Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Lula preso, você acredita que ele é inocente?



Parcial
 
 

Entrevista: Empresário Flávio Rocha

“O Estado gasta com privilégios e falta o essencial”

Empresário bem sucedido, dono da rede de lojas Riachuelo, uma das maiores do Brasil, o pré-candidato à presidência da República Flávio Rocha (PRB) esteve em Feira de Santana. Em um encontro conturbado com empresários, já que sua palestra não passou de 15 minutos, falou sobre direita e esquerda e “nós contra eles”.

Antes da palestra, em entrevista coletiva à imprensa, disse que o momento é de parceria dos que produzem, geram riquezas e empregos e que pagam a conta desta gigantesca farra estatal. Ele entende que próxima eleição, que é a mais importante da história do Brasil, pelo menos no período pós-democratização, é um conflito avesso a todos esses conflitos artificiais que foram gerados e que uma pequena elite da aristocracia burocrática puxa a carruagem que está em cima. Ou seja, “os conflitos do que produzem e os que parasitam na máquina estatal”.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 09:40h
Tentar de novo

Antonio Palocci negocia segundo acordo de delação premiada

 

Em fevereiro deste ano, os advogados do ex-ministro Antonio Palocci (foto), preso em Curitiba, viajaram a São Paulo para negociar um segundo acordo de delação premiada para o ex-ministro. Eles afirmaram à força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal de São Paulo que Palocci pode apresentar casos inéditos de corrupção vinculados à empresa do ex-ministro da Fazenda.

A consultoria Projeto foi montada por Palocci no mesmo período em que o ex-ministro ficou milionário, quando exercia o mandato de deputado federal e coordenava a campanha presidencial de Dilma Rousseff. Entre 2007 e 2015, a consultoria de Palocci recebeu R$ 81 milhões de 47 clientes, segundo a Receita Federal.

Em relação à empresa, os advogados de Palocci afirmam ter diversos episódios envolvendo clientes da consultoria e casos que implicam outras empresas e operadores do mercado financeiro. Entre os clientes da consultoria de Palocci, que depois se transformou em uma administradora de bens imóveis, estão a gestora de shopping centers Multiplan, a empreiteira WTorre, a companhia de planos de saúde Amil.

Em breve, os advogados do ex-ministro devem enviar um documento aos procuradores de São Paulo para formalizar o acordo de delação premiada. A defesa entragaria ainda anexos contendo denúncias de condutas criminosas. Palocci já tem um acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal do Paraná...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:59h
Curitiba

Dirceu tem até as 17h desta 6ª para se entregar à PF

 

A juíza federal substituta Gabriela Hardt determinou nesta quinta-feira (17) a prisão do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT). A magistrada, que substitui o juiz federal Sergio Moro durante viagem dele aos Estados Unidos, tomou a decisão depois de ser notificada oficialmente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) do julgamento que negou o último recurso possível de Dirceuao tribunal de segunda instância. O petista será detido para cumprir a pena de 27 anos, quatro meses e vinte dias de reclusão a que foi condenado em um processo da Operação Lava Jato.

Assim como no caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Dirceu terá prazo para se entregar à Polícia Federal. Gabriela determinou que ele se apresente à carceragem da PF em Brasília até as 17h desta sexta-feira (18). “Detalhes a respeito da entrega deverão ser acertados pela Defesa de José Dirceu de Oliveira e Silva diretamente com a autoridade policial responsável”, decidiu a juíza. Além de Dirceu, foi determinada a prisão do lobista Fernando Moura.

A magistrada ordenou que o ex-ministro e Moura devem ser levado ao Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e encaminhados à ala que abriga presos da Lava Jato.

O extrato da decisão, que autoriza o juiz de primeira instância a determinar a prisão, foi expedido por volta das 18h10 desta quinta-feira. A ordem assinada por Gabriela Ha...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:57h
Aniversariante do Dia

Coronel da PM e militante político Claudio Brandão em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:55h
Brasil

Rio segue na liderança da lista de destinos preferidos dos estrangeiros

 

As praias ainda são o principal ativo do Brasil para atrair estrangeiros. O Ministério do Turismo divulgará nesta sexta (18) um raio-x sobre o que motiva os gringos a visitarem o país em 2017.  Apesar do estado permanente de guerra, o Rio de Janeiro ainda lidera a lista de preferência entre os que vêm a lazer. A cidade foi citada por 27% dos 35 000 entrevistados. (Radar – Gabriel Mascarenhas)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:42h
Sobre a reeleição

José Carneiro: "Hoje estou focado na administração e na imagem da Câmara"

 

O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro (PSDB), que exerce um mandato tampão, já que no dia 10 de agosto de 2017 faleceu o vereador Ronny (PHS), quando o assunto é a possibilidade de ser candidato para mais um mandato não titubeia: “Hoje estou focado na administração e na imagem da Câmara, no concurso público, na possibilidade da TV aberta do Legislativo e com o momento que vive o país, que não é dos melhores na política e na economia. É muito cedo para falarmos de eleição. Temos ainda eleições estadual e nacional, a LDO e o orçamento para 2019. Enfim, tenho muito com o que me preocupar nesse momento. Essa conversa acontecerá na hora certa.”

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:31h
Apoio a Targino Machado

Eremita Araujo: "Conversas estão avançadas, mas martelo batido ainda não"

 

As especulações sobre o possível apoio da vereadora Eremita Araújo  (PSDB-foto) à reeleição do deputado estadual Targino Machado (DEM) trouxeram à tona uma queixa antiga da tucana: A possibilidade da mesma ser secretária no governo José Ronaldo, através do seu deputado federal João Gualberto (PSDB). Eremita não perdoa o isolamento sofrido por parte de José Ronaldo. Quanto ao apoio a Targino Machado, ela diz que as conversas estão avançadas, mas martelo batido ainda não. "Quando confirmar será como sempre faço quando declaro apoio a um candidato. Em um grande evento", diz Eremita Araújo..
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:28h
Com Colbert Martins

Pedro Tavares reforça apoio de vereador em Mairi a José Ronaldo

 

O encontro entre o prefeito Colbert Martins (MDB) e o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), segunda-feira à tarde, serviu para reforçar o apoio do MDB de Mairi ao pré-candidato a governador José Ronaldo. Coube ao vereador de quatro mandatos Roque Carneiro dizer que o grupo está com o candidato do Democratas. (Foto: Roque Carneiro, Colbert Martins, Rita Carneiro e Pedro Tavares)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:26h
Controle partidário

PHS da Bahia pode ir para as mãos de aliado de Rui Costa

 

O PHS da Bahia tem mais um capítulo na judicialização junto à direção nacional, questão que está sendo decidida em Brasília. A informação chegada ao site Bahia na Política é que o ex-deputado federal Edson Pimenta (foto) ganhou a queda de braço contra Júnior Muniz, presidente atual da legenda. O controle do PHS, a confirmar Edson Pimenta, será de um aliado de Rui Costa.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:25h
Chapão

PHS nas mãos de Edson Pimenta tira responsabilidade de Bruno Reis

 

A confirmar o controle do PHS da Bahia nas mãos do ex-deputado federal Edson Pimenta, o vice-prefeito Bruno Reis se livra de um grande problema. É que a bancada de deputados estaduais do seu grupo colocou no seu colo a possibilidade do partido entrar no chapão. Que alívio...
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:22h
Feira de Santana

Chapa de candidatos a deputado federal já chega a 17 nomes

 

Depois do site Bahia na Política divulgar uma lista de candidatos a deputado federal, 16, em Feira de Santana, nas eleições de 2018, a cada dia surgem novos nomes. O mais recente é o do médico Eduardo Leite (Pros). Agora já são 17 candidatos a deputado federal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:14h
Deputado estadual

Targino Machado recompõe espaço perdido com Gerusa Sampaio

 

Com o apoio da vereadora Eremita Araújo (PSDB), o deputado estadual Targino Machado, candidato à reeleição, recompõe o espaço perdido com a candidatura da vereadora Gerusa Sampaio (DEM) a deputada estadual. Não resta dúvida são dois pesos pesados femininos. Ambas com quatro mandatos e votações acima de 5 mil votos. (Foto ilustração: Eremita Araújo, Targino Macahdo e Gerusa Sampaio)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:11h
Contatos

Colbert Martins trata de administração e política em Brasília

 

O prefeito de Feira de Santana Colbert Martins (MDB) passou os últimos dois dias em Brasília. Na pauta visita à Caixa Econômica Federal, Secretaria de Governo e ministérios dos Transportes e das Cidades. Peculiar de Colbert Martins, aproveitou o tempo para se situar sobre a política nacional, que orbita na capital federal.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:08h
Eleições 2018

Bruno Reis deixar MDB e ir para DEM pode ser sinal de nome na chapa de José Ronaldo

 

Apesar de dizer que seu nome não está sob especulação para uma vaga na chapa liderada pelo pré-candidato a governador José Ronaldo, a mudança de partido do vice-prefeito de Salvador Bruno Reis – do MDB para o DEM – é um sinal de que tudo pode acontecer. (Foto ilustração: Prefeito de Salvador ACM Neto e Bruno Reis)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:06h
Feira de Santana

Colbert Martins anuncia para o fim de semana discussão de nomes para federal

 

O prefeito Colbert Martins (MDB), que tem defendido uma definição do grupo político do qual faz parte sobre os nomes para deputado federal, declarou que essa semana o assunto deverá ser tratado com o pré-candidato a governador José Ronaldo. É que esse mesmo grupo corre o risco de ficar sem deputado federal a partir de 2019.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:03h
Projeto eleitoral

Aliança entre Targino Machado e Fernando Torres de olho nas eleições

 

Quem a cada dia tem fortalecido a aliança com vistas às eleições de outubro são os deputados federal Fernando Torres (PSD) e estadual Targino Machado (DEM). Na pauta a reeleição de Targino Machado e a eleição de Otto Alencar Filho (PSD) para deputado federal. (Foto ilustração: Fernando Torres e Targino Machado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 06:02h
Assembleia Legislativa

Vice-prefeito de Salvador Bruno Reis passa a tarde na ALBA

 

Quem passou a tarde de quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi o vice-prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM), que só saiu depois das 18h. Montou seu QG no gabinete do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 05:57h
Diversidade

MPT exige cota na novela da Globo, mas tem apenas 9 negros entre seus 776 procuradores

 

Observação pertinente quanto à exigência do Ministério Público do Trabalho (MPT), que impõe pena judicial contra a TV Globo, em nome da diversidade racial. O MPT notificou a emissora para contratar mais atores negros para uma novela que nem havia estreado. Interessante é que no órgão apenas 9 dos seus 776 procuradores são negros integrantes. Algo como 1,16% do total de. (Com colaboração de Claudio Humberto)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 05:55h
Cidadão Benemérito

Deputado José Nunes recebe comenda na Câmara e agradece a Lulinha

 

Em seu discurso na Câmara Municipal na noite de ontem, quando recebeu a Comenda Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social Deputado Francisco Pinto, o deputado federal José Nunes não poupou elogios ao vereador Lulinha da Conceição, autor da proposta. E disse em alto e bom som: “Se eu tiver que enumerar 10 amigos, com certeza Lulinha é um deles”. O parlamentar também foi bastante cortês com o presidente do Legislativo, José Carneiro, que presidia a sessão solene.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 18.05.2018 05:52h
CNT/MDA

Brasileiros sem interesse na Copa do Mundo da Rússia

 

Copa do Mundo em ano de eleição, uma situação que preocupa os candidatos, que têm um curto período de campanha. Se servir de consolo, pesquisa CNT/MDA avaliou o grau de foco do brasileiro na Copa do Mundo da Rússia: 42% dizem não ter interesse nenhum e outros 30,7% estão pouco interessados.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 16:50h
Câmara Federal

Comissão aprova obrigatoriedade de pedestre sinalizar com o braço intenção de fazer travessia de rua

 

A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta inclui no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) o dever de o cidadão, ao usar a faixa de pedestres, fazer gesto com o braço indicando a intenção de atravessar a pista e aguardar a parada dos veículos. A medida foi aprovada conforme substitutivo apresentado pela relatora, deputada Christiane de Souza Yared (PR-PR - foto), ao Projeto de Lei 7556/17, do deputado Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB)

Conforme explica a deputada, esse procedimento já é adotado em Brasília desde o fim da década de 1990 e é um bom exemplo para o País. O objetivo é aumentar a segurança das pessoas que atravessam as ruas usando as faixas de pedestres.

Motoristas

O projeto original de Veneziano Vital do Rêgo aumentava a penalidade para o condutor que deixasse de dar preferência de passagem a pedestres e a veículos não motorizados, como cadeiras de rodas. Segundo a regra em vigor, o motorista comete infração gravíssima, sujeita a multa, quando não dá passagem a pessoas e a veículos sem motor que estejam na faixa de pedestres; que não tenham concluído a travessia (mesmo se o sinal estiver verde para o motorista); e a pessoas com deficiência, idosos, crianças e gestantes.

O texto original do projeto multiplica em cinco vezes o valor da multa para a infração gravíssima nesses casos. Porém, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 16:25h
Prazo até julho

Partidos terão mais 90 dias para fazer prestação de contas de 2017

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu mais 90 dias para os partidos apresentarem, complementarem ou corrigirem as prestações de conta referentes ao ano de 2017. A decisão foi tomada pelos ministros por unanimidade hoje (17). O prazo conta a partir do dia 30 de abril, prazo inicial para cumprir com esta obrigação. (Foto ilustração)

A decisão foi tomada no âmbito da análise de um pedido assinado pelos partidos Avante, PCdoB, PMDB, PMN, PPS, PP, PROS, PSDC, PRP, PTB, PTC e PT, que solicitaram a suspensão do sistema eletrônico criado pelo Tribunal para que as legendas enviem suas contas, denominado Sistema de Prestação de Contas Anual.

Os partidos reclamam de problemas operacionais do sistema. Também ponderam que não foram chamados a participar do debate sobre seus requisitos. Embora reconheçam a importância de uma ferramenta desta, a classificam no documento como “inadequada” e listaram 11 falhas.

O sistema não permite, segundo as legendas, a inserção de informações financeiras importantes na prestação de contas, como o recebimento de pagamentos e reembolsos de pessoa jurídica. Na avaliação das agremiações,o aplicativo ainda está em fase experimental, não devendo ser exigido de forma obrigatória para o processo de prestação de contas.

Em razão destes problemas, os partidos solicitaram na petiçã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 16:22h
Eleição presidencial

PSB oferece três nomes para compor chapa com Ciro Gomes

 

Após a desistência de Joaquim Barbosa de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2018, o PSB ofereceu três nomes para compor a chapa de Ciro Gomes (PDT) como vice: o deputado federal mineiro Júlio Delgado, o ex-prefeito de Belo Horizonte (2009 a 2016), Márcio Lacerda; e o deputado federal parananese Luciano Ducci — que também foi prefeito de Curitiba entre 2010 e 2012, após renúncia de Beto Richa para concorrer ao governo estadual.

Os nomes foram apresentados pela cúpula do PSB em reunião na noite desta quarta-feira (16), com lideranças pedetistas, na casa do líder do partido na Câmara, Wewerton Rocha (MA). A maioria da bancada do PSB aprova o casamento com o político cearense. O ex-governador do Ceará, Cid Gomes, estava representando o irmão no encontro. (Veja - Guilherme Voitch)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 16:03h
Feira de Santana

Maquetes das lagoas de Feira vão ser expostas em escolas

 

As lagoas existentes em Feira de Santana serão representadas em maquetes. Esta é a proposta do curso Maquetes Geoambietais, promovido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (Unamacs), iniciado nesta quinta-feira, 17, no Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira, no bairro Baraúnas, onde está localizada a Lagoa do Geladinho. (Foto ilustração)

De acordo com a educadora ambiental e pedagoga Elisângela Lucena, a proposta do curso, além de ensinar a confeccionar maquetes através de materiais recicláveis, é realizar, posteriormente, uma exposição itinerante em escolas, espaços públicos e instituições para divulgar as lagoas visando a sua preservação.

Após um passeio às margens da lagoa, os participantes foram orientados pelo professor e mestre em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Edmilson Silva (foto), sobre como confeccionar uma maquete. “Eles (alunos) precisam observar as características e componentes da lagoa, como vegetação, perfil topográfico, construções no entorno e altura das árvores”, explica o professor.

Ainda segundo Edmilson, para desenvolver uma maquete é necessário possuir habilidades laborais, entender um pouco de arte, de geografia, saber ler mapas e, sobretudo, ter sensibilidade visual. (Secom/Fsa).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 15:15h
Operação Luz da Infância

Toinho Carolino é alvo de operação contra pedofilia

 

O vereador de Salvador, Toinho Carolino (Podemos - foto) foi alvo da operação Luz da Infância 2, deflagrada na manhã de hoje (17) pelas polícias Federal e Civil. A ação, que combate crimes de pedofilia, cumpriu, na Bahia, 26 mandados de busca e apreensão na capital baiana, Camaçari, Feira de Santana, Poções, Camacã, Ilhéus, Itagimirim e na Ilha de Itaparica.

As primeira informações dão conta de que o vereador não foi encontrado no local, que seria um antigo endereço do edil, no bairro do Imbuí. (Trbn) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 14:53h
De volta à prisão

TRF4 nega último recurso e autoriza prisão de José Dirceu

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) rejeitou hoje (17) o último recurso do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT – foto) contra a condenação a 30 anos e nove meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, no âmbito da Operação Lava Jato.

O recurso, do tipo embargo de declaração, foi rejeitado pela Quarta Seção do TRF4, colegiado que reúne os membros das Sétima e Oitava turmas do tribunal, especializadas em direito penal. Eles determinaram a comunicação imediata ao juiz federal Sérgio Moro, para que seja determinada a execução da pena de Dirceu. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 14:42h
Condenado a 12 anos

Juiz retira benefícios do ex-presidente Lula, preso em Curitiba

 

Uma decisão do juiz federal Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal de Campinas, no interior paulista, suspendeu hoje (17) os benefícios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT - foto) pelo cargo ocupado de 2003 a 2010. O despacho do juiz de primeira instância obriga a União a retirar do ex-presidente quatro seguranças, dois motoristas e dois assessores.

A retirada dos benefícios foi solicitada em uma ação popular apresentada por Rubens Alberto Gatti Nunes, justificando que não seriam mais necessários em virtude da prisão do ex-presidente, que desde 7 de abril cumpre pena estabelecida pelo juiz Sérgio Moro na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba (PR).

Em sua decisão, o juiz justifica que ocorre desvio da finalidade, custeados pelo erário, com a manutenção e custeio de seguranças individuais, veículos com motoristas e assessores, "a um ex-presidente que cumpre pena longa, de 12 anos e um mês de reclusão, mesmo que com a possibilidade de progressão, além de mera expectativa no momento, ocorreria apenas após mais de dois anos".

O juiz ressalta que Lula está sob custódia permanente do Estado, em sala individual, ou seja, sob proteção da Polícia Federal, que lhe "garante muito mais segurança do que tivera quando livre, com alguns agentes a acompanhar-lhe aonde fosse".

A retirada dos dois veículos também foi jus...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 12:45h
Tribunal Superior Eleitoral

Bolsonaro sofre derrota no TSE em processo contra pesquisa Datafolha

 

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou hoje (17), por unanimidade (sete votos), uma reclamação do deputado e pré-candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL-RJ - foto) contra a empresa de pesquisa Datafolha, a quem acusava de difamá-lo.

Em janeiro, o deputado havia tentado impedir a divulgação da pesquisa, que questionava aos entrevistados se tinham conhecimento “sobre denúncias envolvendo o aumento do patrimônio da família do deputado Jair Bolsonaro desde o início da sua carreira política."

Na ocasião, o relator do caso, ministro Sérgio Banhos, negou o pedido de liminar (decisão provisória) e permitiu a divulgação da pesquisa. Nesta quinta-feira, o plenário do TSE deu suporte ao relator, mantendo a legitimidade do levantamento.

A defesa de Bolsonaro alegava que o uso da palavra “denúncias” despertava no entrevistado um estado emocional contrário ao deputado e era difamatória, uma vez que o político nunca foi alvo de denúncia devido a seu aumento patrimonial.

Para o advogado, o uso da palavra “faz incluir no subjetivo dos consultados a ideia de que esse acréscimo teria sido imoral, ilícito, e não fruto do trabalho honesto”.

Banhos rejeitou os argumentos. Para o relator, a palavra “denúncias” não foi usada em sentido estritamente...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 12:00h
Haja aumento

Petrobras eleva em 1,80% o preço da gasolina e em 0,95% o do diesel

 

A Petrobras promoveu o aumento de 0,95% para o preço do diesel e elevou em 1,80% o preço de gasolina comercializados nas refinarias. (Foto ilustração)

Segundo a empresa, o preço do diesel A nas refinarias passará de R$ 2,3082 nesta quinta-feira (17) para R$ 2,3302 nesta sexta-feira (18) - o que significa uma alta de 0,95%. Já o preço da gasolina A nas refinarias passará de R$ 2,0046 para R$ 2,0407 o litro, no mesmo período, o que representa um aumento de 1,80%.

Este é o 4º reajuste já anunciado nesta semana. Na véspera, a companhia elevou em 1,82% o preço da gasolina, e subiu 1,76% o preço do diesel, nas refinarias. A escalada nos preços acontece em meio à disparada nos preços internacionais do petróleo. Nesta quinta, o barril de petróleo Brent superou US$ 80 pela 1ª vez desde novembro de 2014. (g1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 11:47h
Chapa proporcional

PSC fortalece estrutura no Oeste baiano de olho nas eleições

 

Com 13 vereadores em nove municípios do Oeste baiano, o Partido Social Cristão (PSC) fortalece sua estrutura na região e se prepara para eleger representantes na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Com essa visão, o partido já confirmou a pré-candidatura do odontólogo Marcos Pires (foto), de Barreiras, em decisão tomada durante reunião entre o presidente estadual da legenda, Eliel Santana, o secretário geral do partido, Jorge Mendes, o coordenador regional Gean Souto, e o pré-candidato.

O PSC tem dois vereadores em Angical, Bom Jesus da Lapa, Luis Eduardo Magalhães e também dois em Santa Maria da Vitória, e conta com um representante nas Câmaras de Barreiras, Cristópolis, Ibotirama, São Desidério e ainda em Wanderlei.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 11:33h
Oeste da Bahia

Flib - Festa Literária de Barreiras

 

Um dos grandes artistas populares do Brasil, o nosso querido Bule-Bule (foto) já está na Flib circulando com sua energia, sua criatividade e seu bom humor. Ele lança o livro Orixás e Cordel e também faz shows durante o evento. Será uma grande atração da Festa Literária de Barreiras. Conversamos, trocamos ideias sobre poesia e música. Bule-Bule é uma referência para todos nós. Saravá mestre! (muraldooeste)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 11:05h
Itabuna

Babá Cearense: "Pelo que se arrecada na prefeitura era pra dar geladeira para as mães"

 

O Vereador Babá Cearense (foto) conseguiu diante de um clima tenso pelas denúncias que tem feito do governo municipal junto com alguns de seus colegas, arrancar aplausos e sonoras gargalhadas da plateia no plenário da Câmara de Vereadores de Itabuna, nesta quarta-feira, 16. Babá, com seu sotaque peculiar cearense, em alto e bom som, disse que a prefeitura de Itabuna, diante do que arrecada, deveria era dar geladeira, fogão e outros eletrodomésticos as mães itabunenses e não gastar mais de R$ 350 mil com tecido. “É uma vergonha”. Tudo isso mostrando o par de meias que foi dado de presente pela prefeitura para as mamães. Foram palmas e risos pra todos os lados. (portalsuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 10:56h
Aliança inusitada

PT e DEM se unem para impedir votação de emendas constitucionais

 

Inusitada aliança entre deputados do PT e DEM, que contam também com PP, PSD e PDT, adia indefinidamente a votação do recurso contra a decisão do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, de liberar a análise de Propostas de Emenda à Constituição durante a intervenção no Rio. Maia está entre os políticos investigados em denúncias na Lava Jato. Em ano de eleição, virou pretexto para evitar temas nos quais os deputados não pretendem mexer, como a reforma da Previdência. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. (Foto: Rodrigo Maia do DEM e Maria do Rosario do PT)

O “casamento de jacaré com cobra d’água” entre PT e DEM reflete também o desinteresse dos dois partidos pelo fim do foro privilegiado.

A Constituição “não poderá ser emendada” durante intervenção, veda o seu artigo 60. Mas não impede análise, nem o trâmite de propostas.

Para Miro Teixeira (Rede-RJ), decano da Câmara, não há intervenção no Rio, apenas na segurança, por isso as PECs deveriam tramitar.

Para o relator do recurso, Leonardo Picciani (MDB-RJ), propostas de emendas devem ficar na geladeira da intervenção. (DP)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 10:42h
Desvio de 100 milhões de reais

Polícia Federal conclui que Gleisi recebeu dinheiro da Consist

 

Após dois anos e seis meses de investigação, a Polícia Federal concluiu que a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (foto), se beneficiou de dinheiro desviado em contratos do Ministério do Planejamento, que era ocupado por seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo. VEJA teve acesso ao relatório final do inquérito, que tramita sob segredo de justiça no Supremo Tribunal Federal. Segundo a PF, as condutas da senadora paranaense podem configurar corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crime eleitoral. “Existem indicativos de que Gleisi Helena Hoffmann de alguma forma colaborou para ocultar ou a dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores oriundos do esquema criminoso Consist, pois foram identificados diversos registros de pagamentos feitos em benefício da senadora Gleisi Helena Hoffmann ou pessoas relacionadas a ela e/ou ao marido Paulo Bernardo entre os anos de 2010 e 2015”, conclui o a PF.

Com base em planilhas apreendidas, depoimentos de testemunhas, acesso a dados bancários e mensagens eletrônicas, os policiais conseguiram rastrear todo o caminho de grande parte do dinheiro entregue a Gleisi, Paulo Bernardo e pessoas ligadas ao casal, que receberam recursos desviados no esquema de corrupção. Gleisi, o marido, seus assessores e o escritório do advogado Guilherme de Salles Gonçalves, que representava o casal, receberam 7 milhões de reais do Fundo Consist em cinco anos. “Tais pagamentos aparecem como tendo sido feitos regularmen...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 10:31h
Mercado de trabalho

Subutilização da força de trabalho atinge 27,7 milhões de pessoas

 

A taxa de subutilização da força de trabalho no Brasil atingiu um nível recorde no primeiro trimestre de 2018, informou hoje (17), no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Acrescentou que 27,7 milhões de trabalhadores estão subutilizados, o que corresponde a 24,7% da força de trabalho no país, o maior percentual desde 2012. (Foto ilustração)

São consideradas subutilizadas as pessoas que estão desempregadas, as disponíveis para trabalhar mais horas, mas não encontram essa possibilidade, as que gostariam de trabalhar, mas não procuraram emprego e as que procuraram, mas não estavam disponíveis para o trabalho.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que também informa que o contingente de desalentados é de 4,6 milhões de pessoas. No último trimestre de 2017, esse grupo somava 4,3 milhões de pessoas.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 10:24h
Petróleo Cru

Barril de petróleo Brent supera US$ 80 pela 1ª vez desde 2014

 

O barril de petróleo do tipo Brent superou nesta quinta-feira (17) a barreira de 80 dólares, uma cotação que não registrava desde novembro de 2014, em um mercado tenso pela incerteza a respeito da produção do Irã e da Venezuela. (Foto ilustração)

O preço do barril alcançou US$ 80,18 por volta das 6h50 de Brasília, uma alta de 90 centavos na comparação com o fechamento de quarta-feira, antes de voltar a ser negociado abaixo de US$ 80.

Nos EUA, o barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em junho era negociado, às 7h15 de Brasília, a US$ 72,07, uma alta de 58 centavos na comparação com a véspera.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 09:31h
Conceição do Almeida

Prefeitura entregará para a população nesta quinta-feira o novo hospital municipal

 

A Prefeitura de Conceição do Almeida por meio da Secretaria Municipal de Saúde pretende entregar oficialmente nesta quinta-feira (17/05), ás 19h, o Hospital Municipal de Conceição do Almeida. Um prédio totalmente requalificado que atenderá toda a população com respeito e dignidade. Logo após, haverá show com a Banda Sem Retoque.(Foto ilustração)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 09:22h
Partidos Nanicos

PV espera reunião de Neto com "nanicos" para decidir candidatura própria e coligação

 

Enquanto as conversas na oposição pregam uma união entre as candidaturas com mais musculatura ao governo do Estado, o PV está esperando uma conversa com o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) para decidir qual caminho irá seguir no pleito estadual. O partido realizará uma reunião com a executiva no final do mês para formalizar ou não a pré-candidatura ao governo de Waldir Santos (PV), advogado-geral da união, que “colocou seu nome à disposição para qualquer pleito dentro da chapa majoritária”. (Foto: Ivanilson Gomes, presidente estadual do PV)

Antes do encontro interno, no entanto, o presidente estadual do partido, Ivanilson Gomes (PV), aguarda ser chamado por Neto para tomar uma decisão. “Acredito que em algum momento ele [Neto] vai chamar os presidentes dos partidos para uma conversa para expor seu projeto para as eleições. Eu particularmente estou aguardando essa conversa em algum momento o mais breve possível”, declarou Ivanilson.

O presidente declarou que ainda tem uma relação muito boa com democrata e acredita que ACM Neto ainda é o líder político do bloco de oposição, mesmo após a desistência da candidatura. Do bate-papo com o prefeito de Salvador, a sigla ainda deve extrair outra decisão para o pleito estadual: sair com candidatura proporcional avulsa ou integrar uma chapinha. “Nós do PV trabalhamos para construir uma chapinha, mas em todas as outras eleições o partido sempre conversou ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 08:57h
Apareceu o "dono"

Empresário alega que é o dono dos R$ 51 milhões atribuídos a Geddel Vieira Lima

 

O empresário baiano Carmerino Conceição reclamou a propriedade dos R$ 51 milhões achados em um bunker pela PF que foi atribuído ao ex-ministro Geddel Vieira. De acordo com a coluna Satélite, do jornal Correio, ele realizou diversas ligações diárias para o escritório do advogado de Geddel, Gamil Foppel, alegando ser o verdadeiro dono do dinheiro. (Foto ilustração)

O empresário também enviou e-mails ao advogado para declarar a posse dos valores apreendidos no ano passado, durante Operação Tesouro Perdido, um dos desdobramentos da Operação Lava Jato. Ainda segundo a coluna, o episódio consta na petição encaminhada na terça (15) ao superintendente da PF na Bahia, Daniel Justo Madruga.

Nela, o criminalista detalha os contatos feitos pelo empresário de “forma insistente”. O advogado informa na petição que havia orientado todos os seus funcionários a direcionar o empresário À PF, para que ele declarasse a posse dos R$ 51 milhões. “Mesmo após essa advertência, o referido senhor tem insistido em buscar contato com este peticionário (e demais advogados de seu escritório), passando a proferir expressas ameaças”, diz Gamil.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 08:40h
Censo Demográfico

IBGE começa a testar coleta on-line para o Censo 2020

 

O primeiro teste de coleta pela internet para o Censo Demográfico 2020 vai começar na próxima segunda-feira (21), informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta etapa inicial, 52 cidades das cinco regiões vão participar, englobando aquelas com mais de 500 mil habitantes e algumas partes de todas as capitais. (Foto ilustração)

De acordo com o IBGE, as perguntas serão as mesmas em todos os locais, mas a execução será dividida em três grupos: o grupo A, com cerca de 10 mil domicílios em 49 municípios (capitais e aqueles com mais de 500 mil habitantes); o B, com cerca de três mil domicílios em Rio Branco (AC), Juiz de Fora (MG) e Goiânia (GO); e o grupo C, com todos os domicílios de Curitibanos (SC), Cravinhos (SP) e Baturité (CE).

De acordo com o coordenador técnico do Censo Demográfico 2020, Luciano Duarte, a intenção é fazer a comparação entre o preenchimento dos dados de forma presencial e pela internet. Além disso, o IBGE pretende avaliar a divulgação da coleta nas cidades e a entrega dos e-tickets, os códigos de acesso aos questionários distribuídos pelos Correios. (IBGE) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 17.05.2018 08:30h
420 unidades na Bahia

Minha Casa, Minha Vida vai construir mais de 14,7 mil moradias

 

Mais 14.755 unidades habitacionais da Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida serão construídas em 57 cidades. O Ministério das Cidades anunciou, nesta quarta-feira (16), por meio da Portaria 321, de 15/05/2018, as propostas selecionadas. Serão beneficiadas com as moradias quase 60 mil pessoas em 12 estados, com investimento de cerca de R$ 1 bilhão. (Foto ilustração)

A maior parte das unidades contratadas ficam nas regiões Nordeste e Sudeste. No Nordeste, 2.660 delas serão no estado de Alagoas; 420 na Bahia; 2.494 no Ceará; 640 na Paraíba; 600 em Pernambuco e 200 no Piauí. No Sudeste, São Paulo receberá 4.335 unidades habitacionais e Minas Gerais, 894.

Podem realizar financiamentos na Faixa 1 do programa famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil, com subsídio de até 90% do valor do imóvel. O beneficiário paga o restante em 120 prestações de, no máximo R$ 270 mensais, sem juros. (Fonte: Ministério das Cidades)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


União Médica

 
 
 
 
Facebook
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Festa de Ipuau
 
Cavalgada de Antonio Cardoso
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2018

2017

2016

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia