Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você é a favor da reforma da Previdência proposta pelo governo Michel Temer?



Parcial
 
 

Entrevista: Vereador Reinaldo Miranda

“As Câmaras precisam estar mais perto da comunidade”

Vereador de terceiro mandato em Feira de Santana, Reinaldo Miranda (PHS), conhecido também como Ronny, é presidente pela segunda vez da Câmara Municipal de Feira de Santana, com mandato até 2018. Em uma manhã de sexta-feira (10), a base de um café expresso, nos concedeu essa entrevista, onde fala da Câmara Municipal, de sua relação com os colegas e com o prefeito José Ronaldo, e seu projeto para 2018 de ser candidato a deputado federal. Ronny, nasceu em Salvador, é católico, está com 41 anos, e tem a fé como superstição. O seu sonho é ver o crescimento de Feira de Santana como tem visto junto com seus filhos. Ronny afirma que não possui um adversário sequer e que seu melhor amigo é o seu pai.

Jair Onofre - Vereador Ronny, qual a sua votação em cada uma das três eleições? Ronny - Olha, no primeiro mandato foram 3.879, no segundo 7.297, e no terceiro 8.213 votos.

Jair Onofre: Começou o período legislativo. Como o senhor vai lidar com mais da metade de vereadores novos, quando nada de uma legislatura para outra. Como será a sua relação com os seus colegas?

Ronny: Primeiro, nós temos uma relação muito boa com todos os colegas vereadores que Deus permitiu a nossa eleição com a deles. Os novos vereadores são pessoas que já têm uma convivência, uma certa experiência na vida pública, não tendo o mandato adquirido agora, mas que já vivenciam a vida pública há muitos anos, seguindo políticos e lideranças políticas, e evidentemente, a gente terá uma grande facilidade por já ter um grau de amizade e de relacionamento com essas pessoas.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
]

 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 16:24h
Micareta de Feira

21 blocos já estão confirmados na Micareta

 

Além das atrações contratadas pela Prefeitura de Feira de Santana para animar o folião, o desfile dos blocos estão garantidos na Micareta. Entre os dias 18 a 21 de maio, vão desfilar pelo Circuito Maneca Ferreira, na avenida Presidente Dutra, vinte e um blocos – já confirmados. É o que afirma o presidente da Associação de Blocos Micaretescos, Claudio Pereira. (Foto ilustração)  

“Assim como as demais edições da Micareta, haverá sim bloco na avenida. Serão animados por atrações do município e do cenário nacional, a exemplo da Banda Lafúria. Outra atração de apelo popular está sendo negociada e poderá vir se apresentar também na Micareta”, afirma.  

De acordo com Claudio Pereira já estão confirmadas para subir no trio elétrico a cantora Dilma Ferreira, que vai puxar o Bacalhau na Vara; Pagode do Segredo, no Esponjinha; Mont Zaion que animará os associados do Expresso do Regaee, e o bloco Coco & Cia que vai para a avenida com a banda Conect. No Styllo animará o folião do bloco Vou Beber com No Styllo, assim como a Banda Lafúria.  

J&aacut...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 16:13h
De volta à prisão

Desembargadores mandam Adriana Ancelmo de volta para a cadeia

 

A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 2a. Região (TRF-2) revogou prisão domiciliar da ex-primeira-dama do estado do Rio Adriana Ancelmo (Foto), em julgamento na tarde desta quarta-feira (26). Com a decisão, Adriana terá que deixar seu apartamento no Leblon e voltar para a prisão, no complexo penitenciário de Gericinó.

O recurso foi aceito no início da tarde e, posteriormente, os desembargadores debateram o mérito da volta da ex-primeira-dama à prisão. A decisão final foi decretada às 15h05. Agora, o TRF vai mandar o ofício ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal, que determinará à Polícia Federal que cumpra a decisão.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 16:04h
Itapetinga – Bahia

Renan Pereira pode disputar eleição para deputado estadual em 2018

 

De acordo com informações que correm nos meios políticos em Itapetinga, o nome do vice-prefeito Renan Pereira (Foto) vem sendo cogitado para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa, em 2018, pelo Democratas.

Segundo a sua assessoria, Renan já vem sendo sondado há algum tempo pelo Diretório Estadual do DEM, mas ainda não há, por parte dele, nenhuma definição, apesar do desejo do vice prefeito em galgar posições mais importantes no cenário político local e regional.

Uma das possibilidades é a formação de uma dobradinha entre Renan Pereira e o ex-governador Paulo Souto, que deverá disputar uma vaga para a Câmara Federal, com amplo apoio em todo o Estado e principalmente na região de Itapetinga, onde goza de enorme prestígio.

Apesar da união entre o DEM e PMDB, realizada nas últimas eleições, os dois partidos tendem a trilhar caminhos próprios nas eleições para deputado Federal e Estadual, mantendo a união nas eleições para governador e sanado, dividindo o mesmo palanque em Itapetinga e região. (Por Davi Ferraz)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 15:52h
Iguaí - Bahia

Justiça federal bloqueia bens do prefeito Rony

 

O juiz da 2ª VARA FEDERAL Pedro Alberto Pereira, decretou a indisponibilidade de bens do prefeito de Iguaí, Rony Moitinho (PSD - foto), e de empresários e servidores da prefeitura.

O Ministério Público Federal denunciou Rony Moitinho, ALANILTON MEIRA PORTO, EDINEIDE LOUSADO DE ALMEIDA DE OLIVEIRA, RAFAEL DA SILVA MOURA e MÔNICA JESUS BRITO, por irregularidades na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, repassados ao Município de Iguaí durante os anos de 2010 e 2011.

Segundo o Ministério Público Federal, ocorreu fraude em licitação para contratação de empresa para realizar Jornada Pedagógica.( politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 15:41h
Greve nos Correios

Trabalhadores dos Correios entram em greve por tempo indeterminado

 

Os trabalhadores dos Correios entram em greve nesta quarta-feira (26), a partir das 22h, por tempo indeterminado. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) afirma que as ameaças de privatização e demissões, o fechamento de agências e o "desmonte fiscal" da empresa, com diminuição do lucro devido a repasses ao governo e patrocínios, são os principais motivos para a mobilização. (Foto ilustração)

A estatal alega que teve prejuízos de R$ 2,1 bilhões em 2015 e R$ 2 bilhões no ano passado, e em dezembro de 2016 foi anunciado um plano de demissão voluntária e o fechamento de agências para reduzir os gastos. A Fentect, contudo, alega que a receita tem crescido.

De acordo com a categoria, a "privatização" coloca em risco o direito da população aos serviços dos Correios, já que a empresa tem fechado agências em cidades menos lucrativas. “Mais de 200 agências estão sendo fechadas por todo o Brasil. Com isso, muitos moradores do interior e das periferias vão ficar sem o atendimento”, afirmou a Fentect.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 15:30h
Pedrão - Bahia

Prefeitura de Pedrão antecipa salários

 

O prefeito da cidade de Pedrão no norte baiano, Sosthenes Campos, conhecido como (Galego da Saúde – PSD - foto), antecipou mais uma vez a data limite para pagamento de salários, efetuou ontem (25) o crédito referente aos vencimentos de abril de todos os servidores públicos municipais.

"Com estas ações nos buscamos elevar a autoestima dos funcionários e incrementar o comércio local" salientou o prefeito. (Com informações de aragaonoticias)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 15:16h
Empresa Gol

Voo com ACM Neto é desviado em SP; passageiros estão bem

 

O prefeito ACM Neto (DEM) embarcou em um voo da Gol com destino a São Paulo, na manhã desta quarta-feira (26), mas passou por um contratempo na chegada. A aeronave saiu do aeroporto Luís Eduardo Magalhães às 9h25 e deveria chegar a Congonhas às 11h25, mas por volta das 11h, o avião sofreu uma forte turbulência e não conseguiu pousar no local programado. Uma servidora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que estava no voo, contou que o piloto precisou levar os passageiros para o aeroporto de Guarulhos, também em São Paulo, onde todos pousaram bem. Além do prefeito da capital baiana, o avião comercial levava ainda o médico Elsimar Coutinho e outros servidores do TRT-BA. (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 15:09h
Itabuna e região

PSC reestrutura partido em Itabuna

 

Intensificando as ações para fortalecer e ampliar a atuação o partido na Bahia, a liderança do Partido Social Cristão (PSC), realiza, desta quinta-feira (27) a segunda-feira (1º de maio) reuniões estruturantes nos municípios de Itabuna, Itapé, Ibirapitanga, Valença e Bom Jesus da Lapa. A maratona começa quinta-feira em Itabuna, onde o presidente estadual da legenda, Eliel Santana, o deputado estadual Heber Santana, o secretário geral Jorge Mendes e o secretário executivo Osny Bonfim, reúnem-se com a liderança regional para definir a composição do diretório municipal, com o ingresso na legenda de pesos-pesados da política regional. No mesmo dia eles visitam a Assembléia de Deus/Ministério Madureira, na Rua José Bonifácio, bairro São Caetano, onde vão escutar os anseios e demandas da comunidade.

Na sexta-feira, a comitiva da executiva estadual visita os municípios de Itapé, Ibirapitanga, e em Valença promove reunião com o diretório regional. Na pauta, a discussão das demandas da região e de estratégias para fortalecer os diretórios. A maratona prossegue até segunda-feira, 1º de maio, desta vez no município de Bom Jesus da Lapa, no Vale Sã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 14:53h
Valença - Bahia

Rui autoriza construção de Policlínica Regional em Valença

 

Nesta quinta-feira (27), o governador Rui Costa visita a cidade de Valença, no baixo sul do estado. Dando início aos compromissos no município, Rui visita às 9h30, a sede da 33ª Companhia Independente da Polícia Militar, localizada na Rua Augusta Messias Guimarães, no Centro Social Urbano, no bairro da Graça. Ele também assina ordem de serviço para a construção da Policlínica da região de Valença e inaugura a rede elétrica no Quilombo de Novo Horizonte. Ainda no município, o governador entrega um barco equipado para pesca oceânica à Associação Beneficente dos Pescadores do Baixo Sul da Bahia, duas viaturas e autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar três convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva. (Ascom) (Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 14:53h
Andaraí -Bahia

Praça da Ciência é inaugurada em Andaraí

 

Um dos destinos mais procurados da Chapada Diamantina, o município de Andaraí, na Bahia, vai contar com uma nova atração, que, mesmo não sendo turística, vai mudar o cotidiano dos moradores da região, principalmente o dos jovens estudantes. Trata-se de uma unidade da Praça da Ciência, que será inaugurada nesta sexta-feira (28), às 10h, com a presença de diversas autoridades e da população local. (Foto ilustração)

Projeto encabeçado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), a Praça da Ciência reúne oito brinquedos lúdico-científicos que facilitam a absorção e transferência de ensinamentos de física por alunos e professores que o utilizem. Este é o 24º equipamento - dotado de conchas acústicas; bicicletas geradoras; harpas de tubo; alavancas; cadeiras e basquete giratórios e balanços de comprimentos diferentes – a ser instalado na Bahia, sendo 23 municípios beneficiados, dentre eles, Juazeiro, com duas unidades. (Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 14:40h
Micro e pequenas empresas

Pequenos negócios fecham trimestre com saldo positivo de empregos

 

Brasília - No primeiro trimestre deste ano, as micro e pequenas empresas apresentaram um saldo positivo de geração de empregos de 60,7 mil vagas, enquanto que as médias e grandes empresas encerraram 138,8 mil postos de trabalho. Os dados são do levantamento feito mensalmente pelo Sebrae com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. (Foto: Guilherme Afif Domingos – presidente do Sebrae)

“Apesar dos pequenos negócios terem apresentado um saldo negativo em março, o bom desempenho do começo do ano compensou essas demissões”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Depois de dois meses consecutivos com um número maior de contratações do que de demissões, as micro e pequenas empresas apresentaram em março um saldo negativo de 31,6 mil vagas, número inferior ao das médias e grandes que encerraram 36,5 mil vagas. No comparativo com o mesmo período do ano passado, o saldo dos pequenos negócios foi menos negativo. Em março do ano passado, foram encerradas 46,9 mil vagas.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 14:30h
Descartou delação

Após ameaças, Paulo Preto sinaliza que não fará delação

 

O ex-diretor da Dersa Paulo Souza (Foto) enviou mensagens de texto a pessoas próximas sinalizando que não fará delação. Paulo Preto, como é conhecido, foi acusado por sete delatores da Odebrecht de montar suposto esquema para favorecer empreiteiras em troca de dinheiro para campanhas tucanas. Nos textos, aponta incoerências dos seus acusadores em relação a datas e valores. Numa das mensagens, encerra dizendo: “Vou voltar a me expor na arena da vida, assim como agiu o gladiador”, citando personagem que lutou até a morte. A decisão de Paulo Souza de recuar do radicalismo anterior, quando disse que não deixaria “pena sobre pena”, deve-se ao fato de ele não ser o alvo principal no tucanato nas delações da Odebrecht.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 14:21h
Esplanada - Bahia

Prefeitura abre processo seletivo para preenchimento de 27 vagas em Esplanada

 

A prefeitura municipal de esplanada divulgou nesta terça-feira (25) através da secretaria de assistência social, a abertura do processo seletivo para o preenchimento de 27 vagas em vagas para nível médio e superior. (Foto ilustração)

Segundo o edital publicado no diário oficial, as vagas são para psicólogo, assistente social, advogado, orientador social, técnico do programa bolsa família, coordenador, recepcionista e arquivista.

Os contratos são válidos pelo período de dois anos com possibilidade de prorrogação por igual período.

As inscrições devem ser feitas presencialmente com entrega de documentos na secretaria de assistência social do município no centro administrativo a partir do próximo dia 26 de Abril. As inscrições terminam no dia 05 de Maio e podem ser realizadas na faixa das 08h até ás 12h.

Os resultados do processo seletivo devem ser divulgados impreterivelmente no período de 26 a 31 de Maio.

Os salários variam de R$ 1200,00 para coordenador, arquivista ou recepcionista à R$ 1970,00 para advogados (a). (Esplanada...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 13:07h
Ituaçu - Bahia

Ex-presidente da Câmara de Ituaçu multado por contratação ilegal de empresas

 

Na sessão desta terça-feira (25/04), o Tribunal de Contas dos Municípios multou em R$6 mil o ex-presidente da Câmara de Ituaçu, Anísio Braz de Oliveira, por irregularidades na contratação direta de três empresas de prestação de serviços, no exercício de 2015, e ausência de pessoal efetivo na estrutura administrativa do Legislativo. (Foto ilustração)

O conselheiro Paolo Marconi, relator do processo, afirmou que as contratações das empresas STAF Tecnologia, Lealdo dos Santos Araújo e Plenna Assessoria Municipal, por meio de inexigibilidade de licitação, ao custo de R$18.840,00, R$29.700,00 e R$42.000,00, respectivamente, não atenderam os requisitos básicos previstos na lei de licitações. Os objetos dos contratos não eram de natureza singular, nem exigiam profissionais ou empresas de notória especialização, razão pela qual deveria ser realizado o devido processo licitatório. Além disso, a relatoria constatou que o corpo funcional do Legislativo era composto por apenas servidores temporários ou comissionados, em nítida afronta à Constituição Federal. As atividades rotineiras da administração devem ser desempenhadas por ser...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 12:53h
Funcef na mira

OAS quer delatar propina em fundo de pensão e promete atingir membros do Judiciário

 

Para avançar no acordo de delação premiada com a Operação Lava Jato, a OAS promete entregar casos de pagamentos de propina para dirigentes de fundos de pensão e membros do Judiciário. Um dos alvos da proposta de delação é a Funcef, fundo de pensão dos funcionários da Caixa Econômica Federal. (Foto ilustração)

A Funcef fez, em 2014, aporte de R$ 200 milhões na OAS Empreendimentos. Outros R$ 200 milhões seriam direcionados em 2015, mas o fundo suspendeu o repasse por conta do avanço da Lava Jato sobre a empresa baiana. A OAS já apareceu vinculada à Funcef durante a CPI dos Fundos de Pensão que, em 2015, investigou a aplicação de recursos dos fundos de previdência complementar de funcionários de estatais e servidores públicos.

Um documento da CPI mostrou que executivos da OAS estiveram pelo menos 45 vezes na sede da Funcef entre os anos de 2011 e 2015. Antonio Carlos Mata Pires, filho do dono da empreiteira, César Mata Pires, encabeçou a lista, com 16 visitas. Pires é um dos prováveis delatores da empreiteira e deverá partir dele as revelações sobre fundos de pensão. Seu irmão, César Mata Pires Filho, também negocia acordo de delação.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 12:16h
Cachoeira - Bahia

Cachoeira é reclassificada para comarca de entrância intermediária

 

A comarca de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, foi reclassificada para entrância intermediária, a pedido dos desembargadores Augusto Bispo, Ivone Bessa e Gardênia Duarte e Ilona Reis, integrantes da Comissão Especial e Temporária da Lei de Organização Judiciária do Estado da Bahia. A proposta de Projeto de Lei que efetiva a mudança foi aprovada, de forma unânime, por todos os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) na sessão plenária da última quarta-feira (19) e publicada na edição do Diário da Justiça Eletrônico do dia 20. (Foto ilustração)

A cidade tem 48 mil habitantes. Antes de ser levada ao Tribunal Pleno, a proposta passou pela Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno do TJ-BA, na qual recebeu a relatoria da desembargadora Dinalva Laranjeira.

"Considerando o desenvolvimento econômico, cultural, social e movimento forense da Comarca de Cachoeira, considerando ainda que, a elevação de entrância ora apreciada não acarreta despesas para este Poder, porquanto a elevação da multicitada Comarca não implicará na promoção automática do Magistrado, que somente pass...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 12:05h
Santa Bárbara - Bahia

TSE nega recurso de chapa adversária e mantém prefeito no cargo

 

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou provimento a um recurso da chapa adversária “Juntos Para Fazer Mais” para cassar o registro de candidatura e, assim, o mandato do prefeito de Santa Bárbara, Professor Jailson (PT - foto). Com isso, o petista, empossado no dia 1º de janeiro de 2017, continua à frente do Executivo Municipal.

A coligação derrotada recorreu ao Tribunal Pleno da Corte Eleitoral contra uma decisão monocrática da ministra Rosa Maria Weber, que, por sua vez, havia negado outro recurso interposto pela chapa para impugnar a candidatura do prefeito eleito.

Proferida no último dia 15 de abril - divulgada apenas agora, no entanto -, a decisão dos ministros põe fim a uma série de tentativas do grupo para evitar que o petista continuasse o mandato. De acordo com o advogado do prefeito, Neomar Filho, a batalha judicial começou ainda durante o processo eleitoral, antes mesmo de Jailson lograr êxito na corrida pelo comando da prefeitura de Santa Bárbara.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 11:51h
Depoimento suspenso

Gilmar Mendes suspende depoimento de Aécio à Polícia Federal

 

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu um depoimento que seria prestado pelo senador e presidente do PSDB, Aécio Neves, para a Polícia Federal. (Foto: Ministro Gilmar Mendes e o senador Aécio Neves)

Na decisão, assinada nesta terça-feira (25), o ministro atendeu a um pedido do parlamentar, que só queria falar após ter acesso a depoimentos de outras testemunhas já ouvidas no caso.

Aécio é investigado por um suposto esquema de corrupção em Furnas, suspeito de dividir com o PP uma das diretorias da estatal.

Em delação premiada, o doleiro Alberto Youssef disse ter ouvi falar que o senador do PSDB recebia valores mensais, por meio de sua irmã, por uma das empresas contratadas por Furnas. Em outra delação, o ex-senador Delcídio do Amaral também disse que o senador tinha ascensão sobre diretoria em Furnas. O senador nega as suspeitas.

Relator do inquérito no STF, Gilmar Mendes aceitou também o pedido para que Aécio tenha acesso a depoimentos já prestados no caso. Ele refutou argumento da PF de que a oitiva do senador fariam parte de uma única diligência policial ain...

Continue lendo »

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 11:40h
Confirmado: Corpo era de Gabrielly

Menina desaparecida há três meses em Feira de Santana é encontrada morta

 

A Polícia Civil informou que localizou o corpo de Gabrielly Gomes Santana (Foto Facebook), de sete anos, desaparecida há três meses, na cidade de Feira de Santana. Em coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (26), a Polícia Civil informou que desvendou o caso através de exames feitos com a polpa do dente de um crânio encontrado no dia 14 de fevereiro, no bairro Feira IX, e que comprovou ser da menina. O crânio estava queimado, jogado num terreno baldio.

A polícia disse que já tem uma linha de investigação e vai trabalhar agora pra prender o a pessoa que cometeu o homicídio. Ainda de acordo com a Polícia Civil, não serão revelados maiores detalhes sobre os suspeitos, para não atrapalhar a investigação.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 10:16h
Câmara Federal

CCJ pode votar PEC da reforma política do Senado nesta quarta

 

Está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) a análise da admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16, que veda as coligações entre partidos nas eleições para deputado e vereador a partir de 2020 e estabelece cláusula de desempenho para o funcionamento parlamentar das legendas.
Aprovada no ano passado pelo Senado, a PEC 282/16 deve passar a integrar o debate sobre o tema na Câmara. A proposta recebeu parecer favorável a sua admissibilidade na CCJ, apresentado pelo deputado Betinho Gomes (PSDB-PE).

Na avaliação do parlamentar, o debate é urgente. “O acordo na Comissão da Reforma Política foi de que não seriam tratados temas constitucionais, e que esperaríamos essa PEC para discuti-los na Câmara”, lembrou Betinho Gomes. Um pedido de vista coletivo, apresentado na quarta-feira passada, adiou a discussão para esta semana.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 08:28h
Crime organizado

PCC iria resgatar Marcola da cadeia

 

Agentes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), grupo de elite da Polícia Militar, se deslocaram nessa segunda-feira para Presidente Prudente, no interior do Estado, após uma investigação apontar que integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) pretendiam resgatar o seu líder Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola (Foto).

Os arredores do presídio da cidade onde ele está preso em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) teve segurança reforçada.

A investigação descobriu que o PCC pretendia usar a mesma estratégia dos ataques às empresas de transporte de valores.

O grupo fecharia com veículos ruas de acesso ao presídio e jogaria na via pregos para retardar a chegada da polícia. Homens armados com fuzis e metralhadora ponto 50 teriam a missão de matar agentes responsáveis pela segurança da penitenciária e detonariam explosivos para derrubar as muralhas.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 08:28h
É uma bomba atômica

Lula compara Reforma da Previdência à bomba de Hiroshima em entrevista a rádio

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto) comentou, nesta terça-feira (25), a Reforma da Previdência em entrevista a Rádio Cidade do Rio Grande do Norte e comparou o projeto a uma bomba atômica.

"Reforma pressupõe uma coisa boa. Quando você diz que vai reformar sua casa, seu carro, é para melhorar. Mas o que está sendo feito não é uma reforma; eles estão destruindo o que já tem. Isso tá mais para bomba de Hiroshima do que para reforma", afirmou.

Para Lula, reformar a Previdência é necessário, visando principalmente gerações futuras. Mas, segundo ele, isso deveria ser feito com um amplo debate com a sociedade brasileira, o movimento sindical e os principais atingidos, no caso os aposentados e os trabalhadores "da ativa".

De acordo com o petista, a livre-negociação entre empresários e trabalhadores pode até ser considerada, mas é importante ter uma regulação que proteja o trabalhador, já que no Brasil há poucos sindicatos capazes de negociar em igualdade com os empregadores. Na opinião de Lula, nos termos dessa reforma, "nós vamos colocar o fraco diante do forte, sendo que o forte tem toda a capacidade de pressão".

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 08:19h
Política internacional

Venezuela ameaça sair da OEA em caso de reunião de chanceleres

 

 A Venezuela alertou na terça-feira que pode sair da Organização dos Estados Americanos (OEA) se o grupo decidir seguir em frente com uma possível reunião de chanceleres para debater a situação do país em crise. (Foto ilustração)

A Venezuela, comandada por um governo de esquerda, e a OEA têm se confrontado por meses e a liderança da organização afirmou que o país deve ser suspenso do grupo caso não realize eleições gerais "o mais rápido possível", em meio a uma penosa crise econômica.

A organização sediada em Washington disse na terça-feira que seu conselho permanente vai realizar uma reunião nesta quarta "para a 'consideração da resolução convocando uma reunião de consulta à ministros de Relações Exteriores' sobre a situação na Venezuela".

A organização informou que a reunião foi convocada por mais de doze países, incluindo o Brasil e os Estados Unidos.

"Caso uma reunião de ministros de Relações Exteriores da Organização dos Esta...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 08:14h
Ressarcimento

AGU cobra na Justiça R$11,3 bilhões de alvos da Lava Jato

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação de improbidade administrativa na Justiça Federal do Paraná para cobrar de 20 alvos da operação Lava Jato uma reparação aos cofres públicos de 11,3 bilhões de reais. (Foto ilustração)

A ação envolve 13 empresas, entre as quais as construtoras Odebrecht, Camargo Correa, OAS, Galvão, UTC Engenharia e Engevix, e sete pessoas físicas, como gestores da Odebrecht, caso do ex-presidente Marcelo Odebrecht, e ex-diretores da Petrobras.

A ação pede que, em caso de condenação, os envolvidos reparem os prejuízos comprovados por uma série de órgãos oficiais.

O processo movido pela AGU refere-se a fraudes em 19 contratos que somam 16,7 bilhões de reais de obras em dez empreendimentos da Petrobras. A lista inclui o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), plataformas marítimas, gasodutos, refinarias e terminais.

Essa é a sexta ação proposta pela AGU contra o grupo que atuou para fraudar e superfaturar licitações da Petrobras. No total, mais de 40 bilhões de reais referentes ao caso já ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 07:52h
Operação Perfídia

PF faz operação contra esquema de lavagem de dinheiro internacional

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Perfídia, para investigar uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro internacional, blindagem patrimonial e evasão de divisas que, segundo a polícia, tem ramificações em pelo menos cinco países. (Foto ilustração)

Agentes da PF foram às ruas para cumprir 103 mandados judiciais, a maioria no Distrito Federal, onde a ação se concentra. Também há mandados em 11 estados: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Dois mandados são de prisão temporária. Ainda não há informações sobre os presos. Os outros são de condução coercitiva (46) e busca e apreensão (55).
Segundo a polícia, a investigação começou a partir de uma prisão em flagrante ocorrida na imigração do aeroporto de Brasília em agosto de 2016.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 06:41h
Em Brasília

José Ronaldo assume vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitos

 

O prefeito José Ronaldo, de Feira de Santana, assumiu nesta terça-feira uma das vice-presidências da Frente Nacional de Prefeitos. A posse aconteceu em Brasília. O chefe do Executivo feirense passou o dia na capital federal, onde cumpriu outros vários compromissos.

Ronaldo tomou posse no cargo junto com o novo presidente da entidade, o prefeito de Campinas, em São Paulo, Jonas Donizetti, que substituiu o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

Em um dos seus compromissos de agenda em Brasília, o prefeito de Feira de Santana esteve em audiência com o ministro da Secretaria de Governo, o baiano Antônio Imbassahy (PSDB). Acompanhado do deputado Paulo Azi, José Ronaldo tratou de várias reivindicações da administração municipal no âmbito federal. (Foto: José Ronaldo, Antonio Imbassahy e o deputado federal Paulo Azi)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 06:38h
Propinobrecht

Polícia Federal pode fazer diligências a qualquer momento

 

A Polícia Federal já tem dados suficientes para começar as operações e diligências contra os citados na lista da “propinobrecht” no Supremo Tribunal Federal. A PF levantou os endereços completos das residências e escritórios dos políticos relacionados. No Brasil e exterior. Falta a canetada do ministro-relator Edson Fachin, que pode autorizar a qualquer momento o camburão nas ruas.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 06:36h
Greve Geral

Centrais esperam manifestações em pelo menos 135 cidades

 

As centrais sindicais contabilizam 135 cidades onde ocorrerão manifestações, na sexta-feira (28), contra as reformas trabalhista e da Previdência. Mesmo as centrais mais próximas ao governo, como a Força Sindical e UGT, estão convocando seus sindicatos para paralisação nesse dia. Cerca de 45 categorias prometem parar – de professores a profissionais da área de saúde, passando por segurança pública. Até funcionários de cemitérios de Goiás, que trabalham com crematórios e enterros, cruzarão os braços. As centrais esperam demonstrar força. É que, além de marcar posição contrária às mudanças na Previdência, querem usar as paralisações para mostrar força contra a proposta do relator da reforma trabalhista, o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), de acabar com a cobrança obrigatória do imposto sindical. Em 2016, este desconto obrigatório nos salários dos trabalhadores deu R$ 3,6 bilhões ao meio sindical. (Nonato Viegas – Expresso)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 06:29h
Reforma Política

Executiva do PSB fecha questão contra voto em lista fechada

 

Na reunião da Executiva Nacional do PSB, ocorrida segunda-feira (24), para tratar da reforma política, o partido decidiu que votará contra a lista fechada e que apoiará o projeto em tramitação na Câmara que propõe a cláusula de barreira e o fim das coligações.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 06:27h
Entendimento

Vereador Ewerton Carneiro muda o “tom” e se afina com José Ronaldo

 

Crítico do governo José Ronaldo, principalmente no tocante à saúde municipal, o vereador governista Ewerton Carneiro (PEN-foto), conhecido como Tom, ao que parece mudou o tom. Teve uma conversa com o prefeito José Ronaldo e tudo indica que se entenderam.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 06:26h
A União

Deputados e senadores juntos devem R$ 3 bilhões de tributos

 

No Congresso Nacional, segundo matéria da Folha de São Paulo, 291 dos 513 deputados federais devem tributos à União, sendo R$ 1 bilhão o débito. Já no Senado Federal dos 81 senadores 46 estão inadimplentes, que juntos somam R$ 2 bilhões. Basta dizer que apenas um senador, José Perella (PMDB-MG), deve R$ 1,7 bilhão.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 06:24h
Feira de Santana

Cadmiel Pereira: “Educação no governo José Ronaldo é prioridade”

 

O vereador Cadmiel Pereira (PSC-foto), na manhã de ontem, ao usar a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, ressaltou a reforma que o prefeito José Ronaldo vem fazendo nas escolas municipais. Segundo ele são 160 escolas totalmente reformadas. “O prefeito José Ronaldo gasta mais em educação do que o estipulado por lei. Educação é prioridade”, declarou Cadmiel Pereira.
 

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 06:22h
Feira de Santana

Na escola de Terra Dura houve saudação de parte a parte

 

Ontem à tarde aconteceu a inauguração das novas instalações da escola Antônio Antunes dos Santos, na localidade de Terra Dura, zona rural de Feira de Santana. No evento a secretária de Educação Jayana Ribeiro foi saudada pelo suplente de deputado federal Zé Chico em duas oportunidades. Em seu pronunciamento, a mesma retribuiu. Prefeito José Ronaldo apenas observava.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 06:17h
Feira de Santana

Oposição surpreende e elogia superintendente de transito

 

Os vereadores de oposição Edvaldo Lima (PP) e Zé Filé (Pros), ao usarem a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana terça-feira (25) pela manhã, surpreenderam ao elogiar o superintendente da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito), Maurício Carvalho. Tudo por conta da redução de multas de trânsito, que foi de 21%, segundo divulgou o próprio Edvaldo Lima. (Foto ilustração: Vereador Edvaldo LIma, Maurício Carvalho e vereador Zé Filé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 06:12h
Brasil

Sicoob vai investir R$ 263 milhões em tecnologia este ano

 

As cooperativas de crédito planejam desacelerar seus investimentos em expansão física no país e ampliar os aportes em sistemas de tecnologia neste ano. O Sicoob, sistema que reúne 3,6 milhões de associados, prevê alocar R$ 263 milhões em tecnologia da informação – de armazenamento de dados a plataformas de atendimento aos clientes. Em todo o Brasil o Sicoob pretende abrir entre 100 e 120 unidades – contra 171 novas agências ano passado. Com R$ 47,9 bilhões de depósitos, o Sicoob tem um patrimônio líquido de R$ 16,4 bilhões.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.04.2017 06:09h
Feira de Santana

Prefeitura não sabe quanto o Governo do Estado vai gastar na Micareta

 

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges (foto), quando questionado quanto o Governo do Estado vai investir financeiramente na Micareta de Feira de Santana, que começa dia 18 e vai até o dia 21 de maio, disse não saber. Informou que tem uma pessoa que atua na área de capitalização de recursos junto ao governo, mas até o momento nem promessa.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 15:08h
Câmara Federal

Governo diz que vai manter isenções fiscais para filantrópicas na reforma da Previdência

 

Representante do governo federal afirmou que está fora de cogitação, no âmbito da reforma da Previdência (PEC 287/16), o fim das isenções fiscais para as entidades filantrópicas das áreas de saúde, educação e assistência social. (Foto ilustração)

Em audiência pública, nesta terça-feira (25), na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o chefe de divisão na Coordenação de Legislação e Normas da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, Geraldo Almir Arruda, destacou que a proposta que veio do governo não abordou o assunto. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 14:36h
Resposta

Refrigerantes diet e zero são seguros

 

Nos últimos dias, circula nas redes sociais e na imprensa uma reportagem que interpreta equivocadamente uma pesquisa realizada pela Universidade de Boston. O trabalho apontaria uma das causas do acidente vascular cerebral (AVC) e do desenvolvimento de demência.

Estudos baseados em questionários de frequência alimentar, como os realizados pela Universidade de Boston, são excelentes para recolher informações sobre padrões alimentares ao longo dos anos. Mas nunca para estabelecer causa e efeito, nunca para atestar que determinado alimento provoca determinada doença. Os próprios pesquisadores de Boston sabem disso.

Estabelecer vínculo entre o consumo de refrigerantes diet e qualquer doença, como chegou a ser publicado e compartilhado nas redes sociais, causa um pânico desnecessário, sem qualquer comprovação científica. Esses produtos são atestados pelo CODEX Alimentarius* pelas autoridades norte americana (FDA) e europeia (EFSA). No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atesta a segurança dos refrigerantes diet e zero comercializados no país.

Estudos conclusivos, como os produzidos pelo Instituto Norte Americano de Saúde (NIH), apontam m...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 14:28h
Nas redes sociais

Renan critica reforma trabalhista enquanto base da Câmara tenta vitória

 

O líder do PMDB do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL - foto), voltou a atacar nesta terça-feira, 25, as medidas propostas pelo governo Michel Temer para a área econômica. Em vídeo gravado e que será postado nas redes sociais no início da tarde, Renan desta vez dispara com a reforma trabalhista, que está em votação na comissão especial da Câmara.

Caso a base aliada consiga sair vitoriosa no colegiado, o texto pode ser votado na quarta-feira no plenário da Casa. Em seguida, a proposta deverá ser encaminhada para discussão e votação no Senado.

No vídeo, Renan lembra uma das iniciativas tomadas por ele quando era presidente do Senado, em que tentou aprovar o projeto que estabelecia o teto constitucional e acabava com os "supersalários" no setor público.

"Não entendo como relevam o projeto que acaba com o supersalário e coloca em seu lugar a reforma trabalhista, que revoga direito, reduz salário, coloca o acordado acima do legislado na recessão e aumenta a pejotização reduzindo a receita", afirma o peemedebista nas imagens.

Renan, que conduz a maior bancada do Senado, tem sido ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 14:17h
Comércio internacional

Premiê espanhol diz que UE e Mercosul podem fechar acordo comercial neste ano

 

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy (Foto), disse nesta terça-feira que um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia pode ser fechado neste ano.
Rajoy afirmou, durante participação em um evento em São Paulo, que o acordo está "mais perto do que nunca".

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, disse no mesmo evento que o Mercosul precisa derrubar barreiras comerciais internas para facilitar um possível acordo comercial com a UE.

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia