entre CSO (Queimadinha) e Vitória (Papagaio), às 8h. Logo após, às 10h, a segunda vaga para final será decidida no confronto entre Galiléia (Baraúna) e Acorda pra Vencer (Jardim Cruzeiro). (Foto ilustração).

Pela Copa Interdistrital, os jogos das semifinais serão nos distritos de Humildes e Bonfim de Feira, a partir das 9h. Em Humildes, o time da casa recebe o time de Ipuaçu e Bonfim de Feira enfrenta o Jaíba, em busca de uma vaga na grande final.

No Complexo Poliesportivo Oyama Pinto acontecem disputas de Futsal e Atletismo, pela Olimpíada Estudantil 2018. Os jogos acontecem no sábado, 17, e no domingo, 18, das 8h às 17h.

No Ginásio Municipal Joselito Amorim, o baleado é o destaque com jogos sábado, das 14h às 22h e domingo, das 8h às 17h. (Secom/Fsa).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2018 15:00h
Chapada Diamantina

Itaberaba sedia capacitação promovida pela UPB

 

Itaberaba, na Chapada Diamantina, recebe no dia 22 de novembro (quinta-feira) mais uma edição do UPB Capacita. O evento realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) acontece no Auditório da Uneb, de 8 às 17 horas. São convidadas as equipes técnicas de 70 municípios, com inscrições gratuitas para prefeituras associadas no site www.upb.org.br. (Foto ilustração).

O evento oferece orientações e esclarece dúvidas sobre licitações e contratos, prestações de contas, captação de recursos e regularização fundiária. É esperada a presença de prefeitos, vereadores, secretários, controladores e técnicos municipais das áreas de administração, finanças, contabilidade, planejamento e recursos humanos.

A sétima edição do UPB Capacita será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaberaba, atendendo uma região que contemplará os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina e o de Desenvolvimento Sustentável do Território da Bacia do Jacuípe. (Fonte: UPB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.11.2018 14:40h
Rusgas e insatisfações

Rui convoca reunião do conselho político para segunda; presidência da ALBA em pauta

 

O governador Rui Costa convocou para a próxima segunda-feira uma reunião do conselho político. A entidade reúne os presidentes dos partidos da base aliada. (Foto ilustração).

Segundo informações obtidas pelo site, o encontro acontecerá às 9h, na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). De volta ao Brasil após viagem ao exterior, o governador terá duas pautas políticas nesta segunda, já que, além do conselho político, convocou uma reunião com os deputados estaduais da base para a tarde.

De acordo com o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, a pauta da reunião com os presidentes das siglas será a questão do déficit da previdência do estado, que deve chegar aos R$ 4,08 bilhões no próximo ano, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Administração.

No entanto, a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) também deve pintar entre os assuntos do encontro. Vale lembrar que a disputa tem gerado rusgas na base aliada. PT e PSD não aceitaram bem o fato de o PP ter anunciado primeiro apoios à candidatura de Nelson Leal, nome do partido para a corrida, e fizeram críticas às articulações.

“Não é o assunto prioritário da pauta, mas isso, naturalmente, pode surgir. Se surgir, vai ser no sentido de buscar um entendimento entre os partidos&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


União Médica

 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Radialista Dimiclei
 
Cmara Municipal
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2018

2017

2016

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia