Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acha que o Brasil está preparado para combater o coronavírus?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 09:15h
Estatal do Petróleo

Petrobras reduz investimentos e corta produção por coronavírus e choque de oferta

 

A Petrobras reduzirá investimentos em 2020 para 8,5 bilhões de dólares, de 12 bilhões de dólares antes, e ainda cortará gastos operacionais em adicional de 2 bilhões de dólares, em medidas adotadas em meio à pandemia do coronavírus e o choque de preços no mercado de petróleo. (Foto ilustração)

Em fato relevante nesta quinta-feira, a estatal afirmou que também decidiu reduzir a produção de petróleo em total de 100 mil barris por dia (bpd) até o final de março, "em função da sobreoferta" no mercado externo e pela menor demanda global.

"A companhia avaliará as condições do mercado e, em caso de necessidade, realizará novos ajustes na produção de petróleo", acrescentou.

As medidas da Petrobras incluem ainda redução e postergação de gastos com recursos humanos no valor total de 2,4 bilhões de reais.

Em paralelo, a petroleira estatal já havia informado postergação para 15 de dezembro do pagamento de dividendos remanescentes referentes a 2019, antes previstos para 20 de maio. (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 09:00h
Tecnologia da comunicação

Japoneses começam a usar a tecnologia 5G

 

Usuários de internet no Japão já podem usufruir de uma conexão ultrarrápida a partir desta semana, já que as maiores provedoras passam a utilizar o serviço de tecnologia 5G online. Também estão sendo lançados smartphones compatíveis com a tecnologia 5G. (Foto ilustração)

A gigante de telecomunicações NTT Docomo lançou ontem (25), em Tóquio, o primeiro serviço de 5G do país. A medida coloca o Japão no mesmo nível que os Estados Unidos, a Coreia do Sul e a China.

A nova tecnologia oferece trocas em alta velocidade de enormes quantidades de dados.

Usuários podem baixar um filme completo de duas horas em apenas 3 segundos, em vez de 5 minutos que se leva utilizando uma rede 4G.

As provedoras rivais Softbank e KDDI – conhecida pela marca "au" no Japão – também darão início a serviços de 5G esta semana.

A empresa Rakuten Mobile pretende se unir às demais a partir de junho.

O acesso a essas novas redes 5G estará limitado, de início, a determinadas áreas de grandes cidades, incluindo Tóquio, Osaka e Sapporo. A cobertura deve alcançar todas as províncias japonesas até março de 2021. (Emissora pública de televisão do Japão)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 08:40h
Política

Lula defende renúncia ou impeachment de Bolsonaro e diz que presidente não está preocupado com o coronavírus

 
Foto Reprodução/ Instagram

Em vídeo publicado em rede social, em que aparece sendo entrevistado pelo professor e ex-candidato a presidência Fernando Haddad, o ex-presidente Lula criticou o presidente Jair Bolsonaro e defendeu renúncia ou impeachement.

“Ou esse cidadão renuncia, ou faz o impeachment dele, porque não é possível que alguém seja tão irresponsável de brincar com a vida de milhões de pessoas”, afirmou.

Lula acredita que Bolsonaro mostrou “inabilidade política extrema” durante pronunciamento veiculado em rede nacional esta semana. “Ele não estava preocupado com o coronavírus. Ele está preocupado com ele. Estava preocupado com o público a quem ele queria se dirigir para manter o clima de acirramento”, avalia. (Foto Reprodução/ Instagram)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 08:25h
Defensoria Pública do Estado

Condege emite nota de apoio às medidas preventivas ao coronavírus

 
Foto Reprodução

A Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA endossa nota pública emitida, nesta quarta-feira, 25, pelo Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais – Condege de apoio as medidas adotadas pelos governos estaduais para a contenção da transmissão do Coronavírus no Brasil.

Assim como o Condege, a Defensoria baiana entende a gravidade a qual passa o mundo, diante do crescente número de casos confirmados de transmissão e de morte pela Covid-19, e também tem adotado medidas preventivas.

Desta forma, a Instituição atua não somente na defesa dos direitos constitucionais assegurados a toda população, como também na promoção do enfrentamento ao novo Coronavírus. Por isso, neste período, somente os atendimentos considerados de urgência serão realizados pelo telefone 129. A ligação é de graça e agora pode ser feita de telefone fixo ou móvel de todo o estado, no horário das 9h30 às 13h30. (DPE-BA/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 07:55h
Feira de Santana

Presidente da ACEFS avalia abertura gradual do comércio

 

Atendendo ao decreto do prefeito municipal, Colbert Martins, o comércio de Feira de Santana permanece fechado até o domingo (29). Uma nova reunião deverá ser feita com entidades empresariais e o gestor nesta sexta-feira (27) para discutir se haverá uma reabertura do comércio ou se poderá haver uma prorrogação do decreto. O presidente da Associação Comercial (ACEFS), Marcelo Alexandrino (Foto ilustração), afirmou que está avaliando a situação e poderá se posicionar a favor da abertura gradual do comércio.

“Estamos analisando os dados de Feira de Santana e observamos que não há contaminação comunitária. Um novo caso surgido nesses últimos três dias foi uma pessoa que viajou para São Paulo”, disse.

Marcelo Alexandrino ressaltou: “se os números continuarem estáveis, vamos defender a abertura do comércio de forma gradual, com regras de não aglomeração, manter o bloqueio dos transportes intermunicipais, e ordeiramente oxigenar o comércio e a economia”, ressaltou.

Atualmente Feira de Santana tem 7 casos de coronavírus confirmados, mas não há uma contaminação comunitária, ou seja, as pessoas contaminadas estiveram em viagem ou em contato direto com quem viajou recentemente. (Daniela Oliveira)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 07:45h
Juazeiro

Município é recomendado a impedir aglomerações no Mercado do Produtor para evitar contágio do coronavírus

 
Foto Reprodução

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza, recomendou ao prefeito do Município de Juazeiro que determine o controle do acesso da população ao Mercado do Produtor, com o objetivo de impedir aglomerações e evitar riscos à população em decorrência da pandemia de coronavírus. A promotora recomendou também o fechamento de shoppings e galerias comerciais, com exceção de farmácias e clínicas que funcionem nesses locais. Bares e restaurantes também deverão suspender o atendimento presencial, mantendo apenas os serviços de entrega a domicílio. Parte das medidas já está sendo cumprida pelo Município, que expediu decreto estabelecendo ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.

A recomendação propõe ainda que sejam suspensas visitas a casas geriátricas e de acolhimento. Também devem ser suspensas atividades não essenciais, como academias de ginástica, parques públicos, eventos religiosos de qualquer natureza, como missas e cultos, teatros, cinemas e salões de beleza. Shows, eventos e atividades similares que possam resultar na aglomeração de pessoas, em especial idosos, deverão ser cancelados ou adiados como forma de evitar a contaminação e propagação do coronavírus. A promotora solicitou aos gestores que orientem os órgãos municipais competentes no sentido de não concederem alvará ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 07:35h
Congresso Nacional

Câmara aprova medidas para enfrentamento ao coronavírus

 
Foto Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados

Em uma sessão marcada pela inédita atuação virtual de parlamentares no plenário, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (25), uma proposta que estabelece a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes da rede pública que foram dispensados das aulas como medida de enfrentamento à epidemia do novo coronavírus. A matéria, aprovada em votação simbólica, segue para apreciação do Senado.

O texto aprovado prevê que o recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) continuará a ser repassado pela União a estados e municípios para a compra de merenda escolar, que beneficia principalmente as crianças mais pobres das escolas públicas. O texto aprovado incluiu outra proposta com o mesmo conteúdo, da deputada Dorinha (DEM-TO).

Para a parlamentar, a medida é necessária e extraordinária após a suspensão das aulas, o que tem impedido o acesso dos alunos mais pobres à merenda escolar. A deputada ressaltou ainda que, em muitos casos, a alimentação na escola é essencial para subsistência dessas crianças.

“A suspensão das aulas nas escolas públicas de educação básica tem impedido o acesso dos alunos mais pobres a um programa suplementar de assistência estudantil fundamental: o da alimentação escolar. Para uma imensa parcela do alunado brasileiro, a meren...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 07:26h
Feira de Santana

Idosa que, segundo médica, morreu sob suspeita de covid 19, não passou pelo HGCA

 

A idosa de 71 anos que faleceu com problemas respiratórios nesta quarta-feira, 25, não chegou a ser levada ao Hospital Geral Clériston Andrade, como inicialmente divulgado. Na verdade, ela faleceu na Unidade de Pronto Atendimento que funciona ao lado do HGCA. (Foto ilustração)

Este caso tem repercussão na mídia em virtude da declaração de uma médica, no atestado de óbito, de que a morte se deu por suspeita de coronavírus.

Como o atestado de óbito não é conclusivo, a Secretaria Municipal de Saúde providenciou exame pós-morte para identificar a causa-mortis. "Fizemos coleta de material e estamos providenciando exame para eliminar qualquer dúvida", informa a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.

Segundo ela, o fato de a idosa ter apresentado problema respiratório não é suficiente para um diagnóstico. A suspeita, orienta Denise, é considerada não apenas pelos sintomas do covid-19, muito semelhantes a uma gripe comum, mas por ter feito viagem a áreas de crise dentro ou fora do país ou ter mantido contato com alguém infectado. (Secom/Fsa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 07:14h
Justiça Eleitoral

Coronavírus não muda prazo de filiação aos partidos políticos; candidatos têm até o dia 4 de abril

 

Eleitores que quiserem se candidatar em 2020 têm até 4 de abril para se filiar aos partidos políticos. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve a data-limite no calendário, seguindo determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mesmo diante da pandemia de coronavírus, que levou a Justiça Eleitoral a atuar em plantão extraordinário. O TSE não modificou o prazo entendendo que a data está prevista em lei e também que a filiação pode ser feita online, por meio do sistema Filia. (Foto ilustração)

A decisão do TSE foi unânime e considerou a data de seis meses antes do pleito, prevista na Lei das Eleições (nº 9.504). O artigo 9º, caput, diz que, para concorrer, o candidato deve possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo período.

O chefe da Seção de Registro de Partidos e Candidatos (SERPAC) do TRE-BA, Jonas de Oliveira, explica que a tecnologia já adotada pela Justiça Eleitoral permite que os partidos políticos sigam lançando dados no sistema Filia. Não há a necessidade de que os futuros candidatos estejam presentes, porque tudo pode ser feito pela internet.

Os partidos têm até o dia 15 de abril para entregar as listas atualizadas à Justiça Eleitoral. “Mesmo diante da pandemia que estamos vivendo e de todos os seus ef...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 07:07h
Sul da Bahia

Ex-deputado estadual está em estado grave com sintoma de coronavírus em Itabuna

 

O ex-deputado estadual Augusto Castro (PSD-Foto ilustração) continua internado no hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna. O ex-deputado deu entrada no hospital na última terça-feira com falta de ar. Augusto fez o teste do coronavírus e está aguardando o resultado.

Na final da manhã desta quarta-feira o quadro se agravou e ele foi sedado e transferido para Unidade de Terapia Intensiva(UTI). O resultado do teste deve sair ainda essa semana. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 06:49h
Câmara Federal

Deputados apresentam propostas para cortar próprios salários em 50% durante pandemia

 

Nos últimos dias deputados apresentaram propostas de reduzir o próprio salário durante a pandemia do coronavírus.  O Projeto de Decreto Legislativo 90/20 fixa o subsídio mensal dos deputados federais e senadores em R$ 16.881,50 durante o período de emergência de saúde pública internacional relacionado ao coronavírus e suas mutações. O texto, que será analisado pela Câmara dos Deputados, revoga o Decreto Legislativo 276/14, que hoje fixa a remuneração dos membros do Congresso Nacional em R$ 33.763,00.

Segundo a proposta, a dotação orçamentária remanescente, decorrente da revogação do decreto, deverá ser, obrigatoriamente, repassada às ações de combate da pandemia do coronavírus.

“A redução de nosso subsídio mensal é medida justa para auxiliar as contas da nação, destinando mais recursos ao enfrentamento dessa doença que vem maculando a economia gravemente e assustando todo o mundo”, justifica o deputado Rodrigo Coelho (PSB-SC), autor da proposta.

Três meses

Já o Projeto de Decreto Legislativo 93/20 altera o Decreto Legislativo 276/14 para reduzir em 50% valor do subsídio mensal dos membros do Congresso Nacional por três meses “em período de restrição à movimentação e contato pelo motivo da pandemia do Covid-19”.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 06:24h
Feira de Santana

Prefeitura ainda sem recursos federal e estadual no combate ao coronavirus

 

Apesar da cidade contar com 8 casos de coronavirus, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana até o momento ainda não recebeu quaisquer recursos financeiros dos governos federal e estadual. A informação veio da secretária de Saúde do Município Denise Mascarenhas (foto ilustração), questionada pelo site Bahia na Política.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 06:19h
Eleições de Feira de Santana

Targino Machado tem as opções do PSDB, PTB e Solidariedade

 

Nos bastidores da política as apostas são de que o deputado estadual Targino Machado (Foto ilustração), pré-candidato a prefeito em Feira de Santana, se deixar realmente o DEM, tem muitas opções partidárias. São elas: PSDB, PTB e Solidariedade. Todos os partidos no campo da oposição ao Governo do Estado. Targino Machado, nesse momento, tem estado recolhido em sua residência, como recomenda a prevenção ao novo Coronavírus.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 06:18h
Bahia

Deputados feirenses juntos destinaram R$ 4,5 milhões para o combate ao Coronavírus

 

A oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que tem 18 deputados estaduais destinou R$ 25 milhões de emendas impositivas para o combate ao novo Coronavírus no Estado, através da Secretaria de Saúde. De Feira de Santana os deputados Targino Machado (DEM), José de Arimatéia (Republicanos) e Pastor Tom (PSL) destinaram R$ 1,5 milhão cada. Total disponível de R$ 4,5 milhões. (Foto ilustração: Targino Machado, José de Arimateia e Pastor Tom)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 06:14h
Feira de Santana

Léo Amorim deixa o Patriota e deve assumir o Solidariedade

 

O jovem líder evangélico Léo Amorim (foto ilustração), que ainda é o presidente do Patriota em Feira de Santana, está deixando a legenda. Vai assumir o Solidariedade no Município, se forças ocultas não tentarem impedir. Questionado sobre a motivação para deixar a legenda, preferiu não expor os motivos. O site Bahia na Política apurou que as pressões foram grandes para que Léo Amorim abrisse mão da presidência para o ex-vereador Alcione Cedraz, fato que não ocorreu.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 06:12h
Momento de pandemia

Governo do Estado e o corte de água por débito na Bahia

 

Com a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de suspender o corte de energia por 120 dias, em razão de débito, deve levar o Governo da Bahia a ter a mesma atitude com a Embasa, responsável pela distribuição de água potável em boa parte do Estado.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 06:05h
De olho nas eleições

Comissão Provisória do PDT em Feira de Santana vence nesta sexta-feira

 

O PDT de Feira de Santana vive a expectativa de quem vai assumir o controle da legenda, de olho nas eleições de outubro. É que amanhã, 27, vence o mandato da Comissão Provisória, que tem à frente o vereador licenciado e secretário de Desenvolvimento Social Pablo Roberto.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 06:01h
Contas 2015

Câmara de Antônio Cardoso rejeita contas e ex-prefeito Baixa Fria fica inelegível

 

A Câmara Municipal de Antônio Cardoso, em sessão terça-feira (24) à noite, manteve o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela rejeição das contas da Prefeitura Municipal, exercício 2015, quando era prefeito Felicíssimo Paulino (foto ilustração), conhecido também por Baixa Fria. Foram 5 votos a favor da manutenção do parecer do TCM e 4 contra. A decisão da Câmara Municipal, ratificando a posição do TCM, deixa o ex-prefeito Baixa Fria inelegível para as próximas eleições.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 06:00h
Feira de Santana

Encontro entre vereadores, Colbert e José Ronaldo é suspenso

 

A reunião que estava prevista para ontem à noite em Feira de Santana, entre os vereadores da base, o prefeito Colbert Martins e o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, não aconteceu. A informação é que o ex-prefeito José Ronaldo está recolhido, sem sair de casa. Esse encontro deverá ocorrer na próxima semana, mas sem definição de data. Na pauta a chapa de candidatos a vereador.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 05:58h
Brasil

Esquerda fará panelaço dia 31, Dia do Golpe Militar

 

Partidos de esquerda, o MST e estudantes preparam um panelaço para o dia 31 no país. Será o panelaço da quarentena, em defesa do SUS e da democracia. O objetivo é protestar contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Nessa data é lembrado o Dia do Golpe Militar de 1964. Para Jair Bolsonaro foi o Dia da Revolução no Brasil.

Coordenação

Coordenam o movimento lideranças do PT, PSOL, PC do B, e também de MST, MTST e UNE (União Nacional dos Estudantes).
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 05:55h
Feira de Santana

Vigilantes suspendem greve a agências bancarias em razão da pandemia

 

Os vigilantes de bancos, depois de quase 15 dias suspenderam a greve junto a esses agentes financeiros. Prevaleceu o bom senso nesse momento de pandemia e que muitos prejuízos têm causado à economia. Além, claro, da saúde humana.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 05:53h
Feira de Santana

Estado de calamidade pública vai permitir ações junto à população feirense

 

O decreto de estado de calamidade pública nas áreas do Município de Feira de Santana afetadas pelo Coronavirus, publicado ontem no Diário Oficial Eletrônico, dá condições à Prefeitura Municipal de fazer várias ações junto à população. Destaque para a que permite que autoridades possam penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; usar propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurando ao proprietário indenização ulterior, se houver dano; e promover processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado da pandemia. (Foto ilustração: Prefeitura Municipal de Feira de Santana)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 05:49h
Governo Federal

Cresce o número de governadores de oposição a Jair Bolsonaro

 

O presidente Jair Bolsonaro, que não tem um governador no Nordeste, na manhã de ontem ganhou mais quatro importantes governadores como oposição. João Doria (PSDB-SP), Wilson Witzel (PSC-RJ), Renato Casagrande (PSB- ES) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). O posicionamento do governo com relação à pandemia do novo Coronavírus foi decisivo para a tomada de posição.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 26.03.2020 05:46h
Economia

Justiça Eleitoral no Brasil custa R$ 6 bilhões aos cofres públicos

 

A suspensão das eleições esse ano, prorrogando para 2022, que teria uma economia de R$ 2,7 bilhões do fundo eleitoral, traz à tona outra questão. A Justiça Eleitoral no Brasil custa R$ 6 bilhões por ano aos cofres públicos. Ou seja, ao contribuinte. Já há quem pense em acabar com esse instrumento eleitoral no país.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 17:30h
Senado Federal

Senadores reagem a decisão do Executivo de restringir acesso a informação pública

 

Preocupados com a possibilidade de censura, senadores da oposição usaram as redes sociais nesta quarta-feira (25) para se opor à atitude do governo federal de publicar na noite de segunda-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), a Medida Provisória (MP) 928/2020, que suspende os prazos concedidos à administração pública para responder a pedidos de informações com base na Lei de Acesso à Informação (LAI).

O senador Randolfe Rodrigues (AP-Foto ilustração), líder da Rede no Congresso Nacional, protocolou ainda na terça-feira (24) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) em que pede a imediata suspensão da medida. Além de ser declarada inconstitucional, a MP deve ter seus efeitos suspensos pela Corte, defende Randolfe.

De acordo com a ADI apresentada pela Rede, “a informação é verdadeiramente um dever da administração pública e um direito consagrado do cidadão. De fato, no Estado Democrático de Direito, toda e qualquer atividade administrativa deve submeter-se ao processo amplo de justificação e fundamentação perante a sociedade”.

Randolfe acredita que a Lei de Acesso à Informação é uma conquista da sociedade brasileira em relação à transparência dos atos do poder público. A referida transparência, ressaltou, &ld...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 17:00h
Câmara Federal

Perde validade medida provisória que criaria 13º permanente no Bolsa Família

 

A medida provisória que tornava permanente o pagamento do 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família deixa de valer nesta quarta-feira (25). O texto estava na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados, aguardando votação. Ele ainda teria que passar pelo Senado, antes de virar lei. Medidas provisórias têm validade de 120 dias. (Foto ilustração)

Originalmente, a MP 898/19 previa o pagamento do abono natalino apenas em 2019, mas o projeto de lei de conversão (PLV), de autoria do relator, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), propôs o pagamento em todos os anos, assim como para os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O texto foi aprovado em comissão mista no início de março.

Para compensar o aumento de despesa, o relator mudou a forma de tributação, pelo Imposto de Renda, dos chamados fundos de investimento fechados (FIFs), antecipando o recolhimento.

Regulamentação

O Congresso Nacional poderá optar por regulamentar, por meio de projeto de decreto legislativo (PDL), os atos ocorridos na vigência da MP. Se isso não ocorrer, esses atos serão convalidados, já que a medida provisória teve força de lei no período de 120 dias em que esteve em vigor. (Agência Câmara)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 16:30h
Economia global

Banco Mundial e FMI pedem alívio de dívida para países mais pobres

 

O Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) emitiram hoje (25) uma carta conjunta solicitando “alívio imediato de dívidas aos países mais pobres do mundo”. De acordo com o documento, a abrangência da pandemia de covid-19 vai além da esfera da saúde, e terá "consequências econômicas e sociais severas" para nações que abrigam largas parcelas de pessoas em condições desfavoráveis. (Foto ilustração)

O ofício pede que instituições financeiras de países que fazem parte da Associação Internacional de Desenvolvimento suspendam pagamentos e cobranças de dívidas. Esses países abrigam um quarto da população mundial geral e dois terços da população mundial que vive em extrema pobreza e serão os mais afetados pela pandemia.

"Isso ajudará as necessidades imediatas de liquidez dos países da Associação Internacional de Desenvolvimento para enfrentar os desafios impostos pelo surto de coronavírus e permitir tempo para uma avaliação do impacto da crise e das necessidades de financiamento de cada país", afirma o documento assinado pelas instituições.

A maioria dos 76 países que recebem apoio da Associação Internacional de Desenvolvimento tem renda nacional bruta per capita abaixo de 1.175 dólares. (Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 15:40h
Governo do Estado

Pelo YouTube, Rui Costa volta a se reunir com prefeitos do interior nesta quinta-feira

 

O governador Rui Costa (Foto ilustração) se reúne novamente com os prefeitos do interior do estado, às 10h desta quinta-feira (26), para falar sobre medidas adotadas pelo Governo do Estado em relação ao combate e prevenção à Covid-19. O primeiro bate-papo foi realizado no dia 18, também pelo YouTube.

A conversa, intermediada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), ocorrerá pela internet, por meio do canal oficial do Governo do Estado no YouTube (youtube.com/governodabahia), e poderá ser acompanhada pelos internautas. Os prefeitos enviarão perguntas para o governador por um canal exclusivo intermediado pela UPB e as respostas serão dadas ao vivo. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 15:00h
Setor de combustíveis

Petrobras espera que queda de preço da gasolina chegue aos postos

 

A Petrobras informou que, com uma nova redução de 15% a partir desta quarta-feira (25), o preço médio da gasolina nas refinarias passa a ser R$ 1,14 por litro. Este é o menor preço cobrado pela companhia desde 31 de outubro de 2011. (Foto ilustração)

“A Petrobras espera que este movimento nos preços se reflita, no curto prazo, na redução do preço final cobrado ao consumidor”, diz nota divulgada pela empresa.

No acumulado do ano, a redução do preço da gasolina é de cerca de 40%.

De acordo com pesquisa semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre os dias 15 e 21 de março, o preço médio ao consumidor no país para a gasolina era de R$ 4,486 por litro.

Repasse ao consumidor

O repasse de ajustes dos combustíveis nas refinarias para o consumidor final nos postos não é imediato e depende de diversos fatores, como consumo de estoques, impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Postos de combustíveis pelo país já sentem queda importante na demanda, em meio a medidas de isolamento social praticadas por autoridades e sociedade em geral para evitar a proliferação do novo coronavírus.

No caso do preço do diesel, a petroleira...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 14:20h
Origem do Covid-19

Consumidores chineses são incentivados a gastar

 

Lojas de eletrônicos, cadeias de café e até autoridades locais da China estão reduzindo os preços e distribuindo milhões de dólares em cupons de desconto, para reativar uma economia afetada pelas restrições de movimento no combate ao coronavírus. (Foto ilustração)

A GOME Retail Holdings Ltd e a Suning.com Co Ltd planejam distribuir mais de 620 milhões de iuanes (US$ 88 milhões) em vouchers, enquanto a Alipay, do Alibaba Group Holding Ltd's, dará 10 milhões de códigos de descontos para 10 mil varejistas em seu aplicativo.

A JD.com Inc disse que a partir desta quinta-feira (26) distribuirá 1,5 bilhão de iuanes (US$ 212 milhões) em cupons para produtos em várias categorias, como eletrônicos.

Até a autoridade ferroviária está reduzindo, a partir de hoje, os preços dos bilhetes em até 45%, enquanto governos locais, como os das províncias de Hebei, Zhejiang e Guangxi, estão oferecendo cupons para atrações turísticas, cinemas e lojas.

"Lançamos algumas ofertas com descontos para consumidores nos últimos dias, na esperança de ajudá-los a voltar à vida normal", disse uma porta-voz da rede Pacific Coffee, referindo-se a um acordo de café e pão com preço tão baixo quanto 20 iuans (US$ 2,83).

As promoções refletem a preocupa&cc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 13:50h
Advocacia-Geral da União

Covid-19: AGU recorre de decisão do STF que dá poder a estados

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão liminar (provisória) de ontem (24) do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), em que ele afirmou o poder de estados e municípios para impor isolamento, quarentena e restrição de circulação no combate ao novo coronavírus (covid-19). (Foto ilustração)

A liminar foi concedida a pedido do PDT. O partido questionou no Supremo uma medida provisória editada pelo governo que prevê, em um de seus artigos, a “articulação prévia com o órgão regulador ou o poder concedente ou autorizador” para a adoção de qualquer medida de isolamento, quarentena e restrição de circulação, sempre que afetarem a execução de serviços públicos e atividades essenciais.

Para a legenda, ao prever a participação dos órgãos reguladores, a MP teve como objetivo tirar das autoridades locais o poder de adotar medidas restritivas à circulação por rodovias, portos e aeroportos, por exemplo. Para o partido, toda a MP seria inconstitucional, pois seu conteúdo só poderia ser implementado via Lei Complementar.

Marco Aurélio negou o pedido do partido para suspender toda a MP, afirmando que ela não é inconstitucional nem impede a ação das autoridades locais. Na decisão, porém, o ministro frisou a “competência concorrente” de estados, ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 12:50h
Política

Caiado diz que rompeu com o governo; "Não tem mais diálogo com esse homem"

 
Foto Reprodução/ Arquivo da Presidência

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, disse que não tem mais diálogo com o governo do presidente Jair Bolsonaro.

"Não tem mais diálogo com este homem. As coisas tem que ter um ponto final ", disse Caiado.

Caiado foi o responsável pela indicação de Luiz Henrique Mandetta para o Ministério da Saúde. (G1/ Foto Arquivo da Presidência)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 12:20h
Economia

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 em um mês de março desde o início do Plano Real (1994). (Foto ilustração)

Segundo dados divulgados hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa é inferior ao 0,22% registrado em fevereiro e ao 0,54% observado em março do ano passado.

Com o resultado da prévia de março, o IPCA-15 acumula taxas de 0,95% no ano e de 3,67% em 12 meses.

Os principais responsáveis pela queda da taxa de fevereiro para março foram os transportes, que tiveram deflação (queda de preços) de 0,80% no mês, e habitação, que cujos preços recuaram 0,28%. (Vitor Abdala)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 11:20h
Feira de Santana

Projeto de Tourinho sobre suspensão do corte de água e luz será do Executivo

 
Foto Reprodução

O projeto, proposto pelo vereador Roberto Tourinho (PV), de que as concessionárias de água e luz suspendam o corte de fornecimento de água e energia elétrica, em caso de inadimplência, será do Executivo. O vereador explicou que o Executivo enviará à Câmara Municipal um projeto que abrange o que foi sugerido por ele juntamente com a Defensoria Pública, além de outras medidas em decorrência da pandemia do coronavírus. O projeto deverá ser entregue ao Legislativo nos próximos dias e será votado logo que as atividades ordinárias da Câmara Municipal voltem à sua normalidade, podendo inclusive retornar apenas para a votação deste projeto, no sentido de resguardar o direito dos menos favorecidos. (Daniela Oliveira com informações do programa Levante a Voz/ Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 11:05h
Defensoria Pública do Estado

Proposta de projeto de lei que protege consumidores é apresentada à Assembleia Legislativa

 
Foto Reprodução

Com o propósito de assegurar o acesso aos serviços essenciais às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica neste momento da pandemia pelo COVID-19, a Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA apresentou à Assembleia Legislativa do Estado da Bahia – ALBA, uma proposta de projeto de lei. A minuta propõe o impedimento de aumento de preços de produtos ou serviços sem justa causa, assim como proíbe o corte do fornecimento de água, tratamento de esgoto, fornecimento de energia elétrica e gás no período de duração do Plano Estadual de Contingência para o Enfrentamento do Novo Coronavírus,

A proposta apresentada pela Defensoria Pública baiana ao Poder Legislativo do estado é inspirada em iniciativa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, que apresentou minuta semelhante à Assembleia Legislativa carioca, que acolheu e aprovou projeto de lei.

A justificativa para o projeto de lei proposto é que muitas pessoas trabalham no mercado informal, sem carteira assinada e sem direitos e garantias, podendo ter a renda de suas famílias atingida por este momento atípico em que precisam cumprir as medidas emergenciais que impedem deslocamento e permanência em locais públicos. Cumprir o isolamento social e as medidas de higiene, como a lavagem frequente das mãos, implicará em mais gastos e não podem, em tal período, serem privados de serviço essenciais, tais qual água e luz.

Na m...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 11:00h
Feira de Santana

Festivais Gospel e Vozes da Terra são suspensos por causa do Estado de Calamidade Pública

 

Em decorrência do Estado de Calamidade Pública decretado pelo prefeito Colbert Martins Filho, com o intuito de enfrentar a Pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a diretora-presidente interina da Fundação Egberto Costa, Aline Miranda, solicitou a suspensão dos Festivais Vozes da Terra e Gospel, que seriam realizados em 2020. (Foto divulgação)

Diante do Decreto Municipal n° 11.490, publicado no dia 16 de março de 2020, foi solicitado em caráter de urgência a suspensão dos concursos, que são referentes ao Festival Vozes da Terra e Festival Gospel.

Para Aline Miranda, a realização dos festivais no cenário atual é inviável, e a suspensão temporária se faz necessária como uma importante medida de saúde pública.

“Em virtude da Pandemia do novo Coronavírus, acometendo todo o mundo, se tornou inviável realizar os festivais neste momento. Tanto por medidas de segurança e saúde pública, quanto por questões financeiras. Esperamos por uma melhora na situação atual, para que os festivais sejam realizados posteriormente e tudo retorne a sua normalidade”, informou a diretora.

A Fundação Egberto Costa reitera seu compromisso e comprometimento com a Cultura no município, mas o cenário atual requer de todos medidas que visam o controle da doença e a preservação da saúde pública. (Secom/fsa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 10:33h
Bahia

UPB emite nota de repúdio ao pronunciamento do Presidente Bolsonaro

 

A União dos Municípios da Bahia (UPB) assistiu com grande preocupação o pronunciamento do Presidente Jair Bolsonaro na noite desta terça-feira (24). Após esforços concentrados em ações locais de conscientização da população para manter o distanciamento social, fechar escolas, rodoviárias e estabelecimentos comerciais, os prefeitos foram descredibilizados em rede nacional pelo presidente da República, em um ato contraditório das orientações dadas pelo seu próprio governo, através do Ministério da Saúde. (Foto ilustração)

Aos prefeitos baianos, o pronunciamento do presidente passou a sensação de que o Brasil está desgovernado, sem uma liderança coerente e responsável, que respalde as decisões dos gestores locais nesse momento de crise. Deixa a certeza de que, ao seguir seus delírios de que trata-se de uma "gripezinha", serão as lideranças municipais criminalizadas pelas mortes diante da total falta de estrutura para atender casos graves como vêm sendo registrados em diversos países.

A União dos Municípios da Bahia (UPB) orienta que os prefeitos sigam tendo responsabilidade com seus munícipes, garantindo o direito fundamental à vida, implementando as medidas necessárias já orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Governo do Estado da Bahia na contenção do vírus que deixa um rastro de morte por onde...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 10:15h
Política

Otto Alencar defende que Bolsonaro não tem capacidade de governar o país

 
Foto Reprodução

Fazendo coro aos políticos que tem criticado o pronunciamento do presidente da República Jair Bolsonaro, ontem (24), em que minimizou a pandemia do coronavírus chamando de “gripezinha” e sugerindo que a população deixe isolamento social, o senador Otto Alencar (PSD- Foto Reprodução), em rede social, chegou a sugerir que Bolsonaro precisa ser retirado do poder.

"Aquece Mourão [vice-presidente Hamilton Mourão], prepara o Mourão para governar o Brasil porque o presidente tem mostrado total incapacidade".
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 10:00h
Oeste da Bahia

Abapa destina R$ 500 mil para apoiar prefeituras no combate ao Coronavírus

 

Ao acompanhar com atenção os desdobramentos da pandemia do Coronavírus no Brasil, a diretoria da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa,) decidiu ir além. A entidade aprovou a compra de materiais básicos para os atendimentos emergenciais dos profissionais de saúde nos hospitais da região e da população em geral. (Foto divulgação)

Serão destinados R$ 500 mil reais, além de todo suporte das equipes de compras e logística da associação para a aquisição de máscaras, luvas, álcool gel, lençóis, toalhas ou outros itens que os municípios e hospitais da área de atuação da entidade julgarem necessários para a manutenção dos atendimentos nas próximas semanas. A previsão das autoridades de saúde é que o pico da doença comece no início de abril quando o sistema de saúde poderá ser sobrecarregado pela busca por atendimento, das pessoas com os sintomas do Coronavírus. (Abapa)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 25.03.2020 09:45h
Luís Eduardo Magalhães

LEM prepara 2 unidades hospitalares para atender especialmente casos suspeitos de Covid-19

 

O município de Luís Eduardo Magalhães não possui até o momento, nenhum caso confirmado de Covid-19 (novo coronavírus). Entretanto, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, já está interditando temporariamente o Caps ADIII, localizado ao lado da UPA, para se transformar em um hospital de campanha, cujo objetivo será o atendimento de possíveis pacientes portadores da doença, que necessitem de cuidados médicos mais intensivos. (Foto ilustração)

O Caps ADIII contará com 23 leitos, equipamentos especiais (como respiradores artificiais) e equipe médica exclusiva para o atendimento dos pacientes. A UPA também receberá reforço com a adaptação de um container com dois leitos de isolamento, totalmente equipados para o atendimento de pacientes mais graves, caso houver necessidade. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
CMARA MUNICIPAL SO GONALO DOS CAMPOS
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2020

2019

2018

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia