Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

A vacina contra a Covid-19 deve ser obrigatória no Brasil?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 17:10h
Câmara Federal

Eleição da nova Mesa Diretora da Câmara será presencial e no dia 1º de fevereiro

 

A Mesa Diretora decidiu nesta segunda-feira (18) que a eleição para o comando da Casa será presencial para todos os deputados – sem possibilidade de votação remota para os deputados do grupo de risco – e acontecerá no dia 1º de fevereiro, provavelmente à noite. (Foto ilustração)

A informação foi dada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que foi voto vencido na reunião. Ele defendeu a possibilidade de os deputados do grupo de risco votarem remotamente. Maia também queria que a eleição fosse realizada no dia 2.

O relator dessa questão, deputado Mário Heringer (PDT-MG), havia proposto flexibilizar a votação para os deputados e deputadas que se encontram no grupo de risco, mas a maioria dos integrantes da Mesa foi contra.

Segundo Maia, no dia da eleição, está prevista a circulação de aproximadamente 3 mil pessoas no prédio da Câmara, em um momento de aumento da segunda onda. "Os prédios são de pouca circulação. Quanto menor a circulação de ar, maior o risco de contaminação. Por isso, defendemos a votação remota para proteger deputados e deputadas e os funcionários da Casa, já que fizemos eleição de um integrante da Mesa de forma remota e entendíamos que não tinha problema, mas a Mesa é soberana. Eu queria registrar meu voto para a opinião pública. Quando tratamos d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 16:30h
Paridade com mercado internacional

Petrobras eleva gasolina em quase 8% na refinaria, para R$1,98/l; mantém diesel

 

A Petrobras elevará o preço médio da gasolina nas refinarias em cerca de 8% a partir de terça-feira, após três semanas sem mudanças nas cotações, segundo dados da petroleira estatal e cálculos da Reuters nesta segunda-feira. (Foto ilustração)

O diesel, que teve o último reajuste também há três semanas, foi mantido estável, apesar de especialistas e agentes do mercado apontarem defasagem ante valores praticados no exterior.

Com a variação anunciada nesta segunda-feira, a petroleira elevou o valor da gasolina em média em 0,15 real por litro, para média de 1,98 real por litro.

O reajuste vem após o preço do petróleo Brent, referência internacional, ter subido aproximadamente 7,5% desde a última vez em que a Petrobras elevou os valores de gasolina e diesel, em 29 de dezembro. Nesse período, o real desvalorizou cerca de 1,5% ante o dólar.

Na semana passada, as ações da Petrobras chegaram a recuar 5% na quarta-feira, diante de crescentes preocupações com possíveis interferências políticas sobre a independência da companhia para reajustar preços dos combustíveis.

A tensão ganhou força após a Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom) ter protocolado em 8 de janeiro um ofício junto ao órgão an...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 16:00h
Imunizante CoronaVac

Butantan pede à Anvisa autorização de mais 4,8 milhões de doses da vacina contra COVID-1

 

O Instituto Butantan pediu nesta segunda-feira à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra Covid-19 do laboratório chinês Sinovac, disse nesta segunda-feira o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista coletiva. (Foto ilustração)

Também presente na coletiva, realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, o presidente do Butantan, Dimas Covas, disse esperar que a Anvisa autorize o novo lote rapidamente e que, depois desse novo aval, que envolve doses envasadas no Brasil, não serão necessários novos pedidos à agência reguladora. (Reportagem de Eduardo Simões)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 15:30h
Transparência

Portaria institui obrigatoriedade do registro da aplicação da vacina

 

O Ministério da Saúde publicou, hoje (18), no Diário Oficial da União (DOU), a portaria instituindo a obrigatoriedade do registro de aplicação de vacinas contra a covid-19 nos sistemas de informação disponibilizados pela pasta. A medida vale para as instituições públicas e privadas que realizarem o procedimento de vacinação. No caso das instituições públicas, as informações deverão ser registradas de maneira individualizada. (Foto ilustração)

Segundo a portaria, a medida levou em consideração a necessidade de planejar e executar respostas adequadas para o enfrentamento da pandemia, que "sejam condizentes com a velocidade da mudança no cenário epidemiológico e o potencial esgotamento da capacidade instalada dos serviços de saúde''.

De acordo com o ministério, também foi levada em consideração, a necessidade de articular ações para a integração de serviços de saúde, em especial da vigilância, com o objetivo de dar uma resposta mais rápida para as diferentes situações que possam vir a ocorrer.

Segundo a portaria, as instituições que quiserem vacinar contra o coronavírus deverão estar devidamente licenciadas para a atividade pela autoridade sanitária competente e também estar inscritas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 14:57h
Aprovação da Vacina

"Anvisa aprovou, não tem que discutir mais", diz Bolsonaro sobre Coronavac

 

Um dia após a aprovação para uso emergencial da Coronavac pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido-foto) disse a apoiadores, em Brasília, que "não tem que discutir mais" sobre o imunizante.

"A Anvisa aprovou, não tem que discutir mais. Agora havendo disponibilidade no mercado, a gente vai comprar e vai atrás de contratos que fizemos, que era pra ter chegado vacina aqui", disse Bolsonaro na manhã desta segunda-feira (18).

"A Anvisa fez o excelente trabalho dela, tem duas vacinas aprovadas. Tem vacina contratada para até o final do ano vacinar 70% da população brasileira e consequentemente chegaríamos a uma situação ao fim desse ano com liberdade de manobra em relação a essa pandemia", disse Mourão, que também ressaltou a recuperação da economia como o próximo objetivo do governo. (Por Luiz Raatz)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 13:30h
Inclusão Social

Governo prorroga suspensão de revisões do Bolsa Família

 

O Ministério da Cidadania prorrogou por mais 90 dias a suspensão de revisões cadastrais e de procedimentos operacionais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para programas sociais do governo federal. A portaria foi publicada hoje (18) no Diário Oficial da União. (Foto ilustração)

De acordo com o texto, a medida visa a “evitar aglomerações e exposição à infecção pelo novo coronavírus de integrantes de famílias beneficiárias, de pessoas em busca de atendimento para cadastramento, e, ainda, de cidadãos que trabalham em unidades de cadastro”. Além disso, a operação dos programas continua prejudicada, sobretudo nos municípios, por situações como suspensão de aulas, direcionamento de atividades das unidades de saúde para atender aos infectados pela covid-19 e alteração no funcionamento de alguns centros e postos de cadastramento.

A suspensão vale para procedimentos como os de averiguação e revisão cadastral, bem como as ações de bloqueio, suspensão e cancelamento de benefícios financeiros decorrentes do descumprimento das regras de gestão.

Também está suspenso o cálculo do fator de operação do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, para apuração dos valores que são transferidos aos municíp...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 12:40h
Brasil

Atividade econômica tem alta de 0,59% em novembro, diz Banco Central

 

A atividade econômica brasileira registrou alta em novembro do ano passado, de acordo com dados divulgados hoje (18) pelo Banco Central (BC). É o sétimo mês consecutivo de crescimento, após as quedas de março e abril, devido às medidas de isolamento social necessárias para o enfrentamento da pandemia de covid-19. (Foto ilustração)

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), dessazonalizado (ajustado para o período), apresentou expansão de 0,59% em novembro em relação a outubro. Mas na comparação com novembro de 2019, houve queda de 0,83% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais).

Em 12 meses encerrados em novembro, o indicador também teve queda, de 4,15%. No ano, o IBC-Br ficou negativo em 4,63%.

Taxa básica de juros

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 2% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador foi criado pelo Banco Central para tentar antecipar, por aproximação, a evolução da atividade econômica. En...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 11:52h
Feira de Santana

Doses da Coronavac chegam ainda hoje a Feira de Santana

 
Foto Reprodução

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, ainda está aguardando informações da Secretaria Estadual de Saúde a respeito da quantidade de doses da vacina Coronavac que o município receberá para iniciar o processo de vacinação contra Covid 19. As doses devem chegar ainda hoje (18) ao município.

Apesar da primeira pessoa a ser vacinada no município não ter sido escolhida, o prefeito Colbert acredita que deverá ser uma homenagem aos profissionais de saúde, que estão na linha de frente e arriscando sua vida no cuidado com o outro.

Colbert acredita que a vacinação dos feirenses em sua totalidade deve levar cerca de seis meses.

(Daniela Oliveira com informações do programa Levante a Voz/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 11:28h
Política

Após deixar prefeitura de Salvador, ACM Neto vai focar o interior visando 2022

 
Foto Valter Pontes/ Secom

Presidente nacional do DEM, ACM Neto deve percorrer o interior baiano visando as eleições para 2022. Em entrevista, ele deixou claro que não pode garantir que será candidato ao Governo do Estado porque não se trata de uma vontade individual, mas sim coletiva.

“Veja, eu não vou aqui de maneira alguma deixar de dizer a você que o mais provável é que eu dispute o governo do estado em 2022. Agora eu quero transformar isso em algo absolutamente natural. Uma candidatura a governador não pode ser apenas fruto de uma vontade pessoal, de um desejo meu. Ela tem que ser fruto sobretudo de uma vontade dos baianos. Então eu quero transformar isso em algo natural”, disse.

ACM Neto ressaltou que enquanto foi prefeito de Salvador, acabou focando pouco no interior. “Esses últimos oito anos, eu tive a minha vida praticamente dedicada a Salvador. Eu, é claro, como uma liderança política, jamais me distanciei do interior, jamais deixei de fazer visitas ao interior, porém o meu foco, a minha atenção, a minha energia estavam concentrados para Salvador pelo meu trabalho como prefeito. Agora a realidade é outra, a prioridade para a minha agenda neste ano de 2021 é o interior. Eu vou dedicar boa parte do meu tempo para viajar pela Bahia. Nesse primeiro momento as nossas viagens têm como objetivo ajudar prefeitos que acabaram de assumir, eu com 8 anos de experiência na Prefeitura de Salvador, eu acumulei muito conhecimento. E eu acho que eu tenho a obrigação de dividir isso com prefeitos que estã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 11:20h
Economia

Mercado financeiro aumenta projeção da inflação para 3,43%

 

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA - a inflação oficial do país) deste ano subiu de 3,34% para 3,43%. A estimativa está no boletim Focus de hoje (18), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos. (Foto ilustração: Banco Central) Para 2022, a estimativa de inflação foi mantida em 3,50%. As previsões para 2023 e 2024 são de 3,25% e 3,22%, respectivamente.

O cálculo para 2021 está abaixo do piso da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,25% e o superior, 5,25%.

Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, estabelecida atualmente em 2% ao ano pelo Comitê de Política

Monetária (Copom).

Para o mercado financeiro, a expectativa é que a Selic encerre 2021 em 3,25% ao ano. Para o fim de 2022, a expectativa é que a taxa básica chegue a 4,75% ao ano. E para o fim de 2023 e 2024, a previsão é 6% ao ano.

Quando o Copom aumenta a taxa básica...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 11:00h
Mercado de Capitais

Ibovespa avança na abertura em dia de vencimento de opções e sem EUA

 

 A bolsa paulista começava a semana com viés positivo em sessão marcada por vencimento de opções sobre ações e feriado nos Estados Unidos nesta segunda-feira, com agentes financeiros repercutindo dados da China e o início da vacinação contra o coronavírus no Brasil. (Foto ilustração)

Às 10:07, o Ibovespa subia 0,26%, a 120.662,89 pontos. (Por Paula Arend Laier)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 10:55h
Feira de Santana

Juiz eleitoral extingue ações que investigavam irregularidades do PSD e Patriota nas eleições municipais

 
Foto Reprodução

Foi publicada no Diário Oficial da Justiça Eleitoral, desta segunda-feira (18), a extinção de duas ações que apuraram suspeitas de irregularidades na cota de gênero para as eleições de 2020, envolvendo o PSD e o Patriota. A decisão foi do juiz eleitoral Antônio Gomes de Oliveira Neto, da Zona Eleitoral 157, de Feira de Santana. As ações foram movidas a pedido do candidato a vereador Hélio Barreto dos Santos (PROS), que alegou que candidatas filiadas ao PSD e Patriota não tinham noção de concorrer às eleições.

O juiz eleitoral não considerou que a falta de votos represente uma irregularidade ou fraude, como foi alegado pela defesa do candidato Hélio. A defesa do candidato informou que irá recorrer da decisão. 

Em Feira de Santana foram eleitos pelo PSD, Fernando Torres, e pelo Patriota, Correia Zezito. (Com informações do Olá Bahia/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 10:40h
Seguro de veículos automotores

Caixa assume gestão dos recursos e pagamentos do Dpvat

 

A partir desta segunda-feira (18), a Caixa passa a ser gestora dos recursos e do pagamento das indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, o Dpvat. O presidente da instituição, Pedro Guimarães, e a superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Solange Vieira, deram detalhes sobre o processo de migração. (Foto ilustração)

De acordo com o banco, a mudança vai proporcionar eficiência e transparência na gestão dos recursos e maior rapidez na análise e pagamento do seguro a quem realmente precisa.

Criado em 1974, o Dpvat indeniza vitimas de acidentes de trânsito, sejam motoristas, passageiros ou pedestres, brasileiros ou estrangeiros, independentemente da culpa. A indenização é paga em casos de morte, invalidez permanente total ou parcial e para o reembolso de despesas médicas e hospitalares da rede privada por danos físicos causados por acidentes com veículos automotores de via terrestre ou por suas cargas. Estão enquadrados os acidentes de trânsito envolvendo carros, motos, caminhões, caminhonetes, ônibus e tratores (sujeitos ao licenciamento do Detran).

Atendimento

Segundo a Caixa, as solicitações de indenização poderão ser feitas nas agências, já a partir de hoje. Para isso, a pessoa deve apresentar a documentação requerida por lei, conforme a cobertura ap...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 10:12h
Feira de Santana

Prefeito Colbert nomeia Victor Braz como secretário de Administração

 
Foto Secom

Em publicação extra do Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira (18), o prefeito Colbert Martins nomeou Victor Braz da Silva Azevedo como secretário de Administração Municipal. Na mesma publicação, o prefeito dispensa Leonir Barros de atuar de forma cumulativa como secretário interino da mesma pasta, passando a exercer apenas a função ao qual foi nomeado como diretor do Departamento de Gestão de Patrimônio da Secretaria de Administração.

O prefeito segue nomeando o seu secretariado em doses homeopáticas, ainda restando algumas pastas como Serviços Públicos, Meio Ambiente, Agricultura e Habitação serem nomeados. (Daniela Oliveira/ Foto Secom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 10:02h
Política

Emendas de Angelo Almeida garantem benefícios para 15 municípios baianos

 
Foto Reprodução

Os equipamentos adquiridos serão destinados às áreas de saúde, educação e agrícola.

Ao longo deste ano, 15 municípios baianos serão contemplados através de 20 emendas do deputado estadual Angelo Almeida (PSB), aprovadas no ano passado. O montante é de quase R$ 1,8 milhão em equipamentos adquiridos pelo governo do estado, com direcionamento do parlamentar, para as áreas de saúde, educação e agrícola.

Serão beneficiados com ambulâncias, ônibus escolares, tratores e outros equipamentos os municípios de Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Coração de Maria, Barro Preto, Brejões, Corrochó, Caculé, Queimadas, Irará, Andaraí, Tanquinho, Sebastião Laranjeiras, Antônio Cardoso, Biritinga, Caém.

O deputado ressalta que as emendas do mandato dele são direcionadas a partir de escutas e diálogos constantes com prefeitos e vereadores dos municípios onde ele atua, priorizando ações que possam levar melhorias à convivência das comunidades. “Nossa função é cumprir o papel de legislar com integridade, com o olhar e as ações sempre voltadas para atender demandas da sociedade, dos que mais precisam da presença do estado”, salientou. (Notre Comunicação/ Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 10:00h
Ministro da Saúde

Vacinação contra covid-19 começa ainda hoje nos estados, diz Pazuello

 

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje (18) que a vacinação contra o novo coronavírus começará nos estados ainda nesta segunda-feira. Ele disse que a previsão é que a distribuição das doses da vacina com uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorra até as 14h de hoje, e que as primeiras aplicações sejam feitas até as 17h. (Foto ilustração)

Ao lado de governadores, Pazuello participou, nesta manhã, do ato simbólico de entrega de 4,6 milhões de doses da CoronaVac no Centro de Logística do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. As vacinas serão transportadas por via aérea para o Distrito Federal e as capitais de dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Também há previsão de distribuição de vacinas por via terrestre.

Segundo o ministro, o Instituto Butantan receberá um ofício pedindo celeridade no envio do pedido de autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a produção de mais 2 milhões de doses da CoronaVac. A documentação deve ser analisada até 31 de março.

Ele reforçou que os primeiros a receber as doses da vacina serão integrantes do grupo prioritário: profissionais da saúde, idosos e indígenas. Pazuell...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 09:50h
Vacinação

Bahia receberá mais de 319 mil doses da Coronavac; confira distribuição por estado

 
Foto Reprodução

O Ministério da Saúde começa a distribuir, nesta segunda-feira (18), quase 6 milhões de doses da CoronaVac para todos os estados e o Distrito Federal. Os estados poderão iniciar as campanhas de vacinação a partir das 17h (horário de Brasília).

Das 6 milhões de doses, 4.636.936 serão enviadas aos estados brasileiros. As outras 1.357.640 serão distribuídas no estado de São Paulo, segundo o governo estadual.

Os primeiros voos sairão de São Paulo para o Distrito Federal e para as capitais de dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

A distribuição das vacinas será feita com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e caminhões com áreas de carga refrigeradas. As companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass também farão o transporte gratuito das caixas de vacinas para todos os estados que necessitem de transporte aéreo.

Depois que as vacinas forem entregues aos estados, os governos estaduais serão responsáveis por levar as vacinas até os municípios, em parceria com o Ministério da Defesa.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e, no Brasil, será produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 09:15h
Ameaça de impedimento

Impeachment é para quem dá as costas para Constituição, como Bolsonaro, diz ex-ministro do STF

 

Ao dar reiteradas amostras de que “tem o pé atrás” com a Carta Magna de 1988, o presidente Jair Bolsonaro (foto ilustração) se credenciou para o impeachment, uma sanção tão severa que “somente se aplica àquele presidente que adota como estilo um ódio governamental de ser, uma incompatibilidade com a Constituição”, diz Carlos Ayres Britto, 78, ex-ministro do STF. (Foto ilustração: Ayres Britto e Bolsonaro)

“Respostas [para a crise sanitária] como ‘e daí?’ ou ‘não sou coveiro’ não sinalizam um caminhar na contramão da Constituição?”

Tudo do ponto de vista jurídico, porque cabe ao Congresso decidir o destino do chefe do Executivo, e é bom que seja assim, afirma.

Ministro do Supremo Tribunal Federal de 2003 a 2012, nomeado por Lula no primeiro ano de governo do petista, em 2016 ele disse à Folha que impeachment não é golpe. Comentava, então, a possibilidade de Dilma Rousseff ser destituída, o que acabou acontecendo naquele ano.

“Ortodoxamente quarentenado”, saindo apenas uma vez por mês, “de carro e máscara, só pra espairecer”, Britto espera a vacina contra a Covid-19 chegar. De casa, concede esta entrevista, em que sugere “menos incontinência verbal e mais continência à Constituição” para o Brasil. (Com informações da f...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 09:03h
Política

Prefeito de Ipirá expõe dívidas e contas zeradas herdadas da gestão anterior

 
Foto Reprodução

O prefeito do município de Ipirá, Dudy (PSD), expôs, em live, informações de como foi encontrado o município no inicio de sua gestão. Acompanhado dos secretários de finanças Luzivaldo Oliveira e de administração Thiago Oliveira, o gestor falou de estrutura destruída, débitos milionários e caos administrativo.

"Um município com mais dívidas que arrecadações", definiu o prefeito Dudy ao avaliar a atual situação do município, que padece com débitos milionários. A gestão continua os estudos dos débitos que estão em aberto e a expectativa é que sejam detectadas outras dívidas no município.

Quanto aos salários dos servidores, o prefeito afirmou que a gestão anterior teve a possibilidade de quitação dos débitos, mas preferiu priorizar o pagamento aos fornecedores. Dudy ainda informou que pretende regularizar a situação assim que possível, pois toda situação está sendo criteriosamente estudada e avaliada.

Em documento anexado pela Prefeitura, é trazido que o valor pago aos prestadores de serviço em dezembro corresponde a cerca de R$ 3,1 milhões e o valor do pagamento em aberto dos servidores corresponde ao valor em torno de R$ 1,2 milhões, evidenciando que o pagamento dos 626 servidores da educação não foi priorizado.

Durante a live, o gestor externou sua...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 08:40h
Sudoeste baiano

Nova Canaã: Primeira dama, secretário e tesoureira morrem vítimas da Covid 19

 
Foto Reprodução

Luto oficial em Nova Canaã, no médio sudoeste baiano, com a morte da primeira-dama do município, a médica Maria José Fraga, vítima da covid-19. Após semanas internada no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, Maria José faleceu neste sábado (16).

Ao contrário do esposo e prefeito Marival Fraga, a médica Maria José não resistiu à Covid-19. O prefeito contraiu o vírus e chegou a ser internado no final de 2020. Resistiu e recebeu alta. A esposa até apresentou quadro estável nos primeiros dias de 2021, mas houve piora, falecendo no sábado (16).

Em Nova Canaã, a Covid-19 fez várias vítimas nos primeiros escalões do governo, dentre eles o secretário de Administração, Adriano Caetité, e a tesoureira Patrícia Reis Peixoto.

Neste domingo (17), a Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) emitiu nota de pesar lamentado a morte de Maria José Fraga.

“Dra. Maria José deixa um legado na cidade pelos serviços prestados à população na área da saúde. O momento é de grande tristeza e comoção para toda a sociedade de Nova Canaã. Rogamos a Deus que conforte a população, os familiares e os amigos por esta perda irreparável.” (Pimenta/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 08:30h
Superior Tribunal de Justiça

Ministro Jorge Mussi assume a presidência do STJ pelos próximos 15 dias

 

O ministro Jorge Mussi assume neste domingo (17/1) o exercício da presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelos próximos 15 dias. Nesse período, o presidente da corte, ministro Humberto Martins, estará de férias, retornando no dia 1º de fevereiro para a sessão da Corte Especial que marcará o início do ano forense. (Foto ilustração)

Jorge Mussi comandará o tribunal na continuidade do período de férias dos ministros, analisando os processos com pedido de medidas urgentes, além das matérias de competência da presidência. Na sede do STJ, ele reuniu a equipe técnica do plantão e disse que a linha de atuação a ser seguida é a mesma adotada pelo ministro Humberto Martins.

"Não há surpresas ou reviravoltas, a nossa linha de atuação será a mesma do presidente do tribunal. Trabalhamos em parceria e o jurisdicionado pode esperar o mesmo empenho e dedicação na análise dos pedidos urgentes", afirmou.

Segundo Humberto Martins, o comando do tribunal está em boas mãos. "Nós temos sintonia no trabalho já há muito tempo. Tenho plena confiança no ministro Mussi e em sua equipe para a condução do tribunal nesta segunda quinzena de janeiro", declarou.

Assim como o ministro Humberto Martins, Mussi estará todos os dias no tribunal, presencialmente, contando com o aux&iacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 08:17h
Assembleia Legislativa

Sem recesso, deputados votam hoje em segunda discussão o Orçamento para 2021

 
Foto Reprodução

A Assembleia Legislativa da Bahia deve votar nesta segunda-feira (18) o segundo turno da peça orçamentária de 2021. Além desse projeto do Executivo, os parlamentares vão apreciar decretos de calamidade de cidades atingidas pelo novo coronavírus.

Diferentemente do que se esperava, a Casa não vai ter recesso até o dia 1° de fevereiro. Os parlamentares acharam prudente manter o funcionamento do Legislativo para apreciar projetos de urgência, tendo em vista o crescimento da Covid no Brasil.

Favoreceu a decisão o fato das sessões serem remotas. Sendo assim, os parlamentares podem viajar e, de qualquer lugar, participar das discussões. A tese de que o recesso não é necessário foi defendida pelo presidente da Casa, o deputado estadual Nelson Leal (PP). (Política Livre/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 07:55h
Ministério Público do Estado

Município de Morro do Chapéu é acionado pelo MP para implementar política de educação ambiental

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual ajuizou ação civil pública contra o município de Morro do Chapéu para garantir a implementação de uma política de educação ambiental na cidade. Segundo o promotor de Justiça Pablo Almeida, autor da ação, o município de Morro do Chapéu é um dos mais ricos da Bahia em sítios arqueológicos e de pinturas rupestres, bem como na área de patrimônio cultural, contando com três unidades de conservação estaduais - o Monumento Natural da Cachoeira do Ferro Doido, o Parque Estadual de Morro do Chapéu e a Área de Preservação Permanente (APA) Gruta dos Brejões. “Por isso é extremamente importante o desenvolvimento de ações concretas na área de educação ambiental”, destacou o promotor de Justiça.

Na ação, o MP requer que a Justiça obrigue o município de Morro do Chapéu a manter o Conselho Municipal de Meio Ambiente em funcionamento e atuante, fixando-se o prazo de 30 dias para implementação e reuniões, pelo menos, bimestrais, bem como garantir a capacitação continuada dos conselheiros municipais de meio ambiente. Além disso, requer que o Município garanta a participação da Secretaria de Educação no Conselho Municipal de Meio Ambiente, no prazo imediato após a regularização de funcionamento do Conselho; que elabore diagnóstico municipal de educação ambiental, de forma...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 07:35h
Imunizante russo

Fundo Russo nega que vacina da Sputnik seja descartada por Anivsa

 

O Fundo Russo de Investimentos Diretos, principal investidor do Instituto Gamaleya e responsável por financiar a vacina russa Sputnik V, disse que irá enviar dados adicionais à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o produto. (Foto ilustração)

O fundo russo disse que considera o pedido de informações adicionais da agência um "procedimento padrão" e que não consideram que nenhuma vacina foi oficialmente rejeitada pelo órgão regulador.

Ontem, a agência anunciou que restituiu os documentos da Sputnik V ao laboratório União Química, que pediu a aprovação emergencial do imunizante. Segundo a Anvisa, o pedido foi restituído à empresa por "não atender os critérios mínimos, especialmente pela falta de autorização para a condução dos ensaios clínicos fase 3, a condução em andamento no país e questões relativas às boas práticas de fabricação."

Outro problema encontrado pela agência foi que não há pesquisas da vacina russa em andamento no país. "A Agência esclarece que não basta o pedido de autorização de estudo clínico de fase 3 estar protocolado para pedir uso emergencial. É necessário que tais estudos estejam em andamento no país, além de outras medidas condicionantes já previstas", escreveu a agên...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 07:30h
Covid-19

Governadores pressionam Pazuello a antecipar vacinação para terça-feira

 

Governadores de diferentes estados trabalharam até tarde da noite deste domingo (17) para convencer o ministro Pazuello e sua equipe a antecipar a data nacional de vacinação para esta terça feira (19). (Foto ilustração)

A informação foi confirmada ao blog nesta segunda-feira pelo (18) pelo governador do Piauí, Wellington Dias, que disse que o pedido para antecipar a vacinação será o “ponto principal“ do encontro do Fórum dos Governadores do Brasil com o Ministro da Saúde, nesta manhã, em Guarulhos.

“Não é razoável ficar para quarta-feira se chegam vacinas nos Estados a partir de hoje [terça-feira] e se é possível chegar em todos os Estados [capitais] nos voos que saem agora pela manhã de Guarulhos. Um dia nacional de vacinação na situação do Brasil faz muita diferença. Serão muitas vidas salvas”, afirma Dias.

Pazuello anunciou a data nacional de vacinação para quarta-feira (20) às 10 horas. (Por Andréia Sadi/G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 06:36h
suprema Corte

Rosa Weber assume plantão do Supremo a partir de hoje

 

A ministra Rosa Weber (foto ilustração), vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), assume hoje (18) o plantão da Corte. Até 31 de janeiro, ela ficará responsável por decidir questões urgentes na ausência do presidente, ministro Luiz Fux, que sai de férias.

Fux tomou posse na presidência do STF em setembro. Em 20 de dezembro, ele assumiu o plantão durante o recesso do Judiciário. Na semana passada, a Corte informou que o ministro tiraria férias na segunda metade de janeiro, deixando o comando do Judiciário a cargo de Rosa Weber.

Durante o plantão, o presidente em exercício do Supremo tem a prerrogativa de decidir, por exemplo, sobre novos pedidos de liminar (decisão provisória) ou questões urgentes em processos em andamento.

O poder de decisão do presidente e do vice do Supremo, porém, ficou reduzido no atual plantão. Ainda em dezembro, quatro dos 11 ministros informaram que continuariam a trabalhar normalmente, despachando nos processos de sua relatoria. São eles Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski.

Neste mês, por exemplo, Lewandowski concedeu liminares relacionadas à pandemia de covid-19, como aquela com a qual postergou medidas sanitárias relacionadas à doença. Em outra, ele suspendeu a requisição pela União de seringas e agulhas já compradas pelo estado de São Paulo.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 06:05h
São Paulo

SP vacina profissionais da linha de frente nesta segunda-feira (18)

 

A vacinação de profissionais que atuam na linha de frente do combate à covid-19 começa nesta segunda-feira (18) de São Paulo nos seis hospitais-escola com maior volume de pacientes com a doença em todo o estado. (Foto ilustração)

O plano logístico para aplicação de vacina distribui doses inicialmente aos hospitais das Clínicas de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Botucatu, Marília e o hospital de base de São José do Rio Preto, informou o governo em entrevista coletiva no domingo (17), dia da primeira vacinação contra o novo coronavírus do país, no HC de SP.

Após o abastecimento dos primeiros, hospitais, toda a rede passa a receber as doses. Na sequencia distribuição pra abastecimento da rede. Haverá uma entrega direta de imunizantes aos 200 maiores municípios do estado. Os outros 445 farão a retirada em 25 unidades regionais de distribuição do governo. O objetivo é que ao longo da semana toda a rede tenha começado a vacinar, prioritariamente quem atua na linha de frente contra a pandemia, segundo o secretário executivo da Saúde, Eduardo Ribeiro.

Cada profissional de saúde receberá duas doses da vacina do Butantan, com intervalo de 21 dias entre cada aplicação, conforme prevê o Plano Estadual de Imunização (PEI).

Capital

A expectativa é que...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:55h
Logística

Sede do Graer abrigará vacinas que serão distribuídas em toda a Bahia

 

A sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar será o ponto de guarda das doses de vacinas que chegarão à Bahia. O local foi escolhido de maneira estratégica, com o objetivo de facilitar a distribuição do material em todo o estado, de maneira mais rápida. (Foto ilustração)

Câmaras frigoríficas já estão na sede da unidade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), municípios distantes mais de 300 quilômetros da capital baiana terão as doses enviadas por aeronaves. As demais devem ser entregues por meio terrestre com escolta da Polícia Militar para garantir a segurança no deslocamento.

Na sexta-feira (15), o secretário da Segurança Pública do Estado, Ricardo Mandarino, participou de uma reunião com representantes da pasta de todo o Brasil e do Ministério da Saúde.

“Deixamos claro que estamos prontos para abrigar e escoltar a tão esperada vacina”, afirmou o gestor baiano. Toda a logística está preparada de forma conjunta e terá as participações das quatro forças de segurança.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:50h
"Distribuição simbólica"

Reunião de Pazuello com governadores inicia distribuição nacional da vacina

 

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reúne-se às 7h desta segunda-feira (18), em São Paulo, com governadores. O encontro marca o início da “distribuição simbólica”, conforme classificou o próprio ministério, dos 6 milhões de doses da Coronavac. (Foto ilustração)

Dirigentes como Wellington Dias (PT), governador do Piauí; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Ratinho Jr (PSD), do Paraná, confirmaram presença no encontro, que ocorre no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos.

A logística de distribuição das vacinas será realizada aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50 . que se encontram em processo de expansão para 150 veículos até o final de janeiro de 2021. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.

O Ministério da Saúde terá o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass para o transporte gratuito da vacina. Segundo o ministério da Saúde informou, a distribuição aos municípios ocorrerá junto com o Ministério da Defesa.

Coordenador ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:40h
Abstenção recorde

Enem 2020: 51,5% dos inscritos no Enem não comparecem ao exame

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tem abstenção de 51,5% dos candidatos inscritos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, que começou a ser aplicada ontem (17), 2.842.332 faltaram às provas.

Segundo o ministro da Educação, Milton Ribeiro (foto ilustração), a abstenção recorde se deve principalmente ao medo da pandemia e a campanhas contrárias à realização do exame. Apesar disso, considera a aplicação vitoriosa. No ano passado, a abstenção no primeiro dia do Enem foi 23%. “Fico satisfeito com o que fizemos no meio de uma pandemia”, diz, “[Quero] qualificar o Enem no meio de uma pandemia como algo vitorioso para não atrasar mais a vida de milhões de estudantes”. Em 2009, o segundo ano de aplicação do Enem com a maior abstenção, a porcentagem de inscritos que não compareceram foi de 37%.

Foram eliminados do exame 2.967 candidatos por não respeitarem as regras do Enem, entre elas, não cumprirem as medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus, como usar máscara cobrindo a boca e o nariz durante toda a aplicação. Ao todo, 69 participantes foram afetados por questões logísticas, como emergências médicas, falta de energia elétrica, entre outros. Os dados tanto de presença, quanto das elim...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:30h
Judicialização da Vacina

Vacinação de enfermeira vira disputa jurídica entre governo federal e o de SP

 

Minutos após o fim da reunião da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que liberou o uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e da Coronavac, a enfermeira Mônica Calazans se tornou a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil. O marco histórico, porém, se tornou alvo de polêmica, e foi considerado "em desacordo com a lei" pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. (Foto ilustração)

Segundo Pazuello, uma medida provisória do governo federal determinou que cabe ao Ministério da Saúde coordenar nacionalmente a imunização contra o novo coronavírus, o que tornaria a imunização feita em São Paulo neste domingo (17) ilegal.

O governo de São Paulo alega que parte das vacinas do Butantan sempre permanece no Estado para a vacinação da população, e que foi combinado com o Ministério da Saúde que a mesma prática seria realizada com as vacinas contra a Covid-19.

Determinação da Anvisa

Para passar a valer o uso emergencial, a Anvisa determinou que o Butantan assinasse um termo de compromisso para apresentar dados de imunogenicidade da vacina até 28 de fevereiro. Estas informações devem mostrar por quanto tempo a vacina é segura e eficaz. O termo ainda teria de ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Antes de cumprir o rito exigido pe...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:25h
Distribuição de imunizante

Número de vacinas do Butantan para Estado de SP é de 1.357.640

 

O diretor-presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas (foto ilustração), afirmou neste domingo (17/1) que a quantidade de vacinas destinada para o Estado de São Paulo é de 1.357.640, enquanto o Ministério da Saúde vai receber 4,636 milhões de doses para os demais Estados do Brasil. O número leva em conta o critério de proporcionalidade estabelecido pelo órgão executivo federal.

"Se exigiu grandes sacrifícios pessoais desse diretor, mas nada importa o que se diz, se comenta, se discute em termos de eficácia, da qualidade da vacina. O que importa é que a vacina está aí e quantidade apreciável de 4.636.936 vacinas estão indo ao centro de logística do Aeroporto de Guarulhos. O Ministério da Saúde nos enviou esse número e assim procedemos", disse o diretor presidente do Instituto Butantan.

"Hoje temos a melhor vacina porque a melhor é a que chega ao braço das pessoas. A única que está sendo produzida e distribuída é combatida pelas mais altas autoridades dessa República. É renegada ao discurso chulo é a que começa a salvar neste País, a que começa a ser aplicada na sala ao lado", afirmou Covas, ao lado do governador João Doria (PSDB).

Para o diretor-presidente do Butantan, a chegada da vacina lança luz à "obscuridade" que acomete o Brasil.

"Permitimos que divisão ocorre...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:20h
Educação

Enem: candidatos com covid devem enviar laudo entre os dias 25 e 29

 

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que apresentaram sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa deverão solicitar a participação na reaplicação do exame entre os dias 25 e 29 de janeiro, na Página do Participante, conforme anunciou ontem (17), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (Foto ilustração)

A orientação é que esses participantes não compareçam aos locais de prova. O Enem começou a ser aplicado neste domingo (17) e segue no próximo domingo (24).

O Inep informou que recebeu os primeiros pedidos e comprovantes da condição entre 11 e 16 de janeiro. Hoje, no entanto, às 12h, no horário de Brasília, o sistema foi fechado para que os pedidos fossem avaliados e os participantes recebessem a resposta antes da aplicação.

O sistema será novamente aberto entre 25 e 29 de fevereiro. Nessas datas, os participantes que apresentaram sintomas após o dia 16 poderão apresentar exames e laudos médicos que comprovem a condição na Página do Participante. Os inscritos que tiverem a solicitação aprovada farão as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada, também, na Página do Participante.

Além da covid-19, podem solicitar a ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:17h
Aniversariante do Dia

Jornalista Karoliny Dias em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:15h
Ministério da Saúde

Vacinação contra covid-19 começa na quarta-feira, anuncia Pazuello

 

A vacinação contra a covid-19 começa na próxima quarta-feira (20), às 10h, em todo o país, para os grupos prioritários. O anúncio foi feito neste domingo (17), pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), durante coletiva no Rio de Janeiro.

Segundo o ministro, serão inicialmente 3 milhões de pessoas a serem vacinadas, com duas doses cada uma, totalizando 6 milhões de doses da CoronaVac, produzida pela empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. O uso emergencial da CoronaVac foi aprovado ontem (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O ministro abriu a coletiva se solidarizando com as famílias das vítimas e agradecendo aos profissionais de saúde na linha de frente da pandemia.

O ministro afirmou que o importante é garantir a todos os estados as doses da vacina, em igualdade de condições, respeitando a questão da gravidade local.

“O Ministério da Saúde tem em mãos, neste instante, as vacinas, tanto do Butantan quanto da AstraZeneca [em parceria com a Fiocruz]. E nós poderíamos, num ato simbólico, ou numa jogada de marketing, iniciar a primeira dose em uma pessoa. Mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso”, frisou o ministro.

Pazzuelo destacou que existe um pacto federativo histórico entre a U...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:12h
A "Guerra" da Vacina

Estudos da CoronaVac foram pagos com recurso do SUS, mostra Saúde

 

Após o governador João Doria ter acusado o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de mentir sobre o financiamento da CoronaVac, a pasta apresentou em primeira mão ao blog documentos para atestar que o SUS pagou pela vacina. (Foto ilustração)

Mais cedo, em coletiva após a autorização do uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford pela Anvisa, o ministro disse que as doses de CoronaVac pertencem ao governo federal pois foram adquiridas do recursos do SUS.

Ao ser informado sobre a fala de Pazuello, o governador disse que o ministro mentiu. “A vacina do Butantan só está aqui porque houve investimento do estado de São Paulo. Não recebemos um centavo do governo federal. Chega de mentiras, ministro”, disse Doria.

"Tudo o que foi comprado pelo Butantan foi com recursos do SUS, sem um centavo de São Paulo", disse Pazuello a jornalistas. "Fomos nós que desenvolvemos o parque fabril do Butantan para a vacina", completou. "Trabalhamos com o Butantan no desenvolvimento da vacina desde o início", finalizou o ministro, reafirmando a exclusividade sobre a produção de São Paulo. "Tudo o que tem no Butantan é contratado pelo Ministério da Saúde, de forma integral." (R7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:10h
Estado de São Paulo

Enfermeira de São Paulo é primeira brasileira vacinada contra covid-19

 

Logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, o governo paulista aplicou a primeira dose no país. (Foto ilustração)

A primeira pessoa vacinada fora dos estudos clínicos foi Mônica Calazans, de 54 anos, enfermeira, negra e moradora da zona leste da capital. Ela, que atua na linha de frente contra a covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, foi vacinada no fim da tarde no Instituto Butantan. Até então, as únicas pessoas do país que haviam tomado a vacina faziam parte dos testes clínicos.

Mônica tem perfil de alto risco para a covid-19. Além de trabalhar diretamente na linha de frente, ela é obesa, hipertensa e diabética. É viúva e mora com o filho, de 30 anos. Nenhum dos dois, até este momento, se infectou com a doença, mas o seu irmão caçula, um auxiliar de enfermagem de 44 anos, chegou a ficar internado por 20 dias. Antes de ser vacinada, Mônica chorou, emocionada, e agradeceu. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:07h
Coronavírus no Brasil

No dia da vacina, Brasil registra 551 mortes e mais de 33 mil novos de Covid-19

 

O Ministério da Saúde confirmou neste domingo (17) a morte de 551 pessoas por Covid-19 em 24 horas no país. Segundo a pasta, 33.040 pessoas foram infectadas pelo novo corovanírus no mesmo período. (Foto ilustração)

Neste domingo, o país vacinou a primeira pessoa contra a Covid-19.

No total, o Brasil registra 209.847 mortes e 8.488.099 casos confirmados da doença.

Os números diários representam aqueles que são informados pelas secretarias municipais e estaduais da Saúde ao longo de 24 horas anteriores à divulgação.

Esse registro é afetado, portanto, pelas rotinas de trabalho desses órgãos, menos intensas aos finais de semana e feriados.

Uso emergencial aprovado

Neste domingo (17), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o pedido de uso emergencial no Brasil as vacinas da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e o da Coronavac, do Instituto Butantan com a Sinovac.

Após a aprovação, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, convidou governadores dos 26 estados e do Distrito Federal para uma reunião na manhã desta segunda-feira (18), em São Paulo, para fazer uma “distribuição simbólica” dos 6 milhões de doses da Coronavac. (Por Marina Motomura) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:04h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 3.041 novos casos e 32 óbitos de Covid-19 nas últimas 24 horas

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.041 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.902 recuperados (+0,8%). Dos 537.772 casos confirmados desde o início da pandemia, 516.078 já são considerados recuperados e 12.056 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/. (Foto ilustração)

Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,35%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.704,02), Muniz Ferreira (8.811,64), Conceição do Coité (8.617,07), Itabuna (8.426,86) e Itororó (8.424,10) .

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 937.144 casos descartados e 131.001 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilânci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.01.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 41 novos vasos, não houve comunicado de óbitos neste domingo (17)

 

Nas últimas 24h, Feira de Santana não registrou nenhum óbito por Covid-19. Até agora, são exatamente 20.731 pacientes curados, índice que representa 93% dos casos confirmados. Além disso, foram registrados 108 exames negativos para o vírus e 41 casos positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 62 pacientes internados no município e 1.181 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde neste domingo (17). (Foto ilustração

NÚMEROS DESTE DOMINGO, 17 de janeiro de 2021

Casos confirmados no dia: 41

Pacientes recuperados no dia: 37

Resultados negativos no dia: 108

Total de pacientes hospitalizados no município: 62

Óbito comunicado no dia: 0

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 1.181

Total de casos confirmados no município: 22.299 (Período de 06 de março de 2020 a 17 de janeiro de 2021)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 1.119

Total de recuperados no município: 20.731

Total de exames neg...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Gutemberg advogado Assessoria
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia