Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acha que os filhos de Jair Bolsonaro atrapalha o governo ?



Parcial
 
 

ENTREVISTA: Senador Otto Alencar

“Se extinguir metade dos órgãos de Brasília não vai fazer falta a ninguém”

Manhã de clima bom, em um condomínio fechado, o senador Otto Alencar (PSD), que também é presidente estadual do PSD, entre o primeiro e o segundo tempo do jogo Brasil e Sérvia, concedeu uma entrevista ao site Bahia na Política. Falou sobre assuntos ainda em evidência e fatos que ficarão registrados no tempo. Otto Alencar já foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), vice-governador, governador e agora senador da República.

Senador o senhor pode fazer uma avaliação geral da situação que vive o país nesse momento?

O momento é conturbado. Desde que se instalou no Brasil a Operação Lava Jato, vários processos que estavam embaixo do tapete foram levantados, o que resultou na prisão de senador, deputado federal, ministro, ex-ministro e de alguma forma desses últimos anos para cá, e isso começou no fim do ano de 2014 e maio de 2015, o Brasil está quase passando a limpo, do ponto de vista das falhas morais dos seus principais dirigentes, da elite política. E chegamos agora nas eleições com uma indefinição muito grande de quem será aquele brasileiro que está capacitado e treinado para tirar o Brasil da crise, porque a crise não se acaba quando Temer deixar o governo, ela se amplia quando Temer deixar o governo e vai deixar com uma situação muito ruim, com o déficit fiscal altíssimo, agora neste ano a previsão é em torno de R$140 bilhões e, consequentemente, aquele que assumir vai ter que ajustar as finanças do país, fazer uma lei de reordenamento administrativo grande e profunda.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 15.03.2019 06:07h
Feira de Santana

DAs não são inclusos na vinculação com o salário do prefeito

 

Vinculado ao salário de prefeito na gestão de João Durval, os cargos de Direção de Assessoramento (DA), que vão de 1 a 6, não estão inclusos no Projeto de Lei Complementar, do prefeito Colbert Martins, encaminhado à Câmara Municipal de Feira de Santana quarta-feira (17). Essa forma de reposição salarial foi desvinculada na gestão do ex-prefeito José Raimundo Pereira de Azevêdo, em 1994.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 15.03.2019 06:04h
Feira de Santana

Zé Neto reinaugura escritório político com Robinson Almeida

 

Na noite desta quinta-feira (14) o deputado federal Zé Neto (PT-BA) reinaugurou o escritório político do seu Mandato, em Feira de Santana, localizado na Rua Domingos Barbosa de Araújo, nº 333, Kalilândia há anos, próximo ao famoso Edifício Petrópolis e em frente ao Salão Casal 20. O escritório foi inaugurado com Robinson Almeida, deputado estadual, que periodicamente estará fazendo atendimento no mesmo local, com a missão de dar sequência à representação junto ao Estado dos interesses de Feira e região, com Zé Neto, no âmbito federal. (Foto: Robinson Almeida e Zé Neto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 15.03.2019 05:59h
Assassinatos de Marielle e Anderson

Jean Wyllys: "É preciso saber se ela está conectada com o resultado das eleições"

 

O ex-deputado federal Jean Wyllys (Foto ilustração), logo quando soube da prisão de dois suspeitos do assassinato de Marielle Anderson, deu a seguinte declaração: “É preciso entender a trama desse assassinato, é preciso saber se ela está conectada com o resultado das eleições”.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 15.03.2019 05:58h
Feira ainda não

PT vai discutir eleição de prefeito em Salvador

 

O PT de Salvador anunciou que vai tratar das eleições de Salvador a partir de agora, de olho em uma candidatura própria. O PT de Feira de Santana, pisando em ovos, ainda não sinalizou.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 15.03.2019 05:55h
Feira de Santana

Prefeitura contrata empresa para manutenção da iluminação pública

 

A Prefeitura de Feira de Santana contratou empresa para manutenção e alterações do Sistema de Iluminação Pública na sede e nos distritos de Bonfim de Feira, Humildes, Governador João Durval (antigo Ipuaçu), Jaíba, Maria Quitéria, Tiquaruçu, Jaguara e Matinha. O valor é de R$ 1.850.374,31 e o prazo do serviço é de seis meses. A empresa contratada é M&C Serviços elétricos Ltda.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.03.2019 05:53h
Na justiça

Jornalista de Itabuna perde o carro em processo para José Dirceu

 

Ao noticiar, como todos, a suspeita do MP paulista sobre o papel do PT na morte de Celso Daniel, um jornalista de Itabuna (BA), foi processado por José Dirceu, que vai mofar na cadeia, mas ganhou com incrível rapidez a ação para tomar de Marcel Leal seu carro pago em 36 vezes. (Cláudio Humberto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 15.03.2019 05:51h
Importunação sexual

Alex Lima quer espaço para mulheres no transporte público de passageiros

 

Já está no setor parlamentar da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) Projeto de Lei que obriga a criação de reserva de espaço para mulheres no transporte público de passageiros no Estado da Bahia. O projeto diz que nos horários compreendidos entre 6h e 9h e entre 17h e 20h, de segunda a sexta-feira, deve haver espaço e/ou vagão exclusivo, com entrada e saída facilitadas e assentos exclusivos para as mulheres, visando coibir as práticas de delitos de importunação sexual, assédio sexual e estupro, sem prejuízo das demais medidas de segurança. É autor da proposta o deputado estadual Alex Lima (PSB).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 17:10h
Senado Federal

Presidente da CRE fará parte de comitiva de Bolsonaro aos Estados Unidos

 

O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), Nelsinho Trad (PSD-MS - foto), informou durante reunião nesta quinta-feira (14) que integrará a comitiva presidencial em viagem oficial aos Estados Unidos, a partir de domingo (17). O senador adiantou os temas que deverão ser tratados nas reuniões de trabalho entre o presidente Jair Bolsonaro e seu colega norte-americano, Donald Trump, mais as respectivas equipes.

— Fui honrosamente convidado pela Presidência da República. Serão tratados nesta viagem diversos acordos bilaterais, especialmente as cooperações no setor de Defesa, as políticas comerciais, o combate ao crime transnacional e a crise na Venezuela — detalhou.

O presidente da CRE informou ainda que participou de reuniões durante a visita oficial do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, ao Brasil, no início desta semana. O senador relatou que teve a oportunidade de tratar com Benítez sobre o incremento das relações comerciais:

— Ressaltei com o presidente Abdo a relevância da integração logística nas regiões de fronteira. Mais especificamente, a construção da ponte que ligará Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta (Paraguai). Essa ponte é a base para viabilizarmos a rota bioceânica, que nos dará acesso rápido ao Pacífico, facilitando o escoamento da produção dos dois países e das nações vizinhas. Diminuirá em ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 16:40h
Câmara Federal

Proposta institui programa nacional de dessalinização da água

 

O Projeto de Lei 1385/19 pretende instituir o Programa Nacional de Dessalinização e Segurança Hídrica. Conforme o texto, a futura lei entrará em vigor após decorridos 180 dias da sua publicação, e o Poder Executivo ficará responsável pela regulamentação. (Foto ilustração).

A proposta em análise na Câmara dos Deputados prevê que as diretrizes desse programa deverão ser elaboradas por um conselho nacional formado pelos ministérios do Desenvolvimento Regional; da Economia; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; da Infraestrutura; da Agricultura; e do Meio Ambiente.

Atualmente, o Programa Água Doce (PAD), do Ministério do Meio Ambiente, já investe em sistemas de dessalinização para oferecer água com qualidade a populações de baixa renda em comunidades do semiárido.

O autor do PL 1385/19, deputado Roberto Pessoa (PSDB-CE), disse ter convicção de que a instituição de um programa nacional contribuirá para o futuro do País. “A água é o bem mais precioso que temos, e o problema da seca afeta cada vez mais a população”, disse.

Roberto Pessoa afirmou que, segundo a Associação Internacional de Dessalinização (IDA), o tratamento já é utilizado em 150 países, como Austrália, Estados Unidos, Espanha e Jap&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 16:00h
Ataques a membros do STF

Toffoli abre inquérito para investigar fake news e ameaças à Corte

 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli (foto ilustração), anunciou, no início da sessão plenária desta quinta-feira (14), a abertura de um inquérito para apurar notícias falsas (fake news) que tenham a Corte como alvo.

A medida foi tomada “considerando a existência de notícias fraudulentas, conhecidas como fake news, denunciações caluniosas, ameaças e infrações revestidas de ânimos caluniantes, difamantes e injuriantes, que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal (STF), de seus membros e familiares”, disse Toffoli.

Ele designou o ministro Alexandre de Moraes como relator da investigação, sem dar mais detalhes sobre o alvo específico do inquérito. Segundo a assessoria do Supremo, trata-se de um procedimento sigiloso.

Ao fazer o anúncio, Toffoli fez uma defesa enfática do Supremo e da liberdade de imprensa. “Tenho dito sempre que não existe Estado Democrático de Direito, não existe democracia, sem um Judiciário independente e sem uma imprensa livre”. (Felipe Pontes/AB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 15:30h
Feira de Santana

Município terá espaço de escuta especializada para crianças e adolescentes vítimas de violência

 

O Ministério Público estadual firmou um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Feira de Santana para criação de um espaço de escuta especializada para crianças e adolescentes vítimas de violência. De acordo com termo, o Município disponibilizará uma sala dentro de um imóvel, dotado de boas condições de acessibilidade, salubridade e segurança, com banheiro em perfeitas condições de uso, e boas instalações elétricas, hidráulicas e de segurança, no prazo de 120 dias. O documento foi assinado pelas promotoras de Justiça Idelzuith Freitas de Oliveira Nunes, Monia Lopes de Souza Ghinone, Jó Anne da Costa Sardeiro e Mariana Pacheco de Figueiredo. Segundo as promotoras de Justiça, o Estatuto da Criança e do Adolescente, “confere a devida relevância às opiniões proferidas pelas crianças e adolescentes, com o direito de serem ouvidas por equipe interprofissional, respeitado seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão”. (Foto ilustração).

Além disso, o Município se comprometeu a disponibilizar, no prazo de 120 dias, no mínimo, um profissional capacitado pelo curso de formação de escuta especializada de crianças e adolescentes, que foi promovido pelo MP e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, em dezembro de 2018; e promover a capacitação anual deste profissional. Depois de implementar a sala de escu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 15:00h
Sul da Bahia

Prefeitura vai remover carros abandonados nas ruas de Ilhéus

 

Atendendo às determinações da Lei Municipal 3.699/13 e recomendação do Ministério Público, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), retomará a operação de retirada de veículos abandonados nas vias do município, a partir da próxima segunda-feira (18). Os veículos removidos das ruas serão enviados para um pátio próprio, e depois de 60 dias irão a leilão, se não forem resgatados pelos proprietários. (Foto ilustração).

A Sutram esclarece que veículos abandonados nas ruas da cidade geram inúmeros problemas para a população, pois acabam servindo como depósito para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana, e também como abrigo para usuários de drogas e criminosos. A operação faz parte das ações da Prefeitura de Ilhéus para promover trânsito mais seguro e proporcionar vias mais limpas.

A população poderá colaborar com a iniciativa, informando onde estão os veículos abandonados. Para isso, a Sutram está disponibilizando um número Disk Denúncia (073-98147-8798), para contatos via WhatsApp. O titular da Sutram, Gilson Nascimento, explica que a operação é importante para a consolidação de Ilhéus como uma referência em mobilidade urbana na Bahia.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 14:30h
Senado Federal

Otto e Tasso vão comandar debate da reforma da Previdência no Senado

 

Os senadores Otto Alencar (PSD – BA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) serão respectivamente presidente e vice da Comissão de Acompanhamento da Reforma da Previdência que será criada no Senado. Segundo o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), o ato de criação do colegiado será assinado hoje (14),mas a instalação deverá ficar para a próxima terça-feira (19). (Foto: senadores Otto Alencar e Tasso Jereissati).

A comissão terá outros sete integrantes, representantes de todos os Blocos Parlamentares e, apesar de nenhum poder decisório, o objetivo é levar aos deputados as divergências e expectativas dos senadores para que o texto venha da Câmara com os principais pontos mais afinados. É que proposta de emenda constitucional não têm Casa revisora, por isso, enquanto sofrer alteração de mérito, o texto passa da Câmara para o Senado e vice-versa, até que não seja mais modificado.

Para evitar esse vai e vem, a ideia é que os senadores aprovem o texto analisado pelos deputados e, a saída encontrada por Alcolumbre para que isso ocorra de maneira mais tranquila foi a criação da comissão especial.

Militares

Embora o objetivo da Comissão seja acompanhar exclusivamente a PEC 6/2019, da Reforma da Previdência, Davi Alcolumbre reconheceu que o projeto de lei que vai tratar de mudanças no regime de previdência dos militares, que dev...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 14:00h
Feira de Santana

Colbert quer contrato de cessão da Usina de Algodão

 

Celebração de um contrato de cessão do terreno anexo às construções e dos galpões não utilizado pelo Governo do Estado na Usina de Algodão foi proposta pelo prefeito Colbert Martins ao governador Rui Costa, na audiência realizada na semana passada. (Foto ilustração).

A gestão municipal projeta revitalização da área degradada efetivando construções e realizando reformas necessárias para transformar o espaço, implantando órgãos municipais e escritórios virtuais, "objetivando servir a comunidade", como colocou o prefeito Colbert Martins em solicitação ao governador.

"Além do que estaremos preservando a história de nossa cidade, com a restauração de um conjunto arquitetônico de grande valor para Feira de Santana", considerou Colbert.

Construídos nos anos 1940, os galpões na rua Senador Quintino, 1.950, Olhos d'Água, formavam um complexo industrial para a produção de algodão.

Atualmente, apenas dois dos galpões são utilizados pelo Estado, com os demais se deteriorando com o passar do tempo.

O prefeito Colbert Martins afirma que o governador Rui Costa recebeu bem a proposta do seu governo. (Secom/fsa). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 13:00h
Agronegócio

Abate de suínos fecha 2018 com recorde

 

Cerca de 44,2 milhões de suínos foram abatidos no Brasil no ano passado. O volume é recorde na série histórica da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 1997. De acordo com os dados divulgados hoje (14), houve crescimento de 3,4% em relação a 2017. (Foto ilustração).

O abate cresceu em 19 das 26 unidades da Federação pesquisadas. Houve aumentos em locais como Mato Grosso do Sul (mais 296,4 mil cabeças), Rio Grande do Sul (mais 194,72 mil) e São Paulo (mais 181,64 mil). Santa Catarina manteve a liderança no abate de suínos em 2018, com 26,2% da participação nacional, seguida pelo Paraná (21%) e o Rio Grande do Sul (18,6%).

O abate de bovinos também fechou 2018 com crescimento (3,4%). No total, foram abatidos 31,9 milhões de animais. Já o abate de frangos teve queda de 2,5% em 2018, a segunda redução consecutiva do indicador. (AB).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 12:00h
Economia

Déficit de contas públicas deve ficar em R$ 98,17 bilhões neste ano

 

Instituições financeiras consultadas pelo Ministério da Economia reduziram a previsão para o resultado negativo das contas públicas neste ano. A estimativa de déficit primário do Governo Central – formado pelo Tesouro Nacional, a Previdência Social e o Banco Central – passou de R$ 99,560 bilhões para R$ 98,175 bilhões em 2019. (Foto ilustração).

A estimativa segue abaixo da meta de déficit perseguida pelo governo, de R$ 139 bilhões. O resultado primário é formado por receitas menos despesas, sem considerar os gastos com juros.

Os dados constam da pesquisa Prisma Fiscal, elaborada pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia todos os meses, com base em informações do mercado financeiro. Para 2020, a estimativa das instituições financeiras é de déficit de R$ 68,405 bilhões, contra R$ 65,462 bilhões previstos em fevereiro. A meta de déficit primário para o próximo ano é R$ 110 bilhões.

A previsão das instituições financeiras para as despesas passou de R$ 1,423 trilhão para R$ 1,419 trilhão, neste ano, e de R$ 1,482 trilhão para R$ 1,483 trilhão, em 2020. A estimativa de receita líquida do Governo Central permaneceu em R$ 1,322 trilhão em 2019, e passou de R$ 1,417 trilhão para R$ 1,420 trilhão no próximo ano.

A pesquisa apresenta ta...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 11:40h
Norte da Bahia

Ciretran de Juazeiro é alvo de críticas, usuários reclamam falta atendimento

 

Continua a reclamação dos usuários dos serviços que necessitam da 8ª Ciretran, em Juazeiro. Diversos motoristas apontam que estão prejudicados devido a falta de atendimento em alguns setores. Os usuários não conseguem a emissão de documentos. Eles acusam que por conta de uma pane elétrica ninguém é atendido no Ciretran. “Chega gente e volta toda hora aqui na Ciretran, necessitando tirar ou regulamentar documentos, transferências e outros tipos de serviços, todo mundo prejudicado e sem uma solução para esse problema”, informou um despachante que atua na região. (Foto ilustração).

De acordo com fontes consultadas pelo Blog, o problema ocorreu devido a um curto circuito na rede elétrica, que poderia ser resolvido de imediato, mas estão sendo aguardados técnicos e peças que viriam de Salvador. Até o momento apesar de diversas tentativas, a direção da 8ª Ciretran não informou sobre prazos para solução do problema.

Outra queixa contra a 8º Ciretran é que desde o ano passado, todo carro ou moto apreendido em Juazeiro vai para o pátio da Policia Rodoviária Federal em Senhor do Bonfim e assim o usuário tem mais uma despesa extra para pagar em Senhor do Bonfim, local para onde estão sendo transferidos, após vencido o prazo burocrático para essa transferência.

Ano passado, ouvimos uma fonte que não soube informar se a transferê...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 11:15h
Feira de Santana

Colbert Martins vincula salários de Dirigentes de Assessoramento ao do Prefeito do Município

 

Atualmente vinculado ao aumento salarial anual dado aos servidores e dirigentes de assessoramento (DAS), o prefeito Colbert Martins (MDB - Foto ilustração) resolveu fazer alteração e vincular ao aumento do salário do prefeito do Município, podendo atingir até 69% dos seus vencimentos. Com isso teve aumento no salário do prefeito, que é definido pela Câmara Municipal, haverá reajuste automaticamente dos DAS. Em tempo: esses cargos não poderão ter salários maiores que os secretários municipais.

São beneficiados

Diretor, Presidente, Superintendente de Autarquia, Fundação, Instituto, Agência Reguladora, Controladoria Geral do Município, Símbolo DAS.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 11:00h
Uso irregular e abusivo

Agricultores da bacia do Utinga manifestam preocupação com vazão do rio

 

Representantes de agricultores familiares da Bacia Hidrográfica do Rio Utinga estiveram presentes, nesta quarta-feira (13), na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para tratar, junto ao secretário João Carlos Silva, do iminente agravamento da crise hídrica na região. Segundo os agricultores, a grande redução da vazão do rio no período recente sinaliza para a possibilidade de falta de água em cerca de 20 dias, caso não haja chuvas. A situação foi confirmada pela diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, também presente no encontro. (Foto ilustração).

“A crise na região começou em 2015, quando o rio deixou de ser perene e cortou seu fluxo pela primeira vez. De lá pra cá, vem crescendo o trecho que fica sem água. Em 2018, secou duas vezes no ano”, relatou Wilson dos Santos, liderança do Assentamento São Sebastião, do MST, no município de Wagner. O agricultor disse que há um grande crescimento de áreas irrigadas na região. “Passou de 250 mil pés de banana para 2,5 milhões, fora o plantio de manga que vem crescendo”.

O secretário João Carlos Silva afirmou que “é preciso sair da disputa individual, fazer uma discussão clara dos gargalos, dentro do Comitê de Bacia, e buscar uma solução conjunta entre os segmentos, buscando um projeto de conscientização”. 

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 10:40h
Feira de Santana

Hospital Clériston Andrade completa 35 anos de serviços prestados

 

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), maior hospital público do interior da Bahia no atendimento de média e alta complexidade, está completando 35 anos, dia 15 de março de 2019 (sexta-feira). Os avanços tecnológicos, reforma e ampliação da emergência, melhorias nas dependências da unidade, atendimento mais humanizado e o inicio das obras de construção do HGCA 2, marcam esta nova fase do Clériston Andrade. (Foto ilustração).

O Hospital Clériston Andrade possui atualmente 300 leitos e a melhor e maior emergência de Feira de Santana e região. Em um prazo aproximado de 10 meses, os moradores de Feira de Santana e região vão poder contar com um complexo hospitalar com capacidade para 400 leitos. As obras para a construção de uma unidade anexa que irá se somar ao HGCA já foram iniciadas e estão em fase de terraplanagem. Com investimento de R$ 50 milhões, entre obras e equipamentos, o novo prédio irá oferecer setor de Bioimagem com ressonância magnética, dois tomógrafos, raio-X, ultrassom, Doppler e ecocardiograma.

Para Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA, quem conheceu o HGCA antes e vê agora sabe a diferença, isso graças às ações e investimentos do Governo do Estado. “É muito gratificante saber que nossos pacientes hoje recebem aqui um atendimento muito mais humanizado, não apenas pelas dependências da emergência, mas a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 10:20h
Mercado varejista

Comércio varejista tem alta de 0,4% de dezembro para janeiro, diz IBGE

 

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve crescimento de 0,4% na passagem de dezembro do ano passado para janeiro deste ano, depois de um recuo de 2,1% no mês anterior. O dado é a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (Foto ilustração).

De acordo com a pesquisa, o varejo teve altas de 0,5% na média móvel trimestral, de 1,9% na comparação com janeiro do ano passado e de 2,2% no acumulado de 12 meses.

Na passagem de dezembro para janeiro, sete das oito atividades pesquisadas tiveram crescimento no volume de vendas, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,2%).

Também tiveram crescimento os segmentos de supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%), combustíveis e lubrificantes (0,5%), móveis e eletrodomésticos (0,4%), livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%) e tecidos, vestuário e calçados (0,1%).

A única queda foi no setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,5%).

O comércio varejista ampliado, que também pesquisa o comportamento dos materiais de construção e do segmento de veículos e peças, cresceu 1% na passagem de dezembro para janeiro. As ven...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 10:00h
Governador Mangabeira

Advogada afirma que sido agredida por Vereador

 

Um inquérito aberto pela delegacia de Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano, investiga supostas agressões cometidas pelo advogado e vereador Cronor da Costa Silva (PMB) contra a advogada Verônica Medrado do Patrocínio (OAB/BA 10848). Segundo informações por parte do advogado da suposta vítima, as agressões teria ocorrido na tarde da última segunda-feira (11) em "praça pública". (Foto ilustração).

Na terça-feira (12), ela fez exame de corpo de delito. "Foi uma negócio lamentável, em praça pública. Ele, junto com a amante, me deu socos, murro, empurrões e me xingou várias vezes. Até agora, sinto as dores", relatou Dra. Verônica.

Verônica Medrado conta que o fato ocorreu depois de ela ter descoberto uma relação que o ex-presidente da Câmara mantinha com outra mulher. A advogada diz que ela e Cronor, conhecido popularmente com “Doutor Coi”, já mantinha uma relação há cerca de um ano. No mesmo dia do ocorrido, foram ouvidos na delegacia a advogada, o vereador e a mulhe (ainda não identificada), que teria também uma relação com Dr. Cronor da Costa Silva. A advogada solicitou medida protetiva contra o vereador. (fortenoreconcavo).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 09:40h
Maragogipe

Bandidos fortemente armados explodem agência bancária

 

Bandidos fortemente armados explodiram uma agência bancária e atiraram contra a delegacia de polícia da cidade de Maragogipe, no Recôncavo Baiano, na madrugada desta quinta (14/03), (Foto ilustração).

A ação dos bandidos durou aproximadamente uma hora onde foram ouvidas umas quatro explosões. Os tiros e explosões só pararam por volta das 03:00hs da madrugada.

Ainda de acordo com o site Diário da Notícia a agencia bancária atacada foi a agência do Bradesco e provavelmente a da Caixa Econômica Federal - esta última necessitando de confirmações. A população ficou em pânico total.

Os meliantes tocaram fogo em um carro na zona rural do município e também na rua de acesso à delegacia da cidade. (web).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 09:20h
Indústria aeronáutica

Embraer tem prejuízo de R$ 78,1 milhões no 4º trimestre

 

A Embraer registrou um prejuízo líquido atribuído aos acionistas de R$ 78,1 milhões no quarto trimestre, ante um lucro de R$ 132 milhões no mesmo período do ano passado, informou a fabricante brasileira de aeronaves nesta quinta-feira (14). O prejuízo, entretanto, foi menor que o registrado no 3º trimestre (R$ 83,8 milhões). (Foto ilustração).

No ano de 2018, a companhia acumulou prejuízo R$ 669 milhões, após ter registrado um lucro de R$ 850,7 milhões em 2017.

Já o prejuízo líquido ajustado (excluindo-se impostos diferidos e itens especiais) foi de R$ 29,4 milhões no 4º trimestre e de R$ 224,3 milhões no ano.

Segundo a empresa, o resultado no ano passado foi impactado principalmente "por menores resultados operacionais, além de maiores despesas financeiras líquidas".

A receita líquida atingiu R$ 6,3 bilhões no 4º trimestre, alta de 13% na comparação com os 3 meses anteriores. No ano, somou R$ 18,7 bilhões no ano, mostrando estabilidade frente a 2017.

A Embraer informou que no 4º trimestre entregou 33 aeronaves comerciais e 36 executivas (24 jatos leves e 12 grandes) e que, no ano de 2018, foram 90 aeronaves comerciais e 91 executivas (64 jatos leves e 27 grandes);

A carteira de pedidos firmes a entregar da companhia fechou 2018 em US$ 16,3 bilhões.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 09:00h
Rio de Janeiro

Marielle: familiares pedem esclarecimento sobre mandante do crime

 

A necessidade de esclarecer os possíveis mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes manterá a cobrança sobre a Polícia Civil e o Ministério Público fluminense. O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), com quem Marielle trabalhou, destacou que ainda é preciso revelar a motivação do crime. (Foto ilustração).

“Quem matou Marielle não foi apenas quem apertou o gatilho. Quem matou Marielle foi quem planejou a sua morte, foi quem desejou a sua morte, foi quem contratou, foi quem politicamente desejou eliminar Marielle. É muito importante para o país saber quem mandou matar Marielle, qual o objetivo político e qual a motivação”, disse Freixo.

A irmã da vereadora, Anielle Franco, considerou que as prisões desta semana são um grande passo, e o pai dela, Antônio Francisco da Silva, disse que sua angústia diminui um pouco.

A viúva de Anderson Gomes, Ághata Reis, ponderou que as prisões são só um começo. “O que aconteceu foi muito maior do que a gente poderia imaginar. É realmente um divisor de águas. A prisão desses dois é só um começo, um pontapé. Tem muita coisa ainda para ser descoberta, para que a gente ponha um ponto final no nosso sofrimento. Queremos descobrir o mais rápido se houve um mandante”

A viúva de Marielle, Mônica Benício, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 08:40h
Barreiras

Sicred vai ao Oeste da Bahia para prestação de contas e apresentação do planejamento do ano

 

A Cooperativa Sicredi inicia a assembleia geral no Oeste da Bahia nos dias 14 e 15 de março. A primeira reunião será em Luís Eduardo Magalhães, nesta quinta-feira, 14, às 19h30, no Sindicato Rural, localizado na rua Sergipe, 985, Mimoso Doeste I. A segunda reunião será na sexta-feira, 15, em Barreiras, às 08h30, na av. Antônio Carlos Magalhães, 898, Centro. (Foto ilustração).

A pauta da Assembleia é o planejamento da Cooperativa para 2019 e as ações que foram executadas no ano anterior. A reunião é uma grande oportunidade para os cooperados se posicionarem diante de todas as questões da Cooperativa, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do Sicredi.

O calendário das assembleias de núcleo começa em fevereiro e encerra em abril, e deverá reunir mais de 5 mil associados. O associado pode verificar a data de sua assembleia de núcleo na agência ou nos canais de comunicação de cada cooperativa. (Ascom).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 08:20h
Tecnologia

Já é possível experimentar a nova versão do Android

 

Os fãs do sistema operacional Android já podem testar a mais recente versão, Q, disponibilizada para desenvolvedores de aplicativos em versão beta. (Foto ilustração).

O objetivo é dar a estes profissionais acesso antecipado a algumas das principais funções do Android Q, uma excelente oportunidade para ter algumas pistas do que o Google planeja oferecer na versão final.

Segundo o site Engadget, por enquanto o foco do Android Q será na privacidade, oferecendo aos usuários a capacidade de limitar o acesso dos apps a dados como a localização e até mídia.

No momento a versão beta do Android Q está disponível apenas para quem tenha smartphones Pixel do própria Google. A versão final chegará no final do ano.(noticiasaominuto).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 08:10h
Justiça Eleitoral

Feira de Santana será sede do TRE-BA na próxima segunda (18)

 

Com o objetivo de aproximar a Justiça Eleitoral dos cidadãos baianos, a sede administrativa do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) será transferida, na próxima segunda-feira (18), para o município de Feira de Santana. A Corte Eleitoral realizará, às 10h30, sessão de julgamento, no Cajueiro Convenções. (Foto ilustração).

Esta será a terceira vez que o TRE-BA transfere sua sede para município do interior. A primeira ocorreu em agosto de 2017 no município de Ilhéus e a mais recente foi em março de 2018, no município de Vitória da Conquista. A ação faz parte do projeto de interiorização da Justiça Eleitoral baiana, idealizado pelo presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.

Dentro da programação da transferência da sede do TRE baiano para Feira de Santana, está ainda a realização do Projeto Eleitor do Futuro, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães; e, por fim, o painel “A Mulher no Século XXI – trajetórias e desafios”, que será realizado na que conta com a participação de três palestrantes: a jornalista e apresentadora, Rita Batista; a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Nágila Brito; e a advogada e membro da ONG Mulheres do Brasil, Karina Kufa. Os eventos são promovidos pela Escola Judiciária da Bahia (EJE-BA) em parceria com a UNEF. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 08:00h
Câmara Federal

Felipe Francischini é eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira (13) seu novo presidente: o deputado Felipe Francischini (PSL-PR - foto). Ele foi eleito com 47 votos; outros 15 votos foram em branco e 2 nulos.

A deputada Bia Kicis (PSL-DF) foi eleita 1ª vice-presidente com 39 votos. A votação também teve 22 votos em branco e 2 votos nulos. A eleição na CCJ ocorreu por cédulas de papel, após problemas na urna eletrônica.

Após eleito, Francischini agradeceu a indicação do PSL e os votos favoráveis. “Quero fazer uma gestão que respeite todos os deputados. Teremos as reformas mais importantes nesta legislatura e tenho certeza de que o debate tem de ser preponderante”, afirmou.

“Até quarta-feira que vem, quero conversar individualmente com todos os titulares e suplentes para tentar, da melhor maneira possível, chegar a um consenso para a tramitação da reforma da Previdência”, disse Francischini.

Ainda na reunião da CCJ, deputados como Silvio Costa Filho (PRB-PE) cobraram a chegada do projeto sobre a previdência dos militares antes do início da análise da reforma dos civis. (Com informações da Agência Câmara).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 07:40h
Feira de Santana

Especialistas do Ministério da Saúde conhecem de perto o trabalho de combate a dengue em Feira

 

Para alinhar e visualizar as ações do município de Feira de Santana contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, especialistas do Ministério da Saúde estiveram nesta terça-feira, 12, em reunião com setores da Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo Regional Centro Leste e Divisão Epidemiológica do Estado. O encontro aconteceu na Vigilância Epidemiológica do município. (Foto ilustração).

De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Controle da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes, Rodrigo Fabiano Said, o objetivo do encontro é reforçar e analisar quais as estratégias estão sendo adotadas de vigilância e controle, além das questões assistenciais.

Estiveram presentes representantes dos setores da Atenção Básica, Divisão de Enfermagem e Vigilância Epidemiológica (VIEP). Para a supervisora técnica da Viep, Neuza Santos, o debate técnico com representantes de um ente federativo é de grande contribuição para a rede. “Tivemos no dia anterior um primeiro momento com representantes da gestão, e agora, para reforçar ainda mais essa parceria, eles vieram dar apoio em uma reunião com técnicos e supervisores”, ressalta.

A visita do Ministério da Saúde finaliza nesta quarta-feira, 13, com a discussão de estratégias adotadas pelas equipes de endemias que atuam no campo. (Secom/Fsa)...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 07:04h
Precatório

Prefeitura de Feira reconhece débito de R$ 15 milhões com Sustentare

 

A Justiça determinou a expedição de precatório em favor da empresa Sustentare Serviços Ambientais S/A, em uma ação movida pela empresa contra a Prefeitura de Feira de Santana. A Sustentare atua na coleta de lixo do município. A ação tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública.

Conforme o site Bahia na Política apurou, o valor devido pela Prefeitura é de R$ 15.943.916,77. Esse montante já foi reconhecido pelo Município, desde 28 de novembro de 2017. O site teve acesso a planilha de cálculos apresentada pela Procuradoria Geral (PGM).

Conforme também apurado, a Sustentare chegou a apresentar um valor maior na ação, de R$ 17.087.557,60, mas concordou com os dados trazidos ao processo pelo Município, reduzindo a dívida em pouco mais de R$ 1 milhão.

Com esta decisão, O Tribunal de Justiça da Bahia deverá expedir precatório em favor da empresa Sustentare Serviços Ambientais S/A. O advogado da empresa, Ronaldo Mendes, revela que o crédito deve constar no orçamento do próximo ano.

A empresa Sustentare começou a atuar em Feira de Santana no ano de 2007. Ela venceu licitação cujo objeto do contrato era a execução de serviços em caráter contínuo de manutenção, conservação e limpeza urbana. Em fevereiro de 2011, a Sustentare teve o contrato rescindido. (Fabrício Almeida)


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 07:01h
Cargos do segundo escalão

Rui Costa ainda não sabe qual o tamanho de Feira de Santana

 

O governador Rui Costa (PT - foto ilustração), que ainda tem quase uma dezena de cargos de segundo escalão no Estado sem dirigentes, deve concluir até amanhã as nomeações. Feira de Santana ainda à espera de qual realmente é o tamanho da cidade para o governador. Afinal foi o próprio quem disse que Carlos Geilson teria em seu segundo governo um espaço do tamanho da cidade.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 06:58h
Feira de Santana

Contribuição de filiados ao Sindicato dos Servidores Públicos e APLB só por boleto

 

As contribuições dos trabalhadores para os sindicatos não poderão mais ser descontadas diretamente do salário. Uma Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, determina que o imposto sindical deve ser pago exclusivamente por boleto bancário. Questionado se a Prefeitura de Feira de Santana está seguindo a MP em relação aos sindicatos que representam os servidores públicos (SINDESP) e os professores (APLB), o secretário de Administração, João Marinho, disse que ainda não recebeu nenhuma orientação a respeito. (Foto ilustração: Prefeitura de Feira de Santana)

A MP que altera o pagamento do imposto sindical foi publicada sexta-feira (1º) em edição extra do Diário Oficial da União e aprofunda alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O texto vale imediatamente, mas precisa ser aprovado pelo Congresso em até 120 dias para virar lei.

Reforma trabalhista

Desde a reforma trabalhista que entrou em vigor em 2017, o imposto sindical deixou de ser obrigatório. Os trabalhadores precisam manifestar a vontade de contribuir para o sindicato da categoria, mas as empresas podiam continuar a descontar diretamente da folha dos empregados.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 06:50h
Aniversariante do Dia

Radialista J Vieira em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 06:43h
Feira de Santana

Secretaria de Relações Interinstitucionais terá nova nomenclatura

 

A Secretaria Municipal Extraordinária de Relações Interinstitucional da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, que tem como titular Nau Santana (foto ilustração), terá nova nomenclatura. Projeto de Lei Complementar nesse sentido foi encaminhado à Câmara Municipal, ontem pela manhã. Se aprovado, passará a ser Secretaria de Relações Institucionais, Tecnologia e Inovação e será definitiva. Arualmente a indicação da pasta é do ex-deputado federal Irmão Lázaro. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 06:38h
Feira de Santana

Irmão Lázaro não descarta aliança com Rui Costa

 

O ex-deputado federal e ex-candidato ao Senado pelo PSC em 2018 Irmão Lázaro (foto ilustração), questionado se tem chances de entendimento com o governador Rui Costa (PT), visando as eleições de 2020, não descartou. Disse que tudo depende do tratamento que terá de seus líderes, o prefeito de Salvador ACM Neto e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, ambos do Democratas. “Se o grupo não me abraçar de verdade, não preciso ficar em um grupo que não esteja disposto a me abraçar com dignidade. Espero o abraço de ACM Neto e José Ronaldo. Tenho respeito e gosto”, declarou Irmão Lázaro no programa Jornal Transamérica, questionado pelo radialista Carlos Geilson.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 06:34h
Justiça Eleitoral

Mais de 2 mil eleitores de Anguera terão os títulos cancelados

 

Mais de 2 mil eleitores do município de Anguera não atenderam à convocação da Justiça Eleitoral e não compareceram à revisão biométrica, ocorrida entre 5 de novembro de 2018 e 22 de fevereiro deste ano. A revisão do eleitorado era obrigatória no município.

Com isso, a Justiça Eleitoral (zona 157) está determinando o cancelamento de 2.286 títulos de eleitores, uma vez que essas pessoas não compareceram para a coleta de dados biométricos.

A relação com os nomes dos eleitores que não participaram da revisão biométrica deverá ser publicada no próprio cartório de Anguera. O Ministério Público Eleitoral está sendo intimado da decisão. (Fabrício Almeida)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 06:30h
Adequação

MP vai apurar atuação da central de regulação em Feira

 

O promotor de Justiça, Audo Rodrigues, determinou a instauração de procedimento administrativo (596.0.140744/2016) para apurar a atuação da central de regulação, em Feira de Santana.

De acordo com o procedimento instaurado, a medida tem como objetivo apurar e promover a adequação da fila de regulação para pacientes que apresentam quadro clínico agravado no Município.

Audo Rodrigues é titular da 2ª Promotoria de Justiça, com atuação nas áreas de saúde e educação. (Fabrício Almeida)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 06:22h
Feira de Santana

Lindiomar Cerqueira: "Micareta pode ser entre outubro ou novembro, mas sendo até terça-feira"

 

O produtor musical de vasta experiência Lindiomar Cerqueira (foto ilustração), ao tomar conhecimento da proposta do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges, para mudança da Micareta de Feira de Santana para outubro ou novembro, deu a seguinte declaração ao site Bahia na Política: “Acho que deve mudar, sim, a Micareta de Feira de Santana, para os meses de outubro ou novembro. Sempre temos as chuvas em abril e isso é um problema. Outra questão é que essa data fica espremida entre início de aula, carnaval e São João. Entendo também que o evento deve ser de sábado a terça, como era antigamente, com o comércio fechado nos últimos dois dias. Também acho possível começar a Micareta mais cedo. Precisamos fazer uma festa diurna, a partir das 11h e com participação popular, que há muitos anos estamos perdendo”.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.03.2019 06:16h
São Gonçalo dos Campos

Câmara Municipal apoia doação do IR para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

 

A Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos recebeu, na manhã de terça-feira (12), a secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, Márcia Menezes Machado de Souza (foto). A mesma foi pedir apoio dos vereadores na doação de recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através da dedução do Imposto de Renda. Pessoas Físicas 6% (Imposto Devido) e Pessoas Jurídicas 1% (Imposto Devido). Os vereadores se mostraram sensíveis e se prontificaram a estimular a campanha, afinal não sai do declarante, mais da parte da União.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


União Médica

 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2019

2018

2017

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia