Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você é a favor da terceira dose de vacina contra a covid - 19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:45h
Prefeitura Municipal

Denilton Pereira está respondendo pela Agência Reguladora de Feira de Santana

 

Atual secretário de Governo, Denilton Pereira de Brito (foto ilustração) passou a acumular também a direção da Agência Reguladora de Feira de Santana (ARFES). Espécie de coringa do governo, Denilton Pereira, que é chamado de homem forte do Poder, sempre é lembrado para acumular cargos de primeiro escalão do governo quando há uma exoneração.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:41h
Novo projeto

Marcus Carvalhal deixa a Agência Reguladora para cuidar de projeto pessoal

 

Fora da Agência Reguladora de Feira de Santana (ARFS) desde quarta-feira (15), o advogado Marcus carvalhal (foto ilustração), questionado pelo site Bahia na Política sobre sua saída do órgão, disse que foi de forma consensual com o prefeito. “Vou cuidar de um novo projeto pessoal. Atuar mais no meu escritório. Foi de forma amigável. Deixei as portas abertas”, declarou Marcus Carvalhal que já foi presidente da Subseção da OAB e candidato a vereador pelo MDB no município, em 2020.

  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:38h
Mídia oficial

Feira de Santana: Câmara Municipal fará licitação para contratar agência de publicidade

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana publicou terça-feira (14) edital para a realização de licitação para contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de publicidade, de caráter educativo, informativo e de orientação social, para a administração. A abertura das propostas ocorrerá dia 14 de outubro de 2021. Mais informações no portal: https://transparencia.feiradesantana.ba.leg.br
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:34h
Audiência

Salvador: Carlos Geilson tem encontro com Bruno Reis

 

O deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) esteve na quarta-feira (15) com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM). Entre os assuntos abordados, tratou sobre as ações do combate ao coronavírus na capital, BRT, ônibus climatizado e a modernização do transporte coletivo. Evidente que não faltou o “pitaco” sobre a política estadual.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:34h
Aniversariante do Dia

Radialista Reny Alves em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:32h
Eleições 2022

João Roma deve perder espaço eleitoral na região de Feira de Santana

 

Deputado federal que teve muitos votos na região de Feira de Santana em 2018, pelas bênçãos do ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, João Roma (Republicanos/foto ilustração) deve ter um desfalque eleitoral se for disputar o cargo novamente. É que ACM Neto tem dito expressamente para seus aliados não fazerem aliança e nem apoiarem João Roma ou nome apoiado por ele. Em tempo: A esposa de João Roma deve ser candidata a deputada federal, se o projeto de governador der certo.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:29h
Na história

Robinson Almeida: Jaques Wagner e Rui Costa foram os que mais investiram em Feira de Santana

 

O vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Robinson Almeida (PT-foto ilustração), afirmou que os governos de Jaques Wagner e Rui Costa, ambos do PT, foram os que mais investiram na história de Feira de Santana. “A cidade passou por uma grande transformação nos governos do PT, liderados pelos governadores Jaques Wagner e Rui Costa e pelos presidentes Lula e Dilma Rousseff”, declarou durante a inauguração da nova sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:26h
Feira de Santana

ACEFS fará assembleia para realizar alteração estatutária

 

A Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS) vai realizar, no próximo dia 27, assembleia geral com seus associados. Segundo o presidente Genildo Melo (foto ilustração) o objetivo é fazer uma pequena reforma estatutária, visando o aperfeiçoamento da entidade.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:23h
Feira de Santana

Conceição Borges: Zona Rural sente falta das cavalgadas

 

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Conceição Borges (foto ilustração), lembrou que as cavalgadas gerariam, nesse período, uma renda a mais para as famílias da zona rural. Mas tudo acabou, por conta da pandemia. (Folha do Estado)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:20h
Feira de Santana

Câmara cria comissão para investigar situação do Município junto ao MPT

 

Uma comissão composta por cinco vereadores deverá fazer um levantamento junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) buscando informações de que como está a situação trabalhista do Município, uma vez que há um tempo a prefeitura de Feira de Santana foi mesmo multada por conta de problemas em contratações. A comissão será formada pelos vereadores Jhonatas Monteiro (PSOL), Pedro Cícero (Cidadania), Edvaldo Lima (MDB), Emerson Minho (DC) e Galeguinho (PSB), tendo como suplentes Luiz da Feira (PROS) e Lu de Ronny (MDB). (Daniela Oliveira/Foto: Câmara Municipal de Feira de Santana)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:18h
Feira de Santana

Jhonatas Monteiro critica possibilidade de privatização da Embasa: "equívoco"

 

Empresa de capital misto, a Embasa poderá ser totalmente privatizada, segundo informações passadas pelo governador Rui Costa. A notícia foi duramente criticada pelo vereador Jhonatas Monteiro ((PSOL), em discurso, nesta quinta-feira (16), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana. “A privatização é um equívoco. O Governo do Estado só vai conseguir fazer isso se passar por cima dos funcionários e da população”, previu. Jhonatas lembrou que nos anos 80 já se tentou fazer o mesmo e a os baianos se manifestaram impedindo. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:14h
Feira de Santana

Fernando Torres defende CPI da Saúde na Câmara Municipal

 

Após fazer uma denúncia envolvendo o secretário de Saúde Marcelo Britto, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Fernando Torres (PSD-foto), pediu aos colegas que assinem a CPI da Saúde, proposta pelo vereador Silvio Dias (PT). “Temos que apurar a situação da saúde em Feira de Santana”, afirmou. Caso seja aprovada, esta será a quarta CPI criada na Câmara de Feira de Santana, mas nenhuma está em andamento. A única colocada em prática, a da Cesta Básica, foi suspensa pela Justiça. Já as CPIs das Cooperativas, que deverá se transformar em CPI da Saúde, e do Transporte Público nem mesmo tiveram seus membros nomeados. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:06h
Feira de Santana

Silvio Dias destaca investimentos do Governo do Estado na educação

 

Com o anúncio de reforma de mais 15 escolas estaduais em Feira de Santana, o vereador Silvio Dias (PT) destacou os investimentos do Governo do Estado. “Temos um total de 52 escolas estaduais no município e já estamos chegando a 30 que foram reformadas ou tiveram sua reforma aprovada. Nunca se viu neste Estado e quem sabe até nesse país essa quantidade de investimento”, destacou. Silvio citou ainda a ampliação da rede de esgotamento sanitário, anunciada durante visita de Rui Costa à cidade quando inaugurou uma unidade do Hemoba. (Daniela Oliveira)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:04h
Feira de Santana

Em sessão Expedito Eloy fala obre recursos do Fundef na Câmara

 

O secretário da Fazenda, Expedito Eloy (foto), esteve na Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quinta-feira (16), para falar a respeito do pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e da Valorização do Magistério (Fundef), destinado aos professores. O secretário Expedito Eloy tirou as dúvidas, e esclarceu que algumas cidades que já pagaram o valor destinado à categoria foram obrigadas pelo TCU a devolver. O secretário citou que muitos municípios não pagam o piso salarial dos professores, enfatizando a gestão que é feita em Feira de Santana.

Valorização profissional

Cobrando uma resposta clara, a professora presidente da APLB, Marlede Oliveira, lamentou que o Município não valorize os profissionais da Educação. “Um absurdo um governo que acha que pode melhorar a Educação sem valorizar os profissionais”, disse. (Daniela Oliveira/foto Acorda Cidade)

    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 06:00h
Benefício Social

Nascidos em novembro já podem sacar quinta parcela do auxílio

 

A quinta parcela do auxílio emergencial já pode ser sacada em espécie a partir desta sexta-feira (17) pelos beneficiários nascidos em setembro. Os recursos foram disponibilizados pela Caixa para o grupo no último dia 29 de agosto. (Foto ilustração)

Até então, a grana presente na conta poupança digital apenas podia ser movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas essenciais, boletos e realização de compras. Além disso, os beneficiários também podem fazer transferências instantâneas entre bancos via PIX (exceto para contas de mesma titularidade).

Também acontece nesta sexta-feira (17), o pagamento da sexta e penúltima parcela do auxílio emergencial aos beneficiários do programa Bolsa Família com NIS (Número de Identificação Social) final 1. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 05:40h
Feira de Santana

Vacinação contra Covid continua nesta sexta-feira

 

Nesta sexta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará continuidade a vacinação contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 16h. A primeira dose será aplicada em pessoas maiores de 18 anos (nascidos até 16 setembro de 2003), gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto). (Foto ilustração)

É obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai, mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação. Nos casos em que a residência está no nome do cônjuge ou ex-cônjuge, é necessário apresentar a certidão de casamento ou divórcio.

No local da vacinação, equipes de triagem fazem a consulta do cartão SUS para confirmar a lotação em Feira de Santana. É exigido para as puérperas e gestantes uma prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefícios.

Segunda dose - Também haverá imunização em segunda dose das vacinas Oxford/Astrazeneca e CoronaVac, para pessoas que estão no período recomendado. É obrigatório levar o cartão de vacina com a comprovação da primeira dose, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Dados do Vacinômetro i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 05:35h
Imunizante contra Covid-19

Brasil recebe mais dois lotes de vacinas da Pfizer

 

O Brasil recebeu ontem (16) mais dois lotes de vacinas contra covid-19 da Pfizer. Os imunizantes foram trazidos em dois voos que chegaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 20h15 e às 21h40. No total, foram entregues ao Ministério da Saúde, 2.070.900 doses. (Foto ilustração)

Após o desembarque no aeroporto, as vacinas seguem para o depósito do ministério, em Guarulhos (SP) e, em seguida, são enviadas aos mais de 38 mil postos de vacinação espalhados pelo país.

Até o final de 2021, segundo a empresa Pfizer, serão entregues 200 milhões de doses do imunizante, por meio de dois contratos de fornecimento da vacina. O primeiro, fechado com o Ministério da Saúde, em 19 de março, prevê a entrega de 100 milhões até o final de setembro. Já o segundo, assinado em 14 de maio, prevê mais 100 milhões de doses entre outubro e dezembro. (Fábio Massalli)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 05:28h
Mercado de Capitais

Ibovespa recua e fecha abaixo dos 114 mil pontos com incertezas locais e Vale

 

O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira, perdendo força durante a semana, em meio à manutenção de incertezas no cenário brasileiro, mas também minado pelo declínio do minério de ferro na China, que afetou as ações da Vale. (Foto ilustração)

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,12%, a 113.777,57 pontos, de acordo com dados preliminares, passando a mostrar performance negativa no acumulado da semana. Até a véspera, subia 0,68%.

O volume financeiro somava 27,8 bilhões de reais, com o pregão também refletindo movimentações atreladas ao vencimento de opções sobre ações na sexta-feira, que costuma ter entre as séries mais líquidas ações com relevante peso no Ibovespa. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 05:20h
Moeda norte-americana

Dólar à vista fecha em alta de 0,54%, a R$5,2654

 

O dólar devolveu a queda da véspera e fechou em alta contra o real nesta quinta-feira, impulsionado sobretudo pelo rali global da moeda norte-americana, após dados melhores nos EUA aumentarem dúvidas sobre o momento de redução de estímulos pelo banco central norte-americano. (Foto ilustração)

O dólar à vista subiu 0,54%, a 5,2654 reais.

Na máxima, alcançada à tarde, a cotação bateu 5,2806 reais (+0,83%), mas ainda pela manhã a moeda havia alcançado um patamar próximo, de 5,2800 reais.

Na mínima, atingida ainda no começo dos negócios, a divisa recuou 0,10%, a 5,232 reais.

Lá fora, o índice do dólar saltava 0,4%, maior alta em quase um mês, que o levava ao maior patamar em quase três semanas.

Na quarta, o dólar no Brasil havia cedido 0,42%, a 5,237 reais. (Por José de Castro)

 

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 05:15h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas

 

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde do país registraram 34.407 novos casos de covid-19 e 643 mortes em consequência de complicações associadas à doença. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (16) em seu balanço diário sobre a pandemia. (Foto ilustração)

Com os novos acréscimos às estatísticas, a soma de pessoas que perderam a vida para a pandemia atinge 589.240. Ontem (15), a compilação de dados do Ministério da Saúde registrava 588.597 óbitos.

Ainda há 3.331 falecimentos em investigação. Nessas situações, os diagnósticos dependem de resultados de exames concluídos apenas após o paciente já ter morrido.

Com os novos casos, o total de pessoas contaminadas pelo vírus desde o início da pandemia chegou a 21.069.017. Ontem, o sistema de informações da pandemia trazia 21.034.610 casos acumulados.

Ainda há 306.713 casos em acompanhamento. O nome é dado ao número de casos ativos de pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado e estão sendo atendidas por equipes de saúde ou se recuperando em casa.

O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 foi para 21.173.064, o que corresponde a 95,7% das pessoas infectadas no Brasil desde o início da pandemia. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 05:10h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 458 novos casos de Covid-19 e mais 23 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 458 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,04%) e 399 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (16) também registra 23 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.227.870 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.198.989 já são considerados recuperados, 2.169 encontram-se ativos e 26.712 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.522.497 casos descartados e 233.796 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 51.962 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 53 casos e um óbito; total de mortes chega a 984 nesta quinta (16)

 

Nas últimas 24h, o número de pacientes internados com Covid-19 reduziu de 33 para 27, em Feira de Santana. O município manteve a marca de 46.350 curados da doença, índice que representa 92,6% dos casos confirmados. Enquanto isso, 116 exames foram negativos e 53 positivos. (Foto ilustração)

Os resultados positivos de hoje são em relação a liberação dos exames acumulados que haviam realizado coleta entre os dias 12 e 14 de setembro que estavam aguardando resultado do laboratório.

O informativo também confirma mais uma morte, ocorrida em 03 de setembro. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

NÚMEROS DESTA QUINTA-FEIRA 16 de setembro de 2021

Casos confirmados no dia: 53

Pacientes recuperados no dia: 0

Resultados negativos no dia: 116

Total de pacientes hospitalizados no município: 27

Óbito comunicado no dia: 1

Data do óbito: 03/09

NÚMEROS TOTAIS Total de pacientes ativos: 155 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados no município: 50.021 (Período de 06 de março de 2020 a 16 de setembro 2021)

Total de pacientes em isola...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 17:54h
Política

Câmara aprova MP que altera regras de fundos constitucionais

 
Foto Cleia Viana - Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou hoje (16) a Medida Provisória (MP) 1052/21 que altera as regras dos fundos constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO). O texto, aprovado por 301 votos a 105, segue agora para análise do Senado.

Os fundo têm por objetivo fomentar o desenvolvimento econômico e social das três regiões, por meio do financiamento aos setores produtivos, a exemplo do agronegócio e do turismo. Esse fomento é feito a partir de bancos federais regionais – da Amazônia (Basa) e do Nordeste (BNB) – ou do Banco do Brasil.

Entre outros pontos, a MP diferencia custos de operações financeiras conforme o porte do tomador de recursos dos fundos. A proposta altera ainda regras do Fundo Garantidor de Infraestrutura (FGIE), permitindo apoio a concessões públicas e parcerias público-privadas da União, dos estados e dos municípios.

Em seu parecer, o deputado Wellington Roberto (PL-PB) alterou uma das principais mudanças sugeridas na versão original do Poder Executivo que previa a diminuição da taxa de administração a que tem direito os bancos públicos por gerenciarem o dinheiro dos fundos. O ponto foi suprimido do texto apresentado por Roberto.

“Os propósitos do FNO, do FNE e do FCO não podem ser cumpridos sem que os bancos regionais tenham estrutura minimamente adequada, e a preocupação é compartilhada por diversos parlamentares nas emendas apr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 17:00h
Tribunal Regional Eleitoral

Eleições 2020: candidatos não eleitos e partidos devem prestar contas até amanhã (17)

 
Foto Reprodução

Nesta sexta-feira (17), encerrará o prazo para candidatos não eleitos e partidos políticos apresentarem os documentos de prestação de contas relativos à eleição de 2020. Em março deste ano, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, determinou a suspensão de prazo para a entrega de mídias eletrônicas com a prestação de contas das campanhas, devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 naquela ocasião.

Com o avanço da vacinação e o controle do número de infectados pelo coronavírus, a suspensão foi revogada através da Portaria 506/2021. De acordo com o assessor de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Geomário Lima, tal portaria obrigou os tribunais eleitorais a editarem normativos sobre o assunto. “Desta forma, o presidente do Regional baiano, desembargador Roberto Maynard Frank, publicou a Portaria 411/2021 para disciplinar os procedimentos”, informa o servidor do TRE-BA.

 “O ato determina que as mídias devam ser enviadas de forma remota pelo Sistema Coletacand, criado pelo TRE da Bahia para esta finalidade”, explica Geomário. Com isso, candidatos e partidos devem enviar as mídias eletrônicas com todas as informações de prestação de contas que foram enviadas pela internet, conforme frisa o assessor de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TRE-BA.

A revoga&ccedi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 16:47h
Política

Rui nomeia Pelegrino como conselheiro do TCM

 
Foto Reprodução

A nomeação de Nelson Pelegrino para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) foi publicada em edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 16. O documento foi assinado pelo governador Rui Costa um dia após aprovação pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) do nome do deputado federal licenciado para o cargo.

Em virtude da nomeação no TCM, o então secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) deixa o comando da pasta. Anteriormente, Pelegrino passou pelas secretarias da Justiça e do Turismo.

A exoneração de Pelegrino do cargo no Poder Executivo também está publicada no Diário Oficial desta quinta. O governador Rui Costa designou Ananda Lage, atual Chefe de Gabinete da Sedur, para cumulativamente responder pelo expediente da secretaria. (A Tarde - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 16:41h
Ministério Público Estadual

Município de Ilhéus é acionado para revogar decreto que renovou mandato de conselheiros de saúde

 
Foto Reprodução

O Município de Ilhéus foi acionado pelo Ministério Público estadual para que seja obrigado pela Justiça a revogar o decreto municipal número 54 de 2021, que renovou o mandato dos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o biênio 2021/2023. A ação do promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho pede ainda que o Judiciário determine que o Conselho de Saúde realize eleições para escolher as entidades que comporão o órgão.

O Município suspendeu a realização das eleições com base numa resolução do Conselho Nacional de Saúde, que previa essa possibilidade, em decorrência da pandemia de Covid-19, porém apenas quando a eleição “se mostrasse inviável, o que só poderia ser verificado quando da expiração dos mandatos”. O promotor de Justiça destacou que “o município de Ilhéus, ao prorrogar o mandato das entidades que compõem o CMS, ignorou tal normativa”, uma vez que as entidades atuais que compõem o conselho só foram nomeadas em 08 de outubro de 2019 e a decisão de prorrogar seus mandatos se deu em reunião ordinária ocorrida no dia 20 de maio de 2021. “Ou seja, tanto a decisão quando a publicação em Diário Oficial se deram no curso de vigência dos mandatos”. O promotor observou ainda que, mesmo nos casos excepcionais, seria preciso constituir um mandato de transição, o que também não ocorreu. (MP-BA - Foto Repr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 16:03h
Sudoeste baiano

Brumado: Prefeito perde liderança do PSB após participar de atos pró-Bolsonaro

 
Foto Reprodução

Conforme anunciado pela deputada federal Lídice da Mata, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) definiu nesta semana o futuro do prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos, no partido. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o PSB, que atualmente é presidido pelo secretário de educação do município, João Nolasco Costa, terá um novo mandatário. Além da perda do comando da sigla, Vasconcelos ainda sofreu um processo na comissão de ética do partido, o que pode levar a sua expulsão. A situação pode se complicar ainda mais, já que Eduardo tem o vereador José da Silva Santos, do PSB, o Santinho, na sua base de sustentação na Câmara Municipal e o partido será oposição a seu governo. Santinho terá que seguir as diretrizes do novo diretório do partido, o que poderá complicar o seu futuro político-partidário, em caso de descumprimento das normas estabelecidas. O novo presidente do PSB brumadense será o advogado Samuel Coelho Milhazes. A composição do novo diretório será publicada nas próximas horas pela executiva estadual do PSB. (Achei Sudoeste  - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 16:00h
Covid 19

Adolescentes sem comorbidades são retirados da lista de vacinação contra a Covid-19

 
Foto Reprodução

O Ministério da Saúde publicou uma nota informativa nesta quarta-feira (15) em que volta atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Agora, a orientação do ministério é que não seja feita a vacinação deste grupo.

A vacinação deve ficar restrita a três perfis específicos:

adolescentes com deficiência permanente,

adolescentes com comorbidades,

e adolescentes que estejam privados de liberdade.

A nota informativa desta quarta contraria uma outra publicada pela pasta em 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esses adolescentes a partir do dia 15.

O próprio Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que participa das decisões sobre os rumos do Plano Nacional de Imunizações, divulgou nota na quarta-feira afirmando que a "vacinação de todos os adolescentes é segura e será necessária". Nesta quinta, o Conass e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) solicitaram posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a aplicação da vacina em adolescentes de 12 a 17 anos.

O pedido dos conselhos foi feito com base na nova orientação do Ministério da Saúde e também num "possível event...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 15:50h
Economia

Ministério mantém previsão de crescimento da economia em 5,3% este ano

 
Foto Marcello Casal Jr

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia manteve a projeção para o crescimento da economia este ano e elevou a estimativa para a inflação, de 5,9% para 7,9%, por influência da alta nos preços dos combustíveis e energia elétrica. As projeções estão no Boletim MacroFiscal divulgado hoje (16).

A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) permaneceu em 5,3% em 2021, em relação ao último boletim, divulgado em julho.

No segundo trimestre do ano, o PIB teve recuo na margem de 0,1% em relação ao período anterior (com ajuste sazonal, já que são períodos diferentes) e cresceu 12,4% na comparação interanual, mostrando recuperação em relação à crise de 2020, segundo a SPE. A pasta destaca que a redução no segundo trimestre se encontra próxima à estabilidade, em um trimestre com o maior número de mortes da pandemia de covid-19.

Apesar da queda do ritmo da atividade nesse período, os dados mensais de indicadores mostram que a recuperação da economia continua no terceiro trimestre. A projeção do PIB para o período é de crescimento de 0,6% em relação ao segundo trimestre (com ajuste sazonal) e de 5% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

O destaque no segundo tri...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 12:40h
Presidente do Senado

Pacheco diz que conversará com Alcolumbre sobre sabatina de Mendonça

 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG-Foto), minimizou nesta quinta-feira (16) a demora do presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), em marcar a sabatina de André Mendonça no colegiado.

O advogado e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e ex-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU) do atual governo foi indicado em julho, pelo presidente Jair Bolsonaro, à vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou compulsoriamente, no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Podem ser muitas as razões pelas quais ainda não foi feita a sabatina, inclusive o fato de que isso exige um esforço concentrado, a presença em Brasília, é algo complexo, é uma indicação ao STF. Há outras pendências também relativas à CCJ e ao Conselho Nacional do Ministério Público. Vamos fazer o arranjo necessário para resolver não só essa indicação, mas outras que estão pendentes”, afirmou Rodrigo Pacheco.

O presidente do Senado acrescentou que vai procurar o colega para uma definição sobre assunto. “Conversarei com o presidente Davi [Alcolumbre], respeitando a autoridade dele como presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas sempre faremos a ponderação para o caminho do consenso para resolver essa questão”, destacou.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 11:20h
CPI da Covid-19

Diretor-executivo da Prevent Senior não irá à CPI nesta quinta, diz empresa

 

O diretor-executivo da Prevent Senior Pedro Benedito Batista Junior não irá comparecer para depor na CPI da Pandemia nesta quinta-feira (16), informou a empresa. (Foto ilustração)

Em nota enviada à comissão, a operadora de saúde diz que o e-mail de intimação para que o médico fosse ao Senado prestar esclarecimentos sobre o chamado “tratamento precoce” chegou no fim da tarde de quarta-feira (15), e que, portanto, não houve tempo hábil para viabilizar seu comparecimento.

“A Prevent Senior reitera que prestou todos os esclarecimentos encaminhados pela CPI nos últimos meses. E que continua à disposição para quaisquer esclarecimentos complementares”, complementa a nota.

Segundo a defesa do médico, ele deve comparecer à CPI se receber outra notificação com maior tempo tanto para chegar à Brasília – o executivo encontra-se em São Paulo – como para a análise dos autos que embasaram a convocação.

Ainda de acordo com os advogados de Pedro Batista, a CPI já havia sido informada do não-comparecimento do médico por volta das 19h de quarta-feira, horas após o recebimento da intimação.

A possibilidade de um pedido de condução coercitiva também é descartada, diz a defesa, justamente porque o diretor não se recusou a comparecer e tem amparo legal par...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 11:00h
Ministro da Cidadania

João Roma participa da entrega de 500 casas a famílias de baixa renda em Salvador nesta quinta

 

O ministro da Cidadania, João Roma, participa nesta quinta-feira (16) da entrega pelo Governo Federal de 500 casas a famílias de baixa renda em Salvador. Com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o ato será realizado na Rua Santa Filomena, em São Thomé de Paripe, a partir das 15h. (Foto ilustração)

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o residencial Vivenda do Mar é composto por casas sobrepostas, com 47 m² de área útil. Ao todo, foram investidos pela pasta R$ 32,1 milhões em benefício de cerca de duas mil pessoas. As obras foram executadas pelo Governo da Bahia, em conjunto com a Prefeitura de Salvador. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 10:45h
Interior da Bahia

Ipecaetá: Licitação para obra na BA-120 será dia 21 de setembro

 
Foto Reprodução

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, pela Secretaria de Infraestrutura, uma licitação para obra de restauração da BA-120, no trecho que vai de Cavunge ao município de Ipecaetá, incluindo o entorno do município, com ciclovia. A obra, que compreende uma extensão de 9,63km, será licitada por meio de licitação de concorrência, do tipo menor preço, no dia 21 de setembro, às 9h30. (Daniela Oliveira – Foto Reprodução)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 10:06h
Feira de Santana

Pedro Américo faz apelo ao prefeito: "projeto como Guarda Mirim não pode ser jogado no lixo"

 
Foto Reprodução

Fazendo um apelo ao prefeito Colbert Martins e aos secretários municipais que retomem a contratação de estagiários no município de Feira de Santana, o vereador Pedro Américo (DEM) destacou o projeto Guarda Mirim, em discurso nesta quinta-feira (16), na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana.

“Estudantes dessa cidade, mais de 700 inscritos na primeira edição do Guarda Mirim, fizeram uma prova de português, redação, história de Feira passaram na seleção, foi publicado no Diário Oficial, passaram sete meses em treinamento para ser Guarda Mirim e a nossa obrigação é que após a formatura, que eles gastaram seu próprio dinheiro para irem ao curso, sejam aproveitados como estagiários”, afirmou.

Pedro Américo pediu a contratação imediata desses estudantes. “Programa que de fato valorizasse aquele jovem que estuda, pois para ser contratado precisava ter aproveitamento de mais de 80%, por isso peço a recontratação imediata dos estudantes da Guarda Mirim. Faço um apelo ao prefeito Colbert Martins e aos secretários que possam fazer a contratação dos estagiários porque muitos estudantes vivem desse valor de R$600 reais que é o valor da bolsa disponibilizada”, ressaltou e completou: “Um projeto como Guarda Mirim não pode ser jogado no lixo e a recontratação dos estagiários deve acontecer em todos os setores da prefeitura municipal”, disse, citando os estagiário...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 09:50h
Governo Federal

Governo encaminha ao Congresso plano de redução de benefícios fiscais

 

O governo encaminhou ao Congresso um projeto de lei que reduz incentivos e benefícios tributários de setores da economia. A Secretaria-Geral da Presidência informou hoje (16) que a medida é fruto do compromisso firmado entre o Legislativo e o Executivo para possibilitar o pagamento do auxílio emergencial em 2021, benefício que atende a população mais vulnerável durante a pandemia de covid-19. (Foto ilustração: presidente Jair Bolsonaro)

A Emenda Constitucional nº 109/2021, que permitiu o auxílio este ano, concedeu seis meses para o governo propor uma redução de benefícios tributários, além de outras medidas fiscais para abertura de espaço no orçamento.

De acordo com a Presidência, o Plano de Redução Gradual de Incentivos e Benefícios Fiscais visa a adequação dos benefícios tributários ao Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país). O objetivo é que, ao final de oito anos, os incentivos sejam mantidos em patamar igual ou inferior a 2% do PIB.

A Secretaria-Geral explica ainda que o plano foi elaborado pela Receita Federal e prevê um corte de mais de R$ 22 bilhões em gastos tributários, sendo R$ 15 bilhões cortados já no primeiro ano. As demais reduções serão feitas gradualmente, por meio da não prorrogação de outros benefícios fiscais que já tinham data certa para serem encerra...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 08:45h
Assembleia Legislativa

Novo Terminal Rodoviário de Salvador será debatido em audiência nesta quinta (16)

 
Foto Reprodução

A Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pela deputada Maria del Carmen (PT) realiza nesta quinta-feira (16), a partir das 18h, uma audiência pública virtual, que discutirá o “Novo Terminal Rodoviário de Salvador”.

Segunda a parlamentar, o objetivo principal da audiência é apresentar o projeto, discutir sobre os impactos da obra na região e contratação de mão de obra local. Atividade será transmitida pelas redes da TV ALBA, no canal aberto 12.2 e NET 16, e pelo facebook @deputadamaria. (Alba - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 08:08h
Tribunal de Contas dos Municípios

Ex-prefeito de Santo Amaro sofre representação ao MPE

 
Foto Reprodução

Os conselheiros e auditores da 1ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios acataram denúncia apresentada pela atual prefeita de Santo Amaro, Alessandra Gomes do Carmo, contra o ex-prefeito Flaviano Rorhs da Silva Bonfim, por favorecer autor de ação, em acordo ilegal, com reconhecimento de suposta dívida superior a R$6 milhões. O relator do processo, conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa. Ele ainda foi punido com multa no valor de R$10 mil. As ilegalidades ocorreram no exercício de 2020.

O processo foi analisado e julgado na sessão desta quarta-feira (15/09), realizada por meio eletrônico. Segundo a denúncia, o ex-prefeito, a menos de 20 dias do encerramento de seu mandato, anexou aos autos da Ação Possessória nº 0000702-38.2014.805.0228 “Termo de Acordo Administrativo”, no qual se comprometeu, em nome do município de Santo Amaro, a pagar ao autor Manoel Inácio das Neves, a título de indenização, a importância de R$6.570.000,00, sem que constasse no documento assinatura ou parecer da Procuradoria Jurídica Municipal.

Além disso, faltando apenas 10 dias para o fim do ano e com a rede pública de ensino fechada, o gestor aderiu à “Ata de Registro de Preços do município de Maragogipe” para adquirir materiais pedagógicos para as esc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 08:00h
Senado Federal

"Aberrações" fazem senador pedir mudanças no STF

 

Na primeira sessão do Senado após os atos do dia 7, quando se destacaram as críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Lasier Martins (Pode-RS-Foto) defendeu mudanças na forma de escolha e indicação dos ministros do Tribunal, além da criação de mandatos para os membros. Segundo Lasier, o STF “vem perdendo credibilidade” e se transformou numa Corte que “acusa e pune, se dizendo ao mesmo tempo vítima, produzindo por isso aberrações jurídicas inacreditáveis”.

Crítica contundente

Lasier afirmou que o STF age em sentido contrário à Constituição ao punir a livre expressão e atacar a inviolabilidade parlamentar.

Momento adequado

Para o político gaúcho, nunca houve “clima tão adequado” no Senado para propor mudanças no STF através de emenda constitucional.

Mandato e inelegibilidade

A proposta de Lasier (PEC 35/2015) impõe mandato de dez anos aos ministros do STF, além de inelegibilidade por 5 anos após deixar a Corte.

Lista tríplice

A escolha dos ministros sairia de uma lista tríplice elaborada pelos presidentes dos tribunais superiores, TCU, PGR e presidente da OAB. (diariodopoder)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 07:53h
Sul da Bahia

Itarantim: Vereador denuncia que prefeito pretende demitir aposentados

 
Foto Reprodução

Nesta semana o vereador de Itarantim, Hilton Rocha (DEM), denunciou o governo do prefeito Fábio Gusmão (PSD). Segundo o edil, o prefeito pretende demitir os funcionários aposentados. “Quase cem funcionários públicos aposentados aguardam por seu afastamento. A maioria recebem apenas um salário mínimo, mas os aderentes do prefeito estão trabalhando ”, declarou o edil. (Políticos do Sul da Bahia - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2021 07:14h
Federal e estadual

Feira de Santana: Grande número de candidatos pode não eleger ninguém

 

A depender da articulação, o grupo liderado pelo prefeito Colbert Martins (MDB) e o ex-prefeito José Ronaldo (DEM), em 2022 pode não conseguir eleger deputados estaduais e federais por Feira de Santana. Tudo por conta do grande número de pretensos candidatos. Afinal, não tem votos para todo mundo. (Foto ilustração: José Ronaldo e Colbert Martins). 
    

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia