Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acha que as mensagens divulgadas no site The Intercept Brasil sobre Sergio Moura são verdadeiras?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Senador Otto Alencar

“Se extinguir metade dos órgãos de Brasília não vai fazer falta a ninguém”

Manhã de clima bom, em um condomínio fechado, o senador Otto Alencar (PSD), que também é presidente estadual do PSD, entre o primeiro e o segundo tempo do jogo Brasil e Sérvia, concedeu uma entrevista ao site Bahia na Política. Falou sobre assuntos ainda em evidência e fatos que ficarão registrados no tempo. Otto Alencar já foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), vice-governador, governador e agora senador da República.

Senador o senhor pode fazer uma avaliação geral da situação que vive o país nesse momento?

O momento é conturbado. Desde que se instalou no Brasil a Operação Lava Jato, vários processos que estavam embaixo do tapete foram levantados, o que resultou na prisão de senador, deputado federal, ministro, ex-ministro e de alguma forma desses últimos anos para cá, e isso começou no fim do ano de 2014 e maio de 2015, o Brasil está quase passando a limpo, do ponto de vista das falhas morais dos seus principais dirigentes, da elite política. E chegamos agora nas eleições com uma indefinição muito grande de quem será aquele brasileiro que está capacitado e treinado para tirar o Brasil da crise, porque a crise não se acaba quando Temer deixar o governo, ela se amplia quando Temer deixar o governo e vai deixar com uma situação muito ruim, com o déficit fiscal altíssimo, agora neste ano a previsão é em torno de R$140 bilhões e, consequentemente, aquele que assumir vai ter que ajustar as finanças do país, fazer uma lei de reordenamento administrativo grande e profunda.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 11:23h
Proposta de Bolsonaro

56% são contra e 41%, a favor de aumento do limite da pontuação da CNH , diz Datafolha

 
Foto: Divulgação

A proposta do presidente Jair Bolsonaro de aumentar a pontuação máxima da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é reprovada por 56% da população, segundo pesquisa do Datafolha divulgada pela "Folha de S.Paulo". Outras medidas sugeridas também tiveram oposição.

A pesquisa ouviu 2.006 pessoas com 18 anos ou mais, em 130 municípios brasileiros, entre os dias 4 e 5 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

De acordo com os dados divulgados, 41% dos brasileiros ouvidos são a favor do aumento de 20 para 40 pontos máximos na CNH. 1% respondeu como indiferente e 3% não souberam responder.

O afrouxamento da punição para quem transportar crianças de até 7 anos sem cadeirinha teve reprovação de 68% dos entrevistados, com aprovação de 30%. 1% disse ser indiferente e 1% não soube responder.

De acordo com o projeto, a multa e a retenção do veículo seriam substituídas por uma advertência por escrito.

Já a proposta que cancela a instalação de radares em rodovias federais teve rejeição de 67% dos entrevistados e apoio de 30%. Neste caso, 1% disse ser indiferente e 2% não souberam responder.

De acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados acreditam que as medidas para o t...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 10:45h
Feira de Santana

Campeonato Baiano de Kung Fu trouxe campeões nacionais a Feira de Santana

 

Atletas de kung fu de cinco municípios participaram, neste domingo, 14, do Campeonato Baiano deste esporte – estilo kuntae do. A competição foi realizada, durante todo o dia, no Ginásio Oyama Pinto, no Campo Limpo. (Foto ilustração)

O evento teve o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, mais a de Saúde. Os atletas apresentaram, em várias categorias, cinco estilos de luta, entre eles o shao lin, sanda e o kuntae do.

Para o presidente da Federação Baiana de Wushu-Sanda, Alencastro Moura, a competição, além de servir para observar o nível técnico dos atletas, objetiva expandir o esporte, que, ao contrário de outras artes, não é tão difundido. “Estamos trabalhando para a popularização do kung fu”, afirma o presidente.

A competição contou com a participação de campeões nacionais e de Joca Soares [foto acima], criador do estilo kuntae do, dono de vários títulos internacionais.

O mestre Junilson da Silva Santos, conhecido como Gel, considera que o nível dos atletas é alto – visto os títulos nacionais conquistados, e que a competição teve como objetivo levar o esporte, que vai se tornar Olímpico, ao conhecimento do grande público. (Secom/Fsa) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 10:27h
Porto Seguro

Audiência pública contará com edição do "Projeto Universitário Cidadão"

 
Foto Divulgação

O “Projeto Universitário Cidadão”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), será apresentado, na próxima sexta-feira (19/7), durante audiência pública no município de Porto Seguro. A edição extraordinária ocorrerá dentro da programação do encontro, que pretende debater o recadastramento biométrico na região. O evento será conduzido pelo presidente do Eleitoral baiano, desembargador Jatahy Júnior, e está marcado para 9h30, na Câmara de Vereadores da cidade. Na ocasião, o secretário de Planejamento de Estratégia e de Eleições, Maurício Amaral, abordará questões relacionadas ao moderno sistema eletrônico de votação e a sua importância para a democracia brasileira.

 Os interessados em participar do encontro, que terá certificação com carga horária de 3h, deverão realizar as inscrições por meio do endereço: eje.tre-ba.jus.br. As vagas são limitadas.

Audiência Pública

O objetivo da audiência pública é debater a logística do último ciclo da revisão biométrica na Bahia, que tem como prioridade o atendimento com hora marcada. A meta é concluir a biometria antes das eleições municipais de 2020. Em Porto Seguro, o encontro servirá, também, para alavancar a coleta dos dados biométricos nas localid...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 10:10h
Capital Federal

Vizinhos reclamam da segurança de Moro no Sudoeste

 

Moradores do prédio onde o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (foto), vive em Brasília estão incomodados com o burburinho provocado pelos seguranças do ex-juiz da Lava-Jato. Moro escolheu o Sudoeste para morar, como o ex-ministro José Dirceu, que também chamou a atenção e incomodou vizinhos pela vigilância da PM na quadra. (Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos/CB)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 10:01h
Política

TRE-BA nega pedido de cassação do mandato do deputado estadual Pastor Tom

 
Foto Reprodução

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) negou nesta segunda-feira (15) um pedido de cassação do mandato do deputado estadual Pastor Tom (PSL).

O parlamentar foi alvo de uma ação de impugnação de mandato eletivo que o acusava de fornecer à Justiça Eleitoral informações fraudulentas no seu pedido de registro de candidatura. Segundo o suplente Márcio Moreira (Patriota), autor do pedido, ele era policial militar na ativa e, por isso, não poderia ter concorrido ao cargo, já que apenas PMs na reserva podem participar de disputas eleitorais.

Além disso, a ação alega que ele não tinha filiação partidária homologada seis meses antes da candidatura, como exige a lei eleitoral, já que policiais na ativa são proibidos de integrar formalmente legendas partidárias.

Segundo o advogado Ademir Ismerim, que defendeu o deputado no processo, o TRE-BA aceitou, por unanimidade, a justificativa da defesa de que ele não poderia perder o mandato porque a demora na sua passagem para a reserva foi culpa da própria PM, e não do parlamentar.

“Ele requereu sua passagem para reserva, mas a PM só foi deferir isso em fevereiro de 2019. Nós alegamos que ele não cometeu crime porque a desídia foi da PM. O tribunal aceitou a tese porque não é ele [o deputado] que pratica os atos que são inerentes à PM”, explicou Ismerim.  (Bocão N...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 09:52h
AL-BA

Deputado propõe título de cidadão baiano para Rubens Barrichello

 
Foto: Reprodução/ Site oficial Rubens Barrichello

O deputado estadual Eduardo Salles (PP) propôs na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que o ex-piloto de Fórumula1 Rubens Barrichello receba o título de cidadão baiano. A proposta feita pelo pepista foi publicada na edição de sexta-feira (12) do Diário Oficial do Estado.

Em sua justificativa, Salles diz que a ligação de Rubinho com a Bahia é muito forte, “seja por conta das conquistas que tem em sua carreira que ocorreram aqui, ou pelo amor que tem pela cultura, religiosidade, praias, gastronomia e, principalmente, por seu povo, também apaixonado pelo automobilismo”.

Segundo o parlamentar, a ligação é tão forte que “nesse momento está trazendo novas ideias visando o desenvolvimento da Bahia, seja através do esporte de performance, do esporte com fins de entretenimento, de desenvolvimento social, e ainda, propostas para o desenvolvimento do comércio na região”. Barrichello tem 47 anos e atualmente disputa a Stock Car. (Bahia.ba/ Foto: Reprodução/ Site oficial Rubens Barrichello)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 09:44h
Cachoeira

Vereadores reagem à declaração de secretário que chamou colega de mentirosa

 

Vereadores do município de Cachoeira reagiram contra a postura do secretário municipal de Saúde, Mamede Dayube, que foi para um programa de rádio para tentar depreciar a vereadora Ana Cristina (PSB), chamando-a de mentirosa. O mau comportamento do secretário ocorreu simplesmente porque a vereadora publicou em suas redes sociais um cartaz informando a vinda do programa Saúde sem Fronteiras - Rastreamento do Câncer de Mama, o qual a edil agradece à deputada estadual Fabiola Mansur por contribuir com a articulação junto ao governo do Estado para trazer a unidade móvel de mamografia. Os vereadores consideraram inapropriadas as considerações do secretário. (Foto ilustração)

"Esse secretário deveria agradecer a todos que contribuem com a saúde de Cachoeira. Como chefe do setor na cidade ele teria que estar satisfeito com a vinda do caminhão e não preocupado em fazer politicagem com um assunto tão sério. A saúde das mulheres não é palco para vaidade política. Se a deputada Fabíola contribuiu com a atração do programa, isso vai ser útil para a melhorar os péssimos índices de saúde de Cachoeira, coisa que deveria alegrar o secretário e o prefeito. O papel da Prefeitura é cumprir com a obrigação que lhe compete, que é cuidar da parte burocrática para a vinda do programa, apenas isso, e não ficar preocupado em quem é o pai da criança", diz o vereador Laelson.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 09:27h
Região Metropolitana de Salvador

Teobaldo Costa admite que disputará a prefeitura de Lauro de Freitas

 

O empresário e dono do Atakadão Atakarejo (foto ilustração), Teobaldo Costa, é um exemplo de baiano que deu certo na vida. E, agora, ele quer usar a sua trajetória de gestor na iniciativa privada para se cacifar e se eleger prefeito de Lauro de Freitas. O ex-feirante, que também gosta de dizer que foi jornaleiro, empacotador, gandula, cobrador, ambulante e cambista, entre outros ramos de trabalho, sempre faz questão de lembrar a origem humilde no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, para incentivar as pessoas. "Construí trabalhando muito e eu ando em qualquer lugar aqui na Bahia sem que digam que desrespeitei ou perdi a humildade e simplicidade. Continuo sendo a mesma pessoa que era quando não tinha nada. Dizem 'você esquece que tem dinheiro'. Digo que o dinheiro é do povo.

O Atakarejo é um patrimônio do povo baiano. Então, acho que esse conhecimento que tenho de gestão, de empreendedor, de executivo", disse, em entrevista à Tribuna. O veterano do varejo afirma que pretende fazer uma gestão baseada na geração de emprego e fortalecimento da educação no município. "Tenho feito na minha vida muito trabalho social. Dou a vara e o anzol. Temos que dar oportunidades para as pessoas, dar educação", pontua. Teobaldo lembra que "Lauro de Freitas é a sétima economia do estado da Bahia, é uma cidade com 200 mil habitantes, com orçamento de R$ 558 milhões e tem os piores indicadores sociais da Bahia". Ainda na entrevista, ele faz uma an&aacu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 09:27h
Política

Ex-ministro-chefe de Dilma ganha cargo no governo Rui Costa

 
Foto Divulgação

No último sábado (13) o Diário Oficial do Estado trouxe a nomeação do ex-ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos do Brasil no governo de Dilma Rousseff (PT), Maurício Muniz Barretto de Carvalho. O ex-ministro foi alocado pelo governador Rui Costa (PT) como assessor-chefe, simbolo DAS-2A, da Assessoria Geral de Projetos Especiais, da Casa Civil. (Política Livre/ Foto Divulgação)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 09:10h
Brasília

Governo Bolsonaro nomeará até 90 juízes e ministros de tribunais superiores

 

O presidente Jair Bolsonaro (foto ilustração) não terá direito apenas a nomear dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), no atual mandato. Ele poderá fazer até 31 de dezembro de 2022, exatas 90 nomeações em 35 tribunais de todo o País, treze somente em tribunais superiores. O número ainda subirá para 108 se for criado um novo Tribunal Regional Federal, em Belo Horizonte, abrindo vaga para 18 desembargadores. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

No STF, o primeiro ministro que irá abrir vaga é o decano Celso de Mello, que completa 75 anos em novembro de 2020.

A segunda vaga ocorrerá com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio, em julho de 2021, também em razão da idade-limite.

Haverá vagas no Superior Tribunal de Justiça: Napoleão Nunes Maia Filho sairá em dezembro de 2020 e Félix Fischer em agosto de 2022.

O ministro Emmanoel Pereira, tão admirado quanto querido no Tribunal Superior do Trabalho (TST), vai se aposentar em outubro de 2022.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 09:07h
Ipirá

DPE/BA tem encontro com conselheiros tutelares para discutir necessidades de crianças e adolescentes

 
Foto Reprodução

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em Ipirá, cidade do território Bacia do Jacuípe, reuniu-se com os conselheiros tutelares do município, buscando dialogar sobre as necessidades de crianças e adolescentes, além das dificuldades que o Conselho enfrenta, para analisar meios de atuação da Defensoria.

Na reunião, foram debatidos meios de assegurar direitos das crianças e adolescentes em situação de risco, que atualmente não possuem uma casa de acolhimento no município. A defensora pública Ana Jamille Costa defende o diálogo com o Poder Público para encontrar soluções para esta demanda. “Além disso, é necessário buscar um convênio com as cidades próximas que também não possuem casa de acolhimento -, como Pintadas e Baixa Grande”, concluiu a defensora.

A Defensoria se predispôs a solicitar uma reunião com o Prefeito de Ipirá e com o Secretário de Serviço Social da cidade, visando ações coordenadas com os órgãos públicos corresponsáveis pela área infanto-juvenil do município. Também foi debatido a necessidade de diálogo com as prefeituras de Pintadas e Baixa Grande, a fim de analisar a possibilidade de um consórcio para que, em cada município, seja efetuado um levantamento da demanda efetivamente existente para acolhimento. (DPE/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 08:51h
Economia

Mercado reduz estimativa de crescimento da economia para 0,81%, diz BC

 

A estimativa do mercado financeiro para o crescimento da economia este ano continua em queda. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central (BC) com instituições financeiras, a projeção para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – desta vez foi reduzida de 0,82% para 0,81%. Essa foi a 20ª redução consecutiva. (Foto ilustração)

Para 2020, a expectativa é que a economia tenha crescimento maior, de 2,10%, na semana passada, a estimativa era de 2,20%. A previsão para 2021 e 2022 permanece em 2,50%. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 08:42h
Salvador

Sai resultado do concurso da prefeitura; 368 vagas foram oferecidas

 
Foto Reprodução

O resultado da prova objetiva do concurso público da prefeitura de Salvador está disponível para consulta no site da organização do certame, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), através do link.

O candidato terá acesso a lista de aprovados, à pontuação das provas e também às datas e locais para realização do Teste de Aptidão Física (TAF).

As provas do concurso reuníram cerca de 100 mil candidatos. O certame, realizado em junho, ofereceu 368 vagas em 17 cargos e 12 áreas de nível médio, técnico e superior. O concurso tem três editais. O primeiro é para professor, com 150 vagas imediatas; o segundo é para os cargos de Guarda Civil Municipal, Agente de Trânsito, Agente de Fiscalização, Fiscal de Serviços Municipais e Agente de Salvamento Aquático (salva-vidas); e o terceiro destinado aos seguintes cargos: médico, assistente social, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro/arquiteto e – pela primeira vez na administração municipal – para as funções de psicólogo, gestor público, médico perito, médico do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho e técnico em segurança do trabalho. (Bocão News/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 08:40h
Agronegócio - Soja

Soja inicia semana em Chicago com leves baixas e ligeira realização de lucros nesta 2ª

 

Os preços da soja trabalham com leves baixas na manhã desta segunda-feira (15) na Bolsa de Chicago. As cotações da oleaginosa, por volta de 7h55 (horário de Brasília), perdiam de 2 a 2,50 pontos nos principais contratos, com o agosto valendo US$ 9,16 e o novembro, US$ 9,29 por bushel. (Foto ilustração)

O mercado realiza lucros depois das boas altas da última semana, principalmente as registradas na sexta-feira (12), que passaram dos 14 pontos. No paralelo, permanece como mais importante foco dos traders neste momento a questão climática nos EUA para o desenvolvimento das lavouras norte-americanas.

Nesta segunda, o mercado espera que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traga uma nova redução no índice de lavouras de soja em boas ou excelentes condições no país, para algo entre 51% e 52%, contra 53% da semana anterior e frente à media para o período de 71,4%. O relatório com esses dados chega às 17h (Brasília), pós fechamento da CBOT.  (NA)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 08:21h
Bahia

Rui realiza série de entregas em Várzea do Poço nesta segunda

 
Foto Reprodução

O governador Rui Costa realiza uma série de inaugurações na cidade de Várzea do Poço a partir das 9h desta segunda-feira (15). A maior delas é a entrega das obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Pedras Altas, que vai beneficiar os municípios de Várzea da Roça, Várzea do Poço, Mairi e Quixabeira.

Rui também vai entregar a implantação do Sistema de Abastecimento de Água, rede de distribuição e ligações domiciliares para a Avenida Durval Gama; uma quadra coberta; a grama sintética no Estádio Municipal; uma Academia de Saúde; a reforma do Centro de Abastecimento; pavimentação de vias urbanas; e 320 Cadastros Ambientais Rurais. (Secom/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 08:05h
Itabuna

Justiça determina que Município restabeleça funcionamento do transporte coletivo

 
Foto Reprodução

A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou que o Município de Itabuna adote imediatamente todas as medidas legais e contratuais para restabelecer o funcionamento do serviço de transporte coletivo de ônibus e impedir nova paralisação na cidade. Segundo o promotor de Justiça Patrick Pires, autor do novo pedido de tutela de urgência, desde o dia 9 de julho, nenhum ônibus do sistema de transporte coletivo urbano circulou em Itabuna, “gerando uma situação de caos no transporte público, com o aparecimento, inclusive, de transportes clandestinos e aplicação de valores abusivos”. A Justiça determinou ainda a imediata implantação do valor de R$ 3,12 para a tarifa de ônibus, como consequência da aplicação da fórmula paramétrica prevista nos contratos de concessão e estudo tarifário realizado pela Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (Arsepi). Na decisão, o juiz Ulysses Maynard Salgado intimou o Município para informar, no prazo de 48 horas, as medidas que tem adotado para a regularização do serviço no Município. (MP-BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 08:00h
Itaju da Colônia

Na falta de obras, prefeito Djalma vai inaugurar uma placa do Cras no dia da cidade

 

Pelo terceiro ano consecutivo, o prefeito Djalma não entrega nenhuma obra no aniversário da cidade. O primeiro ano o prefeito comemorou a entrega de uma roçadeira e um carrinho de mão, no segundo ano, comemorou a substituição de postes de energia pela Coelba e esse ano, colocou na programação, como inauguração, uma placa nomeando uma repartição. (Foto ilustração)

Um aliado do prefeito Djalma, revelou que o pão deixou de existir nesse governo, prevalecendo apenas o circo. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 07:46h
Receita Federal

Receita paga hoje restituições do 2º lote do Imposto de Renda

 

A Receita Federal começa a pagar, nesta segunda-feira (15), o 2º lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019, e também, as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. (Foto ilustração)

Serão depositados R$ 5 bilhões para 3.164.229 contribuintes. Desse total, R$2.362.514.597,42 referem-se a restituição de 15.489 contribuintes idosos acima de 80 anos, 197.895 contribuintes entre 60 e 79 anos, 24.793 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 1.251.906 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, é preciso acessar o site da Receita Federal, ou ligar para o Receitafone, no número146.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano.

O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 07:45h
Brasil

Após rumor se espalhar, ministro diz que não haverá cobrança na graduação

 
Foto: Rafael Carvalho

Neste domingo (14), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, reagiu a um rumor que circulou em blogs e em redes socais nos últimos dias que dizia que universidades federais passariam a cobrar mensalidades dos alunos. Segundo essas mensagens, o anúncio de um programa para implementar as cobranças aconteceria em reuniões na próxima quarta (17), para a qual foram convocados representantes de instituições de todo o país. Em uma postagem no Twitter neste domingo (14), porém, o ministro disse que as universidades federais continuarão públicas e que os estudantes não pagarão pela graduação, assim como é hoje. Em outras ocasiões, o ministro já defendeu cobrança para alguns cursos de pós-graduação. Segundo informações divulgadas pelo jornal Valor Econômico na última semana, o novo projeto seria chamado Future-se e teria como objetivo o “fortalecimento da autonomia financeira das universidades e dos institutos federais”, nas palavras do secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior. (Folha de S. Paulo/ Foto: Rafael Carvalho)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 07:43h
Oficina gratuita

Ações do Palco Giratório esta semana em Feira de Santana

 

A semana começa com oficina gratuita e apresentação teatral do Palco Giratório Sesc em Feira de Santana. Nesta segunda (15), será realizada a oficina "Estar atento ou o exercício da escuta na construção do ator", das 8 às 17 horas, no Teatro Margarida Ribeiro.

Nesta terça (17), às 19 horas, o grupo Casa de Zoé (RN) apresenta o espetáculo Meu Seridó, também no Margarida Ribeiro. Com muita música, humor e boas doses de reflexão, a peça proporciona um passeio imaginário e delirante por esse sertão arcaico e mítico.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro por R$ 10 (inteira), R$ 8 (cartão Sesc) ou R$ 5 (meia). Classificação livre. (Elsimar Pondé)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 06:40h
Países asiáticos

Enquanto Bolsonaro segue Trump, Mourão se aproxima de China e Rússia

 

Enquanto Jair Bolsonaro leva o Brasil cada vez mais para o lado dos Estados Unidos, o vice Hamilton Mourão tem se articulado com setores técnicos do governo para ampliar o diálogo com a China e com a Rússia, adversários notórios de Donald Trump.
Está nos planos de Mourão por exemplo, melhorar a relação com a Rússia, de Vladimir Putin, a partir das discussões na Comissão de Alto Nível entre os dois países.

Na semana passada, o vice se uniu ao presidente do Ipea, Carlos Von Doellinger, para abrir uma mesa de estudos permanentes sobre a relação estratégica com os russos e também na questão Brasil-China. O vice é crítico da “timidez” do setor privado brasileiro na agenda de comércio com os chineses.  

A ideia é focar nas áreas de comércio, investimento e financiamento. Mourão também critica a falta de projetos para uso dos recursos de financiamento do New Development Bank – NDB. (Radar - Robson Bonin - Foto: Adnilton Farias/Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 06:21h
PEC paralela

Duas reformas da Previdência no Senado Federal

 

Além da reforma da Previdência que será votada em segundo turno pela Câmara em agosto, o Senado vai tratar também da PEC para mudar as regras de aposentadorias de servidores municipais e estaduais.

Davi Alcolumbre conversará com Rodrigo Maia para tentar fazer com que a PEC paralela seja analisada sem muitos problemas pelos deputados. (O Antagonista)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 06:12h
Feira de Santana

Hamilton Ramos é contra a inclusão dos municípios na reforma da Previdência

 

Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Feira de Santana, Hamilton Ramos (foto), não é necessário incluir os municípios na reforma da Previdência, se depender de Feira de Santana. Hamilton Ramos entende que o ex-prefeito José Ronaldo já fez a reforma, quando prefeito. É que o Município tem a sua própria Previdência e apesar da reforma já ter sido votada em primeiro turno na Câmara Federal, ainda há possibilidade do assunto ser tratado no Senado Federal, em agosto.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 06:06h
Com o recesso

Crises do governo podem botar a perder reforma da Previdência

 

Não resta dúvida que deixar a votação da reforma da Previdência em segundo turno depois do recesso, no início de agosto, na Câmara Federal, será para a conclusão das barganhas iniciadas com os parlamentares. Mas tem um porém: Governo instável e criador de crise, pode botar tudo a perder.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 06:03h
Santa brasileira

Irmã Dulce também é nome de bairro em Feira de Santana

 

A freira Irmã Dulce, conhecida como “O Anjo Bom da Bahia”, que será canonizada no dia 13 de outubro, em uma cerimônia presidida pelo papa Francisco no Vaticano, em Feira de Santana tem sua marca. É num bairro populoso da periferia, antes chamado de Vietnã. Com sua morte, em março de 1992, o vereador à época Celso Pereira deu ao bairro o nome de Irmã Dulce, em sua homenagem. Irmã Dulce será a primeira santa brasileira.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 06:01h
Feira de Santana

Pacto de Feira vai contratar empresa para remoção de ambulantes

 

O projeto Pacto de Feira deverá contratar empresa para prestação de serviço de mão de obra temporária pelo período de até 60 dias. O objetivo é preparar remoção dos ambulantes do centro da cidade. A licitação está prevista para dia 2 de agosto de 2019.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 05:58h
Feira de Santana

Equipamento da PRF detecta álcool e drogas ilícitas

 

A iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de incluir nos seus postos de fiscalização em Feira de Santana equipamentos que detectam álcool e drogas nos motoristas veio como uma bomba. É que no primeiro dia de operação do “drogômetro”, como é conhecido, metade dos testes feitos acusaram a presença de drogas ilícitas no organismo dos motoristas.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 05:56h
No passado ...

A esquerda também foi contra o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal

 

Passada a votação do primeiro turno da reforma da Previdência, não custa lembrar que as mesmas forças políticas que foram contra também reprovaram o Plano Real e a Lei de Responsabilidade fiscal. Em tempo: O PT não assinou a Constituição Federal de 1988. (Colaboração: Cláudio Humberto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 05:53h
Reforma da Previdência

Pito de Otto Alencar em deputados do PT, PC do B e PSB surpreende

 

O pito público dado pelo senador Otto Alencar (PSD - foto ilustração), semana passada, nos deputados do PT, PC do B e PSB, que votaram contra a reforma da Previdência, não deve ter saído só da cabeça do parlamentar. Surpreendeu Otto Alencar, que não é comum externar problemas com os partidos aliados ao público. E falou o que o governador Rui Costa queria dizer. No PSD, inclusive seu filho, Otto Filho, todos votaram a favor da reforma da Previdência.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 05:52h
Fundão eleitoral

Três projetos de lei querem acabar com o Fundo Especial de Campanha

 

Três Projetos de Lei tramitam nas duas Casas Legislativas, propondo o fim do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como fundão eleitoral. A aprovação trará uma economia ao Tesouro de R$ 3,7 bilhões. Quando nada é o que está previsto na LDO.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.07.2019 05:44h
São Paulo

PT fará caravanas e plenárias de olho em 2020

 

De olho na eleição municipal de 2020, o PT inaugura dia 3 de agosto caravana em São Paulo. O cronograma prevê a realização de plenárias de discussões em vários pontos da cidade. O primeiro encontro será no centro. Além dos pré-candidatos – até o momento Paulo Teixeira, Jilmar Tatto e Carlos Zarattini – o ex-prefeito Fernando Haddad foi convidado. (Painel - Foto: sede PT São Paulo)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.07.2019 11:17h
Minas Gerais

Mãe da ex-presidente Dilma Roussef morre em Belo Horizonte

 

Dilma Jane Coimbra Silva, mãe da ex-presidente Dilma Rousseff, faleceu na neste sábado (13), aos 95 anos. Ela residia em Belo Horizonte e passava por uma série de problemas decorrentes de uma embolia pulmonar e de um AVC .

Dilma Jane nasceu em 1924 em Novo Friburgo, no Rio de Janeiro. Criou-se no interior de Minas Gerais, onde seus pais trabalhavam como pecuaristas. Virou professora e conheceu o advogado e empreendedor búlgaro Pétar Russév, mais tarde naturalizado Pedro Rousseff. O casal se fixou em Belo Horizonte e teve três filhos: Igor, Dilma Vana e Zana Lúcia — esta, morta em 1976. (AN)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.07.2019 10:15h
Boa Sorte!

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 2,5 milhões

 

A Mega-Sena sorteia hoje (13) o prêmio de R$ 2,5 milhões. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) deste sábado, em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa. (Foto ilustração)

O bilhete simples, com seis dezenas, custa R$ 3,50. O sorteio será realizado Espaço de Loterias da Caixa, em São Paulo, a partir das 20 horas.

Na última quinta-feira (11), um apostador de Curitiba levou prêmio de R$ 8,1 milhões do concurso 2.168. Os números sorteados foram 01, 04, 25, 27, 29 e 37.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.07.2019 10:00h
GP do Brasil

Acordo para garantir F-1 em SP é alvo de suspeita e de denúncia no TCU e MPF

 

Denúncia sobre uso irregular de recursos públicos na realização do Grande Prêmio de Fórmula 1, em Interlagos (SP) foi protocolada no Ministério Público Federal e no Tribunal de Contas da União. Tem a ver com o mecanismo utilizado para firmar o acordo entre a prefeitura de São Paulo e a empresa detentora dos direitos do GP do Brasil. Em vez de contrato, há convênio, proibindo lucros e uso de verbas públicas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto ilustração)

A denúncia ao Ministério Público Federal pede a abertura de uma investigação para “coibir o desperdício de recursos públicos”.

Pela legislação atual, só poderia ser firmado um convênio sem ganho financeiro, visando apenas a realização de um fim comum.

Existiriam irregularidades nas verbas municipais (R$ 200 milhões em 5 anos) e federais (R$ 160 milhões) para reformas e realização da prova.

Também seria vedada a exploração comercial do evento pela iniciativa privada. MPF e TCU devem abrir investigação sobre o caso.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.07.2019 09:50h
Nordeste da Bahia

Rui Costa visita Coronel João Sá após fortes chuvas

 

O governador Rui Costa visitou o município de Coronel João Sá, que foi fortemente atingindo pela chuva que cai na região, provocando a cheia do Rio do Peixe e grandes prejuízos para a população local e também da cidade de Pedro Alexandre, na região nordeste do estado. Acompanhado do secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, e do secretário de saúde, Fábio Vilas Boas, o governador visitou as ruas afetadas, conversou com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Teles, e se reuniu com o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral. (Foto ilustração)

“O que está acontecendo é o colapso de muitos pequenos barramentos feitos em propriedades privadas, que vão rompendo e formam um efeito cascata e uma onda de água. Nossa medida imediata foi trazer aqui o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil; trouxemos máquinas e equipamentos para desobstruir bueiros, facilitar o deslocamento da população. Agora vamos monitorar os outros pequenos barramentos para que a eventual elevação da água não comprometa a vida de ninguém tomando, inclusive, medidas para a prevenção da saúde das pessoas”, declarou o governador durante a visita.

De acordo com o prefeito Carlos Sobral, foi decretado estado de emergência na cidade, que já estava em estado de emergência por conta da estiagem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 500 famílias desalojadas...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.07.2019 09:40h
"2020: Ano Anísio Teixeira"

Projeto lançado pelo Governo do Estado celebra memória e legado de Anísio Teixeira

 

A partir desta sexta-feira (12), até o dia 12 de julho de 2020, o Governo do Estado da Bahia irá promover uma série de ações que visam celebrar a memória e o legado do educador baiano Anísio Teixeira. Para tanto, lançou neste dia, que marca o aniversário de 119 anos do educador, o projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”. Duas iniciativas representaram o começo das atividades: a publicação do Decreto Nº 19.132, assinado pelo governador Rui Costa, que institui o projeto, e a solenidade de lançamento no IAT, instituto que leva o nome do educador e que tem a função, na estrutura da Secretaria da Educação do Estado (SEC), de promover a formação continuada dos educadores. (Foto ilustração)

A solenidade contou com as presenças do secretário Estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues; da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Teixeira; e do filho de Anísio Teixeira, Carlos Antônio Teixeira; além de professores, gestores, estudantes da rede estadual e demais autoridades. Na oportunidade, foi assinada a portaria para a criação da comissão do projeto “2020: Ano Anísio Teixeira, que vai ser a responsável por organizar e planejar as atividades até 2020. Estudantes da banda Juventude Parqueana, do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), idealizado por Anísio Teixeira, realizaram uma apresentação musical e um vídeo sobre a vida do educador foi exibido.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.07.2019 09:30h
Concurso Público

Candidatos têm até às 23h59 do dia 23 de julho para se inscreverem no Processo Seletivo do IBGE

 

O Edital de abertura para o Processo Seletivo Simplificado foi publicado na manhã do dia 08 de julho e é voltado ao preenchimento de 400 (quatrocentas) vagas temporárias, para a função de Analista Censitário. (Foto ilustração)

Organizado pelo Instituto AOCP, as inscrições tiveram início às 8h do dia 08 de julho e podem ser feitas até às 23h59, horário oficial de Brasília - DF, do dia 23 de julho de 2019, pelo site: www.institutoaocp.org.br

Além do número de vagas, o processo seletivo destaca-se ainda pela retribuição mensal no valor de R$ 4.200,00 (quatro mil e duzentos reais).

Para ingressar no certame, o candidato deve efetuar sua inscrição até a data limite indicada no edital de abertura e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que possui o valor de R$ 64,00 (sessenta e quatro reais).

De caráter eliminatório e classificatório, a aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 1º de setembro de 2019 e será realizada em todas as capitais do país.

Os candidatos selecionados ainda terão direito aos auxílios Alimentação, Transporte e Pré-escolar, bem como a férias e ao 13º salário proporcionais. A previsão de duração do contrato é de até 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado, nos termos da Lei n&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.07.2019 09:20h
Extremo-sul da Bahia

BR-101 será interditada para obras na ponte do Jequitinhonha

 

Quem pretende viajar, tanto com veículos próprios ou de ônibus para os municípios do extremo-sul da Bahia ou fazer o caminho inverso, deve ficar atento aos horários e dias de bloqueios totais da BR-101. A suspensão total do tráfego de veículos ocorrerá a partir deste domingo (14) para realização de reparos que estão sendo feitos na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no Km 663 da rodovia. (Foto ilustração)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a interrupção total do tráfego sobre a ponte é necessário para a execução da primeira etapa dos serviços de recuperação estrutural. No domingo, o bloqueio na rodovia ocorrerá das 5 às 17 horas.

A rodovia volta a ser fechada completamente na terça-feira (16), das 5 às 14 horas. Na quinta-feira (18), o bloqueio total da pista volta a ocorrer nesse mesmo horário. A última interdição da rodovia neste mês está programada para o sábado (20), mais uma vez, das 5 às 14h.

A BR-101, no Km 663, sofrerá interdição total da pista novamente no início de agosto, mas as datas e horários ainda serão divulgados pelo Dnit. Em caso de dúvidas, o motorista de entrar em contato com a unidade local do Dnit, em Itabuna, pelo telefone (73) 3211-5865. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.07.2019 09:10h
TCE/BA

Conselheiro destaca importância que Tribunal dá à qualificação dos servidores

 

A realização do curso “Procedimentos contábeis orçamentários e específicos” é mais uma demonstração do quanto o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) dá importância à qualificação dos seus servidores, de acordo com o conselheiro corregedor Inaldo da Paixão Santos Araújo, que participou do encerramento do evento, nesta sexta-feira (12.07). Em breve pronunciamento, o conselheiro destacou a figura do ex-presidente do TCE/BA, conselheiro Adhemar Bento Gomes (falecido no dia 12 de junho passado), como um dos grandes incentivadores da necessidade de permanente qualificação dos servidores, observando que, graças a tal preocupação, o TCE/BA tem hoje um corpo técnico tão qualificado, concluindo: “Posso afirmar que poucas instituições na Bahia investem tanto e tão bem na formação dos seus servidores quanto o faz o nosso Tribunal”. (Foto ilustração)

Mestre em Administração, o instrutor do curso, Fabrício Ramos Neves, também elogiou a boa qualificação dos servidores, dando como testemunho as intervenções dos participantes e afirmou que, além de ensinar, era possível dizer que havia aprendido bastante com a turma durante a semana. Ele ainda elogiou a figura do conselheiro Inaldo Araújo, do qual foi aluno na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e de quem é colega na Academia de Ciências Contábeis da Bahia. Promovido pela Escola de Contas Conselheiro Jos&eacut...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.07.2019 09:00h
Câmara Federal

Votação da reforma da Previdência em segundo turno fica para agosto

 

A votação em plenário do segundo turno da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados ficará para 6 de agosto, confirmou há pouco o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em entrevista após a conclusão das votações, ele explicou que a decisão foi tomada por preocupações de que o quórum baixo comprometa o texto aprovado hoje (12) em primeiro turno. (Foto ilustração)

“Não era real acabar amanhã (13) pelo quórum com que acabou a sessão de hoje”, disse. “Essa é uma construção multipartidária e foi isso que se construiu”, acrescentou.

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, disse acreditar que a reforma seja aprovada pelo Senado em setembro. Se os senadores reincluírem os estados e municípios à reforma, Marinho defendeu que o tema tramite numa proposta de emenda à Constituição em separado para não impactar os prazos.

O adiamento do segundo turno para o início de agosto foi informado diversas vezes ao longo da tarde, mas só foi oficializado por Maia depois da conclusão das votações em primeiro turno. O deputado Alexandre Frota (PSL-SP) e o líder do Democratas na Câmara, Elmar Nascimento (BA) haviam informado que havia acordo para que o Plenário só volte a se reunir em agosto.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia