Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você daria um Título de Cidadão a Jair Bolsonaro?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima

Retomando as entrevistas com lideranças políticas e de destaque no Município ou de projeção em níveis estadual e nacional, estamos nesse mês com o químico e sindicalista Hamilton Ramos de Lima. Natural de Feira de Santana, 59 anos, casado, pais de dois filhos, nível superior, católico, pensa em ser candidato a prefeito em 2020. Foi uma conversa com o próprio diretor do site Bahia na Política, Jair Onofre, de pouco mais de duas horas. Ainda sem partido, diz que está analisando uma legenda. Já conversou com vários dirigentes e seu principal problema nesse momento é ter uma plataforma política administrativa para discutir com a sociedade. Veja a seguir:

O senhor sempre viveu Feira de Santana, participando das atividades seja da área administrativa ou política. Afinal, quem é Hamilton Ramos?

Hamilton é um camarada que procura ser o mais correto possível, sempre imaginou galgar profissionalmente um bom lugar na sociedade feirense e por ironia do destino, para não cumprir horário na Prefeitura, eu entrei no sindicato, mas nunca tive isso como profissão. Gosto da área de sindicato, gosto de atender o público, de resolver os problemas das pessoas, mas sou muito apaixonado mesmo é pela área de Química, onde presto serviço a várias empresas em Feira de Santana. Uma área não atrapalha a outra. Sou consultor de empresas, eu agradeço a Deus todo dia por ter batalhado muito e ter tido vários perfis, várias profissões e me dedicado ao meu trabalho. Tem muitos anos que eu pude tirar 15 dias de férias, porque quando eu me livro de uma atividade, não tenho como me afastar da outra. Eu continuo batalhando, continuo prestando meus serviços da melhor maneira possível e, profissionalmente falando, onde as empresas me requisitam eu estou sempre à disposição para prestar o melhor serviço possível.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 05:59h
Cúpula do Som

Pedro Sampaio se apresenta em Feira de Santana

 

Esta semana, o espaço Cúpula do Som recebe o cantor, compositor e instrumentista, Pedro Sampaio (foto ilustração). Natural de Xique-Xique, o artista é um legítimo representante das barrancas do São Francisco, com as quais conviveu durante boa parte da vida.

Dono de uma bela voz, em diversos trabalhos próprios e participações em coletâneas, registrou parte de uma rica história de quase 30 anos de caminhada musical pelo Brasil.

A apresentação de Pedro Sampaio na Cúpula será realizada na sexta (19), a partir das 21h30 e contará com a participação especial do grande cantador Timbaúba. A produção deste show é de Beth Nascimento e Telito Rodrigues. (Elsimar Pondé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 05:56h
Pesquisa EQUALIP

Vereador Carlinhos ocupa o primeiro lugar em Anguera

 

Pesquisa contratada pelo site Bahia na Política e jornal Folha do Estado, junto à empresa EQUALIP, trouxe números para vereador na cidade de Anguera, se a eleição fosse hoje. O vereador Carlinhos (Foto ilustração), de cinco mandatos, aparece em primeiro lugar na lista com 28 nomes citados, com 5,62%. 49,39% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar e brancos e nulos somam 9,05%. Foram ouvidos 409 eleitores entre os dias 27 e 28 de agosto e 5 de setembro, em 11localidades. A margem de erro é de 4,8% e o nível de confiança é 95%. “Eu credito essa minha colocação ao trabalho que desenvolvo em Anguera, principalmente na sede. É um mandato voltado para o social, saúde e esporte. Tenho certeza que são essas marcas que nos coloca bem na pesquisa. Vou continuar trabalhando, afinal eleição se ganha é no dia. Mas não poderia deixar de agradecer a confiança do povo de Anguera”, declarou o vereador Carlinhos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 05:55h
Em busca de apoio

Augusto Aras se aproxima de João Roma na peregrinação pelo Senado

 

Indicado para suceder Raquel Dodge na PGR, Augusto Aras cercou-se de parlamentares baianos para auxiliá-lo na peregrinação pelo Senado. Recentemente, aproximou-se de João Roma (PRB-BA). (Painel)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 05:51h
Recife

No PT fica cada dia mais difícil candidatura a prefeita de Marília Arraes

 

Desejosa em ser candidata a governadora pelo PT nas eleições de 2018 em Pernambuco, o que não conseguiu, Marília Arraes (foto ilustração) deve ter mais um problema no PT em 2020. É que a mesma deseja ser candidata a prefeita em Recife, mas o campo majoritário do PT não quer. Já há quem aposte em uma saída de Marília Arraes para outro partido.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 05:47h
Brasil

TSE vai trocar todas as urnas eletrônicas para eleições de 2020

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai trocar as 83 mil urnas eletrônicas do país. A previsão é que sejam no mínimo 103 mil novas urnas, mas o edital diz 180 mil novos equipamentos. O TSE ainda não disse o que fará com as urnas velhas, como serão descartadas. A ideia é vender para outro país.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 05:44h
Feira de Santana

Hamilton Ramos diz que candidatura de prefeito não é brincadeira

 

O sindicalista e químico Hamilton Ramos (Foto ilustração), em contato com o site Bahia na Política, disse que engana-se quem pensa que sua candidatura a prefeito de Feira de Santana é brincadeira. “Tenho quase 60 anos de vida nessa cidade e conheço de perto seus problemas e suas angústias. Tenho projetos para o Município de geração de empregos e melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Vou construir com os amigos esse projeto”, declarou Hamilton Ramos.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 05:42h
Feira de Santana

Cadmiel pede reunião da Secretaria de Meio Ambiente com donos de carros de som

 

A intensificação da fiscalização de carros de som de outros municípios que estão circulando em Feira de Santana, sem atender as normas do Município, gerando poluição sonora, foi solicitada pelo vereador Cadmiel Pereira (PSC) á Secretaria de Meio Ambiente. “Propaganda é a alma do negócio, mas empresas de fora estão fazendo poluição sonora e os que trabalham legalmente estão sofrendo, sendo confundidos com aqueles que trazem paredões”, argumentou o vereador. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 05:38h
Evitar feminicídio

Gerusa propõe que Município disponibilize curso de defesa pessoal para mulheres

 

A vereadora Gerusa Sampaio (DEM) informou, nesta segunda-feira (16), que fará uma indicação ao prefeito Colbert Martins para que o Município disponibilize curso de defesa pessoal para mulheres, para conter os casos de agressão e até reduzir os índices de feminicídio em Feira de Santana. Ela justificou que vários estados têm cursos de defesa pessoal para a mulher. “Infelizmente nossa Lei Orgânica não permite trazer como lei, mas posso indicar, provocar o Município”, disse Gerusa, ressaltando que acredita que contará com o apoio do prefeito Colbert Martins. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 05:37h
Feira de Santana

Edvaldo Lima diz que PM não pode fazer blitz de trânsito

 

A Polícia Militar foi alvo de críticas do vereador Edvaldo Lima (PP), por fazer blitz com o objetivo de arrecadar e guinchar veículos com irregularidades. Para ele, a competência de gerir o trânsito é da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). “Em Feira de Santana a competência é dos agentes de trânsito e não de policiais militares”, disse, ressaltando que é diferente fazer blitz para coibir a criminalidade. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.09.2019 05:33h
Feira de Santana

Lei obriga lojas a receberem restos de tintas e solventes para destinação final

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, nesta segunda-feira (16), em segunda discussão, Projeto de Lei de autoria do vereador Isaías de Diogo (PDT) que trata da destinação de sobras e recipientes de tintas, vernizes e solventes, tornando obrigatório que as lojas que comercializam esses produtos possam receber esses vasilhames, para que posteriormente possam ser recolhidos para as empresas fabricantes. O vereador destacou a importância do projeto para o meio ambiente, já que os restos de substâncias terão destinação correta. Se as empresas não aceitarem realizar o descarte estarão sujeitas a autuações, aplicação de multas no valor de R$1 mil, podendo chegar até a R$5 mil, em caso de reincidência. O prazo para adequação é de 60 dias. A lei entrará em vigor a partir da data de sua publicação. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 17:30h
Senado Federal

Kajuru cobra postura de Gilmar Mendes sobre CPI dos Tribunais Superiores

 

O senador Jorge Kajuru (Patriota-GO - foto) lamentou em Plenário, nesta segunda-feira (16), que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, não tenha se assumido suspeito de julgar o mandado de segurança ajuizado por ele para garantir a instalação da CPI dos Tribunais Superiores.

Na opinião de Jorge Kajuru, o magistrado deveria se afastar do caso depois que se manifestou sobre o mérito da questão, em entrevista concedida ao site Uol e ao jornal Folha de São Paulo, no último fim-de-semana.

Segundo o senador, na ocasião, o ministro argumentou que a CPI é inconstitucional, porque a independência entres os poderes prevista na Constituição não permite esse tipo de investigação. Na mesma entrevista, de acordo com o senador, Gilmar Mendes declarou que, se instalada a CPI, os ministros, mesmo se convidados, não compareceriam às audiências.

Mas para Jorge Kajuru, a CPI não é inconstitucional, porque o requerimento de criação tem o número mínimo de assinaturas exigidas pela Constituição.

— Gilmar Mendes adiantou qual deve ser o seu parecer até amanhã, sobre o mandado de segurança encaminhado ao STF. Aguardemos! Mas tenham certeza: não vamos desistir. Iremos até onde for possível nessa luta pela implantação da CPI dos Tribunais Superiores. Até que haja o julgamento dos 11 [ministros]. Porque...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 16:10h
Câmara Federal

Comissão sobre improbidade administrativa tem audiência na quarta

 

A Comissão Especial sobre Improbidade Administrativa realiza audiência pública nesta quarta-feira (18) para debater o Projeto de Lei 10887/18, que atualiza a legislação sobre o assunto. O debate atende requerimento do deputado Carlos Zarattini (PT-SP foto ilustração), relator da proposta.

Foram convidados para o encontro, entre outros nomes, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; o ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário; e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi.

Hora e local

A audiência será às 15 horas, no plenário 11. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 15:45h
Feira de Santana

Programação da Semana Nacional do Trânsito será lançada na próxima quarta-feira

 

Uma semana repleta de atividades voltadas para a educação e segurança no trânsito está programada para acontecer entre os dias 18 e 26 de setembro em Feira de Santana, durante a Semana Nacional do Trânsito. O lançamento da programação acontecerá no I Seminário Estadual sobre municipalização e segurança no Trânsito, dia 18 de setembro, das 08h às 17h, no Teatro do SESC. Os interessados podem obter mais informações e realizar as inscrições gratuitas através do link: https://bit.ly/2lW9CR9. (Foto ilustração)

O evento será coordenado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Superintendência Municipal de Trânsito- SMT e diversos órgãos ligados ao trânsito.

As atividades terão início já no sábado dia 21, com uma corrida de orientação, às 08h no 35 Batalhão de Infantaria, com a participação dos guardas municipais mirins. Já no domingo, dia 22, haverá uma edição especial do projeto Rua Viva, a partir das 08h na Avenida Fraga Maia, com uma programação repleta de atividades para toda a família, com ações educativas e de lazer e entretenimento.

A abertura da programação com os stands no estacionamento da Prefeitura, acontece no dia 23 de setembro, com a participação da 3ª Ciretran, PRF, Pelotão Asa Branca da Políci...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 14:55h
Lauro de Freitas

Secretários de Saúde da RMS aprovam instalações do Hospital Metropolitano

 

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, acompanhou nesta segunda-feira (16) Secretários de Saúde dos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) em visita guiada às obras do Hospital Metropolitano. A unidade, que está sendo erguida em Lauro de Freitas e está com 90% de obras concluídas, deve ser inaugurada no primeiro trimestre de 2020, passando a integrar a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). (Foto ilustração)

De acordo com Vilas-Boas, o “Hospital Metropolitano será o principal equipamento de saúde da RMS, atendendo a todos os casos da rede de urgência e emergência do litoral norte e das cidades que compõem a região metropolitana, pelo fácil acesso, a partir de diversas vias expressas, o que irá desafogar o Hospital Geral do Estado, Hospital Geral Roberto Santos e o Hospital Geral de Camaçari”, ressalta.

Entre obras e equipamentos, a unidade receberá investimentos da ordem de R$ 180 milhões. Com 265 leitos, sendo 55 de Terapia Intensiva (UTI), o hospital será de grande porte, com 27.900 metros quadrados de área construída. A unidade será referência para casos de urgência e emergência, trauma (particularmente o trauma raquimedular), acidente vascular cerebral (AVC) e contará com dez salas de cirurgia. Um dos destaques do projeto é a Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que atenderá pacientes acometidos pelo A...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 14:30h
Reforma da Previdência

Termina hoje prazo para apresentar emendas de mérito à Previdência

 

Vencida essa fase, que também encerra a apresentação de emendas ao texto, a proposta volta à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa para que o relator do texto, Tasso Jereissati (PSDB-CE - foto), analise as sugestões apresentas pelos senadores. Só depois disso a matéria será votada no plenário em primeiro turno.


Até às 13h de hoje, já haviam sido apresentadas 78 emendas.

Pelo calendário definido com os líderes na próxima quinta-feira(19), o relator fará a leitura de seu parecer sobre essas emendas em reunião extraordinária da CCJ e, na terça-feira (24), o parecer será discutido e votado de manhã no colegiado e, à tarde, no plenário da Casa em primeiro turno, Para ser aprovado, são necessários 49 dos 81 votos.

Já o segundo turno da PEC principal, que será antecedido de três sessões de discussão, está marcado para o dia 10 de outubro. Depois disso, se a proposta for aprovada, seguirá para promulgação pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre ( DEM-AP).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 13:40h
Poder Judiciário

Só lei complementar de iniciativa do Supremo pode afastar magistrado, decide STF

 

A autorização para o afastamento de magistrados é matéria reservada à lei complementar de iniciativa do Supremo. O entendimento foi firmado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, em julgamento virtual em sessão que aconteceu entre os dias 16 e 22 de agosto. (Foto ilustração)

O plenário julgou procedente a ADI 4088, ajuizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) contra norma do Amazonas que atribui ao presidente do Tribunal de Justiça estadual competência para autorizar o afastamento de magistrados e servidores da Justiça.

Por unanimidade, o Tribunal acompanhou o voto do relator, ministro Luiz Edson Fachin, para declarar a inconstitucionalidade da expressão “magistrados” contida no inciso XXIX do artigo 70 da Lei Complementar 17/1997 do Estado do Amazonas.

"A disciplina constitucional, conquanto tenha recepcionado a lei complementar anterior, passou a prever um requisito formal indispensável: lei complementar de iniciativa do Supremo Tribunal Federal. E porque a lei impugnada na presente ação direta divergiu da disciplina para a qual se exige norma formalmente qualificada é que se deve reconhecer sua inconstitucionalidade", disse.

No voto, o relator citou também um entendimento firmado pela corte em anos anteriores que "julgou inconstitucional norma Regimento Interno do Conselho Superior da Magistratura do Estado do Ceará que previa competir ao Conselho fiscalizar o cumprimen...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 13:20h
Ouvidoria-Geral da União

Rede Ouvidorias define medidas de proteção para denunciantes

 

A Rede Nacional de Ouvidorias definiu medidas de proteção para quem denunciar ilícitos ou irregularidades cometidos na administração pública. A resolução da Ouvidoria-Geral da União, publicada hoje (16) no Diário Oficial da União, garante a preservação da identidade do denunciante, como proteção do nome e endereço. (Foto ilustração)

Os dados ficarão com acesso restrito e sob guarda exclusiva da unidade de ouvidoria responsável pelo tratamento da denúncia. Os elementos de identificação poderão ser solicitados pelo agente público responsável pela apuração da denúncia, caso haja necessidade, mas só poderão ser fornecidos com o consentimento do denunciante.

De acordo com a resolução, caso haja má-fé na realização da denúncia, o denunciante estará sujeito às responsabilização civil e penal. Caso a má-fé seja comprovada e reconhecida na esfera judicial, a proteção da identidade poderá ser retirada.

As medidas foram instituídas pelo governo brasileiro seguindo recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização dos Estados Americanos (OEA), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), bem como da Declaração de Osaka dos Líderes d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 13:00h
Partido dos Trabalhadores

Eleição interna do PT tem denúncias de fraudes por integrantes do próprio partido

 

Não foi só a eleição para presidência do PT de Salvador que terminou em confusão. Denúncias de fraudes marcaram o processo de eleição interna da legenda, no último dia 8, em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco. (Foto ilustração)

Os filiados ao partido foram às urnas para escolher os presidentes dos diretórios municipais e os delegados, que por sua vez irão eleger os presidentes estaduais e o presidente nacional.
As acusações incluem presença de pessoas mortas nas listas de filiados e intimidação do trabalho de fiscais.

De acordo com a Agência O Globo, as fraudes teriam favorecido a CNB, a corrente majoritária do partido. Os diretórios estaduais vão verificar agora as alegações apresentadas e determinar se serão realizadas novas eleições nas cidades onde ocorreram problemas. (metro1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 11:55h
São Paulo

Bolsonaro receberá alta à tarde e retorna a Brasília ainda hoje

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro (foto ilustração), receberá alta médica ainda hoje (16) informou o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. A alta será dada à tarde, após uma sessão de fisioterapia. Segundo o porta-voz da presidência da República, Otávio Rêgo Barros, o presidente viaja ainda hoje para Brasília.

Bolsonaro está internado em São Paulo desde o dia 7 de setembro. Ele se recupera de uma cirurgia feita em razão da facada levada durante a campanha para as eleições presidenciais de 2018. Em Brasília, ele continuará seu processo de recuperação, seguindo as orientações médicas relacionadas à dieta e à atividade física. Segundo o diretor médico do Hospital Vila Nova Star, Antônio Antonietto, Bolsonaro deve manter a dieta cremosa - composta de alimentos triturados até que se forme um creme e é anterior à fase pastosa.

Há a previsão inicial de que a equipe médica vá a Brasília na sexta-feira para avaliar a recuperação de Bolsonaro.

Por orientação médica, ele ficará afastado da Presidência até quarta-feira, assumida interinamente nesse período pelo vice-presidente, Hamilton Mourão. “Isso vai permitir ao senhor presidente um descanso ainda maior para uma recuperação mais rápida”, disse o porta-voz.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 11:15h
Casamento gay

Conceito de entidade familiar deve prever união homoafetiva, diz STF

 

O conceito de entidade familiar não pode deixar de fora a união entre pessoas do mesmo sexo, voltou a afirmar o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, ao julgar a constitucionalidade de uma lei do Distrito Federal (DF). (Foto ilustração)

O entendimento foi reforçado no julgamento virtual de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade em que o PT questionou a Lei Distrital 6.160/2018, que estabelece a Política Pública de Valorização da Família no Distrito Federal.

Em seu artigo 2º, a lei define como entidade familiar “o núcleo social formado pela união de um homem e uma mulher, por meio do casamento ou união estável”.

O relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, acatou os argumentos do PT, de que a legislação distrital, da forma como redigida, violava os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da isonomia ao restringir o conceito de família, deixando de fora as uniões homoafetivas.

“Quando a norma prevê a instituição de diretrizes para implantação de política pública de valorização da família no Distrito Federal, deve-se levar em consideração também aquelas entidades familiares formadas por união homoafetiva”, escreveu Moraes em seu voto, que foi acompanhado por todos os demais ministros do Supremo.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 11:00h
Alagoinhas

Prefeitura divulga nota de repúdio contra suposta "onda de denuncismo"

 

A Prefeitura de Alagoinhas vem a público para, lamentavelmente, manifestar repúdio à onda de denuncismo irresponsável contra a gestão municipal e à sua equipe de servidores, promovida por motivação política, e que em nada contribui para a cidade e para a vida dos alagoinhenses. (Foto ilustração)

Tais denúncias são frágeis tentativas de confundir a população e de desqualificar o trabalho feito por um governo que, desde o 1º dia, vem movendo todos os esforços para promover o crescimento da cidade, sanando dívidas herdadas e realizando novos processos licitatórios para a retomada de obras essenciais abandonadas pelas gestões anteriores

A propósito de matéria publicada no Jornal A Tarde neste domingo (15), e em atenção e respeito à população de Alagoinhas, a gestão expressa a sua profunda indignação em relação às inverdades do seu conteúdo, e informa que, valendo-se do Direito de Resposta, cada ponto será devidamente esclarecido. - Prefeitura de Alagoinhas (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 10:40h
Brasília

União autoriza venda de terreno de 65 mil metros quadrados na Octogonal

 

Na semana passada, o Comitê Central de Avaliação (CCA), criado pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), autorizou a venda de um terreno de 65 mil m² na Octogonal, cujo valor está estimado em R$ 280 milhões. (Foto ilustração)  

A área fica próxima ao Terraço Shopping. O secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Fernando Bispo, informa que a divulgação da chamada pública está prevista para ocorrer até o fim do ano. Além do terreno na Octogonal, Brasília tem outros 412 imóveis para serem colocados à venda.  

Segundo Bispo, serão feitas chamadas públicas para todos os imóveis do catálogo, com prioridade para aqueles para os quais o governo, por meio do novo site e outros mecanismos, identificou maior interesse. “Aqueles que não forem vendidos com os chamamentos públicos, vão seguir para o site que vai funcionar como uma espécie de show room para venda direta, que pode ocorrer em casos em que, depois do chamamento, apareça um único comprador. “Caso não haja interessados depois das chamadas públicas, os imóveis ficam disponíveis para venda direta. Se houver alguma proposta, será dado um prazo, a ser definido em portaria, para ver se alguém mais se manifesta, de forma a fazer um novo processo competitivo, para aumentar o preço. O valor inicial é sempre o preço mínimo de m...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 10:30h
Caixa Econômica Federal

Saques do FGTS: Caixa dá dicas para evitar golpes contra o trabalhador

 

A Caixa Econômica Federal registrou mais 12 milhões de transações nesses primeiros dias de saques de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que, segundo o governo federal, devem injetar R$ 40 bilhões na economia até março de 2020. (Foto ilustração)

Para evitar que as pessoas sejam vítimas de golpistas, o banco publicou em seu site dicas de segurança.

Dicas de segurança

Evite fornecer a senha ou número do Cartão Cidadão, pois golpistas procuram entrar em contato com os clientes se passando por empregados das centrais de cartões ou do banco, para obter informações e, assim, aplicar golpes.

Não acesse links em nome da Caixa, pois o banco não envia links por e-mail, SMS ou WhatsApp. “Se você receber mensagens desse tipo, desconfie”.

Não faça pré-cadastro para saque do FGTS. Golpistas têm se passado pela Caixa no WhatsApp. Não responda. Em caso de dúvida, procure os canais oficiais do banco.

A área de segurança da Caixa mantém ainda, uma página atualizada com dicas e informações sobre os principais golpes praticados pelos fraudadores.

O banco alerta que não envia mensagens sobre saques das contas vinculada FGTS; não solicita senhas, dados ou informações pessoai...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 10:14h
Tribuna Livre

Setembro Amarelo: Psicóloga destaca aumento dos casos de depressão entre adolescentes da rede municipal

 

Fez uso da tribuna livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta segunda-feira (16), a psicóloga e professora Áylla Grecce Santos Miranda, que tratou do aumento de casos de casos de depressão, suicídio e automutilação entre adolescentes da rede municipal de ensino.

Áylla trouxe dados alarmantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) a respeito do assunto. “Segundo a OMS, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida. Isso quer dizer que nos 10 minutos que vou falar aqui 15 pessoas vão se suicidar. Isso também quer dizer que 800 mil pessoas se suicidam por ano. Isso é um dado que não é 100% correto, porque não estão inscritos as pessoas que tentam suicídio. Para cada suicídio, há 20 tentativas. No caso de jovens é a segunda maior causa de mortes, perdendo apenas para acidentes de trânsito”, informou.

A psicóloga salientou que vem desenvolvendo um projeto voluntário em escolas públicas da rede municipal de ensino e que é assustador a quantidade de alunos que estão inseridos no contexto da depressão e automutilação. “Durante a palestra burburinhos, entreolhares, se cutucam, percebem a inquietação. Após palestra eles nos procuram. Não sou estou falando de um ou dois praticando automutilação, eu estou falando de 25, 30 pessoas em um universo de uma unidade escolar, fora aqueles que ficam escondidos”, lamentou e chamou atenção dos vereadores para que apoiem a inserç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 10:12h
Feira de Santana

Prefeitura vai abrir 240 vagas através de processo seletivo para a Sedeso

 

A Prefeitura de Feira de Santana vai abrir concurso público para 240 vagas, através de Processo Seletivo Simplificado (REDA). Os cargos são de nível superior e técnico, para preenchimento de vagas em todos os equipamentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). (Foto ilustração)

O secretário de Desenvolvimento Social, Pablo Roberto Gonçalves, explica que o concurso público será realizado ainda este ano, mas ainda não tem data definida. "Para viabilizar o processo o mais breve possível, já estamos mantendo contatos com o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Evandro Silva, para discutir a possibilidade da instituição coordenar o processo seletivo", revelou.

A adoção da medida faz parte do programa Nova Feira, implantado pelo prefeito Colbert Martins Filho, visando melhorar a qualidade dos serviços ofertados pela Prefeitura de Feira de Santana à população feirense.

As vagas são para psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, nutricionistas e advogados, além de nível técnico e coordenadores dos equipamentos. Visam preencher vagas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), Centro Pop Rua e Centro de Atendimento ao Idoso Dona Zazinha Cerqueira.

A iniciativa, conforme explica Pablo Roberto, visa o cumprimento da legislaç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 10:00h
Agronegócio - Cacau

Brasil é reconhecido como exportador de cacau fino e de aroma

 

O Brasil foi oficialmente reconhecido pela Organização Internacional do Cacau (ICCO) como país exportador de 100% de cacau fino e de aroma. A inclusão no rol de países certificados no Acordo Internacional do Cacau, ocorreu durante reunião do Conselho Internacional da ICCO, realizada em Abidjan, na Costa do Marfim. (Foto ilustração)

A certificação que dá status diferenciado para países que exportam cacau fino e de aroma é feita desde 1972 pela ICCO. A aprovação brasileira foi impulsionada pelo trabalho da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) na elaboração de um dossiê técnico com informações sobre o cacau do Brasil. (Fonte: Clima Tempo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 09:50h
Moeda norte-americana

Dólar tem alta contra real em dia de cenário externo conservador

 

O dólar subia ante o real nos primeiros negócios desta segunda-feira, num dia de cautela nos mercados externos em meio à disparada nos preços do petróleo, após ataques a instalações na Arábia Saudita, e a dados chineses que fortaleceram temores sobre a desaceleração na segunda maior economia do mundo. (Foto ilustração)

Às 9h14, o dólar à vista tinha alta de 0,14%, a 4,0924 reais na venda.

Na B3, o dólar futuro de maior liquidez ganhava 0,17%, a 3,0945 reais. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 09:40h
Mercado externo

Brasil eleva em 9,5% comércio com EUA, mas diminui com outros países

 

As exportações brasileiras para os Estados Unidos cresceram 9,5% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo período de 2018. Já as importações de produtos daquele país aumentaram 27,9%. Ao mesmo tempo, o comércio com os outros parceiros importantes (China, Argentina e União Europeia) teve queda. (Foto ilustração)

Os dados foram divulgados hoje (16), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e mostram que as exportações brasileiras para a Argentina recuaram 38,9% no mês. As vendas para a China caíram 17,1%, enquanto o volume exportado para a União Europeia recuou 7%.

Considerando-se todos os países, a corrente de comércio do país, ou seja, a soma das exportações e importações, caiu 15% entre agosto de 2018 e agosto de 2019. Os valores exportados pelo Brasil, considerando o volume de exportação mais o preço cobrado por esses produtos e serviços, recuaram 13%. O valor dos importados caiu 17%.

Segundo nota da pela FGV, isso pode ser explicado pela “desaceleração no comércio mundial e o baixo nível da atividade brasileira”.

Em termos de volume, as exportações e importações tiveram a mesma queda (-13%), mas os preços dos bens importados recuaram mais do que os preços dos exportados. Em agosto, todos os setores tiveram queda no volume exportado, com destaque pa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 09:30h
Economia

IGP-10 tem inflação de 0,29% em setembro

 

O Índice Geral de Preços–10 (IGP-10), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,29% em setembro. A taxa é maior que a de agosto, que havia tido deflação (queda de preços) de 0,47%, mas inferior ao índice de setembro do ano passado: inflação de 1,20%. (Foto ilustração)

O IGP-10 acumula inflação de 3,62% no ano e de 3,65% em 12 meses. Os dados foram divulgados hoje (16), no Rio de Janeiro.

A alta de agosto para setembro foi puxada pelos preços no atacado e pelo custo da construção. A inflação do Índice Nacional do Custo da Construção subiu de 0,35% em agosto para 0,79% em setembro.

Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, continuou registrando deflação, mas com uma taxa mais moderada (-0,57%) do que no mês anterior (-0,83%).

E o Índice de Preços ao Consumidor apresentou queda da taxa, de 0,24% em agosto, para 0,05% em setembro. (Vitor Abdala/ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 09:20h
"Foi tudo uma brincadeira"

Otto Alencar descarta candidatura à Prefeitura de Salvador em 2020

 

O senador Otto Alencar (PSD – foto ilustração) negou nesta segunda-feira (16) ter intenção de se candidatar à Prefeitura de Salvador nas eleições municipais que serão disputadas em 2020. A declaração foi feita em entrevista a Fernando Duarte e Jefferson Beltrão no programa “Isso é Bahia”, da rádio A Tarde.

Para o presidente estadual do PSD, tal suposição “não tem cabimento”. Ele disse que houve uma apenas uma “brincadeira” com Jaques Wagner sobre uma possível candidatura.

“Nós nunca tratamos disso. Brinquei com Jaques Wagner, que ele ia lançar minha candidatura a prefeito de Salvador. Sem relevância. Tenho débito por Salvador, que me acolheu em 1968. Conheço bem a capital. Minha vida profissional foi aqui. Gratidão muito grande, meu título de eleitor está por lá em Rui Barbosa. Não houve essa conversa”, disse.

Alencar reafirmou seu compromisso em cumprir o mandato no Senado. “Não é desejo [ser candidato a prefeito em Salvador]. Prezo pelo cumprimento do mandato que foi dado. Termina em 2023 e quero cumprir meu trabalho em Brasília”, concluiu. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 09:10h
Carteira Nacional de Habilitação

Novas regras para tirar a CNH entram em vigor na segunda-feira

 

As novas regras para a formação de condutores começam a valer nesta segunda-feira (16). A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) altera a obrigatoriedade do uso de simulador, reduz carga horária dos cursos práticos, aulas noturnas e habilitação para ciclomotores, podendo representar economia para quem pretende treinar numa autoescola. (Foto ilustração)

Para os que querem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B - que permite a condução de veículos de quatro rodas com lotação de oito lugares, sem contar o motorista -, a resolução do Contran prevê que o uso do simulador deixa de ser obrigatório. Se o aluno decidir não utilizar o simulador, precisará passar por 20 horas/aulas práticas. Usando o equipamento, a carga cai para 15 horas mínimas. (web)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 08:39h
Encontro de governadores

Rui participa de encontro de governadores do Nordeste em Natal

 

Nesta segunda-feira (16), Rui Costa participa, em Natal (RN), de mais um encontro de governadores do Nordeste. Na pauta da reunião, que acontece no auditório do Hotel Senac Barreira Roxa, a partir das 14h, estão temas como a Reforma Tributária, licitação para área da saúde, visita dos governadores à Europa, entre outros. (Foto ilustração)

Pela manhã, Rui estará na abertura oficial do XXXVII Encontro Econômico Brasil - Alemanha (EEBA 2019), que será realizado no Auditório Centro de Convenções de Natal. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico vai mostrar no evento as potencialidades da Bahia. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 08:19h
Ilhéus

Prefeitura e SINSEPI discutem planos de carreira para servidor público municipal

 

O Poder Executivo Municipal e os dirigentes do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (SINSEPI) irão debater amanhã (17), o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), que tem por objetivo, entre outros, valorizar profissionalmente os ocupantes de cargos efetivos que ingressaram no serviço público de Ilhéus. (Foto ilustração)

Em assembleia ocorrida na última segunda-feira (9), o sindicato deliberou que junto ao Governo Municipal, irá abordar as questões referentes à Lei Municipal 4025/19. Na oportunidade também foi nomeada uma Comissão responsável para acompanhar as tratativas do PCCV.

A Lei Municipal 4025/19, em seu artigo 37, parágrafo 2º, inciso 2, dispõe sobre a substituição de servidores e empregados públicos, que preencham a condição de categorias funcionais abrangidas por plano de cargos do quadro de pessoal do órgão ou entidade, salvo expressa disposição legal em contrário, ou quando se tratar de cargo ou categoria extinto, total ou parcialmente. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 07:52h
AL-BA

Assembleia Legislativa tem semana movimentada

 
Foto Divulgação/AgênciaALBA

A Assembleia Legislativa tem uma movimentada agenda para esta semana. O Projeto de Lei 23.427, que altera vencimentos de algumas categorias funcionais, vai a plenário com apreciação lastreada em acordo de líderes. As comissões técnicas, por sua vez, têm dezenas de pareceres a ser votados sobre matérias que versam sobre doação de sangue, igualdade de gêneros, melhorias nas questões da saúde, entre outros.

É também sobre a saúde que ocorre, ao longo desta segunda-feira, um seminário sobre o Planserv. No dia seguinte, o foco será na mobilidade das pessoas com deficiência. Os limites entre Medeiros Neto e Caravelas serão tema de reunião na Comissão Especial de Assuntos Territoriais, sendo esperados os prefeitos de ambas as cidades. Na quinta-feira haverá duas sessões especiais em que será comemorado o centenário da Assembleia de Deus na Bahia e será entregue a Comenda 2 de julho à deputada federal Lídice da Mata. (AL-BA/ Divulgação/AgênciaALBA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 07:42h
Bahia

MP realizará ações de reconhecimento de paternidade em cidades do oeste baiano

 
Foto Reprodução

Cinco cidades do oeste baiano receberão, na próxima semana, uma série de palestras promovidas pelo Ministério Público estadual sobre paternidade responsável. Juntas, elas reúnem mais de 450 crianças e adolescentes sem o nome paterno na certidão de nascimento. Realizadas pelo Núcleo de Paternidade Responsável (Nupar), as palestras têm o objetivo de orientar e atender os responsáveis por estes jovens. Além disso, será possível marcar audiências sobre os casos. As palestras serão realizadas no dia 16 em Riachão das Neves, na Câmara Municipal de Vereadores; no dia 17 em Angical, no Colégio Municipal Prefeito Florisvaldo Ferreira; no dia 18 em São Desidério, no Centro Cultural Celso Barbosa; no dia 19 em Catolândia, na Escola Normal Municipal Nossa Senhora da Penha; e dia 20 em Cotegipe na Escola Municipal Eduardo Maciel.

As audiências marcadas nas palestras serão realizadas no próximo mês, entre os dias 14 e 18 de outubro, quando uma unidade móvel do MP estará nas cinco cidades com o ‘Mutirão da Paternidade’. Além das audiências, servidores e membros do Nupar irão atender o público e oferecer serviços como reconhecimento de paternidade, exames de DNA, acordos alimentícios, retificações e outras questões referentes ao registro civil. Os mutirões irão ocorrer no dia 14/10 em Angical, na Praça da Matriz; no dia 15/10 em Riachão das Neves, na Praça Borges; no dia 16/10 em São Desid&e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 07:40h
Tensão no Oriente Médio

Ataques na Arábia Saudita provocam alta nos preços do petróleo

 

O preço do petróleo bruto teve forte alta, após os ataques de sábado (14) em duas instalações petrolíferas na Arábia Saudita. (Foto ilustração)

O índice Brent ultrapassou os US$ 71 por barril, logo depois do começo do pregão desta segunda-feira (16) em Londres, o que representa mais de 18% em relação à semana passada.

Em Nova York, o índice WTI de preços futuros deu um salto de 15%, para mais de US$ 63 por barril.

Os preços se acalmaram à medida em que o pregão continuou. Mas às 11h (horário do Japão), o preço futuro do petróleo nos mercados-chave ainda estavam cerca de 10% mais altos do que na semana anterior.

O governo da Arábia Saudita revelou que os ataques fizeram com que sua produção diária caísse para cerca da metade.

Analistas de mercado dizem que um anúncio feito pelos Estados Unidos, de que vão se preparar para liberar suas reservas de petróleo, ajudou a conter a alta dos preços. Novas altas são possíveis até que se saiba mais detalhes sobre a capacidade de produção da Arábia Saudita.

Trump

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, disse que seu governo está pronto para responder aos ataques contra as instalações petrol&i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 07:36h
Brasil

Abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Educação Fiscal

 
Foto Reprodução

O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia – IAF, em parceria com a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais – Febafite, estão promovendo mais uma edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A premiação visa incentivar projetos que abordem as temáticas do combate à sonegação e corrupção fiscal, a importância da nota fiscal, o acompanhamento das contas públicas, o controle social, a transparência, a qualidade dos gastos públicos e a preservação do patrimônio público.

Para 2019, as inscrições estão abertas até 10 de outubro, e podem concorrer quaisquer entidades (Organizações Não Governamentais, Prefeituras, Secretarias Municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada), veículos de imprensa e profissionais de tecnologia que desenvolveram ou financiaram o desenvolvimento de matérias, vídeos, áudios, aplicativos, jogos, programas para computadores ou dispositivos móveis, desde que aplicados ou destinados à Educação Fiscal.

A premiação é considerada o “Oscar da cidadania” e tem como objetivo principal valorizar as melhores práticas sobre a importância social dos tributos e sua correta aplicação em benefício da sociedade.

Acesse o regulamento no site www.premioeducacaofiscal.org.br/. (TCM/ Fot...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 06:10h
Receita Federal

Receita libera pagamento do 4º lote de restituição do IR 2019

 

A Receita Federal libera hoje (16) o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019. O crédito bancário será feito para 2.819.522 contribuintes, no valor total de R$3,5 bilhões. Segundo a Receita Federal, o dinheiro será depositado nas contas dos contribuintes. (Foto ilustração)

O lote também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. A consulta para saber se a declaração foi liberada poderá ser feita acessando a página da Receita na internet, pelo Receitafone 146, informando o CPF e a data de nascimento. Caso tenha entrado no lote, a situação da declaração será “crédito enviado ao banco”.

Se o valor não foi creditado, o contribuinte deve ligar nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou ir a uma agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Os lotes de restituição são liberados mensalmente. O Fisco libera os pagamentos por ordem de chegada da declaração. Isso significa que quem entregou a declaração mais cedo recebe a restituição primeiro.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la pela internet. (ABr) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 06:02h
Aumentos abusivos

Eles têm a força: CPI dos Planos de Saúde ‘morreu’ antes mesmo de ser criada

 

O poderoso lobby dos planos de saúde, que faturam R$175 bilhões por ano, não apenas consegue tornar dóceis os órgãos oficiais criados para fiscalizá-las, como sufoca qualquer tentativa de investigação. Em 2018, senadores emplacaram uma CPI para investigar os aumentos abusivos de planos de saúde. A então senadora Lídice da Mata (PSB-BA), hoje deputada, foi a autora. Mas a CPI nunca saiu do papel. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

A CPI dos Planos de Saúde foi criada na prática em julho de 2018. Seis meses depois, “morreu” sem nenhum senador indicado.

Em 2017, planos de saúde aumentaram em média 13,5%, quase cinco vezes a inflação de 2,9%. Não foram processados por crime de usura.

Um dos objetivos da CPI era investigar por que a Agência Nacional de Saúde Suplementar é tão leniente com os planos que deveria fiscalizar.

“A ANS está mais preocupada com o pleito dos planos de saúde”, disse Lídice da Mata. E não está nem aí com os cidadãos, faltou dizer. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.09.2019 05:53h
Feira de Santana

Radar de velocidade educativo é instalado na Avenida Fraga Maia

 

A partir de agora, a população feirense conta com mais um equipamento educativo na Avenida Fraga Maia, local de grande fluxo de veículos da cidade, onde foram instalados um radar de velocidade educativo (não gera multas, apenas informa a velocidade), e um PMV - Painel de mensagem variável que informam mensagens educativas sobre o trânsito. (Foto ilustração)

A Avenida Fraga Maia também está sendo contemplada com o trabalho de monitores do trânsito, em duas faixas de pedestres, principalmente entre os horários das 18h às 20h, quando o fluxo de veículos, pedestres e esportistas (ciclistas, clubes de corrida, etc), costumam movimentar bastante o trecho.

A ação promove a segurança e proteção ao cidadão, como parte do trabalho de educação para o trânsito desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT. Este é o compromisso do município em reverter os recursos oriundos das multas em ações que visem melhorar e aprimorar os bons hábitos de educação no trânsito, para diminuir os índices de infrações e acidentes. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Iau - cavalgada
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia