Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você é a favor da reforma da Previdência proposta pelo governo Michel Temer?



Parcial
 
 

Entrevista: Vereador Reinaldo Miranda

“As Câmaras precisam estar mais perto da comunidade”

Vereador de terceiro mandato em Feira de Santana, Reinaldo Miranda (PHS), conhecido também como Ronny, é presidente pela segunda vez da Câmara Municipal de Feira de Santana, com mandato até 2018. Em uma manhã de sexta-feira (10), a base de um café expresso, nos concedeu essa entrevista, onde fala da Câmara Municipal, de sua relação com os colegas e com o prefeito José Ronaldo, e seu projeto para 2018 de ser candidato a deputado federal. Ronny, nasceu em Salvador, é católico, está com 41 anos, e tem a fé como superstição. O seu sonho é ver o crescimento de Feira de Santana como tem visto junto com seus filhos. Ronny afirma que não possui um adversário sequer e que seu melhor amigo é o seu pai.

Jair Onofre - Vereador Ronny, qual a sua votação em cada uma das três eleições? Ronny - Olha, no primeiro mandato foram 3.879, no segundo 7.297, e no terceiro 8.213 votos.

Jair Onofre: Começou o período legislativo. Como o senhor vai lidar com mais da metade de vereadores novos, quando nada de uma legislatura para outra. Como será a sua relação com os seus colegas?

Ronny: Primeiro, nós temos uma relação muito boa com todos os colegas vereadores que Deus permitiu a nossa eleição com a deles. Os novos vereadores são pessoas que já têm uma convivência, uma certa experiência na vida pública, não tendo o mandato adquirido agora, mas que já vivenciam a vida pública há muitos anos, seguindo políticos e lideranças políticas, e evidentemente, a gente terá uma grande facilidade por já ter um grau de amizade e de relacionamento com essas pessoas.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
]

 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 13:52h
Segurança pública

SSP recebe reforço de 100 fuzis da Marinha do Brasil

 

O combate às quadrilhas especializadas ganhou reforço na manhã desta terça-feira (25), com a doação de 100 Fuzis Automáticos Leves – FAL 7,62 mm, doados pela Marinha do Brasil à Secretaria da Segurança Pública. O governador Rui Costa e o secretário da SSP, Maurício Teles Barbosa, participaram da solenidade de repasse das armas, realizada no Comando do 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio. (Foto ilustração)

Um termo de transferência de responsabilidade foi assinado repassando 85 armas para a Polícia Militar e 15 para a Polícia Civil da Bahia. O arsenal fazia parte da reserva estratégica da Marinha do Brasil e passou por revisão e manutenção no Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, na cidade do Rio de Janeiro, antes de ser disponibilizado para a doação.

Já o secretário Maurício Barbosa agradeceu a ação da Marinha do Brasil e destacou que este foi um pedido que partiu da SSP com o objetivo de dar mais condições de combate dos policiais às grandes quadrilhas.

O comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Almir Garnier Santos, ressaltou a importâ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 13:35h
Lavagem de dinheiro

Projeto que coíbe uso de loterias na lavagem de dinheiro vai à Câmara

 

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (25), em turno suplementar, projeto que amplia medidas destinadas a coibir o uso de loterias para lavagem de dinheiro. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 62/2007, do senador Álvaro Dias (PV-PR), foi aprovado no dia 18, mas, por ter sido acolhido substitutivo do relator, senador José Pimentel (PT-CE), foi necessária a votação em turno suplementar. Se não houver recurso para votação em Plenário, será enviado diretamente à Câmara dos Deputados. (Foto ilustração)

Conforme o texto, a Caixa Econômica Federal ou qualquer outra pessoa jurídica autorizada a explorar loterias deve manter, por no mínimo cinco anos, o registro de informações sobre as edições dos concursos e sobre os ganhadores. A obrigação também alcança casas lotéricas revendedoras e permissionárias.

Ainda de acordo com a proposta, deverá ser mantido registro do tipo ou modalidade de loteria ou sorteio, o número e data do concurso, a data do pagamento do prêmio, o valor do prêmio, a descrição do prêmio, se em dinheiro ou em bens, e a forma do pagamento.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 13:26h
Perda de função

Justiça do DF condena distrital Cristiano Araújo por nepotismo

 

Um juiz da 3ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal julgou parcialmente procedentes os pedidos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e condenou o deputado distrital Cristiano Araújo (PSD - foto) e Ana Lúcia Pereira, mulher de um tio, pela prática de nepotismo. O parlamentar manteve a tia por afinidade como funcionária comissionada em seu gabinete, em 2015.

Em sua decisão, o juiz condenou o distrital ao ressarcimento de forma integral do dano causado, pagamento de multa civil no valor do dano, perda da função pública e à suspensão de seus direitos políticos pelo prazo de cinco anos. A decisão ainda cabe recurso.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 13:18h
Protestos contra Maduro

Número de mortes na Venezuela chega a 25

 

A Venezuela já contabiliza 25 mortos nos protestos e manifestações das últimas semanas contra o governo do presidente Nicolás Maduro. A morte mais recente foi confirmada nesta terça-feira: um jovem de 23 anos, Orlando Jhosep Medina, baleado em confronto no estado de Lara. (foto ilustração)

Os protestos contra Maduro começaram em 4 de abril e se espalharam por todo o país. Além das 25 mortos, há dezenas de pessoas feridas e outras centenas detidas pela polícia.

A tensão política na Venezuela perdura desde 2013, com a morte do ex-presidente Hugo Chávez. No entanto, nos últimos meses, seu sucessor, Maduro, adotou medidas polêmicas que irritaram a oposição, como a retirada de imunidades parlamentares e imposições à atuação da Assembleia Nacional.

Internamente, a população enfrenta instabilidades econômicas, desabastecimento e crises sociais. Milhares de venezuelanos já tentaram cruzar a fronteira para viver em outros países, como o Brasil. (Band.com) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 13:05h
Sátira política

Livro "Diário da Cadeia" é (muito) mais inocente que o Cunha real

 

Quando o editor Carlos Andreazza disse que o peemedebista Eduardo Cunha deveria ler o livro do autor que tomou seu nome emprestado como pseudônimo antes de ir à Justiça para barrá-lo, tinha toda a razão. Diário da Cadeia (Record), romance que fantasia o que seriam os apontamentos de Cunha na prisão e que, agora se sabe, foi escrito pelo paulista Ricardo Lísias, é mais inocente que o verdadeiro Cunha. Aliás, muito mais inocente – e a palavra aqui pode ser entendida também no sentido de ingênuo. O Eduardo Cunha ficcional que salta da leitura do livro é um homem descolado da realidade que provoca não apenas sorrisos no leitor, mas até uma certa simpatia. Tudo com que o verdadeiro Cunha poderia sonhar hoje. (Foto ilustração)

Diário da Cadeia pode ser definido como uma sátira política. Mas seu humor, de tão leve, é quase pueril. Quem já leu o Diário da Dilma, publicado pelo jornalista Renato Terra na revista Piauí entre 2011 e 2016 e editado em livro pela Companhia das Letras há três anos, pode ter uma ideia aproximada. As piadas têm o mesmo tom. Os personagens são caricatos, um tanto amalucados e cheios de idiossincrasias. Enquanto a Dilma de mentirinha adorava tomar nota dos bofes bonit&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 12:49h
Mais tributos

Prefeitos querem novo tributo sobre combustível e reajuste no IPTU para aliviar caixas municipais

 

A Frente Nacional de Prefeitos vai pedir ao Congresso a criação de um novo tributo sobre gasolina, álcool e gás natural para financiar o transporte nos municípios e aliviar os caixas municipais. De acordo com informações da coluna Painel, da Folha de S. Paulo, o pedido será levado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, nesta terça (25). Os prefeitos também vão cobrar a votação da proposta que torna obrigatório o reajuste do IPTU. “Só brigar para tirar dinheiro do governo não vai adiantar”, diz o presidente da entidade, Jonas Donizetti (PSB), de Campinas. (foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 12:41h
Detran: Nova sede

Diretor do Detran comemora vinda de Congresso para a Bahia: “Uma oportunidade”

 

Diretor-geral do Detran Bahia, Lúcio Gomes (Foto) conversou com Mário Kertész nesta terça-feira (25) sobre as mudanças que estão sendo implementadas no órgão. Gomes falou também sobre a participação no II Congresso Brasileiro da Associação Nacional dos Detrans, que acontece na Bahia e vai ter como tema “Tecnologia na área de trânsito e cidades do futuro”.

Uma das novidades será a mudança da sede do Detran, que atualmente fica na Av. ACM. “O governador tem sinalizado para a gente encontrar outro espaço, em principio no bairro de Águas Claras. Precisamos ir para um local de fácil acesso”, disse (Metro1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 11:26h
Brasília

José Ronaldo toma posse hoje na Frente Nacional de Prefeitos

 

Nesta terça, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, vai tomar posse como um dos vice-presidentes da Frente Nacional de Prefeitos. A Frente é uma entidade que congrega as prefeituras brasileiras de municípios com mais de 200 mil habitantes. Ou seja, reúne as maiores cidades do País. O presidente da Frente Nacional, que também será empossado hoje, é o prefeito de Campinas, Jonas Donizetti.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 11:14h
Prefeituras comtempladas

Presidente do FNDE anuncia liberação de R$ 110 mi para prefeituras baianas

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do seu presidente, Silvio Pinheiro (Foto), vai anunciar nesta quinta-feira (27), a liberação de R$ 110 milhões para prefeituras do estado da Bahia.

Segundo o órgão, R$ 13 milhões serão destinados à retomada de obras paradas em escolas, creches e quadras poliesportivas. Já R$ 74 milhões serão usados na construção de novas creches e R$ 23 milhões serão investidos na aquisição de 107 ônibus do Caminho da Escola, que beneficiarão 86 municípios baianos.

O anúncio acontecerá na cidade de Vitória da Conquista e faz parte da política do FNDE para tentar reaproximar as prefeituras do Brasil. “Nosso compromisso é garantir que os prefeitos retomem suas obras, gerem emprego, façam a economia girar e, principalmente, queremos assegurar que nossas crianças tenham acesso a uma educação de qualidade. Nós encontramos um cenário muito ruim na Bahia, muitas obras paralisadas e muitas por iniciar, muitos pedidos de ônibus escolares não atendidos, e nosso esforço é no sentido de mudar esse quadro”, destacou Pinheiro em nota enviada à...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 11:04h
Economia

Brasil tem superávit em transações correntes de US$1,397 bi em março, diz BC

 

O Brasil registrou superávit em transações correntes de 1,397 bilhões de dólares em março, melhor dado para o mês desde 2005, com o saldo negativo em 12 meses passando a 1,10 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), divulgou o Banco Central nesta terça-feira. (Foto ilustração)

Analistas consultados pela Reuters projetavam resultado de equilíbrio para março. No período, os investimentos diretos no país (IDP) chegaram a 7,109 bilhões de dólares, contra expectativa de analistas de 7 bilhões de dólares. (Reuters)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 10:07h
Interior baiano

Grupo invade agência dos Correios, arrasta cofre e foge levando aposentados como reféns

 

Criminosos encapuzados e armados arrombaram, na madrugada desta última segunda-feira (24), uma agência dos Correios na cidade de Gentio do Ouro, no oeste do estado. Idosos que estavam na fila da agência para fazer saque de aposentadoria foram levados como reféns. Câmeras de segurança registraram a ação. (Foto ilustração)

De acordo com a Polícia Civil, ao menos cinco homens participaram do roubo. Os suspeitos levaram um cofre da agência com dinheiro e selos. Os criminosos utilizaram um "chupa-cabra" para arrombar a agência. Através das imagens das câmeras de segurança, é possível ver quando um dos assaltantes entra na agência. Ele pula um balcão de atendimento e revista o caixa.

Como não encontra nada de valor, sai do local e, junto com um comparsa, vai para a área onde fica o cofre da agência. Juntos eles levaram o equipamento dos Correios. Enquanto isso, os demais criminosos aguardavam do lado de fora da agência. Após a ação, os suspeitos fugiram. Os aposentados levados com reféns foram liberados depois na saída da cidade. Não houve feridos. A polícia informou que testemunhas foram ouvidas nesta segunda-feira. Até a noite desta segunda, ninguém havia sido preso.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 10:02h
Possível delação

Palocci pode mencionar divisão de propinas com Lula em delação

 

O ex-ministro Antonio Palocci (Foto) informou, em conversa com advogado, que ele e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teriam sido os beneficiários de um terço de propinas pagas durante a criação e montagem da Sete Brasil, em 2010. A Sete foi uma sociedade de propósito específico constituída para construir 29 sondas, destinadas à exploração de petróleo, pela Petrobras, na camada pré-sal. Na época, a previsão do governo Lula era a de que a empresa - hoje em processo de recuperação judicial - atrairia investimento de US$ 25 bilhões até 2020, sendo que R$ 8 bilhões foram colocados no projeto por fundos de pensão estatais, bancos estatais e privados e empreiteiras, como a Odebrecht e a Queiroz Galvão. 

A declaração de Palocci ocorreu durante consulta a um advogado na quarta-feira da semana passada, na véspera de ser interrogado pelo juiz federal Sergio Moro na ação penal a que responde na Justiça Federal de Curitiba por corrupção, conforme apurou o Valor. Palocci consultou o criminalista para saber sobre a possibilidade de fechar acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR) (Valor)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 09:33h
Extremo sul baiano

Operação da PF combate desvios de mais de R$ 1 milhão da educação

 

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (25), no extremo sul da Bahia, a Operação Harpócrates, que visa desarticular organização criminosa responsável pelo desvio de recursos públicos federais repassados ao município de Itabela entre os anos de 2010 e 2012, oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). (Foto ilustração)

Estão sendo cumpridos seis mandados de condução coercitiva e oito mandados de busca e apreensão em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. As ordens judiciais, expedidas pela Justiça Federal de Eunápolis, visam obter provas materiais dos ilícitos praticados, e estão sendo executadas nas residências dos investigados – políticos, servidores públicos e empresários – e também na sede de duas empresas utilizadas no esquema criminoso.

Durante as investigações, restou comprovado que recursos da ordem de mais de um milhão de reais que deveriam ser empregados na construção de um prédio destinado à instalação de uma creche/escola de educaçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 09:14h
Bahia Farm Show

Maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste começa nesta quinta-feira, 27

 

A 13ª edição da Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste do Brasil, será lançada na próxima quinta-feira (27), às 19h, no Espaço Olavo Nascimento, em Luís Eduardo Magalhães, oeste do Estado. As novidades do evento 2017, confirmado para os dias 30 de maio a 03 de junho, serão apresentadas durante coletiva de imprensa conduzida pelo presidente da Bahia Farm, Celestino Zanella e pela coordenadora geral do evento, Rosi Cerrato. (Foto ilustração)

Com 95% dos espaços já comercializados, 200 expositores de maquinários, software, veículos, sementes, defensivos e insumos agrícolas e mais de 600 marcas em exposição, a edição 2017 trará uma gama variada de produtos e serviços para aumentar a produtividade e trazer inovação e tecnologia para agricultores e agropecuaristas. A expectativa de uma boa safra na região do Matopiba é um impulso extra para assegurar bons e promissores negócios durante os cinco dias do evento.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 08:58h
Oeste da Bahia

Audiência pública visa mostrar resultados da (FPI) na Região de Ibotirama

 

A cidade de Ibotirama, no Oeste do estado, está recebendo a 40ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), coordenada pelo Ministério Público (MP) da Bahia, através do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (Nusf), em conjunto com 30 órgãos parceiros. (Foto ilustração)

O programa tem como foco identificar irregularidades nas cidades banhadas pelo Velho Chico e localidades vizinhas, a fim de evitar atividades de degradação do rio considerado da integração nacional. Para apresentar os resultados práticos da FPI à população local, será realizada uma audiência pública, na próxima sexta-feira (28 de abril), às 14h, no auditório do CETEP (antigo Colégio Modelo), em Ibotirama. O evento é aberto e qualquer pessoa pode participar.

As incursões estão sendo realizadas nos municípios de Ibotirama, Barra, Buritirama, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Sítio do Mato, Brotas de Macaúbas, Bom Jesus da Lapa e Ipupiara. Mais de 30 órgãos e 150 profissionais, técnicos e policiais estão à frente da operação. (.barreirasnot...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 08:45h
UPB Debate

Prefeitos debatem novo modelo de regulação e pactuação da saúde nesta terça-feira (25)

 

Nesta terça-feira, dia 25, a partir das 8h, acontece a segunda edição do UPB Debate, com o tema “Novo modelo de regulação e pactuação de saúde já!”. O evento acontece no auditório Prefeito Lomanto Junior, localizado na sede da União dos Municípios da Bahia – UPB, na Terceira Avenida, do Centro Administrativo da Bahia – CAB.

A programação do UPB Debate, que vai até às 12h, contempla a mesa de abertura, com a participação do presidente da UPB, Eures Ribeiro; do Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas; do Promotor de Justiça – Ministério Público da Bahia, Rogério Queiroz, do Presidente da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia – FECBAHIA, Dival Pinheiro; do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral TRE da Bahia, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano; do Secretário de Saúde de Salvador, José Antônio; e da Secretária de Saúde de Coribe, diretora do COSEMS/BA, Jacqueline Silva do Bonfim (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 08:33h
Operação Tiradentes

PRF registra 47 acidentes com 7 feridos e 3 mortos durante feriado de Tiradentes

 

A Polícia Rodoviária Federal registrou 47 acidentes com sete feridos e três mortos na Bahia durante a operação montada para o feriadão de Tiradentes. O balanço foi divulgado pelo órgão de trânsito na segunda (24). A "Operação Tiradentes 2017" foi iniciada na quinta-feira (20) e finalizada às 23h59 de domingo (23). (Foto ilustração)

Conforme a PRF, dos 47 acidentes, 12 foram considerados graves, aqueles em que há pelo menos um ferido grave ou uma pessoa morta. Comparando-se com o feriado de Tiradentes de 2016, houve uma redução de 58,8 % no número de feridos e de 40% no número de mortos.

Também em comparação com o ano anterior, houve aumento de 34,5% no número de veículos abordados, segundo a PRF -- foram fiscalizados 8.055 veículos e 9.086 pessoas abordadas Houve aumento também no número de motoristas flagrados sob efeito de álcool. Em 2016, a Operação Tiradentes submeteu 1.831 motoristas ao teste de etilômetro e flagrou 12 condutores dirigindo sob efeito do álcool. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 08:03h
Volta ao trabalho

Trabalhadores do Judiciário baiano suspendem greve parcial

 

Os trabalhadores do Judiciário baiano decidiram suspender a greve parcial da categoria, em assembleia realizada nesta segunda-feira (24). As atividades se normalizam a partir desta terça-feira (25). A decisão se deu por maioria e foi uma consequência do início e avanço das negociações efetivas com a administração do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Na reunião também ficou agendada a realização de uma nova assembleia no dia 19 de maio, para que os servidores avaliem os rumos do diálogo com a Corte. (Foto ilustração)

A mesa de negociação com o TJ-BA foi aberta na última quinta-feira (20), com a reunião da comissão formada por membros da administração do Tribunal, juntamente com representantes da coordenação do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ). O grupo é liderado pela diretora de RH e o chefe de gabinete da presidência do TJ-BA, Leila Lima e Salvador Neuraci, respectivamente. (Sintaj)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 07:51h
Teodoro Sampaio - Bahia

Locutor é executado a tiros em Teodoro Sampaio

 

O locutor e coordenador de reparação racial da Prefeitura de Teodoro Sampaio, José Apóstolo, conhecido na cidade como “Zelão” (Foto) de 34 anos, foi executado a tiros na noite desta nesta segunda-feira (24). O crime aconteceu na residência da vítima localizada na Rua JJ Seabra no bairro da Rodagem.

Segundo informações do Berimbau Notícias, Zelão morava sozinho e estava de frente ao computador quando surpreendido por homens armados que chegaram a sua residência por volta das 21h e efetuaram os disparos em sua maioria na cabeça da vítima. Vindo a óbito no local.

Os disparos foram ouvidos pelos moradores que ficaram chocados com tamanha crueldade. A polícia ainda não soube informar a motivação e a autoria do crime.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 06:41h
Congresso Nacional

PSB vai votar contra reformas trabalhista e da Previdência

 

A Comissão Executiva do PSB aprovou nesta segunda-feira posicionamento contrário às reformas trabalhista e da Previdência, que tramitam no Congresso. A cúpula do partido decidiu fechar questão sobre o assunto e orientar sua bancada, formada por 35 deputados e 7 senadores, a votar contra as duas reformas.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que a decisão da sigla de fechar questão contra as reformas trabalhista e previdenciária inviabilizam a participação do partido no governo Michel Temer. “O PSB não se vê obrigado em votar matérias que são contraditórias com sua história, com seu programa”, afirmou. (Veja)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 06:09h
Quinta-feira

Conselho Municipal de Transporte tem reunião na véspera da greve geral

 

Na véspera da greve geral convocada para sexta-feira (28), o Conselho Municipal de Transporte de Feira de Santana vai ser reunir. Na quinta-feira, às 15h, vai avaliar o transporte coletivo, transporte escolar e fiscalização do transporte irregular de passageiro. Como tem ainda o que ocorrer, a greve geral do dia seguinte, deverá ser tratada.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 06:06h
Para deputado estadual

Carlos Geilson recebe o apoio do ex-vereador Sebastião Bastinho

 

Na manhã de sábado (22), o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) ampliou seus apoios no bairro da Queimadinha. Trata-se do ex-vereador Sebastião Bastinho, que na eleição de 2016 apoiou José Carneiro para vereador. (Foto: Vereador José Carneiro, Sebastião Bastinho e Carlos Geilson)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 06:04h
Projeto de Lei

Roberto Tourinho que proibir paredões em Feira de Santana

 

O vereador Roberto Tourinho (PV), que foi secretário de Meio Ambiente em Feira de Santana por quase quatro anos, está propondo, através de Projeto de Lei, acabar com os paredões, veículos de sons potentes que provocam irritação sonora. Ele argumenta que em recente pesquisa constatou-se também muitos assassinatos relacionados com esses paredões. Se aprovada a proposta, ficam proibido os paredões em praças e logradouros públicos, mais espaços privados de livre acesso ao público, como postos de combustíveis e de lavagem.

 

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 06:01h
Segunda instância

Lula e o Tribunal Regional Federal

 

De olho nos desdobramentos da relação entre o juiz federal de primeira instancia Sérgio Moro e o ex-presidente Luiz Inácio da Silva Lula, o Tribunal Regional Federal (TRF) leva, em média, só 120 dias para analisar um recurso – e mantém ou amplia a pena em 70% das decisões do juiz.

Lula na campanha em 2018

Para que Lula dispute a eleição em 2018, o partido aposta em uma liminar a ser obtida no Supremo Tribunal Federal (STF) ou no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Trecho do artigo 26 da Lei da Ficha Limpa prevê que tribunais superiores podem suspender a inelegibilidade.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 05:58h
Aniversariante do Dia

Radialista Gilson Ferreira em festa hoje em Feira de Santana

 

Hoje o site Bahia na Política parabeniza o radialista e secretário municipal na cidade de Anguera, Gilson Ferreira. Da redação as nossas felicitações.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 05:54h
Janot estuda

Delatados poderão ser beneficiados, apesar de caixa dois

 

O procurador geral Rodrigo Janot, ao que parece, já tem uma solução para aqueles políticos que estiverem envolvidos apenas em caixa 2. Está pensando em oferecer aos mesmos a chamada suspensão condicional do processo, procedimento previsto na Lei 9.099, de 1995. Pelo artigo 89, um processo pode ser suspenso por dois ou até quatro anos, quando a pena mínima a ser aplicada não for superior a um ano de reclusão e o investigado atender a determinados requisitos, como ter ficha limpa ou não responder a processo criminal. Dos 88 ministros, senadores e deputados na lista de Janot, 30 foram enquadrados apenas no artigo 350 do Código Eleitoral, ou seja, caixa dois comum, sem laços com qualquer caso de corrupção.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 05:51h
Programa Fala Bahia

Radialista Jimicley Araújo em novo horário na rádio Povo AM

 

O experiente radialista Jimicley Araújo (foto), que tem como carro chefe de sua profissão cobrir as ações políticas da região de Feira de Santana, está em novo horário na Rádio Povo AM. Mantém o dia de domingo, porém das 8h às 10h, com o programa Fala Bahia.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 05:49h
Santo Estevão

Eleitores de Antônio Cardoso, Ipecaetá e Santo Estevão e a biometria

 

Os eleitores das cidades de Antonio Cardoso, Ipecaetá e Santo Estevão desde fevereiro estão sendo convocados para a revisão eleitoral com identificação biométrica. O cadastro pode ser feito no cartório eleitoral do Município de Santo Estevão, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h. Só lembrando, o não atendimento à convocação implicará no cancelamento da inscrição eleitoral. Em tempo: o cadastro pode ser feito até o dia 31 de janeiro de 2018.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 05:47h
Feira de Santana

Ex-vereador Magno Felzemburg com cidadania feirense

 

O ex-vereador por Feira de Santana Magno Felzemburg (foto) teve o seu Título de Cidadão Feirense aprovado por unanimidade, na manhã de ontem. Magno já foi secretário municipal e atualmente é o Procurador Geral do Legislativo. O autor da proposta foi o vereador Luiz da Feira (PPL).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 05:44h
Tribunais

Devedores têm passaporte suspenso por dívida

 

Discutido e rediscutido, o novo Código de Processo Civil (CPC) continua sendo alvo de interpretações divergentes. São muitas as polêmicas surgidas com a edição da norma que rege o processo civil no Brasil, dentre elas a possibilidade de magistrados determinarem a suspensão da carteira de motorista e do passaporte de devedores. Dois casos de suspensão do passaporte já ocorreram no Brasil. Um no Rio Grande do Sul e outro no Paraná. (Jota)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 05:43h
Greve Geral

Sexta-feira motoristas de ônibus coletivo e bancários deverão parar

 

A greve geral prevista para ocorrer sexta-feira (28) em todo o país, em Feira de Santana tem tudo para os trabalhadores pararem. É que os sindicatos dos trabalhadores do transporte coletivo e os bancários aderiram ao movimento paredista.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 05:39h
ALBA

Sérgio Carneiro será homenageado quinta-feira com a Comenda 2 de Julho

 

A Assembleia Legislativa concederá a Comenda 2 de Julho ao ex-deputado Sérgio Carneiro (PV-foto). A honraria, proposta pelo tucano Carlos Geilson (PSDB), será outorgada na próxima quinta-feira (27), às 15 horas. Na oportunidade o ex-deputado federal e atual secretário de Meio Ambiente de Feira de Santana Sérgio Carneiro fará o lançamento do seu livro, A Bahia na Vanguarda do Direito das Famílias.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 05:36h
Eleições 2018

Situação complica para Aécio Neves até para senador em Minas Gerais

 

As delações dos executivos da Odebrecht que envolvem denúncias de recebimento de propina e ajuda de campanha através de caixa 2 contra um grande número de políticos, notícia principal da mídia no país, fazem estrago no ninho tucano em Minas Gerais com toda a força. O senador Aécio Neves (PSDB), que era nome forte nas eleições presidenciais de 2018, corre o risco de não se eleger nem a senador da República. Em tempo: Aécio foi governador por dois mandatos e senador da república por oito anos na terra do pão de queijo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.04.2017 05:32h
Nos EUA

Joaquim Barbosa representa investidores minoritários contra a Petrobras

 

Aposentado já há alguns anos, o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa (foto) tem uma importante função nos EUA. Representar judicialmente parte dos investidores minoritários contra a Petrobras. (Coluna Esplanada)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 16:43h
Feira de Santana

Alberto Nery faz críticas ao sistema de transporte e as empresas que prestam o serviço

 
Vereador Alberto Nery (PT)

Vereador Alberto Nery (PT)

O vereador Alberto Nery (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal de Vereadores para reiterar críticas ao sistema de transporte público de Feira de Santana. Durante o seu discurso, além de apontar os problemas atuais, como a substituição da frota por uma mais antiga e que não está em acordo com o contrato de licitação, Nery denunciou a ausência de negociação entre os empresários do setor com rodoviários, para estabelecer a garantia de direitos. “Estamos no período da Data –Base da categoria e após fazer seminários para elaborar uma pauta e encaminhá-la ao sindicato que representa as empresas, o Via Feira, nada avançou. Mais de 3 reuniões foram feitas, e além de só mandarem prepostos sem autonomia de negociação, não ofereceram qualquer proposta de reajuste para os trabalhadores”, afirmou o vereador que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Feira de Santana.

De acordo com o vereador, a categoria deve aderir ao movimento denominado “Greve Geral” que será realizado no próximo dia 28, organizado pelas centrais sindicais de todo o país.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 16:34h
Pedido de vista

Janot pede vista sobre resolução do MP que pode afetar a Lava Jato

 

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot (Foto), pediu vista (mais tempo para análise) em uma votação no Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) sobre uma resolução que pode afetar os trabalhos da operação Lava Jato. A proposta limita o número de procuradores que uma unidade do Ministério Público pode ceder para uma investigação de outra unidade. A força-tarefa da Lava Jato hoje conta com especialistas do Ministério Público de todo o país.

A resolução fixaria em 10% a quantidade de procuradores que uma unidade do MP poderia ceder. Quando Janot pediu vista, a votação estava em 7 a 1 a favor do texto. O total de conselheiros que votam é 10.

Com o pedido de vista de Janot, a resolução ainda não é considerada aprovada, apesar de a maioria dos conselheiros já ter votado a favor.

Durante a sessão, a conselheira Maria Hilda apresentou um texto alternativo que prevê uma espécie de regra de transição. Assim, forças-tarefas em andamento não seriam atingidas pela nova regra, que valeria a partir de janeiro de 2018. Na retomada da votação, outras...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 16:01h
Estudo acusa ameaça

Marco Civil da Internet pode perder força com novas leis, dizem pesquisadores

 

No dia (23) completou-se três anos da sanção da Lei 12.965/14, o Marco Civil da Internet, apontado como referência mundial para as legislações que tratam da rede mundial de computadores. Os princípios da lei – especialmente a garantia da neutralidade da rede, da liberdade de expressão e da privacidade dos usuários – foram estabelecidos para manter o caráter aberto da internet. (Foto ilustração)

A pesquisa O Brasil e o Marco Civil da Internet: o estado da governança digital, do Instituto Igarapé, organização dedicada a temas de segurança, justiça e desenvolvimento, indica que projetos de lei no Congresso Nacional que alegam a necessidade de facilitar investigações criminais põem em risco direitos como o da privacidade e o da liberdade de expressão.

Entre as propostas apontadas pela publicação como ameaça ao Marco Civil está o Projeto de Lei 215/2015, que exigiria, se aprovado, que todas as empresas de internet armazenassem informações do usuário como nome, CPF e endereço residencial. Também exigiria que essas empresas fornecessem as informações à polícia em investigações criminais se...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 15:46h
Sudoeste baiano

Crise hídrica: Rio Catolézinho sofre com captação ilegal

 

O Rio Catolézinho, principal afluente do Rio Catolé, vem sofrendo com os efeitos da seca, mas também com a captação ilegal de suas águas, uma ação passível de penalidade. Por conta desses dois fatores, o Rio está ficando seco, o que pode provocar uma crise hídrica na região de Itapetinga, já que ele contribui para o abastecimento de algumas cidades circunvizinhas. (Foto ilustração)

De acordo com informações publicadas no site Sudoeste Hoje, as captações clandestinas estão sendo feitas por fazendeiros, que desenvolvem em suas margens projetos de agricultura irrigada. As irregularidades foram percebidas por técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapetinga (SAAE) durante essa semana.

Os técnicos detectaram diversas captações de água clandestinas e também barragens improvisadas, com bombas instaladas para irrigar plantações de milho e capineiras. As irregularidades também foram identificadas no Rio Catolé, onde deve ser construída uma barragem para abastecer Vitória da Conquista. (Sudoeste Hoje)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 15:24h
Itapetinga – Bahia

Prefeito solicita através de deputado a instalação do DISEP em Itapetinga

 

Preocupado com a onda de violência que se abateu sobre o município nos últimos dias, o prefeito Rodrigo Hagge (PMDB - foto com deputado Pedro Tavares), através do deputado Pedro Tavares, buscou, junto à Secretaria de Segurança Pública, a instalação de um Distrito Integrado de Segurança Pública – DISEP.

Apenas na última semana, foram registrados quatro homicídios, uma tentativa e diversos disparos que espalharam terror na população. “Itapetinga tem cerca de 80 mil habitantes, o que faz dela a 26ª cidade mais populosa da Bahia. Nós precisamos de uma atenção maior do governo estadual e de todo seus aparato, principalmente o relativo à segurança pública”, falou o prefeito Rodrigo Hagge.

Entre as atividades desenvolvidas pelo DISEP, estão o combate ao tráfico de drogas, assaltos e arrombamentos a bancos, e até, do policiamento das estradas nas zonas rurais. (Ascom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 15:04h
Apreensão

Adiamento da oitiva de Lula aumenta medo de prisão

 

A notícia publicada pela “Folha de S. Paulo” de que Sergio Moro decidiu adiar o depoimento de Lula (foto), do dia 3 para 10 de maio, acendeu a luz amarela entre os petistas. A possível mudança elevou a apreensão no partido de que o ex-presidente pode ser preso em breve. Como se sabe, internamente, os aliados de Lula tratam a detenção dele como uma questão de tempo. (Radar On-Line)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia