Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você é a favor da reforma da Previdência proposta pelo governo Michel Temer?



Parcial
 
 

Entrevista: Vereador Reinaldo Miranda

“As Câmaras precisam estar mais perto da comunidade”

Vereador de terceiro mandato em Feira de Santana, Reinaldo Miranda (PHS), conhecido também como Ronny, é presidente pela segunda vez da Câmara Municipal de Feira de Santana, com mandato até 2018. Em uma manhã de sexta-feira (10), a base de um café expresso, nos concedeu essa entrevista, onde fala da Câmara Municipal, de sua relação com os colegas e com o prefeito José Ronaldo, e seu projeto para 2018 de ser candidato a deputado federal. Ronny, nasceu em Salvador, é católico, está com 41 anos, e tem a fé como superstição. O seu sonho é ver o crescimento de Feira de Santana como tem visto junto com seus filhos. Ronny afirma que não possui um adversário sequer e que seu melhor amigo é o seu pai.

Jair Onofre - Vereador Ronny, qual a sua votação em cada uma das três eleições? Ronny - Olha, no primeiro mandato foram 3.879, no segundo 7.297, e no terceiro 8.213 votos.

Jair Onofre: Começou o período legislativo. Como o senhor vai lidar com mais da metade de vereadores novos, quando nada de uma legislatura para outra. Como será a sua relação com os seus colegas?

Ronny: Primeiro, nós temos uma relação muito boa com todos os colegas vereadores que Deus permitiu a nossa eleição com a deles. Os novos vereadores são pessoas que já têm uma convivência, uma certa experiência na vida pública, não tendo o mandato adquirido agora, mas que já vivenciam a vida pública há muitos anos, seguindo políticos e lideranças políticas, e evidentemente, a gente terá uma grande facilidade por já ter um grau de amizade e de relacionamento com essas pessoas.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
]

 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 15:04h
Salvador

Prefeito de Feira visita fundação de aliado do governo

 

Em meio às especulações de que pode trocar de grupo político para tentar disputar o Senado no próximo ano, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), visitou, no último sábado (22), a Fundação Dr. Jesus, do deputado estadual Pastor Sargento Isidório (PDT), aliado do governo.

Após receber a visita do gestor municipal, Isidório reiterou o convite, ao citar o caso de atuais aliados que já estiveram do outro lado. “Otto [Alencar] e o próprio João Leão eram muito ligados ao lado de lá. Eu tenho a impressão que Zé Ronaldo é da mesma linha. Ele tem que ver onde está dando certo. Se ele achar um corredor melhor, uma estrada mais plana para pavimentar o sonho dele, que está querendo ser senador…É um homem que vai ser bem recebido onde chegar”, declarou o deputado. (Bahia.ba)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 13:26h
Paralização

"É contra as reformas, não contra os empresários", diz CUT-BA sobre greve do dia 28

 

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Bahia, Cedro Silva(foto), pediu que os trabalhadores não saiam de casa em adesão à greve geral convocada para a próxima sexta-feira (28), em todo o Brasil. Segundo Silva, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta segunda-feira (24), a paralisação é contra as reformas da Previdência e Trabalhista.

Na oportunidade, o sindicalista ainda criticou a reforma trabalhista. "Ela vai fazer o cara trabalhar 12 horas por dia. Já a reforma da Previdência vai colocar o homem para contribuir durante 49 anos. O Congresso Nacional está duro, está insensível. Quem deve à previdência são as grandes empresas e não o trabalhador. Quero pedir para o trabalhador não sair de casa na sexta-feira. Não tem transporte, não tem banco, o trabalhador tem que ficar em casa. Todos os sindicatos aderiram, porque todos serão prejudicados com essas reformas. 95% dos brasileiros estão dizendo que esse presidente [Michel Temer] não tem legitimidade", pontuou.

Silva reforçou que na sexta-feira (28), pela noite, os organizadores da greve irão se reunir no Rio Vermelho para fazer uma avaliação do m...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 13:13h
Cunha e Lula

Lula se reuniu com Cunha para impedir o impeachment de Dilma, relada ex-deputado

 

O ex-deputado Eduardo Cunha contou apenas metade da história na nota escrita na cadeia, em que afirma que mostrou ao presidente Michel Temer, com antecedência, o parecer pela abertura do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados. Às vésperas da prisão, em 2016, Cunha almoçou com o dono da editora Matrix, Paulo Tadeu, em uma negociação para publicação de seu livro. (Foto ilustração)

Durante o encontro, classificou um ponto como o mais interessante: disse que foi alvo de um “cabo de guerra” entre Lula e Michel Temer antes de abrir o processo. Prometeu detalhar as ofertas feitas pelos dois lados. A reunião com a Matrix em que citou ação de Lula para que agisse na direção oposta foi no aeroporto de Congonhas, dois dias antes de ele ser preso.

Procurada, a assessoria do ex-presidente disse que não comentaria. Ainda segundo a publicação, a editora tenta manter as negociações, mesmo após a prisão de Cunha. Um aliado do ex-deputado faz a ponte. O último recado, porém, foi de que ele não conseguiria terminar de escrever a obra no presídio. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 12:55h
Primeira-dama indiciada

PF indicia primeira-dama de Minas por corrupção

 

A Polícia Federal indiciou a mulher do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); os secretários da Casa Civil e do Planejamento do governo mineiro e dois executivos no âmbito das investigações da Operação Acrônimo. Carolina Pimentel foi indiciada como partícipe em corrupção, lavagem de dinheiro e crime eleitoral. Antonio Maciel, ex-presidente da Caoa, e o presidente do grupo Aliança, Elon Gomes, foram indiciados por falsidade ideológica e crime eleitoral, no artigo 350. Não há acusação contra as duas empresas. (Foto: Governador Fernando Pimentel e a mulher, Carolina Pimentel)

Também foi indiciado o publicitário Vitor Nicolato, homem de confiança do empresário Benedito de Oliveira, o Bené, próximo a Fernando Pimentel.

A Acrônimo foi deflagrada em maio de 2015 para investigar esquema de tráfico de influência para liberação de empréstimos do BNDES e esquema de lavagem de dinheiro em campanhas eleitorais envolvendo gráficas e agências de comunicação.

O indiciamento não significa culpa provada, mas certeza da autoridade policial de que há fatos para denúncia e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 12:38h
Recôncavo baiano

Rádio Excelsior Recôncavo é inaugurada oficialmente em Cruz das Almas

 

Foi inaugurada oficialmente na manhã deste domingo (23/04), a Rádio Excelsior Recôncavo (frequência FM 102,7) no Prédio Papa Francisco na cidade de Cruz das Almas. A nova emissora ocupa o lugar da extinta Rádio Alvorada AM, que migrou para FM. (Foto ilustração)

O evento foi realizado na Rua João Gustavo da Silva, em frente a Câmara de Vereadores, com a presença do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; diversas autoridades; imprensa e comunidade.

Agora Cruz das Almas passa a contar com três emissoras FM: Transamérica do Grupo Lomes de Comunicação, Santa Cruz-Rádio Comunitária e Excelsior Recôncavo da Igreja Católica. (Tribuna do Recôncavo)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 11:40h
Sapeaçu - Bahia

Prefeitura de Sapeaçu abre 100 vagas para cursinho pré-vestibular gratuito

 

A prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria Municipal de Educação torna público a abertura das inscrições gratuitas para o processo seletivo destinado ao preenchimento de 100 vagas do Cursinho Pré-vestibular Popular. As inscrições começam no dia 24 a 25 de abril e 02 e 03 de maio, na Secretaria de Educação, localizada no Centro de Educação e Cultura no Parque das Mangueiras. (Foto divulgação)

Os alunos do 3° ano do ensino médio devem comparecer portando Xerox do boletim do 2° ano, RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. Para os alunos que já concluíram o 3° ano do ensino médio os documentos necessários são Xerox do histórico do ensino médio, RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4.

Para seleção e preenchimento das vagas serão observados o aproveitamento escolar resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática no último ano.

O resultado estará disponível no dia 04 de maio e as matrículas acontecerão nos dias 04 e 05 de maio na própria Secretaria de Educa&ccedi...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 11:27h
Como parlamentar e cristão

Irmão Lázaro denuncia jogo da baleia azul nas redes sociais

 

O deputado baiano, Irmão Lázaro (PSC-BA), em declaração nas redes sociais denunciou sobre os perigos da viralização do “jogo da baleia azul”, para os jovens do país. Entenda: O jogo que surgiu na Rússia, propõe desafios macabros como automutilação, sessões de filmes de terror e por fim, o suicídio. A preocupação aumentou depois que o governo russo, inferiu que cerca de 130 suicídios, podem, supostamente, ter vinculação a comunidades online identificadas como “grupos da morte”. “Não me pronuncio apenas como deputado ou como pregador cristão que sou, mas essa é uma preocupação de pai. A internet trouxe benefícios incalculáveis para a população. Mas, por outro lado, os nossos jovens estão expostos a todo tipo de perigo. Peço a todos vocês que denunciem qualquer conteúdo de incentivo ao jogo da baleia azul no facebook, que verifica com rigor esse tipo de denúncia. Clamo as autoridades por maior fiscalização aos crimes de rede”, endossa Lázaro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 11:12h
Reunião da Executiva

Executiva nacional do PSB reúne-se nesta segunda-feira para deliberar sobre reformas de Temer

 

A executiva nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) se reúne nesta segunda-feira (24), às 17h, em Brasília, para fechar posicionamento sobre as reformas da Previdência e trabalhista, entre outros projetos propostos pelo presidente Michel Temer (PMDB). A reunião, que definirá os rumos do partido no Governo, abre a possibilidade de um afastamento do peemedebista e ocorre no momento de maior inflexão dos socialistas no Legislativo.

O partido já evidenciou o descontentamento com o Palácio do Planalto, tendo em vista que na primeira votação da matéria que trata sobre as mudanças trabalhistas, realizada em regime de urgência, e que culminou na derrota do governo. Na ocasião, no último dia 18, deputados do PSB votaram contra a pressa na tramitação e, apenas, 12 a favor. E, apesar de na segunda – na última quarta-feira, dia 19 – o jogo ter mudado – 16 votos favoráveis e 15 contrários, a bancada continuou dividida.

O vice-presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco Paulo Câmara, já reconheceu a importância das mudanças no projeto, referente à Previdência, promovidas pelo Governo Temer na semana passada. No entanto, ressaltou que ainda é necess&aacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 10:57h
Em entrevista

Corruptos deveriam ir a júri popular, defende Miro Teixeira em entrevista

 

Com 11 mandatos consecutivos de deputado federal, Miro Teixeira (Rede-RJ - foto), 71 anos, bebeu na fonte de Brizola, Tancredo, viu Ulysses presidir a Câmara, foi ministro de Lula, mas está decepcionado com o atual momento que o país atravessa. Não deposita todas as críticas apenas no Congresso, lembrando que os executivos da Petrobras roubaram milhões sem disputar sequer uma eleição. "A eleição e a democracia não são responsáveis pela corrupção."

Ele admite que a crise vivida pelo país é maior do que se poderia imaginar, mesmo sabendo que o Brasil é "uma República que não se realizou". Miro acrescenta que um corpo situado em declive, se não for parado, continuará acelerando e questionou por que nenhum tribunal de contas percebeu o tamanho do escândalo.

Nesta entrevista ao Correio, ele revela decepção com Lula, ainda acha possível uma vitória de Marina, defende júri popular para casos de corrupção e garante que o Brasil precisa de reformas que não tirem direitos. (correiobraziliense)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 10:37h
Exportando violência

Assaltantes levam US$ 40 milhões de transportadora de valores no Paraguai

 

Ladrões fortemente armados invadiram a sede da transportadora de valores Prosegur em Ciudad del Este, no Paraguai, durante a madrugada desta segunda-feira (24) e fugiram com cerca de US$ 40 milhões (cerca de R$ 120 milhões). As informações foram confirmadas pela Polícia Nacional do Paraguai. (Foto ilustração)

De acordo com o jornal “ABC Color”, este seria possivelmente o maior assalto da história do país. Vídeos divulgados pelo jornal mostram fumaça após explosões e carros incendiados na cidade.

Em entrevista à radio ABC Cardinal, o ministro do Interior Lorenzo Lezcano afirmou que os assaltantes eram brasileiros. Segundo ele, a maioria dos carros usada no assalto tinham placa do Brasil, e uma vítima relatou que ouviu os criminosos falando em português. Lezcano disse ainda que as autoridades paraguaias tinham a informação de que um assalto poderia ocorrer no país, mas não sabiam “a hora, o lugar, nem o objetivo”. (g1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 10:21h
Em Salvador

Marqueteiros depõem no TRE de Salvador no processo que pede a cassação da chapa de Dilma

 

Os marqueteiros João Santana e Mônica Moura prestam depoimento na sede do Tribunal Regional Eleitoral em Salvador, na Bahia, nesta segunda-feira (24), no processo que pede a cassação da chapa de Dilma e Temer por abuso de poder político e econômico na eleição presidencial de 2014. Segundo informações da assessoria do TRE-BA, o depoimento começou às 9h e está sendo feito ao Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamim, que está na capital baiana. (Foto ilustração)

Os depoimentos ocorrem a portas fechadas. Eles deveriam ser sido feitos no dia 17, mas foram adiados. Santana e Mônica Moura chegaram ao TRE por volta das 8h45.

A determinação do depoimento foi do ministro Herman Benjamin, relator do processo no Tribunal Superior Eleitoral. João Santana e Mônica Moura foram responsáveis pelo marketing das campanhas de Dilma Rousseff em 2010 e 2014 e também na de Lula, em 2006.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 10:13h
Após pressão

Ministro da Justiça demite presidente da Funai por não nomear indicações do PSC

 

Com o aval do presidente Michel Temer (PMDB), o ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB - foto), decidiu demitir o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Fernandes Toninho Costa, e substituí-lo por um representante da bancada ruralista no Legislativo. A demissão foi exigida pelo líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), porque o presidente da entidade responsável pela gestão das terras indígenas não aceitou nomear 25 pessoas indicadas por ele desde que a nova direção da Funai tomou posse.  

A decisão política de demitir Antônio Costa foi tomada por Serraglio na quarta-feira (19), data em que se comemora o Dia do Índio, e assustou o presidente da Funai. Os 25 nomes impostos por André Moura para serem contratados pela Funai não são de carreira do órgão. O deputado exigiu que fossem nomeados nas áreas de finanças e de gestão da fundação. Alguns nomes que o ministro Serraglio deve confirmar vão ocupar superintendências em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Roraima e em Mato Grosso do Sul.

 

Além de André Moura, o deputado Carlos Marun...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 10:02h
Candidato ao senado

Polêmico, Feliciano pode deixar partido para disputar Senado em 2018

 

De acordo com a Coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo, o polêmico deputado federal Marco Feliciano pode deixar o (PSC – foto), seu atual partido, para disputar uma vaga no Senado na eleição de 2018, por São Paulo. Segundo a publicação, Feliciano já foi procurado por duas legendas maiores, que lhe ofereceram mais tempo de televisão. Contudo, os partidos não foram revelados pela coluna.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 09:55h
Anula direitos

Reforma trabalhista permite que empregador reduza salário de funcionário

 

Pela proposta em votação nesta semana, empresa poderá demitir funcionários e recontratá-los, por remuneração inferior, por terceirização ou acordo fechado individualmente. Para juristas e sindicatos, projeto acaba com a Justiça trabalhista e retira direitos constitucionais

O projeto de reforma trabalhista que a Câmara programou para votar nesta semana anula, na prática, direitos constitucionais que protegem o trabalhador desde a década de 1940 e também previstos pela Constituição promulgada em 1988. O principal deles é a irredutibilidade dos salários para quem continua exercendo as mesmas funções em determinada empresa. A conclusão consta de estudos feitos por várias entidades sindicais, juristas especializados no assunto e até pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Se o texto apresentado pelo deputado Rogério Marinho (PSDB-RN - foto) virar lei, as empresas poderão reduzir os salários de todos os empregados para continuarem exercendo as mesmas funções. Para isso, basta demiti-los e recontratá-los em regime de terceirização ou por acordo fechado individualmente com cada funcionário. Pela proposta do parlamentar, nem mesmo a Justiça pod...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 09:43h
Zona franca industrial

Lula levou proposta da Odebrecht a Cuba, diz delator

 

O executivo da Odebrecht João Carlos Mariz Nogueira relatou em delação premiada ter presenciado, em 2014, em Cuba, conversa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto) e o representante do Itamaraty Marcelo Câmara, na qual o petista teria afirmado ter levado ao presidente cubano, Raúl Castro, uma proposta da empreiteira que ajudaria a viabilizar uma linha de crédito para a construção de uma zona franca industrial. A obra seria um anexo do Porto de Mariel, que também foi construído pela Odebrecht. O negócio, porém, não foi levado adiante. 

O ex-presidente estava no país para ministrar palestras que contavam com financiamento da construtora. O delator diz ter acompanhado e instruído Lula a fazer a proposta em reunião com o então enviado do Itamaraty Marcelo Câmara. Ao fim da passagem pela ilha, o petista teria dito ao representante do Ministério das Relações Exteriores que Castro gostou da proposta elaborada pela Odebrecht. (Band.com)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 09:25h
Região Sisaleira

Grupo explode banco, bloqueia rodovia e faz reféns na Bahia

 

Um grupo de assaltantes fortemente armados explodiu a agência do Banco do Brasil de Mairi, região centro-norte da Bahia, na madrugada desta segunda-feira (24). O ataque aconteceu por volta de 1h30. As informações são do blog Agmar Rios. Durante a ação, que durou cerca de 30 minutos, criminosos que estavam a bordo de uma caminhonete no trecho da BA-130 conhecido como ‘curva do sebo’ fizeram reféns o motorista e um passageiro de uma van que transportava pacientes de Mairi para Salvador, além de uma casal que estava em uma motocicleta. Os criminosos obrigaram os passageiros a descerem da van e atravessaram o veículo na pista. (Foto ilustração)

Em seguida o grupo explodiu a agência bancária, que ficou completamente destruída. Não foi informado se eles conseguiram levar algum valor. Durante a fuga, o bando disparou tiros para o alto e jogou na rodovia que liga Mairi a Baixa Grande objetos pontiagudos de ferro, conhecidos como “miguelito”, que furou os pneus de vários carros. A Polícia Militar faz buscas na região à procura dos assaltantes, mas ninguém foi preso até a publicação desta reportagem. Os reféns já foram liberados. Não há relatos de feridos. (Notícias de Santa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 09:13h
Simões Filho - Bahia

Prefeitura de Simões Filho anuncia seleção para 1.484 vagas; salários chegam a R$ 8 mil

 

A Prefeitura de Simões Filho anunciou as inscrições para Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de pessoal para atendimento da demanda da administração municipal, no âmbito das Secretarias de Educação, Saúde e Administração. Edital foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (20). (Foto ilustração)

No total, são 1.484 vagas, sendo 417 para contratação imediata e outras 1.067 para cadastro de reserva. Os salários variam entre R$ 937 a R$ 8 mil.

Os interessados devem se inscrever gratuitamente no período de 25 a 26 de abril, no Ginásio de Esportes, localizado na Avenida Elmo Serejo Farias, s/n, Cia II, no horário de 08h às 12h e das 13h às 16h, mediante apresentação da ficha de inscrição e documentos solicitados no Edital.

As vagas são para profissionais de nível médio e superior. Há oportunidades para os cargos de Médicos de várias especialidades; Enfermeiros; Cirurgião- Dentista; Técnicos Administrativos, Auxiliar de Consultório Dentário – ACD; Técnicos de Enfermagem...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 08:52h
Ilhéus - Bahia

Câmara de Ilhéus cancela contratos com empresas investigadas na Operação Citrus

 

A Câmara Municipal de Ilhéus publicou no diário oficial de quinta-feira (20) o cancelamento dos contratos de números 001, 013 e 014 do corrente ano, com as empresas Andrade Multicompras LTDA e Tayane L. Santos ME, que prestavam serviços na área de xerox e fornecimento de materiais de limpeza e expediente. (Foto ilustração: Plenário da Câmara)

As duas empresas são alvos de investigações da operação Citrus, realizada pela 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, que investiga possíveis fraudes de licitações praticadas por elas no período de 2009 a 2016 na prefeitura e na Câmara Municipal de Ilhéus. Por esse motivo, a Câmara decidiu cancelar os contratos com as empresas em questão.

Por meio de processo administrativo, aberto ainda no mês de março, a câmara abriu prazo e notificou as empresas para que se manifestassem, o que não aconteceu.

Para o presidente da Câmara, Lukas Paiva, a decisão de cancelamento parte do princípio da moralidade que norteia a Administração Pública e reafirma que, desde que a operação foi desencadeada, a câmara vem colaborando com a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 08:29h
Partido Verde

Comissão Provisória está desativada desde o ano passado em Vitória da Conquista

 

O Partido Verde que chegou a ter dois representantes no Legislativo Conquistense e até o vice-prefeito, está com a Comissão Provisória desativada em Vitória da Conquista. Até o final do ano passado a legenda era presidida por Paulo Maurício Lopes de Araújo, que foi um dos coordenadores da candidatura do Edigar Evangelista dos Anjos, o Edigar Mão Branca, com vice na chapa encabeçada por Jean Fabrício Falcão (PCdoB) à Prefeitura de Vitória da Conquista nas Eleições 2016. Até esse domingo (23) os novos dirigentes verdes não haviam sido divulgados através do site do Tribunal Superior Eleitoral. (blogdoanderson)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 08:21h
Macarani- Bahia

TCE confirma rejeição de contas e deixa ex-prefeito Armando Porto inelegível

 

Uma decisão do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), publicada no Diário Oficial do Estado, pôs por terra as pretensões políticas do ex-prefeito de Macarani, Armando Porto (Foto), deixando-o inelegível por 8 anos.

Por conta de uma decisão anterior do próprio TCE, que já havia rejeitado a prestação de contas relativa à construção do Ginásio de Esportes da cidade, com recursos do Governo do Estado, Armando ingressou com novo recurso pedindo a reconsideração do primeiro julgamento, mas a decisão do Pleno do TCE foi desfavorável, e a sua prestação de contas foi rejeitada por unanimidade, em caráter definitivo. (TCE)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 08:05h
Economia mundial

Euro salta ante o dólar e iene cai com redução das preocupações sobre eleição na França

 

O euro saltava ante o dólar após o primeiro turno da eleição presidencial francesa ficar em linha com as pesquisas de opinião, acalmando as preocupações do mercado sobre outro choque político sistêmico no segundo turno no próximo mês. (Foto ilustração)

Medidas de volatilidade esperada do euro --que chegaram aos níveis mais altos em um ano antes da eleição --voltaram a níveis relativamente normais em torno de 8,5 por cento, indicando redução da preocupação em relação às chances da nacionalista Marine Le Pen, que é contrária à União Europeia. 

O euro chegou a avançar 2 por cento após as indicações iniciais de que a votação deu a vitória ao centrista Emmanuel Macron, como previsto durante semanas.

As mesmas pesquisas mostram Macron derrotando Le Pen por cerca de 30 pontos percentuais daqui a duas semanas, e isso permitirá que os players do mercado que fizeram hedge ou desistiram de seus ativos da zona do euro voltem a comprar.

Mas com a moeda única reduzindo a alta a 1 por cento nos primeiros negócios do pregão ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 07:58h
Emprego

IBGE abre concurso para 24,9 mil vagas temporárias

 

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre, nesta segunda-feira (24), as inscrições do processo seletivo para 24.984 vagas temporárias de níveis fundamental e médio. Os salários vão de R$ 1,6 mil a R$ 1,9 mil. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a organizadora responsável pela seleção. (Foto ilustração)

As oportunidades são para atuar no Censo Agropecuário 2017. Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros.

No site do "Diário Oficial da União é possível ver o edital. Acesse aqui. As vagas de nível médio são para agente censitário municipal (1.272) e agente censitário supervisor (4.867). Os postos de nível fundamental são para recenseador (18.845).

O salário será de R$ 1,9 mil para agente censitário municipal e de R$ 1,6 mil para agente censitário supervisor. Para recenseador, a remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, com base nas quantidades de unidades de es...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 07:52h
Eleições na França

Emmanuel Macron e Marine Le Pen vão disputar 2º turno presidencial na França

 

O 2º turno da eleição presidencial será disputado por Emmanuel Macron, de centro, e Marine Le Pen, da extrema-direita. François Fillon, dos republicanos, e Jean Luc Mélenchon, socialista, ficaram de fora, num resultado histórico. Às 22h30 (hora de Brasília), com 98% das urnas apuradas, Macron tem 23,86% dos votos, e Le Pen tem 21,43%. François Fillon, terceiro colocado, tem 19,94%, e já admitiu derrota. Jean-Luc Mélenchon ficou com 19,62%. (Foto ilustração)

"Enquanto nosso país está passando por um momento único em sua história, marcado pelo terrorismo, os desafios econômicos e ambientais, sofrimento social, ele respondeu da forma mais bonita, votando maciçamente. Ele decidiu me colocar na liderança no primeiro turno das eleições", disse Macron a seus eleitores.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 07:01h
Reformas

Temer está incomodado com bancadas do PSB, PSD e PRB

 

Temer está incomodado com três partidos da base aliada: PSB, PSD e PRB. Pediu aos ministros Fernando Bezerra Filho, Gilberto Kassab e Marcos Pereira que controlem suas bancadas e garantam apoio às reformas. Marcos Pereira, por exemplo, já tentou sensibilizar os correligionários. Mas, até agora, acredita ter apenas 50% dos votos do partido favoráveis ao Planalto.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 06:54h
EUA

Refrigerante diet pode aumentar risco de AVC e demência

 

Pessoas que ingerem bebidas e refrigerantes diet diariamente são mais propensas a sofrer acidente vascular cerebral (AVC) ou desenvolver demência (como o Alzheimer). De acordo com estudo realizado pela Universidade de Boston e publicado recentemente na revista científica Stroke, a ingestão de apenas uma lata da bebida adocicada artificialmente por dia pode corresponder a um aumento de quase três vezes na propensão de desenvolver os problemas. A pesquisa coletou dados de mais de 4.000 pessoas, divididas em dois grupos, por mais de 10 anos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 24.04.2017 06:30h
Paulistano

Morreu o cantor Jerry Adriani

 

O cantor Jerry Adriani, de 70 anos, morreu na tarde de hoje no hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Adriani, cujo nome verdadeiro era Jair Alves de Souza, estava se tratando de um câncer. Ele tinha 70 anos.

Nascido no bairro paulistano do Brás, Jair Alves de Souza começou a carreira como vocalista do grupo Os Rebeldes. Ele se tornou Jerry Adriani porque tinha a ideia de que para cantar rock era necessário ter um nome americano (Jerry) e era fã do ídolo italiano Adriano Celentano. Adriani apresentou programas dedicados ao rock na antiga TV Tupi, em São Paulo, e comandou – ao lado de Betty Faria e Neyde aparecida, entre outros – A Grande Parada, dedicada aos grandes nomes da música brasileira.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 14:04h
Senado Federal

Senado e Governo de Brasília firmam acordo para assegurar vagas a mulheres vítimas de violência

 

Foi assinado nesta quinta-feira (20) um acordo de cooperação entre o Senado e a Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH) do Governo de Brasília, para assegurar vagas a mulheres em situação de violência doméstica nos contratos de terceirização da Casa. A diretora-geral, Ilana Trombka, e o secretário, Gutemberg Gomes, tiveram como testemunhas na assinatura do documento, ocorrida na Casa da Mulher Brasileira, a deputada distrital Celina Leão, procuradora especial da Mulher na Câmara Legislativa, e a deputada federal Erica Kokay. (Foto ilostração)

Ilana relatou que o acordo é resultado de uma iniciativa que se estruturou a partir da visita à Casa da Mulher Brasileira por servidoras do Senado, que organizaram doação de bolsas com itens de higiene e de vestuário para mulheres atendidas pela instituição. Ela avaliou, então, que somente autonomia e independência financeira poderiam garantir a saída da mulher de uma situação de violência doméstica e garantir-lhe empoderamento.

Depois disso, foi publicado o Ato da Comissão Diretora 4/2016, que institui o Programa de Assistência a ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 13:57h
Câmara Federal

A reforma trabalhista está pautada para as sessões de quarta-feira (26) e quinta-feira (27).

 

Segundo o substitutivo do deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) para o PL 6787, os acordos entre patrões e empregados poderão prevalecer sobre a lei como regra geral. O texto lista 16 temas para exemplificar esse ponto, como banco de horas, parcelamento de férias e plano de cargos e salários. O projeto original limitava a prevalência a 13 pontos específicos. (Foto ilustração)

Na segunda-feira, os deputados poderão votar a MP que cria regras para a prorrogação e a relicitação de contratos de concessão com parceria nos setores rodoviário, ferroviário e aeroportuário O projeto de lei da reforma trabalhista (PL 6787/16) está na pauta do Plenário na última semana de abril. Os deputados podem votar ainda os destaques que tentam alterar a proposta sobre a recuperação fiscal dos estados (PLP343/17). Ambos os projetos são do Poder Executivo.
A reforma trabalhista está pautada para as sessões de quarta-feira (26) e quinta-feira (27). (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 13:48h
Sapeaçu - Bahia

Prefeitura oferece serviços gratuitos em comemoração ao aniversário de 64 anos de Sapeaçu

 

Acontecerá o “Ação e Cidadania” onde serão oferecidos serviços gratuitos a população como Saúde da Mulher, Prevenção de Câncer de Mama e de Colo do Útero; Espaço de Beleza; Realização Tipagem Sanguínea, Teste Rápido, Glicemia Capilar e Aferição de Pressão Arterial; Avaliação Nutricional; Avaliação com profissionais da liga de Patologia da UFRB; Realização de Acupuntura e Alongamentos por Fisioterapeutas; Saúde Bucal; Orientações sobre descarte de medicamentos, Automedicação e uso racional de medicamentos; Recadastramento do Bolsa Família; Cadastro de Imóveis, Orientação sobre PROUNE e FIES, CPF, Declaração de Imposto de Renda e Cartão do SUS; Apresentação dos Serviços da Central da Regulação; Cuidados em Situação de urgência e emergência; Saúde do Trabalhador e Saúde do Homem; Ações da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 13:40h
Governo do estado

Taxa de suicídio cresce mais de 40% entre os brasileiros de 15 a 29 anos

 

Nos últimos dez anos, a taxa de suicídio cresceu mais de 40% entre os brasileiros de 15 a 29 anos, o que aponta a necessidade de intensificar as medidas de proteção e orientação para os jovens e adolescentes. Nesse cenário, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) distribuirá 5 mil cartilhas sobre o tema para orientar os profissionais de saúde da rede estadual. O documento também está disponível para download no link https://goo.gl/FRu9fT. 

Além da distribuição das cartilhas, a Sesab promove na próxima quarta-feira (26), às 14h30, uma webpalestra sobre os “aspectos técnicos e éticos na abordagem de pessoas em risco de suicídio”. Os interessados podem assistir e interagir através do link www.telessaude.ba.gov.br/participe, onde a psicóloga do Núcleo de Estudo de Prevenção do Suicídio, Soraya Carvalho, desconstrói mitos e alerta para os sinais e sintomas da formação da ideia suicida. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 13:32h
Feira de Santana - Bahia

Escola padrão será inaugurada na Terra Dura nesta segunda (24)

 

A pequena Escola Municipal Antônio Antunes dos Santos, que tinha apenas duas salas e mais dois anexos, na comunidade de Terra Dura, se transformou em uma grande unidade. Construída em um novo terreno, a escola se tornou padrão de excelência e será inaugurada na próxima segunda-feira, 24. (Foto ilustração) Agora a unidade conta com oito salas de aula, auditório, biblioteca, sala de informática, refeitório, cozinha, dois conjuntos de banheiros completos, área de recreação e uma horta. Na parte administrativa foi construída sala de professores, diretoria, vice-diretoria, secretaria e almoxarifado. Com a ampliação da escola, naturalmente aumentou a oferta de vagas para os alunos. No ano passado a escola contava com 208 alunos matriculados. Já foram matriculados para este ano 227 alunos, tendo capacidade para chegar até 400 crianças. “Vamos poder receber mais alunos e dar o conforto necessário a eles. Além de congregar todos os alunos em um prédio só”, destacou o secretário da escola, Jeferson Rios. A escola disponibiliza para os alunos a educação infantil, ensino fundamental I (até o 5º ano) e também o 6º ano. Na unidade de ensino é ofertado os projetos Acelera e Se Liga. (Ascom)

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 13:27h
Alagoinhas - Bahia

Alagoinhas passa a ter serviço de Ronda Escolar 153

 

Teve início nesta sexta-feira, 21/4, o serviço de Ronda Escolar nas escolas municipais de Alagoinhas. O programa, inédito até então no município, é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Guarda Municipal e pode ser acionado a qualquer hora do dia, todos os dias da semana, pelo telefone 153, o mesmo utilizado pela Guarda Municipal. (Altapressão) (Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 13:16h
Norte da Bahia

Obras do Eixo Norte da transposição devem voltar na próxima semana

 

O Ministério da Integração Nacional assinou contrato esta semana com o Consórcio Emsa-Siton, para a retomada dos trabalhos nos trechos que antes eram de responsabilidade da empresa Mendes Junior. Com isso, as obras restantes da primeira etapa (1N) do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, transposição – já podem retomar na próxima semana. (Foto ilustração)

Segundo o Ministério da Integração, a previsão é que as águas do rio corram pela estrutura física de todo o Eixo Norte e cheguem ao Ceará até o fim deste ano. Esse trecho beneficiará mais de 7 milhões de pessoas no Ceará, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

O próximo passo será a publicação do Extrato de Contrato entre o ministério e o consórcio no Diário Oficial da União e, após essa formalização, assinatura da Ordem de Serviço para as obras voltarem já na próxima semana. O valor pactuado é de R$ 516,84 milhões. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 13:00h
Formosa do Rio Preto - Bahia

Assinado acordo sobre posse de terra na Região da Coaceral

 

Um amplo acordo entre José Valter Dias, que se dizia proprietário das áreas da Coaceral e Aprochama, e estava de posse de um mandado de reintegração de posse, exarado do juiz titular da Comarca de Formosa do Rio Preto, custará aos mais de 300 produtores, que plantam na área de 320.000 hectares, a bagatela de R$ 398.000.000,00 – trezentos e noventa e oito milhões de reais. (Foto ilustração)

Se o negócio foi feito em soja a base de 23 sacas por hectare, num total de 7.360.000 sacas, os valores podem ultrapassar de longe a cifra total com a valorização da leguminosa, já que os preços hoje estão bastante deprimidos (R$54,00 a saca de 60 quilos).

O acordo foi fechado neste dia 18, nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado, com a intermediação direta do presidente Ângelo Coronel.

Há 30 anos os produtores iniciaram o plantio de soja, milho e algodão na área e têm obtido excelentes resultados devidos à boa condição de textura do solo e de boa pluviosidade média.

Tanto produtores como o proprietário reclamante não revelam o valor do acordo, mas esse é o valor estimad...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 12:49h
Itapetinga - Bahia

Câmara realizará audiência pública para discutir barragem do catolé

 

Na próxima terça-feira (25), a Câmara Municipal de Itapetinga realizará uma audiência pública, com a participação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), sobre a construção da Barragem do Rio Catolé. O evento acontecerá a partir das 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães. (Foto ilustração)

A audiência é de iniciativa da Mesa Diretora da Casa, que é composta pelos vereadores Eliomar Barreira/Tarugão (PMDB), Márcio Piu (PSC), Fabiano Bahia (DEM), Nailton Negreiro (PRB) e Gilmar Piritiba (PSD). Segundo o presidente Eliomar Barreira, o objetivo do evento é esclarecer as dúvidas da população dos municípios do médio sudoeste baiano que fazem parte da Bacia do Catolé sobre os possíveis impactos ambientais da obra. “Nossa ideia é que os cidadãos possam realmente participar dessa audiência sobre um assunto que é de grande importância para o nosso município”, afirmou.

Com uma população estimada em mais de 76 mil habitantes, segundo dados do IBGE, Itapetinga é referência urbana do Território de Identidade Médio Sudoeste da Bahia, composto por 13 mun...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 12:09h
Uruçuca - Bahia

Uruçuca - Bahia Prefeito Moacyr discute reativação da câmara de turismo da costa do cacau

 

Serra Grande, distrito do município de Uruçuca, foi o ponto encontro de Secretários de Turismo de municípios que compõem a Costa do Cacau, nesta quarta-feira, 19. Na oportunidade, representantes de municípios discutiram a reativação da Câmara da Costa do Cacau, juntamente com o Secretário de Turismo do estado, José Alves. (Foto ilustração)

Hoje, a Costa do Cacau abrange e os municípios de Canaveiras, Itacaré, Ilhéus, Itabuna, Santa Luzia, Una e Uruçuca. Para o prefeito anfitrião do encontro, a região possui grande potencial turístico. “A nossa região é rica em belezas naturais, manifestações culturais, gastronomia e história. Temos muitos elementos que são atrativos para atrair turistas e movimentar a economia,” declarou o Moacy Leite.

A Câmara de Turismo da Costa do Cacau tem como principal objetivo a organização e elaboração de planos de ações para os municípios, valorizando costumes locais, bem como, a integração da comunidade na proposta de desenvolvimento do turismo regional.

A próxima etapa de reativação da Câmara de ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 11:56h
Adiamento

Após pressão, Maia admite adiar votação da reforma da Previdência

 

Por conta da grande resistência no Congresso ao texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ - foto), já admite adiar a votação que estava inicialmente prevista para o dia 8 de maio.

"Se possível vamos votar a matéria no dia 8 de maio, se não for possível, a partir do dia 15", afirmou, na última sexta-feira (21), no 16º Fórum Empresarial organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais. Maia ainda assumiu que, hoje, o governo não tem votos suficientes para garantir a aprovação.

Mesmo assim, o deputado negou que seja um adiamento, alegando que trata-se de um "aprofundamento na articulação" junto às bancadas para uma melhor compreensão do texto entregue nesta semana pelo relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA)."Não haverá adiamento, haverá articulação. E a votação quando estivermos a clareza da vitória", afirmou.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 11:52h
República de Ribeirão

Caseiro que "derrubou" Antonio Palocci diz que já esperava pela prisão do ex-ministro

 

O caseiro responsável pela queda do então ministro da Fazenda Antonio Palocci afirma que já esperava a prisão do petista e diz que a Lava Jato o faz lembrar das reuniões na República de Ribeirão Preto, imóvel em Brasília onde se encontravam empresários e políticos.

A BandNews FM conversou com Francenildo Costa (Foto), que espera até hoje receber uma indenização de R$ 400 mil da Caixa por ter tido o sigilo bancário quebrado ilegalmente, a pedido de um dos homens mais influentes do governo Lula.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 11:35h

Polícia busca curadores do Baleia Azul

 

"Não é lenda urbana. Estamos numa corrida contra o tempo para garantir a integridade física e a vida das vítimas, porque não sabemos em que etapa do jogo elas estão", afirma a delegada Fernanda Fernandes, responsável pelas investigações do viral Baleia-Azul, que supostamente incentiva suicídios, no Rio de Janeiro. Há investigações online em busca de responsáveis pela iniciativa, que teria ramificações até nos Estados Unidos. (Foto ilustração Web)

As primeiras informações sobre o jogo são de 2015, relatando incentivo ao suicídio propagado pelo Vkontakte (VK), o Facebook russo. Depois, entidades denunciaram o caso como "fake news" (notícia falsa), mas o viral segue avançando. Participantes surgem em grupos fechados, selecionados de madrugada. Na sequência, o administrador, ou "curador", lança desafios, normalmente às 4h20, que incluem de desenho a atividades de risco, passando por mutilações e estímulo ao suicídio.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 22.04.2017 11:29h
Tríplex

Casal Lula queria passar fim de ano no tríplex do Guarujá, conta Léo Pinheiro

 

O casal Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia (que morreu em fevereiro deste ano) planejava passar as festas de fim de ano de 2014 no tríplex 164-A do Edifício Solaris, que o empreiteiro José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, diz ter sido comprado e reformado pela OAS, como vantagens indevidas concedidas ao petista. (Foto ilustração)

Léo narra que depois da primeira visita com Lula, foi feita uma segunda visita. Dessa vez Lula não foi, havia preocupação porque era ano de eleição. Léo foi com dona Marisa, ocasião em que ouviu um pedido.

"Então dona Marisa fez um pedido: 'Nós gostaríamos de passar as festas de fim de ano aqui no apartamento. Teria condições de estar pronta?'", relatou Léo Pinheiro ao juiz federal Sérgio Moro, dos processos da Operação Lava Jato em audiência na quinta-feira (20).

Moro perguntou depois se deu tempo de terminar a obra e o empreiteiro disse que sim.

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia