Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.09.2019 07:26h
Política

Viagem de Bolsonaro a Nova York depende de aval médico

 
Foto Marcos Côrrea/ PR

O presidente Jair Bolsonaro será reavaliado pela equipe do médico Antonio Macedo, na próxima sexta-feira (20), antes de confirmar sua viagem para Nova York, onde participará da abertura da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Macedo foi o responsável pelas últimas três cirurgias do presidente para o tratamento do ferimento à faca sofrido por ele em setembro do ano passado, durante ato da campanha eleitoral.

"A viagem do presidente está praticamente definida, mas ainda sob análise, em particular no quesito avaliação médica, que ocorrerá na próxima sexta-feira, aqui em Brasília, pela equipe do doutor Macedo. A recuperação do senhor presidente é muito positiva, tudo indica ele [o médico] dará a confirmação e nós embarcaremos no dia 23 para Nova York", afirmou hoje (17) o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, durante coletiva de imprensa.

A previsão é que o presidente faça exames no início da manhã de sexta e seja avaliado em seguida pelos médicos. Os procedimentos ocorrerão no Hospital DF Star, em Brasília, filial do mesmo hospital que o presidente ficou internado nos últimos dias, o Vila Nova Star, na capital paulista.

Segundo o porta-voz, o presidente tem apresentado "melhora clínica progressiva" e tem seguido todas as recomendações médicas, como dieta, realizaç&ati...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.09.2019 05:55h
Relatório

Augusto Aras tem processos contra IPTU indevido em Feira e Salvador

 

O subprocurador Augusto Aras, nome indicado por Jair Bolsonaro para a PGR, a despeito de qualquer demérito para a indicação, o relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da indicação, informa que o eventual futuro PGR gosta de processar o poder público por dívidas supostamente ilegais. Aras tem oito processos contra os municípios de Feira de Santana e de Salvador (sua terra natal) por cobrança de IPTU, segundo ele, indevida. (Coluna Esplanada – Leandro Mazzini)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.09.2019 05:53h
Nota Feira de Santana

PC do B busca frente progressista e admite até candidatura própria para prefeito

 

Sobre matéria veiculada pelo site Bahia na Política, onde o ex-vereador comunista Messias Gonzaga declara apoio ao deputado federal Zé Neto (PT) para prefeito, a redação recebeu a seguinte declaração do PC do B, através do seu presidente Luciano Soares: “O PCdoB, Partido Comunista do Brasil, seguindo a orientação nacional, decidiu pela busca da construção de uma ampla frente do campo progressista e dos movimentos sociais e outros partidos de centro que compõe a base do governo Rui Costa, do qual também fazemos parte, buscar a musculatura que se faz necessária no enfretamento que possibilite a vitória de um projeto alternativo à Prefeitura de Feira de Santana. Para tanto o Partido avalia que não deve hoje defender ou apontar pré-candidaturas, mas não impede que dentro dessa frente pessoas que dela façam parte lancem as suas pré-candidaturas, levando em conta inclusive a possibilidade de uma candidatura própria, que será avaliada no momento oportuno”. A nota do PC do B é de 14 de setembro e tem assinatura em nome da Comissão Política Municipal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.09.2019 05:52h
Expressão nacional

Rui Costa querer ser candidato a presidente em 2022 pelo PT é legítimo

 

Desejar ser candidato a presidente em 2022 pelo PT é legítimo da parte do governador Rui Costa. Na Bahia o PT está no quarto governo, sempre vencendo no segundo turno. Tem um senador já em dois períodos de oito anos, maior bancada do partido na Câmara Federal e Estadual. No mais, deu uma vitória expressiva a Fernando Haddad nos dois turnos para presidente. Diferente do Sul e Sudeste do país.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.09.2019 05:51h
Congresso Nacional

Prorrogação de mandatos de prefeitos e vereadores sem tempo para aprovação

 

Já chegando o prazo para qualquer alteração nas regras eleitorais do ano de 2020, que é 5 de outubro, a tão propalada prorrogação de mandatos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores está indo para o buraco. Por ser uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) não há tempo hábil para a sua aprovação. Também não há receptividade pela maioria dos parlamentares.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.09.2019 05:50h
Salvador

Lídice da Mata recebe amanhã na ALBA a Comenda 2 de Julho

 
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Na tarde desta quinta-feira (19), às 15h, em sessão especial, a deputada federal Lídice da Mata (PSB- Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado) vai receber a Comenda 2 de Julho. A solenidade será no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e a autora da honraria é a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.09.2019 05:49h
Rio de Janeiro

Governador Wilson Witzel deve ir para o DEM de Rodrigo Maia

 

Rompido com o PSL no Rio de Janeiro, partido que tem12 deputados estaduais, o governador Wilson Witzel (PSC) deve buscar sustentação nacional para enfrentar uma possível retaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro. Deve se filiar ao DEM de Rodrigo Maia. O PSL no Rio de Janeiro é comandado pelo senador Flávio Bolsonaro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.09.2019 05:45h
Feira de Santana

Marcos Lima pede que Luiz da Feira pare de usar situação dos camelôs para fazer política

 

O vereador e líder do Governo, Marcos Lima (Patriota) pediu que o colega Luiz da Feira (PPL) pare de usar a tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana para fazer política e colocar os camelôs contra os demais vereadores. “Vossa Excelência quer fazer política com indicação de requerimento, como o vereador Roberto Tourinho fez. Não vamos aprovar requerimento para fazer política. Na audiência pública vão estar todas as partes envolvidas de uma vez só. Por que não fala isso na tribuna?”, questionou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.09.2019 05:43h
Feira de Santana

Requerimento solicita presença do deputado João Roma para palestra sobre reforma Tributária

 

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta terça-feira (17), o requerimento de autoria do vereador e presidente do Legislativo José Carneiro Rocha (PSDB), que solicita que o deputado federal João Roma (PRB-BA) seja convidado a palestrar em sessão especial sobre a Proposta de Emenda Constitucional (Pec) nº 45, que tramita no Congresso Nacional, a respeito da reforma Tributária. A sessão especial será agendada de acordo com a disponibilidade do parlamentar e da Casa da Cidadania. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.09.2019 05:36h
Câmara Municipal de Feira

Projeto autoriza parceria entre entidades de proteção animal e o Município

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, nesta terça-feira (17), um projeto de autoria da vereadora Gerusa Sampaio (DEM) que autoriza o Poder Executivo a realizar parcerias com entidades protetoras de animais e ONGS para atendimentos veterinários. Segundo a autora da proposta, muitos protetores sofrem quando há animais doentes e sem dono e não têm recursos para realizar o tratamento. Além disso, pessoas com renda familiar de até três salários mínimos e com Número de Inscrição Social (NIS) poderão ser beneficiadas com a lei, por meio da celebração desses convênios. A verba destinada para este fim deverá ser da Secretaria Municipal de Saúde. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.09.2019 05:30h
Feira de Santana

Vereador Isaías de Diogo volta a pedir que Governo do Estado dialogue com PM

 

O vereador por Feira de Santana Isaías de Diogo (PDT) voltou a pedir que o governador Rui Costa se sensibilize com os pleitos dos policiais militares, evitando assim uma possível greve, que segundo ele só gera prejuízo para a sociedade. “Quando existe a greve é porque as pessoas que estão se movimentando querem ser contempladas, ouvidas e muitas vezes os empregados do povo que estão no poder (prefeito, governador, presidente) não querem ouvir as categorias”, disse o vereador, lembrando que o prazo dado para uma posição termina dia 8 de outubro. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 17:52h
Câmara Federal

Rodrigo Maia afirma ser contra aumento de verba para fundo eleitoral

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, defendeu que o valor utilizado no fundo eleitoral da campanha de 2018 seja mantido para as eleições do ano que vem devido à dificuldade fiscal enfrentada pelo País. Segundo ele, o ideal é manter o valor corrigido pela inflação, o que deve dar, aproximadamente, R$ 1,8 bilhão.

Embora reconheça a necessidade de verbas para financiar as campanhas, Maia disse que o governo vai encontrar dificuldades em aumentar o valor do fundo devido ao contingenciamento.

“A partir do momento em que há R$ 32 bilhões contingenciados, tem que colocar dentro do orçamento aquilo que é possível. Não que eu ache que os recursos da eleição municipal, sendo do mesmo tamanho da eleição nacional, são compatíveis com uma realidade de mais de 5 mil eleições, mas é a realidade do Brasil hoje”, afirmou o presidente.( Reportagem – Luiz Gustavo Xavier)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 16:45h
Cuba

Empréstimo para Porto de Mariel: prazo de 25 anos, juro baixo e "charuto" de garantia

 

Numa das atas da Camex, tornada pública pelo BNDES, estão registradas as condições excepcionais do empréstimo do BNDES para a construção do Porto de Mariel, pela Odebrecht.

Mantidos em sigilo até hoje, os parâmetros do financiamento incluem prazo de 25 anos, sendo quatro de carência, a taxa Libor de 60 meses mais spread de 3,5 % a.a. – com parcela à vista de apenas 15% do valor total.

Para o valor de US$ 176,5 milhões, o governo brasileiro aceitou como garantia “fluxos internos de recebíveis da indústria cubana de tabaco”. (O Antagonista - Claudia Dantas)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 14:40h
Senado Federal

CPI das Fake News não consegue aprovar plano de trabalho

 

Parlamentares da CPI Mista das Fake News não conseguiram votar o plano de trabalho da comissão. Uma obstrução da bancada do PSL impediu a continuidade dos trabalhos do colegiado nesta terça-feira (17). Em obstrução, a bancada do partido pediu votação nominal para a aprovação da ata das decisões anteriores e conseguiu o encerramento da reunião. (Foto ilustração)

O presidente da CPI, senador Ângelo Coronel (PSD–BA), tentará um acordo para o início dos trabalhos da comissão. (Fonte: Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 14:30h
Intercâmbio de tecnologias

Bahia vai sediar Encontro Econômico Brasil-Alemanha em 2021

 

A Bahia foi escolhida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (17), para ser a próxima sede brasileira do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), em 2021. A edição do próximo ano ocorrerá em Munique. O evento reúne empresários interessados em estreitar relações, fechar parcerias, fazer intercâmbio de tecnologias e efetivar negócios. (Foto ilustração)

"Já temos oito empresas alemães de peso operando na Bahia: Basf, Continental, Bosch, Sowitec, Siemens-Gamesa e Knauf. Tenho certeza que os contatos que o Governo do Estado fez na EEBA, em Natal, vai render novos investimentos. Receber a edição de 2021, aqui, será ainda mais estratégico para fecharmos novos negócios e gerarmos mais empregos para os baianos", comemorou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, João Leão.

O governo baiano montou um estande no evento e apresentou as potencialidades de investimentos no estado, integrando os campos da economia (SDE), turismo (Setur), planejamento (Seplam) e cultura (Secult). Produtos da agricultura familiar produzidos na Bahia também foram expostos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 14:20h
Câmara Federal

Comissão vai discutir reforma tributária em São Paulo e São Luís

 

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma tributária (PEC 45/19) realiza nesta quinta-feira (19) um novo seminário regional. Desta vez, em São Paulo, com membros do governo estadual e das prefeituras municipais, além de representantes do setor de serviços, do comércio, da construção civil e da indústria, para discutir os impactos da reforma. (Foto ilustração)

A abertura do encontro deverá contar com a participação do governador de São Paulo, João Doria; do presidente da Câmara, Rodrigo Maia; dos deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma; Baleia Rossi (MDB-SP), autor da PEC; Alexis Fonteyne (Novo-SP) e Vitor Lippi (PSDB-SP), que propuseram o evento. O economista Bernard Appy, mentor da proposta, também estará presente.

Entre os convidados para debater o tema estão o presidente do Conselho da Câmara de Comércio Americana no Brasil (Amcham), Luiz Pretti; o presidente do Sebrae, Carlos Melles; a professora Lina Fantin, do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF), e o professor Marcos Lisboa, do Instituto de Educação Superior.

Este é o terceiro de uma série de seminários que a comissão realizará pelo País até meados de outubro. Os dois primeiros ocorreram em Feira de Santana (BA) e Goiânia (GO). O objetivo é detalhar o projeto e ampliar o debate com a sociedade.

A proposta

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 14:06h
Exploração de petróleo

Décima sexta rodada de licitação da ANP terá 17 empresas

 

O Diário Oficial da União publicou hoje (17) a relação das cinco últimas empresas que se inscreveram para participar da 16ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), programada para o dia 10 de outubro. (Foto ilustração)

Segundo a assessoria de imprensa da ANP, essas companhias foram aprovadas ontem (16), durante reunião da Comissão Especial de Licitação (CEL) do órgão.

Somando outras 12, aprovadas em 23 de agosto, sobe para 17 o total de empresas que participarão do leilão, quando serão ofertados 36 blocos nas bacias sedimentares marítimas de Pernambuco-Paraíba, Jacuípe, Camamu-Almada, Campos e Santos, somando uma área de 29,3 mil quilômetros quadrados.

Apenas duas empresas (Enauta e Petrobras) têm capital nacional. As demais são estrangeiras, das quais apenas uma (Petronas) não tem contrato para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.

Requisitos atendidos

De acordo com a ANP, todas as empresas inscritas atenderam aos requisitos previstos no edital e estão aptas a participar da rodada. Esclareceu ainda que as companhias só poderão apresentar ofertas para os blocos localizados nos setores para os quais tenham pago taxa de participação e aportado garantia de oferta.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 13:40h
Aurelino Leal

Funcionária da prefeitura chama vereadores de "câncer" e causa dor de cabeça para prefeita

 

Uma declaração de uma funcionária da prefeitura de Aurelino Leal causou tensão na bancada de governo da prefeita Liu Andrade (PP). A servidora conhecida como “Nega” chamou os vereadores de Câncer. (Foto ilustração)

O curioso é que a prefeita tem o apoio de oito, dos nove vereadores da cidade, por conta disso o clima ficou tenso e a prefeita foi cobrada para exonerar a funcionária.

Os vereadores aliados da prefeita estão dispostos a aprovar uma moção de repúdio e estão exigindo a exoneração da servidora. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 13:21h
Sul da Bahia

Itabuna terá núcleo de monitoração de pessoas com tornozeleiras eletrônicas

 

Será inaugurado nesta terça (17), às 14h, no Salão do Júri do Fórum de Itabuna, o Núcleo de Monitoração de Pessoas, uma unidade de inteligência que irá monitorar, em tempo real, pessoas que fazem uso de tornozeleiras eletrônicas na Comarca de Itabuna.

O núcleo será inaugurado pela desembargadora-corregedora do Tribunal de Justiça da Bahia, Lisbete Maria Teixeira Almeida Cezar Santos, e pelo secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte (Foto ilustração).

O uso de tornozeleiras eletrônicas permitirá o controle de deslocamentos das pessoas submetidas a essa medida, em tempo real, e é considerado um avanço para garantir o fiel cumprimento das penas. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 13:07h
Feira de Santana

Novo single de Isa Roth está nas plataformas digitais

 

A produção autoral em Feira de Santana continua em alta e confirmando esta tendência, já está nas plataformas digitais o novo single da cantora e compositora feirense Isa Roth.

A canção, denominada “Segunda à Tarde”, marca o recomeço da carreira da artista, após o lançamento do EP “Abstrato Pessoal”, em 2014.

Licenciada em Música pela Uefs, Isa iniciou sua trajetória no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) em 2007, quando começou a estudar piano.

Durante o curso, realizou um intercâmbio na cidade de Évora, em Portugal, onde despertou a vontade de trabalhar exclusivamente com a música. (Elsimar Pondé - foto Rafael Santos)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 12:05h
Falas do presidente

Pesquisa: 69,5% acham que declarações de Bolsonaro atrapalham seu governo

 

Levantamento nacional realizado pelo instituto Paraná Pesquisa revela que 69,5% dos brasileiros acham que as declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) mais atrapalham do que ajudam o próprio governo. Mas para 23,8% dos entrevistados, o presidente está certo: suas declarações ajudam a administração. (Foto ilustração)

A pesquisa “Avaliação da forma de comunicação do presidente Jair Bolsonaro” foi realizada em 170 municípios dos 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 11 e 14 deste mês, tendo sido ouvidas 2080 eleitores nas mais diversas faixas etárias, econômicas e de escolaridade.

Outro questionamento aos eleitores obteve a percepção sobre as declarações de Bolsonaro. Para 58,4% dos brasileiros entrevistados, o presidente fala de caso pensado, de forma proposital, enquanto 35,3% consideram que suas declarações são espontâneas.

No quadro abaixo, o instituto Paraná Pesquisa mostra que as mulheres (73,8%) são mais críticas que os homens (64,8%) na avaliação de que as declarações polêmicas de Bolsonaro mais atrapalham que ajudam o seu governo. Também os brasileiros com ensino superior (77,4%) criticam essa forma de comunicação. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 11:57h
Valores superior US$ 2 bilhões

Arábia Saudita anuncia compra de frutas, castanhas e ovos do Brasil

 

O Ministério da Agricultura anunciou hoje (17) um acordo comercial com a Arábia Saudita para ampliação das exportações de produtos do agronegócio brasileiro. A ministra Tereza Cristina se reuniu com representante da autoridade sanitária saudita, em Riade. (Foto ilustração)

Foram autorizadas as exportações de castanhas, derivados de ovos e a ampliação do acesso a frutas brasileiras. Somados, os produtos representam um mercado potencial superior a US$ 2 bilhões.

Hisham bin Saad Al Jadhey, CEO da autoridade sanitária saudita, destacou que o país importa 80% dos alimentos que consome, provenientes de mais de 150 países. Nesse sentido, ele falou sobre a importância do acordo com o Brasil na garantia da segurança alimentar do país e ressaltou a qualidade dos produtos brasileiros.

A ministra Tereza Cristina destacou o papel do Brasil como potencial fornecedor de outros ítens para a Arábia Saudita, como arroz, açaí e sucos.

Entre os produtos mais vendidos para os sauditas estão carne de frango (in natura), açúcar de cana (bruto), carne bovina (in natura), soja (grão e farelo), milho, açúcar refinado e café (solúvel e verde). Em 2018, as exportações de produtos agropecuários para a Arábia Saudita renderam US$ 1,696 bilhão. Foram mais de 2,959 milhões de toneladas. A carne de frango representou 47,4% do v...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 11:30h
Estratégia equivocada

Ciro vincula tática do PT pró-Lula a série de derrotas

 

Candidato à Presidência pelo PDT derrotado em 2018, o ex-ministro Ciro Gomes (foto ilustração) disse que o "campo progressista" perderá as próximas três ou quatro eleições caso o que ele chama de "burocracia do PT" mantenha uma estratégia em "nome da direção imperial" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O PT são vários PTs. E é importante que você entenda essa premissa para o raciocínio que vou elaborar. Esta burocracia do PT e a estratégia que essa burocracia está fazendo em nome da direção imperial do Lula é certeza da derrota do campo progressista no Brasil agora e pelas próximas três ou quatro eleições", afirmou o ex-ministro, que veio a Belo Horizonte participar da filiação ao PDT da professora Duda Salabert, a primeira transexual a se candidatar ao Senado, nas eleições do ano passado - ela estava sem partido desde que desfiliou do PSOL.

Ele disse que os governos do PT geraram "corrupção generalizada" e crise econômica.

Como mostrou a Coluna do Estadão, cresceu entre políticos e analistas a percepção que Ciro decidiu radicalizar o discurso de defesa da democracia e romper com a "frente de esquerda". "Agora ninguém mais vai enganar ninguém porque o que eu tinha para dar de engolir, de ter que fazer silêncio em nome da unidade, eles acabaram de liqui...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 11:21h
Brumado

Justiça Eleitoral cassa mandatos de Eduardo Vasconcelos e Édio Continha

 

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, cassou na manhã desta terça-feira (17), os diplomas do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), e seu vice, Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, por captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral. O magistrado seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que pedia a cassação do gestor e do vice-prefeito. Ambos tiveram ainda seus direitos políticos suspensos por oito anos. (Foto ilustração: prefeito Eduardo Lima e o vice Édio da Silva Pereira)

Segundo apurou a reportagem, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi ingressada pelo MPE após as eleições municipais em 2016. “Por todo o exposto, julgo procedente o pedido, e, com fundamento no art. 14 e parágrafos, da Constituição Federal, e art. 22, XIV, da LC 64/90, aplico aos investigados Eduardo Lima Vasconcelos e Édio da Silva Pereira, atuais prefeito e vice-prefeito de Brumado, respectivamente, a pena de inelegibilidade para a eleição na qual foram diplomados, bem como para aquelas a serem realizadas nos oito anos subsequentes (Súmula nº 19 do TSE).

Considerando que suas condutas ilícitas comprometeram a regularidade das eleições, afetando sua normalidade e higidez, e acarretando a ilegitimidade dos mandatos, com fundamento no art. 222 do Código Eleitoral declaro nulos os votos dados aos condenados, casso seus diplomas e, por cons...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 11:00h
Saúde Pública

Governo reduz tarifa de importação de equipamentos médicos

 

O Ministério da Economia zerou o imposto de importação para centenas de produtos, entre eles, equipamentos médicos, de informática e para a indústria. A informação foi destacada pelo presidente Jair Bolsonaro em publicação na sua conta pessoal no Twitter. (Foto ilustração)

[“Após zerar impostos de medicamentos que combatem AIDS e câncer, o Governo Bolsonaro, via @MinEconomia, faz o mesmo com centenas de produtos, entre eles, com equipamentos e produção médicos, exames, cirurgias oftalmológicas, informática e outros”, escreveu.

A Portaria Nº 2.024, de 12 de setembro de 2019, da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia foi publicada nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial da União e entra em vigor dois dias úteis a partir da data de publicação.

Também pelo Twitter, o Ministério da Economia informou que já foram zerados impostos de importação de 1.189 produtos. “Estamos trabalhando para baratear o custo de investimentos e facilitar o acesso dos brasileiros a bens que não são produzidos aqui. Já zeramos o imposto de importação de 1.189 produtos. Agora, damos mais um passo para incentivar o investimento e a modernização das nossas fábricas”, diz a publicação.

No início do mês de agosto, o go...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 10:41h
Agronegócio - Café

Estimativa da Conab indica redução de 20,5% na safra de café este ano

 

A safra de café este ano sofrerá uma redução de 20,5 em relação a 2018. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é alcançar 48,99 milhões de sacas. Os dados estão no 3º levantamento da safra de café, divulgado nesta terça-feira (17). (Foto ilustração)

Segundo a Conab, a diminuição é influenciada pela bienalidade negativa, quando os produtores aproveitam para realizar tratos culturais nas lavouras, reduzindo a área em produção; e pelas condições climáticas.

“Os cafezais sofreram ainda a incidência de altas temperaturas, ao mesmo tempo em que o ciclo vegetativo sentiu a falta de chuvas em um período importante do desenvolvimento da cultura, o que fez com as estimativas de rendimento médio fossem ainda menores”, informou a companhia.

A Conab ressaltou que os números da safra influenciaram inclusive nas exportações brasileiras, que também retraíram. Em agosto, atingiram cerca de 3,2 milhões de sacas de 60 kg, o que representa uma queda de 9,5% em relação ao mesmo período de 2018. (Fonte: Conab)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 10:35h
Rio de Janeiro

Polícia faz busca e apreensão em endereços de Flordelis

 

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí deflagrou na manhã de hoje (17) uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados à deputada federal Flordelis (foto ilustração).

A ação faz parte das investigações sobre o assassinato do marido da deputada, o pastor Anderson do Carmo, no dia 16 de junho. Dois filhos do casal, Flávio dos Santos Rodrigues e Lucas Cezar dos Santos de Souza, foram presos no dia 20 de junho pelo crime e tiveram a prisão preventiva decretada em 17 de agosto.

As buscas ocorrem em quatro endereços da parlamentar: o apartamento funcional em Brasília, a casa em Niterói, o gabinete no Rio de Janeiro e um imóvel da família em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. O objetivo é apreender celulares, computadores e documentos que possam contribuir para as investigações. (Akemi Nitahara/ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 10:28h
Tribuna Livre

Aspra pede apoio da Câmara em busca de diálogo com o Governo do Estado

 
Foto Daniela Oliveira

A Associação de Policiais e Bombeiros Militares da Bahia (Aspra) fez uso da tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta terça-feira (17) buscando apoio dos vereadores e da população feirense para que o Governo do Estado dialogue com a categoria. O presidente da instituição, o policial Paulo dos Anjos, expôs as demandas do movimento.

“Há cinco anos estamos tentando dialogar com o Governo do Estado e até o momento as portas estão fechadas. E numa democracia me parece que isso não é o melhor caminho. No dia 11 de setembro a categoria realizou uma categoria e entendeu dar mais uma oportunidade. Importante convocar o povo da Bahia, as autoridades, todas as entidades para que fosse feito um debate, uma procura ao Governo do Estado para que este se sensibilizasse com essa situação e que houvesse diálogo. Governo do Estado, nós precisamos dialogar”, afirmou.

Entre as pautas da categoria pontuadas por Paulo dos Anjos estão melhorias no Planserv, mudança no sistema de RHBahia que tem causado transtornos, reforma do estatuto da Polícia Militar, pagamento de insalubridade, plano de carreira.

A Polícia Militar sinalizou uma greve, mas após assembleia da categoria decidiu esperar até o dia 8 de outubro em busca de nova negociação com o Governo do Estado. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 10:20h
Aniversário da cidade

Repartições municipais não abrirão nesta quarta-feira, aniversário de 186 anos de Feira de Santana

 

A quarta-feira, 18, quando o município comemora 186 anos de emancipação político-administrativa de Cachoeira, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais. (Foto ilustração)

As exceções serão as unidades que prestam serviços em regime de plantão, como os hospitais, policlínicas, Samu, agentes de trânsito, guardas civis municipais.

O expediente nas repartições que não prestam serviços essenciais à população será encerrado às 18h desta terça-feira e voltam a atender ao público a partir das 8h30 da quinta-feira. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 08:40h
CPMF: "de jeito nenhum"

Bolsonaro diz que governo não vai insistir com CPMF agora, mas que Parlamento pode discutir tributo

 

O presidente Jair Bolsonaro reafirmou na segunda-feira que o governo não vai insistir em um imposto nos moldes da antiga CPMF agora, mas afirmou que tanto o povo como o Parlamento podem discutir o tema. (Foto ilustração)

"Eu decidi que não se toca mais nesse assunto, até porque é um imposto contaminado", disse Bolsonaro em entrevista ao Jornal da Record.

Questionado se CPMF "de jeito nenhum", Bolsonaro disse que o tributo não pode ser uma proposta do governo.

"Você pode até falar da CPMF, deixar o povo discutir, deixar o Parlamento discutir, agora não pode ser uma proposta do governo, porque para você desfazer tudo que aconteceu no tocante à CPMF é quase impossível", disse. "Nós não vamos insistir nesse imposto agora."

Bolsonaro repetiu que a demissão de Marcos Cintra da Secretaria da Receita Federal se deveu à discussão pública sobre a CPMF, mas salientou que a exoneração foi feita pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

"A única interferência minha agora na Receita é que eu quero alguém da Receita para estar à frente da Receita", disse.

Na entrevista, o presidente disse também que irá usar o discurso na Assembleia Geral da ONU na próxima semana para reforçar a soberania do Brasil, assim como o potencial que o país ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 08:30h
Encontro de governadores

Consórcio do Nordeste lança edital para compras coletivas de saúde

 

O extrato do primeiro edital de compras coletivas do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste será publicado nesta terça-feira (17), no Diário Oficial do Estado (DOE). O anúncio foi realizado por governadores da região após encontro em Natal, no Rio Grande do Norte, na tarde desta segunda (16). (Foto ilustração)

"Depois de toda a apresentação ao mercado e a fornecedores, nós vamos publicar amanhã a primeira compra coletiva do consórcio, na área da saúde. Teremos outros editais até dezembro, alcançando boa parte dos produtos que hoje os estados compram. Com isso, vamos trazer economia aos cofres públicos de cada estado", explicou o governador da Bahia e presidente do Consórcio do Nordeste, Rui Costa. O edital completo estará disponível para os interessados na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

A saída da Petrobras do Nordeste e a nova lei do Fundeb também foram discutidos pelos governadores durante o encontro. "O Fundeb atual vence no início do ano que vem e estamos preocupados com o calendário legislativo. Precisamos ter uma nova lei antes do vencimento da lei atual. Caso contrário, isso coloca em risco todo o funcionamento da educação no Brasil", acrescentou Rui.

Sobre a Petrobras, o presidente do consórcio revelou que o grupo buscará diálogo junto ao Ministério de Minas e Energia e ao Congresso Nacional. "...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 08:19h
Assembléia Legislativa da Bahia

A saída da Petrobras da Bahia traz o DNA do PT e partidos associados , afirma Targino Machado

 

O deputado estadual Targino Machado (DEM - foto) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (16) para lamentar o fechamento da Petrobras na Bahia, o que pode trazer prejuízos para a economia do estado. O parlamentar, que lidera a bancada de oposição na Casa, criticou parlamentares petistas que têm atribuído ao prefeito ACM Neto (DEM) a responsabilidade pelo fechamento e ressaltou que a crise que se instalou naquela que já foi uma das maiores empresas do mundo é de responsabilidade do PT.

“Fico triste e lamento ver o governador Rui Costa falar em defesa da Petrobras e ter a coragem de ainda citar o prédio Torre Pituba, objeto de escândalos de corrupção através de superfaturamento. Necessário dizer-se que a saída da Petrobras da Bahia traz, inexoravelmente, o DNA do PT e partidos associados, que transformaram a empresa em sede da operação Lava Jato. Não posso deixar de me solidarizar com todos aqueles que, apesar, das diferenças políticas estão preocupados com o fechamento da Petrobras, porque reconheço que os prejuízos haverão para a Bahia e os baianos”, disse.

“Confesso que só não entendi de todos aqueles que apresentaram a sua indignação através da mídia, do plenário da Casa, aqui citando as dificuldades que o fechamento da Petrobras há de provocar, mas não destacaram as causas que levaram a empresa à derrocada, deixando de ser uma das maiores empresas do ramo petrolíf...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 08:10h
Estatal do Petróleo

Petrobras diz que monitora preço internacional do petróleo

 

A Petrobras informou, por meio de nota, que está monitorando o mercado internacional de petróleo, em função dos ataques a campos petrolíferos na Arábia Saudita. (Foto ilustração)

Os ataques aéreos aos campos sauditas de Abqaiq resultaram na elevação dos preços internacionais do petróleo.

Por enquanto, não há previsão de reajuste de preços nos produtos negociados pela estatal, como os combustíveis e derivados de petróleo.

Segundo a Petrobras, a cotação internacional do petróleo apresenta volatilidade e a alta súbita de preços “pode ser atenuada na medida em que maiores esclarecimentos sobre o impacto na produção mundial sejam conhecidos. A Petrobras decidiu por acompanhar a variação do mercado nos próximos dias e não fazer um ajuste de forma imediata”, diz a nota. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 07:48h
Política

Temer diz que não fez empenho ou apoiou o golpe

 
Foto AFP VIA BBC

O ex-presidente Michel Temer afirmou que não se empenhou ou apoiou o que chamou de "golpe" - o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Durante participação nesta segunda-feira (16) no Roda Viva, Temer foi questionado sobre o fato de ser chamado de golpista. Com a saída de Dilma, em 2016, o emedebista assumiu o comando do país.

"Eu jamais apoiei ou fiz empenho pelo golpe. Aliás, muito recentemente, o jornal Folha detectou um telefonema onde o ex-presidente Lula me deu, onde ele pleiteava e depois esteve comigo para trazer o PMDB para impedir o impedimento. E eu tentei, mas a esta altura, eu confesso, que a movimentação popular era tão grande e tão intensa que os partidos já estavam mais ou menos vocacionados para a ideia do impedimento", afirmou Temer. (Correio da Bahia/ Foto AFP VIA BBC)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 07:45h
AL-BA

Deputado quer assegurar vagas para pessoas com deficiência em cargos comissionados

 
Foto Divulgação/AgênciaALBA

O deputado Dal (PP) protocolou junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de assegurar às pessoas com deficiência no mínimo 5% das vagas em cargos comissionados e funções de confiança nos gabinetes parlamentares e de lideranças partidárias, bem como nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, em âmbito estadual.

O parlamentar argumenta que pessoas com deficiência são, costumeiramente, tratadas como inferiores ou improdutivas, e destaca a importância de que sejam promovidas ações no sentido de garantir maior inclusão. “O fato é que, seja por prejulgamento ou discriminação, lamentavelmente, a pessoa com deficiência ainda é tratada como uma espécie de 'objeto', muitas vezes obstada de exercer o direito constitucional à cidadania em igualdade de condições com as demais pessoas no mercado formal de trabalho”, pontuou o progressista.

De acordo com o texto da proposta apresentada pelo deputado Dal, fica assegurado às pessoas com deficiência o direito a serem nomeadas em no mínimo 5% das vagas em cargos comissionados e funções de confiança nos gabinetes parlamentares e de lideranças partidárias na ALBA, e caso o percentual estabelecido não seja alcançado, fica assegurada, no mínimo, a disponibilidade de uma vaga.

Em relaç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 07:35h
Economia

Começa hoje sexta reunião do ano do Copom; Selic deve cair 0,5 ponto

 

Começa hoje (17), em Brasília, a sexta reunião deste ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que vai definir a taxa básica de juros – a Selic. A reunião do Copom termina amanhã (18), quando o valor da Selic será anunciado. (Foto ilustração)

Segundo a última pesquisa do BC ao mercado financeiro, a expectativa é de que o Copom mantenha o ciclo de redução na Selic e faça mais um corte 0,5 ponto percentual na taxa, que atualmente está 6%, em momento de economia ainda em recuperação. A previsão do mercado financeiro para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, é 0,87%, neste ano.

Na última reunião, no final de julho, o Copom iniciou um ciclo de cortes, reduzindo a Selic em 0,5 ponto percentual para 6% ao ano. A expectativa do mercado financeiro é de que esse ciclo se encerre em outubro, com outro corte de 0,5 ponto percentual. Em dezembro, na última reunião do ano, não há expectativa de redução da Selic, que encerrará 2019 em 5% ao ano, se as previsões das instituições financeiras consultadas pelo BC se efetivarem.

Na ata da última reunião, o Copom informou que poderia continuar reduzindo a taxa básica de juros nos próximos meses. “O Comitê avalia que a consolidação do cenário benigno para a infla&ccedi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 06:11h
Feira de Santana

Câmara Municipal deverá fazer sessão especial para tratar da reforma Tributária

 

Já está na secretaria da Câmara Municipal de Feira de Santana proposta do vereador José Carneiro (PSDB) para que seja realizada uma sessão especial com o objetivo de tratar da reforma Tributária, matéria que tramita na Câmara e Senado Federal. O requerimento sugere o nome do deputado federal João Roma (PRB), relator especial, para falar do assunto. (Foto: Plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 06:09h
Aniversariante do Dia

Radialista Reny Alves em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 06:05h
Salvador

Otto Filho defende financiamento público de campanha

 

Questionado sobre o melhor meio de financiamento de campanha eleitoral, o deputado federal Otto Filho (PSD-foto ilustração) disse ontem pela manhã, na rádio Metrópole FM, ser o financiamento público o mais justo e que não deixa o parlamentar refém dos empresários.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 06:03h
Salvador

Colbert Martins leva staff para encontro com a Caixa Econômica

 

O prefeito Colbert Martins, ao se deslocar ontem para Salvador, para reunião com a direção Regional da Caixa Econômica Federal, levou seu staff. Expedito Eloy (fazenda), Carlos Brito (Planejamento) e Denilton Brito, que além de ser chefe da Agência Reguladora de Feira de Santana responde pela SEPREV. Na agenda nenhuma pauta para o público.

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia