Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Crianças entre 5 e 11 anos devem tomar vacina contra covid-19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 08:30h
Chuvas e enchentes na Bahia

Defesa Civil do Estado atualiza dados sobre população afetada pelas chuvas na Bahia

 

Com base em informações recebidas das prefeituras, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) atualizou, na tarde de quarta-feira (12), os números referentes à população atingida pelas enchentes que ocorreram em diversas regiões do estado. São 27.210 desabrigados, 59.637 desalojados, 2 desaparecidos, 26 mortos e 523 feridos. O total de atingidos é de 856.917 pessoas. (Foto ilustração)

Os números correspondem às ocorrências registradas em 191 municípios afetados. É importante destacar que, desse total, 175 estão com decreto de situação de emergência. Os sete últimos municípios que decretaram foram: Barra, Botuporã, Esplanada, Governador Mangabeira, Igaporã, João Dourado e São Gabriel .

As localidades com vítimas fatais são: Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (3), Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2), Ubaitaba (1) e Belo Campo (1). (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 08:16h
Por violação de regras

Empresário bolsonarista Luciano Hang tem conta suspensa pelo Twitter

 

A conta no Twitter do empresário e dono das Lojas Havan (foto ilustração), Luciano Hang, considerado um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), foi suspensa pela rede social nesta quarta-feira (12). A plataforma alega violação de regras.

A assessoria de imprensa do Twitter explicou que a rede social "bloqueou a referida conta (@LucianoHangBr) uma vez que a ordem judicial que requer seu bloqueio na plataforma segue em vigor".

Nesta quarta-feira (12), Hang gravou stories em Manaus (AM) para a divulgação de novas unidades da Havan no local. Mais tarde, por meio de sua assessoria, o empresário comentou a suspensão da conta no Twitter.

"Estamos vivendo momentos estranhos na sociedade, em que você não pode ter liberdade de pensamento e expressão. Um absurdo! Não é possível que se tenha uma única verdade e que você não pode questioná-la. Agora não podemos mais compartilhar informações para as pessoas tomarem suas próprias decisões?", indagou.

Luciano Hang informou que sua equipe está em contato com o Twitter para que sua conta seja reativada "o mais rápido possível".

Em 2020, o empresário bolsonarista já havia sido bloqueado -tanto no Twitter quanto no Facebook- por ordem do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes em decorrência do inquérito das fake...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 08:00h
Com aumento da Covid 19

Anvisa recomenda suspensão definitiva da temporada de cruzeiros no Brasil

 
Foto: Reprodução/ TV Globo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao Ministério da Saúde e à Casa Civil da Presidência da República, na tarde desta quarta-feira (12), a suspensão definitiva da temporada de cruzeiros no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população.

Três navios seguem fundeados no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após a confirmação de casos de Covid-19 a bordo e a suspensão da temporada, até então com previsão de retomada em 21 de janeiro.

Segundo a agência reguladora, o documento encaminhado ao Ministério da Saúde e à Casa Civil foi concluído nesta terça-feira (11), e contém a apresentação do cenário epidemiológico de Covid-19 nas embarcações de cruzeiro que operam a temporada 2021-2022, incluindo as intercorrências, por embarcação, desde o início de suas operações em território nacional.

A Anvisa explica que os protocolos que definiu para a operação dos navios de cruzeiro no Brasil trouxeram dispositivos que permitiram acompanhar o cenário epidemiológico nas embarcações durante quase dois meses, e foram fundamentais para se identificar rapidamente a alteração no número de casos a bordo na penúltima semana epidemiológica de 2021. (G1 - Foto Reprodução - TV Globo)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 07:48h
Sul da Bahia

Itabuna: Prefeitura segue decreto estadual e restringe para três mil pessoas em eventos

 
Foto Reprodução

A Prefeitura de Itabuna publica na edição eletrônica do Diário Oficial deste quarta-feira, dia 12, o Decreto nº 14.781 limitando em três mil pessoas o público nos eventos em logradouros públicos ou privados, eventos urbanos e rurais, circos, parques de exposições, passeatas, solenidades de formatura, cerimônias de casamento e afins, no período de 12 a 27 de janeiro. Mas é obrigatório o cumprimento dos protocolos de segurança e de saúde contra o Covid-19.

Além disso, os eventos e atividades referidos, deverão ocorrer com a ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local, respeitando o limite de três mil pessoas. Por isso, a realização de eventos com venda de ingressos fica condicionada à normal, e ao atendimento pelo público, artistas, colaboradores e equipe técnica às exigências sanitária e de segurança. O mesmo se aplica a espaços culturais, cinemas e teatros.

A vacinação das pessoas deverá ser comprovada mediante apresentação de carteira fornecida no momento da imunização ou do Certificado Covid-19 obtido por meio do aplicativo Conect SUS, do Ministério da Saúde, desde que contenha duas doses ou dose única da vacina, uma dose para crianças e adolescentes ou doses de reforço subsequente.

Já os eventos desportivos coletivos profissionais poderão ocorrer com a presença de público, desde que, cum...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 06:40h
Eleições 2022

Ciro Gomes cada dia mais candidato a presidente da República

 

Setores do PDT e parte da cúpula do PT que esperavam que Ciro Gomes (PDT – foto ilustração) iria desistir de ser candidato a presidente em outubro de 2022, não têm tido sinais de que isso vai acontecer. É que Ciro Gomes continua viajando pelo Brasil, concedendo entrevistas e buscando alianças para o projeto nacional. Ou seja, a união das esquerdas tão desejada por Lula, que também é candidato a presidente, está cada vez mais longe.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 06:36h
Feira de Santana

Colbert Martins: Moura Pinho está bem onde está, não tem plano B

 

Nome sempre presente nos momentos de decisão jurídica pelo prefeito Colbert Martins (MDB-foto ilustração), o procurador Geral do Município Moura Pinho (cujo nome foi ventilado para deputado estadual) se junta a Denilton Pereira, secretário de Governo, mais os secretários de Planejamento Carlos Brito e de comunicação Edson Borges, no chamado núcleo duro do governo. Moura Pinho não tem plano B no governo, está bem escalado onde está, segundo avalia o próprio Colbert Martins.
    

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 06:32h
Nível superior

MEC autoriza curso universitário de graduação em Psicanálise

 

O Ministério da Educação autorizou a criação de um curso universitário de graduação em Psicanálise no final de 2021. A iniciativa está dando o que falar na área acadêmica com destaque para os profissionais de Psiquiatria e Psicologia.

  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 06:30h
Testou positivo

Deputado Ângelo Almeida também está de Covid-19

 

O deputado estadual Ângelo Almeida (PSB-foto ilustração) e sua esposa estão de Covid-19 e cumprem quarentema em casa. Os dois tiveram conhecimento, depois de exames, que testaram positivo. Ângelo Almeida informa que tanto ele como sua esposa tomaram a terceira dose da vacina e estão assintomáticos.
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 06:27h
Ômicron na área

AL-BA pode não voltar com sessões presenciais em fevereiro

 

Apesar das previsões de que a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) voltaria às sessões presenciais 100% dia 1º de fevereiro de 2022, ao que parece não vai acontecer. Tudo por conta da proliferação da Covid-19, na sua variante Ômicron, na capital baiana. (Foto: Assembleia Legislativa da Bahia)


 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 06:25h
Câmara Municipal

Feira de Santana: Ainda tem vereador esperando se vai ter sessão

 

Até o início da semana tinha vereador em Feira de Santana esperando sabe se vai haver sessão extraordinária para discutir o Orçamento 2022, para definir se vai ou não à praia. Parece que vai mesmo...
  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 06:18h
Resposta

Zé Neto defende as vans e ligeirinho se quiser tem que lutar para ser regularizado

 

Sobre não ter nada contra o transporte ligeirinho (clandestino), Zé Neto (PT - foto ilustração) afirma que jamais defendeu o transporte ilegal. Mas alega que todos têm que estar no sistema regular. E diz mais: Se não tiver uma política de transporte, eles vão simplesmente destruir o sistema de vans e aí vai ficar vulnerável para o ligeirinho. “Acho que cada um vai ter que sobreviver como puder, desde que a gente tenha preservado o sistema regular. 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 06:00h
Imunizante da Pfizer

País recebe primeiro lote da vacina contra Covid-19 para crianças

 

O primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer, com 1,2 milhão de doses, chega ao Brasil nesta quinta-feira (13). O imunizante será aplicado em crianças de 5 a 11 anos, que foram incluídas no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19). (Foto ilustração)

O lote desembarcou por volta das 4h40, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A distribuição das doses por estado e Distrito Federal, coordenada pelo Ministério da Saúde, seguirá o critério populacional (de acordo com a faixa etária).

A região que receberá o maior percentual de doses será o Sudeste, com 39,18% do total. O estado de São Paulo, o mais populoso do Brasil, terá 20,73% dos imunizantes.

A expectativa é que sejam entregues 4,3 milhões de doses pediátricas no mês de janeiro, mais 7,2 milhões em fevereiro e 8,4 milhões em março. Para as crianças, o esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de oito semanas.

O imunizante é o único até agora aprovado pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) para aplicação nesse público. A CoronaVac ainda aguarda aprovação da agência. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 05:50h
Benefício Social

Teto do seguro-desemprego sobe para R$ 2.106,08 após reajuste

 

Desde a última terça-feira (11), o trabalhador demitido sem justa causa está recebendo um valor maior de seguro-desemprego. A tabela das faixas salariais usadas para calcular o valor da parcela seguiu o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2021 e foi reajustada em 10,16%. (Foto ilustração)

Com a correção, o valor máximo do seguro-desemprego subirá de R$ 1.911,84 para R$ 2.106,08, diferença de R$ 194,24. O piso segue a variação do salário mínimo e aumenta de R$ 1,1 mil para R$ 1.212.

Os novos valores estão sendo pagos para as parcelas emitidas para saque desde terça (11) e vale tanto para quem recebe o seguro-desemprego como para quem ainda dará entrada no pedido.

A parcela do seguro-desemprego é calculada com base na média das três últimas remunerações do trabalhador antes da demissão. Após a correção das faixas salariais, o benefício será definido da seguinte forma. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 05:40h
Feira de Santana

Vacinação contra a Covid nas unidades de saúde nesta quinta

 

Nesta quinta-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua a aplicação da primeira, segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19 nas unidades de saúde da sede e do distrito. (Foto ilustração)

Confira os grupos e os locais de vacinação:

PRIMEIRA DOSE PARA MAIORES DE 18 ANOS

A vacinação para esse público acontece nos distritos das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 17h e nas Unidades de Saúde da Família, vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.

Também haverá imunização para esse público nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Centro Social Urbano (CSU), Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI-I e II, Francisco Pinto, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Rua Nova II, III e Barroquinha, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Tomba I e III, das 8h às 16h.

É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefícios.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 05:30h
Receita Federal

Auditores da Receita pedem exoneração de 1.288 cargos de chefia

 

O protesto de auditores fiscais da Receita Federal em busca de melhorias de remuneração já reúne 1.288 pedidos de entrega de cargos de chefia e as primeiras exonerações começaram a ser formalizadas, informou o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco) nesta quarta-feira (12). (Foto ilustração)

A categoria iniciou a entrega de cargos em dezembro como forma de pressionar o governo a ampliar recursos para a Receita e regulamentar o pagamento de bônus de produtividade. Atividades administrativas e programas de fiscalização em postos aduaneiros também foram reduzidos.

De acordo com o sindicato, o total de cargos comissionados no órgão é de aproximadamente dois mil. Portanto, cerca de 64% dos ocupantes das vagas de chefia pediram exoneração.

A formalização dos pedidos depende de autorização e publicação no Diário Oficial da União. Algumas solicitações começaram a ser oficializados nesta quarta-feira (12).

O ato na Receita é parte de um movimento de diversas categorias, que se mobilizaram em demonstração de descontentamento após o governo prometer reajustes salariais apenas a carreiras de policiais.

Outra categoria que iniciou processo de entrega de cargos e promete paralisar as atividades é a de servidores do Banco Central.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 05:20h
Mercado de Capitais

O Ibovespa fechou em alta de 1,84%, perto da máxima, aos 105.685 pontos

 

O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira (12), na mesma direção do mercado internacional, e na máxima da sessão. Os investidores refletiam a inflação acima do esperado no Brasil e os dados de preço ao consumidor nos Estados Unidos que vieram em linha com as expectativas. O principal índice da bolsa encerrou o dia com ganhos de 1,84%, aos 105.685,66 pontos. (Foto ilustração)

O pregão de hoje foi o maior patamar desde 17 de dezembro (107.201 pontos), com o índice passando ao território positivo neste ano. O volume financeiro foi de R$ 27,2 bilhões. (web)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar à vista fecha em baixa de 0,79%, a R$5,5358

 

O dólar voltou a cair nesta quarta-feira, fechando no menor patamar em quase dois meses ante o real, com as operações locais novamente repercutindo o forte ajuste de baixa na moeda norte-americana no exterior, diante da percepção de que os Estados Unidos não serão ainda mais agressivos no processo de normalização de sua política monetária do que o esperado. (Foto ilustração)

O dólar à vista fechou em queda de 0,79%, a 5,5358 reais na venda, menor nível desde 17 de novembro passado (5,5264 reais).

Ao longo do dia, a cotação variou entre 5,602 reais (+0,39%) e 5,5292 reais (-0,91%).

Na B3, às 17:05 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento caía 0,60%, a 5,5600 reais.

No exterior, o índice do dólar frente a uma cesta de moedas tombava 0,7%, maior recuo desde o fim de novembro e para o menor patamar em dois meses. (Por José de Castro)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil registra 133 mortes e 87.471 novos casos em 24h

 

Nesta quarta-feira (12), o Brasil registrou 133 mortes e 87.471 novos casos diagnosticados de Covid-19, de acordo com os dados enviados pelos estados ao Ministério da Saúde e ao Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). A média móvel de óbitos nos últimos 7 dias é de 123, e a média móvel de novos casos é de 52.261. (Foto ilustração)

O país contabiliza 620.371 mortes e 22.716.931 pessoas que já foram diagnosticadas com a doença. São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais são os estados com o maior número de óbitos, respectivamente.

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 21 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid-19 no país.

Segundo o Conass, a taxa de letalidade do coronavírus no Brasil é de 2,8% e a taxa de mortalidade por cada 100 mil habitantes é de 295,2. (Conass)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra mais 1.610 casos de Covid-19 e 12 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.610 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,13%) e 917 recuperados (+0,07%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (12) também contabiliza 12 óbitos. Dos 1.281.737 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.247.935 já são considerados recuperados, 6.174 encontram-se ativos e 27.628 tiveram óbito confirmado. A última vez que a Bahia teve um número de ativos próximo ao de hoje foi em 31/07/21, quando havia 6.075. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.705.789 casos descartados e 275.672 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 53.156 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 10.853.508 pessoas vacinadas com a primeira dose, 261.283 com a dose única, 8.940.457 com a segunda dose e 1.652.456 com a dose de refo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.01.2022 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 62 casos e mais 2 óbitos; total de mortes chega a 1.022 nesta quarta (12)

 

A incidência semanal da epidemia da Covid-19 em Feira de Santana indicou um aumento no quantitativo de casos positivos e mortes. Entre os dias 06 a 12 de janeiro, foram registrados 247 casos positivos, contra 50 casos da semana anterior. Somente nesta quarta-feira (12), 62 exames tiveram resultados positivos. (Foto ilustração)

Nas últimas 48h, o município notificou cinco mortes causadas pela doença, com óbitos ocorridos em dezembro de 2021 e neste mês. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que a inclusão dos registros de óbito é feita quando a ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica.

O município atingiu a marca de 49.188 curados da doença, índice que representa 93,9% dos casos confirmados.

NÚMEROS DESTA QUARTA-FEIRA12 de janeiro de 2022

Casos confirmados no dia: 62

Pacientes recuperados no dia: 64

Resultados negativos no dia: 307

Total de pacientes hospitalizados no município: 8

Óbitos comunicados no dia: 2

Datas dos óbitos: 21/12/2021 e 27/12/2021

NÚMEROS TOTAIS Total de pacientes ativos: 190 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 16:44h
De olho no eleitorado baiano

Moro afirma que vem à Feira de Santana. Deputada Dayane prepara a agenda.

 

Em entrevista à Rádio Metrole, o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (Podemos) disse que a deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL/União Brasil) é um pilar de sua pré-candidatura no Estado. A parlamentar baiana, que defende uma aliança do presidenciável com seu partido União Brasil, é considerada como uma ponte entre Moro e deputados federais independentes e da militância. (Foto ilustração: Sérgio Moro e Dayane Pimentel)

"A deputada Professora Dayane tem sido um pilar da nossa pré-candidatura no estado da Bahia. Eu sei que ela se envolveu muito nas atividades de apoio à população desabrigada, vítimas das echentes. Eu tenho acompanhado o trabalho dela e acho que isso é um trabalho muito importante", disse Moro.

Dayane e Moro são próximos e articulam alianças da terceira via no país. Após o anúncio de sua candidatura, o ex-juiz da Operação Lava Jato convidou a parlamentar baiana para coordenar a sua campanha à Presidência da República.

Moro na Bahia

Na entrevista, Sergio Moro disse também que pretende visitar a Bahia em breve.

"Vou visitar a Bahia. Eu quero visitar a Bahia. Eu já estive aí várias vezes. A Bahia tem um potencial turístico que temos que explorar mais. Quero conhecer as regiões, ir para Feira de Santana, para as outras cidades tamb&eac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 16:20h
Câmara Federal

Comissão de Direitos Humanos aprova avaliação obrigatória da Lei de Cotas em 2032

 

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que substitui a revisão obrigatória da política de cotas nas universidades federais, prevista para ocorrer este ano, por uma avaliação dessa política em 2032.

Pela proposta, a avaliação será feita pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, que também se responsabilizarão pela publicação periódica dos resultados da política de cotas, garantindo a transparência da informação.

O Projeto de Lei 1788/21, do deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), foi aprovado na forma do substitutivo da relatora, deputada Vivi Reis (Psol-PA-Foto). A revisão do programa de reserva de vagas nas universidades está prevista na Lei de Cotas e deve ocorrer até agosto deste ano, quando a lei completa dez anos de vigência.

Permanência

O projeto, em sua versão original, prorroga a revisão da lei para 2042. A relatora optou por substituir a revisão pela avaliação.

A mudança, segundo a deputada Vivi Reis, garante a permanência das cotas, que reserva 50% das vagas das universidades e institutos federais de ensino superior para os alunos pretos, pardos, indígenas, com deficiência ou que cursaram o ensino médio em escolas p&ua...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 15:30h
Suprema Corte

Em primeiro despacho no STF, Mendonça pede informações sobre fundo eleitoral

 

Em seu primeiro despacho como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça (foto ilustração) determinou, nesta quarta-feira (12), que a Câmara dos Deputados, Senado e Presidência da República apresentem informações sobre a criação do fundo eleitoral para bancar as eleições deste ano.

A decisão foi dada em ação apresentada pelo partido Novo em dezembro do ano passado.

Mendonça determinou que a Câmara, o Senado e a Presidência apresentem as informações em cinco dias (contados a partir da notificação). Depois, os autos seguem para a Advocacia Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), que terão três dias para manifestação.

Esse foi o primeiro despacho de Mendonça desde que ele assumiu a vaga no STF, em dezembro do ano passado. Logo após a sua posse, realizada no dia 16 de dezembro, o STF entrou em recesso, que vai até fevereiro.

Em seu despacho, Mendonça afirma que, “em homenagem à segurança jurídica (…) demonstra-se recomendável que esta Corte aprecie de maneira colegiada o pleito cautelar aqui apresentado”.

A decisão indica que o ministro pretende levar a decisão para o colegiado, em vez de tomar uma decisão liminar (ou seja, provisória) individual.

O par...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 15:00h
Células de defesa ativadas

Imunidade gerada por resfriado pode proteger contra Covid, aponta estudo

 

A resposta protetora gerada por células T de defesa após um resfriado comum pode impedir a infecção pelo vírus Sars-CoV-2 e, consequentemente, proteger contra a Covid-19. (Foto ilustração)

Esse é o principal achado de um estudo feito por pesquisadores do Imperial College de Londres e publicado na última segunda (10) no periódico científico Nature Communications.

A pesquisa contou com 52 participantes que viviam em conjunto com pessoas que tiveram diagnóstico confirmado de infecção pelo Sars-CoV-2. Dessas, 26 apresentaram um resultado negativo no teste RT-PCR para o coronavírus, e a outra metade, um resultado positivo.

O principal objetivo do estudo era verificar se as pessoas com o resultado negativo tinham células de defesa no organismo contra o vírus.

Os indivíduos que foram expostos ao Sars-CoV-2 fizeram exames do tipo RT-PCR no primeiro dia após exposição e depois no quarto e sétimo dias. Amostras de sangue foram colhidas entre o primeiro e o sexto dias após a exposição para analisar a presença de células T já existentes no organismo após uma infecção por um vírus do resfriado comum.

Naquelas pessoas com um resultado do exame RT-PCR negativo, foi identificado um alto nível de células de defesa ativas, isto é, houve uma proteção cruzada de memória de uma expo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 14:00h
Ministério da Saúde

Ministro relaciona aumento de casos de covid-19 a festas de fim de ano

 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto ilustração), afirmou hoje (12) que o recente aumento do número de casos de covid-19 no país está relacionado às festas de fim de ano, o que, segundo ele, não foi algo estimulado pelo governo federal. Segundo Queiroga, ainda nesta semana, o governo apresentará uma posição oficial sobre uma “eventual política para a aprovação dos autotestes”, o que poderá ampliar a capacidade de testagem por meio de exames a serem adquiridos em farmácias.

Queiroga disse que, em reunião ontem (11) com o ministro da Economia, Paulo Guedes, obteve garantias de que não faltará suporte para estados e municípios, se aumentar a pressão sobre o sistema hospitalar e for preciso habilitar mais leitos de terapia intensiva. “Ele [Guedes] deixou claro que saúde e economia têm de andar de braços dados”, resumiu Queiroga.

Sobre o recente aumento do número de pessoas contaminadas pela variante Ômicron, o ministro confirmou que as unidades básicas de saúde (UBSs) vêm recebendo número maior de pacientes. “Isso é fruto das festas de final de ano, que não foram estimuladas pelo governo federal”, afirmou.

Queiroga lembrou que o Brasil conta com 58 mil UBSs e 53 mil equipes de saúde da família, e que, com a ampliação orçamentária, de R$ 17 bilhões para R$ 25 bilhões, o país terá...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 13:15h
Canadá

Quebec planeja cobrar imposto adicional de não vacinados contra covid

 

A província canadense de Quebec, a segunda mais populosa do país, planeja fazer com que adultos que se recusam a tomar vacina contra a covid-19 paguem uma "contribuição de saúde". A medida deverá estimular o debate sobre direitos individuais e responsabilidade social. (Foto ilustração)

O primeiro-ministro canadense, François Legault, disse, em entrevista nessa terça-feira (11), que a proposta, cujos detalhes ainda estão sendo definidos, não se aplicaria àqueles que não podem ser vacinados por razões médicas.

Pessoas não vacinadas prejudicam as demais, e o Ministério das Finanças da província está determinando quantia "significativa" que os moradores não vacinados seriam obrigados a pagar, disse Legault, acrescentando que o valor não seria inferior a 100 dólares canadenses (US$ 79,5).

Governos em todo o mundo têm estabelecido restrições de movimento aos não vacinados, mas um imposto abrangente sobre todos os adultos nessa condição pode ser medida rara e controversa.

Embora a cobrança possa ser justificada no contexto de emergência de saúde, sobreviver a provável contestação judicial dependerá dos detalhes, disse Carolyn Ells, professora de medicina e ciências da saúde da Universidade McGill.

Ela manifestou surpresa com o fato de o governo ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 12:20h
Feira de Santana

Servidores do Paço Municipal fazem exames de diagnóstico da Covid

 

Nesta terça (11) servidores que atuam no Paço Municipal, Secretaria de Comunicação Social e Guarda Municipal fizeram o exame para diagnóstico da Covid-19. Foram 24 testes do tipo Antígeno - que apresentam o resultado em 15 minutos - e RT-PCR, que terão resultado divulgado no próximo sábado, 15. (Foto ilustração)

Desse total, dois servidores testaram positivo para a doença pelo exame Antígeno e foram afastados de suas funções.

A testagem realizada por uma equipe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue ainda nesta quarta-feira, 12.

Na última segunda-feira, 10, o Paço Municipal, o anexo da Guarda Municipal e a Secretaria de Comunicação Social foram fechados para desinfecção, após o secretário de Comunicação, Edson Borges, e o chefe de gabinete do prefeito, Fanael Ribeiro, testarem positivo para a Covid. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 11:58h
Internacional

Boris Johnson pede desculpas por frequentar festa durante quarentena

 
Foto O Antagonista

Após críticas da oposição e de parlamentares do próprio Partido Conservador, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu desculpas por ter participado de uma festa que ele descreveu como um "evento de trabalho" no jardim da residência oficial de Downing Street, quando o país estava em quarentena, em maio de 2020.

"Quero pedir desculpas", disse Boris durante a sessão de perguntas e respostas ao primeiro-ministro na Câmara dos Comuns, nesta quarta-feira. "Houve coisas que não fizemos direito e eu devo assumir a responsabilidade", acrescentou.

Boris afirmou acreditar que o evento era um encontro de trabalho, e foi ao jardim para agradecer ao grupos de funcionários que o organizou.

"Olhando para trás, eu deveria ter mandado todos de volta para dentro. Lamento muito que não tenhamos feito as coisas de maneira diferente naquela noite", disse o primeiro-ministro.

Questionado pelo líder da oposição trabalhista, Keir Stamer, se "faria a coisa certa e renunciaria", Boris disse que não se antecipará as conclusões de uma investigação independente sobre festas em seu escritório durante as várias quarentenas pelas quais o país passou durante a pandemia. (IG - Foto O Antagonista)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 11:46h
Política

Marcelo Nilo se reúne com Bruno Reis em mais um lance de aproximação com ACM Neto

 
Foto Reprodução

Em mais um lance do processo de aproximação com a base netista, o deputado federal Marcelo Nilo (PSB) se encontrou esta semana com o prefeito Bruno Reis (DEM).

A conversa foi demorada e facilitada pelo fato de os dois terem sido colegas na Assembleia Legislativa da Bahia. Bruno sabe onde as cobras dormem. (Política Livre - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 11:37h
Após novo aumento da gasolina

Bolsonaro volta a defender ICMS único e critica política de preços da Petrobras

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender uma alíquota única do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis nos estados. Em entrevista à Rádio Sarandi, do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 10, o chefe do Executivo lembrou que protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), no ano passado, contra os governadores sobre o valor do tributo. (Foto ilustração)

“O ICMS é um dos itens que mais pesa no preço do combustível”, disse Bolsonaro. “Por que é esse valor? Cada estado bota o porcentual que bem entende”, criticou. “Outra coisa que pesa também é a paridade com o preço internacional. No governo Temer, resolveu-se fazer uma paridade da gasolina aqui no Brasil com a lá de fora”, acrescentou. A política de preços da Petrobras acompanha a variação dos preços da commodity no mercado internacional e do dólar.

O presidente também criticou o fato de o país não conseguir refinar petróleo suficiente para o consumo interno. Na semana passada, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro disse que o alto preço dos combustíveis no Brasil é resultado da cobrança de ICMS nos estados, que ele considerou “fora do normal”, e da “roubalheira” dos governos do PT.

Acordo UE-Mercosul

Na mesma ocasião, Jair Bolsona...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 11:33h
Preconceito

Bolsonaro chama Dino de "gordo" e governador rebate: "Vai trabalhar"

 
Foto Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sugeriu na última terça-feira (11) que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), é um "comunista gordo". Em conversa com apoiadores em frente ao Palácio do Planalto, o chefe do Executivo comentou que a característica é comum a líderes de países comunistas, citando a Coreia do Norte e a Venezuela como exemplos.

"Vocês repararam que, nos países comunistas, geralmente o chefe é gordo? O cara da Coreia do Norte, gordinho né? Venezuela, gordinho né? Maranhão?", disse Bolsonaro, rindo na sequência.

Após tomar conhecimento da declaração preconceituosa, Dino reagiu em suas redes sociais ao que classificou como "piada, além de sem graça, repetida". O governador ainda chamou o presidente de "fracassado e bisonho" e sugeriu que ele trabalhe.

"1. “Piada”, além de sem graça, repetida. Compatível com a notória escassez de neurônios do indivíduo. 2. Ao bisonho e fracassado “piadista”, faço uma conclamação: VAI TRABALHAR. Os problemas federais são cada dia mais graves: inflação, desemprego, aumento dos combustíveis etc", escreveu Dino, um dos críticos mais ativos contra o governo.

O comentário ocorre no mesmo dia em que o IBGE anunciou que a inflação fechou 2021 em 10,06%, a maior alta em seis anos e bem acima da meta est...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 11:28h
Feira de Santana

José Ronaldo passa bem após cirurgia programada de vesícula

 
Foto Reprodução

O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, foi submetido hoje a uma cirurgia de vesícula. Realizado pelo médico Paulo Amaral, o procedimento, por meio de videolaparoscopia, não foi de urgência, mas programado.

Ele ficará em repouso por cinco dias. Ronaldo é fortemente cogitado para compor a chapa majoritária da oposição nas eleições de outubro deste ano e tem viajado a Bahia nos últimos meses ao lado do pré-candidato a governador, ACM Neto. O ex-prefeito passa muito bem após a cirurgia e terá alta ainda hoje, para que possa cumprir repouso em casa. (Assessoria - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 11:27h
Ex-prefeito de Salvador

ACM Neto recebe diagnóstico positivo para a Covid-19

 

Ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia, ACM Neto (foto ilustração) recebeu o diagnóstico positivo para a Covid-19. Na manhã desta quarta-feira (12), Neto informou sobre a infecção por meio de um vídeo publicado em seu perfil no Twitter.

"Infelizmente, testei positivo, mesmo tomando os cuidados necessários. Graças a Deis e à vacina, estou bem e com sintomas leves. Já estou em isolamento e cumprindo todas as recomendações médicas. Se cuidem por aí", escreveu Neto, ao reforçar a importância de estar atento aos primeiros sintomas. (M1/foto: redes sociais) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 10:50h
Eleições 2022

Joaquim Barbosa diz a aliados ver candidatura de Moro com desconfiança

 

Após um encontro com o Sergio Moro (Podemos), o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa disse a pessoas próximas que vê com desconfiança a candidatura do ex-juiz. (Foto ilustração: Joaquim Barbosa e Sérgio Moro)

O pré-candidato à Presidência pelo Podemos conversou com o ex-presidente do Supremo na segunda-feira (10), no Rio de Janeiro. A agenda faz parte de uma série de conversas políticas que o ex-magistrado marcou para a segunda semana do ano.

A reunião ocorreu a pedido do ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL). Segundo aliados de Barbosa, na conversa, o ministro aposentado refutou qualquer possibilidade de ser candidato a vice de Moro ou mesmo disputar o governo do Rio de Janeiro.

A única chance de ele migrar de vez para a política é se for para se candidatar ao Planalto, avaliam ao menos dois amigos do ex-presidente do STF.

Depois do encontro, Barbosa disse a aliados que não vê como positiva a aproximação de Moro de procuradores da Lava Jato e militares. E também desconfia que o ex-magistrado possa abandonar a disputa pela Presidência para tentar uma vaga no Senado se a candidatura ao Planalto não decolar.

A conversa entre eles ocorreu, dizem pessoas próximas de Barbosa, por cortesia do ex-presidente do STF, que não queria ser deselegante apesar de nunca ter nutrido muita simpatia pelo ex-juiz. Pelo contr&aa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 10:44h
Eleições 2022

Pesquisa: Lula mantém liderança; Bolsonaro se isola em 2°

 
Foto: Amanda Perobelli / Reuters

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a corrida para o Palácio do Planalto na eleição de outubro, com grande vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que segue isolado na segunda posição, mostrou pesquisa do instituto Quaest para a Genial Investimentos.

De acordo com a pesquisa, Lula aparece com 45% das intenções de voto, ante 47% na pesquisa anterior feita em dezembro, ao passo que Bolsonaro soma 23%, ante 25% no levantamento anterior. O ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro (Podemos) soma 9%, ante 10%, enquanto Ciro Gomes (PDT) aparece com 5%, ante 7%.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi citado por 3% enquanto a senadora Simone Tebet (MDB-MS) pontuou 1%. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e Felipe D'Ávila (Novo) não pontuaram.

A pesquisa mostrou ainda que Lula lidera com folga em todos os cenários de segundo turno. O petista venceria Bolsonaro por 54% a 30%, Moro por 50% a 30%, Ciro por 52% a 21%, Doria por 55% a 15% e Pacheco por 57% a 14%.

Bolsonaro, por sua vez, seria derrotado num eventual segundo turno também por Moro --36% a 30% a favor do ex-juiz-- e por Ciro --39% a 32% para o pedetista.

A pesquisa também indagou sobre a avaliação dos eleitores sobre o governo Bolsonaro. O percentual dos que veem a gestão de forma negativa manteve-se em 50%, ao passo que 25% a veem como regular, ante 26% em dezembro, e 22% têm avaliação posit...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 10:25h
Política

Partido de Bolsonaro, PL projeta maior bancada na Câmara e quer mais ministérios

 
Foto Reprodução

A possível consolidação do PL como a maior bancada da Câmara a partir de março, quando deputados poderão mudar de partido sem perder o mandato, aumenta o apetite do novo partido do presidente Jair Bolsonaro na reforma ministerial. Até agora, pelo menos 12 dos 23 ministros devem deixar os cargos até o fim daquele mês para disputar eleições. A mudança deve desfigurar o primeiro escalão do governo, que hoje tem apenas nove remanescentes da composição original.

Parlamentares do PL, sigla controlada por Valdemar Costa Neto – condenado e preso no mensalão –, consideram natural o aumento de cargos na Esplanada para o partido. A previsão ali é de que a bancada na Câmara, impulsionada pela entrada de Bolsonaro no PL, passe de 43 para até 70 deputados na “janela partidária” – prazo de 30 dias que os parlamentares têm para trocar de sigla.

A expectativa de mudanças já começou a provocar disputas. O embate opõe políticos de carreira, técnicos, integrantes da ala ideológica e até militar. Um dos exemplos é a recente “fritura” da ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda (PL-DF). Contestada até na Câmara, de onde se licenciou, sob o argumento de que não cumpre acordos para distribuição de emendas parlamentares, ela viu circular o nome do chefe de gabinete de Bolsonaro, Célio Faria Junior, como cotado para lhe suceder. Com histórico de cargos na Marinha, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 10:02h
Tribunal de Contas do Estado

Acesso ao TCE/BA só com comprovação de vacina ou de testes negativos

 
Foto Reprodução

O acesso de visitantes ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) somente será liberado, a partir de 17 de janeiro (próxima segunda-feira), com a apresentação do comprovante da vacinação completa contra a Covid-19 e documento oficial, com foto, enquanto os servidores do órgão, incluindo conselheiros e procuradores do Ministério Público de Contas (MPC), estagiários e servidores terceirizados terão que comprovar a completude do esquema vacinal até o dia 31 de janeiro. Todos aqueles que não estejam vacinados deverão apresentar teste RT/PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19 realizados nas últimas 72 horas. Nesta hipótese, o exame deverá ser renovado a cada 72 horas.

O ato oficial do presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presídio, publicado nesta terça-feira (11.01), salienta a necessidade da adoção de medidas protetivas contra a disseminação da pandemia do novo coronavírus, especialmente neste momento do surgimento de novas variantes do vírus. “Está mais do que comprovado”, explica o presidente do TCE/BA, “que as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, evitam a disseminação da doença. E nós temos que fazer nossa parte, como forma de proteger toda a sociedade, daí a importância de ampliar ao máximo o número de vacinados em todo o País”.

COMPROVAÇÃO

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 09:30h
Aglomeração

MP pede condenação de 13 pessoas por violar medidas sanitárias em

 
Foto: Alan Santos/PR

O Ministério Público de São Paulo ingressou nesta terça-feira (11) contra 13 pessoas que participaram do passeio de motos com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), na capital paulista em 12 de junho de 2021, durante as medidas de restrição impostas pelo governo paulista para conter a disseminação do coronavírus.

Na ação civil pública, o promotor Arthur Pinto Filho, da Promotoria de Direitos Humanos da Capital, afirma que as autoridades federais, os organizadores do evento, o presidente, seus ministros e integrantes de sua base de apoio, “desrespeitaram leis e decretos em vigor para atenuar a disseminação da Covid-19, estimulando aglomerações e dispensando o uso de máscara”.

No pedido feito à Justiça, a promotoria pede a condenação dos acusados e o pagamento de multas que totalizam cerca de R$ 2,1 milhões.

Entre os nomes alvos da ação do MP estão o ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Novo), Jarkson Vilar da Silva (organizador do evento), Marcelo Fernandes Bella, Tomé Abduch (empresário), Estevam Hernandes Filho (bispo da Igreja Renascer em Cristo), Renata Vaz Quesada Vilar da Silva, Max Guilherme Machado de Moura, Mosart Aragão Pereira, Waldir Luiz Ferraz, Carlos Alberto Maciel Romagnoli, Luiz Fernando Valente de Souza Marcondes, Adriana Mangabeira Wanderley e Lucas Moura de Oliveira. O g1 tenta o contato da defesa dos citados.

O presidente Jair Bol...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 09:12h
Tribunal Regional Eleitoral

TRE-BA on-line: sem sair de casa, eleitor pode ter acesso a diversos serviços

 
Foto Reprodução

O cidadão que precisar realizar alistamento eleitoral (1ª via do título de eleitor), solicitar a 2ª via do documento, alterar dados pessoais, regularizar possíveis pendências - além de outros serviços – poderá realizar o procedimento de forma on-line, por meio do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), disponível através de três recursos: o Telegram (@maiatrebabot), o site do TRE baiano www.tre-ba.jus.br e o telefone (71) 3373-7000.

O atendimento presencial no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está suspenso, preventivamente, até o próximo dia 31 de janeiro. A medida segue Portaria Nº 05/2022 e ocorre por conta do aumento de casos de contaminação por Covid-19 no estado.

Serviços

Para conectar-se aos serviços virtuais, é necessário navegar pelo seguinte caminho:www.tre-ba.jus.br >serviços online >atendimento virtual (Maia) e iniciar a conversa pelo bate-papo, clicando na opção desejada. Dentre as alternativas disponibilizadas estão: título de eleitor, emissão de certidões, mesários, justificativa, multa eleitoral, pagamentos e ressarcimentos, contato das zonas eleitorais, denúncias, reclamações e elogios, protocolo de segurança - Covid19 e outros assuntos.

Além do NAVE, a Justiça Eleitoral disponibiliza ao eleitor oTítulo Net. Por meio do sistema, também é poss&iac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 08:46h
Pela segunda vez

Governador do RS, Eduardo Leite testa positivo para Covid-19

 
Foto Reprodução

O governador do RIo Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), testou positivo para Covid-19 nesta terça-feira (11). O diagnóstico foi compartilhado pelo governador em suas redes sociais.

“Acabo de receber o resultado do teste: positivo para Covid-19. Já estou isolado e assim permanecerei nos próximos dias, seguindo todas as recomendações médicas. Estou bem, sem sintomas e seguirei trabalhando firme pelo RS por meio virtual! Obrigado a todos pelas mensagens!”, escreveu.

Horas antes, Leite havia informado que seu namorado, Thalis, testou positivo para Covid-19. Desde então, o governador adotou o isolamento e o trabalho remoto. (CNN Brasil - Foto O Antagonista)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
Site Bahia na Poltica 2022
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia