Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

O presidente Jair Bolsonaro deve deixar o PSL, partido que foi eleito?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:41h
Câmara Municipal de Feira

Haverá limite para homenageados em sessões solenes

 

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereador José Carneiro Rocha (PSDB - foto ilustração), informou que não permitirá mais que o vereador autor de homenagem, a uma categoria, por exemplo, indique vários homenageados em sessão solene na Casa, estando limitado a cada um dos 21 vereadores indicar apenas uma pessoa. José Carneiro justificou que muitos colegas estavam usando as sessões como “trampolim político”. Em sessão realizada na noite de segunda-feira (11), por exemplo, o vereador Isaías de Diogo (PDT), que solicitou sessão pela passagem do Dia do Pastor e do Missionário, indicou sozinho mais de 40 pessoas para receberem homenagem. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:37h
Feira de Santana

Sincaver tem eleição para diretoria dia 12 de dezembro

 

O Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Feira de Santana (Sincaver), também conhecido Sindicato dos Taxistas, realiza dia 12 de dezembro próximo eleição para Diretoria, Conselho Fiscal e Delegado junto à Federação. O mandato, que começa dia 6 de janeiro de 2020, vai até o ano de 2024. Preside a entidade atualmente o ex-vereador Liomar Ferreira (foto ilustração).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:36h
Questão matemática

Oposição com 131 votos pouco tem conseguido na Câmara

 

Apesar de ter a maior bancada da Câmara dos Deputados, o PT não venceu uma votação sequer no parlamento, este ano, nem emplacou um só Projeto de Lei. Com sete partidos, a oposição tem só 131 votos. (Cláudio Humberto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:25h
Urgência, Urgentíssima

Câmara de São Gonçalo derruba urgência em projeto do Executivo

 

Os vereadores da Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos surpreenderam, na manhã de ontem, quando era analisado um pedido de urgência, urgentíssima, ao Projeto de Lei Complementar 032/2019 que trata da Planta Genérica de Valores Imobiliários – PGV – para efeitos de lançamento e cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Votaram contra o pedido de urgência urgentíssima por unanimidade. O argumento do vereador e em muitas oportunidades líder do governo, Saturnino (PSD-foto ilustração), é que a matéria, pela sua relevância, não poderia ser votada a toque de caixa. “Ser contra a urgência não quer dizer que somos contra o projeto, mas precisamos de tempo para apreciarmos e dar nossa contribuição à matéria”, justificou Saturnino.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:22h
Senado Federal

Propor nova Constituinte é casuísmo político

 

Ter o STF julgado a condenação em segunda instância foi um casuísmo Lulista. Não será diferente propor a realização de uma nova Constituinte no país, como pensa o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:19h
Feira de Santana

Clube de Fotografia de Feira realiza IV Mostra Coletiva

 

O Clube de Fotografia da Região Metropolitana de Feira de Santana realiza a partir desta quarta-feira (13), a IV Mostra Coletiva, no Museu Regional de Arte do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O evento será aberto às 19h30.

A Mostra ficará aberta para visitação até 20 de dezembro e contará com fotografias dos membros do clube: Ingridy Lima, Iron Alves, Joy Freitas, Lula Mascarenhas, Mayana Izabel, Nei Rios, Paula Cavalcante, Renato Lima e Rosana Biscaia.

Fotógrafos convidados também participam da mostra: Ana Reis, Ananda Nunes, Edson Machado e Tibério França, sendo este último o responsável pela curadoria das obras. (Elsimar Pondé)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:18h
Encontro no Palácio

Posição do PSL de Bolsonaro deve interferir no partido na Bahia

 

A decisão do PSL, liderado por Eduardo Bolsonaro, junto ao presidente Jair Bolsonaro, tomada ontem à tarde no Palácio do Planalto, de criar outro partido, deve refletir na Bahia. O grupo tem 27 dos 53 deputados federais. Estado que o partido conta com uma deputada federal, Dayane Pimentel, vai ser motivo de posicionamento público.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:13h
Feira de Santana

23 mil beneficiários do Bolsa Família ainda não tiveram nas UBS

 

É grave a declaração do Governo Municipal, leia-se a Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem como titular o vereador licenciado Pablo Roberto (foto), de que dos 53.574 beneficiários do Programa Federal Bolsa Família com perfil para acompanhamento obrigatório na saúde (crianças menores de 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos) apenas foram acompanhados 29.532 beneficiários. Faltam ainda se apresentar para acompanhamento de saúde em suas UBS de referência 23.075 beneficiários, destaca o secretário Pablo Roberto. Em tempo: Todos os beneficiários do Programa Bolsa Família e seus dependentes devem realizar o acompanhamento de saúde, obrigatoriamente, duas vezes por ano. ( Bolsa Família - foto ilustração)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:10h
Pré-candidatos

Candeal tem cinco nomes para prefeito nas eleições de 2020

 

Apesar das eleições serem daqui a 12 meses, a cidade de Candeal, a 30 quilômetros de Feira de Santana, já está em clima de eleitoral. Na bolsa de apostas já aparecem nomes como o do atual prefeito Ewerton Cerqueira (DEM), que deve ir à reeleição, mais Agnaldo Neto, Tadeu Filho, Adriano Nery e Vaccarezza. Até o ano que vem muita coisa pode acontecer. Inclusive nada...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 06:01h
Parte dos municípios

Santo Estevão deve receber R$ 1,7 milhão do pré-sal

 

A queda nos leilões do pré-sal acabou diminuindo o repasse para os municípios do Brasil. Santo Estevão, por exemplo, vai ter direito a apenas R$ 1.749.408.05 milhão. Agora é esperar se sai ainda esse ano ou ano que vem. (Foto ilustração: Prefeitura Municipal de Santo Estevão)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 05:58h
Feira de Santana

Desportista Emerson Britto é nome forte para vereador em 2020

 
Diretor de Esportes Emerson Britto

Diretor de Esportes Emerson Britto

Com atuação de destaque na área esportiva, Emerson Britto tem sido sempre lembrado como candidato a vereador em Feira de Santana em 2020. Atual diretor de Esporte da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Emerson Britto desconversa quando questionado sobre a candidatura. “No momento só penso em trabalhar em prol do esporte e do governo”, declara.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 05:55h
Feira de Santana

Zé Filé diz que mudança em linhas de ônibus obriga população a recorrer ao transporte clandestino

 

O vereador Zé Filé (PROS) afirmou que diante de mudanças na rota de ônibus que atuam no transporte coletivo, o Município obriga os moradores a recorrerem ao transporte clandestino, o chamado “ligeirinho”. Segundo ele, os donos das empresas de ônibus tiram e cortam linhas e eles próprios forçam a comunidade a pegar o ligeirinho. O vereador criticou o ex-prefeito José Ronaldo e frisou que as empresas de ônibus têm que fazer o que é determinado pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 05:51h
Feira de Santana

Vereadores governistas criticam pagamento de auxílio transporte via cartão

 

Os vereadores governistas João Bililiu (Cidadania) e Luiz da Feira (PC do B) criticaram a decisão do Governo Municipal de fazer o pagamento do auxílio transporte dos servidores por meio do cartão Via Feira, o que tem prejudicado muitos trabalhadores que economizavam o valor do transporte para que complementar a renda. “Não concordo que o nosso prefeito empurre ‘goela abaixo’ a passagem obrigatória para os funcionários. Muitos usam a bicicleta ou uma shineray para que o dinheiro do transporte complemente e ajude na feira. A cobrança é grande”, disse Bililiu.Luiz da Feira também se pronunciou sobre o assunto, afirmando que pais e mães de família estão recebendo quase R$ 700,00. “Não tem condições de um pai de família receber menos que um salário mínimo”, criticou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 05:48h
Câmara Municipal

Lulinha volta a dizer que Rui Costa não gosta de Feira de Santana

 

O vereador Lulinha da Conceição (DEM-foto) voltou a criticar o Governo do Estado, em discurso nesta terça-feira (12), na tribuna da Câmara Municipal, e voltou a dizer que o governador Rui Costa não gosta de Feira de Santana. “O Governo do Estado não investe em feira”, afirmou o vereador, lembrando que o deputado o atual deputado federal Zé Neto passou três mandatos como líder do governo na Assembleia Legislativa e nenhuma melhoria foi feita na cidade. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.11.2019 05:44h
Câmara Municipal

Cadmiel destaca necessidade de Centro Administrativo para Feira de Santana

 

O vereador Cadmiel Pereira (PSC - foto ) chamou a atenção para a necessidade que os equipamentos municipais acompanhem o desenvolvimento da cidade, a exemplo de um Centro Administrativo, um novo Terminal Rodoviário, um novo Centro de Abastecimento. “Não podemos fazer a população sair do George Américo para vir ao centro da cidade para a Prefeitura e ser informado que uma troca de lâmpada não é aqui, é na Secretaria de Serviços Públicos”, citou Cadmiel, ao defender mais mobilidade urbana e melhor atendimento para o povo. Até mesmo a Câmara Municipal, segundo ele, precisa de estrutura mais adequada. O vereador salientou, no entanto, que se depender do apoio do Governo do Estado, nada será feito. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 17:34h
Policia Rodoviária Federal

PRF autua cadeirante que foi do DF à Bahia em carro com pedais no volante

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na tarde do último domingo (10/11), um cadeirante que não tem o movimento das pernas e, mesmo assim, dirigiu mais de 500 Km. O homem, que saiu de Brasília, só parou ao ser abordado no município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia.

O homem conduzia um Renault Clio com placa de Brasília. Aos policiais, ele contou que trabalha como mecânico e criou os mecanismos para controlar freios, embreagem e acelerador com as mãso. Os 'pedais' do veículo ficavam logo abaixo do volante.

Além de estar em um carro que não era devidamente adaptado, o condutor também não tinha carteira de habilitação. O veículo, por sua vez, estava com o licenciamento vencido e acumulava mais de R$ 2 mil em multas.

O motorista disse que perdeu a mobilidade das pernas depois de um acidente de trânsito, sofrido há alguns anos, no Maranhão. Ainda, que estava indo a Luís Eduardo Magalhães para resolver questões pessoais.

O carro foi apreendido. O homem foi liberado depois de receber orientações sobre conduta no trânsito. (CB)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 16:34h
Ordem de Eduardo Bolsonaro

Dayane Pimentel entre os 10 deputados do PSL que ficaram de fora de reunião sobre novo partido

 

A ruptura do PSL se encaminha para um processo inevitável. A reunião marcada nesta terça-feira (12/11) para discutir, no Palácio do Planalto, a criação de uma nova legenda e os rumos da ala “bolsonarista” na Câmara, ocorrerá sem 10 deputados. Além de seis que não haviam sido convidados, outros quatro foram desconvidados por email, na tarde de hoje.

Entre os seis deputados fora do convite inicial estão o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar (PE), a ex-líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann (SP), Julian Lemos (PB), Professora Dayanne Pimentel (BA - foto ilustração), Heitor Freire (CE) e Junior Bozzella (SP). Os quatro desconvidados são Enéias Reis (MG), Fabio Schiochet (SC), Coronel Tadeu e Abou Anni (SP).

Os convites e as desconvocações foram feitas pela deputada Bia Kicis (PSL-DF), vice-líder do governo no Congresso.

Kicis confirmou ter convidado “em torno” de 40 deputados, mas não comentou sobre a desconvocação. O número, entretanto, exclui os 10 deputados convidados e desconvidados, uma vez que o PSL conta com 51 parlamentares em exercício na Câmara. Ela negou, no entanto, que a pauta seja a discussão do novo partido, batizado de Aliança pelo Brasil. (CB - Rodolfo Costa)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 15:00h
Investigada por corrupção

Envolvido na Lava Jato, ex-grupo Engevix fecha leniência de R$ 516 mi

 

O antigo grupo Engevix, uma das principais empresas envolvidas nas investigações da Lava Jato e que mudou de nome para Nova Participações S.A., fechou um acordo de leniência com a Advocacia-Geral da União (AGU) e com a Controladoria-Geral da União (CGU), no qual concordou em pagar R$ 516 milhões em troca de poder fechar contratos com o poder público. (Foto ilustração)

O valor, porém, não será pago de uma vez, mas de modo parcelado até janeiro de 2046. A quantia deve sofrer correção monetária ao longo do período, segundo os órgãos de controle.

Do dinheiro a ser pago, R$ 315,84 milhões correspondem somente ao que foi pago pela empresa a título de propina nos esquemas de corrupção investigados pela Lava Jato na Petrobras. Com a leniência, a Nova Participações poderá firmar contratos inclusive com a petroleira estatal.

Outros R$ 105 milhões dizem respeitos às vantagens indevidas auferidas pela empresa por meio de contratos irregulares. Por fim, mais R$ 95,44 milhões serão pagos pela empresa a título de multa, conforme previsto nas leis Anticorrupção (12.846/2013) e de Improbidade Administrativa (8.429/1992). Todos os recursos serão inteiramente destinados à União e às entidades lesadas.

Além da repaginada na imagem com a mudança de nome, a empresa informou que se esforça p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 14:40h
Assembléia Legislativa da Bahia

Líder da oposição critica projeto de Rui para prorrogar por mais 24 meses contratações por Reda

 

O deputado estadual Targino Machado (Democratas), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, criticou o projeto de lei encaminhado pelo governo para prorrogar o período de contratações pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Hoje, o prazo máximo definido é de 48 meses, mas o governo quer a possibilidade de manter as contratações por mais 24 meses. O projeto foi publicado nesta terça-feira (12) no diário oficial do Legislativo baiano. (Foto ilustração: Rui Costa e Targino Machado)

O excesso de contratados por Reda já vem sendo questionado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que tem alertado para o problema. “A contratação por Reda nada mais é do que uma precarização do trabalho no serviço público. Deveria ser algo excepcional, mas o governo tem transformado numa regra. E o pior: sem critérios muito claros para fazer essa contratação por Reda”, afirma Targino.

O líder da oposição ressalta que, nos quatro anos do primeiro mandato do governador Rui Costa (PT), o estado dobrou o número de contratados por Reda. O volume de servidores por este regime subiu de 15.528 em 2015 para 34.358 no ano passado, segundo informações do TCE. “Esse assunto diz respeito diretamente à qualidade dos serviços públicos do nosso estado. Quanto menos valorizado for o servidor, menor será a qualidade do serviço. O governo que não dá reajuste aos servidor...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 14:15h
Congresso Nacional

Parlamentares comemoram promulgação da Reforma da Previdência

 

O único dia de atividades nesta semana no Congresso Nacional – por causa da reunião da Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, ìndia, China e África do Sul) – foi marcado pela promulgação da Reforma da Previdência, Emenda Constitucional (EC) 103/19. O texto entra em vigor imediatamente após a publicação no Diário do Oficial da União, o que deve acontecer até amanhã (13). Apenas as novas alíquotas de contribuição dos trabalhadores começam a valer a partir de 1 de março de 2020. (Foto ilustração)

Na companhia do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), ressaltou a importância da reforma para o país. “Este é, sim, um momento histórico. Este 12 de novembro será um divisor de águas para o Brasil. Divisor de águas porque estamos mudando o destino deste país de forma substantiva: deixaremos a rota do desastre iminente e adotaremos um curso em direção a dias melhores”, avaliou. (Karine Melo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 14:00h
Economia

Caixa reduz para 4,99% a taxa de juros do cheque especial

 

A Caixa Econômica Federal anunciou, nesta terça-feira (12), a redução da taxa de juros do cheque especial de 8,99% para 4,99% ao mês. (Foto ilustração)

"A Caixa devolve à sociedade, e em especial aos mais humildes, os resultados recordes que teve, [com] redução para abaixo de 5% [a taxa do cheque especial]. É um banco preocupado com a igualdade, com a distribuição de renda. Isso é absolutamente matemático e meritocrático", disse o presidente do banco, Pedro Guimarães.

"Esse juros de 4,99% ainda é extremamente elevado. Nós continuamos automaticamente estudando a contínua melhora econômica do Brasil, e poderemos continuar abaixando, mas a eventual piora também leva ao aumento", disse Guimarães.

A Caixa anunciou ainda uma nova linha de crédito imobiliário indexado ao IPCA, com taxas a partir de 2,95% ao ano mais o IPCA, representando uma parcela 40% menor em relação ao financiamento indexado à TR.

Resultado

O lucro líquido da Caixa Econômica Federal cresceu 66,7% no terceiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2018. Segundo o balanço do terceiro trimestre do banco divulgado hoje (12), o lucro líquido chegou a R$ 8 bilhões. Na comparação com o segundo trimestre, o lucro líquido teve alta de 90,6%, quando foi registrado lucro ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 13:45h
Programa Verde e Amarelo

MP extingue multa adicional de 10% do FGTS que ia para União

 

O governo extinguiu a multa adicional de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de demissões sem justa causa. A decisão faz parte da Medida Provisória 905, que criou o Programa Verde e Amarelo, voltado para a criação de empregos para os jovens. A MP foi publicada na edição de hoje (12) do Diário Oficial da União, e não altera o pagamento da multa de 40% para os trabalhadores. (Foto ilustração)

A multa adicional foi criada pela Lei Complementar 110, de 2001. Em outubro, o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, anunciou que o governo iria propor a extinção da multa.

Segundo o secretário, o fim da multa abrirá uma folga de R$ 6,1 bilhões no teto de gastos para o próximo ano. Isso porque o dinheiro da multa adicional deixará de passar pela conta única do Tesouro Nacional, não sendo mais computado dentro do limite máximo de despesas do governo. O dinheiro passa pelo caixa do governo e é transferido para a Caixa, gestora do FGTS.

Atualmente, as empresas pagam 50% de multa nas demissões sem justa causa. Desse total, 40% ficam com o trabalhador. Os 10% restantes vão para a conta única do Tesouro Nacional, de onde são remetidos para o FGTS.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 13:21h
Brasília

Partido que Bolsonaro vai criar já tem nome: Aliança Pelo Brasil

 

O partido que Jair Bolsonaro (foto) vai criar ao deixar o PSL já tem nome: Aliança Pelo Brasil. Decidido a deixar a legenda pela qual se elegeu, o presidente da República vai encampar a empreitada de fundar uma sigla do zero. O anúncio será feito em uma reunião nesta terça-feira, com os deputados do PSL, a partir das 16h, em Brasília. A decisão de Bolsonaro de se desfiliar do PSL foi antecipada por VEJA há pouco mais de um mês.

Reportagem de VEJA desta semana mostra como presidente e seus aliados pretendem viabilizar uma legenda para concorrer às eleições municipais de 2020. Para garantir a criação em tempo recorde, o grupo pretende lançar mão, inclusive, de um aplicativo para amealhar apoios. Para empreitada ir adiante, são necessários cerca de 490.000 apoios em pelo menos nove estados.

A assessoria jurídica de Bolsonaro também trabalha para evitar que os parlamentares leais ao presidente deixem o partido sob risco de perderem seus mandatos, além de garantir a transferência dos recursos partidários e tempo de TV que o PSL passou a ter direito depois que se tornou a segunda maior banca da Câmara dos Deputados.

A alegação comum nessas situações para que deputados não percam seus mandatos é a de que o partido rompeu com seus próprios compromissos. Legenda mais votada em 2018, o PSL recebe cerca de 100 milhões por ano do Fundo Partidário. Nas eleições m...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 13:00h
Intrigas palacianas

Deputados do PSL são desconvidados para encontro sobre criação de nova legenda

 

Alguns deputados do PSL que haviam sido convidados para uma reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira (12) para tratar de “assuntos afetos à [legenda]” receberam um e-mail de cancelamento do encontro.

Um deles é o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP - foto). Segundo o parlamentar, a reunião servirá para tratar da criação de um novo partido que acolherá o presidente Jair Bolsonaro quando ele deixar o PSL.

O parlamentar recebeu um e-mail nesta segunda-feira (11), às 15h29, enviado pela deputada Bia Kicis (PSL-DF), com convite para o encontro no Planalto. A mensagem confirmava a participação de Bolsonaro.

Nesta terça (12), às 9h28, contudo, a caixa de e-mail do deputado paulista recebeu uma nova mensagem do gabinete de Bia Kicis sobre o cancelamento da reunião.

Na avaliação do Coronel Tadeu, o cancelamento do convite se deve ao fato de que alguns parlamentares se posicionaram contra Bolsonaro durante os atritos internos das últimas semanas envolvendo o presidente e a sigla. “A reunião acontecerá, porém sem [alguns] nomes”, afirma o parlamentar.

O encontro no Palácio do Planalto acontece em meio a uma disputa interna na legenda, com troca de farpas públicas entre o grupo que apoia Bolsonaro e a ala de apoiadores do presidente do partido, o deputado federal Luciano Bivar (PE).

O racha do partido fi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 12:40h
Feira de Santana

Seminário aborda sobre a atenção aos fatores de risco como prevenção ao diabetes

 

A obesidade é um dos fatores de risco para o diabetes, apontou a endocrinologista Ana Mayra durante seminário de abertura da Semana de Comemoração ao Dia Mundial do Diabetes realizada nesta segunda-feira, 11. (Foto ilustração)

De acordo com ela, é possível prevenir o diabetes com uma alimentação adequada e atenção dos profissionais de saúde quanto aos fatores de risco, sendo necessário o paciente realizar o acompanhamento de rotina.

“O indivíduo só procura a unidade de saúde quando possui sintomas ou se sentem doentes, e isso dificulta, pois ao identificar algum fator de risco o profissional de saúde poderia trabalhar na prevenção e possivelmente evitar o desenvolvimento de diabetes”, enfatizou.

O seminário promovido pela Prefeitura, através do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH) contou com a presença da secretária de saúde, Denise Lima Mascarenhas, que esteve representando o prefeito Colbert Martins Filho.

Na oportunidade, a secretária ressaltou sobre a importância na busca por conhecimento associando a qualidade do atendimento aos pacientes.

“Precisamos estar habilitados para tratar e a Secretaria de Saúde está sempre promovendo cursos e capacitações para atualizar os nossos profissionais. É preciso se atentar sobre as novas práticas, novos procediment...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 12:00h
Moeda norte-americana

Dólar tem leve alta contra real antes de discurso de Trump sobre comércio

 

O dólar operava em leve alta contra o real nos primeiros negócios desta terça-feira, com os investidores à espera de um discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve oferecer pistas sobre o avanço da guerra comercial contra a China. (Foto ilustração)

Às 9:06, o dólar avançava 0,22%, a 4,1521 reais na venda.

Na véspera, o dólar à vista fechou em baixa de 0,61%, a 4,1428 reais, a maior queda em duas semanas frente ao real, sofrendo ajuste após registrar na semana passada a maior alta semanal em 14 meses.

Nesta terça-feira, o dólar futuro de maior liquidez registrava queda de 0,11%, a 4,153 reais.

O Banco Central ofertará neste pregão até 12 mil contratos de swap cambial reverso e até 600 milhões em dólar à vista. Adicionalmente, a autarquia também ofertará contratos de swap tradicional, para rolagem do vencimento dezembro de 2019. (Por Luana Maria Benedito)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 11:50h
Brasília

Instabilidade na Bolívia não deve pautar cúpula do Brics, diz Heleno

 

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno (foto ilustração), disse que a conturbada situação política em parte dos países da América do Sul, como na Bolívia e na Venezuela, não deverá ter grande influência sobre as conversas entre os chefes de Estado que participarão da XI Cúpula do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

“Óbvio que, para os chefes de Estado, isto é uma preocupação, mas não acredito que vá influir na pauta [do encontro], que é muito bem definida”, declarou o ministro em entrevista ao programa Revista Brasil, transmitida hoje (12) pela Rádio Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Heleno não descartou a hipótese de algum chefe de Estado se manifestar ou mesmo abordar os últimos acontecimentos políticos durante a cúpula que ocorre de amanhã (13) a quinta-feira (14), em Brasília. Para ele, no entanto, mesmo que isto aconteça, será de forma “discreta, sem cobranças”.

“Não há possibilidade de haver qualquer tipo de discórdia durante o Brics porque o grupo não aborda estes temas políticos e não cobra de seus integrantes posições semelhantes [consensuais]. Cada um pode ter sua posição política que isto não influi no desenrolar das conversas do Brics&r...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 10:43h
Política

Lula confirma viagem a Salvador na próxima quinta-feira (14)

 
Foto: Reprodução / Twitter

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a integrantes baianos do PT sua presença na reunião da Executiva Nacional do partido, que acontecerá em Salvador na próxima quinta-feira (14).

Os caciques do PT baiano Jaques Wagner e Rui Costa, que não foram a São Bernardo do Campo recepcionar o ex-presidente, no final de semana, aproveitarão o evento para se encontrar com Lula.

Consultado pelo site, Eden Valadares, presidente eleito do diretório estadual do PT, informou que ainda não há uma posição oficial. “Assim que o Instituto Lula me confirmar, informarei”, avisou.

Salvador será a primeira cidade do Nordeste que receberá Lula após a sua soltura, na última sexta. Depois, ele embarcará para Recife, onde participará da nova edição do festival nacional Lula Livre.

Este será o primeiro encontro do ex-presidente com o governador Rui Costa depois do atrito público entre os dois, ainda no mês de setembro. (Bahia.ba/ Foto Reprodução / Twitter)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 10:20h
Feira de Santana

Edvaldo Lima diz que Executivo copiou teor do seu projeto que tinha parecer contrário da CCJ

 
Foto Reprodução

O vereador Edvaldo Lima (PP), nesta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Feira de Santana, comentou que não tem diferença nenhuma entre um projeto de sua autoria - que permite que débitos de tributos ao Município sejam pagos via cartão de crédito e débito - que teve parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça e o projeto apresentado pelo Executivo, que está na pauta da ordem do dia de hoje.

“Qual a diferença do meu projeto para o do Executivo? Os membros da CCJ que deram parecer contrário ao meu projeto teriam coragem de votar contra agora ao projeto de autoria do Poder Executivo?”, questionou e completou: “o projeto é tão bom que o Executivo resolveu tomar para si”, declarou.

Em defesa do Município, o vereador do Carlito do Peixe (DEM) lembrou que nem tudo o que os vereadores pensam em fazer podem ser feito por vereadores, alguns precisam ser oriundos do Executivo. (Daniela Oliveira/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 09:55h
Assembleia Legislativa da Bahia

Engavetadas, AL-BA deve votar nesta terça (12) contas de Rui Costa

 
Foto Bocão News

Em meio à cobrança da oposição e até de governistas, a Assembleia Legislativa da Bahia deve votar na manhã desta terça-feira (12), em comissão conjunta, as contas do governador Rui Costa, referentes aos anos de 2016, 2017 e 2018.

Em agosto deste ano a AL-BA votou, engavetadas há anos, as do exercício de 2015, aprovadas em plenário por 37 a 8. As contas de 2015, receberam 44 recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA).

Já as de 2016 e 2017 foram distribuídas para emissão de parecer na comissão de Finanças no começo deste ano e estão, respectivamente, sob responsabilidade dos deputados Vitor Bonfim (PL) e Zé Raimundo (PT), conforme o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, deputado Robinho (PP). As contas de 2018 estão nas mãos do deputado Zé Cocá. Todas foram aprovadas com ressalvas pelo TCE.

Havia a expectativa que as contas do governador fossem votadas logo no recomeço dos trabalhos da AL-BA, em agosto desse ano, mas na ocasião só foi a plenário as de 2015. Não houve quórum suficiente para votação das contas dos anos seguintes. A oposição ameaçou votar pela rejeição. (Texto e foto Bocão News)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 09:27h
Cúpula do Brincs

Presença do presidente chinês no Brasil aprofundará parcerias no Brics

 

O presidente da China, Xi Jinping, estará no Brasil amanhã (13) e depois (14) para participar da cúpula do Brics, bloco que reune o Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo representantes do governo chinês, a viagem à América Latina vai “injetar novo ímpeto no desenvolvimento das relações sino-gregas e sino-europeias, bem como servirá para aprofundar a parceria entre os membros do Brics e melhorar a governança global”. (Foto ilustração)

No Brasil, Xi Jinping manterá conversas bilaterais com outros líderes mundiais e assinará acordos de cooperação. A visita ocorre menos de um mês depois de o presidente Jair Bolsonaro visitar a China. A ideia é aprofundar o intercâmbio, a confiança política e ampliar a cooperação em diversas áreas.

Na visita de Bolsonaro à China foram assinados acordos e memorandos de entendimento nas áreas de política, ciência e tecnologia e educação, economia e comércio, energia e agricultura. “Temos na China o primeiro parceiro comercial e me interessa muito fortalecer esse comércio, bem como ampliar novos horizontes. Hoje podemos dizer que uma parte considerável do Brasil precisa da China e a China também precisa do Brasil”, afirmou o presidente durante a visita.

Em declaração conjunta, os dois presidentes expressaram a determinação de ampliar o com&eac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 09:16h
Brasil

Carlos Bolsonaro amanhece sem contas nas redes sociais

 
Foto Sérgio Lima/ Poder 360

Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro pelo PSL, amanheceu com seus perfis pessoais nas redes sociais desativados. Filho mais atuante do presidente Jair Bolsonaro nas redes, seus perfis pessoais no Twitter, Facebook e Instagram estão fora do ar e não se sabe se ele próprio apagou ou foi suspenso. (Estadão Conteúdo/ Foto Sérgio Lima/ Poder 360)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 09:10h
Subsidiária da Patrobras

BR Distribuidora lucra R$1,3 bi no 3º tri; vendas caem e importação ganha espaço

 

A BR Distribuidora, maior empresa do setor de distribuição de combustíveis do Brasil, reportou lucro líquido de 1,3 bilhão de reais, aumento de 23,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, com impulso importante da antecipação dos recebíveis da Amazonas Energia, distribuidora da Eletrobras que foi privatizada. (Foto ilustração)

O total de recebíveis somou 1,4 bilhão de reais no terceiro trimestre, tendo gerado um efeito positivo no lucro líquido de 940 milhões de reais. Segundo a BR, o recebimento dos recursos foi um “importante passo na gestão de caixa” da companhia.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado aumentou 22,2% no terceiro trimestre na comparação anual, para 771 milhões de reais, enquanto a receita líquida de vendas caiu 7,9%, para 24,3 bilhões de reais.

A queda da receita se deu em meio a um recuo de 4,4% no volume de vendas, para 10,487 bilhões de litros. Ante o segundo trimestre, houve um aumento de 4,9% no volume vendido.

A BR explicou que o volume total de vendas apresentou uma redução ante o ano passado em função da queda na comercialização de diesel, “decorrente do acirramento da competividade tanto nos segmentos de postos quanto em grandes consumidores e da não ocorrência de despacho pelas térmicas clientes da companhia&rdqu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 08:51h
Agronegócio

Em 10 meses, exportações catarinenses de carne suína superam o faturamento de 2018

 

O faturamento de Santa Catarina com as exportações de carne suína neste ano já supera a marca de 2018. De janeiro a outubro, o estado embarcou 330,5 mil toneladas do produto, gerando receitas de US$ 670,4 milhões - 2,5% a mais do que o valor total exportado no ano anterior. Santa Catarina segue como maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, respondendo por 57% de toda a exportação nacional. (Foto ilustração)

Grande parte das exportações catarinenses tem como destino abastecer o mercado chinês. China e Hong Kong concentram 57,8% de todo faturamento catarinense com os embarques de carne suína e as expectativas são que esse valor aumente ainda mais nos próximos meses. Segundo o analista do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), Alexandre Giehl, a China deve continuar aumentando suas importações de proteínas de origem animal, em função da drástica redução no rebanho suíno causada pelo surto de peste suína africana que o país atravessa.

"Serão necessários alguns anos para que a China atinja novamente os níveis de produção que o país apresentava até 2018. Neste cenário, o Brasil, e em especial Santa Catarina, possui condições de atender parte dessa demanda adicional, tendo em vista a competitividade dos seus produtos e as boas condições sanitárias da produção animal", explica. (Fonte: Sec. Agricultura Santa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 08:40h
Aniversariantes do Dia

Jornalistas Danilo Freitas e Daniele Cardoso, em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 08:10h
Senado Federal

Simone Tebet garante que prisão em segunda instância será mesmo votada no Senado

 

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Simone Tebet (MDB-MT - foto), está disposta a enfrentar qualquer manobra que tente sabotar o projeto instituindo prisão de criminosos condenados em segunda instância. Ela lembrou que Davi Alcolumbre, presidente da Casa, prometeu aos líderes de partidos levar ao plenário projetos com parecer da CCJ. A senadora promete viabilizar isso o quanto antes. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Eleitora de Alcolumbre na vitória contra forças do atraso lideradas por Renan Calheiros, Simone Tebet ainda bota fé no presidente da Casa.
Tanto quanto o presidente da Câmara, Alcolumbre tem dito que votar o projeto seria “afrontar” a decisão política do STF para favorecer Lula.

O projeto sob exame na CCJ altera o Código de Processo Penal, nos termos sugeridos pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli.
Para os críticos, Rodrigo Maia é contra o projeto de prisão em segunda instância porque a Câmara está cheia de possíveis.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 08:00h
Cidades com menos de 5 mil habitantes

Emenda de Otto propõe plebiscito antes de extinção de município

 

O senador baiano Otto Alencar (PSD - foto) apresentou uma emenda que estabelece uma mudança significativa no critério adotado para a extinção dos municípios, proposta pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do pacto federativo.

A emenda de Otto estabelece que a população da cidade precisa aprovar, por meio de um plebiscito, a extinção da mesma.

A proposta do governo autoriza a extinção de municípios com menos de cinco mil habitantes e com arrecadação própria inferior a 10% da receita total, o que é visto como indício de baixa sustentabilidade financeira.

A cidade que não alcançar esse índice será incorporada pela cidade vizinha que estiver em melhor condição.

No Senado, a PEC do Pacto Federativo terá a relatoria do senador Márcio Bittar (MDB-AC). Já para a PEC dos Fundos foi designado o próprio Otto Alencar. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 07:55h
Ministério Público da Bahia

Acordo suspende cobrança abusiva de aviso de irregularidade na zona azul de Eunápolis

 
Foto Reprodução

O Município de Eunápolis e a Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda. (Sinart) firmaram nesta segunda-feira, dia 11, acordo com o Ministério Público estadual no qual se comprometeram a sanar cobrança abusiva em estacionamento rotativo (zona azul) implementado no centro do município. O cumprimento do acordo resultará na extinção da ação civil pública ajuizada pela promotora de Justiça Catharine Rodrigues de Oliveira Matos em junho deste ano, que pedia a suspensão da cobrança, considerada por ela indevida por ferir os direitos do consumidor. Conforme a ação, motoristas da cidade estavam sendo penalizados pela Sinart por meio de “aviso de irregularidade”, cobrando-lhes taxa de pós-utilização no valor de R$ 10, em caso de carros, e R$ 6 para motocicletas, toda vez e assim que estacionavam na zona azul sem adquirir créditos prévios. A cobrança era realizada no ato do estacionamento pelos consumidores, sem que fiscais ou placas lhes informassem sobre a possibilidade de aplicação da penalidade prevista em cláusula de contrato com o Município – cuja suspensão foi pedida na ação. Segundo a promotora Catherine Matos, a cobrança da tarifa de regularização também nunca poderia ter sido realizada pela Sinart, pois não caberia a ela exercer poder de polícia. Segundo o acordo, não serão mais cobradas as taxas dos “avisos de irregularidade” e cancelados os avisos já existentes. Além disso, a Sinart se compro...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 07:50h
Sudeste Baiano

Prefeito de Camacã compra 10 mil kg de peixe em bomboniere

 

O prefeito da cidade de Camacã, Oziel Rodrigues da Cruz Bastos “Oziel da ambulância” (PSD), aguarda julgamento no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), há mais de 05 meses. Neste processo de número 06969e19, existe uma denúncia de supostos indícios de fraude em licitação na aquisição de peixes para distribuição durante a Semana Santa em abril deste ano. (Foto ilustração)

O que tem chamado atenção da população camacanense, é que documentos comprovam que foi adquirido uma quantia de 10 mil kg de peixe congelado, num total de 140.000,00 (cento e quarenta mil reais), licitado em uma pequena “BOMBONIERE” nome fantasia EMBALAGENS E FESTA, CNPJ: 31.759.560/0001-58, localizada no centro de Camacã. (vermelhinho.com)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.11.2019 07:45h
Dia da Consciência Negra

TRE-BA realizará "Tributo a Nelson Mandela"

 
Foto Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará no próximo dia 18 de novembro o “Tributo a Nelson Mandela”. O evento, que pretende promover reflexões em torno do Dia da Consciência Negra (20 de Novembro), acontece no auditório do tribunal, a partir das 17h. A ocasião deverá reunir estudantes, advogados, magistrados e demais interessados na programação que, inclui palestras ministradas por grandes nomes do Direito nacional e internacional.

Para o presidente do Eleitoral baiano, desembargador Jatahy Júnior, “o TRE-BA, como um tribunal garantidor da lisura, do pleito democrático e da vontade advinda do cidadão através do sufrágio popular, não poderia deixar de fazer um evento para destacar o Dia da Consciência Negra”. Historicamente, o Dia da Consciência Negra – data da morte de Zumbi dos Palmares – representa a resistência à escravidão no período da colonização do Brasil. (TRE-BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
LADO A LADO COM VOC
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia