Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Jair Bolsonaro fará em 2020 um governo melhor que em 2019?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 08:57h
"Pegar ou largar"

Salário é um dos entraves para o "sim" de Regina Duarte na Cultura

 

O “noivado” da atriz Regina Duarte com o governo e a consequente espera para dar a palavra final antes de assumir a Secretaria Especial de Cultura têm nome e sobrenome: custo de vida. A rescisão do contrato com a TV Globo, da qual recebe até R$ 120 mil em carteira assinada — uma das poucas celetistas na emissora —, ainda não foi concluída, justamente porque ela avalia bônus e ônus de assumir o cargo, aponta um interlocutor. Na pasta, receberia cerca de R$ 17 mil, ou seja, 14,2% da remuneração paga pela empresa de comunicação. De toda forma, o governo mantém o otimismo de que a artista chefiará a política nacional cultural e crava sua “contratação”. Mas os desafios serão relevantes, caso ela aceite a função, a começar pela demissão anunciada do secretário adjunto, José Paulo Martins. (Foto ilustração)

O Correio antecipou, na terça-feira, que a atriz confirmou ao Palácio do Planalto que assinaria a rescisão com a Globo, após a reunião com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Até esta quarta-feira (22/1), contudo, isso não ocorreu.

O “sim” de Duarte está, dessa forma, mais dependente de questões financeiras do que de outros elementos. Interlocutores da TV Globo apontam que ela quer manter as portas abertas com a emissora, de modo a retomar o contrato caso não tenha vida longa no governo. Entretanto, o...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 08:37h
Feira de Santana

DEM terá candidatura própria a prefeitura de Feira, diz Carlos Geilson

 
Foto Reprodução

A notícia que circula no meio político é de que em reunião a portas fechadas esta semana, o prefeito de Salvador e presidente do DEM, ACM Neto, bateu o martelo de que o partido terá candidatura própria em Feira de Santana. A informação foi dada pelo radialista e ex-deputado Carlos Geilson. Com isso, fortalece ainda mais a possibilidade do deputado estadual Targino Machado ser o pré-candidato pela sigla, Targino que inclusive deixou a liderança da oposição na Assembleia Legislativa esta semana, além de deixar claro que o prefeito Colbert Martins (MDB) não é o candidato que será apoiado pelo Democratas. (As informações são do radialista Carlos Geilson, no Jornal TransBrasil/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 08:24h
Defensoria Pública do Estado

DPE/BA realiza o IV Mutirão de Adequação de nome e gênero para público LGBT em Salvador

 
Foto Reprodução

Pessoas trans que desejam alterar o registro civil podem participar do IV Mutirão de Adequação de nome e gênero, realizado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA 30 de janeiro. A iniciativa será realizada das 8h às 12h, no auditório da Escola Superior – Esdep, localizada na rua Pedro Lessa, no bairro Canela, em Salvador.

Para atender os interessados, a instituição contará com a equipe da Especializada de Direitos Humanos e com defensores públicos que estão realizando o curso de formação. “A adequação é um renascimento para essas pessoas, que passam a existir formalmente de acordo com aquilo que se reconhecem”, destaca a coordenadora da especializada, a defensora pública Eva Rodrigues. (DPE-BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 08:11h
Ilhéus

Adélia Pinheiro convidada para ser candidata a prefeita

 
Foto Jonildo Glória

Nesta semana surgiu novamente a possibilidade da secretária de Ciência e Tecnologia do Estado, Adélia Pinheiro colocar seu nome como pré-candidata a prefeita de Ilhéus.

O blog apurou que o “qg” do Governo do Estado apresentou a possibilidade para a secretária, que ficou de pensar e após o carnaval apresentar seu parecer.

A estratégia seria filiar Adélia em um partido da base, não necessariamente o PT e tentar viabilizar sua pré-campanha.
Uma fonte informou que o governador Rui Costa a autorizou a pensar sobre o assunto. (Políticos do Sul da Bahia/ Foto Jonildo Glória)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 08:09h
Bahia

Aposentados estaduais que aniversariam em janeiro têm até dia 31 para se recadastrar

 

Os aposentados do Estado que fazem aniversário no mês de janeiro têm até o próximo dia 31 (sexta-feira) para procurar os Centros de Atendimento Previdenciários (Ceprev), nos postos SAC, para realizar a prova de vida e atualizar seus dados cadastrais. A medida é fundamental para garantir que o servidor inativo continue recebendo regularmente seus proventos. (Foto ilustração)

Iniciativa da Superintendência de Previdência (Suprev), vinculada à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), a convocação dos aposentados está sendo promovida este ano de acordo com uma nova sistemática. A orientação é de que o grupo se recadastre no mês do próprio aniversário e não mais de acordo com o calendário divulgado pela Suprev. Desta forma, já a partir do próximo dia 3, começará o atendimento dos nascidos em fevereiro.

O serviço está disponível em 73 unidades de atendimento, abrigadas em postos e pontos SAC da capital e interior, além do SAC Servidor, que atende no Multishop Boca do Rio, em Salvador. Ainda é possível realizar o atendimento por hora marcada em sete postos: Paralela, Salvador Shopping, Shopping da Bahia, Feira Centro II, Conquista II, Lauro de Freitas e SAC Servidor. O agendamento é feito no Portal SAC e pela plataforma do SAC Digital, disponível para aplicativo de celular e no endereço www.sacdigital.ba.gov.br.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 07:52h
Feira de Santana

Carlos Medeiros é oficializado como pré-candidato a prefeito pelo partido Novo

 
Foto Divulgação

O partido Novo confirmou, na noite desta quarta-feira (22), o nome de Carlos Medeiros como pré-candidato a prefeito em Feira de Santana. Conhecido como “Carlinhos da Ambev”, o pré-candidato foi gerente comercial do Nordeste da empresa de bebidas, é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana e pela Columbia University, em Nova York. A escolha do seu nome se deu por meio de processo seletivo.

Em entrevista, o pré-candidato afirmou que traz novidades na disputa. “A gente apresenta uma proposta completamente diferente de tudo que está aí”, afirmou Carlos Medeiros. 

Segundo ele, o partido participará das eleições municipais com pré-candidato a prefeito na Bahia apenas na capital baiana, Salvador e em Feira de Santana. Esta é a primeira vez que a sigla participa de um pleito a nível municipal. (Com informações do Acorda Cidade e Política Livre/ Foto Divulgação)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 07:43h
Política

Bolsonaro embarca hoje para visita oficial à Índia

 
Foto Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro embarca, na manhã de hoje (23), para a Índia, onde é convidado especial para as celebrações do Dia da República, no próximo domingo (26). A viagem deve incluir a assinatura de pelo menos dez acordos bilaterais, em áreas como segurança cibernética, bioenergia e saúde. A previsão é que o avião presidencial chegue a Nova Delhi por volta das 16h desta sexta-feira (24), horário local, sem compromissos oficiais previstos.

No dia seguinte (25), o presidente brasileiro cumpre agenda com protocolo de visita de Estado, que inclui reuniões com o presidente indiano, Ram Nath Kovind, e o primeiro-ministro e chefe de governo do país Narendra Modi, para assinatura de acordos entre os dois países, além de uma declaração à imprensa. Também está programada, no mesmo dia, uma visita ao Memorial em homenagem ao pacifista indiano Mahatma Gandhi. No domingo (26), Bolsonaro participará das comemorações do Dia da República da Índia.

No dia 27, também em Nova Delhi, Bolsonaro participa de café da manhã com empresários indianos para apresentar oportunidades de negócios no Brasil, com foco em investimentos no setor de infraestrutura. Depois, haverá um seminário entre empresários dos dois países. Na sequência, a comitiva brasileira embarca para Agra, cidade que abriga o famoso mausoléu Taj Mahal, um dos principais monumentos da Índia. Será o último comprom...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 07:36h
Brasil

Lula vai em primeiro evento do MST desde que saiu da prisão

 
Foto Reprodução

O ex-presidente Lula se encontra com dirigentes nacionais do MST (Movimento dos Sem-Terra) nesta quinta (23) em Sarzedo (MG), no primeiro evento organizado pelo movimento social desde que ele deixou a prisão, em Curitiba.

Lula se reúne na sexta (24) com lideranças do PT. Vai mapear a força de nomes da sigla à Prefeitura de BH. (Coluna Painel/Folha de S.Paulo/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 07:23h
Suprema Corte

Decisão de Fux suspende mais três pontos do pacote anticrime

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux (foto) suspendeu, nesta quarta-feira (22), mais três pontos da Lei 13.964/2019, o pacote anticrime aprovado no ano passado pelo Congresso Nacional. A medida foi tomada na mesma decisão na qual Fux suspendeu por tempo indeterminado a implementação do mecanismo do juiz de garantias, que também está no pacote.

No despacho, Fux suspendeu a regra que determinava a soltura automática de presos que não passarem por uma audiência da custódia em 24 horas após a prisão em flagrante. Para o ministro, a medida desconsiderou as dificuldades para implementação pela Justiça estadual.

"O dispositivo impugnado fixa consequência jurídica desarrazoada para a não realização da audiência de custódia, consistente na ilegalidade da prisão. Esse ponto desconsidera dificuldades práticas locais de várias regiões do país, especialmente na Região Norte, bem como dificuldades logísticas decorrentes de operações policiais de considerável", afirmou Fux.

O ministro também suspendeu o trecho que modificou o Artigo 28 do Código de Processo Penal (CPP) e estabeleceu regras para o arquivamento de inquéritos policiais. Com a norma, o Ministério Público (MP) deveria comunicar a vítima, o investigado e a polícia no caso de arquivamento do inquérito, além de encaminhar os "autos para a inst&acir...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 07:10h
Câmara Federal

Projeto proíbe instituições de ensino de cobrar por entrega de diploma

 

O Projeto de Lei 6128/19 proíbe a cobrança de taxa pela confecção, registro ou expedição de diploma por instituição de ensino. O texto admite a cobrança do valor apenas se for solicitada pelo concluinte caso a confecção do documento seja em estilo decorativo, com papel ou tratamento gráfico especial.

O autor da proposta, deputado Marreca Filho (Patriota-MA), afirma que a confecção do diploma é um serviço ordinário já inserido na prestação paga através da mensalidade escolar e não de serviço extraordinário.

“A emissão do documento, mera certificação formal da conclusão do curso superior, é uma decorrência lógica do vínculo entre o educando e a instituição que o formou”, diz o parlamentar. (Reportagem – Luiz Gustavo Xavier)

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 07:03h
Feira de Santana

Targino deixa a liderança e pavimenta candidatura de prefeito

 

Depois da saída da liderança da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), anunciada ontem, o deputado estadual Targino Machado (DEM) pode ter uma surpresa política. Uma movimentação da bancada de oposição é no sentido de que as lideranças ACM Neto e José Ronaldo abracem a sua candidatura a prefeito em Feira de Santana pelo Democratas. Silencioso já há um bom tempo, tudo caminha para que Targino Machado seja o candidato do Democratas. Deixar a liderança da oposição na ALBA leva Targino Machado a pavimentar seu nome de olho na eleição de prefeito que ocorre em outubro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 06:57h
Feira de Santana

José Ronaldo deve retomar conversas políticas em fevereiro

 

Em descanso no litoral baiano, o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (Foto ilustração) deve retomar as conversas políticas visando a definição do nome do grupo para as eleições de outubro, quando haverá eleição para prefeito. No entorno do grupo já há quem defenda dois nomes no primeiro turno: Colbert Martins (MDB) e Targino Machado (DEM).
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 06:52h
Eleições 2020

João Henrique analisa ser candidato em Salvador ou Feira de Santana

 

A Lavagem do Bonfim, festa que ocorreu semana passada, fez o ex-prefeito de Salvador João Henrique (Avante) repensar se sai ou não candidato a prefeito em Feira de Santana, em outubro próximo. “Muita pressão, depois da Lavagem do Bonfim, com a nossa popularidade assistida por todos os partidos da base de Rui e alguns convites até mesmo para que eu dispute a Prefeitura de Salvador. Estou sob pressão e não sei o que fazer?, declarou João Henrique ao site Bahia na Política. (Foto: Celsinho Cotrim e João Henrique)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 06:49h
Eleição de prefeito

Presidente do PT Eden Valadares diz que ACM Neto é o "fujão"

 

O presidente do PT da Bahia, Eden Valadares (foto ilustração) quando fala da eleição de prefeito em Salvador, refere-se sempre a ACM Neto como o “fujão”. Alega que ACM Neto ao perceber que poderia perder a eleição para governador em 2018, preferiu ficar na Prefeitura. E conclui dizendo que o povo cansou dessa administração. No caso, da Prefeitura de Salvador, onde ACM Neto está há oito anos.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 06:46h
De olho nas eleições...

Comitê Aliança Pelo Brasil colhe assinaturas de adesão em Feira de Santana

 

Capitaneado pelo deputado estadual Pastor Tom (PSL), o líder religioso Ismael Bastos está com um ponto de apoio no centro de Feira de Santana (Avenida Getúlio Vargas), colhendo assinaturas de apoio à criação do partido Aliança Pelo Brasil. Ismael Bastos informa que a aceitação tem sido positiva e a adesão, em média, de 200 pessoas por dia. “Estamos confiantes que vamos conseguir o número de assinaturas suficiente até o fim do mês. E Feira de Santana vai dar a sua contribuição para a construção desse partido nacionalmente”, disse Ismael (Foto).
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 06:33h
São Paulo

João Doria: "Secretários são os mesmo do início do governo"

 

O governador de São Paulo, João Doria, sempre que pode, em entrevistas, diz que seu governo continua com o mesmo quadro que começou em janeiro de 2019. E claro, diz que escolheu os melhores do Brasil. Oito são ex-ministros. Destaque para Henrique Meirelles e Antônio Imbassahy. (Foto ilustração: Antonio Imbassahy, João Doria e Henrique Meirelles) 
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 06:32h
De olho em 2022

João Doria afirma que é de centro, democrático e liberal

 

Crítico do extremismo, de direita ou de esquerda, o governador de São Paulo João Doria (Foto ilustração), em entrevista à Globo News, disse ser de centro, democrático e liberal. Defendeu as liberdades de imprensa, cultural, religiosa e econômica. Quanto ao governo do presidente Jair Bolsonaro, considerou que tem erros e acertos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 06:28h
Eleição de governador

Ângelo Coronel candidato a prefeito de Salvador fortalece Otto Alencar para 2022

 

As eleições de Salvador sempre foram determinantes para as forças políticas que desejam chegar ao Governo do Estado. Em especial depois de 2006, quando Jaques Wagner foi eleito pela primeira vez. E a olhos nus, a definição do nome do senador Ângelo Coronel como candidato a prefeito da capital baiana tem muito a ver com esse propósito. O nome do PSD veio com as bênçãos do senador e líder maior do partido na Bahia, Otto Alencar (Foto ilustração: Otto Alencar e Ângelo Coronel).

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 06:27h
Eleição em Salvador

MDB de olho também na vaga de vice na chapa de Bruno Reis

 

Partido que tem a quarta maior bancada na Câmara Federal, o MDB está de olho na vaga de vice-prefeito na chapa liderada por Bruno Reis (DEM), em Salvador. A possibilidade se deve à articulação para que o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior, deixe o Solidariedade e se filie no MDB. Querem também essa vaga o PDT e o Republicano.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 23.01.2020 06:17h
Feira de Santana

Anexo da Câmara com catraca para receber o povo nos gabinetes dos vereadores

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana inicia o período legislativo, dia 3 de fevereiro, com uma novidade para os visitantes. Quem desejar ir ao gabinete de algum vereador terá que passar por catraca na entrada do prédio. Ainformação que chega ao site Bahia na Politica é que a Prefeitura de Feira de Santana caminha para a mesma solução.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 17:10h
Senado Federal

Líder do PSL no Senado vai apresentar projeto que revoga juiz de garantias

 

O senador Major Olímpio (SP – foto ilustração), líder do PSL no Senado, vai apresentar um projeto de lei, no retorno do recesso parlamentar, para revogar a criação do juiz de garantias. Segundo ele, no sistema judiciário não há estrutura para a aplicabilidade do juiz de garantias. O senador explica que a criação dessa figura além de dispendiosa, vai piorar um velho problema do judiciário, que é morosidade.

O juiz de garantias é visto pelo parlamentar como um facilitador para qualquer tipo de crime e um retrocesso especialmente no combate à corrupção. "Se tivesse o juiz de garantias na Lava Jato, o juiz Sergio Moro não teria conseguido colocar aquele tanto de gente na prisão", explica. "O juiz de garantias é a certeza da impunidade", completa.

O pacote anticrime foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em dezembro do ano passado, com uma emenda ao texto original que cria o juiz de garantias. Dessa forma, passaria a existir dois juízes ao longo do processo, um encarregado pela fase de investigação e o outro responsável por determinar a sentença. Este ponto criou bastante polêmica. Foi fortemente criticado pelo ministro Moro e pela Associação dos Magistrados do Brasil (Amagis), que defende que o Judiciário não tem estrutura técnica e financeira para a criação da nova função.

Diante da polêmica, o presidente...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 16:40h
Câmara Federal

Órgão público com gasto com pessoal no limite poderá contratar temporário para área social

 

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 237/19 autoriza os órgãos públicos com despesa com pessoal no limite a contratar temporários para as áreas de educação, saúde e segurança em casos de excesso de servidores em licença médica ou por aumento desproporcional da população. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

O texto altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Atualmente, a norma estabelece um limite de gasto com pessoal para cada poder e órgão público, federal estadual ou municipal. Quando constatado que o gasto total com pessoal ultrapassa a 95% desse limite, o órgão é proibido de contratar pessoal, entre outras restrições.

Para o deputado Juarez Costa (MDB-MT-foto), autor do projeto, essa restrição prejudica os municípios que enfrentam um crescimento rápido da população, ou quando há uma ocorrência atípica de licenças para tratamento de saúde dos servidores. Para ele, nestes casos a regra deve ser contornada, para não prejudicar a população atendida pelos serviços de educação, saúde e segurança pública.

“Queremos corrigir essa falha, sem, naturalmente, colocar em risco a eficácia desta importante norma [LRF], dando mais liberdade aos municípios que se encontram no limite prudencial”, disse Costa. “A medida é justa porque não há qualquer desrespeito &agr...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 16:00h
Agronegócio

Campo Novo dos Parecis/MT deve colher 400 mil hectares de soja

 

Começou a colheita da soja nas fazendas em Campo Novo do Parecis, um dos municípios que mais produz o grão em Mato Grosso. O estado é o principal produtor no país. Os agricultores esperam uma safra grande e as máquinas já trabalham dia e noite. (Foto ilustração)

Nesta temporada, MT registrou um aumento da área plantada de quase 2% em relação à safra passada, são aproximadamente 10 milhões de hectares. Em Campo Novo do Pareis a produção deve ser parecida com a do ano passado, 400 mil hectares devem ser colhidos, segundo Antônio Brolio, presidente do Sindicato Rural. (noticiasagricolas)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 15:31h
Relações Internacionais

OMC quer concluir negociações sobre subsídios à pesca até junho

 

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, disse esperar que as negociações sobre reduções no subsídio à pesca global sejam concluídas até junho. "Antigamente, esses subsídios tinham uma razão: visavam à segurança alimentar. Hoje, a pesca virou um empreendimento comercial subsidiado pelo Estado", afirmou em painel durante o Fórum Econômico Mundial, que acontece esta semana em Davos, na Suíça. (Foto ilustração)

Azevêdo argumentou que, embora sejam introduzidos como uma forma de obter benefícios sociais, esses incentivos estatais acabam gerando distorções no mercado. "Esse não é uma tema sobre política doméstica, mas sobre o impacto que os subsídios podem ter em comunidades vulneráveis em outros lugares do globo", disse. Durante o evento, o brasileiro não fez comentários sobre outros temas importantes na agenda da OMC, como as reformas na organização e o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Fonte: Agência Estado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 15:00h
Sul da Bahia

Pelo segundo dia, só metade da frota de ônibus circula em Itabuna

 

Pelo segundo dia consecutivo, os itabunenses amanheceram com apenas metade da frota de ônibus do transporte urbano nas ruas. Só os ônibus da Viação Sorriso da Bahia estão circulando nesta quarta-feira (22), porque a São Miguel ainda não pagou a primeira quinzena dos rodoviários. (Foto ilustração)

O salário deveria ser pago pela São Miguel no dia 20. A alegação da empresa é de que houve erro na emissão da folha de pagamento e a instituição financeira não pôde efetuar a transferência para a conta dos funcionários da empresa de ônibus.

Nos bastidores, funcionários comentam que é grave a crise na São Miguel. No ano passado, a empresa chegou a ter oito ônibus apreendidos por ordem judicial devido a falta de pagamento do financiamento. A Prefeitura de Itabuna ainda não emitiu nota se haverá sanção contra a empresa. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 14:42h
Governo Federal

Governo vai aumentar repasse de dividendos do BNDES para bancar aumento do salário mínimo

 

A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro vai aumentar o repasse de dividendos pagos por empresas estatais ao Tesouro Nacional, principalmente o BNDES, para bancar a alta de despesas provocada no Orçamento da União com o ajuste do salário mínimo de R$ 1.039 para R$ 1.045. (Foto ilustração)

Em breve, o Ministério da Economia vai anunciar que o percentual de repasse de dividendos dos bancos públicos será elevado para ajudar o governo no equilíbrio das contas públicas.

Segundo assessores presidenciais, a estratégia, no caso do BNDES, é aumentar o lucro do banco com a venda de ações de empresas públicas e privadas em sua carteira.

A primeira etapa começa pela venda das ações do BNDES na Petrobras, que podem render cerca de R$ 23 bilhões à instituição financeira. Com um lucro maior, o banco poderá fazer maior repasse de dividendos ao Tesouro Nacional.

A expectativa da equipe econômica é que esse aumento de repasse de dividendos possa gerar entre R$ 8 bilhões e R$ 9 bilhões aos cofres públicos além do que já estava previsto pela governo. Com isso, será possível bancar a despesa extra de R$ 2,13 bilhões gerada pelo ajuste no valor do salário mínimo.

A partir de fevereiro, ele passa para R$ 1.045. A medida provisória oficializando o ajuste no mínimo deve ser ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 14:20h
Prefeito de Salvador

O mais provável é disputar o governo do estado em 2022, diz ACM Neto

 

O prefeito ACM Neto (DEM – foto ilustração) confirmou que deve ser candidato a governador na eleição de 2022, em entrevista a uma rádio de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira (22).

Neto ponderou, porém, que somente em 2021 vai decidir se irá concorrer ao governo baiano.

“[Quando deixar a Prefeitura] Vou cuidar do Democratas nacional, partido que eu presido, meu mandato vai até, pelo menos, 2022. Vou analisar com toda a cautela, ouvindo meus parceiros, qual será o meu destino em 2022. O mais provável é disputar o Governo do Estado da Bahia. Mas esta só é uma decisão a ser tomada em 2021”, falou.

O prefeito ainda explicou o motivo de não ter convidado o governador Rui Costa (PT) para a inauguração do Centro de Convenções de Salvador.

“O governo do estado tinha um centro de convenções que veio a desabar, esperou muito tempo, não conseguiu produzir uma solução. A Prefeitura resolveu. […] Para evitar qualquer constrangimento, o governador não estará presente neste ato”, afirmou. (bahia.ba)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 14:00h
Pesquisa de intenção de voto

Bolsonaro lidera com 29,1% contra 17% de Lula segundo pesquisa

 

 Com Se as eleições presidenciais fossem hoje as intenções de voto seriam lideradas pelo presidente Jair Bolsonaro, com 29,1%. O ex-presidente Lula teria 17% das intenções, Ciro Gomes, 3,5% e Sergio Moro 2,4%. Fernando Haddad teria 2,3%. Outros 5%, brancos e nulos 10,5% e indecisos 30,2%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (22/1) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). (Foto ilustração: Bolsonaro e Lula)  

A avaliação do Congresso Nacional e da Reforma mostra que apenas 9,9% consideraram positiva a atuação de deputados e senadores; para 36,9% foi regular; para 41,2% foi negativa; 12% não opinaram ou não responderam. A atuação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) durante 2019 foi considerada positiva para 11,3%, regular para 28,2% e ruim ou péssima para 33,6%. Dos entrevistados, 12,3% disseram não conhecer Maia e 14,6% não souberam opinar ou não responderam.  

Sobre as reformas, 38,2% consideram que a influência do presidente Jair Bolsonaro na aprovação no Congresso nacional foi mediana; para 21,6% foi baixa; para 17,4% foi alta; e para 10,7% ele não teve qualquer influência.  

No item confiança nas instituições, 43% disseram que preferem buscar informações em veículos de comunicação tradicionais; 34,4% preferem usar as redes sociais; 18,4% disseram buscar nos dois; e 3,9% em nenhum dos dois...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 13:01h
Telefonia Móvel

Consumidores de todo o país podem consultar linhas pré-pagas pelo CPF

 

A partir de hoje (22), os usuários de todo país podem consultar as linhas pré-pagas e verificar a possibilidade de cadastros indevidos. A consulta feita por meio do CPF que já estava valendo para os consumidores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, também será estendida aos clientes de telefonia móvel das regiões Sul e Sudeste. (Foto ilustração)

As empresas de telecomunicação brasileiras disponibilizaram, em parceria com a Anatel, um site para que o usuário possa consultar. O consumidor da linha pré-paga que quiser fazer consulta para verificar a ocorrência de fraudes com linhas associadas indevidamente ao seu CPF deve acessar o portal.

A consulta vale para os celulares das prestadoras: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida vai possibilitar ao consumidor verificar a linha pré-paga em seu nome. Caso contrário o usuário pede o cancelamento.

"Hoje no Brasil há cerca de 135 milhões de celulares pré-pagos e, destes, três acessos a cada 1.000 apresentam inconsistências cadastrais", informou a agência.

Segundo a Anatel, a iniciativa do portal visa "garantir uma base cadastral do serviço correta e atualizada, a fim de evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, proporcionar mais segurança aos cons...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 12:50h
Feira de Santana

Metade dos freezers do Banco de Leite do Hospital da Mulher está vazia: situação é preocupante

 

Se todos os frascos que estão depositados nas gavetas dos oito freezers do Banco de Leite do Hospital da Mulher fossem estocados de maneira que todos os espaços fossem ocupados nas suas capacidades máximas, a quantidade em estoque, hoje, daria para abastecer completamente quatro unidades, apenas. (Foto ilustração)

A enfermeira Patrícia Silva, que trabalha no setor, diz que nestes meses, a instituição busca sensibilizar as mulheres que estão amamentando para que doem o excesso da produção de leite. “A gente procura sensibiliza-las com relação ao problema e a necessidade destas crianças que estão internadas”.

O problema de baixo estoque está relacionado ao período do ano, diz a coordenação do espaço. O problema se repete entre dezembro e o final do carnaval, quando as doadoras saem de férias com suas famílias. É um período preocupante.

Nos freezers são estocados o leite liberado para o consumo dos bebês e aquele que aguarda os resultados dos exames de laboratório, que o indica ou não para ser levado para a UTI Neonatal, Método Mãe Canguru e enfermaria.

Dezesseis crianças que nasceram com algum problema de saúde dependem destas doações para se alimentar, ganhar peso e receber alta. Mães e profissionais do setor anseiam por doações.

O saldo no estoque do Banco d...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 11:53h
Assembleia Legislativa

Targino deixa liderança da oposição; Sandro Régis é favorito para assumir

 
Foto Reprodução

O deputado estadual Targino Machado (DEM) está deixando a liderança da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia. O favorito para assumir a vaga é o deputado estadual Sandro Régis (DEM).

Targino, que tem a intenção de ser pré-candidato à prefeitura de Feira de Santana, deixa a liderança da oposição para poder se dedicar a esse projeto, além do fato de que um acordo prévio já dava conta de que ocorreria um rodízio na liderança. (Com informações do Bahia.ba e Bahia Notícias/ Foto Reprodução)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 11:23h
Itabuna

Funcionários da Santa Casa entram em greve por falta de pagamento

 
Foto Reprodução

Funcionários da Santa Casa de Itabuna, no sul da Bahia, pararam as atividades nesta quarta-feira (22). A greve, por tempo indeterminado, ocorre por causa de salários atrasados, segundo informações de funcionários.

Os trabalhadores que aderiram à greve atuam em dois hospitais da cidade administrados pela Santa Casa: Hospital Manoel Novaes e Calixto Midlej Filho.

Por meio de nota, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna informou que trabalha no processo de pagamento dos valores necessários para a liquidação do décimo terceiro de 2019 e dos resíduos de parcelas salariais de dezembro.

A Santa Casa informou ainda que estruturou uma operação de contingência para esse período de greve com equipes mínimas nas áreas assistenciais, bem como o remanejamento de equipes para as áreas mais críticas. A unidade de obstetrícia vai reduzir a capacidade de atendimento. (G1/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 10:51h
Tribunal Regional Eleitoral

Eleitor com título cancelado precisa regularizar situação até 6 de maio

 
Foto Reprodução

A Bahia começa a se preparar para as Eleições Municipais de 2020. Faltam apenas nove meses para mais de 10 milhões de eleitores baianos irem às urnas para eleger os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos dos 417 municípios do estado. Contudo, para votar no próximo pleito, em outubro, o eleitor precisa estar com a situação regular na Justiça Eleitoral (JE) até o próximo dia 06 de maio.

Atualmente, 799.076 eleitores baianos estão em situação irregular, com seus títulos cancelados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O título é cancelado quando o eleitor deixa de votar e de justificar a ausência às urnas por três eleições consecutivas – cada turno de um pleito sendo considerado uma eleição diferente – ou quando este não responde ao chamado da JE para realizar o recadastramento biométrico.

Dos 417 municípios baianos, 175 já finalizaram o período de recadastramento obrigatório. Aqueles que não responderam ao chamado da JE tiveram seus títulos cancelados. Os 242 municípios restantes finalizam o período de biometria obrigatória em 18 de fevereiro de 2020. Mais de 800 mil eleitores baianos ainda não realizaram o recadastramento biométrico, podendo ter seus títulos cancelados e também serem impedidos de votar nas Eleições Municipais de 2020.

A regularização do título de eleitor

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 10:37h
Sudoeste baiano

Brumado: Justiça Eleitoral confirma Dr. Aurino Rocha na presidência do Podemos

 
Foto Reprodução

Foi expedida esta semana a certidão de composição da Comissão Provisória do Podemos no município de Brumado, com o médico oftalmologista e anestesista e pré-candidato a prefeito Aurino Rocha como presidente. Também compõem a direção do partido o professor e vice diretor do colégio estadual, André Luiz Silva Azevedo, como vice-presidente; o professor e funcionário dos Correios, Jarbas Barbosa Caires, secretário; o professor e ativista cultural, Paulo Esdras Oliveira da Silva, tesoureiro; e o consultor em indústria de cerâmica vermelha. Cícero Vieira Júnior, vogal.

A sede do Podemos vai funcionar na Praça Armindo Azevedo, 308, no centro, no mesmo endereço onde foi instalada a Casa do Papai Noel no ano passado. No local também funcionará o escritório de pré-campanha de Aurino Rocha. O imóvel estará aberto à população no início de fevereiro.

O Podemos tem como principal liderança estadual o deputado federal Bacelar, que, recentemente, reafirmou por meio das redes sociais, o total apoio do partido à pré-candidatura a prefeito do Dr. Aurino, que surge com uma proposta de independência em relação aos grupos políticos tradicionais, defendendo uma transformação no modo de fazer política e administração pública em Brumado.

“Não temos compromisso com o que está ou o que já passou, nossa proposta...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 10:13h
Feira de Santana

Seprev faz acordo de cooperação com PF para concessão de armas para Guarda Municipal

 
Foto Reprodução

Foi publicado no Diário Oficial do Município, desta quarta-feira (22), um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e a Superintendência Regional de Polícia Federal no Estado da Bahia para a concessão de porta de arma de fogo aos integrantes da Guarda Municipal. O prazo é de cinco anos a contar da data da publicação. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 09:50h
Setor Industrial

Confiança da indústria cresce 1,1 ponto na prévia de janeiro deste ano

 

A confiança dos empresários da indústria cresceu 1,1 ponto na prévia de janeiro deste ano, na comparação com o resultado consolidado de dezembro do ano passado. Com isso, o indicador chegou a 100,5 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, segundo dados divulgados hoje (22) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). (Foto ilustração)

O aumento da confiança foi puxado pelo crescimento das expectativas dos empresários em relação aos próximos meses. O Índice de Expectativas cresceu 2,4 pontos e atingiu 101,6 pontos, o maior valor desde junho de 2018 (102,3 pontos).

O Índice da Situação Atual, que mede a confiança dos empresários no momento presente, recuou 0,3 ponto, para 99,3 pontos.

O resultado preliminar de janeiro indica aumento de 0,4 ponto percentual do Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria, para 75,5%. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 09:28h
Salvador

Leão comemora pré-candidatura de Coronel : "Agora temos um nome de disputa"

 
Foto Reprodução

O vice-governador João Leão (PP) comemorou nesta quarta-feira (22), o fato do senador Angelo Coronel (PSD) ter se colocado na disputa para prefeitura de Salvador.

Em entrevista Leão disse que achou excepcional a candidatura do senador e que pretende conversar com o candidato do PP por considerar que só agora a base do governo possui um nome de disputa.

“Bom de voto. Achei excepcional isso de ele ser candidato. Vamos ter uma reunião com o Niltinho que é o nosso candidato para ver que posição iremos tomar. Sentar com Otto, Wagner, Rui. Agora temos um nome de disputa. Um peso pesado, no sentido de bom de voto”. “Eu fui um dos que o incentivei. Coronel é empresário, tem experiência administrativa, foi excepcional prefeito de Coração de Maria, tem tradição política. As pesquisas diziam que ele não iria ser senador e ganhou com margem grande de voto”, completou.

De acordo com Leão, a possibilidade do deputado retirar a candidatura é real. “Na política nós temos todas as possibilidades. Nós temos um compromisso com Niltinho, mas temos um compromisso maior com Salvador, com a Bahia e com nossa chapa majoritária”.

Coronel foi eleito presidente da Assembleia Legislativa da Bahia em 2017. Em 2019, saiu do posto para disputar o Senado em uma ‘rachadinha’ com Jaques Wagner. Ele foi eleito com mais de 3 milhões de votos. O PSD é o partido com maior número de prefeitos...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 08:59h
Nordeste baiano

Crise financeira deixa vereadores de Jeremoabo sem salário

 
Foto Reprodução

A crise continua em Jeremoabo, no nordeste baiano. O secretário de Administração do município confirmou que a prefeitura não fez o repasse do duodécimo, deixando vereadores e servidores legislativos sem salário neste mês de janeiro. A Câmara impetrou um mandado de segurança na tarde desta terça-feira (21), para garantir o pagamento dos valores.

Segundo o artigo 168 da Constituição Federal, a prefeitura deveria ter repassado os valores do duodécimo para a Câmara até o dia 20. O não cumprimento dessa obrigação pode configurar crime de responsabilidade por parte do gestor municipal.

“O motivo é a falta de recursos. O FPM (Fundo de Participação dos Municípios), dos dias 10 e 20, foi bloqueado, o que deixou a prefeitura sem recurso para fazer qualquer pagamento. Até mesmo o repasse do duodécimo da Câmara. O nosso jurídico nos informou que a Justiça deu um prazo de cinco dias para os recursos bloqueados serem devolvidos. Estamos aguardando”, explicou o secretário de Administração de Jeremoabo, Nilson Lubarino.

Segundo o secretário, o prefeito de Jeremoabo, Deri do Paloma (PP), está em viagem para Aracaju-SE.

Os servidores do Poder Executivo municipal já estavam em protesto desde o início de 2020, por falta de pagamento salarial. A prefeitura havia prometido os salários de dezembro para o dia 10 de janeiro, mas não cumpriu,...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 08:37h
Aniversariante do Dia

Ex-vereador Alcione Cedraz em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.01.2020 08:23h
Feira de Santana

Pablo Roberto inaugura escritório político nesta quarta-feira

 
Foto Reprodução/ Facebook

O vereador licenciado, secretário de Desenvolvimento Social e presidente municipal do PDT, Pablo Roberto, vai inaugurar nesta quarta-feira (22), às 19 horas, seu escritório político que fica situado na avenida Maria Quitéria, nº 3139, centro da cidade.

Em publicação em sua página em uma rede social, Pablo salienta que será “um espaço para o debate de ideias e construção da nossa democracia”. (Foto Reprodução/ Facebook)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia