Bahia na Política por Jair Onofre
 
 

 
 
 

Você acredita que o presidente Michel Temer será?




Parcial
 
 

Entrevista: Deputado Estadual Ângelo Almeida

“O projeto de 2018 é ganhar e nos reeleger bem”

Vereador, candidato a deputado estadual em 2014 pelo PT, candidato a prefeito de Feira de Santana em 2016, Ângelo Almeida, agora no PSB, assume o mandato de deputado estadual. Em um bate papo no seu gabinete, na Assembleia Legislativa da Bahia, entre um café e outro, ele fala das etapas que teve que passar na vida política eleitoral, do seu projeto de futuro e do PSB, legenda à qual está muito identificado e à vontade com a militância.

Jair Onofre: Qual a lição que ficou em relação à eleição de prefeito que o senhor participou em 2016 em Feira de Santana?

Ângelo Almeida: Olha, uma lição de que a gente tem na política e que nós aprendemos lá dentro do PT, e eu aprendi muita coisa com o PT, e certo feita ouvi do nosso mestre, amigo e companheiro padre Albertino que a política é arte do possível. Nós tentamos fazer uma movimentação inicial e essa movimentação, de cunho político, tinha o objetivo de fortalecer o partido dentro da maior cidade do interior da Bahia. Num determinado momento nós verificamos que não era viável e tentamos até recuar, mas também ficou impossível recuar diante do formato que a questão tinha tomado dentro da direção estadual do partido. Fui convencido pelos companheiros, pelos nossos dirigentes, de que deveria fazer a candidatura e fizemos. Óbvio que a conjuntura da política de 2016 em Feira que eu entendia e em pouco tempo se consolidou depois era de uma eleição cristalizada, ela iniciou cristalizada e terminou do mesmo jeito que começou. Então o aprendizado que fica é de que nós poderíamos ter endurecido no diálogo com a direção estadual, até porque ficou de chegar as contribuições para a campanha e de fato não chegaram. E ao mesmo tempo fica o outro lado da lição, que é a gente ter conhecido com mais profundidade os problemas da cidade e isso para mim é o grande legado que a gente tem, conhecer mais e melhor.

Leia Mais

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
]

 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 17:52h
Dilma e a imprensa

Frente promoverá seminário nacional sobre mídia regional

 

A Frente Parlamentar em Defesa do Fortalecimento da Mídia Regional do Congresso promove nesta quarta-feira (2) o Seminário Nacional: Comunicação e Mídia Regional.

O evento contará com a presença dos ministros das Comunicações, André Figueiredo; e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva; e do presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero.

A frente é coordenada pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC), que tem feito um esforço para aproximar o governo e a presidente Dilma Rousseff da chamada imprensa regional, que atua no interior dos estados. (Câmara)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 17:36h
Senado

Gleisi Hoffmann avalia positivamente postura de Lula

 

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-foto) elogiou discurso feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sábado durante a festa dos 36 anos do Partido dos Trabalhadores. Na ocasião, Lula falou sobre os problemas econômicos, as acusações que estão sendo feitas contra ele, a necessidade de o PT apoiar o governo e sua intenção de disputar as eleições presidenciais de 2018.

A senadora afirmou que, apesar dos problemas que enfrenta referente a um apartamento tríplex e um sítio, Lula mantém a "serenidade, a sensatez, a coragem de fazer o combate, enfrentar as adversidades e olhar para frente".

Gleisi Hoffman destacou que Lula é considerado o melhor presidente que o país já teve por 37% dos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no domingo pela Folha de S.Paulo. Nenhum outro presidente atingiu esse patamar, afirmou a senadora.(Senado)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 17:30h
Camaçari

Banco de sangue do HGC está com estoque baixo

 

O estoque do Banco de Sangue do Hospital Geral de Camaçari (HGC) está baixo para todos os tipos sanguíneos. Por isso, reforça-se a importância da doação, imprescindível para salvar vidas. O procedimento pode ser feito por pessoas com idade entre 16 e 69 anos.

Os menores de 18 devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Os maiores de 60 anos só podem realizar o procedimento se já tiverem doado anteriormente. Vale lembrar que além do HGC, o Banco de Sangue também abastece clínicas de Camaçari e hospitais de cidades vizinhas.

Para doar sangue é necessário pesar mais de 50 quilos, estar bem alimento, não ter ingerido alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas no dia anterior à coleta e ter tido uma boa noite de sono. Antes do procedimento, a pessoa passa por um processo de triagem. (Camaçari Notícias)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 17:11h
Zika

Zika também pode ser ligada a lesões no cérebro de adultos

 

Além de lesões no cérebro de bebês, o vírus zika pode estar provocando também problemas no cérebro de adultos.

É o que desconfia um grupo de cientistas do Rio, que iniciou um projeto de pesquisa no começo da semana para investigar casos de encefalite (inflamação do cérebro) e de encefalomielite (inflamação também na medula espinhal) que vêm chegando aos hospitais do Estado em pacientes que também relataram sintomas de zika.

Os casos que estão sendo investigados chamam a atenção diante de uma revelação feita na semana passada, quando foi noticiado o sequenciamento do genoma do zika, de que o vírus tem proximidade genética com o vírus da encefalite japonesa.(Giovana Girardi e Fabio de Castro)
 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 16:36h
Aniversariante do Dia

Em festa hoje, o forrozeiro e radialista Jota Sobrinho, em Feira de Santana

 

 
Comente Sem Comentários
 
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 16:25h
Informe do Palácio do Planalto

Cardozo deixa Ministério da Justiça e assume a AGU

 

 O Palácio do Planalto anunciou em nota nesta segunda-feira (29) que o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (foto), deixará o cargo para assumir a Advocacia-Geral da União. Ele substituirá no cargo o atual AGU Luís Inácio Adams, que também deixará o posto por motivos pessoais.

Para assumir o lugar de Cardozo, a presidente Dilma Rousseff convidou o baiano Wellington Cesar Lima e Silva, que atuou como procurador-geral de Justiça da Bahia. Ele havia sido escolhido para o cargo pelo então governador da Bahia Jaques Wagner, atual ministro-chefe da Casa Civil.

Também foi anunciado nesta segunda o nome de Luiz Navarro para assumir a Controladoria-Geral da União (CGU), conforme antecipou o colunista Gerson Camarotti. Servidor de carreira, Navarro chegou a atuar como secretário-executivo e corregedor-geral da CGU. Ele substituirá Carlos Higino, que estava interinamente no comando da CGU, desde que Valdir Simão foi deslocado para o Ministério do Planejamento no final do ano passado.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 16:02h
Ubatã

Durante encontro, Vinícius do Vale confirma apoio à prefeita Siméia

 
O apoio foi oficializado durante encontro de políticos

O apoio foi oficializado durante encontro de políticos

Num encontro que envolveu dezenas de lideranças políticas, a prefeita Siméia Queiroz (PSB) recebeu ontem (28), em sua residência, o vice-prefeito Wesley Faustino (PDT), os vereadores Joilda Silva (PSC), Nino Maragon (PDT), Wellington Pulu (PMDB), Vado Alexandrino (PMDB), Zé Silva (PTB), Carlinhos Diplomata (PMDB), os ex-vereadores Edizio Ferreira (PMN) e Paulo Silva (PDT), secretários municipais, presidentes de partido, pré-candidatos a vereador e correligionários. O objetivo do encontro foi confirmar o apoio de Vinícius do Vale, o Tinho, ao grupo da gestora. Tinho foi candidato a prefeito nas eleições de 2008 e vice-prefeito em 2012 pela oposição, e sua chegada ao grupo foi bastante comemorado por partidários da prefeita Siméia.

“Essa aliança [com Tinho] esteve perto de ser construída em outros momentos, como nas eleições de 2012. Tinho é um jovem, uma pessoa de bem e que ao longo de sua trajetória política tem demonstrado preocupação com a nossa cidade. Por isso mesmo, a sua chegada a nossa grupo é motivo de alegria e satisfação”, disse a gestora. (Ubatã Notícias)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 15:41h
Renúncia de Cunha

76% querem a renúncia de Eduardo Cunha, diz Datafolha

 

Em pesquisa divulgada na manhã desta segunda-feira (29), o Instituto Datafolha revelou que 76% do eleitorado brasileiro defende a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB - foto).

De acordo com levantamento publicado por jornais de circulação nacional, o resultado atual representa um acréscimo de 11 pontos percentuais em relação a dezembro do ano passado. 

A publicação ainda lembra que a quantidade de brasileiros que querem o peemedebista fora do cargo é ainda mais alto do que a avaliação da presidente Dilma Rousseff (PT), quando 66% queriam o seu impeachment. (Valéria Bretas)


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 15:25h
Barra do Rocha

Ex-trabalhadores da ferrovia anunciam fechamento da BR 330 em protesto

 
Os trabalhadores estão ameaçando realizar protesto no próximo dia 3

Os trabalhadores estão ameaçando realizar protesto no próximo dia 3

O trabalhador José Barbosa, ex-funcionário da empresa CTP ( responsável pela obra da ferrovia Oeste Leste na região de Ipiaú ) é mais um dos pais de família que estão desde outubro sem receber seus vencimentos através de um acordo de parcelamento de seis meses que não foi cumprido. “Até agora não pagaram nenhuma parcela e a gente não sabe mais o que fazer com esse desemprego”, disse.

Indignados com a situação, eles anunciaram uma manifestação fechando a BR 330 como forma de protesto. O movimento estaria marcado para a próxima quinta feira (03).

Conforme os trabalhadores, que hoje vivem de ‘bico’, a empresa, cujo canteiro de obras na região está localizado no município de Barra do Rocha, não se manifesta oficialmente a respeito do atraso de cinco meses nos seus pagamentos. (Ipiaú On Line)

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 15:00h
Vizinhos

Delator da Lava Jato é vizinho de João Santana em Salvador

 
Ricardo Pessoa, da UTC, é vizinho do marqueteiro João Santana em Salvador

Ricardo Pessoa, da UTC, é vizinho do marqueteiro João Santana em Salvador

Em Salvador, o marqueteiro João Santana tem um apartamento avaliado em R$ 4,5 milhões no luxuosíssimo condomínio Arthur Moreira Lima, no bairro da Vitória. Não bastasse a vista espetacular para a Baía de Todos os Santos, a vizinhança é ilustre. Exatamente no prédio ao lado, que leva o nome de Federico Fellini, vive o empreiteiro Ricardo Pessôa, da UTC, preso em 2014 na Lava Jato e que hoje está em prisão domiciliar. (Ana Clara Costa)


 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 14:50h
Nota de pesar e utilidade pública

Uefs busca localização da família de José Carlos dos Santos

 

A Universidade Estadual de Feira de Santana solicita aos familiares e/ou amigos de José Carlos dos Santos, natural de Alagoinhas, filho de Ananias dos Santos Silva (falecido) e Dalva Anastácia dos Santos, que entrem em contato, em caráter de urgência, pelos telefones (75) 3161-8110 e 3161-8069. Esta solicitação se deve ao fato de que o mesmo faleceu na tarde desse domingo (28) e a presença da família é necessária para adoção das providências para o sepultamento.

A Uefs lamenta a morte de José Carlos dos Santos, encontrado, ao que se sabe já sem vida, por estudantes da Residência Universitária, por volta das 17 horas. O Departamento de Polícia Técnica não se posicionou oficialmente, mas informações preliminares dão conta de morte natural.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 14:34h
Caetité

Município é selecionada para programa do Ministério do Meio Ambiente

 

De acordo com publicação do site da UPB, a Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública de Caetité foi selecionada para participar de um curso oferecido pelo Ministério do Meio Ambiente que visa formar agentes populares de Educação Ambiental na Agricultura Familiar. A capacitação será feita em Brasília pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

A Secretaria de Meio Ambiente do município foi a única instituição da Bahia a ser contemplada para formar três turmas do projeto, de acordo com o edital divulgado pelo governo federal.

O curso faz parte do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) elaborado especificamente para o público envolvido com a agricultura familiar. Através de ações educativas e em conjunto, promove-se a construção de estratégias para enfrentar os problemas socioambientais rurais.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 14:20h
Prisão de João Santana

Prisão de marqueteiro reforça Lava Jato nas comunicações

 

A prisão do marqueteiro do PT João Santana (foto) , responsável pelas campanhas presidenciais de Dilma Rousseff (2010 e 2014) e Luiz Inácio Lula da Silva (2006), levou a força-tarefa da Operação Lava Jato a aprofundar as investigações sobre o esquema de corrupção e fraudes no setor de comunicação da Petrobras e também em outras áreas do governo.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal apuram se contratos de publicidade serviram para ocultar propina. (Estadão)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 12:12h
Feira de Santana

Semana de Proteção e Defesa Civil começa nesta terça

 

Será aberta a partir de amanhã (1ª), a Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil 2016. O evento segue até quinta-feira (3) e visa debater os conceitos e problemas no âmbito da Defesa Civil em Feira de Santana. A abertura será às 8h, durante solenidade no auditório do Senai, na avenida Eduardo Fróes da Mota, 5000, bairro Campo Limpo. Segue durante toda a manhã. Já nos dias 2 e 3 de março a realização do Seminário de Integração e Discussão: Defesa Civil em Feira de Santana ocorre no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão (Fundação Senhor dos Passos, à rua Deraldo Alves Costa, 171, bairro Baraúnas) durante toda a manhã e também à tarde. Os interessados devem preencher o formulário da ficha de inscrição – Seprev, visitando o link:https://goo.gl/YP6w97. O evento é uma realização da Prefeitura de Feira de Santana.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 12:00h
Caos na saúde

Salvador é a 1ª capital que menos investe em saúde, diz estudo

 

Estudo feito pelo Conselho Federal de Medicina (FCM) em parceria com a ONG Contas Abertas revelou que Salvador é a 1ª do ranking das capitais que menos investem em saúde, com 0,59 centavos. Macapá é a 2ª que menos investe proporcionalmente em saúde pública por habitante. São apenas 66 centavos para cada pessoa por dia. Ao ano, são R$ 251. O ranking foi divulgado em reportagem exibida na edição de domingo (28) do Fantástico.  No Norte, todas as capitais figuram nas 15 primeiras colocações em relação ao investimento de dinheiro na saúde por habitantes. Somente no ‘top 10’ estão pelo menos seis da região: Macapá, Rio Branco (R$ 0,88), Manaus (R$ 0,99), Boa Vista (R$ 1,35), Porto Velho (R$ 1,49) e Palmas (R$ 1,61). O lugar onde mais se investe na saúde por habitante diariamente é no Distrito Federal, com R$ 3,27.  (Do G1).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 11:42h
Sudoeste baiano

Conquista sedia 1ª Jornada de Direito Eleitoral

 

Na próxima sexta-feira (04/03), no auditório da OAB de Vitória da Conquista, a partir das 9h, acontece a 1ª Jornada de Direito Eleitoral, que vai discutir os atuais desafios do direito eleitoral, reforma, prestação de contas, inelegibilidade e como deve ser a atuação do advogado durante o pleito municipal. O evento contará com palestras do ministro do TSE, Henrique Neves (Reforma Eleitoral na visão do TSE e Eleições Municipais), do presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz (O papel do advogado nas Eleições Municipais de 2016), do conselheiro seccional da OAB-BA Rafael de Medeiros Chaves Matos (Prestação de contas nas Eleições Municipais de 2016) e do professor de Direito Eleitoral Jarbas Magalhães (Inelegibilidade em razão das decisões do TCM-BA). As inscrições são gratuitas para advogados e devem ser feitas através do e-mailsemidireleitoralvc@gmail.com. As vagas são limitadas.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 11:40h
Feira de Santana

Uso de vale-transporte é prorrogado até dia 13

 
O uso do vale-transporte foi prorrogado até dia 13 de março

O uso do vale-transporte foi prorrogado até dia 13 de março

Quem adquiriu uma grande quantidade em vales-transportes de papel, pode ficar tranquilo, pois uma publicação do site da Prefeitura de Feira de Santana informou na manhã de hoje (29), que o prazo para aceitação dos mesmos se estenderá até o dia13 de março.

 Inicialmente, os vales seriam aceitos até às 0h desta segunda-feira (29), entretanto as empresas Rosa e Auto São João, responsáveis pelo sistema de transporte coletivo, informaram a prorrogação à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito com o objetivo de darem mais tempo aos usuários utilizarem os vales já adquiridos.

A partir de dia 14 de março o pagamento apenas será feito em espécie ou no cartão eletrônico de passagens (Cartão Via Feira). Aos domingos e feriados o passageiro vai continuar pagando o valor correspondente à meia-passagem, desde que em dinheiro.

 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 11:14h
Desenvolvimento Urbano

Governo entrega 18ª obra do Programa de Contenção de Encostas

 

O governador Rui Costa (PT) entregou mais duas obras de contenção de encostas nesta segunda-feira (29), localizadas na Rua João Melo Santos e na Travessa Renato Russo. As obras beneficiam mais de mil moradores dos bairros de Pau da Lima e Canabrava. As intervenções tiveram investimentos da ordem de R$ 1,88 milhão, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. 

Na ocasião, o governador falou sobre as novas contenções que o Estado iniciará na capital. "Amanhã estou indo a Brasília pedir autorização para que possamos iniciar novas obras, inclusive naquelas encostas onde, no ano passado, aconteceram desabamentos. Nós já fizemos a licitação, os contratos estão assinados e só falta a autorização do governo federal para começarmos as obras". Ao todo, 98 obras de contenção de encostas estão sendo realizadas na capital baiana pelo Governo do Estado, com investimentos de R$ 156 milhões. 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 10:59h
Eleições 2016

Prefeito de Baixa Grande vai tentar à reeleição

 

Foi anunciado ontem (28), durante uma Plenária realizada pelo Partido dos Trabalhadores em Baixa Grande, o nome do atual prefeito Pedro Lima Neto à reeleição. O presidente do diretório Municipal, Everaldo Alves Oliveira, leu uma Resolução apontando o nome dele para concorrer mais quatros anos no cargo. Em sua fala, o gestor disse que está à disposição do partido. Ele também tentou justificar o momento em que passa sua administração culpando a mídia local que, segundo ele, falta com a verdade. Até o momento, o município de Baixa Grande detém cinco sites de noticias e para o gestor todos esses veículos de comunicação são mentirosos e sem credibilidade. O encontro contou com a presença da deputada Neusa Cadore, o chefe de gabinete da Secretaria Geral da Presidência Robson Almeida entre outras autoridades, regional, estadual e nacional. (Com Portal Bacia do Jacuípe).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 10:50h
Prouni

Estudantes têm até hoje para aderir à lista de espera do ProUni

 

Hoje (29) é o último dia para os estudantes participarem da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para aderir à lista, basta acessar o site do ProUni e confirmar a participação. Podem se inscrever os estudantes que não foram pré-selecionados nas etapas anteriores do programa. A lista será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas de estudo que não foram preenchidas nas chamadas regulares.

O ProUni oferece bolsas de estudo de até 100% do valor da mensalidade em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na renda dos estudantes. Nesta primeira edição de 2016, o programa teve 1.599.808 candidatos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas.

A relação dos candidatos participantes será divulgada no dia 3 de março. Todos os estudantes incluídos na lista deverão comparecer, entre os dias 8 e 9 de março, às instituições de ensino e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição. (Mariana Tokarnia)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 10:14h
Sul da Bahia

Prefeito Jabes vai fechar contrato de R$ 3 milhões com empresa do irmão de João Leão

 
Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro e o vice-governador João Leão

Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro e o vice-governador João Leão

A Itacaré Construções LTDA-EPP venceu concorrência pública para construir a nova Escola Municipal do Salobrinho, de Ilhéus. A Prefeitura Municipal estima que a obra vai custar três milhões e duzentos e quarenta e um mil reais e quarenta centavos (R$3.241.596,40). O Diário Oficial do Município publicou a informação no último dia 25. A Itacaré Construções LTDA-EPP pertence a Carlos Roberto de Sousa Leão, irmão do vice-governador João Leão, correligionário do prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro no Partido Progressista. Fonte: Blog do Gusmão.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 09:48h
Em Várzea da Roça

4ª Cavalgada da Fazenda de Vadinho de Arnor

 

Na tarde de ontem (28) foi realizada a 4ª Cavalgada da Fazenda de Vadinho de Arnor, no município de Várzea da Roça. A concentração aconteceu no posto de combustível que fica localizado às margens da BA-130, saída para São José do Jacuípe. O desfile contou com os aboiadores Aelson e Arnaldo, rainha, princesa, cavaleiros e amazonas, passando pela Avenida Josias de Souza Rios, com destino a Fazenda de Vadinho de Arnor. Na fazenda, aconteceram as modalidades Marcha Picada, Marcha Batida, Trote e Muar. À noite aconteceram shows musicais para animar o público presente. Informações de Agmar Rios Notícias.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 09:35h
Filiada ao PT

Prima de Eduardo Campos oficializa filiação ao PT

 

Após deixar o PSB, a vereadora do Recife Marília Arraes, de 31 anos, oficializou ontem sua filiação ao PT. A parlamentar é neta de Miguel Arraes e prima do ex-governador de Pernambuco e ex-presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, morto em acidente aéreo durante a campanha presidencial de 2014.

A filiação de Marília foi oficializada ontem durante a festa de comemoração dos 36 anos do PT no Rio de Janeiro. Em sua página em uma rede social, a neta de Miguel Arraes postou uma foto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual ressalta que sua ficha de filiação foi abonada pelo petista.

"Início de uma nova etapa da minha vida na política, como sempre, crescendo na adversidade, com a ficha abonada pelo homem que mudou o Brasil", escreveu Marília, acrescentando as hashtags "#lulaeuconfio #pt36anos". (Igor Gadelha)
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 09:25h
Capital baiana

Vans de transporte alternativo fazem carreata nesta segunda

 

Um grupo de motoristas de vans de transporte alternativo protestam nesta segunda-feira (29), na Cidade Baixa. De acordo com informações do jornal A Tarde, os manifestantes saíram do Largo dos Mares e seguem pela Calçada. Eles pretendem ir para a frente da Prefeitura, onde vão pedir a regulamentação do trabalho deles. O grupo segue em fila indiana exibindo faixas com mensagens como "Soteropolitano sofre com esse transporte" e "Para que tanta perseguição? Não somos ladrões". Segundo representantes da categoria, mais de 500 trabalhadores atuam nesse tipo de transporte. De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), o protesto causa lentidão no tráfego da região.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 09:00h
De Tanhaçu

Filho de ex-prefeito morre em acidente na BA-407

 

Na madrugada deste domingo (27), um grave acidente vitimou Vicente Fernandes de Souza, 57 anos, filho do ex-prefeito de Tanhaçu, Gerino Fernandes de Souza. O carro em que ele estava um Montana Sport, de placa policial OZU-7227, capotou, lançando-o para fora do veículo. O capotamento foi próximo a Fazenda Lagoa Funda, na BA-407, entre Tanhaçu e o distrito de Sussuarana. A vítima se dirigia ao distrito, onde havia comprado recentemente uma fazenda. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para ser necropsiado. (Com Tanhaçu Urgente).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 08:30h
Santo Amaro da Purificação

Afastado do cargo, prefeito também é investigado por compra de 3 fazendas

 

O prefeito da cidade de Santo Amaro da Purificação, Ricardo Machado (PT), além de ter sido afastado na semana passada por 180 dias do cargo, a pedido da Justiça ao  Ministério Público, também está sendo investigado pela compra de três fazendas na região de São Sebastião do Passé e de 200 novilhas PO (Puras de Origem), obtidas de uma fazenda no Tocantins (AC). 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 08:14h
Cultura

Encontro de Muares em Feira de Santana

 

Os muladeiros, como são conhecidos os criadores de muares, realizaram ontem (28), na avenida Maria Quitéria, em Feira de Santana, a 7ª edição do encontro da raça com muita alegria durante o desfile dos animais. Ao som de aboiadas e embalados pelo chamado do locutor, o desfile percorreu as principais avenidas de Feira de Santana e voltou ao ponto inicial, no cruzamento entre as avenidas Maria Quitéria e Eduardo Fróes da Mota. Criadores de cinco estados e diversas cidades da Bahia estavam presentes. Segundo os organizadores do evento, cerca de 600 pessoas participaram do 7° Encontro de Muares. O número superou a quantidade de participantes da edição passada.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 05:52h
Sem moral...

Quem dá mais?

 

Petistas brincam que há uma disputa entre o prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o secretário paulistano de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy,  para ver quem passa mais tempo sem ser recebido por Dilma. O prefeito pediu audiência há quatro meses. O ex-senador não foi recebido durante todo o mandato. (Painel).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 05:44h
Crise

Pressionado pelo PT, ministro da Justiça decide deixar o governo

 

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, decidiu deixar o governo. Pressionado pelo PT após rumores de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria alvo de quebras de sigilos bancário, telefônico e fiscal no âmbito da Operação Lava Jato, Cardozo se sente injustiçado e revelou a interlocutores a decisão de entregar o cargo. A amigos com quem conversou neste domingo (28), o ministrou não negou seu aborrecimento com os ataques e afirmou que o PT não entende o seu papel quando crtitica a falta de controle sobre a Polícia Federal.

No último dia 22, uma comissão de dez deputados federais do PT esteve no gabinete de Cardozo para fazer nova reclamação. Os parlamentares cobraram dele providências sobre as investigações relativas a Lula e pediram que a Polícia Federal centrasse fogo na apuração de denúncias contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardozo. Os petistas também disseram ao ministro ter certeza de que o objetivo da Lava Jato era prender Lula e o criticaram até mesmo por fazer "selfie" com o "japonês da federal". (Vera Lúcia e Luciana Nunes Leal).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 29.02.2016 05:29h
Economia

Receita começa a receber declarações do IR 2016 nesta terça-feira

 

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoas Física 2016 (IRPF) começa na terça-feira (1º). As fontes pagadoras estão obrigadas a entregar o comprovante de rendimento aos trabalhadores até esta segunda-feira (29). O programa gerador da declaração para ser usado no computador foi liberado no site da Receita Federal no dia 25. A data limite para entrega das declarações é 29 de abril. Entre os que devem declarar, estão os contribuintes, pessoas físicas, que receberam em 2015 acima de R$ 28.123,91 em rendimentos tributáveis.

Também deve declarar o IRPF quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados, exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil em 2015; quem obteve, em qualquer mês do ano passado, ganho de capital na venda de bens ou fez operações no mercado de ações; quem tem patrimônio individual acima de R$ 300 mil; e proprietários rurais que obtiveram receita bruta acima de R$ 140.619,55. Quem perder o prazo está sujeito à multa de 1% do imposto devido por mês de atraso ou de R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. A multa máxima equivale a 20%.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.02.2016 19:25h
Ausente

Em carta ao PT, Dilma defende governo e partido e evita polêmicas

 

Ausente da festa de 36 anos do PT neste sábado, a presidente Dilma Rousseff enviou uma carta para ser lida no evento em que faz uma defesa do partido e de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e diz que os ataques a seu governo não a “farão recuar”. A mensagem, um aceno ao partido no momento de maior distanciamento entre ela e o PT, não foi bem recebida pela cúpula da sigla, insatisfeita com a ausência da presidente nas festividades e com a agenda econômica colocada pelo Planalto com defesa de temas que contrariam bandeiras históricas da sigla, como a reforma da Previdência. Na carta, Dilma diz que há um “ataque sistemático” a Lula, ao PT e a seu governo.

 A petista encerra a carta dizendo que seguirá “de braços dados com essa aguerrida militância do PT que, como eu, tem orgulho de empunhar a bandeira vermelha com a estrela branca”. Para evitar novos atritos com o partido, Dilma preferiu não abordar projetos apoiados por seu governo que desagradam à militância, como a reforma da Previdência e a revisão da obrigatoriedade da participação da Petrobras na exploração do pré-sal. (Poder).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.02.2016 12:25h
Feira de Santana

Domingo de Lazer encerra mais uma edição com aulas de Zumba e Fitdance

 

O projeto Domingo de Lazer da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), promete movimentar mais uma vez a Avenida Nóide Cerqueira, em seu último dia (28) de apresentação, com a presença de todos os profissionais das academias que integram a iniciativa no município. O evento também contempla atividades sociais, culturais e serviços de saúde coordenados por técnicos municipais da Secretaria de Saúde (SMS) que passam orientações e realizam ações preventivas como aferição de pressão e testes de glicemia. O Domingo de Lazer tem a parceria das secretarias de Transportes e Trânsito (SMTT), Comunicação Social (SECOM) e de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV) com a Guarda Municipal.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.02.2016 12:17h
Uruçuca

Vice-prefeito Marcelo Dantas deixa o PC do B

 

O vice-prefeito de Uruçuca, Marcelo Dantas, se desfilou do PC do B e nos próximos dias deverá anunciar o seu novo partido. Marcelo Dantas rompeu com a prefeita Fernanda (PT), e deverá apoiar na eleição o ex-prefeito Moacyr Leite. A expectativa é que Marcelo Dantas deve se filiar em um partido da oposição, já que Moacyr Leite poderá ser candidato pelo PSDB ou DEM. (Políticos do Sul da Bahia).

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.02.2016 12:10h
Em Lapão

Fábrica de óleo de mamona será instalada na Bahia

 

O secretário de agricultura, Vítor Bonfim, assinou protocolo de intenções com a Indústria e Comércio de Óleo de Mamona LTDA (OLMA), que formaliza o início das tratativas para instalação da uma unidade industrial voltada a fabricação de óleo e torta de mamona no município do Lapão, território de identidade de Irecê. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado com a OLMA, através das Secretarias da Agricultura (SEAGRI), de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Fazenda (SEFAZ), por meio do Desenvolve, com a concessão de incentivos fiscais, como o adiamento do prazo de pagamento de parte dos impostos e do ICMS nas aquisições de bens e equipamentos.

Com investimentos de R$ 10 milhões de reais, a unidade terá capacidade de produção de mil toneladas/mês. Haverá ainda um trabalho voltado ao treinamento e a capacitação de mão-de-obra especializada, prioritariamente local, a ser aproveitada no processo fabril.
 

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.02.2016 12:00h
Troca

Alex da Piatã se filia ao PSD

 

Na presença do presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, o deputado Alex da Piatã se filiou a legenda na tarde de ontem (26). Alex agora passa a integrar a bancada pessedista na Assembleia Legislativa da Bahia. O parlamentar havia se desligado do PMDB no início da semana quando entregou sua carta de desfiliação a direção do partido. “Aproveito para agradecer ao PMDB. Fiquei dez anos no partido e fui candidato a prefeito de Coité e eleito deputado pela sigla. Tenho muito respeito. Mas minha situação política, por estar na base do governador Rui Costa, não me permitia ficar no PMDB”, explicou.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.02.2016 11:05h
Corrupção eleitoral

TSE cassa mandato do prefeito e do vice de Rio do Antônio

 

O prefeito do município de Rio do Antônio, Humberto Célio Guimarães (DEM), o Celinho, e seu vice Murilo Marcondes Dias Martins (PSB) tiveram os mandatos cassados nesta sexta-feira (26) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a ação foi protocolada na justiça eleitoral pela coligação “A Força do Povo”, encabeçada pelo candidato derrotado José Souza Alves (PV), o Deca. O TSE manteve acordão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A ministra Luciana Lóssio deferiu uma decisão monocrática cassando os mandatos do prefeito e do vice por abuso de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágios nas eleições 2012.

A dupla foi eleita com 52,57% dos sufrágios. Celinho e Murilo chegaram a ser absolvidos pelo juiz de primeiro grau, Almir Edson Lélis Lima, da comarca de Caculé, no dia 07 de outubro de 2013. O presidente da Câmara, Gerson Martins, aguarda que o TSE oficie o TRE-BA, para que tome posse ao cargo de prefeito de Rio do Antônio. Fonte: Brumado Notícias.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.02.2016 10:59h
Nacional

Governo federal espera pela prorrogação do prazo da lei que acaba com os lixões

 

Estão em tramitação no Congresso Nacional dois projetos que prorrogam o prazo para que municípios passem a dar o destino adequado aos rejeitos de resíduos sólidos, fechem seus lixões e se ajustem de vez à Política Nacional de Resíduos Sólidos . A proposta é bem recebida pelo governo federal porque coloca os municípios na legalidade. A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 e determina que todos os lixões do país deveriam ter sido fechados até 2 de agosto de 2014 e o rejeito (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado) encaminhado para aterros sanitários adequados.

O Projeto de Lei 2289/2015, aprovado no Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados, dá prazo até 31 de julho de 2018, para capitais e regiões metropolitanas se adequarem; até 31 de julho de 2019, para municípios com população superior a 100 mil habitantes; até 31 de julho de 2020, para municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes e até 31 de julho de 2021, para aqueles com população inferior a 50 mil habitantes. Sem a prorrogação dos prazos, os gestores municipais que não se adequaram à política est&...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.02.2016 10:39h
Cultura

Abertas inscrições para a 9ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira

 

Estão abertas as inscrições para a 9ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS), que tem sua data marcada entre os dias 1º a 12 de outubro de 2016. A iniciativa tem o intuito de movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude, consolidando a Bahia como polo fomentador do teatro infantil brasileiro e para tanto busca, também, propostas diferenciadas para um grande público, assim como propostas direcionadas a poucas pessoas que possam ter contato com a arte de forma inusitada.

O 9º FENATIFS – Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana é apoiado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital Eventos Calendarizados 2013 – 2015 (prorrogado para 2016 através da Portaria 220 de 24 de novembro de 2015 da Secult – BA). O festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, Sociedade Civil, cultural, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Feira de Santana.

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.02.2016 10:21h
Denúncia

Polícia Federal investigará FHC por envio de dinheiro ao exterior

 

O Ministério da Justiça divulgou nota ontem (26) na qual informa que a Polícia Federal determinou a abertura de um inquérito para investigar o caso de remessa de dinheiro ao exterior realizada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à jornalista Mirian Dutra Smith, com quem teve um caso extraconjugal. De acordo com a jornalista, essa empresa era a Brasif Exportação e Importação, concessionária à época do governo FHC das lojas duty free nos aeroportos brasileiros. Na última terça-feira (23), um grupo de deputados federais do PT e PCdoB foi ao Ministério da Justiça entregar ao ministro pessoalmente uma representação que formaliza um pedido de investigação sobre as denúncias que surgiram recentemente.

Para o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), as informações relatadas pela jornalista apontam para crimes de evasão de divisas, corrupção passiva e crime contra a ordem tributária. “É preciso que se investigue. O Brasil está numa fase de investigar todos os agentes públicos, então, nós fomos pedir para que se analise a possibilidade fazer a investigação dessas denúncias”, declara. (Por Eliz Brandã...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
Enviado por Jair Onofre - 27.02.2016 10:00h
Fogo "amigo"

PT ataca ajuste de Dilma e propõe volta à política econômica de Lula

 

O PT atacou o ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff e propôs ontem (26) um "programa nacional de emergência" para mudar a política econômica. O texto, aprovado pelo diretório nacional do partido, pede a redução dos juros, o aumento do gasto público e o uso das reservas cambiais para financiar obras. Os petistas também defenderam um reajuste de 20% no Bolsa Família e a elevação de impostos sobre os mais ricos. "A lógica das propostas é retomar o núcleo da política econômica do governo Lula", resumiu o presidente do partido, Rui Falcão.

O programa petista faz duras críticas à política econômica adotada após a reeleição da presidente Dilma Rousseff, em 2014. O texto diz que o ajuste fiscal "não teve os resultados esperados, ao menos no que diz respeito aos interesses das camadas populares". Para taxar os mais ricos, o PT propôs o aumento dos impostos sobre herança e grandes fortunas, a tributação de lucros e dividendos e a cobrança de IPVA sobre iates e aviões. Numa rara concordância com o governo, o partido também defendeu a recriação da CPMF. O documento diz que o ex-presidente Lula é vítima de uma ca...

Continue lendo »

 
Comente Sem Comentários
 
 

 

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
 
BAN CAF CULTURA
 
REVISTAS DIFEL
 
REVISTAS DIFEL
 
SESSES ITINERANTES
 
 
TWITTER
 
LUCY REGE
 
 

2017

2016

2015

 
    Bahia na Política © Todos os direitos reservados.
www.bahianapolitica.com.br E-mail: contato@bahianapolitica.com.br
RSS
by M9 Design e Tacitus Tecnologia