Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acha que as mensagens divulgadas no site The Intercept Brasil sobre Sergio Moura são verdadeiras?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Senador Otto Alencar

“Se extinguir metade dos órgãos de Brasília não vai fazer falta a ninguém”

Manhã de clima bom, em um condomínio fechado, o senador Otto Alencar (PSD), que também é presidente estadual do PSD, entre o primeiro e o segundo tempo do jogo Brasil e Sérvia, concedeu uma entrevista ao site Bahia na Política. Falou sobre assuntos ainda em evidência e fatos que ficarão registrados no tempo. Otto Alencar já foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), vice-governador, governador e agora senador da República.

Senador o senhor pode fazer uma avaliação geral da situação que vive o país nesse momento?

O momento é conturbado. Desde que se instalou no Brasil a Operação Lava Jato, vários processos que estavam embaixo do tapete foram levantados, o que resultou na prisão de senador, deputado federal, ministro, ex-ministro e de alguma forma desses últimos anos para cá, e isso começou no fim do ano de 2014 e maio de 2015, o Brasil está quase passando a limpo, do ponto de vista das falhas morais dos seus principais dirigentes, da elite política. E chegamos agora nas eleições com uma indefinição muito grande de quem será aquele brasileiro que está capacitado e treinado para tirar o Brasil da crise, porque a crise não se acaba quando Temer deixar o governo, ela se amplia quando Temer deixar o governo e vai deixar com uma situação muito ruim, com o déficit fiscal altíssimo, agora neste ano a previsão é em torno de R$140 bilhões e, consequentemente, aquele que assumir vai ter que ajustar as finanças do país, fazer uma lei de reordenamento administrativo grande e profunda.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 10:40h
Recadastramento

Presidente do TRE-BA convoca vereadores para apoiar revisão biométrica da Justiça Eleitoral

 
Foto Reprodução

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, convocou vereadores baianos a colaborar com a Justiça Eleitoral no último ciclo da biometria no estado. A mensagem, divulgada por meio de vídeo, vale para gestores legislativos das 281 cidades distribuídas em 108 zonas eleitorais, onde a revisão biométrica está em fase obrigatória. A meta do Tribunal é atualizar o cadastro de todos os eleitores até 2020, o que deverá ter impacto decisivo nas próximas eleições municipais.

Com a proximidade do pleito, o desembargador Jatahy Júnior reforçou a importância da atuação de todos no sentido de contribuir para regularização da situação daqueles que ainda precisam comparecer à revisão biométrica. “Devemos trabalhar em parceria e evitar o cancelamento dos títulos”, disse o presidente. 

Conforme o presidente do TRE baiano, a preocupação é maior nesta fase, pois a maior parte dos municípios em revisão obrigatória possui menos de 200 mil eleitores, o que – de acordo com a Constituição Federal - os impossibilita de um segundo turno. “Então, a disputa nessas cidades ocorre de maneira mais acirrada, sendo um voto decisivo para o resultado do pleito. Então, por isso, a nossa preocupação para revisar o maior número possível de eleitores e, desse modo, evitar um grande número de títulos cancelados”, an...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 10:15h
Suspeito de tráfico de influência

Supremo decide em 6 de agosto se afasta ministro baiano do TCU

 
Foto Reprodução

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir em 6 de agosto se o baiano Aroldo Cedraz será afastado do cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), por suspeita de tráfico de influência e recebimento de propina em obras da usina de Angra 3. Além do afastamento, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, quer ainda que a Corte aceite, de forma integral, a denúncia oferecida em outubro do ano passado contra o ministro do TCU, seu filho, o advogado Tiago Cedraz, e outras duas pessoas. Caso a Segunda Turma, composta por cinco integrantes, acate o pedido, todos os acusados se tornam automaticamente réus e vão responder à ação penal no Supremo. (Coluna Satélite/ Correio/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 09:50h
Saúde

MP realiza seminário sobre cenário epidemiológico da Bahia

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual promove, na próxima quarta-feira (17), a segunda Reunião do Fórum de Vigilância Epidemiológica, seminário aberto ao público que procura discutir o cenário epidemiológico da Bahia e encontrar soluções para os problemas que o estado enfrenta. Trabalhadores, gestores e pesquisadores da área de saúde, além de representantes de órgãos de controle participarão do evento, que acontecerá no auditório da sede do MP no Centro Administrativo da Bahia, das 14h às 18h. Interessados podem se inscrever pelo email cesau@mpba.mp.br.

Segundo o promotor de Justiça Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Defesa da Saúde (Cesau), a reunião irá abordar a situação das arboviroses no estado. “Na Bahia, os indicadores relacionados às arboviroses, sobretudo os da dengue tipo 2, não são bons. A dengue, atualmente, responde pelo maior número de casos graves, mas o Zika Vírus e a Chikungúnia também preocupam os profissionais de saúde”, afirmou. Além das arboviroses, a situação da esquistossomose também será debatida no encontro. (MP/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 09:33h
Câmara Municipal de Salvador

Geraldo Júnior quer colocar projeto dos aplicativos em votação no início de agosto

 
Foto Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), informou na tarde desta segunda-feira (15), durante a sessão ordinária, que pretende colocar o projeto que regulamenta os transportes por aplicativos em votação na primeira quinzena de agosto. Nesta terça-feira (16), a partir das 13h, uma reunião conjunta entre as comissões de Constituição, Justiça e Redação final (CCJ); e Finanças, Orçamento e Fiscalização deve apreciar a matéria nos colegiados.

“Enquanto não houver esta paridade entre as comissões, não há entendimento para votação”, disse Geraldo Júnior, salientando que a readequação do PL nº 258/18 deve atender os motoristas de transportes por aplicativos e taxistas.  (CMS/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 09:15h
Gestão em direito público

Salvador sedia terceira edição do Encontro Nordeste de Advocacia Pública

 

O Fórum Permanente das Procuradorias Gerais dos Estados do Nordeste realiza, entre os 24 a 26 de julho de 2019, o III Encontro Nordeste de Advocacia Pública. O evento, promovido pela Procuradoria Geral do Estado da Bahia com o apoio de todas as Procuradoria Gerais nordestinas e da Escola da Advocacia Geral da União, acontecerá no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, e traz como tema central ‘Direito, Desenvolvimento Regional e Advocacia Pública’. Interessados em participar devem realizar suas inscrições no hotsite do evento www.enap2019.com.br. (Foto ilustração)

O evento tem como público alvo procuradores dos Estados e Municípios, professores, secretários de Estado, advogados da União e membros do Poder Judiciário e dos Tribunais de Contas. O ENAP irá promover debates de temas atuais e relevantes para a Advocacia Pública.

O encontro tem o objetivo de reunir os advogados públicos do nordeste para discutir e trocar experiências relativas à atuação da advocacia pública com foco no desenvolvimento regional e no compartilhamento de boas práticas tanto na gestão das Procuradorias quanto temas da atividade finalística. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 09:06h
Vitória da Conquista

Eleições 2020: Herzem Gusmão e nome do PT devem reeditar disputa por prefeitura

 
Foto Bocão News

O cenário das eleições para a prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, não apresenta grandes novidades. A tendência é que a população da cidade veja em 2020 a reedição da disputa ocorrida em 2016, quando o atual prefeito Herzem Gusmão (MDB) e um candidato do PT, na ocasião o deputado estadual Zé Raimundo, polarizaram a corrida eleitoral e travaram um segundo turno.

Apesar de mais uma eleição baseada neste binômio, outros partidos também se movimentam para lançar nomes. No entanto, as costuras nessas siglas ainda são incipientes e, enquanto PT e MDB já estão com estratégias mais delineadas, as outras tentam se organizar para enfrentar adversários em condições mais favoráveis. (Texto e foto Bocão News) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 08:50h
Brasil

"Espero que nomeação seja repensada", diz ex-embaixador sobre Eduardo Bolsonaro

 
Foto Ernesto Rodrigues / Estadão

Embaixador em Washington entre 1986 e 1991, o ex-ministro da Fazenda Marcílio Marques Moreira afirmou ao Estado que uma eventual nomeação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a representação diplomática do Brasil nos Estados Unidos deveria ser “repensada”. “Essa indicação tem de ser considerada a partir de uma visão objetiva sobre o que representa para o Brasil o embaixador em Washington”, disse ele, citando nomes que passaram pelo posto, o mais importante da diplomacia brasileira, e depois assumiram cargos de ministros, como ele próprio. Antes de liderar a embaixada em Washington, Marcílio concluiu o curso de preparação para a carreira diplomática no Instituto Rio Branco, se formou em direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e, mais tarde, concluiu mestrado em ciência política pela Universidade de Georgetown, nos EUA. Atuou ainda na própria embaixada no fim dos anos 1950 e início dos anos 1960, onde trabalhou com três embaixadores diferentes. Também acumulou quase duas décadas de experiência no setor privado, no Unibanco. (Estadão/ Foto Ernesto Rodrigues / Estadão)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 08:45h
12.510 vagas

Secretaria realiza nesta terça-feira (16) o sorteio eletrônico para cursos técnicos de nível médio

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta terça-feira (16), às 14h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o sorteio eletrônico para os cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, cujas inscrições terminaram no domingo (14). O resultado poderá ser conferido, após o evento, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). São oferecidas 12.510 vagas para unidades escolares e Centros Territoriais de Educação Profissional (CETEP) e Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEP) e respectivos anexos, na capital e no interior. (Foto ilustração)

Aberto para acompanhamento de estudantes, pais, mães e professores, o sorteio será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Contas, a Auditoria Geral do Estado, o Conselho Estadual de Educação e Ouvidoria da Secretaria da Educação.

A matrícula dos estudantes sorteados acontece na quinta-feira (18) e na sexta (19), nas unidades nas escolares ofertantes de Educação Profissional, onde se inscreveram. No ato da matrícula, o aluno deve apresentar documentos como o original do histórico escolar; originais e cópias da cédula de identidade ou certidão de registro civil; do CPF; e do comprovante de residência. As aulas serão iniciadas no dia 29 de julho.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 08:36h
Advocacia Geral da União

Governo não teme judicialização da reforma da Previdência, diz AGU

 

O advogado-geral da União, André Mendonça (foto ilustração), afirmou que um eventual questionamento no Supremo Tribunal Federal sobre a reforma da Previdência não causa preocupação ao governo.

Ressaltou que está pronto para responder ações e defender a constitucionalidade da proposta. “Poderá haver judicialização, mas nós estamos preparados para ela e, neste sentido, eu não temo a judicialização”, disse.

André Mendonça concedeu entrevista à jornalista Roseann Kennedy para o programa Impressões, que vai ao ar nesta terça-feira(16), às 23h, na TV Brasil.

Ele também falou sobre a sucessão na Procuradoria Geral da República. Informou que tem recebido concorrentes ao cargo, que se colocam à disposição para esclarecimentos, caso sejam necessários

“É um diálogo onde as pessoas interessadas, principalmente as da lista tríplice, vêm se apresentar. É uma conversa muito republicana, de ambos os lados, e natural num processo dessa natureza”, observou.

O atual mandato da procuradora Raquel Dodge acaba em setembro. Caberá ao presidente da República, Jair Bolsonaro, indicar o substituto ou reconduzi-la ao cargo.

No início deste mês, Bolsonaro recebeu a sugestão de três nomes escolhid...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 08:30h
Itabuna

Ex-prefeito Capitão se reúne com ACM Neto para tratar sobre o DEM

 
Foto Reprodução

Na semana passada o ex-prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (PTB) esteve em Salvador fazendo alguns contatos políticos. Azevedo pretende ser candidato a prefeito e estaria na expectativa de mudar de partido.
Segundo uma fonte, Azevedo esteve com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que o convidou para assumir o DEM em Itabuna e ser candidato pelo partido.

Outro partido que Azevedo tem namorado é o PL, foi convidado pelo presidente estadual, José Carlos Araújo. O problema do PL é a insegurança, já que o deputado federal João Bacelar (PL) convidou o prefeito Fernando Gomes para o partido.O certo é que Azevedo retornou para Itabuna sem nenhuma definição sobre seu futuro partidário.

Alguns analistas políticos acreditam que Azevedo estaria entre cruz e a espada, pois se for para o DEM pode ter o risco de abortar a candidatura para apoiar Mangabeira (PDT). Se for para o PL corre o risco e perder a legenda para o grupo de Fernando Gomes. (PolíticosdoSuldaBahia/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 08:25h
Bahia

Saúde do trabalhador é tema de 6º encontro estadual com gestores municipais

 

Acontece na próxima sexta-feira (19), na sede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, em Salvador, o 6º encontro estadual com gestores municipais da saúde, que reunirá representantes de 15 municípios que possuem Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas fará a abertura do evento às 8 horas. (Foto ilustração)

O encontro visa constituir um espaço de discussão e de produção de consensos para o fortalecimento dos Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador da Rede Estadual de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast-Ba). Além do secretário, estaão presentes a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Rívia Barros, e a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador, Letícia Nobre.

Promovido pela Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (Divast) do Estado da Bahia, o evento possibilitará analisar situação atual e a produtividade dos Cerest da Renast-Ba. Será feita uma avaliação geral dos contratos assumidos em 2018 entre os gestores municipais e a Sesab e, também, será feita e entrega dos contratos para 2019. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 08:11h
Alagoinhas

Servidores municipais participam de curso avançado de licitações em Salvador

 
Foto: Divulgação/SEMAD

Servidores que compõem a Comissão Permanente de Licitação (COPEL) de Alagoinhas participaram, neste final de semana, de um curso avançado da Fundação César Montes (FUNDACEM), em Salvador, onde aperfeiçoaram práticas de contratação de serviços e produtos.

A capacitação partiu de uma iniciativa do governo municipal, que desde 2018 tem investido na qualificação profissional de servidores da Controladoria e da Secretaria Municipal de Administração para assegurar, em uma gestão transparente, a qualidade de produtos e serviços adquiridos, a fiscalização daquilo que está sendo entregue e também o controle da correta aplicação dos recursos financeiros.

Os resultados obtidos com o aprimoramento técnico são positivos, com reflexos inclusive na escala de transparência do município. Na avaliação feita durante o último ano pelo Ministério da Transparência e pela Controladoria-Geral da União, Alagoinhas alcançou a nota de 8.66, dando um salto significativo e ocupando a 7ª colocação entre os municípios mais transparentes da Bahia. Em 2016, a cidade ocupava a 472ª posição no ranking nacional. (Ascom/ Foto Divulgação/SEMAD)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 07:57h
Barreiras

Em evento da PM, Defensoria reforça cuidados na abordagem a crianças e adolescentes

 
Foto Reprodução

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, através da unidade em Barreiras, esteve presente em evento educacional promovido pelo Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos – DPCDH da Polícia Militar da Bahia. Com tema “Sensibilização e Padronização do Policiamento Comunitário” levou reflexões e proposta de unificação de atuação junto aos gestores de unidades operacionais e Organizações Policiais Militares – OPM em suas respectivas áreas.

Os defensores públicos Laís Daniela Nunes e Walter Tarcha, ambos atuantes em Barreiras, representaram a instituição ministrando palestra sobre Direitos da Criança e do Adolescente, reiterando como deve ser o tratamento de policiais com esse público ao cometerem atos infracionais. Foi apresentado também um vídeo institucional da Defensoria Pública e explicado sobre as atribuições da instituição. O evento aconteceu na quinta-feira, 11 de julho.

De acordo com a defensora Laís, a participação da Defensoria no evento foi uma oportunidade de convidar os policiais a refletirem sobre a relação entre os atos infracionais praticados e a ausência de políticas públicas dos municípios voltadas para a infância e a juventude. “A palestra foi bastante dinâmica, onde os policiais puderam tirar dúvidas, debater sobre o tema e relatar casos práticos vividos por eles”, relatou a defen...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 07:57h
Salvador

Geraldo Júnior convoca nova reunião na quarta-feira para debater isenção do ISS para empresas de ônibus

 

“Os dados apresentados foram insuficientes”. Essa foi a classificação dada pelo presidente da Câmara de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), ao analisar, quando indagado pela imprensa, o resultado da reunião com representantes da prefeitura ocorrida na tarde desta segunda-feira (15) no Legislativo soteropolitano. (Foto ilustração)

O objetivo do encontro foi para analisar as planilhas balizadoras do aumento da passagem dos ônibus da capital e que depende do aval dos vereadores para concessão de isenção do Imposto Sobre Serviço (ISS) as empresas concessionárias dos ônibus. Porém, o assunto ainda vai render uma nova audiência, já convocada pelo presidente, para ocorrer na próxima quarta-feira (17) no Centro de Cultura da Casa.

No encontro, além da presença dos vereadores e da imprensa, os representantes da prefeitura foram o secretário de Mobilidade, Fábio Mota e o presidente da ARSAL, Almir Melo.

O TAC discutido pelos vereadores permitiu o aumento da tarifa para R$ 4, ao invés de R$ 4,12 conforme apresentação da Planilha. Contudo, isso foi realizado sem a participação direta dos legisladores, assunto reclamado por Geraldo Júnior. A previsão de votação da matéria é 10 de agosto. (Ascom) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 07:49h
Treinamento

TCE/BA recebe novos estagiários selecionados em processo seletivo

 
Foto Reprodução

O estágio é um momento na formação em que estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os fundamentos teóricos apreendidos e vivenciar o cotidiano da profissão pretendida. Com o objetivo de possibilitar que a experiência seja positiva e enriquecedora tanto para os estudantes quanto para o TCE/BA, a servidora da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL), Olgacy Devay Torres de Freitas, recebeu, nos períodos da manhã e da tarde desta segunda-feira (15.07), na sala de treinamento da ECPL, os novos estagiários de nível superior, técnico e médio, selecionados por meio de processo seletivo realizado por uma empresa especializada. O objetivo principal do encontro foi explicar todo o funcionamento do estágio para os mais novos integrantes do programa de estágio.

A servidora da ECPL aproveitou a ambiência para promover uma integração entre os novos estagiários e os que já integram os quadros da Casa de Controle, permitindo que os mesmos colhessem as informações necessárias a partir da experiência dos colegas para desempenhar da melhor forma possível a atividade. "A partir dessa integração e da escuta dos depoimentos, eles terão um panorama real da atividade que será desempenhada. A ideia é municiá-los com todas as informações. Eles irão vislumbrar o todo da atuação do TCE. E irão entender como o trabalho deles irá impactar na atividade fim do Tribunal", revelou Olgacy. (TCE/ Foto Reprodu&cced...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 07:46h
Política

Senadores estudam proposta paralela para incluir estados na Previdência

 
Foto EBC

O relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Tasso Jereissati, afirmou nesta segunda-feira (15) que senadores estão avaliando uma proposta paralela que inclua estados e municípios nas mudanças.

Com 51 deputados presentes, o mínimo necessário, a Câmara dos Deputados abriu a sessão e, assim, começou a contar o prazo para a votação do segundo turno da reforma da Previdência. Governistas querem voltar do recesso, no dia 1º de agosto, com tudo bem adiantado para a segunda votação, em 6 de agosto.

Em discurso no plenário, o deputado Luiz Lima, do PSL, criticou as mudanças no texto - aprovadas na Câmara - que beneficiaram algumas categorias como os policiais federais e os rodoviários federais. Privilégios que tiveram o apoio do partido dele, o mesmo do presidente Jair Bolsonaro. O deputado fez um apelo aos senadores, que também vão votar a proposta.

“Foi um erro, na minha opinião, um erro crasso ter cedido ao peso e à pressão de certas corporações. Nós pedimos ao Senado Federal que não abra mais opções. Não é porque houve um erro aqui na Câmara dos Deputados que esse erro vai ser novamente cometido no Senado”.

O coordenador da bancada do Rio Grande do Sul na Câmara, Giovani Cherini, do PL, também defendeu a necessidade de se incluir estados e municípios na refo...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 07:45h
"Neto é bom, Rui é excepcional"

Vice de Rui, Leão elogia administração de ACM Neto: "Boa"

 

O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), elogiou a administração do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), na noite de segunda-feira (15). (Foto ilustração: ACM Neto e João Leão)

Em discurso, durante a posse da nova diretoria da Associação Comercial da Bahia, o pepista pediu aplausos para o democrata. “Ele faz uma boa administração”, disse.

Ainda durante o discurso, Leão destacou o trabalho feito pelo governador Rui Costa (PT).

“Mas não poderia deixar de dizer que o governador Rui Costa também faz uma excepcional administração no governo da Bahia e que é bom isso para Salvador”, ressaltou.

“Neto faz uma rua aqui, Rui faz o metrô lá, isso é importantíssimo. Concorda comigo Neto?”, questionou o vice-governador. ACM Neto apenas sorriu e agradeceu soltando um beijo para Leão. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 07:42h
Bahia

TCM cria grupo para fiscalizar projetos do BID e Bird

 
Foto Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia criou um Núcleo de Auditoria Operacional e de Projetos Cofinanciados com Recursos Externos – NAOP, que ficará encarregado de auditar as obras de infraestrutura e projetos sociais em municípios baianos que contam com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ou do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) – mais conhecido como Banco Mundial. O núcleo, que apresentou na manhã desta segunda-feira (15/07) seu plano de trabalho, será coordenado pelo auditor e conselheiro substituto Ronaldo de Sant’Anna.

Os auditores do TCM serão responsáveis pela fiscalização de contratos celebrados pela prefeitura de Salvador com as duas instituições internacionais que envolvem recursos da ordem de U$S 500 milhões, que serão aplicados em obras sociais, de educação e saúde – especialmente na região do subúrbio ferroviário de Salvador – além de projetos turísticos. Isto se tornou possível depois que foi assinado, no final do ano passado, protocolo de entendimento com o BID que credencia o TCM para a realização das auditorias de acompanhamento que são exigidas pelo próprio banco nas obras por ele financiadas.

Para isso, o BID está oferecendo treinamento e consultoria ao corpo técnico do TCM sobre normais internacionais de auditoria, e o Bird disponibilizou recursos não só para treinamento de auditores, mas também para aquisi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 06:06h
Rio de Janeiro

Lava Jato denuncia seis pessoas por corrupção em contratos do DER-RJ

 

A força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro denunciou à Justiça Federal Lineu Martins, ex-chefe de gabinete da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), na gestão do ex-presidente Henrique Ribeiro, e mais cinco pessoas, por corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro. A partir de acordos de leniência e colaboração premiada, o Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF-RJ) identificou o pagamento de propina de R$ 875 mil recebida por Lineu nos contratos do DER com a empresa Route Tecnologia. (Foto ilustração)

Na denúncia, o MPF escreveu que Lineu tinha por função acompanhar, fiscalizar e controlar a execução de contratos e convênios firmados com o DER. A empresa Route integrava o Consórcio Guanabara, contratado em 2010 para prestação de serviços de fiscalização de trânsito, de operação e gestão nas vias sob jurisdição do órgão. Para tanto, apresentou a proposta de leitura de placas de veículos em tempo real e o monitoramento de estradas por motocicletas equipadas com câmeras.

Para desenvolver o sistema, Lineu forçou a subcontratação da empresa Softhard Soluções, administrada por seu irmão, Andriano Martins, e que tinha como sócia sua mulher, Juliana Castilho, ambos também denunciados.

Os procuradores da República informaram na denúncia que &...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 06:00h
Correção de estrutura

Procon-BA emite alerta para Campanha de Recall de motocicletas da Haojue

 

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), comunica aos consumidores que a empresa JTZ Indústria e Comércio de Veículos LTDA iniciou a Campanha de Recall das motocicletas da Haojue, modelo Chopper - RC/RH/RL, ano/modelo 2018 a 2020, produzidas entre agosto de 2017 a junho de 2019, para substituição do tubo flexível do freio traseiro e adição de suporte metálico visando a correção da estrutura de fixação do flexível. (Foto ilustração)

A troca se faz necessária, pois, quando a motocicleta passa constantemente em pavimentos irregulares, há chances de ocorrer fadiga do material no conector metálico, ocasionando vazamento do fluido e reduzindo a eficiência de frenagem. Na pior das hipóteses, pode haver perda total do freio traseiro, com possibilidade de ocorrer acidentes, por mais que o freio dianteiro não seja afetado pelo problema.

A JTZ Motos recebeu, em 13 de junho deste ano, um comunicado da Jiangmen Dachangjiang Group Co. LTD. sobre a questão, levando a empresa a iniciar, no dia 24 do mesmo mês, a Campanha de Chamamento, que abrange 6.840 motocicletas produzidas no Brasil, com numeração de chassi e distribuição geográfica pelo país.

A JTZ informou que, até o momento, não tem conhecimento da ocorrência de acidentes relacio...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 05:49h
Transporte aeroviário

Governo diz que "três ou quatro" aéreas low cost querem atuar no país

 

Ao apresentar o balanço dos 180 dias do Ministério da Infraestrutura, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, disse, nesta segunda-feira (15/7), que o preços das passagens aéreas devem cair a partir de setembro. Segundo ele, isso vai ocorrer a partir de dois movimentos no setor: a chegada de novas aeronaves para empresas aéreas que já atuam no país e a entrada de novas operadoras low cost, como são chamadas as companhias de baixo custo. (Foto ilustração)

“Entre três e quatro empresas low cost estão em conversas com o governo, interessados em atuar no nosso mercado. Até serem operacionais há um caminho. Deve levar entre seis e oito meses. Mas já estão tratando com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), afirmou. A espanhola Globalia, dona da Air Europa, que já anunciou que vai operar no Brasil, deve começar a voar no segundo semestre de 2020, conforme o ministro. (web)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 05:43h
Tesouro Nacional

União pagou R$ 4,25 bilhões de dívidas de estados no primeiro semestre (Agencia Brasil)

 

O Tesouro Nacional pagou, no primeiro semestre, R$ 4,25 bilhões em dívidas atrasadas de estados. Desse total, a maior parte, R$ 2,12 bilhões, é relativa a atrasos de pagamento do estado de Minas Gerais. Também foram pagos R$ 1,99 bilhão do Rio de Janeiro e R$ 131,21 milhões de Goiás. (Foto ilustração)

Os dados estão no Relatório de Garantias Honradas pela União em Operações de Crédito, divulgado ontem (15) pela Secretaria do Tesouro Nacional. As garantias são executadas pelo governo federal quando um estado ou município ficar inadimplente em alguma operação de crédito. Nesse caso, o Tesouro cobre o calote, mas retém repasses da União para o ente devedor até quitar a diferença, cobrando multa e juros.

Apenas em junho, a União quitou R$ 1,26 bilhão de dívidas em atraso de entes subnacionais. Desse total, R$ 610,45 milhões couberam ao estado do Rio, R$ 520,36 milhões a Minas Gerais e R$ 131,21 milhões a Goiás.

Em 2016, 2017 e 2018, o Tesouro cobriu, respectivamente, R$ 2,377 bilhões, R$ 4,059 bilhões e R$ 4,803 bilhões em dívidas em atraso de estados e municípios.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 05:33h
Redução de 6 mil equipamentos

Governo vai instalar 1 mil radares em rodovias federais, diz ministro

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse ontem (15) que o governo vai instalar 1 mil radares para controle de velocidade nas rodovias administradas pela União. De acordo com o ministro, o número de radares faz parte de um acordo que o governo federal e o Ministério Público Federal (MPF) fecharam para reduzir de 8 mil para 2,2 mil o número de pontos a ser monitorados. (Foto ilustração)

"Existe uma diretriz do presidente que estamos seguindo de facilitar a vida do cidadão", disse o ministro sobre a decisão do governo de diminuir os pontos de monitoramento. "A gente verificou tecnicamente onde são os pontos que obrigatoriamente tem que ter radar e chegamos a mil equipamentos para 2,2 mil faixas monitoradas e isso foi acordado com o Judiciário e o MPF" disse o ministro.

O contrato assinado ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer estava orçado em R$ 1 bilhão para a instalação de 8.015 radares em cinco anos. A instalação dos novos aparelhos foi suspensa em abril, após questionamentos sobre a medida.

O ministro disse que, em um cenário de corte de gastos no governo, não seria razoável manter o contrato como estava. "É razoável nesse cenário de orçamento você ter contrato de R$ 1 bilhão de radar?", questionou. "Não é só o radar que salva vidas, a manutenção rodoviária, a correção geométrica, a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 05:30h
Feira de Santana

Ambulância é notificada por estacionar em local indevido

 

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), esclarece que a ambulância mostrada em vídeos que circulam na internet, na tarde desta segunda feira (15), foi notificada por estacionar em local indevido. O veículo estacionado em vaga para deficientes, não transportava pacientes no momento da infração. (Foto ilustração)

O fato ocorrido por volta das 12h desta segunda feira (15), na rua Barão do Cotegipe, se tratou de uma infração cometida pelo condutor de uma ambulância oriunda do município de Maragojipe, que estacionou em uma vaga destinada para deficientes físicos e se ausentou do local, apesar da clínica mostrada no vídeo possuir vaga para ambulâncias.

Por não se tratar de uma emergência, uma vez que o veículo não portava paciente nesta situação, o Artigo 29, inciso VII do CTB dá o direito à ambulância parar e circular desde que esteja com giroflex e sirene ligados, dentro de uma situação de emergência. Já o estacionamento só pode ser feito dentro da vaga destinada para a ambulância.

Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), foram acionados por um condutor deficiente físico, com carro com credencial regular para vaga especial, o qual necessitava estacionar. O guincho foi acionado para a devida remoção do veículo, mas que com a chegada do condutor da ambulâ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 05:26h
Políticas para mulheres

Governo da Bahia usa marca federal, mas ignora governo Bolsonaro

 

O governo petista da Bahia realizou seminário para debater políticas para mulheres, com direito a marca do governo Bolsonaro, mas sem qualquer membro do Executivo federal. Participaram só os governos do Maranhão, Pernambuco e Paraíba, todos de oposição. O evento até começou com fala de Eleonora Menicucci, ex-ministra de Dilma. Procurado, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos disse que, mesmo se fosse convidado, não iria ao evento “petista”. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

Para combater o evento do governo da Bahia, a prefeitura de ACM Neto realizou seu próprio evento. Esse sim com autoridades federais.

Secretária nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto lançou o “Marias na Construção”, voltado para autonomia econômica da mulher.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 05:23h
Lista Não Pertube

Proibição para telemarketing começa nesta terça (16)

 

Entra em vigor nesta terça-feira (16) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicações. Os clientes incluídos nesse grupo não poderão ser objeto de ligações de telemarketing de empresas para a venda de serviços, como pacotes de telefonia, acesso à internet e TV paga. A medida foi uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). (Foto ilustração)

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site criado para a iniciativa, no ar a partir desta terça-feira (16).

A lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também deverão, nesse prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões. (Anael)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.07.2019 05:20h
Sul da Bahia

Justiça condena 21 integrantes de quadrilha que atuava em Ilhéus

 

A justiça condenou 21 integrantes da organização criminosa (Orcrim) que atuava no município de Ilhéus, principalmente no bairro de Teotônio Vilela. A atuação da Orcrim foi investigada e revelada por meio da Operação Lancôme, deflagrada pelo Ministério Público da Bahia e a Polícia Civil, com apoio da Cipe, em setembro do ano passado. (Foto ilustração)

De acordo com denúncia oferecida pelo MP-BA, foi apurado que entre janeiro e setembro de 2018 os denunciados, atuando em conjunto, praticaram crimes de tráfico de drogas, posse e porte ilegal de armas e homicídios, com cooptação de menores de idade. A sentença foi proferida no último dia 10 e divulgada nesta segunda-feira (15) pelo MP-BA.

Conforme a sentença, a organização criminosa atuava sob o comando de José Alan Conceição Costa Lima, conhecido como “Alan Batom”, que dentro da Penitenciária Lemos de Brito “dava ordens aos demais denunciados. Ele determinava que alguns promovessem diretamente o tráfico de drogas, quer solicitando a seus subalternos que guardassem armas ou as transportassem de um local para o outro, ordenando e organizando, ainda, ataques aos integrantes da facção rival”.

“Alan Batom” foi condenado a 13 anos e nove meses de prisão em regime fechado. A Orcrim também atuava nos bairros do Alto da Soledade, Alto dos Carilos, Alto Formoso, Nelson Costa, Nossa Senhora ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 17:10h
Senado Federal

Styvenson pede que parlamentares assinem PEC contra o nepotismo

 

O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN - foto) defendeu nesta segunda-feira (15), em Plenário, que o nepotismo — quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes — esteja descrito como proibido em Constituição.

O parlamentar explicou que está colhendo assinaturas para apresentar uma PEC que altera os artigos 37 e 87 da Constituição Federal para extinguir essa prática no país.

— Eu quero cortar. Eu quero acabar com isso. Nem filho, nem neto, nem ninguém. Agora é de vez, é na Constituição mesmo. Se existe alguma brecha, se existe alguma possibilidade, é extrair toda e qualquer oportunidade para que isso aconteça — ressaltou. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 16:50h
Câmara Federal

Proposta amplia de 30 para 50 anos o limite do tempo de prisão

 

O Projeto de Lei 2403/19 amplia de 30 para 50 anos o limite de cumprimento das penas de prisão no Brasil. A proposta, do deputado José Medeiros (Pode-MT - foto), tramita na Câmara dos Deputados e altera o Código Penal.

Pelo projeto, crimes como homicídio qualificado e feminicídio podem levar a condenações de 50 anos de prisão. Atualmente, embora não haja limite para as penas, o tempo máximo de reclusão é limitado a 30 anos.

O tamanho da pena influencia na progressão de regime e concessão de liberdade condicional. Para progredir para o regime semiaberto, por exemplo, é necessário cumprir, em regime fechado, pelo menos 1/6 da pena original. Se a pena for muito alta, esse percentual já ultrapassa 30 anos, o que significa que o réu não terá direito à progressão de regime.

Segundo Medeiros, a proposta ajuda a acabar com a impunidade no País, “que tem leis brandas, que beneficiam o autor do crime em detrimento da população”. Além disso, disse que “a expectativa de vida do brasileiro na edição do Código Penal (em 1940) era aproximadamente 30 anos inferior à atual, de 76 anos”.

Medeiros também apontou o crescimento da criminalidade no País como justificativa para a mudança legal. “O limite abstrato de 30 anos tem se revelado flagrantemente desproporcional diante de penas vultosas aplicadas a determinados suj...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 16:30h
Distrito Federal

Caesb recupera R$ 39 milhões após informatização de pagamentos

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) recuperou R$ 39 milhões após oferecer a possibilidade de pagamentos das contas de água e esgoto pela internet ou por telefone e retomou serviços de fornecimento água que estavam suspensos por falta de pagamento. (Foto ilustração)

O objetivo da medida, de acordo com a empresa, é reduzir a inadimplência, em especial das faturas de baixo valor. Atualmente, mais de 2 milhões de contas de até R$ 500 estão em aberto. Essas contas equivalem a 96% de todas as faturas não quitadas junto à companhia.

O cliente que deve algum valor à Caesb pode negociar as contas em aberto pelo site www.caesb.df.gov.br, via autoatendimento ou pela Agência Virtual, opção conta em aberto, ou ainda pela Central de Atendimento, no telefone 115. A Caesb informou que está também enviando boletos para esses clientes.

Os consumidores podem ainda ir até um dos 13 escritórios ou nos cinco postos Na Hora. A empresa lembra, no entanto, que os escritórios regionais não recebem pagamento de contas. Para o parcelamento de débitos, o consumidor deve levar cópia e original dos documentos pessoais e dos documentos de propriedade ou posse do imóvel.

Após a quitação dos débitos, caso o fornecimento de água esteja suspenso, o prazo é de 16 horas úteis para religação no ramal predial de água e de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 16:10h
Justiça Eleitoral

TSE vai definir primeiras cidades que vão emitir DNI

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve definir em novembro deste ano as cidades que vão participar do projeto-piloto para as primeiras emissões do Documento Nacional de Identificação (DNI), documento digital que reunirá informações da identidade (RG), CPF, título de eleitor e carteira nacional de habilitação dos cidadãos. (Foto ilustração)

De acordo com o tribunal, responsável pela gestão do programa, técnicos trabalham na identificação das localidades que apresentam condições técnicas para iniciar a emissão do DNI. Cidades com maior número de pessoas cadastradas no sistema biométrico de votação das urnas eletrônicas devem participar do projeto inicial.

Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 100 milhões de pessoas já foram cadastradas pela biometria em todo o país.

Em 2018, o projeto-piloto do documento único foi lançado pelo governo federal e pelo TSE, que fornecerá a base de dados da biometria dos eleitores para compor o banco de informações. No início de janeiro, o governo federal retomou iniciativas passadas para criar a base digital que unifique diversos documentos. (Agência Brasil) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 16:00h
Aniversariante do Dia

Jornalista Lete Simões em festa hoje em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 14:20h
Feira de Santana

Roberto Mendes e Chuá de Cabaça abrem o Reconsertão

 

Os vínculos que unem o Recôncavo e o Sertão são muito mais presentes do que se possa imaginar em uma ligeira reflexão a respeito dessas partes tão ricas, diversas, múltiplas dessa imensa Bahia.

Muito além dos elementos geográficos e econômicos, o Recôncavo e o Sertão representam baías profundas, criativas e verdadeiras. Recôncavo e Sertão com suas particularidades e similaridades são muito mais que rótulos ou modismos, são raiz, história e memória.

No próximo dia 26 de julho (sexta), às 21h30, o cantor e compositor Roberto Mendes fará um show ao lado do grupo Chuá de Cabaça numa junção poética e musical entre Recôncavo e Sertão. O "Reconsertão" acontece na Cúpula do Som e já tem data marcada para outros férteis encontros musicais.

O show representa a abertura de uma iniciativa que pretende consolidar os laços musicais e poéticos destes dois pontos do nosso estado, tão ajuntados e também tão dispersos. (Elsimar Pondé )
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 13:30h
Lauro de Freitas

Quilombola do Quingoma sofreu ataque: deputado acusa Rui Costa e prefeita de omissão

 

Membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Hilton Coelho (PSOL) recebeu denúncias de mais um ataque à Comunidade Quilombola do Quingoma. “Na manhã do domingo (14), por volta das 8h30, os moradores da Travessa Maristela, Quingoma de Dentro, Lauro de Freitas, foram surpreendidos por um grupo de homens armados alegando ser da Policia Civil, em companhia de um suposto dono do terreno, em um veículo de cor preta. A área está dentro de um território reconhecido oficialmente como remanescente de quilombo”, informa. (Foto ilustração: Hilton Coelho, Rui Costa e Moema Gramacho)  

O deputado afirma que os ataques ao Quilombo Quingoma representa “racismo ambiental e omissão do Estado. De forma violenta e covarde derrubaram casas de alvenaria, queimaram barracos, bateram em moradores, sacaram armas e ameaçaram de morte. A comunidade atingida pela violência já prestou queixa policial e aguardamos que todas as medidas sejam tomadas para proteger a população”.

“Reivindicamos que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) tome providências imediatas para acabar com ações que se caracterizam de pessoas certas da impunidade que invadem e destroem residências, matam animais, invadem, oprimem e humilham certos de que não serão alcançados pela lei. Já foram feitas denúncias anteriores, porém, as ações violentas e intimidatórias contra a comunidade continuam....

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 12:05h
Câmara e Senado Federal

Congresso deve entrar em recesso branco até 6 de agosto

 

A Câmara dos Deputados e o Senado têm poucas atividades agendadas para esta semana e, na prática, os parlamentares devem entrar em recesso informal, chamado nos bastidores de ‘recesso branco’. Como não ocorreu a votação da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, não pode haver o recesso oficial, que começaria na próxima quinta-feira (18). De acordo com a Constituição, a interrupção dos trabalhos legislativos em julho está condicionada à aprovação do projeto de LDO. (Foto ilustração)

O presidente do Senado e também presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), deve fazer uma reunião de líderes na tarde desta segunda-feira (15) para confirmar que se a votação da LDO fica apenas para a primeira semana de agosto, mas o próprio relator da proposta de diretrizes orçamentárias, deputado Cacá Leão (PP-BA), comentou na semana passada que, para não atrapalhar as votações da reforma da previdência, a análise da LDO ficaria para agosto.

O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Marcelo Castro (MDB-PI) também confirmou a informação. Castro tinha a intenção de convocar reunião da CMO para esta terça-feira (16) ou quarta-feira (17), mas sem sessões dos plenários convocadas, é difícil garantir a presença dos parlamentares.

O presidente da...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 11:46h
Educação

Prouni do segundo semestre de 2019 abre prazo para manifestar interesse na lista de espera

 
Foto: Reprodução/Siteprouni.mec.gov.br

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) do 2º semestre de 2019 abre nesta segunda-feira (15) o período para os candidatos manifestarem interesse na lista de espera. O prazo se encerra na terça (16).

O programa foi criado em 2004 e oferece bolsas de estudo integrais ou parciais para graduação em instituições privadas de ensino. Para concorrer a bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e não pode ter um diploma do ensino superior.

De acordo com o site do programa, o estudante que não foi pré-selecionado na primeira fase terá a chance de concorrer mais uma vez.

Para participar, é necessário entrar na prágina do Prouni (http://www.siteprouni.mec.gov.br/) e se cadastrar. (G1/ Foto: Reprodução/Siteprouni.mec.gov.br)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 11:23h
Proposta de Bolsonaro

56% são contra e 41%, a favor de aumento do limite da pontuação da CNH , diz Datafolha

 
Foto: Divulgação

A proposta do presidente Jair Bolsonaro de aumentar a pontuação máxima da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é reprovada por 56% da população, segundo pesquisa do Datafolha divulgada pela "Folha de S.Paulo". Outras medidas sugeridas também tiveram oposição.

A pesquisa ouviu 2.006 pessoas com 18 anos ou mais, em 130 municípios brasileiros, entre os dias 4 e 5 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

De acordo com os dados divulgados, 41% dos brasileiros ouvidos são a favor do aumento de 20 para 40 pontos máximos na CNH. 1% respondeu como indiferente e 3% não souberam responder.

O afrouxamento da punição para quem transportar crianças de até 7 anos sem cadeirinha teve reprovação de 68% dos entrevistados, com aprovação de 30%. 1% disse ser indiferente e 1% não soube responder.

De acordo com o projeto, a multa e a retenção do veículo seriam substituídas por uma advertência por escrito.

Já a proposta que cancela a instalação de radares em rodovias federais teve rejeição de 67% dos entrevistados e apoio de 30%. Neste caso, 1% disse ser indiferente e 2% não souberam responder.

De acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados acreditam que as medidas para o t...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 10:45h
Feira de Santana

Campeonato Baiano de Kung Fu trouxe campeões nacionais a Feira de Santana

 

Atletas de kung fu de cinco municípios participaram, neste domingo, 14, do Campeonato Baiano deste esporte – estilo kuntae do. A competição foi realizada, durante todo o dia, no Ginásio Oyama Pinto, no Campo Limpo. (Foto ilustração)

O evento teve o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, mais a de Saúde. Os atletas apresentaram, em várias categorias, cinco estilos de luta, entre eles o shao lin, sanda e o kuntae do.

Para o presidente da Federação Baiana de Wushu-Sanda, Alencastro Moura, a competição, além de servir para observar o nível técnico dos atletas, objetiva expandir o esporte, que, ao contrário de outras artes, não é tão difundido. “Estamos trabalhando para a popularização do kung fu”, afirma o presidente.

A competição contou com a participação de campeões nacionais e de Joca Soares [foto acima], criador do estilo kuntae do, dono de vários títulos internacionais.

O mestre Junilson da Silva Santos, conhecido como Gel, considera que o nível dos atletas é alto – visto os títulos nacionais conquistados, e que a competição teve como objetivo levar o esporte, que vai se tornar Olímpico, ao conhecimento do grande público. (Secom/Fsa) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 10:27h
Porto Seguro

Audiência pública contará com edição do "Projeto Universitário Cidadão"

 
Foto Divulgação

O “Projeto Universitário Cidadão”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), será apresentado, na próxima sexta-feira (19/7), durante audiência pública no município de Porto Seguro. A edição extraordinária ocorrerá dentro da programação do encontro, que pretende debater o recadastramento biométrico na região. O evento será conduzido pelo presidente do Eleitoral baiano, desembargador Jatahy Júnior, e está marcado para 9h30, na Câmara de Vereadores da cidade. Na ocasião, o secretário de Planejamento de Estratégia e de Eleições, Maurício Amaral, abordará questões relacionadas ao moderno sistema eletrônico de votação e a sua importância para a democracia brasileira.

 Os interessados em participar do encontro, que terá certificação com carga horária de 3h, deverão realizar as inscrições por meio do endereço: eje.tre-ba.jus.br. As vagas são limitadas.

Audiência Pública

O objetivo da audiência pública é debater a logística do último ciclo da revisão biométrica na Bahia, que tem como prioridade o atendimento com hora marcada. A meta é concluir a biometria antes das eleições municipais de 2020. Em Porto Seguro, o encontro servirá, também, para alavancar a coleta dos dados biométricos nas localid...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 10:10h
Capital Federal

Vizinhos reclamam da segurança de Moro no Sudoeste

 

Moradores do prédio onde o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (foto), vive em Brasília estão incomodados com o burburinho provocado pelos seguranças do ex-juiz da Lava-Jato. Moro escolheu o Sudoeste para morar, como o ex-ministro José Dirceu, que também chamou a atenção e incomodou vizinhos pela vigilância da PM na quadra. (Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos/CB)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia