Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

O Governo Federal é o culpado pelos altos preços dos combustíveis?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 09:36h
Juazeiro (BA)

Prefeita Suzana participa de reunião no DNIT para tentar destravar projeto de rotatória na BR-407

 

Além de obter informações sobre as obras da Travessia Urbana previstas para iniciar no segundo semestre deste ano, a passagem da prefeita Suzana Ramos pela Superintendência do DNIT-BA em Salvador, na última quarta-feira (11), ainda rendeu um pleito importante para Juazeiro: destravar o projeto de uma rotatória na BR-407, na altura na Faculdade de Medicina Estácio de Sá. (Foto ilustração)

Na ocasião, a prefeita Suzana esteve acompanhada do secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano de Juazeiro, Anderson Freire, e do diretor da Faculdade de Medicina Estácio de Sá, Luiz Rodrigues. Eles foram recebidos pelo superintendente do DNIT-BA, Amauri Lima, que se comprometeu a analisar a demanda.

O objetivo de construir uma rotatória nesse trecho da BR-407, é oferecer uma passagem mais segura para os moradores e maior mobilidade urbana na entrada de Juazeiro. (Ascom/PMJ)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 09:20h
Eleições 2022

PoderData: Lula tem 64% dos votos de quem desaprova governo Bolsonaro

 
Foto Agência Brasil

O candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 64% das intenções de voto entre aqueles que dizem desaprovar o governo de Jair Bolsonaro (PL). Segundo pesquisa do PoderData, 45% entre os que não sabem como avaliar a administração federal preferem Lula.

Por outro lado, Bolsonaro tem 80% das intenções daqueles que dizem aprovar o governo. Entre os que não sabem como avaliar o governo, Bolsonaro tem 15%.

Na população em geral, Lula tem 42% das intenções de voto. Bolsonaro tem 35%. A distância entre os dois está agora em 7 pontos percentuais.

Terceira via

Descolados da liderança, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar no cenário geral, com 5% das intenções de voto. Na sequência, Doria (PSDB) tem 4% e André Janones (Avante) tem 3%.

A pesquisa foi realizada de 8 a 10 de maio de 2022 e ouviu, por telefone, 3 mil pessoas dos 27 estados do país. (IG - Foto Ag Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 09:10h
Medicina

Cientistas testam vacina contra câncer de próstata, ovários e pulmão

 

Pesquisadores da farmacêutica Oxford Vacmedix começaram a testar uma vacina contra o câncer de próstata, ovários e pulmão. A empresa responsável pela vacina foi criada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido. (Foto ilustração)

Foram escolhidos 35 voluntários que receberão três doses do imunizante com um intervalo de duas semanas. Os vacinados serão acompanhados pela equipe de pesquisadores durante seis meses após as aplicações.

A vacina contra o câncer tem como foco a proteína survivina, que é liberada por células cancerígenas para enganar o sistema imunológico, fazendo com que o corpo não as ataque.

O produto possui uma versão sintética dessa proteína e ensina o organismo a reconhecer tumores e atacar essa substância.

Segundo os pesquisadores, os primeiros resultados foram promissores, mas é necessário cautela. Os responsáveis ainda ressaltam a importância de observar os possíveis efeitos colaterais a longo prazo nos voluntários.

Além disso, os cientistas também querem entender qual o impacto da vacina contra o câncer na sobrevivência dos voluntários. (Matheus Barros/Olhardigital)  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 09:08h
Ministério Público Estadual

MP vai cooperar com a OMS em ações para o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

 
Foto Reprodução

As ações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos contarão com a cooperação do Ministério Público estadual, por meio do programa 'Escola Sustentável'. A data tem o dia 7 de junho como marco oficial do período de campanhas promovidas para a conscientização da sociedade e do poder público sobre a segurança dos alimentos.

Em reunião realizada no dia 11 de maio com os agentes do Departamento de Nutrição e Segurança dos Alimentos da OMS, Ceyhun Gungor e Lilya Smialkova, o Ministério Público dialogou com a entidade internacional e disponibilizou cooperação do 'Escola Sustentável' para a difusão de educação em saúde humana e meio ambiente.

A cooperação será estabelecida através da promoção de evento no Município de Santaluz, com previsão para o dia 3 de junho, com ações, palestras e treinamentos sobre a temática "A segurança dos alimentos", voltada à alimentação escolar. Além disso, o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos será incluído no calendário anual das ações planejadas do programa, com atividades específicas nesses dias.

A promotora de Justiça Letícia Baird, que coordena o Programa Escola Sustentável, pontuou que: “a alimentação escolar, ademais...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 08:28h
Economia

Indústria deve qualificar 9,6 milhões de pessoas até 2025

 
Foto Reprodução

O Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas até 2025 para atender necessidades projetadas pelas indústrias, de forma a repor inativos, atualizar funcionários ou preencher as novas vagas programadas para o setor. É o que prevê o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, divulgado hoje (16) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Deste total, dois milhões precisarão de qualificação visando formação inicial para a reposição de inativos ou para o preenchimento de novas vagas. Os 7,6 milhões restantes serão via formação continuada para trabalhadores que precisam se atualizar para exercer funções.

Segundo a CNI, “isso significa que 79% da necessidade de formação nos próximos quatro anos serão em aperfeiçoamento”.

Cadeia produtiva De acordo com a entidade, essas projeções têm por base a necessidade de uso de novas tecnologias e mudanças na cadeia produtiva que tanto influenciam – e transformam – o mercado de trabalho. Assim sendo, acrescenta a CNI, cada vez mais o Brasil precisará investir em aperfeiçoamento e requalificação.

O levantamento hoje divulgado, feito pelo Observatório Nacional da Indústria, tem por finalidade identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 08:23h
Interior da Bahia

LEM: Prefeito anuncia reajuste salarial para professores

 

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP), anunciou no sábado, 14, que foi concedido um complemento de 25,13% ao reajuste salarial oferecido aos professores da rede municipal de ensino em 2021.

Segundo o chefe do executivo municipal, a medida deverá por fim às paralisações realizadas pela categoria na cidade do extremo oeste baiano, que reivindicavam aumento no salário. Os trabalhadores queriam o cumprimento do piso salarial do magistério anunciado pelo governo federal, de 33,24%.

Para que a medida se torne lei, a prefeitura de Luís Eduardo protocolou na Câmara Municipal um pedido de realização de uma sessão extraordinária na próxima segunda-feira, 16, às 10h, referente ao projeto de lei n° 0026/2022.

No requerimento feito pelo município, Marabá diz que é necessária a aprovação em tempo hábil para que as mudanças no sistema de recursos humanos sejam efetuadas antes do fechamento da folha de pagamento do mês de maio. (A Tarde - Foto Reprodução) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 08:08h
Política

Mulheres são apenas 1 em cada 7 pré-candidatos a governos estaduais

 
Foto Ag Brasil

Em uma eleição que será marcada pela polarização e pelo forte enfrentamento entre lulistas e bolsonaristas, os partidos têm adotado postura menos aberta à diversidade de gênero na definição de candidaturas nos estados.

Mulheres são apenas 1 em cada 7 pré-candidatos a governos estaduais, segundo levantamento feito pela Folha. O percentual é inferior ao registrado nas eleições de 2018 e poderá ser ainda menor, já que parte delas ainda não foi referendada por seus partidos.

Até agora, 22 mulheres se lançaram pré-candidatas a governos estaduais em um total de ao menos 161 nomes que devem concorrer aos governos dos 26 estados e Distrito Federal —o equivalente a 13,6%.

Em 2018, esse percentual chegou a 15% com 30 candidaturas femininas. Quatro anos antes foram 20 candidatas mulheres, representando 11% do total de postulantes a governos estaduais.

Apenas seis estados brasileiros já elegeram mulheres governadoras: Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima.

O Rio Grande do Norte é o recordista nesse quesito: foram três governadoras desde a redemocratização. A última delas foi a atual governadora Fátima Bezerra (PT), única mulher eleita para um governo estadual em 2018.

Ela vai concorrer a um novo mandato em outubro e tentar repetir o feito de ser reeleita...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 07:56h
Assembleia Legislativa

Alba recebe projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2023

 
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

A Assembleia Legislativa da Bahia recebeu na sexta-feira (13), através de meio eletrônico, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo exercício. A proposta recém-encaminhada prevê receitas de R$ 66,525 bilhões para 2023, superior em 25,9% às do ano em curso, de R$ 52,8 bilhões. A previsão de despesas do Executivo para o ano que vem está no mesmo valor. A matéria é a segunda de maior importância para o Parlamento. A principal é a proposta orçamentária anual.

O recesso do meio do ano, em julho, só acontece após a aprovação dessa lei que fixa os principais parâmetros para abalizar o orçamento estadual que chega ao Legislativo anualmente até o dia 30 de setembro.

A LDO projeta um crescimento do PIB do Estado em torno de 2,5% para o ano de 2023, superior à expectativa brasileira, que deve ficar em 1,4%. “As perspectivas futuras para a economia brasileira e baiana demonstram que a recuperação da atividade econômica continuará permeada de incertezas conjunturais”, afirmou o governador Rui Costa, em mensagem encaminhada aos deputados.

De acordo com ele, uma gestão fiscal sólida e o bom direcionamento das políticas públicas, notadamente em relação às medidas socioeconômicas e de política fiscal responsável e assertiva, devem ser peças motrizes no desenvolvimento regional.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 06:45h
Feira de Santana

Procurador Geral já é motivo de especulação no Legislativo

 

Apesar de ainda não terem chegado à Câmara Municipal de Feira de Santana (foto ilustração) os nomes para Procurador Geral do Município (PGM), que devem ser analisados até junho, nos bastidores já há muitas especulações. Em encontro de grupos de vereadores há até apostas de quem vai ser o aclamado. Em tempo: É o Procurador Geral atualmente o advogado Moura Pinho.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 06:42h
Feira de Santana

Prefeitura pode pedir à Câmara suplementação para São João

 

O Governo Municipal tem culpado a Câmara de Feira de Santana pela falta de recursos para a realização dos festejos juninos. É fácil. Se levanta o custo do evento e faz um pedido de suplementação ao Legislativo. Afinal, o mais difícil tem, os recursos financeiros. (Foto ilustração)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 06:38h
Bolsonarismo

Jair Bolsonaro: O negacionismo transcende as questões políticas

 

O negacionismo do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que é replicado pelos bolsonaristas, está detectado em órgãos como o STF e TSE, na imprensa e em questões pontuais como a urna eletrônica, pesquisas eleitorais, Covid -19 e vacina, além de pautas afirmativas como as culturais, e das minorias [indígenas, negros e homossexuais].
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 06:35h
Feira de Santana

Binho tem encontro com Colbert e José Ronaldo

 

Pré-candidato a deputado estadual, o empresário Binho esteve semana passada com o prefeito de Feira de Santana Colbert Martins (MDB) e o ex-prefeito José Ronaldo (UB). Foi comunicar o seu desejo de participar do processo político em Feira de Santana e na Bahia. “Eu estive com os principais líderes do grupo, Colbert Marins e José Ronaldo. Não sei fazer as coisas sem conversar com os líderes. Quero contribuir com a minha cidade e com o grupo. E tive o incentivo deles para atingir o nosso projeto”, declarou Binho Galinha. (Foto ilustração: José Ronaldo, Binho e Colbert Martins)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 06:20h
Mundo a fora

Apenas um brasileiro na lista dos 231 doadores bilionários

 

A relação dos 231 bilionários mundo a fora que doaram entre 50% ou 90% de sua fortuna, apenas um é brasileiro. Elie Horn. Sua doação solitária nos lembra sobre quem somos, e sobre quanto temos de caminhar. (Fernando Schuler)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 06:17h
Estratégia

Prefeitos da base do Governo do Estado em apoio discreto a ACM Neto

 

O núcleo duro da campanha de ACM Neto (UB) tem tido o cuidado de não divulgar todos os apoios de prefeitos recebidos da base do Governo do Estado. A estratégia é ficar calado para evitar retaliação. Afinal a campanha começa mesmo é em agosto.

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 06:13h
Eleições na Bahia

Jerônimo e Roma querem nacionalizar a campanha de governador

 

A campanha que já começou para governador na Bahia une dois pré-candidatos, Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL), que vão fazer tudo para nacionalizar a campanha. Já ACM Neto (UB), líder das pesquisas, quer distância. (Foto ilustração: Jerônimo Rodrigues e João Roma)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 06:09h
Eleições 2022

Ana Cristina, ex-mulher de Bolsonaro sairá a federal

 

Ana Cristina Valle, ex-mulher de Jair Bolsonaro, vai ser candidata a deputada federal pelo PL, legenda do presidente. Advogada, é candidata pelo Distrito Federal. (foto ilustrção: Ana Cristina)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 06:08h
Economia

Jair Bolsonaro diz que governo não tem culpa de inflação alta

 

O presidente Jair Bolsonaro, em Maringá (SC), na quarta-feira (11) tratou da inflação como um problema de outro mundo. Ou seja, seu governo não tem nada a ver com os altos custos inflacionários no país.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 06:00h
Imbróglio da terceira via

Aliados de Doria decidem judicializar disputa ao Planalto e devem recorrer ao TSE

 

Aliados do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, João Doria (foto ilustração), decidiram judicializar a disputa e devem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar garantir o resultado das prévias do partido, realizadas em novembro do ano passado.

O pano de fundo do movimento do ex-governador de São Paulo é a perspectiva de que ele não seja anunciado como o cabeça de chapa da chamada terceira via na corrida pelo Palácio do Planalto.

Na quarta-feira (18), segundo anunciaram os dirigentes de PSDB, MDB e Cidadania, serão apresentados os resultados de uma pesquisa que vai nortear a definição da chapa única do chamado centro democrático.

Realizado pelo Instituto Guimarães Pesquisa e Planejamento, o levantamento deve levar em consideração tanto critérios de pesquisa quantitativa, quanto qualitativa —cenário que, em tese, seria mais vantajoso para a senadora Simone Tebet (MDB).

Neste domingo (15), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saiu em defesa de Doria. Nas redes sociais, o tucano, que é presidente de honra do PSDB, afirmou que as decisões tomadas em prévias partidárias devem ser obedecidas.

“Agiu bem o candidato João Doria. Ressaltando que o resultado das prévias deve ser respeitado”, escreveu.

Horas depois, o presidente nacional do Cidad...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 05:40h
Suprema Corte

Prisão preventiva por tráfico de pouca quantidade de droga é revogada no STF

 

A prisão preventiva de paciente jovem, primário, acusado pelo tráfico de reduzida quantidade de entorpecente, é contraproducente do ponto de vista da política criminal. Com esse entendimento, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, revogou a prisão preventiva de um jovem de 18 anos, réu primário, nos autos do Habeas Corpus 215.011 (SP). Ele foi preso em flagrante portando 107 microtubos de cocaína, com peso bruto de 40,67 gramas. (Foto ilustração)

O juízo de primeiro grau converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva, alegando gravidade abstrata do delito e a quantidade de entorpecentes apreendida. A defesa impetrou HC no Tribunal de Justiça de São Paulo, porém o TJ-SP não vislumbrou ilegalidade na prisão para concessão da medida liminar. Outro HC foi impetrado no STJ, que foi indeferido liminarmente pelo então presidente da corte, ministro Humberto Martins. Diante disso, foi interposto novo HC, dessa vez no Supremo Tribunal Federal, com relatoria do ministro Barroso.

Em sua decisão, o ministro negou seguimento ao Habeas Corpus, mas concedeu a ordem de ofício para revogar a prisão preventiva do paciente.

"A prisão preventiva de paciente jovem, com 18 anos de idade, primário, preso preventivamente pelo tráfico de pequena quantidade de entorpecente (40,67 g de cocaína) é contraproducente do ponto de vista da política criminal. Ademais, o mandado de pris&ati...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 05:30h
Economia

Quatro em cada dez brasileiros estão inadimplentes, diz levantamento

 

Quase quatro em cada dez brasileiros adultos estavam inadimplentes no mês passado, o que corresponde a 61,94 milhões de pessoas com pendências nos birôs de crédito, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O número de inadimplentes incluídos na base do birô de crédito aumentou quase 6% no mês passado em relação a abril de 2021. (Foto ilustração)

O total de inadimplentes, hoje, não é uma marca recorde. O maior contingente foi de 63,08 milhões, atingido em novembro de 2018, segundo a série do SPC Brasil, iniciada em janeiro de 2015.

"Estamos com patamar de inadimplentes muito próximo do de 2018, que foi um recorde histórico, e a perspectiva é de que esse número aumente", afirmou Merula Borges, coordenadora financeira da CNDL.

Apesar da injeção de recursos extras na economia, como a antecipação do pagamento do 13.º salário para aposentados e pensionistas da Previdência e a liberação de parcelas do FGTS aos trabalhadores, a especialista lembra que os cenários econômicos doméstico e internacional estão conturbados e que isso pode agravar a situação do calote.

O Banco Central já indicou que deve continuar subindo os juros básicos, hoje em 12,75% ao ano, para conter...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 05:25h
Internacional

Otan se diz otimista sobre adesão da Finlândia e da Suécia ao grupo

 

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se manifestou neste domingo (15) sobre a possibilidade da adesão da Finlândia e da Suécia ao grupo. (Foto ilustração)

O vice-secretário-geral da Otan, Mircea Geoana, afirmou estar confiante em que a organização pode superar as objeções da Turquia e receber rapidamente a Finlândia e a Suécia, enquanto a aliança se prepara para uma expansão histórica.

Mais cedo, o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, confirmou que seu país se candidatará à adesão, e a Suécia deverá fazer o mesmo, já que o apoio público à adesão à Otan aumentou desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.

"Suécia e Finlândia não são apenas nossos parceiros, não apenas nossos amigos, eles são membros da família europeia há muito tempo", disse a ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock.

"É por isso que vocês têm todo o nosso apoio para todas as decisões que estão tomando atualmente para sua própria segurança", acrescentou.

Adesão da Finlândia

A Finlândia tomou a decisão de se candidatar à adesão ao grupo neste domingo. O anúncio foi feito pelo pres...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 05:20h
Estatal do Petróleo

Bolsonaro diz que Sachsida tem carta branca para mexer na Petrobras

 

Em declaração a jornalistas neste domingo (15), o presidente Jair Bolsonaro (PL-Foto) evitou falar em saída do atual presidente da Petrobras. No entanto, afirmou que o atual ministro de Minas e Energia tem autonomia para fazer qualquer alteração na petrolífera.

“O Sachsida e todos os ministros, desde o início, tem carta branca sem exceção [para fazer qualquer alteração]. Obviamente, qualquer mexida vai conversar comigo. Mas confio 100% no Sachsida e tenho certeza de que ele será um bom ministro. Assim como o Bento [Albuquerque] foi. Mas, por uma questão pessoal, pediu para sair”, ressaltou Bolsonaro.

Desde que o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, assumiu, integrantes do alto escalão da pasta cogitam uma possível saída de José Mauro Ferreira, que assumiu no mês passado.

“Para haver total sintonia com a equipe, será necessário trocar o atual presidente da Petrobras. Isso é fato”, relatou à CNN na condição de anonimato uma fonte do Ministério de Minas e Energia. (Leandro Magalhães)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 05:15h
Eleição indireta

Paulo Dantas é eleito governador de Alagoas para mandato tampão

 

O estado de Alagoas tem novo governador. Foi eleito neste domingo (15) Paulo Dantas (foto ilustração), em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas. O mandato tampão de Dantas se encerra em 31 de dezembro. O vice-governador eleito é José Wanderley. Dantas é deputado estadual e Wanderley é médico. Ambos são do MDB, partido do último a ocupar o posto, Renan Filho. A chapa emedebista recebeu 21 votos dos 27 possíveis.

Dantas tem 43 anos, nasceu em Maceió, é formado em administração e está em seu primeiro mandato como deputado estadual. José Wanderley Neto é natural de Palmeira dos Índios, tem 72 anos, é médico cardiologista e já exerceu o cargo de vice-governador do Estado, no período de 2007 a 2011, na primeira gestão do ex-governador Teotônio Vilela Filho.

Eleição indireta

A eleição indireta para o governo estadual é necessária porque, em abril, o então governador Renan Filho cumpriu o prazo de desincompatibilização e deixou o cargo para disputar as eleições para o Senado, conforme determina a legislação eleitoral.

Com a saída, o vice-governador, Luciano Barbosa, eleito na chapa de Renan, deveria assumir, mas não estava mais no cargo, porque venceu as eleições de 2020 e se tornou prefeito de Arapiraca. O primeiro na linha sucessória ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 05:10h
Coronavírus no Brasil

Covid: Brasil registra 46 mortes em 24 horas, diz Conass

 

O Brasil registrou nas últimas 24 horas 46 mortes por Covid e 6.296 novos casos, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) neste domingo. (Foto ilustração)

Com isso, o número de vítimas fatais da doença no país desde o início da pandemia chegou a 664.918, e o total de casos aumentou para 30.688.390.

A média móvel dos últimos 7 dias, de acordo com o Conass, foi de 111 óbitos e mais de 17 mil novos casos diariamente.

Aos domingos, os números da pandemia tendem a ser menores em razão da redução de pessoal na coleta de dados. (web)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 16.05.2022 05:00h
Covid-19 na Bahia

Bahia não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24h

 

O boletim epidemiológico deste domingo (15) não registra óbito por Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 11 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,001%) e 15 recuperados (+0,001%). Dos 1.545.973 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.515.849 já são considerados recuperados, 233 encontram-se ativos e 29.891 tiveram óbito confirmado.(Foto ilustração)

Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.868.120 casos descartados e 333.104 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste domingo. Na Bahia, 63.321 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Vacinação

Até o momento temos 11.611.043 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.658.295 com a segunda dose ou dose única, 5.666.295 com a dose de reforço e 113.978 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 913.354 crianças j&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 12:47h
Democracia Cristã

Eymael é candidato a presidente pela sexta vez

 

O advogado e ex-deputado federal constituinte José Maria Eymael (DC - foto ilustração), que já foi candidato a presidente em cinco oportunidades, será mais uma vez. O mesmo comemora o 1% que teve em recente pesquisa. Número alcançado pela primeira vez depois de muitas disputas. Questionado sobre com quem prefere disputar no segundo turno, se passar, Eymael disse que prefere o petista Lula.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 12:20h
Bahia

Governo do Estado corre contra o tempo para entrega de obras

 

O Governo do Estado corre contra o tempo para fazer a entrega de obras e serviços pelo interior da Bahia com a presença do pré-candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT). É que a partir de julho estará suspensa a presença do mesmo em eventos oficiais do Governo do Estado.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 11:50h
Do meu, do seu bolso

Ex-presidentes embolsaram mais de R$ 50 mil em março

 

Além das regalias – como carros oficiais, assessores, viagens e diárias – os ex-presidentes brasileiros recebem, mensalmente, vencimentos bem acima do teto do serviço público (atualmente de R$ 39 mil). Conforme o portal de Dados Abertos da Presidência da República, a ex-presidente Dilma Roussef, que sofreu impeachment, embolsou, em março, R$ 69.806,84; Michel Temer, R$ 57.505,56; o ex-presidente Lula, em pré-campanha, R$ 46.155,49; Fernando Henrique Cardoso, R$ 49.951,04; Fernando Collor, R$ 54.959,86 e o ex-presidente José Sarney, R$ 54.246,58. Os dados de abril ainda não estão disponíveis no portal.

Despesas

No ano passado, mais de R$ 5,6 milhões em despesas dos seis ex-mandatários foram bancadas pelos contribuintes.

Staff

Os gastos incluem a folha de pagamento dos assessores. Cada ex-presidente tem direto a oito servidores de livre indicação, com salários que chegam a R$ 14 mil. (Esplanada)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 10:35h
Recursos financeiros

Nivaldo Vieira: Quanto cada senador colocou para Feira?

 

O empresário Nivaldo Vieira (MDB - foto ilustração), que pensa em ser candidato a deputado em 2022, questiona quanto cada senador colocou para Feira de Santana, em emendas do orçamento. Verdade, assunto para ser pesquisado já que os três [Otto Alencar, Jaques Wagner e Ângelo Coronel] não informam aos munícipes. Ou talvez não houve investimentos de iniciativa dos parlamentares.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 10:15h
Feira de Santana

Fernando Torres diz que vota em Luiz da Feira para estadual

 

Avaliando que é grato pelo apoio de Luiz da Feira na Câmara Municipal de Feira de Santana, o presidente Fernando Torres (PSD-foto ilustração) informou que seu apoio para deputado estadual é para o colega. “Nosso voto para deputado estadual vai ser de Luiz da Feira, para agradecer a nossa parceria aqui na Casa, posso agradecer seu voto para nossa eleição de presidente, você foi um dos primeiros a acreditar que eu seria um bom gestor nesta Casa. O que posso fazer é agradecer e torcer que seja um bom deputado”, disse, desejando sorte ainda aos colegas Galeguinho (PSB) e Jhonatas Monteiro (PSOL).
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 10:11h
Feira de Santana

Lulinha culpa Jerônino e Rui Costa por desempenho da Bahia no Ideb

 

Criticando a educação, o vereador e líder do Governo Lulinha (UB - foto) culpou o ex-secretário de Educação e pré-candidato a governador Jerônimo Rodrigues e o governador Rui Costa pela situação da educação no Estado. “A Bahia tem um Ideb abaixo de quatro, enquanto a média nacional é 4,4. O candidato ao governo da Bahia que aí está foi secretário de educação, mas foi o pior dos últimos tempos e deixou a educação no nível mais baixo do país. A culpa é do governador Rui Costa, que não investiu na educação”, pontuou. (Daniela Oliveira)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 10:08h
Feira de Santana

Professor Ivamberg rebate comentário de Colbert sobre Ideb

 

O Índice da Educação Básica (Ideb) foi tema do discurso do vereador e presidente da Comissão de Educação, Professor Ivamberg (PT-foto ilustração), em que rebateu a fala do prefeito Colbert Martins de que as baixas notas seriam geradas pela “irresponsabilidade” dos professores. “Ontem o prefeito de Feira de Santana fez uma declaração sobre o Ideb. O que compõe o índice da educação básica são dois pontos: português e matemática, feita pela Prova Brasil ou Provinha Brasil, se for ensino fundamental, mais a frequência do aluno. Às vezes você tem uma boa nota, mas não tem a frequência. Para além do ensino, o grande desafio da escola é a permanência do aluno”, disse, citando o grande percentual de evasão escolar e a pandemia que gerou muitas ausências nos últimos dois anos.

Políticas de permanência

Para Ivamberg, é preciso se criar formas de manter o aluno dentro nas escolas, pois não há políticas públicas de permanência na rede municipal de ensino. “As escolas precisam melhorar na proficiência das suas disciplinas, mas precisam ter atrativos para que o aluno permaneça na sala de aula. Temos que desenvolver políticas públicas de permanência na escola e no município não temos visto isso, no Estado temos a bolsa permanência. Entendo que educação tem que ser feita em rede, porque a e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 09:37h
Feira de Santana

Luiz da Feira lamenta abandono do Joia da Princesa

 

A possibilidade de que o jogo do Fluminense de Feira e Jequié não aconteça em Feira de Santana, por conta das péssimas condições do estádio Joia da Princesa, foi lamentada pelo vereador Luiz da Feira (Avante), em discurso na Câmara Municipal de Feira de Santana. “Nosso estádio vem sendo abandonado pelo Poder Público. Ninguém sabe se terá o jogo do dia 22 no estádio ou não”, sinalizou. Paulão do Caldeirão (PSC) também comentou o assunto e frisou que “o prefeito teve dois anos de pandemia para cuidar do Joia e não fez nada, a qualquer momento o estádio poderá ser interditado totalmente”.

Outros problemas

Citando outros problemas da cidade, Luiz prosseguiu com as críticas: “O Parque da Cidade, espaço de lazer para as nossas crianças, até hoje não abriu, as praças estão abandonadas”, citou. (Daniela Oliveira)

  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 08:59h
Feira de Santana

Jhonatas Monteiro repercute redução do valor de compra do salário mínimo

 

Ao ouvir o vereador Edvaldo Lima (MDB) dizer que nunca houve um presidente como Jair Bolsonaro )PL), o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL-foto ilustração) rebateu e citou a diminuição da qualidade de vida das pessoas e o quanto o salário mínimo tornou-se desvalorizado. O discurso foi feito quinta-feira (12), na Câmara Municipal de Feira de Santana. “Eu não tenho dúvidas de que não tem igual porque não se encontra alguém que seja pior na história do nosso país. Poderia citar um conjunto de indicadores, mas só vou dizer um, que é um dado amplamente divulgado por diferentes veículos de comunicação que é de que Bolsonaro será o primeiro presidente, desde o início do plano real a deixar o salário mínimo menor”. O vereador concluiu: “O bolsonarismo e a figura de Jair Bolsonaro são lamentáveis e promoveram uma queda na qualidade de vida dos trabalhadores, por isso não tem igual, porque talvez não encontremos uma figura pior”, enfatizou. (Daniela Oliveira)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 08:00h
Brasília

Governo Bolsonaro elabora proposta para diminuir FGTS de todos os trabalhadores

 

O governo Jair Bolsonaro (PL) estuda uma ampla flexibilização nas regras do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), sob a justificativa de reduzir o custo dos empregadores na contratação. (Foto ilustração)

Em três minutas de MPs (medidas provisórias), às quais a Folha teve acesso, o Ministério da Economia propõe cortar a alíquota de contribuição que as empresas recolhem sobre o salário dos trabalhadores, de 8% para 2%, e reduzir a multa paga em caso de demissão sem justa causa, de 40% para 20%.

“A proposta de redução das alíquotas das contribuições dos serviços sociais autônomos não apenas reduzirá o custo da contratação de trabalhadores, como também contribuirá com a geração de novos empregos”, diz o texto, que se repete nos três documentos.

As medidas foram redigidas pela Subsecretaria de Política Fiscal da SPE (Secretaria de Política Econômica), vinculada ao Ministério da Economia.

Um integrante da equipe econômica confirmou à reportagem que a proposta está em estudo, mas ressaltou que ainda não há qualquer decisão final sobre o tema. Essa fonte explicou que a tentativa de aliviar os encargos trabalhistas é um assunto que preocupa a pasta.

Por isso, os técnicos têm trabalhado em opç&ot...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 07:30h
Eleições 2022

Bolsonaro confirma Datena na chapa de Tarcísio

 

O presidente Jair Bolsonaro confirmou que o apresentador José Luiz Datena (foto) será candidato ao Senado por São Paulo na chapa do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas.

“Datena é um grande comunicador, é muito respeitado e é ouvido por todas as classes sociais pelo trabalho que desempenha, sempre atento às demandas da sociedade. Ele vai agregar, com certeza, à chapa”, disse Bolsonaro nesta sexta-feira à CNN Brasil.

A declaração foi feita após almoço com Datena e Paulo Skaf, ex-presidente da Fiesp. Também nesta sexta, o apresentador afirmou que Skaf “seria o vice perfeito” para Tarcísio. (oantagonista)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 07:20h
Privativação da Petrobras

Petroleiros prometem "maior greve da história"! se Petrobras for à venda

 

O coordenador-geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros), Deyvid Bacelar, disse nesta sexta (13) que, se o presidente Jair Bolsonaro (PL) ousar “pautar a privatização da Petrobras, enfrentará “a maior greve da história da categoria petroleira”. (Foto ilustração)

“Este novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, diz que vai estudar a privatização da Petrobras e do pré-sal, como se privatização fosse solução para baixar o preço dos combustíveis, mas sabemos que não é”, disse o líder dos petroleiros no Twitter. (Por FolhaPress)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 07:10h
Congresso Brasileiro de Magistrados

Ministro Barroso diz que democracia passa por "processo de erosão"

 

O ministro Luís Roberto Barroso (foto ilustração), do Supremo Tribunal Federal (STF), demonstrou preocupação com a democracia brasileira. Durante discurso no Congresso Brasileiro de Magistrados, em Salvador, Bahia, na tarde desta sexta-feira (13/5), o magistrado afirmou que a democracia passa por um “processo de erosão por todo o mundo” e disse que é preciso trabalhar para restabelecê-la.

Barroso citou países como Hungria, Polônia, Turquia, Rússia, Filipinas, Venezuela, Nicarágua e El Salvador como governos autoritários, além das "turbulências" recentes nos Estados Unidos e no Reino Unido. Sem citar o Brasil ou o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL), ele ainda afirmou que é necessário uma autocrítica de democratas para um restabelecimento do sistema ao redor do mundo.

"Essa ascensão de um processo autoritário e populista se dá por insuficiências da própria democracia. Por isso os que defendem a democracia precisam identificar e trabalhar para restabelecer essa crença que une a todos", disse.

No evento, o ministro ainda afirmou que “o filme da democracia brasileira é bom”, mas disse também que iria evitar entrar em polêmicas.

"Temos que restabelecer o mínimo de honestidade intelectual, o mínimo de honestidade aos fatos. O filme da democracia brasileira é bom. Às vezes a fotografia é assustadora, ma...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 07:00h
Feira de Santana

Dia 11 de junho vai acontecer o Arraiá da Catedrá

 

A Catedral de Sant’Ana realizará no dia 11 de junho o forró Arraiá da Catedrá. O momento será oportuno para um encontro entre paroquianos, famílias, amigos e toda sociedade que se fizerem presentes, tudo com muita animação. (Foto divulgação)

A festa será no espaço Zilas Cerimonial, que fica na R. Rio Xingu, 555 - Capuchinhos, a partir das 20h, e como uma boa festa junina, terá comidas típicas, quadrilha e forró de qualidade a noite inteira, tendo como atrações a banda Xamô Pq Quis, Xote Vaibes e o forrozeiro Neném do Acordeon. A mesa está sendo vendida por R$ 200,00 (para quatro pessoas) e o ingresso individual R$ 60,00

Será um autêntico arrasta pé. Alegria, paz e muita solidariedade não irão faltar, pois estas são as marcas dos eventos da Catedral de Sant’Ana.


Para obter ingressos e ter maiores informações, entrar em contato pelos telefones: (75)98841-5631 / 98203-2500 / 99132-7234. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 14.05.2022 06:50h
Poder Judiciário

STJ decide que imunidade não livra advogado de responsabilização

 

Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os excessos cometidos pelo advogado não são cobertos pela imunidade profissional, e, em tese, é possível sua responsabilização civil ou penal pelos danos que provocar no exercício da atividade. (Foto ilustração)

Segundo o colegiado, embora o artigo 133 da Constituição disponha que o advogado é inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, o ordenamento jurídico e o Estatuto da Advocacia limitam essa inviolabilidade do profissional – que deve agir com ética e respeito diante dos demais atores do processo judicial.

Apesar desse entendimento, a turma julgadora destacou que eventual responsabilização civil depende do reconhecimento de efetivo prejuízo à outra parte. Por não verificar comprovação de dano no caso concreto, a turma manteve acórdão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que negou indenização a um juiz, o qual alegou ter sido ofendido por advogada que, em uma peça de recurso, teria utilizado expressões deselegantes e jocosas contra ele.

De acordo com o TJDFT, as manifestações da advogada não extrapolaram a sua imunidade profissional, pois, embora reprováveis, não exorbitaram da atuação como causídica.

Por meio de recurso especial, o juiz aleg...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2022

2021

2020

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia