Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Crianças entre 5 e 11 anos devem tomar vacina contra covid-19?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 08:25h
Sul da Bahia

Rui se reúne com prefeito de Itabuna para avaliar parceria em projeto de reconstrução de casas

 

Na tarde desta terça feira (11), o governador Rui Costa (foto ilustração) se reuniu com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, para discutir uma proposta de convênio destinado à reconstrução de casas destruídas pelas chuvas na cidade, que fica no sul do estado.

O prefeito e a secretária municipal de promoção social, Andrea Castro, trouxeram para a análise da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) fotos das casas e áreas atingidas, cadastro das famílias que residiam em cada casa e a planta do terreno onde deverão ser construídas as novas unidades.

Segundo Augusto Castro, mais de 5 mil pessoas ficaram desalojadas em Itabuna. “O governador está buscando alternativas junto à Conder sobre qual é o melhor formato para as reconstruções de 1100 habitações na cidade. Está sendo avaliado se construiremos casas ou apartamentos. Quanto à infraestrutura, ele nos deu um apoio importante na reconstrução das nossas ruas e vias vicinais”, disse o prefeito.

O governador afirmou que espera, em breve, iniciar os convênios de apoio aos municípios no processo de reconstrução das casas nas cidades atingidas pelas enchentes. “Concluímos uma reunião agora com técnicos da Conder, para discutirmos o melhor formato e iniciarmos a reposição das casas daquelas pessoas que perderam seus lares. A ideia é que, já na semana que vem, a gente f...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 08:23h
Sudoeste baiano

Brumado: ACM Neto cancela agenda no município por conta do aumento de casos de Covid

 
Foto Reprodução WhatsApp

O pré-candidato a governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), o ACM Neto, cancelou a sua agenda que aconteceria na cidade de Brumado, na próxima sexta-feira (21). Há 9 dias para o evento, o cancelamento do ato político foi anunciado pelo ex-candidato a prefeito de Brumado, empresário Fabrício Abrantes (DEM). “Em função da nova escalada da Covid-19 em Brumado, na Bahia e no Brasil, por responsabilidade social e proteção à saúde da nossa população, comunicamos que o evento político que faríamos no dia 21, com o nosso pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto e lideranças, está adiado para data futura, quando tivermos condições de segurança e proteção à saúde de todos nós”, disse Abrantes, em comunicado divulgado nas redes sociais. (Achei Sudoeste - Foto Reprodução - WahstApp)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 08:09h
Governo Federal

Cresce desgaste entre Bolsonaro e militares após atritos sobre vacina

 

Os recentes atritos do presidente Jair Bolsonaro (PL) com o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), contra-almirante Antônio Barra Torres, abalaram ainda mais o prestígio do chefe do governo junto à cúpula das Forças Armadas. Oficiais ouvidos pelo Correio Braziliense/Estado de Minas, em caráter reservado, revelaram os bastidores desses e de outros episódios sobre a relação entre o titular do Planalto e os militares. (Foto ilustração)

Capitão reformado do Exército, Bolsonaro entrou em 2022 protagonizando conflitos com militares de alto coturno. Primeiro, se irritou com uma diretriz do Comando do Exército que orienta a tropa a se vacinar contra a COVID-19 e a não propagar informações falsas sobre vacinas. Porém, o Alto Comando da Força marcou posição e manteve a norma em vigor.

Em outro caso, o diretor-presidente da Anvisa divulgou uma nota, apresentando-se como contra-almirante, para desafiar Bolsonaro a comprovar a afirmação de que algo "está por trás" da decisão da agência de autorizar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra o novo coronavírus.

Segundo um oficial militar, esses dois episódios são os mais recentes de uma série de acontecimentos que contribuíram para o desgaste da imagem do presidente junto &agrav...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 08:05h
Política

Queiroz negocia ida ao PTB e chama Jefferson de "verdadeiro patriota"

 
Foto Reprodução

Ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Fabrício Queiroz deve se filiar ao PTB, partido do ex-deputado Roberto Jefferson, a quem chamou de “verdadeiro patriota”. Segundo o ex-policial militar, investigado no inquérito das rachadinhas, ele conversou com a presidente do partido, Graciela Nienov, e vai marcar uma reunião com o dirigente da sigla no Rio, o deputado estadual Marcus Vinicius Neskau, para tratar do assunto.

"Vou pedir uma agenda com presidente regional do Rio, o Neskau, para falarmos do assunto", disse Queiroz.

A informação foi noticiada primeiro pela Revista Crusoé e confirmada pelo Globo. De acordo com Queiroz, a escolha pelo PTB se deu pelo partido ser conservador. Porém, embora afirme que conversou com Graciela, a dirigente da legenda nega que tenha tratado com o ex-assessor de sua filiação e de uma eventual candidatura.

"Nunca conversei com ele nada sobre isso", afirma Graciela, que completa: "Já encontrei ele. Não dá para dizer que nunca encontrei ele, mas nunca para falar de candidatura, para nada. Até porque quem trata disso no Rio é o Neskau. Eu não trato nem de [candidatura] federal nem de estadual, essa não é minha tarefa. Essa tarefa é do dirigente estadual."

A presidente do PTB esteve nesta terça-feira com Flávio e com o presidente Jair Bolsonaro. Graciela afirmou que possibilidade de Queiroz se filiar ao seu partido também não foi abordada pelo se...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 07:51h
São Paulo

Portaria do TJ-SP limita reembolso de auxílio-saúde de magistrados

 

Uma portaria do Tribunal de Justiça de São Paulo alterou o valor do reembolso para os inscritos no Programa de Assistência à Saúde Suplementar, a partir de 1º de janeiro de 2022. O novo percentual passa a ser de 10% do respectivo subsídio do magistrado. O documento é assinado pelo novo presidente da corte, desembargador Ricardo Mair Anafe. (Foto ilustração)

Um dos motivos que levaram à alteração é a "atual situação orçamentária e financeira" da corte. O texto também informa que, a critério da Presidência do TJ-SP, esse percentual poderá ser novamente alterado, observada a disponibilidade orçamentária e financeira.

O pagamento de auxílio-saúde a juízes foi regulamentado em setembro de 2019 pelo Conselho Nacional de Justiça. Pela regra, os tribunais têm três opções: convênio com planos de saúde (inclusive com coparticipação), serviço prestado diretamente ao tribunal ou auxílio de caráter indenizatório, modalidade escolhida pelo TJ-SP. (CJ) 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 07:40h
"Calma companheiro"

PT recua e fala em pós-reforma trabalhista

 

Depois de o PT provocar controvérsia ao sugerir que, se voltar ao poder, revogará medidas econômicas, como a reforma trabalhista, o discurso de integrantes do partido, agora, é de que não haverá revogaço e, sim, uma pós-reforma, como está ocorrendo na Espanha. (Foto ilustração: Lula e Gleisi Hoffmann)

Segundo aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva — líder das pesquisas de intenção de voto para as eleições deste ano —, o petista defende um diálogo entre empresários, sindicatos e o Executivo em busca de entendimento. Ontem, ele se reuniu com sindicalistas e representantes do governo da Espanha, em São Paulo, para discutir as mudanças que estão sendo feitas na legislação daquele país (leia reportagem ao lado).

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) foi um dos que rechaçaram a possibilidade de revogação. Segundo o parlamentar, o partido propõe, na verdade, um "conserto" das reformas em vigência no país. "Não é um 'revogaço'. Precisamos fazer um trabalho de revisão dessas alterações. Essa reforma precariza a relação do trabalho no país", argumentou. "Estamos iniciando um debate sobre o Brasil, e não pode ter nenhum tema proibido. Quem defendeu cegamente todas as reformas porque elas gerariam 10 milhões de empregos precisa se explicar agora."

 de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 06:40h
Novo Coronavírus

Brasil tem corrida por dose de reforço após explosão de casos de Covid

 

A procura pela dose de reforço contra a Covid-19 disparou nos últimos dias no Brasil, durante a explosão de casos da doença impulsionada pela variante ômicron. Mesmo com um apagão de dados desde dezembro, o número diário de vacinas aplicadas no país é o maior desde o início dessa fase da campanha. (Foto ilustração)

A curva começou a crescer mais vertiginosamente em 4 de janeiro, dias depois de começarem a pipocar relatos de grupos inteiros infectados após as festas de fim de ano, chegando a 478 mil doses na segunda (10), se considerada a média móvel dos sete dias anteriores.

A corrida aos postos de imunização tem dois motivos principais, segundo especialistas: primeiro, mais gente alcançando a sua data de reforço. Em 18 de dezembro, o Ministério da Saúde reduziu o intervalo entre as aplicações de cinco para quatro meses, o que ampliou esse grupo.

Segundo, o medo. “A gente brinca que brasileiro gosta de vacina que está faltando. No surto de febre amarela em 2017 foi a mesma coisa. Muita gente que já deveria estar vacinada foi para a fila e faltou dose”, lembra Isabella Ballalai, vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

As buscas pelo termo “terceira dose” no Google, por exemplo, dobraram entre a última semana de dezembro e a primeira de janeiro. O interesse por todas as palavras relacionadas ao assunto, co...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 06:30h
O exemplo vem do Maranhão

Juiz maranhense abre mão de férias extras e auxílios moradia, saúde, alimentação e livro

 

Um juiz do Maranhão, Carlos Roberto Gomes de Oliveira Paula (foto ilustração), abriu mão dos 30 dias adicionais de férias, para além dos 30 dias de descanso remunerado assegurados a todos os trabalhadores.

O juiz auxiliar de entrância final Roberto de Oliveira Paula é o mesmo magistrado que já havia renunciado, em 2017, a penduricalhos e regalias como os auxílios moradia, alimentação, saúde e livro, outros privilégios pagos aos membros da magistratura.

Ele também se recusou a receber, em 2019, a chamada “licença-prêmio por assiduidade”, outra regalia da magistratura. “Nunca é tarde demais pra fazer a coisa certa”, declarou, à época.

A conduta exemplar recebeu críticas dos colegas da Associação dos Magistrados do Maranhão, que chegou a definir a atitude de Roberto de Paula como “pura hipocrisia” por rejeitar tantas regalias e privilégios.

Ele agora também não quer exercer o “direito” de gozar 30 dias adicionais de férias, conforme consta do requerimento que apresentou ao Tribunal de Justiça do Maranhão, revelado pelo blogueiro Gilberto Léda.

No documento, o juiz chama de “privilégios inadvertidos da carreira”, como as férias de 60 dias:

– “Há tempos este magistrado reflete sobre o i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 06:00h
Feira de Santana

Ônibus da São João voltam a atender comunidade rurais nesta quarta, 12

 

A partir desta quarta-feira, 12, as comunidades de Fazenda Morro, Candeia Grossa, São José, Carro Quebrado e Santa Quitéria voltam a ter atendimento por ônibus da concessionária São João em substituição aos micro-ônibus do sistema alternativo (STPAC). (Foto ilustração)

As linhas 50 (São José/Praça do Tropeiro via Carro Quebrado); 52 (Candeia Grossa/ Praça do Tropeiro); 123 (São José/Faz. Morro/Terminal Norte) e 124 (Santa Quitéria/Adelba/Terminal Norte) serão restabelecidas emergencialmente e por tempo determinado.

O poder público municipal comunicou, através do secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, aos representantes das respectivas localidades. A diretoria da Associação dos Condutores Autônomos do Transporte Alternativo (Ascotrafs) - que realizavam o serviço - também foi informada da decisão.

"A medida da Prefeitura visa ajustar a oferta do serviço às demandas do usuário de transporte da zona rural até definirmos um novo operador das linhas", afirma o secretário.

O Governo Municipal já iniciou o processo de busca por uma nova empresa de transporte que atenderá a região em caráter emergencial.

INTEGRAÇÃO

Com os ônibus, os passageiros das localidades passam a ter como op&c...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 05:50h
Brasília

STF ordenar vacinação de crianças seria afronta ao governo, diz AGU

 

A AGU (Advocacia-Geral da União) afirmou, nesta terça-feira (11), que o STF (Supremo Tribunal Federal) estaria desrespeitando a independência entre os Poderes da República caso obrigasse o governo federal a permitir a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos de idade e incluísse esse público no PNI (Programa Nacional de Imunizações) contra a doença. (Foto ilustração)

A manifestação foi feita ao Supremo, no âmbito de uma ação formulada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos que pede ao STF a concessão de uma medida cautelar para que o Poder Executivo seja ordenado a começar de forma imediata a vacinação das crianças e que a imunização do público infantil contra o coronavírus seja obrigatória.

A advogada-geral da União substituta, Izabel Vinchon Nogueira de Andrade, frisou que compete ao Ministério da Saúde definir as políticas públicas de imunização e que "eventual intervenção judicial no referido mister representaria afronta indiscutível ao basilar princípio da separação dos Poderes".

"Trata-se não apenas de deferência pela escolha dos representantes eleitos, mas também do reconhecimento de que outros Poderes podem ter maior aptidão para decidir sobre determinados assuntos, como ocorre no presente caso. Afinal, h&aacut...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 05:45h
Setor dos Combustíveis

Preço do petróleo se aproxima de US$84 com expectativa de impacto reduzido da Ômicron

 

O petróleo subiu para quase 84 dólares o barril nesta terça-feira, apoiado pela oferta restrita e pelas expectativas de que o aumento dos casos de coronavírus e a disseminação da variante Ômicron não inviabilizarão a recuperação da demanda global. (Foto ilustração)

A falta de capacidade em alguns países fez com que os acréscimos de oferta pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) estejam abaixo do aumento permitido por um pacto com seus aliados. [OPEC/O]

Do lado da demanda, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse na terça-feira que espera que o impacto econômico da Ômicron seja de curta duração, acrescentando que os trimestres seguintes podem ser muito positivos para a economia após o aumento impulsionado pelas variantes.

O petróleo Brent ganhou 2,85 dólares, ou 3,52%, para 83,72 dólares o barril, sua máxima desde o início de novembro, depois de ter perdido 1% na sessão anterior.

O petróleo dos EUA (WTI) subiu 2,99 dólares, ou 3,8%, para 81,22 dólares, também a máxima desde meados de novembro. Na segunda-feira, caiu 0,8%.

"A combinação de fatos - que a demanda será mais forte do que o previsto e que a oferta da Opep pode não crescer tão rápido quanto a demanda - é o motivo pelo qual os pre&cced...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 05:40h
Imunizante contra Covid-19

Anvisa pede explicações ao Butantan sobre uso da CoronaVac em crianças

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira (11) que solicitou ao Instituto Butantan novos esclarecimentos para avaliar o pedido de uso da vacina contra a covid-19 CoronaVac em crianças. (Foto ilustração)

O Instituto Butantan entrou com a solicitação de autorização de uso em caráter emergencial do imunizante, fabricado em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, em pessoas com idades entre 5 e 11 anos ainda em dezembro. A Anvisa vem mantendo reuniões para analisar esse requerimento.

Na segunda-feira, a Anvisa recebeu do Instituto Butantan respostas a questionamentos feitos diante das informações apresentadas pela instituição de pesquisa paulista. Entre eles estavam pontos sobre um estudo sobre o imunizante conduzido em crianças no Chile.

A Anvisa hoje enviou pedidos de esclarecimentos adicionais sobre o estudo que segundo o Butantan atestaria a efetividade do uso do imunizante no público pretendido. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira (13) para discutir os dados e eventuais compromissos no caso de aprovação da autorização.

Até o momento, apenas o imunizantes da Pfizer tem uso em crianças autorizado pela Anvisa. (Aline Leal)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 05:35h
Feira de Santana

Primeira dose contra Covid volta a ser aplicada em todas as unidades de saúde amanhã

 

Para facilitar o acesso à vacinação das pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, a partir desta quarta-feira, 12, a imunização para esse público volta a ser realizada em todas as unidades de saúde – da sede e do distrito. Também haverá vacinação no Shopping Popular Cidade das Compras. (Foto ilustração)

No município, 505.323 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, 435.592 a segunda e 8.606 a vacina com aplicação de dose única. Além disso, 72.928 pessoas foram imunizadas com a dose de reforço.

Confira os grupos e locais de vacinação:

PRIMEIRA DOSE PARA MAIORES DE 18 ANOS

A vacinação para esse público deve ser realizada no Shopping Popular e nos distritos das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 17h e nas Unidades de Saúde da Família, vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.

Também haverá imunização para esse público nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Centro Social Urbano (CSU), Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI-I e II, Francisco Pinto, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 05:30h
Aniversariante do Dia

Jornalista Fabrício Almeida em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 05:25h
Governo Federal

Governo anuncia medidas para regularizar dívidas do Simples após veto

 

Sem poderem aderir à renegociação especial vetada na semana passada, as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) terão acesso a dois programas anunciados ontem (11) pelo governo. Profissionais autônomos e negócios associados ao Simples Nacional – regime tributário especial para negócios de menor porte, poderão parcelar o débito com condições especiais e em mais de 11 anos, com desconto nos juros e nas multas. (Foto ilustração)

Chamado de Programa de Regularização do Simples Nacional, o primeiro programa permite que o contribuinte dê 1% do valor total do débito como entrada, dividida em até oito meses. O restante da dívida será parcelado em até 137 meses (11 anos e cinco meses), com desconto de até 100% dos juros, das multas e dos encargos legais. Segundo a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o desconto está limitado a 70% do valor total devido.

A adesão depende da capacidade de pagamento de cada empresa, que também servirá de base para o cálculo do desconto. Haverá limite mínimo para o valor da parcela. O piso corresponderá a R$ 100 para micro e pequenas empresas e R$ 25 para MEI.

Edital

A PGFN abriu edital para outro programa, chamado de Transação do Contencioso de Pequeno Valor do Simples Nacional. Essa modalidade permitirá a renegociação de dívidas inscritas at&e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 05:20h
Mercado de Capitais

Ibovespa tem alta firme com Powell e suporte de Vale e Petrobras

 

O principal índice da bolsa brasileira teve alta firme nesta terça-feira, impulsionado por papéis de commodities como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) e por sessão positiva em Wall Street após declaração do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.(Foto ilustração)

O avanço ocorreu mesmo com divulgação de dado de inflação acima do esperado no Brasil em dezembro.

De acordo com dados preliminares, o Ibovespa (IBOV) subiu 1,68%, a 103.653,72 pontos, o que seria o maior avanço percentual desde 6 de dezembro.

O volume financeiro foi de 24,8 bilhões de reais. (moneytimes)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 05:15h
Moeda norte-americana

Dólar fecha abaixo de R$ 5,60 e renova mínima do ano com fraqueza global da moeda

 

O dólar (USDBLR) fechou em expressiva queda nesta terça-feira, marcando tanto a maior baixa percentual diária quanto o menor patamar de fechamento no ano, com investidores replicando o movimento global de fraqueza da moeda norte-americana após algum alívio com as perspectivas para a política monetária nos EUA. (Foto ilustração)

O foco dos mercados nesta terça recaiu sobre o depoimento do chefe do banco central norte-americano (Fed), Jerome Powell, para sua renomeação e, como esperado, Powell teceu comentários sobre política monetária e inflação.

O dólar à vista cedeu 1,63%, a 5,5801 reais. É a maior desvalorização diária e o menor patamar desde 30 de dezembro, quando a cotação registrou declínio de 2,11%, para 5,5735 reais. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Casos de Covid dobram e Brasil registra 70 mil casos em 24 horas, diz Conass

 

O Brasil registrou nesta terça-feira (11) 70.765 casos de Covid-19, mais que o dobro da segunda-feira (34.788). (Foto ilustração)

Com isso, a média móvel considerando os últimos 7 dias também cresceu e chegou a 43.660, maior patamar desde de 29 de julho de 2020, quando o país tinha 45.094 casos.

O número de óbitos, no entanto, cresceu proporcionalmente menos: foi de 110 na segunda para 147 nesta terça-feira — ficando uma média móvel de 122 casos (considerando os últimos sete dias). (Kaluan Bernardo)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra mais 2.152 casos de Covid-19 e 9 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.152 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,17%) e 1.149 recuperados (+0,09%). A última vez que o número de novos casos havia ultrapassado 2 mil foi em 29 de julho de 2021, quando houve 2.025 registros. O boletim epidemiológico desta terça-feira (11) também contabiliza 9 óbitos. Dos 1.280.127 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.247.018 já são considerados recuperados, 5.493 encontram-se ativos e 27.616 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.704.212 casos descartados e 273.381 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 53.064 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 10.846.001 pessoas vacinadas com a primeira dose, 261.130 com a dose única, 8.918.740 com a segunda dose e 1.60...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.01.2022 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 47 casos e 3 óbitos; total de mortes chega a 1.020 nesta terça (11)

 

Nas últimas 48h, Feira de Santana registrou 84 casos positivos da Covid-19. Somente nesta terça-feira (11), 47 exames tiveram resultados positivos e ontem foram 37 confirmados. O município voltou a registrar mortes causadas pela doença depois de três dias, com óbitos registrados em 22 de dezembro de 2021, 04 e 06 de janeiro de 2022. (Foto ilustração)

A coleta dos exames foi realizada entre os dias 07 de dezembro de 2021 e 09 de janeiro de 2022 que estavam aguardando resultado do laboratório, 128 tiveram resultados negativos. O município atingiu a marca de 49.124 curados da doença, índice que representa 93,9% dos casos confirmados. As informações são da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

NÚMEROS DESTA TERÇA-FEIRA 11 de janeiro de 2022

Casos confirmados no dia: 47

Pacientes recuperados no dia: 9

Resultados negativos no dia: 128

Total de pacientes hospitalizados no município: 12

Óbitos comunicados no dia: 3

Datas dos óbitos: 22/12/2021, 06/01/2022 e 04/01/2022

NÚMEROS TOTAIS  

Total de pacientes ativos: 150 (Dados da Sesab)

Total de casos confirmados no município: 52.306 (Período de 06 de mar...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 17:10h
Senado Federal

CAE vai analisar três projetos que criam marco regulatório das criptomoedas

 

O expressivo volume de recursos negociados em operações com criptoativos demanda uma iminente regulamentação específica que está sendo proposta no Senado por meio de três projetos de lei: PL 3.825/2019, de Flávio Arns (Podmos-PR), PL 3.949/2019, de Styvenson Valentim (Podemos-RN) e PL 4.207/2020, de Soraya Thronicke (PSL-MS). (Foto ilustração)

O marco regulatório das criptomoedas está em debate há quase três anos no Senado. Em dezembro foi realizada mais uma audiência pública sobre o tema. Relator das matérias, o senador Irajá (PSD-TO) apresentou seu parecer na forma de substitutivo, que deverá retornar à pauta de deliberação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) já no mês de fevereiro.

Para Flávio Arns, autor do primeiro projeto apresentado sobre o assunto na Casa, é muito importante votar o projeto o quanto antes na Comissão.

“Nossa expectativa é de que ainda no início do ano seja colocado em votação. Sabemos que este projeto é importante para o impacto das moedas virtuais, nos serviços referentes a operações realizadas com criptoativos em plataformas eletrônicas de negociação. Mas, principalmente, para combatermos os crimes relacionados ao uso fraudulento de ativos virtuais”, afirmou o senador pelo Paraná.

No Brasil, as empresas negociadoras de criptoativos não ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 16:20h
Câmara Federal

Comissão aprova padronização nacional de cartão de estacionamento de idosos

 

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 369/20, do deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), que determina ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI), ou outro órgão federal competente, padronizar a credencial de estacionamento de idosos emitida pelos municípios. (Foto ilustração)

A proposta foi relatada pelo deputado Bosco Costa (PL-SE), que deu parecer favorável, na forma de um substitutivo. O texto original estabelece apenas a validade nacional das credenciais. O relator optou por substituir a validade pela padronização nacional.

A medida é inserida no Estatuto do Idoso, que garante 5% das vagas nos estacionamentos públicos e privados para esse grupo.

“Entendemos que o mais lógico a se fazer é determinar que o CNDI, ou qualquer outro órgão federal pertinente do Poder Executivo, estabeleça os critérios mínimos necessários à padronização das credenciais”, disse Costa.

Ele afirmou ainda que a proposta vai facilitar a vida dos idosos, principalmente os que precisam se deslocar entre municípios vizinhos.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 15:30h
Ministro da Saúde

Não haverá nenhum tipo de atraso da Pfizer, diz Queiroga

 

Em entrevista à CNN nesta terça-feira (11), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que não haverá atrasos na entrega de doses de vacina destinadas à imunização de crianças contra à Covid-19. (foto ilustração)

“Tão logo a Anvisa aprovou, nós fizemos a solicitação dessas doses, de maneira que não haverá nenhum tipo de atraso em relação às entregas das doses. A indústria farmacêutica que produz essas vacinas é muito pontual nas entregas. Hoje, é o imunizante mais utilizado no Brasil, tem sido importante para a nossa campanha de vacinação. O mesmo ocorrerá em relação às crianças”, afirmou o ministro.

A Anvisa autorizou em dezembro o uso do imunizante da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos de idade no Brasil.

Redução da quarentena

Em relação à redução do tempo de quarentena para pessoas com quadros leves da Covid-19 de dez para sete dias, o ministro afirmou que a decisão foi tomada observando o que determinaram outros países, como Estados Unidos e Inglaterra.

“Desde que o indivíduo, após sete dias, não tenha mais sintomas de febre, tenha testes negativos, ele pode sair da quarentena”, explicou Queiroga.

Sobre o acompanhamento dessas pessoas, o...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 14:45h
Feira de Santana

Justiça determina suspensão imediata de paralisação dos ônibus da Rosa

 

A Justiça determinou que o SINTRAFS (Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Urbanos de Feira de Santana) e a Empresa Rosa suspendam imediatamente a paralisação dos ônibus e eventuais bloqueios no Terminal Central. (Foto ilustração)

A decisão autoriza também o uso da força policial para garantir a circulação dos ônibus e o exercício da atividade dos trabalhadores do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

O juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, estabeleceu ainda a aplicação de multa diária no valor de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Conforme a liminar, "o município de Feira de Santana não possui pendência alguma com as empresas de ônibus, razão pela qual não pode ser prejudicado por eventuais desacordos das empresas com o sindicato da categoria”.

Desta forma, a paralisação da frota de ônibus urbanos vem prejudicando desde a última sexta, 7, milhares de cidadãos feirenses que necessitam diariamente do serviço de transporte público, considerado de natureza essencial. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 14:20h
Estatal do Petróleo

Petrobras aumenta preço da gasolina e do diesel para as distribuidoras

 

A partir de amanhã (12), depois de 77 dias sem aumentos, a Petrobras fará ajustes nos seus preços de venda de gasolina e diesel para as distribuidoras. O anúncio foi feito hoje (11) pela companhia, em nota à imprensa. (Foto ilustração)

Segundo a empresa, os últimos aumentos ocorreram em 26 de outubro do ano passado. O preço cobrado pela Petrobras para a gasolina chegou a ser reduzido em R$ 0,10 litro, em 15 de dezembro. Já o preço do diesel ficou estável.

Com a decisão de hoje, o preço médio de venda da gasolina da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,09 para R$ 3,24 por litro. “Considerando a mistura obrigatória de 27% de etanol anidro e 73% de gasolina A para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 2,26, em média, para R$ 2,37 a cada litro vendido na bomba. Uma variação de R$ 0,11 por litro”, explicou a companhia, na nota.

Para o diesel, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras subirá de R$ 3,34 para R$ 3,61 por litro. Levando em conta a mistura obrigatória de 10% de biodiesel e 90% de diesel A para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será elevada de R$ 3,01, em média, para R$ 3,25 a cada litro vendido na bomba, mostrando variação de R$ 0,24 por litro.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 13:45h
Placa de identificação veicular

Detran uniformiza valores cobrados pelas placas de veículos na Bahia

 

Já está valendo a uniformização de preços cobrados pelas empresas de confecção de placa de identificação veicular (PIV), em todo estado da Bahia. A fixação sobre a remuneração dos serviços prestados pelas empresas, que entrou em vigor em 01 de janeiro de 2022, é uma normatização da Portaria 20/2020 do Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito) que aprovou o regulamento de credenciamento das estampadoras. (Foto ilustração)

Com o objetivo de auxiliar o cidadão durante a realização do primeiro emplacamento, transferência de propriedade com alteração de domicílio, dentre outras situações, o Detran-BA passou a uniformizar os preços praticados em quase 300 empresas credenciadas através da Portaria 235/2021. A nota fiscal pelo serviço será exigida pelo Departamento como forma de acompanhar o cumprimento da nova Portaria. O documento será anexado por ocasião da abertura ou fechamento do serviço que demande estampagem de placas no órgão.

A normatização dos preços de estampagem de PIV para placas Mercosul varia entre valores mínimo e máximo para cada categoria veicular.

O valor unitário da placa para motocicletas e assemelhados está fixada entre R$126,50 e R$158,13, segundo a Portaria publicada no último mês de dezembro.

Valores estabelecidos para o...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 12:50h
Feira de Santana

Podadores fazem remoção de árvores que caíram após forte chuva

 

Árvores que caíram após a forte chuva ocorrida no fim da tarde de ontem (10) estão sendo removidas por podadores da Prefeitura de Feira em diversas regiões do município. No mesmo dia, ainda de noite, foram retalhadas uma árvore no Sobradinho e outra na avenida Transnordestina, nas imediações do bairro Cidade Nova. (Foto ilustração)

Hoje (11) o trabalho está concentrado nos bairros Gabriela e Queimadinha. Segundo o diretor do Departamento de Áreas Verde, João Falcão, ainda há outras regiões a serem contempladas.

"Temos situações de árvores caíram próximo à fiação, como ocorreu no bairro Baraúnas. Neste caso, aguardamos a Coelba desligar a rede para iniciarmos o trabalho. No Parque da Lagoa vamos interditar o equipamento para realizar a recuperação das árvores afetadas", explica João Falcão.

Nos bairros Campo Limpo, Baraúnas, Queimadinha, Parque Ipê, Papagaio e nas avenidas Francisco Fraga Maia e Maria Quitéria a Defesa Civil identificou situações de alagamento durante vistoria. De acordo com a coordenadora do órgão, Ana Karoline Rebouças, ainda foram registradas situações de quedas de telha. Até o momento não há o registro de desabrigados ou feridos.

"Houve uma ventania muito forte em algumas regiões e as telhas que ficam na beirada de algu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 11:50h
Após dois anos de pandemia

Comitê vai monitorar combate à pandemia entre indígenas isolados

 
Foto TV Brasil

Decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União de hoje (11) cria, no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Comitê Gestor dos Planos de Enfrentamento da Covid-19 para os Povos Indígenas. O grupo será responsável pela governança e o monitoramento das ações de combate à pandemia voltadas tanto a povos indígenas isolados quanto aos de contato recente.

O comitê terá, entre seus integrantes, representantes de órgãos como o Gabinete de Segurança Institucional e a Casa Civil, ambos diretamente vinculados à Presidência da República, a Advocacia-Geral da União, Controladoria-Geral da União e Fundação Nacional do Índio (Funai).

Também será integrado por representantes dos ministérios da Cidadania, Defesa, Economia, do Meio Ambiente, de Minas e Energia e Saúde, além de um representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O comitê se reunirá mensalmente, em caráter ordinário, e, sempre que convocado, em caráter extraordinário.

Caberá ao grupo dispor sobre execução e adoção de planos e medidas de proteção e promoção dos grupos indígenas isolados ou em contato recente, na área de saúde. Também caberá ao comitê propor a elaboração de novos planos e a revisão dos já inst...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 11:38h
Política

Ex-ministro Weintraub anuncia retorno ao Brasil em vídeo com ataque a Doria

 
Foto Agência Brasil

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou nas suas redes sociais um vídeo onde anuncia que retornará ao Brasil no próximo sábado (15). A 'revelação' foi feita em uma publicação que também ataca o atual governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Nos primeiros segundos, é possível ouvir Weintraub dizendo: "Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia". A fala é uma referência a reunião ministerial realizada no dia 22 de abril, em que Abraham pede a prisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na sequência, a palavra 'lockdown' se sobrepõe ao termo "ditadura no Brasil". Neste momento, uma série de umagens de poiciais realizando apreensões são retratados no vídeo.

Weintraub se manifesta na publicação. Após anunciar a data de seu retorno ao país, o ex-ministro diz que não veio "para o jogo, vim para lutar". (IG - Foto Ag Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 11:34h
Justiça

Faroeste: Sem foro, ação contra ex-juiz Sérgio Humberto é remetida para o 1º Grau

 
Foto Divulgação

O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou a perda do foro privilegiado do juiz Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, em uma ação penal movida pelo Ministério Público estadual (MP-BA). O relator do caso era o desembargador Pedro Guerra, que chegou a decretar uma nova prisão do magistrado, em outubro de 2021.

No processo, o juiz, já aposentado compulsoriamente pelo Pleno do TJ-BA, é acusado de corrupção passiva e ativa, junto com os delatores da Operação Faroeste, Júlio César Cavalcanti Ferreira, Nelson José Vigolo e Vanderlei Chilante. Os réus também são acusados da prática de lavagem de dinheiro.

A defesa do próprio Sérgio Humberto pediu o reconhecimento da incompetência do Pleno para julgar a ação penal, diante da perda do cargo de magistrado por aposentadoria compulsória. Os autos serão remetidos para um Juízo Criminal de 1º Grau. Ao determinar a remessa dos autos, o desembargador fez um alerta de que, no próximo dia 25 deste mês vencerá o prazo de 90 dias para revisão da prisão provisória, conforme previsto no artigo 316 do Código de Processo Penal. (Bahia Notícias - Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 11:25h
Mato Grosso do Sul

Autor de atentado a Bolsonaro diz que Penitenciária Federal é "lugar satânico"

 

Adélio Bispo de Oliveira (foto ilustração) segue preso na Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O homem que esfaqueou então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, pede a transferência do local, pois diz ser um “lugar satânico”.

De acordo com informações do colunista Josmar Jozino, do UOL, o homem pediu ao juiz-corregedor da 5ª Vara Federal de Campo Grande, Dalton Igor Kita Conrado, transferência para o sistema prisional de Minas Gerais, de preferência para uma unidade de Montes Claros.

Em uma carta escrita no mês de agosto de 2019, Adélio diz que o “prédio foi projetado maçonicamente para adoração ao diabo” e o local seria “maçônico satanismo”. Além desse, outros pedidos também foram feitos pela defesa de Adélio, mas todos negados pela Justiça Federal.

O colunista ainda afirma que Adélio sofre hostilidades e agressões por parte dos funcionários da penitenciária mas é visto como herói por integrantes da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

No local desde setembro de 2018, o autor da facada em Bolsonaro é portador de transtorno delirante persistente, e foi considerado inimputável em junho de 2019.

Por medida de segurança, o homem fica no presídio por tempo indeterminado, ou enquanto n&atil...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 11:09h
Sul da Bahia

Consulta pública para construção de Aeroporto da Costa do Descobrimento segue até sexta (14)

 
Foto Reprodução

A construção do Novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento, em Santa Cruz Cabrália, pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), proporcionará a ampliação da capacidade de recepção de passageiros vindos do Brasil e do exterior e, também, no transporte de frutos do mar para Ásia e América do Norte.

Para contribuir na elaboração do edital de licitação, as pessoas e as empresas interessadas na concessão e construção do equipamento podem participar da consulta pública até a próxima sexta-feira (14). As sugestões devem ser enviadas por e-mail no endereço aeroportocostadodescobrimento@infra.ba.gov.br ou para o setor de Protocolos da Seinfra, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A Costa do Descobrimento, conhecida pelas belas praias como Arraial D’Ajuda e Trancoso, é a 2ª maior zona turística baiana em número de visitantes recebendo cerca de 2 milhões de pessoas por ano, atrás apenas da Baía de Todos os Santos, com 4,8 milhões ano, segundo a Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O aeroporto a ser implantado irá substituir o de Porto Seguro, que tem a movimentação média anual de 1,8 milhões de passageiros, e não pode mais ser ampliado por causa do crescimento da malha urbana no entorno. Com o começo da operação, a estimativa é aumentar esse número para 4,5 milhões de pessoas que embarcam e desembarca...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 11:00h
Região Metropolitana

Lauro de Freitas: Prefeitura reduz público de eventos para mil pessoas

 
Foto PMLF

O público máximo permitido em eventos privados realizados no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, passa a ser de mil pessoas ou 50% da capacidade de ocupação do espaço.

O decreto nº 4.956, publicado no Diário Oficial do município (DOM) desta segunda-feira (10), visa evitar aglomerações e reduzir o número de casos ativos da Covid-19 na cidade, que aumentou em 190% nos últimos trinta dias.

A medida é válida até o dia 30 de janeiro e mantém ainda a suspensão de todos os eventos públicos ou apoiados pela Prefeitura, a exemplo de lavagens, eventos calendarizados e Carnaval de rua, que este ano mais uma vez não será realizado no município. Também segue valendo a exigência de comprovante de vacinação de contribuintes e servidores municipais para acessar instituições públicas. (Bahia.ba - Foto PMLF)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 10:53h
Ministério Público Estadual

Concessionária de transportes descumpre acordo e MP aplica mais de R$ 18 mi em multas

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual apresentou à Justiça  ação de execução de título executivo extrajudicial para que a Concessionária CSN Transportes Urbanos SPE S/A e suas sócias sejam obrigadas a pagar multas que totalizam mais de R$ 18 milhões após descumprimento de acordo firmado com a Instituição. O acordo, explica a promotora de Justiça Rita Tourinho, previa o aumento da frota de ônibus em Salvador. Ele foi firmado em março de 2019 e objetivou a adoção de diversas medidas de adequação do serviço público de transporte coletivo de passageiros através de ônibus no município.

A promotora de Justiça acionou a CSN e as sócias Bahia Transportes Urbanos Ltda., ODM Transportes Ltda., Viação Rio Verde S.A e Transportes Verdemar Ltda. De acordo com Rita Tourinho, a CSN assumiu várias obrigações através de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), incluindo a adoção das providências necessárias para renovação da frota que, anualmente, deveria contar com no mínimo 250 novos ônibus 0 km com ar condicionado. Além disso, comprometeu-se a observar a idade da frota e o número de passageiros, a redimensionar a demanda média de passageiros, mas as obrigações foram descumpridas. A CSN, por exemplo, manteve veículos com mais de 10 anos de uso rodando apesar de ter acordado que promoveria a substituição por veículos novos. (MP-BA - Foto Reprodu&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 10:41h
Internacional

Calor acumulado em oceanos bate novos recordes em 2021, alerta estudo

 
Foto Agência Brasil

O calor acumulado nos oceanos bateu novos recordes pelo sexto ano consecutivo, mostra pesquisa com dados até 2021, publicada hoje (11) na revista científica Advances in Atmospheric Sciences.

Os 23 autores do trabalho, de 14 institutos de vários países, alertam que as temperaturas no mar bateram recordes pelo sexto ano consecutivo. Lembram que são resultados do fim do primeiro ano da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030).

O relatório resume dois conjuntos de dados internacionais, do Instituto de Física Atmosférica (IAP, na sigla original), da Academia Chinesa de Ciências, e dos centros nacionais de Informação Ambiental, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla original), dos Estados Unidos (EUA), que analisam observações sobre o calor nos oceanos e seu impacto desde a década de 50.

O aquecimento dos oceanos "está aumentando incessantemente, em nível global, e este é um indicador primário da mudança climática induzida pela humanidade", disse um dos autores do documento, Kevin Trenberth, do Centro Nacional de Investigação Atmosférica do Colorado.

No último ano, os estimaram que os primeiros 2 mil metros de profundidade em todos os oceanos absorveram mais 14 zettajoules de energia sob a forma de calor do que em 2020, o equivalente a 145 vezes a produção...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 10:40h
Custo de Vida

Inflação sobe 0,73% em dezembro e fecha o ano em 10,16%, diz IBGE

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) teve alta de 0,73% em dezembro, mesma variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou 0,11 ponto percentual (p.p) abaixo do registrado no mês anterior (0,84%). Em 2021, o INPC fechou o ano com alta de 10,16%, acima dos 5,45% registrados em 2020. (Foto ilustração)

Após a variação negativa registrada em novembro (-0,03%), os produtos alimentícios tiveram alta de 0,76% em dezembro. Já os não alimentícios tiveram variação menor que a do mês anterior, passando de 1,11% em novembro para 0,72% em dezembro.

O INPC abrange as famílias com rendimentos de um a cinco salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju. (Por Ana Cristina)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 10:23h
Economia

Etanol liderou alta de preços em 2021

 
Foto Reprodução

A inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a taxa oficial do país, fechou 2021 em 10,06%, segundo divulgou nesta terça-feira (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para surpresa de poucos, os combustíveis ficaram entre os principais vilões da inflação no ano passado. Na liderança, com a maior alta de preços entre todos os itens pesquisados pelo IBGE, aparece o etanol, que ficou 62,23% mais caro. Já a gasolina subiu 47,49%, enquanto o óleo diesel teve alta de 46,04%.

Com isso, os combustíveis para veículos subiram, em média, 49,02% no ano. Foram eles, por sinal, os principais responsáveis pela alta média de 21,03% nos custos com transportes em 2021.

Dentro de casa, pesaram nas contas as altas de alguns alimentos, como café (+50,24%) e açúcar (+47,87%). Mas o grande baque veio mesmo dos preços do gás de botijão, que disparou 36,99%, e da conta de luz, com alta de 21,21%. (G1 - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 10:17h
Previdência Social

Aposentados do INSS terão reajuste de 10,16% e teto sobe para R$ 7.087

 

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com benefícios acima do salário mínimo (de R$ 1.100 até 31 de dezembro de 2021) terão reajuste de 10,16% neste ano. O aumento vale também para benefícios por incapacidade, como auxílio-doença, e será aplicado integralmente a todos aqueles que já estavam recebendo seus pagamentos em 1º de janeiro de 2021. (Foto ilustração)

A variação equivale ao INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) registrado de janeiro a dezembro do ano passado e que mede o impacto da variação de preços para as famílias com renda entre um e cinco salários mínimos. O índice foi divulgado nesta terça-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e reajustará também o teto do INSS, que é o valor máximo tanto para os benefícios previdenciários quanto para as contribuições recolhidas à Previdência Social.

Dos atuais R$ 6.443,57, o teto passa a ser de R$ 7.087,22 a partir de 1º de janeiro. Para quem ganha o salário mínimo, o novo valor foi definido em R$ 1.212 por medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em 31 de dezembro de 2021. Segundo o INSS, atualmente, 23.4 milhões de benefícios recebem o pagamento no valor igual ao do salário mínimo. Ao todo, o instituto faz 36 milhões de pagamentos mensalmente.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 10:10h
Política

Diálogo entre Podemos e União Brasil não avança na BA

 
Foto Marcelo Camargo

A decisão do apoio ou não do União Brasil a Sérgio Moro (Podemos) na eleição presidencial ficou para a janela partidária. Porém, na Bahia, a aproximação não chegou. O diálogo para a vinda do partido ao arco de apoio do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB/DEM), ainda não "desceu" aos estados.

Mandatários vinculados aos partidos que formarão o União Brasil confirmaram as conversas "em nível nacional". Apesar disso, a ideia é analisar a viabilidade da candidatura para então aproximar as legendas nos estados. Apesar de não ter "nada na Bahia ainda", conforme apontado por um deputado federal, a também parlamentar, Dayane Pimentel (PSL/UB) segue sendo a principal entusiasta de Moro no novo partido.

Mesmo "afinada" com o União Brasil, Dayane pretende confirmar o apoio a Moro. Principal aliada do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública no estado, ela tem trabalhado dentro do partido para tentar aproximar a sigla dele, conforme aponta outro deputado vinculado à legenda.

A indefinição também interfere na situação do Podemos na Bahia. Aliado do governador Rui Costa (PT) no estado, o presidente da legenda, deputado federal Bacelar, já teve a presença no partido questionada por Rui, por conta da chegada de Moro a sigla. (Bahia Notícias - Foto  Marcelo Camargo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.01.2022 09:44h
Economia

Índice de Variação de Aluguéis Residenciais cai 0,61% em 12 meses

 
Foto Rovena Rosa Ag Brasil

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) lançou hoje um novo indicador para medir a variação de preço dos aluguéis residenciais. O Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar) utiliza informações dos contratos assinados entre locadores e locatários, intermediados por empresas administradoras de imóveis em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Em dezembro, o Ivar subiu 0,66%, uma desaceleração com relação ao 0,79% registrado em novembro. O acumulado de 12 meses ficou em -0,61% em dezembro, ante a taxa de 0,70% apurada em novembro. Nos anos anteriores, a taxa anual ficou em -5,08% em dezembro de 2019 e 4,08% em dezembro de 2020.

De acordo com o FGV/Ibre, a diferença na metodologia estatística gera uma grande variação entre o Ivar e a evolução dos aluguéis medida pelos índices tradicionais. O subitem Aluguel Residencial do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) subiu 6,98% no acumulado de 12 meses em dezembro, enquanto no Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), do FGV/Ibre, o aumento foi de 4,45%.

De acordo com o pesquisador do FGV/Ibre responsável pela metodologia do Ivar, Paulo Picchetti, o novo indicador capta nuances que os outros não refletem.

“O setor imobiliário foi profundamente afetad...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
Site Bahia na Poltica 2022
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia