Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você acredita que Lula será preso?



Parcial
 
 

Entrevista: José Edvaldo Rocha Rotondano

O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, visitou sexta-feira (7), a cidade de Santo Estevão Antonio Cardoso. Foi assinar convenio junto a Prefeituras Municipais para viabilizar a estrutura para que os municípios realize o cadastramento biométrico eleitoral. Minutos antes da solenidade que ocorreu na Câmara Municipal de Antonio Cardoso, o magistrado conversou um pouco com a imprensa presente, puxado pelo site Bahia na Política:

Bahia na Política: Presidente inicialmente, saber do senhor o que lhe traz aqui a cidade de Antônio Cardoso?

Presidente do TRE: Hoje um convênio, um termo de parceria técnica de cooperação técnica a ser assinado entre a prefeitura de Antônio Cardoso e o Tribunal Regional Eleitoral para viabilizar, para incrementar e para alcançar o objetivo do município, do TRE, aliás, que é biometrizar todo eleitorado de Antônio Cardoso e para isso nós contamos com o apoio da prefeitura no sentido de auxiliar o TRE com o pessoal de apoio com espaço e com imóveis dentre outras coisas.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.10.2017 06:02h
Violência

Datafolha mostra que 72% dos moradores do Rio querem ir embora

 

Pesquisa do Datafolha descobriu que 72% dos moradores do Rio de Janeiro querem ir embora da cidade por causa da violência. O Datafolha ouviu 812 pessoas na sequência dos recentes acontecimentos na favela da Rocinha, em que uma briga de facções fechou vias na zona norte e levou medo a trechos da zona sul e exigiu as Forças Armadas na comunidade.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.10.2017 05:59h
JBS

Queda no abate de bois preocupa produtores do Mato Grosso

 

Quem pensava que a crise bovina não chegaria ao Mato Grosso, com o envolvimento da JBS em escândalos de corrupção, se enganou. Estado com 29,6 milhões de cabeças de gado, os produtores estão preocupados coma a crise econômica e a política impulsionada pela JBS no país. A empresa do grupo J&F, que concentra 50% do abate no Estado, iniciou redução do abate de boi e prazo de 30 dias para o pagamento aos produtores – antes, pagava à vista. Nos últimos 60 dias, as indústrias frigoríficas do grupo interromperam pontualmente os abates no Estado. Das 22 empresas que atuam no Mato Grosso, 11 são da JBS. No Mato Grosso do Sul a situação não é diferente. A JBS abate 45% do total do Estado. (Pablo Rodrigo)

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.10.2017 05:58h
Brasil

IHA aponta que 4 em cada mil jovens serão mortos antes de completar 19 anos

 

No Brasil, a cada mil adolescentes de 12 anos, 3,65 serão assassinados antes mesmo de completar os 19. É o que aponta o IHA (Índice de Homicídios na Adolescência), métrica elaborada pela Unicef. A medição é feita com dados de 2014, os últimos disponíveis, e considera apenas as 300 cidades do país com mais de 100 mil habitantes.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.10.2017 05:54h
Evangélico Tom

"Se não afastar o mal com orações, se mata diabo também com bala"

 

O vereador Ewerton Carneiro (PEN-foto), também conhecido como Tom, que é evangélico, na sessão de quarta-feira (11) foi à tribuna e fez um relato interessante. Disse que em uma feira de saúde sua esposa foi maltratada por um “satanás” que queria briga, nem se misturar com coisa ruim por ser “um homem de Deus”. Mas disse também que se for preciso e não afastar o mal com orações, se mata diabo também com “bala”, pois não vai aturar desaforo de quem anda fazendo carreira política em cima do serviço público de saúde do município. Nos bastidores, comenta-se que o problema é que Tom suspeita de que um colega vereador tenha tirado fotos do evento, onde tinha umas cadeiras com seu nome. O caso chegou ao prefeito José Ronaldo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 13.10.2017 05:43h
Câmara Federal

Os vilões da República: Polícia Federal, Ministério Público e Poder Judiciário

 

A apresentação do relatório do deputado federal Bonifácio Andrada (PSDB) contrário à autorização para que o STF apure denúncia contra o presidente Michel Temer, trouxe uma situação curiosa. O mesmo coloca os vilões da República como sendo a Polícia Federal, o Ministério Público e o Poder Judiciário. Bonifácio de Andrada pede o arquivamento da denúncia. Só no Brasil.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 13.10.2017 05:40h
Senhor Diretas

25 anos sem Ulisses Guimarães, símbolo da democracia no Brasil

 

Ontem, 12 de outubro, fez 25 anos de morte de Ulisses Guimarães, também conhecido como “Senhor Diretas”. Uma das maiores personalidades políticas contemporâneas, Dr. Ulisses era moderado e foi presidente do único partido de oposição à ditadura militar, o MDB. Deputado federal, foi presidente da Câmara Federal, da Constituinte de 1988 e presidente do PMDB, tudo ao mesmo tempo. Ulisses Guimarães faleceu no dia 12 de outubro de 1992, quando era transportado em um helicóptero de Angra dos Reis (RJ) para São Paulo, que caiu no mar. Seu corpo nunca foi encontrado.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 07:17h
Resposta à oposição

Zé Neto sobre a BR 415: "A oposição tem que sair dessa picuinha"

 
Deputado estadual Zé Neto (PT)

Deputado estadual Zé Neto (PT)

A declaração da oposição ao governador Rui Costa (PT), feita pelo deputado estadual Leur Lomanto Júnior (PMDB), de que não estão previstos recursos para as obras de duplicação da BR 415, que liga Itabuna à Ilhéus, e que não foi aprovado o projeto executivo para a obra, levou o deputado estadual e líder do governo Zé Neto a fazer o seguinte esclarecimento ao site Bahia na Política: “Desde o governo Dilma Rousseff que já temos R$ 8,5 milhões, mais R$ 25 milhões em emendas parlamentares, ficando o restante no compromisso feito pelo Ministério dos Transportes. Quanto ao projeto executivo, iremos fazer uma licitação em Regime Especial, comum nesses casos”, declarou. Zé Neto argumentou que não vê sentido nessa polêmica e que é preciso bom senso. “A oposição tem que sair dessa picuinha. Arranjar um candidato e fazer um projeto para debater com a gente”, finalizou.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 07:12h
São Paulo

Projeto de Lei obriga fraldários em shoppings centers para homens

 

Na Câmara Municipal de São Paulo também há suas pérolas. A mais recente foi a aprovação de um Projeto de Lei que obriga shoppings centers a disponibilizarem fraldários em banheiros masculinos ou em local que possa ser acessado por homens. O projeto, que é de autoria do vereador Toninho Vespoli (PSOL), segue para a sanção do prefeito João Doria (PSDB). (Foto ilustração)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 07:07h
Aniversariante do Dia

Radialista Deiselaine Campos em festa hoje, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 07:04h
Julgamento

Congresso deve dar aval a afastamento de parlamentar, decide STF

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira que o afastamento de deputados federais e senadores do mandato pelo STF deve ser submetido à Câmara ou ao Senado. O placar do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5526, que tratava do assunto, foi de seis votos pelo aval do Congresso à sanção contra parlamentares ante cinco votos contrários. Qualquer medida que “impossibilitar, direta ou indiretamente o exercício regular do mandato parlamentar”, também será submetida às Casas do Legislativo. O relator da ADI, ministro Edson Fachin, foi autor de um dos cinco votos vencidos neste ponto, ao lado de Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Celso de Mello. (Veja)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 06:44h
Antônio Cardoso

Vereador Marcos da Cabana retorna à Câmara Municipal

 

Afastado da Câmara Municipal de Antônio Cardoso, para assumir a Secretaria de Saúde do Município, Marcos da Cabana (PT-foto) está retornando ao Legislativo. Com isso, volta à condição de suplente o professor Ozéias Santos (PT), que era o líder do governo.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 06:39h
Missa

300 anos de Nossa Senhora Aparecida serão celebrados hoje em Mercês

 

O empresário Sebastião Soares e sua esposa Cinira Soares recebem hoje, em sua fazenda, na localidade de Mercês, Município de São Gonçalo dos Campos, um grande número de fiéis católicos. Tudo por conta dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Na capela, que leva o nome da santa, será celebrada uma missa pelo Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian. O evento já ocorre há 16 anos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 06:37h
Conscientização dos males

Deputado Irmão Lázaro apresenta campanha de combate às drogas

 

O deputado federal Irmão Lázaro (PSC), que tem um centro de recuperação de jovens dependentes de drogas, conhecido como “Sentimento Novo”, está com uma forte campanha de combate e conscientização dos males que as drogas fazem ao cidadão. Campanha de outdoor, em de Feria de Santana, alerta que drogas rouba a liberdade, a família, a saúde e a vida.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 06:34h
Festival 2018

UNE entra com ação contra Lollapalooza por burlar lei da meia entrada

 

A UNE e outras entidades estudantis entraram com uma ação contra o Lollapalooza, argumentando que os organizadores do evento estão burlando a lei da meia entrada. Eles teriam aumentado o preço de todos os ingressos em cerca de 63% em relação ao ano passado. Assim, metade do valor se aproximaria, de fato, do custo cheio da entrada de 2017, que ocorreu no mês de março. Ao mesmo tempo, criaram uma opção para que o preço da inteira não ficasse tão salgado: a “entrada social”, que sai exatamente pela metade do preço para quem doar R$ 30,00 ao Criança Esperança, da TV Globo. Já no terceiro lote, o preço do ingresso para o festival, que terá duração de três dias, de 23 a 25 de março de 2018, custa R$ 1.750,00, a entrada social R$ 880,00 e a meia R$ 850,00.

Justificativa

A T4F Entretenimento, produtora do festival, se defendeu argumentando que a edição de 2018 terá duração de três dias e a de 2017 teve apenas dois. Segundo a empresa, isso justificaria o aumento de 63% no valor do ingresso e por esse motivo não se pode dizer que está o dobro do valor, como as organizações estão alegando. (A Gambiarra)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 06:32h
Feira de Santana

Recursos do BRT são empréstimos com juros subsidiados

 

O senador Otto Alencar (PSD), em entrevista terça-feira (10), na Rádio Itapoan FM, ao falar da sua intervenção junto ao governo Dilma Rousseff para que fossem agilizados os recursos do BRT de Feira de Santana, disse que a verba foi uma doação da presidente. Engano. Os recursos, no valor de quase R$ 100 milhões, foram a título de empréstimo à Prefeitura Municipal, via Caixa Econômica Federal, com juros subsidiados.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 06:26h
Nova direção

PHS da Bahia pode mudar de controle ainda esse mês

 

Chega a informação ao site Bahia na Política que o PHS baiano, que tem hoje como presidente Denivaldo Muniz Lopes Júnior, mudou de controle. A batuta partidária deverá ficar sob o comando de José Raimundo, que já foi dono do PRTB. De Feira de Santana dois nomes estão na atual Executiva Estadual. O ex-deputado estadual Humberto Cedraz e o vereador licenciado Pablo Roberto, que está como membro. Em tempo: Desde o mês de julho a Comissão Provisória Estadual está inativa.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 06:22h
Câmara Municipal

José Carneiro tem encontro com profissionais de imprensa

 

Na manhã de ontem, o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, José Carneiro Rocha (PSDB), se reuniu com os profissionais de imprensa que cobrem os trabalhos legislativos. Entre os assuntos tratados destaque para o concurso público, a instalação da TV Câmara em canal aberto e a relação com os comunicadores.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 06:18h
Cadastro eleitoral biométrico

Cidades da Comarca de Santo Estevão atingiram 50% do cadastro biométrico

 

A Comarca Eleitoral de Santo Estevão divulgou, no início da semana, o balanço do cadastro biométrico eleitoral das suas três cidades. Em Santo Estevão e Ipecaetá já foram cadastrados 47% dos eleitores. Já em Antônio Cardoso, apenas 25% dos eleitores foram cadastrados.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 06:17h
Salários vultosos

CNJ já tem valores de salários dos magistrados do País

 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já tem as informações bombásticas, mas ainda não divulgou os salários dos magistrados – como ordenou a presidente Carmen Lúcia. O CNJ justificou que é preciso padronizar as planilhas enviadas por cada tribunal. Dos 90 tribunais do país, 86 já mandaram os dados. Há casos, e não são poucos, que ultrapassam R$ 200 mil.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 12.10.2017 06:14h
Candidato a deputado federal

Roberto Jefferson muda domicílio para São Paulo de olho em 2018

 

O delator do mensalão, Roberto Jefferson (PTB-RJ-foto), que chegou a cumprir prisão em razão do seu envolvimento no esquema, já tem título de eleitor em São Paulo, expedido no dia 15 de agosto pela Justiça Eleitoral. Ele tentará um novo mandato de deputado federal pelo Estado e até já alugou apartamento na capital paulista.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 17:15h
Possível extradição

Temer decide revogar condição de Battisti e espera STF para extradição

 

O governo de Michel Temer decidiu revogar a condição de refugiado do italiano Cesare Battisti (foto) e extraditá-lo caso o STF não conceda um habeas corpus preventivo a ele. A defesa de Battisti tinha entrado com o pedido de liberdade na Corte no final de setembro, com base em notícias divulgadas pela imprensa de suposta solicitação do governo da Itália para que Temer revisse pedido de extradição.

A estratégia inicial do Planalto seria esperar a apreciação do STF antes de assinar o decreto de extradição. Existiriam conversas, contudo, no sentido de Temer chancelar o retorno de Battisti à Itália, em caso de demora na decisão do Supremo.

O ministro Luiz Fux é relator do caso Battisti na Corte, e está com o pedido de habeas corpus. Ele deve decidir sobre o assunto de forma monocrática. (Jornal do Brasil) 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 16:45h
Série.., "Os renegados"

PSB convoca diretório para expulsar governistas do partido

 

O presidente do PSB, Carlos Siqueira (foto), convocou para a próxima segunda-feira (16) o Diretório Nacional do partido para discutir a expulsão de deputados governistas filiados à sigla, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

Serão julgados os processos disciplinares contra a atual líder do partido na Câmara, Tereza Cristina, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e os deputados Fábio Garcia e Danilo Forte.

Todos eles estão negociando a saída do PSB, mas ainda esperam a janela partidária do ano que vem para concretizar a decisão. Cerca de dez deputados governistas do partido já dão como certa a ida ao DEM.

Diante da divisão da bancada, o presidente do PSB já admite iniciar conversas para uma saída negociada com esses parlamentares. Se eles resistirem e quiserem continuar no partido, mesmo com posições completamente contrárias ao do diretório, devem ser expulsos.

A tensão entre as alas do PSB ficou irremediável depois que a executiva ordenou que os parlamentares votassem pela continuação da segunda denúncia e recebeu a sinalização de que nem a l&i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 16:26h
Serrinha

SEDESP participa da reunião de formação do Polo Calçadista da Região do Sisal

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Serviços Públicos de Serrinha – SEDESP – participou, na última quinta-feira (5), em Conceição do Coité, de uma reunião para discutir a formação do Polo Calçadista da Região do Sisal. (Foto ilustração)

A reunião aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento daquele município e teve a participação de diversas indústrias da região. Dentre os presentes estavam o Coordenador Regional do SENAI, Levi Costa; Sávio Sampaio, Consultor Regional do SEBRAE; Waldemar Araújo, Consultor do SENAI-CIMATEC; Jorge Martins, Gerente da FIEB/ SENAI-CIMATEC; e do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Coité, Fagner Ramos.

Foram realizadas atividades visando à identificação dos principais problemas do setor, buscando dos participantes indicações dos possíveis caminhos a seguir na construção de soluções para os problemas expostos.

Diante de sinais que pretendem a formação de uma estrutura sólida para um polo calçadista, a expectativa é que a economia dos municípios participantes seja aquecida. A i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 16:00h
Violência em São Paulo

Jornalista morre durante assalto em ponto de ônibus na Zona Oeste de SP

 

O jornalista Oswaldo Ribas (foto), de 64 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (11) após ser baleado durante um assalto na Zona Oeste de São Paulo. O crime ocorreu às 5h30, na Rua Isabel de Castela, altura do número 35, no Alto de Pinheiros.

Ribas trabalhava há 20 anos na agência de comunicação CDN. Atualmente, atuava como gerente de análise de assuntos internacionais.

Em nota, a agência afirma que o jornalista foi assassinado enquanto se deslocava para a empresa.

"Até o momento, o que sabemos é que ele foi assaltado no ponto de ônibus, quanto vinha para a CDN. Recebeu um tiro. Levado ao pronto-socorro do HC [Hospital das Clínicas, na Zona Oeste], já chegou sem vida."

A CND lamenta o falecimento de Ribas e diz prestar apoio aos familiares.

"Todos os que conhecem o Osvaldo sabem que, em 20 anos trabalhando na CDN, ele foi sempre um excelente profissional. Mas, para nós, o que mais fará falta é a pessoa e o colega, dos melhores, sempre. Estamos em contato com a família para todo o apoio necessário." (G1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 15:26h
Campanha Pró-Município

UPB convoca reunião de diretoria para lançar campanha “Pró-Município”

 

A União dos Municípios da Bahia (UPB) convoca reunião de diretoria, conselho fiscal e consultivo para a próxima quinta-feira (19/10), na sede da entidade, ocasião em que lança a campanha “Pró-Município”, com foco na gestão fiscal e saúde financeira das prefeituras baianas. (Foto ilustração)

No encontro, os prefeitos serão atualizados sobre as ações da entidade para retirar os programas federais do cálculo do índice de pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ademais, será construída, na reunião, uma agenda de mobilizações em defesa da pauta prioritária dos municípios, que envolve recursos para saúde, assistência social e adequação dos planos de carreira da educação à realidade financeira das prefeituras.

Segundo Eures Ribeiro, gestor UPB, as obrigações impostas aos prefeitos não consideram as circunstâncias atuais de uma profunda crise econômica e a consequente queda de arrecadação dos municípios. “Hoje as prefeituras passam por um processo de demissão em massa de milhares de pais e mães de família, isso acarreta prejuí...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 15:15h
Itabuna

Prefeitura prorroga o Programa de Recuperação Fiscal (Refis) até dezembro

 

O Programa de Recuperação Fiscal (Refis) de Itabuna foi prorrogado até 15 de dezembro deste ano, conforme decreto 12.703, assinado pelo prefeito Fernando Gomes. O Refis permite aos contribuintes em débito parcelas dívidas com o município relativas a tributos como IPTU, ISS e taxas vencidos até 2016. (Foto ilustração)

Segundo o secretário da Fazenda, Moacir Messias, a prorrogação visa beneficiar um número maior de contribuintes em débito com o fisco municipal. O secretário cita que, no caso de parcelamento em seis meses, a redução é de 80%. O percentual cai para 60% em 12 meses e 40% em 24 parcelas. Já para 36 meses, o desconto cai para 30%. E chega a 20% em pagamento em 48 meses. (pimenta)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 15:00h
Canavieiras

Prefeito corta 30% do seu próprio salário

 

Em Canavieiras o prefeito Almeida (PPS - foto) decidiu cortar o próprio salário em 30%. A decisão foi publicada nesta semana no Diário Oficial do Município, e faz parte de uma série de medidas visando o equilíbrio financeiro diante da crise.

Esse corte tem prazo determinado: 90 dias. O decreto leva em consideração a redução das receitas do município, por conta da política de desoneração de impostos e desaceleração da atividade econômica e também a necessidade de contenção de despesas de forma a recuperar o equilíbrio das contas públicas. Apesar das dificuldades, a prefeitura está mantendo os salários do funcionalismo em dia, conforme a assessoria de imprensa.

Segundo informações, o prefeito também pretende tomar uma medida para cortar em 30% o salário dos secretários. (politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 14:24h
TCM

Prefeita de Itanhém é denunciada ao MPE pela prática de nepotismo

 

Nesta terça-feira (10/10), o Tribunal de Contas dos Municípios determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra a prefeita de Itanhém, Zulma Pinheiro dos Santos Vaz (foto), para que sejam adotadas providências em função da comprovada prática de nepotismo. A denúncia formulada pelo vereador André Luiz Correia apontou que a gestora contratou, no exercício de 2017, como médica dermatologista, Dayana Ramalho Vieira, mulher de seu irmão Magno Pinheiro dos Santos e também cunhada dos secretários municipais Álvaro Pinheiro dos Santos e Newton Pinheiro dos Santos.

O relator do processo, conselheiro Paolo Marconi, também multou a prefeita em R$5 mil e determinou a restituição aos cofres municipais da quantia de R$70.660,00, com recursos pessoais, referentes ao pagamento de valores destinados à contratada por serviços não comprovadamente realizados (R$70.000,00) pela médica e alusivos à concessão de diárias (R$ 660,00) sem respaldo contratual.

Além disso, a gestora não apresentou documentação capaz de comprovar a real prestação dos serviços pela contratada. As fichas...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 14:00h
Alagoinhas

SECOM realiza sessão pública nesta quarta-feira (11)

 

Em consonância com a Lei de Transparência, a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM), realizará nesta quarta-feira (11) uma sessão pública de abertura de envelopes referentes a serviços especializados de publicidade. (Foto ilustração)

Os serviços que serão contratados envolvem a captação de imagens em vídeo, de diversas locações da cidade de Alagoinhas. A cerimônia de abertura dos envelopes acontecerá às 16h, na sede de SECOM, localizada na rua Conselheiro Saraiva, 211, 1º andar, Centro.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 13:42h
TRE-BA

Serviços da Justiça Eleitoral estarão indisponíveis a partir das 20h desta sexta (13/10)

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informa que todos os serviços da Justiça Eleitoral, inclusive aqueles oferecidos por meio da internet, estarão suspensos a partir das 20h desta sexta-feira (13/10). A interrupção ocorre em razão de testes a serem realizados na rede elétrica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e deverá perdurar até às 8h da segunda-feira (16/10). (Foto ilustração)

A indisponibilidade de todos os serviços informatizados mantidos pelo TSE durante o período foi informado aos TREs por meio do Memorando nº 61. No documento, a equipe de engenharia do órgão superior esclarece que “testes a serem realizados com a rede elétrica são tais que colocariam em risco equipamentos e dados mantidos no CPD”.

Serão afetados pela indisponibilidade dos serviços: atendimento a eleitores por qualquer Cartório Eleitoral; o sistema PJE de toda a Justiça Eleitoral e respectivos Diários de Justiça; portais de internet de toda a Justiça Eleitoral; serviço de agendamento para a biometria; recebimento e envio de e-mail externos à Justiça Eleitoral; emissão de Certidão de Quitação Eleitoral, entre outros.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 13:37h
Salvador

Reeleição de Bites na Uneb amplia parceria do Sindilimp para beneficiar pessoas de baixa renda

 

A reeleição de José Bites para o cargo de reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foi apontada como uma ampliação das ações sociais e formação profissional que a unidade de ensino mantém com o Sindicato dos Trabalhadores Terceirizados em Limpeza Urbana e Asseio (SindilimpBA). Para a coordenadora-geral da entidade representativa, Ana Angélica Rabelo, a vitória de Bites reflete a atuação que ele vem coordenando dentro e fora da universidade. Nesta quarta-feira (11), Ana destacou a eleição e falou da parceria. (Foto: Reitor José Bites e Ana Angélica)

“Primeiro quero parabenizar o reitor pela vitória. Temos uma parceria com a Uneb para formação de pessoas para o mercado de trabalho que auxilia quem tem pouca renda e não pode custear um curso profissionalizante. Estamos inseridos neste contexto com milhares de trabalhadores que buscam se qualificar para galgar novos postos e até mesmo se especializar em algum curso oferecido. Basta procurar o SindilimpBA para saber quais cursos vão ser mais úteis e se inscrever”, salienta. (Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 13:17h
Setor varejista

Varejo no Brasil surpreende e cai em agosto, mas movimento não é tendência, diz IBGE

 

As vendas no varejo brasileiro tiveram queda inesperada em agosto e registraram o pior resultado para o mês em dois anos, com perdas generalizadas no setor, mas em movimento pontual que não deve prejudicar a recuperação do setor. (Foto ilustração)

Em agosto as vendas varejistas recuaram 0,5 por cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, após estabilidade em julho e alta nos três meses anteriores.

É o resultado mais fraco para agosto desde 2015, quando caiu 0,6 por cento, e a leitura foi bem pior do que a expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,2 por cento.

Sobre o mesmo mês de 2016, as vendas apresentaram alta de 3,6 por cento, também abaixo da expectativa de avanço de 4,5 por cento mas no melhor resultado desde maio de 2014 (+4,6 por cento).

De acordo com o IBGE, sete das oito atividades pesquisadas apresentaram recuo nas vendas, sendo a mais forte em equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, de 6,7 por cento. (Reuters)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 12:43h
Chegou a conta

TCU bloqueia bens de Dilma, Palocci e Gabrielli por compra de Pasadena

 

Os bens do ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli e do ex-ministro Antonio Palocci, foram bloqueados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (11). Claudio Luis da Silva Haddad, Fabio Colletti Barbosa e Gleuber Vieira também tiveram os bens bloqueados por causa de atuação na aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), pela estatal. O bloqueio, que tem validade de um ano, foi aprovado pelo plenário da Corte. (Foto ilustração)

Segundo TCU, a compra de Pasadena acarretou em prejuízo de US$ 580 milhões à estatal, “em razão desses gestores terem adotado critérios antieconômicos para definir o preço da refinaria”. Todos podem recorrer da decisão, tanto no TCU quanto na Justiça. A decisão do bloqueio tem efeito imediato mas, para que ocorra efetivamente, é preciso que o TCU receba a relação de bens.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 12:03h
STF x Congresso

Fachin vota contra necessidade de aval do Congresso para afastamento de parlamentares

 

O ministro Edson Fachin (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (11) contra a necessidade de aval do Congresso para a suspensão do mandato de parlamentares pela Corte.

Ele foi o primeiro magistrado a se manifestar no julgamento de uma ação que busca definir a possibilidade de afastamento de deputados e senadores e o procedimento a ser adotado nesses casos. A decisão dependerá de uma maioria de ao menos 6 votos entre os 11 ministros.

Após o voto de Fachin, a presidente do STF, suspendeu a sessão para almoço, que será retomada no período da tarde com os demais votos.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 11:23h
Setor industrial baiano

Produção industrial baiana cresceu 4,9% em agosto

 

De acordo com dados analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em agosto de 2017, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, aumentou 4,9% frente ao mês imediatamente anterior, após crescer 7,9% em julho último. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou acréscimo de 4,6%. A variação acumulada no período de janeiro a agosto de 2017 registrou taxa de -3,9% em relação ao mesmo período de 2016. O indicador, no acumulado dos últimos 12 meses, recuou 5,1% frente ao mesmo período anterior, queda menos intensa do que a observada em julho último (-6,4%). (Foto ilustração)

No confronto com igual mês do ano anterior, a indústria apresentou crescimento de 4,6%, com sete das doze atividades pesquisadas assinalando aumento da produção. O setor de Veículos (18,3%) foi a principal influência positiva no período, explicada pela maior produção de automóveis.(SEI)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 10:57h
Entretenimento

Feira Coletivo divulga atrações da 7ª edição do Feira Noise

 

Com um line-up mais sólido e plural a cada ano, a 7ª edição do Feira Noise Festival contará com shows de bandas já consolidadas no cenário musical, como Dead Fish, Maglore e Selvagens à Procura de Lei e grupos mais novos que tem se destacado em todo o pai, como The Baggios, Ventre e Deb and The Mentals. (Foto ilustração)

Entre os nomes baianos, temos atrações também estabelecidas no contexto nacional (Maglore, Canto dos Malditos na Terra do Nunca e Pedro Pondé), bandas independentes veteranas (Novelta e Clube de Patifes) e novas apostas locais (Iorigun, Sofie Jell e Tripulação 14).

Promovido pelo Feira Coletivo Cultural, o Feira Noise é um dos mais importantes festivais de artes integradas da região Nordeste. Na mesa de abertura estará presente o colunista da Mídia Ninja, Cláudio Prado, que estará em Feira de Santana pela primeira vez. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 10:50h
ALBA

Mandato do deputado Angelo Almeida será parceiro em evento de 30 anos do SUS

 

A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), em parceria com o mandato do deputado estadual Angelo Almeida (PSB - foto), realizará o Simpósio “30 Anos do SUS - O que deu e o que não deu certo”, no dia 30 de novembro, no auditório Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com a presença do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão e outras autoridades.

Na reunião do colegiado também foi agendada uma audiência pública para a próxima terça-feira (23), na qual o diretor geral da Fesf Carlos Alberto Trindade fará uma exposição sobre a atuação do órgão, que tem participação expressiva no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 10:38h
Duque de Caxias (RJ)

Filha de Beira-Mar assumirá mandato como vereadora

 

Fernanda Izabel Costa (PP - foto), filha de Fernandinho Beira-Mar, assumirá como vereadora de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. É o que diz o jornal O Dia. Aos 32 anos, Dra. Fernanda Costa, nome de campanha da filha do traficante de drogas mais conhecido do Brasil, assumirá o cargo por conta do afastamento de Sebastião Ferreira da Silva (PP), o Chiquinho Grandão. Acusado de envolvimento com a milícia, ele teve a prisão preventiva decretada na última quinta-feira.

Em sua primeira candidatura, em 2016, Dra. Fernanda teve 3.098 votos, que lhe deram a suplência. Pela Lei Orgânica do Município, assumirá o mandato 120 dias após o afastamento de Chiquinho Grandão. Ao Tribunal Superior Eleitoral, a cirurgiã-dentista declarou ter bens avaliados em R$ 140 mil. Fernandinho Beira-Mar, de 50 anos, está preso desde 2002. Suas condenações, somadas, chegam a 350 anos de prisão.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 10:30h
Expectativa

Imbassahy não deu mais "nenhuma indicação" de que vai para o PTB, afirma Benito

 

O deputado federal Benito Gama (PTB-BA) disse que o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB - foto), ainda não lhe deu “nenhuma indicação” de qual será seu futuro político. Desgastado no ninho tucano, principalmente com a bancada da sigla na Câmara, Imbassahy cogita migrar para outro partido.

Na bolsa de apostas, constam PMDB e PTB. O próprio Gama, presidente do PTB na Bahia, já havia admitido publicamente tratativas com Imbassahy para viabilizar a troca. Mas, segundo ele, o assunto anda morno. “Nós conversamos há um mês atrás, e ele comentou que queria vir. Já se passou um mês e situação segue indefinida”.

O parlamentar, que também é vice-líder do governo no Congresso, ainda negou ter ouvido do ministro que seu destino poderia ser o PMDB. “Comigo, ele não comentou. Disse que queria vir para o PTB”, declarou. (Bahia Noticias)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 11.10.2017 10:23h
Caixa Econômica Federal

PF deflagra segunda fase da Operação Duas-Caras que apura fraudes contra a Caixa

 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11), a segunda fase da Operação Duas Caras, que apura fraudes contra a Caixa Econômica Federal. Ao todo, 25 policiais foram escalados para cumprir nove mandados judiciais: quatro de busca e apreensão, um de prisão preventiva, dois de prisão temporária e dois de condução coercitiva nas cidades paranaenses de Curitiba, São José dos Pinhais e Colombo. (Foto ilustração)

Em nota, a PF informou que trata-se de um grupo especializado na prática de “diversos crimes" contra a Caixa". Após analisar materiais apreendidos na primeira fase da operação, os policiais identificaram novos fatos e novos suspeitos e, para dar sequência às investigações, fizeram representações junto à Justiça Federal.

Segundo a polícia, a operação investiga saques em contas poupança de clientes com grandes saldos e que não apresentavam histórico de retiradas. Os criminosos contavam com a ajuda de um funcionário do banco que identificava e repassava a eles os dados desses clientes. O dinheiro era retirado dessas contas até que elas ficassem zeradas ou até que fossem...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


União Médica

 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia