Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você votaria nos parlamentares atuais em uma reeleição em 2018?



Parcial
 
 

Entrevista: José Edvaldo Rocha Rotondano

O presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, visitou sexta-feira (7), a cidade de Santo Estevão Antonio Cardoso. Foi assinar convenio junto a Prefeituras Municipais para viabilizar a estrutura para que os municípios realize o cadastramento biométrico eleitoral. Minutos antes da solenidade que ocorreu na Câmara Municipal de Antonio Cardoso, o magistrado conversou um pouco com a imprensa presente, puxado pelo site Bahia na Política:

Bahia na Política: Presidente inicialmente, saber do senhor o que lhe traz aqui a cidade de Antônio Cardoso?

Presidente do TRE: Hoje um convênio, um termo de parceria técnica de cooperação técnica a ser assinado entre a prefeitura de Antônio Cardoso e o Tribunal Regional Eleitoral para viabilizar, para incrementar e para alcançar o objetivo do município, do TRE, aliás, que é biometrizar todo eleitorado de Antônio Cardoso e para isso nós contamos com o apoio da prefeitura no sentido de auxiliar o TRE com o pessoal de apoio com espaço e com imóveis dentre outras coisas.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 05:39h
De mal a pior

Pouco mais de um terço dos brasileiros confiam nas instituições do governo

 

Pesquisa da Transparência Internacional, Gallup e OCDE constata que na maior parte dos países da América Latina a população não confia nas instituições do governo. Destaque para o Equador (65%); Uruguai (60%); Bolívia (47%); Argentina (41%); Chile (40%); Brasil (36%); Colômbia (30%); México (26%); Peru (24%); Venezuela (20%) e Paraguai (19%). De 0 a 100, quanto maior o número, maior a confiança.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 05:37h
De direita

Fisiologismo do “centrão” e desgaste da esquerda fortalecem candidaturas independentes

 

O fisiologismo declarado pelos deputados do “centrão” e o momento que vive a esquerda brasileira liderada pelo PT, só fortalecem as chamadas candidaturas descomprometidas com a atual conjuntura política. Sai na frente o deputado federal Jair Bolsonaro, que se intitula de direita.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 05:35h
Reforma Política

No PT: "Me jogue no fogo, não me jogue na água"

 

Apesar do PT, ao lado de legendas menores, como o PSOL, PSB, PC do B, PHS, serem contra o distritão, cláusula de barreira, fim das coligações, entre outros pontos, o relator da proposta é Vicente Cândido, militante petista. A informação é que o PT vive a história do sapo: “Me jogue no fogo, não me jogue na água”.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 11.08.2017 05:33h
Projetos

Colbert Martins visita ministérios em Brasília

 

O vice-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (PMDB-foto), que estava em Brasília nas últimas quarta-feira e quinta-feira, informa que visitou ministérios acompanhando projetos que vão beneficiar o município.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 19:11h
Conhecido Ronny

Morre o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana Reinaldo Miranda

 

Faleceu há pouco, em sua residência, o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Reinaldo Miranda (PHS-foto), conhecido como Ronny. O corpo se encontra no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). A família não informou os motivos do falecimento e onde será o velório e sepultamento. Ronny tinha 42 anos, estava no seu terceiro mandato de vereador  e segundo de presidente do Legislativo feirense.
 

 
Comente Ler Comentário (1)
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 17:21h
Senado Federal

Etchegoyen aponta crime organizado como maior ameaça e defende investimento em inteligência

 

O país precisa priorizar estratégias de inteligência para que possa combater o crime organizado, disse o ministro do gabinete de Segurança Institucional da presidência da República, general Sergio Etchegoyen (foto), durante audiência conjunta das comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quinta-feira (10).

O ministro diz concordar com o comandante-chefe do Exército, general Eduardo Villas-Bôas, de que o crime organizado é hoje a maior ameaça à sociedade brasileira. Etchegoyen cobrou do Congresso Nacional mudanças na legislação para que os órgãos de segurança pública e de inteligência tenham "meios mais eficazes de atuação".

— Sinto falta hoje de meios para que possamos defender a sociedade. Só pra ficar num exemplo, carregar um fuzil no Rio de Janeiro tem a mesma penalidade que carregar uma garrucha enferrujada. Para que alguém precisa de um fuzil no Rio de Janeiro? Esse tipo de coisa tem que ser melhor discutida — afirmou. Ele também questiona alguns benefícios aos quais os presidiários têm acesso. E reiterou que devido &agrav...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 17:00h
Câmara Federal

Fim de coligações e cláusula de desempenho recebe parecer favorável em comissão especial

 

A relatora da comissão especial da Câmara que analisa novas regras sobre as coligações partidárias, deputada Shéridan (PSDB-RR - foto), apresentou nesta quinta-feira (10), seu parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição 282/16, do Senado, na forma de texto substitutivo. Os parlamentares da comissão pediram vista conjunta, e a votação da proposta foi adiada para a próxima quinta-feira (17). Mas, segundo Shéridan, a ideia é tentar um acordo para antecipar a votação para o início da semana.

O texto proíbe as coligações nas eleições proporcionais (para deputado e vereador) a partir de 2020 e impõe regras para que os partidos tenham acesso ao dinheiro do Fundo Partidário e à propaganda gratuita no rádio e na TV.

Pelo substitutivo, terão acesso a esses benefícios os partidos que obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados: - Na legislatura seguinte às eleições 2018 - 1,5% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos 9 estados, com no mínimo 1% de votos válidos em cada um deles; ou tiverem elegido pelo menos 9 deputados distribuídos em 9 estados....

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 16:31h
Feira de Santana

Comerciantes apoiam obras de requalificação no Centro de Abastecimento

 

Em mais uma rodada de reuniões com representantes de vários segmentos comerciais estabelecidos no Centro de Abastecimento, tendo como pauta as mudanças estruturais consideradas necessárias e indispensáveis pelo Governo Municipal para adequar o entreposto ao projeto de implantação do Centro de Comércio Popular, a Associação dos Comerciantes e Trabalhadores (ACTC) aprovou as intervenções que veem ocorrendo no local. (Foto ilustração)

A construção de dois galpões, um para a comercialização de peixes e mariscos e outro para o comércio de hortifrutigranjeiros (Galpão da Cebola); a reforma de 10 sanitários; a implantação de um módulo policial e a reestruturação da rede de esgoto, cujas obras já estão em curso pela Embasa e se estenderão à Praça do Tropeiro, foram algumas das medidas anunciadas pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, no encontro realizado na tarde dessa terça-feira, 7, na Sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atenção ao Feirense (CEAF).

Acatada por unanimidade por cerca de 100 comerciantes presentes, estas iniciativas se impõem em face da implantação do Centro de...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 16:10h
"Aqui não"

Wagner reclama de "preconceito" da Santa Casa com Lula: "Imbecilidade"

 

“Imbecilidade, burrice”, foi como classificou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner (PT - foto), sobre a negativa da Santa Casa para abrigar o ato político com Lula, no espaço Pupileira, na próxima semana.

Em entrevista exclusiva ao bahia.ba, nesta quarta-feira (9), no trajeto do metrô entre o CAB e o Campo da Pólvora, para participar da abertura da Campus Party, o petista confirmou a mudança de local do evento e detonou a entidade filantrópica.

“Não vai ser [na Pupileira] porque, estranhamente, segundo a informação, o responsável por lá diz que não queria que fizesse lá. Acho que é um ato preconceituoso. Ali é uma casa de eventos, a gente ia pagar o aluguel. Eu fico triste. Ainda tem alguns que, por submissão ou por preconceito pessoal mesmo, trabalham dessa maneira. Não tem o menor problema, a gente vai para a Fonte Nova”, anunciou Wagner.

O titular da SDE afirmou porque preferia que o encontro fosse na casa de Nazaré e reforçou enfaticamente que lamenta a recusa. “Achava mais aconchegante, mas ainda conviemos com esse tipo de imbecilidade, burrice. São resquícios da intolerância...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 15:59h
Brasília

Anúncio de mudança de meta fiscal é adiado para 2ª-feira, dizem fontes

 

 O anúncio da mudança da meta fiscal deste ano foi adiado para a próxima segunda-feira, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto, após reunião nesta quinta-feira para discutir o tema no Palácio do Planalto. (Foto ilustração)

A meta atual é de um déficit de 139 bilhões de reais, mas o governo tem encontrado dificuldades para cumpri-la e já recorreu ao aumento da alíquota de PIS/Cofins sobre combustíveis para elevar a arrecadação. (Reuteres)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 15:39h
Amigos para sempre...

Lula ajudou a isentar Aécio Neves no caso Furnas

 

O ex-presidente Lula contribuiu, mesmo que sem planejar, para isentar o senador Aécio Neves (PSDB/MG) no inquérito do caso Furnas. De acordo com informação publicada no site do jornal O Estado de S.Paulo, em depoimento à PF, Lula declarou que ‘Aécio não pediu nenhum cargo em nenhum de seus mandatos (2003/2010)’. Suas informações tiveram peso importante na conclusão do delegado federal Álex Levi, que inocentou o tucano. O ex-presidente depôs no dia 28 de junho. (Foto: Aécio e Lula)

No inquérito, o doleiro Alberto Youssef, o ex-senador Delcídio Amaral (ex-PT/MS) e o lobista Fernando Moura, em suas respectivas delações, informaram que o elo de supostas propinas para Aécio em Furnas seria um antigo amigo do tucano, Dimas Fabiano Toledo. Mas todos os delatores foram ‘vagos’, segundo a PF. Todos disseram que ‘ouviram dizer’.

O delegado Álex Levi, em documento de 43 páginas, destacou também declarações nos autos do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) e do ex-secretário-geral do PT, Silvio Pereira, ambos empenhados no início de 2003 na formação da nova equipe de diretores da Petrobrás. E escreveu: “É sabido...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 15:29h
Feira de Santana

Estado é condenado a pagar indenização de R$ 5 milhões por riscos à saúde de funcionários de hospital na BA

 

O governo estadual foi condenado em ação civil pública a pagar indenização por danos morais coletivos de R$ 5 milhões, com acusação de que o ambiente de trabalho do Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, oferecia riscos à saúde dos funcionários. (Foto ilustração)

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10), pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, uma das entidades que acionaram o Estado na Justiça.

A decisão foi tomada pela 6ª Vara do Trabalho de Feira de Santana. Conforme o MPT, durante as investigações, a defesa do governo alegou que o hospital havia feito melhorias nas locações de trabalho. O G1 entrou em contato com a Procuradoria Geral do Estado, que ficou de se pronunciar sobre a decisão e se irá recorrer da determinação.

A indenização por danos morais coletivos de R$ 5 milhões deverá ser depositada no Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), destinado a financiar projetos de capacitação e promoção de relações de trabalho dignas.

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 13:45h
TCM

Prefeito de Urandi é multado por descumprir Lei de Acesso à Informação

 

O prefeito de Urandi, Dorival Barbosa do Carmo (foto), foi multado em R$4 mil por não ter publicado no site da prefeitura os dados e valores relativos às despesas com pessoal no exercício de 2016, descumprindo as diretrizes da Lei de Acesso à Informação. A decisão foi proferida na tarde desta quarta-feira (09/08) pelo Tribunal de Contas dos Municípios. O conselheiro relator, Fernando Vita, destacou que a publicidade dos atos provenientes da Administração Pública visa garantir o direito à informação e propicia um maior conhecimento e controle da gestão da coisa pública pelos interessados diretos e pela população em geral.

O Ministério Público de Contas, em seu pronunciamento, destacou que “os valores pagos individualmente não estão destrinchados, visto que somente é possível encontrar o empenho de algumas pessoas físicas e do valor total da folha mensal, mas não existe a pormenorização dos valores pagos a cada cargo, efetivos ou não”, motivo pelo qual também opinou pela procedência do termo de ocorrência. Cabe recurso da decisão.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 13:30h
Reforma política

Comissão da Câmara mantém cargos de vice e suplentes de senador

 

A comissão especial da Câmara que discute a reforma política aprovou nesta quinta-feira mais duas mudanças na proposta do relator, Vicente Cândido (PT-SP), para manter os cargos de vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito e de suplentes de senadores – o texto original previa a extinção dessas funções. (Foto ilustração)

O destaque que manteve os cargos de vice foi proposto pelo PP. Cândido havia proposto o fim desses postos com o argumento de que eles não têm função definida e representam um custo para os cofres públicos. Também foi o PP que apresentou o destaque para manter os suplentes de senador. O relator tinha sugerido que o deputado federal mais votado do partido ou coligação do senador o substituísse nas licenças – hoje, o senador é eleito com dois suplentes.

A proposta de Cândido foi criticada pelo deputado Cacá Leão (PP-BA), que viu incoerência na substituição de um senador por um deputado. Para ele, o mais correto seria chamar o candidato ao Senado mais votado logo depois do parlamentar eleito.

A comissão continua reunida para votar outros 15 destaques à proposta do relat...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 13:19h
Velho Chico

Revitalização do São Francisco é tema de encontro Engenheiros do Exército americano

 

A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, recebeu nesta semana – na sede da empresa, em Brasília – representantes do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE) para conversar sobre desafios tópicos de possível cooperação. As duas instituições mantêm um acordo de cooperação técnica. Representaram o USACE os coronéis James DeLapp e Frank Flowes e o engenheiro Calvin Creech. Participaram do encontro o diretor da Área de Revitalização da Companhia, Inaldo Guerra, e o gerente de empreendimentos socioambientais da empresa, Fabrício Líbano. (Foto ilustração)

Entre os temas abordados na reunião esteve o problema de intrusão marinha no Baixo São Francisco. “Com a redução da vazão do rio São Francisco a partir de suas barragens, motivada pela estiagem prolongada, a água do mar tem adentrado o rio e criando desequilíbrio ambiental e dificuldades para a população da região – que precisa de água de qualidade para os usos múltiplos, tais como abastecimento humano, animal e irrigação”, explicou a presidente da Codeva...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 13:02h
Alagoinhas

Encontro da EPS reúne lideranças políticas do Litoral Norte em Alagoinhas

 

Lideranças políticas de diferentes municípios do Litoral Norte se reúnem, nesta sexta-feira (11), na cidade de Alagoinhas, para traçar estratégias, ampliar debates sobre o atual cenário político, social e econômico do país, além de ações para a região por meio da tendência interna do Partido dos Trabalhadores (PT), a Esquerda Popular Socialista (EPS). O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA - foto), que integra a corrente na Bahia, vai participar da atividade a partir das 18h30 juntamente com os militantes do Litoral Norte.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 12:47h
Receio

Corrida por aposentadoria "precoce" cresce 27% em Minas

 

Diante da pressão do governo para aprovação da reforma da Previdência ainda neste ano, os mineiros intensificaram a corrida pela aposentadoria. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Minas Gerais, no primeiro semestre de 2017 foram requeridos 91.519 benefícios por tempo de contribuição, aumento de 27,4% em relação aos 71.818 pedidos no mesmo período do ano passado. (Foto ilustração)

Especialistas em Previdência, entretanto, alertam que cada caso deve ser analisado com calma e na ponta do lápis. “Eu vejo isso como uma precipitação. Hoje, você tem um fator previdenciário que, dependendo da idade, te provoca uma perda grande”, diz o presidente do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), Roberto de Carvalho Santos.

Ele cita como exemplo um homem que contribuiu por 35 anos e tem 50 anos de idade. “Se ele aposentar agora, perderá 40% do valor do seu benefício”, afirma. Santos recomenda que o candidato ao benefício procure um profissional que o auxilie a fazer o cálculo corretamente. Hoje, muitos escritórios de Direito Previdenciário fazem o chamado planejamento previdenciário.

O adv...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 11:32h
Concurso público

Sai edital do concurso do TST. São 52 vagas e salários até R$ 10,4 mil

 

Saiu nesta quinta-feira (10/8) o edital do concurso para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ao todo, são 52 vagas nas carreiras de técnico e analista judiciário. As inscrições começam às 10h do dia 17 de agosto e seguem até as 14h do dia 22 de setembro de 2017, apenas via internet, no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br. (Foto ilustração)

Para analista, carreira de nível superior, são 11 vagas (veja relação abaixo), com salário de R$ 10.461,90.

Candidatos com diploma de ensino médio podem disputar as 41 vagas para técnico, com salário inicial de R$ 6.376,41. Todos ainda recebem o auxílio alimentação de R$ 884.

A taxa para efetivar a inscrição será de R$ 80 para técnicos e de R$ 120 para analistas. As provas serão aplicadas apenas em Brasília, no dia 19 de novembro. O concurso terá prova objetiva para todos os cargos, contendo 70 questões de conhecimentos básicos (30) e específicos (40), além de discursiva, redação e estudo de caso de acordo com a área. Testes práticos específicos, como taquigrafia e prova de capacidade f&iacut...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 11:19h
Sessão Pública

ABROL homenageia Jonathas Telles de Carvalho

 

Nesta quinta-feira, 10/08, às 18h e 30min, acontece no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana uma Sessão Pública onde a ABROL - Academia Brasileira Rotária de Letras irá prestar uma homenagem (In memoriam) ao ex-Governador do Rotary Clube JONATHAS TELLES DE CARVALHO, Patrono da Cadeira numero 1 daquele Sodalício. (Foto do homenageado Jonathas Telles de Carvalho)

A Profa. Anaci Paim, que é Vice-Presidente da ABROL e titular da Cadeira numero 1, irá apresentar a vida e a obra do seu Patrono, Comendador Jonathas Telles de Carvalho.

O Presidente da ABROL, Dr. Geraldo Leite, disse ser um privilégio muito grande poder homenagear um homem que teve a sua vida toda dedicada ao companheirismo e ao bem estar do próximo, um exemplo para os Rotarianos da Bahia e do Brasil.

O evento é aberto ao público e espera contar com um grande numero de admiradores, familiares e amigos do Comendador Jonathas Carvalho. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 11:13h
Campus Party

Estande do Governo do tem espaço gratuito dedicado à Educação

 

O estande do Governo do Estado na Campus Party, que acontece até domingo (13), na Arena Fonte Nova, tem um espaço dedicado à Educação, por meio do qual, estão sendo apresentados projetos de iniciação científica desenvolvidos pelos estudantes em sala de aula, no âmbito do Projeto Ciência na Escola e da Educação Profissional e Tecnológica. O espaço gratuito estará aberto ao público, nesta quinta (10) e na sexta-feira (11), das 9h às 21h, e no sábado (12), das 9h às 18h, na área Open Campus, na entrada principal da Arena. (Foto ilustração)

Uma das atrações do estande é o simulador de voo. O equipamento é utilizado nas aulas do curso de piloto virtual do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador, para que os estudantes aprimorem o aprendizado em disciplinas como Matemática, Física, Geografia e Inglês. No equipamento, os participantes da Campus Party podem vivenciar, de forma simulada, a experiência de pilotar uma aeronave.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 10:41h
Por unanimidade

TRF4 nega pedido de soltura de João Vaccari Neto

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre, negou nesta quarta-feira (9) o pedido de soltura do ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Vaccari Neto(foto). A decisão foi tomada por unanimidade de votos da 8ª Turma, presidida pelo desembargador João Pedro Gebran Neto.

No mês passado, o mesmo Tribunal absolveu Vaccari em segunda instância em um dos processos a que ele responde a partir da Operação Lava Jato. A soltura do ex-tesoureiro foi negada porque os desembargadores entenderam que há razões suficientes para a manutenção da prisão preventiva a partir de um segundo processo a que ele responde.

João Vaccari Neto está preso no Complexo Médico-Penal em Pinhais, região metropolitana de Curitiba, desde 2015 — quando da deflagração da 12ª fase da Lava Jato. Após a decisão do tribunal, o advogado de Vaccari, Luiz Flávio Borges D’Urso, emitiu uma nota afirmando que a prisão preventiva é “desnecessária e injusta”. (JB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 10:35h
Prisão domiciliar

Juiz proíbe Geddel de sair de apartamento para malhar e tomar banho de sol

 

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, negou pedido do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA - foto) para tomar banho de sol e fazer exercícios físicos nas áreas comuns do prédio em que mora e cumpre prisão domiciliar, em Salvador (BA). Na mesma decisão, no entanto, o magistrado autorizou familiares do peemedebista a usar celulares, computadores e outros aparelhos de acesso à internet no apartamento em que a medida está sendo cumprida.

A defesa de Geddel alegou que a legislação assegura a presos o direito a pelo menos duas horas diárias de banho de sol, além do exercício de atividades "desportivas/físicas".

Oliveira considerou ser plausível o pedido, mas ponderou que, antes da autorização, a defesa terá de comprovar que o apartamento do ex-ministro não tem varanda ou "varanda com sol suficiente para cumprir o direito pretendido", o que justificaria a permissão para descer para o espaço de convivência e playground. Também alegou ser necessário demonstrar que a área do imóvel é inviável para a malhação. (Agência Brasil)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 10:10h
Projeto de Lei

Ministério da Agricultura apoia projeto que disciplina repasse para defesa agropecuária

 

O projeto de lei do senador Roberto Muniz (PP-BA) que disciplina o repasse de recursos federais para apoio às ações de defesa agropecuária ganhou o apoio do Ministério da Agricultura. O parlamentar reuniu-se, nesta quarta-feira (9), com o ministro Blairo Maggi e com o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Luiz Rangel, para discutir pontos do projeto. (Foto ilustração)

A proposta prevê a elaboração de um plano plurianual de atenção à sanidade agropecuária com a definição de metas e de responsabilidades de cada um dos entes envolvidos – União, estados e municípios. Também contempla a transferência direta de recursos destinados à defesa agropecuária e define suas fontes de financiamento.

Maggi disse que a proposta se alinha às mudanças que estão sendo realizadas na pasta para melhorar a defesa agropecuária do país. “Esse projeto resolverá uma série de problemas que temos nos estados, especificamente nas fronteiras”, observou.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 10:00h
Economia

Banco do Brasil tem lucro líquido de R$ 2,62 bilhões no 2º trimestre

 

O Banco do Brasil teve lucro líquido de R$ 2,619 bilhões no segundo trimestre deste ano, alta de 6,2% em comparação com o mesmo período de 2016, quando ficou em R$ 2,465 bilhões. (Foto ilustração)

Na comparação com o 1º trimestre, quando o valor chegou a R$ 2,443 bilhões, o aumento foi de 7,2%.

Já o lucro líquido ajustado somou R$ 2,649 bilhões no período, aumento de 47,1% na comparação com mesmo período de 2016 (R$ 1,801 bilhão). Em relação ao 1º trimestre, quando o resultado ficou em R$ 2,515 bilhões, o avanço foi de 5,3%.

No primeiro semestre, o lucro líquido ajustado da instituição foi a R$ 5,164 bilhões, volume 67,3% superior ante mesmo período do ano passado, que foi de R$ 3,087 bilhões. O lucro líquido no período foi de R$ 5,062 bilhões, aumento de 4,9% ante mesmo período do ano passado, que foi de R$ 4,824 bilhões.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 09:07h
Carnaval 2018

Policiais do sul da Bahia decidem em documento não mais atuar no Carnaval de Salvador

 

Nesta última quarta-feira (9), policiais civis do sul da Bahia, de Ilhéus e Itabuna, assinaram um documento em que desistem de trabalhar no carnaval de Salvador no próximo ano. O ato é consequência de uma campanha feita pelo sindicato que representa a categoria, Sindpoc. (Foto ilustração)

"Requerimento de Desistência" acontece em protesto aos valores que são pagos pelas diárias e horas extras dos policiais civis na festa. Segundo o sindicato, a assinatura significa que a categoria não pretende aderir à escala do carnaval que é imposta pelo Governo do Estado.

Além dos valores pagos pelos dias trabalhados durante o carnaval, os servidores reivindicam o decreto de promoção, os reajustes lineares dos anos de 2016 e 2017 e o Projeto de Reestruturação das Carreiras encaminhado pelas entidades da Polícia Civil à SAEB. O sindicato pretende realizar reuniões e mobilizações em todas as Coordenadorias do interior baiano, nas delegacias de Salvador e Região Metropolitana para discutir a possibilidade de não aderência à escala do carnaval. (infosaj)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 08:56h
Caso Doria

Produtor cultural admite ter jogado ovos em Doria e denuncia ameaça de morte em rede social

 

O produtor cultural Eucimar Freitas, um dos três homens identificados pela Câmara de Salvador como suspeito de ter atirado ovos em João Doria, conversou com o G1 na quarta-feira (9) e admitiu ter arremessado ovos em direção ao prefeito de São Paulo, durante uma manifestação de militantes contrários à entrega do título de cidadão soteropolitano ao político, pela casa legislativa da capital baiana, na segunda (7). (Foto ilustração)

Eucimar denunciou ainda que, depois da situação, foi ameaçado de morte por meio das redes sociais, na noite de terça-feira (8). “Alguém conhece esse cidadão? Está me mandando mensagens ameaçadoras. Publicando aqui pois não irei me esconder, mas, se eu sumir, ao menos haverá algum ponto conectado. Vida que segue e luta que não se acaba”, publicou. Ele afirmou ainda que denunciou o usuário à rede social e prestará queixa na Delegacia de Crimes Virtuais da Polícia Civil.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 08:33h
De volta

Lula volta a ser investigado pelo mensalão

 

O MPF decidiu desarquivar uma investigação sobre o pagamento de 7 milhões de dólares da Portugal Telecom para o PT quitar dívidas de campanhas eleitorais, diz O Globo. (Foto: Ex-presidente Lula)

A denúncia foi feita por Marcos Valério em 2013 e arquivada dois anos depois.
Agora será retomada.

"No último dia 26 de julho, a procuradora-chefe substituta da PRDF, Ana Carolina Roman, designou um novo procurador da República para atuar no processo. As investigações já foram retomadas. A PF retirou os autos na PRDF no último dia 4.

O colegiado decidiu pelo 'retorno dos autos à origem, para que seja designado outro membro para continuidade das investigações', conforme a portaria assinada pela procuradora-chefe. O caso agora é conduzido pelo procurador Ivan Marx". 
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 08:25h
TCM

Prefeito de Canudos sofre representação ao Ministério Público Estadual

 

O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quarta-feira (09/08), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito de Canudos, Genário Rabelo de Alcântara Neto (foto), para que se apure a suposta prática de ato de improbidade administrativa na nomeação de Roberto Gama dos Santos para o cargo em comissão de assessor do prefeito, quando o mesmo já atuava como professor efetivo no município, caracterizando a acumulação indevida de cargo público. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, multou o gestor em R$3 mil.

Segundo a denúncia, o servidor, durante o exercício de 2013, recebeu apenas a remuneração pelo cargo de assessor do prefeito. Todavia, a partir do exercício de 2014 até outubro de 2016, o mesmo recebeu salários tanto de professor nível I como de assessor de prefeito, violando o princípio da moralidade administrativa.

Ressalvadas as hipóteses expressas na própria Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas. Desta forma, a mera existência de compatibilidade de horários n...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 08:12h
Estatais na mira

TCU decide investigar valor e quantidade de salários pagos em 100 estatais

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu fazer uma auditoria no valor e na quantidade de salários pagos pelas chamadas estatais não dependentes – empresas que possuem receitas próprias e não precisam de repasses do governo federal para funcionar. (Foto ilustração)

Passarão pela fiscalização 100 estatais, entre as quais Petrobras, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O objetivo é comparar o valor dos salários dos funcionários dessas estatais àqueles pagos por empresas privadas que atuem no mesmo setor. Não há prazo para que a auditoria seja concluída.

As estatais não dependentes não estão sujeitas ao teto constitucional, que equivale ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), atualmente em R$ 33,7 mil. Portanto, têm liberdade para pagar salários acima desse valor.

De acordo com a proposta de fiscalização à qual o G1 teve acesso, há indícios de descontrole na fixação dessas remunerações e também falta de transparência dessas estatais na prestação de i...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 06:43h
Triste Brasil

Contribuintes continuarão pagando a conta com a reforma política

 

Depois de toda crise promovida pelos políticos no Brasil, a conta da sobrevivência dos mesmos será paga pelos contribuintes. A única proposta na reforma política que tramita na Câmara Federal e que é consenso, é a que cria o fundo de campanha, hoje previsto em R$ 3,6 bilhões, podendo aumentar ainda mais. O contribuinte pagará a conta em uma eleição que pouco vai mudar. Não é por acaso que o voto distritão deverá ser aprovado. Triste Brasil...

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 06:35h
Brasília

Câmara Federal contrata deficientes através da APAE

 

A Câmara Federal faz parceria com a APAE do Distrito Federal para contratar pessoas com deficiência. Num primeiro momento foram contratados quatro deficientes. Um exemplo a ser seguido pelos órgãos públicos de Feira de Santana.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 06:32h
Na Câmara Federal

Irmão Lázaro diz que faz mandato apoiado na opinião pública

 
Deputado federal Irmão Lázaro (PSC)

Deputado federal Irmão Lázaro (PSC)

O deputado federal Irmão Lázaro (PSC), que tem tomado posições na Câmara Federal que vai de encontro aos interesses do Palácio do Planalto, deu uma declaração ao site Bahia na Política de como avalia o momento que vive o Brasil. “Por conta da recessão econômica e de todos esses escândalos envolvendo grandes empresas e a classe política brasileira, o desgaste de credibilidade nesse cenário é cada vez maior. O Brasil tem hoje cerca de 14 milhões de pessoas desempregadas, pais e mães de família enfrentando dificuldades e privações, a procura de uma oportunidade. Nesse espaço de polarização política, os deputados federais têm ficado ainda mais na mira da opinião pública, por conta das votações e das propostas de reformas no Congresso. Mudanças que embora defendidas por uma corrente de especialistas, em linhas gerais, representam perda de direitos para a população brasileira. Entendo a complexidade dessa crise financeira, mas não acredito que o caminho seja a redução de direitos que foram adquiridos com muita luta e trabalho”, pontua Lázaro.

Irmão Lázaro afirma ainda que ao longo desse ano já foram votadas a PL da Terceirizaç...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 06:24h
Salvador

José Ronaldo prestigia homenagem a João Doria

 

O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), esteve segunda-feira (7) na Câmara Municipal de Salvador, prestigiando a entrega do Título de Cidadão Soteropolitano ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). A oposição da Bahia fez fila no Legislativo prestigiar o filho de baianos e um dos líderes da oposição ao PT no país.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 06:21h
Congresso Nacional

Reforma política poderá ser enxuta com cinco pontos básicos

 

A proposta para que a reforma política seja aprovada na Câmara Federal já está pronta. São cinco pontos: financiamento público, cláusula de barreira, fim das coligações proporcionais a partir de 2020, mudança nas normas de propaganda eleitoral – mais tempo na TV e novas regras para internet – e, por fim, adoção do distritão, com transição para o distrital misto na disputa seguinte.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 06:17h
Feira de Santana

Câmara Municipal fará licitação para contratação da TV Câmara

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana publicou ontem no Diário Oficial Eletrônico licitação na modalidade Pregão Presencial, para contratação de empresa para executar o planejamento técnico, operação e transmissão da programação da TV Câmara. Atualmente o serviço é prestado pela TV Geral.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 06:15h
Câmara Federal

Distritão entrou na reforma política para atrair o PSDB

 

A proposta do distritão na reforma política foi a fórmula encontrada para conquistar o apoio do PSDB, apesar do PMDB ter sido o “pai da criança”, antes das eleições de 2016. Agora é definir na Câmara Federal nos próximos 10 dias.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 06:13h
Não é exagero...

Com 5 mil militares, operação Rio de Janeiro foi um fracasso

 

Pelos números divulgados, a operação militar realizada sábado (5) no Rio de Janeiro foi um desastre. Envolvendo 5 mil policiais, sendo 3.600 das Forças Armadas, teve como resultado a apreensão de três pistolas, duas granadas, quatro rádios, 21 carros e uma motocicleta. Houve 21 prisões. Dois supostos criminosos e um policial militar morreram.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 06:11h
Feira de Santana

Ex-prefeito Clailton Mascarenhas e chefe da Ciretran Silvio Dias na Sessão Itinerante

 

A sessão Itinerante da Câmara Municipal de Feira de Santana realizada ontem, no Conjunto Viveiros, contou com as presenças do ex-prefeito do município Clailton Mascarenhas e o coordenador da 3ª Ciretran Silvio Dias (foto ilustração). Foram prestigiar a iniciativa do Legislativo feirense.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 06:07h
Cadastro

Antônio Cardoso ainda sem o funcionamento da biometria eleitoral

 

Apesar do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, no dia 7 de julho deste ano ter assinado convênio permitindo que a cidade de Antônio Cardoso, tenha dois pontos para realizar o cadastro biométrico eleitoral, o serviço ainda não está funcionando. Com isso os eleitores do município estão impedidos de fazer o recadastramento, cujo prazo termina em janeiro de 2018.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 10.08.2017 06:06h
Nada diferente

Lula será recebido em Alagoas pelos Calheiros

 

A cada dia que passa o que se espera é que a política mude de comportamento. Engana-se quem está com esse otimismo. O ex-presidente Lula, por exemplo, que vai a Alagoas dia 22, será recebido por Renan Calheiros, pai e filho, ambos do PMDB. Aliado nos governos do PT, o senador Renan Calheiros tem no currículo, além de ter sido presidente do Senado Federal, nove processos tramitando no STF, sendo réu em cinco. Ou seja, a forma de fazer política é a mesma com os mesmos personagens.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia