Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acha que o presidente Jair Bolsonaro deve sofrer impeachment?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 09:35h
Feira de Santana

Força-tarefa já realizou 244 fechamentos e interdições por descumprimento de decreto

 

Iniciada no último dia 21, a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que está monitorando o cumprimento do Decreto Municipal que estabelece medidas restritivas para evitar a disseminação acelerada do coronavírus na cidade, já fechou e interditou 244 estabelecimentos e pontos de aglomeração. (Foto ilustração)

Somente nesta quinta-feira, 28, foram 97 ações desse tipo, sendo: 68 lojas dos setores de auto-peças, oficinas e equipadoras fechadas; 03 bares interditados; 01 distribuidora de bebidas interditada; 21 barracas de ambulantes/feirantes fechadas; 02 agências bancárias (Bradesco e Itaú) fechadas; 01 Box do Feiraguai interditado; e 01 distribuidora de calçados interditada.

A força-tarefa está sendo desenvolvida pelas secretarias do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Procon, Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Vigilância Sanitária e a Polícia Militar. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 09:15h
Ministério Público Federal

Ediene Lousado assume função na Corregedoria do MPF

 

A ex-promotora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado (Foto ilustração), foi nomeada nesta sexta-feira (29) para o cargo de membro auxiliar da Corregedoria do Ministério Público Federal. A publicação está no Diário Oficial da União.

O próprio corregedor do órgão, Rinaldo Lima, assinou a indicação de Ediene, que começa na função a partir da próxima segunda-feira (1º).

Vale lembrar que em março o Senado aprovou a indicação de Ediene para o cargo de conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2020-2022 (leia aqui). Ediene deixou em fevereiro o cargo de chefe do Ministério Público da Bahia, após quatro anos no posto. Ela foi substituída por Norma Angélica Cavalcanti. (BN)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 08:50h
Fraude em licitação e corrupção

PF deflagra 2ª fase da Operação Virus Infectio no Amapá

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (29) a 2ª Fase da Operação Virus Infectio, com o objetivo de desarticular organização criminosa por fraude em licitação e corrupção. As suspeitas são de que o grupo tenha desviado recursos públicos que seriam usados no enfrentamento do novo coronavírus (covid-19) no Amapá. (Foto ilustração)

Cerca de 35 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva na capital do estado, Macapá. Entre as ações previstas para a operação, que conta com a participação do Ministério Público Federal, está o afastamento de uma servidora da Secretaria de Saúde do estado, informou a PF.

Na primeira fase da Operação Infectio, deflagrada no fim de abril, mandados foram cumpridos em uma empresa de equipamentos hospitalares, bem como na residência de seus sócios, suspeitos de superfaturamento no processo de aquisição de equipamentos de proteção individual.

Na época, a PF informou que as suspeitas recaíam em, pelo menos, seis dos 15 itens comprados por meio de “contrato firmado pelo Fundo Estadual de Saúde do Amapá, por meio de dispensa de licitação”.

Também foram verificados "indícios de superfaturamento” em lotes de materiais de proteção hospitalar, most...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 08:35h
Rio de Janeiro

Covid-19: Unicef doa 5 mil kits de higiene a favelas do Rio

 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) doou para a prefeitura do Rio de Janeiro 5 mil kits de higiene a serem usados por famílias com idosos residentes em favelas cariocas. A meta é evitar a expansão do novo coronavírus, que provoca a covid-19. (Foto ilustração)

O kit inclui álcool em gel, sabonete líquido, desodorante, xampu, escova de dentes e lenços de papel. O material será distribuído junto com cestas básicas pelo programa Territórios Sociais, que atua nos dez maiores complexos de favelas do Rio: Alemão, Maré, Chapadão, Pedreira, Vila Kennedy, Lins, Penha, Cidade de Deus, Jacarezinho e Rocinha.

O fundo também produziu folhetos com informações sobre o auxílio emergencial oferecido pelo governo federal que serão distribuídos com dicas de saúde e proteção para crianças e adolescentes. (Vitor Abdala)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 08:02h
Transporte intermunicipal

Mais dez municípios têm o transporte suspenso na Bahia; total chega a 246

 

A partir de sábado (30), o transporte intermunicipal será suspenso em Acajutiba, Aratuípe, Cícero Dantas, Iguaí, João Dourado, Maiquinique, Mairi, Nazaré, Pilão Arcado e Piraí do Norte. (Foto ilustração: Terminal Rodoviário de Feira de Santana, que também está interditado)

A medida, que tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus na população baiana, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (29). A restrição inclui a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

O decreto também autoriza a retomada do transporte em Araçás, Itapitanga, Itarantim e Santa Maria da Vitória, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 07:50h
Inadequação e insuficiência de conteúdo

Coronavírus: Quinze faculdades de Salvador são acionadas por práticas abusivas durante pandemia

 

O Ministério Público estadual ajuizou na quarta-feira, dia 27, ação civil pública contra 15 instituições de ensino superior de Salvador. Segundo a promotora de Justiça Joseane Suzart, as faculdades têm adotado práticas abusivas contra os alunos durante o período de enfrentamento da pandemia da Covid-19. Entre as irregularidades, apontadas inclusive pela União dos Estudantes da Bahia (UEB) em representação protocolada no MP, estão a falta de qualidade, inadequação e insuficiência de conteúdo das aulas ministradas via ensino à distância (EAD) e ausência de descontos nas mensalidades apesar da redução das despesas com a implantação do modelo de aula remota. (Foto ilustração)

Foram acionadas as faculdades Santo Agostinho, Batista Brasileira (FBB), Pitágoras, São Salvador, Olga Mettig, Unifacs, FTC, Estácio FIB, Jorge Amado; as universidades Pitágoras Unopar, Ucsal e os centros universitários Maurício de Nassau de Salvador (Uninassau), Ruy Barbosa, Dom Pedro II e Centro Universitário de Salvador (Uniceusa).

Na ação, a promotora Joseane Suzart solicita à Justiça que determine às faculdades, em decisão liminar, a redução em 30% do valor das mensalidades de todos os cursos de graduação e pós-graduação, independentemente se eram presenciais ou desde o início EAD; a suspensão integral de cobrança por ati...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 07:30h
Europa

França abrirá bares e praias em segunda fase de flexibilização

 

A França permitirá a reabertura de restaurantes, bares e cafés a partir de 2 de junho, embora com restrições mais duras em Paris do que em outros lugares, disse o primeiro-ministro Edouard Philippe nessa quinta-feira (28), ao anunciar a próxima fase de flexibilização das restrições impostas devido ao novo coronavírus.

O governo também está suspendendo uma restrição nacional a viagens de mais de 100 quilômetros e reabrirá praias e parques a partir da próxima semana, enquanto tenta reativar a segunda maior economia da zona do euro antes da temporada de turismo de verão.

"A liberdade será a regra, proibições a exceção", disse Philippe em discurso transmitido pela televisão.

Mais de 28.600 pessoas morreram em decorrência da covid-19 na França. Pelo oitavo dia consecutivo, o número de mortos aumentou em menos de 100.

A disseminação do vírus está diminuindo mais rapidamente do que se esperava, e Paris não é mais considerada uma "zona vermelha" da doença, disse Philippe. Mas o perigo ainda existe e não há espaço para complacência, acrescentou.

A região da grande Paris agora é uma zona "laranja", o que significa que não está tão livre do vírus como quase todas as outras do país, que foram designadas como ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 07:15h
Previdência Social

Falta de perícia não impede a concessão de auxílio-doença, decide juíza do TRF-4

 

A presunção legal de veracidade do exame da perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não é absoluta e cede diante de evidências em sentido contrário, como atestado, laudos e exames apresentados pelo paciente. (Foto ilustração)

Por este fundamento, a juíza federal convocada Gisele Lemke, da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), suspendeu despacho que negou a concessão de auxílio-doença a um agricultor gaúcho.

Com a reforma do julgado, a juíza determinou o restabelecimento imediato do pagamento de auxílio-doença ao agricultor que, aos 60 anos, acumula várias sequelas de fraturas antigas no braço direito, que o incapacitam para o trabalho.

A julgadora reconheceu a urgência do benefício, já que o trabalhador está sem fonte de sustento por causa das lesões. A decisão, em agravo de instrumento, foi proferida na quinta-feira (28/5). (conjur)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 07:09h
Receita Federal

Receita paga hoje 1º lote do imposto de renda

 

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2020. O pagamento será feito na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. O calendário da devolução foi mantido mesmo com o adiamento da entrega da declaração do IR (de 30 abril para 30 de junho). O primeiro lote contempla as pessoas que têm prioridade legal: 133.171 contribuintes idosos acima de 80 anos, 710.275 contribuintes entre 60 e 79 anos, e 57.631 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. (uol)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 06:50h
Supremo Tribunal Federal

STF da andamento ao processo de impeachment contra General Heleno

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, deu andamento ao processo de impeachment contra o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno (foto ilustração). O decano encaminhou ao procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, as petições acusam Heleno de ter cometido crime de responsabilidade.

Os pedidos partiram dos deputados Célio Moura (PT-TO), Rogerio Correia (PT-MG), Margarida Salomão (PT-MG) e Natália Bonavides (PT-RN).

No documento, os deputados alegam que Heleno atentou contra a Constituição e, especialmente, contra “o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados”. Como esse crime se enquadra no rol de crimes de responsabilidades, os parlamentares querem o afastamento do ministro.

O fato que ensejou a representação foi a nota escrita por Heleno em tom de ameaça ao STF após o ministro Celso de Mello solicitar um parecer da procuradoria-geral da República sobre um pedido de apreensão do celular de Bolsonaro feito por alguns partidos. Outro fato citado pelos parlamentares é o apoio que Heleno deu a uma nota de um grupo de cerca de 90 militares que o defenderam após a repercussão do posicionamento inicial.

Para os deputados, Heleno e o grupo de militares "fizeram um conjunto de ameaças gravíssimas ao livre exercício do Poder Judiciário, tentando constra...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 06:45h
Auxílio Emergencial

Caixa conclui nesta sexta pagamento da 1ª parcela para novos aprovados e 2ª para Bolsa Família

 

A Caixa Econômica Federal (CEF) credita nesta sexta-feira (29) os últimos lotes do Auxílio Emergencial tanto da primeira parcela, para novos aprovados, quanto da segunda, para beneficiários do Bolsa Família. Ao todo, o benefício será pago a 2,5 milhões de trabalhadores, segundo o banco. (Foto ilustração)

Na terça, a Caixa concluiu os pagamentos da segunda parcela para os beneficiários que receberam a primeira parcela até 30 de abril e que não fazem parte do programa Bolsa Família. Até quinta-feira (28), no entanto, ainda haviam 10,4 milhões de pedidos de Auxílio Emergencial aguardando análise, segundo a Caixa. Não há previsão de quando essas pessoas irão receber o benefício.

Para os novos aprovados, que receberem o primeiro pagamento a partir de 1º de maio, a segunda parcela deve ser creditada em um mês, segundo o presidente da Caixa.

A partir de sábado (30), a Caixa começa a liberar os saques em dinheiro e as transferências para os trabalhadores que receberam a segunda parcela do auxílio por meio de poupança digital do banco (veja o calendário

Depósito em poupança digital e restrição para saque e transferências

Para os beneficiários que receberam a segunda parcela e não fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos trouxeram mais restrições:...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 06:20h
Setor industrial

Faturamento caiu em mais de 80% das indústrias nos últimos 45 dias

 

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 82% das indústrias do país tiveram queda de faturamento nos últimos 45 dias. O levantamento, divulgado hoje (29), foi feito a partir de entrevistas com 1.017 executivos industriais de todas as regiões do Brasil entre os dias 15 e 25 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais. (Foto ilustração)

Segundo a pesquisa, entre as empresas que tiveram queda de faturamento, 49% informaram que a diminuição foi maior do que 50%; 29%, que a queda foi de 31% a 50%; 18%, de 11% a 30%; e 4%, até 10%.

Em relação à produção, 36% dos executivos industriais entrevistados disseram que diminuiu muito; 16%, que ficou igual; 14%, diminuiu mais ou menos; 13%, foi totalmente paralisada; 12%, diminuiu pouco; 3%, aumentou muito; 3%, aumentou mais ou menos; e 3%, aumentou pouco. ( Bruno Bocchini)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 06:10h
Aniversariante do Dia

Vereador Zé Filé em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 05:55h
"No momento, Aras está fora"

Bolsonaro analisa três nomes e prevê evangélico para STF

 

O presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que indicará um jurista evangélico para uma das vagas que serão abertas para o Supremo Tribunal Federal, neste ano e no ano que vem. A declaração foi dada esta quinta-feira (28), durante sua live semanal, transmitida pelas redes sociais. No momento em que falou sobre o assunto, o presidente respondia, ao vivo, a pergunta de um jornalista da rádio Jovem Pan e falou que analisa três nomes no momento. (Foto ilustração)

"Eu costumo dizer que eu tenho três nomes, que eu não vou revelar, que eu namoro para indicar para o Supremo Tribunal Federal. Um vai ser evangélico, é um compromisso que eu tenho com a bancada evangélica. Pessoal critica, não tem nada a ver. Se é católico, cristão, evangélico, candomblecista, ateu, não interessa. Tem que ter conhecimento e desenvolver seu papel lá, mas uma pitada de religiosidade, de cristianismo, no meu entender, é muito bem-vinda", afirmou.

Perguntado sobre a eventual indicação do atual procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente disse que esse nome não está previsto para as próximas duas vagas, mas que é um "forte" candidato para uma eventual terceira vaga, que não está prevista nos próximos três anos.

"O senhor Augusto Aras, nessas duas vagas, não está previsto o nome dele. (...) Se aparecer uma terceira vaga, eu espero que ninguém ali [no STF...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 05:52h
Setor do Petróleo

Petróleo: Preços sobem após melhora na atividade de refinarias nos EUA

 

Os contratos futuros do petróleo avançaram cerca de 2% nesta quinta-feira, com a melhora contínua nas atividades de refinarias nos Estados Unidos compensando um inesperado aumento nos estoques de petróleo e diesel do país e os temores de que a nova legislação de segurança da China para Hong Kong possam levar a sanções comerciais. (Foto ilustração)

O contrato do petróleo Brent para entrega em julho fechou em alta de 0,55 dólar, ou 1,6%, a 35,29 dólares por barril, em seu penúltimo dia como primeiro vencimento. Já o petróleo dos EUA (WTI) avançou 0,90 dólar, ou 2,7%, para 33,71 dólares o barril.

O movimento do valor de referência norte-americano fez com que o prêmio do Brent sobre o WTI atingisse o menor nível desde meados de abril.

Os estoques de petróleo dos EUA tiveram alta de 7,9 milhões de barris na semana passada, superando as expectativas, devido a um forte aumento nas importações provenientes da Arábia Saudita, disse a Administração de Informação sobre Energia (AIE). (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 05:49h
Recôncavo da Bahia

SAJ: Fábrica de calçados encerra atividades na cidade

 

A fábrica de calçados Ramarim encerrou suas atividades em Santo Antônio de Jesus (BA), deixando mais de trezentas pessoas desempregadas. (Foto ilustração)

Em reunião com membros da SDE – Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, executivos da Ramarim comunicaram oficialmente que, em virtude da pandemia do Covid-19, foi necessário fazer a interrupção, mas que todos os direitos trabalhistas serão observados.

Ainda segundo os executivos da Ramarim, há a possibilidade de transferir alguns funcionários para as unidades de Jequié, onde será concentrada a produção da marca. E depois que a pandemia passar será avaliada a possibilidade de retomar as atividades em Santo Antônio de Jesus. (tribunadoreconcavo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 05:46h
São Paulo

Um dia após anúncio de flexibilização, SP registra recorde de 6.382 novos casos de coronavírus

 

O estado de São Paulo registrou nesta quinta-feira (28) o recorde de 6.382 novos casos confirmados de coronavírus em 24 horas, chegando ao total de 95.865, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. O recorde acontece no dia seguinte ao que o governo de São Paulo anunciou a flexibilização gradual da quarentena para algumas regiões do estado. (Foto ilustração)

As novas confirmações não significam, necessariamente, que as infecções aconteceram de um dia para o outro, mas sim que foram contabilizadas no sistema. No entanto, o maior número diário anterior havia sido de 4.092, registado no dia 15 de maio.

Segundo a secretaria, também foram registradas 268 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 6.980. (Com informações do G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 05:39h
Rio de Janeiro

Estado do Rio ultrapassa China em número de mortes por covid-19

 

O Rio de Janeiro ultrapassou a China em número de mortes por covid-19 nesta quinta-feira (28). (Foto ilustração)

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Estado chegou a 4.856 óbitos contra 4.634 registrados no país asiático, onde teve início a pandemia do novo coronavírus.

O governo estadual ressaltou que há ainda 1.286 mortes em investigação.
Até o momento, 44.886 foram confirmados casos da doença. Deste número, 31.934 pacientes já se recuperaram. (r7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 05:35h
Suprema Corte

Regimento interno do STF só prevê inquérito para apurar crimes dentro do tribunal

 

O artigo 43 do regimento do Supremo Tribunal Federal (STF), no qual se baseia a investigação que fez do gabinete do ministro Alexandre de Moraes uma delegacia de polícia, autoriza apenas a instauração de inquérito no caso de “infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal”. Dado a promover interpretações criativas da Constituição, o STF não teve dificuldades de “adaptar” o artigo 43 do próprio regimento para manter o inquérito contestado pelo Ministério Público Federal. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

O ministro Luís Roberto Barroso está certo ao afirmar que é preciso “separar opinião de fake news”. Mas não é o STF que fará isso.

A “delegacia de costumes” do STF escolheu, no inquérito, opiniões que devem ser “criminalizadas” de parlamentares críticos a decisões do STF.

Intriga a insistência do STF em inquérito cuja nulidade é proclamada pelo Ministério Público, exceto se o intento for o de intimidar seus críticos.

O artigo 43 do regimento do STF prevê que o tribunal poderá “requisitar instauração de inquérito à autoridade competente”, isto é, um delegado.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 05:28h
Senado Federal

Cinemas terão mais prazo para adaptar salas à acessibilidade

 

O Senado aprovou, nesta quinta-feira (28), a Medida Provisória (MP) 917, que amplia para 1º de janeiro de 2021 o prazo para que todas as salas de cinema ofereçam, em todas as sessões, recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. A matéria já tinha sido aprovada terça-feira (26) na Câmara dos Deputados. Com a aprovação também entre os senadores, o texto segue para promulgação. (Foto ilustração)

Para a relatora da MP no Senado, Soraya Thronicke (PSL-MS), a ampliação do prazo é “razoável”, embora o tema seja urgente. “Espero que seja a última vez que tenhamos que fazer isso, porque as pessoas com deficiência merecem nossa urgência, merecem o cuidado prioritário de todos nós. Faltam seis meses apenas. Espero que as salas de cinema possam atender a essas pessoas, que têm tanta restrição ao acesso à cultura”.

“Não houve tempo hábil para possibilitar o desenvolvimento de linhas de crédito e, consequentemente, para que o mercado se organize, por meio de seus arranjos e planejamento de negócios, e se faz necessárioa a prorrogação do prazo”, ressaltou o governo em nota de encaminhamento.

A relatora Soraya Thronicke acrescentou que a pandemia do novo coronavírus foi um dos fatores considerados para prorrogar o prazo. No momento, os cinemas estão fechados e as empresas, sem arrecadação. (Agên...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 05:26h
Câmara Federal

Texto base do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego é aprovado

 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em sessão virtual o texto base da Medida Provisória 936/2020, que institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. O dispositivo permite, durante o período de estado calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus, a suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias e também possibilita a redução de salários e da jornada de trabalho pelo período de até 90 dias. (Foto ilustração)

A Câmara vota neste momento destaques apresentados à MP. Após a finalização da votação, a medida segue para apreciação do Senado Federal.

Conforme previsto na MP, o governo compensa parte da perda na remuneração aos trabalhadores do setor privado por meio do seguro desemprego conforme média salarial. O trabalhador também tem direto à “garantia provisória” pelo mesmo tempo do afastamento ou da redução de jornada depois do estado de calamidade.

A MP, modificada no parecer do relator deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), foi elogiada pelos parlamentares como iniciativa emergencial para manter empresas em funcionamento e preservar empregos com carteira assinada ou estabelecidos por meio de contratos de aprendizagem e de jornada parcial.

Entre as alterações, Orlando Silva acrescenta a possibilidade de pagamento de salário original de trabal...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 05:22h
Moeda norte-americana

Dólar fecha em alta e aproxima-se de R$ 5,40 após seis dias de queda

 

Depois de seis sessões seguidas de queda, o dólar voltou a subir e aproximou-se de R$ 5,40. A bolsa de valores encerrou em baixa depois de ter fechado no maior nível em quase três meses ontem. (Foto ilustração)

O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (28) vendido a R$ 5,386, com alta de R$ 0,103 (1,95%). A moeda chegou a ser vendida pouco acima de R$ 5,30, mas acelerou durante a tarde até fechar na máxima do dia. A moeda norte-americana acumula valorização de 34,28% em 2020.

O euro comercial fechou o dia vendido a R$ 5,968, com alta de 2,79%. A libra comercial subiu 2,94% e terminou a sessão vendida a R$ 6,658.

O Banco Central (BC) interveio pouco no mercado hoje. A autoridade monetária ofertou até US$ 620 milhões para rolar (renovar) contratos de swap cambial – venda de dólares no mercado futuro – que venceriam em julho.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 05:20h
Coronavírus no Brasil

Covid-19: Brasil tem 438.238 casos; total de mortes chega a 26.754

 

Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira(28), que 26.417 novas pessoas foram incluídas na estatística de infectados pela covid-19, totalizando 438.238 casos confirmados. O resultado marcou um acréscimo de 26.417 em relação à quarta (27), quando o número de pessoas nesta condição estava em 411.821 (Foto ilustração)

A atualização do ministério registrou 1.156 novas mortes, chegando a 26.754. O resultado representou um aumento de 1.156 em relação a ontem, quando foram contabilizados 25.598 óbitos por covid-19.

Do total de casos confirmados, 233.880 estão em acompanhamento e 177.604 foram recuperados. Há ainda 4.211óbitos sendo analisados.

A letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 6,1%. Já a mortalidade foi de 12,7 por 100 mil habitantes. (ABr) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 05:18h
COVID-19 na Bahia

Bahia tem 15.963 casos confirmados de Covid-19

 

A Bahia registra 15.963 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,21% do total de notificações no estado. Os 39 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta quinta-feira (28) referem-se a um período de 24 dias, conforme observado nos perfis detalhados; ou seja, não ocorreram em 24 horas. Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria. (Foto ilustração)

Considerando o número de 15.963 casos confirmados, 5.220 recuperados e 570 óbitos, 10.173 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.336 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 272 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,38%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (4.776,06), Ipiaú (4.076.47), Itabuna (3.934,85), Salvador (3.437,61) e Ilhéus (3.098,68).

O boletim epidemiológico registra 39.739 casos descartados e 104.953 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.05.2020 05:15h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 55 novos casos e um óbito; homem de 66 anos foi encontrado morto em casa

 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os dados do boletim epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) desta quinta-feira, 28. Confira abaixo: (Foto ilustração)

Números da Covid-19 em Feira de Santana nesta quinta-feira, 28 de maio de 2020

Casos confirmados no dia: 55

Total de casos confirmados no município: 496

Pacientes recuperados no dia: 02

Total de recuperados no município: 157

Pacientes da Covid-19 hospitalizados no município: 13

Resultados negativos do dia: 22

Total de casos notificados: 2.489

Total de casos descartados: 1.588

Aguardando resultado do exame: 405

Total de óbitos por Covid-19: 10

10° óbito: Sexo masculino, 66 anos, possuía obesidade e foi encontrado sem vida em seu domicílio.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 18:40h
Câmara Federal

Maia defende prorrogação do auxílio emergencial

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ-Foto), defendeu a permanência por mais tempo do pagamento do auxílio emergencial, no atual valor, por causa da paralisação de atividades econômicas no país em razão das medidas de distanciamento social para evitar maior propagação do novo coronavírus.

O pagamento do auxílio, iniciado em abril, está previsto em três parcelas mensais de R$ 600. No caso de mães chefes de família, o benefício é dobrado, no valor de R$ 1,2 mil. A Caixa Econômica Federal começou a pagar a segunda parcela no dia 18 de maio. O dinheiro é do Tesouro Nacional. O governo avalia prorrogar o pagamento do auxílio em valor menor: R$ 200, que resultaria em custo mensal de R$ 17 bilhões, conforme previsões da Secretaria Especial de Fazenda.

“Eu acho que seria muito ruim no quarto ou no quinto mês qualquer mudança no valor de R$ 600, mas compreendo a preocupação do governo”, disse Rodrigo Maia em entrevista coletiva antes de iniciar sessão deliberativa virtual da Câmara dos Deputados que vota parecer sobre a Medida Provisória nº 936/2020, que permite a redução de salários e jornada de trabalho ou suspensão do contrato trabalhista durante o estado de calamidade pública.

Maia ponderou que é preciso encontrar “soluções para que pelo menos no curto prazo a gente possa manter o valor e depois fazer ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 18:30h
Feira de Santana

Feira tem menor percentual de letalidade e mantém controle do coronavírus, diz Colbert

 

Com o menor percentual de letalidade entre os municípios que registram o maior volume de casos da Covid-19 e com um crescimento médio de apenas 5,32% no número de doentes, Feira de Santana ainda está numa situação de controle da epidemia de coronavírus, conforme avaliação do prefeito Colbert Martins, que também é professor de Epidemiologia. (Foto ilustração)

“De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), com crescimento médio de 5,32% dos casos, nos últimos cinco dias, Feira está em 78º lugar entre os municípios baianos. Temos também 2,04% de letalidade, a menor taxa comparando-se com municípios como Vitória da Conquista, Ilhéus, Salvador, Itabuna, Jequié e Ipiaú, conforme também dados da Sesab”, destaca o prefeito.

Colbert Martins também salienta como dado positivo o percentual de pacientes recuperados no Município. “Também segundo a Sesab, Feira tem um percentual de 35,15% de recuperados, uma taxa maior que a do Estado da Bahia, que está em 34,17%”.

O prefeito faz questão de frisar que Feira de Santana é o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste e, portanto, uma cidade muito vulnerável ao vírus, em razão da grande movimentação de pessoas de outras cidades e até de outros estados. “Do início de maio para cá, o Nordeste registrou um aumento de 80% nos casos de corona...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 16:11h
Supremo Tribunal Federal

Fachin vai ouvir plenário do STF sobre suspensão de inquérito das fake news

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu enviar ao plenário da Corte o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para suspender o inquérito que apura disseminação de fake news e agressões virtuais contra autoridades, incluindo ministros da Corte. O plenário do Supremo é composto por onze ministros e ainda não tem prazo para decidir o tema.

“[A PGR] Requer, diante da necessidade de se conferir segurança jurídica e preservar as prerrogativas institucionais do Ministério Público, a concessão de medida cautelar incidental, determinando-se a suspensão do inquérito até o julgamento de mérito desta ADPF […] Reitero a indicação de preferência à Presidência, permitindo ao Plenário decidir o pedido cautelar, inclusive o ora deduzido. À Secretaria para as providências necessárias”, decidiu o ministro em um despacho.

O pedido de suspensão das apurações foi feito por Aras dentro de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) movida pela Rede Sustentabilidade no STF. A posição do procurador-geral veio nesta quarta-feira, 27, depois da deflagração da operação da Polícia Federal que mirou aliados do presidente Jair Bolsonaro.

O chefe da Procuradoria afirmou em comunicado nesta quinta que a investigação em tramitação no Supremo sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes ve...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 11:51h
Meio Ambiente

Desmatamento na Mata Atlântica cresce 27,2%, diz relatório

 

O desmatamento na Mata Atlântica cresceu 27,2% entre 2018 e 2019, na comparação com o período entre 2017 e 2018, de acordo relatório do Atlas da Mata Atlântica, divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O percentual corresponde a um total de 14.502 hectares. No período anterior foram desmatados 11.399 hectares. (Foto ilustração)

O estado que lidera a lista dos que mais desmataram é Minas Gerais, com uma perda de quase 5.000 hectares de floresta nativa. A Bahia ficou em segundo lugar, com 3.532 hectares, seguido pelo Paraná, com 2.767 hectares. Os três líderes do ranking tiveram aumento de desflorestamento de 47%, 78% e 35% ante o período anterior. Segundo os dados, o Piauí somou 1.558 hectares desmatados (26%a mais) e Santa Catarina 710 hectares , 22% a mais do que no período anterior. (Por Flávia Albuquerque/ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 11:30h
Estudantes das universidades estaduais

Governo antecipa pagamento do Mais Futuro com investimento superior a R$ 4,6 milhões

 

O Governo do Estado antecipa, pelo terceiro mês seguido, o pagamento do auxílio permanência do programa Mais Futuro. Em maio, o investimento será de R$ 4.689.300,00 destinado aos 12.145 mil estudantes das universidades públicas estaduais baianas (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc). O pagamento, que é feito até o dia 10 de cada mês, chega na conta dos beneficiários na segunda-feira (1º). Os estudantes que migrariam para a etapa de estágio também serão beneficiados. (Foto ilustração)

O secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou que este terceiro repasse do Mais Futuro, desde o início da suspensão das aulas, por causa do novo coronavírus, mostra o compromisso do Governo do Estado com a Educação. "Estes esforços, em pleno período de pandemia, mostra o empenho para atendermos as demandas da nossa comunidade escolar. O Mais Futuro é um bem-sucedido auxílio de permanência do universitário, que vem contribuindo para dar um maior conforto aos nossos estudantes, neste momento. Com os meses de março, abril e maio, chegamos a um investimento em torno de R$ 15 milhões", analisou.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 11:00h
Feira de Santana

Fechados 147 comércios por descumprir decreto para conter coronavírus

 

O Governo Municipal de Feira de Santana interditou 147 comércios e pontos de aglomeração de pessoas, nesta terça-feira, 26, e quarta-feira, 27, por descumprirem as medidas restritivas para evitar a disseminação acelerada do coronavírus na cidade. A fiscalização está sendo realizada diariamente por uma força-tarefa, visando garantir o cumprimento do Decreto Municipal que determinou feriado antecipado na cidade, de segunda a quarta-feira, visando achatar a curva de crescimento da pandemia na cidade. (Foto ilustração)

A força-tarefa está sendo desenvolvida pelas secretarias do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev), Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Procon, Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Vigilância Sanitária e a Polícia Militar.

Na terça-feira, 26, foram fechados 22 bares, um campo de futebol interditado, mais dois bares interditados, uma academia interditada, seis festas fechadas com advertência, 35 barracas fechadas, 5 lojas fechadas, 22 ambulantes fechados e mais um som apreendido.

Já nesta quarta-feira, 27, a fiscalização fechou mais 52 estabelecimentos que furaram o Decreto Municipal, abrindo as portas ilegalmente e ignorando os riscos de estarem contribuindo para o crescimento do n&uacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 10:30h
Distrito Federal

Ibaneis Rocha tem cinco dias para esclarecer compras para hospital de campanha

 

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou nesta quarta-feira (27) que o governo do Distrito Federal apresente explicações sobre a instalação dos leitos de UTI no Hospital de Campanha montado no Estádio Mané Garrincha. (Foto ilustração)

O pedido partiu de uma representação do Ministério Público de Contas do DF, que teve como base um ofício apresentado pelo deputado distrital Leandro Grass (Rede) questionando a compra dos 200 leitos de UTI.

Segundo o deputado, não houve publicação no Diário Oficial da relação de empresas que manifestaram interesse na contratação, tampouco valor de propostas.

A representação do Ministério Público de Contas foi apresentada no dia 11 de maio, mas apenas ontem foi aceita pelo TCDF. O Tribunal concedeu um prazo de cinco dias para que o governo do Distrito Federal preste esclarecimentos sobre os fatos alegados. Também foi autorizada uma inspeção no hospital para apuração dos fatos.

Grass afirma que há dúvidas sobre a forma de contratação da empresa responsável e sobre a quantidade de leitos pagos e quantos foram realmente entregues para o hospital em questão. Apesar de ter anunciado 200 leitos, a prestação de contas apresentada mostra que, no total, 197 foram entregues.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Sa&uacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 10:10h
Moeda norte-americana

Dólar sobe ante real após 6 pregões consecutivos de perdas

 

Depois de cair por seis sessões consecutivas, o dólar abriu em alta nesta quinta-feira, dia em que investidores devem dividir o foco entre tensões sino-americanas e indicadores econômicos do Brasil e dos Estados Unidos. (Foto ilustração)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 12,6% nos três meses até abril.

Às 9:14, o dólar avançava 0,55%, a 5,3120 reais na venda. Na B3, o dólar futuro operava em alta de 0,69%, a 5,3125 reais.

No último pregão, o dólar spot fechou em queda de 1,44%, a 5,2828 reais na venda, acumulando perda de mais de 8% no decorrer de seis dias.

O Banco Central anunciou para esta quinta-feira leilão de swap tradicional para rolagem de até 12 mil contratos, em oferta distribuída entre os vencimentos setembro de 2020 e fevereiro de 2021.( Por Luana Maria Benedito)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 09:50h
Procurador-geral da República

Aras se manifesta contra apreensão do celular de Bolsonaro

 

O procurador-geral da República, Augusto Aras (Foto ilustração), se manifestou no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a apreensão do celular o presidente Jair Bolsonaro.

O pedido foi feito por partidos políticos e parlamentares na investigação sobre a suposta interferência política do presidente na Polícia Federal.

Aras entendeu que, como a investigação é competência do MPF, não cabe intervenção de terceiros no processo, como no caso de partidos e parlamentares.

O pedido dos partidos foi enviado pelo relator do caso, ministro Celso de Mello, para Aras. Essa é a praxe nesse tipo de ação. A PGR é responsável por propor investigação do presidente perante o STF.

“Tratando-se de investigação em face de autoridades titulares de foro por prerrogativa de função perante o Supremo Tribunal Federal, como corolário da titularidade da ação penal pública, cabe ao Procurador-Geral da República o pedido de abertura de inquérito, bem como a indicação das diligências investigativas, sem prejuízo do acompanhamento de todo o seu trâmite por todos os cidadãos”, escreveu o PGR.

O procurador-geral afirmou ainda que "que as diligências necessárias serão avaliadas na apuração em curso" no tempo conveniente. (G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 09:31h
Minas Gerais

PF investiga desvio de verbas na Prefeitura de Uberaba

 

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira (28) 24 mandados judiciais de busca e apreensão no âmbito da Operação “Monturo”, que investiga desvio de verbas públicas de limpeza urbana da Prefeitura de Uberaba (MG). A ação conta com um efetivo de 96 policiais federais. Os mandados expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba e estão sendo cumpridos em Uberaba e nas cidades paulistas de Mauá e São Sebastião. (Foto ilustração)

Investigação

Iniciadas em 2018, as investigações identificaram indícios de relacionamento suspeito entre servidores da prefeitura e empresas subcontratadas pelas empresas executoras do serviço de limpeza urbana no município. Surgiram, ainda, evidências de superfaturamento, fraude a licitação, falsidade ideológica e recebimento de vantagens indevidas pelos servidores municipais. (Valéria Aguiar/ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 09:23h
Mercado de trabalho

Desemprego cresce e atinge 12,8 milhões, diz IBGE

 

O desemprego aumentou no Brasil e atingiu 12,8 milhões no trimestre encerrado em abril deste ano, de acordo com a PNAD Contínua, divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (Foto ilustração)

De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 898 mil pessoas à procura de emprego em relação ao trimestre imediatamente anterior, quando 11,9 milhões de brasileiros estavam sem trabalho.

Outro dado que chamou a atenção, conforme os dados do IBGE, foi a quantidade de brasileiros com carteira assinada, que recuou ao menor nível da série histórica. Agora, 32,2 milhões de pessoas possuem emprego formal no Brasil. (R7) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 09:14h
Oeste da Bahia

Barreiras flexibiliza reabertura de restaurantes, salões de beleza, academias e bares

 

Após avaliação do cenário da pandemia no município e ponderações dos especialistas da área de saúde, a Prefeitura de Barreiras publicou nesta quarta-feira (27), o Decreto nº 95, que permite o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, barbearias e academias, a partir das 00:00h de 28 de maio, quinta-feira. O documento traz ainda, as medidas que serão adotadas e fiscalizadas nos estabelecimentos, para que as atividades sejam realizadas sem prejuízos à saúde de trabalhadores e clientes. (Foto ilustração)

Segundo o decreto, salões de beleza, barbearias e estabelecimentos similares poderão atender das 7h00 às 20h00, com limite de uma pessoa a cada 2m², com agendamento prévio e sem sala de espera. No local, não poderão ser ofertados bebidas ou produtos do gênero alimentício. “É obrigatório a utilização de máscara de proteção respiratória, cujo uso deverá cobrir, necessariamente, a boca e o nariz, pelo cliente e pelo profissional responsável pelo atendimento, durante todo o período de permanência do cliente no interior do estabelecimento”, informou o secretário de saúde Anderson Vian.

Sobre academias e espaços do gênero, funcionamento ficará limitado ao número de uma pessoa para cada 5m², das 5h00 às 22h00, não podendo o número de clientes ser superior a dois por instrutor. Os equipamentos...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 09:04h
Bom Jesus da Lapa

Eures aluga hotel para lapenses cumprir quarentena quando retornarem a cidade

 

O Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, anunciou na manhã desta quarta-feira (27) que vai alugar um hotel para receber lapenses que estão chegando de áreas de maior risco contaminação por covid-19, onde ficarão hospedados por um período de quarentena. (Foto ilustração)

O município tem quatro casos da doença e mais 359 pessoas que chegaram de regiões que apresentam casos ou apresentaram sintomas são monitoradas.(maisoeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 08:52h
Imbróglio da reunião ministerial

Governo pede que Supremo suspenda depoimento de Weintraub e tranque inquérito

 

O ministro da Justiça André Mendonça apresentou habeas corpus contra decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que deu cinco dias para o ministro da Educação Abraham Weintraub (foto ilustração) prestar depoimento no inquérito das ‘fake news’ contra a Corte. A determinação partiu após a revelação de falas do ministro durante a reunião de governo no último dia 22 de abril, quando defendeu prisão para os integrantes do STF.

Na peça de apenas cinco páginas, o ex-AGU lista que pede o habeas corpus preventivo para suspender o depoimento e trancar o inquérito no que seja relacionado ao ministro. Se os pedidos forem negados, Mendonça quer que ao menos Weintraub seja reconhecido como investigado e possa, assim, ser interrogado apenas no final do inquérito.

Mendonça afirmou que o habeas corpus preventivo ‘é resultado de uma sequência de fatos que, do ponto de vista constitucional, representam a quebra da independência, harmonia e respeito entre os Poderes’. O governo afirmou ao Supremo que a manifestação de Weintraub durante a reunião ministerial se trata de ‘exercício da liberdade de expressão’.

"Repita-se, uma declaração no pleno exercício da liberdade de expressão sobre pessoas públicas em um ambiente privado e não a disseminação indiscriminada de notícias falsas. A p...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 28.05.2020 08:40h
Mercado imobiliário

Índice que reajusta aluguel acumula taxa de 6,51% em 12 meses

 

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou inflação de 0,28% em maio deste ano, taxa inferior ao 0,80% de abril. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-M acumula taxas de inflação de 2,79% ao ano e de 6,51% em 12 meses. (Foto ilustração)

A queda da taxa foi puxada pelos preços no atacado e no varejo. A inflação do Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, caiu de 1,12% em abril para 0,59% em maio deste ano.

O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, registrou deflação (queda de preços) de 0,60% em maio. Em abril, havia registrado inflação de 0,13% em abril.

Por outro lado, o Índice Nacional de Custo da Construção cresceu, de 0,18% em abril para 0,21% em maio. (Graça Adjuto)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia