Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Lula preso, você acredita que ele é inocente?



Parcial
 
 

Entrevista: Empresário Flávio Rocha

“O Estado gasta com privilégios e falta o essencial”

Empresário bem sucedido, dono da rede de lojas Riachuelo, uma das maiores do Brasil, o pré-candidato à presidência da República Flávio Rocha (PRB) esteve em Feira de Santana. Em um encontro conturbado com empresários, já que sua palestra não passou de 15 minutos, falou sobre direita e esquerda e “nós contra eles”.

Antes da palestra, em entrevista coletiva à imprensa, disse que o momento é de parceria dos que produzem, geram riquezas e empregos e que pagam a conta desta gigantesca farra estatal. Ele entende que próxima eleição, que é a mais importante da história do Brasil, pelo menos no período pós-democratização, é um conflito avesso a todos esses conflitos artificiais que foram gerados e que uma pequena elite da aristocracia burocrática puxa a carruagem que está em cima. Ou seja, “os conflitos do que produzem e os que parasitam na máquina estatal”.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2018 06:07h
Aniversariante do Dia

Jornalista Kamylla Medeiros em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2018 06:02h
Em Feira de Santana

Com o nome de Josafá, candidatos a federal chega a 17

 

Cresce o número de candidatos a deputados federais em Feira de Santana, que até a semana passada estava em 16, agora é 17. É que o policial Josafá  (foto)  também deverá  concorrer pelo PHS. Fará uma dobradinha com o policial Prisco (PSC).
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2018 06:00h
Senado Federal

Irmão Lázaro pode ser alternativa do PSC mesmo fora da chapa

 

O PSC está disposto a bancar a candidatura de Irmão Lázaro (PSC-foto) ao Senado pela Bahia, mesmo que ele não esteja na chapa da oposição. Pesquisas de opinião de consumo o coloca bem distante dos demais na oposição.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2018 05:55h
Improbidade administrativa

MPF move ação contra ex-prefeito Mauro Vieira

 

O ex-prefeito de Anguera Mauro Vieira (PSD-foto), que teve suas contas de 2016 aprovadas recentemente pelo TCM, não teve tempo para comemorar. É que o Ministério Público Federal (MPF) deu entrada em uma Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa na Justiça Federal. De pronto a Juíza Karin Almeida Weh de Medeiros determinou a produção de provas, estabelecendo prazo de 10 dez dias para que os réus se manifestem. Também são réus na ação: Elenice de Cerqueira Gomes, Sílvia dos Santos Nascimento Fagundes, Ademir Martins Ramos, Juraci de Santana Fagundes e Ewerton Araújo Gomes.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2018 05:52h
Greve dos caminhoneiros

Vereador Lulinha critica vídeo de Zé Neto e chama deputado de "pongueiro"

 

Um vídeo divulgado nas redes sociais do deputado estadual Zé Neto (PT), em solidariedade ao movimento dos caminhoneiros, que resultou em uma greve nacional por tempo indeterminado, levou o vereador e líder do governo Lulinha da Conceição (DEM-foto) a fazer críticas ao parlamentar na Câmara Municipal de Feira de Santana, chamando o mesmo de “pongueiro”. “Se aproveita de uma situação em que eles mesmos do Partido dos Trabalhadores acabaram com a Petrobras, desviando recursos e sendo coniventes com outros partidos de sua base desde o primeiro governo de Lula (PT) na época do petrólão, além de mascarar uma retenção de aumentos que se faziam necessários para que a estatal do petróleo enfrentasse o mercado exterior”, declarou Lulinha da Conceição. Ele aproveitou ainda para falar do aumento do ICMS no segundo governo de Jaques Wagner (2014), quando a alíquota aumentou de 27% para 30% nos combustíveis.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2018 05:49h
Vida partidária

Ciro Gomes acumula militância em sete partidos

 

O pré-candidato à presidência da República Ciro Gomes, 60 anos, que nasceu em Pindamonhangaba, radicado em Sobral, já tem uma longa vida partidária. Começou sua militância no PDS, passou pelos partidos MDB, PSDB, PPS, PSB, Pros e atualmente no PDT.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2018 05:48h
Brasil

Com 1% para presidente Henrique Meirelles não empolga nem aliados

 

Apesar da indicação de Henrique Meirelles pelo MDB à presidência da República, os problemas na legenda vão continuar. Com apenas 1% Meirelles não empolga nem aliados.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2018 05:43h
De Minas Gerais

Pimentel, Aécio Neves, Eduardo Azeredo e a possibilidade de serem presos

 

O Estado de Minas Gerais está marcado com cicatrizes com os escândalos que vieram à tona com o Mensalão e a Operação Lava Jato. Tudo por conta do envolvimento dos ex-governadores Aécio Neves e Eduardo Azeredo, ambos do PSDB, mais o atual governador Fernando Pimentel (PT) em escândalos de corrupção e tráfico de influência e que poderão ser presos a qualquer momento. (Foto ilustração: Fernando Pimentel, Eduardo Azeredo e Aécio Neves)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2018 05:41h
Alianças

PT tenta, mas acordo com o PC do B só no segundo turno

 

Na quarta-feira (16), o PT voltou a sondar o PC do B sobre a possibilidade de uma aliança em torno de Lula antes do primeiro turno da eleição. Ouviu que a sigla não abre mão da candidatura da deputada Manuela D'Ávila (RS).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.05.2018 05:38h
Pós-eleição 2018

Lídice da Mata deputada e presidente da ALBA a partir de 2019

 

A confirmar a candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB-foto) a deputada estadual nas eleições de outubro deste ano e, com um provável sucesso na sua eleição, seja candidata à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), é preciso refletir antes. Primeiro porque não se sabe quem vai se eleger deputado. E claro, o tamanho da base tendo o PT e PSD como maiores partidos no futuro próximo na ALBA. Bem verdade que não estamos vendo sinais de que Lídice da Mata esteja trabalhando com essa possibilidade.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 17:10h
Senado Federal

Ângela Portela pede corte de impostos para reduzir preços dos combustíveis

 

No terceiro dia do movimento dos caminhoneiros contra a política de reajuste de preços dos combustíveis adotada pela Petrobras, a senadora Ângela Portela (PDT-RR - foto) lamentou em Plenário que seja a população a pagar a conta da crise econômica.

Ângela Portela lembrou que o governo aumentou, no ano passado, o imposto sobre os combustíveis para cobrir o rombo nas contas públicas. E afirmou, ainda, que a decisão do governo de zerar o valor da Cide, contribuição que compõe o valor dos combustíveis, terá pouca eficácia e representará uma redução de menos de R$ 0,10 por litro.

Por isso, a senadora sugeriu a redução de impostos, medida também defendida pelos manifestantes em todo o país.

— O lucro extra da Petrobras com a alta do petróleo supera, com folga, a receita gerada pelo aumento dos impostos sobre os combustíveis. Esse aumento foi decretado no ano passado, pelo ministro Meirelles, pré-candidato do governo à Presidência da República. Por que não voltar, então, à alíquota anterior? Isso traria um alívio imediato aos caminhoneiros e a todos aqueles que dependem do diesel, do gás de cozinha e da gasolina — afirmou a senadora, em discurso nesta quarta-feira (23). (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 16:51h
Câmara Federal

Prazo para elaboração de propostas para redução de mortes no trânsito termina em agosto

 

Até 1º de agosto, a Polícia Rodoviária Federal e os conselhos estaduais de trânsito precisam entregar ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) as primeiras propostas para cumprimento do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A lei que criou o plano (Lei 13.614/18), sancionada em janeiro, prevê que o número de mortes e lesionados em acidentes no trânsito deve cair pela metade no prazo de 10 anos. (Foto ilustração)

Em audiência pública sobre o assunto nesta quarta-feira (23) na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, a diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Souza, informou que desde 2011, o número caiu de 43.256 mortes no trânsito naquele ano para 38.022 mortos em 2016, redução de apenas 13%.

Os números caíram mais aceleradamente a partir de 2015, graças ao Projeto Vida no Trânsito, iniciativa coordenada pelo Ministério da Saúde para prevenir lesões e mortes no trânsito ao longo da Década de Ação Pela Segurança no Trânsito. "O custo de tratamento de um acidentado é tão alto que é mais barato para nós pagarmos um fiscal de trânsito do que pagar pelas internações", disse Maria de Fátima.

<...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 16:25h
Último recurso judicial

Ministro do STJ nega habeas corpus de ex-governador Eduardo Azeredo

 

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Jorge Mussi negou a concessão de liminar (decisão provisória) que havia sido pedida em um habeas corpus por Eduardo Azeredo, ex-governador de Minas Gerais. (Foto ilustração)

O pedido era o último recurso judicial com o qual a defesa do ex-governador tucano pretendia evitar sua prisão. Ele se entregou à polícia na tarde de hoje (23), após ser considerado foragido pela Polícia Civil mineira.

O mérito final do pedido de liberdade ainda deve ser examinado pela Quinta Turma do STJ, após manifestação do Ministério Público Federal (MPF). Não há prazo para que isso ocorra. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 16:00h
desmatamento e plantação ilegal

Ibama aplica R$ 105,7 milhões em multas por plantio ilegal de grãos em 4 Estados

 

A segunda fase da Operação Shoyo, parceria do Ibama com o Ministério Público Federal (MPF), multou em R$ 105,7 milhões cinco empresas exportadoras de grãos e dezenas de agricultores por desmatamento e plantação ilegal de soja no Cerrado. Entre as empresas autuadas estão gigantes do agronegócio, como Cargill e Bunge. (Foto ilustração)

As tradings de grãos, que ainda incluem ABC Indústria e Comércio SA, JJ Samar Agronegócios Eireli e Uniggel Proteção de Plantas Ltda, foram multadas em R$ 24,6 milhões.

Segundo o Ibama, as companhias compraram quase 3 mil toneladas de grãos produzidos em áreas que, segundo as leis ambientais, estão proibidas para o cultivo.

O volume de soja a que se refere as multas, contudo, é ínfimo perto do total que as tradings movimentam anualmente, na escala dos milhões de toneladas.

A Operação Shoyo foi iniciada em 2016 contra o uso de terras ilegais em Matopiba, região do Cerrado formada pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O Matopiba é uma das regiões em que o cultivo de soja mais cresce, graças a terras ainda relativamente baratas.

O MPF vai propor ação civil pública para que os infratores reparem todos os danos ambientais causados pela atividade ilegal. (em.com.br)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 15:32h
Tucano preso

Ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo se entrega à polícia

 

O ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB - foto), se entregou à polícia na tarde desta quarta-feira (23/5). Ele era procurado pelas autoridades desde às 8 horas, após uma condenação em segunda instância no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

O tucano deve cumprir pena de 20 anos e um mês de prisão por peculato e lavagem de dinheiro no esquema conhecido como mensalão tucano. O mandado autorizando o encarceramento foi emitido no fim da tarde de terça-feira (22/5). Como ele não se entregou durante a noite, foi dado como foragido.

De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), os integrantes do grupo criminoso do mensalão tucano desviaram recursos de empresas públicas para financiar campanhas eleitorais na década de 90. O prejuízo aos cofres públicos passou de R$ 3,5 milhões. Na peça de acusação, os procuradores apontam que o ex-governador foi um dos articuladores e o principal beneficiado do esquema criminoso. Ele foi condenado por desviar dinheiro público de estatais como o Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge) e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

O crime, de acordo com o processo, ocorreu em 1998. Mas, a denúncia só foi apresentada em 2007 e tornou-se símbolo de lentidão da Justiça. Além dele, outras 14 pessoas foram denunciadas por práticas criminosas no mesmo processo.

A primeira condena&cce...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 15:00h
12 Obras 48 dias

Leitura reduzirá pena de Luiz Estevão, mas regra ainda não vale para todos

 

Graças à leitura de obras de escritores como Machado de Assis, o empresário Luiz Estevão, condenado a 26 anos de cadeia, reduzirá o tempo atrás das grades. Nenhum preso do sistema penitenciário do Distrito Federal tem hoje direito a esse benefício, não regulamentado em Brasília. Mesmo assim, os desembargadores da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) decidiram, na última segunda-feira, assegurar a diminuição de pena ao ex-senador. O critério recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça é a redução de quatro dias para cada livro comprovadamente lido pelo preso, até o máximo de 12 obras por ano. Com isso, é possível abreviar o tempo no cárcere em até 48 dias a cada ano. A partir da regulamentação do benefício autorizado a Luiz Estevão, a tendência é de que haja a liberação da benesse a outros presos. (Foto ilustração)

Desde 2016, Luiz Estevão tentava conseguir o benefício na Vara de Execuções Penais. Ele recorreu, então, à segunda instância. No fim de 2016, a 1ª Turma Criminal manteve o entendimento da Vara de Execuções Penais de que Estevão não atendia aos critérios para a concessão. A defesa do senador cassado recorreu à Câmara Criminal, que, por maioria de votos, decidiu conceder a remição de pena ao empresário. Após a publicação do acórd&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 14:41h
São Paulo

Com crise, brasileiro opta por alimento mais barato, diz estudo da Fiesp

 

A crise econômica modificou as escolhas da população brasileira em relação aos alimentos. Se em 2010 a opção preferencial era por alimentos mais nutritivos e enriquecidos com vitaminas em detrimento dos mais baratos, a partir de 2017 a situação se inverteu. Atualmente, o consumidor opta por alimentos mais baratos. Esta é a principal conclusão da pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 23, pelo Departamento do Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). (Foto ilustração)

O levantamento, intitulado “A Mesa dos Brasileiros: transformações, confirmações e contradições” ouviu 3 mil pessoas em 12 regiões metropolitanas do País.

O motivador da mudança, aponta, é a crise.

“Os brasileiros tiveram de rever muitos dos seus hábitos, inclusive aqueles relacionados à alimentação”, diz o Deagro/Fiesp, em nota. “O processo de racionalização do consumo atingiu 70% dos entrevistados, que admitiram ter mudado ao menos algum de seus hábitos de compras e consumo de alimentos em função da crise.” A busca por alimentos com desconto ou em promoção, por exemplo, se intensificou, passando de 43% em 2010 para 50% em 2017.

O Deagro/Fiesp informa que dentre as principais atitudes tomadas para tentar minimizar os efeitos da crise se destacaram a busca po...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 14:30h
Videoconferência

Lula vai depor como testemunha de defesa de Sérgio Cabral ao juiz Marcelo Bretas

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestará depoimento por videoconferência ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio. A audiência está marcada para 5 de junho, às 10h, como confirmou o G1 nesta quarta-feira (23). (Foto: Cabral e Lula abraçados)

Lula foi arrolado a pedido dos advogados do ex-governador Sérgio Cabral para ser testemunha de defesa no processo Unfair Play, que apura compra de votos para a escolha do Rio como sede da Olimpíada de 2016. A informação foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

O depoimento será a primeira vez que o ex-presidente vai sair da carceragem da Polícia Federal em Curitiba desde que se entregou em São Paulo, em 7 de abril. Lula foi condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP).

A pena definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro (saiba mais sobre a condenação de Lula).

Os advogados de Sérgio Cabral confirmaram o depoimento. Procurada pelo G1, a defesa do ex-presidente Lula ainda não se posicionou.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 14:21h
Calote de US$ 88,3 milhões

BID suspende crédito à Venezuela por atraso em pagamentos

 

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou hoje (23) a suspensão imediata de seus empréstimos à Venezuela por descumprir pagamentos atrasados de US$ 88,3 milhões, o que fecha o acesso a uma fonte de financiamento crucial na região e reflete a difícil situação econômica do país sul-americano. (Foto ilustração)

"Na segunda-feira, 14 de maio, a Venezuela chegou ao limite de 180 dias que o Banco Interamericano de Desenvolvimento contempla para pagamentos em moratória no valor de US$ 88,3 milhões, ficando em condição de mora", indicou a instituição, em comunicado remitido hoje à Efe.

Como consequência, o BID acrescentou que, "de acordo com as normas da instituição sobre pagamentos em moratória, o Banco não pode realizar nenhuma ação de empréstimo com a Venezuela até que esta salde sua mora".

A dívida total de empréstimos da Venezuela com a instituição financeira regional é de US$ 2,011 bilhões. Destes, US$ 212,4 milhões estão em moratória, mas apenas uma porção deles superara o limite de atraso de 180 dias.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 13:56h
Rio de Janeiro

Protestos ameaçam abastecimento de combustível; ANP flexibiliza regra de biodiesel no Rio

 

Os protestos de caminhoneiros contra tributos no diesel que elevam os custos para a categoria entram no terceiro dia nesta quarta-feira, ameaçando o abastecimento de combustíveis em postos, aeroportos e levando até mesmo a agência reguladora do setor de petróleo, ANP, a flexibilizar a mistura de biodiesel para grandes consumidores no Rio de Janeiro. (Foto ilustração)

“Os postos têm capacidade de armazenamento em média de três dias, parece que já tem revendedor com os estoques no final, a partir de hoje provavelmente a situação se agrava”, afirmou à Reuters o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), Paulo Miranda Soares. (web)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 13:49h
Política internacional

Expulsão de diplomatas pela Venezuela terá "resposta rápida", diz vice-presidente dos EUA

 

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence (foto), disse nesta quarta-feira que a expulsão de dois diplomatas norte-americanos pela Venezuela terá uma “resposta rápida”, mas não deu detalhes sobre as medidas consideradas por Washington.

As expulsões marcaram a mais recente escalada de tensão entre os dois países, depois que os Estados Unidos impuseram sanções contra o governo venezuelano em resposta pelo que denunciaram como eleições “falsas”, no domingo. (Reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 13:18h
"Municípios vão perder"

Prefeitos cobram compensação por perda de arrecadação com fim da Cide

 

Em mais um dia de protestos pela redução do preço dos combustíveis no país, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkosky (foto), criticou a proposta do governo de reduzir o preço dos combustíveis zerando a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre o diesel. Ziulkosky preside a 21ª Marcha em Defesa dos Municípios que reúne até amanhã (24) em Brasília cerca de 7 mil prefeitos.

Ele lembrou que a medida afetará diretamente os cofres de estados e municípios que recebem 30% da arrecadação desse imposto. Ziulkosky defendeu que estados e municípios sejam compensados e sugeriu que a saída para baratear combustíveis venha da redução de outros impostos federais que incidem sobre os combustíveis como o PIS e a Cofins. "A gente concorda com o baratear [dos combustíveis] só que, de novo, a União usa a bengala dos municípios."

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 12:40h
Mais rigor

Collor vê segurança em estado terminal e defende prisão perpétua no Brasil

 

O pré-candidato à Presidência da República e senado Fernando Collor de Mello (PTC/AL - foto) defendeu, na noite desta terça-feira (22), que o Estado atue "com a mão pesada" nas medidas relacionadas à Segurança Pública. Da tribuna do Senado, Collor defendeu a discussão da possibilidade de introduzir a prisão perpétua, por exemplo, para reincidência em casos de homicídios e latrocínios.

O senador declarou que o governo federal deve assumir sua devida responsabilidade no enfrentamento da criminalidade, sem despejar sobre os entes da federação grande parte das despesas e da ausência de um planejamento integrado entre as instituições. "Este modelo que está aí faliu. A Segurança Pública no Brasil chegou ao estado terminal", frisou.

Collor alertou que a medida da prisão perpétua nada tem a ver com o "direito de vingança das vítimas, mas, sim, de não permitir que determinados tipos de criminosos, sabidamente irrecuperáveis, voltem ao convívio do restante da sociedade".

"No combate à insegurança generalizada que se instalou no país, a população já percebeu que, pelo nosso arcabouço legal, temos excesso de direitos, porém, escassez de deveres; que temos excesso de investigações, porém, escassez de elucidações; que temos excesso de polícias, porém, escassez de poli...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 11:55h
Condenado a 8 anos e 6 meses

STJ diminui pena por fraudes na Loterj e manda Carlinhos Cachoeira para regime semiaberto

 

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) diminuiu a pena e mandou para o regime semiaberto o contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira (foto). A decisão refere-se à condenação dele por fraudes na Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), pela qual ele recebeu pena de 8 anos e 6 meses em regime fechado. No entanto, o pedido de habeas corpus feito pela defesa foi deferido, reduzindo o período de reclusão para 4 anos.

A decisão colegiada é da 5ª Turma do STJ, cujo procedimento teve como relator o ministro Jorge Musse. A decisão, concedida de ofício, ainda não foi publicada, mas a assessoria do STJ confirmou seu teor ao G1.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 11:38h
Etanol x Gasolina

Mesmo em queda, etanol só é mais vantajoso que a gasolina em 5 estados

 

Mesmo com a gasolina em alta, o etanol ainda não é uma boa opção para grande parte dos brasileiros. Com base no último levantamento médio de preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o G1conferiu que apenas em 5 estados é mais vantajoso financeiramente abastecer com o combustível renovável: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. (Foto ilustração)

Nos demais estados e no Distrito Federal, ainda vale mais a pena ir de gasolina, mesmo com a média de preço chegando a quase R$ 5.

O preço médio do etanol no país caiu 8% desde março e está ajudando a segurar a inflação. No entanto, na comparação com maio do ano passado, o valor atual ainda é 7,3% maior. No mesmo período de 1 ano, o litro médio da gasolina nos postos subiu 18,3% (g1).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 11:23h
Eleições 2018

Evangélicos disputam vaga na chapa de Zé Ronaldo

 

Se Jutahy Magalhães (PSDB) já está praticamente garantido na chapa da oposição, o outro nome à senatoria ainda está indefinido. Por enquanto, três nomes estão no páreo: as vereadoras Ireuda Silva (PRB - foto) e Lorena Brandão (PSC), e o deputado federal Irmão Lázaro (PSC). Coincidência ou não, todos compõem a bancada evangélica.

Procurada pela Tribuna, Ireuda confirmou que foi “convidada” para conversar. Nos bastidores, comenta-se que o prefeito ACM Neto (DEM) é simpático ao nome da republicana. Ela declarou ainda que tem consideração por todos os candidatos e que o martelo sobre quem será o candidato ainda não foi batido. “O PRB é um nome forte para chapa majoritária, isso é indiscutível. Qualquer notícia informando que uma decisão já foi tomada considero que não passa de especulação. As conversas continuam com os partidos que compõem o arco de alianças. Os nomes estão postos, incluindo o nosso, e desde já eu gostaria de dizer que tenho o máximo respeito e consideração por todos, incluindo o deputado Irmão Lázaro e a vereadora Lorena Brandão”, disparou. “Estou pronta para qualquer desafio que seja colocado para mim”, completou.

Informações de bastidores dão conta de que o nome de Ireuda é tido como o que mais tem chance de agregar: é mulher, negra, defende bandeiras que est&at...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 11:10h
Marcha dos Prefeitos

Presidenciáveis se reúnem com prefeitos em Brasília

 

Durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios — evento conhecido como Marcha dos Prefeitos —, que serve para pressionar o governo central por demandas estaduais — três presidenciáveis estiveram em Brasília para debater o assunto e, claro, usar o evento como palanque. Até amanhã, mais cinco devem comparecer. Propostas de soluções ambientais, econômicas e projetos de combate à corrupção foram respondidas em tom eleitoral. (Foto ilustração)

Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) discursaram aos prefeitos. Manuela D’Ávila foi convidada e confirmou presença, mas não compareceu. Ao saber da desistência de Temer na corrida pelo Planalto, Marina disse que “não dá para acreditar que quem criou os problemas de hoje poderá resolvê-los”, comentando sobre a candidatura de Henrique Meirelles (MDB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 11:03h
Belo Horizonte

Eduardo Azeredo já é considerado foragido pela Polícia Civil de MG

 

Dezenas de policiais civis estão à procura do ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB - foto) em vários endereços de Belo Horizonte desde as 6h desta quarta-feira (23/5). Entre as equipes deslocadas para as diligências, há policiais caracterizados e à paisana.

De acordo com o delegado Carlos Capistrano, desde o início da manhã a Polícia Civil não está conseguindo contato com os advogados do tucano. A expectativa é que o ex-governador se entregue à polícia ainda nesta manhã.

“O mandado de prisão saiu ontem à noite, estamos fazendo diligências comuns para tentar localizá-lo, até porque a polícia tem que trabalhar com as duas hipóteses (ele se entregar ou não). Se ele não se entregar, temos que saber onde está para cumprirmos o mandado”, afirmou o delegado. (correiobraziliense) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 10:54h
STF

Fachin autoriza comissão de deputados a visitar Lula na prisão

 

O ministro Edson Fachin (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a inspeção de uma comissão de deputados federais à carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso desde o dia 7 de abril. O ex-presidente foi condenado a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção por vantagem indevida que, no caso, foi um apartamento triplex em Guarujá (SP).

A autorização havia sido negada duas vezes pela juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba e responsável por supervisionar a execução da pena de 12 anos e um mês de prisão à qual Lula foi condenado. Ela disse não haver “necessidade” da visita, pois uma outra comitiva do Senado já havia inspecionado o local, em 17 de abril.

Após a negativa, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), entrou no STF com uma ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF), alegando que a juíza violou o princípio de separação de Poderes, pois a Constituição, a lei e o regimento interno da Casa conferem aos deputados o direito de fiscalização e acesso a qualquer órgão público.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se manifestou contra o pedido, alegando que não poderia ter sido feito via ADPF. Fachin, porém, acolheu os argumentos de Ma...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 10:32h
Economia

Prévia da inflação oficial, IPCA-15 fecha maio com taxa de 0,14%

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) registrou taxa de 0,14% no mês de maio, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice, que calcula a prévia da inflação oficial, registrado neste mês é inferior ao de abril, que fechou em 0,21%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o IPCA-15 também apresenta redução: em maio de 2017, o índice foi de 0,24%. (Foto ilustração)

O principal impacto do resultado do IPCA-15 em maio veio do grupo de despesas com saúde e cuidados pessoais, que registrou alta de preços de 0,76%. Os itens planos de saúde e remédios também pressionaram o resultado, com altas de 1,06% e 1,04%, respectivamente. Outro impacto importante foi no setor de habitação, que teve taxa de inflação de 0,45%. A alta foi puxada pela energia elétrica, que teve aumento de 2,18%.

Por outro lado, o setor de transportes ajudou a freias os resultados, registrando queda de 0,35%, puxado pelo preço do etanol, que caiu 5,17% e pelo preço das passagens áreas, que tiveram recuo de 14,94%. Deflação também foi registrada no grupo de alimentos e bebidas (0,05%) e nos artigos de residência (0,11%).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 10:16h
Câmara de Salvador

Após briga, Carballal volta a provocar Hilton: "Mentiroso"

 

O líder do governo na Câmara de Vereadores de Salvador, Henrique Carballal (PV), explicou ao bahia.ba, na manhã desta quarta-feira (23), a discussão que teve com o colega de Legislativo Hilton Coelho (PSOL) durante a “Super Terça” que debateu a implantação do BRT, na tarde de ontem. (Foto: Henrique Carballal e Hilton Coelho)

Segundo o verde, Coelho o acusou de retirar a assinatura de uma CEI que investigaria as obras do metrô na Câmara, o que deu origem ao bate-boca. “Eu pedi questão de ordem e disse que era mentira, o chamei de mentiroso. Ele é mentiroso. Depois ele veio pra cima de mim”, completou.

De dedo em riste, os dois trocaram gritos, frente a frente, e foi preciso que a turma do “deixa disso” apaziguasse os ânimos. Durante o seu discurso, Carballal, líder do governo na Casa, afirmou que haveria um “lobby do trilho” contrário ao BRT.

Há dois anos, durante votação do Plano Municipal de Educação, (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 08:27h
Recôncavo da Bahia

Ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus punido por irregularidade em licitação

 

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (22/05), julgou procedente denúncia formulada contra o ex-prefeito de Santo Antônio de Jesus, Humberto Soares Leite (foto), por irregularidades em procedimento licitatório realizado para fornecimento de equipamento de som, iluminação, geradores e de mão de obra, com valor estimado em R$851 mil, no exercício de 2016. O relator do processo, conselheiro Antônio Carlos da Silva, multou o gestor em R$4 mil.

A relatoria concluiu que o edital do pregão presencial, ao exigir a realização de vistoria técnica até o terceiro dia útil anterior à data fixada para a apresentação das propostas, violou a norma que prevê a fixação de prazo não inferior a oito dias úteis entre a publicação do aviso e a apresentação das propostas pelos interessados.

Com a imposição de uma providência prévia, no caso a realização de vistoria técnica, esse prazo mínimo foi indiretamente reduzido, já que os licitantes só poderiam apresentar a proposta após a constatação de todos os detalhes e características técnicas do objeto que influenciariam no custo e execução dos serviços, o que fere o caráter competitivo da licitação.

O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, também considerou ilegal a exigência da Certid&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 08:22h
Capital Baiana

Secretário diz que Justiça deve marcar conciliação hoje para encerrar greve dos rodoviários

 

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Fábio Mota (foto), disse que a Justiça do Trabalho deve marcar uma audiência de conciliação ainda hoje (23) para firmar um acordo entre rodoviários e empresários, e pôr fim à greve da categoria.

O titular da Semob afirmou, também, que, caso não haja um acerto entre as partes, espera que o Judiciário julgue logo o dissídio. Os integrantes do Consórcio Integra têm resistido a apresentar uma proposta à categoria, que pede, no mínimo, 3% de reajuste para repor a inflação do ano passado.

Ao Metro1, Mota confirmou que os microônibus do Stec (Sistema de Transporte Complementar) foram apedrejados na madrugada de hoje, no bairro de Periperi. “Mas a polícia já está no local para garantir a segurança e não teremos mais essa questão de apedrejamento”, afirmou.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 08:14h
Sedex 10 parado

Protestos de caminhoneiros afetam entregas dos Correios e suspendem postagens de Sedex

 

Em razão da paralisação dos caminhoneiros, os Correios suspenderam temporariamente as postagens das encomendas com dia e hora marcados (Sedex 10, 12 e Hoje). Em comunicado, a estatal informou ainda que a paralisação também tem gerado "forte impacto" e atrasos nas operações da empresa em todo o país. (Foto ilustração)

"Tendo em vista comprometer a distribuição, também haverá o acréscimo de dias no prazo de entrega dos serviços Sedex e PAC [entrega não expressa], bem como das correspondências enquanto perdurarem os efeitos desta greve", destacou a empresa.

A operação dos Correios envolvem mais de 25 mil veículos, 1.500 linhas terrestres e 11 linhas aéreas que circulam pelo país de norte a sul. A empresa informa entregar mensalmente cerca de meio bilhão de objetos postais, dentre eles, 25 milhões de encomendas.

"Os Correios estão acompanhando os índices operacionais de qualidade de toda essa cadeia logística e, tão logo a situação do tráfego nas rodovias retorne à normalidade, a empresa reforçará os processos operacionais para minimizar os impactos à população", acrescentou o comunicado.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 08:09h
Ferrovia Oeste Leste

José Rocha tem reunião com chineses que podem disputar concessão da Fiol

 

O líder do PR, deputado José Rocha, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro e o prefeito de Caetité, Aldo Gondim debateram com uma comitiva do grupo China Railway Engeneering Corporation(Crec), a concessão do trecho da Ferrovia de Integração Oeste Leste(Fiol), entre Caetité e o Porto de Ilhéus, nesta terça(22), em Brasília. Os investidores se preparam para disputar o edital de concessão da Fiol que o Governo Federal deve lançar até o início do segundo semestre deste ano. O deputado José Rocha e o prefeito Aldo Gondim destacaram para os empresários que a operação da Fiol terá grande impacto no desenvolvimento da região, a Bahia e o Brasil. (Foto ilustração)

O vice-presidente do Crec, Liu Hui destacou que o modelo de concessão deve prever a exploração integrada do trecho entre Caetité e o Porto Sul, em Ilhéus. O trecho de 537, que está concluído em mais de 70%, vai permitir a exploração da jazida Pedra de Ferro em Caetité, cujas reservas superam seis bilhões de toneladas de minério de ferro e os direitos pertencem à Bahia Mineração(Bamin). A Fiol vai ligar Barreiras, no Oeste, Caetité e o Porto de Ilhéus numa extensão total de 1.022 km. Também participaram da reunião o secretário de Relações Institucionais de Caetité, Herbert de Castro, o vereador Deyvison Andrade, o presidente da Bamin, Eduardo Ledsham e diversos téc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 07:59h
Educação

Termina hoje prazo para pagar taxa de inscrição do Enem

 

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até hoje (23) para pagar a taxa de inscrição de R$ 82. O pagamento deve ser feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), que é gerada ao fim da inscrição. (Foto ilustração)

A guia pode ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, respeitados os horários de compensação bancária.

A inscrição só será confirmada após o processamento do pagamento. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a inscrição cujo pagamento não tenha sido feito até esta quarta-feira não será confirmada. É responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição e a divulgação do local de prova no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. (MEC)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 07:53h
Investigado na Lava Jato

Ex-ministro Guido Mantega é intimado para falar sobre conta na suíça

 

O ex-ministro da Fazenda dos governos Lula e Dilma, Guido Mantega (foto), foi intimado pelo juiz federal Sérgio Moro para falar sobre sua conta no Banco Picktet, na Suíça. Mantega tem dez dias para apresentar os dados pedidos pelo magistrado.

A conta foi revelada, no ano passado, pela própria defesa do ex-ministro, que declarou que Mantega abria mão "de todo e qualquer sigilo bancário, financeiro e fiscal, inclusive de conta estrangeira aberta".

Ainda de acordo com a defesa do ex-ministro, a conta foi aberta antes que Mantega assumisse o cargo no Ministério da Fazenda e que apenas um depósito foi feito na conta, "no valor de US$ 600 mil como parte de pagamento pela venda de imóvel herdado de seu pai".

Mantega afirma que "não espera perdão nem clemência pelo erro que cometeu ao não declarar valores no exterior", mas nega ter recebido vatagem indevida enquanto assumia um cargo público. Segundo a defesa, informações sobre a conta não foram informadas antes da intimação porque as movimentações bancárias não foram feitas no período em que Mantega é investigado.

O ex-ministro é investigado na Lava Jato por arrecadar propinas para o PT em 2012 por meio de dois contratos ligados à Petrobras. Mantega foi citado no depoimento do empresário Eike Batista, que afirmou ter recebido um pedido do então ministro e presidente do Conselho de Administra&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 07:46h
Venda de Estatal

MP sobre privatização da Eletrobras é retirada da pauta da Câmara

 

A Medida Provisória 814/2017, que altera leis do setor elétrico para permitir a privatização da Eletrobras, foi retirada da pauta nesta terça (22) pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Apesar de ter sido aprovada em comissão mista há duas semanas, a MP perde a validade no próximo dia 31 e, devido ao prazo apertado, seria difícil de os parlamentares aprovarem a MP na Câmara e no Senado dentro do prazo. (Foto ilustração)

O texto prevê uma série de alterações no setor elétrico, dentre elas a que abre caminho para a desestatização da Eletrobras. A matéria em si é assunto de divergências entre os deputados. Além disso, com a obstrução de parlamentares da oposição nas últimas semanas, o avanço de outras pautas no plenário da Câmara estava lento.

"Eu estava em reunião agora com o presidente do Senado [Eunício Oliveira (MDB-CE)] discutindo as pautas, e a nossa decisão, por falta de tempo no Senado, é que nós não votaremos a MP 814 e o governo vai encaminhar um projeto de lei para tratar do assunto das distribuidoras", informou Maia durante as votações em plenário. (Estadão)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 06:35h
Eleição de governador

Mesmo sem o chapão José Ronaldo pode ter entre 15 e 18 partidos

 

A união do DEM e PSDB, com a possibilidade de José Ronaldo (foto) ser candidato único do grupo, além de trazer partidos como o PSC, PRB, e PTB, deverá trazer também legendas menores: SD, PHS, PEN, PSDC, PTC, PRP, PPS, PPL, PRP e PV. As conversas abrangem outras três legendas, mas sem divulgação das agremiações.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 23.05.2018 06:32h
Feira de Santana

Servidor José Adalto de Oliveira receberá Comenda Armando Curvelo

 
Servidor público José Adalto de Oliveira

Servidor público José Adalto de Oliveira

A Câmara Municipal de Feira de Santana, aprovou semana passada, Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador José Carneiro (PSDB), que concede a Comenda Armando Curvelo ao servidor municipal José Adalto de Oliveira. A honraria foi aprovada em discussão única e por unanimidade dos presentes. De acordo com a proposição, a Mesa Diretiva da Câmara Municipal providenciará a confecção da Comenda, que será entregue em Sessão Solene, convocada especialmente para este fim.

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


União Médica

 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Festa de Ipuau
 
Cavalgada de Antonio Cardoso
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2018

2017

2016

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia