Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você é a favor da reforma da Previdência proposta pelo governo Michel Temer?



Parcial
 
 

Entrevista: Vereador Reinaldo Miranda

“As Câmaras precisam estar mais perto da comunidade”

Vereador de terceiro mandato em Feira de Santana, Reinaldo Miranda (PHS), conhecido também como Ronny, é presidente pela segunda vez da Câmara Municipal de Feira de Santana, com mandato até 2018. Em uma manhã de sexta-feira (10), a base de um café expresso, nos concedeu essa entrevista, onde fala da Câmara Municipal, de sua relação com os colegas e com o prefeito José Ronaldo, e seu projeto para 2018 de ser candidato a deputado federal. Ronny, nasceu em Salvador, é católico, está com 41 anos, e tem a fé como superstição. O seu sonho é ver o crescimento de Feira de Santana como tem visto junto com seus filhos. Ronny afirma que não possui um adversário sequer e que seu melhor amigo é o seu pai.

Jair Onofre - Vereador Ronny, qual a sua votação em cada uma das três eleições? Ronny - Olha, no primeiro mandato foram 3.879, no segundo 7.297, e no terceiro 8.213 votos.

Jair Onofre: Começou o período legislativo. Como o senhor vai lidar com mais da metade de vereadores novos, quando nada de uma legislatura para outra. Como será a sua relação com os seus colegas?

Ronny: Primeiro, nós temos uma relação muito boa com todos os colegas vereadores que Deus permitiu a nossa eleição com a deles. Os novos vereadores são pessoas que já têm uma convivência, uma certa experiência na vida pública, não tendo o mandato adquirido agora, mas que já vivenciam a vida pública há muitos anos, seguindo políticos e lideranças políticas, e evidentemente, a gente terá uma grande facilidade por já ter um grau de amizade e de relacionamento com essas pessoas.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
]

 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 17:44h
Lava Jato

Investigada na Lava Jato, Camargo Corrêa fecha acordo de leniência

 
   Investigada na Lava Jato, Camargo Corrêa fecha acordo de leniência

Investigada na Lava Jato, Camargo Corrêa fecha acordo de leniência

A construtora Camargo Corrêa fechou nesta sexta-feira (31) um acordo de leniência com Ministério Público Federal (MPF) e a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A empresa é investigada pela Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras e outras empresas públicas.

O acordo de leniência é semelhante à delação premiada, mas é firmado com pessoas jurídicas que desejam cooperar com a Justiça. Até o momento, a Lava Jato firmou 22 acordos de colaboração premiada, mas este é o primeiro acordo de leniência. Para que o acordo seja firmado, é preciso que a empresa colaborada confesse a participação nos ilícitos, pague ressarcimento pelos prejuízos causados, e revele informações para as investigações. (G1)


 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 17:36h
Petrobras

Bendine reconhece que corrupção na Petrobras drenou mais de R$ 6 bilhões

 

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, reconheceu, na manhã desta sexta-feira (31), que os valores desviados no petrolão podem superar os 6 bilhões de reais registrados em seu balanço financeiro de 2014. Segundo ele, a companhia tentará reaver "integralmente" os valores. O executivo apresentou novas medidas de controle interno e reforçou que faz avaliações periódicas dos valores de seus ativos. "Não foram só 6 bilhões de reais. Os testes de imparidade incluíram sobrepreço e más práticas que somaram mais de 50 bilhões", afirmou Bendine, em referência ao balanço.(Estadão)

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 17:30h
Câmara Federal

Projeto proíbe venda de mudas e sementes por ambulantes

 
  Projeto proíbe venda de mudas e sementes por ambulantes

Projeto proíbe venda de mudas e sementes por ambulantes

A Câmara dos Deputados analisa proposta que proíbe a prática da venda ambulante de sementes e mudas em todo o território nacional. Autor da proposta, o deputado Ricardo Izar (PSD-SP), explica que o objetivo é garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicação e de reprodução vegetal produzido, comercializado e utilizado no País.

Prevista no Projeto de Lei 8235/14, a medida altera o Sistema Nacional de Sementes e Mudas (Lei 10.711/03) para incluir como proibição o comércio de sementes ou de mudas por intermédio da prática de venda ambulante.

Assim, o comerciante de sementes e mudas deve, para o exercício de sua atividade, efetuar cadastro no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), conforme prevê a regulamentação vigente (Decreto 5.113/04). (Câmara)


 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 17:26h
Teixeira de Freitas

Depois de contas de prefeito serem aprovadas, homem joga dinheiro para cima

 
Depois de contas de prefeito serem aprovadas, homem joga dinheiro para cima

Depois de contas de prefeito serem aprovadas, homem joga dinheiro para cima

A Câmera de Vereadores de Teixeira de Freitas, extremo sul do estado, em sessão realizada ontem (30), aprovou a as contas do prefeito João Bosco (PT) em referência à gestão dele de 2013. Com isso, houve protesto na Casa. Depois da votação por 16 votos a dois a favor de Bosco, manifestantes começaram a protestar na Casa. Um homem chegou a jogar notas de dinheiro falso para cima em desacordo com a posição da maioria dos legisladores de Teixeira de Freitas.

João Bosco já havia sido punido no dia 22 de julho pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por irregularidades na contratação de serviços de auditoria em 2013.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 17:18h
CPI da CBF

CPI da CBF define plano de trabalho na terça

 

A CPI da CBF, dedicada a investigar a Confederação Brasileira de Futebol, terá reunião na terça-feira (4) para definir seu plano de trabalho. O relator da comissão, senador Romero Jucá (PMDB-RR), apresentará ao colegiado sua proposta de cronograma, convocações e pedidos de informação.

Na mesma ocasião, o senador Romário (PSB-RJ), que preside o colegiado, citou nomes de dirigentes atuais e antigos da CBF como alvos específicos, como o presidente Marco Polo Del Nero e os ex-presidentes José Maria Marin e Ricardo Teixeira. Ele garantiu que não poupará esforços, mesmo diante da possibilidade de a confederação obstruir as investigações.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 17:04h
Ibotirama

Vereador solicita serviços do SAC Móvel e reforço policial no município

 
Vereador solicita serviços do SAC Móvel e reforço policial no município

Vereador solicita serviços do SAC Móvel e reforço policial no município

Em audiência com o secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, o presidente da Câmara de Ibotirama, vereador Adeilton Cruz (PT), apresentou as principais demandas do município, que fica localizado no Oeste da Bahia. Entre as solicitações feitas pelo vereador se destacam o reforço do efetivo policial para a Delegacia Territorial e a presença de uma unidade do SAC Móvel na região.

Também foi solicitado pelo edil a construção de um Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SAA) em Boa Vista do Lagamar – distrito de Ibotirama -, e o complemento da rede tubular de água dos povoados de Barriguda e Barro Branco.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 16:58h
Livro

Uefs promove lançamento de livros em Cachoeira

 

A UEFS Editora e a Prefeitura Municipal de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizam nesta sexta-feira (31), na Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira (Ba), a partir das 19h, o lançamento dos livros “Imagens de roca: uma coleção singular da Ordem Terceira do Carmo de Cachoeira”, da professora Selma Soares de Oliveira, e “Jorge Amado em letras e cores”, da professora Rita Olivieri-Godet, com ilustrações do artista visual Juraci Dórea.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 16:41h
Bahia

Greve de servidores do INSS prejudica execução da nova lei da aposentadoria

 

Por conta da greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possíveis beneficiados com a nova regra 85/95, que prevê o pagamento do benefício integral sem as perdas do fator previdenciário, são prejudicados na Bahia. A nova fórmula da aposentadoria prevê que os segurados podem escolher se querem se aposentar pela fórmula 85/95 ou pelo fator previdenciário, a partir do momento de requisição da aposentadoria.

De acordo com o órgão, o sistema informa também qual é o benefício mais vantajoso. O agendamento pode ser feito em outubro, ou mesmo só para o final de dezembro, a depender do local em que o candidato à aposentadoria residir.


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 16:31h
Destino de deputados

PSDB pode ser o destino de dois deputados estaduais

 
Carlos Geilson é um dos deputados que poderá mudar o partido

Carlos Geilson é um dos deputados que poderá mudar o partido

Na estratégia de fortalecer suas fileiras, o PSDB baiano poderá receber dois deputados estaduais com a janela partidária que poderá se abrir em setembro, caso a reforma política no Congresso Nacional já tenha sido aprovada até lá. Com a entrada do deputado João Gualberto na presidência da legenda, o partido tem se articulado para atrair novas filiações e entre elas estão os deputados estaduais Carlos Geílson (PTN) e Alan Sanches (PSD).

No caso de Geílson, eterno opositor ao governo petista, sua movimentação de saída do PTN se deve à entrada do partido na base aliada do governador Rui Costa (PT) oficializada no início do ano.

Outro que pode desembarcar em solo tucano é o deputado estadual Alan Sanches após insatisfação com o governo do estado. O senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, diz já ter conversado com o parlamentar e o orientado a procurar informações no meio jurídico para avaliar o processo de desfiliação.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 16:16h
Clima

40% dos adultos no mundo são "analfabetos climáticos"

 

A mudança climática é uma ameaça para a humanidade e os ecossistemas naturais, mas um estudo recente publicado na revista Nature Climate Change revela que a consciência pública sobre o problema não é geral. Nada menos do que 40% dos adultos do mundo nunca ouviram falar de mudanças climáticas, segundo a pesquisa.

O contraste na percepção entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento é outro dado que impressiona: na América do Norte, Europa e Japão, mais de 90% do público está ciente da mudança climática, ao passo que em muitos países em desenvolvimento, relativamente poucos estão cientes do problema. No Egito, Bangladesh e Índia, o "analfabetismo climático" chega a atingir 65% da população adulta.

A equipe de pesquisadores também constatou que o nível de educação tende a ser o fator que mais predispõe uma pessoa a desenvolver consciência sobre a mudança climática.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 15:59h
Radicalismo e Unidade

Temer critica 'radicalismo' e falta de unidade no PMDB

 

O vice-presidente Michel Temer defendeu nesta sexta-feira (31) o papel histórico de fiador da governabilidade do PMDB. Em discurso em evento do partido na capital paulista, Temer também afirmou que o país passa hoje por tensões e preocupações que atingem a todos em um cenário em que crescem posturas de "radicalismos".

"É precisamente neste momento que, nós, acima de partidos, de organizações, temos que pensar naquilo que é motivo da nossa ação. Temos que pensar no país. Posições radicalizadas não resolvem os problemas", afirmou. Além de defender a moderação, Temer afirmou que a unidade é importante para o partido. "Termos unidade é fundamental para o PMDB poder crescer." No dia de 17 de julho o presidente da Câmara, o peemedebista Eduardo Cunha (RJ), anunciou sua ruptura com o governo, num movimento que não foi acompanhado pela legenda.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 15:36h
Pagando débito

Petrobras recebe mais R$ 69 milhões desviados em esquema de propina

 

A Petrobras recebeu nesta sexta-feira (31) mais R$ 69 milhões decorrentes do esquema de propina descoberto pela Operação Lava Jato. A devolução ocorreu na sede da estatal, no centro do Rio, em uma cerimônia com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine.

Os recursos devolvidos equivalem a 80% de um total dos US$ 29 milhões (R$ 86,9 milhões) repatriados pelo Ministério Público Federal (MPF) da Suíça e que foram devolvidos pelo ex-gerente da estatal Pedro Barusco, em decorrência de acordo de delação premiada no âmbito das investigações em andamento.


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 15:31h
Ilhéus

Reintegração de posse motiva protestos contra prefeito

 
Reintegração de posse faz pipocar protestos contra prefeito

Reintegração de posse faz pipocar protestos contra prefeito

O prefeito de Ilhéus, no sul do estado, Jabes Ribeiro (PP) disse que as manifestações que ocorreram na cidade nesta semana têm a ver com a reintegração de posse de um condomínio do Minha Casa Minha Vida.
De acordo com a Coluna Tempo Presente, os moradores que ocupara as casas no ano passado se recusaram a sair. Jabes alegou que as obras, que não foram concluídas, precisam continuar. Segundo Ribeiro, só faltam 20% das obras para o condomínio ficar pronto. 

Segundo o site Ilhéus 24 horas, além do bairro Teotônio Vilela, os protestos também ocorreram no Alto do Amparo, Alto do Coqueiro e Malhado.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 15:13h
Coité e Tucano

Coité e Tucano recebem espetáculo sobre comunidade de Canudos

 

 A Companhia de Teatro Popular Noite de Reis realiza, desta sexta-feira (31) até o dia 30 de agosto, a segunda etapa do projeto de circulação do seu novo espetáculo circense, “Paixão e Morte No Sertão de Canudos”. A montagem, contemplada no edital Setorial de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2014, da Funceb, terá sessões gratuitas nas cidades de Cansanção, Irecê, Jacobina, Tucano, Itiuba e Coité, no sertão baiano.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 15:07h
Baixa Grande

Câmara de Vereadores elege um novo vice-presidente

 
Aurenival Tavares (PSD)

Aurenival Tavares (PSD)

Com o cargo de vice-presidente vago desde o inicio de junho, quando o vereador Bruno Pamponet (PP), teve que renunciar devido à incompatibilidade em ingressar na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ocupar Mesa Diretora em Câmara de Vereadores, foi eleito na sessão desta quinta-feira, 30, o vereador Aurenival Tavares de Matos (PSD), para ocupar a cadeira da vice-presidência da casa. O vereador está em seu primeiro mandato e ocupou também a vaga de vice-presidente no pleito de 2013 e 2014.

O que chamou atenção é que o vereador é de situação e agora fará parte de uma mesa composta por vereadores de oposição (Hélio, Judelson e Carmen). Questionado sobre esta situação, o parlamentar respondeu que isto serve pra inovar a política e disse que deu seu nome em comum acordo de todos os vereadores.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 14:46h
Feira de Santana

Atraso no repasse de recursos dificulta assistência social

 

Os constantes atrasos nos repasses de recursos dos governos estadual e federal para os programas de assistência social no município é um obstáculo ainda a ser superado. A conclusão é dos participantes da X Conferência Municipal de Assistência Social, encerrada nesta quinta-feira, 30.

Municípios de maior porte, a exemplo de Feira de Santana, estão tendo que bancar a parte de gestão dos programas assistenciais para não prejudicar a população assistida. O Secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, diz que o problema só será resolvido através da consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), caso contrário o prejuízo maior recairá, como já ocorre, sobre as pessoas mais carentes e socialmente vulneráveis, a quem se destinam os programas da ação social.

Ao avaliar os resultados da Conferência, lldes se diz satisfeito. “Pelas informações que eu colhi, esta foi a conferência mais participativa e menos conflituosa que já realizamos, resultado de um bom planejamento”, destaca.

   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 14:44h
Instituto Lula

Bomba explode em frente à sede do Instituto Lula, em São Paulo

 

A sede do Instituto Lula, que fica em São Paulo, foi atacada por volta das 22h da última quinta-feira (30), quando um artefato explosivo foi arremessado de dentro de um carro. Ninguém ficou ferido.

Em nota, a instituição afirmou que o fato foi comunicado às polícias Civil e Militar, ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Morais, e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. No comunicado divulgado nas redes sociais, o instituto diz que “espera que os responsáveis sejam identificados e punidos”.

De acordo com a Secretária de Estado da Segurança Pública de São Paulo, os danos materiais foram pequenos e as investigações já foram iniciadas.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 14:32h
Críticas

O governo quer toma lá dá cá, critica Lúcio Vieira Lima

 

A reunião da presidente Dilma Rousseff (PT) com alguns governadores nesta quinta-feira (30) foi criticada pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB).

 Conforme a coluna Radar Online, da revista Veja, Lúcio afirmou que, geralmente, esses encontros têm clima de “contra partida”. “Esses encontros dos governadores com os ministros da área econômica antes da reunião com Dilma, agora à tarde, já deram o tom da coisa. O governo quer toma lá dá cá”.

“Não tem nada de pacto governabilidade. Ou por acaso agora é o Joaquim Levy quem cuida de governabilidade?”, questionou. Lúcio e o irmão, Geddel Vieira Lima, fazem parte da ala do PMDB que defende o rompimento imediato da sigla com o Palácio do Planalto.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 11:39h
Mulher Negra

Debate sobre mulher negra no candomblé encerra Julho das Pretas

 

 A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) encerra às 14h desta sexta-feira (31) a programação do evento Julho das Pretas. Será na sede do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), no Pelourinho, em Salvador, com um debate sobre o papel da mulher negra no candomblé. Participam Mãe Jaciara, do Ilê Axé Abassá de Ogum, as representantes da Rede de Mulheres Negras da Bahia, Lindinalva de Paula, do Ilê Axé Omin Ewá, e do CDCN, Ádile Reis.   

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 11:28h
Câncer de Mama

Barreiras e Paulo Afonso vão receber ação de rastreamento do câncer de mama

 

Com o objetivo de ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) dá continuidade ao Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama nas regiões de Barreiras e Paulo Afonso. De 3 a 19 de agosto, o programa atenderá mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença. Na primeira fase, as mulheres previamente identificadas nas Unidades Básicas dos Municípios e Secretarias Municipais da Saúde realizarão os exames em um caminhão equipado com dois mamógrafos com capacidade para realizar, em média, 70 mamografias por dia cada.

Em um segundo momento, serão realizados exames diagnósticos complementares para as pacientes que apresentarem imagens inconclusivas, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado, em unidades de Alta Complexidade em Oncologia de Referência para a Região de Saúde.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 10:56h
Lava Jato

Novo delator vai pagar multa de R$ 38 milhões

 

O novo delator da Operação Lava Jato, Mario Goes, agora em prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, vai pagar multa de 38 milhões de reais por seu envolvimento em crimes financeiros, lavagem de dinheiro, corrupção e evasão de divisas no esquema do petrolão. O valor da multa, prevista no acordo de colaboração com o Ministério Público Federal, será destinado ao ressarcimento "dos bens jurídicos protegidos", no caso os cofres da estatal petrolífera.

Na hipótese de a Lava Jato encontrar depositados em suas contas bancárias mais de 8,5 milhões de dólares, o valor excedente será acrescido à multa compensatória cível.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 10:41h
Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus

Vereadores retornam as atividades com transmissão ao vivo da sessão

 

A Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antônio de Jesus vai retornar suas atividades legislativas na próxima segunda-feira (03). Após recesso iniciado na segunda quinzena de junho, os vereadores reabrem os trabalhos com uma novidade: as sessões da Câmara serão transmitidas ao vivo pelo site da própria instituição, através do link www.camarasaj.ba.gov.br.

Para o presidente da Câmara, Luiz Almeida Santos (PP), o objetivo desta medida é “aumentar os canais de comunicação com a população, com o intuito de informar sobre os projetos pautados em votação e acompanhar as discussões no momento da sessão”, esclarece o vereador. (Voz da Bahia)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 10:37h
CPF para postagens

Informar o nome completo e CPF para postar na web poderá ser obrigatório

 
Informar o nome completo e CPF para postar na web poderá ser obrigatório

Informar o nome completo e CPF para postar na web poderá ser obrigatório

Um Projeto de Lei de autoria do deputado Silvio Costa (PSC/PE), quer alterar o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14) para incluir a exigência de guarda do nome completo e do número CPF dos internautas que quiserem publicar informações em blogs, postagens em fóruns, atualizações de status em redes sociais ou qualquer outro meio online. De acordo com o parlamentar, a proposta tem como objetivo a vedação, de maneira enfática, do anonimato na internet.

“Essa simples exigência irá, por certo, coibir bastante as atitudes daqueles que, covardemente, se escondem atrás do anonimato para disseminarem mensagens criminosas na rede. Além disso, indivíduos que insistirem nesse tipo de conduta serão mais facilmente identificados e devidamente processados”, afirma Silvio Costa. Qualquer site que permita a exposição de ideias publicamente teria de armazenar essas informações de seus usuários.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 10:33h
Possível Delação

Duque ameaça citar Foster em possível delação

 

O ex-diretor da Petrobras, Renato Duque, teria ameaçado envolver nomes de dirigentes do PT e até a ex-presidente da estatal, Graça Foster, caso chegue a um acordo de delação premiada com o Ministério Público. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, Duque teria conversado com interlocutores sobre os eventuais depoimentos que faria aos procuradores. O nome de Foster não foi citado em nenhuma das 18 delações nem encontrado nos documentos apreendidos pela Polícia Federal.

A Operação Lava Jato foi deflagrada quando Graça estava à frente da empresa e, em sua gestão, os investigados por corrupção foram demitidos ou perderam poder. Foster foi fortemente defendida pela presidente Dilma Rousseff, mas acabou pedindo demissão. Conforme a colunista, a intenção de Duque é vista como tentativa de retaliação e constrangimento da ex-presidente por ter bloqueado o esquema de corrupção na estatal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 09:39h
Bahia

Servidores do IFBA decidem encerrar greve em todas as unidades

 

Os professores e técnico-administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) decidiram encerrar a greve em todas as unidades do estado, em assembleia realizada nesta quinta-feira (30). As aulas serão retomadas na segunda-feira (3). A reunião que pôs fim à paralisação ocorreu no auditório do campus de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador. A greve teve início no dia 13 de abril.

Em toda a Bahia, o IFBA possui 22 unidades. Conforme o IFBA, dentre os cinco ponto de reivindicação não houve avanço em apenas dois: a questão do ponto eletrônico, cuja implantação vai contra os interesses da categoria, e a flexibilização da jornada de trabalho dos técnicos administrativos.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 09:30h
Ibirataia

Prefeito assina ordem de serviço para construção de Escola

 

O prefeito de Ibirataia, Marcos Aurélio (PP), assinou nesta quinta-feira (30), a ordem de serviço para construção de uma escola de 06 salas, modelo-padrão, adquirida em parceria com o Governo Federal. Com investimento de mais de 1 milhão, a escola será construída no Bairro Ponto Chique 2, com capacidade para atender 200 alunos.

Para ter acesso à verba, o município incluiu em seu Plano de Ações Articuladas (PAR) a necessidade da construção desse projeto, cabendo às Secretarias Municipais de Educação e Planejamento, a articulação para a elaboração dos projetos de locação e demais levantamentos necessários à aprovação da proposta, uma parceria que tem contribuído para melhorar a gestão educacional do município.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 09:22h
Vitória da Conquista

Feira Cultural Plural: 2ª edição acontece em Setembro com Oswaldo Montenegro

 
 Feira Cultural Plural: 2ª edição acontece em Setembro com Oswaldo Montenegro

Feira Cultural Plural: 2ª edição acontece em Setembro com Oswaldo Montenegro

Em setembro, será realizada, em Vitória da Conquista, a segunda edição da Feira Cultural Plural, que tem como objetivo fomentar a informação no âmbito cultural, estabelecendo uma aproximação entre as redes dos diferentes grupos artísticos. Na tarde da última quarta-feira (29,) o prefeito Guilherme Menezes (PT), acompanhado pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Nagib Pereira Barroso, recebeu, no Gabinete Civil, os idealizadores do projeto.

O evento será realizado nos dias 18 e 19 de setembro no Sítio Reviver e, além dos seis primeiros pilares (música, literatura, gastronomia, artes plásticas, cinema e teatro), terá fotografia e moda. Este ano, o artista convidado será Oswaldo Montenegro que já se apresentou em duas edições do Natal da Cidade.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 08:39h
Festa de Emancipação

Rodelas comemora 53 anos de emancipação

 

Nesta sexta-feira, 31, o município de Rodelas está comemorando 53 anos de emancipação política.

Rodelas, localizado no norte da Bahia, faz limites com os municípios de Paulo Afonso, Glória, Macururé, Chorrochó e Jeremoabo (na Bahia), e com os municípios de Floresta, Belém do São Francisco, Itacuruba e Petrolândia (em Pernambuco). Cidade banhada pelo Rio São Francisco. Sua agricultura forte é a produção do coco, onde a cidade recebeu o título de Cidade do Coco, por fornecer coco para a região da Bahia e até outros estados.
  

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 08:19h
Ameaçada

Advogada da Lava Jato se diz ameaçada em entrevista

 

Uma semana depois de renunciar misteriosamente à defesa de réus do petrolão, a advogada Beatriz Catta Preta quebrou o silêncio. Em entrevista ao Jornal Nacional, da Rede Globo, ela afirmou que decidiu deixar a advocacia e atribuiu sua saída do caso à perseguição por integrantes da CPI da Petrobras que tentaram convocá-la para prestar depoimento. A acusação cria uma imagem perturbadora: integrantes de uma CPI teriam buscado intimidar uma advogada, responsável por orientar as delações que arrastaram a cúpula do Legislativo para o centro do escândalo.

Catta Preta não citou nomes de políticos, mas alegou que a pressão aumentou depois que o lobista Julio Camargo, da Toyo Setal, citou o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), como destinatário de 5 milhões de dólares do propinoduto que sangrou a Petrobras.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 06:23h
Feira de Santana

Posse e festa nos 70 anos da ACEFS

 

A Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS) celebrou 70 anos na noite desta quinta-feira (30). Um jantar reuniu políticos, empresários e diversos representantes de entidades do setor que também acompanharam, na oportunidade, a posse da nova diretoria para o biênio 2015/2017, cujo presidente é Marcelo Alexandrino Souza (Foto: Momento quando fazia seu discurso de posse). A noite de festa também foi marcada pelo lançamento de uma revista comemorativa que rememora a história da entidade e fala de sua participação no desenvolvimento da cidade.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 06:21h
O prato principal foi a política

Presenças na festa dos 70 anos da ACEFS

 

Na noite de ontem quando se comemorava os 70 anos de fundação da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), a política não ficou distante. As eleições de 2016 com foco nas chapas de vereadores foi a pauta. (Foto: Jair Onofre, Carlos Geilson, José Ronaldo, Humberto Cedraz e Roberto Tourinho)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 06:13h
TCM

Aprovadas contas de 2013 e 2014 da SMT

 

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou as contas da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) de Feira de Santana, referentes aos exercícios de 2013 e 2014. As contas da autarquia foram aprovadas pelo órgão, sendo relator do exercício 2013 o conselheiro Paolo Marconi, e do de 2014, Raimundo Moreira.

A respeito da decisão do TCM, o superintendente Francisco Júnior (foto) disse que não poderia esperar outra avaliação por parte do Tribunal. “Primamos pela lisura e pela responsabilidade, em todos os nossos atos. A SMT tem uma competente equipe técnica, que não abre espaço para tropeços em nossas contas, como ocorre com toda a gestão comandada pelo prefeito José Ronaldo”, afirmou.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 06:11h
Feira de Santana

Secretário Jorge Hereda visita instalações do CIS nesta sexta-feira (31)

 

O atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Jorge Hereda (foto), visita nesta sexta-feira (31), a partir das 9 horas, as instalações da sede do Centro Industrial do Subaé (CIS) para conhecer a estrutura física, o funcionamento das indústrias e a quantidade em operação, bem como a equipe de funcionários e projetos em andamento. O secretário será apresentado às instalações através do deputado estadual Zé Neto (PT), do diretor do CIS Jairo Miranda e dos demais funcionários do Centro.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 06:01h
Conquista partidária

José Ronaldo se movimenta de olho em 2016

 

A investida com o anúncio, ontem, de que o partido Solidariedade está em Feira de Santana sob o controle do prefeito José Ronaldo de Carvalho, foi mais uma peça mexida pelo alcaide no tenebroso tabuleiro eleitoral. Ainda essa semana um aliado de José Ronaldo de primeira grandeza deverá assumir uma legenda no Município, que na eleição de 2012 não esteve ao seu lado. Portanto, as eleições de 2016 não estão tão longe para quem pensa em ter a Prefeitura de Feira de Santana. (Foto: Momento do encontro ontem pela manhã entre José Ronaldo e o presidente do Solidariedade Luciano Araújo)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 05:56h
Suspensão de voo

Não pegou bem a Azul ou a UTC deixar de dar esclarecimentos sobre atraso

 

Não pegou bem ontem, em Feira de Santana, não ser a empresa Azul Linhas Aéreas ou a empresa responsável pela administração do Aeroporto João Durval Carneiro a dar um esclarecimento oficial do motivo da suspensão do voo para Belo Horizonte, fato ocorrido na tarde de quarta-feira. Como sempre, a informação junto a órgãos públicos nas esferas estadual e federal sempre tem ficado com a representação política. (Foto ilustração)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 05:55h
Investimentos

Centro administrativo, uma necessidade para modernizar

 

O prefeito de Salvador ACM Neto está definido. A administração municipal tem que acontecer em um centro administrativo. A proposta é planejar a obra para modernizar a cidade. Na Princesa do Sertão não é diferente. Já passou de acontecer.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 05:51h
Feira de Santana

Food trucks carece de uma lei que regulamente o comércio

 

Já invadindo o centro da cidade de Feira de Santana, a atividade dos food trucks carece de uma regulamentação por parte da Câmara Municipal. A proposta, se aprovada no Legislativo, promoverá a desburocratização em prol do desenvolvimento e incentivo às micro, pequenas e médias empresas e empreendedores individuais.

Deve estar na lei

Entre as regras para funcionamento dos food trucks estão o comércio de alimentos em veículos automotores - trailers, furgões e congêneres - que estejam regulamentados; os alimentos devem estar higienizados e acondicionados, além de embalados em rótulo com nome e endereço do fabricante, distribuidor ou importador, data de fabricação e prazo de validade; além de registro no órgão competente.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 05:50h
Carga horária

PF e MPF investigam médicos do SUS por supostas fraudes

 

Já era hora do Ministério Público e a Polícia federal fazerem uma fiscalização de médicos do SUS que batem ponto e vão embora, atendendo em clinicas particulares, quando deveriam estar em hospitais públicos, ou registram mais horas do que as trabalhadas. A operação já está em nove estados e no Distrito Federal.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 05:47h
Receitas correntes

Receita própria da prefeitura entre maio e junho chegou a R$ 144 milhões

 

A Prefeitura de Feira de Santana, apesar do desaquecimento da economia, teve uma receita própria nos meses de maio e junho de R$ 144.072.541,62 milhões. Já no semestre arrecadou R$ 448.046.580.92 milhões.
    

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 31.07.2015 05:46h
Recessão

Aumento da taxa de juros distancia a esquerda do PT do Planalto

 

O aumento da taxa básica de juros, a Selic, elevada pelo Banco central em 0,5 ponto, só recrudesceu a relação entre o Planalto e setores do PT mais à esquerda, que são contra o modelo econômico vivido no país. Com 14,25% ao ano, a taxa Selic deverá elevar a inflação esse ano para 9,23%, a maior desde 2003. Foi o sétimo aumento consecutivo dos juros.
 

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia