Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você tomaria vacina contra a Covid - 19 sem passar pela ANVISA?



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 10:40h
Economia

Petrobras reajusta preço do gás natural em mais de 30%

 
Foto Reprodução

A Petrobras informou nesta segunda-feira (5) que vai elevar, a partir de 1º de maio, os preços de venda de gás natural para as distribuidoras. A alta será de 39% em R$/m3, com relação ao último trimestre. Medido em US$/MMBtu, o aumento será de 32%.

"A variação decorre da aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que vinculam o preço à cotação do petróleo e à taxa de câmbio", afirma a Petrobras em nota.

Diferente dos preços de outros combustíveis, como gasolina, diesel e GLP, as atualizações dos preços do gás natural ocorrem a cada três meses. Segundo a estatal, o petróleo acumulou alta de 38% entre janeiro e março, meses que são referência para o atual reajuste.

A Petrobras ressalta que "o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais". (G1 - Foto Reprodução)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 10:15h
Brasília

Bolsonaro recebe novo chanceler e novos embaixadores estrangeiros

 

O presidente Jair Bolsonaro (foto ilustração) recebe nesta segunda-feira (5), às 10h, no Palácio do Planalto, o novo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França. Das 10h30 às 12h, o presidente receberá as cartas credenciais dos novos embaixadores no país.

Bolsonaro tem reunião às 15h30 com o ministro Onyx Lorenzoni, da Secretaria-Geral da Presidência da República. Na sequência, às 16h, o presidente conversa com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e, às 16h30, com o subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência, Pedro Cesar Sousa. (CeF)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 10:00h
Bahia

"Saindo a autorização, em uma semana chega no Brasil" diz Secretário de Saúde sobre vacina russa

 
Foto: Reprodução / TV Bahia

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse nesta segunda-feira (5), que as primeiras doses da Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19, devem chegar no Brasil, uma semana após a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O pedido de importação dos imunizantes já foi feito por nove governadores ao órgão regulador.

"Os governadores do Nordeste enviaram para a Anvisa uma carta solicitando autorização para importação. Esse documento legal, é preciso ser emitido a autorização pela Anvisa. O diretor-presidente da Anvisa, Almirante Barra Torres, solicitou uma reunião para amanhã com os governadores para alinhar esse processo", revelou Fábio Vilas-Boas.

"Vamos ver o que a Anvisa vai dizer, depende dela a partir de agora, a autorização. Saindo a autorização, em uma semana a vacina está aqui no Brasil", contou.

Em março, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou a assinatura do contrato para aquisição de 9,7 milhões de doses da vacina. A quantidade de imunizadores do estado faz parte dos 37 milhões de doses acordados com o Consórcio do Nordeste.

Segundo o governador da Bahia, as vacinas serão enviadas em quatro lotes. “Dois milhões em abril, 5 milhões em maio, 10 milhões em junho e 20 milhões em julho", explicou.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 09:53h
Brasília

Com hospitais militares lotados, Exército contrata leitos de UTI na rede privada

 

Com toda a sua rede saúde comprometida, diante do elevado número de pacientes graves com covid-19, o Exército está sendo obrigado a contratar leitos de unidades de tratamento intensivo (UTIs) na rede privada. Nos estados em que nem os hospitais privados podem atender, a solução está sendo transportar os pacientes para outras localidades. (Foto ilustração)  

Quem trabalha na rede de saúde das Forças Armadas diz que a situação é dramática como em todos os hospitais do país. Tem muito mais pacientes graves do que leitos para acomodá-los. No Hospital das Forças Armadas (HFA), de Brasília, até a área presidencial foi adaptada para não deixar ninguém morrer por falta de atendimento. O HFA contratou um contêiner frigorífico para estocar corpos.  

A perspectiva é de que, com a rápida disseminação do novo coronavírus, o quadro de colapso nos hospitais se mantenha por todo o mês de abril. Epidemiologistas dizem que os próximos 30 dias serão os mais letais no país. A covid-19 não dará trégua, sobretudo por causa da falta de respeito da população às medidas de isolamento social.  

Rede de atendimento é pequena  

A situação dramática dos hospitais do militares já havia sido relatada ao repórter Renato Souza, do Correio, pelo general ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 09:38h
Sudoeste baiano

Mais de 15% da população de Brumado já foi vacinada contra Covid 19

 
Foto Lay Amorim Achei Sudoeste

Do total de vacinas recebidas, pouco mais de 10 mil, Brumado já vacinou mais de 15% de sua população com a primeira dose. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres. Segundo ele, no início da próxima semana, a vacinação será retomada. “Nosso time está trabalhando firme e forte. Começamos com 1 escola, já estamos com 4 e, provavelmente, vamos ampliar mais um posto ou contratar mais vacinadores pra tentar acelerar e garantir o maior número de vacinados em nosso município”, afirmou. O secretário acredita que, até o mês de junho, já tenha um bom volume de pessoas vacinadas e que a cidade possa ir, gradualmente, voltando à normalidade. (Achei Sudoeste - Foto Lay Amorim)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 09:06h
Economia

IPC-S acelera alta a 1,0% em março, diz FGV

 

Os preços de Habitação e Transportes ampliaram a pressão e o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou avanço de 1,00% em março, contra 0,54% em fevereiro. (Foto ilustração)

Os dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostraram que, no mês, o destaque foi a alta de 3,89 de Transportes, contra avanço de 2,29 em fevereiro.

Já os preços de Habitação aceleraram o avanço a 0,75% em março, de 0,08% no mês anterior.

Em 12 meses, o IPC-S acumula avanço de 6,11%. (reuteres)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 08:36h
Tribunal de Contas dos Municípios

Trabalho presencial no TCM será retomado progressivamente a partir desta segunda (5)

 
Foto Reprodução

O trabalho presencial dos servidores do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador e nas cidades sedes das inspetorias regionais de controle externo, no interior do estado – será retomado progressivamente a partir desta segunda-feira, dia 5 de abril, por determinação do presidente, conselheiro Plínio Carneiro Filho. A princípio, apenas 20% dos servidores voltam a cumprir horário de expediente em instalações do órgão, com jornada entre 9hs e 13hs, que deve ser complementada com teletrabalho.

A decisão foi tomada com base em decretos do governo estadual e nas disposições anunciadas pela Prefeitura de Salvador, em função da estabilização do nível de contaminação e a tendência de progressiva redução no percentual de ocupação de leitos hospitalares e de UTI por pacientes com a Covid-19. Estes números, e o crescimento do número de pessoas vacinadas, levou o governo e a prefeitura a dar início ao processo de flexibilização das medidas de isolamento social que foram adotadas para conter a propagação do vírus.

Esta avaliação das autoridades de saúde levou a direção do TCM/Ba – após consulta à comissão de servidores constituída para acompanhar a evolução da doença no estado – a permitir a implantação da 1ª fase do programa para a ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 08:09h
Lauro de Freitas

Prefeitura anuncia reabertura escalonada do comércio a partir de segunda-feira

 
Foto Reprodução

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), anunciou a reabertura escalonada do comércio a partir de segunda-feira (5). No entanto, a restrição de circulação noturna no município segue mantida, mas o horário passa a ser das 20h às 5h.

O decreto foi publicado na última sexta-feira (2). A decisão foi adotada de maneira conjunta com os gestores da região metropolitana e da capital baiana, e após reunião com setores econômicos da cidade de Lauro de Freitas. As medidas tem como objetivo evitar a disseminação do novo coronavírus.

Poderão voltar a funcionar nesta primeira fase de reabertura escalonada do comércio: academias, hotéis, escolas de dança, cursos livres, templos religiosos, escolas de ensino regular (vedada aula presencial), escolinhas de futebol, fábricas, autoescolas, comércio de rua, ambulantes, casas de material de construção, shopping centers, clínicas de estética, salões de beleza, barracas de praia, bares e restaurantes.

A abertura está condicionada ao cumprimento dos protocolos de segurança estabelecidos no mesmo decreto. Além do uso de máscara, o estabelecimento deverá disponibilizar banheiro ou espaço com água, sabão, toalha de papel e álcool em gel para funcionários e público em geral.

Condições específicas para cada segmentos podem ser consultadas no decreto que e...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 07:46h
Eleições 2022

Câmara Federal deve voltar a discutir o voto "distritão"

 

Tramita na Câmara Federal (Foto ilustração) Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de iniciativa do deputado Giovani Cherine (PL - RS), que cria o voto distritão. Essa proposta já passou pela Câmara duas vezes e foi derrotada. O que é o distritão: É a eleição dos mais votados para deputado federal e estadual, no caso nas eleições de 2022. E em 2024, para vereador. Os partidos perdem a força e ganham os candidatos que tiverem mais votos – as celebridades, os endinheirados e os de esquema de poder. Um ou outro pode se eleger nesta condição se for fenômeno eleitoral. A novidade é que nos estados haveria distritos eleitorais e os mais votados seriam nesses distritos e não no Estado. A PEC precisa de 171 assinaturas para tramitar e já conta com 100.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 07:42h
Vacinação

Pessoas com comorbidades podem ficar para trás na fila da imunização

 

Com a decisão de estados e municípios priorizarem professores e forças de segurança na vacinação contra a Covid-19, grupos de pessoas com comorbidades podem ficar para trás na fila da imunização. Pela ordem do plano nacional de vacinação, doenças que elevam o risco de agravamento da Covid-19, como diabetes, hipertensão, obesidade, cardiopatias, doenças pulmonares e renais, estariam na terceira fase da vacinação, à frente dos professores e de forças de segurança, por exemplo. O grupo com comorbidades é o maior entre os prioritários, soma quase 17,8 milhões nos país, dos quais 4,8 milhões estão no estado de São Paulo. Dada a quantidade de pessoas, já se discute um escalonamento entre elas, pelo grau de gravidade, idade ou de vulnerabilidade, por exemplo. (Folha/Cláudia Collucci)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 07:39h
Aniversariante do Dia

Jornalista Meiryelle Souza em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 07:33h
Enquete

Grande maioria dos internautas não se preocupa com o tipo de vacina contra a Covid -19

 

Enquete do site Bahia na Política no mês de março perguntou ao internauta se escolheria o tipo de vacina contra a Covid -19, se houvesse essa possibilidade. 99,06% disseram que não tem essa preocupação contra 0,94% que disseram que escolheria a vacina.
   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 07:28h
Governo Federal

Auxílio emergencial de até R$ 375,00 pouco ajuda na pandemia

 

O auxílio emergencial para famílias com até quatro filhos, nos próximos quatro meses, que varia entre R$ 150,00 e R$ 375,00, pouco ajuda na compra da cesta básica. Ainda mais com a reclusão social que os governos estaduais e municipais vêm impondo, em razão da pandemia. O salário mínimo é R$ 1.100,00.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 07:25h
Pandemia

Feira de Santana: toque de recolher permanece entre os dias 5 e 13 de abril

 

A Prefeitura de Feira de Santana resolveu prorrogar o período que determina a restrição de locomoção noturna (toque de recolher) vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20h às 5h, no período de 5 a 13 de abril. Ou seja, desta segunda-feira até terça-feira da semana que vem. Tudo por conta do aumento nos casos de infecção e internamento por Covid -19.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 07:24h
Como agora...

Projeto considera cultos em templos religiosos atividade essencial em período de calamidade pública

 

As celebrações em igrejas e templos de qualquer natureza no Município de Feira de Santana terão a condição de atividade essencial em períodos de calamidade pública, a exemplo da pandemia de Covid -19, de acordo com Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal. A proposta é do vereador Pastor Valdemir (PV). Coincide no mesmo momento que o ministro do STF, Kassio Nunes Marques, libera missas, cultos e atividades religiosas coletivas em Belo Horizonte (MG) no período da pandemia.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 07:20h
Contra a Covid -19

Câmara Federal amplia categorias prioritárias, mas não tem vacinas

 

A Câmara Federal aprovou semana passada Projeto de Lei que amplia a relação de categorias prioritárias para vacinação e aí foram incluídos profissionais das seguintes áreas: – do Sistema Único de Assistência Social (Suas), das entidades e organizações de assistência social, e os conselheiros tutelares que prestam atendimento ao público; os trabalhadores da educação do ensino básico em exercício nos ambientes escolares; os coveiros, atendentes e agentes funerários; os profissionais que trabalham em farmácias; os oficiais de Justiça; os taxistas e os mototaxistas; e os profissionais de limpeza pública. O problema não é ampliar a relação dos segmentos cujos profissionais necessitam ser imunizados, mas ter vacinas suficientes para atender essas demandas.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 07:16h
Governo Federal

Flavia Arruda: Centrão vai controlar as emendas do orçamento

 

Forças que não são do centrão, mas apoiam o Governo Federal, não admitem ser uma deputada federal do PL, Flavia Arruda (DF-foto ilustração), ministra da Secretaria de Governo, quem vai controlar as verbas de emendas do Orçamento. É que Flavia Arruda é do centrão e pessoa ligada ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL).
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 07:12h
Não é de hoje

Jair Bolsonaro fortalece seu governo com a quartelada

 

O presidente da República distribuiu nos primeiro e segundo escalões de todos os ministérios, autarquias e estatais oficiais de sua confiança. Criou assim uma gestão sem igual na História do Brasil. Temos hoje um governo civil, controlado por militares. Por ora, é a tática de levar para cargos importantes pessoas de confiança. E só. (Esplanada)
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 07:07h
Vacina

Fiocruz promete entregar 1,2 milhão de doses diárias em abril

 

Responsável por apenas 20% das vacinas aplicadas no Brasil até este domingo (4), a Fiocruz pretende atingir em abril a produção de 1,2 milhão de doses diárias da vacina contra a Covid-19. Segundo o diretor da Bio-Manguinhos – responsável pelo fabrico do imunizante da AstraZeneca/Oxford, um novo turno de trabalho na segunda linha de produção permitirá chegar a esta meta.

Cada turno/linha da Bio-Manguinhos finaliza 300 mil vacinas/dia.”Com esse novo turno, após testes na máquina, certamente vamos passar a capacidade para algo como 1 milhão e 200 mil, fácil, ao final de abril”, disse Zuma à Reuters na quarta-feira. A meta da Fiocruz é entregar até julho desse ano 100,4 milhões de doses de vacinas produzidas com Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) importados da China.

Em março, a Fiocruz informou ter recebido o dobro do volume de IFA esperado, o que garante a aceleração da produção. A partir de maio, o objetivo da Bio-Manguinhos é chegar a 320 mil doses em cada turno/linha. “Mas isso tem que ser feito com segurança, qualidade e sem aventuras”, observou. O paulista Instituto Butantan forneceu 80% das vacinas distribuídas pelo Programa Nacional de Imunização.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 06:30h
Suprema Corte

Gilmar Mendes deve decidir sobre presença em cultos e mandar casos para plenário

 

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes (foto ilustração) deverá, nesta segunda-feira (5), tomar decisões em dois processos que contestam a ordem do governo de São Paulo de proibir a presença de público em cultos religiosos durante a fase mais crítica da pandemia da Covid-19. A CNN apurou que, em seguida, Mendes enviará os casos para o plenário do STF.

No sábado (3), outro ministro do STF, Nunes Marques, liberou a participação de fiéis em cerimônias religiosas. A decisão foi tomada em ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) impetrada, em junho do ano passado, pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos. A Advocacia-Geral da União (AGU) afirma que a entidade não tinha legitimidade para propor a ação.

Apesar de tratarem de tema semelhante, as ADPFs contra a decisão do governo de São Paulo foram distribuídas para outro relator, Gilmar Mendes. Ambas foram protocoladas em março passado.

Ao se manifestarem na ação proposta pelo PSD, a AGU e a Procuradoria-Geral da República defenderam a liberação da presença de público em cultos. (CNN) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 05:45h
Governo Federal

Brasil já contratou doses suficientes para vacinar 58% da população em 2022

 

Apesar da torcida fúnebre pelo coronavírus, o Brasil já garantiu doses suficientes de vacinas contra a Covid-19 para toda a população de quase 213 milhões. (Foto ilustração)

Já foram contratadas 626 milhões de doses de oito farmacêuticas diferentes. Equivale a 158% do necessário.

Segundo levantamento da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado, mantidos os prazos de entrega dos laboratórios produtores dos imunizantes, toda a população poderá estar imunizada até o fim do ano. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A maior quantidade de imunizantes virá pela Fiocruz: 222,4 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford, todas a serem entregues este ano.

O Butantan fornecerá 130 milhões de doses da Coronavac. É também o que mais entregou até agora: 32 milhões de doses entre janeiro e março.

O Ministério da Saúde já fechou negócio por 63 milhões de doses da vacina Moderna (EUA) e 100 milhões de doses da vacina Pfizer (EUA).

A Covax Facility, iniciativa da venerada OMS, será apenas o quinto maior fornecedor de vacinas para o Brasil: 41,4 milhões de doses.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 05:40h
Setor dos Combustíveis

Governadores aumentam (outra vez) ICMS sobre gás de cozinha, diesel e gasolina!

 

Pela segunda vez após a isenção de impostos federais sobre o preço do óleo diesel, governadores de 19 Estados e do DF aumentaram o preço de referência para a cobrança de ICMS sobre os combustíveis e no gás de cozinha. (Foto ilustração)

Houve aumento nos preços de referência para o cálculo do ICMS sobre a gasolina (6,1%, em média) e do gás de botijão (3,1%), também beneficiado por isenção de impostos federais decretada pelo presidente Bolsonaro.

No caso do diesel S-500, apenas Bahia, Maranhão, Rondônia, Roraima e Santa Catarina decidiram não reajustar o preço de referência para a próxima quinzena. O Amapá e o Espírito Santo, por outro lado, reduzirão o valor, em 2,8% e 0,2%, respectivamente.

De acordo com o consultor Dietmar Schupp, a alta média do preço de referência será de 3,1%, tanto para o diesel S-500, vendido nas estradas, quanto para o S-10, com menor teor de enxofre e obrigatório nos centros urbanos. (na Folha de S. Paulo).

A mudança na forma de cobrança do ICMS, um imposto estadual, é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro como forma de reduzir o preço dos combustíveis.

O presidente quer que ICMS não seja mais cobrado na bomba, mas nas refinarias, porém a mudança enfrenta resistência dos governadores, já que ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 05:35h
Estados Unidos da América

EUA tiram AstraZeneca e colocam J&J no comando de fábrica que arruinou doses de vacina

 

Os Estados Unidos determinaram que a Johnson & Johnson passe a ser responsável pela fábrica que estragou 15 milhões de doses da vacina da empresa contra a Covid-19, e impediram o laboratório britânico AstraZeneca de usar as instalações, disse um funcionário de alto escalão da área de saúde do governo norte-americano no sábado. (Foto ilustração)

A J&J confirmou que estava "assumindo total responsabilidade" pelas instalações da Emergent BioSolutions, em Baltimore, reiterando que entregará 100 milhões de doses de imunizantes ao governo dos EUA até o final de maio.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos do governo norte-americano facilitou a mudança no comando, disse uma funcionário por e-mail, pedindo para não ser identificado devido à delicadeza do assunto.

A AstraZeneca, cuja vacina contra Covid-19 anda não foi aprovada nos Estados Unidos, disse que trabalhará com o governo do presidente Joe Biden para encontrar um local alternativo para produzir seu imunizante.

Funcionários da Casa Branca não responderam a uma solicitação de comentário.

O fato, relatado pela primeira vez pelo New York Times, dificulta ainda mais os esforços da AstraZeneca nos Estados Unidos. O governo norte-americano criticou o laboratório por usar dados desatualizados nos resultados de seu teste de va...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 05:30h
Belo Horizonte (MG)

Kalil recua e suspende fiscalização de cultos religiosos em BH

 

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD-Foto), recuou e suspendeu a ficalização da realização de cultos religiosos em templos da capital mineira, neste domingo (4), que estavam autorizados por decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Kássio Nunes, no sábado (3).

Em comunicado, enviado à Polícia Federal, o procurador do município, Castellar Modesto Guimarães Filho, informou que estaria dando "ciência da ordem do prefeito da suspensão de fiscalização nos templos religiosos da cidade até que ocorra manifestação do Plenário do Supremo Tribunal Federal".

A mensagem foi enviada, após o secretário Municipal de Planejamento, André Abreu Reis, determinar que fossem suspensas as atividades de fiscalização nos templos, a partir deste domingo (4), da Guarda Municipal, fiscais e Vigilância Sanitária.

Pela rede social, na tarde deste domingo, Alexandre Kalil informou que: "Por mais que doa no coração de quem defende a vida, ordem judicial se cumpre. Já entramos com recurso e aguardamos manifestação do Presidente do Supremo Tribunal Federal".

Mais tarde, Kalil, no entanto, acionou o tribunal para tentar derrubar a decisão de Nunes Marques.

Descumprimento

Logo após a decisão de Nunes, o prefeito de BH usou uma rede social, n...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 05:25h
Intriga na Suprema Corte

Marco Aurélio chama Nunes Marques de "novato" e critica liberação de cultos

 

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Marco Aurélio Mello, criticou neste domingo (04) a decisão do colega na Corte, Kassio Nunes Marques, de liberar a realização de cultos e missas no pior momento da pandemia de Covid-19 no País, que já matou 330 mil brasileiros. "Pobre Judiciário", disse o ministro. (Foto ilustração: ministros Marcos Aurélio e Nunes Marques)

Chamado de "novato" por Marco Aurélio, o indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga no STF em outubro do ano passado atendeu no sábado (03) um pedido feito pela Associação Nacional de Juristas Evangélicos (Anajure) ao tribunal.

"O novato, pelo visto, tem expertise no tema. Pobre Supremo, pobre Judiciário. E atendeu a Associação de juristas evangélicos. Parte legítima para a ADPF (tipo de processo que discute cumprimento à Constituição)? Aonde vamos parar? Tempos estranhos!", disse Marco Aurélio à reportagem. O ministro tem aposentadoria marcada para julho, abrindo uma segunda vaga para indicação de Bolsonaro.

A medida de Nunes Marques - que proíbe Estados e municípios de suspenderem completamente celebrações - destoa de outras decisões do STF, como a que deu autonomia para que governadores e prefeitos decretem ações de isolamento.

Com base nisso, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), apontou ontem que n&a...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 05:20h
Bahia

Quem já teve Covid-19 deve tomar as duas doses da vacina

 

Todos os pacientes que tiveram o diagnóstico positivo para a Covid-19 devem se vacinar com as duas doses da vacina, sendo a primeira dose após 30 dias a partir do início dos sintomas da Covid-19 ou da data de coleta da primeira amostra de RT-PCR positiva para Sars-CoV-2. Esta é a orientação das autoridades sanitárias federal e estadual., (Foto ilustração)

A imunidade natural (provocada por doença) não possui um tempo exato de permanência, logo é preciso fazer o esquema vacinal em duas doses.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vem esclarecer em virtude de um vídeo que a médica e secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Soares, orienta equivocadamente a população.

Ela diz que “quem teve Covid só deve tomar uma dose da vacina. Eu tenho visto pessoas que já tiveram Covid tomando as duas doses. Fica o alerta, que é uma recomendação, que quando as vacinas chegam pra nós, com uma orientação por escrito, como se fosse as bula das caixinhas. E a recomendação da Sesab, aqui da Bahia, tem orientado e acredito que seja uma orientação federal, é que quem já teve Covid já estimulou o sistema imunológico uma vez. Toma uma dose da vacina, não toma duas.”, diz a secretária em entrevista ao jornalista Fernando Beteti. (Secom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 05:15h
Feira de Santana

Covid-19: Câmara suspende sessões enquanto aguarda resultado de exame em vereadores

 

A Câmara de Feira de Santana não realizará as sessões legislativas nesta segunda e terça, dias 5 e 6 de abril, medida adotada pela Mesa Diretora da Casa enquanto aguarda o resultado do exame PCR em vereadores e servidores que foram submetidos semana passada a teste sorológico para Covid-19. O diagnóstico desse tipo de testagem não é considerado conclusivo, razão pela qual algumas suspeitas precisam ser confirmadas através do exame avaliado pelas autoridades de saúde como definitivo. (Foto ilustração)

O presidente Fernando Torres (PSD) espera que seja possível a retomada dos trabalhos em plenário na quarta-feira, dia da última sessão da semana. O dirigente decidiu testar vereadores, funcionários que atuam diretamente no plenário durante as sessões e também jornalistas escalados pelos veículos para cobertura regular das atividades da Câmara toda segunda-feira, antes de iniciar os trabalhos. Apenas após diagnóstico pelo exame PCR a Câmara vai informar ao público se há pessoas efetivamente positivadas. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 05:10h
Coronavírus no Brasil

Brasil tem 1.240 mortes por covid-19 em 24 horas

 

O Brasil chegou a 331.433 mortes por covid-19, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada neste domingo (4). Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.240 novos óbitos pelas secretarias estaduais de Saúde. (Foto ilustração)

A soma de casos acumulados foi de 12.984.956. De ontem para hoje, foram notificadas 31.359 novos casos de infecção. Os dados indicam também que 1.296.002 pacientes estão, neste momento, em acompanhamento. Outros 11.357.521, o correspondente a 87,5% dos infectados, já se recuperaram.

Os registros de casos e mortes costumam ser menores em feriados, sábados e domingos, em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de Saúde. O represamento das informações durante os fins de semana costuma inflar os dados dos dias seguintes.

Estados

São Paulo chegou a 2.527.400 pessoas contaminadas. Os outros estados com maior número de casos no país são Minas Gerais (1.156.435) e o Rio Grande do Sul (860.136). Já o Acre tem o menor número de casos (71.157), seguido de Roraima (90.350) e do Amapá (98.898).

Em número de mortes, São Paulo também lidera, com 77.020 óbitos. O Rio de Janeiro (37.687) e Minas Gerais (25.654) aparecem na sequência. Os estados com menos mortes são o Acre (1.291), Amapá (1.323) e Roraima (1.352). (ABr)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 05:05h
Covid-19 na Bahia

Bahia registra 1.855 novos casos de Covid-19 e mais 50 óbitos pela doença

 

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.855 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.587 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico deste domingo (4) também registra 50 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 813.794 casos confirmados desde o início da pandemia, 783.065 já são considerados recuperados, 15.069 encontram-se ativos e 15.660 tiveram óbito confirmado. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.133.950 casos descartados e 183.161 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 45.743 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 15.710, representando uma letalidade de 1,93%. Dentre os óbitos, 55,40% ocorreram no sexo masculino e 44,60% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,74% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,53%, preta com 15,30%, amarela com 0,48%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,82% dos óbitos. O percentual de caso...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 05.04.2021 05:00h
Feira de Santana

Covid-19: Feira registra 83 novos casos; não houve comunicado de óbitos neste final de semana

 

Feira de Santana não registra nenhuma morte por Covid-19 há três dias. Até agora são exatamente 26.638 pacientes recuperados, índice que representa 84,5% dos casos confirmados. Nas últimas 24h, 30 exames foram negativos e 83 positivos. (Foto ilustração)

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 151 pacientes internados no município e 4.306 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. A informação é da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde neste domingo (04).

NÚMEROS DESTE DOMINGO 04 de abril de 2021

Casos confirmados no dia: 83

Pacientes recuperados no dia: 50

Resultados negativos no dia: 30

Total de pacientes hospitalizados no município: 151

Óbito comunicado no dia: 0.

NÚMEROS TOTAIS

Total de pacientes ativos: 4.306

Total de casos confirmados no município: 31.498 (Período de 06 de março de 2020 a 04 de abril de 2021)

Total de pacientes em isolamento domiciliar: 4.155

Total de recuperados no município: 26.638

Total de exames negativos: 43.549 (Período de 06 de março de 2020 a 04 de ab...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2021 15:40h
Rio de Janeiro

O cantor Agnaldo Timóteo morre de Covid aos 84 anos

 

O cantor Agnaldo Timóteo não resistiu às complicações decorrentes da Covid-19 e morreu neste sábado (3) no Rio. Ele tinha 84 anos. Agnaldo estava internado desde o dia 17 de março na UTI do Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio. No último dia 27, Agnaldo precisou ser intubado para "ser tratado de forma mais segura" contra a doença.

"É com imenso pesar que comunicamos o FALECIMENTO do nosso querido e amado Agnaldo Timóteo. Agnaldo Timóteo não resistiu as complicações decorrentes do COVID-19 e faleceu hoje às 10:45 horas. Temos a convicção que Timóteo deu o seu Melhor para vencer essa batalha e a venceu! Agnaldo Timóteo viverá eternamente em nossos corações! A família agradece todo o apoio e profissionalismo da Rede Hospital Casa São Bernardo nessa batalha", disse a família, em nota. (G1)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2021 10:32h
São Bernardo do Campo

Ex-presidente Lula recebe segunda dose de vacina contra Covid-19

 

O ex-presidente Lula (foto) recebeu por volta das 10h deste sábado (3) a segunda dose da CoronaVac, vacina contra Covid-19. A imunização ocorreu em São Bernardo do Campo (SP). A primeira dose havia sido aplicada no ex-presidente em 13 de março.  Lula tem 75 anos. (Brasil 247/foto-vídeo: Ricardo Stuckert)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2021 10:02h
Eleições na Bahia

Jaques Wagner e Otto Alencar cada dia mais consolidados para 2022

 

Com o indicativo do PT ter o senador Jaques Wagner candidato a governador em 2022, o também senador Otto Alencar dá sinais de que o caminho é a união das duas siglas, PT e PSD, no próximo ano. O que fortalece mais ainda é o desejo do PP de querer a vaga de senador no grupo para o deputado federal Cacá Leão, como especulado pela imprensa. (Foto ilustração: Jaques Wagner e Otto Alencar)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2021 09:32h
Relação discreta

Feira de Santana: José Ronaldo e o seu silêncio em 2021

 

Se tem uma coisa que ninguém pode alegar é a influência direta do ex-prefeito José Ronaldo (DEM) na administração de Colbert Martins (MDB) em Feira de Santana. Quando nada publicamente, há uma discrição na relação dos dois dirigentes políticos. A informação é que José Ronaldo tem recebido liderados em seu escritório, com restrições em razão da pandemia, e quando trata sobre a administração municipal, tem sido discreto. (Foto ilustração: José Ronaldo e Colbert Martins)
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2021 09:26h
Profecia

Targino Machado vê dias sombrios com o alastramento da Covid -19

 

O ex-deputado estadual Targino Machado (foto ilustração), que também é médico, nos recordava quinta-feira (01) que nos meados do ano passado ele já previa passarmos dos 200 mil mortos por Covid -19. Na mesma conversa, fez outra previsão sombria, que podemos passar de 500 mil mortos com esse desgoverno federal. Em tempo: Targino Machado já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid -19, em Salvador.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2021 09:24h
Feira de Santana

Lulinha diz que Câmara se precipitou ao divulgar nomes com Covid -19

 

O vereador Lulinha da Conceição (DEM-foto ilustração) não gostou nada da declaração dada pela direção da Câmara Municipal de Feira de Santana sobre ter metade dos vereadores infectados pela Covid -19. Em contato com o site Bahia na Política, disse deveriam ter esperado o resultado do PCR para ver se realmente está reagente. “Eu, por exemplo, já tive Covid -19 e deu que estou reagente e não estou com a doença”, declarou Lulinha. E assim tem muitos na Câmara que entraram na lista sem estar contaminados. Lulinha aproveitou para criticar também que foram divulgados nomes de vereadores que possivelmente estão infectados. Disse que não foi ético. O infectado é que deve ou não divulgar. 
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2021 09:20h
Brasil

Mais de 6 mil militares estão em cargos no Governo Federal

 

Apesar de não ser um governo militar, o capitão e presidente da República Jair Bolsonaro já conta com 6.150 militares na sua administração em cargos de chefia. Desses, mais de 3 mil são da ativa. É um governo civil, mas militarizado.(Foto ilustração)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2021 09:18h
Golpe militar

Feira de Santana: Os 57 anos da ditadura militar passam despercebidos

 

Os 57 anos da ditadura militar no Brasil, lembrados quarta-feira (31) de triste memória, na Câmara Municipal passaram despercebidos. Olhe que no Legislativo feirense tem posições ideológicas para todas as vertentes.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2021 09:16h
Feira de Santana

Pagar multa por não usar máscara vai sobrar para os mais pobres

 

O vereador Luiz da Feira (PROS-foto ilustração) pensou ganhar dividendos com a obrigatoriedade do uso de máscaras, por meio de Projeto de Lei de sua autoria. Mas nos meios mais populares a recepção não tem sido boa. É que Luiz da Feira colocou uma multa de R$ 300,00 para quem descumprir a lei. Entendem as pessoas que quem vai pagar a fatura são os pobres de baixa renda que não tem condições de comprar máscaras.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 03.04.2021 09:13h
Não resolve

Romeu Zema vai antecipar feriado de 21 de abril de 2022 e 2023

 

O governador Romeu Zema (Novo-foto ilustração) enviou à Assembleia Legislativa Projeto de Lei antecipando os feriados de 21 de abril deste ano, de 2022 e 2023 para três dias da semana que vem. Como o brasileiro não perde a piada, nem tempo, vai folgar nas datas dos 3 anos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


 
 
 
 
Facebook
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
Livro do jornalista Jnio Rego
 
Pazzi Povo FM
 
Jair Onofre - Alvorada Sertaneja
 
Genesio Serafim - Loja de vete
 
Lindiomar - Cerveja
 
Tinga - material eletrico
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2021

2020

2019

 
 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia