Bahia na Política por Jair Onofre
 

 
 
 

Você acredita que o presidente Michel Temer será candidato a reeleição em 2018



Parcial
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2018 07:09h
Eleições 2018

Collor anuncia pré-candidatura à Presidência da República

 

Ex-presidente da República e senador, Fernando Collor de Mello (PTC-AL) anunciou nesta sexta-feira que pretende voltar ao cargo que ocupou entre 1990 e 1992, quando sofreu impeachment. Collor ofereceu seu nome ao PTC para disputar a sucessão de Michel Temer (PMDB) nas eleições de 2018.

“Tenho uma vantagem em relação a alguns candidatos porque já presidi o país. Meu partido, todos conhecem. Todos sabem o modo como eu penso e ajo para atingir os objetivos que a população deseja para a melhoria de sua qualidade de vida”, afirmou o senador, durante uma entrevista à rádio Gazeta FM, de Arapiraca (AL), que pertence às organizações Arnon de Mello, empresa da sua família.

O partido de Collor que “todos conhecem” é o nanico Partido Trabalhista Cristão (PTC), que não tem deputados no Câmara e tem o alagoano como seu único senador. O PTC é o sucessor do finado Partido da Reconstrução Nacional (PRN), legenda pela qual Fernando Collor se elegeu presidente da República em 1989, quando derrotou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. (Veja)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2018 07:04h
Pai e filho

João Leão quer Lula e Cacá Leão quer Rodrigo Maia para presidente

 

Apesar de pai e filho serem do mesmo partido, o PP, e estarem na base do governo Rui Costa, quando o assunto é a eleição presidencial, João Leão e Cacá Leão pensam diferente. Para presidente, João Leão diz que o melhor candidato é o ex-presidente Lula (PT). Já o nome de Cacá Leão é o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM). Entenda... (Foto ilustração: João Leão e Cacá Leão)

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2018 07:01h
Interinamente

Colbert Martins assume hoje a Prefeitura de Feira de Santana

 

De hoje até o dia 5 de fevereiro, o vice-prefeito Colbert Martins (MDB-foto) vai estar à frente da Prefeitura de Feira de Santana, a maior cidade do interior da Bahia. É que o prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) viajará para os EUA, em caráter particular.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2018 06:53h
Eleições 2018

Otto Filho amplia apoio para deputado federal em Feira de Santana

 

Na tarde de ontem, o líder comunitário Neto 10, que teve quase mil votos nas eleições de 2016 para vereador em Feira de Santana, anunciou com quem ficará para deputado nas eleições de outubro. Para deputado federal Otto Alencar Filho (PSD) e, estadual o deputado Targino Machado (PPS). (Foto: Momento da celebração do apoio de Neto 10 a Otto Filho, através do deputado federal Fernando Torres e Targino Machado).
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2018 06:46h
Bens públicos e particulares

Justiça Eleitoral restringe material de propaganda

 

Na propaganda eleitoral, que começará no dia 16 de agosto, não será permitida a veiculação de material de propaganda eleitoral em bens públicos ou particulares, com exceção de bandeiras ao longo de vias públicas, desde que móveis e não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos, e adesivo plástico em automóveis, caminhões, bicicletas, motocicletas e janelas residenciais, desde que não exceda a 0,5 m².

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2018 06:43h
Feira de Santana

Vereadores trocam assessores de imprensa com frequência

 

Tem virado rotina na Câmara Municipal de Feira de Santana vereadores substituírem seus assessores de comunicação. Tudo indica que o problema não é apenas de competência profissional. Voltaremos ao assunto oportunamente.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2018 06:40h
Eleições 2018

Candidatura ao Senado de Irmão Lázaro é um incentivo para que continue na política

 

Desiludido com a política nacional, o deputado federal Irmão Lázaro (PSC-foto), que já não é mais candidato à reeleição, ao ser colocado como nome do partido para o Senado Federal em 2018, na verdade o desejo dos dirigentes é estimulá-lo a continuar na política. Irmão Lázaro, que teve 160 mil votos distribuídos em todos os 417 municípios baianos, não esconde o seu desencanto.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2018 06:38h
Estado de Goiás

Justiça Eleitoral libera candidaturas avulsas nas eleições de 2018

 

A juíza eleitoral Ana Claudia Veloso Magalhães, do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, concedeu uma liminar determinando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faça inscrições de candidaturas avulsas (não vinculadas a partidos políticos) nas eleições deste ano. A decisão acolhe pedido do advogado Mauro Junqueira e da União Nacional dos Juízes Federais (Unajuf). Em setembro do ano passado, Junqueira havia obtido liminar para registrar sua candidatura de forma independente, sem estar filiado a partidos. Agora a determinação vale para todo o país.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2018 06:35h
Eleições 2018

Otto Alencar ou Otto Filho coloca todo o PSD na campanha de Rui Costa

 

O desejo de colocar o senador Otto Alencar ou seu filho Otto Alencar Filho, por parte da cúpula do PT, na chapa majoritária liderada por Rui Costa, pode ter um propósito. Botar todo o PSD baiano na campanha. O problema não é de confiança, mas de desconfiança... (Foto ilustração: Senador Otto Alencar e Otto Alencar Filho)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2018 06:33h
Através de Fernando Torres

Zé Filé e João Bililiu com Otto Alencar Filho para deputado federal

 

Notícia divulgada pelo site Bahia na Política, sobre a possibilidade de vereadores apoiarem Otto Alencar Filho para deputado federal em Feira de Santana, já teve os primeiros sinais. O jornal Folha do Estado divulgou ontem que os vereadores Zé Filé (Pros) e João Bililiu (PPS) já bateram o martelo. Ambos abençoados pelo deputado federal Fernando Torres.

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2018 06:30h
Haja trabalho

Cristiane Brasil só tem dado trabalho ao Governo e à Justiça

 

A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ-foto), que vem sendo rifada pela Justiça Federal, de fato é a nova ministra do trabalho. Dá trabalho ao Governo Federal e à Justiça. Haja trabalho. (Esplanada)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 20.01.2018 06:27h
Eleições 2018

Jaques Wagner presidente ou deputado federal evitará debandada

 

As forças de sustentação do governo Rui Costa, fora o PT, têm como claro que só a eventual candidatura de Jaques Wagner (foto) a presidente, caso Lula não possa, ou a deputado federal, evitará que aliados debandem para o lado de ACM Neto, principal opositor dos petistas.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 17:11h
Câmara Federal

Relator defende limites ao ensino a distância na área de saúde

 

O ensino a distância na área de saúde precisa de limites, e eles têm de ser discutidos com o Ministério da Educação e com o Conselho Nacional de Educação. Essa é a opinião do deputado Átila Lira (PSB-PI - foto), relator de projeto de lei (PL 5414/16) que proíbe o incentivo do governo a cursos da área de saúde na modalidade a distância.

Lira alterou o texto original, do deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG). O relator defende o incentivo público aos cursos, mas cobra maior rigor do MEC e do CNE na fiscalização.

“O Ministério da Educação deixou livre a questão do ensino a distância para a área da saúde, o que preocupa a todos, sobretudo porque são ciências e conhecimentos aplicados ao corpo humano e à vida”, apontou o relator. “De maneira geral, a crítica é que, se o ensino presencial já é problemático, difícil e com qualidade discutível, imagina a educação a distância", completou.

O texto de Átila Lira fixa, nas diretrizes curriculares nacionais, o limite para o ensino de saúde a distância. “Nos componentes curriculares, temos conteúdos e atividades. Precisamos definir isso para nós termos um ensino de qualidade, e não o governo se aproveitar de uma modalidade de ensino massiva – ou seja, mais barata e mais simples – para querer cumprir metas de atendimento educa...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 16:41h
Após recesso

Confira a pauta da sessão de julgamento desta segunda-feira (22/1)

 

Constam na pauta da sessão de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), recursos eleitorais relacionados a candidatos e a órgãos diretórios municipais de Santa Rita de Cássia e de Eunápolis, respectivamente. A sessão de abertura do primeiro semestre judiciário de 2018 do TRE-BA ocorrerá às 9h30, na segunda-feira (22/1). (Foto ilustração)

A Corte irá julgar também um embargo de declaração, proveniente do município de Mairi, um mandado de segurança, originado da cidade de Pedrão e uma prestação de contas relativa ao órgão de direção estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em Salvador.(Ascom)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 16:31h
Infraestrutura

Avançar entrega primeira etapa de pavimentação da BR-316, em Alagoas

 

A primeira parte da pavimentação da BR-316 foi entregue nesta sexta-feira (19) pelo o programa Agora, é Avançar. São 12 quilômetros que vão atender aos moradores e motoristas que passam pelo rodovia entre Carié e o município de Canapi, em Alagoas - outros 37 quilômetros devem ser concluídos até março. (Foto ilustração)

Com investimento de R$ 67 milhões, as obras vão beneficiar mais de 500 mil pessoas em uma das regiões mais pobres do Brasil. A BR-316 começa em Belém, termina em Maceió e corta cinco estados do país: Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Alagoas. Por esse motivo, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, acredita que as melhorias irão promover uma maior integração entre o Norte e Nordeste.

"Essa estrada significa comércio, emprego, renda, logística, a esperança de cada alagoano de construir o seu futuro", disse. Além das obras na BR-316, o "Agora, é Avançar" executará outros 218 projetos em Alagoas, com previsão de investimento de aproximadamente R$ 1,4 bilhões até o fim de 2018. Em Canapi, por exemplo, será construída uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma quadra esportiva, no valor de R$ 500 mil. (Com informações do Ministério dos Transportes)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 15:53h
Crise hídrica

Especialista diz que sociedade precisa estar preparada para viver com menos água

 

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles, disse hoje (19) que a sociedade precisa estar preparada para viver com menos água e que isso implica, do ponto de vista tecnológico, na aposta em técnicas de reuso da água. Durante palestra na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o biólogo falou sobre os preparativos para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília de 18 a 23 de março.(Foto ilustração)

“Precisamos rever nossos conceitos com relação ao uso da água e com relação à maneira como estamos tratando os recursos naturais que garantem a permanência da água nos ecossistemas. É um processo educacional que já vem sendo feito e acredito que esses momentos de dificuldade que estamos vivendo estimulam ainda mais nosso empenho no sentido de mudar essa cultura e tornar a população mais bem-educada”, disse Salles ao se referir à crise hídrica em parte do país.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 15:43h
Tecnologia

Cobertura 4G já chega a mais de 90% dos municípios, diz associação

 

O acesso às redes de telefonia móvel com a tecnologia 4G já está presente em mais de 90% dos municípios brasileiros. É o que mostra balanço apresentado hoje (19) pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), associação que representa as operadoras do setor. (Foto ilustração)

De acordo com a associação, a tecnologia está disponível atualmente em 3.608 municípios, onde moram 91,3% da população brasileira. “Os acessos 4G já somam 99 milhões no país, um crescimento de 76% desde novembro de 2016. Nesse período, 2.450 novos municípios receberam as redes de 4G”, informou a Telebrasil em comunicado.

Em outubro do ano passado, a associação já havia apresentado dados segundo os quais o número de celulares com a tecnologia 4G já ultrapassou o de aparelhos 3G no Brasil.

No mês seguinte, o balanço da associação revelou que os acessos 4G aumentaram 76% em relação aos de novembro de 2016, com 99 milhões de acessos. Nesse período, 2.450 novos municípios receberam as redes de 4G. ( Fonte: Telebrasil)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 15:28h
Seguridade social

Pente-fino deve gerar economia de R$ 20 bilhões nas contas do INSS

 

Em meio aos esforços para conter o aumento dos gastos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), que é responsável por fazer os pagamentos das aposentadorias de trabalhadores de empresas privadas, o Governo do Brasil vai aumentar o controle na concessão de pensões por invalidez e auxílio-doença e espera poupar, no mínimo, R$ 20 bilhões a cada ano. (Foto ilustração)

Essa medida ocorre em um momento em que os gastos com pensões e aposentadorias crescem exponencialmente a cada mês, resultando no maior fator de desequilíbrio nas contas públicas. Atualmente, a Câmara dos Deputados analisa uma proposta para alterar o regime de aposentadorias e pensões no Brasil, considerado essencial para a economia brasileira. Confira mais sobre a revisão dos benefícios.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 15:19h
Perseguindo um sonho

Estudante de Cuiabá tira nota 1.000 no Enem pela 2ª vez e quer cursar medicina

 

A cuiabana Thais Oliveira (foto), de 18 anos, está entre os 53 estudantes do Brasil que conseguiram atingir a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado.

Essa é a segunda vez que ela tirou a maior nota na redação. Em 2016, também tirou nota 1.000, mas não começou a faculdade à época porque não tinha concluído o ensino médio. Agora, ela pretende cursar medicina.

A jovem explicou que no ano passado fez um curso pré-vestibular em período integral, de segunda-feira a quarta-feira. Durante o restante da semana, reduzia para 4 horas por dia a rotina de estudos. (g1)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 15:11h
Brumado

Seguindo orientação do MPE, munícipio faz sorteio eletrônico para a matrícula 2018

 

A Secretária Municipal de Educação, informa a toda comunidade brumadense que mediante acordo firmado com o Ministério Público do Estado da Bahia, 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brumado, na pessoa do Promotor de Justiça Ruano Fernando da Silva Leite, o processo de matrícula das escolas será por meio de sorteio eletrônico das vagas. (Foto ilustração)

Essa decisão conjunta do Ministério Público e da Secretaria Municipal de Educação, visa acabar com as filas que se formavam em frente às escolas com vários dias de antecedência para a abertura do período de matrícula, causando todo tipo de transtorno aos pais e responsáveis que buscavam matricular seus filhos em determinadas unidades escolares do município.

Desde o 15/01/2018 foi divulgado a disponibilidade de vagas das escolas, através dos sites locais e cartazes expostos nas escolas da rede municipal. As matrículas estarão abertas do dia 24/01/2018 ao dia 31/01/2018.

Esta ação não só atende a solicitação do Ministério Público como também democratiza o acesso às vagas escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Brumado. (Fonte: brumado.ba.gov.br)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 14:42h
Distrito Federal

Com "superdelegacias", investigações serão agilizadas, diz Rollemberg

 

A Polícia Civil do Distrito Federal passou por mudanças estruturais. Conforme decreto assinado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), a corporação conta, a partir desta sexta-feira (19/01), com duas “superdelegacias”. A primeira destina-se ao combate ao crime organizado, contra a administração pública e contra a ordem tributária. A ideia é atuar de forma integrada nas investigações em casos de corrupção e dar celeridade aos processos. O segundo núcleo cuidará de crimes contra o patrimônio. (Foto ilustração)

A coordenação especial contra a corrupção e o crime organizado reúne três delegacias especializadas já existentes e será comandada pelo até então delegado-chefe da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF), Fernando César Costa. Em entrevista ao CB.Poder, o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba, explicou que o escolheu pela boa relação e interlocução com o Ministério Público, Judiciário, Ministério da Justiça e outros órgãos de controle. A Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais, por sua vez, será chefiada pelo delegado Marco Aurélio Vergilio. (correiobraziliense)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 14:34h
Concurso público

Aeronáutica abre concurso com 227 vagas de nível médio para sargentos

 

A Aeronáutica abriu novo concurso público para exame de admissão ao curso de formação de sargentos, para atuação no primeiro semestre de 2019 (EA CFS 1/2019). São 227 oportunidades para quem tem nível médio. De acordo com o edital, os inscritos não podem ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. (Foto ilustração)

Há chances apenas para homens para mecânico de aeronaves (50 vagas), material bélico (13 vagas) e guarda e segurança (30 vagas). Candidatos de ambos os sexos podem concorrer à área de equipamento de voo (6 vagas) e controle de tráfego aéreo (128).

Etapas

Os candidatos serão submetidos a provas escritas (em 27 de maio, sobre português, inglês, matemática e física), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação de condicionamento físico, validação documental e curso de formação.

Os exames serão aplicados em Brasília e nas cidades de Belém/PA, Recife/PE, Fortaleza/CE, Natal/CE, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, São José dos Campos/SP, Campo Grande/MS, Canoas/RS, Santa Maria/RS, Curitiba/PR, Manaus/AM, Porto Vleho/RO e Boa Vista/RR.  

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 14:22h
Ministério da Cultura

MinC economiza R$ 8,3 milhões com corte de gastos em 2017

 

Com uma política de redução de gastos com terceirizados, aproveitamento de pessoal e do espaço de trabalho, o Ministério da Cultura (MinC) economizou R$ 8,3 milhões de seu orçamento no ano passado. A maior parte desse montante foi poupada com a desocupação de um andar na sede da pasta, em Brasília, o que gerou uma economia de cerca de R$ 4 milhões. (Foto ilustração)

Além das políticas culturais, os recursos poupados pela pasta também ajudam a financiar a manutenção do edifício-sede, suas representações regionais, suas autarquias, fundações , museus e as unidades do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No ano passado, o orçamento executado pelo ministério foi de cerca de R$ 552 milhões, 45% deles usados para viabilizar editais, prêmios e obras. Em 2018, o orçamento do MinC está em cerca de R$ 500 milhões. (Fonte: MinC)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 14:07h
Poupança de cada dia

Brasileiros de todas as classes têm dificuldade para poupar, diz SPC

 

Poupar dinheiro não é um hábito do consumidor brasileiro, mem mesmo entre aqueles que têm renda maior. É o que diz o Indicador Mensal de Reserva Financeira. Os dados mostram que, em cada 10 brasileiros com renda superior a cinco salários mínimos (R$ 4.690), apenas três (30%) conseguiram encerrar o último mês de novembro com sobras de dinheiro. (Foto ilustração)

No total, 66% das pessoas que fazem parte das classes A e B não foram capazes de guardar nenhuma parte dos rendimentos e 4% não sabem ou não responderam. Apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os dados foram divulgado hoje (19) em São Paulo.

Considerando a população de todas as classes sociais, a proporção dos que conseguem guardar dinheiro é ainda menor. Somente 20% conseguiram fechar novembro com sobras contra 70% de não poupadores. Entre aqueles que conseguiram guardar dinheiro em novembro e que sabem o valor guardado, a média é de R$ 400,57.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 13:55h
Salvador

Suspeito de fraude no Enem usou celular durante prova na BA para copiar texto de redação

 

Um rapaz de 27 anos, suspeito de plagiar a sinopse de um livro na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2017, confessou à Polícia Federal, em depoimento, que copiou na própria prova um texto que achou na internet através do celular. (Foto ilustração)

A informação é da Polícia Federal que, após anunciar o cumprimento de buscas e apreensão na casa do suspeito, realizou uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (19), em Salvador, para dar mais detalhes do caso.

Na casa do suspeito, localizada no bairro Macaúbas, na capital baiana, além do celular, a polícia encontrou o rascunho da prova de redação, onde também constava o trecho do livro. O nome do rapaz não foi divulgado, mas a polícia detalhou que ele trabalha como vendedor e já é estudante de Engenharia Civil de uma faculdade particular de Salvador.

De acordo com a PF, o rapaz disse em depoimento que agiu sozinho e que conseguiu burlar a entrada dele na sala de prova com o celular escondido na cintura. O suspeito fez as provas no Pavilhão VI da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizado no bairro da Federação, em Salvador.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 11:52h
Curitiba

Sérgio Cabral faz exames no IML em Curitiba e segue para presídio

 

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB – foto) passou por exames no Instituto Médico-Legal de Curitiba, na manhã desta sexta-feira (19). Após a avaliação, ele seguiu para o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, na região metropolitana.

O político chegou à penitenciária em que seguirá preso por volta das 11h15.

O complexo é uma penitenciária de regime fechado e com finalidades médicas e abriga vários presos da Operação Lava Jato como o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, o ex-vice-presidente da Câmara, André Vargas, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Embora esta sexta-feira seja dia de visitas no CMP, Cabral ficará no setor de triagem e só poderá receber os próprios advogados.

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 11:39h
Condenado a 9 anos e seis meses

Lula choraminga a jornalistas estrangeiros contra processo na justiça

 

A menos de uma semana de ser julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT - foto) afirmou a jornalistas estrangeiros que uma eventual impugnação de sua candidatura à Presidência da República, consequência provável da manutenção de sua condenação a 9 anos e seis meses de cadeia por corrupção passiva, seria uma “fraude”. Além disso, o petista declarou que vai continuar “brigando” até o final para concorrer na eleição de outubro. E pior, falou tudo isso na terceira pessoa.

Os jornalistas do El País, The New York Times, The Guardian, La Nación, Die Zeit e Liberátion participaram da "coletiva". A entrevista estampa o jornal El País, da Espanha, desta sexta (19). “Se o Lula for proibido de ser candidato por uma decisão política do judiciário, obviamente está se montando uma fraude”, disse o petista, referindo-se a ele próprio na terceira pessoa. (diariodopoder)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 11:29h
MEC

Ministério da Educação reconhece 50 cursos de ensino superior

 

O Ministério da Educação oficializou o reconhecimento de 50 cursos de graduação. A regularização junto ao governo é requisito para que o diploma tenha validade nacional. (Foto ilustração)

Segundo a portaria, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18), entre os cursos beneficiados, 13 são de instituições públicas de ensino, como os de licenciatura em física, da Universidade Federal do Paraná, e de licenciatura em etnodesenvolvimento, da Universidade Federal do Pará. No total, incluindo instituições privadas, são oferecidas 617 vagas, das quais 202 estão concentradas nos três estados da Região Sul, 80 na Bahia, 30 em Goiás, 85 no Pará e 220 em Minas Gerais.

Para solicitar o reconhecimento de um curso, é necessário que a instituição de ensino superior já tenha ministrado metade da carga horária. O reconhecimento é renovado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, vinculado ao ministério, que observa aspectos como a qualidade das instalações físicas disponíveis aos alunos, a organização didático-pedagógica e o perfil do corpo docente. (EBC)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 11:17h
Mudança de regras

Em assembleia, novo estatuto da Caixa Econômica Federal é aprovado

 

O novo estatuto da Caixa Econômica Federal foi aprovado nesta sexta-feira (19) em reunião extraordinária da assembleia geral da empresa estatal. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do banco público. (Foto ilustração)

"O novo estatuto é um importante marco na gestão e governança da CAIXA, trazendo mudanças como a criação da Assembleia Geral, novas regras para escolha e atuação dos dirigentes do banco, maior transparência nos processos decisórios e criação de novos comitês estatutários", informou a instituição financeira.

Como a Caixa tem um único controlador, a União, a assembleia teve a participação de somente três pessoas: o presidente da assembleia, um procurador da Fazenda Nacional (representando a União); e um secretário.

Depois de aprovado, o estatuto ainda tem de ser registrado na junta comercial do Distrito Federal. Após isso acontecer, o documento se tornará público. O presidente da assembleia, porém, pode autorizar a divulgação antes mesmo do registro. Com base no novo estatuto, o Conselho de Administração da Caixa, atualmente presidido pela secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi, se reunirá na próxima terça (23).

O Conselho passará a ter a prerrogativa de mudar a direção da Caixa, trocando ou mantendo os atu...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 11:02h
Interior da Bahia

Comandantes da polícia militar sobrevoa a cidade de Santa Rita de Cassia em ação preventiva

 

Na tarde desta quinta-feira (18), o Coronel Osival comandante do Policiamento Regional Oeste, Major PM Reinaldo e Taranto comandantes da aeronave Guardiã 05 e o Capitão PM Diz Pazos comandante da 86ª CIPM sobrevoaram a cidade de Santa Rita de Cássia e região. (Foto ilustração)

O objetivo dessa operação foi mapear a cidade para realizar uma análise das possíveis rotas de fugas clandestinas utilizadas por meliantes e realizar um patrulhamento aéreo preventivo.

Tendo em vista a importância desse estudo para eficácia das ações da polícia militar, tal ato contribui de forma significativa para elaboração de novas estratégias de segurança pública.

A Prefeitura municipal representada pelo secretário de administração Marx Danísio e o chefe da Guarda Marcos Barbosa, colocou-se a disposição da Polícia Militar para quaisquer contribuições que forem necessárias para trazer mais tranquilidade à população santarritense. (Blog Braga)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 10:49h
Retroagir é prejudicar

Ação ajuizada antes da reforma trabalhista não precisa indicar valores, define TRT-2

 

Ação trabalhista ajuizada antes da reforma deve seguir as normas anteriores. Com esse entendimento, a Seção de Dissídios Individuais 4 (SDI-4) do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região cassou decisão de primeira instância que obrigava o trabalhador a colocar os valores dos pedidos na petição. (Foto ilustração)

Em decisão preliminar, a 55ª Vara do Trabalho de São Paulo determinou que o autor da ação, num prazo de 10 dias, indicasse na inicial os valores dos pedidos. É isso que estabelece o artigo 840, parágrafo 1º da nova lei. Segundo o artigo, o processo que não indicar valores deve ser extinto sem resolução do mérito.

Porém, na segunda-feira (15/1), a SDI-4 teve entendimento diverso. Para a desembargadora Dâmia Avoli, relatora do caso, “o ato é abusivo e ilegal, porquanto a ação foi ajuizada sob a vigência da lei anterior, não se aplicando as novas disposições ao caso, ferindo o direito adquirido e o ato jurídico perfeito”.

Além disso, a relatora argumenta que há de se preservar o direito da parte em se beneficiar da vantagem conferida pela lei revogada, ou seja, pelo ato processual já praticado, sem que haja aplicação de lei que possui caráter mais prejudicial. Ela cita ainda o artigo 14 do novo Código de Processo Civil, que atende ao princípio da celeridade processual. Com informaçõ...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 10:35h
Ganho real

Rentabilidade do FGTS supera a inflação pelo segundo ano seguido

 

Pelo segundo ano consecutivo, a rentabilidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) superou a inflação. Em 2017, enquanto a inflação foi de 2,9%, o FGTS foi maior e alcançou rentabilidade de 3,6%. Isso significa que o dinheiro do trabalhador depositado no fundo obteve ganho real. Essa foi também a segunda vez nos últimos dez anos que o FGTS venceu a inflação. (Foto ilustração)

Esse ganho para os trabalhadores só foi possível depois de o Governo do Brasil reorganizar a economia e manter o custo de vida dentro de limites toleráveis. Uma outra medida importante foi a decisão de distribuir o lucro do FGTS com os cotistas. A primeira vez que isso ocorreu foi em 2016, quando a rentabilidade subiu de 5,11% para 7,14%.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 10:20h
Brasilia

Temer recorre ao STJ para garantir posse de Cristiane Brasil

 

O presidente Michel Temer recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para tentar reverter a suspensão da posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ - foto) no Ministério do Trabalho. O recurso já foi protocolado no tribunal.

A decisão de Temer foi tomada nesta quinta-feira (18) após conversas com o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) e o subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, Gustavo Rocha.

A ministra da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Mendonça, ficou encarregada de entrar com o recurso no tribunal.

Esta é a quarta vez que a AGU recorre à Justiça para garantir a posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 10:07h
Candeias

Polícia analisa imagens para identificar assassino de político

 

A polícia já está analisando as imagens das câmeras de segurança da transportadora pertencente ao ex-vice prefeito de Ourolândia, José Roberto Soares Vieira, de 47 anos, assassinado a tiros, na manhã de quarta-feira (17), na porta do estabelecimento, na Fazenda Mamão, Rodovia Ba-522, em Candeias. A informação foi revelada pela delegada Maria das Graças Barreto, titular em exercício, da 20ª Delegacia Territorial (DT), de Candeias, que investiga o caso. (Foto ilustração)

José Roberto foi executado a tiros por um homem, cuja identidade está sendo investigada pela polícia, que o procurou na transportadora sob o pretexto de estar buscando emprego. “Era a terceira vez que ele ia até o local e esperava pela chegada de José Roberto, oferecendo-se para capinar um terreno no local”, esclareceu à delegada.

O político chegava acompanhado do motorista, depois de deixar o carro numa concessionária, onde ele seria vendido, quando foi abordado pelo assassino. A investigação apurou que José Roberto pretendia adquirir um veículo blindado.

O motorista, o porteiro e outro funcionário da transportadora já foram ouvidos pela delegada Maria das Graças, que pretende ouvir familiares e colegas de trabalho, ainda nesta semana. “Não descartamos nenhuma linha de investigação”, pontuou a titular. As imagens serão analisadas pelo Departamento de Polícia Téc...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 09:46h
Itabuna

Instituto abre seleção para contratar para upa do Monte Cristo

 

O Instituto Bom Jesus Educação Saúde e Cidadania –(IBJ), divulgou edital para contratação de profissionais para vagas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Monte Cristo, em Itabuna. (Foto ilustração)

A seleção será por meio de análise curricular, para concorrer, os interessados devem enviar os currículos entre 18 e 25 de janeiro para o e-mail selecaoinstitutobomjesus@hotmail.com. (Politicosdosuldabahia)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 09:20h
Feira de Santana

Perfuração de PV interrompe trânsito no final da rua Farmacêutico José Alves

 

A perfuração de mais um PV (Ponto de Verificação) do Tunnel Liner, interrompeu o tráfego de veículos na rua Farmacêutico José Alves, que no local é mão única, sentido rua Desembargador Felinto Bastos - ambas no centro da cidade. O local ficará interditado durante algumas semanas, até que seja concluída a escavação do PV, que terá nove metros de profundidade – o serviço está sendo feito por quatro operários. (Foto ilustração)

Outros PVs serão construídos na Farmacêutico José Alves nas próximas semanas. O túnel vai captar e direcionar a água das chuvas que causam transtornos no centro da cidade.

O motorista que trafega naquela rua e quer chegar à Felinto Bastos, também conhecida como rua de Aurora, deverá seguir pela rua Vereador Demócrito Soares de Lima e a rua Natal.

Prevendo aumento no fluxo de veículos na rua Natal, a SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) proibiu o estacionamento em um dos lados da rua – já está sinalizada. (Secom/Fsa.)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 09:14h
Salvador

PF faz operação em Salvador contra fraude no Enem

 

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (19), uma operação contra fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Salvador. (Foto ilustração)

De acordo com a assessoria da Polícia Federal, no dia 5 de novembro de 2017, ao realizar a prova de redação – cujo tema era “Desafios para a Formação Educacional dos Surdos” – o candidato investigado plagiou, ipsis literis, a sinopse do livro “Redação de Surdos: Uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita”, da autora Maria do Carmo Ribeiro, disponível em sites da internet.

A partir da comunicação da suspeita à PF foi instaurado um inquérito policial e solicitada à Justiça Federal a expedição do mandado de busca, cujo objetivo é localizar elementos de prova que levem ao esclarecimento completo da fraude e à identificação de outras pessoas eventualmente envolvidas.

Uma vez confirmadas as suspeitas, o investigado deverá ser indiciado pelo crime de fraude em certame de interesse público. A pena é de um a quatro anos de prisão, além de multa. (metro1)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 09:03h
Saúde pública

Autorizado repasse de R$ 30 milhões para vacinação contra febre amarela no Rio

 

Portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União autoriza o repasse de R$ 30 milhões do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Estadual de Saúde do Rio de Janeiro para a campanha de vacinação contra a febre amarela no estado. (Foto ilustração)

Quinta-feira (18), a pasta anunciou que vai antecipar para 25 de janeiro a imunização contra a doença no Rio de Janeiro e também em São Paulo. “A antecipação foi adotada porque o ministério já repassou, a ambos os estados, os insumos que serão utilizados nas campanhas”, informou. (Fonte: OMS)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 08:53h
Efeito Cabral

Justiça do Rio afasta secretário de Administração Penitenciária

 

O juiz titular da 7ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, Eduardo Antônio Klausner, determinou nessa quarta-feira (18) o afastamento do secretário estadual de Administração Penitenciária, Erir Ribeiro Costa Filho (foto). Também foram afastados cinco gestores do sistema prisional fluminense.

Além do secretário, foram afastados o subsecretário adjunto de Gestão Operacional, Sauler Antonio Sakalen; o diretor da Penitenciária Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu VIII), Alex Lima de Carvalho; o subdiretor da unidade, Fernando Lima de Farias; o diretor da Cadeia Pública José Frederico Marques, Fabio Ferraz Sodré, e o subdiretor da unidade, Nilton Cesar Vieira da Silva.

O afastamento foi pedido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que acusou os seis gestores de favorecer com tratamento diferenciado e regalias o ex-governador Sérgio Cabral durante o período em que esteve detido nas duas unidades prisionais.

Cabral foi transferido ontem para Curitiba, por determinação da Justiça Federal. (AB)

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 19.01.2018 08:24h
Brasil lendo mais

Mercado de livros cresce 3% no faturamento em 2017 e registra primeira alta em quatro anos

 

Após quatro anos seguidos de queda e "finais infelizes", o mercado de livros no Brasil registrou resultado positivo em 2017: o faturamento do setor subiu de R$ 1,6 bilhão para R$ 1,7 bilhão – ou 3,2% (considerando a inflação). Em 2015, o recuo havia sido de 7%. Em 2016, de 9,2%. O volume de vendas agora também cresceu, indo de 40,5 milhões para 42,3 milhões de exemplares vendidos, aumento de 4,55%. (Foto ilustração)

Esses números estão na edição mais recente do Painel das Vendas de Livros do Brasil, que saiu nesta sexta-feira (19). Realizado mês a mês e desta vez com o balanço do ano inteiro, o estudo é feito pela Nielsen e divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). A pesquisa baseia-se no resultado da Nielsen BookScan Brasil, que verifica as vendas em livrarias, supermercados e bancas.

"O mercado do livro tem muito o que comemorar. Desde que iniciamos a série histórica com o Bookscan, em 2013, este é o primeiro ano que vemos resultados financeiros positivos e acima da inflação", afirma em nota Ismael Borges, que coordena a Nielsen Bookscan Brasil. (g1)

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 


União Médica

 
 
.
 
Facebook
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
ICARO POLICIA CIVIL I
 
ICARO POLICIAL CIVIL II
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2018

2017

2016

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia