Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

O prefeito da sua cidade está investindo corretamente os recursos para o combate ao COVID -19



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 11:55h
Setor Industrial

Produção industrial cresce 8,9% de maio para junho

 

A produção industrial brasileira cresceu 8,9% em junho deste ano, na comparação com maio. Essa é a segunda alta consecutiva do indicador, que já havia registrado expansão de 8,2% em maio. Foi também foi a maior taxa de crescimento desde junho de 2018 (12,5%). (Foto ilustração)

Apesar disso, a indústria brasileira ainda não conseguiu recuperar totalmente as perdas sofridas em março e abril, causadas pela pandemia da covid-19, quando o setor caiu 26,6%.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (4), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da alta de maio para junho, a produção apresentou queda de 9% na comparação com junho de 2019. Houve ainda recuos de 10,9% no acumulado do ano e de 5,6% no acumulado de 12 meses.

A alta de 8,9% na passagem de maio para junho foi puxada por 24 das 26 atividades industriais pesquisadas, em especial pela produção de veículos automotores, reboques e carrocerias, que teve um crescimento de 70% no mês.

“Esse setor acumulou expansão de 495,2% em dois meses consecutivos de crescimento na produção, mas ainda assim está 53,7% abaixo do patamar de fevereiro”, disse o gerente da pesquisa, André Macedo.

Motocicletas Outros equipamentos de transporte também tiveram destaque, com alta de 141,9%, puxados principalmente pela produ&c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 11:42h
Supremo Tribunal Federal

Gilmar Mendes suspende efeitos de veto sobre uso máscara em presídios

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes (foto ilustração) suspendeu vetos apresentados pelo presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei que exige o uso de máscara de proteção individual para circulação em espaços públicos e privados.

Por meio de uma liminar concedida parcialmente a arguições de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs) ajuizadas pelo PDT, Rede Sustentabilidade e PT, Mendes restabeleceu a obrigatoriedade do uso do equipamento a todos os trabalhadores dos estabelecimentos prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas, incluídos os prestadores de serviço.

De acordo com o STF, a decisão suspende “apenas os efeitos dos vetos feitos por meio de republicação, após o prazo de 15 dias para o exercício da deliberação executiva sobre o projeto de lei”.

Apesar de a liminar não alcançar os vetos originais do presidente, o assunto pode, segundo a relatoria, ser reapreciado, “na eventualidade de modificações no substrato fático ou a depender da percepção do direito por parte dos agentes públicos envolvidos em sua aplicação”.

Convertido na Lei 14.019/2020, o PL 1.562/2020 alterou a Lei 13.979/2020, de forma a tornar obrigatório o uso de máscaras de proteção individual para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao pú...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 10:50h
Eleições 2020

"Candidato sem rabo preso", diz Targino Machado ao declarar apoio a Geilson

 

Em coletiva virtual realizada, na manhã desta terça-feira (4), o deputado estadual Targino Machado (DEM) anunciou apoio ao pré-candidato Carlos Geilson (Podemos). Geilson é radialista, ex-deputado estadual e atuou como Ouvidor do Governo do Estado.

Avaliando que o povo feirense está “fadigado e exaurido, não aguenta as mesmas caras” e Geilson seria uma renovação, Targino não poupou elogios. “Preciso de um candidato que não tenha rabo preso e não tive dificuldade em encontrar todos os predicados em Geilson”, afirmou, salientando a experiência política do pré-candidato.

Garantindo que, se eleito, fará um governo com independência, Carlos Geilson falou em governo com “independência, que não haja cabresto e não haja dono da administração”, destacou. (Daniela Oliveira/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 10:15h
Covid 19

Gerusa defende reabertura de academias em Feira de Santana

 
Foto Ascom

A reabertura das academias em Feira de Santana foi defendida pela vereadora Gerusa Sampaio (DEM), nesta terça-feira (4), que acredita que assim como os restaurantes e lanchonetes voltaram a funcionar, desde que adotem medidas sanitárias para evitar a proliferação do Covid 19, o mesmo deve ocorrer com as academias.

“Academia não é só o corpo, quem vai para a academia ajuda o espírito, autoestima elevada e principalmente neste momento que precisamos de uma atividade física. O sindicato de Bares e Restaurantes já conversou e conseguiu reabertura e tenho certeza que em breve as academias conseguirão também retornar às atividades”, disse, salientando que muitas academias nem mesmo conseguirão reabrir as portas por conta de dívidas de aluguel e saída de alunos. “Já paramos por demais, agora é hora de nos reinventarmos, com as medidas seguras, mas precisamos retornar as comunidades”, declarou. (Daniela Oliveira/ Foto Ascom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 09:03h
Eleições 2020

Eliana Boaventura tem o controle da PP em Feira de Santana

 

O Partido Progressista, que em Feira de Santana tem a ex-deputada estadual Eliana Boaventura (foto ilustração) na presidência, deve mesmo ficar com a pré-candidatura de Zé Neto (PT) a prefeito. Pelos nomes postos na Executiva Municipal, Eliana Boaventura fica no controle do PP até o dia 27 de março de 2022.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 08:44h
Eleições 2022

Bolsonaro pode ter de enfrentar adversário no mesmo campo político

 

O atual quadro político do país, em que Jair Bolsonaro tem o primeiro lugar nas pesquisas de opinião para presidente, leva os grupos de centro e centro esquerda a uma reflexão. É que os nomes de maior condição de enfrentamento são do mesmo campo. Destaque para os nomes de Sérgio Moro (Sem partido), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Doria (PSDB). Um nome do campo de esquerda, em especial do PT, ainda seria difícil vencer o presidente Bolsonaro, diz as pesquisas. Tudo por conta da Lava Jato, ainda na memória do povo brasileiro.(foto ilustração: Jair Bolsonaro)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 08:39h
Eleições 2020

João Roma fica com quem em Feira de Santana para prefeito?

 

Bem votado nas eleições de 2018 em Feira de Santana, 4.284 votos, através de aliados de José Ronaldo (DEM), o deputado federal João Roma (foto ilustração)  tem um problema à vista no Município. Eleito pelo Republicanos em 2018, seu partido tem candidato a prefeito na cidade. O deputado estadual José de Arimatéia. Vamos ver qual será o comportamento de João Roma na disputa.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 08:36h
Política no interior

Marcelo Nilo não está nada satisfeito com a condução do PSB

 

O deputado federal Marcelo Nilo (PSB-foto ilustração) não anda nada satisfeito com a condução do PSB no interior, mais precisamente em Poções. Tudo por conta da indicação de um nome para prefeito que veio do PTB, em detrimento de uma pessoa ligada a ele, que tem chances reais de chegar à Prefeitura. Ele alega que seguiu todos os critérios do PSB e que não vai aceitar a condução da estadual e anunciou que vai recorrer à nacional. Marcelo Nilo foi o mais votado para deputado federal pelo PSB em 2018 na Bahia. (Entrevista: Metro1)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 08:33h
Nordeste

Rui Costa conversa com os governos da Rússia e China sobre vacina COVID - 19

 

O governador Rui Costa (PT-foto ilustração) anunciou ontem que está conversando com o governo Russo sobre a possibilidade de testar a vacina desse país no povo baiano e nordestino. Também admite comprar a vacina russa. Os russos estão em fase de aplicação em massa da vacina lá desenvolvida. Rui Costa anunciou também a possibilidade de ter a vacina chinesa em testes em baiano, visando a mesma atuação. Lembrando que, se acertado, os dois países deverão atender o povo do Nordeste.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 08:28h
Feira de Santana

Grupo de Targino Machado tem encontro e palavra final é dele

 

No final de semana teve encontro do agrupamento político liderado pelo deputado estadual Targino Machado, segundo revelou uma fonte próxima do parlamentar. Obedecendo o distanciamento social, a pauta foi o futuro político do grupo. Com mais de 70 pré-candidatos a vereador, a palavra final ficou com Targino Machado. O grupo deixou em suas mãos qual o melhor caminho a seguir.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 08:24h
Feira de Santana

Carlos Geilson e Targino Machado oficializam pré-candidatura a prefeito

 

As atenções hoje, a partir das 10h, estarão voltadas para a coletiva de imprensa, através da internet, que o ex-deputado estadual Carlos Geilson dará a respeito sobre sua pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana. Até aí nenhuma novidade. O mesmo é, sim, pré-candidato a prefeito em novembro próximo. A novidade será presença virtual do deputado estadual Targino Machado (DEM) na coletiva. Afinal Targino chegou a anunciar sua disposição de ser candidato a prefeito pelo DEM, legenda da qual não conseguiu se desligar.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 08:22h
Feira de Santana

Apoio de Targino Machado aproxima Carlos Geilson do centro

 

A possível adesão hoje de Targino Machado (DEM) à pré-candidatura de Carlos Geilson (Podemos) a prefeito traz o Solidariedade, PTB e, num futuro próximo, pode trazer o Cidadania. Essa aliança aproxima Carlos Geilson do centro, de partidos da base de ACM Neto (DEM). Um outro dado é que o apoio de Targino Machado a Carlos Geilson deve atrair 70 pré-candidatos a vereador.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 08:16h
Feira de Santana

Geilson e Targino se reúnem com Dayane Pimentel de olho na Prefeitura

 

Na manhã de ontem (3), em Salvador, a deputada federal Dayane Pimentel (PSL), o deputado estadual Targino Machado (DEM), o ex-deputado estadual Carlos Geilson (Podemos) mais os dirigentes estaduais do Cidadania, Jocival Rodrigues, e do Solidariedade, Luciano Araújo, se reuniram em um café da manhã. O assunto tratado foi o momento político de Feira de Santana e a possibilidade de todos estarem juntos no primeiro turno das eleições de novembro. “Se não convergir para estarmos juntos no primeiro turno, com certeza estaremos juntos num provável segundo turno. A conversa foi muito boa. Como falei anteriormente, girou em torno de Feira de Santana”, declarou Carlos Geilson ao site Bahia na Política. (Foto ilustração: Dayane Pimentel, Carlos Geilson e Targino Machado)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 08:12h
Feira de Santana

Tourinho tem três requerimentos rejeitados na Câmara Municipal

 

O vereador Roberto Tourinho (PSB-foto ilustração) teve três requerimentos rejeitados, por maioria, nesta segunda-feira (3), na Câmara Municipal de Feira de Santana. Todos questionavam o Governo Municipal. O primeiro indagava os gestores municipais a respeito da quantidade de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e se todos os equipamentos de segurança estão sendo disponibilizados aos profissionais; o segundo documento questiona os motivos de não terem sido disponibilizadas cestas básicas ou vales refeição para os estudantes da rede municipal de ensino; e o último questiona a respeito da situação das estradas dos distritos e o que tem sido feito pelo Governo Municipal. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 08:08h
Feira de Santana

Vereador Isaías cobra de Colbert mudanças no secretariado: "Não vou sacrificar meu mandato"

 

Um discurso do vereador Isaías de Diogo (MDB-foto ilustração), durante votação de um requerimento do vereador de oposição Roberto Tourinnho (PSB) sobre as péssimas condições das estradas dos distritos de Feira de Santana, chamou atenção nesta segunda-feira (3). Aparentando irritação, o vereador, mesmo sendo da base governista e inclusive do mesmo partido do prefeito Colbert Martins, o MDB, teceu duras críticas ao gestor municipal no que diz respeito ao seu secretariado e bradou que mudanças sejam feitas. “Eu achei que ao colocar Sérgio Carneiro ia arrebentar, mas colocou Pinheiro como superintendente. Trocou seis por meia dúzia! A gente fica se queimando com a população e eu não tenho nada a ver com isso! Se ninguém aqui tem coragem para falar, eu tenho!”, esbravejou. Colocando-se na condição de parceiro, Isaías mandou um recado direto para o prefeito, sugerindo que o mesmo retire do governo “essa raça que já está vencida”. E disse mais: “Eu não vou sacrificar o meu mandato”. (Daniela Oliveira)
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 07:53h
Tribunal de Contas dos Estados

Presidentes de Tribunais de Contas defendem manutenção do Fundeb

 
Foto Reprodução

Em ofício encaminhado ao presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) manifestou-se pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 15/2015, que visa tornar permanente o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). No ofício, assinado pelo presidente do CNPTC, conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (também presidente do TCM de Goiás) e por 19 presidentes de Tribunais de Contas, entre os quais o conselheiro-presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, são apresentadas várias razões em defesa da transformação do Fundeb, especialmente pela sua importância para o desenvolv9mento do ensino básico no Brasil. (TCE/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 07:48h
Economia

Governo já estuda renovação do auxílio emergencial até dezembro

 
Foto Reprodução

Com a demora nas discussões sobre a criação do novo programa social do governo, batizado de Renda Brasil, e sob o impacto dos ganhos de popularidade do presidente da República, Jair Bolsonaro, a equipe econômica já trabalha com a possibilidade de estender o Auxílio Emergencial até o fim do ano.

Para evitar que o rombo nas contas públicas neste ano atinjam R$ 1 trilhão, a ideia do governo é negociar com o Congresso um valor menor, entre R$ 200 e R$ 300. Mas, para modificar o repasse, é preciso aval dos parlamentares.

Na semana passada, economistas do mercado financeiro viam nas viagens de Bolsonaro um sinal de que não haveria clima para encerrar o auxilio emergencial. O benefício foi criado em meio à pandemia do novo coronavírus e trouxe popularidade ao governo em um grupo em que o presidente tinha pouca entrada.

Um dos argumentos da equipe econômica para reduzir o valor do benefício é o de que já há sinais de retomada para muitos setores. (G1/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 06:41h
Feira de Santana

João Leão: "Só depende de Roque Eudes ser o vice de Zé Neto"

 

Ao comentar sobre o PP em Feira de Santana, o vice-governador João Leão (Foto ilustração)  foi bem objetivo: “O PP apoia o deputado federal Zé Neto a prefeito e deve indicar o nome do vice-prefeito. E que deverá ser um empresário do ramo de alimentação, muito conceituado na cidade”. Questionado se seria Roque Eudes, que é dono da empresa São Roque, João Leão disse que só não será se ele não quiser. (Programa Bom dia Feira/Princesa FM)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 06:31h
De olho em 2022

PSD e PP precisam fincar nomes para prefeito em Salvador

 

Partidos como o PP e PSD, que juntos têm quase 200 prefeitos pelo interior baiano, sabe que precisam fincar espaço político eleitoral em Salvador de olho na eleição de governador, que acontece em 2022. Ter candidato a prefeito agora é determinante para mostrar força na capital baiana. PT, PSB e PC do B já têm nomes.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 06:30h
Bahia

Governador decreta luto pelo falecimento de Jorge Portugal

 

O professor e ex-secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, faleceu na noite desta segunda-feira (3) em decorrência de falência cardíaca aguda.  (Foto ilustração)

O governador Rui Costa lamentou a perda e decretou luto no estado nesta terça-feira (4). “Imensamente entristecidos, lamentamos a morte do ex-secretário de Cultura do Estado Jorge Portugal. Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta. Era, antes de tudo, um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo, que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista. Como diz um dos seus versos: 'Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia'. Nossos sentimentos para seus amigos e familiares por essa grande perda”, afirmou o governador. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 06:00h
Não liberou prisão domiciliar

Ex-ministro da Saúde culpa Fachin, do STF, pela morte de Nelson Meurer

 

O deputado Ricardo Barros (PP-PR-Foto), que foi relator da Lei de Abuso de Autoridade, culpa Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal, pela morte do ex-deputado Nelson Meurer na prisão, vítima de Covid-19. Barros criticava a decisão de Fachin que cassou a liminar do presidente do STF, Dias Toffoli, em entrevista ao programa Bastidores do Poder, da Rádio Bandeirantes, e fez o paralelo: “é puro ativismo político dele, como fez quando matou Nelson Meurer na cadeia”. Meurer, 78, foi o primeiro político condenado à prisão na Lava Jato. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Meurer tinha hipertensão, diabetes e havia passado por recente cirurgia cardíaca. Contraiu Covid-19 na prisão, mas Fachin não o liberou.

“Fachin faz parte da Lava Jato”, acusou Barros, “é membro honorário”, ao criticar a decisão “inconstitucional” que “não se sustentará” no STF.

Para ele, ao pedir acesso às investigações, “a PGR busca apenas conferir a legalidade” de tudo o que foi feito na Lava Jato”.

Ricardo Barros garante respeitar a ação da força-tarefa contra a corrupção, mas “se a Lava Jato fez tudo dentro da lei, não há por que fazer esse esperneio”. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 05:51h
Educação

Ministério da Educação divulga resultado do Fies

 

A partir desta terça-feira (4), o Ministério da Educação (MEC) divulga o resultado dos candidatos pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A complementação da inscrição desses estudantes começa hoje mesmo e segue até as 23h59 de quinta-feira (6). Nesta edição, 107.875 mil inscritos disputam 30 mil vagas, ofertadas em mais de 1,3 mil instituições de ensino superior. (Foto ilustração)

Lista de Espera

Quem não foi selecionado na chamada única do Fies ainda pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera, em que a inclusão é automática. Nesse caso, o prazo de convocação segue até as 23h59 de 31 de agosto.

Programa

O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições particulares de educação superior. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, divido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato. (Graça Adjuto)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 05:45h
Economia

Começa hoje reunião do Copom que pode baixar a taxa Selic a 2%

 

A expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, é que seja reduzida de 2,25% para 2% ao ano, na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central), que começa nesta terça-feira (4) e termina com anúncio do novo índice na quarta-feira (5). Com isso, será o nono corte consecutivo da taxa, que chega ao menor nível da série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996. (Foto ilustração)

"Depois dessa redução, a tendência é que fique neste patamar até o final do ano, a taxa mais baixa da história", afirma o professor de mercado de capitais Estevão Garcia, da Fipecafi.

Ele explica que, como a inflação está quase metade da expectativa, o mercado não está reagindo conforme o esperado. "O próprio Banco Central vai tirar 0,25 para tentar incentivar um pouco mais a questão do consumo", avalia Garcia.

Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

"Mas temos que fic...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 05:35h
Governo Federal

Governo veta PL que previa indenização a profissionais de saúde

 

A Secretaria-Geral da Presidência da República informou ontem (3) que foi vetado integralmente o Projeto de Lei 1.826/2020, que obrigava o governo federal a pagar indenização a profissionais de saúde que ficassem permanentemente incapacitados para o trabalho devido à pandemia da covid-19. Segundo o órgão, apesar do “mérito da propositura e da boa intenção do Congresso”, a norma foi vetada por razões jurídicas. (Foto ilustração)

Segundo a secretaria, o projeto criava medidas proibidas por lei, como aprovação de despesa continuada durante a pandemia, falta de apresentação do impacto financeiro do benefício, além de ser inconstitucional pelo fato de o Congresso criar benefícios para outros agentes federais.

“Cabe destacar que o veto presidencial não representa um ato de confronto do Poder Executivo ao Poder Legislativo. Caso o presidente da República considere um projeto, no todo ou em parte, inconstitucional, deverá aplicar o veto jurídico para evitar uma possível acusação de crime de responsabilidade. Por outro lado, caso o presidente da República considere a proposta, ou parte dela, contrária ao interesse público, poderá aplicar o veto político. Entretanto, a decisão final sobre esses vetos cabe ao Parlamento”, informou a secretaria.

O veto deve ser publicado na edição do Diário Oficial da União de hoje (4). (A...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 05:30h
Mercado de Capitais

Ibovespa fecha em leve alta com Wall St; Itaú sobe antes de balanço

 

O Ibovespa fechou em leve alta o primeiro pregão de agosto, após sessão sem tendência definida, beneficiado pelo viés positivo em Wall Street, com Itaú Unibanco entre os principais suportes antes da divulgação do balanço trimestral nesta segunda-feira. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,1%, a 103.015,36 pontos, de acordo com dados preliminares. O volume financeiro somava 28,46 bilhões de reais. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 05:27h
Moeda norte-americana

Dólar avança 1,8% e fecha a 1ª sessão de agosto cotado a R$ 5,31

 

O dólar começou agosto em alta expressiva ante o real, puxado pela correção global na moeda, depois de no exterior ter registrado em julho o pior mês em uma década. (Foto ilustração)

Na sessão desta segunda-feira (3), a moeda norte-americana subiu 1,83%, a R$ 5,3142, em dia de amplas oscilações. A divisa variou entre alta de 2,27%, a R$ 5,3371, e queda de 0,12%, para R$ 5,2122 .

A valorização foi lastreada em dados melhores do setor manufatureiro nos Estados Unidos, que amenizaram temores sobre desaceleração no ritmo de retomada da maior economia do mundo após uma série de números fracos semanas atrás. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 05:24h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil registra mais 561 mortes; total chega a 94.665

 

O balanço do Ministério da Saúde divulgado hoje (3) trouxe 561 novas mortes registradas nas últimas 24 horas em razão da covid-19. Com isso, o total de óbitos chega a 94.665. Ainda há 3.578 óbitos em investigação. (Foto ilustração)

A atualização do ministério trouxe também 16.641 novos casos de covid-19 notificados pelas secretarias de saúde nas últimas 24 horas. Com este acréscimo, a soma de pessoas infectadas desde o início da pandemia atingiu 2.750.318.

Ainda de acordo com o boletim diária do Ministério da Saúde, há 743.334 pacientes em acompanhamento. Até o momento, 1.912.319 pessoas já se recuperaram da doença.

A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,4%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 45. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 1.308,8.

Aos sábados, domingos e segundas-feiras, o número registrado diário tende a ser menor pela dificuldade de alimentação dos bancos de dados pelas secretarias municipais e estaduais. Já às terças-feiras, o quantitativo em geral é maior pela atualização dos casos acumulados aos fins de semana.

Covid-19 nos estados

Os estados com mais mortes causadas pelo novo coronaví...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 05:22h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 915 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 915 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%), 52 óbitos (+1,5%) e 2.102 curados (+1,4%). Dos 171.391 casos confirmados desde o início da pandemia, 155.700 já são considerados curados, 12.067 encontram-se ativos e 3.624 tiveram óbito confirmado de Covid-19. (Foto ilustração)

Os casos confirmados ocorreram em 409 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (33,85%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Almadina (3.861,64%), Dário Meira (3.632,12%) Gandu (3.601,52%), Itajuípe (3.445,42%) e Ipiaú (3.141,28%).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 340.290 casos descartados e 81.974 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (03/08).

Na Bahia, 15.480 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 04.08.2020 05:18h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 3 óbitos e 97 novos casos confirmados nesta segunda-feira (3)

 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os dados do boletim epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) desta segunda-feira, 03. Confira abaixo: (Foto ilustração)

Casos confirmados no dia: 97

Pacientes recuperados no dia: 82

Resultados negativos no dia: 85

Pacientes internados no dia: 11

Óbitos comunicados no dia: 03

Data dos óbitos:

02/07

28/07

01/08

A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 1.832

Total de casos confirmados no município: 7.330 (Período de 06 de março a 03 de agosto de 2020)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 1.775

Total de pacientes hospitalizados no município: 57

Total d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.08.2020 17:30h
Congresso Nacional

Congresso discute tirar investimento em obras do teto de gastos

 

A possibilidade de excluir os investimentos em infraestrutura da regra do teto de gastos é avaliada por alguns setores do Congresso, sobretudo senadores. O teto foi aprovado pelo Congresso em 2016 durante o governo de Michel Temer (MDB) e limita o crescimento de despesas à inflação do ano anterior. (Foto ilustração)

Uma fonte com importante cargo no Senado ouvida pelo Congresso em Foco disse que a hipótese é mais adequada do que a inclusão dos gastos com as obras no espaço aberto pelo orçamento de guerra. “Você pode cometer alguma pedalada fiscal, tem problema porque o recurso foi única e exclusivamente destinado para a pandemia”, declarou.

Para o congressista, que pediu para não ter a identidade revelada, é importante que haja mudanças na regra de ouro e no teto de gastos. “O que eu escutei é uma alternativa, tirar infraestrutura, investimentos do teto de gastos no geral”, afirmou.

Na Câmara, o presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que vai barrar qualquer flexibilização do teto de gastos. Como alternativa para dar mais margem para o orçamento do governo, ele tem discutido uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que muda a regra de ouro e acaba com gastos obrigatórios no custeio da máquina pública, com diminuição do salário de servidores e desvinculação de fundos de investimentos.

O impulsionamento de investimentos ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.08.2020 17:00h
Balança Comercial

Brasil tem superávit comercial recorde para julho, de US$8,1 bi

 

O Brasil teve superávit comercial de 8,1 bilhões de dólares em julho, maior para o mês da série iniciada em 1989, divulgou o Ministério da Economia nesta segunda-feira. (Foto ilustração)

O dado veio em linha com projeção de um superávit de 8,10 bilhões de dólares, segundo pesquisa Reuters com analistas.

Enquanto as exportações somaram 19,6 bilhões de dólares no mês, as importações alcançaram 11,5 bilhões de dólares. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.08.2020 16:38h
Ministro do STF

Fachin revoga decisão que autorizava PGR a acessar dados da Lava Jato

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin (Foto ilustração) revogou hoje (3) a decisão do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, que determinou a entrega todas as bases de dados das investigações realizadas pelas forças-tarefas da Operação Lava Jato em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná à Procuradoria-Geral da República (PGR).

A decisão foi tomada pelo ministro em função do término do recesso no STF. A partir de hoje, Fachin, que é relator do caso, voltou a despachar normalmente os processos que tramitam em seu gabinete. A anulação da decisão de Toffoli ocorreu por motivos processuais. Segundo o relator, a ação utilizada pela PGR para pedir que os dados fossem enviados não pode ser usada pela esse fim. O ministro também retirou o sigilo do processo.

No dia 9 de julho, o presidente atendeu ao pedido liminar de liberação de dados para a procuradoria por entender que que todas as unidades do Ministério Público integram uma única instituição, que é comandada pela PGR. Segundo o presidente, a procuradoria “hierarquicamente, detém competência administrativa para requisitar o intercâmbio institucional de informações".

Após a decisão de Toffoli, a PGR enviou representantes para as sedes das forças-tarefas para realizar a cópia dos dados. (ABr)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.08.2020 16:08h
Auxílio Emergencial

Auxílio de R$ 600 é liberado para mais 1,150 milhão de brasileiros

 

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta segunda-feira (3) que 1,150 milhão de cadastros foram aprovados para receber o auxílio emergencial de R$ 600. (Foto ilustração)

Do total, 805 mil são referentes à primeira parcela do benefício e os 345 mil restantes fazem parte dos pagamentos que estavam bloqueados pelo Ministério da Cidadania.

Com as novas inclusões, sobe para 66,2 milhões o número de brasileiros que estão aprovados para receber o auxílio emergencial. Os beneficiários já receberam 145,9 bilhões em mais de 207 milhões de pagamentos.

Guimarães explica que os pagamentos aos novos aprovados também vão acontecer de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário. “Nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, o auxílio já será recebido por aqueles que nasceram de janeiro e maio. São 483 mil pessoas”, disse ele.

"Não há nenhuma necessidade de chegar cedo às agências. Estamos pagando com muita tranquilidade, embora com uma intensidade muito grande", garantiu Guimarães.

O presidente do banco solicitou ainda que que os beneficiários do auxílio emergencial atualizem o aplicativo Caixa Tem para realizar compras. “A versão do aplicativo tem que ser a mais moderna para comportar essa possibilidade”, explicou. (R7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.08.2020 15:30h
De olho no Palácio Tomé de Souza

PSD não abre mão da pré-candidatura de Eleusa e aguarda indicação de vice, diz Antonio Brito

 

O deputado federal Antonio Brito (PSD) reafirmou nesta segunda-feira (3) que seu partido não abre mão da pré-candidatura de Eleusa Coronel na corrida para a Prefeitura de Salvador no pleito deste ano. (Foto ilustração: Antonio Brito e Eleusa Coronel)

“Nós tivemos uma live outro dia oficializando, com nosso líder, o senador Otto Alencar, e o senador Angelo Coronel [esposo de Eleusa]. Meu pai, [Edvaldo Brito] que é o presidente do partido aqui na capital. A candidatura de Eleusa está mantida, com todo nosso apoio do partido. Candidatura forte, feminina, como é a orientação nacional do nosso partido”, afirmou Brito.

A sigla, segundo o deputado, aguarda agora indicações de vice. “Nossa Eleusa tanto o PSD estão prontos para receber o vice de qualquer outra agremiação que possa compor a chapa”, disse. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.08.2020 14:51h
Congresso Nacional

Senado vai ao STF para barrar venda de refinarias da Petrobras

 

Está nas mãos do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, um pedido de concessão de tutela de urgência enviado pela mesa do Senado e do Congresso que tenta impedir que a Petrobras venda suas refinarias sem autorização legislativa. A petição foi encaminhada à Corte nesta quarta-feira.(Foto ilustração: refinaria Rlam na Bahia)

A estatal está em processo de negociação para a venda da refinaria Rlam, na Bahia, que teve parecer positivo do TCU nesta semana.

No requerimento, o Congresso afirma que há sólidos fundamentos que evidenciam a utilização, pela Petrobras, de “estratagema consistente na constituição de subsidiárias e transferência de refinarias para essas empresas, com a exclusiva finalidade de aliená-las” sem necessidade de prévia autorização legislativa.

Segundo o documento, há desvio de finalidade na constituição de subsidiárias para escapar ao controle legislativo, numa espécie de manobra. É que, em decisão de 2019 sobre a Lei das Estatais, o STF permitiu que essas empresas vendam subsidiárias sem o crivo legislativo, mas o mesmo não vale para a matriz.

Na interpretação do Senado, porém, o acórdão do STF abre brecha para que qualquer estatal, em desvio de finalidade, crie subsidiárias para depois aliená-las, sem o devido controle legislativo.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.08.2020 14:10h
Governo do Estado

Secretaria da Educação do Estado realiza aula virtual do Enem nesta terça-feira (4)

 

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove, nesta terça-feira (4), mais uma aula on-line voltada para a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo Projeto ENEM 100%. A aula será com a professora de Redação, Patrícia Reis, com transmissão pelo canal do YouTube "Educação Bahia". (Foto ilustração)

As aulas virtuais do Projeto ENEM 100% acontecem sempre às terças-feiras e sextas-feiras, das 16h às 17h, e seguirão até 18 de setembro, envolvendo diferentes componentes curriculares. A iniciativa faz parte de uma série de atividades lançadas pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o exame. No Portal da Educação, o estudante ainda tem à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.

As provas do Enem, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. (Ascom)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.08.2020 13:20h
Ministro da Casa Civil

Ministro Braga Netto está com Covid-19

 

O ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto (Foto ilustração), está infectado com o novo coronavírus, informou nesta segunda-feira (3) a Assessoria de Comunicação Social da pasta. Ele recebeu o diagnóstico nesta manhã.

"O ministro passa bem e está assintomático", diz nota da pasta, acrescentando que Braga Netto ficará em isolamento até a realização de um novo teste e uma avaliação médica. "Até lá, continuará cumprindo a sua agenda de forma remota."

Segundo o analista Igor Gadelha, Braga Netto chegou a ir trabalhar no Planalto hoje, mas foi embora logo após receber o resultado positivo para a Covid-19. O general não participou da reunião prevista para 10h30, no Planalto, com Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Braga Netto é o sétimo ministro do governo Jair Bolsonaro (sem partido) a contrair a doença. Também testaram positivo Wagner Rosário (ministro da Controladoria-Geral da União - CGU), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Milton Ribeiro (Educação), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também testaram positivo para a doença. (CNN) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.08.2020 12:20h
Madre de Deus

Petrobras publica edital de licitação para arrendar terminal de GNL na Bahia

 

O edital de licitação para arrendamento do Terminal de Regaseificação de GNL da Bahia (TR-BA) e instalações associadas, no estado da Bahia, foi publicado hoje (3) pela Petrobras. Segundo a companhia, o processo teve como base o Termo de Compromisso de Cessação de Prática para o Mercado de Gás Natural, fechado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no dia 8 de julho do ano passado. A licitação será restrita às empresas aceitas na Convocação de Pré-Qualificação e o processo seguirá os atos e ritos previstos Lei das Estatais. (Foto ilustração)

“O arrendamento está alinhado com a estratégia da companhia de melhoria na sua alocação do capital e da construção de um ambiente favorável à entrada de novos investidores no setor de gás natural”, informou a Petrobras.

De acordo com a companhia, o TR-BA tem um píer tipo ilha com todas as facilidades necessárias para atracação e amarração de um navio FSRU (Floating Storage and Regasification Unit) diretamente ao píer e de um navio supridor a contrabordo do FSRU. A transferência de GNL é feita diretamente entre o FSRU e o supridor na configuração side by side. O gasoduto integrante do terminal tem 45 quilômetros (km) de extensão e 28 polegadas de diâmetro, interligando o TR-BA a dois pontos de entrega, a Estação Redutora de Pressão de S&atild...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.08.2020 11:53h
Feira de Santana

Restaurantes e lanchonetes são autorizados a reabrir seguindo protocolos

 

Os restaurantes e lanchonetes estão autorizados a reabrir em Feira de Santana a partir desta terça-feira (04) - a medida não vale para bares. O anúncio foi feito pelo secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, durante coletiva online na manhã desta segunda-feira (03). O decreto que estabelece a flexibilização dentro do Estado de Calamidade Pública pela pandemia da Covid-19 será publicado em edição extra do Diário Oficial Eletrônico ainda hoje. (Foto ilustração)

Os restaurantes estarão autorizados a funcionar das 11h as 15h para almoço e das 17h as 21h para jantar. Só será permitido utilizar 40% da capacidade máxima. As mesas devem ficar distantes a pelo menos 2 metros uma da outra. Não é permitido self-service ou a realização de eventos e/ou comemorações.

Já as lanchonetes podem funcionar das 8h as 17h. Também devem obedecer o distanciamento entre as mesas e demais protocolos estabelecidos. Vale ainda para ambos os segmentos respeitar medidas definidas para funcionamento de demais estabelecimentos, como permitir apenas a entrada de clientes utilizando máscaras, e após higienização das mãos, e realizar a higienização do ambiente.

O prefeito Colbert Martins Filho reitera que estabelecimentos que funcionam exclusivamente como bares não estão autorizados a receber clientes. "...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.08.2020 11:30h
Novo Coronavírus

"Bala de prata" contra covid-19 pode nunca existir, diz OMS

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta segunda-feira (3) que, embora exista grande esperança em torno de uma vacina contra a covid-19, pode nunca haver uma "bala de prata" contra o novo coronavírus que já infectou milhões de pessoas no mundo. (Foto ilustração)

"Não existe uma bala de prata no momento e pode nunca haver", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus, em entrevista online na sede da entidade em Genebra.

Comitê

O Comitê de Emergência da OMS prevê que a pandemia de covid-19 vai durar muito tempo e, por isso, é necessário continuar os esforços para a sua contenção em todo o mundo. Segundo dados oficiais da organização, a doença já provocou 668.910 mortes e infectou quase 17,4 milhões de pessoas em todo o mundo.

A pandemia é uma crise sanitária que ocorre uma vez em cada século e os seus efeitos serão sentidos nas décadas seguintes”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, ao comitê, segundo comunicado da organização. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia