Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você votaria nos parlamentares atuais em uma reeleição em 2018?



Parcial
 
 

Entrevista: José Edvaldo Rocha Rotondano

O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, visitou sexta-feira (7), a cidade de Santo Estevão Antonio Cardoso. Foi assinar convenio junto a Prefeituras Municipais para viabilizar a estrutura para que os municípios realize o cadastramento biométrico eleitoral. Minutos antes da solenidade que ocorreu na Câmara Municipal de Antonio Cardoso, o magistrado conversou um pouco com a imprensa presente, puxado pelo site Bahia na Política:

Bahia na Política: Presidente inicialmente, saber do senhor o que lhe traz aqui a cidade de Antônio Cardoso?

Presidente do TRE: Hoje um convênio, um termo de parceria técnica de cooperação técnica a ser assinado entre a prefeitura de Antônio Cardoso e o Tribunal Regional Eleitoral para viabilizar, para incrementar e para alcançar o objetivo do município, do TRE, aliás, que é biometrizar todo eleitorado de Antônio Cardoso e para isso nós contamos com o apoio da prefeitura no sentido de auxiliar o TRE com o pessoal de apoio com espaço e com imóveis dentre outras coisas.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.08.2017 07:51h
Afilhado político

Ex-deputado Humberto Cedraz lamenta morte de Ronny

 

Quem estava emocionalmente muito abatido, ontem, no velório do vereador Ronny, foi o ex-deputado estadual e ouvidor da Câmara Municipal de Feira de Santana Humberto Cedraz, que disse lamentar a morte do amigo. Não era para menos, afinal era o pai político de Ronny.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.08.2017 07:46h
Solidariedade

Deputado Pedro Tavares diz que morte de Ronny é uma grande perda

 

O deputado estadual e presidente em exercício do PMDB da Bahia, Pedro Tavares (foto), que ontem pela manhã veio a Feira de Santana prestar solidariedade à família do vereador Ronny, lamentou a morte do mesmo. “Perde Feira de Santana, perde a política. Perdemos todos nós que tínhamos com Ronny uma grande amizade”.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.08.2017 07:44h
Cumprimentos

Ex-prefeito Tarcízio Pimenta vai ao velório de Ronny na Câmara

 

O ex-prefeito de Feira de Santana Tarcízio Pimenta esteve na Câmara Municipal, no final da manhã de ontem, no velório do vereador Ronny. Confortou familiares e permaneceu no local por pouco tempo. Foi bastante cumprimentado pelos presentes. Em tempo: Ronny era aliado político de Tarcízio quando o mesmo era prefeito.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 12.08.2017 07:10h
Declaração

Presidente do REDE lamenta morte do vereador Ronny

 

O presidente do REDE Sustentabilidade, Enoque Menezes (foto), em nome do partido, emitiu nota lamentando a morte do vereador Ronny, 42 anos. “Quero dizer que deixa uma lacuna política e que os feirenses sentem muito”, declarou Enoque Menezes.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 

Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 17:20h
Senado Federal

Senado define na terça posição sobre crise na Venezuela

 

A posição do Senado sobre a crise na Venezuela poderá ser definida na sessão deliberativa desta terça-feira (15). Estão em pauta dois requerimentos relacionados aos últimos acontecimentos no país vizinho. Um deles, apresentado pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES - foto), pede voto de censura ao presidente do país, Nicolas Maduro. De acordo com o requerimento, que já recebeu apoio em Plenário de senadores de diversos partidos, Maduro tem adotado posturas arbitrárias e afrontado princípios democráticos e tratados internacionais dos quais inclusive o Brasil faz parte.

O outro requerimento, apresentado por Jorge Viana (PT-AC) e já aprovado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), pede que seja criada uma comissão externa, a ser presidida pelo presidente do colegiado, Fernando Collor (PTC-AL), que poderia ir ao país vizinho numa "missão de bons ofícios", oferecendo-se no restabelecimento de vias de diálogo institucional entre governo e oposição. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 17:00h
Câmara Federal

Parecer sobre MP que cria taxa para contratos do BNDES deve ser lido na terça

 

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 777/17, que mudou o cálculo das taxas de juros para contratos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), reúne-se nesta terça-feira (15) para leitura e apreciação do parecer do relator, deputado Betinho Gomes (PSDB-PE - foto).

Gomes apresentou no último dia 9 uma nova versão do seu relatório. O texto mantém, em linhas gerais, a redação em vigor desde abril. Em relação ao parecer divulgado anteriormente, houve apenas a inclusão de um artigo para obrigar o BNDES a manter linhas incentivadas para micros, pequenas e médias empresas pelo prazo de cinco anos.

A medida provisória criou a Taxa de Longo Prazo (TLP), que será usada como referência para os contratos firmados pelo BNDES a partir de 1° de janeiro de 2018. Ela vai substituir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) nos empréstimos do banco.

Gomes deveria ter lido relatório na quarta-feira (9), mas não houve quórum na reunião da comissão marcada para essa data. O presidente do colegiado, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), transferiu a leitura então para o dia 15.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 16:30h
Feira de Santana

Teste rápido de gravidez disponível na rede de saúde em Feira

 

Para garantir o acesso das gestantes em tempo oportuno ao pré-natal, a Secretaria Municipal de Saúde está distribuindo para as unidades da rede municipal Testes Rápido de Gravidez (TRG). Através da amostra da urina é possível obter o resultado em apenas três minutos. (Foto ilustração)

A enfermeira referência do Programa de Assistência à Saúde da Mulher (Paism), Alessandra Magalhães, afirma que os testes é um método de triagem, no sentido de detectar de forma precoce a gestação para o início do pré-natal – durante este acompanhamento, é possível fazer o diagnóstico e o tratamento de doenças pré-existentes ou das que podem surgir durante a gravidez.

 “A realização dos testes rápidos de gravidez possibilita a detecção de situações de risco para a gravidez indesejada, bem como o acolhimento adequado pela Atenção Básica”, pontua a enfermeira técnica do Paism. (Secom/Fsa.)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 16:00h
Recôncavo baiano

Câmara aprova empréstimo de até R$: 10 milhões do Executivo em Santo Antônio de Jesus

 

  O Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que pede autorização da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus para contratação de crédito junto ao DESENBAHIA, no valor de até R$: 10 milhões de reais, foi aprovado na noite desta última quinta-feira (11), durante sessão extraordinária convocada pelo presidente da Casa vereador Antônio Barreto Nogueira Neto (PSB). Em mensagem enviada ao Legislativo, o prefeito Rogério Andrade diz que o valor do empréstimo será destino para infraestrutura e saneamento no município. (Foto ilustração)

O projeto seria votado na sessão ordinária da última segunda-feira (07), só que devido ao pedido de vistas feito pelo vereador de oposição Francisco Damasceno (DEM), o projeto só pôde ser votado nesta quinta-feira sendo aprovado pela maioria dos vereadores. Já o vereador Marcos Muniz, que faz parte da oposição preferiu se retirar do Plenário da Câmara após o presidente da Casa não acatar seu pedido de vistas. Marcos Muniz chegou de última hora durante a sessão que já estava perto de terminar. (infosaj)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 15:30h
Norte baiano

Após boatos de toque de recolher, segurança é reforçada em Catu e Alagoinhas

 

Boatos de toque de recolher via WhatsApp nas cidades de Catu e Alagoinhas, alarmaram moradores das duas cidades desde a noite de quinta (10). Devido ao temor, policiais civis e militares já estão na manhã desta sexta (11) nos dois municípios. O deslocamento dos agentes foi confirmado pela coordenadora da 2ª Coorpin, de Alagoinhas, Lélia Raimundi. (Foto: prefeitura de Catu)

“Divulgaram áudios tentando amedrontar a população, mas já reforçamos a segurança tanto em Catu como em Alagoinhas”, disse Raimundi. Os boatos de toque de recolher ocorrem após a morte do traficante Marcelo Batista, o Marreno, líder da facção Bonde do Maluco segundo informações do Bahia Notícias.

Ele e Anselmo Nascimento Sena, que servia de motorista de Marreno, foram mortos em confronto com uma Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), na última quarta-feira (9) após ação em um trecho da rodovia Via Parafuso, no Litoral Norte baiano. Marreno, um dos alvos prioritários da SSP, tinha passagens por roubo a banco e tráfico de drogas, além de participação em vários homicídios.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 15:02h
Barreiras

Servidores municipais vão fazer nova paralisação na próxima terça (15)

 

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 10, na sede do Sindsemb, os servidores municipais de Barreiras decidiram fazer mais uma paralisação de 24 horas nesta terça-feira, 15 de agosto. De acordo com a presidente do Sindsemb, Carmélia da Mata, será um dia de muitas atividades e que culminará com a presença dos servidores na sessão da Câmara Municipal. O funcionalismo vem cumprindo uma extensa agenda de mobilização desde que começou a tramitar os projetos 09 e 10 de 2016 propondo alterações no Estatuto do Servidores. "Até aqui alcançamos alguma vitórias significativas, mantivemos a mobilização que já chega a 36 dias, conseguimos barrar a votação na Câmara, estamos contando com o apoio do Bispo Dom Josafá e a sociedade começou a perceber que estamos com a razão nesta luta" disse em discurso Carmélia da Mata. (Foto ilustração – muraldooeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 14:41h
"Sistema eleitoral falido"

Maia critica reforma política e "distritão"

 

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ - foto), fez críticas nesta sexta-feira à reforma política em discussão na Casa, em especial à instituição de um valor alto para o fundo público de financiamento de campanha (R$ 3,6 bilhões), sem que houvesse debate prévio com a sociedade, e a seu caráter permanente, e não transitório. “Cria uma sinalização equivocada na sociedade, mostra que a política não quer dar soluções concretas para o futuro, mas para hoje.”

Ele também criticou o distritão e afirmou que o sistema eleitoral brasileiro está “falido”, com pouca renovação na política. “Sem uma cláusula de desempenho e sem financiamento privado, é muito ruim. Se nós conseguirmos aprovar o sistema distrital misto em 2022, poderemos recuperar a legitimidade e a relação da sociedade com a política. Se conseguirmos, será uma grande vitória na base da democracia, que é um sistema eleitoral que pode atrair novos quadros.”

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 14:30h
Alagoinhas

Hospital Maternidade de Alagoinhas melhora suas instalações após recuperação estrutural

 

Com uma estrutura física antiga e muitos problemas, a recuperação estrutural do Hospital Maternidade de Alagoinhas foi feita com cuidado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). De acordo com o secretário da pasta, Rodrigo Matos, as condições encontradas pela atual gestão foram catastróficas e por isso a obra precisou ser feita por etapas para evitar o fechamento da maternidade. (Foto ilustração)

O equipamento de saúde pertence em sua maioria a Santa Casa de Alagoinhas. Por conta dos problemas pontuais como mofo, vazamentos e goteiras, foi necessário um serviço de conserto no telhado, além de reformas internas nas enfermarias, “a enfermaria acabou sendo fechada para os reparos por uma questão de salubridade para as parturientes. O processo demora foi da impossibilidade de fechar a maternidade, que tem um valor social imenso, então a maternidade tinha de continuar prestando atendimento pleno para Alagoinhas e região ao mesmo tempo em que a reforma era executada”, explica Rodrigo Matos.

Agora com as alterações necessárias, telhado reformado, fachada e área interna pintada as parturientes, puérperas, seus bebês e funcionários ganham qualida...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 14:00h
Região Sisaleira

Prefeitura começa a definir planejamento para a vaquejada de Serrinha

 

Aconteceu, na tarde desta quinta (10), no Gabinete da Prefeitura de Serrinha, a reunião de planejamento da Vaquejada de Serrinha, onde vários assuntos relacionados ao bem estar do serrinhense foram discutidos. (Foto ilustração)

Um dos assuntos tratados foi sobre a logística da Praça Morena Bela, da Avenida Leobino Bacelar e segurança das rodovias estaduais, dando prioridade à segurança, que terá a instalação da base móvel da PM, bem como o gradeamento da entrada da Av. Leobino Bacelar.

Ainda sobre a segurança dos foliões, o representante da polícia assegurou que fará todo o trabalho relacionado às abordagens no entorno do Parque de Vaquejada, e foi garantido que haverá uma boa iluminação nas vias de acesso à festa. Foi discutida, também, a possibilidade da proibição do uso de garrafas de vidro na área de bares e restaurantes dos comércios localizados na Praça Morena Bela.

Durante a reunião, o Secretário de Meio Ambiente, Cássio Carneiro, comprometeu-se em realizar a fiscalização concernente ao uso de som acima do permitido, além de uma intensa fiscalização no ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 13:16h
São Paulo

Justiça penhora recursos do PSDB por dívida de campanha de José Serra

 

A Justiça de São Paulo determinou que 30% do faturamento dos PSDB do estado e município fossem penhorados, em função de dívidas da campanha de José Serra (Foto) à Prefeitura da capital, em 2012.

A penhora foi determinada pelo Juiz Mario Chiuvite Junior, da 22ª Vara Civil, e confirmada ao G1, nesta sexta-feira (11), pelo Tribunal de Justiça. Serra informou, por meio de sua assessoria de imprensa que a penhora deve ser tratada apenas com PSDB. O partido informou que a apreensão do faturamento pela Justiça é ilegal, que não foi intimado e ainda tem direito de recorrer.

A empresa Campanhas Comunicação Ltda. Foi a responsável por pedir a apreensão dos valores. O marqueteiro Luiz Gonzales afirma que os serviços prestados na eleição somam R$ 8,4 milhões. Mas, ao considerar os juros, correção monetária, multa e os honorários de advogados, a empresa teria que receber cerca de R$ 21,5 milhões.

Em 2016, de acordo com os documentos apresentados pela Campanhas Comunicação, o partido recebeu na cidade e estado de São Paulo cerca de R$ 2,89 milhões.

Além da penhora...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 11:50h
Saúde

SUS inclui teste rápido para dengue e chikungunya

 

O Sistema Único de Saúde incluiu em sua lista de procedimentos os aguardados testes rápidos para a detecção de dengue e chikungunya. Com o teste, não será necessário utilizar a estrutura laboratorial -- o que diminui os custos com a detecção. (Foto ilustração)

Ainda, a comprovação da infecção sai entre 20 e 30 minutos.

A inclusão foi oficializada no Diário Oficial na quinta-feira (10). Para fazer o teste no SUS, é necessário apresentar sintomas relacionados às condições e ter o cartão do Sistema Único de Saúde, feito em qualquer unidade de saúde com a carteira de identidade.

Desde 2016, a Agência Nacional de Saúde, a ANS, determinou que os planos estão obrigados a cobrir os exames, embora alguns pacientes tenham relatado problemas com a cobertura.

Os testes rápidos são importantes tanto para a detecção e tratamento precoce, quanto para a vigilância epidemilógica e os dados do governo, já que, com ele, será possível ter maior acuidade sobre a circulação dos vírus no País.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 11:26h
Itabuna

Prefeito Fernando durante anulação do decreto da Zona Azul

 

O prefeito Fernando Gomes (foto) anunciou nesta quinta-feira (10), que irá revogar o Decreto 12.626, publicado em 19 de julho, que alterou as regras de cobrança da Zona Azul. As mudanças entraram em vigor na última segunda (7), quando o prefeito autorizou a Dom Parking a fazer a cobrança assim que o motorista estaciona o veículo. Em coletiva, FG exclamou “A Zona Azul quer isso? Não vão ter, e se eu retar mando eles para fora da cidade“.

A previsão é de que novo decreto seja publicado hoje (11), cancelando as novas regras. O município deverá formar comissão para definir mudanças na lei que criou o estacionamento rotativo, conforme informou o Pimenta.

O motorista terá até 30 dias para pagar a dívida e o município não mais aplicará o auto de infração por motivos como tempo excedido, que levaria o motorista a perder até cinco pontos na carteira de habilitação. A revogação do decreto foi anunciada durante audiência do prefeito com vereadores, há pouco. (tomribeiro)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 11:05h
Poluição visual

Prefeitura de Ilhéus determina retirada de Outdoors

 

Por meio de convocação publicada quarta-feira (9) no Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Ilhéus estabeleceu prazo de 20 dias para a remoção de todos os “outdoors” instalados em áreas públicas. A medida também vale para as placas colocadas em terrenos particulares, mas voltadas para o espaço público. (Foto ilustração)

O edital especifica que todos os “outdoors” com tamanho entre quatro e trinta metros quadrados devem ser recolhidos. Ao fim do prazo de 20 dias, que começou a ser contado (10/08), a prefeitura vai remover todas as placas não recolhidas pelos proprietários.

A convocação atende ao Decreto 069/2016, que regulamentou os artigos 146 e seguintes do Código Ambiental de Ilhéus (Lei 3.510/2010). Essa legislação considera a necessidade de organizar, controlar e orientar o uso de anúncios visuais, com respeito ao interesse coletivo e ao conforto ambiental. O edital também segue orientação do Ministério Público do Estado da Bahia. (verdinhoitabuna)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 10:51h
"Bolsa Lula"

Herdeira de banco suíço doa R$ 500 mil após bloqueio de Moro

 

Se Luiz Inácio Lula da Silva é visto como o pai do Bolsa Família, ela quer ser a mãe do "Bolsa Lula".

Herdeira da família fundadora do banco Credit Suisse, Roberta Luchsinger, 32 (foto), decidiu lançar um movimento de apoio financeiro ao ex-presidente, que teve quase R$ 10 milhões em planos de previdência e contas bancárias bloqueados a pedido do juiz Sergio Moro.

A neta do suíço Peter Paul Arnold Luchsinger abriu o bolso, o closet e o cofre para fazer uma doação pessoal ao petista no valor de cerca de R$ 500 mil em dinheiro, joias e objetos de valor.

"Com o bloqueio dos bens de Lula, Moro tenta inviabilizá-lo tanto na política quanto pessoalmente. Vou fazer uma doação para que o presidente possa usar conforme as necessidades dele", diz Roberta.

Ela saca da bolsa Hermés um cheque ao portador no valor de 28 mil francos suíços (cerca de R$ 91 mil), mesada que recebia do avô morto em 8 de julho, aos 92 anos. "Foi o último cheque que recebi dele e vou repassar integralmente ao Lula. Agora, já podem dizer que ele tinha conta na Suíça, aquela que os procuradores da Lava Jato ta...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 10:27h
Nota de falecimento

Câmara Municipal de Feira de Santana

 

É com pesar que a Câmara Municipal de Vereadores de Feira de Santana informa o falecimento do presidente desta Casa Legislativa, vereador Reinaldo Miranda Vieira Filho, Ronny (PHS). O corpo do presidente Ronny está sendo velado nesta Casa Legislativa e o sepultamento será hoje (11), às 15 horas, no Cemitério Jardim Celestial.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 10:20h
Terceiro grau

Fies mantém limite de R$ 5 mil por mês para financiamento estudantil

 

O governo decidiu manter o limite máximo de R$ 5 mil por mês por aluno, ou R$ 30 mil por semestre, para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A portaria com os valores para o segundo semestre deste ano foi publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União (DOU). (Foto ilustração)

A redução no valor máximo do financiamento já tinha sido anunciada em fevereiro, e já foi aplicada no primeiro semestre deste ano. Para contratos formalizados até o ano passado, o teto do financiamento é de R$ 7 mil por mês ou R$ 42 mil por semestre. Cabe ao estudante arcar com a eventual diferença. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a redução no teto do financiamento torna o programa mais sustentável.

Para o segundo semestre deste ano, foram oferecidas 75 mil novas vagas para financiamento de mensalidades em universidades particulares, por meio do Fies. A partir de 2018, o programa irá garantir 310 mil vagas, das quais 100 mil a juro zero para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 10:11h
Candeias

Juiz Federal da 12º Vara, Ávio Moraes fala sobre a Intervenção no Hospital Ouro Negro

 

Na manhã de quinta-feira (10), o Juiz Federal da 12º Vara, Ávio Moraes, se reuniu com o interventor Fábio Almeida e fez uma visita no Hospital Ouro Negro a fim de ver de perto a situação atual do local. A autoridade visitou todas as dependências do local demonstrando surpresa e satisfação com o que viu. “O Hospital estava sem nenhuma condição de uso. O prefeito está dando uma grande atenção ao hospital. O resultado de nossa visita é super positivo”, contou o Juiz. (Foto: Prefeito Dr. Pitagoras e o juiz federal Dr. Ávio Moraes)

O Magistrado se reuniu com o prefeito de Candeias, Dr.Pitágoras e a Secretária de Saúde, Soraia Cabral para avaliar as providencias que foram determinadas pela intervenção. Dr. Ávio Moraes destacou ainda que após a inclusão de um funcionário da prefeitura para fazer o elo entre as partes o trabalho teve enorme ganho.

Para o prefeito Dr. Pitagoras, a visita do Juiz foi muito positiva para todos, pois o resultado da avaliação foi de acordo com os esforços da administração para uma melhor estrutura para a população. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 09:59h
CRE-BA

Corregedoria do TRE-BA determina correição nas zonas eleitorais da Bahia

 

A Corregedoria Regional Eleitoral da Bahia (CRE-BA) determinou a realização de correição extraordinária em todas as zonas eleitorais do Estado. O trabalho, iniciado em 1º de agosto, deverá ser concluído até a quarta-feira (31/8). A medida tem o objetivo de regularizar os processos em tramitação na primeira instância da Justiça Eleitoral baiana. (Foto ilustração) Conforme o Provimento Nº 06/2017, da CRE-BA, os trabalhos de correição deverão ser realizados pelos servidores e/ou requisitados lotados nos cartórios eleitorais, sob a coordenação do juiz eleitoral (titular ou substituto). Dentre as orientações listadas no documento, há determinação de que sejam comparados o acervo físico e o registro informatizado, bem como identificados e arquivados os processos com perda de objeto.

A realização de correição nas zonas eleitorais baianas considera também as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça para o Judiciário Nacional em 2017, em especial as de número 01 e 02, que, respectivamente, orientam: “Julgar mais processos que os distribuídos” e “Julgar processos mais antigos”. De acordo com o Provim...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 09:35h
Vitória da Conquista

Câmara de Vereadores lança o "Memorial Itinerante" na Escola Normal

 

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista lançou na manhã desta quinta-feira (10) o projeto ‘Memorial Itinerante’, que faz um resgate da história política da cidade, levando para escolas um pouco de cada particularidade que envolve a terceira maior cidade da Bahia. (Foto ilustração)

O pontapé inicial foi dado no Instituto de Educação Euclides Dantas, mais conhecido como Escola Normal. No local, foi montada uma estrutura onde os estudantes puderam fazer um passeio pela história política de Conquista.

Participaram do lançamento o presidente da Câmara, Herminio Oliveira, além de outros edis, a exemplo de Gilmar Ferraz, Nildma Ribeiro, Jorge Bezerra, Márcia Viviane, dentre outros. O ex-presidente da Câmara e ex-vereador, Gilzete Moreira, e o ex-vereador, José William, também puderam expor um pouco da experiência no legislativo conquistense. (rodrigoferraz)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 08:57h
Nota de pesar

Consternado com morte do presidente da Câmara, prefeito decreta luto oficial de três dias

 

O prefeito José Ronaldo está consternado com a morte do vereador Reinaldo Miranda Filho, mais conhecido no cenário político de Feira de Santana como Ronny. Presidente da Câmara Municipal, ele morreu vítima de uma parada cardíaca, na noite desta quinta-feira, 10. O Município decreta hoje luto oficial de três dias. (Foto: Prefeito José Ronaldo e o vereador Ronny Vieira)

Vereador de três mandatos, com mais de 8 mil votos obtidos na última eleição para a Câmara, Ronny era um político promissor, diz o prefeito. "Teria uma longa e certamente vitoriosa trajetória, como já vinha cumprindo. É profundamente lamentável que se vá, assim de forma tão precoce", analisa o prefeito.

Ronaldo e Ronny eram aliados políticos desde o início da carreira do vereador, ainda quando ocupava cargos de comando em equipamentos da área de saúde do município. "Como companheiro de jornadas políticas, demonstrava enorme disposição para o trabalho e era muito inteligente. Tanto que galgou rapidamente um elevado patamar na política regional".

Como vereador e presidente da Câmara, Ronny "sempre foi muit...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 08:46h
Crime virtual

SSP investiga mentiras sobre o Governo do Estado no WhatsApp

 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) está investigando a divulgação de notícias mentirosas a respeito da administração estadual e do governador Rui Costa pelo WhatsApp e pelas redes sociais. A autoria dessas ações virtuais, segundo o órgão, visa disseminar informações falsas e confundir os servidores públicos e a população de um modo geral. (Foto ilustração)

Para a Secretária, são pessoas criminosas, que utilizam informações inverídicas e, em algumas situações, se apropriam das marcas do Governo do Estado na tentativa de assegurar credibilidade ao conteúdo falso.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 08:11h
Sul da Bahia

Ex-prefeita de Itajuípe é multada pelo TCM por atraso na entrega das contas

 

A ex-prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró (foto), foi multada pelo Tribunal de Contas dos Municípios em R$1.500,00 por não ter encaminhado a prestação de contas relativas aos meses de outubro a dezembro de 2016, nem ter incluído os dados da gestão municipal, referente ao mês de dezembro de 2016, no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria – SIGA, do TCM. O conselheiro relator, Plínio Carneiro Filho, afirmou que a omissão da gestora impede a ação fiscalizatória e o exercício das competências constitucionais conferidas ao tribunal, bem como frustra o exercício do controle social. As documentações referentes às contas dos meses de outubro, novembro e dezembro só foram remetidas ao TCM nos dias 01/06/2017, 02/06/2017 e 05/06/2017, respectivamente, demonstrando que foram encaminhadas após a lavratura e notificação de termo de ocorrência. As receitas arrecadadas nos meses citados envolveram recursos nos montantes de R$2.827.640,55, R$3.830.714,39, e R$5.887.350,73.

Os dados da gestão relativos ao mês de dezembro só foram lançados no sistema SIGA após o pedido de reabertura do sistema, que ocorreu no dia 07/06/2017, também de forma intempestiva e após notifica&cced...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 07:38h
Câmara Municipal

Com a morte de Ronny, vice-presidente Tom tem 5 dias para realizar eleição para escolha do novo presidente

 

A morte do vereador Ronny (PHS), ocorrida ontem, deixa uma lacuna na presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana. Assume o cargo o vereador Ewerton Carneiro (PEN-foto), conhecido como Tom. O mesmo terá 05 dias para fazer a eleição do novo presidente do Legislativo, é o que diz o Regimento Interno nos seus artigos 9 e 10.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 06:16h
De olho em 2018

Mais um partido embarca na canoa do PSDB em 2018

 

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laécio Benko, assumiu a presidência do PHS nacional. Ou seja, independentemente do candidato – João Dória ou Geraldo Alckmin – o partido entra para a base de apoio aos tucanos na disputa presidencial de 2018. (Ernesto Neves)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 06:11h
Voos mais altos

Político ambicioso, Ronny tinha como projeto ser candidato a deputado federal

 

Ontem à noite, logo que foi divulgada a notícia do falecimento do vereador Ronny (PHS-foto), muitos amigos, vereadores e correligionários se dirigiram para a sua residência, que fica no Alto do Papagaio e ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), onde estava o corpo. Ronny deixa esposa e dois filhos. Na política, estava no terceiro mandato de vereador, sendo o mais votado de Feira de Santana com 8.213 votos na última eleição. Era vice-presidente do PHS na Bahia e presidente da legenda em Feira de Santana. Político ambicioso, Ronny que estava cumprindo o segundo mandato de presidente da Câmara Municipal, tinha como projeto ser candidato a deputado federal em 2018.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 06:08h
Ex-presidente

Corpo do vereador Ronny está sendo velado na Câmara Municipal de Feira de Santana

 

O corpo do vereador Ronny (PHS), que faleceu na noite de ontem, está sendo velado na Câmara Municipal de Feira de Santana e o sepultamento está previsto para hoje, às 15 horas, no Cemitério Jardim Celestial.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 06:04h
Câmara Municipal

Vaga deixada por Ronny ainda é uma incógnita

 

Com o falecimento do vereador Ronny (PHS), ocorrido ontem, no início da noite, a coligação liderada pelo PHS/PV/PRP/PTB/PEN tem na primeira suplência o vereador Pablo Roberto (PHS), hoje secretário de Prevenção a Violência, que deverá assumir a titularidade do mandato. Mas se o mesmo continuar na secretaria, caberá à ex-vereadora Neinha Bastos (PTB) assumir o cargo. (Foto ilustração: Pablo Roberto e Neinha Bastos)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 06:03h
Nota de solidariedade

Fernando Torres presta solidariedade à família de Ronny

 

O deputado federal Fernando Torres (PSD) lamenta a morte do presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, Reinaldo Miranda Vieira Filho. Ronny, como era conhecido, morreu na noite desta quinta-feira (10), aos 42 anos de idade. O vereador estava exercendo seu terceiro mandato, deixa mulher e filhos. “A política feirense perde um de seus representantes. Minha solidariedade à toda família do vereador Ronny".

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 06:01h
Aniversariante do Dia

Radialista Valter Vieira em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 05:55h
Para governador

Nome de Jaques Wagner pode ser "casca de banana" para Rui Costa

 

A manifestação de alguns deputados estaduais, puxados por Ângelo Coronel (PSD) e Marcelo Nilo (PSL), na defesa do nome de Jaques Wagner a governador, como alternativa ao nome de Rui Costa, ambos do PT, não pegou bem. Tem sido visto nos meios políticos como uma “casca de banana”, jargão para quem quer colocar alguém numa cilada política. Primeiro, demonstra a fragilidade da candidatura de Rui Costa à reeleição, já que está sendo questionado por dois importantes políticos do grupo. Segundo, pode abrir para outras alternativas, mesmo Jaques Wagner declarando que defende o nome de Rui Costa. E o pior, pode ser um argumento para não apoiar o nome do governador. Não é escondido, por exemplo, que Ângelo Coronel tem simpatia pelo nome do prefeito de Salvador, ACM Neto, e que Marcelo Nilo não morre de amores pelo governador. (Foto ilustração: Rui Costa e Jaques Wagner)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 05:54h
Coisa comum

Reforma política é para atender interesses imediatos dos parlamentares

 

O que se imagina vai acontecer. Por deixar para a última hora, o que teremos será um arranjo eleitoral, comum em todas as eleições. Normalmente os parlamentares fazem mudanças na legislação eleitoral e acordo com as conveniências do momento.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 05:51h
Governo Federal

Aliados de Rui Costa se articulam em defesa da liberação dos R$ 600 milhões para infraestrutura

 

Crescem as manifestações por parte das oposições ao Governo Federal na Bahia, diga-se, aliados de Rui Costa (PT), em defesa da liberação da autorização para que o Governo do Estado possa fazer o empréstimo de R$ 600 milhões para obras de infraestrutura. Os primeiros a protestar foram os senadores Otto Alencar (PSD) e Lídice da Mata (PSB). A bancada federal da Bahia também se reuniu ontem em Brasília, sob a coordenação do deputado federal Daniel Almeida, para tratar do assunto e à tarde, na tribuna da Câmara, o deputado Jorge Solla (PT) também protestou. (Foto ilustração: Lídice da Mata e Rui Costa)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 05:50h
Eleições 2018

Reforma política vai reduzir o número de partidos nanicos

 

A proposta de cláusula de barreira com 1,5% dos votos em no mínimo nove estados, mais o voto distritão, deixará o Brasil com no máximo 12 partidos políticos, a partir de 2018. Até que enfim uma notícia boa.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 05:47h
Eleições 2018

"Ovada" coloca João Doria no centro da política nacional

 

Aliados do prefeito de São Paulo João Doria (PSDB-foto) na Bahia avaliam que a “ovada” recebida pelo paulista segunda-feira (7), quando era homenageado na Câmara Municipal de Salvador, colocou de vez o seu nome no cenário nacional como candidato à presidência da República. O tempo dirá...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 05:46h
Centrão

Momento que vive o Brasil não tocou PP, PSD, PR, PTB e PRB

 

A declaração pública do “centrão”, liderada pelos partidos PP, PSD, PR, PTB e PRB, de que não apoiarão a proposta de reforma da Previdência, à espera de votação na Câmara Federal, se não tiverem mais espaço no Governo Federal, é uma clara evidência de que apesar de tudo que está ocorrendo no Brasil, com prisões por corrupção, desvio de recursos e tráfico de influência, nada mudou para essas legendas.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 05:43h
Eleições 2018

Dinheiro da campanha se chamará "Fundo Especial de Financiamento da Democracia"

 

Os parlamentares da Câmara Federal, em especial os da Comissão Especial da Reforma Política, criaram o “Fundo Especial de Financiamento da Democracia”. Ou seja, um nome bonito para gastar R$ 3,6 bilhões do contribuinte na campanha eleitoral de 2018.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia