Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você já definiu em quem votar para prefeito e vereador em 15 de novembro?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 17:25h
Senado Federal

Eduardo Girão manifesta entusiasmo com frente conservadora na América Latina

 

Em pronunciamento nesta quarta-feira (21), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE-Foto) afirmou que uma frente conservadora na América Latina começa a dar os primeiros passos, ao relatar um encontro com esse fim, ocorrido na Embaixada da Colômbia, com parlamentares brasileiros e daquele país.

Segundo o senador, a iniciativa dá esperança e entusiasmo aos que defendem a causa — que tem uma visão liberal na economia e conservadora nos costumes.

Nesse sentido, explicou o senador, os parlamentares defensores do conservadorismo lutam pelo livre mercado e a desburocratização, no campo econômico.

Já em relação aos costumes, continuou o Girão, eles defendem a vida e a família, sendo, portanto, contrários ao aborto, à legalização dos jogos de azar e ao uso de qualquer tipo de droga, a exemplo da maconha.

O senador disse ainda que parlamentares de outros países da região manifestaram interesse em aderir à frente conservadora e anunciou que, no final de novembro, deverá ocorrer no Brasil uma reunião presencial para planejar as pautas e fortificar os laços.

— O outro lado faz isso, com o Foro de São Paulo, com esse tipo de estratégia. E nós precisamos fazer, também. Então eu acredito que vai proliferar, porque a verdade tem força. A natureza conspira a favor de causas que têm valores e princípios...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 16:40h
Câmara Federal

Proposta isenta empresas dos aluguéis se pandemia levar à interrupção de atividades

 

O Projeto de Lei 1248/20 isenta as empresas do pagamento dos aluguéis dos imóveis que ocupam quando houver a suspensão das atividades produtivas por ato do poder público destinado ao enfrentamento de situações emergenciais.

O texto em tramitação na Câmara dos Deputados insere o dispositivo na Lei do Inquilinato. A isenção valerá durante todo o período de enfrentamento de emergências. A regra não atingirá outros encargos de locação, que continuam devidos.

“Sendo o aluguel importante despesa das empresas, parece desarrazoado que o locatário arque com os prejuízos quando, como no caso do combate à pandemia de coronavírus, não puder usar o imóvel”, afirmou o autor, deputado Marx Beltrão (PSD-AL-Foto).

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 16:05h
Governador do Distrito Federal

Ibaneis vai ao STF para tentar aumentar servidores sem concurso

 

Em ação protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), o governador Ibaneis Rocha (MDB-Foto) pede para que a Corte declare inconstitucional as normas distritais que reservam o percentual mínimo de 50% das vagas de cargos em comissão na administração pública local para servidores públicos de carreira.

Entre essas normas está o artigo 19, inciso V, da Lei Orgânica do DF, de autoria da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em vigor desde 2017. O governo argumenta que “a definição desse percentual é matéria atinente à organização administrativa interna do Poder Executivo, de maneira que não pode o Poder Legislativo distrital, mediante inserção de norma na LODF, interferir sobre a discricionariedade do Governador do Distrito Federal para promover a distribuição de cargos públicos nos órgãos da Administração”.

Além de afirmar que a limitação viola as regras de procedimento legislativo, o pedido feito pelo governador considera que ela fere o princípio da separação dos Poderes.

 “Ao assim fazer, o artigo 19, inciso V, da LODF invade as funções reservadas ao Governador para (i) iniciar processo legislativo de matéria sob sua competência e (ii) exercer a direção superior da Administração, em clara violação às disposições do artigo 84, incisos II e III, da Constitui&c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 15:15h
Anvisa acompanha o caso

Voluntário de teste da vacina de Oxford no Brasil morre

 

Um voluntário brasileiro que participava do ensaio clínico da vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca morreu. (Foto ilustração)

O caso foi comunicado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na segunda-feira e divulgado nesta quarta-feira (21).

Não há detalhes sobre a causa da morte e nem se está relacionada à vacina. Tampouco se sabe se o voluntário teria tomado o imunizante ou o placebo.

Em nota, a Anvisa ressalta que recebeu informações referentes à investigação de um comitê internacional.

"É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação."

Segundo o órgão, os dados precisam ser "mantidos em sigilo" para garantir os regulamentos internacionais. A Anvisa diz, no entanto, que "cumpriu, cumpre e cumprirá a sua missão institucional de proteger a saúde da população brasileira".

A vacina, chamada de ChAdOx1, está em testes no Brasil desde meados de julho, com cerca de 10 mil pessoas &m...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 14:30h
Criticou a Operação Lava Jato

Renan Calheiros diz que Moro agiu como verdugo para emplacar projeto de poder

 

O senador Renan Calheiros (MDB-AL-Foto) voltou a criticar a autoproclamada operação “lava jato” e o possível conluio entre procuradores e o então juiz Sergio Moro. Segundo ele, a operação foi responsável por diversas transgressões, flexibilizações legais e excessos.

“Os excessos encobriram — agora, se sabe, está escancarado — um projeto de poder encabeçado por um verdugo, o ex-juiz Sergio Moro, que retirou um nome competitivo da eleição presidencial sem prova, confundindo o papel de investigador e julgador”, afirmou o parlamentar nesta quarta-feira (21/10), durante a sabatina do desembargador Kassio Nunes Marques, indicado para o Supremo Tribunal Federal.

Relembrando da operação “mãos limpas”, na Itália, Calheiros disse que o Brasil também passou por uma “inquestionável judicialização da política”. Para ele, a medida “colocou em xeque o Estado Democrático de Direito e criou no país um Estado policialesco”. “Na Itália, já sabemos o desfecho e o fim melancólico do juiz Antonio de Prieto”, disse.

De acordo com o senador, Embora veja méritos civilizatórios na operação “lava jato”, da forma como conduzida, transpareceu suas transgressões. Ele citou a relativização da presunção de inocência e disse que a prisão virou regra para forçar um a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 13:50h
Vacina ainda em fase de teste

Governadores rebatem fala de Bolsonaro sobre a CoronaVac

 

Diversos governadores foram às redes sociais para rebater a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que que não irá comprar a vacina CoronaVac, feita pelo Governo de São Paulo em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. (Foto ilustração)

Após as postagens do presidente, o Ministério da Saúde fez pronunciamento para negar qualquer previsão de compra da vacina pelo Governo Federal. O anúncio da compra foi feito ontem (20), depois da reunião entre o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, e os governadores.

Maranhão

O governador Flávio Dino (PCdoB) foi o primeiro a usar suas redes sociais para criticar a postagem do presidente. Em seu perfil no Twitter, Dino indagou a constatação: “Ontem houve uma reunião do Ministro da Saúde, sua equipe e os governadores em que o contrário foi anunciado. Afinal, o que está valendo?”.

“Bolsonaro agora quer fazer a “guerra das vacinas”, continuou. “Só pensa em palanque e guerra. Será que ele não quer jogar War ou videogame com Trump? Enquanto jogasse, ele não atrapalharia os que querem tratar com seriedade os problemas da população.”

O governador do Maranhão também garantiu que os governadores irão ao Congresso para “garantir o acesso da população a todas as vacinas que forem eficazes e seguras”. &ldquo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 12:40h
Imbróglio da vacina contra o Covid-19

Não há intenção de compra de vacina chinesa, diz secretário

 

O Ministério da Saúde atualizou hoje (21) as informações sobre a vacina CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan. O secretário executivo da pasta, Elcio Franco, realizou pronunciamento, transmitido pela TV Brasil, para prestar esclarecimentos sobre a carta de intenções para aquisição da vacina do Butantan-Sinovac/Covid-19. (Fotro ilustração)

"Qualquer vacina, quando estiver disponível, certificada pela Anvisa, e adquirida pelo Ministério da Saúde, poderá ser oferecida aos brasileiros por meio do Programa Nacional de Imunizações, e no que depender desta pasta, não será obrigatória", informou o secretário executivo.

Segundo o secretário, não houve qualquer compromisso com o governo do estado de São Paulo no sentido de aquisição de vacina contra a covid-19. “Tratou-se de um protocolo de intenção entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan, sem caráter vinculante, por se tratar de um grande parceiro do Ministério da Saúde na produção de vacinas para o Programa Nacional de Imunizações [PNI].

Franco esclareceu que é “mais uma inciativa para tentar proporcionar vacina segura e eficaz para a nossa população, neste caso como uma vacina brasileira” e se estiver disponível antes da vacina da AztraZeneca/Oxford ou da Covax. “Não há intenção de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 11:55h
Ministério Público do Estado

Coligações partidárias de Serra Preta se comprometem a não fazer comícios e passeatas

 
Foto Interior da Bahia

Representantes das coligações partidárias do município de Serra Preta se compromoteram, em acordo firmado com o Ministério Público e a Justiça Eleitorais, a não realizar comícios, passeatas, caminhadas, motoatas, paredões de som e reuniões em ruas e locais públicos. Segundo o acordo, os eventos de campanha serão fechados e respeitarão o limite de 50 pessoas em espaço adequado às normas sanitárias.

Eles se comprometeram também a respeitar todas as recomendações da Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e o parecer técnico do Centro de Operações de Emergências em Saúde (COE), atualizado no último dia 10, com referência ao período de campanha eleitoral. Segundo o acordo, o descumprimento de qualquer compromisso resulta em multa no valor mínimo de R$ 15 mil e R$ 30 mil, em caso de reincidência. Participaram da reunião a promotora de Justiça Eleitoral Nayara Barreto, o juiz Fábio Veiga, o prefeito de Serra Preta Rogério Vieira, a chefe de cartório da 155ª Zona Eleitoral Marta Silva, o capitão da PM Jnão Maques da Silva e os representantes das coligações. (MP-BA/ Foto Interior da Bahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 11:37h
Tribunal de Contas do Estado

TCE condena ex-prefeito de Bonito a devolver R$ 66, 6 mil aos cofres públicos

 
Foto Reprodução

Além de desaprovar a tomada de contas do convênio 165/2010  firmado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) com a Prefeitura Municipal de Bonito, a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) condenou, em sessão ordinária desta terça-feira (20.10), o ex-prefeito daquele município Edivam José Cedro de Souza a devolver R$ 66.680,00 aos cofres públicos (quantia que deverá ser acrescida de juros de mora e correção monetária), pela não comprovação da regular utilização dos recursos relativos à 3ª parcela convenial. O convênio teve como objeto a “cooperação técnica e financeira para pavimentação e drenagem da Praça do povoado de Cabeceira do Brejo”, no município de Bonito”. (TCE/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 11:24h
Ilhéus

Supremo nega habeas corpus e ex-presidente da Câmara segue preso

 
Foto Políticos do Sul da Bahia

Depois de tentar um habeas corpus no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) , o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Lukas Paiva, teve novo revés. Em decisão desta quarta-feira (21), o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o mesmo pedido. Conforme o relator do caso na Corte, ministro Alexandre de Moraes, não havia motivo para conceder a liberdade a Paiva, uma vez que as razões apresentadas pelas instâncias anteriores – Primeira Vara Criminal de Ilhéus e TJ-BA – revelam que a prisão preventiva estava fundamentada.

Segundo o ministro, o cumprimento da prisão preventiva é justificada pelo fato de o acusado não ter respeitado medidas cautelares. Moraes manteve o entendimento das instâncias precedentes que afirmaram que Paiva “descumpre frontalmente as decisões judiciais, embaraça investigações ainda em curso, oferece vantagens indevidas à custa de novos danos ao erário municipal, assedia testemunhas, direta e indiretamente, com o objetivo de tumultuar a atuação do sistema de justiça”.

Conforme Alexandre de Moraes, esses fatores, aliada a insuficiência das medidas cautelares diversas, revelam a necessidade de manter o acusado preso. Lukas Paiva é acusado de participar de organização criminosa dentro da Operação Xavier. Deflagrada em 2019, a ação investigava a participação de agentes políticos e empresários em uma esquema de fraudes em licitações e lavagem de dinheiro no â...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 11:00h
Feira de Santana

Aprovados em concurso da Guarda Municipal voltam a protestar

 

Um grupo formado por aprovados no último concurso realizado pela Guarda Municipal de Feira de Santana voltou a protestar no centro da cidade, na manhã desta quarta-feira (21).Com cartazes e faixas, fogos de artifício e carro de som, os manifestantes terminaram o protesto em frente à Câmara Municipal. O grupo pede que o Município faça a nomeação dos 112 aprovados, que inclusive já passaram até mesmo pelo curso de formação, muitos deixaram seus trabalho, mas continuam aguardando pela nomeação. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 10:30h
Operação Quinto Ato

Collor é alvo de ação que investiga esquema de propina no Ibama

 

O senador Fernando Collor (PROS-AL-Foto) é alvo de operação da PF (Polícia Federal) nesta quarta-feira (21) que investiga pagamento de propina entre 2014 e 2015 para intervenções no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), visando à liberação da licença ambiental de instalação do Porto Pontal Paraná Importação e Exportação SA, no Estado do Paraná.

Batizada de Quinto Ato, a operação é desdobramento da Operação Politéia, deflagrada pela PF em 2015.

As autoridades cumprem 12 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados e a Justiça também determinou bloqueio de bens dos envolvidos.

Os mandados são cumpridos em Curitiba (PR), Pontal do Paraná (PR), Gaspar (SC) e São Paulo (SP). financeiro efetuado pela Polícia Federal a partir do pagamento da “5ª parcela” de um jato executivo adquirido pelo parlamentar investigado.

A reportagem do R7 ainda não conseguiu localizar a defesa de Collor. (R7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 10:10h
Feira de Santana

Nery diz que irá ao MP para apurar licitação de aluguel de mais de 160 veículos pelo Município

 
Foto Ascom

Durante discurso na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feira (21), o vereador Alberto Nery (PT) apresentou uma denúncia de que o Município está realizando um processo licitatório para alugar mais de 160 veículos, faltando pouco mais de dois meses para o término do mandato do atual prefeito Colbert Martins.

“Recebemos uma denúncia de que está sendo feita uma licitação pelo Município de Feira de Santana faltando menos de 70 dias para o término do mandato, ele faz uma licitação contratando uma média de 160 carros de uma locadora. Contrato este onde 10 empresas se habilitaram para participar do certame licitatório e eles desclassificaram todas as empresas, exceto duas, que apresentaram documentos antecipados, o que não é exigido que seja apresentada documentação antecipadamente”, informou.

Nery questiona qual o interesse do Município em realizar esse certame neste momento. “As empresas queriam manifestar a impugnação, abriram prazo de 15 minutos para que pudesse manifestar impugnação. Faltando 70 dias, porque o interesse de realizar essa licitação de forma tendenciosa onde essas duas empresas estão sendo beneficiadas com esse processo licitatório. Ele [o prefeito] não tem como colocar os veículos de imediato, os carros vão levar 45 dias para chegarem, vamos encaminhar essa denúncia para o Ministério Público apurar essa irregularidade e qual o interesse do prefeito em rea...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 10:00h
Sobre a vacina do Covid-19

"Não será comprada", diz Bolsonaro nas redes sobre vacina Coronavac

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido – foto ilustração) disse nesta quarta-feira (21) que a vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo, não será comprada pelo governo federal. A afirmação foi feita em resposta ao comentário de uma pessoa no Facebook.

"Presidente, a China é uma ditadura, não compre essa vacina, por favor. Eu só tenho 17 anos e quero ter um futuro, mas sem interferência da ditadura chinesa", escreveu o indivíduo. Bolsonaro respondeu: "Não será comprada."

O comentário sobre a China foi feito em uma publicação de Bolsonaro na rede social sobre a visita do conselheiro de segurança dos Estados Unidos, Robert O'Brien, e representantes da Casa Branca a Brasília. De acordo com o presidente, foram assinados "três acordos que vão intensificar ainda mais nossas relações comerciais e econômicas".

Obrigatoriedade da vacina

Nesta semana, Bolsonaro afirmou a apoiadores que a vacina contra o novo coronavírus "não será obrigatória e ponto final", e voltou a criticar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que defende a obrigatoriedade da dose.

"O Programa Nacional da Vacinação, incluindo as vacinas obrigatórias, é de 1975. A lei atual incluiu ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 09:50h
Economia

Confiança da indústria atinge maior nível em nove anos

 

O Índice de Confiança da Indústria brasileira teve uma alta de 4 pontos na prévia de outubro, na comparação com o número consolidado de setembro. Com isso, o indicador chegou a 110,7 pontos, o maior patamar desde abril de 2011 (111,6 pontos), segundo informou hoje (21), no Rio de Janeiro, a Fundação Getulio Vargas (FGV). (Foto ilustração)

A alta de setembro para a prévia de outubro foi puxada principalmente pelo Índice da Situação Atual, que mede a confiança do empresário em relação ao presente e que subiu 5,9 pontos, chegando a 113,2 pontos.

O Índice de Expectativas, que mede a percepção dos empresários sobre o futuro, cresceu 2,2 pontos e atingiu 108,1 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci) subiu 1,7 ponto percentual e chegou a 79,9%, o maior desde novembro de 2014 (80,3%). O resultado consolidado de outubro será divulgado pela FGV em 28 de outubro. (Por Vitor Abdala)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 09:30h
Operação Índia

PF investiga fraudes em licitações da Infraero

 

A Polícia Federal cumpre hoje (21) mandados contra suspeitos de fraudes em licitações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). As investigações da PF constataram que, entre 2016 e 2018, empregados da Infraero e empresários dos ramos de turismo e de alimentação participaram do esquema ilícito. (Foto ilustração)

As licitações envolviam a escolha de empresas que ocupariam as áreas de lounge e os quiosques de alimentações dos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Os funcionários são suspeitos de subavaliar as áreas e desqualificar empresas que não participavam do esquema fraudulento.

As licitações acabavam por escolher propostas menos vantajosas para a Infraero, segundo a PF, e causaram um prejuízo estimado de R$ 10 milhões.

O esquema foi descoberto em um procedimento apuratório interno da própria Infraero. Os suspeitos responderão pelos crimes de associação criminosa, corrupção, violação de sigilo funcional e crimes licitatórios.

A operação Índia cumpre 19 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em cinco estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná e Rio Grande do Norte).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 09:00h
Oeste da Bahia

Eleições 2020: 309 candidatos a vereadores disputam uma vaga na Câmara de Barreiras

 

O portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais já divulgou o resultado da análise da situação eleitoral da maior parte dos candidatos a vereadores de Barreiras. De acordo com o portal, ao todo foram registradas 309 candidaturas na Justiça Eleitoral, para a disputa das 19 cadeiras da Câmara de Vereadores de Barreiras. (Foto ilustração)

Indeferidos

Ainda segundo o portal, do total de candidatos inscritos, 21 tiveram a candidatura indeferida pela Justiça Federal, isto é, suas inscrições não foram aceitas em razão de algum problema relacionado a entrega de registros, documentação, ao partido ou coligação. Dos 21, 20 foram indeferidos com recurso, sendo que 19 são do PTB. Além disso, na lista de candidatos também consta que quatro candidaturas ainda aguardam julgamento e que quatro dos concorrentes desistiram de participar da disputa eleitoral.

Reeleição

Vale ressaltar que a maior parte dos vereadores que atualmente compõem a Câmara de Vereadores de Barreiras também estão concorrendo a reeleição, são eles: Alcione Rodrigues, Almery, Beza, BI, Carlão, Carlos Costa, Dra. Graça, Eurico, Hipólito, Irmã Silma, João Felipe, Marcos Reis, Nereu do Gás, Otoniel, Sobrinho e Vivi Barboza. Já os atuais vereadores Cézar da Vila, Eugênio, Gilson Rodrigues e José Barbosa, não s...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 08:30h
Sul da Bahia

Justiça proíbe passeatas, carreatas e comícios em Itabuna

 
Foto Reprodução

O juiz da 28ª Zona Eleitoral, Antônio Carlos Rodrigues de Moraes deferiu o pedido do Ministério Público Eleitoral. Na decisão, o magistrado proibiu a realização de carreatas, comícios e passeatas em Itabuna.

Em caso de descumprimento, o juiz estabeleceu uma multa no valor de R$ 100 mil. O MPE entrou com ação alegando que o município passa por uma pandemia por conta do novo coronavírus. (Políticos do Sul da Bahia/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 08:10h
Tribunal de Contas dos Municípios

Prefeito de Muritiba é punido por falhas na divulgação de gastos com Covid 19

 
Foto Itiruçu Online

Os conselheiros e auditores da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios julgaram parcialmente procedente denúncia formulada contra o prefeito de Muritiba, Danilo Marques Dias Sampaio, em razão de irregularidades na disponibilização das informações relativas aos gastos com ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, multou o gestor em R$1 mil.

A denúncia, formulada pelo vereador Clementino Pereira Fraga Filho, aponta que teria sido repassado ao município em torno de R$3 milhões para as ações de enfrentamento da pandemia, mas o prefeito não teria publicado em Diário Oficial as medidas adotadas, nem tampouco divulgado os diversos contratos e aquisições realizadas durante este período.

O conselheiro José Alfredo Dias, em seu parecer, concluiu que não consta na página principal da Prefeitura, como deveria, acesso fácil e imediato às mencionadas informações. “Somente no Portal da Transparência é que a Prefeitura de Muritiba está divulgando os dados relativos às receitas e despesas com as ações de enfrentamento à pandemia e, mesmo assim, sem os apresentar de forma clara e de fácil compreensão a todos os cidadãos”. Destacou, ainda, que as informações disponibilizadas estão incompletas, uma vez que não são segregadas e contêm dados referentes a outras atividades da Administra&ccedi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 07:55h
Bahia

Estado nomeia 183 novos profissionais para a Polícia Civil

 

O Governo do Estado nomeia, no próximo sábado (24), 183 novos profissionais na área de segurança pública na Bahia. De acordo com decreto estadual, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), passam a integrar os quadros da Polícia Civil 12 delegados, 161 investigadores e dez escrivães aprovados em concurso público para o órgão. (Foto ilustração)

Esta é a primeira nomeação para a Polícia Civil da Bahia referente ao último concurso público do órgão, em agosto do ano passado. O certame foi organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho – Fundação Vunesp, contratada pela Secretaria da Administração (Saeb).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:46h
Governo Federal

Presidente Jair Bolsonaro não tem uma base sólida na Bahia

 

No Nordeste, a Bahia é um dos estados onde o presidente Jair Bolsonaro tem a menor base de apoio. Além dos petistas e a esquerda liderada por Rui Costa, que é oposição assumida, partidos como PSD e PP, que são da base, estão distantes do presidente no Estado. O DEM de ACM Neto tem uma relação discreta e o PSL, que tem como expressão maior a deputada federal Dayane Pimentel, também está em outro campo. Rompido com Jair Bolsonaro. (Foto ilustração: Jair Bolsonaro e ACM Neto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:45h
Assembleia Legislativa

Sessão presencial na ALBA só depois das eleições

 

Sessões presenciais na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), pelo visto, só depois das eleições de novembro. Já os mais pessimistas acreditam que só no ano que vem. O presidente da ALBA, Nelson Leal, trabalha com a possibilidade de voltar aos trabalhos presenciais na segunda quinzena de novembro.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:41h
Eleições 2020

Feira de Santana: Clima é de euforia entre aliados de Zé Neto e Colbert Martins

 

A pesquisa feita pelo jornal A Tarde, através da empresa Potencial Pesquisas, animou o QG do prefeiturável Colbert Martins (MDB). Lá acham que a fatura pode ser definida no primeiro turno. Entre os petistas o pensamento é o mesmo. Mas com Zé Neto na frente. Em tempo: Zé Neto (30%) e Colbert Martins (29%) estão empatados tecnicamente na estimulada. (Foto ilustração: Zé Neto e Colbert Martins)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:40h
Feira de Santana

Vereadores do MDB começaram a sair no horário eleitoral

 

Coincidência ou não, os vereadores Isaías de Diogo e Edvaldo Lima, ambos do MDB, que vinham se queixando das ausências no horário eleitoral gratuito de rádio e TV, já saíram. Foi ontem.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:37h
Bahia

Salvador: O Parque de Exposições que nasceu condenado

 

O jornalista Franklin Maxado, que também é poeta e cordelista, em artigo externou o seguinte pensamento sobre o Parque de Exposições de Salvador e a importância de Feira de Santana como centro da pecuária baiana: O governador Rui Costa quer vender o Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador. Desde antes da sua implantação, na década de 1960, que nós e o Sindicato dos Pecuaristas de Feira de Santana alertávamos para a artificialidade do empreendimento em Salvador. Advogávamos que a melhor localização era em Feira de Santana e que ali facilitava a vinda de exemplares bovinos das fazendas do interior para um parque que atrairia os pecuaristas e compradores que moravam na capital e outras partes. Além da tradição agropecuária da região onde há séculos foi iniciada a colonização do interior com fazendas de gado. A importância desta feira já chamou até a atenção do imperador D. Pedro II, que a visitou quando passou por Feira em 1859. Desde sempre, o local apresenta subfeiras também de cavalos, bodes, carneiros, porcos e até de criações como galinhas, patos, perus, saqués e outras aves. (Franklin Maxado/A Tarde)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:35h
Eleições 2020

Bahia: PSD é o partido com maior número de candidatos a prefeito

 

O PSD na Bahia tem 5.077 candidatos na disputa eleitoral, sendo 240 para a vaga de prefeito. Ou seja, está presente em mais da metade dos 417 municípios baianos. O PSD tem na Bahia nove deputados estaduais, seis federais e dois senadores.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:32h
Eleições 2020

PT disputa para prefeito em 147 cidades da Bahia

 

O PT, que tem atualmente 43 prefeituras, está na disputa em 2020 com 147 candidaturas pela Bahia. Destaque para a presença nas principais cidades do Estado, como Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:27h
Feira de Santana

José Carneiro chama atenção do Município para dificuldade de acesso à rua Calamar

 

O vereador e presidente do Legislativo, José Carneiro Rocha (MDB-foto), em discurso nesta terça-feira (20), na Câmara Municipal de Feira de Santana, chamou a atenção dos engenheiros de tráfego do Município para melhorar o acesso à rua Calamar, no bairro Conceição, após a obra de duplicação do viaduto. “Quero aqui fazer um registro que os viadutos que ligam as avenidas João Durval a Ayrton Senna praticamente isolaram a rua Calamar. As pessoas para terem acesso precisam dar uma ‘roubadinha’ na pista, correndo risco”, citou José Carneiro, sugerindo a construção de um elevado.

BR-116 Norte

José Carneiro voltou a pedir ao DNIT que faça estudos com relação à duplicação da BR-116 Norte. “No sábado estava passando no local e presenciei um acidente grave de pessoas que tentavam ter acesso a Pé de Serra. Lamento que as autoridades competentes não tomem conhecimento desse fato. Ainda está em tempo de mudar o projeto e respeitar os moradores da região. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:22h
Feira de Santana

Eli Ribeiro diz que as pessoas falam mal de vereador, mas querem uma cadeira no Legislativo

 

O elevado número de candidatos a uma vaga na Câmara Municipal de Feira de Santana, cerca de 650, foi comentado pelo vereador Eli Ribeiro (Republicanos-foto ilustração). Ele falou sobre as críticas que os vereadores sofrem e, no entanto, muitos querem ocupar uma das 21 cadeiras no Legislativo. “O vereador que trabalha os quatro anos não tem dificuldade de bater na porta das pessoas”, disse Eli Ribeiro, ressaltando que não entende porque as pessoas falam tão mal dos vereadores e muitas querem chegar à Câmara Municipal. Na oportunidade, o vereador citou as melhorias que obtidas no Parque Brasil, por meio de indicações dele e anunciou que pedirá deputado Márcio Marinho emenda para construção de uma praça, que é um pedido antigo dos moradores. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:20h
Feira de Santana

Projeto que previa prorrogação de contrato de estagiários no Município foi derrubado

 

Nesta quarta-feira (20), um projeto de autoria do vereador Cadmiel Pereira (DEM) que previa a prorrogação dos contratos de estágio com o Município, por conta da pandemia, foi derrubado na Câmara Municipal de Feira de Santana, uma vez que tinha parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça. O autor da proposta alegou que seria justo que esses estudantes tivessem o vínculo prorrogado, uma vez que por conta da suspensão de aulas presenciais tiveram também seu estágio prejudicado. (Daniela Oliveira)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:17h
Feira de Santana

Suspensa gratuidade em fase de teste do sistema BRT

 

Em respeito à legislação eleitoral, o Governo Municipal decidiu cancelar a gratuidade nas passagens no BRT, na fase de testes que estão sendo realizados. A proposta de gratuidade foi feita levando-se em conta justamente que vigoraria apenas na fase de testes. O Governo Municipal avaliou que não configuraria um benefício ilegal nesse período eleitoral, pois o serviço do BRT ainda não estaria rotineiro para a população, como será em muito breve.

“A fase de testes não contempla a totalidade do serviço que será prestado em breve à população. Mas como mesmo assim pode ferir a Legislação Eleitoral, preferimos não incorrer em nenhum desrespeito à lei”, acrescenta o secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:14h
Feira de Santana

Câmara aprova Semana de Conscientização e Combate a Fake News

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em primeira discussão, nesta terça-feira (20), o projeto de autoria do vereador Alberto Nery (PT) que cria no calendário oficial do Município uma Semana de Conscientização e Combate aos Crimes Cometidos por meio da internet, as chamadas ‘fake news’. A semana seria marcada por atividades de conscientização, no mês de abril. “Estamos sugerindo para auxiliar no combate ao uso indevido da internet, da conscientização da população pelos crimes cometidos por meio da internet e o impacto negativo da disseminação de notícias falsas”, explicou Nery. A iniciativa foi elogiada por vários vereadores, que aprovaram a matéria por maioria dos presentes, com voto contrário de Edvaldo Lima (MDB). (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 06:00h
Feira de Santana

Autoridades sanitárias estudam possibilidade de reinfecção de homem por Covid-19

 

A reinfecção de um homem pela Covid-19 em Feira de Santana está sendo estudada pelas autoridades sanitárias locais. O exame RT-PCR, considerado padrão de referência, foi realizado no dia 9 deste mês e confirmou a nova infecção.

A infectologista Melissa Falcão (Foto ilustração), que coordena o Comitê Gestor Municipal de Controle ao Coronavírus, disse que agora o paciente apresenta quadro mais acentuado do que na infecção anterior, diagnosticada em junho. “Teve pneumonia e apresentou baixa oxigenação do sangue”.

Estudo genético ainda está sendo feito, de acordo com a médica, para conhecer se a contaminação é resultado de outra cepa do vírus. Mas a mostra não mais existe no Lacen. “Vamos fazer a comparação da amostra positiva de outubro com o vírus que circula no país”.

Ela afirmou que a possível mudança das cepas, que são alterações morfológicas, uma espécie de evolução do vírus inicial, preocupam mais do que os casos em si, que podem causar novas infecções em quem já teve.

O homem, de aproximadamente 50 anos e sem diagnósticos de outras doenças que podem agravar o quadro, está internado, mas em curva de melhora, já saindo do isolamento. O exame foi realizado porque ele apresentou sintomas relacionados à infec&cce...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 05:45h
Auxílio Emergencial

Mais 5,2 milhões recebem parcelas do auxílio nesta quarta-feira

 

A Caixa paga nesta quarta-feira (21) novas parcelas do auxílio emergencial para 5,2 milhões. Serão beneficiados com a 1ª à 5ª parcela de R$ 600 1,3 milhão nascidos em agosto, além de 2,3 milhões que receberão a primeira parcela extra de R$ 300. O pagamento para esse grupo é por meio de débito em conta digital, que pode ser movimentada por app. O saque será liberado apenas em 28 de novembro. (Foto ilustração)

Outras 1,6 milhão de pessoas do Bolsa Família, com NIS final 3, recebem a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 300. O pagamento para o esse grupo segue até o dia 30, para os que têm o NIS final 0.

Nesta quinta-feira (22), o banco libera o saque em dinheiro de parcelas do auxílio emergencial para 3,8 milhões nascidos em novembro. Os beneficiários poderão resgatar da 1ª à 5ª parcela de R$ 600, dependendo da data que entraram no programa. O grupo faz parte do ciclo 2 do calendário, que já concluiu o pagamento em depósito na conta digital.

Além das agências, o resgate em dinheiro pode ser feito nos caixas eletrônicos e lotéricas, utilizando o código gerado pelo aplicativo Caixa Tem. A transferência para outras contas também estará liberada.

O auxílio foi pago a 67,7 milhões de pessoas, num total de R$ 224,8 bilhões desde abril. De três parcelas, o benefício passou para ci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 05:35h
Moeda norte-americana

Dólar anula queda e fecha em ligeira alta com dúvidas sobre estímulo nos EUA

 

O dólar zerou a queda de mais cedo e fechou perto da estabilidade ante o real nesta terça-feira, com investidores recompondo posições na moeda norte-americana diante do menor fôlego de ativos de risco no exterior, em meio à aproximação do prazo final para um acordo nos EUA que abra espaço para estímulos econômicos antes das eleições por lá. (Foto ilustração)

O dólar bateu a mínima do dia, de 5,5484 reais (-1,02%) por volta de 14h30, mesmo momento em que o índice S&P 500 da Bolsa de Nova York oscilava nas máximas do pregão, em alta de 1,5%. O S&P 500 acabou cedendo mais metade desses ganhos e fechou com acréscimo de 0,60%, segundo dados preliminares.

Já o dólar à vista terminou a terça-feira com variação positiva de 0,11%, a 5,6114 reais na venda. Na máxima, alcançada ainda no começo do pregão, a cotação marcou 5,6274 reais (+0,39%). (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 05:30h
Imbróglio entre Bolsonaro e Moro

Moraes será relator de inquérito sobre suposta interferência na PF

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto ilustração) foi escolhido ontem (20) o novo relator do inquérito aberto pela Polícia Federal (PF) para apurar a suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PF) e o crime de denunciação caluniosa por parte do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro.

A escolha de Moraes foi feita por meio de sorteio eletrônico. Mais cedo, o presidente da Corte, Luiz Fux, determinou a redistribuição do inquérito devido à aposentadoria do antigo relator, Celso de Mello, que deixou a Corte na semana passada.

Em manifestações divulgadas desde a abertura do inquérito, em abril, o presidente Jair Bolsonaro diz que não houve pedido para o então ministro interferir em investigações da PF. (ABr)  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 05:25h
Aniversariante do Dia

Jornalista Eveline Cordeiro em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 05:20h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil tem 154 mil mortes e 5,27 milhões de casos acumulados

 

O Brasil chegou a 154.837 óbitos para a covid-19 de acordo com o balanço do Ministério da Saúde divulgado na noite desta terça-feira (20). Em 24 horas, foram registrados 661 novos óbitos. Ontem, a contabilidade das autoridades de saúde marcava 154.176 mortes por causa da covid-19. Ainda há 2.419 falecimentos em investigação. (Foto ilustração)

O número de casos desde o início da pandemia do novo coronavírus atingiu 5.273.954. Entre ontem e hoje, as secretarias estaduais de saúde acresceram às estatísticas 23.227 novos diagnósticos positivos. Até ontem, o sistema do Ministério da Saúde trazia 5.250.727 casos acumulados da doença.

Atualmente há 397.524 pacientes em acompanhamento. De acordo com o Ministério da Saúde, 4.721.593 pessoas já se recuperaram da doença. (Por Elaine Patricia Cruz)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 05:15h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 1.762 novos casos e 21 óbitos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.762 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 1.605 curados (+0,5%). Dos 337.994 casos confirmados desde o início da pandemia, 323.782 já são considerados curados e 6.849 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/. (Foto ilustração)

Óbitos

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus. (Sesab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 21.10.2020 05:10h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 124 novos casos e 04 óbitos nesta terça-feira (20)

 

Dos 40.988 testes da Covid-19 realizados em Feira de Santana, 26.396 foram negativos. Nas últimas 24h, o município atingiu a marca de 10.314 curados da doença, o índice representa 91% dos casos confirmados. Enquanto isso, 79 pessoas testaram negativo para o vírus e 124 casos foram positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 36 pacientes internados no município e 810 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. O informativo também registra mais quatro óbitos, ocorridos nos dias 08, 16, 17 e 20 de outubro. A informação é da Vigilância Epidemiológica através da Secretaria de Saúde nesta terça-feira (20).

NÚMEROS DESTA TERÇA-FEIRA 20 de outubro de 2020

Casos confirmados no dia: 124

Pacientes recuperados no dia: 111

Resultados negativos no dia: 79

Alta hospitalar no dia: 0

Óbitos comunicados no dia: 4

Datas dos óbitos: 08/10, 16/10, 17/10 e 20/10

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 810

Total de casos confirmados no município: 11.358 (Período de 06 de março a 20 de outubro de 2020)

Total de pacientes em is...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia