Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acha que o presidente Jair Bolsonaro deve sofrer impeachment?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 09:00h
Tóquio

Atividades sociais e econômicas do Japão serão reiniciadas em fases

 

O Japão está planejando o reinício das atividades sociais e econômicas em fases após a suspensão do estado de emergência em todo o país.

Na segunda-feira (25), o primeiro-ministro Abe Shinzo (Foto ilustração) declarou que o estado de emergência está suspenso nas cinco últimas das 47 províncias do país, que são: Tóquio e três províncias vizinhas, Kanagawa, Saitama e Chiba, além de Hokkaido, no extremo norte do país.

Segundo Abe, o Japão vai criar um novo estilo de vida para a era do coronavírus. O primeiro-ministro observou que o risco de infecção não será completamente eliminado, mesmo depois da suspensão do estado de emergência.

O governo pretende ir afrouxando as restrições em intervalos de três semanas, aproximadamente, ao mesmo tempo em que avalia a extensão do contágio e o risco da propagação da doença em cada região do país.

Será permitida a realização de concertos e exposições com público limitado. O governo diz que as restrições serão eliminadas em fases.

No esporte profissional, jogos de beisebol e futebol da J-League poderão voltar a ser realizados a partir de 19 de junho, mas inicialmente com estádios vazios. O número de espectadores vai aumentar gradativamente.

...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 08:50h
Suprema Corte

Celso de Mello arquiva pedido de enquadramento criminal contra Bolsonaro

 

O ministro Celso de Mello (Foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou o arquivamento de um pedido de enquadramento criminal contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (Foto ilustração), que havia sido apresentado pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Fabiano Contataro (Rede-ES).

Ao decidir pelo arquivamento, o ministro acolheu o pedido da Procuradoria-Geral da República. Segundo ele, a titularidade de ação penal pública cabe ao Ministério Público, "que age, nessa condição, com exclusividade, em nome do Estado."

No pedido de enquadramento criminal (Petição 8.803), os senadores alegaram que o presidente cometeu o crime de falsidade ideológica no decreto de exoneração de Maurício do Valle do cargo de diretor-geral da Polícia Federal, que foi publicado com a assinatura do então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro — que afirmou não ter assinado o documento.

Nesta segunda, a Secretaria-Geral da Presidência reconheceu que a assinatura do ex-ministro foi incluída no documento sem a sua ciência. (conjur) (conjur)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 08:40h
Região Amazônica

Auxílio Emergencial chega a populações ribeirinhas do Pará e Amazonas

 

Os moradores de cidades ribeirinhas da região amazônica, cadastrados para receberem o Auxílio Emergencial, poderão receber o benefício, nas agências-barco da Caixa, Chico Mendes e Ilha do Marajó. (Foto ilustração)

Até sexta-feira (29), as duas agências-barco estarão nos municípios de Careiro da Várzea e Manaquiri, no Amazonas; Soure e Salvaterra, no Pará.

“Essa é uma das únicas formas de serviços bancários essenciais chegarem até algumas comunidades, que têm contato com o poder público por meio das agências-barco”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Confira a programação de atendimento

Agência-barco Chico Mendes - 25 a 29 de maio: Careiro da Várzea e Manaquiri

Agência-barco Ilha de Marajó - 25 a 29 de maio: Soure e Salvaterra

Na agência-barco, os beneficiários do Auxílio Emergencial poderão gerar os códigos e, com os números, realizar os saques em dinheiro nas lotéricas e correspondentes bancários da Caixa. Além disso, os cidadãos poderão também desbloquear cartões e cadastrar senhas para recebimento dos benefícios sociais como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Seguro Desemprego/Defeso, Bolsa família e INSS. (Com informaçõ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 08:30h
Vitória da Conquista

COVID-19: empresa e hospital serão autuados por descarte de epis contaminados

 

A Prefeitura de Vitória da Conquista vai autuar uma empresa de Itabuna por descarte irregular de material contaminado pelo novo coronavírus. Os equipamentos de segurança individual foram usados por funcionários da empresa no transportar de um paciente Covid-19. A irregularidade ocorreu na noite de domingo (24) e foi filmada e fotografada por moradores de Conquista. (Foto ilustração)

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou que o descarte irregular foi feito por funcionários da empresa Vita Plus Ambulâncias. Eles teriam transportado um paciente Covid-19 do município de Pau Brasil, no sul da Bahia, para o Hospital das Clínicas de Conquista. O prefeito Herzem Gusmão disse que determinou a autuação tanto do hospital quanto da empresa dona da ambulância.

A prefeitura informou que o hospital será autuado com base no artigo 3° da Lei 6437 de 1977. Essa lei diz que o resultado da infração sanitária é imputável a quem lhe deu causa ou para ela concorreu. Já a empresa Vita Plus incorre tanto na Lei já referida, quanto na Resolução número 306/2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo informou o município.

O procurador Edmundo Ribeiro Neto, que atua nas secretarias de Saúde e Meio Ambiente, explicou que serão feitas autuações de advertência, mas em caso de reincidência, o hospital pode ser obrigado a pagar multa, assim como a empresa de t...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 08:15h
Agronegócio

Exportação de soja do Brasil alcança 12,2 mi t no mês e já supera maio de 2019

 

A exportação de soja do Brasil até a terceira semana de maio (15 dias úteis) somou 12,2 milhões de toneladas e já superou o volume embarcado em todo o mesmo mês de 2019 (10 milhões t), de acordo com dados publicados nesta segunda-feira pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex). (Foto ilustração)

O país, que é o maior produtor e exportador do grão, está escoando uma safra recorde da oleaginosa e tem contado com uma demanda firme da China, assim como um câmbio favorável aos embarques, o que também auxilia as exportações de açúcar.

As exportações do adoçante acumularam 2,15 milhões de toneladas até a terceira semana deste mês, ante 1,51 milhão de toneladas embarcadas nos 22 dias úteis de maio de 2019. (Reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 08:05h
Combate ao COVID-19

Governo federal trabalha mais que Câmara, Senado e STF somados, diz pesquisa

 

A responsabilidade pelo combate ao coronavírus é dos governos estaduais e municipais, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas para a maior parte dos brasileiros (31,2%) o governo federal é que mais trabalha contra a pandemia, segundo pesquisa exclusiva do instituto Orbis para o site Diário do Poder. Mas 43% dos entrevistados afirmam “não saber responder”, enquanto para 11% é a Câmara é a que mais trabalha, seguida do STF com 10,8% e o Senado, com apenas 4%. Coluna Cláudio Humberto. (Foto ilustração)

As regiões Norte e Centro-Oeste estão empatadas como o maior apoio ao uso da cloroquina: 46,5% a favor. No Sul, 50,6% são contra ao medicamento.

Márcio Pereira, diretor do Orbis, disse que as entrevistas são anteriores ao vídeo polêmico, e não é possível avaliar se impactariam nos números.

O Instituto Orbis ouviu 2.681 pessoas no dia 22 de maio, em todo o País. A margem de erro, para mais ou para menos, é de 1,89%.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 07:58h
Rio de Janeiro

Empresário volta a depor sobre interferência na PF nesta terça

 

O empresário Paulo Marinho (foto ilustração) será ouvido nesta terça-feira (26) no inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal. A PGR (Procuradoria Geral da República) havia pedido o depoimento no último dia 17, e Paulo Marinho deverá depor na sede da Polícia Federal, no Rio de Janeiro.

Marinho já prestou depoimento que durou cinco horas no último dia 20 na Polícia Federal e outro no dia 21 na sede do Ministério Público Federal, no Rio de Janeiro, no inquérito sobre vazamento de informações sigilosas da PF ao senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Já o novo depoimento será no âmbito das apurações sobre tentativa de interferência política na PF, por Jair Bolsonaro, iniciadas com base em acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Operação Furna da Onça

Em entrevista ao jornal "Folha de S. Paulo", Marinho, que é ex-apoiador do presidente Jair Bolsonaro, afirmou que Flávio Bolsonaro foi informado por um delegado da PF sobre informações reservadas da Operação Furna da Onça, em outubro de 2018, quando ele era deputado estadual.

A operação teve acesso a dados de movimentações financeiras de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro na ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 07:45h
Rio de Janeiro

PF faz operação na residência oficial do governador do Rio

 

A Polícia Federal cumpre mandados, na manhã desta terça-feira (26), em vários endereços do Rio, entre eles o Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), na Zona Sul da cidade. Ao todo, 12 mandados de busca e apreensão são cumpridos em endereços do Rio e São Paulo. (Foto ilustração)

A Operação Placebo apura suspeitas de desvios ligados ao Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde para a construção de hospitais de campanha para enfrentamento do Covid-19.

Segundo as investigações, foi identificado um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro.

A ação é comandada por agentes da Polícia Federal de Brasília. Quinze equipes estão em vários endereços, entre eles no Leblon, na Zona Sul, e na Rua Professor Valadares, no bairro do Grajaú, Zona Norte, onde morava o governador antes de assumir o mandato.

A ação tem autorização do Supremo Tribunal Federal (STJ). (g1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 07:30h
Governador do Distrito Federal

Ibaneis sente fortes dores abdominais e é operado de urgência em Brasília

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB - Foto ilustração), está sendo submetido a cirurgia no aparelho, digestivo neste momento, no Hospital DF Star, em Brasília.

Um pouco antes de ser levado ao centro cirúrgico, por volta da meia-noite, Ibaneis contou ao Diário do Poder haver amanhecido nesta segunda-feira (25) com fortes dores abdominais. Dirigiu-se ao Hospital Star DF, da rede D’Or, e somente após duas tomografias foi diagnosticada uma obstrução na alça intestinal.

Agora há pouco, o Palácio do Buriti divulgou nota assinada pelo diretor geral do hospital, Pedro Henrique Loretti informando que o governador deu entrada no hospital às 14h30min com quadro de dor abdominal aguda e, após avaliação médica, “foi verificada a necessidade de tratamento cirúrgico em caráter de urgência”.

O procedimento está sendo realizado pelo cirurgião Ronaldo Cuenca, por meio de laparoscopia. Participam do procedimento também o médico intensivista Marcelo Maia, coordenador das Terapias Intensivas Rede D’Or no DF, e o cardiologista João Poeys Jr., coordenador Médico da Emergência do DF Star.

O próximo boletim médico deve ser divulgado às 8h, segundo informou o diretor do hospital. (diariodopoder)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 07:25h
Caixa Econômica Federal

Auxílio tem último depósito da 2ª parcela antes de liberar saque

 

A Caixa faz nesta terça-feira (26) o último depósito da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para 5 milhões de trabalhadores informais nascidos em novembro e dezembro, antes de liberar o saque. Para evitar aglomeração e filas nas agências, o calendário para sacar o valor começa neste sábado (30), de acordo com o mês de aniversário. (Foto ilustração)

Mas por meio do aplicativo Caixa Tem é possível pagar contas de água, luz, telefone e boletos, além de fazer compras de alimentos, roupas ou medicamentos pela internet. O saque começa com os nascidos em janeiro no sábado e vai até 13 de junho, para os que fazem aniversário em dezembro.

Nesta terça-feira também outros 700 mil nascidos em setembro, que fazem parte do último grupo aprovado, poderão sacar a primeira parcela. Além de 1,9 milhão dos beneferiários do Bolsa Família com NIS final 7, que receberão a segunda parcela. (R7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 07:15h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 14.204 casos confirmados de coronavírus (Covid-19)

 

A Bahia registra 14.204 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,35% do total de notificações no estado. Os 17 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta segunda-feira (25) referem-se a um período de 20 dias. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) determinou que a Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Corregedoria apurem as responsabilidades, bem como as circunstâncias que levaram a notificações tardias aos órgãos de vigilância. (Foto ilustração)

Considerando o número de 14.204 casos confirmados, 3.965 recuperados e 477 óbitos, 9.762 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.106 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 249 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,02%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram de Uruçuca (4.483,65), Ipiaú (3.967,48), Itabuna (3.930,16), Salvador (3.084,59) e Itajuípe (2.830,51).

O boletim epidemiológico registra 36.402 casos descartados e 92.541 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Ciev...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 07:00h
Feira de Santana

Confira os números do boletim epidemiológico da Covid-19 nesta segunda-feira

 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou os dados do boletim epidemiológico do novo coronavírus (Covid-19) desta segunda-feira, 25. Confira abaixo: (Foto ilustraão)

Números da Covid-19 em Feira de Santana nesta segunda, 25 de maio de 2020

Casos confirmados no dia: 37
Total de casos confirmados no município: 375
Casos ativos: 232
Exames negativos do dia: 57
Pacientes recuperados no dia: 19
Total de recuperados no município: 136
Pacientes da Covid-19 hospitalizados no município: 08
Total de óbitos por Covid-19: 07

O sétimo óbito por Covid-19 trata-se de uma pessoa do sexo masculino, 59 anos, portador de hipertensão arterial e diabetes. Veio a óbito neste domingo (24) em uma unidade da rede pública em Feira de Santana.

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 06:16h
Bahia

Colbert quer detentores de mandatos mais presentes no MDB

 

Em entrevista na capital baiana, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB-foto ilustração), cobrou uma participação maior dos integrantes do MDB, com mandato, nas decisões tomadas pelo diretório da sigla na Bahia. Nos bastidores, há uma insatisfação com o poder que a família Vieira Lima, que não tem mandato, ainda possui na legenda. “Não concordo com afastamento, troca (na direção). Não tenho nenhum tipo de restrição à direção. Ao contrário, tenho tido todo atendimento respeitoso nas questões que trato. No entanto, acho que deve ter a participação dos prefeitos, vereadores. Quem tem mandato precisa se fazer representar no nosso diretório”, declarou Colbert Martins. (Tribuna da Bahia)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 06:13h
Aniversariante do Dia

Radialista Irmão Niel em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 06:08h
São Paulo

Câmara Municipal defende alíquota maior de ISS para bancos

 

Tramita na Câmara Municipal de São Paulo, de autoria do presidente Eduardo Tuma (PSDB), proposta de suspensão do benefício fiscal de ISS (Imposto Sobre Serviços) oferecido a setores financeiros na cidade. Pela medida, a alíquota de 2% cobrada subiria para 5% em 2020 e 4% em 2021, devolvendo o benefício em 2022. Segundo a comissão de finanças da casa, que elaborou a proposta, o recurso ajudará o Município a atravessar a crise econômica criada pela pandemia.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 06:06h
Salvador

ACM Neto quer definição sobre adiamento das eleições

 

O Presidente nacional do DEM, o prefeito ACM Neto (foto ilustração) disse, que é preciso ter celeridade na definição sobre o adiamento das eleições. Pelo atual calendário eleitoral, que segue as diretrizes estabelecidas pela Constituição, o primeiro turno das eleições ocorreria em 4 de outubro e o segundo, onde houver, no dia 25 do mesmo mês. Para o democrata, o pleito tem que ocorrer em novembro, por causa da pandemia de Coronavírus.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 06:01h
Feira de Santana

Josafá Ramos se filia ao Patriotas de olho nas eleições de 2020

 

O vereador Josafá Ramos (foto ilustração), que é policial militar, já tem partido político. Se filiou no Patriotas, antigo PRP. Num passado recente o Patriotas era representado na Câmara Municipal pelo vereador Marcos Lima. Preside a legenda em Feira de Santana o ex-vereador e representante comercial Romildo Campodonio.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 05:58h
Brasil

Colbert Martins quer fundo partidário no combate ao Covid -19

 

O prefeito Colbert Martins (MDB - foto ilustração) entende que neste momento a classe política, o Congresso Nacional, deveria destinar todo o dinheiro do fundo partidário, R$ 2 bilhões, ao combate da Covid-19. “Todo o dinheiro colocado para o TSE, para eleição, tem que ser destinado para a Covid-19”, afirmou. O problema é convencer os presidentes de partidos a abdicarem deste volume de recursos para os partidos. (TB)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 05:55h
Segurança Pública

Bahia é o estado com a maior quantidade de Crimes Violentos Letais

 

A Bahia é o estado com a maior quantidade de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em março de 2020, segundo dados do Monitor da Violência divulgados nesta segunda-feira (25). Os CVLIs incluem homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Comparando com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 18,5% nesse tipo de crime. Essa é a segunda parcial do ano. Na primeira, entre janeiro e fevereiro deste ano, o estado baiano também liderou a lista. Segundo o Monitor da Violência, houve 4.146 mortes violentas em março de 2020. No mesmo mês no ano passado, foram 3.729. O crescimento ocorre mesmo em meio à pandemia da Covid-19.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.05.2020 05:53h
Feira de Santana

Falta de respiradores deixa incerta data do funcionamento da Materdei

 

O prefeito de Feira de Santana Colbert Martins (MDB), disse que pretende ainda esse mês ver funcionado o hospital de campanha Materdei. Mas não precisa o dia do funcionamento. Tudo por conta da falta de respiradores. Sem eles nada funciona nas UTIs.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 17:30h
Senado Federal

Comissão mista ouve na quinta-feira ministro da Economia, Paulo Guedes

 

A comissão mista destinada a acompanhar a situação fiscal durante a crise do coronavírus vai promover uma audiência pública nesta quinta-feira (28), às 10h, para ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes (Foto ilustração). O objetivo será debater as ações do ministério relacionadas ao combate à crise decorrente da covid-19.

Conforme o ato de criação (Decreto Legislativo 6, de 2020), a comissão deve realizar uma audiência pública a cada dois meses com a presença do ministro da Economia, para apresentação e avaliação de relatório da situação fiscal e da execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à crise do covid-19.

A comissão mista é composta por seis senadores e seis deputados, com o mesmo número de suplentes. O senador Confúcio Moura (MDB-RO) preside a comissão, que tem o deputado Franscisco Jr. (PSD-GO) como relator. A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) é a vice-presidente do colegiado. (Agência Senado)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 16:50h
Câmara Federal

Falta eficiência nos gastos públicos durante pandemia, avalia economista

 

O diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Felipe Scudeler Salto, afirmou nesta segunda-feira (25) que não faltam recursos públicos para ações emergenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus, mas sim celeridade e eficiência na execução dos gastos autorizados. “Falta um comando central”, disse. (Foto ilustração)

A avaliação foi feita em resposta ao deputado Francisco Jr. (PSD-GO), relator da comissão mista criada pelo Congresso Nacional ao reconhecer estado de calamidade pública em razão da Covid-19. O debate com representantes da IFI, entidade ligada ao Senado, faz parte dos trabalhos do colegiado no acompanhamento das medidas emergenciais.

Segundo Salto, os dados compilados pela IFI ilustram a dificuldade nos gastos durante a pandemia, especialmente nas ações de saúde. Os créditos extraordinários autorizados até o dia 21 somavam R$ 274,2 bilhões, dos quais R$ 110,2 bilhões haviam sido pagos – o equivalente a 40%. Nas despesas com saúde, o percentual foi menor, 23% do liberado.

O deputado General Peternelli (PSL-SP) afirmou que, conforme informação da Casa Civil da Presidência da República, ocorrem reuniões diárias com representantes dos conselhos estaduais e municipais da saúde para viabilizar os gastos emergenciais no combate à pandemia. Já o deputado Felício Laterça (PSL-RJ) elogiou as an&aac...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 16:00h
Brasília

Fora da agenda, Bolsonaro encontra Aras após se convidar para ir à PGR

 

O presidente Jair Bolsonaro foi nesta segunda-feira (25) à sede da PGR (Procuradoria-Geral da República) cumprimentar o novo procurador Federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, que tomou posse pela manhã para um mandato de dois anos. Bolsonaro ficou poucos minutos no local, tirou fotos e retornou ao Palácio do Planalto, sede do Executivo. (Foto ilustração: Augusto Aras e Bolsonaro)

De forma improvisada, ao final cerimônia, que foi fechada e transmitida por videoconferência, o presidente pediu permissão ao procurador-geral da República, Augusto Aras, para comparecer pessoalmente. “Se me permite a ousadia, se me convidar eu vou agora aí apertar a mão do nosso novo integrante desse colegiado maravilhoso da Procuradoria-Geral da República”, disse Bolsonaro. Aras consentiu: “Estaremos esperando vossa excelência com a alegria de sempre”.

Posse

No discurso de posse, Vilhena ressaltou a importância do diálogo com todos os poderes. Ele disse ainda que a pandemia do novo coronavírus representa uma “crise sanitária sem igual”, que escancarou a precariedade do sistema de saúde brasileiro e a vulnerabilidade dos mais pobres. (R7)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 15:30h
Bahia

Governo baiano antecipa pagamento de aposentados e pensionistas

 

O governo baiano vai antecipar, pelo terceiro mês consecutivo, a liberação do pagamento de aposentados e pensionistas estaduais em um dia. Os recursos estarão disponíveis para os cerca de 130 mil beneficiários do Estado nesta quinta-feira (28). A iniciativa visa evitar a formação de filas e aglomerações nos postos e agências bancárias, como parte das medidas adotadas para contenção da disseminação do coronavírus no Estado. (Foto ilustração)

Já os servidores ativos receberão os valores relativos ao mês de maio na sexta-feira (29), conforme o calendário de pagamento divulgado em janeiro e que pode ser consultado por meio do Portal do Servidor. Mensalmente, o governo baiano desembolsa aproximadamente R$ 1,6 bilhão com o pagamento da folha de 280 mil pessoas, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas. (Ascom/ Saeb)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 15:10h
Organização Mundial da Saúde

OMS interrompe ensaio clínico com cloroquina em pacientes com covid-19

 

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou nesta segunda-feira (25) que um ensaio clínico do medicamento cloroquina em pacientes com covid-19 foi suspenso por questões de segurança. (Foto ilustração)

"O grupo executivo implementou uma pausa temporária do braço da hidroxicloroquina no ensaio Solidariedade, enquanto os dados de segurança são revisados pelo conselho de monitoramento de segurança dos dados. Os outros braços do ensaio continuam", disse Tedros em entrevista online.

Brasil

Na semana passada, o Ministério da Saúde incluiu a cloroquina, e seu derivado hidroxicloroquina, no protocolo de tratamento para pacientes com sintomas leves de covid-19 no Brasil. De acordo com o novo protocolo, cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, com a assinatura do Termo de Ciência e Consentimento. (Michael Shields/Genebra)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 14:20h
Setor Aeroviário

Ministro da Infraestrutura aposta no sucesso na venda de aeroportos

 

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse hoje (25) que aposta no sucesso do programa de concessões de aeroportos públicos à iniciativa privada. Para o ministro, o projeto de transferir os 43 terminais hoje administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) à iniciativa privada não será afetada pelas consequências econômicas da pandemia da covid-19. (Foto ilustração)

“Por mais surpreendente que possa parecer, digo que nós vamos arrebentar na venda de aeroportos”, disse Freitas durante seminário virtual com investidores do banco Santander, realizado esta manhã (25).

“[Vai ter quem diga] “Como assim? O mercado aéreo parou e vocês vão vender aeroportos?”. E eu respondo, vamos. E vamos vender pra caramba. Vamos vender muito. Vamos vender os 43 aeroportos. Por uma razão simples, ousadia”, disse o ministro, destacando que a oferta brasileira atrairá investidores estrangeiros em busca de boas oportunidades de negócios.

“Todo mundo está tirando aeroportos da praça e nós vamos colocá-los. Seremos praticamente vendedores exclusivos no mundo. Nossos ativos são excelentes e o setor vai retomar [as atividades]”, disse Freitas, acrescentando que, "além de oportunidades atrativas não só em aeroportos, mas em toda a infraestrutura nacional, o Brasil vem criando as condições para oferecer maior segurança aos...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 14:00h
Distrito Federal

Reajuste às forças de segurança do DF pode não sair

 

O governador Ibaneis Rocha (MDB - Foto ilustração) tem sorte, atributo importante para os políticos desviarem de balas diretas e perdidas. Com a crise sanitária e econômica, ele terá muita dificuldade para pagar o reajuste prometido às forças de segurança, uma despesa anual de R$ 500 milhões.

Mas a culpa, se o aumento não sair, vai acabar no colo do presidente Jair Bolsonaro que tem trabalhado com os governadores o veto a reajustes de servidores. O tema foi tratado na reunião, pelo aplicativo Zoom, na quinta-feira, com representantes de todas as unidades da federação.

Ibaneis não participou e nem pode ser acusado de ajudar a conspirar contra o funcionalismo. Ele estava fazendo um check-up em hospital de Brasília. Por enquanto, o reajuste está mantido. Bolsonaro sancionou o PLN 01 que autoriza o aumento. Falta, agora, enviar ao Congresso uma medida provisória que defina qual será o índice de recomposição salarial. (Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos/CB) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 13:30h
Santa Catarina

Centenas de funcionários da BRF em Concórdia testam positivo para Covid-19

 

Centenas de funcionários da BRF na unidade de Concórdia, em Santa Catarina, testaram positivo para o novo coronavírus, afirmou a companhia nesta segunda-feira, em meio a preocupações globais com os efeitos da pandemia de Covid-19 na cadeia de alimentos. (Foto ilustração)

A BRF informou que cerca de 340 colaboradores, entre funcionários e terceirizados, ou 6,6% do total da unidade, tiveram resultado positivo em testes rápidos para a detecção do vírus.

Esses colaboradores foram afastados preventivamente e submetidos ao teste RT-PCR, que tem por objetivo confirmar com mais assertividade o diagnóstico, afirmou a companhia, acrescentando que irá receber os resultados do RT-PCR nos próximos dias.

Os 93,4% dos seus 5.132 colaboradores e terceirizados da unidade catarinense, que testaram negativo nos testes rápidos para o Covid-19, retornam ao trabalho nesta segunda-feira.

A testagem de 100% dos trabalhadores da unidade, realizada em atendimento à determinação da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, foi concluída no domingo. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 13:10h
Educação

Covid-19: MEC suspende pagamento de parcelas do Fies

 

A medida está prevista na Lei nº 13.998/2020, sancionada neste mês pelo presidente Jair Bolsonaro. (Foto ilustração)

O estudante que tiver interesse em suspender as parcelas deverá se manifestar junto ao banco até 31 de dezembro. A suspensão vale para os contratos que estavam em dia antes da decretação do estado de calamidade pública, reconhecido em 20 de março, e será retroativa às parcelas que não foram pagas desde então.

Está permitida a suspensão de duas parcelas para os contratos em fase de utilização ou carência (referente aos juros trimestrais para contratos feitos até o 2º semestre de 2017) e de quatro parcelas para os contratos em fase de amortização, dos estudantes que já concluíram o curso. O governo federal poderá prorrogar esses prazos.

De acordo com a resolução, as parcelas suspensas serão incorporadas ao saldo devedor do contrato do estudante.(ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 12:10h
Operação Dispinéia

PF investiga superfaturamento de respiradores em Fortaleza

 

A Polícia Federal está cumprindo nesta segunda-feira (25) oito mandados de busca e apreensão em domicílios, empresas e órgãos públicos, em Fortaleza (CE) e São Paulo (SP). A ação faz parte da Operação Dispinéia, em parceria com o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU). (Foto ilustração)

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Ceará, por causa do inquérito policial que apura malversação e desvio de recursos públicos federais, bem como crimes previstos na lei de licitações, na aquisição de equipamentos respiradores para enfrentamento da covid-19 em dois procedimentos de dispensa de licitação realizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. A PF investiga a contratação de uma empresa paulista “de duvidosa capacidade técnica e financeira para entrega dos equipamentos”.

De acordo com a PF, a prefeitura de Fortaleza adquiriu respiradores pelo valor unitário de R$ 274 mil, enquanto o governo do estado do Ceará pagou em cada equipamento, com a mesma especificação, R$ 117 mil. O modelo do aparelho é vendido no Brasil por R$ 60 mil.

A investigação identificou que além da ausência de capacidade técnica e financeira da empresa contratada, houve superfaturamento dos valores pagos pelos equipamentos, que atingiram o montante de R$ 34,7 milhões. A...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 11:30h
Profissionais de Comunicação

Covid-19 avança nos veículos de comunicação e Sinjorba pede medidas

 

A contaminação pelo novo coronavírus entre os jornalistas e demais profissionais da comunicação vem aumentando consideravelmente na Bahia, com registro de casos em Salvador e no interior. Na Rede Bahia, oito profissionais testaram positivo, nas equipes da TV Bahia e TV Santa Cruz, sendo um jornalista. No jornal A Tarde, um motorista também apresentou o problema. (Foto ilustração)

Antes mesmo da confirmação desses casos, o Sinjorba já havia solicitado à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) a inclusão dos jornalistas e demais profissionais de imprensa nos grupos de testagem para Covid-19 (clique aqui). Antes, em 16 de março, início da quarentena, a entidade enviou documentos a todos os veículos de comunicação, com procedimentos e orientações que poderiam ser adotadas pelos profissionais e pelas empresas para evitar a exposição à doença.

Para o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, é necessário que as empresas ajam com transparência ao tratar dos cuidados preventivos que estão tomando, já que diz respeito à saúde dos trabalhadores. “Queremos que os veículos se responsabilizem pela testagem dos jornalistas. Além disso, é necessário mais cuidados com os profissionais que precisam ir às ruas, não enviando o trabalhador para uma pauta em transporte comunitário, por exemplo, bem como somente em situações extremas, evitando coberturas desnecessárias, al&ea...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 11:00h
Feira de Santana

Transporte coletivo só vai funcionar até às 20 horas nos feriados de 25, 26 e 27 maio

 

Os terminais de transbordo Central, Norte e Sul de Feira de Santana terão funcionamento reduzido até às 20h nesta segunda (25), terça (26) e quarta-feira (27), datas em que a Prefeitura antecipou, por decreto municipal nº 11.575 de 24 de maio de 2020, três feriados seguindo o estabelecido pelo decreto estadual nº 19.722 de 22 de maio de 2020. (Foto ilustração)

A frota de ônibus que atende a população feirense na zona urbana e rural também será ajustada à mesma quantidade de veículos operada em domingos e feriados. Neste período, a Prefeitura garantirá o benefício da tarifa de meia passagem (R$ 2,07) para usuários do Sistema Integrado de Transporte (SIT) que possui o Cartão Via Feira.

Já nos distritos, os ônibus das concessionárias São João e Rosa atenderão a comunidade com a mesma operação especial praticada em dias úteis desde o início da pandemia. (Com informações da Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 10:10h
Agronegócio

Importações de carne suína da China em abril saltam 170%, atingindo recorde

 

A China, maior consumidor mundial de carne suína, importou um recorde de 400.000 toneladas em abril, quase 170% em relação ao ano anterior, mostraram dados alfandegários, já que os compradores aproveitaram os preços baixos para estocar carne. (Foto ilustração)

A China importou 1,35 milhão de toneladas de carne de porco nos quatro primeiros meses deste ano, subindo 170,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, depois que uma queda na produção doméstica manteve os preços muito mais altos do que em outros mercados.

A mortal doença da peste suína africana reduziu o rebanho de suínos da China em pelo menos 40%, reduzindo a produção de suínos e enviando os preços da carne favorita do país para recordes.

A China vem comprando em mercados estrangeiros, incluindo os Estados Unidos, onde os preços da carne suína estão entre os mais baratos do mundo, e inicialmente caiu quando as infecções pelo COVID-19 começaram a se espalhar pelo país, atingindo a demanda. (Tags: Granjeiros)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 09:50h
Moeda norte-americana

O dólar abre em cerca de 1% em relação ao real

 

O dólar abriu em queda de mais de 1% contra o real nesta segunda-feira, permitindo a recuperação e recuperação de sessões anteriores com maior apetite por risco no exterior e após o mercado avaliar o conteúdo do vídeo de reunião ministerial divulgado não satisfaz as expectativas mais recebidas até antes. (Foto ilustração)

Às 9:16, o dólar recuava 0,88%, uma venda de 5.5247 reais.

O dólar futuro opera em baixa de 0,52%, a 5.5115 reais

Na última sessão, o dólar caiu 0,15%, a 5,5739 reais.

O Banco Central realizou nesta segunda-feira leilão de swap tradicional até 12 mil contratos com vencimento em setembro de 2020 e fevereiro de 2021.

Também fizeram leilões de venda conjugados com leilões de compra de até 2 bilhões de dólares em linhas de dólares, para rolagem de vencimentos de 02/06/2020.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 09:30h
Educação Superior

Começa prazo para instituições de ensino superior aderirem ao Sisu

 

Instituições de ensino superior públicas e gratuitas que quiserem oferecer vagas para seus cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para o segundo semestre de 2020, poderão aderir ao programa a partir desta segunda-feira (25). O período de adesão ficará aberto até as 23h59 de 29 de maio. Já o prazo para retificação do termo de adesão será de 1º a 5 de junho. O processo seletivo usa as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como critério de classificação. (Foto ilustração)

Os estudantes interessados em concorrer a uma vaga em uma universidade ou instituto público poderão consultar os cursos e o número de vagas que serão disponibilizados por cada instituição participante.Os interessados poderão fazer as inscrições para o Sisu 2020 entre os dias 16 e 19 de junho.

O Sisu é o único programa do governo federal para acesso de brasileiros a um curso de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente e para participar é preciso ter feito as provas do Enem 2019 e não ter zerado a redação. Também é preciso ter garantido um bom desempenho nas provas objetivas. (Graça Adjuto)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 09:15h
Economia

Mercado financeiro prevê queda de 5,89% na economia este ano

 

A previsão do mercado financeiro para a queda da economia brasileira este ano chegou a 5,89%. Essa foi a 15ª revisão seguida para a estimativa de recuo do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Na semana passada, a previsão de queda estava em 5,12%. (Foto ilustração)

A estimativa consta do boletim Focus, publicação divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.

A previsão para o crescimento do PIB em 2021 passou de 3,20% para 3,50% e para 2022 e 2023 continua em 2,50%.

Dólar
A cotação do dólar deve fechar o ano em R$ 5,40. Na semana passada, a previsão era R$ 5,28. Para 2021, a expectativa é que a moeda americana fique em R$ 5,03, contra R$ 5 da semana passada.

Inflação
As instituições financeiras consultadas pelo BC continuam a reduzir a previsão de inflação de 2020. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu pela 11ª vez seguida, ao passar de 1,59% para 1,57%. (Vaéria Aguiar)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 09:00h
Região Metropolitana de Salvador

Câmara de vereadores de Candeias realizará Sessão extraordinária

 

Os Vereadores da Câmara Municipal de Candeias (Foto ilustração) se encontrarão extraordinariamente nesta segunda-feira (25) para apreciar, discutir e votar projetos que são de fundamental importância e urgência nesse período de combate ao Coronavírus. Dentre os referidos projetos estão o que antecipa o feriado de 14 de Agosto (Emancipação do Município de Candeias) para o dia 27 de Maio e o que autoriza o Município a constituir apoio financeiro aos cidadãos que não tem emprego formal e condições mínimas de sobrevivência diante da Pandemia do Coronavírus. Ambos de autoria do Executivo. (candeiasmix)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 08:51h
Novo coronavírus

Covid-19: estado de emergência termina em todo o Japão

 

O primeiro-ministro do Japão, Abe Shinzo, anunciou oficialmente o fim do Estado de Emergência na região metropolitana de Tóquio e na província de Hokkaido, do norte do país. O anúncio segue-se à suspensão da medida na semana passada em três províncias da região oeste, incluindo Osaka e Kyoto. Agora nenhuma província japonesa é mantida em Estado de Emergência. (Foto ilustração)

O governo tomou a decisão depois de consultar especialistas encarregados de avaliar a situação.

Tóquio, as vizinhas Kanagawa, Saitama e Chiba, e Hokkaido, no norte do Japão, eram as últimas províncias nas quais ainda vigorava o Estado de Emergência declarado pelo governo.

A medida, que esteve em vigor em todo o país desde o início de abril, já havia sido suspensa em 42 províncias até a semana passada.

Mesmo assim, as autoridades pedem à população que continue a fazer todo o possível para prevenir o risco de uma segunda onda de infecções. Entre as precauções solicitadas está a de procurar evitar ao máximo contatos interpessoais. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 08:46h
Presidente do STF

Exame de Toffoli para Covid-19 dá negativo; ministro segue internado

 

O exame do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli (Foto ilustração), para Covid-19 deu negativo, informou a assessoria da Corte nesta segunda-feira (25).

O boletim médico da equipe que atendeu o ministro divulgado nesta manhã informa que Toffoli vai fazer novos exames para descartar a hipótese de um falso negativo. O ministro está estável, respira sem ajuda de aparelhos e, nas últimas horas, apresentou melhoras nos sintomas respiratórios.

Toffoli foi internado no sábado (23) para passar por uma cirurgia para drenagem de abscesso no sábado (23). Durante a internação, o ministro apresentou sinais que sugeriram possível infecção pelo coronavírus.

Na quarta-feira (20), Toffoli já havia sido submetido a um teste que também deu negativo para coronavírus.

Neste domingo (24), o STF informou que o ministro ficará de licença médica por 7 dias, podendo ser ampliada dependendo do resultado dos exames. O vice-presidente do STF, ministro Luiz Fux, assumiu a presidência do tribunal no mesmo domingo e comanda a corte até o retorno de Toffoli. (G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.05.2020 08:40h
Poder Judiciário

Conselho da Justiça Federal libera R$ 1 bilhão em RPVs

 

O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou aos Tribunais Regionais Federais (TRFs) os limites financeiros no valor de R$ 1.013.177.674,01, relativos ao pagamento das requisições de pequeno valor (RPVs), autuadas em abril de 2020, para um total de 99.954 processos, com 120.785 beneficiários. (Foto ilustração)

Do total geral, R$ 809.168.719,29 correspondem a matérias previdenciárias e assistenciais, a exemplo de revisões de aposentadorias, auxílio-doença, pensões e outros benefícios, que somam 51.948 processos, com 63.399 beneficiários.

O CFJ esclarece ainda que cabe aos TRFs, segundo cronogramas próprios, o depósito dos recursos financeiros liberados. Com relação ao dia em que as contas serão efetivamente liberadas para saque, esta informação deve ser buscada na consulta de RPVs disponível no portal do Tribunal Regional Federal responsável.

RPVs em cada região da Justiça Federal:

TRF da 1ª Região (Sede no DF, com jurisdição no DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP) Geral: R$ 309.186.808,20 Previdenciárias/Assistenciais: R$ 268.534.223,70 (16.475 processos, com 18.067 beneficiários)

TRF da 2ª Região (sede no RJ, com jurisdição no RJ e ES) Geral: R$ 58.479.810,95 Previdenciárias/Assistenciais: R$ 43.116.897,52 (2.247 processos, com 2.935 beneficiários)

TRF da 3ª Região (sede em SP, com jurisdição em SP e MS) Geral: R$ 179.746.944,51 Previdenciárias/Assistenciais: R$ 150.04...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia